Dicas úteis para ir às compras

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dicas úteis para ir às compras"

Transcrição

1

2 Dicas úteis para ir às compras É importante ter em mente que o consumo de produtos (inclusive a sua produção, transporte e distribuição) representa cerca de 50% das emissões que contribuem para as alterações climáticas. Pelo que ao seguir as dicas abaixo pode ajudar a: Reduzir o desperdício de recursos Reduzir a sua pegada ecológica e a pegada hídrica Promover uma economia circular e fomentar a produção sustentável Preservar a biodiversidade e contribuir para a sustentabilidade do ambiente Ser mais saudável

3 Antes de ir às compras 1. Planeie e organize uma ida às compras É por isso importante preparar e organizar: 1.º Passo: Planear a semana em termos de refeições e necessidades da família. Para uma boa economia doméstica é vantajoso efetuar as compras semanalmente, para saber com exatidão o que é necessário, evitando mais facilmente desperdícios ou faltas que impeçam o que gostaríamos de fazer, com uma melhor gestão do orçamento. Se planear as refeições antecipadamente, pode também planear o que necessita comprar para toda a semana. Ao ter uma visão das refeições diárias, pode equilibrar as mesmas, por exemplo, alternar carne e peixe, variar nos acompanhamentos (massa, arroz, leguminosas, batata ), garantir que há sempre legumes frescos 2º Passo: Elaborar uma lista de compras. A lista deve ser efetuada em casa, tendo em conta a despensa, o frigorífico, e o plano alimentar semanal. É uma forma de poupar tempo e também de poupar dinheiro pois se seguir a lista não irá ceder tão facilmente a tentações e promoções, não irá comprar produtos desnecessários ou até mesmo esquecer de comprar algum produto que lhe faz falta o que implica voltar novamente às compras só por um ou dois produtos, o que leva à compra de mais produtos que podem não ser tão necessários.

4 Antes de ir às compras 2. Consulte e procure informação dos vários mercados Esta é também a altura ideal para consultar os folhetos/cupões/vales de desconto. Se algum dos produtos que estava a pensar comprar estiver com alguma promoção então verifique com atenção se vale a pena comprar mais unidades/quantidade. E não se esqueça que as promoções estão sempre a acontecer, por isso, mesmo que não aproveite agora, aproveita numa próxima vez. Tenha em conta o período de validade do produto e a quantidade que figura na alimentação semanal. VALE 20% Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea. VALE 30% Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea. VALE 40% 3. Verifique o saldo financeiro disponível Esta lista deve ser também elaborada tendo em conta o orçamento e o dinheiro disponível para a ida às compras. No início do mês o orçamento será maior pelo deve ajustar a sua lista de compras consoante o momento do mês em que se encontra. Outro ponto a ter em conta é as vantagens e desvantagens de pagar em dinheiro ou em cartão. Se levar dinheiro consigo isso pode ajudar a ter uma melhor noção de quanto está a gastar com as suas compras. Por outro lado se o valor gasto não corresponder ao valor que levou poderá ser tentador gastar o restante. Além da questão da segurança, dado que é mais seguro ter o cartão de débito ao invés do dinheiro. Evite a utilização do cartão de crédito, pois irá pagar juros desnecessários.

5 Antes de ir às compras 4. Escolha o local para as compras. Depois de elaborar a lista, é importante escolher qual o estabelecimento comercial. E aqui a escolha vai variar de acordo com: O que vai precisar, o tempo que tem disponível, e a distância a que fica o estabelecimento comercial. Se é preciso fazer compras em grande quantidade é mais fácil recorrer a uma grande superfície, onde tem mais oferta; Se vai apenas buscar alguns artigos o ideal será ir a um supermercado, mais perto de casa. 5. Faça as compras com tempo! Fazer as compras com tempo é o ideal para poder ponderar o que vai comprar. Se estiver com pressa terá menos paciência para procurar os produtos com melhor relação preço/qualidade. E nunca faça compras com fome! Muitos estudos indicam que fazer compras com fome aumenta as probabilidades de comprar produtos que não precisa, normalmente pouco equilibrados nutricionalmente. 6. Leve sacos de compras reutilizáveis (incluindo isotérmicos) Para tornar as suas compras ainda mais sustentáveis leve sacos reutilizáveis. Incluindo os isotérmicos para os congelados.

6 Às voltas no supermercado 7. Prepare-se para ser seduzido Os estabelecimentos comerciais, nomeadamente as grandes superfícies são concebidos de forma a dar a conhecer ao consumidor a sua ampla oferta, num espaço atrativo e confortável para motivar a compra. Os espaços e a colocação dos produtos nas prateleiras estão estudados, os hábitos e os comportamentos de consumo dos consumidores são conhecidos, as suas preferências avaliadas e procura-se oferecer um espaço facilitador e agradável, com música e informação no ar, cheiros e aromas, e uma boa apresentação dos frescos com borrifador de água. 8. Escolha o seu percurso de compras Utilize a sua lista de compras para traçar um percurso dentro do supermercado. E lembre-se que os últimos da lista a serem adquiridos são os produtos refrigerados/congelados, para não correr o risco de descongelar e perder qualidades. Deve levar estes alimentos para casa o mais depressa possível. O ideal é que os transporte em sacos isotérmicos, sobretudo se o trajeto entre a loja e o seu domicilio for relativamente longo. 9. Verifique as prateleiras de alto a baixo Procure sempre olhar para as prateleiras de alto a baixo, pois as escolhas mais acertadas e ajustadas às nossas necessidades e orçamento nem sempre saltam à vista. Em destaque estão os produtos com marcas mais conhecidas e com uma localização fácil para o consumidor. Para escolher é preciso também procurar, percorrendo todas as prateleiras e escolher de acordo com as suas necessidades e orçamento.

7 Às voltas no supermercado 10. Os produtos de marca própria são uma boa opção Os produtos de marca própria das cadeias de distribuição são uma boa opção e apresentam uma boa relação qualidade/preço, nomeadamente na categoria de produtos alimentares onde segundo um recente estudo da DECO PROTESTE os produtos de marca própria são de boa qualidade. 11. Comparar, comparar, comparar Só pela comparação dos diferentes produtos (marcas/quantidades/características/preços) poderá saber qual a escolha mais acertada. Mais importante do que olhar para o preço é perceber a quantidade de produto que estamos a comprar e fazer a relação preço quantidaderelativamente longo. estiver a pagar confira sempre se o valor registado é igual ao que está anunciado. 13. Leia os rótulos com atenção O rótulo é basicamente o bilhete de identidade do produto que vamos comprar. É lá que encontramos informações essenciais sobre as caraterísticas do produto, nomeadamente o prazo de validade, os ingredientes, o modo de usar, o fabricante, o modo de produção. Para aprender mais sobre rotulação clique aqui (Tabelas nutricionais e rótulos dos alimentos) SUMO SUMO 12. Avalie as promoções e descontos Sempre que compense devemos aproveitar as promoções, mas resista ao impulso do momento. Verifique o preço/quantidade, os prazos de validade e avalie o desconto que lhe é oferecido. E quando

8 Às voltas no supermercado 14. Verifique o prazo de validade dos produtos alimentares Aqui é importante distinguirmos a Durabilidade Mínima que é quando temos indicado: Consumir de preferência antes de Consumir de preferência antes do fim de Que podemos encontrar em produtos não tão perecíveis como bolachas ou cereais. E que se consumirmos uns dias depois de terminar o prazo de validade, poderemos detetar alterações a nível do sabor, cheiro, textura mas em termos de segurança alimentar ainda é relativamente seguro os consumirmos. No caso dos alimentos perecíveis como queijo fresco, e as carnes de aves, por exemplo, estamos a falar da Data limite de consumo em que nos é indicado o dia limite para o consumo daquele produto. 15. Escolha produtos amigos do ambiente Para se certificar de que o produto que está a adquirir tem um bom desempenho ambiental, o consumidor pode guiar-se pelos símbolos ecológicos. A rotulagem ecológica tem dois grandes objetivos: promover a produção e a venda de produtos cujo impacto ambiental é menor e facilitar a sua fácil identificação. Aqui estão 4 exemplos de rótulos ecológicos que podem confiar e que devem procurar nos produtos: Rótulo Ecológico Esta certificação foi criada pela União Europeia em 1992 e é atribuída a produtos que, comparados com outros similares, têm um impacto reduzido no ambiente durante todo o ciclo de vida.

9 Às voltas no supermercado Ponto Verde - Sempre que surge o símbolo do ponto verde significa que o fabricante, embalador ou distribuidor contribui financeiramente para um sistema de recolha seletiva para que as suas embalagens sejam recolhidas, separadas e recicladas ou incineradas contribuindo para um ambiente melhor. Etiqueta energética dos equipamentos elétricos ajuda a escolha de equipamentos que permitem reduzir o consumo energético ou tem um melhor desempenho energético. Outros símbolos ou designações amigas do ambiente são opções do fabricante. Eurofolha Este é o símbolo de um produto de agricultura biológica. Estes produtos podem ser mais caros no entanto os produtos que têm este rótulo têm um impacto ambiental reduzido. Outros símbolos ou designações amigas do ambiente são opções do fabricante.

10 Às voltas no supermercado 16. Reduza as Embalagens A escolha de produtos sem embalagem (ou com pouca embalagem) é dos comportamentos mais importantes e com mais benefícios para o ambiente. Sabia que cada europeu produz anualmente cerca de 522 Kg resíduos urbanos? Claro que há casos em que a embalagem é indispensável. Neste caso, sempre que possível, devemos optar pelas embalagens compostas apenas por um único material. O facto de ser composto por dois materiais dificulta a separação para reciclagem. As frutas e legumes são um excelente exemplo para a questão da embalagem, pois muitas vezes são oferecidas em dupla embalagem, o que poderia ser evitado. Embora as embalagens sejam importante para o bom acondicionamento de alguns alimentos ou produtos é importante fazer opções ambientalmente mais sustentáveis 17. Produtos de tamanho familiar ou individual? Em termos de embalagem devemos também, sempre que possível, preferir embalagens de tamanho familiar (também geralmente apelidadas de embalagens económicas) relativamente às embalagens ditas individuais, pois reduz embalagem e desperdício o pode ter vantagens mais económicas. Mas se o orçamento disponível é mais reduzido ou se estamos perante uma necessidade individual, então a optar por um produto individual será a melhor opção. 2L 1L 33cl

11 Às voltas no supermercado 18. Escolha o produto da época Informe-se sobre a origem e a estação própria das frutas e legumes. As nossas escolhas têm sempre impacto no ambiente. Se optarmos por produtos locais estaremos a preferir produtos que envolvem um menor consumo de recursos, nomeadamente de energia para o seu transporte até ao estabelecimento comercial. Quanto menor a distância do local de produção ao local de venda mais sustentável é esse alimento. Além disso se consumir na época própria, aproveita todo o seu sabor e a melhor relação entre qualidade e preço. Contudo a diversidade e a possibilidade de uma escolha alargada também é muito importante nos dias de hoje para os consumidores, que podem aceder a todos os produtos vindos de todas as partes do mundo 19. Bons critérios para a escolha da carne e do pescado Do ponto de vista da sustentabilidade e também da segurança alimentar é importante saber interpretar a rotulagem da carne e do pescado, e conhecer os critérios de escolha para estes alimentos por exemplo, saber avaliar a sua frescura e a sua boa qualidade. A origem das carnes de aves, suíno, ovino (borrego) e caprino (cabrito), sejam estas frescas, refrigeradas ou congeladas, deverá também ser indicada na rotulagem. Até agora, tal só se aplicava à carne de bovino (vaca ou vitelo). Todos os produtos da pesca, inclusive os provenientes da aquicultura e os mariscos, devem indicar obrigatoriamente: denominação comercial da espécie; método de produção (Identifica a forma de obtenção da espécie: pesca extrativa; capturado em água doce; criado em aquicultura); zonas de captura: Para uma escolha de pescado sustentável, o consumidor deve saber em que categoria de consumo as

12 Às voltas no supermercado espécies de pescado se encontram, o tamanho mínimo de captura e a sua sazonalidade. Há espécies que podemos consumir frequentemente, mas outras pelo seu risco ou ameaça de extinção devem ter um consumo mais moderado. 20. Verifique e guarde os talões de compra No final, verifique a sua conta e guarde o talão pois poderá sempre haver alguma situação para reclamar ou devolver e precisa de um meio de prova.

13 De volta a casa Como arrumar as compras para uma boa conservação dos produtos alimentares. 21. Tudo tem o seu lugar Depois de feitas as compras, é importante seguir de imediato para casa, para evitar que os produtos frescos, mais perecíveis ou congelados, comecem a perder as suas boas qualidades. Siga as indicações dos rótulos para guardar os produtos nos sítios ideais. Os produtos frescos devem ser colocados no frigorífico Os congelados devem ser guardados de imediato no congelador. A despensa deve ser o espaço para as mercearias e produtos que não careçam de frio para a sua boa conservação. Prateleira superior do frigorífico: Iogurtes, queijo, compotas e maionese. Zona intermédia: Junto da serpentina de refrigeração, coloque os alimentos mais sensíveis, como carne e peixe crus, fiambre e pratos cozinhados. Acondicione cada alimento no seu recipiente. Gaveta: Fruta e legumes frescos. Porta: Leite, sumos, ovos e manteiga. Gavetas do congelador: Organize os alimentos conforme lhe parecer mais lógico. Não há nenhuma ordem especial para arrumar os produtos no congelador. A arrumação dos alimentos no frigorífico é muito importante para a sua conservação. E aí temos que distribuir corretamente os alimentos pelas diferentes zonas de frio do equipamento.

14 De volta a casa 22. Aproveite e reaproveite Para combater o desperdício alimentar tenha sempre o cuidado de ajustar a quantidade de alimentos que vai cozinhar e não se esqueça de aproveitar as sobras para confecionar outros pratos. 23. Reciclagem Por último faça a separação dos resíduos, em especial das embalagens. É também um contributo importante para a sustentabilidade. O melhor resíduo é aquele que não é produzido e como tal devemos sempre que possível colocar em prática todas as dicas que aqui falámos.

Guia de compras. Em colaboração com

Guia de compras. Em colaboração com Em colaboração com Dicas úteis para ir às compras O consumo de produtos inclui muito mais do que a nossa viagem ao supermercado para a sua compra e consumo. É importante termos em mente que se contabilizarmos

Leia mais

Às voltas no supermercado

Às voltas no supermercado Às voltas no supermercado As idas às compras fazem parte da rotina de qualquer família e são muito importantes. Temos de saber comprar de forma inteligente e sustentável. E o que quer dizer sustentável?

Leia mais

A Transformação dos Alimentos

A Transformação dos Alimentos Unidade 2 A Transformação dos Alimentos Na fábrica e na cozinha O QUE VAMOS APRENDER? Sumário Página A transformação dos alimentos. 2 A conservação dos alimentos.... 7 Como é que se organiza o frigorífico?.

Leia mais

Datas de validade: Saber a diferença, faz a diferença

Datas de validade: Saber a diferença, faz a diferença 2019-02-14 16:53:35 Já falámos em tempos na importância que tem a cor e a temperatura da luz, principalmente em espaços comerciais. Além disso, há várias informações que relacionam a disposição dos produtos

Leia mais

A LEITURA DO RÓTULO. O que é obrigatório constar no rótulo?

A LEITURA DO RÓTULO. O que é obrigatório constar no rótulo? A LEITURA DO RÓTULO A rotulagem dos alimentos tem como objectivo informar os consumidores sobre as características dos produtos alimentares embalados, pelo que a escolha dos alimentos, nos pontos de venda

Leia mais

Como fazer uma ementa equilibrada e económica

Como fazer uma ementa equilibrada e económica Como fazer uma ementa equilibrada e económica Alexandra Bento alexandrabento@apn.org.pt Tendência de consumo alimentar Consumo alimentar fora de casa, Marktest 2006: Essencialmente Almoço 36,5% durante

Leia mais

20 DE MARÇO DE 2019 CAMPUS CARCAVELOS

20 DE MARÇO DE 2019 CAMPUS CARCAVELOS 20 DE MARÇO DE 2019 CAMPUS CARCAVELOS LOREM IPSUM DOLOR SIT AMET, CONSECTETUR ADIPISCING ELIT, SED DO EIUSMOD TEMPOR INCIDIDUNT UT LABORE ET DOLORE MAGNA ALIQUA. UT ENIM AD MINIM VENIAM, QUIS NOSTRUD EXERCITATION

Leia mais

VEM AÍ A MAIOR PUBLICAÇÃO DO LIVE MARKETING BRASILEIRO

VEM AÍ A MAIOR PUBLICAÇÃO DO LIVE MARKETING BRASILEIRO VEM AÍ A MAIOR PUBLICAÇÃO DO LIVE MARKETING BRASILEIRO ANUÁRIO BRASILEIRO DE LIVE MARKETING 2019 Trazendo como temática a DIVERSIDADE NA NOVA COMUNICAÇÃO e seu papel no engajamento das marcas com seus

Leia mais

VEM AÍ A MAIOR PUBLICAÇÃO DO LIVE MARKETING BRASILEIRO

VEM AÍ A MAIOR PUBLICAÇÃO DO LIVE MARKETING BRASILEIRO VEM AÍ A MAIOR PUBLICAÇÃO DO LIVE MARKETING BRASILEIRO ANUÁRIO BRASILEIRO DE LIVE MARKETING 2019 Trazendo como temática a DIVERSIDADE NA NOVA COMUNICAÇÃO e seu papel no engajamento das marcas com seus

Leia mais

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos Resíduos Perigosos

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos Resíduos Perigosos Resíduos Perigosos O QUE SÃO? Resíduos Perigosos definem-se como um tipo de resíduos que contêm propriedades perigosas, sejam elas inflamáveis, explosivas ou toxicas. Podem ser encontrados em vários produtos,

Leia mais

GUIA PRÁTICO Como poupar numa ida às compras.

GUIA PRÁTICO Como poupar numa ida às compras. GUIA PRÁTICO DO CONSUMIDOR DEZEMBRO 1 GUIA PRÁTICO Como poupar numa ida às compras. INTRODUÇÃO A ida às compras já não é uma opção, mas sim uma necessidade. O nosso estilo de vida assim o dita. Por isso,

Leia mais

IX Fórum Regional São Paulo, SP 17/05/18

IX Fórum Regional São Paulo, SP 17/05/18 IX Fórum Regional São Paulo, SP 17/05/18 Regras para alocação de endereços IP e ASN e Como participar Ricardo Patara O que são? COMPOSTO POR DUAS PARTES Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing

Leia mais

Atenção: Esse produto pode ser pago pelos seus fornecedores.

Atenção: Esse produto pode ser pago pelos seus fornecedores. Atenção: Esse produto pode ser pago pelos seus fornecedores. E AGORA? ACERTOU, ESTAMOS FALANDO DA FORMA COMO SE PROMOVE UMA MARCA HOJE. A realidade SEU CLIENTE ENTRA NO SEU ESTABELECIMENTO NEM TE CUMPRIMENTA

Leia mais

O Semáforo Nutricional

O Semáforo Nutricional As idas às compras fazem parte da rotina de qualquer família e são muito importantes. Temos de saber comprar de forma inteligente e sustentável. E o que quer dizer sustentável? Sustentável é um adjetivo

Leia mais

ENERGIA NATUREZA SUSTENTABILIDADE CONSUMO MEIO AMBIENTE. Guia Financeiro

ENERGIA NATUREZA SUSTENTABILIDADE CONSUMO MEIO AMBIENTE. Guia Financeiro ENERGIA SUSTENTABILIDADE NATUREZA MEIO AMBIENTE CONSUMO Guia Financeiro 3 Você é um consumidor responsável? Analisar hábitos de consumo deve fazer parte do seu planejamento financeiro, sabia? Você não

Leia mais

Este manual foi desenvolvido para orientar a utilização da identidade visual da Tellus observando pontos como padrões gráficos cores, e formas.

Este manual foi desenvolvido para orientar a utilização da identidade visual da Tellus observando pontos como padrões gráficos cores, e formas. MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Este manual foi desenvolvido para orientar a utilização da identidade visual da Tellus observando pontos como padrões gráficos cores, e formas. O uso correto da logo é fundamental

Leia mais

A sua vida + simples.

A sua vida + simples. A sua vida + simples. Tudo fresco, gostoso e prontinho para deixar o seu dia a dia mais fácil. DIRETO DA HORTA! Shimeji GOSTOSO! Temperos do chef SAUDÁVEL! Farofa de quinoa IRRESISTÍVEL! Salmão grelhado

Leia mais

Índice. O manual de identidade visual. A família tipográfica

Índice. O manual de identidade visual. A família tipográfica Índice 1 I. I. O manual de identidade visual 2 2.2. A família tipográfica 3 3.3. 3.1 3.1 3.2 3.2 3.3 3.3 3.4 3.4 3.5 3.5 3.6 3.6 Convenções sobre a utilização do logótipo A cor no logótipo Comportamento

Leia mais

Como podemos compartilhar arquivos na Internet?

Como podemos compartilhar arquivos na Internet? WEB Como podemos compartilhar arquivos na Internet? Alice Bob Para ser mais específico Lorem ipsum dolor Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore

Leia mais

Manual de uso de marca

Manual de uso de marca Manual de uso de marca Sumário Introdução...03 Versão Preferencial...04 Padrão Cromático...05 Tipografia...06 Margem de segurança...07 Versão tons de cinza...08 Aplicações sobre fundos...09 Uso Incorreto...10

Leia mais

APRESENTAÇÃO. O manual de marca gráfica é um documento. claras em relação ao uso da marca. O manual contempla

APRESENTAÇÃO. O manual de marca gráfica é um documento. claras em relação ao uso da marca. O manual contempla M A N U A L D E M A R C A APRESENTAÇÃO O manual de marca gráfica é um documento desenvolvido com o intuito de consolidar o bem mais valioso que uma instituição pode ter: a sua marca. Esse manual auxilia

Leia mais

16 de outubro DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

16 de outubro DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 16 de outubro DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO Desde 1979, a FAO (Fundo Alimentar Mundial) celebra o Dia Mundial da Alimentação a 16 de outubro, com o objetivo de alertar para a fome e a desnutrição, que ainda

Leia mais

na mira dos clientes Supermercados

na mira dos clientes Supermercados Supermercados Preço e qua na mira dos clientes Os clientes do El Corte Inglés e do Jumbo, seguidos de perto pelos do Pingo Doce são os que se revelam mais satisfeitos s nossas análises aos preços nos supermercados

Leia mais

HTML & CSS. uma introdução

HTML & CSS. uma introdução HTML & CSS uma introdução HTML hypertext markup language CSS cascading style sheet linguagem de marcação que dá ao conteúdo estrutura e significado linguagem de estilo que dá ao conteúdo estilo e aparência

Leia mais

A PREVENÇÃO faz a diferença

A PREVENÇÃO faz a diferença Saúde Alimentar 1 - Rotulagem 1 Informações obrigatórias no rótulo do produto alimentar Diariamente são lançados no mercado produtos alimentares através de fortes estratégias de marketing e publicidade

Leia mais

Princípios e Recomendações Maio 2006 João Carlos Dória Médico Veterinário D. R. Veterinária

Princípios e Recomendações Maio 2006 João Carlos Dória Médico Veterinário D. R. Veterinária SEGURANÇA ALIMENTAR Princípios e Recomendações Maio 2006 João Carlos Dória Médico Veterinário D. R. Veterinária Princípios da segurança alimentar A política de segurança dos alimentos deve basear-se numa

Leia mais

Guia de padronização de marca

Guia de padronização de marca Guia de padronização de marca Guia de padronização de marca Este é o guia de uso da logomarca Ábaco. Nele mostraremos como se deve aplicar a marca e seu símbolo, prevendo diversos padrões de utilização

Leia mais

COMO ORGANIZAR A SUA MARMITA. Assessoria de Assuntos Estudantis - Pró-Reitoria de Ensino. Assistência Estudantil. Campus Serra

COMO ORGANIZAR A SUA MARMITA. Assessoria de Assuntos Estudantis - Pró-Reitoria de Ensino. Assistência Estudantil. Campus Serra COMO ORGANIZAR A SUA MARMITA Assessoria de Assuntos Estudantis - Pró-Reitoria de Ensino Assistência Estudantil Campus Serra COMO ORGANIZAR A SUA MARMITA Escolha Escolha uma uma marmita marmita que que

Leia mais

I Seminário de Fiscalização, Infrações e Sanções em Telecomunicações. 2º Painel - Transparência da Fiscalização

I Seminário de Fiscalização, Infrações e Sanções em Telecomunicações. 2º Painel - Transparência da Fiscalização I Seminário de Fiscalização, Infrações e Sanções em Telecomunicações 2º Painel - Transparência da Fiscalização Evolução do Acesso à Informação - Sociedade Adaptação do homem a um novo paradigma de sociedade

Leia mais

Alimentação saudável para Diabé7cos, com muito gosto! Nídia Braz 14 Dezembro, 2012

Alimentação saudável para Diabé7cos, com muito gosto! Nídia Braz 14 Dezembro, 2012 Alimentação saudável para Diabé7cos, com muito gosto! Nídia Braz 14 Dezembro, 2012 1 A alimentação saudável depende de hábitos alimentares saudáveis: Diversidade da alimentação Número adequado de refeições

Leia mais

Rotulagem Nutricional

Rotulagem Nutricional III Workshop Rotulaem Nutricional 30 de Janeiro de 2017 Nutricionista: Dra. Mariana Santos Costa Apresentação Dra. Mariana Santos Costa Licenciada em Ciências da Nutrição Mestrado em Exercício e Bem-Estar

Leia mais

Combate ao Desperdício Alimentar. Dicas e sugestões

Combate ao Desperdício Alimentar. Dicas e sugestões Combate ao Desperdício Alimentar Dicas e sugestões 2014 A alimentação ocupa um lugar importante na gestão da economia familiar. No entanto, nas casas portuguesas são desperdiçadas cerca de 324 mil toneladas

Leia mais

Conservação dos Alimentos

Conservação dos Alimentos Conservação dos Alimentos Temperatura Local Adequado Higiene Data de validade Como conservar os alimentos Para que os alimentos sejam conservados da melhor maneira e não estraguem: Atenção- Temperatura

Leia mais

Frigoríficos. Tipos de frigoríficos

Frigoríficos. Tipos de frigoríficos Frigoríficos A melhoria da eficiência dos equipamentos consumidores de energia é um dos objetivos de qualquer política de utilização racional de energia. De modo a atingir esse objetivo é necessário que

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo

Manual de Identidade Visual. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo Manual de Identidade Visual Índice Versões Margem de Segurança Obrigatória Grid Cores Aplicações Cromáticas Tipografia Redutibilidade Usos Incorretos 03 04 05 06 07 10 11 12 Versões Versão Principal -

Leia mais

O portal do Correio do Povo é o site de notícias e informações do jornal. Com um foco mais regionalizado, prioriza a cobertura do estado do Rio

O portal do Correio do Povo é o site de notícias e informações do jornal. Com um foco mais regionalizado, prioriza a cobertura do estado do Rio MÍDIA KIT DIGITAL O portal do Correio do Povo é o site de notícias e informações do jornal. Com um foco mais regionalizado, prioriza a cobertura do estado do Rio Grande do Sul, embora também acompanhe

Leia mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL UM GUIA PARA ESCOLHAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS E ACERTADAS

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL UM GUIA PARA ESCOLHAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS E ACERTADAS ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL UM GUIA PARA ESCOLHAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS E ACERTADAS FICHA TÉCNICA Título: Alimentação Saudável, um guia para escolhas alimentares saudáveis e acertadas Autores: Sofia Edmundo,

Leia mais

DA MESA A HORTA APRENDO A GOSTAR DE FRUTA E VEGETAIS! Um guia prático para pais e cuidadores de crianças em idade pré-escolar

DA MESA A HORTA APRENDO A GOSTAR DE FRUTA E VEGETAIS! Um guia prático para pais e cuidadores de crianças em idade pré-escolar - DA MESA A HORTA APRENDO A GOSTAR DE FRUTA E VEGETAIS! Um guia prático para pais e cuidadores de crianças em idade pré-escolar Mais do que consumidores, as crianças são influenciadores no processo de

Leia mais

FAQ perguntas e respostas

FAQ perguntas e respostas 1. O que é a desidratação? 2. Como conservar os desidratados? 3. Como utilizar os desidratados? 4. Quais as vantagens dos alimentos desidratados? 5. Porquê variedades regionais? 6. O que são produtos biológicos

Leia mais

10 Dicas GRÁTIS Para Controlar Seu Orçamento

10 Dicas GRÁTIS Para Controlar Seu Orçamento 10 Dicas GRÁTIS Para Controlar Seu Orçamento Fizemos uma seleção de dicas muito importantes para que você aprenda a controlar o seu orçamento e mantenha a sua vida econômica em dia. Seguindo à risca as

Leia mais

Artigo ou Resumo Científico nas normas da ABNT. Author Name Second Author Name. 25 de Março de 2016

Artigo ou Resumo Científico nas normas da ABNT. Author Name Second Author Name. 25 de Março de 2016 1 Artigo ou Resumo Científico nas normas da ABNT Author Name Second Author Name 25 de Março de 2016 Resumo Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE

MANUAL DE IDENTIDADE MANUAL DE IDENTIDADE O YouBeep é um sistema mobile que está a revolucionar a dinâmica de compras em Portugal. Este sistema patenteado é composto por duas componentes: para os retalhistas é um dispositivo

Leia mais

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE 1. 2. 3. 4. 5. QUEM É A SPV? SUSTENTABILIDADE CICLO DE VIDA DAS EMBALAGENS VANTAGENS DA RECICLAGEM REGRAS DE SEPARAÇÃO/BOAS PRÁTICAS 1. QUEM É A SPV? 3 O QUE FAZ A? A Sociedade

Leia mais

CONQUISTAS MELHORES MARCAS. Bronze na Maratona Internacional de Porto Alegre (21km) Ouro no Campeonato Mundial (42km) 2017

CONQUISTAS MELHORES MARCAS. Bronze na Maratona Internacional de Porto Alegre (21km) Ouro no Campeonato Mundial (42km) 2017 DESENVOLVIDO POR PERFIL Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Assinatura Visual Aplicação com outras marcas Em locais onde a marca da será centro vertical, respeitando uma mesma distância da assinatura colocada junto a outras marcas, distância equivalente a 2 vezes

Leia mais

FAQs (Perguntas frequentes)

FAQs (Perguntas frequentes) FAQs (Perguntas frequentes) As perguntas que se seguem são um resumo das perguntas que nos foram colocadas pelas entidades doadoras e/ou pelas instituições que recebem e distribuem as refeições. As perguntas

Leia mais

> as disponibilidades alimentares são agora. > os hábitos alimentares mudaram devido à. > os conhecimentos científicos evoluíram.

> as disponibilidades alimentares são agora. > os hábitos alimentares mudaram devido à. > os conhecimentos científicos evoluíram. A RODA DOS ALIMENTOS VARIAR OS PRAZERES Se não é completamente verdade que as cenouras fazem os olhos bonitos, também não é completamente mentira As cenouras contêm um tipo de (pró)-vitamina que faz muito

Leia mais

REFEITÓRIOS ADJUDICADOS

REFEITÓRIOS ADJUDICADOS DSRNORTE (281) REFEITÓRIOS ADJUDICADOS DSRCENTRO (175) DSRLVT (285) DSRALENTEJO (32) JULHO 2017 PRAZO DE EXECUÇÃO DO CONTRATO 1 agosto de 2017 a 31 agosto de 2020 PERÍODO LETIVO PERÍODO NÃO LETIVO: -Paragens

Leia mais

Prevenção de Toxinfeções Alimentares

Prevenção de Toxinfeções Alimentares Boas práticas de Segurança Alimentar Prevenção de Toxinfeções Alimentares Material de apoio à formação em contexto escolar: Terceiro ciclo (7º, 8º e 9º anos) PARTE II ---------------------- Alimento Seguro

Leia mais

alimentos Mais frescos

alimentos Mais frescos alimentos Mais frescos SEMPRE QUE PRECISAR. SIMPLES! Para a Zanussi uma boa receita tem de ter sempre os ingredientes mais frescos, por isso a gama de frio está repleta de engenhosas soluções para o ajudar

Leia mais

10 DICAS. para você usar o crédito de forma consciente

10 DICAS. para você usar o crédito de forma consciente 10 DICAS para você usar o crédito de forma consciente Fazer um orçamento exige compromisso, paciência e uso consciente, inclusive do crédito que bancos e financeiras oferecem. Mas as recompensas valem a

Leia mais

Pantry makeover. Serviço Pantry makeover. Modalidades e condições gerais

Pantry makeover. Serviço Pantry makeover. Modalidades e condições gerais Pantry makeover Serviço Pantry makeover Modalidades e condições gerais Com a correria do nosso dia a dia, é cada vez mais difícil termos tempo para comprar, organizar a nossa cozinha e a nossa despensa,

Leia mais

ROTEIRO DE VISITA NOTURNO: Mercado Eataly 18h30min MATUTINO: Mercado Municipal (São Paulo) 8h Tarefa

ROTEIRO DE VISITA NOTURNO: Mercado Eataly 18h30min MATUTINO: Mercado Municipal (São Paulo) 8h Tarefa ROTEIRO DE VISITA NOTURNO: Mercado Eataly Data: 22 março de 2019 Endereço : Av. Pres.Juscelino Kubitschek, 1489, Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04543-011 Horário previsto de saída : 18h30min MATUTINO: Mercado

Leia mais

ORGANIZE SUA VIDA FINANCEIRA

ORGANIZE SUA VIDA FINANCEIRA ORGANIZE SUA VIDA FINANCEIRA O endividamento inicia com o hábito de primeiro gastar e depois ver como pagar ou, se a mensalidade cabe no bolso, efetuar a compra. Para que isso não aconteça, o primeiro

Leia mais

VAMOS FALAR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

VAMOS FALAR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL VAMOS FALAR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL CADA IDADE, UM CARDÁPIO Em cada fase da vida é necessário adaptar um cardápio específico para suprir as necessidades diárias do nosso corpo. Confira a seguir as dicas

Leia mais

Mercados e Políticas Agrícolas

Mercados e Políticas Agrícolas Mercados e Políticas Agrícolas Aula 6: Evolução das preferências dos consumidores em relação aos bens alimentares Características dos consumidores que condicionam a sua escolha de bens alimentares Físicas

Leia mais

Semana da Alimentação

Semana da Alimentação Agrupamento de Escolas André Soares Bibliotecas Escolares do Agrupamento Projeto de Promoção e Educação para a Saúde PES Semana da Alimentação Alimentação e Saúde Investe em ti Alimentação saudável, o

Leia mais

Guia para o Consumidor

Guia para o Consumidor Guia para o Consumidor ALIMENTAR COM CONSCIÊNCIA Estratégias para repensar, reduzir, reutilizar e reciclar na alimentação diária Com o apoio institucional de: Ficha técnica Título: Alimentar com consciência:

Leia mais

Bovino. Talho. Origem

Bovino. Talho. Origem A carne, peixe e ovos são constituídos principalmente por proteínas e gordura. São uma fonte de proteínas de alto valor biológico. As vísceras destacam-se por serem ricas em diversos nutrientes: vitamina

Leia mais

OFICINA I UNISINOS 2013/1 PROF. PAULO H. CAZAROTTO

OFICINA I UNISINOS 2013/1 PROF. PAULO H. CAZAROTTO OFICINA I UNISINOS 2013/1 PROF. PAULO H. CAZAROTTO Aula 1 - Apresentação da disciplina - Apresentação da tecnologia - Ferramentas sugeridas - Trabalho final - Trabalho da semana Oficina I? Oficina para

Leia mais

A Melancia FRUTAS. Benefícios

A Melancia FRUTAS. Benefícios A fruta e os hortícolas são ricos em vitaminas e minerais. Como nenhuma fruta tem, sozinha, todos nutrientes de que precisas, deves variar o tipo e cor de frutas que comes. FRUTAS A Melancia Variedades

Leia mais

A QUALIDADE Uma aposta permanente na melhoria contínua do seu serviço, organização e controlo de toda a sua cadeia de atividades, no sentido de preser

A QUALIDADE Uma aposta permanente na melhoria contínua do seu serviço, organização e controlo de toda a sua cadeia de atividades, no sentido de preser SOBRE NÓS A Macro-Frio S.A. fundada em 1992, com sede em Tarouca - Portugal, dedica-se à importação, produção, exportação e distribuição de Produtos Alimentares. É uma empresa dotada das mais modernas

Leia mais

Newsletter do Clube de Nutrição Nº 9 Junho de 2015

Newsletter do Clube de Nutrição Nº 9 Junho de 2015 Newsletter do Clube de Nutrição Nº 9 Junho de 2015 Nesta Edição Pequeno-Almoço 1 Atividades pelo Clube 1 Sabia que? 1 Dicas&Truques 2 Receita do mês 2 Suplemento nº 2 3 Este Verão tenha atenção aos gelados!

Leia mais

milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados por ano.*

milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados por ano.* Desperdício Alimentar A alimentação é a base da vida e dela depende a saúde do ser humano. Todos os dias, grandes quantidades de alimentos que poderiam ter sido consumidos são desaproveitados. A quantidade

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE E-BOOK

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE E-BOOK ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE E-BOOK O e-book é editorado no formato PDF interativo, 1280 x 800 pixels, pelo designer do NEAD. Orientações gerais: 1. O arquivo deve ser enviado preferencialmente em formato

Leia mais

Meu Controle Financeiro

Meu Controle Financeiro Meu Controle Financeiro POR TODO BRASIL O Meu Controle Financeiro é uma ação promovida pela FENASBAC Federação de Associações dos Servidores do Banco Central, e integra a programação de ações da 5ª Semana

Leia mais

A crise Económica e o Consumo. Seminário " Consumo alimentar: Planear, Aproveitar e Poupar" Lipor, 30 de Setembro de 2009

A crise Económica e o Consumo. Seminário  Consumo alimentar: Planear, Aproveitar e Poupar Lipor, 30 de Setembro de 2009 A crise Económica e o Consumo Seminário " Consumo alimentar: Planear, Aproveitar e Poupar" Lipor, 30 de Setembro de 2009 1 CRISE Perigo + Oportunidade 2 Perigo! 3 De que crise(s)estamos a falar? o Crise

Leia mais

MATERIAL BÁSICO GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL

MATERIAL BÁSICO GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL MATERIAL BÁSICO GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL Rua do Paraíso, 760 / Rua Oliveira Melo, 474 +55 11 3937 9900 / 3738 7000 www.sigmasolucoes.com.br INTRODUÇÃO A maneira como lidamos com o dinheiro, é herança

Leia mais

www.checkstore.com.br

www.checkstore.com.br www.checkstore.com.br A solução crítica de logística e serviços para e-commerce, que reduz custos e reforça marcas de potencial. Com loja virtual, gestão, atendimento, armazenamento e logística. Website

Leia mais

Especificações das Ementas

Especificações das Ementas Especificações das Ementas Diariamente existe Almoço, Lanche e Reforço. É necessário e há diariamente a existência de maçã ou pera cozida, para as refeições de bebés e crianças com dificuldades em mastigar.

Leia mais

02. Observe, compare os alimentos das refeições representadas abaixo e responda. Refeição 1 Refeição 2

02. Observe, compare os alimentos das refeições representadas abaixo e responda. Refeição 1 Refeição 2 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 06 / 05 / 205 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Sistema UNO de Ensino Sugestão de Avaliação de Ciências 3 ano 3 Bimestre

Sistema UNO de Ensino Sugestão de Avaliação de Ciências 3 ano 3 Bimestre UNO Avaliação Ciências 3º ano 3º bimestre 1 Sistema UNO de Ensino Sugestão de Avaliação de Ciências 3 ano 3 Bimestre Colégio: Nome: Número: Turma: Data: Unidade 3- Cuidando da alimentação. Objetivos gerais:

Leia mais

1 A água potável é: Um recurso dispensável para os seres vivos e para a natureza Um recurso fundamental para os seres

1 A água potável é: Um recurso dispensável para os seres vivos e para a natureza Um recurso fundamental para os seres 1 água potável é: Um recurso dispensável para os seres vivos e para a natureza Um recurso fundamental para os seres vivos e para a natureza Um recurso natural abundante para os seres vivos e para a natureza

Leia mais

Alimentação com Saúde e Diversão. Porque comer de forma saudável não precisa ser complicado!

Alimentação com Saúde e Diversão. Porque comer de forma saudável não precisa ser complicado! Alimentação com Saúde e Diversão Porque comer de forma saudável não precisa ser complicado! Diz o ditado que A SAÚDE COMEÇA PELA BOCA. É por isso que uma de nossas primeira iniciativas é a de ajudar as

Leia mais

O pão engorda. Mitos Alimentares

O pão engorda. Mitos Alimentares Apesar do acesso facilitado e quase imediato à informação em todos os momentos, nem todas as afirmações feitas sobre a comida são baseadas em factos científicos, pelo que alguns mitos alimentares ainda

Leia mais

Alimentação no 1 ano de vida do seu bebé

Alimentação no 1 ano de vida do seu bebé Alimentação no 1 ano de vida do seu bebé A alimentação nos primeiros anos de vida é fundamental no crescimento e desenvolvimento do seu bebé. Uma cuidadosa introdução de novos alimentos e a integração

Leia mais

CARNE. As vísceras destacam-se por serem ricas em diversos nutrientes: vitamina A (retinol), B12, ferro e zinco.

CARNE. As vísceras destacam-se por serem ricas em diversos nutrientes: vitamina A (retinol), B12, ferro e zinco. A carne, o pescado e os ovos são constituídos principalmente por proteínas e gordura. São uma fonte de proteínas completas, sendo, no caso do ovo, proteínas de alto valor biológico. As vísceras destacam-se

Leia mais

A Linguagem Global dos Negócios. Setor dos Cárnicos. Rastreabilidade das carnes de suíno, caprino, ovino e aves de capoeira

A Linguagem Global dos Negócios. Setor dos Cárnicos. Rastreabilidade das carnes de suíno, caprino, ovino e aves de capoeira A Linguagem Global dos Negócios Setor dos Cárnicos Rastreabilidade das carnes de suíno, caprino, ovino e aves de capoeira Guia de Implementação Regulamento de Execução (UE) nº 1337/2013 Setor dos Cárnicos

Leia mais

Que tal aprender inglês de uma forma diferente? _

Que tal aprender inglês de uma forma diferente? _ Que tal aprender inglês de uma forma diferente? Você sabia que além de dar muitas risadas ou se emocionar com a sua série favorita, ao assistir seriados você absorve centenas de palavras, frases e estruturas

Leia mais

Logo. O que procura? Onde? Para? Mais opções. Pesquisar

Logo. O que procura? Onde? Para? Mais opções. Pesquisar Ecrã inicial Logo O que procura? Onde? Para? Mais opções Pesquisar Clicar nas setas puxa os empreendimentos Pesquisa Publicar Banca Área Pessoal 1 Iniciar sessão Iniciar sessão: Email Password Iniciar

Leia mais

- CURSO CONGELAMENTO DE ALIMENTOS -

- CURSO CONGELAMENTO DE ALIMENTOS - - CURSO CONGELAMENTO DE ALIMENTOS - Copyright -Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada destes materiais, no todo ou em parte, constitui violação do direitos autorais. (Lei nº 9.610).

Leia mais

NORMAS PARA OS TEXTOS DO SEMINÁRIO INTERLINHAS

NORMAS PARA OS TEXTOS DO SEMINÁRIO INTERLINHAS NORMAS PARA OS TEXTOS DO SEMINÁRIO INTERLINHAS O Seminário Interlinhas é um evento semestral do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia (Pós-Crítica/UNEB), Campus

Leia mais

Valorıze-se, organıze-se! Cláudio Ramos

Valorıze-se, organıze-se! Cláudio Ramos Valorıze-se, organıze-se! Cláudio Ramos Índice 8 A felicidade pode estar na valorização? Pode, digo eu! 11 1. CASA 13 COMPRAS E POUPANÇA 15 DECORAÇÃO 29 2. ROUPA 40 GUARDA-ROUPA BÁSICO: O Que Todas as

Leia mais

TUTORIAL: diagramação de jornais

TUTORIAL: diagramação de jornais TUTORIAL: diagramação de jornais 1. INTRODUÇÃO No XV ONU Jr, os delegados e delegadas passarão a ser responsáveis pela diagramação dos jornais. Consideramos que essa adição às funções dos delegados e delegadas

Leia mais

PREVENÇÃO NA PREPARAÇÃO DE ALIMENTOS

PREVENÇÃO NA PREPARAÇÃO DE ALIMENTOS . Como sempre afirmamos em nosso treinamento entender o conceito de prevenção como algo que se aplica apenas ao mundo do trabalho é um grande erro que precisa ser corrigido na cabeça das pessoas. Prevenção

Leia mais

COMISSÃO NACIONAL DE FINANÇAS SCODRFB - ORLANDO COSTA

COMISSÃO NACIONAL DE FINANÇAS SCODRFB - ORLANDO COSTA COMISSÃO NACIONAL DE FINANÇAS SCODRFB - ORLANDO COSTA CONCEITOS BÁSICOS Rendimentos (Renda): Quantia recebida regularmente como resultado de investimentos, aluguel de imóveis, ou quantia recebida regularmente

Leia mais

1-Biscoito De Banana Ingredientes: Modo de Preparo

1-Biscoito De Banana Ingredientes: Modo de Preparo 1-Biscoito De Banana O Biscoito de banana para cães é um petisco fácil de preparar e tem a vantagem de não conter nenhum ingrediente artificial, como corantes ou conservantes químicos que encontramos nos

Leia mais

Questionário para o Painel das PME da Rede Europeia de Empresas Perfis nutricionais dos alimentos que ostentam alegações

Questionário para o Painel das PME da Rede Europeia de Empresas Perfis nutricionais dos alimentos que ostentam alegações Comissão Europeia Direção-Geral da Saúde e da Segurança dos Alimentos Questionário para o Painel das PME da Rede Europeia de Empresas Perfis nutricionais dos alimentos que ostentam alegações Contexto O

Leia mais

Segurança Alimentar na Restauração. Controlo de Temperaturas na Restauração

Segurança Alimentar na Restauração. Controlo de Temperaturas na Restauração Segurança Alimentar na Restauração Controlo de Temperaturas na Restauração 1 Índice Controlo de temperaturas na restauração... 3 Controlo da temperatura na receção das matérias-primas e produtos alimentares...

Leia mais

NETIQUETAS EM 4 PASSOS

NETIQUETAS EM 4 PASSOS EM 4 PASSOS No ambiente virtual, assim como em nossa rotina diária, é preciso seguir uma série de boas condutas para vivermos de forma harmoniosa em sociedade. Ao contrário do que muita gente diz, a internet

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO SOCIOECONÔMICO (PASE) EDUCAÇÃO FINANCEIRA

PROGRAMA DE APOIO SOCIOECONÔMICO (PASE) EDUCAÇÃO FINANCEIRA PROGRAMA DE APOIO SOCIOECONÔMICO (PASE) EDUCAÇÃO FINANCEIRA ORÇAMENTO PESSOAL O orçamento é fundamental para cuidar melhor das finanças pessoais, pois permite o planejamento dos gastos. São benefícios

Leia mais

POR QUE CONSUMIR UM PÃO 100% INTEGRAL?

POR QUE CONSUMIR UM PÃO 100% INTEGRAL? INTRODUÇÃO Vivemos um momento onde a busca por uma alimentação mais saudável tem sido a prioridade em muitos lares, e se você está lendo este material, tenho certeza que esta prioridade também tem feito

Leia mais

Regulamento dos. Refeitórios Escolares

Regulamento dos. Refeitórios Escolares Regulamento dos Refeitórios Escolares Para a Câmara Municipal da Amadora todo o investimento em Educação é investimento com retorno certo. Investir hoje, é capitalizar mais valias pessoais num futuro próximo.

Leia mais

Livro de receitas para os novos

Livro de receitas para os novos Livro de receitas para os novos Ficha Técnica Título: Direcção Editorial: Concepção: Corpo Redactorial: Produção Gráfica: Propriedade: Redacção: Livro de Receitas para os mais novos Alexandra Bento Helena

Leia mais

TREZE PREVISÕES QUE VÃO TRANSFORMAR NOSSA VISÃO SOBRE O QUE COMEMOS

TREZE PREVISÕES QUE VÃO TRANSFORMAR NOSSA VISÃO SOBRE O QUE COMEMOS TREZE PREVISÕES QUE VÃO TRANSFORMAR NOSSA VISÃO SOBRE O QUE COMEMOS ESTÍMULOÀ REFLEXÃO Uma mistura perfeita de ingredientes de tecnologia está definindo uma nova receita para cultivo, produção, venda e

Leia mais

Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco. Alimentação Saudável L/O/G/O.

Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco. Alimentação Saudável L/O/G/O. Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco Alimentação Saudável L/O/G/O www.themegallery.com Maio 2014 Sumário: O que é uma Alimentação Saudável; Nova Roda dos Alimentos; Recomendações de uma

Leia mais

COMO ESTABELECER METAS DE PRODUTIVIDADE E GERENCIAR A PRODUÇÃO A PARTIR DO MANEJO VARIETAL. Eng.º Agr. MSc. Dib Nunes Jr.

COMO ESTABELECER METAS DE PRODUTIVIDADE E GERENCIAR A PRODUÇÃO A PARTIR DO MANEJO VARIETAL. Eng.º Agr. MSc. Dib Nunes Jr. COMO ESTABELECER METAS DE PRODUTIVIDADE E GERENCIAR A PRODUÇÃO A PARTIR DO MANEJO VARIETAL Eng.º Agr. MSc. Dib Nunes Jr. 24 e 25 Setembro 2014 ESTUDO DE CASO VEJAM ESTE EXEMPLO DE DISTRIBUIÇÃO VARIETAL

Leia mais

Portugueses são mais 'caça-promoções' do que a média

Portugueses são mais 'caça-promoções' do que a média http://www.tvi24.iol.pt/economia/supermercados/portugueses-sao-mais-caca-promocoes-do-que-a-media Portugueses são mais 'caça-promoções' do que a média Cerca de 77% das pessoas confessa perder algum tempo

Leia mais

COMO FUNCIONA PARCEIRO NA RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO

COMO FUNCIONA PARCEIRO NA RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO Negociar suas Dívidas Online é a plataforma que auxilia os brasileiros a organizarem a vida financeira e a recuperarem crédito no mercado. É uma ferramenta facilitadora para negociação entre consumidores

Leia mais