Preenchimento dos campos do BRAHMS 7.0
|
|
|
- Rui Ferretti Garrido
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Este tutorial foi elaborado como orientação no preenchimento dos campos de tabelas RDE do Brahms versão 7.0, e destina-se às coleções que utilizam este software para manutenção e gerenciamento dos dados contidos nas exsicatas. tag [campo TAG] = * Este campo é usado para marcar o registro com '*', para editar selecionar ou processar qualquer informação. Registros podem ser marcados/desmarcados usando o ícone Tag da barra de menu ( ) ou a tecla de função F6. del [campo DEL] = * O campo DEL é usado para marcar um registro para apagar um '*' é adicionado ao campo. Registros podem ser marcados para exclusão usando o ícone Del da barra de menu ( ) ou a tecla de função F7 Para marcar todos os registros num arquivo para deletar, use Editar> Opções para deletar> Marcar tudo para exclusão. Marcas (tag) podem ser copiadas para o campo DEL utilizando Editar> Tag Del. Um registro marcado para exclusão pode ser revertido pela remoção do *. Para excluir definitivamente um registro marcado para exclusão, selecionar Editar> Opções para deletar > Remover registros marcados. botreccat [campo BOTRECCAT] Categoria do registro botânico (não do espécime). As categorias padrão de Registros Botânicos são: V = coleção voucher; O = Observação de campo; L = Citação de Literatura. Se campo em branco, o sistema assume V. Outras categorias podem ser adicionadas no menu Registros Botânicos > Arquivos Fonte >
2 Categorias de Registros Botânicos. Categorias do espécime (exsicata de herbário, coleção em meio líquido (spirit), amostra de madeira, carpoteca etc.) são armazenados separadamente ao nível do espécime. imagelist [rdeimages] [campo IMAGELIST] Armazena nomes de arquivos de imagem com endereço. Uma vez armazenadas, as imagens podem ser visualizadas usando o visualizador de imagens ( ). Quando uma RDE é transferida para BRAHMS, as imagens do campo IMAGELIST serão adicionadas à biblioteca de imagens do Brahms e ligadas aos registros botânicos no banco de dados. As imagens podem ser ligadas no nível do registro botânico ou do espécime. dups [campo DUPS] Usado para armazenar a sigla ou acrônimo do herbário. Porém, se quiser armazenar informação sobre envio de duplicatas ou herbário de origem do material, utilize o campo CURATENOTE. barcode [campo BARCODE] Preencher com o código de barras (se presente) do espécime, utilizando, de preferência, utilize o leitor de código de barras. registro [campo ACCESSION] Preencher com o número de registro do herbário. coletor [campo COLLECTOR] Nome do coletor principal preenchido da seguinte forma: Sobrenome, Iniciais separadas por ponto (.) e sem espaço. Ex.: Eiten, G. ou Stehmann, J.R. Se não existe nome do coletor, preencher com s.col. Se o nome está grafado à mão e indecifrável, preencher com Ininteligível. Nomes alternativos de coletores podem ser armazenados no arquivo Pessoas de Brahms. Ex.: para o registro Eiten, G. o campo ALTNAME1 pode ser preenchido como George Eiten, e o campo ALTNAME2 como G. Eiten. coladic [campo ADDCOLL] Nome(s) do(s) coletor(es) adicional(is) (colocar todos), separados por (;) e seguindo o mesmo formato do coletor principal. Ex.: Santos, A.; Diniz, M.M. Não colocar ponto (.) no final do campo.
3 prefix [campo PREFIX] Preencher com o prefixo do número, se houver. Em alguns casos o coletor utiliza o ano juntamente com o número da coleta (94/132), e neste caso 94/ deve ser inserido neste campo. Em outros casos foram criadas coleções especiais, conforme exemplos a seguir: CFSC = Coleção Flora da Serra do Cipó CFCR = Coleção Flora dos Campos Rupestres CGG = Comissão Geográfica e Geológica CRONDON = Comissão Rondon CLTE = Comissão Linhas Telegráficas e Estratégicas do Mato Grosso ao Amazonas ERF = Expedição Rio Feio PCD = Plantas da Chapada Diamantina FPC = Flora do Parque Caparaó Harley = o número é do Harley, mas ele não consta da lista de coletores. numero [campo NUMBER] Preencher com o número da coleta. Utilizar algarismos arábicos. Se não existe número de coleta preencher com s.n. suffix [campo SUFFIX] Preencher com o sufixo do número de coleta, se houver. Ex.: A, a, b. diacol [campo COLLDD] Preencher com o dia da coleta em algarismos arábicos. mescol [campo COLLMM] Preencher com o mês da coleta em algarismos arábicos. Para utilizar nos relatórios (etiquetas, rótulos etc.) os meses em algarismos romanos, selecionar: Admin > Configuração do projeto > System wide settings >Dates > Style 3
4 anocol [campo COLLYY] Preencher com o ano da coleta em algarismos arábicos. Se não tiver ano de coleta, apenas dia e mês, não preencher nenhum campo dos campos anteriores e armazenar esta informação no campo DATETEXT. datetext [campo DATETEX] Notas textuais sobre a data da coleta. Quando é apresentado um período de coleta, p.ex /05/1975, preencher esta informação neste campo, e o mês e ano nos campos correspondentes anteriores. familia [campo FAMILY] Preencher com o nome da família, no formato primeira letra maiúscula, demais minúsculas. Evitar utilizar nomes alternativos como Gramineae (Poaceae), Leguminosae (Fabaceae), Umbelliferae (Apiaceae), Labiatae (Lamiaceae), Guttiferae (Clusiaceae), Palmae (Arecaceae). Não preencher com nomes de subfamílias, p.ex., Fabaceae-Faboideae, Fab.-Faboideae, etc. Para agrupar os gêneros em subfamílias ou tribos, utilizar os campos SUBFAM ou TRIBE da tabela de Gêneros (genus.dbf) [Menu Taxa, Ver\Editar Gêneros no banco de dados]. gênero [campo GENUS] Preencher com o nome do gênero (primeira letra maiúscula apenas).
5 sp1 [campo SP1] Preencher com o epíteto da espécie (todas as letras minúsculas). autor1 [campo AUTHOR1] Preencher com o(s) autor(es) da espécie (sp1), abreviado(s) de acordo com Brummit & Powell (disponível em IPNI), sem espaços entre as iniciais e sobrenome do autor, mantendo espaço entre autores. Ex.: A.St.-Hil., A.Juss., (DC.) A.Juss., Hook.f. ex Griseb. infra1 [campo RANK1] Preencha com o nome do rank infraespecífico, da seguinte forma: var. = variedade; subsp. = subespécie; f. = forma. sp2 [campo SP2] Preencher com o epíteto infraespecífico do campo infra1. autor2 [campo AUTHOR2] Preencher com o(s) autor(es) do epíteto infraespecífico do campo sp2. infra2 [campo RANK2] Preencha com o nome do rank infraespecífico, da seguinte forma: var. = variedade; subsp. = subespécie; f. = forma. sp3 [campo SP3] Preencher com o epíteto infraespecífico do campo infra2.
6 autor3 [campo AUTHOR3] Preencher com o(s) autor(es) do epíteto infraespecífico do campo sp3. phenology [campo PHENOLOGY] No RDE, o campo PHENOLOGY pode ser usado para armazenar o estado fenológico do espécime. Sugere-se que estes estados sejam padronizados (custom lookup). Ex.: fl = flor; fr = fruto, est = estéril, bt = botão. No banco de dados, dados fenológicos podem ser vistos/editados na tabela dos espécimes diretamente ou no formulário do espécime nos registros botânicos. detby [campo DETBY] Preencher com o(s) nome(s) de quem identificou (determinou) o material, da mesma maneira que coletor principal. Ex.: Hoehne, F.C. Para mais de um determinador, separar os nomes com (;), Souza, M.L.D.; Baumgratz, J. diadet [campo DETDD] Preencher com o dia da determinação em algarismos arábicos. mesdet [campo DETMM] Preencher com o mês da determinação em algarismos arábicos. anodet [campo DETYY] Preencher com o ano com 4 dígitos da determinação em algarismos arábicos. detstatus [campo DETSTATUS] Se a identificação incluir cf. (confirmar), ou aff. (espécie afins de) preencher utilizando a tecla F9 e selecionando o valor correspondente.
7 país [campo COUNTRY] Preencher com o nome do país por extenso. estado [campo MAJORAREA] Preencher por extenso com o nome do Estado, Departamento ou Província, de acordo com o país. Não utilizar siglas da federação (SP, MG, AM etc.). Padronizar com primeira letra maiúscula, demais minúsculas. Ex. Minas Gerais, Bolívar, Massachussets. município [campo MINORAREA] Preencher com o nome do município (consultar Cidades do IBGE na dúvida, gazetteer [campo GAZETTEER] O campo gazetteer é usado para armazenar o nome do lugar mais próximo do local da coleta. Pode ser um distrito, uma unidade de conservação, um acidente geográfico. Dados gerais da localidade (3 km do centro da cidade etc.) devem ser armazenados no campo LOCNOTES. Sugestões de preenchimento: Serra do Cipó, Serra da Mantiqueira, Serra do Mar, Serra de Paranapiacaba, Parques Nacionais ou Estaduais, Estações Ecológicas ou Biológicas Nacionais ou Estaduais, Ilha do Cardoso, Ilha Comprida. notas localidade [campo LOCNOTES] Preencher com outras informações mais detalhadas da localidade da coleta, presentes no rótulo, p. ex. Fazenda, rodovia, cachoeira, rio etc.
8 habitattxt [campo HABITATTXT] Preencher com informações sobre o ambiente, como p. ex., tipo de vegetação, tipo de solo, tipo de ecossistema, relevo. plantdesc [campo PLANTDESC] Preencher com a descrição das características da planta coletada. lat [campo LAT] Preencher com dados de latitude em DMS (graus, minutos, segundos) ou DD (graus decimais). Este campo é numérico e decimal. Números antes do ponto decimal equivalem a graus. Números depois do ponto decimal equivalem aos minutos e segundos. Deve ser preenchido da seguinte forma: 23º39 47 = / 21º2 9 = ns [campo NS] Preencher com N (norte) ou S (sul). long [campo LONG] Preencher com dados de longitude em DMS (graus, minutos, segundos) ou DD (graus decimais). Este campo é numérico e decimal. Números antes do ponto decimal equivalem a graus. Números depois do ponto decimal equivalem aos minutos e segundos. Deve ser preenchido da seguinte forma: 46º46 21 = / 130º1 34 = ew [campo EW] Preencher com E (leste) ou W (oeste). Não utilizar a letra O. Notas gerais sobre coordenadas geográficas Você pode padronizar como os dados de coordenadas devem ser armazenados, escolhendo DMS (graus, minutos, segundos), DD (graus decimais) ou DM (graus, minutos decimais), da seguinte forma: Admin > Configuração de projeto > System wide settings > Maps > Default Lat/Long storage units. Se os dados de LAT/LONG apresentarem valores de minutos e segundos maiores que 60, isso significa que os dados foram obtidos em graus decimais e transcritos erroneamente como DMS. Se isto acontecer e o padrão escolhido for DMS, preencher o campo LLUNIT com DD. Dessa forma, o Brahms entende que o dado não precisa ser convertido para graus decimais. Dados de coordenadas em UTM não podem ser armazenados nos campos do Brahms. Para convertê-los, utilize a ferramenta Conversor do specieslink.
9 llunit [campo LLUNIT] Preencher este campo com DMS, DD ou DM, apenas quando as coordenadas não estiverem no padrão adotado (ver comentário acima). alt [campo ALT] Preencher com altitude em metros ou pés (feet). O padrão do Brahms é metros. Se a informação for em pés, deve ser acrescido F após o valor como 1000F. Brahms converterá este dado em metros. Não é necessário preencher m para metros. altmax [campo ALTMAX] Utilizar este campo para armazenar uma variação altitudinal (armazenado o valor mínimo no campo ALT). vernacular [campo VERNACULAR] Preencher com nome(s) popular(es) se houver referencia na etiqueta. Não utilizar letras maiúsculas e hifenizar no caso de mais de uma palavra. Se mais de um nome, separa por,. Ex. flor-de-são-joão, sangue-de-dragão, murici, cipó-prata. idioma [campo LANGUAGE] Para nomes populares em português não é necessário informar neste campo. Preencher apenas para outros idiomas, p.ex., espanhol, tupi guarani, kaoro, inglês, francês etc. observações [campo NOTES] Preencher com outras informações que não caibam em nenhum dos campos acima. Ex.: referência de foto, planta herborizada em álcool, Ex Herbário IAC, planta cultivada, árvore plantada, espécie abundante, etc
10 initial [campo INITIAL] Este campo é utilizado para propósitos curatoriais. Refere-se ao número total de espécimes, incluindo as duplicatas. Se unicata, o valor é 1. Se tiver duas duplicatas, o valor é 3. available [campo AVAILABLE] Este campo é utilizado para propósitos curatoriais. Refere-se ao número de espécimes disponíveis para doação/permuta. Folhas ou ramos estéreis não devem ser considerados. Se unicata, o valor é 0 (zero). Se exsicata e 2 duplicatas, o valor é 2. Se exsicata e ramo estéril o valor é 0 (zero).
Campos básicos para informatização da coleção
O intuito deste documento é fornecer às coleções uma relação de campos a serem estruturados, independentemente do tipo de banco de dados escolhido para informatização. Juntamente com o nome dos campos
Brahms versão 6.7. Tutorial para extração dos dados no formato DarwinCore. Rede specieslink
Brahms versão 6.7 Tutorial para extração dos dados no formato DarwinCore Rede specieslink http://splink.cria.org.br INTRODUÇÃO Tutorial desenvolvido pelo CRIA, a fim de auxiliar as coleções que utilizam
Brahms versão 6.9.1. Tutorial para extração dos dados no formato DarwinCore. Rede specieslink
Brahms versão 6.9.1 Tutorial para extração dos dados no formato DarwinCore Rede specieslink http://splink.cria.org.br INTRODUÇÃO Tutorial desenvolvido pelo CRIA, a fim de auxiliar as coleções que utilizam
Este documento tem o objetivo de esclarecer alguns procedimentos e definir parâmetros para facilitar o processo.
Prezado Curador, Em dezembro de 2010 o INCT-HVFF (INCT-Herbário Virtual da Flora e dos Fungos) teve um projeto aprovado junto ao CNPq, no âmbito do programa Reflora, cujo objetivo é aumentar a base informacional
4 - Layout de Mapas no QGIS 2.0
UPE Campus III Petrolina 4 - Layout de Mapas no QGIS 2.0 GT-Paisagem Prof. Dr. Lucas Costa de Souza Cavalcanti 1 INTRODUÇÃO Este tutorial ensina como elaborar o layout de mapas no QGIS 2.0. O layout é
Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.
, ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas
Gerenciador de Referências. EndNote. Nonato Ribeiro Biblioteca de Ciências e Tecnologia (UFC)
Gerenciador de Referências EndNote Nonato Ribeiro Biblioteca de Ciências e Tecnologia (UFC) Pesquisa na Web of Science O que é o EndNote? Funcionalidades da ferramenta Como incluir citações no Word usando
Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet
www.controlenanet.com.br Copyright 2015 - ControleNaNet Conteúdo Tela Principal... 3 Como imprimir?... 4 As Listagens nas Telas... 7 Clientes... 8 Consulta... 9 Inclusão... 11 Alteração... 13 Exclusão...
TUTORIAL DE ADMINISTRAÇÃO DO SITE
TUTORIAL DE ADMINISTRAÇÃO DO SITE WWW.BANDAX10.COM.BR O COMANDE É um sistema de Gerência de conteúdo bem simples e produzido com toda praticidade para que o cliente possa ter total facilidade em publicar
Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor
1 Sumário Inserir Exercícios... 4 Minhas Avaliações... 5 Cadastrar perguntas... 7 Inserindo imagens... 10 Inserindo arquivos... 13 Inserindo vídeos... 15 Gerenciador de fórmulas e equações matemáticas...
Introdução. Servidor de Tempo (SNTP) com opção de horário de verão automático; 1 Cadastro do novo modelo de equipamento Urano Topmax SS
Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Guia de Novas Funcionalidades Urano Integra 2.3 Data: 15/04/2015
RESUMO DE CATALOGAÇÃO
RESUMO DE CATALOGAÇÃO CLASSIFICAÇÃO DISTINTA Contatos: Cirineo Zenere ([email protected]) Eulália M. Soares ([email protected]) Josilaine O. Cezar ([email protected]) SUMÁRIO INICIANDO A CATALOGAÇÃO...2
Manual do Painel Administrativo
Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...
Glossários em Moodle (1.6.5+)
Glossários em Moodle (1.6.5+) Athail Rangel Pulino 2 Ficha Técnica Título Glossários em Moodle Autor Athail Rangel Pulino Filho Copyright Creative Commons Edição Agosto 2007 Glossários em Moodle 3 Índice
Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice
CAPA Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE Índice 1. Página da área administrativa... 1.1 Botões e campo iniciais... 2. Explicar como funcionam as seções... 2.1. Seções dinâmicos... 2.1.1 Como
Portal Fornecedores 1
Portal Fornecedores 1 o endereço Internet: http://www.jumbo.pt/pfornecedores 2 3 O Fluxo da Informação Inscrição no Portal Atualizar Dados / Gerir Utilizadores Aprovar Inscrição Manutenção de Artigos Aprovar
ArcSoft MediaConverter
ArcSoft MediaConverter User Manual Português 1 201004 Índice Índice... 2 1. Índice... 3 1.1 Requisitos do sistema... 4 1.2 Extras... 4 2. Convertendo arquivos... 7 2.1 Passo1: Selecionar mídia... 7 2.1.1
Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário
Smart Laudos 1.9 A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos Manual do Usuário Conteúdo 1. O que é o Smart Laudos?... 3 2. Características... 3 3. Instalação... 3 4. Menu do Sistema... 4 5. Configurando
Gerenciamento de Contatos
Gerenciamento de Contatos O objetivo deste módulo é ajudar a gerenciar todos os contatos da empresa. Além dos dados mais importantes, o módulo permite cadastrar anotações e relacionar as tarefas e eventos
Tutorial Administrativo (Backoffice)
Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso
ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT
ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar
Anote aqui as informações necessárias:
banco de mídias Anote aqui as informações necessárias: URL E-mail Senha Sumário Instruções de uso Cadastro Login Página principal Abrir arquivos Área de trabalho Refine sua pesquisa Menu superior Fazer
Iniciação à Informática
Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através
NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL
NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL O que é o Windows Movie Maker? É um programa que permite criar nossos próprios filmes com som, músicas, transição e efeito de vídeo.
GERENCIADOR DE CONTEÚDO
1/1313 MANUAL DO USUÁRIO GERENCIADOR DE CONTEÚDO CRISTAL 2/13 ÍNDICE 1. OBJETIVO......3 2. OPERAÇÃO DOS MÓDULOS......3 2.1 GERENCIADOR DE CONTEÚDO......3 2.2 ADMINISTRAÇÃO......4 Perfil de Acesso:... 4
Registro de Usuários MT-611-00010 Última Atualização 25/04/2012
Registro de Usuários MT-611-00010 Última Atualização 25/04/2012 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Modificar suas informações gerais, Informações de contato e de configurações
TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN
Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN Agosto/2012 Versão 1.0 1. ACESSANDO O PORTAL Acesse o site do TJ no endereço www.tjrn.jus.br Observação: utilize
Como criar um formulário de pesquisa usando o Google Drive
25/09/2013 07h25 - Atualizado em 25/09/2013 07h43 Como criar um formulário de pesquisa usando o Google Drive por EDIVALDO BRITO Para o TechTudo 1 comentário Se você precisa fazer alguma pesquisa de um
Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas
Inicialização Tela de Logon Área de Trabalho Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Área de Trabalho Atalhos de Teclados Win + D = Mostrar Área de trabalho Win + M = Minimizar Tudo Win + R
Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos
Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se
Como funciona? SUMÁRIO
SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...
Noções de Word versão 2010 para Trabalhos Acadêmicos
Noções de Word versão 2010 para Trabalhos Acadêmicos Elaborado pela Biblioteca Universitária Objetivo Dar noções do uso do word de acordo com as orientações do documento Trabalhos acadêmicos na UNISUL(TAU).
Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela
Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação
PASSO A PASSO PARA CADASTRAR OFERTAS, PRODUTOS E SERVIÇOS WWW.WEBLUG.COM.BR.COM.BR
PASSO A PASSO PARA CADASTRAR OFERTAS, PRODUTOS E SERVIÇOS WWW.WEBLUG.COM.BR.COM.BR 1) Acesse na página principal, ANUNCIAR. 2) Preencha todos os campo 3) Escolha o plano de veiculação 4) Digite o nome
Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR
Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,
Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.
3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao
WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: [email protected]. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1
WORD Professor: Leandro Crescencio E-mail: [email protected] http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 WORD Mala direta Cartas Modelo Mesclar Etiquetas de endereçamento Formulários Barra
Manual do Blogilo. Mehrdad Momeny Tradução: Marcus Gama
Mehrdad Momeny Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Usando o Blogilo 6 2.1 Iniciando........................................... 6 2.2 Configurar um blog....................................
Metadados de Imagens Digitais
Metadados de Imagens Digitais Apresentado por escâner móvel Fli-Pal http://flip-pal.com O Que são Metadados? E se você pudesse armazenar informações sobre um arquivo, como uma descrição, o autor, palavras-chave,
INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS
INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação
Composição de Layout no Terraview
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior DEPEM MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Executiva Diretoria de Desenvolvimento
EMPRESA DE SANEAMENTO DE MATO GROSSO DO SUL S.A. SUMÁRIO. Acessar o sistema MICROSIGA... 3. Elaborar Solicitação de Compra... 5
Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul S.A. SANESUL MANUAL OPERACIONAL COMPRAS Gerência de Suprimentos SUP/GESU SUMÁRIO Acessar o sistema MICROSIGA... 3 Elaborar Solicitação de Compra... 5 Gerar Relatório
Manual do Usuário. Minha Biblioteca
Manual do Usuário Minha Biblioteca Sumário Acesso a Minha Biblioteca... 3 Tela Principal... 3 Para que serve o ícone Minha Biblioteca?... 3 O que você encontra no campo Pesquisar?... 4 Quando utilizar
Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil...
Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4 2. Ferramentas e Configurações... 5 2.1 Ver Perfil... 5 2.2 Modificar Perfil... 6 2.3 Alterar Senha... 11 2.4 Mensagens... 11 2.4.1 Mandando
Manual de Utilização
Manual de Utilização Versão 1.0 18/01/2013 Sempre consulte por atualizações deste manual em nossa página. O Cotação Web está em constante desenvolvimento, podendo ter novas funcionalidades adicionadas
Amostras e Tutoriais Versão 7 Release 5. Tutorial da Amostra de Contratação para o IBM Process Designer
Amostras e Tutoriais Versão 7 Release 5 Tutorial da Amostra de Contratação para o IBM Process Designer ii Amostra de Contratação Manuais PDF e o Centro de Informações Os manuais PDF são fornecidos como
SUAP Módulo Protocolo Manual do Usuário DTI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS, SISTEMAS E PROCESSOS DE NEGÓCIO
SUAP Módulo Protocolo Manual do Usuário DTI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS, SISTEMAS E PROCESSOS DE NEGÓCIO SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 1 1.1. ACESSO AO SISTEMA... 1 1.2. TELA INICIAL
Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS
1 2 Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS Login é a área de autenticação do sistema. Por questões de segurança, é necessário que o usuário se identifique, impedindo a entrada de pessoas
Gestores e Provedores
PORTAL 2010 Manual do Portal 15 Gestores e Provedores Publicação descentralizada As informações, produtos e serviços disponibilizados no Portal são publicados e atualizados pelas próprias unidades do
02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes
01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,
Tutorial: Webmail. Dicas de Uso e Funcionalidades 02/2015. Versão 01
Tutorial: Webmail Dicas de Uso e Funcionalidades 02/2015 Versão 01 Conteúdo Tutorial: Webmail 2015 Descrição... 2 Possíveis problemas... 5 Criando Regras de Mensagens (Filtros Automáticos)... 11 A partir
USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL
USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net
Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica
Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...
Curso Avançado Sistema EMBI
Curso Avançado Sistema EMBI Módulo Atendentes e Administradores Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste trabalho pode ser reproduzida em qualquer forma por qualquer meio gráfico, eletrônico ou
Como incluir artigos:
Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados
Manual das planilhas de Obras
Manual das planilhas de Obras Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 01. Pedidos... 3 Pedido de material detalhado;... 3
BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL
BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A1 Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Mozilla Firefox... 4 2. Acessando o sistema... 4 3. Baixando e Instalando um certificado Tipo A1... 5 4. Backup do certificado
FLORA DO BRASIL ONLINE 2020
FLORA DO BRASIL ONLINE 2020 O projeto Flora do Brasil Online 2020 (FBO 2020) visa atender metas nacionais e internacionais assumidas pelo governo brasileiro, tendo como objetivo principal a consolidação
Guia Prático. PGRural. Adendo Livro Caixa Avançado
Guia Prático PGRural Adendo Livro Caixa Avançado Índice Sobre o PGRural... 3 Conceito... 3 Configurando a empresa... 4 Plano de contas... 5 Conta padrão para participante... 6 Forçar vínculo... 6 Tela
MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET
MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Espírito Santo Núcleo de Tecnologia da Informação Gerenciamento do Conteúdo de Sítios Institucionais Versão 1.4 Atualizado em: 8/10/2015 Sumário Sumário................................................
Instruções para Submissão de Trabalhos ao EPETUSP 2013
Instruções para Submissão de Trabalhos ao EPETUSP 2013 O trabalho deverá ser submetido em formato PDF e não serão feitas correções após o envio. Portanto, solicitamos o máximo cuidado e atenção na elaboração
Etapas para Desenvolvimento de Base DevInfo 6.0
Etapas para Desenvolvimento de Base DevInfo 6.0 OBJETIVOS Orientar a criação de bases de dados para utilização no sistema DevInfo, semelhantes à encontrada no Portal ODM. (Disco I) Antes de iniciar o desenvolvimento
Microsoft Word INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,
Manual de uso - DIMEP
DTIC - Manual DIMEP - Volume 1, 2011 Manual de uso - DIMEP IFSul - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação Pelotas
Programa EndNote. Download para teste no site: http://www.endnote.com/endemo.asp. (Atualmente o EndNote está na versão 5x)
Programa EndNote 1. Informações O EndNote é um gerenciador de referências bibliográficas desenvolvido pela Thomson Reuters. O software permite armazenar e organizar as referências encontradas nas buscas
Tutorial para envio de comunicados e SMS
Tutorial para envio de comunicados e SMS Conteúdo 1. Enviando comunicado para os alunos... 1 2. Verificando a situação do envio dos e-mails para os alunos... 5 3. Enviando comunicado para colaboradores
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC SUMÁRIO 1 - Tela de Login...03 2 - Caixa de Entrada...04 3 - Escrever Mensagem...06 4 - Preferências...07 4.1 - Configurações Gerais...07 4.2 - Trocar Senha...07 4.3
Gerenciador de Conteúdo Magellan 2.0
Gerenciador de Conteúdo Magellan 2.0 Instalando o Gerenciador de Conteúdo Magellan. 1. Baixe o Gerenciador de Conteúdo Magellan de www.magellangps.com. 2. Dê um duplo clique no arquivo CM_Setup que foi
Manual Signext Card Explorer
Índice 1. Gerenciador... 1 2. Editar... 4 3. Token... 7 4. Key Pair... 8 5. Certificado... 9 6. Sobre... 10 O Card Explorer é um software desenvolvido para que o usuário possa: gerar par de chaves, inserir/excluir
Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados
Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do
Capture Pro Software. Guia de referência. A-61640_pt-br
Capture Pro Software Guia de referência A-61640_pt-br Iniciando o Kodak Capture Pro Software Este guia foi projetado para fornecer instruções simples para início rápido, incluindo a instalação e a inicialização
WEB COLABORADOR. Envio e Recebimento de arquivos de consignação
TUTORIAL Envio e Recebimento de arquivos de consignação Para acessar o Web Colaborador e transferir arquivos de consignação, entre com os dados de CNPJ, usuário e senha, nos campos correspondentes. Regras
ÍNDICE. 1. Introdução...2. 2. O que é o Sistema Mo Porã...2. 3. Como acessar o Site Mo Porã...3. 4. Cadastro do Sistema Mo Porã...
ÍNDICE 1. Introdução...2 2. O que é o Sistema Mo Porã...2 3. Como acessar o Site Mo Porã...3 4. Cadastro do Sistema Mo Porã...4 5. Navegando no Site Mo Porã...6 5. 1 Manual de ajuda do sistema Mo Porã...7
Como instalar o Kobo Desktop para Windows... 5. Como instalar o Kobo Desktop para Mac... 6. Como classificar a sua biblioteca...
Kobo Desktop Manual Do Utilizador Índice Sobre o Kobo Desktop... 4 Como baixar e instalar o Kobo Desktop... 5 Como instalar o Kobo Desktop para Windows... 5 Como instalar o Kobo Desktop para Mac... 6 Como
EXEMPLO DE COMO FAZER UMA MALA DIRETA
EXEMPLO DE COMO FAZER UMA MALA DIRETA OBS: Para esta nota de aula foi utilizada como referência: Apostila Mala Direta Santos, Jorge Rodrigues dos. Foram adaptados os comando para utilizar mala direta no
Tutorial USERADM. Inserindo conteúdos no site
Tutorial USERADM Inserindo conteúdos no site Como acessar o Administrador de Conteúdos do site? 1. Primeiramente acesse o site de sua instituição, como exemplo vamos utilizar o site da Prefeitura de Aliança-TO,
Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação
Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Índice 1. Introdução... 4 2. Acessando a área exclusiva... 5 3. Trocando a senha... 6 4. Mensagens... 7 4.1. Conhecendo a tela principal... 7 4.2. Criando uma
Manual de operação. BS Ponto Versão 5.1
Manual de operação BS Ponto Versão 5.1 conteúdo 1. Instalação do sistema Instalando o BS Ponto Configurando o BS Ponto 2. Cadastrando usuários Cadastro do usuário Master Alterando a senha Master Cadastro
Série ArcGIS Online I. Aprenda em 20. Módulo 4. Configure pop-ups. www.academiagis.com.br
Série ArcGIS Online I Aprenda em 20 Módulo 4 Configure pop-ups Junho/2015 [email protected] www.academiagis.com.br 1 Configure pop-ups No módulo 3, você trabalhou com várias propriedades diferentes
Manual da Administração do site Abrasel 2.0
Manual da Administração do site Abrasel 2.0 Caro usuário, Você está recebendo o manual que lhe dará acesso ao administrador do site 2.0 onde será possível fazer as seguintes alterações: Inserir notícias
Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1
Google Sites A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 1. Google Sites A Google veio anunciar que, para melhorar as funcionalidades centrais do Grupos Google, como listas de discussão
A barra de menu a direita possibilita efetuar login/logout do sistema e também voltar para a página principal.
MANUAL DO SISCOOP Sumário 1 Menu de Navegação... 3 2 Gerenciar País... 5 3- Gerenciamento de Registro... 8 3.1 Adicionar um registro... 8 3.2 Editar um registro... 10 3.3 Excluir um registro... 11 3.4
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Renda de Cidadania
Instrução Operacional nº 27 SENARC/MDS Brasília, 22 janeiro de 2009. Divulga aos municípios orientações sobre a utilização do Sistema de Atendimento e Solicitação de Formulários (Sasf) 1 APRESENTAÇÃO O
MANUAL DO USUÁRIO. Software de Ferramenta de Backup
MANUAL DO USUÁRIO Software de Ferramenta de Backup Software Ferramenta de Backup Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para
Portal Institucional do IFPB
Capacitação para utilização do Portal Institucional do IFPB Introdução O objetivo dessa treinamento é apresentar o site do IFPB, e capacitar os novos usuários para utilizar suas principais ferramentas
Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral
Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia
Manual do KSnapshot 2
Richard J. Moore Robert L. McCormick Brad Hards Revisão: Lauri Watts Desenvolvimento: Richard J Moore Desenvolvimento: Matthias Ettrich Tradução: Marcus Gama Tradução: André Marcelo Alvarenga 2 Conteúdo
COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1. Orientações para produção escolar colaborativa no wiki do Moodle:
COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1 Ilse Abegg e Fábio da Purificação de Bastos e-mail: [email protected] O wiki no Moodle é uma ferramenta de atividade que visa produção escolar colaborativa. Isso significa
PICPICS PASSO A PASSO
PICPICS PASSO A PASSO 2. Faça login em sua conta. 1. Crie sua conta no PicPics, informando os seus dados ou dados da sua empresa. Informe também os dados que você usará para acesso ao site. 3. Após fazer
NOVA VERSÃO DO SISAGUA - CADASTRAMENTO DE SAA -
SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE VIGILÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO (SISAGUA) NOVA VERSÃO DO SISAGUA - CADASTRAMENTO DE SAA - Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador
Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive
Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.
Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação
Sphinx : software para coleta e análise de dados acadêmicos e gerenciais. Tecnologia e informação para a decisão! Copyright Sphinx Todos direitos reservados Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação
PASSO A PASSO MOVIE MAKER
PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft
Programa Intel Educar Tutorial: Ferramenta de Classificação Visual
Copyright 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Página 1 de 17 TUTORIAL: FERRAMENTA DE CLASSIFICAÇÃO VISUAL ÍNDICE 1. Acessando a ferramenta... 3 2. Como se cadastrar... 4 3. Usando a
