Funcionamento SISTEMA AIR BAG FUNCIONAMENTO. Modelos: FIAT / ALFA ROMEO T.T.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Funcionamento SISTEMA AIR BAG FUNCIONAMENTO. Modelos: FIAT / ALFA ROMEO T.T."

Transcrição

1 Funcionamento SISTEMA AIR BAG FUNCIONAMENTO Modelos: FIAT / ALFA ROMEO T.T. O air bag é um dispositivo que visa proteger os ocupantes do veículo em caso de impacto frontal ou lateral violento e é constituído de uma ou mais bolsas com enchimento instantâneo, as mesmas estão contidas em um vão apropriado no centro do volante, no painel dianteiro lado do passageiro e também na lateral do encosto dos bancos (air bags laterais). Seu acionamento reduz o risco de contato entre a cabeça/tórax do ocupante contra o volante/painel do veículo, em decorrência da violência do impacto. A maioria dos veículos FIAT e ALFA ROMEO utilizam sistemas air bag de comando eletrônico e são constituídos por uma central eletrônica de comando, módulos air bag frontais e laterais (side bags), cintos de segurança com prétensionadores, contato espiralado, interruptor de desativação e lâmpada espia indicadora de avarias. Central eletrônica A central eletrônica de comando é o cérebro do sistema. Normalmente é fixada ao assoalho do veículo próximo ao console central e é alimentada por uma tensão de 12 volts com a chave na posição MAR.

2 No interior da central, existem dois sensores de desaceleração, um do tipo piezoelétrico e o outro do tipo mecânico, para a segurança e controle do primeiro sensor. O sensor piezo elétrico possui a característica de se polarizar quando submetido à determinada pressão, ou se sofrer alguma deformação. Assim, quando ocorre uma desaceleração brusca devido a um impacto, o cristal do sensor é sensibilizado, gerando uma diferença de potencial elétrico proporcional à desaceleração. O sinal gerado é enviado ao microprocessador da central que integra os sinais enviados pelos sensores e decide a ativação do sistema, em função de: - atuação dos sensores piezo elétrico e mecânico; - desaceleração acima de um limite preestabelecido; - impactos frontais, com tolerância de ± 30. No caso de impacto frontal, a central eletrônica lê a desaceleração até um ângulo máximo de 30 à direita ou à esquerda em relação ao eixo longitudinal do veículo ( região frontal ).

3 Em outros tipos de acidentes, como colisões traseiras, capotamentos e colisões frontais em baixa velocidade ou fora do ângulo preestabelecido, a proteção é realizada apenas pelos cintos de segurança, já que nesses casos o air bag não atua. A fim de evitar ativações involuntárias, devido a impactos leves ou choques fora do ângulo preestabelecido, a central avalia a intensidade do choque em função da desaceleração e da ativação do sensor mecânico (acelerômetro). A central possui ainda uma memória permanente para defeitos (FAULT MEMORY) que armazena as falhas do sistema como um todo, a qual pode ser consultada através do aparelho de diagnose EDI (Estação de Diagnóstico Inteligente). Além da memória de defeitos há também a memória de impactos (CRASH MEMORY), que memoriza as condições de impacto sempre que o limite de desaceleração (-2,6 g) for superado. Quando a central reconhece a condição de impacto e envia a ordem de ativação aos dispositivos de enchimento, não só esta ordem é memorizada na CRASH MEMORY, mas é também distinguido de acordo com as condições que levaram à sua emissão, que são: - reconhecimento de um impacto com envio correto da ordem; - envio da ordem mesmo se houver defeito (que não compromete, o funcionamento do sistema) Tais informações, servem por exemplo, em caso de pedido de ressarcimento de danos, se o equipamento estava funcionando bem no momento do impacto, sefuncionou corretamente ou se estava com defeito e, neste caso, desde quando havia este defeito. A central possui ainda um adesivo colado que indica a posição correta de montagem da mesma. A central deve ser montada com a seta (impressa no adesivo) orientada para a posição de marcha do veículo. Essa posição deve ser rigorosamente respeitada, pois determina o sentido em que os sensores de desaceleração fazem a leitura dos valores de aceleração negativa durante o impacto, para que a central comande a ativação dos air bags.

4 Módulos air bag Os módulos air bag são instalados em uma sede apropriada no volante e no painel dianteiro lado do passageiro e são constituídos de um recipiente metálico para conexão com o volante / painel. Nesse recipiente estão contidos a bolsa inflável e o dispositivo de enchimento, composto de um detonador e de um composto químico para a formação do gás de enchimento. Uma tampa mantém a bolsa adequadamente dobrada no interior do recipiente. No momento do impacto a tampa se abre, rompendose nos pontos predeterminados de sua estrutura, para que a bolsa saia completamente. Desta maneira evita-se que a tampa seja projetada contra o rosto dos ocupantes no momento do acionamento do sistema. Módulos Side bag (air bag lateral) O modulo side bag é montado através de suportes no lado externo do encosto dos bancos dianteiros e traseiros (quando presente), de forma que fique sempre na posição adequada em relação ao ocupante. Os principais elementos do módulo são a bolsa inflável, o gerador de gás, o cilindro metálico, a tampa de plástico e os suportes de fixação. O gerador de gás é híbrido, isto é, apenas uma pequena parte da carga total é constituída de carga pirotécnica. A maior parte da energia necessária

5 para o enchimento da bolsa é fornecida por um volume de gás (argônio) armazenado sob pressão no interior do cilindro metálico. O sistema de air bag lateral é comandado pela central eletrônica, a mesma que comanda o acionamento dos módulos air bag e dos prétensionadores. Dois sensores montados na coluna central próximo aos prétensionadores, contêm um acelerômetro piezo elétrico capaz de medir as acelerações verificadas durante um impacto lateral. A informação é transmitida à central, que decide a ativação do side bag. Contato espiralado (clock spring) Para que o módulo air bag lado do motorista siga a rotação do volante sem que o chicote de ligação elétrica seja rompido, o contato elétrico é feito por um dispositivo de contato em espiral. O dispositivo é composto de dois pratos superpostos, sendo o prato superior solidário ao movimento do volante por meio de duas extensões existentes no inferior. Uma trava de segurança evita a rotação livre do prato superior quando o volante é retirado, o que poderia provocar o enrolamento indesejável do chicote e o possível rompimento. Se o prato superior rodar em relação ao inferior, de forma a não permitir o reconhecimento da posição correta no momento da montagem, o clock spring deverá ser substituído. Interruptores de desativação do air bag frontal e lateral Na maioria dos veículos Fiat e Alfa Romeu, existe a possibilidade de desativação do air bag frontal lado do passageiro e dos laterais (quando presentes). O procedimento é recomendado principalmente para o transporte de crianças e pode ser realizado através do interruptor de desativação utilizando a chave de ignição.

6 A desativação/reativação deve ser feita com a chave de ignição na posição STOP, acionando com a chave de ignição do veículo o interruptor de comando, normalmente localizado na lateral direita do painel do veículo. O interruptor possui duas posições: 1) Air bag do passageiro (side bag) ativado: posição ON luz espia apagada no quadro de instrumentos. NOTA: Com o air bag do passageiro (side bag) ativado, ao colocar a chave de ignição em marcha, a luz espia correspondente pisca por alguns segundos e se apaga indicando que o sistema está OK. 2) Air bag do passageiro (side bag) desativado: posição OFF luz espia acesa no quadro de instrumentos. Lâmpada espia indicadora de avarias A lâmpada espia está localizada no quadro de instrumentos do veículo, e sua função é indicar ao motorista se o sistema air bag está ou não em perfeitas condições de funcionamento. Com a chave de ignição na posição MAR, a lâmpada deve se acender por alguns segundos e se apagar logo em seguida. Se isso não ocorrer, foi detectada alguma avaria no sistema.

7 O funcionamento da lâmpada é controlado pela central que realiza uma verificação constante em todo o sistema air bag. Se alguma avaria for encontrada, a lâmpada piloto se acende imediatamente, permanecendo acesa enquanto o sistema não for reparado e realizado o cancelamento do respectivo erro na memória de erros (fault memory). Nesse caso, o veículo deve ser levado imediatamente a uma concessionária para que seja feito o reparo, pois o sistema perdeu as condições de operar corretamente. A avaria detectada é memorizada pela central e pode ser lido pelo aparelho de diagnose EDI (Estação de Diagnóstico Inteligente). LÓGICA DE FUNCIONAMENTO No caso de um impacto frontal do veículo, os sensores detectam a aceleração negativa que ocorreu e enviam um sinal correspondente à central. A central por sua vez, irá comandar a atuação dos módulos air bag, por meio do envio de um sinal de tensão para a ativação da carga explosiva que há no dispositivo de enchimento. A detonação da carga provoca a reação de um composto químico que produz o gás de enchimento da bolsa inflável. A pressão do gás faz a tampa do recipiente se abrir, a bolsa então sai de seu recipiente e se infla, interpondo-se entre o corpo do ocupante e a estrutura do veículo, realizando sua função de proteção. Logo após, o gás escoa da bolsa, que se desinfla rapidamente para que o ocupante possa se mover. A seqüência de atuação dos dispositivos de air bag pode ser representada indicativamente como na figura seguinte. Acompanhe a seguir a explicação dos gráficos de seqüência de atuação dos air bags. Gráfico A: evolução da pressão de enchimento da bolsa em função do tempo durante o qual ocorre a dinâmica da colisão. Gráfico B: posições que o corpo assume durante o choque frontal em relação ao volante e ao air bag. A seqüência temporal dos eventos desde o momento do acionamento do impulso elétrico pela central eletrônica é a seguinte: Instante t1 (figura A, referência 2): momento em que se verifica o acionamento do sistema de enchimento. A pressão de enchimento começa a subir no interior

8 da bolsa, que ainda está fechada no interior da tampa do módulo no centro do volante. O corpo do motorista ainda está em posição quase normal (figura B, referência 1). Instante t2 (figura A, referência 3): a pressão no interior do módulo ainda fechado sobe até atingir um valor que faz a tampa se abrir, então a bolsa sai e inicia o enchimento. O corpo do motorista, nesse período de tempo, começa a deslocar-se para frente e encontra-se entre a posição normal de direção e o choque com a bolsa do air bag (figura B, referência 2). No momento em que a bolsa é liberada de seu invólucro, a pressão do gás desce rapidamente devido à elevada inércia da almofada. Em determinado momento a pressão tende a assumir valores negativos (figura A, referência 4). Instante t3 (figura A, referência 5): a pressão da bolsa assume valores positivos uma vez que iniciou o enchimento total, que a deixará em condição de expansão máxima. Instante t4 (figura A, referência 6): verifica-se o impacto do corpo do motorista com a bolsa (figura B, referência 3). A pressão no interior da bolsa sobe devido à pressão exercida na mesma pelo motorista. Instante t5 (figura A, referência 8): a pressão na bolsa desce rapidamente devido ao seu esvaziamento, que ocorre através de orifícios ou das fibras que a compõem. A bolsa fica completamente vazia depois de poucos décimos de segundos. Pré-tensionadores dos cintos de segurança Os pré-tensionadores são dispositivos de segurança que equipam os veículos, cuja finalidade é melhorar a eficiência dos cintos de segurança, aumentando o nível de proteção dos ocupantes em caso de colisão frontal. Numa colisão desse tipo, é imprescindível que o cinto fique firmemente unido ao tórax do ocupante, para absorver gradualmente a energia cinética que o corpo adquire durante o impacto. Alguns fatores podem fazer com que o cinto não realize corretamente sua função: - atraso da atuação do dispositivo de bloqueio inercial; - esticamento das fibras do cinto; - não deslizamento correto do cinto no enrolador, ou enrolamento excessivo; - roupas muito espessas, criando um espaço entre o cinto e o tórax. Dentre os veículos FIAT e ALFA ROMEO, alguns são equipados com prétensionadores de comando mecânico; e outros utilizam pré-tensionadores de comando eletrônico, controlados pela central air bag. Pré-tensionador mecânico O funcionamento do pré-tensionador mecânico se baseia na ação da força de inércia que atua na massa do conjunto cilindro/pistão devido à desaceleração do veículo.

9 A alavanca (E) está fixada ao grupo cilindro / pistão através do pino (F). Em estado de repouso, a alavanca fica presa ao dente (G), e está sujeita à tensão da mola ( I ). Quando, no momento do impacto, a força de inércia que atua na massa do conjunto vence a força da mola ( I ), o grupo gira levemente, liberando a alavanca (E) do dente (G). A alavanca, puxada pela mola ( I ), bate no detonador de carga (D). O gás que é liberado (azoto na maior parte, portanto inócuo) empurra o pistão (B) através do tubo (A), puxando ao mesmo tempo o cabo de aço (C), que está fixado na outra extremidade à bobina de enrolamento do cinto. Dessa forma, o cinto se enrola de 7 a 12 cm. Ao fim da operação o cinto se trava, indicando que o dispositivo foi ativado. Depois de acionado, o dispositivo deve ser sempre substituído integralmente. Veículos que utilizam pré-tensionador mecânico: Palio, Doblò, Idea, Alfa 145 e 155. Pré-tensionador eletrônico O pré-tensionador eletrônico é integrado no conjunto enrolador do cinto, e o comando do dispositivo é realizado pela mesma central eletrônica de comando do air bag. No momento em que ocorre uma determinada desaceleração, a central eletrônica verifica, simultaneamente, as seguintes condições: - fechamento do sensor de segurança mecânico devido à desaceleração criada no momento do impacto; - ultrapassagem do limite de ativação dos pré-tensionadores, memorizado na central eletrônica. Sendo assim, a central alimenta o gerador de gás (2), a pressão do gás, que é emitida pelo gerador, é aplicada na superfície do pistão (4), gerando uma força que o empurra para cima no interior do cilindro (6). Esse movimento linear do pistão (4) para cima, onde se encontra um cabo de aço (5) e cuja extremidade está fixada no flange da bobina em espiral (8), transforma-se em

10 movimento rotativo da bobina, enrolando o cinto (7) em alguns centímetros no sentido oposto. Desse modo, recupera-se o inevitável alongamento do cinto e o corpo do ocupante permanece aderente ao encosto do banco. Após o acionamento do prétensionador, o cinto deve ser substituído. Veículos que utilizam pré-tensionador eletrônico: Stilo, Marea, Alfa 147, 156, 166 e Spider.

Sistema de Proteção Passiva dos Ocupantes PASSAT

Sistema de Proteção Passiva dos Ocupantes PASSAT Sistema de Proteção Passiva dos Ocupantes PASSAT 2.0 2009 Professor SCOPINO Técnico e Administrador da Auto Mecânica Scopino Professor do Umec Universo do Mecânico Ex-Professor do Senai Diretor do Sindirepa-SP

Leia mais

Sistemas de airbag e pré-tensionadores. Eletroeletrônica

Sistemas de airbag e pré-tensionadores. Eletroeletrônica Sistemas de airbag e pré-tensionadores Eletroeletrônica Sistemas de airbag e pré-tensionadores ÍNDICE Introdução 05 Sistemas de airbag 06 Generalidades 06 Sistemas mecânico de airbag 08 Sistema eletrônico

Leia mais

Ativação da tomada de força EG. Função

Ativação da tomada de força EG. Função Função Ativação da tomada de força EG A função é usada para ativar a tomada de força a partir da área do motorista e do lado de fora da cabina. A tomada de força é controlada pela unidade de comando da

Leia mais

Considerando o sistema isolado de forças externas, calcula-se que o módulo da velocidade da parte m 3 é 10 m/s, com a seguinte orientação: a) d) y

Considerando o sistema isolado de forças externas, calcula-se que o módulo da velocidade da parte m 3 é 10 m/s, com a seguinte orientação: a) d) y 2 a EM Dione Dom Lista de Exercícios sobre Impulso, Quantidade de Movimento e Colisões - 2a Série - Física 1 1) Uma explosão divide um pedaço de rocha em repouso em três partes de massas m 1 = m 2 = 20

Leia mais

Instruções de montagem de uma coluna da direção para:

Instruções de montagem de uma coluna da direção para: TRW Automotive Aftermarket Instruções de montagem de uma coluna da direção para: Opel Corsa D PUBLICATION XZB1200PT PERIGO! A unidade de airbag pode acionar-se involuntariamente! A unidade do airbag é

Leia mais

Ativação da tomada de força EK. Função

Ativação da tomada de força EK. Função Ativação da tomada de força EK A função é usada para ativar a tomada de força a partir da área do motorista e do lado de fora da cabina. A tomada de força é controlada pela unidade de comando da BCI. A

Leia mais

MANUAL VALVULA BORBOLETA BIEXCÊNTRICA SERIE 235/236

MANUAL VALVULA BORBOLETA BIEXCÊNTRICA SERIE 235/236 A. Introdução Este manual tem por objetivo apresentar as especificações, procedimentos de instalação, operação e manutenção de válvula borboleta biexcêntrica. As Válvulas borboletas Zanardo Série 235/236

Leia mais

PC-SCAN 2010 SISTEMA DE DIAGNÓSTICO VEICULAR

PC-SCAN 2010 SISTEMA DE DIAGNÓSTICO VEICULAR SISTEMA DE DIAGNÓSTICO VEICULAR Manual de Operação MARELLI IAW-6R TWINGO RENAULT Seção A : Versão : 1.00G / 99 A1 ÍNDICE Introdução... A3 Auto-Diagnóstico... A4 Conectando o seu PC-SCAN 2010... A4 Consultas

Leia mais

Informativo de Assistência Técnica

Informativo de Assistência Técnica ATENÇÃO: Para se obter uma instalação de qualidade é altamente recomendada a utilização de conectores 3M e terminais para derivação e ligação dos fios do chicote ao veículo. Os conectores são vendidos

Leia mais

AULA TÉCNICA

AULA TÉCNICA AULA TÉCNICA 058 2014 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO UNO VIVACE 1.0 FLEX MARELLI IAW7GF SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: UNO VIVACE IGNIÇÃO E CANISTER Agora veremos: IAW 7GF - AULA

Leia mais

Motor de combustão de quatro tempos

Motor de combustão de quatro tempos Força motriz Ao produzir-se a combustão (explosão) da mistura de gasolina e ar, os pistões impulsionados pela expansão dos gases originam a força motriz do motor. Num automóvel de dimensões médias, quando

Leia mais

Informativo de Assistência Técnica

Informativo de Assistência Técnica Informativo de Assistência Técnica Circular N.º: 056/04 Responsável: André Betarello Data: 29/10/2002 Revisão: 001 Para: Técnicos PST Eletrônica e Instaladores Assunto: Instruções de Instalação para o

Leia mais

Ativação da tomada de força ED. Função

Ativação da tomada de força ED. Função Função Ativação da tomada de força ED A função é usada para ativar a tomada de força a partir da área do motorista e do lado de fora da cabina. A tomada de força é controlada pela unidade de comando da

Leia mais

AUTOMATIZADOR - MARCH / VERSA

AUTOMATIZADOR - MARCH / VERSA Manual de Acessórios AUTOMATIZADOR - MARCH / VERSA Part Number: BRPRT05 MARCH E VERSA Tempo aproximado de instalação: :0h. Execute a operação descrita utilizando os seguintes itens: A B Fusível Amarelo

Leia mais

Empilhadeira Elétrica LEE25

Empilhadeira Elétrica LEE25 Empilhadeira Elétrica LEE25 Manual de peças 1 TRANSMISSÃO Y 1 7038.010.132.00.2 1 Motor Elétrico da Direção 2 7038.010.133.00.0 1 Junta 7 7038.010.134.00.8 1 Tampa 8 7038.010.135.00.5 1 Carcaça 12 7038.010.136.00.6

Leia mais

Shift light e PRO SHIFT LIGHT

Shift light e PRO SHIFT LIGHT Shift light e PRO SHIFT LIGHT MANUAL DE INSTALAÇÃO E INSTRUÇÕES Pág. 1 Descrição Ajustando a Shift Light Instalação elétrica Montagem Substituição da lâmpada Cuidados e limpeza DESCRIÇÃO Pág. 2 A Shift

Leia mais

AUTOMATIZADOR - ALTIMA

AUTOMATIZADOR - ALTIMA Manual de Acessórios AUTOMATIZADOR - ALTIMA Part Number: PRT - ALTIMA Execute a operação descrita utilizando os seguintes itens: A C Scotchlok Porta Fusível com cabo complementar G F D G B Ferramentas

Leia mais

Ativação da tomada de força da caixa de mudanças automática

Ativação da tomada de força da caixa de mudanças automática Função Função A função é usada para ativar a tomada de força a partir da área do motorista e do lado de fora da cabina. A tomada de força é controlada pela unidade de comando da BCI (Interface de comunicação

Leia mais

AUTOMATIZADOR - SENTRA

AUTOMATIZADOR - SENTRA Manual de Acessórios AUTOMATIZADOR - SENTRA Part Number: BRPRT767 - SENTRA Execute a operação descrita utilizando os seguintes itens: A B Fusível Amarelo mini 20A Scotchlok Cabo complementar de alimentação

Leia mais

Válvulas e sensores pneumáticos

Válvulas e sensores pneumáticos Válvulas e sensores pneumáticos Aula 2 Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura Válvula Pneumáticas As válvulas comandam e influenciam o fluxo do ar comprimido. Classificação Válvulas

Leia mais

O SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DOS MOTORES A QUATRO TEMPOS UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO

O SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DOS MOTORES A QUATRO TEMPOS UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO O SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DOS MOTORES A QUATRO TEMPOS Introdução O funcionamento dos motores de combustão interna baseia-se na pressão resultante da combustão de um fluído no interior de um cilindro que,

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO CARREGADOR DE BATERIA MODELO: KA-043

MANUAL DO USUÁRIO CARREGADOR DE BATERIA MODELO: KA-043 1 MANUAL DO USUÁRIO CARREGADOR DE BATERIA MODELO: KA-043 Neste manual você vai encontrar informações importantes a respeito do funcionamento do equipamento. Observe primeiramente os cuidados necessários

Leia mais

MANUAL VALVULA BORBOLETA BIEXCÊNTRICA SERIE 235/236

MANUAL VALVULA BORBOLETA BIEXCÊNTRICA SERIE 235/236 necessidades de processos industriais como: controle de fluxo, controle de pressão e bloqueio de diversos fluidos em diversas condições. B. Armazenagem As seguintes informações deverão ser seguidas para

Leia mais

Motores válvulas

Motores válvulas Motores 2.0 8 válvulas Renault: Mégane 2.0 8V e Scénic 2.0 8V Particularidades do procedimento As principais particularidades do procedimento de troca da correia dentada desses veículos são: A polia do

Leia mais

Ativação da tomada de força ED via COO. Informações gerais sobre a função. Condições. Ativação. Informações diversas

Ativação da tomada de força ED via COO. Informações gerais sobre a função. Condições. Ativação. Informações diversas Informações gerais sobre a função Informações gerais sobre a função Esta descrição de funcionamento com instruções de conexão é aplicável para veículos nos quais o coordenador (COO) controla a ativação

Leia mais

MAGNETI MARELLI T-BOX HW06 MANUAL DE INSTALAÇÃO

MAGNETI MARELLI T-BOX HW06 MANUAL DE INSTALAÇÃO MAGNETI MARELLI T-BOX HW06 MANUAL DE INSTALAÇÃO 1 Índice 1 ANTES DA INSTALAÇÃO...3 1.1 CUIDADOS ANTES DA INSTALAÇÃO...3 1.2 EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS...3 2 INSTALAÇÃO...4 2.1 LOCAIS DE INSTALAÇÃO...4 2.2

Leia mais

2.3 Força, pressão e a segurança rodoviária

2.3 Força, pressão e a segurança rodoviária 2.3 Força, pressão e a segurança rodoviária 1 N Fig. 1 Automóvel em repouso P Forças que atuam no automóvel: Peso Reação Normal Como estas forças são simétricas a força resultante é nula 2 2 1 Quando ocorre

Leia mais

BMW Comunicação Corporativa

BMW Comunicação Corporativa Press release Janeiro de 2019 do Brasil informa clientes sobre recall de modelos das Séries 3, 5, 6, 7, Z4, X3 e X5 Os veículos leves, que envolvem os modelos das Séries 3, 5, 6, 7 e os roadsters Z4 envolvidos

Leia mais

Instruções de operação. Comutador de nível capacitivo KNM

Instruções de operação. Comutador de nível capacitivo KNM Instruções de operação Comutador de nível capacitivo KNM Conteúdo Função e características Montagem Conexão elétrica Operação Programação 5 Set-up / operação 8 Pág. LEDs vermelho, amarelo, verde face sensora

Leia mais

RESOLUÇÃO CONTRAM Nº 461, DE

RESOLUÇÃO CONTRAM Nº 461, DE RESOLUÇÃO CONTRAM Nº 461, DE 06-11-1972 DOU 18-12-1972 Estabelece requisitos de segurança para os veículos automotores de fabricação nacional. Conselho Nacional de Trânsito, usando da atribuição que lhe

Leia mais

MANUAL VALVULA DE DESCARGA DE FUNDO SÉRIE 945

MANUAL VALVULA DE DESCARGA DE FUNDO SÉRIE 945 A. Introdução Este manual tem por objetivo apresentar as especificações, procedimentos de instalação, operação e manutenção de válvulas de descarga de fundo. As Válvulas de descarga de fundo série 945

Leia mais

AUTOMATISMOS COMANDOS HIDRÁULICOS. APLICAÇÕES AUTOMATISMOS HIDRÁULICOS: 1- Comando por distribuidor de carretel 2- Comando por distribuidor rotativo

AUTOMATISMOS COMANDOS HIDRÁULICOS. APLICAÇÕES AUTOMATISMOS HIDRÁULICOS: 1- Comando por distribuidor de carretel 2- Comando por distribuidor rotativo AUTOMATISMOS COMANDOS HIDRÁULICOS APLICAÇÕES AUTOMATISMOS HIDRÁULICOS: 1- Comando por distribuidor de carretel 2- Comando por distribuidor rotativo Aplicação 1: aperto em máquinaferramenta Queremos apertar

Leia mais

Kit de cablagem dos e-cilindros Unidade de tração Greensmaster 3320 ou 3420 TriFlex de 2011

Kit de cablagem dos e-cilindros Unidade de tração Greensmaster 3320 ou 3420 TriFlex de 2011 Form No. 3396-476 Rev A Kit de cablagem dos e-cilindros Unidade de tração Greensmaster 3320 ou 3420 TriFlex de 2011 Modelo nº 132-6967 Instruções de instalação AVISO CALIFÓRNIA Proposição 65 Aviso É do

Leia mais

APLICATIVOS VW. DIGIFANT Mi

APLICATIVOS VW. DIGIFANT Mi Página 1 de 16 CAPITULO 70 APLICATIVOS VW DIGIFANT Mi GOLF GL/GLX 2.0 - Mi. COMO FUNCIONA O SISTEMA DIGIFANT Mi GOLF 2.0 Este sistema de injeção é digital multiponto ou seja com quatro válvulas injetoras

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Comandos Elétricos

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Comandos Elétricos Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Comandos Elétricos Heitor Medeiros Florencio Comandos Elétricos na Automação Industrial Conhecimentos de

Leia mais

ACS7F V - 60Hz ACS9F V - 60Hz ACS12F V - 60Hz M A N U A L D E I N S T A L A Ç Ã O

ACS7F V - 60Hz ACS9F V - 60Hz ACS12F V - 60Hz M A N U A L D E I N S T A L A Ç Ã O ACS7F-02-220V - 60Hz ACS9F-02-220V - 60Hz ACS12F-02-220V - 60Hz M A N U A L D E I N S T A L A Ç Ã O SUMÁRIO MANUAL DE INSTALAÇÃO Instalação da Unidade Interna Posição da Unidade Externa Fixando a Unidade

Leia mais

Manual Técnico Aquecedores de passagem KO1800S G1

Manual Técnico Aquecedores de passagem KO1800S G1 Aquecedores de passagem KO1800S G1 1 Dados s TIPO DE GÁS Vazão de Água (litros/min) T=20ºC* Consumo de gás Pressão de Gás em (mm.c.a.)** Rendimento Potência nominal em condições padrão Pressão de trabalho

Leia mais

COMO MONTAR O ARO MÓVEL 4 FUROS NO REQUADRO COM VIDRO:

COMO MONTAR O ARO MÓVEL 4 FUROS NO REQUADRO COM VIDRO: 1 INDÚSTRIA DE APARELHOS PARA GINÁSTICA LTDA VITA BASKET TABELA DE BASKET HIDRÁULICA MANUAL E ELÉTRICA MONTAGEM DA ESTRUTURA: Coloque o pino de trava da peça n. 2 (pistão) na peça n.1 (base). Coloque e

Leia mais

Kit de luzes LED Cortadores Greensmaster 800,1000 e 1600 de 2012 e seguintes

Kit de luzes LED Cortadores Greensmaster 800,1000 e 1600 de 2012 e seguintes Form No. 3402-222 Rev A Kit de luzes LED Cortadores Greensmaster 800,1000 e 1600 de 2012 e seguintes Modelo nº 04294 Instruções de instalação AVISO CALIFÓRNIA Proposição 65 Aviso É do conhecimento do Estado

Leia mais

Manual de Instalação e Manutenção Série AP

Manual de Instalação e Manutenção Série AP Manual de Instalação e Manutenção Série AP INTRODUÇÃO ÍNDICE Introdução... 1 1 Instalação... 1 2 Manutenção... 2 2.1 Desmontagem... 2 Simples ação sem volante... 2 Simples ação com volante... 2 Dupla ação

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Semana 8 Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

Faróis e homologação/kits de luzes de travão e de sinalização Veículos utilitários Workman MD

Faróis e homologação/kits de luzes de travão e de sinalização Veículos utilitários Workman MD Form No. 3371-334 Rev B Faróis e homologação/kits de luzes de travão e de sinalização Veículos utilitários Workman MD Modelo nº 120-5031 Modelo nº 120-5044 Instruções de instalação Peças soltas Utilize

Leia mais

Motor/Performance. Dimensões. Mecânica. Motorização: 1.6. Potência (cv) Cilindrada (cm3) Torque (Kgf.m) 22,4

Motor/Performance. Dimensões. Mecânica. Motorização: 1.6. Potência (cv) Cilindrada (cm3) Torque (Kgf.m) 22,4 Motor/Performance Motorização: 1.6 Alimentação Combustível Gasolina injeção direta Gasolina Potência (cv) 136.0 Cilindrada (cm3) 1.598 Torque (Kgf.m) 22,4 Velocidade Máxima (Km/h) 210 Tempo 0 100 (Km/h)

Leia mais

Aula 1 Parte 2 Interruptores, Sensores e Atuadores SCCS

Aula 1 Parte 2 Interruptores, Sensores e Atuadores SCCS Aula 1 Parte 2, e Introdução Além dos inúmeros módulos eletrônicos utilizados no controle dos diversos sistemas automotivos, alguns dispositivos adicionais são necessários para que o motorista se comunique

Leia mais

Instruções de montagem de uma coluna da direção para:

Instruções de montagem de uma coluna da direção para: TRW Automotive Aftermarket Instruções de montagem de uma coluna da direção para: Renault Megane II PUBLICATION XZB1214PT PERIGO! A unidade de airbag pode acionar-se involuntariamente! A unidade do airbag

Leia mais

MANUAL VALVULA DE SEGMENTO ESFÉRICO SERIE 960

MANUAL VALVULA DE SEGMENTO ESFÉRICO SERIE 960 A. Introdução Este manual tem por objetivo apresentar as especificações, procedimentos de instalação, operação e manutenção de válvula de segmento esférico série 960. A válvula de segmento esférico montado

Leia mais

Acoplamento. Uma pessoa, ao girar o volante de seu automóvel, Conceito. Classificação

Acoplamento. Uma pessoa, ao girar o volante de seu automóvel, Conceito. Classificação Acoplamento Introdução Uma pessoa, ao girar o volante de seu automóvel, percebeu um estranho ruído na roda. Preocupada, procurou um mecânico. Ao analisar o problema, o mecânico concluiu que o defeito estava

Leia mais

Problema 1 Problema 2

Problema 1 Problema 2 1 Problema 1 7ª Edição Exercício: 2.42 / 8ª Edição Exercício: 1.44 A área da seção transversal da válvula do cilindro mostrado na figura abaixo é igual a 11cm 2. Determine a força necessária para abrir

Leia mais

Dado: g = 10 m/s 2. (A) 5,6 x 10 2 J (D) 1,4 x 10 2 J (B) 1,4 x 10 3 J (C) 3,5 x 10 3 J

Dado: g = 10 m/s 2. (A) 5,6 x 10 2 J (D) 1,4 x 10 2 J (B) 1,4 x 10 3 J (C) 3,5 x 10 3 J 41 A quantidade de calor Q transferida para o ar durante o tempo t através da superfície aquecida de um ferro de passar roupa de área A é dada por Q = h t A (q - q 0 ), onde q é a temperatura da superfície

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE OPERAÇÃO, INSPEÇÃO

PROCEDIMENTOS DE OPERAÇÃO, INSPEÇÃO PROCEDIMENTOS DE OPERAÇÃO, INSPEÇÃO E SEGURANÇA CADEIRINHA ELÉTRICA AeroAndaimes Antes do início das operações: 01 - VERIFICAÇÕES DIÁRIAS RIAS: Amarração e fixação dos cabos de aço: Os cabos de aço de

Leia mais

Dispositivo anti-curtos passo a passo

Dispositivo anti-curtos passo a passo Dispositivo anti-curtos passo a passo Lista de componentes necessários: Caixa para a montagem Pulsador normalmente fechado Relé 12 V CC Ponte retificadora 1,5 A Condensador eletrolítico 4,7µF/35v 6 leds

Leia mais

10/09/ Literatura de Serviço FORD - 4a Edição

10/09/ Literatura de Serviço FORD - 4a Edição Consulte o Manual de Diagramas Elétricos. Ferramenta(s) Especial(is) 73III Multímetro Automotivo 105-R0057 ou equivalente Sistema de Diagnóstico Mundial (WDS) 418-F224 Equipamento de Testes New Generation

Leia mais

Aceleração manual remota. Descrição. Generalidades. Condições. Ativação

Aceleração manual remota. Descrição. Generalidades. Condições. Ativação Descrição Descrição Generalidades A função de aceleração manual remota é usada para controlar de modo remoto as funções de aceleração manual, aceleração manual limitada e marcha lenta elevada. Condições

Leia mais

Fluorpact-6 Painel Compacto

Fluorpact-6 Painel Compacto Painel Compacto 1. Apresentação 2 2. Aplicação 2 3. Normas Aplicadas 2 4. Principais Vantagens 2 5. Segurança 3 6. Características Elétricas Nominais 3 7. Configurações Existentes 4 7.1 Para Conexões à

Leia mais

CONHEÇA TODAS AS VERSÕES DO HYUNDAI CRETA: Itens de série em todas as versões

CONHEÇA TODAS AS VERSÕES DO HYUNDAI CRETA: Itens de série em todas as versões CONHEÇA TODAS AS VERSÕES DO HYUNDAI CRETA: Itens de série em todas as versões Moldura cromada na tampa do porta-malas Lanternas Clear Type Retrovisores externos na cor da carroceria com luz indicadora

Leia mais

Diagnósticos Cambio dualogic 1.8/1.9 flex

Diagnósticos Cambio dualogic 1.8/1.9 flex Câmbio Dualogic Diagnósticos 21-001- Câmbio Dualogic 1.8 / 1.9 Flex INCONVENIENTE: Veículo em trânsito demora a desacoplar a embreagem. DIAGNOSE: 1) - Verificar se o interruptor de freio esta queimado

Leia mais

Informativo de Assistência Técnica

Informativo de Assistência Técnica Informativo de Assistência Técnica Circular N.º: 018/03 Responsável: André Betarello Data: 06/01/2005 Revisão: 003 Para: Técnicos PST Eletrônica e Instaladores Assunto: Instruções de Instalação para o

Leia mais

Kit de melhoria de sensor do excêntrico Broca direcional 4045 AVISO

Kit de melhoria de sensor do excêntrico Broca direcional 4045 AVISO Form No. Kit de melhoria de sensor do excêntrico Broca direcional 4045 Modelo nº 132-4165 3395-940 Rev A Instruções de instalação AVISO CALIFÓRNIA Proposição 65 Aviso É do conhecimento do Estado da Califórnia

Leia mais

Série MSY. Atuador Pneumático Scotch Yoke SÉRIE MSY - ATUADOR MOVIMATIC SCOTCH YOKE.

Série MSY. Atuador Pneumático Scotch Yoke SÉRIE MSY - ATUADOR MOVIMATIC SCOTCH YOKE. Série MSY Atuador Pneumático Scotch Yoke Adequado para uso em ambientes severos como indústrias químicas e O&G Disponível para dupla ação e retorno por mola para pressão de ar de 3 a 6 bar Disponível para

Leia mais

Válvulas Pneumáticas VÁLVULAS

Válvulas Pneumáticas VÁLVULAS VÁLVULAS Vimos que para os atuadores funcionarem é necessário que o ar comprimido chegue até eles. Ainda não explicamos como isso ocorre, porém não é difícil imaginar uma tubulação de aço, borracha ou

Leia mais

Kit de cablagem dos e-cilindros Unidade de tração Greensmaster 3320 ou 3420 TriFlex

Kit de cablagem dos e-cilindros Unidade de tração Greensmaster 3320 ou 3420 TriFlex Form No. Kit de cablagem dos e-cilindros Unidade de tração Greensmaster 3320 ou 3420 TriFlex Modelo nº 131-8758 3394-605 Rev A Instruções de instalação AVISO CALIFÓRNIA Proposição 65 Aviso É do conhecimento

Leia mais

Detector de Sequência de Fase e Rotação de Motores

Detector de Sequência de Fase e Rotação de Motores Manual do Usuário Detector de Sequência de Fase e Rotação de Motores Modelo 480403 Introdução Parabéns por adquirir nosso Detector de Sequência de Fase e Rotação de Motores Extech Modelo 480403. Este instrumento

Leia mais

3 Veículos Terrestres

3 Veículos Terrestres 3 Veículos Terrestres Por se tratar de uma das primeiras dissertações do Programa de metrologia com aplicação à área veicular, optou-se pela inclusão neste capítulo de conceitos básicos que serão utilizados

Leia mais

Cadeira para Auto Maestro

Cadeira para Auto Maestro Cadeira para Auto Maestro Para crianças de 0 a 25 kg (0, I, II) manual de instruções BB514 - BB515 - BB516 05/2017 ATENÇÃO: GUARDE AS INSTRUÇÕES PARA FUTURA CONSULTA, Favor ler o manual de instruções antes

Leia mais

Instruções de montagem de uma coluna da direção para:

Instruções de montagem de uma coluna da direção para: TRW Automotive Aftermarket Instruções de montagem de uma coluna da direção para: Fiat Grande Punto (199), Punto (199), Punto Evo (199) PUBLICATION XZB1202PT PERIGO! A unidade de airbag pode acionar-se

Leia mais

SEÇÃO Sistema de Carga Informações Gerais

SEÇÃO Sistema de Carga Informações Gerais Sistema de Carga Informações Gerais 414-00-1 SEÇÃO 414-00 Sistema de Carga Informações Gerais APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA FERRAMENTAS ESPECIAIS... 414-00-02 DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO...

Leia mais

Manual de Instruções QUADRO DE TRANSFERÊNCIA AUTOMÁTICA (QTA)

Manual de Instruções QUADRO DE TRANSFERÊNCIA AUTOMÁTICA (QTA) Manual de Instruções QUADRO DE TRANSFERÊNCIA AUTOMÁTICA (QTA) O interruptor de transferência automática de energia dupla tem um design integrado inteligente, com polo de PC e função de posição zero. Ele

Leia mais

Catálogo Técnico LIMPA GRADES AUTOMÁTICO. Versão

Catálogo Técnico LIMPA GRADES AUTOMÁTICO. Versão Catálogo Técnico LIMPA GRADES AUTOMÁTICO Versão 2012-1 Página 2 de 9 S U M Á R I O 1. HIDROMECÂNICOS... 3 1.1 LIMPA GRADES AUTOMÁTICO... 3 1.1.1 Dados Principais... 3 1.1.2 Escopo... 3 1.1.3 Movimento

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE OPERAÇÃO, INSPEÇÃO

PROCEDIMENTOS DE OPERAÇÃO, INSPEÇÃO PROCEDIMENTOS DE OPERAÇÃO, INSPEÇÃO E SEGURANÇA DOS ANDAIMES ELÉTRICOS SUSPENSOS AeroAndaimes Antes do início das operações: 01 - VERIFICAÇÕES DIÁRIAS RIAS: Amarração e fixação dos cabos de aço: Os cabos

Leia mais

Manual do Usuário ALF-3000/GII

Manual do Usuário ALF-3000/GII Manual do Usuário ALINHADOR DE FAROL ALF 3000/GII O ALF-3000/GII realiza alinhamento de faróis de veículos e caminhões, com ajuste do corpo do alinhador no sentido horizontal e vertical, através de um

Leia mais

ELEVADORES MECAN PARA MATERIAIS OU PASSAGEIROS

ELEVADORES MECAN PARA MATERIAIS OU PASSAGEIROS ELEVADOR UM SISTEMA MECAN DE ELEVADOR E CABINA FECHADA OU SEMIFECHADA PARA O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS OU MATERIAIS EM CANTEIRO DE OBRAS EQUIPADO COM FREIO DE SEGURANÇA AUTOMÁTICO E MANUAL TIPO CUNHA ELEVADORES

Leia mais

Transmissão. Tomada de Força

Transmissão. Tomada de Força Transmissão Tomada de Força Prefácio Este módulo de treinamento refere-se a Tomada de Força. O módulo de treinamento é parte de uma série de módulos destinados ao Treinamento Básico de Transmissão. Este

Leia mais

SLIDE PATROCINADOR 1

SLIDE PATROCINADOR 1 SLIDE PATROCINADOR 1 SLIDE PATROCINADOR 1 AULA TÉCNICA 21 2015 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO FIESTA 1.6 FLEX MARELLI IAW 4CFR SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: FIESTA 1.6 FLEX MARCHA

Leia mais

Manual Técnico. Aquecedores de passagem KO500S G2

Manual Técnico. Aquecedores de passagem KO500S G2 Aquecedores de passagem KO500S G2 1 Dados Técnicos TIPO DE GÁS Vazão de Água (litros/min) Consumo de gás Pressão de Gás em (mm.c.a.)** Rendimento Potência nominal em condições padrão Pressão de trabalho

Leia mais

PRECAUÇÕES PRECAUÇÕES

PRECAUÇÕES PRECAUÇÕES PRECAUÇÕES PRECAUÇÕES Sistema de Suplementar de Proteção (SRS) Air Bag O Sistema de Proteção Suplementar (SRS), tal como AIR BAG, usado junto com cintos de segurança, contribui para a redução da probabilidade

Leia mais

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO AULA TÉCNICA 15 2015 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO FIESTA 1.6 FLEX MARELLI IAW 4CFR SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: FIESTA 1.6 FLEX MAP E SENSORES DE OXIGÊNIO Agora veremos: IAW

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 13 2 Medição de Nível por Empuxo ou Medidor de Nível Tipo Deslocador (DISPLACER)

Leia mais

Manual Técnico. Aquecedores de passagem KO550S G2

Manual Técnico. Aquecedores de passagem KO550S G2 Aquecedores de passagem KO550S G2 1 Dados Técnicos TIPO DE GÁS Vazão de Água (litros/min) Consumo de gás T=20ºC* Pressão de Gás em (mm.c.a.)** Rendimento Potência nominal em condições padrão Pressão de

Leia mais

A CHAVE NATO HISTÓRICO, FUNCIONAMENTO E INSTALAÇÃO

A CHAVE NATO HISTÓRICO, FUNCIONAMENTO E INSTALAÇÃO BOLETIM INFORMATIVO MAGMEC N O 07/2015 = BINFO MM 07/2015 A CHAVE NATO HISTÓRICO, FUNCIONAMENTO E INSTALAÇÃO www.magmec.com.br Tradução das inscrições da chave BO = Blackout DIM = Dimmer Luminosidade BRT

Leia mais

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 08 FORÇAS PARTICULARES, POLIAS, ELEVADORES E PLANO INCLINADO REVISÃO

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 08 FORÇAS PARTICULARES, POLIAS, ELEVADORES E PLANO INCLINADO REVISÃO FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 08 FORÇAS PARTICULARES, POLIAS, ELEVADORES E PLANO INCLINADO REVISÃO Como pode cair no enem? Um vagão, como o mostrado na figura abaixo, é utilizado para transportar minério de

Leia mais

ANEXO 6 LANTERNAS DE POSIÇÃO DIANTEIRA E TRASEIRA (LATERAL), LANTERNAS DE FREIO E LANTERNAS DELIMITADORAS

ANEXO 6 LANTERNAS DE POSIÇÃO DIANTEIRA E TRASEIRA (LATERAL), LANTERNAS DE FREIO E LANTERNAS DELIMITADORAS ANEXO 6 LANTERNAS DE POSIÇÃO DIANTEIRA E TRASEIRA (LATERAL), LANTERNAS DE FREIO E LANTERNAS DELIMITADORAS 1. DEFINIÇÕES Para o objetivo deste Anexo: 1.1. Lanterna de posição dianteira (lateral)" é a lanterna

Leia mais

Fixação da carroceria

Fixação da carroceria Fixação na seção dianteira do chassi auxiliar Fixação na seção dianteira do chassi auxiliar Maiores informações sobre a escolha da fixação se encontram no documento Seleção do chassi auxiliar e da fixação.

Leia mais

CATÁLOGO DE PEÇAS. TRG 5.5 / 6.5 / 7.0 TMBG / / 40-60i GTG 2500 / 3500

CATÁLOGO DE PEÇAS. TRG 5.5 / 6.5 / 7.0 TMBG / / 40-60i GTG 2500 / 3500 CATÁLOGO DE PEÇAS TRG. /. /.0 TMBG 0- / 0-0 / 0-0i GTG 00 / 00 PREFÁCIO PREFÁCIO Esté catálogo foi elaborado para facilitar a identificação e localização das peças originais de reposição dos produtos TRAMONTINI.

Leia mais

Introdução A evolução do controle da ignição 17. Platinado Diferenças entre a injeção eletrônica de combustível e o carburador 21

Introdução A evolução do controle da ignição 17. Platinado Diferenças entre a injeção eletrônica de combustível e o carburador 21 Sumário Introdução 15 1. A evolução do controle da ignição 17 Platinado 17 2. Diferenças entre a injeção eletrônica de combustível e o carburador 21 Composição do sistema de alimentação a carburador 21

Leia mais

Ativação da tomada de força no trem de força via BWS

Ativação da tomada de força no trem de força via BWS Informações gerais sobre a função Informações gerais sobre a função A tomada de força no trem de força é principalmente usada quando potências muito grandes são requeridas. A vantagem é que os semieixos

Leia mais

Instruções de montagem de uma coluna da direção para:

Instruções de montagem de uma coluna da direção para: TRW Automotive Aftermarket Instruções de montagem de uma coluna da direção para: Fiat Panda (169) PUBLICATION XZB1216PT PERIGO! A unidade de airbag pode acionar-se involuntariamente! A unidade do airbag

Leia mais

Lista de exercícios. a)12 b)10 c) 8,0 d) 6,0 e)4,0

Lista de exercícios. a)12 b)10 c) 8,0 d) 6,0 e)4,0 Lista de exercícios Energia mecânica 1. O salto com vara é, sem dúvida, uma das disciplinas mais exigentes do atletismo. Em um único salto, o atleta executa cerca de 23 movimentos em menos de 2 segundos.

Leia mais

Modelo NE/MU. Segmentos de aplicação:

Modelo NE/MU. Segmentos de aplicação: Modelo NE/MU Equipamento destinado à soldagem automática, atendendo aos processos Mig-Mag, Tig, Plasma e Arco Submerso; Procedimentos executados com precisão, sinônimo de melhoria e qualidade; Otimização

Leia mais

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO AULA TÉCNICA 26 2015 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO 307 1.6 16V FLEX BOSCH ME 7.4.9 SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: ONIX - AJUSTES E SCANNER Agora veremos: 307 ME 7.4.9 - AULA

Leia mais

CATÁLOGO DE PEÇAS. Linha Motores, Motobombas e Geradores gasolina

CATÁLOGO DE PEÇAS. Linha Motores, Motobombas e Geradores gasolina CATÁLOGO DE PEÇAS Linha Motores, Motobombas e Geradores gasolina TRG. / TRG. / TRG.0 TMBG 0- / TMBG 0-0 / TMBG 0-0i GTG 00 / GTG 00 Revisão /0 PREFÁCIO PREFÁCIO PREFÁCIO Este catálogo foi elaborado para

Leia mais

Caminhões para transporte de madeira. Informações gerais sobre caminhões para transporte de madeira

Caminhões para transporte de madeira. Informações gerais sobre caminhões para transporte de madeira Informações gerais sobre caminhões para transporte de madeira Informações gerais sobre caminhões para transporte de madeira A carroceria do caminhão para transporte de madeira pode ser considerada como

Leia mais

Aceleração manual limitada. Informações gerais sobre a função. Vibrações e aplicações de tomada de força

Aceleração manual limitada. Informações gerais sobre a função. Vibrações e aplicações de tomada de força Informações gerais sobre a função Informações gerais sobre a função A função de aceleração manual limitada funciona basicamente do mesmo modo que a função de aceleração manual. A diferença é que o torque

Leia mais

Informativo de Assistência Técnica

Informativo de Assistência Técnica Informativo de Assistência Técnica Circular N.º: 023/04 Responsável: André Betarello Data: 06/05/2004 Revisão: 002 Para: Técnicos PST Eletrônica e Instaladores Assunto: Peugeot 307 a partir do ano de 2002

Leia mais

Ativação da tomada de força EG via COO. Informações gerais sobre a função. Condições de ativação

Ativação da tomada de força EG via COO. Informações gerais sobre a função. Condições de ativação Informações gerais sobre a função Informações gerais sobre a função Esta descrição de funcionamento com instruções de conexão é aplicável para veículos nos quais o coordenador controla a ativação de uma

Leia mais

CATÁLOGO DE PEÇAS X050QTR11

CATÁLOGO DE PEÇAS X050QTR11 CHASSI 01 02 03 2 04 05 06 07 08 COMPONENTES DO CHASSI NÚMERO DESCRIÇÃO QT COR NÚMERO DA PEÇA 01 AMORTECEDOR TRASEIRO 01 NEUTRO C024NN 02 CHASSI 01 NEUTRO C001NN 03 SUPORTE DA CARENAGEM FRONTAL 01 NEUTRO

Leia mais

10. Colisão e sistemas de proteção

10. Colisão e sistemas de proteção 10. Colisão e sistemas de proteção Aula Interdisciplinar Indicação: 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental Uma característica fundamental dos acidentes de trânsito é a «Crash-test»: prova de colisão frontal

Leia mais

Válvulas e sensores pneumáticos

Válvulas e sensores pneumáticos Válvulas e sensores pneumáticos Aula 3 e 4 Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura Introdução As válvulas comandam e influenciam o fluxo do ar comprimido. Elas podem ser: Válvulas

Leia mais

ATUADORES E VÁLVULAS

ATUADORES E VÁLVULAS ATUADORES E VÁLVULAS ATUADORES Esses mecanismos são denominados atuadores, pois sua função é aplicar ou fazer atuar energia mecânica sobre uma máquina, levando-a a realizar um determinado trabalho. Os

Leia mais

Aplicativos JEEP MPI. O Indicador de mau funcionamento (mil) no painel de instrumento iluminará se são reconhecidas certas falhas.

Aplicativos JEEP MPI. O Indicador de mau funcionamento (mil) no painel de instrumento iluminará se são reconhecidas certas falhas. 1 Aplicativos JEEP MPI JEEP CHEROKEE 4.0L Código de Falhas A unidade central incorpora uma função de diagnóstico O Indicador de mau funcionamento (mil) no painel de instrumento iluminará se são reconhecidas

Leia mais