Patologia dos materiais e elementos construtivos PATOLOGIA E DETERIORAÇÃO DAS FACHADAS DE EDIFÍCIOS EM BRASÍLIA ESTUDO DA QUANTIFICAÇÃO DE DANOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Patologia dos materiais e elementos construtivos PATOLOGIA E DETERIORAÇÃO DAS FACHADAS DE EDIFÍCIOS EM BRASÍLIA ESTUDO DA QUANTIFICAÇÃO DE DANOS"

Transcrição

1 Patologia dos materiais e elementos construtivos PATOLOGIA E DETERIORAÇÃO DAS FACHADAS DE EDIFÍCIOS EM BRASÍLIA ESTUDO DA QUANTIFICAÇÃO DE DANOS Elton Bauer 1, Eliane Kraus 2 y Maria de Nazaré Batista da Silva 3 (1) Engenheiro Civil, Mestre e Doutor em Engenharia Civil, professor da Universidade de Brasília, elbauerlem@gmail.com (2) Engenheiro Civil, Mestre e Doutor em Engenharia Civil, professor da Universidade de Brasília, kraus@unb.br (3) Engenheira Civil, Mestre em Estrutura e Construção Civil, pesquisadora de doutoramento pela Universidade de Brasília, nazare_silva@hotmail.com.br RESUMO Brasília, capital do Brasil, é o primeiro núcleo urbano construído no século XX considerado Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO. Ao atingir 50 anos, observam-se vários casos de patologias nos sistemas de revestimento das fachadas, sendo que muitos casos tem ocorrido em edifícios jovens (menos de 20 anos). O levantamento dos danos observados tem levado a um conjunto de aproximadamente 10 manifestações patológicas básicas, destacando-se entre elas os descolamentos e a fissuração. O clima da região central do Brasil é diferenciado, ocorrendo uma época das chuvas (aproximadamente 7 meses), com grande incidência pluviométrica, e uma época de seca com baixas umidades relativas e temperaturas de médias a altas. Entende-se que essas condições particulares afetam de forma mais agressiva, tanto as características executivas, como também a degradação dos materiais. O presente estudo busca definir e aplicar índices de deterioração de modo a quantificar os danos observados em edifícios com idades de 10 e 40 anos. Propõe-se uma análise dos resultados de degradação em fachadas a partir de duas metodologias diferentes que permitam quantificar o grau de deterioração em função das condições de exposição da fachada aos elementos climáticos, disposições e idade dos edifícios. Palavra Chave: fachadas, deterioração, danos I. INTRODUÇÃO Para que os sistemas de revestimentos apresentem desempenho aceitável quando submetido à ação direta das intempéries, (como a variação de temperatura, chuva dirigida, dentre outras), faz-se necessário efetuar estudos comparativos do comportamento em uso frente aos agentes atmosféricos que influenciam nas degradações em fachadas de edifícios.

2 O objetivo deste estudo consiste em avaliar o nível de degradação das fachadas para o caso de dois edifícios com idades de 10 anos e 40 anos situados na região de Brasília, Brasil, a partir de duas metodologias: Gaspar e Brito [2011] para o cálculo do nível geral de degradação (NGD) e Tagushi [2009] para o cálculo do índice de performance (IP) de fachadas de edifícios. A primeira metodologia avalia e quantifica detalhadamente o dano, através de sua extensão e nível de gravidade, enquanto a segunda estima e classifica percentualmente o nível de dano através do índice de performance antes e depois de intervenções nas fachadas. Neste contexto, pretende-se avaliar o nível de degradação das fachadas vistoriadas pela equipe do Laboratório de Ensaio de Materiais - LEM da Universidade de Brasília que vem desenvolvendo uma metodologia de estudos dos padrões de degradação de fachadas de edifícios em Brasília. II. DEGRADAÇÃO EM FACHADAS DE EDIFÍCIOS Diversos estudos relatam a importância do estudo da degradação em fachadas. Bauer et al [2011] efetuaram uma avaliação de caráter quantitativo da degradação em fachadas em função do índice de defeitos, considerado eficiente para caracterizar a extensão da degradação das fachadas de edifícios de Brasília. As fachadas das edificações estão sujeitas a condições de exposição que podem variar de acordo com o clima e micro-clima da região onde estão localizadas. Matos e Lima [2006] colocam que os fatores ambientais de degradação que mais afetam as fachadas são as variações térmicas, o efeito do vento e das chuvas e as contaminações. III. METODOLOGIAS PARA ANÁLISE DA DEGRADAÇÃO EM FACHADAS Neste estudo foram utilizadas duas propostas para determinação do nível geral de degradação de fachadas. A primeira metodologia (M1) foi proposta por Gaspar e Brito [2011] e a segunda metodologia (M2) foi proposta por Tagushi [2010]. Os edifícios analisados foram classificados em A e B [Figura 1] com idades de 10 anos e 40 anos, respectivamente. Para ambas as metodologias foram analisadas a idade do edifício e a influência da incidência solar nas fachadas. Figura 1 (A) vista panorâmica dos edifícios A e (B) edifício B.

3 1. Metodologia 1 (M1) Nível geral de degradação (NGD) GASPAR e BRITO [2011] Para estabelecer um modelo do nível geral de degradação NGD das fachadas, Gaspar e Brito [2011] coletaram dados de 100 edifícios na região metropolitana de Lisboa, Portugal, escolhidos aleatoriamente e selecionados, a fim de selecionar os estudos de caso baseados nos seguintes critérios: edifícios com fachada rebocadas; sem registros conhecidos de deterioração de ações acidentais e; com registros das ações de manutenção efetuadas anteriormente ou a idade da construção. Manutenção e idade são consideradas indispensáveis para determinar o padrão de variação do NGD [equação 1] em função do tempo. A metodologia consiste em uma ferramenta simples para estimar a vida útil, além de permitir a incorporação dos resultados em metodologias que utilizam o método fatorial. (1) Onde, NGD - nível de degradação total, em porcentagem; A n - a área de uma fachada afetada por n defeitos, em metros quadrados; k n - nível de n defeito contido no intervalo (0, 1, 2, 3, 4); k - constante, equivalente ao nível da pior condição (k = 4); k a,n - importância relativa dos defeitos detetados; A r - superfície da fachada exposta, em metros quadrados. Em termos simplificados, o NGD é um parâmetro que mede o nível de deterioração em relação a um referencial máximo de dano expresso pelo termo. Para obter o NGD para os casos estudados, os defeitos são ponderados pelo fator k a,n em função do nível de risco e custo da reparação dos defeitos. 2. Metodologia 2 (M2) Índice de performance geral (IP) TAGUSHI [2010] Tagushi [2010] desenvolveu em sua dissertação uma proposta de avaliação de desempenho das vedações verticais em alvenaria de blocos ou tijolos cerâmicos baseada em inspeções visuais, qualificando e classificando as patologias através de uma adaptação do método de identificação de deterioração fornecido pelo FIB [1998], originalmente proposto para estruturas de concreto. O método permite identificar os casos mais deteriorados através de um índice de performance do elemento (IP) para cada tipo de dano i no elemento inspecionado [equação 2], (2) Onde: IP - índice de performance do elemento; D - índice dos danos; B i - valor básico associado ao tipo de dano i; K 1i - fator da importância do elemento de vedação; K 2i - fator indicativo da intensidade do dano i; K 3i - fator indicativo da extensão do dano i; K 4i - fator indicativo da urgência de intervenção para o dano i. Quanto maior o IP, maior o nível de deterioração da fachada.

4 O parâmetro B i expressa o valor da importância relativa do tipo de dano em relação aos demais inspecionados com relação à segurança e/ou durabilidade do elemento inspecionado. B i varia entre 1 (manchas, falha de rejunte) e 2 (descolamento, destacamento e fissuras). O parâmetro K 1i expressa a importância do elemento dentro do contexto da edificação ou uma de suas partes (K 1i = 1, para alvenarias convencionais). O parâmetro K 2i é obtido através de critério de avaliação visual qualitativa [Tabela 1]. Tabela 1 Grau de danos [TAGUSHI, 2010, adaptado de FIB, 1998] Classe de severidade Grau Critério K 2i 0 Não detectado Não detectado na inspeção visual 0 1 Baixo, inicial Danos de médias dimensões 0,5 2 Médio, em propagação Danos de médias dimensões (<25%) 1 3 Alto e/ou ativo Danos de grandes dimensões (25~75%) 1,5 4 Muito alto ou crítico Danos muito grandes (>50%) 2 O fator K 3i é um indicativo da extensão dos danos, varia em quatro escalas de valores (0,5-1,0-1,5-2,0). O fator K 4i varia em função da urgência da intervenção em intervalos de 1 a 5. O IP pode ser classificado de acordo com a classe e o grau de deterioração [Tabela 2]. Tabela 2 - Classe de deterioração (TAGUSHI, 2010, adaptado de FIB, 1998] Classe Descrição da deterioração IP I Sem danos 0 à 5 II Baixo grau de deterioração 3 à 10 III Médio grau de deterioração 7 à 15 IV Alto grau de deterioração 12 à 25 V Grave grau de deterioração 22 à 35 VI Crítico grau de deterioração >= 30 O método proposto por Tagushi [2010] forneceu uma importante ferramenta para a padronização na avaliação de patologias das edificações possibilitando estabelecer uma classificação dos elementos ou mesmo das edificações quanto à severidade dos danos. III. RESULTADOS Os resultados do nível de degradação para as fachadas analisadas mostram o comportamento das fachadas em relação às duas metodologias analisadas (M1 e M2) e em relação às direções de exposição (Nordeste-NE, Sudeste-SE e Noroeste-NO) [Figura 1] e [Figura 2]. Cabe enfatizar que as orientações solares de maior incidência em Brasília variam de leste, norte a oeste.

5 Figura 1 Resultados da degradação geral para edifícios A (10 anos) e B (40 anos) em função da orientação solar utilizando o NDG para M1. Observa-se da Figura 1, que a metodologia M1 foi capaz de distinguir nitidamente a degradação em função da idade. O NGD médio de 10 anos foi de 10% e o de 40 anos foi de 30%. Identificou-se também que para o edifício B (40 anos), nitidamente a fachada NO (noroeste) apresentou maior valor de degradação (NGD), sendo clara a influência da incidência solar sobre essa fachada. Já para o edifício A, não houve uma fachada mais crítica, sendo a degradação das mesmas de mesma ordem de grandeza. Isso pode ser atribuído, provavelmente, ao menor índice de degradação observado, não havendo ainda influencia mensurável dos diferentes níveis de exposição ao sol. Figura 2 Resultados dos índices de performance para edifícios A (10 anos) e B (40 anos) em função da orientação solar utilizando o IP para M2. A Figura 2 apresenta os resultados observados da metodologia M2. Observa-se para o caso do edifício B, que a fachada NO foi a de maior degradação (superior a média).para o edifício A, os valores observados foram convergentes à média. Identificou-se também que o índice de performance (IP) foi sensível à idade e degradação dos 2 edifícios em estudo.

6 Comparando-se as metodologias M1 e M2 observa-se que ambas identificaram com precisão os diferente níveis de degradação em relação à idade. Para o edifício A (10 anos) ambas as metodologias obtiveram resultados muito similares, tanto no valor médio, como também nas diferentes orientações solares. Para ao edifício B, ambas as metodologias convergiram em relação à orientação mais crítica (NO), mas nas fachadas SE e NE houve discordâncias quanto ao nível de deterioração. III. CONCLUSÕES Do estudo efetuado, pode-se enumerar as seguintes conclusões principais: Em termos gerais, ambas as metodologias foram eficientes na avaliação da degradação em função da idade. Ambas metodologias detectaram a mesma fachada crítica de maior degradação para o caso do edifício B, mostrando a potencial aplicabilidade das mesmas. As principais diferenças entre os resultados observados, nas duas metodologias, advém da forma de ponderação e cálculo dos principais fatores e agentes de deterioração. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BAUER, E., KRAUS, E., ANTUNES, G.R, e LEAL, F. E. Identification and quantification of failure modes of new buildings façades in Brasília. Proceedings of the 12th International Conference on Durability of Building Materials and Components (XII DBMC). [Físico e CD ROM]. Porto: ISBN: GASPAR, P. L. e BRITO, J. The perception of damage on rendered façades. Proceedings of the 12th International Conference on Durability of Building Materials and Components (XII DBMC). [Físico e CD ROM]. Porto: ISBN: MATOS, V. C. M e LIMA, M. G. Manual para Avaliação de Fachadas Importância da Avaliação dos Fatores Ambientais de Degradação. XI Encontro Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído. ENTAC. Santa Catarina, Brasil, TAGUSHI, M. K. Avaliação e qualificação das patologias das alvenarias de vedação nas edificações. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Paraná, Paraná, Brasil, 2010.

ANÁLISE QUANTITATIVA DE DANOS EM SISTEMAS DE REVESTIMENTOS DE FACHADAS DE BRASÍLIA

ANÁLISE QUANTITATIVA DE DANOS EM SISTEMAS DE REVESTIMENTOS DE FACHADAS DE BRASÍLIA ANÁLISE QUANTITATIVA DE DANOS EM SISTEMAS DE REVESTIMENTOS DE FACHADAS DE BRASÍLIA Bauer, E. (1) ; Kraus, E. (1) ; Silva, M. N. B. (2) (1) Universidade de Brasília UnB Dep. Eng. Civil e Ambiental PECC

Leia mais

Patologias mais Correntes nas Fachadas de Edifícios em Brasília

Patologias mais Correntes nas Fachadas de Edifícios em Brasília LEM Laboratório de Ensaio de Materiais ENC/UnB Patologias mais Correntes nas Fachadas de Edifícios em Brasília Eliane Kraus de Castro; Elton Bauer; Giselle Reis Antunes Programa de Pós-graduação em Estruturas

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE A DEGRADAÇÃO DE FACHADAS E A INCIDÊNCIA DE CHUVA DIRIGIDA E TEMPERATURA - ESTUDO DE CASO PARA OS EDIFÍCIOS DE BRASÍLIA-BRASIL

RELAÇÃO ENTRE A DEGRADAÇÃO DE FACHADAS E A INCIDÊNCIA DE CHUVA DIRIGIDA E TEMPERATURA - ESTUDO DE CASO PARA OS EDIFÍCIOS DE BRASÍLIA-BRASIL RELAÇÃO ENTRE A DEGRADAÇÃO DE FACHADAS E A INCIDÊNCIA DE CHUVA DIRIGIDA E TEMPERATURA - ESTUDO DE CASO PARA OS EDIFÍCIOS DE BRASÍLIA-BRASIL P. FRANCINETE JR. J. S. SOUZA Aluno de doutorado, PECC UnB Aluna

Leia mais

Patologia dos materiais e elementos construtivos ESTUDO DO COMPORTAMENTO À FADIGA DAS ARGAMASSAS E SUA RELAÇÃO COM AS PATOLOGIAS E DANOS NAS FACHADAS

Patologia dos materiais e elementos construtivos ESTUDO DO COMPORTAMENTO À FADIGA DAS ARGAMASSAS E SUA RELAÇÃO COM AS PATOLOGIAS E DANOS NAS FACHADAS Patologia dos materiais e elementos construtivos ESTUDO DO COMPORTAMENTO À FADIGA DAS ARGAMASSAS E SUA RELAÇÃO COM AS PATOLOGIAS E DANOS NAS FACHADAS 1.Elton Bauer, 2.Luciano Mendes Bezerra, 3.João Carlos

Leia mais

PERFIS DE DEGRADAÇÃO DE FACHADAS DE EDIFÍCIOS EM BRASÍLIA-BRASIL

PERFIS DE DEGRADAÇÃO DE FACHADAS DE EDIFÍCIOS EM BRASÍLIA-BRASIL PERFIS DE DEGRADAÇÃO DE FACHADAS DE EDIFÍCIOS EM BRASÍLIA-BRASIL E. BAUER M.N.B. SILVA Prof. Eng. Civil Eng. Civil/Investigadora PECC/UnB PECC/UnB Brasília; Brasil Brasília; Brasil elbauerlem@gmail.com

Leia mais

Processo de identificação das manifestações patológicas em fachadas com revestimento cerâmico

Processo de identificação das manifestações patológicas em fachadas com revestimento cerâmico Processo de identificação das manifestações patológicas em fachadas com revestimento cerâmico Elton Bauer (1) Eliane Kraus de Castro (1) Giselle Reis Antunes (2) (1) UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. elbauerlem@gmail.com,

Leia mais

Revista Gestão e Gerenciamento. Mensuração e distribuição de patologias na degradação em argamassa

Revista Gestão e Gerenciamento. Mensuração e distribuição de patologias na degradação em argamassa 12 Revista Gestão e Gerenciamento Site: www.nppg.org.br/gestaoegerenciamento Mensuração e distribuição de patologias na degradação em argamassa SANTOS, Danilo G.; MACÊDO, Mariana S. P. H.; SOUZA, Jéssica

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO - CIENTÍFICO

RELATÓRIO TÉCNICO - CIENTÍFICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DIRETORIA DE PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC : CNPq, CNPq/AF, UFPA, UFPA/AF, PIBIC/INTERIOR,

Leia mais

4. RESULTADOS OBTIDOS E DISCUSSÃO

4. RESULTADOS OBTIDOS E DISCUSSÃO 4. RESULTADOS OBTIDOS E DISCUSSÃO 78 4 - RESULTADOS OBTIDOS E DISCUSSÃO A metodologia utilizada neste trabalho, possibilitou a quantificação do grau do dano de cada um dos edifícios estudados, possibilitando

Leia mais

Perfil da degradação para a envoltória dos edifícios Estudo das regiões da fachada

Perfil da degradação para a envoltória dos edifícios Estudo das regiões da fachada Perfil da degradação para a envoltória dos edifícios Estudo das regiões da fachada Degradation pattern for the envelope of buildings - Study of region s facade Jéssica SOUZA 1, Elton BAUER 2 1 Universidade

Leia mais

Estimativa da degradação de fachadas com revestimento cerâmico: estudo de caso de edifícios de Brasília

Estimativa da degradação de fachadas com revestimento cerâmico: estudo de caso de edifícios de Brasília 151 Cerâmica 61 (2015) 151-159 http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132015613581786 Estimativa da degradação de com revestimento cerâmico: estudo de caso de edifícios de Brasília (Estimate of the facades degradation

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO AVALIAÇÕES PATOLÓGICAS APLICADAS AO CONCRETO COM O USO DA TÉCNICA DE TERMOGRAFIA EM INSPEÇÃO PREDIAL

PROJETO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO AVALIAÇÕES PATOLÓGICAS APLICADAS AO CONCRETO COM O USO DA TÉCNICA DE TERMOGRAFIA EM INSPEÇÃO PREDIAL PROJETO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO Programa de Pesquisa para Avaliações Patológicas de Edificações AVALIAÇÕES PATOLÓGICAS APLICADAS AO CONCRETO COM O USO DA TÉCNICA DE TERMOGRAFIA EM INSPEÇÃO PREDIAL

Leia mais

ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA ALTERAÇÃO DA EMISSIVIDADE EM IMAGENS TERMOGRÁFICAS

ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA ALTERAÇÃO DA EMISSIVIDADE EM IMAGENS TERMOGRÁFICAS ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA ALTERAÇÃO DA EMISSIVIDADE EM IMAGENS TERMOGRÁFICAS ROCHA, L. A. L. DA ¹, AL ALAM, F. W.², TORRES, A. DA S. ³, PALIGA, C. M. 4 ¹ Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Pelotas

Leia mais

DCC DCC FLUXOGRAMA GERAL. Departamento de Construção Civil. Material de aula do Prof. Marcelo Medeiros Direitos reservados

DCC DCC FLUXOGRAMA GERAL. Departamento de Construção Civil. Material de aula do Prof. Marcelo Medeiros Direitos reservados Prof. Dr. Marcelo Medeiros medeiros.ufpr@gmail.com E RECONHECIMENTO ESTRUTURAL 1 Resultado do exame médico Laudo de Vistoria e Reconhecimento Estrutural Profissional e/ou empresa responsável Cliente: localização

Leia mais

Análise de patologias e de desempenho de revestimentos de placas cerâmicas

Análise de patologias e de desempenho de revestimentos de placas cerâmicas Revista Perquirere 15(4 número especial):149-160, set./dez. 2018 Centro Universitário de Patos de Minas. http://perquirere.unipam.edu.br Análise de patologias e de desempenho de revestimentos de placas

Leia mais

Técnica. (i) estratégia / plano / programa (ii)operação / registros (iii) Perda de desempenho precoce: falhas. Funcional.

Técnica. (i) estratégia / plano / programa (ii)operação / registros (iii) Perda de desempenho precoce: falhas. Funcional. Técnica (i) (ii) (iii) projetos e dados técnicos da edificação especificações originais ou de reformas de sistemas ao longo da vida útil Perda de desempenho precoce: anomalias construtivas AVALIAÇÃO SENSORIAL

Leia mais

SISTEMA DE INSPECÇÃO E DIAGNÓSTICO DE REVESTIMENTOS EPÓXIDOS EM PISOS INDUSTRIAIS

SISTEMA DE INSPECÇÃO E DIAGNÓSTICO DE REVESTIMENTOS EPÓXIDOS EM PISOS INDUSTRIAIS SISTEMA DE INSPECÇÃO E DIAGNÓSTICO DE REVESTIMENTOS EPÓXIDOS EM PISOS INDUSTRIAIS João Garcia maxit / Mestrando IST Jorge de Brito Prof. Associado IST 1º Congresso Nacional de Argamassas de Construção

Leia mais

Revestimentos de Argamassa. Tecnologia de Argamassa P R O M O Ç Ã O

Revestimentos de Argamassa. Tecnologia de Argamassa P R O M O Ç Ã O Revestimentos de Argamassa Tecnologia de Argamassa P R O M O Ç Ã O TECNOLOGIA DA ARGAMASSA Conceitos Sistema de Revestimento de Argamassa Desempenho do sistema Materiais Constituintes Dosagem Escolha do

Leia mais

Desempenho em serviço Prof. Maristela Gomes da Silva

Desempenho em serviço Prof. Maristela Gomes da Silva Desempenho em serviço Prof. Maristela Gomes da Silva Departamento de Engenharia Civil Bibliografia referência para esta aula ISAIA, G. C. (editor) Materiais de Construção Civil e Princípios de ciência

Leia mais

PENSANDO BLOCOS E TIJOLOS COMO VEDAÇÕES VERTICAIS

PENSANDO BLOCOS E TIJOLOS COMO VEDAÇÕES VERTICAIS PENSANDO BLOCOS E TIJOLOS COMO VEDAÇÕES VERTICAIS ABNT NBR 15270-1:2005 - BLOCOS CERAMICOS PARA ALVENARIA DE VEDACÃO - TERMINOLOGIA E REQUISITOS ABNT NBR 15270-2:2005 - BLOCOS CERAMICOS PARA ALVENARIA

Leia mais

2. METODOLOGIA DE INSPECÇÃO

2. METODOLOGIA DE INSPECÇÃO METODOLOGIA DE INSPECÇÃO 1/240 2. METODOLOGIA DE INSPECÇÃO INSPECÇÃO E DIAGNÓSTICO Sub-capítulos: 2.1 Introdução 2.4 Métodos de diagnóstico 2.5 Conclusões do capítulo 2/240 1 2.1 Introdução 3/240 1. INSPECÇÃO

Leia mais

Racionalização de alvenaria: avaliação quantitativa

Racionalização de alvenaria: avaliação quantitativa Racionalização de alvenaria: avaliação quantitativa Não raras vezes, costuma-se imputar ao processo construtivo tradicional com vedações verticais em alvenaria a responsabilidade por gerar elevados desperdícios

Leia mais

Classificação do estado de conservação de fachadas de edificações públicas. Classification of the conservation state of public building facades

Classificação do estado de conservação de fachadas de edificações públicas. Classification of the conservation state of public building facades De Oliveira; et al, E&S - Engineering and Science 2018, 7:3 Classificação do estado de conservação de fachadas de edificações públicas Classification of the conservation state of public building facades

Leia mais

MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFICAÇÕES COM ESTRUTURAS DE AÇO EM PRESIDENTE PRUDENTE

MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFICAÇÕES COM ESTRUTURAS DE AÇO EM PRESIDENTE PRUDENTE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFICAÇÕES COM ESTRUTURAS DE AÇO EM PRESIDENTE PRUDENTE Thais da Silva Santos Graduanda em Arquitetura e Urbanismo, Bolsista FAPESP Universidade Estadual Paulista UNESP, Presidente

Leia mais

MENSURAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE PATOLOGIAS NA DEGRADAÇÃO DE FACHADAS EM ARGAMASSA

MENSURAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE PATOLOGIAS NA DEGRADAÇÃO DE FACHADAS EM ARGAMASSA MENSURAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE PATOLOGIAS NA DEGRADAÇÃO DE FACHADAS EM ARGAMASSA Danilo Gonçalves dos Santos 1 engdanilo@live.com Jéssica Siqueira de Souza 3 jss.siqueira@gmail.com Mariana S. P. H. De Macêdo

Leia mais

SIDER: UM NOVO SISTEMA DE INSPEÇÃO E DIAGNÓSTICO DE EDIFÍCIOS RECENTES

SIDER: UM NOVO SISTEMA DE INSPEÇÃO E DIAGNÓSTICO DE EDIFÍCIOS RECENTES SIDER: UM NOVO SISTEMA DE INSPEÇÃO E DIAGNÓSTICO DE EDIFÍCIOS RECENTES Sara Amaral 1 sara.f.m.amaral@gmail.com Dulce Franco Henriques 2 mfhenriques@dec.isel.pt Resumo O aumento significativo de anomalias

Leia mais

AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO DAS MANIFESTAÇÕES PATOLOGICAS IDENTIFICADAS NAS FACHADAS DO PANTEÃO DA PÁTRIA TANCREDO NEVES EM BRASÍLIA/BRASIL ESTUDO DE CASO

AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO DAS MANIFESTAÇÕES PATOLOGICAS IDENTIFICADAS NAS FACHADAS DO PANTEÃO DA PÁTRIA TANCREDO NEVES EM BRASÍLIA/BRASIL ESTUDO DE CASO AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO DAS MANIFESTAÇÕES PATOLOGICAS IDENTIFICADAS NAS FACHADAS DO PANTEÃO DA PÁTRIA TANCREDO NEVES EM BRASÍLIA/BRASIL ESTUDO DE CASO E. K. CASTRO E. BAUER Profa., Eng.ª Civil Prof. Eng.ª

Leia mais

Patologias da Construção

Patologias da Construção Patologias da Construção Introdução A patologia das construções é o estudo de situações de ocorrências de problemas, de falhas ou de defeitos que comprometem uma ou mais funções do edifício, ou todo seu

Leia mais

TÍTULO: INSPEÇÃO PREDIAL: CLASSIFICAÇÃO DAS PATOLOGIAS CONSTRUTIVAS DO 4º BATALHÃO DE ENGENHARIA E COMBATE, ITAJUBÁ MG

TÍTULO: INSPEÇÃO PREDIAL: CLASSIFICAÇÃO DAS PATOLOGIAS CONSTRUTIVAS DO 4º BATALHÃO DE ENGENHARIA E COMBATE, ITAJUBÁ MG TÍTULO: INSPEÇÃO PREDIAL: CLASSIFICAÇÃO DAS PATOLOGIAS CONSTRUTIVAS DO 4º BATALHÃO DE ENGENHARIA E COMBATE, ITAJUBÁ MG CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO:

Leia mais

Curso: Engenharia Civil - 3º Semestre Professor Especialista: Cássio Fernando Simioni

Curso: Engenharia Civil - 3º Semestre Professor Especialista: Cássio Fernando Simioni GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS Curso: Engenharia Civil -

Leia mais

PATOLOGIA DA ENVOLVENTE EXTERIOR DE CONSTRUÇÕES EDIFICADAS NO DISTRITO DE CASTELO BRANCO ENTRE 1970 E 1995

PATOLOGIA DA ENVOLVENTE EXTERIOR DE CONSTRUÇÕES EDIFICADAS NO DISTRITO DE CASTELO BRANCO ENTRE 1970 E 1995 PATOLOGIA DA ENVOLVENTE EXTERIOR DE CONSTRUÇÕES EDIFICADAS NO DISTRITO DE CASTELO BRANCO ENTRE 1970 E 1995 Armando Manuel Matos Araújo * amma@estg.ipleiria.pt Jorge de Brito jb@civil.ist.utl.pt Eduardo

Leia mais

AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DA DEGRADAÇÃO E VIDA ÚTIL DE REVESTIMENTOS DE FACHADA APLICAÇÃO AO CASO DE BRASÍLIA/DF MARIA DE NAZARÉ BATISTA DA SILVA

AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DA DEGRADAÇÃO E VIDA ÚTIL DE REVESTIMENTOS DE FACHADA APLICAÇÃO AO CASO DE BRASÍLIA/DF MARIA DE NAZARÉ BATISTA DA SILVA AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DA DEGRADAÇÃO E VIDA ÚTIL DE REVESTIMENTOS DE FACHADA APLICAÇÃO AO CASO DE BRASÍLIA/DF MARIA DE NAZARÉ BATISTA DA SILVA TESE DE DOUTORADO EM ESTRUTURAS E CONSTRUÇÃO CIVIL DEPARTAMENTO

Leia mais

Influência do nível de exigência dos utentes na previsão da vida útil e nos custos de manutenção de fachadas de edifícios

Influência do nível de exigência dos utentes na previsão da vida útil e nos custos de manutenção de fachadas de edifícios 6ª CONFERÊNCIA SOBRE PATOLOGIA E REABILITAÇÃO DE EDIFÍCIOS - PATORREB 2018 Rio de Janeiro - Brasil 4 a 6 de Abril, 2018 Influência do nível de exigência dos utentes na previsão da vida útil e nos custos

Leia mais

O Projeto de Revestimentos de Fachadas: ferramenta para prevenção de patologias

O Projeto de Revestimentos de Fachadas: ferramenta para prevenção de patologias O Projeto de Revestimentos de Fachadas: ferramenta para prevenção de patologias Profª Msc. Fabiana Andrade Ribeiro Novembro de 2018 1 Fabiana Andrade Ribeiro Engenheira Civil, mestre pela Escola Politécnica

Leia mais

REVESTIMENTOS Conceituação e classificação Aula 2-2

REVESTIMENTOS Conceituação e classificação Aula 2-2 200888 Técnicas das Construções I REVESTIMENTOS Conceituação e classificação Aula 2-2 Prof. Carlos Eduardo Troccoli Pastana pastana@projeta.com.br (14) 3422-4244 AULA 12 200888-Técnicas das Construções

Leia mais

MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS O CASO DAS FACHADAS REVESTIDAS COM PINTURAS

MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS O CASO DAS FACHADAS REVESTIDAS COM PINTURAS I CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL X ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO 18-21 julho 2004, São Paulo. ISBN 85-89478-08-4. MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFÍCIOS

Leia mais

II Semina rio Nacional de Peri cias de Engenharia PERI CIAS EM FACHADAS CASES. Eng. Clémenceau Chiabi Saliba Jr.

II Semina rio Nacional de Peri cias de Engenharia PERI CIAS EM FACHADAS CASES. Eng. Clémenceau Chiabi Saliba Jr. II Semina rio Nacional de Peri cias de Engenharia PERI CIAS EM FACHADAS CASES Eng. Clémenceau Chiabi Saliba Jr. clemenceau@chiabi.com A causa de aparecimento de uma patologia em fachada, pode ser interpretada

Leia mais

Com base nos pontos foram determinadas direções intermediárias, conhecidas como. pontos : nordeste (NE), (NO), sudeste (SE) e (SO).

Com base nos pontos foram determinadas direções intermediárias, conhecidas como. pontos : nordeste (NE), (NO), sudeste (SE) e (SO). PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Complete as

Leia mais

05/08/2014. Objetivo INSPEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO

05/08/2014. Objetivo INSPEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO INSPEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Profa. Eliana Barreto Monteiro INSPEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Levantamento (visual e/ou instrumentado) das características e do estado de conservação de uma estrutura

Leia mais

QUANTIFICAÇÃO DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS DE TIJOLO BAIANO EM UMA CONSTRUÇÃO CIVIL

QUANTIFICAÇÃO DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS DE TIJOLO BAIANO EM UMA CONSTRUÇÃO CIVIL 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG QUANTIFICAÇÃO DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS DE TIJOLO BAIANO EM UMA CONSTRUÇÃO CIVIL

Leia mais

27/06/2017. Curso: Engenharia Civil - 3º Semestre Professor:Eng.º Civil Cássio Fernando Simioni

27/06/2017. Curso: Engenharia Civil - 3º Semestre Professor:Eng.º Civil Cássio Fernando Simioni GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS O termo Patologia é uma derivação

Leia mais

Durabilidade, estados limite e vida útil de rebocos em fachadas

Durabilidade, estados limite e vida útil de rebocos em fachadas Durabilidade, estados limite e vida útil de rebocos em fachadas Pedro Lima Gaspar Faculdade de Arquitectura Univ. Técnica de Lisboa Portugal pmgaspar@fa.utl.pt Jorge de Brito I.S.T. Univ. Técnica de Lisboa

Leia mais

AVALIAÇÃO SUPERFICIAL DE PAVIMENTOS ASFÁLTICOS EM VIAS URBANAS DE PALMAS/TO, UTILIZANDO O MÉTODO PCI (Pavement Condition Index).

AVALIAÇÃO SUPERFICIAL DE PAVIMENTOS ASFÁLTICOS EM VIAS URBANAS DE PALMAS/TO, UTILIZANDO O MÉTODO PCI (Pavement Condition Index). AVALIAÇÃO SUPERFICIAL DE PAVIMENTOS ASFÁLTICOS EM VIAS URBANAS DE PALMAS/TO, UTILIZANDO O MÉTODO PCI (Pavement Condition Index). Nome dos autores: Antônio Marcos da Silva Leite 1 ; João Paulo Souza Silva

Leia mais

Patologia e recuperação de obras ENG /2

Patologia e recuperação de obras ENG /2 Patologia e recuperação de obras ENG 1690 2016/2 Prof. Marcelo Cândido Principais patologias na alvenaria Principais manifestações patológicas na alvenaria 2/26 As manifestações mais comuns em alvenarias

Leia mais

AVALIAÇÃO DE FACHADAS REVESTIDAS COM CERÂMICAS LEVANTAMENTO E INCIDÊNCIA DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFÍCOS HABITACIONAIS

AVALIAÇÃO DE FACHADAS REVESTIDAS COM CERÂMICAS LEVANTAMENTO E INCIDÊNCIA DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFÍCOS HABITACIONAIS AVALIAÇÃO DE FACHADAS REVESTIDAS COM CERÂMICAS LEVANTAMENTO E INCIDÊNCIA DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFÍCOS HABITACIONAIS Ana Maria S.S. de Oliveira (1); Abel P. Sgarioni (2); Ricardo R. de Oliveira

Leia mais

RELATÓRIO DE ENSAIO Nº CCC/ /13 MASSA PRONTA PARA ASSENTAMENTO ENSAIOS DIVERSOS

RELATÓRIO DE ENSAIO Nº CCC/ /13 MASSA PRONTA PARA ASSENTAMENTO ENSAIOS DIVERSOS Página. 1/8 RELATÓRIO DE ENSAIO Nº CCC/270.582/13 MASSA PRONTA PARA ASSENTAMENTO ENSAIOS DIVERSOS INTERESSADO: DE PAULA & PERUSSOLO LTDA. - ME Prl. Avenida Governador Manoel Ribas, s/n Riozinho de Baixo

Leia mais

Evento REABILITAÇÃO ENERGETICAMENTE EFICIENTE DE EDIFÍCIOS URBANOS. Termografia. Técnicas de Inspecçãoe Avaliação do Desempenho de Edifícios

Evento REABILITAÇÃO ENERGETICAMENTE EFICIENTE DE EDIFÍCIOS URBANOS. Termografia. Técnicas de Inspecçãoe Avaliação do Desempenho de Edifícios Evento REABILITAÇÃO ENERGETICAMENTE EFICIENTE DE EDIFÍCIOS URBANOS Técnicas de Inspecçãoe Avaliação do Desempenho de Edifícios Termografia Inês Simões www.itecons.uc.pt O que é a termografia infravermelha?

Leia mais

4 ABORDAGENS METROLÓGICAS

4 ABORDAGENS METROLÓGICAS 4 4 ABORDAGENS METROLÓGICAS Neste capitulo são apresentados os termos metrológicos utilizados neste documento. Estes conceitos foram selecionados do Vocabulário Internacional de termos fundamentais e gerais

Leia mais

ESTUDO DAS TEMPERATURAS SUPERFICIAIS DAS FACHADAS COM EMPREGO DA SIMULAÇÃO HIGROTÉRMICA 1

ESTUDO DAS TEMPERATURAS SUPERFICIAIS DAS FACHADAS COM EMPREGO DA SIMULAÇÃO HIGROTÉRMICA 1 XVI ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO Desafios e Perspectivas da Internacionalização da Construção São Paulo, 21 a 23 de Setembro de 2016 ESTUDO DAS TEMPERATURAS SUPERFICIAIS DAS FACHADAS

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DAS PAREDES DE FACHADA DE EDIFICAÇÕES HISTÓRICAS DE SOBRAL

CARACTERIZAÇÃO DAS PAREDES DE FACHADA DE EDIFICAÇÕES HISTÓRICAS DE SOBRAL Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC 2016 Rafain Palace Hotel & Convention Center- Foz do Iguaçu - PR 29 de agosto a 1 de setembro de 2016 CARACTERIZAÇÃO DAS PAREDES DE FACHADA

Leia mais

RELATÓRIO PREPARADO PELO ELAT A PEDIDO DO MINITÉRIO PÚBLICO RESUMO

RELATÓRIO PREPARADO PELO ELAT A PEDIDO DO MINITÉRIO PÚBLICO RESUMO RELATÓRIO PREPARADO PELO ELAT A PEDIDO DO MINITÉRIO PÚBLICO Incidência de descargas atmosféricas associadas à interrupção de suprimento de energia elétrica ocorrida no dia 10/11/2009 na região do sistema

Leia mais

Manifestações Patológicas em Revestimentos Cerâmicos

Manifestações Patológicas em Revestimentos Cerâmicos Manifestações Patológicas em Revestimentos Cerâmicos A onda dos desplacamentos cerâmicos: Uma retrospectiva dos problemas e os caminhos para minimizar os prejuízos Engenheiro Civil, Patologista, MSc. www.renatosahade.eng.br

Leia mais

Pesquisa desenvolvida no Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNIJUÍ 2

Pesquisa desenvolvida no Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNIJUÍ 2 PATOLOGIAS E A RELAÇÃO COM A DURABILIDADE DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO 1 PATHOLOGIES AND THE RELATIONSHIP WITH THE DURABILITY OF ARMED CONCRETE STRUCTURES Rosana Wendt Brauwers 2, Flávia Izabel Bandeira

Leia mais

AVALIAÇÃO COMPARATIVA DE GRAU DE DETERIORAÇÃO DE EDIFICAÇÕES.

AVALIAÇÃO COMPARATIVA DE GRAU DE DETERIORAÇÃO DE EDIFICAÇÕES. 2 0 ENCONTRO SOBRE PESQUISAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO Universidade Federal de Goiás 20 de novembro de 2002 AVALIAÇÃO COMPARATIVA DE GRAU DE DETERIORAÇÃO DE EDIFICAÇÕES. Leonardo E. Guimarães (1) ; Helena

Leia mais

LAUDO TÉCNICO PARCIAL Nº 2 SOBRE OS DANOS ESTRUTURAIS DO INCÊNDIO OCORRIDO EM 03/10/2016 NO ED. JORGE MACHADO MOREIRA - UFRJ

LAUDO TÉCNICO PARCIAL Nº 2 SOBRE OS DANOS ESTRUTURAIS DO INCÊNDIO OCORRIDO EM 03/10/2016 NO ED. JORGE MACHADO MOREIRA - UFRJ LAUDO TÉCNICO PARCIAL Nº 2 SOBRE OS DANOS ESTRUTURAIS DO INCÊNDIO OCORRIDO EM 03/10/2016 NO ED. JORGE MACHADO MOREIRA - Alexandre Landesmann, Prof. Associado, D.Sc. Dep. Estruturas (FAU) e Lab. Estruturas

Leia mais

DIAGNÓSTICO E REPARAÇÃO DE PATOLOGIAS DE REBOCOS EM CONSTRUÇÕES CORRENTES

DIAGNÓSTICO E REPARAÇÃO DE PATOLOGIAS DE REBOCOS EM CONSTRUÇÕES CORRENTES DIAGNÓSTICO E REPARAÇÃO DE PATOLOGIAS DE REBOCOS EM CONSTRUÇÕES CORRENTES Pedro Lima Gaspar * Correio electrónico: pedrogaspar@esoterica.pt Jorge de Brito Correio electrónico: jb@civil.ist.utl.pt Resumo

Leia mais

INFORMATIVO CLIMÁTICO

INFORMATIVO CLIMÁTICO GOVERNO DO MARANHÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO GEOAMBIENTAL LABORATÓRIO DE METEOROLOGIA INFORMATIVO CLIMÁTICO MARANHÃO Chuvas em todo o Estado do Maranhão em fevereiro de 2016 foram determinantes

Leia mais

Dados ambientais. Previsão do tempo. Imagem de satélite GOES

Dados ambientais. Previsão do tempo. Imagem de satélite GOES Dados ambientais. A terra recebe energia solar continuamente. A instituição recebe a radiação solar, que a através do aquecimento diurno e resfriamento noturno caracteriza o clima. Serão estudados dentro

Leia mais

ANOMALIAS DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS APLICADOS NA FAIXA COSTEIRA

ANOMALIAS DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS APLICADOS NA FAIXA COSTEIRA ANOMALIAS DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS APLICADOS NA FAIXA COSTEIRA Teresa de Deus Ferreira, Arq.ª, Mestre em Construção pelo Instituto Superior Técnico Jorge de Brito, Eng.º Civil, Professor Associado no

Leia mais

ISO 9001 : De 02/07/2012 a 06/07/2012. Local: Hotel a definir Rio de Janeiro. Carga Horária: 36 horas. Horário: das 8h30min às 17h30min

ISO 9001 : De 02/07/2012 a 06/07/2012. Local: Hotel a definir Rio de Janeiro. Carga Horária: 36 horas. Horário: das 8h30min às 17h30min ISO 9001 : 2008 Vícios Construtivos em Edificações - Diagnóstico & Manutenção De 02/07/2012 a 06/07/2012 Local: Hotel a definir Rio de Janeiro Carga Horária: 36 horas Horário: das 8h30min às 17h30min (exceto

Leia mais

Centro Histórico de Viseu Brochura informativa Visão integrada dos edifícios: estado de conservação de interiores julho 2017

Centro Histórico de Viseu Brochura informativa Visão integrada dos edifícios: estado de conservação de interiores julho 2017 Centro Histórico de Viseu Brochura informativa Visão integrada dos edifícios: estado de conservação de interiores julho 2017 0 Ficha Técnica Título Visão integrada dos edifícios: estado de conservação

Leia mais

A SIMULAÇÃO HIGROTÉRMICA NO ESTUDO DA DEGRADAÇÃO DE FACHADAS EM TERESINA-PI

A SIMULAÇÃO HIGROTÉRMICA NO ESTUDO DA DEGRADAÇÃO DE FACHADAS EM TERESINA-PI A SIMULAÇÃO HIGROTÉRMICA NO ESTUDO DA DEGRADAÇÃO DE FACHADAS EM TERESINA-PI Jeciane do Nascimento Sousa 1 jecianesousa20@gmail.com Samuel Campelo Dias 3 samuel.c.dias@hotmail.com Raynnara Ribeiro Dias

Leia mais

O USO DA TERMOGRAFIA INFRAVERMELHA PARA DETECÇÃO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS 1

O USO DA TERMOGRAFIA INFRAVERMELHA PARA DETECÇÃO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS 1 XVI ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO Desafios e Perspectivas da Internacionalização da Construção São Paulo, 21 a 23 de Setembro de 2016 O USO DA TERMOGRAFIA INFRAVERMELHA PARA DETECÇÃO

Leia mais

INFORMATIVO CLIMÁTICO

INFORMATIVO CLIMÁTICO GOVERNO DO MARANHÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO GEOAMBIENTAL LABORATÓRIO DE METEOROLOGIA INFORMATIVO CLIMÁTICO MARANHÃO A Zona de Convergência Intertropical atuou ao norte de sua posição climatológica

Leia mais

Evento PROMOÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE EDIFÍCIOS, SUSTENTABILIDADE E CONFORTO INTERIOR OPTIMIZAÇÃO DE SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS TERMOGRAFIA

Evento PROMOÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE EDIFÍCIOS, SUSTENTABILIDADE E CONFORTO INTERIOR OPTIMIZAÇÃO DE SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS TERMOGRAFIA Evento PROMOÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE EDIFÍCIOS, SUSTENTABILIDADE E CONFORTO INTERIOR OPTIMIZAÇÃO DE SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS Técnicas de Inspecção e Avaliação do Desempenho de Edifícios Inês Simões

Leia mais

Inspeção Preliminar, Diagnóstico e Análise de Estrutura Mista com Pilares Metálicos: Estudo de Caso em Brasília.

Inspeção Preliminar, Diagnóstico e Análise de Estrutura Mista com Pilares Metálicos: Estudo de Caso em Brasília. Inspeção Preliminar, Diagnóstico e Análise de Estrutura Mista com Pilares Metálicos: Estudo de Caso em Brasília. Matheus Nunes Reisl 1, Jocinez Nogueira Lima 2 1 Centro Universitário de Brasília UniCEUB

Leia mais

Figura 29: EPS nos panos da laje e armadura. Figura 30: armadura da viga, à direita, poliestireno nos meios da ferragem (vigotas).

Figura 29: EPS nos panos da laje e armadura. Figura 30: armadura da viga, à direita, poliestireno nos meios da ferragem (vigotas). Figura 29: EPS nos panos da laje e armadura. Figura 30: armadura da viga, à direita, poliestireno nos meios da ferragem (vigotas). Figura 31: detalhe das formas da estrutura ao fundo, do EPS e das armaduras

Leia mais

INFORMATIVO CLIMÁTICO

INFORMATIVO CLIMÁTICO GOVERNO DO MARANHÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO GEOAMBIENTAL LABORATÓRIO DE METEOROLOGIA INFORMATIVO CLIMÁTICO MARANHÃO O estabelecimento do fenômeno El Niño - Oscilação Sul (ENOS) e os poucos

Leia mais

INFORMATIVO CLIMÁTICO

INFORMATIVO CLIMÁTICO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO GEOAMBIENTAL LABORATÓRIO DE METEOROLOGIA INFORMATIVO CLIMÁTICO FEVEREIRO DE 2015 O mês de fevereiro de 2015 apresentou irregular distribuição de chuva, com déficits

Leia mais

APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE TERMOGRAFIA ATIVA NA INSPEÇÃO NÃO-DESTRUTIVA DE TAMBORES DE REJEITO NUCLEAR

APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE TERMOGRAFIA ATIVA NA INSPEÇÃO NÃO-DESTRUTIVA DE TAMBORES DE REJEITO NUCLEAR APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE TERMOGRAFIA ATIVA NA INSPEÇÃO NÃO-DESTRUTIVA DE TAMBORES DE REJEITO NUCLEAR Alunos: Igor Szczerb e Ivan Ramalho Tonial Orientador: Marcos Venicius Soares Pereira Introdução Para

Leia mais

ANÁLISE DAS CAUSAS DAS ANOMALIAS MAIS FREQUENTES EM REVESTIMENTOS CERÂMICOS ADERENTES (RCA)

ANÁLISE DAS CAUSAS DAS ANOMALIAS MAIS FREQUENTES EM REVESTIMENTOS CERÂMICOS ADERENTES (RCA) ANÁLISE DAS CAUSAS DAS ANOMALIAS MAIS FREQUENTES EM REVESTIMENTOS CERÂMICOS ADERENTES (RCA) José Dinis Silvestre * Correio electrónico: jsilvestre@lnec.pt Jorge de Brito Correio electrónico: jb@civil.ist.utl.pt

Leia mais

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Engenharia Civil

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Engenharia Civil Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Engenharia Civil ANÁLISE DO COMPORTAMENTO HIGROTÉRMICO DA SOLUÇÃO ETICS NA ÓPTICA DA IDENTIFICAÇÃO E REPARAÇÃO DE ANOMALIAS

Leia mais

REABILITAÇÃO TÉRMICA DE PAREDES DE TABIQUE COM RECURSO A MATERIAIS CORRENTES DE ISOLAMENTO

REABILITAÇÃO TÉRMICA DE PAREDES DE TABIQUE COM RECURSO A MATERIAIS CORRENTES DE ISOLAMENTO REABILITAÇÃO TÉRMICA DE PAREDES DE TABIQUE COM RECURSO A MATERIAIS CORRENTES DE ISOLAMENTO Sandra Pereira 1 spereira@utad.pt Ana Briga Sá 1 anas@utad.pt Anabela Paiva 3 apaiva@utad.pt Anísia Lourenço 2

Leia mais

Caroliny Ataíde Spindola Moreira, Engenheira Civil - Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Caroliny Ataíde Spindola Moreira, Engenheira Civil - Pontifícia Universidade Católica do Paraná LEVANTAMENTO QUANTITATIVO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS DE DESCOLAMENTO E EFLORESCÊNCIA EM FACHADAS DE EDIFÍCIOS COM REVESTIMENTO CERÂMICO NO BAIRRO BATEL E IMEDIAÇÕES EM CURITIBA Caroliny Ataíde Spindola

Leia mais

MÁXIME CONSULTORIA E ENGENHARIA LTDA PORTFÓLIO

MÁXIME CONSULTORIA E ENGENHARIA LTDA PORTFÓLIO MÁXIME CONSULTORIA E ENGENHARIA LTDA PORTFÓLIO PORTFÓLIO Prefácio A Máxime Consultoria e Engenharia foi fundada em 2004 pelos engenheiros e mestres em construção civil pela POLI/USP, Maurício Marques Resende

Leia mais

INFORMATIVO CLIMÁTICO

INFORMATIVO CLIMÁTICO GOVERNO DO MARANHÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO GEOAMBIENTAL LABORATÓRIO DE METEOROLOGIA INFORMATIVO CLIMÁTICO MARANHÃO A Zona de Convergência Intertropical continuou atuando ao norte de sua

Leia mais

LEVANTAMENTO QUANTITATIVO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS DE FACHADAS EM EDIFICAÇÕES MULTIPAVIMENTOS NA ÁREA URBANA CENTRAL DE PATOS DE MINAS - MG

LEVANTAMENTO QUANTITATIVO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS DE FACHADAS EM EDIFICAÇÕES MULTIPAVIMENTOS NA ÁREA URBANA CENTRAL DE PATOS DE MINAS - MG Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC 2016 Rafain Palace Hotel & Convention Center- Foz do Iguaçu - PR 29 de agosto a 1 de setembro de 2016 LEVANTAMENTO QUANTITATIVO DE MANIFESTAÇÕES

Leia mais

ANÁLISE DE ANOMALIAS E TÉCNICAS DE REPARAÇÃO EM 128 CASOS DE REVESTIMENTOS EM PEDRA NATURAL (RPN): PRINCIPAIS CONCLUSÕES

ANÁLISE DE ANOMALIAS E TÉCNICAS DE REPARAÇÃO EM 128 CASOS DE REVESTIMENTOS EM PEDRA NATURAL (RPN): PRINCIPAIS CONCLUSÕES ANÁLISE DE ANOMALIAS E TÉCNICAS DE REPARAÇÃO EM 128 CASOS DE REVESTIMENTOS EM PEDRA NATURAL (RPN): PRINCIPAIS CONCLUSÕES Natália M. Lima Neto * natalia.m.neto@gmail.com Jorge de Brito jb@civil.ist.utl.pt

Leia mais

13/3/2017. Estratégia de Inspeção e Avaliação. Estratégia de Inspeção e Avaliação. Estratégia de Inspeção e Avaliação

13/3/2017. Estratégia de Inspeção e Avaliação. Estratégia de Inspeção e Avaliação. Estratégia de Inspeção e Avaliação Início A Visita Preliminar Ação Urgente? Proposta A de Rotina B B C Teste do Concreto Visual Teste Básicos Detalhada Teste do Aço Teste da Protensão E C Existem testes mais detalhados previstos D Teste

Leia mais

Utilização da termografia infravermelha e escaneamento por radar para identificação de infiltrações e vazios em elementos nas construções

Utilização da termografia infravermelha e escaneamento por radar para identificação de infiltrações e vazios em elementos nas construções Utilização da termografia infravermelha e escaneamento por radar para identificação de infiltrações e vazios em elementos nas construções Kirke Andrew Wrubel Moreira Concrete Engenharia e Consultoria Umidade,

Leia mais

INFORMATIVO CLIMÁTICO

INFORMATIVO CLIMÁTICO GOVERNO DO MARANHÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO GEOAMBIENTAL LABORATÓRIO DE METEOROLOGIA INFORMATIVO CLIMÁTICO MARANHÃO Em outubro começa oficialmente o período chuvoso no sul do Maranhão

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO TÉRMICO EM EDIFÍCIOS DE ESCRITÓRIO NA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO TÉRMICO EM EDIFÍCIOS DE ESCRITÓRIO NA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO TÉRMICO EM EDIFÍCIOS DE ESCRITÓRIO NA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL Francéli Ferreira (1); Joaquim C. Pizzutti dos Santos (2); Egon Vettorazzi (3) (1) Programa de Pós-Graduação

Leia mais

ESTANQUEIDADE DE PAREDES EM BLOCOS DE GESSO COM DIFERENTES TRATAMENTOS DE SUPERFÍCIE

ESTANQUEIDADE DE PAREDES EM BLOCOS DE GESSO COM DIFERENTES TRATAMENTOS DE SUPERFÍCIE ESTANQUEIDADE DE PAREDES EM BLOCOS DE GESSO COM DIFERENTES TRATAMENTOS DE SUPERFÍCIE SOBRINHO, C.W.A.P 1, RAMOS, N.M.M 2 1: LTH-ITEP Instituto de Tecnologia de Pernambuco e-mail: carlos@itep.br web: http://www.itep.br

Leia mais

Coberturas em Telhados TC-038

Coberturas em Telhados TC-038 Coberturas em Telhados TC-038 Cobertura Chama-se vulgarmente de telhado qualquer tipo de cobertura em uma edificação. Porém, o telhado, rigorosamente, é apenas uma categoria de cobertura, em geral caracterizado

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE ARGAMASSA DE REVESTIMENTO A BASE DE CAL E ADITIVADA. Palavras-Chave: Revestimento argamassado, incorporador de ar, cal hidratada.

CARACTERIZAÇÃO DE ARGAMASSA DE REVESTIMENTO A BASE DE CAL E ADITIVADA. Palavras-Chave: Revestimento argamassado, incorporador de ar, cal hidratada. CARACTERIZAÇÃO DE ARGAMASSA DE REVESTIMENTO A BASE DE CAL E ADITIVADA Frederico Hobold Filho (1); Fernando Pelisser (2) UNESC Universidade do Extremo Sul Catarinense (1)fred_hobold@hotmail.com (2)fep@unesc.net

Leia mais

INFORMATIVO CLIMÁTICO

INFORMATIVO CLIMÁTICO GOVERNO DO MARANHÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO GEOAMBIENTAL LABORATÓRIO DE METEOROLOGIA INFORMATIVO CLIMÁTICO MARANHÃO Chuvas foram predominantes em todo o Estado do Maranhão devido ao período

Leia mais

ANÁLISE EXPERIMENTAL DA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA À TRAÇÃO EM REVESTIMENTOS ARGAMASSADOS

ANÁLISE EXPERIMENTAL DA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA À TRAÇÃO EM REVESTIMENTOS ARGAMASSADOS ANÁLISE EXPERIMENTAL DA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA À TRAÇÃO EM REVESTIMENTOS ARGAMASSADOS RESUMO Lucas Borsatto Schmitz (1), Jakson Fábio Bitencourt Araújo (2) UNESC Universidade do Extremo Sul Catarinense

Leia mais

INFORMATIVO CLIMÁTICO

INFORMATIVO CLIMÁTICO GOVERNO DO MARANHÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO GEOAMBIENTAL LABORATÓRIO DE METEOROLOGIA INFORMATIVO CLIMÁTICO MARANHÃO Baixos índices pluviométricos no mês de agosto de 2015 foram predominantes

Leia mais

Inspeção de Estruturas de Concreto Com Uso de Câmera Termográfica Primeiras Impressões

Inspeção de Estruturas de Concreto Com Uso de Câmera Termográfica Primeiras Impressões Resumo Inspeção de Estruturas de Concreto Com Uso de Câmera Termográfica Primeiras Impressões Gabriel Willian Braga 1, Luiz Araujo 2, Robson Gaiofatto 2, Victor Reis 3 1 GW Soluções de Engenharia / Departamento

Leia mais

Palavras-chave: Microcontrolador, Conversor de Frequência, Sistema de Resfriamento Evaporativo, Temperatura, Controle.

Palavras-chave: Microcontrolador, Conversor de Frequência, Sistema de Resfriamento Evaporativo, Temperatura, Controle. AVALIAÇÃO DE APLICABILIDADE E CONSTRUÇÃO DE CONTROLADORES AUTOMÁTICOS DE VELOCIDADE PARA CLIMATIZADORES EVAPORATIVOS Luiz Felipe Albuquerque Ota Aluno do IFMT, Campus Cuiabá, bolsista PIBIT/Cnpq André

Leia mais

INVESTIGAÇÃO E DIAGNÓSTICO DE PATOLOGIAS RELACIONADAS ÀS FACHADAS DE UMA EDIFICAÇÃO

INVESTIGAÇÃO E DIAGNÓSTICO DE PATOLOGIAS RELACIONADAS ÀS FACHADAS DE UMA EDIFICAÇÃO INVESTIGAÇÃO E DIAGNÓSTICO DE PATOLOGIAS RELACIONADAS ÀS FACHADAS DE UMA EDIFICAÇÃO LIMA, Gustavo Emilio Soares de Lima (1); SOUZA, Kelly Diniz (2); TIBIRIÇÁ, Antônio Cleber Gonçalves (3) (1) Universidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA IFPB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA IFPB PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios DISCIPLINA: Patologia das Construções CÓDIGO DA DISCIPLINA: TEC. O735 PRÉ-REQUISITO: Mecânica dos solos, Materiais

Leia mais

DESEMPENHO DAS EDIFICAÇÕES

DESEMPENHO DAS EDIFICAÇÕES DESEMPENHO DAS EDIFICAÇÕES SUMÁRIO Conceito e Definição de Desempenho Histórico do desempenho das edificações; Abordagem de desempenho nas edificações; Norma Prescritivas X Normas de Desempenho; Metodologia

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS II PATOLOGIAS EM REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA

CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS II PATOLOGIAS EM REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA PATOLOGIAS EM REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA AS FISSURAS NOS REVESTIMENTOS RESPONDEM EM MÉDIA POR 15% DOS CHAMADOS PARA ATENDIMENTO PÓS-OBRA DENTRO DO PRAZO DE GARANTIA ORIGEM E INCIDÊNCIA DAS MANIFESTAÇÕES

Leia mais

INFORMATIVO CLIMÁTICO

INFORMATIVO CLIMÁTICO GOVERNO DO MARANHÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO GEOAMBIENTAL LABORATÓRIO DE METEOROLOGIA INFORMATIVO CLIMÁTICO MARANHÃO Em setembro de 2016 os números de queimadas se destacaram principalmente

Leia mais

MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS ENCONTRADAS EM REVESTIMENTOS DE FACHADA ENTAC 2014 MACEIÓ AL

MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS ENCONTRADAS EM REVESTIMENTOS DE FACHADA ENTAC 2014 MACEIÓ AL MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS ENCONTRADAS EM REVESTIMENTOS DE FACHADA ENTAC 2014 MACEIÓ AL ABITANTE, Ana Luiza Raabe (1); GROFF, Cristine (2) (1) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e-mail: ana.abitante@ufrgs.br

Leia mais

APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE TERMOGRAFIA ATIVA NA INSPEÇÃO NÃO-DESTRUTIVA DE TAMBORES DE REJEITO NUCLEAR

APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE TERMOGRAFIA ATIVA NA INSPEÇÃO NÃO-DESTRUTIVA DE TAMBORES DE REJEITO NUCLEAR APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE TERMOGRAFIA ATIVA NA INSPEÇÃO NÃO-DESTRUTIVA DE TAMBORES DE REJEITO NUCLEAR Aluno: Ivan Ramalho Tonial Orientador: Marcos Venicius Soares Pereira Introdução Inicialmente nas primeiras

Leia mais

Reforço e Recuperação de Estruturas de Concreto

Reforço e Recuperação de Estruturas de Concreto Reforço e Recuperação de Estruturas de Concreto CONSIDERAÇÕES GERAIS Disciplina: Reforço e Recuperação de Estruturas de Concreto Professor: Geciane Silva Gonçalves e-mail: sgeciane27@gmail.com Material

Leia mais

Análise crítica dos métodos de avaliação de desempenho térmico da ABNT NBR para a Zona Bioclimática 8

Análise crítica dos métodos de avaliação de desempenho térmico da ABNT NBR para a Zona Bioclimática 8 1º. Workshop de Integração da rede de Pesquisa INOVATEC FINEP [Polo USP] 9 e 10 de Agosto de 2012 Pirassununga, SP Brasil Análise crítica dos métodos de avaliação de desempenho térmico da ABNT NBR 15.575

Leia mais

AUTOR(ES): LEONARDO MIRANDA SIMMONDS, VINÍCIUS BEZERRA SILVA, WILLIAN ROQUINI VILLA

AUTOR(ES): LEONARDO MIRANDA SIMMONDS, VINÍCIUS BEZERRA SILVA, WILLIAN ROQUINI VILLA 16 TÍTULO: FACHADA PRÉ-FABRICADA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA AUTOR(ES): LEONARDO MIRANDA SIMMONDS, VINÍCIUS BEZERRA

Leia mais