Due Diligence de Integridade. Ética e integridade nos negócios

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Due Diligence de Integridade. Ética e integridade nos negócios"

Transcrição

1 Due Diligence de Integridade Ética e integridade nos negócios

2 O que é Due Diligence de Integridade (DDI)?

3 O QUE É DUE DILIGENCE DE INTEGRIDADE (DDI)? É um procedimento que visa conhecer e avaliar os riscos de integridade aos quais a Petrobras pode estar exposta, nos seus relacionamentos comerciais, com base na avaliação do perfil, do histórico, da reputação e das práticas de combate à corrupção dos nossos fornecedores. A DDI é um dos elementos que compõe o Programa Petrobras de Prevenção da Corrupção (PPPC), que tem ações contínuas de prevenção, detecção e correção de atos não condizentes com os valores da companhia. FCPA GUIDE UKBA GUIDANCE Lei /13 Decreto 8.420/15

4 DUE DILIGENCE DE INTEGRIDADE (DDI) NA PETROBRAS Em agosto 2015 adicionamos o Critério Integridade ao nosso processo cadastral. Todas as empresas que iniciarem processos de inscrição, renovação ou reclassificação no nosso Cadastro Corporativo ou no Registro Simplificado são orientadas a preencher o Questionário de Integridade. O resultado da avaliação do Critério Integridade é expresso pelo Grau de Risco de Integridade ou GRI, que pode variar entre alto, médio ou baixo. Importante: O não preenchimento do Questionário de DDI por parte do fornecedor implica a descontinuidade do processo de inscrição, renovação ou reclassificação no nosso Cadastro Corporativo e Registro Simplificado.

5 CRITÉRIO INTEGRIDADE

6 PROCESSO DE DUE DILIGENCE DE INTEGRIDADE Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Preenchimento do questionário pelo fornecedor na Petronect Screening pesquisas em fontes abertas e em nossas bases Análise e avaliação das informações obtidas nas etapas 1 e 2 Classificação do GRI entre alto, médio e baixo e registro na Petronect As etapas 2, 3 e 4 são realizadas pela nossa área de Conformidade. A extensão de cada etapa da DDI é definida de acordo com os riscos identificados.

7 Grau de Risco de Integridade

8 GRAU DE RISCO DE INTEGRIDADE (GRI) Ao fim do processo de avaliação do Critério Integridade, o fornecedor receberá uma notificação informando que o seu GRI está disponível para consulta no Relatório de Notas e no Painel de Monitoramento no ambiente Petronect, seguindo o caminho: Login > Cadastro na Petrobras > Resultados da Avaliação > Notas ou Painel de Monitoramento O GRI é representado por bandeiras. A bandeira verde representa o GRI baixo. A amarela, o GRI médio. A vermelha, o GRI alto.

9 GRAU DE RISCO DE INTEGRIDADE (GRI) O GRI é calculado tendo em vista a ponderação dos fatores de risco de integridade avaliados pela Petrobras durante o procedimento de DDI. O resultado da avaliação do Critério Integridade não impede a obtenção de inscrição, renovação ou reclassificação em nosso Cadastro Corporativo e Registro Simplificado. O fornecedor com classificação de GRI alto somente poderá ser convidado a participar dos nossos processos licitatórios nos casos de ausência de três fornecedores habilitados que não possuam classificação de GRI alto. A classificação do GRI é reavaliada anualmente, no âmbito do nosso processo cadastral, por ocasião da renovação do registro do fornecedor no Cadastro Corporativo e Registro Simplificado da Petrobras.

10 FATORES DE RISCO DE INTEGRIDADE E GRI Os fatores de risco de integridade avaliados durante o procedimento de DDI estão relacionados aos seguintes critérios: Perfil do fornecedor: porte da empresa, segmentos de bens e serviços prestados/fornecidos, países em que atua ou possui sedes, número de empregados, dentre outros itens. Setor público: existência de influência do setor público nos negócios da empresa, assim como nível de relacionamento do fornecedor e das demais sociedades do seu grupo empresarial incluindo membros da sua alta administração e sócios com agentes públicos. Histórico e reputação: identificação de envolvimento da empresa e das demais sociedades do seu grupo empresarial incluindo os membros da sua alta administração em casos de desvios éticos, fraude e corrupção. Programa de Integridade: existência e aplicação de mecanismos de prevenção contra e detecção de irregularidades e atos de corrupção, inclusive destinados ao relacionamento do fornecedor com terceiros.

11 Dicas úteis

12 DICAS ÚTEIS O preenchimento do Questionário de Integridade pode requerer o envolvimento das áreas responsáveis pelas funções de compliance, ou de profissionais que tenham conhecimento sobre a estrutura de controles internos e governança da sua empresa. O Questionário de Integridade em arquivo pdf pode ser acessado no site do canal fornecedor. Faça o download do arquivo e verifique o seu conteúdo antes de iniciar o preenchimento no ambiente Petronect. A suficiência e a organização das evidências documentais fornecidas em atendimento ao Questionário de Integridade contribuem para a corroboração da existência dos mecanismos de integridade da sua empresa.

13 Perguntas frequentes

14 PERGUNTAS FREQUENTES 1 Preciso preencher o questionário do Critério Integridade para a matriz e todas as filiais que fizerem parte do cadastro? Não. No caso de entidades e respectivas filiais ou sucursais que possuam o mesmo radical de CNPJ, o questionário válido será o preenchido pela primeira respondente. 2 A minha empresa é impedida de contratar com a Petrobras por estar classificada com GRI alto? Não. O GRI corresponde a um dos critérios de seleção de fornecedores a serem convidados para participação em licitações na Petrobras, porém não representa sanção de impedimento de contratação ou declaração de inidoneidade do fornecedor.

15 PERGUNTAS FREQUENTES 3 4 A minha empresa pode deixar de ser convidada a participar de licitações por estar classificada com GRI alto? Sim. O fornecedor com classificação GRI alto somente poderá ser convidado a participar de processos licitatórios na Petrobras nos casos de ausência de três fornecedores habilitados que não possuam classificação GRI alto. Posso solicitar a reavaliação do Critério Integridade a qualquer momento? Não. Após a submissão do Questionário de Integridade e, caso requerido, do Questionário Complementar, somente será possível realizar nova solicitação de análise após transcorrido o prazo de seis meses contados a partir da atribuição do GRI pela Petrobras.

16 PERGUNTAS FREQUENTES Quais foram os fatores de riscos responsáveis pela classificação de GRI alto a minha empresa? 5 6 O GRI é calculado tendo em vista a ponderação dos fatores de risco de integridade avaliados pela Petrobras durante o procedimento de DDI. Dessa forma, não há como atribuir o resultado da classificação do GRI a um único fator de risco. No entanto, quanto mais robustas e completas forem as evidências de existência e aplicação de procedimentos de integridade por parte da sua empresa, melhor será a avaliação do GRI. O que posso fazer para melhorar a classificação do GRI da minha empresa? Implementar e/ou aprimorar o programa de integridade da sua empresa, documentando adequadamente os resultados alcançados.

17 PERGUNTAS FREQUENTES Por que o prazo mínimo de seis meses deve ser observado para reavaliação do GRI? 7 O prazo de seis meses corresponde ao período de tempo considerado pela Petrobras como razoável para que o fornecedor classificado com GRI alto possa implementar e/ou aprimorar o seu programa de integridade, garantindo isonomia no relacionamento com os nossos fornecedores quanto à avaliação do Critério Integridade.

18 Nossos contatos

19 CONTATOS Central de relacionamento: para dúvidas operacionais sobre o sistema, de segunda a sexta, das 8h às 18h (horário de Brasília), fazer contato pelos seguintes telefones: (em capitais e regiões metropolitanas) (nas demais regiões) Fale Conosco: para esclarecimento de dúvidas, sugestões, comentários, críticas e elogios sobre o processo de cadastramento. O acesso é dentro do cadastro da empresa, após realizar o acesso com login e senha.

20 COMPROMETIMENTO COM ÉTICA E CONFORMIDADE Estamos comprometidos em fazer negócios com ética e integridade Nossa meta é alcançarmos excelência em todos os nossos processos para sermos referência internacional Nos esforçamos para manter um alto padrão para demonstrar: (1) que ter ações constantes de compliance, ética e integridade é o meio estabelecido para realizarmos negócios; e (2) transparência na forma como nos reportamos aos nossos stakeholders.

21 Petrobras em Compliance Fotos Banco de Imagens Petrobras e istock

Cadastro de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras

Cadastro de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras Cadastro de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras Versão 02 8/1/2016 Material da Petrobras para treinamento de seu Cadastro de Fornecedores. Proibido uso comercial. Conteúdo sujeito à alterações,

Leia mais

O procedimento de DDI é fundamentado em riscos e consiste nas seguintes etapas:

O procedimento de DDI é fundamentado em riscos e consiste nas seguintes etapas: PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO DE INTEGRIDADE O procedimento de DDI é fundamentado em riscos e consiste nas seguintes etapas: Etapa 1 - Aplicação do Questionário de Due Diligence de Integridade (DDI) O Questionário

Leia mais

Cadastro de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras. 08/03/2017 versão 4 Conteúdo sujeito à alterações, sem aviso prévio.

Cadastro de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras. 08/03/2017 versão 4 Conteúdo sujeito à alterações, sem aviso prévio. Cadastro de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras 08/03/2017 versão 4 Conteúdo sujeito à alterações, sem aviso prévio. Objetivos do Cadastro de Fornecedores Objetivos do Cadastro de Fornecedores

Leia mais

Cadastro de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras

Cadastro de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras Cadastro de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras Objetivos do Cadastro de Fornecedores Objetivos do Cadastro de Fornecedores Legal: atender ao decreto governamental 2.745/98 e preservar a Petrobras

Leia mais

Petrobras em Compliance

Petrobras em Compliance Petrobras em Compliance ANTES DE FALAR ERA PRECISO FAZER Trajetória para a referência em ética e integridade Universidade de São Paulo 09 de novembro de 2018 PERFIL PETROBRAS Produção Diária 2 milhões

Leia mais

POLÍTICA DE COMPLIANCE

POLÍTICA DE COMPLIANCE POLÍTICA DE COMPLIANCE SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 1 2. APLICAÇÃO... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE MRV... 2 5. ESTRUTURA DA ÁREA DE COMPLIANCE... 3 5.1. Funções da Área de Compliance...

Leia mais

Programa de. Integridade REDE D OR SÃO LUIZ

Programa de. Integridade REDE D OR SÃO LUIZ Programa de Integridade REDE D OR SÃO LUIZ Introdução...03 O Programa de Integridade...04 Pilares do Programa...05 Principais Benefícios...09 Nosso Compromisso...10 Introdução O combate à corrupção depende

Leia mais

Painel de Colaboração. MT Última Atualização 03/05/2018

Painel de Colaboração. MT Última Atualização 03/05/2018 Painel de Colaboração MT-43-2-00032-3 Última Atualização 03/05/2018 Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Visualizar os dados das avaliações do processo de cadastramento com a Petrobras;

Leia mais

CARTILHA PORTAL PETRONECT - LEI /16 E REGULAMENTO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DA PETROBRAS (RLCP) Fornecedor

CARTILHA PORTAL PETRONECT - LEI /16 E REGULAMENTO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DA PETROBRAS (RLCP) Fornecedor CARTILHA PORTAL PETRONECT - LEI 13.303/16 E REGULAMENTO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DA PETROBRAS (RLCP) Introdução Objetivo Apresentar as principais mudanças no Portal Petronect previstas pela a Lei 13.303/16

Leia mais

Avaliação. MT Última Atualização 27/02/2018

Avaliação. MT Última Atualização 27/02/2018 Avaliação MT-43-2-00027-3 Última Atualização 27/02/2018 I. Objetivos Após completar este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Entender os conceitos envolvidos no processo de avaliação realizado

Leia mais

ADENDO AO EDITAL DE LICITAÇÃO. CONTROLE DE REVISÕES REVISÃO nº DATA (mm/aaaa) 31/01/2018 Revisão 0

ADENDO AO EDITAL DE LICITAÇÃO. CONTROLE DE REVISÕES REVISÃO nº DATA (mm/aaaa) 31/01/2018 Revisão 0 ADENDO AO EDITAL DE LICITAÇÃO IDENTIFICAÇÃO: Adendo O do Edital de Licitação DATA DA VERSÃO: 28/05/2018 CONTROLE DE REVISÕES REVISÃO nº DATA (mm/aaaa) 31/01/2018 Revisão 0 Versão original. HISTÓRICO DAS

Leia mais

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL PARA FORNECEDORES QUE JÁ TRABALHAM COM O SESC/ARRJ SU MÁ RIO Orientações gerais

Leia mais

Resultados da Avaliação. MT Última Atualização 26/07/2018

Resultados da Avaliação. MT Última Atualização 26/07/2018 Resultados da Avaliação MT-43-2-00028-6 Última Atualização 26/07/2018 I. Objetivo Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Visualizar o CRC* (Certificado de Registro Cadastral). Nota: *Visando

Leia mais

Pré-qualificação - Fornecedor

Pré-qualificação - Fornecedor Pré-qualificação - Fornecedor MT-43-1-00164-2 Última Atualização 22/05/2018 Roteiro I. Consultar Pré-qualificação área pública II. Inscrever-se em uma Pré-qualificação III. Consultar Pré-qualificação área

Leia mais

Instruções para o Cadastro de Fornecedor Internacional

Instruções para o Cadastro de Fornecedor Internacional 1. Contratações da Cemig Instruções para o Cadastro de Fornecedor A Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig atua nas transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica. áreas de geração,

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE INTEGRIDADE

QUESTIONÁRIO DE INTEGRIDADE QUESTIONÁRIO DE INTEGRIDADE O presente formulário tem como intuito conhecer e avaliar os riscos de integridade aos quais o IDG pode estar exposto nos seus relacionamentos comerciais, com base na avaliação

Leia mais

Questionários de Avaliação. MT Última Atualização 23/02/2018

Questionários de Avaliação. MT Última Atualização 23/02/2018 Questionários de Avaliação MT-43-2-00026-3 Última Atualização 23/02/2018 I. Objetivos Após completar este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Entender os conceitos envolvidos no processo de avaliação

Leia mais

COMO ACESSAR UMA LICITAÇÃO PÚBLICA FORNECEDOR NÃO CADASTRADO

COMO ACESSAR UMA LICITAÇÃO PÚBLICA FORNECEDOR NÃO CADASTRADO COMO ACESSAR UMA LICITAÇÃO PÚBLICA FORNECEDOR NÃO CADASTRADO Objetivo: Este tópico possibilita que uma empresa fornecedora não cadastrada no Portal Petronect localize as oportunidades públicas divulgadas

Leia mais

Aspectos relevantes de Compliance e a nova legislação Anticorrupção

Aspectos relevantes de Compliance e a nova legislação Anticorrupção Aspectos relevantes de Compliance e a nova legislação Anticorrupção Compliance O que é Compliance? = Cumprimento de Leis e normas (internas) Ampliação da Regulação Facilidade de controle (tecnologia) Penalidades

Leia mais

ANEXO 10 - QUESTIONÁRIO DE DUE DILIGENCE

ANEXO 10 - QUESTIONÁRIO DE DUE DILIGENCE ANEXO 10 - QUESTIONÁRIO DE DUE DILIGENCE QUESTIONÁRIO DE INTEGRIDADE COMPLIANCE PARA FORNECEDORES Prezado Fornecedor: Dentro das exigências do Programa de Integridade estabelecido pelo Grupo Neoenergia

Leia mais

Resultados da Avaliação. MT Última Atualização 06/03/2018

Resultados da Avaliação. MT Última Atualização 06/03/2018 Resultados da Avaliação MT-43-2-00028-4 Última Atualização 06/03/2018 I. Objetivo Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Visualizar o CRC* (Certificado de Registro Cadastral). Nota: *Visando

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR SU MÁ RIO Orientações gerais Como acessar e preencher a tela de cadastro? Detalhamento

Leia mais

MINUTA DE CONVOCAÇÃO DE PRÉ-QUALIFIÇÃO Rev 0

MINUTA DE CONVOCAÇÃO DE PRÉ-QUALIFIÇÃO Rev 0 MINUTA DE DE PRÉ-QUALIFIÇÃO Rev 0 CONTROLE DE REVISÕES REVISÃO nº DATA (dd/mm/aaaa) REVISÃO 0 13/04/2018 Versão original HISTÓRICO DAS REVISÕES (Incluir texto com o objetivo da revisão) ORIENTAÇÕES PARA

Leia mais

CNPJ, razão social, nome fantasia e, se for o caso, nomes anteriores: *

CNPJ, razão social, nome fantasia e, se for o caso, nomes anteriores: * Parte integrante do PPPC - Programa Petrobras de Prevenção da Corrupção, o Due Diligence de Integridade (DDI) visa avaliar as informações do fornecedor sobre sua reputação, idoneidade e suas práticas de

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE INTEGRIDADE

QUESTIONÁRIO DE INTEGRIDADE QUESTIONÁRIO DE INTEGRIDADE A Copel busca continuamente a excelência em suas atividades e a promoção de ambiente corporativo íntegro, ético e transparente. A Copel tem desenvolvido ações para inserção

Leia mais

CARTILHA PORTAL PETRONECT PRÉ-QUALIFICAÇÃO. Fornecedor

CARTILHA PORTAL PETRONECT PRÉ-QUALIFICAÇÃO. Fornecedor CARTILHA PORTAL PETRONECT PRÉ-QUALIFICAÇÃO Fornecedor Introdução Objetivo Apresentar as principais mudanças no Portal Petronect previstas para a Pré-Qualificação Cronograma A implantação do Regulamento

Leia mais

MANUAL MERCADO ELETRÔNICO PARA FORNECEDORES BRADESCO. Processo de cadastro e homologação de fornecedores

MANUAL MERCADO ELETRÔNICO PARA FORNECEDORES BRADESCO. Processo de cadastro e homologação de fornecedores MANUAL MERCADO ELETRÔNICO PARA FORNECEDORES BRADESCO Processo de cadastro e homologação de fornecedores INTRODUÇÃO Este manual serve de auxílio para realização do cadastro do fornecedor no Miisy, ferramenta

Leia mais

Manual de Cadastro - Certifica Bradesco S/A

Manual de Cadastro - Certifica Bradesco S/A Manual de Cadastro - Certifica Bradesco S/A Manual Introdutório ao Portal do Fornecedor Bradesco Conteúdo 1. Introdução 2. Apresentação do Certifica 3. Acesso ao Cadastro 4. Etapas do Cadastro 5. Itens

Leia mais

Cadastro Empresa Pró-Ética. Comitê Gestor

Cadastro Empresa Pró-Ética. Comitê Gestor Cadastro Empresa Pró-Ética Comitê Gestor Cadastro Empresa Pró-Ética Avalia e divulga as empresas voluntariamente engajadas na construção de um ambiente de integridade e confiança nas relações comerciais

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE DUE DILIGENCE

QUESTIONÁRIO DE DUE DILIGENCE QUESTIONÁRIO DE DUE DILIGENCE 1. Perfil da Empresa 1.1. Informações cadastrais: 1.1.1. CNPJ, razão social, nome fantasia e, se for o caso, nomes anteriores. 1.1.2. Endereço da sede, de suas filiais e escritórios

Leia mais

Regulamento de Licitações e Contratos da Petrobras RLCP. Portal de Contratações e Compras Eletrônicas do Sistema PETROBRAS

Regulamento de Licitações e Contratos da Petrobras RLCP. Portal de Contratações e Compras Eletrônicas do Sistema PETROBRAS Regulamento de Licitações e Contratos da Petrobras RLCP Fornecedores Portal de Contratações e Compras Eletrônicas do Sistema PETROBRAS 18 de Abril/2018 Roteiro 1. Sobre a Petronect 2. Principais Mudanças

Leia mais

Notas. MT Última Atualização 01/03/2018

Notas. MT Última Atualização 01/03/2018 Notas MT-43-2-00031-3 Última Atualização 01/03/2018 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Consultar o relatório de notas e seus comentários; 2. Identificar o status da(s)

Leia mais

Questionários de Avaliação

Questionários de Avaliação Questionários de Avaliação MT-611-00004-13 Última Atualização 24/08/2015 I. Objetivos Após completar este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Entender os conceitos envolvidos no processo de avaliação

Leia mais

Identificação da Empresa

Identificação da Empresa Identificação da Empresa I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades para as quais a sua empresa deseja fornecer;

Leia mais

Questionários de Avaliação. MT Última Atualização 14/05/2018

Questionários de Avaliação. MT Última Atualização 14/05/2018 Questionários de Avaliação MT-43-2-00026-4 Última Atualização 14/05/2018 I. Objetivos Após completar este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Entender os conceitos envolvidos no processo de avaliação

Leia mais

Quer se Cadastrar na Petrobras? MT Última Atualização 19/12/2017

Quer se Cadastrar na Petrobras? MT Última Atualização 19/12/2017 Quer se Cadastrar na Petrobras? MT-43-2-00024-2 Última Atualização 19/12/2017 Como dar início ao processo de cadastramento na Petrobras: Para dar início ao processo de cadastramento na Petrobras, é necessário

Leia mais

Exigibilidade de implementação do Programa de Integridade

Exigibilidade de implementação do Programa de Integridade Lei n o. 7.753/2017 Exigibilidade de implementação do Programa de Integridade www.kpmg.com.br Introdução Em 17 de outubro de 2017, foi sancionada pelo governador do Estado do Rio de Janeiro a Lei Ordinária

Leia mais

CARTILHA PORTAL PETRONECT RITO DO PREGÃO E MODO DE DISPUTA ABERTO. Fornecedor

CARTILHA PORTAL PETRONECT RITO DO PREGÃO E MODO DE DISPUTA ABERTO. Fornecedor CARTILHA PORTAL PETRONECT RITO DO PREGÃO E MODO DE DISPUTA ABERTO Fornecedor Introdução Objetivo Apresentar as principais mudanças no Portal Petronect previstas para o Rito do Pregão e o Modo de Disputa

Leia mais

Modelo de Cobrança Sócio Fornecedor

Modelo de Cobrança Sócio Fornecedor Modelo de Cobrança Sócio Fornecedor Roteiro I. Portal Petronect II. Termo de Adesão IV. Oportunidades Públicas V. Minha Assinatura V.I.Taxa de Acesso V.II. Informações Financeiras VI. Dicas de Segurança

Leia mais

VISUALIZAÇÃO DE DADOS DA OPORTUNIDADE

VISUALIZAÇÃO DE DADOS DA OPORTUNIDADE VISUALIZAÇÃO DE DADOS DA OPORTUNIDADE Objetivo: Este tópico possibilita que o usuário fornecedor visualize as informações da oportunidade. Consultas: 1. Acesse o menu inicial Cotações Eletrônicas ; 2.

Leia mais

II Seminário Operacional Veolia Brasil

II Seminário Operacional Veolia Brasil II Seminário Operacional Veolia Brasil Introdução O Programa de Integridade Veolia (PIVE.br) é movido por ações contínuas de prevenção, detecção e correção de atos de fraude e de corrupção, consolidadas

Leia mais

Modelo de Cobrança Sócio Fornecedor

Modelo de Cobrança Sócio Fornecedor Modelo de Cobrança Sócio Fornecedor Roteiro I. Portal Petronect II. Termo de Adesão IV. Oportunidades Públicas V. Minha Assinatura V.I.Taxa de Acesso V.II. Informações Financeiras VI. Dicas de Segurança

Leia mais

SRM SISTEMA DE CADASTRO DE FORNECEDORES EDP

SRM SISTEMA DE CADASTRO DE FORNECEDORES EDP SRM SISTEMA DE CADASTRO DE FORNECEDORES EDP Clique para inserir informação 01/11/2017 Objetivo Capacitar os fornecedores no acesso e processo de cadastramento junto a EDP. Sumário FLUXO DO PROCESSO ACESSO

Leia mais

CARTILHA PORTAL PETRONECT RITO DO PREGÃO E MODO DE DISPUTA ABERTO. Fornecedor

CARTILHA PORTAL PETRONECT RITO DO PREGÃO E MODO DE DISPUTA ABERTO. Fornecedor CARTILHA PORTAL PETRONECT RITO DO PREGÃO E MODO DE DISPUTA ABERTO Fornecedor Pesquisa das licitações O Rito do Pregão e o Modo de Disputa Aberto são publicadas no DOU e no Portal Petronect, conforme as

Leia mais

Critério de Integridade. Questionário de Integridade

Critério de Integridade. Questionário de Integridade Critério de Integridade Questionário de Integridade 1 - Perfil da Empresa 1. CNPJ, razão social, nome fantasia e, se for o caso, nomes anteriores: 2. Endereço da sede, de suas filiais e escritórios de

Leia mais

Abaixo, o Profº. Marcos Assi lista algumas dicas para o combate de fraudes na empresa.

Abaixo, o Profº. Marcos Assi lista algumas dicas para o combate de fraudes na empresa. 8 Dicas para combater fraudes na sua empresa Em qualquer noticiário nacional, seja na TV, rádio ou veículos impressos e on-line, muito se ouve sobre o andamento de investigações como a Operação Lava-Jato,

Leia mais

PAINEL 2 GOVERNANÇA CORPORATIVA NAS ESTATAIS - Metodologia de Avaliação de Integridade

PAINEL 2 GOVERNANÇA CORPORATIVA NAS ESTATAIS - Metodologia de Avaliação de Integridade PAINEL 2 GOVERNANÇA CORPORATIVA NAS ESTATAIS - Metodologia de Avaliação de Integridade PALESTRANTE: SÉRGIO SEABRA - SECRETÁRIO FEDERAL DE CONTROLE INTERNO-ADJUNTO Programa de Integridade: Conceito É um

Leia mais

PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS

PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS AGENTE AUTÔNOMO DE INVESTIMENTO SCI.06 1ª 1 / 7 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ALCANCE... 2 3. ÁREA GESTORA... 2 4. CONSIDERAÇÕES GERAIS... 2 4.1 Definições e Princípios Gerais... 2 4.2 Da Contratação E Distrato

Leia mais

Portal de Compras do Sistema FIEB. Manual do Fornecedor

Portal de Compras do Sistema FIEB. Manual do Fornecedor Portal de Compras do Sistema FIEB Manual do Fornecedor NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR https://compras.fieb.org.br Acessar no Portal de Compras o botão Cadastro. NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR Clicar no botão

Leia mais

GUIA PARA CADASTRO DE FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS

GUIA PARA CADASTRO DE FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS GUIA PARA CADASTRO DE FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS ORIENTAÇÕES GERAIS O cadastramento é condição essencial para participar do Processos de Consulta de Preços ou Cotação da Santo Antônio Energia.

Leia mais

Pré-Qualificação - Fornecedor. Última Atualização 23/03/2018

Pré-Qualificação - Fornecedor. Última Atualização 23/03/2018 Pré-Qualificação - Fornecedor MT-43-1-00164 Última Atualização 23/03/2018 Índice I Cosultar Pré-Qualificação área pública II Inscrever-se em uma Pré-Qualificação III Cosultar Pré-Qualificação área interna

Leia mais

Aspectos relevantes de Compliance e a nova legislação Anticorrupção. Guilherme Roxo

Aspectos relevantes de Compliance e a nova legislação Anticorrupção. Guilherme Roxo Aspectos relevantes de Compliance e a nova legislação Anticorrupção Guilherme Roxo Compliance O queé Compliance? = Cumprimentode Leis e normas (internas) Ampliação da Regulação Ampliação da Regulação Facilidade

Leia mais

PBTI. Programa de Integridade. Maio 2018

PBTI. Programa de Integridade. Maio 2018 PBTI Programa de Integridade Maio 2018 Introdução A PBTI Soluções tem o compromisso de conduzir seus negócios de acordo com os mais elevados padrões de ética e integridade empresarial. Em 2012 a PBTI lançou

Leia mais

POLÍTICA DE SELEÇÃO DE PRESTADORES DE SERVIÇOS TABOAÇO, NIECKELE E ASSOCIADOS GESTÃO PATRIMONIAL LTDA. ( TNA )

POLÍTICA DE SELEÇÃO DE PRESTADORES DE SERVIÇOS TABOAÇO, NIECKELE E ASSOCIADOS GESTÃO PATRIMONIAL LTDA. ( TNA ) POLÍTICA DE SELEÇÃO DE PRESTADORES DE SERVIÇOS TABOAÇO, NIECKELE E ASSOCIADOS GESTÃO PATRIMONIAL LTDA. ( TNA ) 1. Responsabilidade A presente Política de Seleção de Prestadores de Serviços ( Política )

Leia mais

Material Fornecedor Demais Clientes

Material Fornecedor Demais Clientes Material Fornecedor Demais Clientes MT-43-1-00172-0 Última Atualização 26/04/2018 Roteiro I. Oportunidades II. Envio de Proposta III. Habilitação IV. Sala de Colaboração V. Perguntas Frequentes e Respostas

Leia mais

Questionário de Due Diligence de integridade

Questionário de Due Diligence de integridade Questionário de Due Diligence de integridade Questionário de Due Diligence de integridade 2 1. Perfil da Empresa 1.1. Informações cadastrais: 1.1.1. CNPJ, razão social, nome fantasia e, se for o caso,

Leia mais

GRC Governança Risco e Compliance

GRC Governança Risco e Compliance GRC Governança Risco e Compliance 2 Implantação do GRC- Governança, Riscos e Compliance Lei das Estatais: 13.303/16 Conceito do GRC Integração dos processos dentro de uma organização, fazendo com que a

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos SUMÁRIO 1. COMO REALIZAR SUA INSCRIÇÃO?...3 2. COMO REALIZAR O PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO?...5 3. COMO SUBMETER UM ARTIGO?...7 4. COMO REALIZAR

Leia mais

Lei /2018. kpmg.com.br

Lei /2018. kpmg.com.br Lei 15.228/2018 Aplicação, no âmbito da Administração Pública do Estado do Rio Grande do Sul, da Lei 12.846/13 e do Decreto 8.420/15 e exigibilidade de implementação do Programa de Integridade. kpmg.com.br

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE DUE DILIGENCE DE INTEGRIDADE

QUESTIONÁRIO DE DUE DILIGENCE DE INTEGRIDADE QUESTIONÁRIO DE DUE DILIGENCE DE INTEGRIDADE 1. Perfil da Empresa 1.1. Informações Cadastrais: 1.1.1. CNPJ, razão social, nome fantasia e, se for o caso, nomes anteriores. CNPJ: Razão Social: Nome Fantasia:

Leia mais

Programa de Compliance Selo CPLP

Programa de Compliance Selo CPLP 9.5.2018 Programa de Compliance Selo CPLP Fernando J. Prado Ferreira 1º Conferência Econômica - CPLP Maputo, Moçambique 1 Significado e importância de Compliance Significado Cumprimento e conformidade

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 19/01/2018

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 19/01/2018 Identificação da Empresa MT-43-2-00025-4 Última Atualização 19/01/2018 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO NO CADASTRO DE FORNECEDORES DE PERNAMBUCO CADFOR

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO NO CADASTRO DE FORNECEDORES DE PERNAMBUCO CADFOR ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO NO CADASTRO DE FORNECEDORES DE PERNAMBUCO CADFOR SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO GERÊNCIA DE CADASTRO DE FORNECEDORES, MATERIAIS E SERVIÇOS ORIENTAÇÕES INICIAIS Como se tornar um

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016 MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016 ÍNDICE 1. SIGEC HOC APRESENTAÇÃO... 3 2. PRÉ-CADASTRO... 3 2.1. Gerar usuário e senha... 3 3. LOGIN NO SISTEMA PRÉ CADASTRO... 4 3.1. Recuperar

Leia mais

Por dentro da ETL Compliance

Por dentro da ETL Compliance Por dentro da ETL Compliance No mês de agosto vimos surgir um novo setor na empresa e que deu logo que falar até pelo nome que para muitos se mostrou desconhecido... Falamos do Compliance! Nome estranho

Leia mais

Regulamento de Licitações e Contratos da Petrobras RLCP

Regulamento de Licitações e Contratos da Petrobras RLCP Regulamento de Licitações e Contratos da Petrobras RLCP Fornecedores Portal de Contratações e Compras Eletrônicas do Sistema PETROBRAS 12 de Abril/2018 Roteiro 1. Sobre a Petronect 2. Principais Mudanças

Leia mais

POLÍTICA DE CONFORMIDADE

POLÍTICA DE CONFORMIDADE Sumário 1. OBJETIVO... 1 2. ABRANGÊNCIA... 1 3. DEFINIÇÕES... 1 3.1 Conformidade... 1 3.2 Estrutura Normativa Interna... 1 3.3 Programa de Integridade... 1 4. PRINCÍPIOS E DIRETRIZES... 1 4.1 Princípios

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA V3

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA V3 MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA V3 ÍNDICE MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA... 1 ÍNDICE... 2 1. SIGEC HOC APRESENTAÇÃO... 3 2. PRÉ-CADASTRO... 3 2.1. GERAR USUÁRIO E SENHA... 3 3. LOGIN NO SISTEMA PRÉ CADASTRO...

Leia mais

POLÍTICA ESPECÍFICA DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES E USUÁRIOS DE PRODUTOS E SERVIÇOS FINANCEIROS

POLÍTICA ESPECÍFICA DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES E USUÁRIOS DE PRODUTOS E SERVIÇOS FINANCEIROS POLÍTICA ESPECÍFICA: de Relacionamento com Clientes e Usuários de e POLÍTICA ESPECÍFICA DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES E USUÁRIOS DE PRODUTOS E SERVIÇOS FINANCEIROS Página 1 de 8 POLÍTICA ESPECÍFICA: de

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE DUE DILIGENCE

QUESTIONÁRIO DE DUE DILIGENCE QUESTIONÁRIO DE DUE DILIGENCE 1. Perfil da Empresa 1.1. Informações cadastrais: 1.1.1. CNPJ, razão social, nome fantasia e, se for o caso, nomes anteriores. 1.1.2. Endereço da sede, de suas filiais e escritórios

Leia mais

POLÍTICA DE DOAÇÕES E PATROCÍNIOS

POLÍTICA DE DOAÇÕES E PATROCÍNIOS POLÍTICA DE DOAÇÕES E PATROCÍNIOS SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 2 2. APLICAÇÃO... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. DIRETRIZES ESPECÍFICAS... 2 4.1. Doações com fins de Responsabilidade Social... 3 4.1.1. Vedações as doações...

Leia mais

Quer se Cadastrar na Petrobras?

Quer se Cadastrar na Petrobras? MT-611-00009-10 Última Atualização 07/01/2015 Quer se Cadastrar na Petrobras? Como dar início ao processo de cadastramento na Petrobras: Para dar início ao processo de cadastramento na Petrobras, é necessário

Leia mais

CARTILHA PORTAL PETRONECT Pré-qualificação. Fornecedor

CARTILHA PORTAL PETRONECT Pré-qualificação. Fornecedor CARTILHA PORTAL PETRONECT Pré-qualificação Fornecedor Introdução Objetivo Apresentar as principais mudanças no Portal Petronect previstas para a Pré-qualificação Cronograma A implantação do Regulamento

Leia mais

MANUAL DE INSCRIÇÃO ONLINE PARA BOLSAS E AUXÍLIOS DO PROGRAMA DE APOIO À PERMANÊNCIA

MANUAL DE INSCRIÇÃO ONLINE PARA BOLSAS E AUXÍLIOS DO PROGRAMA DE APOIO À PERMANÊNCIA MANUAL DE INSCRIÇÃO ONLINE PARA BOLSAS E AUXÍLIOS DO PROGRAMA DE APOIO À PERMANÊNCIA Olá candidato do Programa de Apoio à Permanência! A PROSIS vem buscando a cada dia melhorar seus processos internos

Leia mais

COMPLIANCE E GESTÃO DE PROCESSOS

COMPLIANCE E GESTÃO DE PROCESSOS COMPLIANCE E GESTÃO DE PROCESSOS CLAUDIO CARNEIRO professorclaudiocarneiro@gmail.com CLAUDIO CARNEIRO Advogado e sócio do escritório Claudio Carneiro Advogados Associados. Pós-Doutor pela Universidade

Leia mais

PORTO DO AÇU MANUAL DE CADASTRO DE FORNECEDORES

PORTO DO AÇU MANUAL DE CADASTRO DE FORNECEDORES PORTO DO AÇU MANUAL DE CADASTRO DE FORNECEDORES 1. INTRODUÇÃO Para se tornar um fornecedor, é necessário seguir o passo a passo deste documento. As informações preenchidas no Portal de Fornecedores ficarão

Leia mais

POLÍTICA PARA A PREVENÇÃO DE DELITOS 19 de julho de 2018.

POLÍTICA PARA A PREVENÇÃO DE DELITOS 19 de julho de 2018. 1 POLÍTICA PARA A PREVENÇÃO DE DELITOS 19 de julho de 2018. O Conselho de Administração da NEOENERGIA S.A. ("NEOENERGIA" ou Companhia ) tem a responsabilidade de formular a estratégia e aprovar as Políticas

Leia mais

Modelo de Cobrança Sócio Fornecedor

Modelo de Cobrança Sócio Fornecedor Modelo de Cobrança Sócio Fornecedor Roteiro I. Portal Petronect II. Termo de Adesão IV. Oportunidades Públicas V. Minha Assinatura V.I.Taxa de Acesso V.II. Informações Financeiras VI. Dicas de Segurança

Leia mais

JULGAMENTO POR LOTE FORNECEDOR

JULGAMENTO POR LOTE FORNECEDOR JULGAMENTO POR LOTE FORNECEDOR Objetivo: Este tópico possibilita que o usuário fornecedor realize a cotação ou declínio de oportunidades com itens de Julgamento por Lote. Identificação de oportunidades

Leia mais

Seminário Nacional NTU Lei Anticorrupção e Programa de Compliance. Lélis Marcos Teixeira

Seminário Nacional NTU Lei Anticorrupção e Programa de Compliance. Lélis Marcos Teixeira Seminário Nacional NTU - 2014 Lei Anticorrupção e Programa de Compliance Lélis Marcos Teixeira 28/agosto/2014 Iniciativas FETRANSPOR Lei 12.846/2013 Agenda Abertura Histórico Iniciativas Dúvidas Encerramento

Leia mais

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Recebi o convite de Certificação E AGORA? Sua empresa foi convidada a participar do processo de certificação, momento em que deverão

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 26/01/2018

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 26/01/2018 Identificação da Empresa MT-43-2-00025-5 Última Atualização 26/01/2018 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

POLÍTICA DE DUE DILIGENCE DE INTEGRIDADE

POLÍTICA DE DUE DILIGENCE DE INTEGRIDADE POLÍTICA DE DUE DILIGENCE DE INTEGRIDADE SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 1 2. ABRANGÊNCIA... 1 3. DEFINIÇÕES... 2 4. DIRETRIZES GERAIS... 3 4.1. Aplicação... 4 4.2. Critérios de classificação... 4 5. A ÁREA DE

Leia mais

Relatório de Ouvidoria

Relatório de Ouvidoria Relatório de Ouvidoria Informações relativas às atividades desenvolvidas pela Ouvidoria em atendimento aos requisitos estabelecidos pela Resolução nº. 4.433 do Conselho Monetário Nacional Banco CSF S.A.

Leia mais

CURSO DE COMPLIANCE RIO DE JANEIRO

CURSO DE COMPLIANCE RIO DE JANEIRO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CURSO DE COMPLIANCE RIO DE JANEIRO MÓDULO 1 1. Histórico e contextualização 2. Lei 12.846/13 e Decreto 8.420/15 3. Lei Estadual 7.753/2017 (dispõe sobre a instituição do Programa

Leia mais

Em atendimento aos requisitos estabelecidos pela Resolução nº do Conselho Monetário Nacional

Em atendimento aos requisitos estabelecidos pela Resolução nº do Conselho Monetário Nacional Banco CSF S.A. Em atendimento aos requisitos estabelecidos pela Resolução nº. 4.433 do Conselho Monetário Nacional Data base 30/06/2017 Sumário Apresentação Missão, Visão e Valores da Ouvidoria do Banco

Leia mais

ESCLARECIMENTOS NR 02 RESPOSTAS AOS QUESTIONAMENTOS REFERENTES AO EDITAL SGF MT 01/2017

ESCLARECIMENTOS NR 02 RESPOSTAS AOS QUESTIONAMENTOS REFERENTES AO EDITAL SGF MT 01/2017 1- Eu irei entrar na sociedade da minha esposa, que já é credenciada, para atender o edital; sendo assim, eu ja tenho uma outra empresa de consultoria que no caso, eu também terei que colocar minha esposa

Leia mais

ASSISTÊNCIA ORIENTAÇÃO FINANCEIRA

ASSISTÊNCIA ORIENTAÇÃO FINANCEIRA MANUAL DE ASSISTÊNCIA VIDA ASSISTÊNCIA ORIENTAÇÃO FINANCEIRA Prezado(a) Segurado(a), Primeiramente gostaríamos de parabenizá-lo pela decisão de contratar a Assistência Orientação Financeira e por escolher

Leia mais

Acompanhe sua Situação - Fornecedor. Última Atualização 19/01/2018

Acompanhe sua Situação - Fornecedor. Última Atualização 19/01/2018 Acompanhe sua Situação - Fornecedor Última Atualização 19/01/2018 Menu 1. Objetivos 2. Como Acessar 4. Filtros de Busca 5. Detalhes do Acompanhamento 6. Situação do Tracking 1. Objetivos Após este módulo

Leia mais

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Recebi o convite de Certificação E AGORA? Sua empresa foi convidada a participar do processo de certificação, momento em que deverão

Leia mais

Notas MT Última Atualização : 20/10/2016

Notas MT Última Atualização : 20/10/2016 Notas MT-611-00007-14 Última Atualização : 20/10/2016 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Consultar o relatório de notas e seus comentários; 2. Identificar o status da(s)

Leia mais

COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE MINAS GERAIS

COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE MINAS GERAIS SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. LEGISLAÇÃO... 3 3. ABRAGÊNCIA... 4 4. DEFINIÇÕES... 4 4.1... 4 4.2 CONFORMIDADE... 5 4.3 INTEGRIDADE... 5 5. DIRETRIZES GERAIS... 5 6. RESPONSABILIDADES... 6 6.1 ADMINISTRAÇÃO/DIRETORIA...

Leia mais

Manual (Tutorial) de Inscrição no Evento

Manual (Tutorial) de Inscrição no Evento Manual (Tutorial) de Inscrição no Evento Queridos irmãos, tios, tias e convidados, criamos este tutorial para facilitar o processo de inscrição no XIII Congresso Estadual da Ordem Demolay de Minas Gerais,

Leia mais

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico. Última Atualização 11/01/2019

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico. Última Atualização 11/01/2019 Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico Última Atualização 11/01/2019 Menu I. Objetivos II. Como Acessar III. Envio de Documento Fiscal Eletrônico CTE

Leia mais

CONCAFÉ. Dúvidas Frequentes

CONCAFÉ. Dúvidas Frequentes CONCAFÉ Dúvidas Frequentes Dúvidas Frequentes Como acesso o Concafé? Se você é empregado da Embrapa, no seu navegador (browser), acesse o endereço http:// sistemas.sede.embrapa.br/concafe. Preencha os

Leia mais

Manual de utilização do Portal Rio 2016 Cadastro de. fornecedores

Manual de utilização do Portal Rio 2016 Cadastro de. fornecedores Manual de utilização do Portal Rio 2016 Cadastro de fornecedores COMO PROCEDER PARA SE CADASTRAR NO PORTAL DE SUPRIMENTOS DO RIO 2016 O QUE VOCÊ VAI APRENDER NESTE TUTORIAL Início Pré- Cadastro Cadastro

Leia mais

Relatório Semestral de Ouvidoria em atendimento aos requisitos estabelecidos pela Resolução nº do Conselho Monetário Nacional. Banco CSF S.A.

Relatório Semestral de Ouvidoria em atendimento aos requisitos estabelecidos pela Resolução nº do Conselho Monetário Nacional. Banco CSF S.A. Relatório Semestral de Ouvidoria em atendimento aos requisitos estabelecidos pela Resolução nº. 4.433 do Conselho Monetário Nacional Banco CSF S.A. Data base 30/06/2016 Atendendo ao disposto na Resolução

Leia mais