Oficina 10: Flutua ou afunda?
|
|
|
- Washington Sequeira Palma
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Oficina 10: Flutua ou afunda? Introdução O tema água domina este texto. A importância dessa matéria em todas as áreas científicas é evidente. A água é um importante componente do planeta Terra e o ambiente natural de desenvolvimento de todos os organismos vivos. Também sabemos que a água atrai os alunos de todas as faixas etárias. Graças às suas propriedades (a água corre...), às transformações pelas quais passa (mudanças de estado) e às que causa a outras substâncias (misturas, soluções). Ela é empregada em grande número de atividades capazes de ajudar o aluno a realizar as primeiras abstrações (a idéia de matéria e de conservação, aproximação do estado líquido...). O tema da água volta ao longo de toda a escolaridade. Após uma primeira aproximação predominantemente sensorial na escola maternal, o aprendizado continua nos anos seguintes, em que são enunciadas as primeiras propriedades. Lembramos que o estudo das propriedades da água continua até mesmo no ensino superior. No começo da educação infantil, a pedagogia se baseia freqüentemente em oficinas que utilizam materiais familiares. A parte Oficinas sobre o tema água apresenta um exemplo da evolução dessas oficinas com alunos de 3 a 4 anos. Progressivamente, a criança adquire capacidades que lhe permitem contemplar módulos de aprendizado compostos de aulas sucessivas e articuladas entre si. As relações entre água e seres vivos, que por si só merecem vários capítulos das Ciências Naturais, posto que repor a água é condição para diferentes processos metabólicos (funcionamento bioquímico dos organismos), para processo de reprodução (em plantas e animais), para a determinação do habitat e do nicho ecológico, no caso de seres vivos aquáticos. Objetivo do conhecimento 1 o ciclo Descobertas sensoriais Exploração das propriedades da água pelos sentidos: cor, tato, gosto. Qualidade de vida Reconhecimento de água limpa e tratada. Alguns tratamentos (filtração, ebulição). Higiene Uso de água e detergentes para limpeza de materiais e do corpo. Transformação dos materiais. Estados físicos diferentes (sólido, líquido, gás) Proposta do Programa: Objetivos deste documento Qualquer projeto no qual trabalhamos sem necessariamente ter vocação científica, requer o uso de matérias variadas. O professor deve escolher de maneira ponderada. Também se deve aproveitar ou provocar situações, nas quais, o aluno deve agir sobre a matéria para modificar suas propriedades em função de seu projeto. É o caso das atividades culinárias, quando se precisa decidir sobre acrescentar sal ou açúcar para alterar o sabor de um preparo, farinha ou água para modificar a consistência de uma massa.
2 Conhecimento e habilidades que gostaríamos que fossem adquiridos ou que estivessem em fase de aquisição pelos alunos no fim do módulo: Saber diferenciar os estados da matéria por meio de algumas de suas propriedades. Relacionar água ao meio ambiente. Saber imaginar e em seguida implementar um roteiro experimental para responder a um questionamento. Colocar em prática as primeiras etapas de um trabalho experimental. Pré-testes Incentivar o aluno a citar exemplos do cotidiano para constatar a importância da água para: a vida, o transporte, o meio ambiente, a produção de energia, etc. No nosso cotidiano a água é muito importante para a vida. Sem água a gente não consegue sobreviver muito tempo. Quanto tempo será que conseguimos sobreviver sem beber água? Porque que a água é tão importante para o nosso corpo? Sabemos que a superfície da terra está ocupada por muita água. Vejamos um globo terrestre. Quanta é a superfície da terra ocupada pela água? Você não acha que o nosso planeta deveria se chamar Água? Porque a terra é azul? E o meio ambiente tem a ver com a água? Porque precisamos cuidar de nossos rios? Quantos rios nós temos em nossa região? Eles dependem da chuva? Como a chuva é produzida? E a chuva de granizo, todo mundo já viu? O granizo é água também? Em que outras atividades a água é importante: Na higiene? No transporte? Já andou de barco? Já tomou banho de rio? Atividade 1: Flutua ou afunda? 1 pote plástico transparente (de uns 5 litros de volume) ou bacia, com água. Objetos variados trazidos pelas crianças. Sugestões: Objetos do cotidiano das crianças, lápis, tubinho vazio de caneta, tesoura, frutas e legumes diferentes trazidos de casa, pedras, etc. 1. Peça que as crianças coloquem tudo o que trouxeram sobre a mesa e discutam no grupo o que acreditam que vai acontecer a cada objeto ao ser colocado na água, formulando um posicionamento coletivo, a opinião do grupo. ATENÇÃO: Isto deve acontecer antes da atividade experimental. 2. Em seguida, sugira que façam o registro individual. (Neste registro individual elas poderão anotar sua própria opinião, independente do grupo. Outra sugestão, é que o professor não participe desta primeira etapa, deixe
3 que as crianças façam as anotações sem qualquer tabela ou outra formatação, o professor pode auxiliar num momento posterior, para compreenderem a utilidade da tabela.) 3. Faça o registro coletivo no quadro para socializar a opinião de todos. Uma sugestão pode ser a tabela 1 ou Faça o teste experimental com as crianças, cada grupo manipulando seus objetos. (Você pode sugerir que o registro individual seja complementado a partir das novas informações. Mas deixe claro que não é preciso apagar o que colocaram inicialmente, mesmo que não tenha se confirmado, trata-se da primeira impressão.) 5. Retome a discussão inicial observando item a item o que aconteceu e preenchendo a última coluna da tabela. (Tome cuidado para não valorizar demais erros e acertos. O mais importante é que fique clara a importância da investigação.) Sugestão de Atividade 1 a) Faça uma lista no quadro, com os objetos que enganaram alguém. Eles provavelmente possuem alguma característica especial. Sugestão de Atividade 2 a) Peça às crianças que observem os dois conjuntos de materiais, aqueles que flutuam e aqueles que afundam. Como são os objetos que afundam? O que eles tem em comum? E os objetos que flutuam? O que há em comum entre eles? E o há de diferente entre os que afundam e os que flutuam? (Uma ótima conclusão, seria que conseguissem associar o fato de que os objetos que afundam são, em geral, muito pesados e/ou maciços e os que flutuam são leves e/ou ocos.) Sugestão de Atividade 3 a) Problematização: Será que as frutas e legumes quando cortados em pedaços menores continuam se comportando da mesma forma que inteiros? b) Após uma discussão coletiva, cada grupo pode testar algum objeto em particular e apresentar os resultados à classe. Observação: Esta questão em particular varia muito com o pedaço cortado. Lembre-se, o que define se um objeto flutua ou afunda é uma relação entre sua massa e seu volume. Mas pode ser explorada a diferença entre o tomate inteiro por exemplo, que possui uma área interna vazia o que permite grande volume sem aumento de massa e um pedacinho, que deve ser maciço. Sugestão de Atividade 4 a) Caso as crianças não tenham percebido que há objetos que quando flutuam não ficam completamente dentro d água (submersos) ou fora (emersos), peça que façam alguns desenhos e, para isso, escolha objetos com esta característica. b) Problematização: O objeto tal, deve ser desenhado onde, flutuando no fundo?
4 Sugestão de Atividade 5 Para a discussão coletiva ao final da aula, uma boa possibilidade é representar a cuba em grandes dimensões e pedir que as crianças colem os objetos onde eles ficaram no experimento. (Isso pode ser substituído pelo nome do objeto ou por um desenho recortado com tesoura). Neste momento pode surgir um impasse: algumas coisas como a banana ou laranja, por exemplo, podem flutuar ou afundar dependendo do exemplar, há diferenças da banana nanica para a prata por exemplo. Caso isto aconteça, há duas soluções possíveis: uma seria explorar o objeto e suas diferenças, mencionando que os dois tem o mesmo tamanho (volume) mas um é mais pesado que o outro. Uma sugestão é pesar duas rodelas de mesmo tamanho, a mais pesada será, certamente, a que afunda. Outra possibilidade seria simplesmente explorar o fato de que alguns objetos aparentemente iguais são, na verdade, diferentes. Observação: Caso o professor opte por fazer uma ou mais das sugestões de atividades, não esqueça de pedir que às crianças, ao fim de cada ação, complementem o registro individual. Do mesmo modo, mencione todos os resultados obtidos na discussão coletiva. Tabela 1 Objeto Opinião do grupo Quantos mais na classe acham que flutua? Quantos na classe acham que afunda? O que aconteceu na experimentação? Objeto Tabela 2 O que você acha que acontece? (Flutua ou afunda?) O que acontece? (Flutua ou afunda?)
5 Atividade 2: Massinha pode flutuar? (Testando a influência do volume dos objetos através da forma.) 1 Cuba, aquário ou bacia transparente, com água. Pedaços de massa de modelar. 1. Antes de mais nada, ajude as crianças a obter dois pedaços iguais ou equivalentes de massinha. Caso você não disponha de uma balança, use dois pedaços iguais da mesma caixa de massinha ou uma forma de gelo, enchendo-a até o limite, você terá duas porções muito próximas. Você pode também construir sua própria balança. 2. Peça às crianças que deixem uma das amostras de massa em um formato maciço (uma bolinha, um charuto, um cubinho...) e pergunte se ela deverá flutuar ou afundar ao ser colocada na água. Levante as hipóteses e depois faça o teste. 3. Problematização: Se este outro pedaço de massinha é igual aquele que colocamos na água, será que vai afundar também? E será que não podemos fazer nada para que ele flutue? A partir disso, discuta com as crianças o que é importante para fazer com que um objeto flutue. Um bom exemplo é um navio, que apesar de muito pesado, é capaz de flutuar. 4. Deixe os grupos livres para fazerem e testarem formatos capazes de flutuar. Sugestão de Atividade 1 Sugira que as crianças utilizem um copo, uma semente ou outros objetos de maior volume para moldar as formas que quiserem testar. Sugestão de Atividade 2 Peça que façam uma descrição detalhada dos objetos que testaram. Uma sugestão pode ser a tabela 3. (O preenchimento pode ser por escrito ou através de desenho.) Sugestão de Atividade 3 Represente uma cuba em grandes dimensões (você pode usar uma figura, pintura ou um simples desenho no quadro) e peça às crianças que desenhem seus objetos, recortem e colem no quadro, no mesmo lugar onde ficaram no experimento. Sugestão de Atividade 4 Peça às crianças que observem os objetos no quadro. Qual o formato daqueles que afundam? O que eles tem em comum? E os objetos que flutuam? E de diferente, o que há entre eles? Que espaço ocupam dentro da água os objetos que flutuam? E os que afundam? (Esta é a oportunidade para mencionar o que é o volume do objeto e o fato de que há uma grande influência dele sobre a aptidão dos corpos para flutuar ou não.)
6 Objeto Descrição Tabela 3 O que acontece? (Flutua ou afunda?) Ao final da atividade, não se esqueça da produção do texto sobre as experiências. Atividade 3: Como fazer o potinho afundar? (Testando a influência da massa dos objetos.) 1 Cuba, aquário ou bacia transparente, com água. 1 potinho com tampa (pode pedir potes plásticos de filmes em lojas de fotografia, ou comprar na farmácia potes para amostras) Materiais para teste (feijão, arroz, pedrinhas, pregos, areia, objetos da classe...) 1. Problematização: Apresente um potinho tampado às crianças: O que acontece quando o colocamos na água: flutua ou afunda? E o que podemos fazer para que ele afunde? (Provavelmente não será difícil às crianças perceberem que é necessário colocar coisas dentro dele para o potinho ficar mais pesado). 2. Peça que seja feito o registro individual, que pode contemplar a opinião da criança e não do grupo. (Mais uma vez, a sugestão é que você não interfira neste primeiro registro, uma vez que poderá discutir os conceitos posteriormente.) 3. O que vocês acham que pode ser colocado dentro do potinho para que ele afunde completamente? Sugira que as crianças façam um discussão no grupo e obtenham uma conclusão, a opinião do grupo. 4. Em seguida, faça a discussão coletiva, levantando o que os grupos previram. (Para esta atividade uma sugestão é a tabela 4.) 5. Depois de esperar um tempo para que os grupos façam a atividade experimental, retome a tabela para o encerramento da discussão. (A massa é um dos fatores fundamentais para que um objeto flutue ou afunde. Sendo fixo o volume do potinho, isto poderá ser melhor compreendido). Observação: A recomendação de manter o potinho tampado, é para evitar que a água entre, alterando a massa do conjunto. Sugestão de Atividade 1
7 Sugira que as crianças refaçam todos os testes com o potinho aberto. (Não esqueça de, ao final, atentá-las para o fato de que com o copo aberto, é mais fácil a água entrar, o que faz o conjunto mais pesado forçando-o a afundar. Sugestão de Atividade 2 Problematização: O que acontece se o potinho estiver completamente cheio de água: flutua ou afunda? Façam o teste! Tabela 3 O que pode ser colocado dentro do potinho? Quanto? O que acontece? (Flutua ou afunda?) Previsão O que acontece? (Flutua ou afunda?) Experimentação Ao final da atividade, não se esqueça da produção do texto sobre as experiências. Atividade 4: Flutuando no copo, na bacia, na piscina. (Testando a influência da quantidade de água na flutuação dos objetos.) Copos, aquários ou bacias transparente (de diferentes tamanhos, com água) Potinho com tampa; Objetos para teste (massa de modelar, frutas, legumes, etc) 1.Problematização 1: Com uma das cubas bem cheia, peça para as crianças escolherem dois objetos, um que flutua e outro que afunda. 2. Problematização 2: E se tirássemos boa parte da água de dentro da cuba, continuaria igual? A quantidade de água faz diferença ou não para que um objeto flutue ou afunde? Peça aos grupos que discutam e tirem uma conclusão coletiva para apresentar a classe e depois façam o registro individual. 3. Em seguida, sugira que façam o teste com diferentes quantidades de água e anotem o que houve. 4. Discussão coletiva: O que perceberam? (As crianças certamente perceberão que a quantidade de água não influenciou no teste. No entanto, pode permanecer o pensamento de que se as alterações fossem grandes o suficiente, haveria influência. Por isso, é necessário continuar a discussão.) 5. Problematização 3: Tudo o que afunda em uma cuba ou vasilha pequena, afunda em uma piscina também? (Faça uma discussão coletiva na classe, pedindo a opinião das crianças, não precisa dizer o que vai acontecer, deixe as crianças experimentarem e descobrirem. Caso a escola uma piscina
8 onde o teste possa ser feito... senão use um tanque ou panela grande cheia d água). Observação: Este teste é muito mais convincente em recipientes fundos do que extensos. Atividade 5: Flutuando no rio, flutuando no mar... (Testando a influência da densidade do líquido na flutuação dos objetos.) 3 Copos ou recipientes (transparentes) Alguns canudinhos de refresco 1 Tesoura 1 Canetinha de transparência 1 pedaço de massa de modelar 3 colheres grandes de sal 1 colher, um ovo, um pedaço de vela 1. Corte um canudinho em duas partes e outro em três partes de tamanho parecido. 2. Coloque na ponta uma pequena bolinha de massinha. (Peça que os alunos testem dentro do copo com água, com a massinha para baixo: quando for pequena o suficiente, o conjunto flutua, com parte do canudinho fora d água. Em geral, demoram um pouco a acertar a quantidade.) 3. Usando a canetinha, peça que façam uma marca no canudinho, na altura atingida pela água. A marca com a caneta deve ser feita no ponto exato onde o canudinho aflora fora d água. Esta pequena montagem (canudinho com massinha na ponta) equivale a um densímetro, aparelho usado para medir a densidade dos líquidos. 4. Peça às crianças que acrescentem sal a um segundo copo com água, misturando bastante até que comece a sobrar no fundo do copo (este é o sinal de que não adianta colocar mais sal). O terceiro copo o professor deve encher com álcool líquido. 5. A seguir os alunos devem colocar o densímetro no copo com água salgada e verificar se a marca da canetinha subiu ou desceu. O que aconteceu? (o densímetro sobe). Podemos concluir que a água salgada é mais densa que a água. Colocando o densímetro dentro do álcool, a marca afunda (o densímetro desce). Podemos concluir que o álcool é menos denso que a água. 5. Peça que as crianças façam desenhos, explicando o que fizeram e o que aconteceu. Sugestão de Atividade 1 Coloque os três copos lado a lado e use um ovo para testar nos três líquidos. Se o ovo não estiver podre, deverá afundar na água doce, afundar no álcool e flutuar na água com sal. Sugestão de Atividade 2
9 Use agora um pedaço de vela (parafina). É possível que ela flutue na água doce, flutue na água salgada e afunde no álcool. Ao final da atividade, não se esqueça da produção do texto sobre as experiências. Atividade 6: Procurando moedas no fundo do mar... (Testando a influência do empuxo na flutução dos objetos.) Esta atividade foi dividida em três partes e você pode fazer todas ou escolher alguma(s) em particular. No entanto, elas são complementares e o efeito pode ser potencializado pela persistência, mesmo porque são atividades curtas, cabendo em uma única sessão. 1 Cuba, aquário ou bacia transparente 1 Potinho com tampa. 1. Problematização 1: Vocês já tentaram apanhar uma moeda no fundo de uma piscina? Sentiram algo diferente? É fácil ou difícil? Como não podemos ir para uma piscina testar, vamos experimentar aqui mesmo. 2. Peça às crianças que tentem colocar o potinho tampado (vazio) no fundo da cuba e observem o que acontece anotando os resultados. 3. Problematização 2: Discuta com elas a existência de uma força que empurra para cima o potinho. Ela existe e pode ser sentida com bastante força quando tentamos sentar no fundo de uma piscina, por exemplo. Procurando moedas no fundo do mar... Segunda Parte 1 Cuba, aquário ou bacia transparente, com água. 1 pequeno pedaço de barbante; Massinha. 1. Peça para os alunos fazerem uma bola de massinha e depois prenderem o barbante à bola de massinha. 2. Peça às crianças para segurar o barbante, mergulhar e tirar a massinha de dentro d água, sentindo com a mão a força quando a massinha está dentro da água e depois de já ter saído. Procurando moedas no fundo do mar... Terceira Parte
10 1 Balança (ver roteiro podemos construir? para fazer uma balança com PET) Massa de modelar Cuba ou balde com água. 1. Usando a balança, separe dois pedaços iguais de massinha (faça bolas de uns 4 cm de diâmetro). 2. Coloque a balança na beira da mesa, com as duas massinhas equilibradas nos pratos da balança. Pegue a cuba cheia d água e coloque embaixo de um dos pratos da balança ( empurrando com a água o prato da balança - para cima). Observe que a balança ficará desequilibrada. Observação: Neste experimento, as crianças tendem a acreditar que os corpos são mais leves na água do que fora dela, o que não é verdade. Por isso não esqueça de, na discussão final, mencionar a existência de uma força de baixo para cima dentro de líquidos que, de certa forma empurra os objetos para cima. Sugestão de Atividade 1: Sugira às crianças que refaçam o equilíbrio da balança colocando mais massinha no prato em desnível. Elas facilmente perceberão que a diferença é bem grande. Atividade extra: Construindo um submarino. 1 Cuba, Aquário ou bacia transparente 1 kipo (equipo) e uma seringa de 10 ml Uma porca do tamanho certo pra encaixar no kipo (melhor testar antes com 3 porcas de pesos diferentes, pois se a porca for muito pesada pode ser que o submarino, ao voltar do fundo, não flutue direito) para montagem do submarino 1. Retirar tudo do kipo, deixando apenas o tubinho plástico e o reservatório plástico pontudo. 2. Abrir a boca do tubo no bico do kipo, para ela entrar no bico da seringa 3. Encaixar a porca no bico do kipo. Está pronto o submarino!! Plano de aula
11 1. Problematização 1: Há coisas muito leves que flutuam. Outras enormes e bem pesadas que também flutuam. Há coisas bem levinhas que afundam como um grão de arroz por exemplo. E coisas que as vezes flutuam e às vezes afundam, existem? (Deixe que as crianças falem todas as idéias, alguém vai lembrar do submarino!) 2. Problematização 2: O que sabemos sobre os submarinos? O que será que acontece dentro dele quando o capitão manda que ele afunde e ele vai, ou quando manda que ele volte à superfície e ele volta? Sugestão de Atividade 1 Substitua o registro final da experiência pelo seguinte desafio: Faça de conta que um amigo seu mudou-se para outra cidade, uma que fica perto do mar, e escreveu para você perguntando se sabe explicar como funciona um submarino. Escreva para ele uma carta explicando como funciona o submarino. Aproveite e ensine a ele como montar a experiência que você aprendeu na escola!
Os microrganismos e suas funções
ós na ala de Aula - Ciências 6º ao 9º ano - unidade 3 essa unidade, as atividades propostas visam colaborar para desenvolver novas perspectivas sobre a fermentação, processo realizado por fungos e bactérias.
Beja com Ciência Relatório 1. Beja com Ciência
Relatório Tema: Iniciação à ciência Atividade Data Horas despendidas 27/0/4 2 28/0/4 3 Regras básicas de comportamento em laboratório. 29/0/4 Saber ler e identificar os rótulos presentes em 30/0/4 5 laboratório
Atividade 1: Para onde vão os alimentos que comemos?
Oficina 4: Corpo Humano Nesta oficina serão trabalhadas duas atividades sobre alimentação, uma sobre as articulações e outra sobre a quantidade de ar que respiramos. Atividade 1: Para onde vão os alimentos
PROJETO O AR EXISTE? PICININ, Maria Érica [email protected]. Resumo. Introdução. Objetivos
PROJETO O AR EXISTE? PICININ, Maria Érica [email protected] Resumo O presente projeto O ar existe? foi desenvolvido no CEMEI Juliana Maria Ciarrochi Peres da cidade de São Carlos com alunos da fase
Separação de Misturas
1. Introdução Separação de Misturas As misturas são comuns em nosso dia a dia. Como exemplo temos: as bebidas, os combustíveis, e a própria terra em que pisamos. Poucos materiais são encontrados puros.
DNA Darwin Não Atento?
DNA Darwin Não Atento? PÁGINA 1 DE 6 CIÊNCIAS BIOLOGIA QUÍMICA Darwin foi um dos maiores cientistas de todos os tempos. Ele percebeu que variações ocorrem nas populações ou seja, diferenças são encontradas
ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS
ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS Nome: Nº 6º Ano Data: / / 2015 Professor(a): Nota: (Valor 1,0) 3º Bimestre A Introdução: Neste bimestre, tivemos como tema principal a água. Estudamos os estados físicos
TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR
TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR As crianças precisam atravessar diversos estágios no aprendizado de brincar em conjunto, antes de serem capazes de aproveitar as brincadeiras de grupo.
Apostila de Atividades
Apostila de Atividades IMAX A viagem pelo espaço continua aqui Transforme a sua sala de aula em uma divertida aventura pelo espaço. Assim que sua classe viver a experiência sem limites pelo universo com
Unidade. 6 Coleção IAB de Ciências / 3º ANO
I Unidade 6 Coleção IAB de Ciências / 3º ANO UNIDADE I: A VIDA EM NOSSO PLANETA Introdução A ciência se faz com observação da natureza, perguntas e busca de respostas. Você já observou como o Planeta Terra
Professor Ventura Ensina Tecnologia
Professor Ventura Ensina Tecnologia Experimento PV001 Maquete com Instalação Elétrica Ensino Fundamental Direitos Reservados = Newton C. Braga 1 Maquete com Instalação Elétrica Você gostaria de aprender
5 Equacionando os problemas
A UA UL LA Equacionando os problemas Introdução Nossa aula começará com um quebra- cabeça de mesa de bar - para você tentar resolver agora. Observe esta figura feita com palitos de fósforo. Mova de lugar
ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2. o ANO/EF - 2015
SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC MINAS E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2. o ANO/EF - 2015 Caro (a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados
VII Mostra de Trabalhos ABC na Educação Científica - Mão na Massa OLHA A POMBA!!!
OLHA A POMBA!!! Patrícia Pereira Resumo O trabalho descrito a seguir foi realizado com crianças de 2 a 3 anos de uma escola de educação infantil, tendo como objetivo identificar as características das
Termos Técnicos Ácidos Classe de substâncias que têm ph igual ou maior que 1 e menor que 7. Exemplo: sumo do limão. Átomos Todos os materiais são formados por pequenas partículas. Estas partículas chamam-se
Algoritmos. Objetivo principal: explicar que a mesma ação pode ser realizada de várias maneiras, e que às vezes umas são melhores que outras.
6 6 NOME DA AULA: 6 Algoritmos Duração da aula: 45 60 minutos Tempo de preparação: 10-25 minutos (dependendo da disponibilidade de tangrans prontos ou da necessidade de cortá-los à mão) Objetivo principal:
Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:
Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A água e o ar são indispensáveis para a sobrevivência dos seres vivos, mas o homem vem poluindo esses meios de forma muitas
Matemática. Atividades. complementares. ENSINO FUNDAMENTAL 7- º ano. Este material é um complemento da obra Matemática 7. uso escolar. Venda proibida.
7 ENSINO FUNDAMENTAL 7- º ano Matemática Atividades complementares Este material é um complemento da obra Matemática 7 Para Viver Juntos. Reprodução permitida somente para uso escolar. Venda proibida.
Pronomes pessoais atrelados ao uso do verbo to be (am, is e are)
É fundamental saber usar os pronomes, que nos ajudam a fazer substituições, evitando repetições em nossa fala e, principalmente, escrita. Os pronomes são usados para substituir nomes, objetos ou coisas,
PLANO DE ATIVIDADE 1
PLANO DE ATIVIDADE 1 Questão-Problema Para que serve e como funciona o filtro? Material - Filtro de Aquário - 2 Garrafas de Plástico 2L - Tesoura - Colher - Copo transparente - Terra - Areia de Aquário
CIÊNCIA E MEIO AMBIENTE Prof. Dr. Anderson Orzari Ribeiro
CIÊNCIA E MEIO AMBIENTE Prof. Dr. Anderson Orzari Ribeiro Tópico: A água Objetivos: i) identificação dos diferentes tipos de uso dos recursos hídricos e seu impacto ambiental, econômico e social ii) Ciclo
O olho que pensa, a mão que faz, o corpo que inventa
G eoff Rees Be neat h t he re ef, 199 2, s er igr af i a Fot o: Fau st o Fleur y O olho que pensa, a mão que faz, o corpo que inventa Com as proposições didáticas sugeridas, espera-se que os alunos possam
NIVEL PRATICANTE. Consultas de Registros Akáshicos PARTE 3. Tranformações e Prosperidade
NIVEL PRATICANTE Consultas de Registros Akáshicos PARTE 3 Tranformações e Prosperidade 1 MÓDULO 1 Sua Consulta : Legacia Financeira Esta parte do nível dos profissional é uma sessão de 3 partes que vai
O que você pode fazer...
O que você pode fazer... Colaborar é muito simples Não é preciso sacrificar o organismo ou o conforto individual e familiar com medidas drásticas de economia de água. O equilíbrio das condições ambientais
Unidades de volume. Com esta aula iniciamos uma nova unidade. Nossa aula. Volume ou capacidade
A UA UL LA Unidades de volume Introdução Com esta aula iniciamos uma nova unidade do Telecurso 2000: a Geometria Espacial. Nesta unidade você estudará as propriedades de figuras espaciais, tais como: o
Prof.ª Rosana Chagas. Elaboração da Situação de Aprendizagem MGME- CIÊNCIAS
Elaboração da Situação de Aprendizagem MGME- CIÊNCIAS 1 CONHECENDO O CICLO DE VIDA DO Aedes Aegypti Prof.ª Rosana Matias Das Chagas 2 Tempo previsto: Conteúdos e temas: Público Alvo: Competência e habilidades:
FAÇA VOCÊ MESMO UM FOGÃO SOLAR
Prepare seus alimentos com a energia do sol! FAÇA VOCÊ MESMO UM FOGÃO SOLAR www.sustentavelnapratica.net Elaborado por: Andrea Zimmermann e Fabio França FOGÃO SOLAR Características e vantagens: Uso de
Tutorial de animação
Tutorial de animação Uma animação nada mais é que uma sequência de imagens estáticas que, quando mostradas rapidamente, dão a ilusão de movimento. Selecionamos um conjunto de dicas para você, professor(a),
O que é Água Filtrada?
O que é Água Filtrada? Via Filtros Sistemas Filtrante 2015 Falar de água filtrada interessa a todos, afirmo isso porque eu mesmo já procurei muito sobre esse assunto e queria entender o porquê é importante
Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication
Uma Cidade para Todos Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Colaboração Nuno Oliveira, coordenador do Serviço de Psicologia do 1º ciclo do Ensino Básico da EMEC - Empresa Municipal
16 Comprimento e área do círculo
A UA UL LA Comprimento e área do círculo Introdução Nesta aula vamos aprender um pouco mais sobre o círculo, que começou a ser estudado há aproximadamente 4000 anos. Os círculos fazem parte do seu dia-a-dia.
Projeto - Desvendando o meio ambiente
Projeto - Desvendando o meio ambiente http://pixabay.com/pt/bola-sobrebal%c3%a3o-folhas-jornal-108651/ Público alvo: Educação Infantil Área: Natureza e Sociedade Duração: 8 semanas Justificativa: Tendo
Um momento, por favor
Um momento, por favor A UU L AL A Outro domingo! Novo passeio de carro. Dessa vez foi o pneu que furou. O pai se esforça, tentando, sem sucesso, girar o parafuso da roda. Um dos filhos então diz: Um momento,
Densímetro de posto de gasolina
Densímetro de posto de gasolina Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia Tema Materiais: propriedades Conteúdos Densidade, misturas homogêneas e empuxo Usos / objetivos Introdução ou aprofundamento do
Porque evitar o "NÃO" e a linguagem negativa. M. H. Lorentz
Porque evitar o "NÃO" e a linguagem negativa. M. H. Lorentz A linguagem tem por objetivo a comunicação entre os seres humanos, portanto quanto mais precisa for a linguagem, melhor será o resultado de nossa
Mão na roda. Projetos temáticos
Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Educação infantil Publicado em 2011 Projetos temáticos Educação Infantil Data: / / Nível: Escola: Nome: Mão na roda Justificativa A origem da invenção da
O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar.
O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar. O Programa Educativo Apetece-me é uma iniciativa da Nestlé Portugal que conta com o apoio da Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular
Água como solvente. Objectivos de Aprendizagem. No final desta lição, você será capaz de:
Lição N o 3 Água como solvente Objectivos de Aprendizagem No final desta lição, você será capaz de: Mencionar as propriedades físicas da água. Descrever a composição química da água. Material de apoio
O LIXO É UM LUXO! Atividade prática sobre reciclagem
Projetos para a Sala de Aula O LIXO É UM LUXO! Atividade prática sobre reciclagem 5 a a 8 a SÉRIES Softwares necessários: Microsoft excel 97 Microsoft powerpoint 97 Microsoft publisher 97 Guia do Professor
Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa
Meio Ambiente 4 0 a O - fu dame tal Cuidar da vida também é coisa de criança Justificativa PROJETOS CULTURAIS Na idade escolar, as crianças estão conhecendo o mundo (Freire, 1992), sentindo, observando,
Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática
Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,
Exercícios Resolvidos sobre probabilidade total e Teorema de Bayes
Exercícios Resolvidos sobre probabilidade total e Teorema de Bayes Para ampliar sua compreensão sobre probabilidade total e Teorema de Bayes, estude este conjunto de exercícios resolvidos sobre o tema.
Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.
Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo
A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil
A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil As crianças das novas gerações desde pequenas estão inseridas nesta realidade da tecnologia,
Software. GUIA DO PROFESSOR Fluxo de energia. Duração da Animação/simulação: 1 hora-aula
Fluxo de energia Conteúdos: Tempo: Objetivos: Descrição: Ecologia: fluxo de energia Duração da Animação/simulação: 1 hora-aula Apresentar o conceito de fluxo de energia e biomassa nos ecossistemas e simular
Sumário. Prefácio... xi. Prólogo A Física tira você do sério?... 1. Lei da Ação e Reação... 13
Sumário Prefácio................................................................. xi Prólogo A Física tira você do sério?........................................... 1 1 Lei da Ação e Reação..................................................
Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.
12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar
ELABORAÇÃO DE REGISTOS
ELABORAÇÃO DE REGISTOS Excerto de Methodological Guide, Inquiry-Based Science Education: Applying it in the Classroom (capítulo 5) Os registos relativos às actividades que os alunos realizam podem ter
Química na cozinha: www.interaulaclube.com.br
Química na cozinha: funções químicas Na Aula 43, você estudou um processo chamado fermentação, que determinados seres vivos promovem para sobreviver. Você aprendeu qual a importância da fermentação para
Revisão - Reveja os pontos principais, o Plano de Ação ou os tópicos da discussão do encontro anterior.
Preparação do Instrutor Trazer para a reunião/encontro de vendas: DVD : Módulo 9 Aparelho de DVD e TV Flip chart e canetas ( pincel atômico) Canetas/lápis apontados Manuais dos participantes (workbooks)
EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL 2 A PROJETO ARCA DE NOÉ INTRODUÇÃO
EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL 2 A PROJETO ARCA DE NOÉ INTRODUÇÃO Foram dois os fatores que contribuíram para a formação do projeto Arca de Noé. O interesse das crianças da sala do infantil 2 A por animais
Nada melhor do que colocar em prática os conhecimentos obtidos em nossas aulas, confeccionando um incrível álbum de vegetais.
Nome: Nº: 2º ano Trabalho Interdisciplinar de Ciências e Informática 3º Bimestre Data: Durante este bimestre aprendemos que as plantas, também chamadas de vegetais, são seres vivos, já que nascem, crescem
Que equipe da sala conseguirá percorrer os jogos em menor tempo?
Projeto mão na massa O professor deve ser capaz de observar, analisar, tirar proveito das experiências, organizar as ideias, debater, pesquisar e questionar-se.estas, se.estas, são competências que todo
Exercícios Teóricos Resolvidos
Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar
Planetário de pobre. Introdução. Materiais Necessários. Vamos simular e entender o movimento da abóbada celeste com uma montagem simples e barata.
dução Vamos simular e entender o movimento da abóbada celeste com uma montagem simples e barata. Retirado de Rodolfo Caniato, O Céu, ed. Ática, 1990. Cadastrada por Lucas Assis Material - onde encontrar
FÍSICA EXPERIMENTAL C
FÍSICA EXPERIMENTAL C EXPERIÊNCIA 1 CARGA ELÉTRICA 1. MATERIAIS Papel toalha. Folha de papel. Folha de papel alumínio. Barra de polipropileno (cor cinza). Barra de acrílico (transparente). Placa de policarbonato.
O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica
O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes
Solução da prova da 1 a fase OBMEP 2008 Nível 1
OBMEP 00 Nível 1 1 QUESTÃO 1 Como Leonardo da Vinci nasceu 91 anos antes de Pedro Américo, ele nasceu no ano 14 91 = 145. Por outro lado, Portinari nasceu 451 anos depois de Leonardo da Vinci, ou seja,
Agora é só com você. Geografia - 131
Geografia - 131 3 Complete: O espaço da sala de aula é um domínio delimitado por um(a)..., que é sua fronteira. Ainda em grupo faça o seguinte: usando objetos como lápis, palitos, folhas e outros, delimite
COMO FAZER CAMISETAS USANDO STÊNCIL
COMO FAZER CAMISETAS USANDO STÊNCIL por: Danelectro Olá, amigos! Como vocês já devem ter percebido, o mundo moderno está repleto de coisas iguais. Carros, computadores, móveis, comida: tudo é fabricado
PROJETO PIBID JOGO DO LUDO. Palavras chave: Jogo do Ludo. Educação Infantil. Matemática na Educação Infantil.
PROJETO PIBID JOGO DO LUDO Ana Paula do Valle 1 Kamylla Canalli 2 Lucilene Paixão 3 Neila Tonin Agranionih 4 Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento da sequência didática Jogo
Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente
Energia Eólica Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Tema Eletricidade / usos da energia / uso dos recursos naturais Conteúdos Energia eólica / obtenção de energia e problemas ambientais
Professor Ventura Ensina Tecnologia
Professor Ventura Ensina Tecnologia Experimento PV004 Aerobarco Ensino Fundamental Direitos Reservados = Newton C. Braga 1 Prof. Ventura Ensina Tecnologia Aerobarco Neste interessante experimento montaremos
5 Montagem Circuítos
Montagem 5 Circuítos Ambiente de trabalho: Para trabalhar com montagem eletrônica e reparação de equipamentos o técnico precisa de algumas ferramentas, são elas: 1 - Ferro de solda: O ferro de solda consiste
TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER*
TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* * Microsoft Windows MovieMakeré um programa da Microsoft Corporation. A versão utilizada é a 5.1 que já vem instalada no Microsoft Windows
Inventario de produtos
Inventario de produtos Parar o TAC. Gerar o inventario. Informações de erros na importação de produtos. Produtos sem código tributário associado. A posse de produtos no Thotau. Como corrigir as posses
Tutorial - Limpeza de Carburador
Tutorial - Limpeza de Carburador Retirado do Site Pequenas Notáveis (http://www.pequenasnotaveis.com.br) Autor = bravo18br 10 de Julho de 2005 Bem detalhado como o pessoal gosta. Esse tutorial foi feito
ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2015
SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2015 Caro (a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados na
4. PALAVRAS-CHAVE Tempo;,relógio, horas, construção, amizade, cooperação.
DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL 1. TÍTULO DO PROGRAMA As Histórias do Senhor Urso 2. EPISÓDIO TRABALHADO O Relógio 3. SINOPSE DO EPISÓDIO ESPECÍFICO Alguns animais que são amigos brincam juntos e, nessas
41 Por que não bebemos água do mar?
A U A UL LA Por que não bebemos água do mar? Férias no verão! Que maravilha! Ir à praia, tomar um solzinho, nadar e descansar um pouco do trabalho. Enquanto estamos na praia nos divertindo, não devemos
Sumário ÁGUA, SOLO E SER HUMANO...52 AMBIENTE E SERES VIVOS... 10
Sumário 1 AMBIENTE E SERES VIVOS... 10 Módulo 1 Explorar o Pantanal...10 O que já sei......11 Atividade prática...11 Uma visão panorâmica do ambiente...12 Hora da leitura Águas comandam a vida no Pantanal...15
A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Tá, entendi. Agora, como eu vou fazer isso?
A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Em 18 de Março de 2013, o mundo inteiro vai sorrir mais bonito. Neste dia, realizaremos juntos em todo o Brasil, 10 países da América Latina e Portugal a MAIOR TRIAGEM
Você pode dizer isso de novo! Compressão de Texto
Atividade 3 Você pode dizer isso de novo! Compressão de Texto Sumário Desde que os computadores possuíam apenas uma quantidade limitada de espaço para armazenar informações, estes precisavam armazená-las
A Torre de Hanói e o Princípio da Indução Matemática
A Torre de Hanói e o Princípio da Indução Matemática I. O jogo A Torre de Hanói consiste de uma base com três pinos e um certo número n de discos de diâmetros diferentes, colocados um sobre o outro em
A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM
A Tua Frase Poderosa Coaches Com Clientes: Carisma Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM Introdução Neste pequeno texto pretendo partilhar contigo onde os coaches falham ao apresentarem-se
AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 32
AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 32 9º NO DO ENSINO FUNDAMENTAL - 1º ANO DO ENSINO MÉDIO OBJETIVO Diversos experimentos, usando principalmente água e materiais de fácil obtenção, são
10 estratégias para gerar tráfego para seu blog
Este E-book pode ser distribuído livremente. Autor : William Rossi http://www.sucessocomocriar.com/blog William Rossi - http://www.sucessocomocriar.com/blog Página 1 O maior problema que os blogueiros
A brisa do mar está ótima!
A brisa do mar está ótima! Mais um fim de semana. Cristiana e Roberto vão à praia e convidam Maristela para tomar um pouco de ar fresco e de sol, e tirar o mofo! É verão e o sol já está bem quente. Mas
Nesta experiência vamos ver que o conceito de temperatura pode ser subjectivo.
Estudo do Meio Físico-Natural I P06 - Termodinâmica 1 Objectivo Realizar várias experiências relacionadas com termodinâmica. 2 Quente ou frio? Nesta experiência vamos ver que o conceito de temperatura
Imagens Mentais Por Alexandre Afonso
2 Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 1ª Edição, 08/04/2016 As novas edições serão sempre disponibilizadas no link: http://alexandreafonso.com.br/e book imagens mentais 2016 alexandreafonso.com.br. Todos
Mostrar os Objetos 10 Contar a história seguindo os slides (anexo1) 40
Aula 1: A história do banheiro Tema Mostrar ao aluno como era a vida das pessoas que não possuíam os recursos sanitários conhecidos hoje, a história de como surgiu à necessidade dos mesmos, sua origem
COMPLEMENTO MATEMÁTICO
COMPLEMENTO MATEMÁTICO Caro aluno, A seguir serão trabalhados os conceitos de razão e proporção que são conteúdos matemáticos que devem auxiliar o entendimento e compreensão dos conteúdos de Química. Os
Vamos fazer um mundo melhor?
Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.
Unidade 1: A Bíblia: Um Guia de Sobrevivência e Vitória A Bíblia é como uma Semente: Ela pode ser Plantada em meu Coração
Unidade 1: A Bíblia: Um Guia de Sobrevivência e Vitória A Bíblia é como uma Semente: Ela pode ser Plantada em meu Coração Para as crianças de 7 e 8 anos, este trimestre inicia enfatizando o Fruto, do Crescimento.
Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele
O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava
Seis dicas para você ser mais feliz
Seis dicas para você ser mais feliz Desenvolva a sua Espiritualidade A parte espiritual é de fundamental importância para o equilíbrio espiritual, emocional e físico do ser humano. Estar em contato com
Como fazer o seu próprio escudo medieval
Dark Ages - idade média www.sec11.cjb.net [email protected] Idade média Como fazer o seu próprio escudo medieval Existem dois métodos, um simples e o outro bem mais elaboro. 1. O método simples:
Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de
1 Nesta aula veremos a importância da coordenação motora para o desenhista e como ela pode ser desenvolvida através de exercícios específicos. (Mateus Machado) A IMPORTANCIA DA COORDENAÇÃO MOTORA Antes
Sequência (Níveis) na medida de área
Sequência (Níveis) na medida de área Comparação A: Decalques da mão Rectângulo e triângulo Sobreposição das mãos Unidades não Estandardizadas Unidades Estandardizadas Concreto Representacional Símbólico
Volumes Exemplo1: Exemplo2:
Volumes Exemplo1: Esta garrafa está cheia. Ela contém 90 mililitros (90 ml) de refrigerante: Volume 90 ml Isso significa que 90 ml é a quantidade de líquido que a garrafa pode armazenar: Capacidade 90
Simulado OBM Nível 2
Simulado OBM Nível 2 Gabarito Comentado Questão 1. Quantos são os números inteiros x que satisfazem à inequação? a) 13 b) 26 c) 38 d) 39 e) 40 Entre 9 e 49 temos 39 números inteiros. Questão 2. Hoje é
GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar.
GRUPOS são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. QUANTOS ADOLESCENTES A SUA CLASSE TEM? Pequenos (de 6 a 10 pessoas) Médios ( de 11 pessoa a 25 pessoas) Grandes ( acima
BOLAS AO ALTO - MALABARISMO COM BOLINHAS DE PAINÇO PARA ADOLESCENTES
OFICINA Nº: 02 BOLAS AO ALTO - MALABARISMO COM BOLINHAS DE PAINÇO PARA ADOLESCENTES ÁREA: Circo FAIXA ETÁRIA: 13 a 16 anos. CARGA HORÁRIA: 03 horas. OBJETIVOS: Conhecer o universo do circo e suas vertentes.
Mistérios no banheiro: o que é isso entre os azulejos?
Mistérios no banheiro: o que é isso entre os azulejos? Eixo(s) temático(s) Vida e ambiente Tema Água e vida / o caminho cíclico dos materiais no ambiente / a reprodução e a ocupação de novos ambientes
Hoje estou elétrico!
A U A UL LA Hoje estou elétrico! Ernesto, observado por Roberto, tinha acabado de construir um vetor com um pedaço de papel, um fio de meia, um canudo e um pedacinho de folha de alumínio. Enquanto testava
Revisão de combinatória
A UA UL LA Revisão de combinatória Introdução Nesta aula, vamos misturar os vários conceitos aprendidos em análise combinatória. Desde o princípio multiplicativo até os vários tipos de permutações e combinações.
A Experimentação Investigativa no Ensino de Química: Reflexões. partir do PIBID FRANCIELLE DA SILVA BORGES ISIS LIDIANE NORATO DE SOUZA CURITIBA 2013
A Experimentação Investigativa no Ensino de Química: Reflexões de práticas experimentais a partir do PIBID FRANCIELLE DA SILVA BORGES ISIS LIDIANE NORATO DE SOUZA CURITIBA 2013 PIBID- Programa Institucional
Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio
Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio 1. Substitua as palavras destacadas e copie as frases, tornando os fragmentos abaixo mais elegantes, além de mais próximos à língua padrão e à proposta
