8.4 Análise de Dados (ISO 9001/2000)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "8.4 Análise de Dados (ISO 9001/2000)"

Transcrição

1 Análise de Dados (ISO 9001/2000) Item Questão Atende OBS: S N N A 1 A empresa determina, coleta e analisa dados apropriados para assegurar a eficácia do sistema de gestão da qualidade e aplicação de melhorias na realização de seus produtos? 2 Estas informações contemplam: satisfação dos clientes, conformidade com os requisitos, ações preventivas, fornecedores? Ação Corretiva (ISO 9001/2000) Item Questão Atende OBS: S N N A 1 Existem documentos descrevendo a implementação das ações? 2 As alterações em procedimentos (atividades) geradas pelas ações corretivas estão sendo implementadas e registradas? Ação Corretiva 3 As reclamações de clientes estão sendo analisadas? 4 Os relatórios de não-conformidade de produtos estão sendo analisados? 5 Está sendo investigada a causa das não-conformidades? 6 Está sendo registrado o resultado destas investigações? 7 As ações para eliminar as causas das não-conformidades estão sendo determinadas? 8 As ações corretivas estão sendo tomadas e são efetivas? Ação Preventiva (ISO 9001/2000) 1 Existem documentos descrevendo a implementação das ações preventivas? 2 As alterações em procedimentos ( atividades ) geradas pelas ações preventivas estão sendo implementadas e registradas? Ação Preventiva 9 Está sendo utilizada fontes de informações apropriada para análise, detecção e eliminação de causas potenciais de não-conformidades? 10 Quanto as informações existe critérios para : 11 Processo e operação de trabalhos? 12 Concessões? 13 Resultados de auditorias? 14 Registros da qualidade? 15 Registro de performance do processo? 16 Reclamações de clientes? 17 Os métodos e os envolvidos para aplicação das ações preventivas estão determinados? 18 As ações preventivas são realizadas e são efetivas? 19 As informações sobre as ações tomadas são passadas e analisadas pela altaadministração?

2 Auditorias Internas (ISO 9001/2000) Item Questão Atende OBS: S N N A 1 Existem documentos que descrevem o planejamento e implementação de auditorias internas da qualidade? 2 Existe um programa de auditorias internas? 3 Está sendo considerada a importância das atividades a ser auditadas para planejamento das auditorias? 4 As auditorias estão sendo realizadas por pessoas independentes as áreas auditada? 5 Os resultados das auditorias estão sendo registrados? 6 Os resultados das auditorias estão sendo levados ao conhecimento do pessoal responsável pelas áreas auditadas? 7 Os responsáveis pelas áreas auditadas estão tomando as ações corretivas referente às deficiências encontradas? 8 As auditorias de acompanhamento estão verificando as efetivações e eficácias das ações corretivas tomadas? 9 Existe registro de auditoria de acompanhamento? 8.3 Controle de Produto Não Conforme (ISO 9001/2000) Item Questão Atende OBS: S N N A 1 Existe documento que descreve o tratamento e controle adequado de produto não conformes? Quanto ao controle existem critérios para : 3 Identificação (na inspeção ou pelo cliente)? 4 Documentação (registros)? 5 Avaliação (análise)? 6 Segregação (quando aplicável, localiza-lo em local próprio)? 7 Disposição ( o que fazer com o material não-conforme )? 8 Notificação das funções envolvidas? Análise Crítica e Disposição de Produtos Não-Conforme 9 Existem pessoas responsáveis pela análise crítica e disposição de produto nãoconforme? 10 Quanto a análise crítica existe critérios para : Retrabalho, para atender totalmente aos requisitos especificados? 11 Reparo, para atender o mínimo especificado? 12 Aceite mediante concessão ou desvio? 13 Reclassificação, para outras aplicações? 14 Rejeitado ou sucateado? 15 O cliente é informado para autorização quando necessário do uso ou reparo de um produto não-conforme (quando especificado em contrato)? 16 As não-conformidades aceitas estão sendo registradas?

3 Preservação de Produtos (ISO 9001/2000) Item Questão Atende OBS: S N N A 1 Existe documento que descreve as atividades de identificação, manuseio, embalagem, armazenamento e proteção? 2 É garantido que o manuseio de produtos estão livres de danos ou deterioração? 3 O método utilizado para este manuseio, trata da seleção e manutenção de equipamentos, treinamentos de operadores de guindastes, empilhadeira, instruções de serviços detalhadas para técnica de manuseio especial (ensacamento, etc)? 4 As áreas de armazenagem são adequadas? 5 Existem responsáveis pela designação e gestão destas áreas? 6 Estas áreas são identificadas adequadamente? 7 Está garantido que a preservação da conformidade desde os processos internos até a entrega? 7.6 Controle de Dispositivo de Medição e Monitoramento (ISO 9001/2000) Item Questão Atende OBS: S N N A 1 Existe documentos que estabelece os critérios de como controlar, calibrar e manter os equipamentos de inspeção, medição e ensaios (inclusive software)? 2 A incerteza das medições são conhecidas e compatível com a capacidade da medição requerida? 3 A execução e a freqüência destas verificações estão determinadas, cumpridas e registradas? 4 Estes registros contem no mínimo : 5 Identificação do documento calibrado? 6 Identificação do padrão usado para calibração? 7 Listagem das funções calibradas do instrumento e a exatidão obtida? 8 Identificar a temperatura, pressão e outras condições ambientais relevantes 9 Indicação da próxima calibração prevista? Procedimento de Controle 10 As medidas, a exatidão requerida e os equipamentos aprovados para verificação são determinados? 11 Os equipamentos que afetam a qualidade são identificados, calibrados? 12 Os equipamentos possuem indicadores satisfatórios da situação de calibração (registro de aprovação)? 13 Existe registro de calibração? 14 As condições ambientais são adequadas? 15 O manuseio, a preservação e o armazenamento dos equipamentos calibrados estão adequados? 16 Existe proteção contra ajustes que possam invalidar a calibração (lacre)?

4 Aquisição (ISO 9001/2000) Item Questão Atende OBS: S N N A 1 Existe sistemática padronizada para as atividades de aquisição? 2 Os pedidos de compra são claros (tipo de produção, especificação, etc )? 3 Os pedidos de compras são analisados e aprovados antes da liberação? 4 A empresa avalia e seleciona seus fornecedores? existe registro deste processo? 5 Existe método de inspeção que garante que os produtos recebidos atendem aos requisitos especificados? 6 Está garantido que quando o cliente pretender realizar inspeção em nosso fornecedor tais informações serão explicitas nas informações de aquisição? Identificação e Rastreabilidade (ISO 9001/2000) Item Questão Atende OBS: S N N A 1 Existem mecanismos de identificação e rastreabilidade, desde o recebimento, a produção e entrega do produto final? 2 Existe documento que identificam (único ou em lote) o produto, possibilitando a rastreabilidade (quando especificado)? 3 Existem registros destas rastreabilidade? 4 Está assegurado que os procedimentos sejam cumpridos? Propriedade do Cliente (ISO 9001/2000) Item Questão Atende OBS: S N N A 1 Existe método que garante as atividades de controle das propriedades dos clientes? 2 Os extravios, danos ou inadequação, são registrados e relatados ao cliente?

5 175 Item Questão Atende OBS: S N N A Medição e monitoramento de produto 5 Existe critério documentado para esta atividade? 6 Está garantido que os produtos só serão liberados após providencias tomadas? 7 A empresa verifica em estágios do processo a conformidade dos produtos com os requisitos especificados e efetua registros deste controle? Medição, análise e melhoria 8 Está assegurado a utilização de atividades para monitoramento, medição, análise e melhoria a fim de garantir a conformidades dos produtos e melhora a eficácia do sistema de gestão da qualidade? Identificação e rastreabilidade 9 Os produtos são identificados conforme estabelecido em procedimentos? 10 A identificação assegura rastreabilidade dos produtos? 11 A situação após as inspeções são definidas? 7 Realização do Produto processo relacionado ao cliente (ISO 9001/2000) Item Questão Atende OBS: S N N A Análise Crítica dos requisitos relacionados ao produto 1 Existe documentos descrevendo as atividades de análise crítica e seus registros? 2 A Analise Crítica garante que : Os requisitos dos clientes foram entendidos? 3 Os requisitos verbais foram entendidos e acordados antes da aceitação do pedido? 4 Os requisitos estatutários e regulamentares estão sendo atendidos? 5 Existe condições de atender os requisitos previsto em contrato? Alteração de Contrato 6 Existe documento descrevendo a atividade de alteração de contrato? 7 Está previsto como as informações referente a alteração de contratos chegará as áreas envolvidas? Comunicação com o cliente 8 Existe um sistema de comunicação com os clientes que garante informações sobre produtos, tratamento de consultas e reclamações?

6 174 7 Realização do Produto projeto e desenvolvimento (ISO 9001/2000) Item Questão Atende OBS: S N N A Planejamento do Projeto e desenvolvimento 1 Existe sistemática para planejamento de novos projetos? 2 O planejamento dos novos projetos é definido estágios do desenvolvimento, análise crítica e validação e as responsabilidades envolvidas? Entrada de projeto e desenvolvimento 3 Está garantido que as informações necessárias para desenvolvimento dos novos projetos são conhecida? 4 Existe registro destas entradas? 5 As entradas contemplam : requisitos funcionais, estatutários, regulamentares e outros requisitos necessários? Saída de projetos e desenvolvimento 6 As saídas de projetos possibilitam a verificação em relação as entradas e são aprovadas antes de sua liberação? 7 As saídas estão atendendo aos requisitos de entrada e fornecem informações necessárias para aquisição, produção e serviços? 8 Descrevem especificações e ou formas de utilização? Análise crítica de Projetos e desenvolvimento 9 Conforme necessidade e complexidade dos projetos são realizadas análises críticas eficazes? 10 Os problemas identificados são tratados através de ações eficazes? Verificação de projetos e desenvolvimento 11 Conforme complexidade dos projetos são efetuadas e registradas verificações de projetos? Validação de projeto e desenvolvimento 12 As validações realizadas e registradas asseguram que o produto resultante será capaz de atender os requisitos necessários? Controle de alteração de projeto e desenvolvimento 13 As alterações de projetos são analisadas, verificadas, validadas e aprovadas antes da liberação? 14 Os registros das alterações são realizados? 7 Realização do Produto planejamento, verificação, monitoramento e medição (ISO 9001/2000) Item Questão Atende OBS: S N N A 1 Os processos necessários para realização do produto é planejado? 2 A planejar é considerado: objetivos da qualidade, provisão de recursos, verificações e validações e registros de evidencia do atendimento aos requisitos? Verificação do produto adquirido 3 Existe garantia que o produto recebido seja inspecionado antes da utilização? 4 Quando necessário a empresa ou nosso cliente pode ter acesso as matéria prima ainda em nosso fornecedor? Está contemplado nos pedidos esta clausula quando necessário?

7 173 6 Gestão dos Recursos (ISO 9001/2000) Item Questão Atende OBS: S N N A 1 Está identificada e garantida as estruturas necessárias para alcançar as conformidades com os requisitos dos produtos? 2 O ambiente de trabalho está organizado aponto de garantir condições necessária para realização das atividades? 3 Os meios utilizados para planejamento e realização das atividades, atende aos requisitos do produto? 4 Existe informação clara sobre os métodos de realização? 5 As instruções de trabalhos estão disponíveis onde necessário? 6 Os equipamentos utilizados são adequados? 7 Equipamentos de monitoramentos são utilizados? 8 Onde necessário os processos são validados? Competência, Conscientização e Treinamento (ISO 9001/2000) Item Questão Atende OBS: S N N A 1 Existem mecanismos para determinar as competências necessárias para o pessoal que executam atividades que podem afetar a qualidade dos produtos? 2 As pessoas que exercem atividades específicas, possuem comprovantes de tal especialização (certificados, experiência comprovada)? 3 Os auditores internos foram treinados e possuem comprovante deste treinamento? 4 Existem registros dos treinamentos efetuados?

8 172 5 Responsabilidade da Direção (ISO 9001/2000) Item Questão Atende OBS: S N N A Política da Qualidade 1 Existe uma Política definida e documentada pela Alta Administração? 2 A Política é coerente com as metas da empresa e necessidade dos clientes? 3 A Política inclui os objetivos e compromisso com a qualidade? 4 A Política foi divulgada, implementada, compreendida e mantida em todos os níveis da organização? Organização 5 Existe documento que apresenta a estrutura organizacional? Responsabilidade e Autoridade 6 A responsabilidade, a autoridade e a inter-relação das pessoas cuja atividades influenciam na qualidade são definidas e documentadas? 7 São identificados os responsáveis por : 8 Prevenção da não-conformidade? 9 Identificação e registros de problemas? 10 Providenciar ações através de canais designados? 11 Verificar a implementação das soluções? 12 Controlar produtos não-conforme até que a não-conformidade tenha sido corrigida? Comprometimento da direção 13 A Alta administração define e cumpre objetivos e diretrizes alinhados com a Política da Qualidade? 14 A Alta Administração prove recursos para a implementação e manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade? 15 Estes recursos incluem : pessoas, equipamento, conhecimentos, treinamentos, documentos da qualidade? 16 Existe evidencia da participação da alta administração no cumprimento das metas e diretrizes descrita no plano de negócio? 17 A Alta administração designou um Representante da Administração para assegurar a eficácia do sistema de gestão da qualidade? 18 Existe documento comprobatório desta designação? 19 Este representante relata para a Alta Administração o desempenho do Sistema da Qualidade? Análise Crítica pela Direção 20 A alta Administração analisa periodicamente o Sistema da Qualidade? 21 Esta análise crítica abrange : recursos, estágio da implementação, cumprimento com os requisitos e satisfação dos clientes, informações vindas de clientes e de auditorias internas e melhoria contínua do processo? 22 Existem registros destas análises?

9 CONTROLE DE DOCUMENTOS (ISO 9001/2000) Item Questão Atende OBS: S N N A 1 Existe um documento descrevendo as atividades de controle de documentos e de dados (controle de MQ, PQ, Procedimentos)? 2 Os documentos externos são controlados? 3 Os documentos do sistema apresentam uma formatação padrão? 4 Os documentos estão disponíveis onde necessários? 5 As alterações são identificadas? 6 Os documentos são aprovados antes da distribuição Apresentação e Emissão de Documentos 7 Os documentos são analisados criticamente antes de sua emissão? 8 Existe um documento que identifica a situação de revisão da documentação? 9 Existe controle para assegura que há : 10 Disponibilidade de documentos em locais de uso? 11 Substituição de documentos revisados e ou inválidos? 12 Os documentos obsoletos mantidos por necessidade, sejam adequadamente identificados? Alteração de Documentos 13 As alterações de documentos são analisadas antes da aprovação? Controle de Registros (ISO 9001/2000) Item Questão Atende OBS: S N N A 1 Existem documentos que descrevem os critérios para : identificar, armazenar, proteger, recuperar, reter e descartar os registros? 2 Os registros estão sendo feitos e mantidos adequadamente? 3 Os registros são legíveis e estão sendo armazenados deforma a ser recuperado prontamente? 4 As condições ambientais de armazenagem dos registros evitam danos, deterioração e ou perdas? 5 São estabelecidos tempo de retenção dos registros (inclui arquivo permanente)? 6 Quando especificado em contrato, os arquivos estão disponíveis aos clientes?

10 170 ANEXO C LISTA DE VERIFICAÇÃO UTILIZADA NAS AUDITORIAS INTERNAS As listas apresentadas aqui, estão conforme o estabelecido na norma ISO 9001:2000 e buscam evidenciar as conformidades do Sistema de Gestão da Qualidade implementado. As listas de verificação, são utilizadas pelos auditores internos durante as auditorias que a usam como guia. No final das auditorias, estas listas devem ser assinadas pelos auditores (líder e acompanhante) e pelo auditado e podem ser arquivadas como registro da qualidade. Legenda: S sim atende ao requisito N não atende ao requisito NA não se aplica a este setor. OBS quando necessário, numerar o campo e informar no relatório. 4 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE (ISO 9001/2000) Item Questão Atende OBS: S N N A 1 Existe um Manual da Qualidade que abrange os requisito da ISO9001:2000? 2 O Manual da Qualidade inclui ou faz referência a documentação do sistema da Qualidade? 3 O Manual da Qualidade foi endossado pela Alta Administração? 4 A documentação do Sistema da Qualidade está delineada e estruturada? 5 Os processos sistema da qualidade e a sua inter relação com o processo de produção é definido? 6 A empresa dispõe de determinações para que as exigências da qualidade dos produtos/serviços sejam cumpridas, baseadas em Planos da Qualidade? 7 Existe um plano da qualidade? 8 O processo de realização do produto está definido e está alinhado com os demais processos do sistema da qualidade?

11 169 Lista de Verificação PROGRAMA 5 S s Lista de Verificação (Reduzida) Unidade Produção Unidade I Auditores Ambiente Área de Produção Data Ótimo 9 a 10 Verde Bom 7 a 8,9 Azul Regular 5 a 6,9 Amarelo Ruim 0 a 4,9 Vermelho ORGANIZAÇÃO E ORDEM, LIMPEZA, CONSERVAÇÃO E DISCIPLINA ITENS Avaliação Ruim Regular Bom Ótimo MATÉRIA-PRIMA E OUTROS MATERIAIS Estão em local adequado? Estão empilhados de forma correta? As embalagens avariadas estão separadas? Como está a conservação dos produtos? Os produtos estão identificados e ou em área identificada? MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Estão em bom estado de conservação? Existe um plano de manutenção preventiva em uso? O bebedouro e torneiras estão sem vazamentos? NORMAS DA EMPRESA Os funcionários conhecem a Política da Qualidade da Empr? Cumpre-se o regimento interno da empresa? Estão em dia com o SGQ (RNC s...)? Ruim - 4,0 Regular - 6,0 Bom - 8,0 Ótimo - 10,0 A B C D MEDIA ((A. 4) + (B. 6) + ( C. 8) + ( D. 10) ) / N Média Geral OBSERVAÇÕES DOS AUDITORES Pontos Críticos Data para Solução Responsável

12 168 O avaliador deverá identificar o estado do ambiente, colocando o cartão na Placa de Gerenciamento: Estado dos 5 S s Cartão Otimo Bom Regular Ruim Sugestão: Sugere-se também o uso de gráfico seqüencial, o qual identifica a evolução do setor:

13 167 7 Sistemática Operacional da Avaliação As avaliações serão mensais, utilizando instrumento de avaliação; Cada avaliador realizará a avaliação no setor indicado, conforme cronograma; O Avaliador deve ser acompanhado por uma pessoa do setor avaliado; Os problemas detectados receberão tratamento pelo próprio setor, quando de sua competência. Aqueles que dependerem de outras áreas ou hierarquias, serão encaminhados ao coordenador para as providências cabíveis Critérios de Avaliação Os itens receberão notas de 0 a 10, representando o estado em que se encontra o ambiente de trabalho, conforme figura abaixo. CONCEITO NOTA COR Ótimo 9 a 10 Verde Bom 7 a 8,9 Azul Regular 5 a 6,9 Amarelo Ruim 0 a 4,9 Vermelho

14 166 6 Responsabilidades Coordenador do Programa Nome Cargo 6.2 Auditores Nome Setor

15 Realizar reuniões para discutir as avaliações e obter as médias, da empresa 165 e por ambiente; Propor no ato da avaliação, sugestões de melhorias; Servir de exemplo para os colegas Dos Colaboradores Cumprir rigorosamente normas e procedimentos adotados pelo setor e pela empresa; Participar dos Programas de Treinamento; Acompanhar a Comissão de Avaliação no seu setor; Sugerir melhorias para a evolução do programa.

16 Comitê da Qualidade Indicar os membros da Comissão de Avaliação, juntamente com o coordenador; Difundir o programa em toda a empresa; Sensibilizar as chefias e colaboradores a participarem do programa; Delimitar os setores onde serão implantados o programa; Atuar como facilitador, dando suporte a melhorias; Estabelecer critérios de premiação em concordância com a Alta Administração Da Gerência e Chefias Comprometer-se com o Programa; Acompanhar cronograma mensal de avaliação de seu setor; Orientar, coordenar e propiciar condições de melhorias no seu setor; Facilitar a participação de seus colaboradores na avaliação e no treinamento Da Comissão de Avaliação Avaliar e determinar o estado do ambiente, conforme critérios; Determinar os Itens de Avaliação;

17 163 5 Atribuições Da Diretoria Envolver-se e comprometer-se para que o programa obtenha os resultados esperados (melhoria contínua); Dar suporte para a continuidade do programa; Acompanhar a evolução do programa (ativamente); Indicar o Coordenador do Programa Do Coordenador do Programa Elaborar Plano Diretor do programa; Verificar a média mensal calculada pelos avaliadores; Reunir-se periodicamente com a Comissão de Avaliação e elaborar Cronograma de Avaliação; Elaborar Relatório e apresentar a todo o pessoal; Reunir-se periodicamente com o Comitê da Qualidade para analisar o desenvolvimento do programa e propor melhorias; Desenvolver ações de Marketing para implementação do programa.

18 Benefícios Cumprimento de procedimentos operacionais; Auto-análise e busca de aperfeiçoamento; Incentivo a capacidade criativa; Desenvolver o espírito de equipe; Eliminação da fiscalização. REGRA: Fazer do PROGRAMA 5S s um hábito de vida.

19 Senso de Disciplina Definição Cumprir procedimentos operacionais, éticos e padrões estabelecidos. É respeitar a hierarquia e seguir os princípios de funcionamento da empresa e de conduta. Auto-disciplinar-se a fazer tudo isso espontaneamente, e fazer disso um modo de vida. É o momento de conscientização para execução das tarefas como hábito, sem contudo, achar que já está tudo funcionando perfeitamente ou que não há em que evoluir Como se Habituar a Autodisciplina Autodisciplina é conduta e comportamento pessoal; Gerenciar e utilizar melhor seu tempo, habituar-se a ser sempre pontual nos seus compromissos; Não deixar o local de trabalho ficar como era antes; Não permitir que a falta de autodisciplina prejudique o esforço desenvolvido na busca da Qualidade Total; Ter consciência das responsabilidades, obrigações e direitos pessoais e alheios; Colocar Qualidade no trabalho que se faz; Autodisciplina é praticar o PROGRAMA 5S s.

20 Como Conservar Ter os 3S s anteriores implantados; Eliminar as fontes de perigo; Promover o embelezamento do local de trabalho; Manter excelentes condições de higiene física e das dependências comuns a todos; Promover hábitos comportamentais de educação, disciplina, cordialidade etc; Seguir os procedimentos de segurança no trabalho; Ter em mente que o PROGRAMA 5S s não pode parar Benefícios Melhoria da Qualidade; Melhoria da Produtividade; Manutenção de pontos críticos, sempre em bom estado (áreas comuns); Segurança no trabalho. REGRA: Melhorar continuamente para que os sensos anteriores não retrocedam.

21 Limpar significa também, zelar pelas ferramentas, máquinas, equipamentos 159 e demais materiais de trabalho, deixando-os sempre em perfeitas condições de uso Benefícios Satisfação dos colaboradores em trabalhar em ambientes limpos; Motivação; Preservação da imagem da empresa junto aos clientes; Maior equilíbrio físico e mental. REGRA: Mais importante que limpar, é não sujar Senso de Conservação Definição Manter a Organização, a Ordem e a Limpeza, tendo cuidado para que os estágios alcançados não retrocedam. É a prevenção de condições prejudiciais à Qualidade de vida.

22 Benefícios Rapidez e facilidade na busca de documentos, objetos etc; Redução de acidentes; Facilidade na comunicação; Redução de tempo perdido; Melhor aparência do ambiente de trabalho. REGRA: Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar Senso da Limpeza Definição Limpeza é eliminar qualquer tipo de sujeira na área e cumprir um conjunto de ações preventivas, mantendo tudo sempre limpo Como Manter a Limpeza Pode parecer estranho, pois esta atividade é de responsabilidade do pessoal encarregado da limpeza. E é sim, mas todos são responsáveis por manter a sua área limpa, pois ambiente limpo não é aquele que mais se limpa, mas aquele que menos se suja.

23 Senso da Ordem Definição Ordenar é idealizar uma disposição adequada para o material de trabalho, que possibilite localizar facilmente as coisas e informações necessárias, com rapidez e segurança, a qualquer momento. Ordenar é a conseqüência natural de arrumar aquilo que se utiliza Como Ordenar Dispor de forma organizada as listagens, materiais, equipamentos, ferramentas, etc; Colocar tudo o que é necessário para executar o seu trabalho no local certo e em ordem para facilitar o acesso; Incluem-se também nesta ordenação, todos os demais objetos de escritório tais como: grampeador, furador, pastas, canetas, etc; Nunca esquecer que depois do uso de qualquer material, ferramenta ou produto necessário ao seu trabalho, ele deve voltar para o seu lugar de origem.

24 156 4 Conceituação Senso da Organização Definição Identificar o que é necessário e o que é desnecessário para o trabalho. Descartar o desnecessário. Em outras palavras, somente aquilo que for essencial deve permanecer no local de trabalho Como Organizar Relacionar e manter todos os materiais, equipamentos, máquinas e papéis necessários ao trabalho; Excluir do ambiente de trabalho, ferramentas, máquinas, equipamentos e papéis desnecessários Benefícios Liberação de espaço; Liberação de objetos para outros usuários; Redução de desperdícios, etc. REGRA: Eliminar tudo que é desnecessário.

25 155 3 Origem O programa 5S s é uma prática desenvolvida no Japão desde 1950, onde os pais ensinavam a seus filhos, princípios educacionais que os acompanhariam até a fase adulta. A denominação 5S s é devido a cinco atividades seqüenciais e cíclicas iniciadas pela letra S e quando traduzidas significam: SEIRI SEITON SEISO SEIKETSU SHITSUKE Organização Ordem Limpeza Conservação Disciplina Os efeitos dos 5S s são tão abrangentes que o tornam uma prática fundamental para obtenção do processo educacional de atividade. É um processo educacional que deve ser praticado por todos os níveis da organização, e qualquer sistema de Qualidade está fundamentado em educação. As empresas brasileiras vêm desempenhando papel de educador, e o 5S s é um método que se mostra bastante apropriado para este fim.

26 154 2 Objetivos Para que você realmente sinta o que são os 5S s, é essencial que todos os colaboradores entendam claramente os seus principais objetivos: Melhorar condições de trabalho Reduzir desperdícios Aumentar produtividade Melhorar aproveitamento do tempo e espaço físico Prevenir acidentes Melhorar Qualidade de vida Desenvolver criatividade Melhorar continuamente processos Melhorar atendimento ao cliente Reduzir custos Melhorar moral dos colaboradores

27 153 B PROGRAMA 5S s (FASE INICIAL) O programa 5S s, foi implantado em todos os setores da empresa. Primeiramente foi feita a divisão dos ambientes (setores) que iriam participar do programa, a partir daí, iniciá-se a disseminação dos conceitos dos 5S s para todo o pessoal. Segue material utilizado neste processo. 1 Introdução É característica do ser humano estar em constante estado de evolução, por isso busca meios para criar e progredir. Para que o progresso seja mantido, faz-se necessário adotar normas e convenções a fim de garantir uma linha de conduta e procedimentos. Os princípios do PROGRAMA 5S s poderão assegurar e/ou agilizar o progresso, enquanto tem uma filosofia de conscientização para promover melhoria e mudanças comportamentais. O PROGRAMA 5S s objetiva a preparação do ambiente para satisfação plena de nossos clientes, baseado nos conceitos da Qualidade, garantindo a sobrevivência da empresa e de todos nós. O PROGRAMA 5S s não está desassociado das atividades de trabalho, pelo contrário, passa a ser algo que vai auxiliar no dia a dia, e depende de disciplina e disposição dos seres humanos para mudarem hábitos arraigados e vícios. Neste documento estarão inseridos atribuições, responsabilidades e instrumentos de avaliação.

28 152 Diagnóstico do Sistema de Gestão da Qualidade Período de Realização Avaliação Inicial em janeiro de 2001 / Final em maio de 2003 Área Avaliada Produção e apoio administrativo Marcos Cadorin Avaliadores Resultado da Avaliação Inicial 5 4 Pontuação Atual Meta Funções Resultado da Avaliação Final Pontuação 3 2 Atual Meta Funções

29 151 Pontuação relativa final da função 7 Pontuação final da função 7 Pontuação Relativa Pontuação Absoluta Pontuação Final 8. Avaliação relativa a Medição, Análise e Melhoria Função Medição, Analise e melhoria Variáv Variáv Variáv Variáv Variáv Variáv Variáv Total el 01 el 02 el 03 el 04 el 05 el 06 el Pontuação relativa final da função 8 Pontuação final da função 8 Pontuação Relativa Pontuação Absoluta Pontuação Final

30 Avaliação Relativa a Realização de Produtos Função Realização do Produto Variável Variável Variável Variável Variável Variável Total Pontuação relativa final da função 4 Pontuação final da função 4 Pontuação Relativa Pontuação Absoluta Pontuação Final Avaliação Relativa a Produção e Fornecimento de Serviços Função Produção e serviços Variável Variável Variável Total Pontuação relativa final da função 5 Pontuação final da função 5 Pontuação Relativa Pontuação Absoluta Pontuação Final Avaliação relativa a Preservação do Produto Função Preservação do Produto Variável Variável Variável Total Pontuação relativa final da função 6 Pontuação final da função 6 Pontuação Relativa Pontuação Absoluta Pontuação Final Avaliação Relativa ao Controle de Medição e Monitoramento Função Medição e Monitorament o Variável Total

31 149 Sistema de Avaliação do Diagnóstico 1. Avaliação Relativa aos Requisitos do SGQ - Documentação Função SGQ Variável Variável Variável Total Pontuação relativa final da função 1 Pontuação final da função 1 Pontuação Relativa Pontuação Absoluta Pontuação Final 2. Avaliação Relativa Responsabilidade da Direção. Função Responsabilida de da Direção Variável Variável Variável Variável Variável Variável Total Pontuação relativa final da Função 2 Pontuação final da Função 2 Pontuação Relativa Pontuação Absoluta Pontuação Final Avaliação Relativa a Gestão de Recursos Função Gestão de Recursos Variável Variável Total Pontuação relativa final da função 3 Pontuação final da função 3 Pontuação Relativa Pontuação Absoluta Pontuação Final

32 148 Variável 07 Quanto ao Processo Melhoria Contínua. 5 A organização melhora continuamente seu SGQ por meio do uso da política, objetivos, auditorias, análise de dados, Ações corretivas e preventivas e análise crítica pela administração. 4 A organização melhora continuamente seu SGQ por meio do uso de auditorias, análise de dados, Ações corretivas e preventivas e análise crítica pela administração. 3 A organização melhora continuamente seu SGQ por meio do uso da análise de dados, Ações corretivas e preventivas e análise crítica pela administração. 2 A organização melhora continuamente seu SGQ por meio do uso da análise crítica pela administração. 1 Não foi evidenciado implementação de melhoria contínua pela organização. Observações:

33 147 2 A organização está em fase de elaboração de procedimentos documentados para tratamento de produto não conforme. 1 A organização não possui procedimentos documentados e implementados para tratamento de produto não conforme. Variável 05 Quanto ao Processo de Ação Corretiva. 5 A organização mantém procedimentos documentados e implementados para implementação de ações corretivas. 4 A organização mantém procedimentos implementados para implementação de ações corretivas. 3 A organização está implementando procedimentos documentados para implementação de ações corretivas. 2 A organização está em fase de elaboração de procedimentos documentados para implementação de ações corretivas. 1 A organização não possui procedimentos documentados e implementados para implementação de ações corretivas. Variável 06 Quanto ao Processo de Ação Preventiva. 5 A organização mantém procedimentos documentados e implementados para implementação de ações Preventivas. 4 A organização mantém procedimentos implementados para implementação de ações Preventivas. 3 A organização está implementando procedimentos documentados para implementação de ações Preventivas. 2 A organização está em fase de elaboração de procedimentos documentados para implementação de ações Preventivas. 1 A organização não possui procedimentos documentados e implementados para implementação de ações Preventivas.

34 146 2 A organização está elaborando planejamento para demonstrar a conformidade do produto, assegurar a conformidade do SGQ e melhorar continuamente o SGQ. 1 A organização não possui planejamento para demonstrar a conformidade do produto, assegurar a conformidade do SGQ e melhorar continuamente o SGQ. Variável 02 Quanto ao Processo de Medição e Monitoramento da Satisfação do Cliente. 5 A organização monitora sistematicamente as informações relativas a percepção dos clientes. 4 A organização monitora de uma forma não sistemática as informações relativas a percepção dos clientes. 3 A organização está implementando uma sistemática de monitoramento periódico das informações relativas a percepção dos clientes. 2 A organização está elaborando uma sistemática de monitoramento periódico das informações relativas a percepção dos clientes. 1 A organização não monitora as informações relativas a percepção dos clientes. Variável 03 Quanto ao Processo de Auditorias Internas. 5 A organização mantém procedimentos documentados e implementados para execução de auditorias internas, bem como planos de auditorias 4 A organização mantém procedimentos documentados e implementados para execução de auditorias internas. 3 A organização está implementando procedimentos documentados para execução de auditorias internas. 2 A organização está em fase de elaboração de procedimento documentado para execução de auditorias internas. 1 A organização não possui procedimentos documentados e implementados para execução de auditorias internas. Variável 04 Quanto ao Processo Controle de Produto Não Conforme. 5 A organização mantém procedimentos documentados e implementados para tratamento de produto não conforme. 4 A organização mantém procedimentos implementados para tratamento de produto não conforme. 3 A organização está implementando procedimentos documentados para tratamento de produto não conforme.

35 145 3 A organização está implementando procedimentos implementados para assegurar a qualidade do armazenamento e manuseio da matéria-prima. 2 A organização está elaborando procedimentos implementados para assegurar a qualidade do armazenamento e manuseio da matéria-prima. 1 A organização não possui procedimentos implementados para assegurar a qualidade do armazenamento e manuseio da matéria-prima. Função 07 Requisito de Controle de Medição e Monitoramento Variável 01 Controle de Equipamentos de Medição e Monitoramento 5 A organização mantém procedimentos implementados para assegurar que os equipamentos utilizados no processos apresentam medições confiáveis e que seu monitoramento é adequado e sistemático. 4 A organização mantém procedimentos mínimo implementados para assegurar que os equipamentos utilizados no processos apresentam medições confiáveis e que seu monitoramento é adequado e sistemático. 3 A organização está implementando procedimentos implementados para assegurar que os equipamentos utilizados no processos apresentam medições confiáveis e que seu monitoramento é adequado e sistemático. 2 A organização está elaborando procedimentos implementados para assegurar que os equipamentos utilizados no processos apresentam medições confiáveis e que seu monitoramento é adequado e sistemático. 1 A organização não possui procedimentos implementados para assegurar que os equipamentos utilizados no processos apresentam medições confiáveis e que seu monitoramento é adequado e sistemático. Função 08 Requisito de Medição, Análise e Melhoria Variável 01 Quanto ao Planejamento dos Processos de Monitoramento, Análise e Melhoria 5 A organização possui planejamento implementado para demonstrar a conformidade do produto, assegurar a conformidade do SGQ e melhorar continuamente o SGQ. 4 A organização possui planejamento mínimo implementado para demonstrar a conformidade do produto, assegurar a conformidade do SGQ e melhorar continuamente o SGQ. 3 A organização está implementando planejamento para demonstrar a conformidade do produto, assegurar a conformidade do SGQ e melhorar continuamente o SGQ.

36 144 1 As rotinas de operação e manutenção dos processos e equipamentos de produção em geral não atende aos padrões técnicos de produção. Função 06 Requisito de Preservação do Produto Variável 01 Qualidade da Matéria-Prima 5 A organização mantém procedimentos implementados para assegurar a qualidade da matéria-prima. 4 A organização mantém procedimentos mínimo implementados para assegurar a qualidade da matéria-prima. 3 A organização está implementando procedimentos implementados para assegurar a qualidade da matéria-prima. 2 A organização está elaborando procedimentos implementados para assegurar a qualidade da matéria-prima. 1 A organização não possui procedimentos implementados para assegurar a qualidade da matéria-prima. Variável 02 Qualidade do Transporte da Matéria-Prima 5 A organização mantém procedimentos implementados para assegurar a qualidade do transporte da matéria-prima. 4 A organização mantém procedimentos mínimo implementados para assegurar a qualidade do transporte da matéria-prima. 3 A organização está implementando procedimentos implementados para assegurar a qualidade do transporte da matéria-prima. 2 A organização está elaborando procedimentos implementados para assegurar a qualidade do transporte da matéria-prima. 1 A organização não possui procedimentos implementados para assegurar a qualidade do transporte da matéria-prima. Variável 03 Qualidade do armazenamento e manuseio da Matéria-Prima 5 A organização mantém procedimentos implementados para assegurar a qualidade do armazenamento e manuseio da matéria-prima. 4 A organização mantém procedimentos mínimo implementados para assegurar a qualidade do armazenamento e manuseio da matéria-prima.

37 143 Função 05 Requisitos de Produção e Fornecimento de Serviços. Variável 01 Qualidade dos equipamentos do processo: 5 A qualidade dos equipamentos em geral atende aos alto padrões técnicos de produção. 4 A qualidade dos equipamentos em geral atende aos padrões técnicos de produção, porém pode melhorar. 3 A qualidade dos equipamentos em geral atende aos padrões técnicos de produção, porém deve melhorar 2 A qualidade dos equipamentos em geral atende parcialmente aos padrões técnicos de produção. 1 A qualidade dos equipamentos em geral não atende aos padrões técnicos de produção. Variável 02 Qualidade dos Padrões Técnicos: 5 O nível técnico dos processos em geral atende aos altos padrões técnicos de produção. 4 O nível técnico dos processos em geral atende aos padrões técnicos de produção, porém pode melhorar. 3 O nível técnico dos processos em geral atende aos padrões técnicos de produção, porém deve melhorar. 2 O nível técnico dos processos em geral atende parcialmente aos padrões técnicos de produção. 1 O nível técnico dos processos em geral não atende aos padrões técnicos de produção. Variável 03 Qualidade das Rotinas de Operação e Manutenção: 5 As rotinas de operação e manutenção dos processos e equipamentos de produção em geral atende aos altos padrões técnicos de produção. 4 As rotinas de operação e manutenção dos processos e equipamentos de produção em geral atende aos padrões técnicos de produção, porém pode melhorar. 3 As rotinas de operação e manutenção dos processos e equipamentos de produção em geral atende aos padrões técnicos de produção, porém deve melhorar. 2 As rotinas de operação e manutenção dos processos e equipamentos de produção em geral atende parcialmente aos padrões técnicos de produção.

38 142 3 A organização mantém procedimentos não implementados para assegurar que os produtos adquiridos estão conforme os requisitos especificados de aquisição. 2 A organização não possui procedimentos implementados para assegurar que os produtos adquiridos estão conforme os requisitos especificados de aquisição. 1 A organização não possui nenhum tipo de controle para assegurar que os produtos adquiridos estão conforme os requisitos especificados de aquisição. Variável 05 Quanto ao Processo de Controle de Fornecimento. 5 A organização mantém procedimentos implementados para assegurar que os produtos adquiridos estão sendo fornecido por fontes controlada. 4 A organização mantém procedimentos parcialmente implementados para assegurar que os produtos adquiridos estão sendo fornecido por fontes controlada. 3 A organização mantém procedimentos não implementados para assegurar que os produtos adquiridos estão sendo fornecido por fontes controlada. 2 A organização não possui procedimentos implementados para assegurar que os produtos adquiridos estão sendo fornecido por fontes controlada. 1 A organização não possui nenhum tipo de controle para assegurar que os produtos adquiridos estão sendo fornecido por fontes controlada. Variável 06 Quanto a origem da matéria-prima: 5 A organização mantém procedimentos implementados para assegurar que os fornecedores forneçam produtos aceitáveis. 4 A organização mantém procedimentos mínimos implementados para assegurar que os fornecedores forneçam produtos aceitáveis. 3 A organização está implementando procedimentos para assegurar que os fornecedores forneçam produtos aceitáveis. 2 A organização está elaborando procedimentos para assegurar que os fornecedores forneçam produtos aceitáveis. 1 A organização não possui procedimentos para assegurar que os fornecedores forneçam produtos aceitáveis.

39 141 2 A organização está em fase de implantação de sistemática de planejamento de realização do produto incluindo documentação necessária e seqüência e interações dos processos. 1 A organização não possui sistemática de planejamento de realização do produto incluindo documentação necessária e seqüência e interações dos processos. Variável 02 Quanto ao Processo Relacionados a Clientes. 5 A organização assegura que os requisitos dos clientes (específicos, não declarados, estatutários) serão atendidos na totalidade. 4 A organização assegura que os requisitos dos clientes (específicos, não declarados, estatutários) serão atendidos na maioria dos casos. 3 A organização assegura que os requisitos dos clientes (específicos, não declarados, estatutários) serão atendidos, porém sempre com possibilidade de atraso. 2 A organização assegura que os requisitos dos clientes (específicos, não declarados, estatutários) dificilmente serão atendidos adequadamente. 1 A organização assegura que os requisitos dos clientes (específicos, não declarados, estatutários) jamais serão atendidos adequadamente. Variável 03 Quanto ao Processo de Projetos e Desenvolvimento. 5 A organização mantém procedimentos documentado e implementados para assegurar o desenvolvimento de novos projetos. 4 A organização mantém procedimentos documentado parcialmente implementados para assegurar o controle da documentação do SGQ. 3 A organização mantém procedimentos documentado não implementados para assegurar o desenvolvimento de novos projetos. 2 A organização não possui procedimentos documentado e implementados para assegurar o desenvolvimento de novos projetos. 1 A organização não possui nenhum tipo de controle para assegurar o desenvolvimento de novos projetos. Variável 04 Quanto ao Processo de Aquisição. 5 A organização mantém procedimentos implementados para assegurar que os produtos adquiridos estão conforme os requisitos especificados de aquisição. 4 A organização mantém procedimentos parcialmente implementados para assegurar que os produtos adquiridos estão conforme os requisitos especificados de aquisição.

40 140 4 A organização está implementando formalmente um sistema para gestão de seu recurso ( humanos, materiais) garantindo a competência de seu pessoal e os padrões técnicos exigido pelo processo. 3 A organização está elaborando formalmente um sistema para gestão de seu recurso ( humanos, materiais) garantindo a competência de seu pessoal e os padrões técnicos exigido pelo processo. 2 A organização não possui formalmente um sistema para gestão de seu recurso (humanos, materiais) garantindo a competência de seu pessoal e os padrões técnicos exigido pelo processo. 1 Não existe evidencia de um sistema formal ou informal de gestão dos recursos (humanos, materiais) garantindo a competência de seu pessoal e os padrões técnicos exigido pelo processo. Variável 02 Qualidade da competência do Pessoal: 5 A qualidade da competência do pessoal atende aos altos padrões técnicos de produção. 4 A qualidade da competência do pessoal atende aos padrões técnicos de produção, porém pode melhorar. 3 A qualidade da competência do pessoal atende aos padrões técnicos de produção, porém deve melhorar. 2 A qualidade da competência do pessoal atende parcialmente aos padrões técnicos de produção. 1 A qualidade da competência do pessoal atende aos padrões técnicos de produção. Função 04 Requisitos de Realização do Produto Variável 01 Quanto ao Planejamento da Realização do Produto. 5 A organização possui sistemática adequada de planejamento de realização do produto incluindo documentação necessária e seqüência e interações dos processos. 4 A organização possui sistemática mínima de planejamento de realização do produto incluindo documentação necessária e seqüência e interações dos processos. 3 A organização possui sistemática de planejamento de realização do produto incluindo documentação necessária mas não faz referencia a seqüência e interações dos processos.

41 139 Variável 05 Quanto ao nível de difusão e compressão. 5 A política e os objetivos, são claro e apropriados, estão difundidos e disponível à todas as os funcionários. 4 A política e os objetivos, são claro e apropriados, estão difundidos porém não disponível à todas as os funcionários. 3 A política e os objetivos, são claro e apropriados, e não foram difundido na organização 2 A política e os objetivos, não são claro e foram difundidos na organização. 1 A política e os objetivos, não são claros e não foram difundido. Variável 06 Quanto as responsabilidades, autoridades e comunicação. 5 A direção assegura a manutenção de um representante da direção, um eficaz meio de distribuição de responsabilidade e um adequado meio de comunicação interno para toda a organização. 4 A direção assegura parcialmente a manutenção de um representante da direção, um eficaz meio de distribuição de responsabilidade e um adequado meio de comunicação interno para toda a organização. 3 A direção assegura a manutenção de um representante da direção, razoável meio de distribuição de responsabilidade e um simplório meio de comunicação interno para toda a organização. 2 A direção assegura a manutenção de um representante da direção, um ultrapassado meio de distribuição de responsabilidade e um baixo sistema de comunicação interno para toda a organização. 1 A direção não assegura a manutenção de um representante da direção, um eficaz meio de distribuição de responsabilidade e um adequado meio de comunicação interno para toda a organização. Função 03 Requisitos de Gestão de Recursos Variável 01 Quanto a Gestão dos Recursos para o SGQ: 5 A organização possui formalmente um sistema adequado para gestão de seu recurso ( humanos, materiais) garantindo a competência de seu pessoal e os padrões técnicos exigido pelo processo.

42 138 Variável 02 Quanto ao caráter da Política e Objetivos da qualidade 5 A política e os objetivos, têm um efeito decisivo na formulação das estratégias vitais da empresa. 4 A política e os objetivos, influem parcialmente na formulação das estratégias vitais da empresa. 3 A política e os objetivos, não influem decisivamente nas estratégias vitais da empresa. 2 A política e os objetivos estão em fase de elaboração. 1 A política e os objetivos são inexistentes. Variável 03 Quanto ao processo de elaboração da Política e dos Objetivos. 5 A política e os objetivos, foram formulados com o comprometimento da alta administração, ouvindo todos da empresa. 4 A política e os objetivos, foram formulados com o comprometimento da alta administração, ouvindo os níveis intermediários da administração. 3 A política e os objetivos, foram formulados com a participação apenas da alta administração. 2 A política e os objetivos foram formulados pela coordenação da qualidade. 1 A política e os objetivos ainda não foram ou estão sendo implementada. Variável 04 Quanto ao nível de implementação. 5 A política e os objetivos, estão implantados e implementados. 4 A política e os objetivos, estão implantados e em fase de implementação. 3 A política e os objetivos, estão implantados. 2 A política e os objetivos, estão em fase de implantação. 1 A política e os objetivos, não estão implantados.

43 137 Variável 03 Quanto aos Registros do Sistema de Gestão da Qualidade: 5 A organização mantém uma estrutura de controle dos registros do SGQ devidamente documentada e implementada, conforme exigência da Norma. 4 A organização mantém uma estrutura de controle dos registros do SGQ devidamente documentada porém não implementada, conforme exigência da Norma. 3 A organização mantém uma estrutura de controle dos registros do SGQ devidamente documentada e implementada, porém não conforme as exigências da Norma. 2 A organização mantém uma estrutura de controle dos registros do SGQ parcialmente documentada, conforme exigência da Norma. 1 A organização não possui uma estrutura de controle dos registros do SGQ definido. Função 02 Requisitos de Responsabilidade da Direção Variável 01 Quanto ao Comprometimento da Direção: 5 É possível evidenciar o comprometimento da direção e de todos os gerentes com o desenvolvimento, com a implementação do SGQ e com a melhoria contínua. 4 É possível evidenciar o comprometimento parcial da direção e dos gerentes com o desenvolvimento, com a implementação do SGQ e com a melhoria contínua. 3 É possível evidenciar o comprometimento da direção com o desenvolvimento, com a implementação do SGQ e com a melhoria contínua. 2 São poucas as evidências de comprometimento da direção com o desenvolvimento, com a implementação do SGQ e com a melhoria contínua. 1 Não é possível evidenciar o comprometimento da direção com o desenvolvimento, com a implementação do SGQ e com a melhoria contínua.

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão:

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão: 4.2.2 Manual da Qualidade Está estabelecido um Manual da Qualidade que inclui o escopo do SGQ, justificativas para exclusões, os procedimentos documentados e a descrição da interação entre os processos

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO NBR ISO 13485:2004 RDC 59:2000 PORTARIA 686:1998 ITENS DE VERIFICAÇÃO PARA AUDITORIA

ESTUDO COMPARATIVO NBR ISO 13485:2004 RDC 59:2000 PORTARIA 686:1998 ITENS DE VERIFICAÇÃO PARA AUDITORIA ESTUDOCOMPARATIVO NBRISO13485:2004 RDC59:2000 PORTARIA686:1998 ITENSDEVERIFICAÇÃOPARAAUDITORIA 1. OBJETIVO 1.2. 1. Há algum requisito da Clausula 7 da NBR ISO 13485:2004 que foi excluída do escopo de aplicação

Leia mais

Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000

Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000 Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000 ISO 9001:2000 Esta norma considera de forma inovadora: problemas de compatibilidade com outras normas dificuldades de pequenas organizações tendências

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade Sistema de Gestão da Qualidade Coordenadora Responsável Mara Luck Mendes, Jaguariúna, SP, mara@cnpma.embrapa.br RESUMO Em abril de 2003 foi lançado oficialmente pela Chefia da Embrapa Meio Ambiente o Cronograma

Leia mais

Lista de Verificação / Checklist

Lista de Verificação / Checklist Lista de Verificação / Checklist Avaliação NC / PC / C Departamentos Padrões de Referência /// Referências do MQ //// Referências Subjetivas A B C D E Cláusula Padrão Conforme/ Não C. 4 Sistema de Gestão

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

Saada Chequer Fernandez

Saada Chequer Fernandez Saada Chequer Fernandez Analista de Gestão em Saúde Coordenação da Qualidade CIQ/Direh/FIOCRUZ Gerenciamento da Qualidade em Laboratório de Anatomia Patológica VI Congresso Regional de Histotecnologia

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DA QUALIDADE. Rua Acre, 291 - CEP 83.040-030 Bairro Boneca do Iguaçu - São José dos Pinhais - Paraná.

MANUAL DO SISTEMA DA QUALIDADE. Rua Acre, 291 - CEP 83.040-030 Bairro Boneca do Iguaçu - São José dos Pinhais - Paraná. ELABORADO POR: Carlos Eduardo Matias Enns MANUAL DO SISTEMA DA QUALIDADE APROVADO POR: Edson Luis Schoen 28/1/5 1 de 11 1. FINALIDADE A Saint Blanc Metalmecânica Ltda visa estabelecer as diretrizes básicas

Leia mais

I S O ISO? NORMA ISO 9002 NORMA ISO 9002 NORMA ISO 9002 ISO SÉRIE 9000? BUROCRACIA? GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE

I S O ISO? NORMA ISO 9002 NORMA ISO 9002 NORMA ISO 9002 ISO SÉRIE 9000? BUROCRACIA? GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE ISO? ITÁLIA CANADÁ ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL, NÃO GOVERNAMENTAL, QUE ELABORA NORMAS. FAZEM PARTE DA ISO ENTIDADES DE NORMALIZAÇÃO DE MAIS DE UMA CENTENA DE PAÍSES. JAPÃO EUA I S O INGLATERRA ALEMANHA BRASIL

Leia mais

I S O ISO? NORMA ISO 9002 NORMA ISO 9002 ISO SÉRIE 9000? GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE

I S O ISO? NORMA ISO 9002 NORMA ISO 9002 ISO SÉRIE 9000? GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE ISO? ITÁLIA CANADÁ ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL, NÃO GOVERNAMENTAL, QUE ELABORA NORMAS. FAZEM PARTE DA ISO ENTIDADES DE NORMALIZAÇÃO DE MAIS DE UMA CENTENA DE PAÍSES. JAPÃO EUA I S O INGLATERRA ALEMANHA BRASIL

Leia mais

SÉRIE ISO 14000 SÉRIE ISO 14000

SÉRIE ISO 14000 SÉRIE ISO 14000 1993 - CRIAÇÃO DO COMITÊ TÉCNICO 207 (TC 207) DA ISO. NORMAS DA : ISO 14001 - SISTEMAS DE - ESPECIFICAÇÃO COM ORIENTAÇÃO PARA USO. ISO 14004 - SISTEMAS DE - DIRETRIZES GERAIS SOBRE PRINCÍPIOS, SISTEMAS

Leia mais

ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO EM ORGANIZAÇÕES

ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO EM ORGANIZAÇÕES V CONGRESSO BRASILEIRO DE METROLOGIA Metrologia para a competitividade em áreas estratégicas 9 a 13 de novembro de 2009. Salvador, Bahia Brasil. ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO

Leia mais

AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO

AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO 1.1 POLíTICA AMBIENTAL 1.1 - Política Ambiental - Como está estabelecida e documentada a política e os objetivos e metas ambientais dentro da organização? - A política é apropriada à natureza e impactos

Leia mais

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação?

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação? O que é a norma ISO? Em linhas gerais, a norma ISO é o conjunto de cinco normas internacionais que traz para a empresa orientação no desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

Eliminação de desperdícios Otimização do espaço Facilidade no acesso a materiais de trabalho Prevenção de quebras e acidentes Redução ou eliminação

Eliminação de desperdícios Otimização do espaço Facilidade no acesso a materiais de trabalho Prevenção de quebras e acidentes Redução ou eliminação Benefícios! Quais são? Eliminação de desperdícios Otimização do espaço Facilidade no acesso a materiais de trabalho Prevenção de quebras e acidentes Redução ou eliminação de condições e atos inseguros

Leia mais

TREINAMENTO ITAIM INTERPRETAÇÃO DA NORMA NBR ABNT ISO 9001:2008. Maria das Graças Ferreira mgferreira@prefeitura.sp.gov.

TREINAMENTO ITAIM INTERPRETAÇÃO DA NORMA NBR ABNT ISO 9001:2008. Maria das Graças Ferreira mgferreira@prefeitura.sp.gov. TREINAMENTO ITAIM INTERPRETAÇÃO DA NORMA NBR ABNT ISO 9001:2008 Maria das Graças Ferreira mgferreira@prefeitura.sp.gov.br 11 3104-0988 Este treinamento tem por objetivo capacitar os participantes para

Leia mais

MANUAL DA QUALIDADE MQ-01

MANUAL DA QUALIDADE MQ-01 Sumário 1 Objetivo 2 Últimas Alterações 3 Termos e definições 4 Sistema de gestão de qualidade 5 Responsabilidade da direção 6 Gestão de recursos 7 Realização do produto 8 Medição, análise e melhoria.

Leia mais

SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL SGA MANUAL CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS

SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL SGA MANUAL CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL MANUAL Elaborado por Comitê de Gestão de Aprovado por Paulo Fernando G.Habitzreuter Código: MA..01 Pag.: 2/12 Sumário Pag. 1. Objetivo...

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos INTERPRETAÇÃO ISO 9001:2008 GESTÃO DE QUALIDADE O que é ISO? ISO = palavra grega que significa Igualdade CAPÍTULO: Preâmbulo ISO 9001:2008 0.1 - Generalidades: foi esclarecido que a conformidade com requisitos

Leia mais

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ 290.0339 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE APROVAÇÃO CARLOS ROBERTO KNIPPSCHILD Gerente da Qualidade e Assuntos Regulatórios Data: / / ELABORAÇÃO REVISÃO

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) A CONCERT Technologies S.A. prioriza a segurança de seus Colaboradores, Fornecedores,

Leia mais

Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade 3 Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade Não existe um jeito único de se implementar um sistema da qualidade ISO 9001: 2000. No entanto, independentemente da maneira escolhida,

Leia mais

PLANEJAMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE - SIAC - NÍVEL C - EDIFICAÇÕES Empresa:

PLANEJAMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE - SIAC - NÍVEL C - EDIFICAÇÕES Empresa: 4. (b) Foi definido claramente o(s) subsetore(s) e tipo(s) de obra abrangido(s) pelo Sistema de Gestão da Qualidade. Não foi definido o subsetor e o tipo de obra abrangido pelo Sistema de Gestão pela Qualidade.

Leia mais

Preparando a Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Preparando a Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade Preparando a Implantação de um Projeto Pró-Inova - InovaGusa Ana Júlia Ramos Pesquisadora em Metrologia e Qualidade e Especialista em Sistemas de Gestão da Qualidade 1. Gestão Gestão Atividades coordenadas

Leia mais

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9 Página: 1 de 9 1. OBJETIVO Estabelecer sistemática de funcionamento e aplicação das Auditorias Internas da Qualidade, fornecendo diretrizes para instruir, planejar, executar e documentar as mesmas. Este

Leia mais

ENQUALAB 2013 QUALIDADE & CONFIABILIDADE NA METROLOGIA AUTOMOTIVA. Elaboração em planos de Calibração Interna na Indústria Automotiva

ENQUALAB 2013 QUALIDADE & CONFIABILIDADE NA METROLOGIA AUTOMOTIVA. Elaboração em planos de Calibração Interna na Indústria Automotiva ENQUALAB 2013 QUALIDADE & CONFIABILIDADE NA METROLOGIA AUTOMOTIVA Elaboração em planos de Calibração Interna na Indústria Automotiva Joel Alves da Silva, Diretor Técnico JAS-METRO Soluções e Treinamentos

Leia mais

1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão

1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão 1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão ISO 9001:2015 Histórico da série 2 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão Histórico da série REVISÕES DA SÉRIE ISO 9000 2000 2008 2015 1994 1987 3 2009 CBG Centro Brasileiro

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

CHECKLIST DA RDC 16/2013

CHECKLIST DA RDC 16/2013 CHECKLIST DA RDC 16/2013 Checklist para a RDC 16 de 2013 Página 2 de 10 Checklist 1. 2.1 Disposições gerais Existe um manual da qualidade na empresa? 2. Existe uma política da qualidade na empresa? 3.

Leia mais

Apresentação do programa 5S

Apresentação do programa 5S Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID 2011 Ciências da Natureza Apresentação do programa 5S Dia 04 de janeiro de 2012 Local: Escola Elisa Ferrari Valls Horário: 09h O "Programa

Leia mais

NORMA NBR ISO 9001:2008

NORMA NBR ISO 9001:2008 NORMA NBR ISO 9001:2008 Introdução 0.1 Generalidades Convém que a adoção de um sistema de gestão da qualidade seja uma decisão estratégica de uma organização. O projeto e a implementação de um sistema

Leia mais

HOUSEKEEPING A PARTIR DO 5S. Introdução. Para que serve?

HOUSEKEEPING A PARTIR DO 5S. Introdução. Para que serve? HOUSEKEEPING A PARTIR DO 5S Introdução Basicamente consiste na determinação de organizar o local de trabalho, mantêlo arrumado e em ordem, limpo, mantendo as condições padronizadas e a disciplina necessárias

Leia mais

NORMA NBR ISO 9001:2008

NORMA NBR ISO 9001:2008 NORMA NBR ISO 9001:2008 Introdução 0.1 Generalidades Convém que a adoção de um sistema de gestão da qualidade seja uma decisão estratégica de uma organização. O projeto e a implementação de um sistema

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

NBR ISO/IEC 17025 CONCEITOS BÁSICOS

NBR ISO/IEC 17025 CONCEITOS BÁSICOS NBR ISO/IEC 17025 CONCEITOS BÁSICOS Alexandre Dias de Carvalho INMETRO/CGCRE/DICLA 1/ 28 NBR ISO/IEC 17025 Estabelece requisitos gerenciais e técnicos para a implementação de sistema de gestão da qualidade

Leia mais

O R I G E N S JAPÃO DO PÓS-GUERRA KAORU ISHIKAWA. Treinamento

O R I G E N S JAPÃO DO PÓS-GUERRA KAORU ISHIKAWA. Treinamento O R I G E N S 1 9 5 0 JAPÃO DO PÓS-GUERRA KAORU ISHIKAWA O B J E T I V O S Preparar uma empresa, ou qualquer espaço físico para uma intervenção de melhoria no ambiente. OBJETIVOS ESPECÍFICOS ü Melhorar

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE MQ 01 Rev. 07 MANUAL DA QUALIDADE

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE MQ 01 Rev. 07 MANUAL DA QUALIDADE Rev. Data. Modificações 01 14/09/2007 Manual Inicial 02 12/06/2009 Revisão Geral do Sistema de Gestão da Qualidade 03 22/10/2009 Inclusão de documento de referência no item 8. Satisfação de cliente, Alteração

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Qualidade de Software

Qualidade de Software Rafael D. Ribeiro, M.Sc. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br A expressão ISO 9000 (International Organization for Standardization) designa um grupo de normas técnicas que estabelecem

Leia mais

Relatório de Atividade Técnica

Relatório de Atividade Técnica RUA DESEMBARGADOR JÚLIO GUIMARÃES, 275 SAÚDE -SÃO PAULO -BR-SP CEP: 04158-060 CNPJ: 46.995.494/0001-92 Telefone: (11) 5058-6066 Pessoa de Contato: ALMO BRACCESI (almo@betta.com.br) Tipo: Auditoria de Manutenção

Leia mais

PROCEDIMENTO GERENCIAL

PROCEDIMENTO GERENCIAL PÁGINA: 1/10 1. OBJETIVO Descrever o procedimento para a execução de auditorias internas a intervalos planejados para determinar se o sistema de gestão da qualidade é eficaz e está em conformidade com:

Leia mais

Programa 5 S. A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho.

Programa 5 S. A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Programa 5 S A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Com este programa, a qualidade e a segurança será colocada em prática e seu ambiente vai ficar mais alegre

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL

IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL PARTE: I Conceitos da gestão ambiental Aplicação: micro, pequenas e médias empresas. Referência: Norma NBR ISO 14001:2004 Tempo para implantação: de 5 à 12 meses. Duas Momentos (fases): planejamento implementação

Leia mais

ESTRUTURA ISO 9.001:2008

ESTRUTURA ISO 9.001:2008 Sistema de Gestão Qualidade (SGQ) ESTRUTURA ISO 9.001:2008 Objetivos: Melhoria da norma existente; Melhoria do entendimento e facilidade de uso; Compatibilidade com a ISO 14001:2004; Foco Melhorar o entendimento

Leia mais

CAMINHADA PARA A EXCELÊNCIA

CAMINHADA PARA A EXCELÊNCIA CAMINHADA PARA A EXCELÊNCIA 1ª FASE ENTENDENDO O SEU TRABALHO 2ª FASE ARRUMANDO A CASA 3ª FASE AJUSTANDO A MÁQUINA 4ª FASE CAMINHANDO PARA O FUTURO ENTENDA O SEU TRABALHO ARRUME A CASA PADRONIZE ELIMINE

Leia mais

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) O PMBoK diz que: O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade

Gerenciamento da Qualidade Gerenciamento da Qualidade Processos da Qualidade (JURAN) Planejamento Execução Monitoramento e Controle Planejar a qualidade Realizar a garantia da qualidade Realizar o controle da qualidade Inclui os

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL. Modelo da Série NBR ISO 9000

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL. Modelo da Série NBR ISO 9000 GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL Modelo da Série NBR ISO 9000 Modelo da Série NBR ISO 9000 A Garantia da Qualidade requer uma ação coordenada de todo sistema produtivo da empresa, do fornecedor de insumos de

Leia mais

ABNT NBR ISO 9001:2008

ABNT NBR ISO 9001:2008 ABNT NBR ISO 9001:2008 Introdução 0.1 Generalidades Convém que a adoção de um sistema de gestão da qualidade seja uma decisão estratégica de uma organização. O projeto e a implementação de um sistema de

Leia mais

Cirius Quality. A Consultoria que mais cresce no Brasil. Av. José Bonifácio Nº 1076 - Diadema-SP.

Cirius Quality. A Consultoria que mais cresce no Brasil. Av. José Bonifácio Nº 1076 - Diadema-SP. CQ Consultoria Cirius Quality e Treinamento 1º Edição Interpretação da NBR ISO 9001:2008 Cirius Quality Av. José Bonifácio Nº 1076 - Diadema-SP. CEP: 09980-150 i www.ciriusquality.com.br e contato@ciriusquality.com.br

Leia mais

A SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, e

A SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, e PORTARIA SSST Nº 11, de 13/10/1994 "Publica a minuta do Projeto de Reformulação da Norma Regulamentadora nº 9 - Riscos Ambientais com o seguinte título: Programa de Proteção a Riscos Ambientais". A SECRETARIA

Leia mais

Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO

Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO Referência RFI 011 Pergunta NBR ISO 9001:2000 cláusula: 2 Apenas os termos e definições da NBR ISO 9000:2000 constituem prescrições da NBR ISO 9001:2000,

Leia mais

SUMÁRIO ÍNDICE. 1 Objetivo: 3. 2 Aplicação e Alcance: 3. 3 Referências: 3. 4 Definições e Abreviaturas: 3. 5 Responsabilidades: 3.

SUMÁRIO ÍNDICE. 1 Objetivo: 3. 2 Aplicação e Alcance: 3. 3 Referências: 3. 4 Definições e Abreviaturas: 3. 5 Responsabilidades: 3. Procedimento de Gestão OGX Denominação: Tratamento de não conformidades, ações corretivas e preventivas PG.SMS.015 SUMÁRIO Este procedimento define a sistemática utilizada na identificação, registro e

Leia mais

1.Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. - Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão;

1.Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. - Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão; Sistema 5 S's Conceito: O Método "5S" foi a base da implantação do Sistema de Qualidade Total nas empresas. Surgiu no Japão, nas décadas de 50 e 60, após a Segunda Guerra Mundial, quando o país vivia a

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

PROCEDIMENTO SISTÊMICO DE GESTÃO INTEGRADO

PROCEDIMENTO SISTÊMICO DE GESTÃO INTEGRADO 1. OBJETIVO Estabelecer, documentar, implementar, aprimorar e manter um Sistema de Gestão da Qualidade e de Energia, que assegure a conformidade com os requisitos da norma de referência. Outrossim, a responsabilidade

Leia mais

livros indicados e / ou recomendados

livros indicados e / ou recomendados Material complementar. Não substitui os livros indicados e / ou recomendados Prof. Jorge Luiz - 203 Pág. SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE - SGQ Sistema de Gestão da Qualidade SGQ é a estrutura a ser criada

Leia mais

Sistema de Gestão de SMS

Sistema de Gestão de SMS DESCRIÇÃO DA EMPRESA Nome SMART EXPRESS TRANSPORTES LTDA EPP CNPJ 12.103.225/0001-52 Insc.Est. 79.477.680 Atividade: transporte rodoviário de carga em geral Código: 206-2 Nº de funcionários (inclusive

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

MANUAL DA QUALIDADE DA CONSTRUTORA COPEMA

MANUAL DA QUALIDADE DA CONSTRUTORA COPEMA 1/10 INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA... 2 ABRANGÊNCIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE... 3 1. SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE:... 4 - MANUAL DA QUALIDADE... 4 Escopo do SGQ e definição dos clientes... 4 Política

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E PROJETOS

PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E PROJETOS Pág.: 1/9 1. OBJETIVO Demonstrar a aplicabilidade e funcionalidade das ferramentas de Planejamento e Desenvolvimento de Produtos e Projetos bem como as tarefas e responsabilidades para a aprovação, o desenvolvimento,

Leia mais

Analista de Sistemas S. J. Rio Preto SP 2009

Analista de Sistemas S. J. Rio Preto SP 2009 O que é o Programa 5Ss? O Programa 5Ss é uma filosofia de trabalho que busca promover a disciplina na empresa através de consciência e responsabilidade de todos, de forma a tornar o ambiente de trabalho

Leia mais

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Fonte: http://www.testexpert.com.br/?q=node/669 1 GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Segundo a NBR ISO 9000:2005, qualidade é o grau no qual um conjunto de características

Leia mais

Gestão da Qualidade de periódicos científicos

Gestão da Qualidade de periódicos científicos Gestão da Qualidade de periódicos científicos Silvia Galleti Pesquisadora Científica Instituto Biológico Editora chefe AIB Vice Presidente ABEC Breve apresentação... 1997-atual: Pesquisadora Científica

Leia mais

ISO 9001 2008 FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA FACCAT. Curso de Tecnólogo em Gestão da Qualidade.

ISO 9001 2008 FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA FACCAT. Curso de Tecnólogo em Gestão da Qualidade. FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA FACCAT Curso de Tecnólogo em Gestão da Qualidade. ISO 9001 2008 Carolina Rothe Luiz Gustavo W. Krumenauer Paulo Emílio Paulo Saldanha Relação das principais normas da Série

Leia mais

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão ISO 9001:2008 Alterações e Adições da nova versão Notas sobe esta apresentação Esta apresentação contém as principais alterações e adições promovidas pela edição 2008 da norma de sistema de gestão mais

Leia mais

CICLO DE EVENTOS DA QUALIDADE

CICLO DE EVENTOS DA QUALIDADE Maio de 2003 CICLO DE EVENTOS DA QUALIDADE Dia 12/05/2003 Certificação e homologação de produtos, serviços e empresas do setor aeroespacial,com enfoque na qualidade Dia 13/05/2003 ISO 9001:2000 Mapeamento

Leia mais

A Base para a Qualidade Total

A Base para a Qualidade Total A Base para a Qualidade Total 1 HISTÓRIA Foi concebido por Kaoru Ishikawa em 1950, no Japão pós-guerra; Surgiu com a necessidade de por ordem na grande confusão a que ficou reduzido o país após a derrota

Leia mais

CONSULTORIA. Sistema de Gestão ISO 9001 - Lean Esquadrias

CONSULTORIA. Sistema de Gestão ISO 9001 - Lean Esquadrias CONSULTORIA Sistema de Gestão ISO 9001 - Lean Esquadrias PADRÃO DE QUALIDADE DESCRIÇÃO ISO 9001 Esse Modelo de Produto de Consultoria tem por objetivo definir e melhorar todos os processos da empresa,

Leia mais

Difusão da Certificação ISO 9001 da Embrapa Meio Ambiente

Difusão da Certificação ISO 9001 da Embrapa Meio Ambiente Videoconferência Difusão da Certificação ISO 9001 da Embrapa Meio Ambiente Data: 22 e 24 de março de 2011 Objetivo Difundir a experiência da Embrapa Meio Ambiente com o processo de obtenção da certificação

Leia mais

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para:

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: PARTE 2 Sistema de Gestão da Qualidade SGQ Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: Possibilitar a melhoria de produtos/serviços Garantir a satisfação

Leia mais

SISTEMA 5S PRATICANDO OS 5S NO SEU LOCAL DE TRABALHO

SISTEMA 5S PRATICANDO OS 5S NO SEU LOCAL DE TRABALHO PRATICANDO OS 5S NO SEU LOCAL DE TRABALHO APRESENTANDO OS 5S s VOCÊ ESTÁ ENTRANDO EM CONTATO COM UM SISTEMA DE EDUCAÇÃO E TREINAMENTO, CRIADO NO JAPÃO POR TAKASHI OSDA, QUE BUSCA A QUALIDADE TOTAL DE UMA

Leia mais

CARTILHA PARA O USO DA MARCA

CARTILHA PARA O USO DA MARCA Página 1 de 11 PROCEDIMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO Este procedimento é parte integrante do Sistema de Gestão da Qualidade da BRICS. Quando disponível em domínio público, está sujeito a alterações sem aviso

Leia mais

Enviado por sanson@tecpar.br. em 19/12/11. Recebido por

Enviado por sanson@tecpar.br. em 19/12/11. Recebido por Pedido nº.: Destinatário/ Addressee: PREFEITURA MUNICIPAL DE COLOMBO ((41) 3656-8161) Data/Date: 16 / 12 / 2011 Nome/Name: ISMAILIN SCHROTTER Fax N : Remetente/Sender: TECPAR CERTIFICAÇÃO Páginas/Pages:

Leia mais

Tradução livre Uso Exclusivo em Treinamento

Tradução livre Uso Exclusivo em Treinamento Web Site: www.simplessolucoes.com.br N786-1 ISO CD 9001 Tradução livre Uso Exclusivo em Treinamento N786-1 ISO CD 9001 para treinamento - Rev0 SUMÁRIO Página Introdução 4 0.1 Generalidades 4 0.2 Abordagem

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE E/OU AMBIENTAL (ISO 9001 / 14001) Palavra chave: certificação, qualidade, meio ambiente, ISO, gestão

CERTIFICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE E/OU AMBIENTAL (ISO 9001 / 14001) Palavra chave: certificação, qualidade, meio ambiente, ISO, gestão 1 de 8 1. OBJETIVO Estabelecer o processo para concessão, manutenção, extensão, suspensão e cancelamento de certificações de Sistema de Gestão da Qualidade, conforme a Norma NBR ISO 9001 e Sistema de Gestão

Leia mais

PO 001 - GESTÃO DE PROCESSOS E DOCUMENTAÇÃO 008

PO 001 - GESTÃO DE PROCESSOS E DOCUMENTAÇÃO 008 1 - OBJETIVO PO 001 - GESTÃO DE PROCESSOS E DOCUMENTAÇÃO 008 Este retrata a forma que deve ser conduzida a gestão dos s da entidade desde a sua concepção até o seu acompanhamento e melhoria. 2 - AUTORIDADE

Leia mais

Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos

Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos DEZ 2000 NBR ISO 9001 Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13 28º andar CEP 20003-900 Caixa Postal 1680 Rio

Leia mais

Gestão da Qualidade. Gestão da. Qualidade

Gestão da Qualidade. Gestão da. Qualidade Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade 1621131 - Produzido em Abril/2011 Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade é um modelo de mudança cultural e comportamental, através de uma liderança persistente

Leia mais

RDC Nº 48, DE 25 DE OUTUBRO DE 2013

RDC Nº 48, DE 25 DE OUTUBRO DE 2013 RDC Nº 48, DE 25 DE OUTUBRO DE 2013 ITEM 10 DOCUMENTAÇÕES E REGISTROS Palestrante: Carlos Cezar Martins RDC Nº 48, DE 25 DE OUTUBRO Carlos Cezar Martins DE 2013 Farmacêutico com especialização em Qualidade

Leia mais

Controle da Qualidade do Almoxarifado 1/15

Controle da Qualidade do Almoxarifado 1/15 Controle da Qualidade do Almoxarifado 1/15 Indicadores de desempenho na Gestão de Materiais Estabelecimento de padrões: Para avaliar indicadores, é necessário ter padrões. Na fase de implantação pode haver

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

Manual da Qualidade. Controle de documentos 18/8/2011. A norma recomenda: A norma recomenda um procedimento documentado que contenha controles para:

Manual da Qualidade. Controle de documentos 18/8/2011. A norma recomenda: A norma recomenda um procedimento documentado que contenha controles para: Manual da Qualidade A norma recomenda: o escopo do sistema de gestão da qualidade, incluindo detalhes e justificativas para quaisquer exclusões os procedimentos documentados estabelecidos para o sistema

Leia mais

Aplica-se obrigatoriamente a todas as áreas que possuem empresas contratadas na Vale Fertilizantes.

Aplica-se obrigatoriamente a todas as áreas que possuem empresas contratadas na Vale Fertilizantes. Responsável Técnico: Alex Clementino Ferreira Gerência de Sistema de Gestão Público-alvo: Empregados designados para realizarem as auditorias. 1. OBJETIVO Nº: PGS-3209-82-04 Pág.: 1 de 8 Código de Treinamento:

Leia mais

Correspondência entre OHSAS 18001, ISO 14001:1996, ISO 9001:1994 e ISO 9001:2000

Correspondência entre OHSAS 18001, ISO 14001:1996, ISO 9001:1994 e ISO 9001:2000 Anexo A (informativo) Correspondência entre, ISO 14001:1996, ISO 9001:1994 e ISO 9001:2000 Tabela A.1 - Correspondência entre, ISO 14001:1996 e ISO 9001:1994 Seção Seção ISO 14001:1996 Seção ISO 9001:1994

Leia mais

Estrutura de gerenciamento do Risco Operacional do Sistema Sicoob

Estrutura de gerenciamento do Risco Operacional do Sistema Sicoob Estrutura de gerenciamento do Risco Operacional do Sistema Sicoob 1. Sistema Sicoob A estrutura de gerenciamento do risco operacional das cooperativas do Sicoob é composta da seguinte forma: A adoção do

Leia mais