PESQUISA IDENTIDADE GASTRONÔMICO-CULTURAL DE PERNAMBUCO: Metodologia de Pesquisa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PESQUISA IDENTIDADE GASTRONÔMICO-CULTURAL DE PERNAMBUCO: Metodologia de Pesquisa"

Transcrição

1 PESQUISA IDENTIDADE GASTRONÔMICO-CULTURAL DE PERNAMBUCO: Metodologia de Pesquisa Introdução O presente resumo tem por objetivo promover uma reflexão acerca da proposta metodológica adotada pela Pesquisa Identidade Gastronômico-cultural de Pernambuco, realizada pela Faculdade SENAC entre novembro de 2012 e junho de A pesquisa está vinculada ao Projeto Na Estrada Sabores de Pernambuco, o qual tem por objetivo desenvolver, qualificar e promover a gastronomia pernambucana como identidade regional e oportunidade de negócio, com objetivo estratégico de fortalecer o turismo do Estado e promover um melhor aproveitamento do mercado. Realizado pelo SENAC, SEBRAE e a Revista Prazeres da Mesa, o projeto mencionado teve por desdobramentos: (1) a realização de pesquisa sobre identidade e cultura culinária da região; (2) a oferta de cursos de aperfeiçoamento para funcionários dos restaurantes e empreendimentos de alimentos e bebidas; (3) a realização de Feira Gastronômica Popular; e, (4) a realização de Festival Gastronômico nos restaurantes das cidades contempladas pela iniciativa. As cidades, consideradas polos gastronômicos, envolvidas pelas ações do Projeto Na Estrada Sabores de Pernambuco estão localizadas nos principais corredores turísticos do Estado, a BR 232 e a BR 101 Sul e Norte, e são as seguintes: Gravatá, Triunfo, Petrolina, Tamandaré, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma e Goiana 1. A referida pesquisa tem como objetivo geral o levantamento, no âmbito das cidades contempladas no Projeto Na Estrada Sabores de Pernambuco, da identidade gastronômico-cultural do Estado de Pernambuco através da realização de um mapeamento dos principais produtos e preparações gastronômicas das localidades. Como objetivos específicos, constam o oferecimento de subsídios que possam se desdobrar em ações de formação para os empreendedores das localidades contempladas no Projeto Na Estrada Sabores de Pernambuco, de modo a qualificar o serviço prestado nos respectivos empreendimentos e fortalecer a identidade gastronômica local, 1 As cidades de Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma e Goiana estão sendo consideradas o polo gastronômico do litoral norte do Estado, para fins da pesquisa supracitada.

2 assim como a consolidação das atividades de pesquisa da Faculdade SENAC Pernambuco. Desenvolvimento da Pesquisa e da sua Metodologia A pesquisa estruturou-se com um primeiro capítulo no qual eram apresentadas informações referentes à Região de Desenvolvimento na qual as cidades consideradas pólos gastronômicos se localizavam. Em seguida, apresentava-se informações referentes às cidades, tais como relevo, clima, vegetação predominante, entre outros fatores próprios das paisagens e ecossistemas encontrados no estado, todos condicionantes da cultura dessa população e influenciadores da sua gastronomia. O segundo capítulo dos relatórios de pesquisa apresentavam os referenciais teóricos, levantados a partir de pesquisa bibliográfica, utilizados para embasar a reflexão acerca da relação estabelecida entre cultura e gastronomia, bem como sobre a literatura disponível referente à gastronomia pernambucana. Para tanto, foram utilizados os aportes de autores como Patricia Azevedo Guerra (2010), Rosa Beluzzo (2006), Maria Letícia Monteiro Cavalcanti (2012), Raul Lody (2008), entre outros. Também foram consultados autores como Maria Marly Oliveira (2011) cuja contribuição se deu no campo da metodologia científica. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, definida por Oliveira (2012, p. 37) como sendo um processo de reflexão e análise da realidade através da utilização de métodos e técnicas para compreensão detalhada do objeto de estudo em seu contexto histórico e/ou segundo sua estruturação. Esse tipo de abordagem requer revisão da literatura referente ao tema, observações, aplicação de questionários e realização de entrevistas, isto é, um levantamento de dados cuja análise deve ser apresentada de forma descritiva. A pesquisa documental configurou-se pela busca de material que pudesse alimentar a pesquisa em instituições que já possuíam sistematizadas informações mínimas sobre patrimônio cultural material e imaterial do estado de Pernambuco. Esta etapa foi de extrema importância para a elaboração dos instrumentos de pesquisa e orientação do trabalho de campo. Foram consultados documentos elaborados pelos seguintes órgãos: Empresa Pernambucana de Turismo/Secretaria de Turismo do Estado

3 de Pernambuco (EMPETUR/SETUR) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Já a pesquisa de campo constituiu-se num levantamento in loco das informações sobre os produtos e preparações culinárias típicos das cidades, item fundamental para o alcance dos objetivos estabelecidos neste documento. Uma das importantes etapas do trabalho de campo foi a visita e a observação de espaços de manifestação da cultura popular e gastronômica local, tais como mercados públicos e supermercados, feiras livres e estabelecimentos comerciais, a exemplo de bares e restaurantes. Essa etapa foi registrada com a aplicação do Instrumento de Coleta de Dados B Roteiro de observação Mercado público e Feira livre. Outra etapa importante da pesquisa de campo foi a coleta de dados junto à população residente das cidades pesquisadas, no intuito de resgatar informações que eventualmente não estivessem tão acessíveis a partir da pesquisa bibliográfica e documental. Para tanto, aplicou-se o Instrumento de Coleta de Dados A Roteiro de Entrevista aos seguintes atores sociais: representantes do Poder Público e representantes da cadeia produtiva do setor de alimentos e bebidas das cidades pesquisadas: vendedores ambulantes, feirantes, produtores e vendedores de insumos e preparações culinárias, em sua maioria, moradores da cidade. A caracterização dos entrevistados levou em consideração questões como cidade, tempo de residência e ocupação do entrevistado. Os participantes da pesquisa foram escolhidos de forma aleatória, tomando-se como critério primordial o fato de ser residente ou ter sua ocupação principal no setor de alimentos e bebidas da cidade, bem com a disponibilidade para responder as questões colocadas. A elaboração do Instrumento de Coleta de Dados A Roteiro de Entrevista levou em consideração não apenas a pesquisa documental realizada previamente, como também a consulta a um Chef 2, visando à identificação do tipo de informação necessária para subsidiar o seu trabalho no contexto do Projeto Na Estrada Sabores de Pernambuco. Esta identificação foi de extrema importância para o alcance de um dos objetivos específicos desta pesquisa, qual seja oferecer subsídios que pudessem se 2 Chef de cozinha cotado para ministrar as Oficinas de Formação para os empreendedores locais conforme os desdobramentos do Projeto Na Estrada Sabores de Pernambuco, já explicitados na Introdução deste documento.

4 desdobrar em ações de formação para os empreendedores das localidades contempladas no já mencionado projeto. As entrevistas realizadas foram registradas em arquivos digitais de áudio e de imagens (fotografias). A metodologia empregada na Pesquisa Identidade Gastronômico-Cultural de Pernambuco partiu do pressuposto de que, para identificar os elementos que caracterizam a cultura culinária de uma cidade ou região, faz-se necessária, além da consulta ao material bibliográfico e documental já consolidado, a articulação com os principais atores do processo de produção cultural do local, ou seja, os moradores, produtores e vendedores dos principais produtos e preparações culinárias das localidades. A coleta de dados in loco, para além das exigências metodológicas da pesquisa, configurou-se assim numa consulta às histórias, cores, cheiros e sabores das cidades cuja gastronomia se constituiu em objeto deste estudo. Apresentação dos resultados no relatório de pesquisa No último capítulo do relatório da pesquisa, foram apresentados os resultados da pesquisa de campo realizada nas cidades polos gastronômicos. Os resultados dos dados coletados através do Roteiro de Entrevista A foram organizadas em gráficos, configurando o levantamento dos elementos constituintes da identidade gastronômicocultural da cidade pesquisada. A este respeito, algumas considerações se fazem pertinentes: A opção pela apresentação dos resultados em gráficos teve por objetivo tão somente facilitar a visualização e a compreensão dos dados por parte do leitor. Diante do grande número de respostas diferentes presentes na maioria das perguntas, visto que as perguntas eram abertas e cada entrevistado poderia apresentar quantas respostas ou indicar quantos alimentos lhe parecesse correto, foram contabilizadas e exibidas nos gráficos as respostas que tiveram acima de 02 (duas) ou 03 (três) ocorrências (a depender da cidade e do número total de respostas apresentadas), salvo quando o universo das respostas era reduzido, sendo, desta forma, apresentado em 100% nos gráficos. Optou-se, da mesma forma, por agrupar certas respostas de modo que mais itens pudessem ser confortavelmente visualizados nos gráficos.

5 Foram empregados ao longo da apresentação dos dados os termos alimentos em substituição a comida (devido a sua amplitude de usos e significados) e preparação gastronômica (entendida como elaboração dos alimentos para transformá-los em diversos pratos ou iguarias) em substituição à palavra prato (que designa o utensílio onde se come), visando à uniformização dos termos e à eliminação de ambiguidades. Todavia, em função da forma empírica em que os termos são utilizados cotidianamente e visando uma melhor comunicação entre as pesquisadoras e os atores sociais entrevistados, durante as entrevistas foram empregados os termos ingredientes, pratos típicos e comidas típicas. Considerações finais Pesquisar temas relacionados à gastronomia de um determinado lugar é sempre se aproximar da cultural do local, através de uma ótica privilegiada. A ótica dos sabores, dos temperos, dos saberes territorialmente localizados. Todavia, há que se adotar uma proposta metodológica que permita que os objetivos estabelecidos para a pesquisa sejam alcançados com êxito. Ajustes durante o percurso nos instrumentos de coleta de dados (entrevistas e formulários) bem como na forma em que os dados são apresentados fazem parte do processo. As pesquisas de natureza exploratória e qualitativa talvez sejam as mais indicadas às pesquisas na área de gastronomia, tendo em vista a complexidade e riqueza do objeto de estudo: nada é tão dinâmico e ao mesmo tempo tão enraizado quanto os hábitos e fazeres culturais atrelados à alimentação. REFERÊNCIAS AZEVEDO, Patricia Guerra. A gastronomia como marca identitária da cultura sanfranciscana. Revista de Desenvolvimento Econômico. Salvador; dez Disponível em Acesso em 09 mar BELUZZO, Rosa. A valorização da cozinha regional. In: ARAUJO, Wilma Maria Coelho; TENSER, Carla Márcia Rodrigues. (Orgs.) Gastronomia: cortes e recortes. Brasília: Editora SENAC, DF, 2006, p CAVALCANTI, Maria Letícia Monteiro. História dos sabores pernambucanos. 4. Ed. Recife: Fundação Gilberto Freyre, LODY, Raul. Brasil bom de boca: temas da antropologia da alimentação. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, OLIVEIRA, Maria Marly. Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses. 5.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

Identidade gastronômico-cultural de Pernambuco: uma pesquisa etnográfica

Identidade gastronômico-cultural de Pernambuco: uma pesquisa etnográfica Identidade gastronômico-cultural de Pernambuco: uma pesquisa etnográfica Ladjane Milfont RAMEH 1 Fabiana de Lima SALES 2 Resumo: Este artigo traz os desdobramentos da pesquisa Identidade Gastronômico-Cultural

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO DA GALINHA À CABIDELA COMO REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA DA ALIMENTAÇÃO NA CIDADE DO RECIFE/PE.

A CONSTITUIÇÃO DA GALINHA À CABIDELA COMO REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA DA ALIMENTAÇÃO NA CIDADE DO RECIFE/PE. A CONSTITUIÇÃO DA GALINHA À CABIDELA COMO REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA DA ALIMENTAÇÃO NA CIDADE DO RECIFE/PE. Introdução As representações sociais são formas de conhecimento prático, socialmente elaboradas

Leia mais

A GASTRONOMIA NOS MERCADOS PÚBLICOS DO RECIFE: instrumento de valorização e identidade cultural

A GASTRONOMIA NOS MERCADOS PÚBLICOS DO RECIFE: instrumento de valorização e identidade cultural A GASTRONOMIA NOS MERCADOS PÚBLICOS DO RECIFE: instrumento de valorização e identidade cultural Autores: ALICE CRISTINA DO SACRAMENTO e REBECA SEABRA SILVA Introdução A alimentação esteve na origem de

Leia mais

Contrata Consultor na modalidade Produto

Contrata Consultor na modalidade Produto Contrata Consultor na modalidade Produto PROJETO 914BRA4007 EDITAL Nº 02/2010 1. Perfil: 1 3. Qualificação educacional: Pós-graduação em Turismo, Administração ou Marketing 4. Experiência profissional:

Leia mais

ANAIS DA XI-SARU ISSN: Uma análise preliminar da contribuição econômica da gastronomia típica em Salvador

ANAIS DA XI-SARU ISSN: Uma análise preliminar da contribuição econômica da gastronomia típica em Salvador ANAIS DA XI-SARU ISSN: 22379584 Uma análise preliminar da contribuição econômica da gastronomia típica em Salvador Ana Lúcia Guimarães de Souza Carolina de Andrade Spinola Salvador - 2014 UMA ANÁLISE PRELIMINAR

Leia mais

A competição culinária FN Kitchen Team Cup é organizada pela FN hotelaria e terá transmissão televisiva na RTP Madeira.

A competição culinária FN Kitchen Team Cup é organizada pela FN hotelaria e terá transmissão televisiva na RTP Madeira. APRESENTAÇÃO A competição culinária FN Kitchen Team Cup é organizada pela FN hotelaria e terá transmissão televisiva na RTP Madeira. O 3.º FN Kitchen Team Cup tem como tema A gastronomia e os produtos

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA Vanessa Martins Hidd Santos NOVAFAPI INTRODUÇÃO A avaliação institucional constitui objeto de preocupação e análise na NOVAFAPI, desde sua fundação quando

Leia mais

Turismo Histórico-Cultural. diretrizes para o desenvolvimento Ministério do Turismo

Turismo Histórico-Cultural. diretrizes para o desenvolvimento Ministério do Turismo Turismo Histórico-Cultural diretrizes para o desenvolvimento Ministério do Turismo Proposta de Recorte para a Conceituação de Turismo Cultural l o MTur, em parceria com o Ministério da Cultura e o IPHAN,

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE PELOTAS SECRETARIA DE CULTURA EDITAL 010/2017 PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA PROCULTURA ANEXO I

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE PELOTAS SECRETARIA DE CULTURA EDITAL 010/2017 PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA PROCULTURA ANEXO I EDITAL 010/2017 PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA PROCULTURA ANEXO I DOCUMENTOS DE ACORDO COM A ÁREA EM QUE SE ENQUADRA SEU PROJETO SÃO ACEITAS AS EXTENSÕES DE ARQUIVO: AVI, MP3, MP4, PDF, JPG

Leia mais

Delineamento, Tipos de Pesquisa, Amostragem. Prof. Alejandro Martins

Delineamento, Tipos de Pesquisa, Amostragem. Prof. Alejandro Martins Delineamento, Tipos de Pesquisa, Amostragem Prof. Alejandro Martins DELINEAMENTO DA PESQUISA Conceituação Refere-se ao planejamento da pesquisa em sua dimensão mais ampla O elemento mais importante para

Leia mais

Avaliação do repasse anual fundo a fundo para a estruturação e implementação das ações de Alimentação e Nutrição no SUS

Avaliação do repasse anual fundo a fundo para a estruturação e implementação das ações de Alimentação e Nutrição no SUS Avaliação do repasse anual fundo a fundo para a estruturação e implementação das ações de Alimentação e Nutrição no SUS BRASÍLIA DF 2015 Equipe Coordenação Maria Fabiana Damásio Passos, FIOCRUZ Leonor

Leia mais

1º Festival de Receitas do Campo. Relatório de ações 1

1º Festival de Receitas do Campo. Relatório de ações 1 1º Festival de Receitas do Campo Relatório de ações 1 OBJETIVO Resgatar e divulgar a identidade da Família Rural através da Culinária Rural, demonstrando que os hábitos alimentares pertencem ao patrimônio

Leia mais

TIPOS DE PESQUISA. 1 Quanto à abordagem 1.1 Pesquisa qualitativa 1..2 Pesquisa quantitativa

TIPOS DE PESQUISA. 1 Quanto à abordagem 1.1 Pesquisa qualitativa 1..2 Pesquisa quantitativa Estrutura do artigo 1 Título do projeto 2 Introdução 3 Revisão bibliográfica (subdivisão) 4 Procedimentos metodológicos. 4.1 Escolher o tipo de pesquisa 4.2 Estabelecer população e amostra 4.3 Determinar

Leia mais

DELINEAMENTOS DE PESQUISAS PARA O CAP. II DE TG. Quanto aos objetivos: Exploratórias / Descritivas / Explicativas

DELINEAMENTOS DE PESQUISAS PARA O CAP. II DE TG. Quanto aos objetivos: Exploratórias / Descritivas / Explicativas 1 MÉTODOS DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICO- TECNOLÓGICA DELINEAMENTOS DE PESQUISAS PARA O CAP. II DE TG Quanto aos objetivos: Exploratórias / Descritivas / Explicativas

Leia mais

3 Metodologia Tipo de Pesquisa

3 Metodologia Tipo de Pesquisa 3 Metodologia 3.1. Tipo de Pesquisa Para a classificação desta pesquisa foi adotada a taxonomia proposta por Vergara (2000). Segundo esta classificação, as pesquisas podem ser classificadas quanto aos

Leia mais

3 Metodologia da Pesquisa

3 Metodologia da Pesquisa 50 3 Metodologia da Pesquisa 3.1 Tipo da Pesquisa O Tipo de pesquisa utilizada foi a pesquisa qualitativa. Segundo Wolcott (2001 apud CRESWELL, 2007) a pesquisa qualitativa é interpretativa, ou seja, o

Leia mais

AS ETAPAS DA PESQUISA AS ETAPAS DA PESQUISA

AS ETAPAS DA PESQUISA AS ETAPAS DA PESQUISA AS ETAPAS DA PESQUISA Prof. MSc: Anael Krelling 1 O planejamento e a execução de uma pesquisa fazem parte de um processo sistematizado que compreende etapas que podem ser detalhadas da seguinte forma:

Leia mais

NOME COMPLETO DO (A) ACADÊMICO (A) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA EM UMA OU DUAS LINHAS

NOME COMPLETO DO (A) ACADÊMICO (A) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA EM UMA OU DUAS LINHAS NOME COMPLETO DO (A) ACADÊMICO (A) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA EM UMA OU DUAS LINHAS CRIXÁS 2016 NOME COMPLETO DO (A) ACADÊMICO (A) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA EM UMA OU DUAS LINHAS Projeto de Pesquisa

Leia mais

EDITAL PRIMEIRO CONCURSO GASTRONÔMICO: PRATO DOS INCONFIDENTES

EDITAL PRIMEIRO CONCURSO GASTRONÔMICO: PRATO DOS INCONFIDENTES EDITAL PRIMEIRO CONCURSO GASTRONÔMICO: PRATO DOS INCONFIDENTES Os alunos do quinto período do curso de Tecnologia em Gastronomia do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - Campus Ouro Preto, tornam

Leia mais

PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS

PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS METODOLOGIA CIENTÍFICA PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS 1 PROJETO DE PESQUISA CONCEITO PRODUTO MATERIAL DA ETAPA QUE ANTECEDE A PESQUISA PROPRIAMENTE DITA. ESTABELECE OS TERMOS

Leia mais

AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO

AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO DOCENTE : Cátia Cândida de Almeida DISCIPLINA: Estatística aplicada à Educação CURSO DE PEDAGOGIA UNESP MARÍLIA 2017 1 Índice 1) Introdução: Pesquisa científica 2) Planejamento

Leia mais

TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA

TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA Graduação 1 UNIDADE 6 O TRABALHO DE EXECUÇÃO DA PESQUISA Na unidade anterior, você aprendeu como se elabora o projeto de pesquisa. A partir de agora, vamos entrar diretamente

Leia mais

METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA

METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM UNIDADE JOÃO PESSOA-PB METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA Profª Séfora Andrade JOÃO PESSOA-PB 2016 PESQUISA Procedimento racional e sistemático que tem por

Leia mais

PLANO DE TRABALHO 2011

PLANO DE TRABALHO 2011 Unidade Temática do Turismo Apresentada pela cidade Porto Alegre 1) Introdução PLANO DE TRABALHO 2011 Fortalecer o turismo internacional é um trabalho prioritário que deve ser cada vez mais consolidado

Leia mais

Contrata Consultor na modalidade Produto

Contrata Consultor na modalidade Produto Contrata Consultor na modalidade Produto PROJETO 914BRZ4012 EDITAL Nº 005/2010 1. Perfil: TR 007/2010-CGS - CIÊNCIAS SOCIAIS APLICÁVEIS 3. Qualificação educacional: Graduação na área de CIÊNCIAS SOCIAIS

Leia mais

DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO TURÍSTICO MATERIAL DE APOIO

DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO TURÍSTICO MATERIAL DE APOIO DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO TURÍSTICO MATERIAL DE APOIO ANTONINA-PR 2017 Resumo Relatório do diagnóstico e prognóstico da atividade turística do município de Antonina-PR, acrescido da proposição de ações

Leia mais

PRÉ - PROJETO DE MONOGRAFIA (TEMA DELIMITADO, CENTRALIZADO, TUDO EM MAIÚSCULO)

PRÉ - PROJETO DE MONOGRAFIA (TEMA DELIMITADO, CENTRALIZADO, TUDO EM MAIÚSCULO) PRÉ - PROJETO DE MONOGRAFIA (TEMA DELIMITADO, CENTRALIZADO, TUDO EM MAIÚSCULO) Aluno( a) Fulano de tal Orientador (a) Prof a. Dr a. nome do professor Araçatuba SP 2014 CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Leia mais

Tipos e Métodos de Pesquisa Social. Metodologia de Pesquisa

Tipos e Métodos de Pesquisa Social. Metodologia de Pesquisa Tipos e Métodos de Pesquisa Social Metodologia de Pesquisa Processo de pesquisa Definir objetivos Analisar os Dados Apresentar Resultados Elaborar projeto de pesquisa Coletar os Dados Níveis de pesquisa

Leia mais

Projeto de Fortalecimento de Capacidades para o DHL CNM/PNUD TERMO DE REFERÊNCIA (Nº )

Projeto de Fortalecimento de Capacidades para o DHL CNM/PNUD TERMO DE REFERÊNCIA (Nº ) Projeto de Fortalecimento de Capacidades para o DHL CNM/PNUD TERMO DE REFERÊNCIA (Nº 13.2010) REALIZAÇÃO DE OFICINAS TÉCNICAS PARA VALIDAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADES DA SOCIEDADE CIVIL E ELABORAÇÃO

Leia mais

NOTAS DE AULA CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO CONCEITUAL 1

NOTAS DE AULA CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO CONCEITUAL 1 NOTAS DE AULA CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO CONCEITUAL 1 Profa. Gláucia Russo Um projeto de pesquisa pode se organizar de diversas formas, naquela que estamos trabalhando aqui, a problematização estaria

Leia mais

ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE ESPACIAL AOS MEIOS DE HOSPEDAGEM DE SEROPÉDICA (RJ)

ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE ESPACIAL AOS MEIOS DE HOSPEDAGEM DE SEROPÉDICA (RJ) ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE ESPACIAL AOS MEIOS DE HOSPEDAGEM DE SEROPÉDICA (RJ) 1 Isabella Cabral SANTANA, 2 Lettícia Moreira dos Santos SANTANA; 3 Samara Grigório POLICARPO; 4 Maria Danielle Passos Ribeiro

Leia mais

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT'ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT'ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT'ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS PONTA GROSSA 2017 LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Manual para elaboração

Leia mais

Prof. Domingos Sávio Giordani

Prof. Domingos Sávio Giordani Prof. Domingos Sávio Giordani dsgiordani@usp.br Como estruturar a pesquisa 1. Formular um problema O problema deve ser Claro e Preciso (usualmente na forma de pergunta) Deve ser empírico Ser suscetível

Leia mais

FIGURA 1 - TORTA HOLANDESA

FIGURA 1 - TORTA HOLANDESA A IMPORTÂNCIA DAS TORTAS HOLANDESAS NO MUNICÍPIO DE CARAMBEÍ- PR 136 Introdução ONOFRE, Layane de Souza MONASTIRSKY, Leonel Brizolla A Geografia é a ciência que tem como base o estudo do espaço e ao decorrer

Leia mais

INVESTIGAÇÃO SOBRE A ESTRUTURA DOS RESUMOS DE TESES E DISSERTAÇÕES DA ÁREA DA EDUCAÇÃO CONSTANTES NO BANCO DE TESES CAPES

INVESTIGAÇÃO SOBRE A ESTRUTURA DOS RESUMOS DE TESES E DISSERTAÇÕES DA ÁREA DA EDUCAÇÃO CONSTANTES NO BANCO DE TESES CAPES INVESTIGAÇÃO SOBRE A ESTRUTURA DOS RESUMOS DE TESES E DISSERTAÇÕES DA ÁREA DA EDUCAÇÃO CONSTANTES NO BANCO DE TESES CAPES RENATA DE ALMEIDA VIEIRA 1. Introdução Apresenta-se neste trabalho um recorte de

Leia mais

AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior

AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior 1 AGENDA DA AULA O que é uma pesquisa?; Pesquisa quanto à abordagem;

Leia mais

A RELAÇÃO ENTRE A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS E OS ALUNOS DO 9 ANO DA ESCOLA MUNICIPAL SILVESTRE FERNANDES ROCHA, EM ZÉ DOCA (MA).

A RELAÇÃO ENTRE A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS E OS ALUNOS DO 9 ANO DA ESCOLA MUNICIPAL SILVESTRE FERNANDES ROCHA, EM ZÉ DOCA (MA). A RELAÇÃO ENTRE A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS E OS ALUNOS DO 9 ANO DA ESCOLA MUNICIPAL SILVESTRE FERNANDES ROCHA, EM ZÉ DOCA (MA). Rosy Caroline Sousa Amorim Lima (1); Vera Rejane Gomes (2); Mailson Martinho

Leia mais

Breve Histórico Projeto Litoral Sustentável

Breve Histórico Projeto Litoral Sustentável Breve Histórico Projeto Litoral Sustentável 2011 início do Projeto Litoral Sustentável - Desenvolvimento com Inclusão Social. Convênio entre Instituto Pólis e Petrobras. 2011 e 2012 - Elaboração de diagnósticos

Leia mais

MANUAL DO ESTUDANTE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MANUAL DO ESTUDANTE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Instituto de Cultura e Arte Curso de Cinema e Audiovisual MANUAL DO ESTUDANTE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Fortaleza Ceará 2013 1. INTRODUÇÃO O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é Componente Curricular

Leia mais

VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO RURAL POR MEIO DO TURISMO RURAL

VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO RURAL POR MEIO DO TURISMO RURAL VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO RURAL POR MEIO DO TURISMO RURAL Introdução 53 CUNHA, Luiz Alexandre Gonçalves Cunha 1. KLOSTER, Silvana Kloster 2 ; MIRANDA, Everton Miranda 3 ; O turismo rural está inteiramente

Leia mais

5 METODOLOGIA 5.1 MÉTODO DE PESQUISA

5 METODOLOGIA 5.1 MÉTODO DE PESQUISA 5 METODOLOGIA 5.1 MÉTODO DE PESQUISA O mercado de exportação de bovinos vivos é um assunto pouco explorado, assim como o estudo da realidade do gerenciamento da cadeia de suprimentos e dos fatores que

Leia mais

Assim, a presente dissertação partiu das seguintes indagações:

Assim, a presente dissertação partiu das seguintes indagações: 1 Introdução Numa economia globalizada, as organizações são chamadas a responder a um mercado disputado, onde a concorrência que impera traz consigo a necessidade de se adequar o negócio à cultura da qualidade.

Leia mais

PROJETO. #SouAlterosa

PROJETO. #SouAlterosa EDITAL 03/2016 DIST II DESENVOLVIMENTO INTEGRADO E SUSTENTÁVEL DO TERRITÓRIO PROJETO #Sou Contratação de Agente comunitário 1. Objetivo do Projeto O Projeto #Sou tem por objetivo contribuir para a melhoria

Leia mais

TIPOS DE PESQUISA E O PROJETO DE PESQUISA

TIPOS DE PESQUISA E O PROJETO DE PESQUISA METODOS DE PESQUISA TIPOS DE PESQUISA E O PROJETO DE PESQUISA Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Santos, 2016 Conceito de PROJETO 1. O projeto é o organizador do processo coletivo e, como tal, precisa

Leia mais

Metodologia Cientíca. Prof. Renato Pimentel. 1 o Semestre Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação

Metodologia Cientíca. Prof. Renato Pimentel. 1 o Semestre Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Metodologia Cientíca Prof. Renato Pimentel 1 o Semestre 2017 FACOM31701 TCC1 1 o Semestre 2017 1 / 24 Ciência Esforço para descobrir e aumentar

Leia mais

O resgate histórico na gastronomia: um elemento de contribuição ao fomento turístico no Extremo Sul Catarinense

O resgate histórico na gastronomia: um elemento de contribuição ao fomento turístico no Extremo Sul Catarinense O resgate histórico na gastronomia: um elemento de contribuição ao fomento turístico no Extremo Sul Catarinense Resumo: o presente estudo pretende desenvolver a discussão em torno do resgate gastronômico

Leia mais

3 METODOLOGIA. 3.1 Tipo de pesquisa

3 METODOLOGIA. 3.1 Tipo de pesquisa 3 METODOLOGIA Conforme mencionado anteriormente, o objetivo principal dessa dissertação é identificar quais são os fatores críticos de sucesso na gestão de um estabelecimento hospitalar, sejam estes fatores

Leia mais

TRABALHO INTERDISCIPLINAR MODELO DE INTRODUÇÃO Base para desenvolvimento cap1 do Relatório Elaborado por: Prof. Mestra Rosimeire Ayres

TRABALHO INTERDISCIPLINAR MODELO DE INTRODUÇÃO Base para desenvolvimento cap1 do Relatório Elaborado por: Prof. Mestra Rosimeire Ayres TRABALHO INTERDISCIPLINAR MODELO DE INTRODUÇÃO Base para desenvolvimento cap1 do Relatório Elaborado por: Prof. Mestra Rosimeire Ayres 1 INTRODUÇÃO (FONTE 14) nova página Orientações: A numeração de página

Leia mais

5 Metodologia do Trabalho

5 Metodologia do Trabalho 5 Metodologia do Trabalho 5.1 Método de Pesquisa Entre as várias formas de se classificar uma pesquisa, dois critérios básicos são propostos por Vergara (2000): quanto aos fins e quanto aos meios. Quanto

Leia mais

O PROTAGONISMO NO TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA

O PROTAGONISMO NO TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA O PROTAGONISMO NO TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA Thaís do Nascimento Silva 1 ; Carla Regina Pasa Gomez 2 1 Estudante do Curso de Turismo - CCSA UFPE; E-mail: thaisnascimentox@gmail.com, 2 Docente/pesquisador

Leia mais

Buscando ensinar aos agricultores a manipulação e a preparação dos defensivos orgânicos naturais, sem produtos químicos, o Sebrae/PB ofereceu

Buscando ensinar aos agricultores a manipulação e a preparação dos defensivos orgânicos naturais, sem produtos químicos, o Sebrae/PB ofereceu 2011 Buscando ensinar aos agricultores a manipulação e a preparação dos defensivos orgânicos naturais, sem produtos químicos, o Sebrae/PB ofereceu capacitações durante a 2ª Semana da Agricultura, no Centro

Leia mais

Palavras-chave: Eventos. Teatro. Turismo cultural. INTRODUÇÃO

Palavras-chave: Eventos. Teatro. Turismo cultural. INTRODUÇÃO 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( x ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA ASPECTOS

Leia mais

Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista. 4ª Edição do Brumadinho Gourmet Agosto 2012

Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista. 4ª Edição do Brumadinho Gourmet Agosto 2012 Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista 4ª Edição do Brumadinho Gourmet Agosto 2012 Apresentação Com aposta na mineiridade aliada à criatividade gastronômica contemporânea, a quarta edição do "Brumadinho

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ Este documento contém orientações gerais para a elaboração de projetos de dissertações e teses, bem como para a estrutura

Leia mais

TERMO DE ABERTURA DO PROJETO

TERMO DE ABERTURA DO PROJETO 1 Nome do Projeto 2 Código Projeto Fiscalização do Exercício e Atividade Profissional 3 Coordenador(a) 4 Tipo de Projeto João Augusto de Lima Estratégico 5 Gestor(a) 6 Programa Igor de Mendonça Fernandes

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 168 de 07/05/2013 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

O que é o Slow Food? uma organização eco-gastronômica internacional, sem fins lucrativos, mantida pelos próprios membros

O que é o Slow Food? uma organização eco-gastronômica internacional, sem fins lucrativos, mantida pelos próprios membros O que é o Slow Food? uma organização eco-gastronômica internacional, sem fins lucrativos, mantida pelos próprios membros um movimento fundado em 1989 em contraposição ao fast food e ao modo de vida acelerado

Leia mais

Ações do SEBRAE Agreste de Pernambuco

Ações do SEBRAE Agreste de Pernambuco Ações do SEBRAE Agreste de Pernambuco Comissão de Desenvolvimento Regional - Turismo do Senado Federal - CDR Caruaru PE/ACIC Aloísio Ferraz Diretor técnico SEBRAE/PE aloisioferraz@pe.sebrae.com.br Aumento

Leia mais

Plano de Seminários TC I Prof. Marcos Procópio

Plano de Seminários TC I Prof. Marcos Procópio Plano de Seminários TC I 2015.2 Prof. Marcos Procópio Os 4 tipos de conhecimento. 1. Quais são? 2. Quais são seus respectivos papeis? 3. Dê exemplos. O que é e o que faz a ciência. 1. O que é ciência?

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Profª. Drª. Joscely Galera UTFPR Campus Curitiba Pesquisa Científica: Pesquisar, significa procurar respostas para as indagações propostas. Para Gil, a pesquisa tem um

Leia mais

III convenção Sou de Peniche Peniche, 12 de Junho de Plano para o desenvolvimento da gastronomia do Oeste

III convenção Sou de Peniche Peniche, 12 de Junho de Plano para o desenvolvimento da gastronomia do Oeste Peniche, 12 de Junho de 2009 Plano para o desenvolvimento da gastronomia do Oeste O que é? Um conjunto de acções, directas e indirectas, para alavancar um movimento que elevaráa gastronomia do Oeste a

Leia mais

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ Diretoria Regional Brasília Programa de Educação, Cultura e Saúde

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ Diretoria Regional Brasília Programa de Educação, Cultura e Saúde FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ Diretoria Regional Brasília Programa de Educação, Cultura e Saúde Edital de seleção Bolsista de Extensão e Iniciação Científica Júnior A Diretoria Regional da Fundação Oswaldo Cruz

Leia mais

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MANUAL DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Prof. Dr. Ari Melo Mariano Prof. a Dr. a Fernanda Vinhaes de Lima Prof. a Dr. a Mara Lúcia Castilho Olívia Laquis de Moraes Clara Coelho Paranhos

Leia mais

ATLAS ESCOLAR FÍSICO DO LITORAL SUL DA BAHIA

ATLAS ESCOLAR FÍSICO DO LITORAL SUL DA BAHIA ATLAS ESCOLAR FÍSICO DO LITORAL SUL DA BAHIA Heibe Santana Da Silva Discente do Curso de Licenciatura em Geografia e bolsista - FAPESB E-mail: heibe.geouesc@hotmail.com Ednice de Oliveira Fontes Profa.

Leia mais

INTRODUÇÃO. :: 17

INTRODUÇÃO.  :: 17 INTRODUÇÃO Este projeto foi construído dentro da necessidade de identificação e reconhecimento dos artistas circenses, no intuito de encontrá-los e fazer que sua história e trajetória fossem expostas e

Leia mais

Ana Maria Vieira Fernandes

Ana Maria Vieira Fernandes POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE TURÍSTICA NO DISTRITO DE JOAQUIM EGÍDIO-CAMPINAS/SP: CRIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO GESTORA DO TURISMO (AGETUR) COM A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE RECEPTORA. Ana Maria Vieira

Leia mais

História Macarronada da Mamma

História Macarronada da Mamma História Macarronada da Mamma O projeto Macarronada da Mamma, na sua 5ª Edição, foi criado pelo Grupo Solaris de Comunicação para comemorar o Dia Mundial do Macarrão - estabelecido em 25 de outubro de

Leia mais

ASSOCIAÇÃO UNIFICADA PAULISTA DE ENSINO RENOVADO OBJETIVO ASSUPERO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE - IESRN

ASSOCIAÇÃO UNIFICADA PAULISTA DE ENSINO RENOVADO OBJETIVO ASSUPERO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE - IESRN ASSOCIAÇÃO UNIFICADA PAULISTA DE ENSINO RENOVADO OBJETIVO ASSUPERO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE - IESRN COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INTERNA CPA REGULAMENTO INTERNO CPA/IESRN A

Leia mais

Elaboração de Relatórios e Projetos

Elaboração de Relatórios e Projetos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Elaboração de Relatórios e Projetos Professora Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal, M.Sc. Conteúdo Introdução Conceito de pesquisa

Leia mais

UM OLHAR PARA O FUTURO DO TURISMO NA PERSPECTIVA DO TRADE E PODER PUBLICO UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ/SC

UM OLHAR PARA O FUTURO DO TURISMO NA PERSPECTIVA DO TRADE E PODER PUBLICO UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ/SC UM OLHAR PARA O FUTURO DO TURISMO NA PERSPECTIVA DO TRADE E PODER PUBLICO UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ/SC Autores: Ana Paula CARDOSO; Gleiciane Cristina SELAU e Marina Tété VIEIRA.

Leia mais

Plano de Seminários TC I Prof. Marcos Procópio

Plano de Seminários TC I Prof. Marcos Procópio Plano de Seminários TC I 2016.1 Prof. Marcos Procópio Os 4 tipos de conhecimento. 1. Quais são? 2. Quais são suas respectivas importâncias para a vida social? 3. Dê exemplos. O que é e o que faz a ciência.

Leia mais

A GASTRONOMIA TÍPICA DA ILHA DE SANTA CATARINA: UM ELEMENTO IMPORTANTE PARA O TURISMO CULTURAL Bianca Oliveira Antonini 1

A GASTRONOMIA TÍPICA DA ILHA DE SANTA CATARINA: UM ELEMENTO IMPORTANTE PARA O TURISMO CULTURAL Bianca Oliveira Antonini 1 A GASTRONOMIA TÍPICA DA ILHA DE SANTA CATARINA: UM ELEMENTO IMPORTANTE PARA O TURISMO CULTURAL Bianca Oliveira Antonini 1 RESUMO: Este trabalho pretende demonstrar que, passados 250 anos, culturalmente

Leia mais

PLANO DE CARREIRA PARA OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTE DE COMBATE A ENDEMIA

PLANO DE CARREIRA PARA OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTE DE COMBATE A ENDEMIA PLANO DE CARREIRA PARA OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTE DE COMBATE A ENDEMIA Nossa Equipe Coordenadora: Professora Maria José Menezes Brito (Escola de Enfermagem UFMG) Co-coordenador: Professor

Leia mais

ECONOMIA CRIATIVA E DESENVOLVIMENTO. Cláudia Leitão Rio de Janeiro, 10 de junho de 2011

ECONOMIA CRIATIVA E DESENVOLVIMENTO. Cláudia Leitão Rio de Janeiro, 10 de junho de 2011 ECONOMIA CRIATIVA E DESENVOLVIMENTO Cláudia Leitão Rio de Janeiro, 10 de junho de 2011 ECONOMIA CRIATIVA BRASILEIRA: 4 PRINCIPAIS DESAFIOS OS 4 GRANDES DESAFIOS DA ECONOMIA CRIATIVA NO BRASIL 1º DESAFIO:

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES CURSO DE TURISMO 2016

RELATÓRIO DE ATIVIDADES CURSO DE TURISMO 2016 RELATÓRIO DE ATIVIDADES CURSO DE TURISMO 2016 ATIVIDADE: PROGRAMA DESTINOS: ITÁLIA Exposição Fotográfica e exibição de documentários Trazer aos alunos do Curso de Turismo conhecimento sobre destinos internacionais

Leia mais

Palavras Chave: segunda residência; produção do espaço urbano; dinâmica imobiliária; Santos SP; segregação socioespacial 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Palavras Chave: segunda residência; produção do espaço urbano; dinâmica imobiliária; Santos SP; segregação socioespacial 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA INSTITUCIONAL/IFSP PROJETO DE PESQUISA TÍTULO DO PROJETO: O turismo de segunda residência na Baixada Santista e a dinâmica imobiliária em Santos - SP Área do Conhecimento (Tabela do CNPq): 6. 1 3. 0 0.

Leia mais

3 MÉTODO. 3.1 Introdução

3 MÉTODO. 3.1 Introdução 53 3 MÉTODO 3.1 Introdução Neste capítulo será apresentado o método de pesquisa utilizado, esclarecendo o tipo de pesquisa realizado, método de coleta de dados, universo e amostra, tratamento dos dados

Leia mais

Modelo para Elaboração de Projetos

Modelo para Elaboração de Projetos Modelo para Elaboração de Projetos A reflexão sobre o que é um projeto e quais as suas utilidades são perguntas que podem disparar um bom planejamento em qualquer tema. Assim, para formalizar a organização

Leia mais

Plano de Ações Integradas em Prol do Desenvolvimento Sustentável da Região do Vale do Café Fluminense

Plano de Ações Integradas em Prol do Desenvolvimento Sustentável da Região do Vale do Café Fluminense Plano de Ações Integradas em Prol do Desenvolvimento Sustentável da Região do Vale do Café Fluminense Rede em Prol do Desenvolvimento Sustentável da Região do Vale do Café Fluminense Vassouras, outubro

Leia mais

INTRODUÇÃO DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA CIÊNCIA DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA METODOLOGIA DA PESQUISA APLICADA À CONTABILIDADE

INTRODUÇÃO DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA CIÊNCIA DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA METODOLOGIA DA PESQUISA APLICADA À CONTABILIDADE METODOLOGIA DA PESQUISA APLICADA À CONTABILIDADE Mabel Moreira Vasconcelos INTRODUÇÃO Metodologia Científica nada mais é do que a disciplina que estuda os caminhos do saber, se entendermos que método quer

Leia mais

III SEMINÁRIO INTERNACIONAL VIOLÊNCIA E CONFLITOS SOCIAIS: ILEGALISMOS E LUGARES MORAIS.

III SEMINÁRIO INTERNACIONAL VIOLÊNCIA E CONFLITOS SOCIAIS: ILEGALISMOS E LUGARES MORAIS. III SEMINÁRIO INTERNACIONAL VIOLÊNCIA E CONFLITOS SOCIAIS: ILEGALISMOS E LUGARES MORAIS. 6 a 9 DE DEZEMBRO DE 2011. LABORATÓRIO DE ESTUDOS DA VIOLÊNCIA- UFC. FORTALEZA-CE GT: 08 ECONOMIA, PRÁTICAS SOLIDÁRIAS

Leia mais

PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS. Conceitos

PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS. Conceitos Cardápio ou Menu? Planejamento de Cardápios CST em Gastronomia 2013/2 Profª Cláudia Gomes PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS Conceitos Planejamento: É o ato de projetar um trabalho ou serviço determinando metas

Leia mais

Catálogo Gastronomia

Catálogo Gastronomia Catálogo Gastronomia APRESENTAÇÃO Desde sua origem, em 1987, a Editora Unesp, braço editorial da Universidade Estadual Paulista, tem como objetivo desempenhar papel dinamizador da cultura, presumindo-se

Leia mais

O que é pesquisa? inquietações, ou para um problema;

O que é pesquisa? inquietações, ou para um problema; Metodologia da Pesquisa: A construção do conhecimento O que é pesquisa? 1. Pesquisar é procurar respostas para inquietações, ou para um problema; 2. Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta

Leia mais

2. Revisão de literatura e Referencial teórico

2. Revisão de literatura e Referencial teórico PROJETO DE PESQUISA 1. Introdução 1.1 Assunto 1.2 Tema 1.3 Justificativa 1.4 Problema 1.5 Hipóteses 1.6 Objetivos 2. Revisão de literatura e Referencial teórico 3. Procedimentos metodológicos 4. Cronograma

Leia mais

A Cultura Gastronômica. A alimentação como impulso transformador

A Cultura Gastronômica. A alimentação como impulso transformador A Cultura Gastronômica A alimentação como impulso transformador CASCUDO, 2007 apud SCHILERS Toda a existência humana decorre do binômio Estômago e Sexo. A Fome e o Amor governam o mundo. Problematização

Leia mais

LEVANTAMENTO DE FRUTÍFERAS NATIVAS PRESENTES EM QUINTAIS URBANOS NO MUNICÍPIO DE CERRO LARGO/RS

LEVANTAMENTO DE FRUTÍFERAS NATIVAS PRESENTES EM QUINTAIS URBANOS NO MUNICÍPIO DE CERRO LARGO/RS LEVANTAMENTO DE FRUTÍFERAS NATIVAS PRESENTES EM QUINTAIS URBANOS NO MUNICÍPIO DE CERRO LARGO/RS Julio Roberto Pellenz (1)*, Débora Leitzke Betemps (2), Rodrigo Ferraz Ramos (1), Vanessa Luiza Langer (1),

Leia mais

Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral Norte - SP

Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral Norte - SP Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral Norte - SP OFICINA TS7: DISCUTINDO O TERRITÓRIO DO LITORAL NORTE-SP COM ÊNFASE NO TURISMO E NA CONSERVAÇÃO 27/11/2012 JANGADA FLAT

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil Classificação com base em seus objetivos Pesquisas exploratórias

Leia mais

Gastronomia & Vinhos no contexto do Plano Estratégico Nacional do Turismo. Santarém, 16 de Outubro

Gastronomia & Vinhos no contexto do Plano Estratégico Nacional do Turismo. Santarém, 16 de Outubro Gastronomia & Vinhos no contexto do Plano Estratégico Nacional do Turismo Santarém, 16 de Outubro - 2008 PENT- Plano Estratégico Nacional do Turismo Uma estratégia para o desenvolvimento do Turismo em

Leia mais

Revista Hospitalidade, São Paulo, ano IV, n. 2, 2. sem

Revista Hospitalidade, São Paulo, ano IV, n. 2, 2. sem DENCKER, Ada de Freitas Maneti. Pesquisa em Turismo: planejamento, métodos e técnicas. São Paulo: Futura, 2007. Realizada por Débora Faria Goulart, Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi;

Leia mais

SETE LAGOAS DESTINO INDUTOR ESTUDO DE COMPETITIVIDADE TURÍSTICA

SETE LAGOAS DESTINO INDUTOR ESTUDO DE COMPETITIVIDADE TURÍSTICA SETE LAGOAS DESTINO INDUTOR ESTUDO DE COMPETITIVIDADE TURÍSTICA Destinos Indutores São aqueles que possuem infraestrutura básica e turística além de atrativos qualificados e são capazes de atrair e/ou

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA GUIA PARA CONSULTA

PROJETO DE PESQUISA GUIA PARA CONSULTA PROJETO DE PESQUISA GUIA PARA CONSULTA Cristina Almeida 1 "A rejeição pura e simples gera o preconceito e o fechamento; a reflexão, ao contrário, é o que caracteriza o espírito científico atitude pessoal

Leia mais

PERCURSO HISTÓRICO ATRAVÉS DO PATRIMÔNIO TOMBADO DE PORTO NACIONAL-TO

PERCURSO HISTÓRICO ATRAVÉS DO PATRIMÔNIO TOMBADO DE PORTO NACIONAL-TO PERCURSO HISTÓRICO ATRAVÉS DO PATRIMÔNIO TOMBADO DE PORTO NACIONAL-TO Alline Lemos Lira ¹; Rosane Balsan² ¹Aluna do Curso de Geografia Bacharelado; Campus de Porto Nacional-TO; alline.l@hotmail.com; ²Orientadora

Leia mais

3ª EDIÇÃO DO VIAÇÃO GASTRONÔMICA DE ITABIRITO/MG REGULAMENTO

3ª EDIÇÃO DO VIAÇÃO GASTRONÔMICA DE ITABIRITO/MG REGULAMENTO REGULAMENTO Condições para a participação da 3ª edição do VIAÇÃO GASTRÔNOMICA, promovido e administrado pela Secretaria Municipal do Patrimônio Cultural e Turismo e Programa Viação Cipó TV Alterosa, obrigando-se

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza PESQUISA DE MERCADO Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza Pesquisa de Mercado no Contexto de Marketing É uma ferramenta para tornar as decisões a respeito do Mix de Marketing mais seguras. Algumas dúvidas envolvidas

Leia mais

Unidade II PROJETOS DE PESQUISA. Profa. Eliane Gomes Rocha

Unidade II PROJETOS DE PESQUISA. Profa. Eliane Gomes Rocha Unidade II PROJETOS DE PESQUISA EM CONTEXTOS ESPECÍFICOS Profa. Eliane Gomes Rocha Metodologia de pesquisa conceito Conjunto detalhado e sequencial de métodos e técnicas científicas a serem executados

Leia mais

RELATÓRIO DE QUALIFICAÇÃO

RELATÓRIO DE QUALIFICAÇÃO RELATÓRIO DE QUALIFICAÇÃO Conteúdo resumido Elementos pré-textuais Capa Folha de rosto Resumo da pesquisa com palavras chave Lista de quadros, gráficos, tabelas, abreviaturas e siglas (se houver) Sumário

Leia mais

A AMOSTRAGEM ESPACIAL POR QUADRÍCULA: UMA TÉCNICA APLICADA PARA ANÁLISE DE ESTUDOS GEOGRÁFICOS

A AMOSTRAGEM ESPACIAL POR QUADRÍCULA: UMA TÉCNICA APLICADA PARA ANÁLISE DE ESTUDOS GEOGRÁFICOS Revista do CERES Volume 1, Número 2 2015 http://www.cerescaico.ufrn.br/ceres/ A AMOSTRAGEM ESPACIAL POR QUADRÍCULA: UMA TÉCNICA APLICADA PARA ANÁLISE DE ESTUDOS GEOGRÁFICOS THE SAMPLING RASTER SPACE: A

Leia mais