Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL"

Transcrição

1 Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL

2 TÓPICOS AULA 02 CONTRATO ATÍPICO AUTOCONTRATO PRINCÍPIOS CONTRATUAIS INTERPRETAÇÃO DOS CONTRATOS

3 CONTRATOS ATÍPICOS (425 CC/2002):

4 AUTOCONTRATO (ou contrato consigo mesmo): É permitido no ordenamento jurídico? NÃO. Excepcionalmente o mandante ou a lei podem autorizar que o mandatário atue em nome do representante e que também se apresente como a outra parte do negócio jurídico a ser celebrado.

5 AUTOCONTRATO (ou contrato consigo mesmo): Ex: A outorga PROCURAÇÃO para B para que esse realize a venda de sua casa na praia. B se interessa pela casa. A celebração envolverá apenas 1 pessoa fisicamente mas duas vontades.

6 AUTOCONTRATO (ou contrato consigo mesmo): Ex:

7 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO DIREITO CONTRATUAL Princípio da Função Social do Contrato Princípio da Boa-Fé Princípio Da Força Obrigatória Do Contrato Pacta Sunt Servanda Faz Lei entre as partes (nem o Juiz pode alterar)

8 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO DIREITO CONTRATUAL *Intangibilidade dos contratos representa a força vinculante das convenções (contratos).

9 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO DIREITO CONTRATUAL Ninguém é obrigado a contratar, mas quem o fizer, (contrato válido e eficaz), devem cumpri-lo, não podendo fugir de suas obrigações a não ser com a anuência do outro contratante.

10 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO DIREITO CONTRATUAL Princípio da Autonomia Privada Não se fala mais princípio da Autonomia da Vontade (voluntariedade - advinda do Estado Liberal), em que o sujeito contrata se quiser, sobre o que quiser, com quem quiser.

11 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO DIREITO CONTRATUAL Hoje o Estado intervém nos contratos. É o direito que a pessoa tem de regular os próprios interesses mas tem aumentado consideravelmente as limitações à liberdade de contratar, em seus três aspectos (CRISE DOS CONTRATOS):

12 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO DIREITO CONTRATUAL - Faculdade de contratar e de não contratar(de CONTRATAR SE QUISER) Ex: CDC; - Liberdade de Escolha do outro contratante (DE CONTRATAR COM QUEM QUISER) ). Ex: serviços públicos concedidos sob regime de monopólio e CDC;

13 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO DIREITO CONTRATUAL - Poder de estabelecer o conteúdo do contrato(de CONTRATAR SOBRE O QUE QUISER). Ex: Boa-fé, Função Social dos Contratos, supremacia da Ordem Pública.

14 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO DIREITO CONTRATUAL Princípio da Relatividade dos Contratos Efeitos, em regra, apenas entre as partes. Ou seja, INTER PARTES. É a ideia de que os efeitos vinculam àqueles que manifestaram sua vontade, sem afetar terceiros (dentro do conceito clássico de contrato).

15 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO DIREITO CONTRATUAL Tal princípio é criticado e cada vez mais mitigado por conta da função social do contrato ou seja, ele possui uma finalidade coletiva e não apenas INDIVIDUAL.

16 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO DIREITO CONTRATUAL Relação Obrigacional: Antes CREDOR DEVEDOR Agora CREDOR DEVEDOR + TERCEIROS

17 Exceções: Estipulação em favor de terceiro (arts ) Ex: Contrato de Seguro de Vida Promessa de fato de terceiro (arts ) Contrato com pessoa a declarar (arts ) Ex: Concessionária de veículos. Venda futura de bens.

18 Princípio da Supremacia da Ordem Pública A Liberdade contratual encontrou sempre limitação na ideia de ORDEM PÚBLICA.

19 Limita o princípio da autonomia da vontade (autonomia privada). Supremacia da: ORDEM PÚBLICA MORAL BONS COSTUMES. DIRIGISMO CONTRATUAL É a intervenção do Estado na vida contratual. Ex: Lei do Inquilinato, CDC, Lei da Usura.

20 A Ordem Pública é também cláusula geral (art. 17 da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro) que retira eficácia de qualquer declaração de vontade ofensiva quanto à Ordem Pública.

21 Bons Costumes: observância das normas de convivência, segundo padrão de conduta social estabelecidas pelos sentimentos morais da época.

22 Princípio Do Consensualismo O contrato resulta do consenso ( ACORDO DE VONTADES) independente da entrega da coisa. Direitos e Deveres decorrem desde o momento do aceite das partes o contrato está perfeito e acabado.

23 O pagamento e a entrega do objeto constituem outra fase cumprimento das obrigações ( 481 CC). O consensualismo é regra. Os Reais- Exceção. Reais somente se aperfeiçoamcom a entrega da coisa (objeto) após o acordo de vontades. Ex: Contrato de depósito, comodato, mútuo.

24 Origem Idade Média INTRODUÇÃO CONTRATOS Princípio da Revisão dos Contratos ou da Onerosidade Excessiva (opõe-se ao princípio da obrigatoriedade). Permite aos contratantes que recorram ao Judiciário para obterem alteração da convenção e condições mais humanas em determinadas situações.

25 CLÁUSULA REBUS SIC STANTIBUS e TEORIA DA IMPREVISÃO -consiste em presumir, nos contratos: Comutativos ( prestações certas e determinadas equivalências de prestações sacrifício e vantagem) De trato sucessivo e( parcelas atos reiterados) Execução diferida (num ato só momento futuro)

26 A existência implícita ( ou seja, não expressa), de uma cláusula, pela qual a obrigatoriedade de seu cumprimento pressupõe a inalterabilidade da situação de fato.

27 Se esta, no entanto, modificar-se em razão de acontecimentos extraordinários (uma guerra, por exemplo) que tornem excessivamente oneroso para o devedor o seu adimplemento, poderá este requerer ao juiz que o isente de tal obrigação, parcial ou totalmente.

28 POSSIBILIDADE DE DESFAZIMENTO OU REVISÃO FORÇADA DO CONTRATO QUANDO POR EVENTOS IMPREVISÍVEIS E EXTRAORDINÁRIOS A PRESTAÇÃO DE UMA DAS PARTES TORNAR-SE EXAGERADAMENTE ONEROSA VIABILIZADA PELA CL. REBUS SIC STANTIBUS.

29 INTERPRETAÇÃO DOS CONTRATOS Toda manifestação de vontade necessita de interpretação para que se saiba o seu significado e alcance. FUNÇÕES: A interpretação dos contratos exerce função objetiva e subjetiva. INTERPRETAÇÃO OBJETIVA -Análise do texto; INTERPRETAÇÃO SUBJETIVA - Conduz a descoberta da intenção das partes (alvo principal da operação).

30 INTERPRETAÇÃO DOS CONTRATOS O CC deu prevalência à teoria da vontade- SEM ANIQUILAR A DA DECLARAÇÃO. A REAL INTENÇÃO DAS PARTES, A SER CONSIDERADA NAS DECLARAÇÕES DE VONTADE, É A NELAS CONSUBSTANCIADA (identificado), NÃO SE PESQUISANDO O PENSAMENTO ÍNTIMO DOS DECLARANTES.

31 INTERPRETAÇÃO DECLARATÓRIA Descoberta da intenção comum dos contratantes no momento da celebração do contrato; INTERPRETAÇÃO CONSTRUTIVA ou INTEGRATIVA - objetivo é o aproveitamento do contrato, mediante suprimento de lacunas e pontos omissos pelas partes. Poder Judiciário.

32 Ex: índice de correção monetária extinto aplica-se outro índice próximo, ainda que nada conste no contrato.

33 PRINCÍPIOS BÁSICOS: Boa-fé Conservação do contrato se uma cl. Permite duas interpretações, prevalecerá a que possa produzir algum efeito.

34 REGRAS INTERPRETATIVAS: Art. 423 CC/2002 Quando houver no contrato de adesão cláusulas ambíguas ou contraditórias, dever-se-á adotar a interpretação mais favorável ao aderente;

35 Art. 843 CC/2002- A transação interpreta-se restritivamente. Art. 819 A fiança não admite interpretação extensiva. Art cláusula testamentária interpretação diferente prevalecerá a que melhor assegure a observância da vontade do testador.

36 INTERPRETAÇÃO NO CDC: Art. 46 Os contratos deixam de ser obrigatórios se ao consumidor não for dada oportunidade de conhecer previamente o seu conteúdo ou se for redigido de forma a dificultar a compreensão. Art. 47 Interpretação de maneira mais favorável ao consumidor.

37 CRITÉRIOS PRÁTICOS PARA INTERPRETAÇÃO DOS CONTRATOS: 1) Verificar como as partes vinham executando o contrato; 2) Na dúvida, permanece o que for menos oneroso para o devedor IN DUBIIS QUOD MINIMUM EST SEQUIMUR;

38 3) As cls. não devem ser interpretadas individualmente, mas em conjunto com as demais; 4) Qualquer obscuridade é imputada a quem redigiu a estipulação, pois, podendo ser claro, não o foi AMBIGUITAS CONTRA STIPULATOREM EST;

39 5) Cls. com 2 significados, mantém a exequível, princípio da confiança ou aproveitamento do contrato.

40

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS TEORIA GERAL DOS CONTRATOS CONCEITO. Segundo o doutrinador Carlos Roberto Gonçalves, assim define-se contrato: Contrato é o acordo de vontades que tem por fim criar, modificar ou extinguir direitos. Constitui

Leia mais

Aula de Direito Civil IV. Teoria Geral dos Contratos

Aula de Direito Civil IV. Teoria Geral dos Contratos Aula de Direito Civil IV Teoria Geral dos Contratos 1 Interpretação dos Contratos PLT Conceito e extensão O contrato origina-se de ato volitivo e por isso requer sempre uma interpretação, uma vez que nem

Leia mais

DIREITO CIVIL III - CONTRATOS CONTRATOS TEORIA GERAL DOS. Interpretação Contratual (Hermenêutica) 24/09/09 Prof a. Esp.

DIREITO CIVIL III - CONTRATOS CONTRATOS TEORIA GERAL DOS. Interpretação Contratual (Hermenêutica) 24/09/09 Prof a. Esp. DIREITO CIVIL III - CONTRATOS TEORIA GERAL DOS CONTRATOS Interpretação Contratual (Hermenêutica) 24/09/09 Prof a. Esp. Helisia Góes CONCEITOS RELEVANTES INTERPRETAR é estender ou explicar o sentido, as

Leia mais

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos.

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. 1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. Contrato é a convenção estabelecida entre duas ou mais pessoas para constituir, regular, anular ou extinguir, entre elas, uma relação jurídico-patrimonial.

Leia mais

Teoria Geral dos Contratos Empresariais

Teoria Geral dos Contratos Empresariais Teoria Geral dos Contratos Empresariais AULA 3. PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO CONTRATUAL. INTERPRETAÇÃO DOS CONTRATOS EMPRESARIAIS. CONTRATOS TÍPICOS E ATÍPICOS, UNILATERAIS, BILATERAIS E PLURILATERAIS,

Leia mais

DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS

DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS CLASSIFICAÇÃO DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS: (a) unilaterais bilaterais e plurilaterais; (b) gratuitos e onerosos neutros e bifrontes; (c) inter vivos e mortis causa ; (d) principais e

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO Área de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas DISCIPLINA: Dos Contratos CÓDIGO CRÉDITOS CARGA HORÁRIA H119749 04 80 PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EMENTA

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Contratos, requisitos e princípios.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Contratos, requisitos e princípios. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 26/02/2018) Contratos, requisitos e princípios. Introdução ao estudo dos contratos. Código de Hamurábi de 2093

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IX Contratos

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IX Contratos Instituições de Direito Público e Privado Parte IX Contratos 1. Contratos Conceito Contrato é a convenção estabelecida ente duas ou mais pessoas, para constituir, regular ou extinguir entre elas uma relação

Leia mais

TEORIA GERAL DO DIREITO CONTRATUAL

TEORIA GERAL DO DIREITO CONTRATUAL TEORIA GERAL DO DIREITO CONTRATUAL Autonomia da vontade. Intervenção estatal. Regimes jurídicos de direito privado dos contratos no Brasil. Princípios do Direito Contratual. Classificação dos contratos.

Leia mais

Aula 10 CLASSIFICANDO O CONTRATO DE DOAÇÃO SIMPLES UNILATERAL

Aula 10 CLASSIFICANDO O CONTRATO DE DOAÇÃO SIMPLES UNILATERAL Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 10 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 10 CLASSIFICANDO O CONTRATO

Leia mais

Direito Civil IV Aulas 04/05/06. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Civil IV Aulas 04/05/06. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Civil IV Aulas 04/05/06 Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Características dos Contratos. Espécie de Negócio Jurídico; Bilateral ou plurilateral; Auto-regulamentação

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 31/08/2017) Contratos, requisitos de validade, princípios. Conceito de contrato: convergência de declarações

Leia mais

MÓDULO I MÓDULO II MÓDULO III

MÓDULO I MÓDULO II MÓDULO III MÓDULO I Princípios Contratuais; Conceito; Eficácia horizontal dos direitos fundamentais; Distinção entre princípio e norma; Classificação; Princípio da autonomia da vontade; Princípio da supremacia da

Leia mais

Ex Vi Legis CONTRATOS - EVOLUÇÃO, FUNÇÃO SOCIAL E PRINCÍPIOS

Ex Vi Legis  CONTRATOS - EVOLUÇÃO, FUNÇÃO SOCIAL E PRINCÍPIOS CONTRATOS - EVOLUÇÃO, FUNÇÃO SOCIAL E PRINCÍPIOS EVOLUÇÃO HISTÓRICA O Direito romano distinguia contrato de convenção. A convenção representava o gênero, do qual o contrato e o pacto eram espécies. O Código

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CLÁUSULAS GERAIS DOS CONTRATOS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CLÁUSULAS GERAIS DOS CONTRATOS CLÁUSULAS GERAIS DOS CONTRATOS Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Aula 29 Contrato de adesão - resultado da contratação em massa - cláusulas gerais dos contratos. Direito Alemão (Teoria

Leia mais

MATERIAL DE APOIO 06. Efeitos do contrato relativamente a terceiros. Estipulação em favor de terceiro (arts )

MATERIAL DE APOIO 06. Efeitos do contrato relativamente a terceiros. Estipulação em favor de terceiro (arts ) 1 MATERIAL DE APOIO 06 RELATIVIDADE E EFEITOS DOS CONTRATOS Principal efeito: criar obrigações, estabelecendo um vínculo jurídico entre as partes contratantes contrato = fonte de obrigações. Como REGRA

Leia mais

Obrigações e contratos

Obrigações e contratos Obrigações e contratos Prof. Rafael Mafei Deveres e obrigações O O Direito subjetivo deveres de terceiros Obrigações: deveres de natureza patrimonial O Dois sujeitos: credor e devedor O Objeto: prestação

Leia mais

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Textos, filmes e outros materiais. Tipo de aula. Semana

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Textos, filmes e outros materiais. Tipo de aula. Semana PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITO CONTRATUAL (CÓD. ENEX 60119) ETAPA: 4ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos, filmes

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 28/08/2017) Contratos, requisitos de validade, princípios. Conceito de contrato: convergência de declarações

Leia mais

Direito Civil. Dos Contratos I. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Dos Contratos I. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Dos Contratos I Prof. Marcio Pereira Conceito É o acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurídica, destinado a estabelecer uma regulamentação de interesses entre as partes,

Leia mais

Índice Sistemático. Nota da Editora... Nota ao Volume... XIII. Prefácio... Introdução Capítulo XXXVII Noção Geral de Contrato

Índice Sistemático. Nota da Editora... Nota ao Volume... XIII. Prefácio... Introdução Capítulo XXXVII Noção Geral de Contrato Índice Sistemático Nota da Editora...................................................... XI Nota ao Volume... XIII Prefácio... XV Introdução... 1 Capítulo XXXVII Noção Geral de Contrato 184. Conceito de

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos emgeral. Noções eprincípios do Direito Contratual. Prof. Vinicius Marques

DIREITO CIVIL. Contratos emgeral. Noções eprincípios do Direito Contratual. Prof. Vinicius Marques DIREITO CIVIL Contratos emgeral Noções eprincípios do Direito Contratual Prof. Vinicius Marques Conceito clássico: é o negócio jurídico bilateral que visa à criação, modificação ou extinção de direitos

Leia mais

Da Extinção dos Contratos *

Da Extinção dos Contratos * Da Extinção dos Contratos * Antonio Augusto de Toledo Gaspar Juiz de Direito da 2ª Vara Cível da Comarca de São Gonçalo O tema, a despeito da sua importância, não vinha expressamente tipificado no CC/16,

Leia mais

FUTURO TENDÊNCIAS INOVAÇÃO PARA QUEM BUSCA SUCESSO NA CARREIRA JURÍDICA, PRATICAR É LEI. Uma instituição do grupo

FUTURO TENDÊNCIAS INOVAÇÃO PARA QUEM BUSCA SUCESSO NA CARREIRA JURÍDICA, PRATICAR É LEI. Uma instituição do grupo FUTURO TENDÊNCIAS INOVAÇÃO PARA QUEM BUSCA SUCESSO NA CARREIRA JURÍDICA, PRATICAR É LEI. Uma instituição do grupo PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONTRATUAL OBJETIVOS: O curso aprofunda a discussão de conhecimentos

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE LEGISLAÇÃO AULA 1 NOÇÕES BÁSICAS Profa.: Ivna Cavalcanti Feliciano Oficiala de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco TJPE. Mestranda

Leia mais

Direito Civil IV Aula 22. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Civil IV Aula 22. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Civil IV Aula 22 Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Aula 22 07/10/2015 Início 2º Bimestre. Atributos do Contrato: Existência, Validade e Eficácia complexidade nem todo

Leia mais

UM ESTUDO CRÍTICO SOBRE CONTRATOS

UM ESTUDO CRÍTICO SOBRE CONTRATOS UM ESTUDO CRÍTICO SOBRE CONTRATOS Erilene Crivellaro dos SANTOS ¹ RESUMO: O presente artigo visa traçar um panorama sobre um dos assuntos mais importantes dentro da Sociedade e do nosso Código Civil: o

Leia mais

2.1. Conceito. De qualquer modo, o negócio jurídico é o meio de realização da autonomia privada, e o contrato é o seu símbolo.

2.1. Conceito. De qualquer modo, o negócio jurídico é o meio de realização da autonomia privada, e o contrato é o seu símbolo. Do negócio Jurídico 2. Negócios Jurídicos. 2.1. Conceito. 2.2. Planos dos Negócios Jurídicos. 2.3. Elementos de Existência. 2.4. Requisitos de Validade. 2.5. Classificação. 2.6. Interpretação. 2.1. Conceito.

Leia mais

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL TÓPICOS AULA 01 INTRODUÇÃO CONCEITO FUNÇÃO SOCIAL E BOA-FÉ CONDIÇÕES DE VALIDADE CONTRATO DE ADESÃO CONTRATO: É a mais importante e mais comum FONTE DE

Leia mais

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 5º CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL III NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Teoria Geral dos Contratos. Formação

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 04/09/2017). Continuação de Contratos. Classificação dos contratos: Unilaterais e Bilaterais Quanto a natureza

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Dia12/03/2018) Classificação dos contratos.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Dia12/03/2018) Classificação dos contratos. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Dia12/03/2018) Classificação dos contratos. A classificação dos contratos é importante para uma

Leia mais

AS CARACTERÍSTICAS DAS CLÁUSULAS DE FORÇA MAIOR, DA CLÁUSULA HARDSHIP E SUAS DIFERENÇAS

AS CARACTERÍSTICAS DAS CLÁUSULAS DE FORÇA MAIOR, DA CLÁUSULA HARDSHIP E SUAS DIFERENÇAS AS CARACTERÍSTICAS DAS CLÁUSULAS DE FORÇA MAIOR, DA CLÁUSULA HARDSHIP E SUAS DIFERENÇAS No presente artigo serão abordadas as características e as diferenças entre a cláusula de força maior e a cláusula

Leia mais

PRINCÍPIOS CONTRATUAIS

PRINCÍPIOS CONTRATUAIS AULA 04 PONTO: 04 Objetivo da aula: Teoria geral dos contratos. Teoria geral dos contratos. Perfil e princípios. Formação defeito e extinção. Classificação e interpretação. Garantias legais específicas.

Leia mais

PRINCÍPIOS GERAIS DOS CONTRATOS

PRINCÍPIOS GERAIS DOS CONTRATOS PRINCÍPIOS GERAIS DOS CONTRATOS EmmanoelLeocádio CAMPOS 1 Fernando do Rego BARROS FILHO 2 Larissa B. da Silva SALDANHA 3 RESUMO: Os princípios gerais dos contratos que estão previstos no ordenamento jurídico

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2014/02 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO CIVIL III PROFESSORA: IVANA BONESI RODRIGUES LELLIS TURMA: 4º AM / BM

Leia mais

MATERIAL DE APOIO XVI EXAME DE ORDEM. Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA

MATERIAL DE APOIO XVI EXAME DE ORDEM. Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA 1. TEORIA GERAL DOS CONTRATOS. GUIA DE ESTUDO 1. TEORIA GERAL DOS CONTRATOS (Artigo 421 e seguintes

Leia mais

ASPECTOS JURÍDICOS PARTE II PROTEJA A SUA IDEIA Tipos de Contratos

ASPECTOS JURÍDICOS PARTE II PROTEJA A SUA IDEIA Tipos de Contratos Elaborado por: Apoio: ASPECTOS JURÍDICOS PARTE II PROTEJA A SUA IDEIA Tipos de Contratos PROTEJA O SEU NEGÓCIO E SEUS INTERESSES Tipos de contratos MARCELO CARLOS PARLUTO Advogado com mais de 20 anos de

Leia mais

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito e legislação Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito das Obrigações Credor Devedor Espécies das Obrigações Obrigação de dar (certa e incerta) Coisa Certa é aquela em que o devedor se

Leia mais

Tópico do plano de ensino: Formação dos contratos: proposta e aceitação (teorias). FORMAÇÃO DOS CONTRATOS

Tópico do plano de ensino: Formação dos contratos: proposta e aceitação (teorias). FORMAÇÃO DOS CONTRATOS AULA 06 PONTO: 06 Objetivo da aula: Teoria geral dos contratos. Perfil e princípios. Formação defeito e extinção. Classificação e interpretação. Garantias legais específicas. Tópico do plano de ensino:

Leia mais

AULA 10: NOÇÕES GERAIS DE CONTRATOS

AULA 10: NOÇÕES GERAIS DE CONTRATOS AULA 10: Prof. Thiago Gomes VOCÊ JÁ CONTRATOU HOJE? 1 O QUE É O CONTRATO? Para suprir suas necessidades o homem interage com seus semelhantes das mais variadas formas, entre elas, o contrato. CONCEITO

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos em Geral. Extinção: cláusula resolutiva, onerosidade excessiva e exceção de contrato não cumprido. Prof.

DIREITO CIVIL. Contratos em Geral. Extinção: cláusula resolutiva, onerosidade excessiva e exceção de contrato não cumprido. Prof. DIREITO CIVIL Contratos em Geral Extinção: cláusula resolutiva, onerosidade excessiva Prof. Vinicius Marques Formas de extinção dos contratos: Normal. Fatos anteriores à celebração. Fatos posteriores à

Leia mais

Curso DIREITO. Carga Horária Semestral Teórica Prática Total Teórica Prática Total

Curso DIREITO. Carga Horária Semestral Teórica Prática Total Teórica Prática Total 1/4 1/5 Disciplina DIREITO CIVIL III PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2010 Curso DIREITO Turno/Horário NOTURNO Professor(a) HELISIA COSTA GÓES Carga Horária Semanal Carga Horária Semestral 04 76 Teórica Prática

Leia mais

JOSÉ FERNANDO LUTZ COELHO Advogado; Professor de Direito; Mestre em Integração Latino-Americana da UFSM ; Consultor jurídico na área imobiliária.

JOSÉ FERNANDO LUTZ COELHO Advogado; Professor de Direito; Mestre em Integração Latino-Americana da UFSM ; Consultor jurídico na área imobiliária. JOSÉ FERNANDO LUTZ COELHO Advogado; Professor de Direito; Mestre em Integração Latino-Americana da UFSM ; Consultor jurídico na área imobiliária. CONTRATOS AGRÁRIOS Uma visão neo-agrarista Juruá Editora

Leia mais

Aula 00. Contratação de Bens e Serviços p/transpetro. Cargo: Auditor Júnior. Teoria e Exercícios. Professor: Carlos Antônio Bandeira

Aula 00. Contratação de Bens e Serviços p/transpetro. Cargo: Auditor Júnior. Teoria e Exercícios. Professor: Carlos Antônio Bandeira s Aula 00 Contratação de Bens e Serviços p/transpetro Professor: Carlos Antônio Bandeira www.pontodosconcursos.com.br 1 AULA DEMONSTRATIVA MAPA DA AULA 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. Cronograma do Curso... 3

Leia mais

3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos.

3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos. 3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos. 9 Atos ilícitos, exclusão da ilicitude, abuso do direito.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 14/09/2017). Classificação dos Contratos. Princípio da função social do contrato O Estado por este prisma passa

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR314 Direito Contratual

Programa Analítico de Disciplina DIR314 Direito Contratual 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3 1 Períodos

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR. Direitos Básicos. Profa. Roberta Densa

DIREITO DO CONSUMIDOR. Direitos Básicos. Profa. Roberta Densa DIREITO DO CONSUMIDOR Direitos Básicos Profa. Roberta Densa Art. 6º São direitos básicos do consumidor: I - a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento

Leia mais

CONTINUAÇÃO DA AULA 03. OBRIGAÇÃO DE DAR COISA INCERTA e OBRIGAÇÕES PECUNIÁRIAS

CONTINUAÇÃO DA AULA 03. OBRIGAÇÃO DE DAR COISA INCERTA e OBRIGAÇÕES PECUNIÁRIAS CONTINUAÇÃO DA AULA 03 OBRIGAÇÃO DE DAR COISA INCERTA e OBRIGAÇÕES PECUNIÁRIAS 1. DAS OBRIGAÇÕES DE DAR A COISA INCERTA 1.1. Definição: A expressão coisa incerta indica que a obrigação tem objeto indeterminado,

Leia mais

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade 1.IDENTIFICAÇÃO: PERÍODO: 4º CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL III - CONTRATOS NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA Teoria Geral dos Contratos.

Leia mais

DOS CONTRATOS NO DIREITO CIVIL BRASILEIRO DE 2002: PRINCÍPIOS BASILARES

DOS CONTRATOS NO DIREITO CIVIL BRASILEIRO DE 2002: PRINCÍPIOS BASILARES 18 DOS CONTRATOS NO DIREITO CIVIL BRASILEIRO DE 2002: PRINCÍPIOS BASILARES RESUMO SILVEIRA, Susani Trovo¹ GRAUPPE, Stefanie Alessandra² LUCATELLI, Isabella³ O objetivo principal do trabalho é, de forma

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR. Odon Bezerra Cavalcanti Sobrinho

DIREITO DO CONSUMIDOR. Odon Bezerra Cavalcanti Sobrinho DIREITO DO CONSUMIDOR Odon Bezerra Cavalcanti Sobrinho Contrato Proteção Contratual CONCEPÇÃO TRADICIONAL DE CONTRATO X NOVA REALIDADE DAS RELAÇÕES CONTRATUAIS Visão Histórica: Delineada especialmente

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 11/09/2017). Proposta e Aceitação / Extinção dos contratos. No mundo dos contratos o silêncio importa anuência,

Leia mais

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão REQUISITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão REQUISITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão REQUISITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO Classificação Os requisitos do negócio jurídico desdobram-se

Leia mais

TÍTULO: CONFLITO ENTRE A TEORIA DA IMPREVISÃO E TEORIA DA BASE DO NEGÓCIO JURÍDICO

TÍTULO: CONFLITO ENTRE A TEORIA DA IMPREVISÃO E TEORIA DA BASE DO NEGÓCIO JURÍDICO TÍTULO: CONFLITO ENTRE A TEORIA DA IMPREVISÃO E TEORIA DA BASE DO NEGÓCIO JURÍDICO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: DIREITO INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO

Leia mais

Curso DIREITO. Carga Horária Semestral 04

Curso DIREITO. Carga Horária Semestral 04 1/4 1/5 DIREITO - 2º SEMESTRE/2010 1 Disciplina DIREITO CIVIL III PLANO DE ENSINO - 2º SEMESTRE/2010 Curso DIREITO Turno/Horário NOTURNO Professor(a) HELISIA COSTA GÓES Carga Horária Semanal Carga Horária

Leia mais

Pós-Graduação On-Line Tema:

Pós-Graduação On-Line Tema: Pós-Graduação On-Line Tema: 1 Aula 03 Princípios Infraconstitucionais do Direito Individual do Trabalho Prof. Carlos Augusto Monteiro PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO Plá Rodrigues - destaca que no Direito Comum

Leia mais

INEXECUÇÃO DO CONTRATO DE LEASING EM RAZÃO DE CLÁUSULAS ABUSIVAS

INEXECUÇÃO DO CONTRATO DE LEASING EM RAZÃO DE CLÁUSULAS ABUSIVAS JUSTINO MAGNO ARAÚJO Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Mestre em Direito pela UNESP. Professor de Direito Processual Civil na Faculdade de Direito de Osasco (UNIFIEO) INEXECUÇÃO

Leia mais

Plano de ensino de Direito Civil II do primeiro e segundo semestre de 1983:

Plano de ensino de Direito Civil II do primeiro e segundo semestre de 1983: Plano de ensino de Direito Civil II do primeiro e segundo semestre de 1983: Créditos: 03 Carga horária: 90 Teoria Geral das Obrigações Obrigações. Conceito. Evolução. Distinção entre direitos obrigacionais

Leia mais

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO Prof. Me. Edson Guedes Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO 5. Direito Civil Unidade II 5.1 Da validade dos negócios jurídicos; 5.2 Responsabilidade civil e ato ilícito; 5. Direito Civil 5.1 Da validade

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Os contratos tornam-se perfeitos e acabados com a

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Os contratos tornam-se perfeitos e acabados com a CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Teoria Geral dos Contratos: PROPOSTA. Os contratos tornam-se perfeitos e acabados com a com a ACEITAÇÃO.

Leia mais

9/26/17. Contratos. ! Conceito: Contrato. Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro. - Direito obrigacional

9/26/17. Contratos. ! Conceito: Contrato. Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro. - Direito obrigacional Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro! Lei! *! Atos ilícitos e o abuso de direito! Atos unilaterais! Títulos de crédito! Conceito: Contrato - Direito obrigacional - Relação jurídica transitória:

Leia mais

Gratuito Só poderá ser chamado de gratuito quando uma pessoa entrega para outra e aquele que recebeu não terá ônus. Ex.

Gratuito Só poderá ser chamado de gratuito quando uma pessoa entrega para outra e aquele que recebeu não terá ônus. Ex. O que são negócios jurídicos unilaterais? Quais as modalidades de negócios jurídicos unilaterais? Unilateral - Quando as clausulas contratuais forem estabelecidas por apenas uma das partes. Ex. promessa

Leia mais

A CELEBRAÇÃO E A EXTINÇAÕ DE CONTRATOS

A CELEBRAÇÃO E A EXTINÇAÕ DE CONTRATOS A CELEBRAÇÃO E A EXTINÇAÕ DE CONTRATOS Renata Medina DUARTE 1 RESUMO: O presente artigo procura demonstrar a importância das relações jurídicas diante de um contrato, o dever de cumprimento que consta

Leia mais

Aula 13. 1) Na forma do art. 424, CC, a RENÚNCIA ANTECIPADA DE DIREITOS é considerada NULA.

Aula 13. 1) Na forma do art. 424, CC, a RENÚNCIA ANTECIPADA DE DIREITOS é considerada NULA. Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 13 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 13 Obs.: Formas de proteção

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta. Compensação. Ocorre a compensação quando duas pessoas forem ao mesmo

Leia mais

SUMÁRIO 1 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS INTRODUÇÃO

SUMÁRIO 1 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS INTRODUÇÃO SUMÁRIO 1 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS INTRODUÇÃO... 1 1.1 Conceito de contrato. Conceito clássico e conceito contemporâneo... 1 1.2 A suposta crise dos contratos... 5 1.3 A teoria do diálogo das fontes.

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I NOÇÕES GERAIS

SUMÁRIO. Parte I NOÇÕES GERAIS SUMÁRIO Parte I NOÇÕES GERAIS I Noção de contrato 25 2 Origens e evolução histórica do direito dos contratos 31 2 I Historicidade do contrato 32 22 O direito romano 33 23 O direito inglês medieval 34 3

Leia mais

PONTO 1: OBRIGAÇÕES (...)CONTINUAÇÃO

PONTO 1: OBRIGAÇÕES (...)CONTINUAÇÃO 1 PONTO 1: OBRIGAÇÕES (...)CONTINUAÇÃO PONTO 2: a) PRINCÍPIOS, TEORIAS REVISIONISTAS PONTO 3: b) MODALIDADES E CLASSIFICAÇÕES DAS OBRIGAÇÕES 3º) PACTA SUN SERVANDA: art. 389 CC 1. 3.1) TEORIAS REVISIONISTAS:

Leia mais

Período 5º Período. Eixo de Formação EIXO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Docente: Prof. Me. ANGELO JUNQUEIRA GUERSONI

Período 5º Período. Eixo de Formação EIXO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Docente: Prof. Me. ANGELO JUNQUEIRA GUERSONI Página 1 de 7 Disciplina DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITOS DOS CONTRATOS 088 Curso Graduação Período 5º Período Turma (s) A, B, D Eixo de Formação EIXO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL Docente: Prof.

Leia mais

Teoria económica dos contratos VS Teoria jurídica dos contratos

Teoria económica dos contratos VS Teoria jurídica dos contratos Teoria económica dos contratos VS Teoria jurídica dos contratos O CC estabelece uma teoria geral dos contratos arts. 405 a 456º - e regula depois, em especial, alguns tipos contratuais -arts 874º a 1250º.

Leia mais

Sumário. Parte 1 Direito das Obrigações

Sumário. Parte 1 Direito das Obrigações Sumário Parte 1 Direito das Obrigações Capítulo 1 Obrigações em Geral...3 1. Conceito e elementos da obrigação... 3 1.1. Obrigação sem responsabilidade e responsabilidade sem obrigação... 6 1.2. Fontes

Leia mais

Direitos Básicos do Consumidor

Direitos Básicos do Consumidor Direitos Básicos do Consumidor No artigo 6º no Código de Defesa do Consumidor são trazidos os direitos básicos do consumidor, ou seja, aqueles que são direitos fundamentais ao consumidor, que servirão

Leia mais

Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE

Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONCEITO: acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurídica, com o escopo de adquirir, modificar

Leia mais

Aula 18 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS

Aula 18 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS Página1 Curso/Disciplina: Direito Civil Contratos Aula: Revisão dos Contratos. Professor (a): Aurélio Bouret Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 18 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS - Extinção dos Contratos

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Contratos de Consumo Contrato de adesão - Não é ilegal - Claro, legível, esclarecedor - Fonte 12 - Interpretação mais favorável ao consumidor Compra fora do

Leia mais

PLANO DE ENSINO EMENTA

PLANO DE ENSINO EMENTA PLANO DE ENSINO FACULDADE: Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais CURSO: DIREITO Período: 4º DEPARTAMENTO: DIREITO PRIVADO Ano: 2016 DISCIPLINA: DIREITO CIVIL (Obrigações II) CARGA HORÁRIA: 80 PRÉ-REQUISITO:

Leia mais

SECÇÃO VII: A COMPLEXIDADE INTRA-OBRIGACIONAL E OS DEVERES ACESSÓRIOS DE CONDUTA 117

SECÇÃO VII: A COMPLEXIDADE INTRA-OBRIGACIONAL E OS DEVERES ACESSÓRIOS DE CONDUTA 117 INTRODUÇÃO SECÇÃO I: O DIREITO DAS OBRIGAÇÕES E A DEFINIÇÃO LEGAL DE OBRIGAÇÃO 11 1. A definição de obrigação 11 2. Objecto e características do Direito das Obrigações 13 SECÇÃO II: PRINCÍPIOS GERAIS DO

Leia mais

a) Liberatória (art. 299 CC) o devedor originário está exonerado do vínculo obrigacional.

a) Liberatória (art. 299 CC) o devedor originário está exonerado do vínculo obrigacional. Turma e Ano: Flex B (2013) Matéria / Aula: Direito Civil / Aula 12 Professor: Rafael da Mota Mendonça Conteúdo: Obrigações: V - Transmissão das Obrigações: 2. Assunção de Dívida. Contratos: Teoria Geral

Leia mais

A extinção dos Contratos de Compra e Venda em tempos de Crise

A extinção dos Contratos de Compra e Venda em tempos de Crise Crise imobiliária e o Direito A extinção dos Contratos de Compra e Venda em tempos de Crise Rubens Leonardo Marin 27/04/2017 Plano de aula As extinções contratuais e suas formas Crise no mercado imobiliário

Leia mais

Tópico do plano de ensino: Formação dos contratos: condições de validade; requisitos subjetivos, objetivos e formais; interpretação.

Tópico do plano de ensino: Formação dos contratos: condições de validade; requisitos subjetivos, objetivos e formais; interpretação. AULA 05 PONTO: 05 Objetivo da aula: Teoria geral dos contratos. Teoria geral dos contratos. Perfil e princípios. Formação defeito e extinção. Classificação e interpretação. Garantias legais específicas.

Leia mais

Apresentação... Tributo ao Mestre... Introdução...

Apresentação... Tributo ao Mestre... Introdução... Cód. barras: STJ00094454 (2011) Apresentação.... Tributo ao Mestre.... Introdução.... 13 15 17 CAPfTULO I NOÇÕES PRÉVIAS SOBRE NEGÓCIO JURfDICO E TEORIA GERAL DA INTERPRETAÇÃO 1. Noção de negócio jurídico...

Leia mais

Direito Civil II Direito das Obrigações

Direito Civil II Direito das Obrigações Direito Civil II Direito das Obrigações Elementos Constitutivos das Obrigações 2 Elementos Constitutivos das Obrigações Elemento Subjetivo Vimos que uma relação obrigacional possui sempre os mesmos elementos,

Leia mais

Direito internacional público. Aula 8 Direito dos tratados Convenção de Viena de 1969

Direito internacional público. Aula 8 Direito dos tratados Convenção de Viena de 1969 Direito internacional público Aula 8 Direito dos tratados Convenção de Viena de 1969 Convenção de Viena, 1969 Preâmbulo Parte 1 (arts. 1º a 5º): Introdução Parte 2 (arts. 6º a 25): Conclusão e entrada

Leia mais

A Intervenção Judicial no Contrato em face do Princípio da Integridade da Prestação e da Cláusula Geral da Boa-fé

A Intervenção Judicial no Contrato em face do Princípio da Integridade da Prestação e da Cláusula Geral da Boa-fé Carlos Alberto Garbi DESEMBARGADOR, MESTRE E DOUTOR EM DIREITO CIVIL PELA puc/sp CHEFE DO DEPARTAMENTO DE DIREITO CIVIL DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS (FMU). PROFESSOR DA ESCOLA PAULISTA DA MAGISTRATURA

Leia mais

A ONEROSIDADE EXCESSIVA NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO

A ONEROSIDADE EXCESSIVA NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO 1 A ONEROSIDADE EXCESSIVA NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO Publicado em Revista da EMERJ, Rio de Janeiro, v. 6, n.21, p. 155-165, 2003. Idem Revista de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 21/09/2017). Manifestação de vontade / Proposta e aceitação / extinção dos contratos. No mundo dos contratos

Leia mais

TODO ACONTECIMENTO EM VIRTUDE DO QUAL COMEÇAM OU TERMINAM AS RELAÇÕES JURÍDICAS (CMSP) DIREITOS E OBRIGAÇÕES

TODO ACONTECIMENTO EM VIRTUDE DO QUAL COMEÇAM OU TERMINAM AS RELAÇÕES JURÍDICAS (CMSP) DIREITOS E OBRIGAÇÕES TODO ACONTECIMENTO EM VIRTUDE DO QUAL COMEÇAM OU TERMINAM AS RELAÇÕES JURÍDICAS (CMSP) DIREITOS E OBRIGAÇÕES FATO JURÍDICO Fato Jurídico - lato sensu todo acontecimento da vida que o ordenamento jurídico

Leia mais

SEMINÁRIO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

SEMINÁRIO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS SEMINÁRIO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS CÂMARA DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CAXIAS DO SUL Outubro de 2017 CONTRATOS INTERNACIONAIS O que são Contratos Internacionais No direito brasileiro, um contrato

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL CADU WITTER CONTRATOS MERCANTIS PARTE 1

DIREITO EMPRESARIAL CADU WITTER CONTRATOS MERCANTIS PARTE 1 DIREITO EMPRESARIAL CADU WITTER CONTRATOS MERCANTIS PARTE 1 Contrato É o vínculo que une duas ou mais pessoas no sentido de autorizá-las a exigir determinada prestação umas das outras, através de um documento

Leia mais

Direito Civil. Da Transmissão e Extinção das Obrigações I. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Da Transmissão e Extinção das Obrigações I. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Da Transmissão e Extinção das Obrigações I Prof. Marcio Pereira Da Transmissão das Obrigações A transmissão das obrigações é o género que comporta duas espécies: cessão de crédito e assunção

Leia mais

A ONEROSIDADE EXCESSIVA NOS CONTRATOS ALEATÓRIOS

A ONEROSIDADE EXCESSIVA NOS CONTRATOS ALEATÓRIOS TESE DE DOUTORADO TÍTULO: A ONEROSIDADE EXCESSIVA NOS CONTRATOS ALEATÓRIOS AUTOR: ADALBERTO PIMENTEL DINIZ DE SOUZA PROFESSOR ORIENTADOR: PROF. DR. ANTONIO CARLOS MORATO FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE

Leia mais

Quando um contrato é necessário?

Quando um contrato é necessário? Quando um contrato é necessário? Milhares de pessoas realizam acordos diariamente sem se preocuparem com as formalidades e exigências legais. É certo que, para ser válido, nem todo acordo precisa ser formalizado

Leia mais