Processo de identificação das manifestações patológicas em fachadas com revestimento cerâmico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Processo de identificação das manifestações patológicas em fachadas com revestimento cerâmico"

Transcrição

1 Processo de identificação das manifestações patológicas em fachadas com revestimento cerâmico Elton Bauer (1) Eliane Kraus de Castro (1) Giselle Reis Antunes (2) (1) UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. (2) UFRGS/NORIE: RESUMO A identificação das manifestações patológicas é elemento fundamental tanto na avaliação do grau de deterioração, como também no estudo dos mecanismos intervenientes. Tanto a terminologia empregada nessa identificação, como também a identificação errônea das tipologias das manifestações permitem erros significativos no diagnóstico dos problemas dos revestimentos. O presente estudo tem por objetivo sistematizar a identificação das principais manifestações patológicas em revestimentos cerâmicos de fachada, bem como discutir os resultados observados a partir de levantamentos de campo efetuados em Brasília. Palavras-chave: patologia, revestimento cerâmico, argamassa, índice de defeitos.

2 Process of identification of pathological manifestations in facades with ceramic tiles ABSTRACT The identification of pathological manifestations is a fundamental element not only in the assessment of the degree of deterioration, but also in the study of the intervening mechanisms. Both the terminology used in that identification and the erroneous identification of the typologies of the manifestations can lead to significant mistakes in the diagnosis of the problems of the facade coverings. The aim of this study is to systemize the identification of the main pathological manifestations in ceramic coverings of facades, as well as to discuss the results observed based on field research carried out in Brasília. Key-words: pathology, ceramic coverings, mortar renders, fault rate. 1. INTRODUÇÃO Brasília, capital do Brasil, é o primeiro núcleo urbano no século XX considerado Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO. Aos 50 anos, apresenta seus edifícios com vários sintomas de deterioração. Se observa intensa deterioração em edifícios jovens, com grandes manifestações de patologias graves. O presente estudo se foca na abordagem das fachadas dos edifícios. As fachadas são constituídas de alvenarias de blocos cerâmicos e de concreto, revestidas em sua grande maioria por placas cerâmicas e também, em menor freqüência, em argamassa e em revestimentos de pedra. A investigação de patologias pode ter vários objetivos, dentre os quais enumera-se: investigação local das falhas e danos, estudos da deterioração dos elementos, definição de mecanismos de desenvolvimento das patologias, retroavaliação das causas e efeitos para correção de falhas futuras (apreender com os erros). O presente estudo faz uso de metodologia desenvolvida no Laboratório de Ensaio de Materiais (LEM) da UnB (1), focada basicamente no estudo da incidência das diferentes patologias, na avaliação da gravidade dos casos e na definição dos diagnósticos mais prováveis. Basicamente a mesma subdivide o estudo em 4 etapas principais, a saber :

3 - Obtenção de informações preliminares: onde se busca identificar a história de intervenções, a disposição arquitetônica do edifício, a exposição a intempéries, bem como documentar as principais regiões deterioradas. É comum nessa etapa um registro fotográfico amplo de todas as fachadas do edifício. - Inspeção: nessa etapa já se faz uma avaliação detalhada das regiões críticas ou de todas as fachadas. Busca-se tanto documentar a composição e detalhes construtivos (espessura) dos materiais de revestimento (argamassas, cerâmicas, alvenaria), como também identificar proximamente as patologias e sua extensão de ocorrência. Para a execução da inspeção é necessário o emprego de rapel, ou acesso por guindastes. O resultado final é um mapeamento de patologias nas diferentes fachadas do edifício. - Ensaios: A execução de ensaios in loco, como o de aderência à tração (pullout) é um dos elementos necessários na identificação da estabilidade mecânica da fachada. Ensaios de características dos materiais, como a absorção e gretamento das peças cerâmicas auxiliam no entendimento do mecanismo de ocorrência de patologias. Muitas vezes são desenvolvidos experimentos específicos para investigar determinado mecanismo de ocorrência. Nesse sentido, por exemplo, já se desenvolveu em algumas situações o emprego de painéis térmicos para estudo do descolamento por retração da argamassa de revestimento efetuado em inspeção pelo LEM-UnB (3). - Diagnóstico: A etapa de diagnóstico emprega todas as informações obtidas nas etapas anteriores na formulação dos mecanismos específicos do desenvolvimento das patologias. Identificam-se as causas, a intensidade dos fenômenos de deterioração, bem como define-se a estabilidade mecânica e segurança das fachadas. O foco básico a sempre se manter em um levantamento de patologias de fachada consiste na análise de todos os casos observados no contexto geral de interação do edifício com o meio ambiente, particularmente associando fatores a deterioração e degradação dos elementos observados. Toda a abordagem necessita obrigatoriamente de grande sistematização. Para tal é necessário identificar as patologias, quantificá-las e posicioná-las na região da fachada. A determinação de regiões mais suscetíveis à deterioração é um enfoque importante tanto no

4 entendimento dos mecanismos de deterioração, como também como retroalimentação às atividades de especificação e projeto de novos edifícios (5). O emprego de índices de capazes de quantificar os danos observados é de grande auxílio no diagnóstico e no estudo da degradação dos elementos. A mera distribuição percentual entre os danos observados é ferramenta útil, mas limitada quando se busca, por exemplo, comparar edifícios diferentes arquitetonicamente (2)(1). Assim busca-se sempre determinar índices que identifiquem: grau de incidência das patologias é necessário quantificar e observar a intensidade dos casos observados. localização - associar as regiões ou elementos de fachada em que se manifestam casos específicos. gravidade das patologias a classificação de riscos, por exemplo: quanto a segurança, permite, a partir das patologias observadas, separar as situações mais graves. associação a fatos ou aspectos que sejam decisivos para o diagnóstico levantamentos associados, por exemplo a exposição solar das fachadas. possibilidade de comparação da deterioração de fachadas em diferentes edifícios e diferentes arquiteturas permite estudar quantitativamente a degradação da fachada e de seus materiais em condições diferenciadas (por exemplo: idade) 2. MATERIAIS E MÉTODOS O presente estudo ateve-se a análise de 4 edifícios, optando-se por analisar 2 situações de idade, saber 10 anos e 40 anos (2 edifícios de cada). A tipologia construtiva na amostra de estudo é relativamente similar, obviamente mudando os materiais básicos de revestimento principalmente em função da idade (tipo de cerâmica, argamassas, rejuntes). Nos edifícios de maior idade (40 anos), o assentamento do revestimento cerâmico foi feito com pasta de cimento, e o rejuntamento com cimento branco. Nos edifícios mais novos (10 anos) empregou-se argamassa colante para o assentamento das placas cerâmicas, e para o rejuntamento utilizou-se um rejunte industrializado comercial. A tabela 1 apresenta os detalhes da amostra de estudo.

5 Tabela 1 - Características gerais dos edifícios estudados. Edifício Andares Idade (anos) Área de fachada (m 2 ) A B C D Preliminarmente na etapa de coleta de informações buscou-se identificar e quantificar quais patologias de fachada ocorrem nos edifícios estudados. Optou-se por fazer uma quantificação geral das manifestações patológicas observadas utilizando o índice de defeitos (1)(2). Esse índice é um índice global, ou seja, que leva em conta todos os defeitos observados, que nos permite avaliar a ação da idade no desenvolvimento das patologias, a ação da incidência solar sobre as fachadas, dentre outros aspectos. O índice de defeitos é determinado pela equação (A) a seguir: (A) Onde: FI índice de defeitos NF número de defeitos (quantidade) FA área da fachada (m 2 ) Em relação às patologias observadas, as mesmas foram identificadas e classificadas conforme (2) : descolamento de cerâmica: a peça cerâmica perdeu a continuidade com a argamassa mas não se desprendeu do revestimento; desplacamento de cerâmica: a peça cerâmica se desprendeu da fachada; falha de rejunte: o rejuntamento entre as peças cerâmicas fissurou e/ou se desprendeu; permitindo o acesso de água da chuva internamente fissuração: observou-se fissura no revestimento; eflorescência: manchas brancas formadas pela deposição de sais oriundos da alvenaria ou do próprio revestimento; falha de vedação: danificação de juntas principalmente na circunvizinhança de janelas e aberturas, por onde ocorre penetração de água de chuva. A distribuição percentual entre as patologias observadas foi agrupada por idade, para melhor entendimento das situações observadas.

6 3. RESULTADOS E DISCUSSÕES A figura 1 apresenta os resultados observados por fachada e por edifício para o índice de defeitos. Nessa figura não se identificou a orientação solar das fachadas por questão de ajuste da análise frente às diferentes tipologias dos edifícios Detalhes e demais informações podem ser obtidos em Antunes, (2010) 1. Observase que o edifício B apresenta os maiores valores globais, seguido do edifício C (observar que o índice de defeitos está em escala logarítmica). Nesses 2 casos temse os edifícios com maior idade (B e C) (40 anos), com maior índice FI (índice de defeitos) o que leva a conclusão de uma maior degradação dos elementos componentes das fachadas. Cabe enfatizar que esses edifícios não possuem plano de manutenção, sendo que as intervenções pontuais (ou recuperações) sempre são feitas quando o grau de deterioração é extremamente elevado. Os edifícios A e D, embora com idades bem menores (11 e 10 anos) apresentam um significativo valor do índice de falhas. Particularmente o edifício D apresentou o menor índice observado. A variação de FI entre as fachadas de um mesmo edifício pode ser entendida como resultante de diferentes solicitações sobre cada orientação de fachada, diferenciando graus distintos de agressividade do meio ambiente (micro). Também a tipologia da fachada (diferentes aberturas, projeções,) pode ser favorável a deteriorações diferenciadas. Isso pode explicar as diferenças significativas entre as fachadas identificadas no estudo (figura 1). 2,56 1,28 Índice de defeitos/m² (log) 0,64 0,32 0,16 0,08 0,04 0,02 Fachada 1 Fachada 2 Fachada 3 Fachada 4 Edifício 0,01 A B C D Edifícios Figura 1 Índice de defeitos.

7 Quanto aos percentuais de incidência das patologias estudadas, a Tabela 2 e a Figura 2 apresentam os percentuais relativos aos 4 edifícios estudados. Na Figura 2, os percentuais mostrados foram agrupados em função das idades (10 e 40 anos). Tabela 2 Incidência percentual de defeitos observados nos edifícios Edifícios A B C D Descolamento de cerâmica 169 (82%) 926 (55%) 514 (83%) 183 (91%) Desplacamento de cerâmica 6 (3%) 113 (7%) 0 (0%) 18 (9%) Falha de rejunte 23 (11%) 410 (24%) 39 (6%) 0 (0%) Fissuração 6 (3%) 201 (12%) 54 (9%) 0 (0%) Eflorescência 2 (1%) 0 (0%) 0 (0%) 0 (0%) Falha de vedação 0 (0%) 25 (1%) 11 (2%) 0 (0%) Total de casos anos Descolamento de cerâmica 1% 0% 6% 6% 1% 86% Desplacamento de cerâmica Falha de rejunte Fissuração Eflorescência Falha de vedação (a) 40 anos 63% 0% 1% 11% 20% 5% (b) Figura 2 Distribuição percentual de patologias observadas: (a) edifícios com 10 anos, (b) edifícios com 40 anos.

8 Identifica-se que o defeito com maior incidência (acima de 55% em todos os casos) é o descolamento das placas cerâmicas. É interessante observar que as maiores incidências ocorrem para os edifícios A e D, justamente os de menor idade e com menor índice de falhas (figura 1). Deduz-se desse fato que a falha preponderante dos edifícios mais novos (A e D) é o descolamento das placas cerâmicas. Da observação da Figura 2, identifica-se claramente a diferença entre os 2 grupos estudados (10 e 40 anos). Para toda a amostra é evidente que o descolamento é o caso mais incidente, mas observa-se nitidamente que outras patologias se tornam também relevantes com o passar do tempo, como é o caso da fissuração, falhas de rejunte e falhas de vedação. O alto valor de descolamento cerâmico para edifícios mais jovens enseja discussões quanto às causas dessa patologia tão incidente. Pode-se raciocinar que grande parte desse problema esteja associada a falhas de execução e falhas de materiais. Na verdade observou-se nas inspeções, que havia significativa parcela de cerâmicas com falhas de ligação, ou seja, não houve o correto esmagamento dos cordões da argamassa colante quando do assentamento das placas cerâmicas. Póvoas (2005) (4) estudou a formação de película sobre a argamassa colante, a qual prejudica a adesão da peça cerâmica, e observou que o tempo para surgimento da película é proporcional à evaporação de água. Nas condições de baixa umidade relativa do ar em Brasília, existe grande probabilidade de facilmente se atingir essa situação. Pode-se, sem grande chance de erro, afirmar que os descolamentos observados nos edifícios jovens (10 anos), muito provavelmente tem origem no processo de execução, particularmente no não atendimento do tempo em aberto exigido. Também deve se ponderar sobre as características de desempenho das argamassas colantes. Caso as mesmas não tenham sido especificadas e controladas adequadamente, pode ter havido insuficiência de desempenho das mesmas para o atendimento dos quesitos mínimos necessários. O segundo defeito com maior ocorrência é a falha de rejunte a qual ocorre principalmente para os edifícios A e B. É interessante observar que esse tipo de defeito normalmente ou é associado a fachadas com grande incidência térmica (grandes esforços nos revestimentos) ou em situações de deterioração do rejunte em longas idades. Essa última situação parece ser o caso do edifício B, em que o

9 rejunte deteriorou-se devido à degradação ao longo do tempo. Novamente ponderase sobre a falta de manutenção preventiva nos edifícios, o que leva a danos maiores ao longo do tempo. A fissuração aparece no edifício B em maior percentagem, principalmente associada a carregamentos na vizinhança das janelas. Outra região com incidência de fissuras é a platibanda. Para o edifício B, devem estar associadas possíveis deformações estruturais de longo prazo, as quais sobrecarregam as alvenarias de vedação. Os cantos das aberturas (janelas), por sua vez são regiões de concentração de tensões, ocorrendo daí o significativo número de fissurações (2). Falhas de vedação foram observadas mais intensamente nos edifícios B e C. Tipicamente esse defeito é associado a falta de manutenção, uma vez que o seus efeitos, como infiltração de água de chuva, são fortemente detectados pelo usuário do edifício e exigem reparo imediato. Os edifícios B e C, com maior idade (figura 2), apresentam maior grau de deterioração generalizado (figura 1) o que pode explicar o maior número de defeitos de vedação. Também a fissuração na região das aberturas pode ser um elemento coadjuvante permitindo infiltrações de água da chuva, incrementando as falhas de vedação. A questão da ciclagem térmica também é fato a ser analisado. A abordagem do estudo da fadiga pelas variações cíclicas de carregamentos é um fato já em estudo, mas que carece de maiores aprofundamentos. Pode se dizer que, o mecanismo de descolamento cerâmico nas fachadas, com a formação de bolsões que expulsam as peças cerâmicas do plano da fachada (também chamada de flambagem), progride paulatinamente à medida que continuam os ciclos de carregamento térmico (6). Assim, a abordagem do estudo de fadiga traz respostas específicas ao comportamento dos materiais nas condições do desenvolvimento do descolamento. 4. CONCLUSÕES Do estudo efetuado, pode-se, enumerar as seguintes conclusões principais: A utilização de índices para quantificar os danos ou defeitos é extremamente importante para a identificação da gravidade e extensão das patologias observadas. Nos estudos comparativos, o índice de danos permite uma avaliação significativa inclusive para estudo de vida útil das fachadas.

10 O levantamento de informações, envolvendo a vistoria preliminar, a inspeção e os ensaios, é o ponto crucial para a tomada de situação sobre as fachadas do edifício. Deve-se sempre um grau de profundidade de análise que permita conclusões abrangentes capazes de orientar o diagnóstico. A sistematização das informações coletadas é fundamental para uma análise conclusiva. Assim, a classificação em grupos das patologias observadas auxilia na determinação da incidência de ocorrência, gravidade e extensão das mesmas. O diagnóstico é sempre elaborado com vistas a identificar e propor os mecanismos de desenvolvimento das patologias. O mesmo deve sempre ser precedido pelos estudos preliminares (levantamento de informações), e deve claramente identificar as condições atuais de serviço da fachada. A ausência de planejamento de manutenção preventiva é um dos elementos que eleva os índices de deterioração observados. Somente se atua quando a vida útil dos elementos de fachada já foi ultrapassada. 5. AGRADECIMENTOS Os autores agradecem ao Laboratório de Ensaio de Materiais (LEM/UnB), ao Centro de Apoio ao Desenvolvimento tecnológico (CDT/UnB) o apoio para o desenvolvimento dos estudos objeto deste trabalho. Agradecem também ao CNPq e a CAPES o apoio na forma de bolsas de estudo e pesquisa. 6. REFERÊNCIAS 1. Antunes, G.R. Estudo de manifestações patológicas em revestimento de fachada em Brasília Sistematização da incidência de casos Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de Brasília, Brasília, Brasil. 2. Bauer, E., Kraus, E., Antunes, G.R, Patologias mais correntes nas fachadas de edifícios em Brasília Proc. 3º. Congresso Português de Argamassas de Construção - APFAC, Lisboa, Portugal. 3. Pereira, C.H. Contribuição ao estudo da fissuração, da retração e do mecanismo de descolamento de revestimentos à base de argamassa Tese

11 (Doutorado em Estruturas e Construção Civil) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de Brasília, Brasília, Brasil. 4. Póvoas, I. Avaliação de formação de película na argamassa colante e sua influência na adesão Tese (Doutorado em Engenharia) Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil. 5. Gaspar, P. Brito, J. Mapping defect sensitivity in external mortar renders. Journal of Construction and Building Materials, 19{8}, Bauer, E. Bezerra, L.M. Uchoa, J.C.B. Das Chagas, S.V.M. Estudo do comportamento em relação à fadiga aplicado as argamassas de revestimento Proc. 3º. Congresso Português de Argamassas de Construção - APFAC, Lisboa, Portugal.

Patologias mais Correntes nas Fachadas de Edifícios em Brasília

Patologias mais Correntes nas Fachadas de Edifícios em Brasília LEM Laboratório de Ensaio de Materiais ENC/UnB Patologias mais Correntes nas Fachadas de Edifícios em Brasília Eliane Kraus de Castro; Elton Bauer; Giselle Reis Antunes Programa de Pós-graduação em Estruturas

Leia mais

Patologia dos materiais e elementos construtivos PATOLOGIA E DETERIORAÇÃO DAS FACHADAS DE EDIFÍCIOS EM BRASÍLIA ESTUDO DA QUANTIFICAÇÃO DE DANOS

Patologia dos materiais e elementos construtivos PATOLOGIA E DETERIORAÇÃO DAS FACHADAS DE EDIFÍCIOS EM BRASÍLIA ESTUDO DA QUANTIFICAÇÃO DE DANOS Patologia dos materiais e elementos construtivos PATOLOGIA E DETERIORAÇÃO DAS FACHADAS DE EDIFÍCIOS EM BRASÍLIA ESTUDO DA QUANTIFICAÇÃO DE DANOS Elton Bauer 1, Eliane Kraus 2 y Maria de Nazaré Batista

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE A DEGRADAÇÃO DE FACHADAS E A INCIDÊNCIA DE CHUVA DIRIGIDA E TEMPERATURA - ESTUDO DE CASO PARA OS EDIFÍCIOS DE BRASÍLIA-BRASIL

RELAÇÃO ENTRE A DEGRADAÇÃO DE FACHADAS E A INCIDÊNCIA DE CHUVA DIRIGIDA E TEMPERATURA - ESTUDO DE CASO PARA OS EDIFÍCIOS DE BRASÍLIA-BRASIL RELAÇÃO ENTRE A DEGRADAÇÃO DE FACHADAS E A INCIDÊNCIA DE CHUVA DIRIGIDA E TEMPERATURA - ESTUDO DE CASO PARA OS EDIFÍCIOS DE BRASÍLIA-BRASIL P. FRANCINETE JR. J. S. SOUZA Aluno de doutorado, PECC UnB Aluna

Leia mais

Patologia dos materiais e elementos construtivos ESTUDO DO COMPORTAMENTO À FADIGA DAS ARGAMASSAS E SUA RELAÇÃO COM AS PATOLOGIAS E DANOS NAS FACHADAS

Patologia dos materiais e elementos construtivos ESTUDO DO COMPORTAMENTO À FADIGA DAS ARGAMASSAS E SUA RELAÇÃO COM AS PATOLOGIAS E DANOS NAS FACHADAS Patologia dos materiais e elementos construtivos ESTUDO DO COMPORTAMENTO À FADIGA DAS ARGAMASSAS E SUA RELAÇÃO COM AS PATOLOGIAS E DANOS NAS FACHADAS 1.Elton Bauer, 2.Luciano Mendes Bezerra, 3.João Carlos

Leia mais

Estimativa da degradação de fachadas com revestimento cerâmico: estudo de caso de edifícios de Brasília

Estimativa da degradação de fachadas com revestimento cerâmico: estudo de caso de edifícios de Brasília 151 Cerâmica 61 (2015) 151-159 http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132015613581786 Estimativa da degradação de com revestimento cerâmico: estudo de caso de edifícios de Brasília (Estimate of the facades degradation

Leia mais

Revista Gestão e Gerenciamento. Mensuração e distribuição de patologias na degradação em argamassa

Revista Gestão e Gerenciamento. Mensuração e distribuição de patologias na degradação em argamassa 12 Revista Gestão e Gerenciamento Site: www.nppg.org.br/gestaoegerenciamento Mensuração e distribuição de patologias na degradação em argamassa SANTOS, Danilo G.; MACÊDO, Mariana S. P. H.; SOUZA, Jéssica

Leia mais

PERFIS DE DEGRADAÇÃO DE FACHADAS DE EDIFÍCIOS EM BRASÍLIA-BRASIL

PERFIS DE DEGRADAÇÃO DE FACHADAS DE EDIFÍCIOS EM BRASÍLIA-BRASIL PERFIS DE DEGRADAÇÃO DE FACHADAS DE EDIFÍCIOS EM BRASÍLIA-BRASIL E. BAUER M.N.B. SILVA Prof. Eng. Civil Eng. Civil/Investigadora PECC/UnB PECC/UnB Brasília; Brasil Brasília; Brasil elbauerlem@gmail.com

Leia mais

Professor: Eng Civil Diego Medeiros Weber.

Professor: Eng Civil Diego Medeiros Weber. Professor: Eng Civil Diego Medeiros Weber. PATOLOGIA NOS PISOS DE CONCRETO PATOLOGIA DAS ESTRUTURAS (PISOS) As patologias dos pisos cimentados agrupam-se nas divisões: Fissuras; Desgaste superficial; Delaminação;

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO - CIENTÍFICO

RELATÓRIO TÉCNICO - CIENTÍFICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DIRETORIA DE PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC : CNPq, CNPq/AF, UFPA, UFPA/AF, PIBIC/INTERIOR,

Leia mais

Revestimentos de Argamassa. Tecnologia de Argamassa P R O M O Ç Ã O

Revestimentos de Argamassa. Tecnologia de Argamassa P R O M O Ç Ã O Revestimentos de Argamassa Tecnologia de Argamassa P R O M O Ç Ã O TECNOLOGIA DA ARGAMASSA Conceitos Sistema de Revestimento de Argamassa Desempenho do sistema Materiais Constituintes Dosagem Escolha do

Leia mais

Manifestações Patológicas em Revestimentos Cerâmicos

Manifestações Patológicas em Revestimentos Cerâmicos Manifestações Patológicas em Revestimentos Cerâmicos A onda dos desplacamentos cerâmicos: Uma retrospectiva dos problemas e os caminhos para minimizar os prejuízos Engenheiro Civil, Patologista, MSc. www.renatosahade.eng.br

Leia mais

AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO DAS MANIFESTAÇÕES PATOLOGICAS IDENTIFICADAS NAS FACHADAS DO PANTEÃO DA PÁTRIA TANCREDO NEVES EM BRASÍLIA/BRASIL ESTUDO DE CASO

AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO DAS MANIFESTAÇÕES PATOLOGICAS IDENTIFICADAS NAS FACHADAS DO PANTEÃO DA PÁTRIA TANCREDO NEVES EM BRASÍLIA/BRASIL ESTUDO DE CASO AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO DAS MANIFESTAÇÕES PATOLOGICAS IDENTIFICADAS NAS FACHADAS DO PANTEÃO DA PÁTRIA TANCREDO NEVES EM BRASÍLIA/BRASIL ESTUDO DE CASO E. K. CASTRO E. BAUER Profa., Eng.ª Civil Prof. Eng.ª

Leia mais

ANÁLISE QUANTITATIVA DE DANOS EM SISTEMAS DE REVESTIMENTOS DE FACHADAS DE BRASÍLIA

ANÁLISE QUANTITATIVA DE DANOS EM SISTEMAS DE REVESTIMENTOS DE FACHADAS DE BRASÍLIA ANÁLISE QUANTITATIVA DE DANOS EM SISTEMAS DE REVESTIMENTOS DE FACHADAS DE BRASÍLIA Bauer, E. (1) ; Kraus, E. (1) ; Silva, M. N. B. (2) (1) Universidade de Brasília UnB Dep. Eng. Civil e Ambiental PECC

Leia mais

DCC DCC FLUXOGRAMA GERAL. Departamento de Construção Civil. Material de aula do Prof. Marcelo Medeiros Direitos reservados

DCC DCC FLUXOGRAMA GERAL. Departamento de Construção Civil. Material de aula do Prof. Marcelo Medeiros Direitos reservados Prof. Dr. Marcelo Medeiros medeiros.ufpr@gmail.com E RECONHECIMENTO ESTRUTURAL 1 Resultado do exame médico Laudo de Vistoria e Reconhecimento Estrutural Profissional e/ou empresa responsável Cliente: localização

Leia mais

MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS ENCONTRADAS EM REVESTIMENTOS DE FACHADA ENTAC 2014 MACEIÓ AL

MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS ENCONTRADAS EM REVESTIMENTOS DE FACHADA ENTAC 2014 MACEIÓ AL MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS ENCONTRADAS EM REVESTIMENTOS DE FACHADA ENTAC 2014 MACEIÓ AL ABITANTE, Ana Luiza Raabe (1); GROFF, Cristine (2) (1) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e-mail: ana.abitante@ufrgs.br

Leia mais

II Semina rio Nacional de Peri cias de Engenharia PERI CIAS EM FACHADAS CASES. Eng. Clémenceau Chiabi Saliba Jr.

II Semina rio Nacional de Peri cias de Engenharia PERI CIAS EM FACHADAS CASES. Eng. Clémenceau Chiabi Saliba Jr. II Semina rio Nacional de Peri cias de Engenharia PERI CIAS EM FACHADAS CASES Eng. Clémenceau Chiabi Saliba Jr. clemenceau@chiabi.com A causa de aparecimento de uma patologia em fachada, pode ser interpretada

Leia mais

REVESTIMENTOS Conceituação e classificação Aula 2-2

REVESTIMENTOS Conceituação e classificação Aula 2-2 200888 Técnicas das Construções I REVESTIMENTOS Conceituação e classificação Aula 2-2 Prof. Carlos Eduardo Troccoli Pastana pastana@projeta.com.br (14) 3422-4244 AULA 12 200888-Técnicas das Construções

Leia mais

05/08/2014. Objetivo INSPEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO

05/08/2014. Objetivo INSPEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO INSPEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Profa. Eliana Barreto Monteiro INSPEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Levantamento (visual e/ou instrumentado) das características e do estado de conservação de uma estrutura

Leia mais

ESTUDO DO COMPORTAMENTO EM RELAÇÃO À FADIGA APLICADO ÀS ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO

ESTUDO DO COMPORTAMENTO EM RELAÇÃO À FADIGA APLICADO ÀS ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO ESTUDO DO COMPORTAMENTO EM RELAÇÃO À FADIGA APLICADO ÀS ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO BAUER, E.; BEZERRA, L.M.; UCHÔA, J.; DAS CHAGAS, S.V.M. Universidade de Brasília Departamento de Engenharia Civil e Ambiental

Leia mais

DIAGNÓSTICO DE CAUSAS DE PATOLOGIAS EM ESTRUTURAS DE CONCRETO

DIAGNÓSTICO DE CAUSAS DE PATOLOGIAS EM ESTRUTURAS DE CONCRETO DIAGNÓSTICO DE CAUSAS DE PATOLOGIAS EM ESTRUTURAS DE CONCRETO O conceito de patologia das estruturas Alguns conceitos Conceito de desempenho Vida Útil e Durabilidade Conceito de manutenção Sintomatologia

Leia mais

4. RESULTADOS OBTIDOS E DISCUSSÃO

4. RESULTADOS OBTIDOS E DISCUSSÃO 4. RESULTADOS OBTIDOS E DISCUSSÃO 78 4 - RESULTADOS OBTIDOS E DISCUSSÃO A metodologia utilizada neste trabalho, possibilitou a quantificação do grau do dano de cada um dos edifícios estudados, possibilitando

Leia mais

Argamassa Colante. Argamassa Colante. Areia fina. Aditivos. Adições

Argamassa Colante. Argamassa Colante. Areia fina. Aditivos. Adições Argamassa Colante Argamassa Colante q As argamassas colantes são formadas pela composição de agregados, aglomerantes, aditivos, água e eventualmente adições. Cimento Portland Areia fina Argamassa Colante

Leia mais

PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS

PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS Consideráveis investimentos em obras de infraestrutura e habitacionais Crescimento populacional em centros urbanos Complexas estruturas industriais e de grande porte

Leia mais

SISTEMA DE INSPECÇÃO E DIAGNÓSTICO DE REVESTIMENTOS EPÓXIDOS EM PISOS INDUSTRIAIS

SISTEMA DE INSPECÇÃO E DIAGNÓSTICO DE REVESTIMENTOS EPÓXIDOS EM PISOS INDUSTRIAIS SISTEMA DE INSPECÇÃO E DIAGNÓSTICO DE REVESTIMENTOS EPÓXIDOS EM PISOS INDUSTRIAIS João Garcia maxit / Mestrando IST Jorge de Brito Prof. Associado IST 1º Congresso Nacional de Argamassas de Construção

Leia mais

Diretrizes de Projeto de Revestimento de Fachadas com Argamassa

Diretrizes de Projeto de Revestimento de Fachadas com Argamassa Diretrizes de Projeto de Revestimento de Fachadas com Argamassa 2. Deficiência x Excelência Elaboração Estruturas de Concreto e Revestimentos de Argamassa 7 Estruturas de Concreto e Revestimentos de Argamassa

Leia mais

Professor: Eng Civil Diego Medeiros Weber.

Professor: Eng Civil Diego Medeiros Weber. Professor: Eng Civil Diego Medeiros Weber. PATOLOGIA DAS ESTRUTURAS, PISOS DE CONCRETO E DOS REVESTIMENTOS. CONSTRUÇÃO CIVIL PATOLOGIA DAS ESTRUTURAS CONSTRUÇÃO CIVIL PATOLOGIA "A patologia na construção

Leia mais

Perfil da degradação para a envoltória dos edifícios Estudo das regiões da fachada

Perfil da degradação para a envoltória dos edifícios Estudo das regiões da fachada Perfil da degradação para a envoltória dos edifícios Estudo das regiões da fachada Degradation pattern for the envelope of buildings - Study of region s facade Jéssica SOUZA 1, Elton BAUER 2 1 Universidade

Leia mais

PARECER TÉCNICO. Edificação: Riviera Residence Torres Flat e Hotel. Localização: Avenida Eng. Roberto Freire Natal - RN

PARECER TÉCNICO. Edificação: Riviera Residence Torres Flat e Hotel. Localização: Avenida Eng. Roberto Freire Natal - RN PARECER TÉCNICO Edificação: Riviera Residence Torres Flat e Hotel Localização: Avenida Eng. Roberto Freire Natal - RN Responsável Técnico: Eng. MSc. Nielsen José Dias Alves CREA/RN 4955-D Num. 12821023

Leia mais

MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL: ESTUDO DE CASO 1 PATHOLOGICAL MANIFESTATIONS IN HOUSING OF SOCIAL INTEREST: A CASE STUDY

MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL: ESTUDO DE CASO 1 PATHOLOGICAL MANIFESTATIONS IN HOUSING OF SOCIAL INTEREST: A CASE STUDY MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL: ESTUDO DE CASO 1 PATHOLOGICAL MANIFESTATIONS IN HOUSING OF SOCIAL INTEREST: A CASE STUDY Gediel Da Silva 2, Fábio Augusto Henkes Huppes 3, Andréia

Leia mais

PROJETO E EXECUÇÃO DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS

PROJETO E EXECUÇÃO DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS Fundação Carmelitana Mário Palmério Materiais de Construção Civil PROJETO E EXECUÇÃO DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS Professor: Yuri Cardoso Mendes Revestimentos cerâmicos Para realizar um bom projeto de revestimento

Leia mais

MENSURAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE PATOLOGIAS NA DEGRADAÇÃO DE FACHADAS EM ARGAMASSA

MENSURAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE PATOLOGIAS NA DEGRADAÇÃO DE FACHADAS EM ARGAMASSA MENSURAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE PATOLOGIAS NA DEGRADAÇÃO DE FACHADAS EM ARGAMASSA Danilo Gonçalves dos Santos 1 engdanilo@live.com Jéssica Siqueira de Souza 3 jss.siqueira@gmail.com Mariana S. P. H. De Macêdo

Leia mais

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO II CÓDIGO: IT837 CRÉDITOS: T2-P2 INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO II CÓDIGO: IT837 CRÉDITOS: T2-P2 INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO II CÓDIGO: IT837 CRÉDITOS: T2-P2 INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO OBJETIVO DA DISCIPLINA: Fornecer ao aluno as informações necessárias sobre a constituição,

Leia mais

Centro Histórico de Viseu Brochura informativa Estado de conservação de fachadas julho 2017

Centro Histórico de Viseu Brochura informativa Estado de conservação de fachadas julho 2017 Centro Histórico de Viseu Brochura informativa Estado de conservação de fachadas julho Ficha Técnica Título Coordenação J. Raimundo Mendes da Silva António Bettencourt Equipa Técnica Carlos Sá Catarina

Leia mais

Patologia e recuperação de obras ENG /2

Patologia e recuperação de obras ENG /2 Patologia e recuperação de obras ENG 1690 2016/2 Prof. Marcelo Cândido Principais patologias na alvenaria Principais manifestações patológicas na alvenaria 2/26 As manifestações mais comuns em alvenarias

Leia mais

O que são os revestimentos verticais??? REVESTIMENTO: Cartão de visitas da empresa!!! que cobre uma superfície

O que são os revestimentos verticais??? REVESTIMENTO: Cartão de visitas da empresa!!! que cobre uma superfície Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Construção Civil PCC-2436 Tecnologia da Construção de Edifícios II Aula 05: Revestimentos Verticais Conceituação e Classificação

Leia mais

GUIA RÁPIDO FISSURAS, TRINCAS E RACHADURAS

GUIA RÁPIDO FISSURAS, TRINCAS E RACHADURAS GUIA RÁPIDO FISSURAS, TRINCAS E RACHADURAS C A U S A S E R I S C O S O PROBLEMA FISSURAS, RACHADURAS E TRINCAS: SE NEGLIGENCIADAS PODEM ACARRETAR EM ALGO MUITO MAIS SÉRIO É difícil não se incomodar com

Leia mais

ANÁLISE DE ADERÊNCIA DE ARGAMASSA POLIMÉRICA/COLANTE EM DUAS RESIDÊNCIAS COM DESPLACAMENTO DOS PISOS CERÂMICOS.

ANÁLISE DE ADERÊNCIA DE ARGAMASSA POLIMÉRICA/COLANTE EM DUAS RESIDÊNCIAS COM DESPLACAMENTO DOS PISOS CERÂMICOS. ANÁLISE DE ADERÊNCIA DE ARGAMASSA POLIMÉRICA/COLANTE EM DUAS RESIDÊNCIAS COM DESPLACAMENTO DOS PISOS CERÂMICOS. Resumo O presente estudo propõe o ensaio normatizado pelo anexo A, da NBR 13755, Revestimento

Leia mais

MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS O CASO DAS FACHADAS REVESTIDAS COM PINTURAS

MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS O CASO DAS FACHADAS REVESTIDAS COM PINTURAS I CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL X ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO 18-21 julho 2004, São Paulo. ISBN 85-89478-08-4. MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFÍCIOS

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS II PATOLOGIAS EM REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA

CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS II PATOLOGIAS EM REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA PATOLOGIAS EM REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA AS FISSURAS NOS REVESTIMENTOS RESPONDEM EM MÉDIA POR 15% DOS CHAMADOS PARA ATENDIMENTO PÓS-OBRA DENTRO DO PRAZO DE GARANTIA ORIGEM E INCIDÊNCIA DAS MANIFESTAÇÕES

Leia mais

MACO II PUC GO Professora Mayara Moraes

MACO II PUC GO Professora Mayara Moraes MACO II PUC GO Professora Mayara Moraes Argamassas NBR13281 Histórico 1º. registro de emprego na construção: Pré-História Piso polido de 180 m² feito com pedras e argamassa cal e areia: ~ 7000 a 9000

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA IFPB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA IFPB PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios DISCIPLINA: Patologia das Construções CÓDIGO DA DISCIPLINA: TEC. O735 PRÉ-REQUISITO: Mecânica dos solos, Materiais

Leia mais

b. Referencias bibliográficas e páginas da internet.

b. Referencias bibliográficas e páginas da internet. Roteiro para Apresentação de Questões Orientações: 1. Cada grupo (e cada integrante do grupo) será responsável em pesquisar, responder e apresentar as questões (mostradas a seguir para cada grupo), bem

Leia mais

TECNOLOGIA DE ARGAMASSAS (Parte II)

TECNOLOGIA DE ARGAMASSAS (Parte II) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Departamento de Construção Civil TC 034 Materiais de Construção III TECNOLOGIA DE ARGAMASSAS (Parte II) Aulas: Prof a. Marienne R.M.Maron da Costa colaboração Prof.Eduardo

Leia mais

ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS NOS REVESTIMENTOS DE FACHADA DE UMA CONSTRUTORA EM PORTO ALEGRE CONCLUÍDOS ENTRE OS ANOS 2000 E 2005

ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS NOS REVESTIMENTOS DE FACHADA DE UMA CONSTRUTORA EM PORTO ALEGRE CONCLUÍDOS ENTRE OS ANOS 2000 E 2005 ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS NOS REVESTIMENTOS DE FACHADA DE UMA CONSTRUTORA EM PORTO ALEGRE CONCLUÍDOS ENTRE OS ANOS 2000 E 2005 Ana Luiza Raabe Abitante (1) ; Cristine Groff (2) (1) Universidade

Leia mais

DESEMPENHO DAS EDIFICAÇÕES

DESEMPENHO DAS EDIFICAÇÕES DESEMPENHO DAS EDIFICAÇÕES SUMÁRIO Conceito e Definição de Desempenho Histórico do desempenho das edificações; Abordagem de desempenho nas edificações; Norma Prescritivas X Normas de Desempenho; Metodologia

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO AVALIAÇÕES PATOLÓGICAS APLICADAS AO CONCRETO COM O USO DA TÉCNICA DE TERMOGRAFIA EM INSPEÇÃO PREDIAL

PROJETO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO AVALIAÇÕES PATOLÓGICAS APLICADAS AO CONCRETO COM O USO DA TÉCNICA DE TERMOGRAFIA EM INSPEÇÃO PREDIAL PROJETO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO Programa de Pesquisa para Avaliações Patológicas de Edificações AVALIAÇÕES PATOLÓGICAS APLICADAS AO CONCRETO COM O USO DA TÉCNICA DE TERMOGRAFIA EM INSPEÇÃO PREDIAL

Leia mais

Desempenho em serviço Prof. Maristela Gomes da Silva

Desempenho em serviço Prof. Maristela Gomes da Silva Desempenho em serviço Prof. Maristela Gomes da Silva Departamento de Engenharia Civil Bibliografia referência para esta aula ISAIA, G. C. (editor) Materiais de Construção Civil e Princípios de ciência

Leia mais

O Projeto de Revestimentos de Fachadas: ferramenta para prevenção de patologias

O Projeto de Revestimentos de Fachadas: ferramenta para prevenção de patologias O Projeto de Revestimentos de Fachadas: ferramenta para prevenção de patologias Profª Msc. Fabiana Andrade Ribeiro Novembro de 2018 1 Fabiana Andrade Ribeiro Engenheira Civil, mestre pela Escola Politécnica

Leia mais

Caroliny Ataíde Spindola Moreira, Engenheira Civil - Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Caroliny Ataíde Spindola Moreira, Engenheira Civil - Pontifícia Universidade Católica do Paraná LEVANTAMENTO QUANTITATIVO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS DE DESCOLAMENTO E EFLORESCÊNCIA EM FACHADAS DE EDIFÍCIOS COM REVESTIMENTO CERÂMICO NO BAIRRO BATEL E IMEDIAÇÕES EM CURITIBA Caroliny Ataíde Spindola

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO DA TELA METÁLICA PARA O INCREMENTO DA RESISTÊNCIA À TRAÇÃO NA FLEXÃO DE REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA

CONTRIBUIÇÃO DA TELA METÁLICA PARA O INCREMENTO DA RESISTÊNCIA À TRAÇÃO NA FLEXÃO DE REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA CONTRIBUIÇÃO DA TELA METÁLICA PARA O INCREMENTO DA RESISTÊNCIA À TRAÇÃO NA FLEXÃO DE REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA G. R. ANTUNES A. B. MASUERO D. H. KLEBER Aluna de Doutorado Profª. Eng.ª Civil Aluno de Graduação

Leia mais

Desempenho acústico e resistência ao fogo da alvenaria com blocos de concreto. Arqtº Carlos Alberto Tauil

Desempenho acústico e resistência ao fogo da alvenaria com blocos de concreto. Arqtº Carlos Alberto Tauil Desempenho acústico e resistência ao fogo da alvenaria com blocos de concreto Arqtº Carlos Alberto Tauil 1 Desempenho Acústico Níveis de desempenho para componentes de fachada para ensaios em laboratório:

Leia mais

ANÁLISE DAS CAUSAS DAS ANOMALIAS MAIS FREQUENTES EM REVESTIMENTOS CERÂMICOS ADERENTES (RCA)

ANÁLISE DAS CAUSAS DAS ANOMALIAS MAIS FREQUENTES EM REVESTIMENTOS CERÂMICOS ADERENTES (RCA) ANÁLISE DAS CAUSAS DAS ANOMALIAS MAIS FREQUENTES EM REVESTIMENTOS CERÂMICOS ADERENTES (RCA) José Dinis Silvestre * Correio electrónico: jsilvestre@lnec.pt Jorge de Brito Correio electrónico: jb@civil.ist.utl.pt

Leia mais

Inspeção Preliminar, Diagnóstico e Análise de Estrutura Mista com Pilares Metálicos: Estudo de Caso em Brasília.

Inspeção Preliminar, Diagnóstico e Análise de Estrutura Mista com Pilares Metálicos: Estudo de Caso em Brasília. Inspeção Preliminar, Diagnóstico e Análise de Estrutura Mista com Pilares Metálicos: Estudo de Caso em Brasília. Matheus Nunes Reisl 1, Jocinez Nogueira Lima 2 1 Centro Universitário de Brasília UniCEUB

Leia mais

Utilização da termografia infravermelha e escaneamento por radar para identificação de infiltrações e vazios em elementos nas construções

Utilização da termografia infravermelha e escaneamento por radar para identificação de infiltrações e vazios em elementos nas construções Utilização da termografia infravermelha e escaneamento por radar para identificação de infiltrações e vazios em elementos nas construções Kirke Andrew Wrubel Moreira Concrete Engenharia e Consultoria Umidade,

Leia mais

Durabilidade de Sistemas Aderidos de

Durabilidade de Sistemas Aderidos de ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Construção Civil Durabilidade de Sistemas Aderidos de Revestimentos Cerâmicos Prof. Dr. Flávio L. Maranhão 2 POSSIBILIDADES

Leia mais

ANÁLISE DE ANOMALIAS E TÉCNICAS DE REPARAÇÃO EM 128 CASOS DE REVESTIMENTOS EM PEDRA NATURAL (RPN): PRINCIPAIS CONCLUSÕES

ANÁLISE DE ANOMALIAS E TÉCNICAS DE REPARAÇÃO EM 128 CASOS DE REVESTIMENTOS EM PEDRA NATURAL (RPN): PRINCIPAIS CONCLUSÕES ANÁLISE DE ANOMALIAS E TÉCNICAS DE REPARAÇÃO EM 128 CASOS DE REVESTIMENTOS EM PEDRA NATURAL (RPN): PRINCIPAIS CONCLUSÕES Natália M. Lima Neto * natalia.m.neto@gmail.com Jorge de Brito jb@civil.ist.utl.pt

Leia mais

índice 1 o Tijolo Cerâmico 17

índice 1 o Tijolo Cerâmico 17 indice índice 1 o Tijolo Cerâmico 17 1.1 Introdução 17 1.2 O tijolo cerâmico como produto de construção 18 1.2.1 Tipos de tijolo cerâmico 18 1.2.2 As matérias primas e o processo cerâmico 19 1.2.3 Características

Leia mais

AVALIAÇÃO DE REVESTIMENTO EXTERNO SISTEMA DE FACHADA

AVALIAÇÃO DE REVESTIMENTO EXTERNO SISTEMA DE FACHADA Rel. nº. 2950/17 (1/35) AVALIAÇÃO DE REVESTIMENTO EXTERNO SISTEMA DE FACHADA Cliente: Cond. Ed. Flamboyant Rua José Rodrigues Pereira, 1278, Bairro Estoril Belo Horizonte/MG ABRIL/2017 Rel. nº. 2950/17

Leia mais

Prof. Msc. Jerônimo Cabral. Dra. Kay Loh Msc. Gilberto R. Cavani

Prof. Msc. Jerônimo Cabral. Dra. Kay Loh Msc. Gilberto R. Cavani Promoção Realização 21 a 25 de setembro de 2009 Hotel Maksoud Plaza São Paulo Anomalias em Fachadas de Edificações Dra. Kay Loh Msc. Gilberto R. Cavani Msc. Jerônimo Cabral P. Fagundes Neto Comunicados

Leia mais

Curso: Engenharia Civil - 3º Semestre Professor Especialista: Cássio Fernando Simioni

Curso: Engenharia Civil - 3º Semestre Professor Especialista: Cássio Fernando Simioni GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS Curso: Engenharia Civil -

Leia mais

Procedimentos de execução de revestimentos e normas técnicas

Procedimentos de execução de revestimentos e normas técnicas Procedimentos de execução de revestimentos e normas técnicas Introdução Você já observou a quantidade de opções de revestimentos existentes no mercado para pisos e paredes? Basta dar uma volta em uma loja

Leia mais

Ensaios de Retração de Argamassas nos Estados Fresco e Endurecido Contribuição para a normalização brasileira

Ensaios de Retração de Argamassas nos Estados Fresco e Endurecido Contribuição para a normalização brasileira Ensaios de Retração de Argamassas nos Estados Fresco e Endurecido Contribuição para a normalização brasileira Pedro Kopschitz Xavier Bastos Univ. Federal de Juiz de Fora, Brasil. pedrokop@terra.com.br

Leia mais

AVALIAÇÃO DE FACHADAS REVESTIDAS COM CERÂMICAS LEVANTAMENTO E INCIDÊNCIA DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFÍCOS HABITACIONAIS

AVALIAÇÃO DE FACHADAS REVESTIDAS COM CERÂMICAS LEVANTAMENTO E INCIDÊNCIA DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFÍCOS HABITACIONAIS AVALIAÇÃO DE FACHADAS REVESTIDAS COM CERÂMICAS LEVANTAMENTO E INCIDÊNCIA DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFÍCOS HABITACIONAIS Ana Maria S.S. de Oliveira (1); Abel P. Sgarioni (2); Ricardo R. de Oliveira

Leia mais

ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM SISTEMAS DE REVESTIMENTOS ARGAMASSADOS À BASE DE CIMENTO PORTLAND: UMA ANÁLISE TEÓRICA DE CORRELAÇÃO

ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM SISTEMAS DE REVESTIMENTOS ARGAMASSADOS À BASE DE CIMENTO PORTLAND: UMA ANÁLISE TEÓRICA DE CORRELAÇÃO Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade FUMEC ISSN 2318-6127 (online) Escola de Engenharia da UFMG ISSN 2175-7143 (impressa) Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Recebido para

Leia mais

PATOLOGIA DA ENVOLVENTE EXTERIOR DE CONSTRUÇÕES EDIFICADAS NO DISTRITO DE CASTELO BRANCO ENTRE 1970 E 1995

PATOLOGIA DA ENVOLVENTE EXTERIOR DE CONSTRUÇÕES EDIFICADAS NO DISTRITO DE CASTELO BRANCO ENTRE 1970 E 1995 PATOLOGIA DA ENVOLVENTE EXTERIOR DE CONSTRUÇÕES EDIFICADAS NO DISTRITO DE CASTELO BRANCO ENTRE 1970 E 1995 Armando Manuel Matos Araújo * amma@estg.ipleiria.pt Jorge de Brito jb@civil.ist.utl.pt Eduardo

Leia mais

Reforço e Recuperação de Estruturas de Concreto

Reforço e Recuperação de Estruturas de Concreto Reforço e Recuperação de Estruturas de Concreto CONSIDERAÇÕES GERAIS Disciplina: Reforço e Recuperação de Estruturas de Concreto Professor: Geciane Silva Gonçalves e-mail: sgeciane27@gmail.com Material

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DAS PAREDES DE FACHADA DE EDIFICAÇÕES HISTÓRICAS DE SOBRAL

CARACTERIZAÇÃO DAS PAREDES DE FACHADA DE EDIFICAÇÕES HISTÓRICAS DE SOBRAL Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC 2016 Rafain Palace Hotel & Convention Center- Foz do Iguaçu - PR 29 de agosto a 1 de setembro de 2016 CARACTERIZAÇÃO DAS PAREDES DE FACHADA

Leia mais

Eduardo Pereira(A), Lucas Peres de Souza(A), Isac José da Siva(B), Marienne do R. M. M. da Costa(A)

Eduardo Pereira(A), Lucas Peres de Souza(A), Isac José da Siva(B), Marienne do R. M. M. da Costa(A) Influência do comportamento reológico de argamassas colantes na resistência de aderência de placas cerâmicas assentadas sobre revestimentos cerâmicos antigos Eduardo Pereira(A), Lucas Peres de Souza(A),

Leia mais

REVESTIMENTOS Escolha do Sistema de Revestimento

REVESTIMENTOS Escolha do Sistema de Revestimento 200888 Técnicas das Construções I REVESTIMENTOS Escolha do Sistema de Revestimento Prof. Carlos Eduardo Troccoli Pastana pastana@projeta.com.br (14) 3422-4244 AULA 13 EXERCÍCIO 1 ESCOLHA DO SISTEMA DE

Leia mais

Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples

Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples CONTEÚDO CAPÍTULO 1 - RESISTÊNCIA DO MATERIAL 1.1. Introdução 1.2. Definição: função e importância das argamassas 1.3. Classificação das alvenarias

Leia mais

Diretrizes de Projeto de Revestimento de Fachadas com Argamassa

Diretrizes de Projeto de Revestimento de Fachadas com Argamassa Diretrizes de Projeto de Revestimento de Fachadas com Argamassa 6. Procedimento de Execução Elaboração Estruturas de Concreto e Revestimentos de Argamassa 92 Instruções para a contratação de mão-de-obra

Leia mais

ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA ALTERAÇÃO DA EMISSIVIDADE EM IMAGENS TERMOGRÁFICAS

ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA ALTERAÇÃO DA EMISSIVIDADE EM IMAGENS TERMOGRÁFICAS ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA ALTERAÇÃO DA EMISSIVIDADE EM IMAGENS TERMOGRÁFICAS ROCHA, L. A. L. DA ¹, AL ALAM, F. W.², TORRES, A. DA S. ³, PALIGA, C. M. 4 ¹ Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Pelotas

Leia mais

ISO 9001 : De 02/07/2012 a 06/07/2012. Local: Hotel a definir Rio de Janeiro. Carga Horária: 36 horas. Horário: das 8h30min às 17h30min

ISO 9001 : De 02/07/2012 a 06/07/2012. Local: Hotel a definir Rio de Janeiro. Carga Horária: 36 horas. Horário: das 8h30min às 17h30min ISO 9001 : 2008 Vícios Construtivos em Edificações - Diagnóstico & Manutenção De 02/07/2012 a 06/07/2012 Local: Hotel a definir Rio de Janeiro Carga Horária: 36 horas Horário: das 8h30min às 17h30min (exceto

Leia mais

ADAPTAÇÃO DO ENSAIO DE ADERÊNCIA PARA ANÁLISE DE ETICS COM ACABAMENTO CERÂMICO

ADAPTAÇÃO DO ENSAIO DE ADERÊNCIA PARA ANÁLISE DE ETICS COM ACABAMENTO CERÂMICO ADAPTAÇÃO DO ENSAIO DE ADERÊNCIA PARA ANÁLISE DE ETICS COM ACABAMENTO CERÂMICO Tema da tese Sofia Malanho smalanho@lnec.pt Maria do Rosário Veiga rveiga@lnec.pt Ana Luísa Velosa avelosa@ua.pt VANTAGENS

Leia mais

27/06/2017. Curso: Engenharia Civil - 3º Semestre Professor:Eng.º Civil Cássio Fernando Simioni

27/06/2017. Curso: Engenharia Civil - 3º Semestre Professor:Eng.º Civil Cássio Fernando Simioni GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS O termo Patologia é uma derivação

Leia mais

LEVANTAMENTO QUANTITATIVO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS DE FACHADAS EM EDIFICAÇÕES MULTIPAVIMENTOS NA ÁREA URBANA CENTRAL DE PATOS DE MINAS - MG

LEVANTAMENTO QUANTITATIVO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS DE FACHADAS EM EDIFICAÇÕES MULTIPAVIMENTOS NA ÁREA URBANA CENTRAL DE PATOS DE MINAS - MG Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC 2016 Rafain Palace Hotel & Convention Center- Foz do Iguaçu - PR 29 de agosto a 1 de setembro de 2016 LEVANTAMENTO QUANTITATIVO DE MANIFESTAÇÕES

Leia mais

AVALIAÇÃO IN-SITU DA ADERÊNCIA DE MATERIAIS DE REVESTIMENTO

AVALIAÇÃO IN-SITU DA ADERÊNCIA DE MATERIAIS DE REVESTIMENTO AVALIAÇÃO IN-SITU DA ADERÊNCIA DE MATERIAIS DE REVESTIMENTO Inês Flores-Colen (I.S.T) Jorge de Brito (I.S.T) Fernando A. Branco (I.S.T.) Introdução Índice e objectivo Ensaio de arrancamento pull-off Estudo

Leia mais

ssa m a R1 B

ssa m a R1 B Argamassas NBR13281 Histórico [ 1º. registro de emprego na construção: Pré-História " Piso polido de 180 m² feito com pedras e argamassa cal e areia: ~ 7000 a 9000 a.c. (descoberto em 1985, em Israel,

Leia mais

Colagem de Cerâmica e Rochas Ornamentais

Colagem de Cerâmica e Rochas Ornamentais Colagem de Cerâmica e Rochas Ornamentais Pedro Sequeira Dina Frade José Severo Associação Portuguesa de Fabricantes de Argamassas e ETICS Colagem de Cerâmica e Rochas Ornamentais TEKtónica, Lisboa, 2014.05.09

Leia mais

Argamassas de Revestimento

Argamassas de Revestimento Argamassas de Revestimento q Argamassa de revestimento é utilizada para revestir paredes, muros e tetos, os quais, geralmente, recebem acabamentos como pintura, cerâmicos, laminados, etc; q O revestimento

Leia mais

A INFLUÊNCIA DO TRANSPORTE DE ÁGUA NO COMPORTAMENTO DOS REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA NOS MOMENTOS INICIAS PÓS-APLICAÇÃO

A INFLUÊNCIA DO TRANSPORTE DE ÁGUA NO COMPORTAMENTO DOS REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA NOS MOMENTOS INICIAS PÓS-APLICAÇÃO A INFLUÊNCIA DO TRANSPORTE DE ÁGUA NO COMPORTAMENTO DOS REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA NOS MOMENTOS INICIAS PÓS-APLICAÇÃO Elton Bauer Universidade de Brasília Brasil elbauerlem@gmail.com Isaura N. L. Paes

Leia mais

Técnica. (i) estratégia / plano / programa (ii)operação / registros (iii) Perda de desempenho precoce: falhas. Funcional.

Técnica. (i) estratégia / plano / programa (ii)operação / registros (iii) Perda de desempenho precoce: falhas. Funcional. Técnica (i) (ii) (iii) projetos e dados técnicos da edificação especificações originais ou de reformas de sistemas ao longo da vida útil Perda de desempenho precoce: anomalias construtivas AVALIAÇÃO SENSORIAL

Leia mais

ESTUDO DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS NO MERCADO MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DE APODI-RN

ESTUDO DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS NO MERCADO MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DE APODI-RN ESTUDO DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS NO MERCADO MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DE APODI-RN Isabelly Christiny Monteiro de Souza Pinto (1) José Humberto Dantas de Medeiros (1); Cristiane do Nascimento Fernandes

Leia mais

CAPÍTULO I SISTEMAS ESTRUTURAIS

CAPÍTULO I SISTEMAS ESTRUTURAIS 1 TÓPICOS ESPECIAIS ECIVIL II Alvenaria estrutural CAPÍTULO I SISTEMAS ESTRUTURAIS SISTEMAS ESTRUTURAIS TOTALMENTE ESTRUTURADO ESTRUTURA MISTA 2 TOTALMENTE ESTRUTURADO Quando os elementos estruturais de

Leia mais

ESTUDO DE CASO: FACHADA DE UMA EDIFICAÇÃO COMERCIAL

ESTUDO DE CASO: FACHADA DE UMA EDIFICAÇÃO COMERCIAL ESTUDO DE CASO: FACHADA DE UMA EDIFICAÇÃO COMERCIAL BURLE, Eduardo; MENDES, Aurea; LIMA, Natália; AGRA, Tiago, MONTEIRO, Eliana Universidade de Pernambuco, (81)99925-9559, eblobo@hotmail.com; UNICAP, aureamendes90@hotmail.com;

Leia mais

Inspeção Visual de Pavimentos de Concreto. Daniel Eliezer Pedro Monzú

Inspeção Visual de Pavimentos de Concreto. Daniel Eliezer Pedro Monzú Inspeção Visual de Pavimentos de Concreto Daniel Eliezer 8994095 Pedro Monzú 8987909 PRO 60/2004 - DNIT Procedimentos e critérios para avaliação (visual) da pista Conceitos Grau de Severidade do defeito:

Leia mais

PERFIS DE DESEMPENHO E QUALIDADE PARA AS ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO ESTABILIZADAS. Prof Elton Bauer UnB Dezembro/2014

PERFIS DE DESEMPENHO E QUALIDADE PARA AS ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO ESTABILIZADAS. Prof Elton Bauer UnB Dezembro/2014 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UnB FACULDADE DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTRUTURAS E CONSTRUÇÃO CIVIL PECC PRÊMIO CBIC DE INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Leia mais

MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFICAÇÕES COM ESTRUTURAS DE AÇO EM PRESIDENTE PRUDENTE

MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFICAÇÕES COM ESTRUTURAS DE AÇO EM PRESIDENTE PRUDENTE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFICAÇÕES COM ESTRUTURAS DE AÇO EM PRESIDENTE PRUDENTE Thais da Silva Santos Graduanda em Arquitetura e Urbanismo, Bolsista FAPESP Universidade Estadual Paulista UNESP, Presidente

Leia mais

MESA REDONDA: AÇÕES PREVENTIVAS

MESA REDONDA: AÇÕES PREVENTIVAS MESA REDONDA: AÇÕES PREVENTIVAS Argimiro A. Ferreira Companhia do Metropolitano de São Paulo alvarez@metrosp.com.br Agradecimento Especial: Dr. Nelson L. Nunes INTRODUÇÃO It is the supreme objective to

Leia mais

3. Fórum Mineiro de Revestimentos em Argamassa 22/05/2012

3. Fórum Mineiro de Revestimentos em Argamassa 22/05/2012 DIRETRIZES PARA A INTERPRETAÇÃO DE RESULTADOS DE ENSAIOS DE RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA EM REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA Prof a. Helena Carasek NUTEA - EEC Universidade Federal de Goiás Atividade da Comunidade

Leia mais

ESTUDO DA TEMPERATURA SUPERFICIAL DE FACHADAS DE EDIFÍCIOS

ESTUDO DA TEMPERATURA SUPERFICIAL DE FACHADAS DE EDIFÍCIOS ESTUDO DA TEMPERATURA SUPERFICIAL DE FACHADAS DE EDIFÍCIOS Rebecca M. G. de M. Barros (1), Sílvia B. B. Uchôa (2), Karoline A. Melo (3) (1) Mestranda, Centro de Tecnologia Universidade Federal de Alagoas,

Leia mais

Universidade Federal do Ceará. Curso de Engenharia Civil. Aula 3: Argamassa. Prof. Eduardo Cabral

Universidade Federal do Ceará. Curso de Engenharia Civil. Aula 3: Argamassa. Prof. Eduardo Cabral Universidade Federal do Ceará Curso de Engenharia Civil Aula 3: Argamassa Prof. Eduardo Cabral Definição e Histórico Piso de 180m 2 no sul da Galiléia entre 7.000a.C. e 9.000a.C. Laje de 25cm de espessura

Leia mais

Alvenaria: caracterização

Alvenaria: caracterização Alvenaria: caracterização Julio Cesar Sabadini de Souza Vedação vertical Conceituação Importância Funções Classificação Relembrando... a) quanto à posição no edifício b) quanto à técnica de execução 1

Leia mais

REPOSTAS SIMPLES PARA PROBLEMAS COMPLEXOS

REPOSTAS SIMPLES PARA PROBLEMAS COMPLEXOS REPOSTAS SIMPLES PARA PROBLEMAS COMPLEXOS Eng. Eugênio Pacelli Como garantir a garantia das fachadas? Garantia das Fachadas de Edificações - NBR Garantia Legal (NBR-15575:2013) direito do consumidor de

Leia mais

Centro Histórico de Viseu Brochura informativa Visão integrada dos edifícios: estado de conservação de interiores julho 2017

Centro Histórico de Viseu Brochura informativa Visão integrada dos edifícios: estado de conservação de interiores julho 2017 Centro Histórico de Viseu Brochura informativa Visão integrada dos edifícios: estado de conservação de interiores julho 2017 0 Ficha Técnica Título Visão integrada dos edifícios: estado de conservação

Leia mais

DIRETRIZES PARA A INTERPRETAÇÃO DE RESULTADOS DE ENSAIOS DE RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA EM REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA

DIRETRIZES PARA A INTERPRETAÇÃO DE RESULTADOS DE ENSAIOS DE RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA EM REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA DIRETRIZES PARA A INTERPRETAÇÃO DE RESULTADOS DE ENSAIOS DE RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA EM REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA Prof a. Helena Carasek NUTEA - EEC Universidade Federal de Goiás Atividade da Comunidade

Leia mais

Manifestações Patológicas em Revestimentos Cerâmicos

Manifestações Patológicas em Revestimentos Cerâmicos Manifestações Patológicas em Revestimentos Cerâmicos A onda dos desplacamentos cerâmicos: Uma retrospectiva dos problemas e os caminhos para minimizar os prejuízos OBJETIVO O objetivo desta palestra é

Leia mais

Fachada Aderida. Norma de Referência: NBR

Fachada Aderida. Norma de Referência: NBR Fachada Aderida Fachada Aderida Norma de Referência: NBR 13.755 Vantagens do sistema Ganho estético Melhoria na estanqueidade do sistema Melhorias na isolação termo - acústica Menor custo de manutenção

Leia mais

ESTUDO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM REVESTIMENTO DE FACHADA EM BRASÍLIA SISTEMATIZAÇÃO DA INCIDÊNCIA DE CASOS GISELLE REIS ANTUNES

ESTUDO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM REVESTIMENTO DE FACHADA EM BRASÍLIA SISTEMATIZAÇÃO DA INCIDÊNCIA DE CASOS GISELLE REIS ANTUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL ESTUDO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM REVESTIMENTO DE FACHADA EM BRASÍLIA SISTEMATIZAÇÃO DA INCIDÊNCIA DE

Leia mais

Patologias da Construção

Patologias da Construção Patologias da Construção Introdução A patologia das construções é o estudo de situações de ocorrências de problemas, de falhas ou de defeitos que comprometem uma ou mais funções do edifício, ou todo seu

Leia mais