Identificação da Unidade Escolar
|
|
|
- Vítor Gabriel Ávila Neves
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Identificação da Unidade Escolar Etiqueta Endereço: Bairro: CEP: Tel.: Número alunos Ensino Médio: administrativo: pedagógico: Número alunos Ensino see.sp.gov.br Introdução Prezado(a) Sr(a). Diretor(a), Uma das metas desta gestão é garantir que as escolas da rede estadual tenham condições de infraestrutura e conexão que permitam ações de comunicação e de trabalho em rede, por ser esta uma exigência do mundo contemporâneo. A primeira ação para o alcance desta meta será o fornecimento e instalação do kit multimídia com acesso à Internet para a sala do professor, o que não apenas dará condições de suporte às atividades pedagógicas e acesso à Internet à sua equipe de professores, mas também possibilitará o oferecimento de atividades de capacitação em rede no próprio ambiente da escola, como a participação em videoconferências transmitidas pela Rede do Saber. Este kit será composto por computador, impressora e uma TV conectada ao computador, além do mobiliário correspondente. Para permitir o planejamento da adequação da infra-estrutura de lógica (pontos de rede para computadores) e de elétrica (tomadas), e também o dimensionamento de equipamentos, estamos solicitando que seja feito um levantamento das condições de informática de sua escola. Este levantamento terá duas etapas: a primeira será realizada pelo titular da unidade escolar, buscando envolver todos os profissionais da escola que possam colaborar prestando as informações solicitadas para o preenchimento deste questionário; a segunda será realizada por meio de uma visita da equipe da Diretoria de Ensino (ATP e estagiário da Rede do Saber), que fará a conferência destas informações. Esta visita será pré-agendada e, portanto, é imprescindível que tanto o(a) Sr(a). quanto os profissionais de sua equipe que colaboraram no preenchimento deste questionário estejam na escola na data da visita. Lembre-se: este questionário já deverá estar preenchido ANTES da visita da equipe da DE. Desde já, agradecemos a sua colaboração.
2 Nome e função do(s) responsável(is) pelo preenchimento deste questionário: Nome: Função: Nome: Função: ATENÇÃO: leia todo o questionário ANTES de iniciar o seu preenchimento. 1. Identificação da Sala dos Professores Todos os equipamentos que compõem o kit multimídia serão instalados, prioritariamente, na Sala dos Professores, no sentido de possibilitar a recepção de novos conteúdos informativos e de capacitação e, principalmente, para um melhor aproveitamento do atual ambiente de trabalho dos professores. Apenas no caso de existir alguma dificuldade de acomodação de pessoas ou fatores extremamente relevantes que impossibilitem a instalação dos novos equipamentos, solicitamos que seja definida uma nova sala na escola com características que permitam a preparação de infra-estrutura necessária para a chegada do novo kit professores por turno? Manhã: Tarde: Noite: 1.2. A Sala dos Professores comporta a totalidade de professores por turno? 1.3. Qual a área (em m 2 ) da sala de professores? m 2 Se a resposta da questão 1.2 for positiva, não é necessário responder a questão 1.4. Continue a leitura a partir do bloco 2. Identificação dos canais de comunicação. Caso contrário será necessário identificar uma nova sala para a instalação do kit multimídia levando em consideração as seguintes características: A sala deve ter capacidade para acomodar todos os professores (por turno) A distância máxima entre esta sala e o rack INTRAGOV não pode exceder 90 metros 1.4. Qual é a sala sugerida para a instalação do kit multimídia? (Ex.: Sala de TV e vídeo) 2. Identificação dos canais de comunicação LINK INTRAGOV O que é INTRAGOV? É uma rede de comunicação do Governo do Estado de São Paulo que conecta todas as secretarias e órgãos públicos do Estado, incluindo todas as escolas, através de um canal de comunicação (link).
3 Como identificar se a escola tem link INTRAGOV? Um link INTRAGOV poderá ser identificado através da localização dos seguintes equipamentos instalados dentro de um rack: Modem Roteador Imagens ilustrativas de Rack Rack fechado Rack aberto Obs.: Além do modem e do roteador, pode haver outros equipamentos instalados dentro do rack. Imagens ilustrativas de Modem Exemplo 1 Exemplo 2 Exemplo 3 Obs.: As fotos ilustram três modelos de modem, porém você poderá encontrar outros modelos. Imagens ilustrativas de Roteador Roteador 3com Roteador Cisco Obs.: As fotos ilustram dois modelos de roteador. Neste caso, a identificação será realizada pela marca do equipamento que poderá ser somente 3com ou Cisco. Importante: Se você não encontrou o roteador, a escola ainda NÃO possui link INTRAGOV.
4 Com a identificação desses equipamentos, você já está apto a responder: 2.1. A escola tem link INTRAGOV? Mesmo com a resposta afirmativa, algumas escolas podem estar com o link inoperante (link não habilitado, pendência de configuração, falhas técnicas etc.); portanto, certifique-se de que o mesmo está sendo utilizado e funcionando corretamente O link INTRAGOV está funcionando? 2.3. Em qual sala está instalado o rack INTRAGOV? Secretaria Diretoria S.A.I. Biblioteca Sala dos Professores Outra: FIREWALL SONICWALL O que é o Firewall SonicWall? O Firewall SonicWall é um equipamento que foi instalado nas escolas com o objetivo de dividir (segmentar) a rede de computadores da escola e prover segurança. Na maioria dos casos, o SonicWall separa (segmenta) a rede administrativa (secretaria e diretoria) da rede pedagógica (S.A.I. - Sala Ambiente de Informática). Como identificar o Firewall SonicWall? Por padrão, o SonicWall é instalado junto ao roteador e ao modem que dão acesso à rede INTRAGOV. Nas escolas que ainda não possuem o link INTRAGOV, ele deve estar instalado no rack, aguardando a chegada do roteador e do modem. As ilustrações abaixo auxiliarão na identificação do SonicWall: Imagens ilustrativas do SonicWall Parte frontal: Leds indicativos Parte traseira: Portas 2.4. A escola tem o firewall SonicWall? 2.5. O SonicWall está instalado dentro do rack?
5 Na parte traseira do SonicWall existem 8 portas: 1 porta CONSOLE 1 porta WAN 1 porta OPTIONAL 5 portas LAN As 5 portas LAN estão agrupadas, como pode ser observado na imagem abaixo: OPT Console WAN Roteador LAN 5 portas Identifique essas 5 portas LAN para responder a próxima questão Das 5 portas LAN, quantas estão livres (sem nenhum cabo plugado)? Nenhuma Sobre a distância da sala até o rack INTRAGOV e a rede elétrica Para viabilizar a instalação do kit multimídia na sala dos professores (ou sala sugerida na questão 1.4) será necessário preparar a infra-estrutura lógica (pontos de rede) e elétrica (tomadas). Este serviço de adequação será realizado de forma centralizada por uma empresa contratada pela FDE. Para gerar as instruções de serviço, solicitamos o preenchimento das questões abaixo: 3.1. Qual a distância do rack INTRAGOV até a Sala dos Professores (ou sala sugerida na questão 1.4)? Menor que 20 metros de 20 a 40 metros de 41 a 60 metros de 61 a 80 metros de 81 a 90 metros maior que 90 metros 3.2. Qual a distância do quadro elétrico mais próximo da Sala dos Professores (ou sala sugerida na questão 1.4)? Menor que 20 metros de 20 a 40 metros de 41 a 60 metros Maior que 60 metros 3.3. A rede elétrica da escola apresenta falhas com freqüência? (exemplos de falhas: sobrecarga/ quedas, falta de fornecimento, curto-circuito etc.) 4. Acomodação do kit multimídia na Sala dos Professores (ou sala sugerida na questão 1.4) Além da utilização do novo computador para atividades de cunho pedagógico e de pesquisa, o kit multimídia possibilitará a exibição de diversos conteúdos audiovisuais diretamente na TV, como video-
6 conferências, por exemplo. Por esse motivo, é necessário ter as seguintes preocupações no momento da definição do local de instalação dos equipamentos: O computador e a TV devem, obrigatoriamente, ser instalados um ao lado do outro, pois serão interligados por um cabo especial; A TV deverá ser posicionada em local que não cause desconforto aos expectadores, nem em posição que gere reflexos de luz indesejáveis; Se necessário, deve-se remanejar mobiliários existentes (armários, quadros, mesas etc.). No dia da visita do ATP e do estagiário da Rede do Saber, todas as dúvidas poderão ser discutidas com o intuito de definir o posicionamento ideal do kit. Após o consenso, o estagiário realizará uma marcação com fita adesiva no local definido, facilitando, dessa forma, a execução dos serviços de infra-estrutura pela empresa contratada. IMPORTANTE: O computador e impressora serão acomodados em mobiliário já entregue pela FDE (mesa e cadeira); portanto este material deve ser previamente localizado e disponibilizado na Sala dos Professores. Imagens ilustrativas da Mesa 4.1. A mesa e a cadeira foram localizadas? haverá necessidade de nenhuma preocupação com relação à acomodação da TV, visto que será entregue, pela FDE, um novo móvel para este fim. 5. institucional Durante a visita, os estagiários da Rede do Saber irão revalidar os s institucionais (pedagógico e administrativo) das unidades escolares. Nesse momento será imprescindível a presença do(s) usuário(s) desses s. Portanto, solicitamos identificá-lo(s) previamente e convocá-lo(s) para estar(em) presente(s) na data em que a visita tenha sido agendada. Identificação dos usuários dos s institucionais: Administrativo Nome: Função: Pedagógico Nome: Função:
7 6. Levantamento sobre as condições de infra-estrutura 6.1. S.A.I. Sala Ambiente de Informática Informações técnicas necessárias para responder as próximas questões (*) Switch : É um dispositivo que permite que diversos computadores acessem aplicações de servidores e/ou dispositivos compartilhados na rede (por exemplo, a impressora). Exemplo 1 Exemplo 2 Obs.: As fotos ilustram dois modelos de switch, porém você poderá encontrar outros modelos. Questões S.A.I. 1 S.A.I. 2 S.A.I. 3 A escola tem a S.A.I. (Sala Ambiente de Informática)? Qual a área em m 2? Possui rack para acomodar o switch (*) de rede? Possui switch de rede? Se existe switch, quantas portas ele tem? Existe um quadro elétrico exclusivo para esta sala? Qual a distância (em metros) do rack INTRAGOV até esta sala? A sala possui quantos pontos de rede? A sala possui quantos pontos de elétrica (tomadas)? Existe um computador servidor nesta sala? Qual é a quantidade de computadores que
8 Questões S.A.I. 1 S.A.I. 2 S.A.I. 3 computadores que não Se existem computadores novos que ainda não foram instalados, informe a quantidade. Qual é a quantidade de estabilizadores que estabilizadores que não impressoras que impressoras que não Se existem impressoras novas que ainda não foram instaladas, informe a quantidade. mesas para computador? cadeiras? Os alunos podem acessar a internet nesta sala? Existe solicitação de obra/ projeto de readequação para esta sala?
9 6.2. Secretaria, Diretoria, Biblioteca e Sala dos Professores Obs.: preencher os campos desabilitados (células com uma linha na diagonal). Questões Secretaria Diretoria Biblioteca Sala dos Professores Existem estas salas? Qual a distância (em metros) do rack INTRAGOV até esta sala? A sala possui quantos pontos de rede? A sala possui quantos pontos de elétrica (tomadas)? Qual é a quantidade de computadores que computadores que não Se existem computadores novos que ainda não foram instalados, informe a quantidade. Qual é a quantidade de estabilizadores que estabilizadores que não impressoras que impressoras que não Se existem impressoras novas que ainda não foram instaladas, informe a quantidade. Quantos computadores têm acesso à INTRAGOV?
10 6.3. Demais salas com ponto de rede e/ou computador Atenção: Nas unidades escolares onde existe o ambiente da Rede do Saber, desconsiderar essas salas. Questões Sala1 Sala 2 Sala 3 Sala 4 Qual é o nome da sala? A sala possui quantos pontos de rede? Qual é a quantidade de computadores que computadores que não Se existem computadores novos que ainda não foram instalados, informe a quantidade. 7. Levantamento sobre antena parabólica e receptor digital No último ano, a SEE/SP adquiriu um kit de recepção digital para teleconferências, composto por uma antena parabólica e um receptor digital, para todas as unidades escolares. Imagens ilustrativas da antena parabólica e receptor digital Antena parabólica Zinwell Receptor digital Zinwell ZDX 7000 Com o propósito de identificar se esses equipamentos estão instalados, solicitamos que respondam o questionário a seguir: 7.1. Sua unidade escolar recebeu a antena parabólica da marca ZINWELL? 10
11 7.2. Essa antena parabólica está instalada? 7.3. Sua unidade escolar recebeu o receptor digital da marca ZINWELL? Para identificar se o receptor digital está instalado, é necessário verificar se o cabo coaxial está conectado no receptor conforme ilustração abaixo: Imagens ilustrativas da instalação do receptor digital Cabo coaxial Cabo conectado no receptor 7.4. O receptor digital está instalado conforme a ilustração? A ser preenchido pela equipe da Diretoria de Ensino Data da visita: / / Data do lançamento dos dados no sistema: / / Observações: 11
12 12
PROJETO KIT MULTIMÍDIA NA SALA DO PROFESSOR
PROJETO KIT MULTIMÍDIA NA SALA DO PROFESSOR Julho/2008 Instalação do 2 Kit Multimídia SUMÁRIO PARTE 1: INSTALAÇÃO DO KIT MULTIMÍDIA........................................... 5 1. INTRODUÇÃO.....................................................................
GUIA DO USUÁRIO PROINFO 83 GUIA DO USUÁRIO PARA REMANEJAMENTO DE EQUIPAMENTOS INOPERANTES
GUIA DO USUÁRIO PROINFO 83 GUIA DO USUÁRIO PARA REMANEJAMENTO DE EQUIPAMENTOS INOPERANTES Índice CAPÍTULO 1 REMANEJAMENTO DE TERMINAIS... 3 1. Objetivo... 3 2. Equipamentos do Laboratório... 3 3. Composições...
PRODAM - Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Mun. SP DIT- Diretoria de Infraestrutura e Tecnologia CPI - Comissão de Planejamento e
PRODAM - Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Mun. SP DIT- Diretoria de Infraestrutura e Tecnologia CPI - Comissão de Planejamento e Implantação 1. Objetivo Esta cartilha tem o objetivo
Tutorial básico para web conferência
Tutorial básico para web conferência O objetivo deste tutorial é habilitá-lo, de maneira rápida e prática, para a utilização otimizada da ferramenta de web conferência, que são as salas virtuais, em ambiente
Rede Corporativa. Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro. Introdução
Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro Rede Corporativa Introdução Rede corporativa é um sistema de transmissão de dados que transfere informações entre diversos equipamentos de uma mesma corporação, tais
Manual Sistema MLBC. Manual do Sistema do Módulo Administrativo
Manual Sistema MLBC Manual do Sistema do Módulo Administrativo Este documento tem por objetivo descrever as principais funcionalidades do sistema administrador desenvolvido pela MLBC Comunicação Digital.
Concessão de licença para pólo educacional técnico-ead
Concessão de licença para pólo educacional técnico-ead O objetivo deste documento é orientar a você, representante de escola, que participou do último evento ou viu nosso conteúdo no blog e tem o interesse
Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio
Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema
Registro e Acompanhamento de Chamados
Registro e Acompanhamento de Chamados Contatos da Central de Serviços de TI do TJPE Por telefone: (81) 2123-9500 Pela intranet: no link Central de Serviços de TI Web (www.tjpe.jus.br/intranet) APRESENTAÇÃO
MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1
MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo
Ajuda On-line - Sistema de Portaria. Versão 4.8.J
Versão 4.8.J Sumário PORT - Módulo de Apoio Portaria 3 1 Manual... de Processos - Portaria 4 Fluxo - Portaria... 5 2 Configurações... 6 Unidades... de Internação 6 Setores Administrativos... 9 Configuração...
Manual de Usuário. Gestion Libre de Parc Informatique (Gestão Livre de Parque de Informática) Versão 1.1 NRC
Manual de Usuário Gestion Libre de Parc Informatique (Gestão Livre de Parque de Informática) Versão 1.1 NRC Manual do Usuário GLPI 1. Introdução 3 2. Acessando o GLPI 4 3. Entendendo o processo de atendimento
COMO CONFIGURAR UM ROTEADOR
COMO CONFIGURAR UM ROTEADOR Os equipamentos de sua conexão (computador, modem, roteador, etc.) são muito sensíveis às oscilações de energia. Por isso, sempre que possível, mantenha os ligados a um estabilizador
Moodle - Tutorial para Alunos
Moodle - Tutorial para Alunos por Prof. Maurício Lima 1 agosto de 2010 Objetivo Este documento apresenta aos alunos da Faculdade Novos Horizontes os primeiros passos na utilização do pacote Moodle. Trata-se
Procedimentos para Reinstalação do Sisloc
Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...
4. Quais são os serviços que podem ser utilizados através desta Tecnologia? 6. O Adaptador PLC causa um aumento no consumo de Energia Elétrica?
1. O que significa PLC - PowerLine Communications? 2. Quais são as características técnicas do PLC? 3. Quais são as vantagens da Tecnologia PLC? 4. Quais são os serviços que podem ser utilizados através
Guia de instalação. 3. Acesse o menu novamente vá em SISTEMA, CANAL GESTÃO e DIGITAL CHANNELS
Guia de instalação 1. Instalação da câmera: Passo 1 - Coloque a câmera no lugar desejado e insira uma ponta do cabo de rede RJ-45 no respectivo adaptador POE, que vem acompanhando em seu kit easycam, e
Manual do Usuário. Módulo Agentes Patrimoniais. Versão 1.0.0
Manual do Usuário SISINVENT Sistema de Inventário Periódico na Web Módulo Agentes Patrimoniais Versão 1.0.0 APRESENTAÇÃO Seguindo a tendência de evolução da Moderna Administração Pública, o Poder Judiciário
Atualizaça o do Maker
Atualizaça o do Maker Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos,
STK (Start Kit DARUMA) Realizando Comunicação através do TERMINAL SERVER Windows 2008 (Utilizando a DarumaFramework.dll)
STK (Start Kit DARUMA) Realizando Comunicação através do TERMINAL SERVER Windows 2008 (Utilizando a DarumaFramework.dll) Este STK dividiu-se em três etapas, que são: Configuração do Windows 2008 server;
INFORMAÇÕES IMPORTANTES: LEIA COM ATENÇÃO
1 de 7 Prezado(a) Candidato(a), INFORMAÇÕES IMPORTANTES: LEIA COM ATENÇÃO Utilize um computador instalado o software Acrobat Reader (www.adobe.com/br/) para ler textos disponibilizados na prova. Lembre-se
GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT A-HD
GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT A-HD Conteúdo 1. Apresentação... 2 1.1. Opções de Gravação... 2 2. Instalação da câmera... 2 3. Instalando e Configurando CMS VETTI... 3 3.1. Instalando o CMS VETTI...
Astra. Introdução e conceitos básicos do sistema
2011 www.astralab.com.br Astra Introdução e conceitos básicos do sistema Este documento permite entender melhor como funciona o sistema Astra e algumas funções básicas de seus softwares. Equipe de Documentação
Fundamentos de Hardware
Fundamentos de Hardware Curso Técnico em Informática SUMÁRIO PLACAS DE EXPANSÃO... 3 PLACAS DE VÍDEO... 3 Conectores de Vídeo... 4 PLACAS DE SOM... 6 Canais de Áudio... 7 Resolução das Placas de Som...
Sistema de Acompanhamento e Gestao Tecnologica SAGETEC TELAS
SAG TE SAGE T C-SC Sistema de Acompanhamento e Gestao Tecnologica SAGETEC O SAGETEC (Sistema de Acompanhamento e Gestão Tecnológica) é um sistema para cadastramento dos equipamentos e recursos das escolas,
Escritório Virtual Administrativo
1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório
ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente
Conceito ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente O Sagres Diário é uma ferramenta que disponibiliza rotinas que facilitam a comunicação entre a comunidade Docente e Discente de uma instituição,
AVG Admin 2012 SQL Server 2005 Express
AVG Admin 2012 SQL Server 2005 Express Conteúdo: 1. INSTALAÇÃO DO SQL SERVER 2005 EXPRESS... 3 1.1. Microsoft.Net Framework 2.0... 3 1.2. Microsoft SQL Server 2005 Express... 3 2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO
Nexcode Systems, todos os direitos reservados. Documento versão 15.1.1 1
. Nexcode Systems, todos os direitos reservados. Documento versão 15.1.1 1 1 - INTRODUÇÃO O NEXCODE VIEW, também conhecido como NEXVIEW, é um sistema que foi desenvolvido pela Nexcode Systems e tem por
Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!
Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual
Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. [email protected]. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174
Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão
Manual de Atualização Versão 3.6.4.
Manual de Atualização Versão 3.6.4. Sumário 1. AVISO... 1 2. INTRODUÇÃO... 2 3. PREPARAÇÃO PARA ATUALIZAÇÃO... 3 4. ATUALIZANDO GVCOLLEGE E BASE DE DADOS... 7 5. HABILITANDO NOVAS VERSÕES DO SISTEMA....
Perguntas e Respostas sobre Gestão Patrimonial
Perguntas e Respostas sobre Gestão Patrimonial 1) Como fazer uma doação de um Bem para o Instituto Federal do Paraná Câmpus Curitiba, adquirido com recursos de Projetos de Pesquisa? Deverá comunicar o
GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT IP-Onvif 720P
GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT IP-Onvif 720P Conteúdo 1. Apresentação... Erro! Indicador não definido. 1.1. Opções de Gravação... Erro! Indicador não definido. 2. Instalação da câmera IP-Onvif
PROCEDIMENTOS PARA A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE SOLICITAÇÃO DE ORDEM DE SERVIÇO (SOSI) STI Unesp - Campus Experimental de Ourinhos
PROCEDIMENTOS PARA A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE SOLICITAÇÃO DE ORDEM DE SERVIÇO (SOSI) STI Unesp - Campus Experimental de Ourinhos 1 SISTEMA DE ORDEM DE SERVIÇO DE INFORMÁTICA Este documento tem o objeto
MANUAL DO ADMINISTRADOR LOCAL. Entidade Municipal
MANUAL DO ADMINISTRADOR LOCAL Entidade Municipal Abril / 2011 ÍNDICE Objetivos do Sistema de Registro de Integrado - REGIN... 3 Principais Módulos do Sistema... 4 Módulo Controle de Acesso... 5 Módulo
COMO CONFIGURAR MEU ROTEADOR?
COMO CONFIGURAR MEU ROTEADOR? PRIMEIROS PASSOS COMO CONFIGURAR MEU ROTEADOR? Antes de dar início a configuração através de um computador, siga os passos abaixo para preparar o aparelho: 1 - Mantenha o
Cadastro Avaliação 2013 Manual de Instruções
Cadastro Avaliação 2013 Manual de Instruções Manual de instruções Cadastro Avaliação 2013 Caro Usuário, Este manual contém todas as instruções necessárias para preenchimento dos dados de sua escola e alunos.
Manual Telemetria - RPM
Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria RPM... 4 Pré-requisitos necessários para utilizar o menu Telemetria RPM... 5 Faixas RPM... 11 Configura Faixa do Veículo... 15 Acumulado
Central de Alarme de Oito Zonas
Central de Alarme de Oito Zonas R02 ÍNDICE CARACTERÍSTICAS GERAIS:... 3 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:... 3 CONHECENDO A CENTRAL:... 4 COMO A CENTRAL FUNCIONA:... 4 COMO APAGAR A MEMÓRIA DA CENTRAL:... 4 COMO
Alertas ComStop Manual de Instruções
Alertas ComStop Manual de Instruções Índice: 1. Introdução: O que são e quando são enviados os Alertas 2. Como visualizar os Alertas ComStop no seu Terminal Enfoque 3. Alertas de Compra e Venda 3.1 Botão
QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas
FM-0 1/21 ÍNDICE 1. MÓDULO DESKTOP(SISTEMA INSTALADO NO CIEE)... 2 Cadastro de Ofertas de Empregos:... 2 Cadastro de Eventos:... 3 Cadastro de Instituições do Curriculum:... 5 Cadastro de Cursos do Curriculum:...
Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE
Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Sumário PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ETIQUETAS DE REPARO...3 Figura 1.0...3 Figura 2.0...4 Figura 3.0...5 Figura 4.0...5 1. Proprietário
Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do Sisloc
Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do Sisloc Sumário: 1. Pré-requisitos de instalação física e lógica do Sisloc... 3 Servidores de Dados... 3 Servidores de Aplicação (Terminal Service)... 3
Atualizaça o do Playlist Digital
Atualizaça o do Playlist Digital Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos
CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO
CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre
GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL
Ambiente Virtual de Aprendizagem - MOODLE GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL http://salavirtual.faculdadesaoluiz.edu.br SUMÁRIO 1. Acessando Turmas 4 2. Inserindo Material 4 3. Enviando Mensagem aos Alunos 6
Governo do Estado de Minas Gerais Secretaria de Estado de Saúde. AGTI Assessoria de Gestão de Tecnologia da Informação. Procedimentos Técnicos
Procedimentos Técnicos Ativação da Antena Satélite Versão: 1.00 06.Jul.2012 Responsável: Marcos Milagres ( [email protected] ) Entendendo o funcionamento do serviço: Figura 01 - Esquemático O acesso
Manual de Usuário. Gestion Libre de Parc Informatique (Gestão Livre de Parque de Informática) Versão 1.0 Afonso Ueslei da Fonseca
Manual de Usuário Gestion Libre de Parc Informatique (Gestão Livre de Parque de Informática) Versão 1.0 Afonso Ueslei da Fonseca Manual do Usuário GLPI 1. Introdução 3 2. Acessando o GLPI 4 3. Entendendo
Manual de Instruções para Instalação do Set Top Box (STB) da LIVING TV
Manual de Instruções para Instalação do Set Top Box (STB) da LIVING TV O que é LIVING TV LIVING TV é um canal de televisão baseado nos conceitos de BEM ESTAR, SAÚDE e ENTRETENIMENTO. É produzido ESPECIALMENTE
WEBCONFERÊNCIAS GUIA PRÁTICO
WEBCONFERÊNCIAS GUIA PRÁTICO 1 DESCRIÇÃO 1.1 QUE É UMA WEBCONFERÊNCIA? Uma webconferência é uma modalidade de teleconferência que é realizada via internet. Como não necessita de equipamentos especiais,
Manual do Usuário Central de Agendamento. Versão 1.1
Manual do Usuário Central de Agendamento Versão 1.1 Maio, 2014 Central de Agendamento Manual de utilização Tribunal de Justiça do Estado da Bahia Setor: Coordenação de Sistemas - COSIS Histórico de Revisões
Manual de operação. BS Ponto Versão 5.1
Manual de operação BS Ponto Versão 5.1 conteúdo 1. Instalação do sistema Instalando o BS Ponto Configurando o BS Ponto 2. Cadastrando usuários Cadastro do usuário Master Alterando a senha Master Cadastro
Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7
Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em
Guia de usuário Auvo @
Guia de usuário Auvo @ Sobre a Auvo O Auvo é um serviço gratuito que comunica todas as pessoas de sua empresa em todas as plataformas (desktop, web e mobile) de maneira muito fácil. Além disso nós ajudamos
Placa Acessório Modem Impacta
manual do usuário Placa Acessório Modem Impacta Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. A Placa Modem é um acessório que poderá ser utilizado em todas as centrais
GERTEC Manual de Operação e Instalação MTi-760 Versão 1.0
GERTEC Manual de Operação e Instalação MTi-760 Versão 1.0 1 Índice Descrição 3 Reconhecendo o Terminal 4 Instalação do Terminal 5 Funcionamento 5 Características Gerais 8 CONTATOS GERTEC 9 2 Descrição
CAPACITAÇÃO EM SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS EDITAL DE INSCRIÇÕES EDIÇÃO 2014
CAPACITAÇÃO EM SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS EDITAL DE INSCRIÇÕES EDIÇÃO 2014 O Instituto Sirio-Libanês de Ensino e Pesquisa - IEP, o Ministério da Saúde, a ANVISA Rede de Hospitais Sentinela, o COSEMS Conselho
Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Manual: Sistema de Controle Patrimonial Inventário
Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul Manual: Sistema de Controle Patrimonial Inventário Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessar o Controle Patrimonial Web... 4 2.1. Login... 4 3. Inventário...
GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO
GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO 1 1. PROCEDIMENTOS ANTES DA INSTALAÇÃO SIGEP WEB - Gerenciador de Postagens dos Correios 1.1. Solicitar Senha para Fechamento de PLP Solicitar ao seu consultor comercial a senha
Gerencie a sala de espera e garanta a satisfação dos pacientes
Centralx Clinic O ciclo de trabalho completo em um só sistema. Para ambientes de alta produtividade, do agendamento à consulta, do faturamento ao rateio entre prestadores de serviço, o Centralx Clinic
Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do SISLOC
Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do SISLOC Sumário Pré-Requisitos de Instalação Física e Lógica do SISLOC...3 Servidores de Dados...3 Servidores de Aplicação (Terminal Service)...3 Estações
OCOMON PRIMEIROS PASSOS
OCOMON PRIMEIROS PASSOS O OCOMON ainda não possui um arquivo de Help para atender a todas questões relacionadas ao sistema. Esse arquivo serve apenas para dar as principais instruções para que você tenha
Guia de Demonstração MeusPets
1. Objetivo e Principais Funcionalidades Com o email clique no link de ativação. E confirme a instalação. O MeusPets é um sistema simplificado para acompanhamento da vida do Pet. Pode ser usado de forma
Objetivo: Criar redes locais virtuais (VLANs) usando switches e computadores
Laboratório de IER 7 o experimento Objetivo: Criar redes locais virtuais (VLANs) usando switches e computadores Introdução LANs Ethernet (padrão IEEE 802.3 e extensões) atualmente são construídas com switches
Passo 3: Posicionando a Câmera na Prova Didática Teórica ou na Prova de Defesa da Produção Intelectual
Este manual descreve um procedimento para o registro de Concursos Públicos por meio de áudio e vídeo utilizando-se recursos tecnológicos básicos i. A gravação segue o disposto na Resolução 020/09 da UFSM
TERMO DE REFERÊNCIA. Serviços de informática. Prefeitura Municipal de Vitória das Missões-RS
TERMO DE REFERÊNCIA Serviços de informática Prefeitura Municipal de Vitória das Missões-RS 1 I VISITA IN LOCO No dia 24 de junho de 2014 na sede da Prefeitura Municipal de Vitória das Missões-RS realizamos
Agora você tem a mais moderna tecnologia em internet de ultravelocidade via fibra ótica.
Guia Rápido Agora você tem a mais moderna tecnologia em internet de ultravelocidade via fibra ótica. Seus downloads e uploads ficaram muito mais velozes, com transmissão de dados feita por fibra ótica,
Módulo de Extensão SIGAA. Gerenciamento de Participantes
Módulo de Extensão SIGAA Gerenciamento de Participantes ÍNDICE Instruções gerais Pg. 03 Recomendações Pg. 03 Acessibilidade ao sistema Pg. 03 Acesso ao SIGAA Pg. 03 Acesso ao módulo extensão - docente
Procedimentos para Instalação do Sisloc
Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação
Videoconferência Samsung Modelo VC240. Novembro de 2014 - versão-001
Suporte Videoconferência Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação - NTIC Office: +55 53 3240 5432 #8505 Email: [email protected] Webpage: www.ntic.unipampa.edu.br/vconf
MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Desktop
MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Desktop 1 1 INICIANDO O APLICATIVO PELA PRIMEIRA VEZ... 3 2 PÁGINA PRINCIPAL DO APLICATIVO... 4 2.1 INTERFACE INICIAL... 4 3 INICIANDO PROCESSO DE LEITURA...
MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO
MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO Utilização do Certificado Tipo A3 Com Navegador Mozilla Firefox 35.0.1 1/17 Controle de Revisões Tabela 1: Controle de alterações do documento Nome do responsável Assunto/
Manual Sistema de Autorização Online GW
Sistema de Autorização Online GW Sumário Introdução...3 Acesso ao sistema...4 Logar no sistema...4 Autorizando uma nova consulta...5 Autorizando exames e/ou procedimentos...9 Cancelamento de guias autorizadas...15
1º Passo Complemento de Segurança (Apenas no primeiro acesso)
Como realizar Associação de Veículos e Itens Ao abrir o aplicativo, você terá que se autenticar, informando seu CPF, RNTRC e senha. O RNTRC é relativo ao Transportador ao qual você estará atendendo e realizará
Instruções para o preenchimento da planilha de desfazimento Sumário
Instruções para o preenchimento da planilha de desfazimento Sumário 1 - Introdução...3 2 Como preencher a planilha de desfazimento...3 3 Aba Informações do órgão...4 4 Aba CPU...5 4.1 Item (CPU)...5 4.2
Sumário INSTALAÇÃO DO SIATRON CONDOMÍNIO ATIVAÇÃO DA LICENÇA PRESTADORES DE SERVIÇOS PARÂMETROS DO SISTEMA
Sumário INSTALAÇÃO DO SIATRON CONDOMÍNIO ATIVAÇÃO DA LICENÇA SIATRON SÍNDICO LOGIN NO SISTEMA FAMÍLIA MORADORES VEÍCULOS FUNÇÃO PÂNICO PRESTADORES DE SERVIÇOS PARÂMETROS DO SISTEMA CONFIGURAÇÕES ACORDA
Instalação Cliente Notes 6.5
Instalação Cliente Notes 6.5 1/1 Instalação Cliente Notes 6.5 LCC.008.2005 Versão 1.0 Versão Autor ou Responsável Data 1.0 Fabiana J. Santos 18/11/2005 RESUMO Este documento apresenta um roteiro de instalação
Câmera IP Sem/Com Fio. Manual de Instalação Rápida. (Para MAC OS)
Modelo:FI8918W Câmera IP Sem/Com Fio Manual de Instalação Rápida (Para MAC OS) Modelo:FI8918W Color:Preta Modelo:FI8918W Color: Branca ShenZhen Foscam Intelligent Technology Co., Ltd Manual de Instalação
Questões mais freqüentes
CNH DIGITAL VENDA DIGITAL CONFIGURAÇÕES MINIMAS EQUIPAMENTOS - MODELOS HOMOLOGADOS AUTORIZAÇÃO DE ACESSO CONEXÕES SINCRONIZAÇÃO IHS PROPOSTAS RECIBOS VIA DA PROPOSTA DO CONSORCIADO FECHAMENTO DO BORDERÔ
CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER
CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das
Guia rápido de recursos Wi-Fi GZ-EX210
Guia rápido de recursos Wi-Fi GZ-EX210 Funcionalidades Wi-Fi Este aparelho está equipado com a função Wi-Fi. Pode realizar as seguintes operações com o uso de um smartphone ou computador, através de uma
ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL
Documento: Tutorial Autor: Iuri Sonego Cardoso Data: 27/05/2005 E-mail: [email protected] Home Page: http://www.scripthome.cjb.net ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Programa e-tec Brasil
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Programa e-tec Brasil INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE POLO Endereço Rua Joaquim José Terra, 13 Cidade /UF/CEP Alterosa/MG 37.145-000
Processos da Assessoria de Comunicação - 2013
Introdução A Assessoria de Comunicação do Grupo Educacional Unis foi criada para atender demandas relativas à promoção das ações e realizações da organização através de propagandas e comunicação interna
Objetivos: i) Verificar o impacto de loops em redes locais ii) Configurar o protocolo STP para remover loops da rede
Laboratório de Redes de Computadores 2 8 o experimento Objetivos: i) Verificar o impacto de loops em redes locais ii) Configurar o protocolo STP para remover loops da rede Introdução A interligação de
MANUAL DE ORIENTAÇÃO CESSAÇÃO DE USO DE EQUIPAMENTO EMISSOR DE CUPOM FISCAL-ECF
MANUAL DE ORIENTAÇÃO CESSAÇÃO DE USO DE EQUIPAMENTO EMISSOR DE CUPOM FISCAL-ECF Junho/2015 1. INTRODUÇÃO... 1 1.1. SIGLAS UTILIZADAS... 1 1.2. OBJETIVO... 1 1.3. ETAPAS DA CESSAÇÃO... 1 1.4. PRÉ-REQUISITOS...
Manual de Administração Sistemas de Serviços
Academia Volkswagen Manual de Administração Sistemas de Serviços MASS 10 - BTAC Box O BTAC Box é uma das necessidades básicas para suportar os sistemas VW utilizados nas mais variadas áreas do concessionário.
Manual de utilização do módulo NSE METH-8RL/Exp
INSTALAÇÃO 1 - Baixe o arquivo Software Configurador Ethernet disponível para download em www.nse.com.br/downloads-manuais e descompacte-o em qualquer pasta de sua preferência. 2 - Conecte a fonte 12Vcc/1A
FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA
FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Criação de Formulários no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Criação de Formulários no Google Drive Introdução...
ÍNDICE. 1. SAM Sistema de Auto Atendimento Millennium. 2. Apresentação. 3. Acessos 3.1. Via Internet 3.2. Via link direto
ÍNDICE 1. SAM Sistema de Auto Atendimento Millennium 2. Apresentação 3. Acessos 3.1. Via Internet 3.2. Via link direto 4. Inclusão de chamados 4.1. Incluindo um novo chamado 5. Analisando chamados em aberto
e-nota E Módulo de Entrega da Nota
Página1 e-nota E Módulo de Entrega da Nota Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. Safeweb e-nota E... 03 2. O que é XML... 04 3. Acesso e-nota E... 05 4. Gerenciamento
Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1
DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...
Programa de Atualização de Pontos do Lince GPS
Esse programa atualiza os pontos do software Lince GSP em aparelhos portáteis, como navegadores e celulares. A Robotron mantém um serviço de fornecimento de pontos de controle de velocidade aos aparelhos
