Princípios de Modelagem Matemática Aula 08

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Princípios de Modelagem Matemática Aula 08"

Transcrição

1 Princípios de Modelagem Matemática Aula 08 Prof. José Geraldo DFM CEFET/MG 06 de maio de 2014

2 1

3 A validação de um modelo matemático não se resume apenas em verificar suas predições com o comportamento observado pelo objeto em estudo modelos devem ser verificados quanto a sua consistência "interna". Um modelo matemático deve ser consistente do ponto de vista dimensional, i.e., as dimensões das grandezas físicas envolvidas devem se ajustar de modo a preservar a homogeneidade dimensional; ser consistente com os princípios, hipóteses e suposições empregados para obtê-lo; reproduzir resultados conhecidos quando tomados os limites apropriados.

4 Exemplo 1: O movimento de um pêndulo na ausência de fricção é descrito pela EDO θ + g senθ = 0. l Esta descrição é consistente com o princípio de conservação da energia na ausência de forças dissipativas, espera-se que a energia total se conserve e isto pode ser verificado.

5 Exemplo 2: Se o comprimento de uma barra medido por um observador em repouso em relação à barra é l, o comprimento da mesma barra medido por um observador que se move em relação ao primeiro com velocidade constante v é ( v ) 2, l = l 1 c onde c é a velocidade da luz no vácuo. Esta expressão é dada pela teoria da relatividade restrita, e se reduz à expressão conhecida da mecânica clássica newtoniana no limite v c 0.

6 A adequação de um modelo matemático quanto ao fenômeno que ele procura descrever pode empregar os seguintes recursos: observação experimental; simulação computacional; cálculos analiticos. Naturalmente, não se espera que as predições de um modelo concordem exatamente com os resultados obtidos pelos procedimentos acima pois modelos matemáticos envolvem níveis de detalhe partes da realidade são negligenciadas; medições possuem limitada resolução; números têm representação limitada em computadores; cálculos analíticos envolvem aproximações

7 Nas situações citadas acima, erros estão sempre presentes e devem ser considerados na verificação de um modelo matemático. Erros determinam os limites esperados em que resultados experimentais/computacionais podem variar é desejável que as predições estejam dentro destas faixas.

8 Erro é a diferença entre o valor medido ou calculado e o valor verdadeiro ou esperado de uma grandeza. Erro sistemático: ocorre quando a diferença entre o valor medido/calculado difere do valor verdadeiro de modo consistente. Em medições, ocorre quando os instrumentos não estão adequadamente calibrados, por exemplo. Erros de paralaxe em medições usando instrumentos analógicos. Erro aleatório: ocorre devido a fatores incontroláveis presentes em um experimento varia em magnitude e em sinal.

9 Erro absoluto: módulo da diferença entre o valor medido ou calculado e o valor esperado ou verdadeiro. Seja X o valor esperado de uma grandeza A e x o valor medido desta grandeza. O erro absoluto envolvido nesta medida é A = X x. Erro relativo: razão entre o erro absoluto e o valor esperado. Se A é o erro absoluto cometido na medida da grandeza A, o erro relativo é δa = A/A. Em muitas situações, o erro relativo é expresso na forma de porcentagem erro percentual.

10 Na maior parte das vezes, o valor verdadeiro ou esperado de uma grandeza não é conhecido o cálculo do erro absoluto não é possível. Utiliza-se uma estimativa do limite superior para o erro absoluto. No caso de medições, este limite superior pode ser definido como a metade da menor graduação. Por exemplo, medidas de comprimento usando uma régua graduada em milímetros, o erro absoluto pode ser tomado como 0, 5 mm. No caso de cálculos computacionais, o erro absoluto pode ser tomado como o maior erro de truncamento/arredondamento cometido. Por exemplo, se se decide arrendondar os resultados de um cálculo até a casa dos milésimos, o erro de truncamento/arredondamento cometido é, no máximo, igual a

11 A expressão do valor de uma medição de uma grandeza é constituída por três partes: o valor medido, o erro envolvido e a unidade utilizada. O valor medido e o erro devem ser expressos com um determinado número de algarismos significativos. Por convenção, adota-se que o erro deve conter apenas um algarismo significativo. Também por convenção, o número de algarismos significativos presentes na expressão do valor medido é determinado pela casa decimal em que aparece o algarismo significativo do valor apurado para o erro a casa decimal do último dos algarismos significativos na expressão do valor medido, denominado algarismo duvidoso, deve coincidir com a casa decimal do algarismo significativo na expressão para o erro.

12 Por exemplo, se o valor apurado numa única medida de comprimento usando uma régua milimetrada foi 21 cm, a correta expressão da medida é (21, 00 ± 0, 05) cm (caso se decida usar a unidade centímetro). O valor medido possui quatro algarismos significativos, sendo o último (0, neste caso) o algarismo duvidoso. Segundo a convenção adotada, não é correto expressar a medida como (21 ± 0, 05) cm ou (21, 0 ± 0, 05) cm.

13 A qualidade de uma medição ou de um cálculo pode ser avaliada pelo conjunto acurácia/precisão. Acurácia: define o quão próximo do valor verdadeiro ou esperado está um conjunto de valores medidos ou calculados. Precisão: define o quão próximas estão as medidas ou cálculos individuais.

14 Figura: Ilustração do significado de precisão e acurácia. O centro do alvo representa o valor verdadeiro de uma grandeza e o pontos em azul resultados de medidas individuais. O gráfico à esquerda ilustra uma medição precisa, mas pouco acurada. O gráfico central ilustra uma medida acurada, mas pouco precisa. O gráfico à direita ilustra uma medida acurada e precisa.

15 Em muitas situações, grandezas são medidas indiretamente seus valores são calculados através de fórmulas que utilizam medidas diretas.

16 A ideia do cálculo do erro de uma medida indireta pode ser entendida da seguinte maneira: considere f uma grandeza que é expressa como função de outras grandezas medidas diretamente x 1, x 2,...,x m, cujos erros absolutos são x 1, x 2,..., x m. O erro absoluto cometido na medida indireta de f pode ser estimado como m f f (x 1,..., x m) f (x 1 + x 1,..., x m + x m) = (x 1,..., x m) x i x i. i=1

17 Mas, pela desigualdade triangular, m f m (x 1,..., x m ) x i x i f (x 1,..., x m ) x i x i. i=1 Deste modo, o termo à direita na desigualdade acima fornece um limite superior para o erro absoluto f cometido na medida indireta de f. Daí m f = f (x 1,..., x m ) x i x i. (1) i=1 i=1

18 Por exemplo, para se determinar o volume V de um cilindro circular reto a partir de medidas diretas da altura h e do raio r de sua base, utiliza-se a fórmula V = πr 2 h. h e r carregam erros absolutos associados, h e r, respectivamente. Os erros relativos são δh = h/h e δr = r/r. Qual é o erro na medida indireta do volume do cilindro? O erro relativo na medida de V é estimado tomando a aproximação linear de V, que deve ser considerado uma função de h e r.

19 Temos, então,

20 Temos, então, V = V r r + V h h

21 Temos, então, V = 2πrh r + πr 2 h

22 Temos, então, V = π ( 2rh r + r 2 h ). (2)

23 Ainda referente ao exemplo, o erro relativo na medida indireta de V é

24 Ainda referente ao exemplo, o erro relativo na medida indireta de V é δv = V V

25 Ainda referente ao exemplo, o erro relativo na medida indireta de V é δv = π ( 2rh r + r 2 h ) πr 2 h

26 Ainda referente ao exemplo, o erro relativo na medida indireta de V é δv = 2 r r + h h

27 Ainda referente ao exemplo, o erro relativo na medida indireta de V é δv = 2δr + δh. (3)

28 Exercícios 1 Determine a fórmula para o cálculo do erro relativo na medida indireta da densidade de massa de um cone circular reto maciço, cuja massa é m, altura h e raio da base r. Estas grandezas, medidas diretamente, possuem erro relativo δm, δh e δr, respectivamente. 2 Para o exemplo do cilindro circular reto, determine a fórmula do erro relativo na medida da área lateral do mesmo (a soma das áreas das seções circulares e da faixa retangular lateral) supondo, novamente, que são tomadas medidas diretas da altura altura h e do raio da base r, com erros relativos δh e δr.

EXPERIMENTO I MEDIDAS E ERROS

EXPERIMENTO I MEDIDAS E ERROS EXPERIMENTO I MEDIDAS E ERROS Introdução Na leitura de uma medida física deve-se registrar apenas os algarismos significativos, ou seja, todos aqueles que a escala do instrumento permite ler mais um único

Leia mais

Medidas em Laboratório

Medidas em Laboratório Medidas em Laboratório Prof. Luis E. Gomez Armas Lab. de Física Unipampa, Alegrete 1 o Semestre 2014 Sumário O que é fazer um experimento? Medidas diretas e indiretas Erros e sua classificação Algaritmos

Leia mais

Laboratório de Física I TEORIA DE ERROS Prof. Dr. Anderson André Felix Técnico do Lab.: Vinicius Valente

Laboratório de Física I TEORIA DE ERROS Prof. Dr. Anderson André Felix Técnico do Lab.: Vinicius Valente Laboratório de Física I TEORIA DE ERROS Prof. Dr. Anderson André Felix Técnico do Lab.: Vinicius Valente aa.felix@unesp.br vinicius.valente@unesp.br www.iq.unesp.br/laboratoriodefisica Número 1 Grandeza

Leia mais

MEDIDAS: ERROS E INCERTEZAS

MEDIDAS: ERROS E INCERTEZAS FACULDADES OSWALDO CRUZ FÍSICA I - ESQ MEDIDAS: ERROS E INCERTEZAS 1. INTRODUÇÃO - A medida de uma grandeza qualquer é função do instrumental empregado e da habilidade e discernimento do operador. Definiremos

Leia mais

Erros e Medidas. Professor: Carlos Alberto Disciplina: Física Geral e Experimental. Profº Carlos Alberto

Erros e Medidas. Professor: Carlos Alberto Disciplina: Física Geral e Experimental. Profº Carlos Alberto Erros e Medidas Professor: Carlos Alberto Disciplina: Física Geral e Experimental Medindo grandezas Físicas Medir é comparar duas grandezas sendo uma delas previamente definida como padrão e a outra desconhecida.

Leia mais

Física Geral. Incertezas em Medidas Diretas

Física Geral. Incertezas em Medidas Diretas Física Geral Incertezas em Medidas Diretas Experimento Simples Medidas diretas: valores resultantes de medições de uma mesma grandeza, realizadas por um mesmo experimentador, com o mesmo instrumento de

Leia mais

Tratamento de dados e representação das incertezas em resultados experimentais

Tratamento de dados e representação das incertezas em resultados experimentais Tratamento de dados e representação das incertezas em resultados experimentais Medida, erro e incerteza Qualquer medida física sempre possui um valor verdadeiro, que é sempre desconhecido e um valor medido.

Leia mais

MEDIÇÃO NO LABORATÓRIO

MEDIÇÃO NO LABORATÓRIO MEDIÇÃO NO LABORATÓRIO Medição e medida de grandezas físicas Uma grandeza física é uma propriedade de um corpo ou uma característica de um fenómeno que pode ser medida. A medição é a operação pela qual

Leia mais

Física Geral - Laboratório. Aula 2: Organização e descrição de dados e parâmetros de dispersão e correlação

Física Geral - Laboratório. Aula 2: Organização e descrição de dados e parâmetros de dispersão e correlação Física Geral - Laboratório Aula 2: Organização e descrição de dados e parâmetros de dispersão e correlação 1 Física Geral - Objetivos Ao final do período, o aluno deverá ser capaz de compreender as principais

Leia mais

FÍSICA EXPERIMENTAL C ( )

FÍSICA EXPERIMENTAL C ( ) FÍSICA EXPERIMENTAL C (4323301) REPRESENTAÇÃO DE INCERTEZAS EM RESULTADOS EXPERIMENTAIS Medida, erro e incerteza Qualquer medida física possui sempre um valor verdadeiro, que é sempre desconhecido, e um

Leia mais

NOTA 1: 7,0. Medidas Físicas de volume

NOTA 1: 7,0. Medidas Físicas de volume 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA BAHIA IFBA - CAMPUS PAULO AFONSO UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA FÍSICA EXPERIMENTAL I NOTA 1: 7,0 Experimento:Teoria do erro

Leia mais

MNPEF. Laboratório: introdução e Conceitos básicos.

MNPEF. Laboratório: introdução e Conceitos básicos. MNPEF Laboratório: introdução e Conceitos básicos. Medidas e Incertezas Medir é um procedimento experimental em que o valor de uma grandeza é determinado em termos do valor de uma unidade definida através

Leia mais

MEDIÇÃO DE GRANDEZAS. Para medir uma grandeza precisamos de: -Uma unidade - Um instrumento que utilize essa unidade

MEDIÇÃO DE GRANDEZAS. Para medir uma grandeza precisamos de: -Uma unidade - Um instrumento que utilize essa unidade Para medir uma grandeza precisamos de: -Uma unidade - Um instrumento que utilize essa unidade Medição e medida Medição: conjunto de operações que têm por objetivo determinar o valor de uma grandeza. Medida:

Leia mais

Teoria dos Erros. Figura 1 - Medida de um objeto com uma régua graduada em centímetros

Teoria dos Erros. Figura 1 - Medida de um objeto com uma régua graduada em centímetros 3 Teoria dos Erros 1. Introdução As grandezas físicas são determinadas experimentalmente por medidas ou combinações de medidas. Essas medidas tem uma incerteza intrínseca que advém das características

Leia mais

Medidas e Erros. Tipo de Medidas

Medidas e Erros. Tipo de Medidas Medidas e Erros O que é medir? É o ato de comparar duas grandezas físicas de mesma natureza, tomando-se uma delas como padrão! Ex de grandezas físicas: Distância, tempo, massa etc Tipo de Medidas Medidas

Leia mais

Breve introdução ao tratamento de dados experimentais e representação gráfica

Breve introdução ao tratamento de dados experimentais e representação gráfica sistemáticos aleatórios Breve introdução ao tratamento de dados e representação gráfica Departamento de Física Universidade da Beira Interior 2018 / 19 Outline sistemáticos 1 Normas de funcionamento e

Leia mais

Profa Marcia Saito. Prof Osvaldo Canato

Profa Marcia Saito. Prof Osvaldo Canato Profa Marcia Saito marciasaito@gmail.com Prof Osvaldo Canato canatojr@ifsp.edu.br Atrasos Equipamentos: o lab é de todos Organização da sala: início e fim Limpeza da sala: início e fim Por que é tão importante

Leia mais

Apostila de Metrologia (parcial)

Apostila de Metrologia (parcial) Apostila de Metrologia (parcial) Introdução A medição é uma operação muito antiga e de fundamental importância para diversas atividades do ser humano. As medições foram precursoras de grandes teorias clássicas

Leia mais

Física Geral - Laboratório. Aula 3: Estimativas e erros em medidas diretas (I)

Física Geral - Laboratório. Aula 3: Estimativas e erros em medidas diretas (I) Física Geral - Laboratório Aula 3: Estimativas e erros em medidas diretas (I) 1 Experimentos: medidas diretas Experimento de medidas diretas de uma grandeza: Aquisição de um conjunto de dados através de

Leia mais

Noções Básicas de Medidas e Algarismos Significativos

Noções Básicas de Medidas e Algarismos Significativos Noções Básicas de Medidas e Algarismos Significativos 1 - O Sistema Internacional de Unidades (SI) No SI, a Mecânica utiliza três grandezas físicas fundamentais das quais são derivadas várias outras. São

Leia mais

MNPEF. Laboratório: introdução e Conceitos básicos. Prof. José Antonio Souza CCNH UFABC

MNPEF. Laboratório: introdução e Conceitos básicos. Prof. José Antonio Souza CCNH UFABC MNPEF Laboratório: introdução e Conceitos básicos. Prof. José Antonio Souza CCNH UFABC Apresentação da Disciplina Proposta Propor e realizar experimentos de física moderna e clássica O conteúdo pode ser

Leia mais

Introdução às Medidas em Física 3 a Aula *

Introdução às Medidas em Física 3 a Aula * Introdução às Medidas em Física 3 a Aula * http://fge.if.usp.br/~takagui/fap015_011/ Marcia Takagui Ed. Ala 1 * Baseada em Suaide/ Munhoz 006 sala 16 ramal 6811 1 Experiência II: Densidade de Sólidos!

Leia mais

NOTA I MEDIDAS E ERROS

NOTA I MEDIDAS E ERROS NOTA I MEDIDAS E ERROS O estudo de um fenômeno natural do ponto de vista experimental envolve algumas etapas que, muitas vezes, necessitam de uma elaboração prévia de uma seqüência de trabalho. Antes de

Leia mais

Introdução às Ciências Experimentais Curso de Licenciatura em Física. Prof. Daniel Micha CEFET/RJ campus Petrópolis

Introdução às Ciências Experimentais Curso de Licenciatura em Física. Prof. Daniel Micha CEFET/RJ campus Petrópolis Introdução às Ciências Experimentais Curso de Licenciatura em Física Prof. Daniel Micha CEFET/RJ campus Petrópolis AULA 2 Tomada de dados e estimativa de incertezas Propagação de incertezas Atividades

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Introdução ao curso de Física Experimental I Cronograma do curso Método de avaliação Método para confecção dos relatórios Horário de atendimento aos alunos Disponibilização

Leia mais

Introdução às Medidas em Física a Aula. Nemitala Added Prédio novo do Linac, sala 204, r. 6824

Introdução às Medidas em Física a Aula. Nemitala Added Prédio novo do Linac, sala 204, r. 6824 Introdução às Medidas em Física 4300152 3 a Aula Nemitala Added nemitala@dfn.if.usp.br Prédio novo do Linac, sala 204, r. 6824 Experiência I: Medidas de Tempo e o Pêndulo Simples Objetivos: Realizar medidas

Leia mais

FEDERAL Instituto. de Física. Pantoja. Apêndice. Rio de Janeiro

FEDERAL Instituto. de Física. Pantoja. Apêndice. Rio de Janeiro UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física em Ensino de Física Mestrado GUIAS DE LABORATÓRIO: MECÂNICA INTRODUTÓRIA Fernanda Marques

Leia mais

Alexandre Diehl Departamento de Física UFPel

Alexandre Diehl Departamento de Física UFPel Medição - 1 Alexandre Diehl Departamento de Física UFPel Natureza da Física A Física como ciência experimental Os fenômenos naturais são observados, procurando pelos padrões e princípios que os descrevem.

Leia mais

V = π 3 r2 h Por semelhança de triângulos, é verdade que: r h = R H r = R H h Portanto, o volume pode ser escrito em termos h :

V = π 3 r2 h Por semelhança de triângulos, é verdade que: r h = R H r = R H h Portanto, o volume pode ser escrito em termos h : Universidade Federal de Viçosa Departamento de Matemática MAT 140 (Cálculo I - 017/II Exercícios Resolvidos e Comentados - Taxas Relacionadas 10 Um tanque tem a forma de um cone invertido, tendo altura

Leia mais

Breve introdução ao tratamento de dados experimentais e representação gráfica

Breve introdução ao tratamento de dados experimentais e representação gráfica Breve introdução ao tratamento de dados e representação Percepção Departamento de Física Universidade da Beira Interior 2017 / 18 Outline 1 Normas de funcionamento e normas de segurança do de Psicofísica

Leia mais

MEDIDAS E ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS

MEDIDAS E ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS MEDIDAS E ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS 1. Introdução A química é uma ciência cujo objeto de estudo é a Natureza. Assim, ocupa-se das ações fundamentais entre os constituintes elementares da matéria, ou seja,

Leia mais

Incerteza e algarismos significativos. Toda a medida experimental fornece informação limitada e nenhum processo de

Incerteza e algarismos significativos. Toda a medida experimental fornece informação limitada e nenhum processo de Incerteza e algarismos significativos Toda a medida experimental fornece informação limitada e nenhum processo de medição é completamente confiável. Por isso não podemos expressar/registrar os resultados

Leia mais

Medidas Físicas. 1. Introdução

Medidas Físicas. 1. Introdução 1. Introdução Medidas Físicas Quando se afirma que a Física é o estudo dos fenômenos naturais, está implícita sua característica fundamental: a natureza como o parâmetro de referência desse conhecimento.

Leia mais

ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS E TRATAMENTO DE DADOS

ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS E TRATAMENTO DE DADOS ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS E TRATAMENTO DE DADOS 1.0 Objetivos Utilizar algarismos significativos. Distinguir o significado de precisão e exatidão. 2.0 Introdução Muitas observações na química são de natureza

Leia mais

MEDIDAS FÍSICAS. Objetivos. Teoria. Paquímetro

MEDIDAS FÍSICAS. Objetivos. Teoria. Paquímetro MEDIDAS FÍSICAS Objetivos Realizar medidas diretas (diâmetro, comprimento, largura, espessura e massa) expressandoas com a quantidade correta de algarismos signicativos. Realizar medidas indiretas (área,

Leia mais

Física Geral - Laboratório (2014/1) Estimativas e erros em medidas diretas (I)

Física Geral - Laboratório (2014/1) Estimativas e erros em medidas diretas (I) Física Geral - Laboratório (2014/1) Estimativas e erros em medidas diretas (I) 1 Medida L (cm) 1 150.0 2 150.1 3 150.8 4 150.0 5 150.0 6 144.1 7 150.0 8 150.3 9 149.9 10 150.0 11 150.0 12 150.1 13 150.2

Leia mais

MEDIDAS E INCERTEZAS

MEDIDAS E INCERTEZAS MEDIDAS E INCERTEZAS O Que é Medição? É um processo empírico que objetiva a designação de números a propriedades de objetos ou a eventos do mundo real de forma a descrevêlos quantitativamente. Outra forma

Leia mais

Potenciação, potências de dez e notação científica

Potenciação, potências de dez e notação científica UNIMONTE, Engenharia Física Mecânica da Partícula, Prof. Simões Potenciação, potências de dez e notação científica Turma: Data: Nota: Nome: RA: Potenciação É uma operação matemática de multiplicar um número

Leia mais

Prof. Dr. Ederio D. Bidoia Monitor: Lucas Balduino Departamento de Bioquímica e Microbiologia, IB

Prof. Dr. Ederio D. Bidoia Monitor: Lucas Balduino Departamento de Bioquímica e Microbiologia, IB Aula 2 Prof. Dr. Ederio D. Bidoia Monitor: Lucas Balduino Departamento de Bioquímica e Microbiologia, IB Unesp campus de Rio Claro, SP Erros 1. Algarismos Significativos: Na matemática 3 é igual a 3,0000...

Leia mais

g 2 2 = ( 5) = = 9 g = 3 cm

g 2 2 = ( 5) = = 9 g = 3 cm Matemática Unidade III Geometria espacial Série 11 - Cone circular reto 01 a) Considere esta figura: g = ( 5) + = 5 + 4 = 9 g = 3 cm b) Ab = π r = 4π cm c) Al = π r g = π 3 = 6π cm d) At = Ab + Al = 4π

Leia mais

Definição A figura geométrica formada pela reunião de todos os segmentos de reta paralelos à reta r, com uma extremidade num ponto do círculo R e a

Definição A figura geométrica formada pela reunião de todos os segmentos de reta paralelos à reta r, com uma extremidade num ponto do círculo R e a CILINDRO Definição A figura geométrica formada pela reunião de todos os segmentos de reta paralelos à reta r, com uma extremidade num ponto do círculo R e a outra no plano, denomina-se cilindro circular.

Leia mais

Medição em Química e Física

Medição em Química e Física Medição em Química e Física Hás-de fazê-la desta maneira: o comprimento será de trezentos côvados; a largura, de cinquenta côvados; e a altura, de trinta côvados. Génesis, VI, 15 Professor Luís Gonçalves

Leia mais

Em Laboratório de Física Básica fenômenos ou propriedades físicas são estudados à luz de grandezas

Em Laboratório de Física Básica fenômenos ou propriedades físicas são estudados à luz de grandezas 1 Em Básica fenômenos ou propriedades físicas são estudados à luz de grandezas físicas mensuráveis (comprimento, tempo, massa, temperatura etc.) obtidas através de instrumentos de medida. Busca-se o valor

Leia mais

Física Geral - Agronomia

Física Geral - Agronomia Física Geral - Agronomia O que é Física? Como todas as outras ciências, a física é baseada em observações experimentais e medições quantitativas. O principal objetivo da física é descobrir um número limitado

Leia mais

Hewlett-Packard. Cilindros. Aulas 01 a 02. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz

Hewlett-Packard. Cilindros. Aulas 01 a 02. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Hewlett-Packard Cilindros Aulas 01 a 02 Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Sumário Cilindros... 1 Cilindro... 1 Elementos do cilindro... 1 O cilindro possui:... 1 Classificação... 1 O cilindro

Leia mais

Tratamento estatístico de dados experimentais - conceitos básicos

Tratamento estatístico de dados experimentais - conceitos básicos Tratamento estatístico de dados eperimentais - conceitos básicos 1 Incerteza associada a uma medição Propagação de erros 3 Representação gráfica 4 Pequeno guia para criar gráficos 5 Regressão linear 1

Leia mais

Física Experimental III

Física Experimental III Física Experimental III Sumário Parte I: Cronograma de aula Avaliação Parte II: Tratamento de dados experimentais Medidas Algarismos Significativos e Notação Científica Erros de uma medida Propagação de

Leia mais

Prática II INSTRUMENTOS DE MEDIDA

Prática II INSTRUMENTOS DE MEDIDA Prática II INSTRUMENTOS DE MEDIDA OBJETIVOS Medidas de massa e comprimentos (diâmetros, espessuras, profundidades, etc.) utilizando balança, paquímetro e micrômetro; Estimativa de erro nas medidas, propagação

Leia mais

Integração Volume. Aula 07 Matemática II Agronomia Prof. Danilene Donin Berticelli

Integração Volume. Aula 07 Matemática II Agronomia Prof. Danilene Donin Berticelli Integração Volume Aula 7 Matemática II Agronomia Prof. Danilene Donin Berticelli Volume de um sólido Na tentativa de encontra o volume de um sólido, nos deparamos com o mesmo tipo de problema que para

Leia mais

Universidade Federal de Itajubá UNIFEI Instituto de Física & Química IFQ. Universidade Aberta do Brasil UAB Curso de Licenciatura em Física EaD

Universidade Federal de Itajubá UNIFEI Instituto de Física & Química IFQ. Universidade Aberta do Brasil UAB Curso de Licenciatura em Física EaD Universidade Federal de Itajubá UNIFEI Instituto de Física & Química IFQ UNIFEI, uma instituição centenária. Universidade Aberta do Brasil UAB Curso de Licenciatura em Física EaD Textos Auxiliares para

Leia mais

Experimento: Teoria de erros e utilização de paquímetro e micrômetro

Experimento: Teoria de erros e utilização de paquímetro e micrômetro Física Mecânica Roteiros de Experiências 11 UNIMONTE, Engenharia Laboratório de Física Mecânica Experimento: Teoria de erros e utilização de paquímetro e micrômetro Turma: Data: : Nota: Participantes Nome

Leia mais

Princípios de Modelagem Matemática Aula 04

Princípios de Modelagem Matemática Aula 04 Princípios de Modelagem Matemática Aula 04 Prof. José Geraldo DFM CEFET/MG 09 de abril de 2014 1 Análise dimensional Análise dimensional A análise dimensional permite encontrar relações entre variáveis

Leia mais

Física Geral - Laboratório (2015/2) Estimativas e erros em medidas diretas (I)

Física Geral - Laboratório (2015/2) Estimativas e erros em medidas diretas (I) Física Geral - Laboratório (2015/2) Estimativas e erros em medidas diretas (I) 1 Parâmetros de correlação Resumo da última aula i) Covariância: média dos produtos dos desvios nas duas variáveis (δxi e

Leia mais

Física Experimental I (FIS111)

Física Experimental I (FIS111) Física Experimental I (FIS111) Prof. Rodrigo B. Capaz Instituto de Física Universidade Federal do Rio de Janeiro Informações Gerais Webpage: http://www.if.ufrj.br/~msalves/fisexp1.html Professor: Rodrigo

Leia mais

Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa T2 FÍSICA EXPERIMENTAL I /08 FORÇA GRAVÍTICA

Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa T2 FÍSICA EXPERIMENTAL I /08 FORÇA GRAVÍTICA Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa T2 FÍSICA EXPERIMENTAL I - 2007/08 1. Objectivo FORÇA GRAVÍTICA Comparar a precisão de diferentes processos de medida; Linearizar

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Medidas de grandezas físicas Valor numérico e sua incerteza, unidades apropriadas Exemplos: - Velocidade (10,02 0,04) m/s - Tempo (2,003 0,001) µs - Temperatura (273,3

Leia mais

Resolução da Questão 1 Item I Texto definitivo

Resolução da Questão 1 Item I Texto definitivo Questão A seguir, é apresentada uma expressão referente à velocidade (v) de um ciclista, em km/min, em função do tempo t, computado em minutos. 0,t, se 0 t < 0,, se t < v ( t) = 0, + 0,t,

Leia mais

Universidade de Mogi das Cruzes

Universidade de Mogi das Cruzes Universidade de Mogi das Cruzes Relatório de Física I/Instruções TEORIA DE ERROS São Paulo - 2014 INTRODUÇÃO As grandezas físicas são determinadas experimentalmente, por medidas ou combinações de medidas,

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS MEDIDAS E ERROS

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS MEDIDAS E ERROS 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS MEDIDAS E ERROS Introdução ao tratamento de dados 1 Antes de Galileu, a Filosofia Natural (a Física da época) não fazia medidas com o intuito de comprovar ou verificar um modelo

Leia mais

RESOLUÇÃO MATEMÁTICA 2ª FASE

RESOLUÇÃO MATEMÁTICA 2ª FASE RESOLUÇÃO MATEMÁTICA ª FASE UFPR 01. Encontre o conjunto solução em IR das seguintes inequações: a) 5 x x. 5 x x x 3 (-1) 3 x 3 S x R / x b) 3x 1 3. 3x 1 3 3 3x 1 3 3x 1 3 e 3x 1 3 3x 4 3x 4 x x 3 3 4

Leia mais

Escrita correta de resultados em notação

Escrita correta de resultados em notação Notas de Aula Laboratório de Física 1 e A Escrita correta de resultados em notação científica e confecção de gráficos 1 Prof. Alexandre A. C Cotta 1 Departamento de Física, Universidade Federal de Lavras,

Leia mais

DIFERENCIAIS E O CÁLCULO APROXIMADO

DIFERENCIAIS E O CÁLCULO APROXIMADO BÁRBARA DENICOL DO AMARAL RODRIGUEZ CINTHYA MARIA SCHNEIDER MENEGHETTI CRISTIANA ANDRADE POFFAL DIFERENCIAIS E O CÁLCULO APROXIMADO 1 a Edição Rio Grande 2017 Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Leia mais

Aula 05 - Limite de uma Função - Parte I Data: 30/03/2015

Aula 05 - Limite de uma Função - Parte I Data: 30/03/2015 bras.png Cálculo I Logonewton.png Aula 05 - Limite de uma Função - Parte I Data: 30/03/2015 Objetivos da Aula: Definir limite de uma função Definir limites laterias Apresentar as propriedades operatórias

Leia mais

Cálculo Diferencial Lista de Problemas 1.2 Prof. Marco Polo

Cálculo Diferencial Lista de Problemas 1.2 Prof. Marco Polo Cálculo Diferencial - 2016.2 - Lista de Problemas 1.2 1 Cálculo Diferencial Lista de Problemas 1.2 Prof. Marco Polo Questão 01 O ponto P (2, 1) está sobre a curva y = 1/(1 x). (a) Se Q é o ponto (x, 1/(1

Leia mais

Capítulo I Noções básicas sobre incertezas em medidas

Capítulo I Noções básicas sobre incertezas em medidas Capítulo I Noções básicas sobre incertezas em medidas Verdadeiro valor de uma grandeza Erros de observação: erros sistemáticos e acidentais Precisão e rigor Algarismos significativos e arredondamentos

Leia mais

FÍSICA COMPUTACIONAL BACHARELADO

FÍSICA COMPUTACIONAL BACHARELADO assinatura do(a) candidato(a) ADMISSÃO PARA PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR.ª DCS/0 FÍSICA COMPUTACIONAL BACHARELADO LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. Prova Dissertativa Ao receber este caderno,

Leia mais

Introdução e Conceitos básicos. Laboratório de Fenômenos Mecânicos

Introdução e Conceitos básicos. Laboratório de Fenômenos Mecânicos Introdução e Conceitos básicos Laboratório de Fenômenos Mecânicos Aula 1 1. Apresentação da parte prática 2. Conceitos básicos da teoria de erros I. Medidas e incertezas II. Propagação de erros 3. Início

Leia mais

MEDIÇÃO EM QUÍMICA MEDIR. É comparar o valor de uma dada grandeza com outro predefinido, que se convencionou chamar unidade.

MEDIÇÃO EM QUÍMICA MEDIR. É comparar o valor de uma dada grandeza com outro predefinido, que se convencionou chamar unidade. MEDIR É comparar o valor de uma dada grandeza com outro predefinido, que se convencionou chamar unidade. Medir o comprimento de uma sala É verificar quantas vezes a sala é mais comprida do que a unidade

Leia mais

MAT146 - Cálculo I - Problemas de Otimização

MAT146 - Cálculo I - Problemas de Otimização Alexandre Miranda Alves Anderson Tiago da Silva Edson José Teixeira Um problema de otimização é aquele onde se procura determinar os valores extremos de uma função, isto é, o maior ou o menor valor que

Leia mais

Incertezas de Medição

Incertezas de Medição Incertezas de Medição Prof. Marcos Antonio Araujo Silva Dep. de Física "I can live with doubt and uncertainty and not knowing. I think it is much more interesting to live not knowing than to have answers

Leia mais

Princípios de Modelagem Matemática Aula 09

Princípios de Modelagem Matemática Aula 09 Princípios de Modelagem Matemática Aula 09 Prof. José Geraldo DFM CEFET/MG 12 de maio de 2014 1 Modelos estatísticos e estimação de parâmetros A verificação de um modelo matemático demanda a realização

Leia mais

Área de uma Superfície de Revolução

Área de uma Superfície de Revolução UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I Área de uma Superfície

Leia mais

Medições e erros. Organização das informações. Erros Resultado Físico ou Químico

Medições e erros. Organização das informações. Erros Resultado Físico ou Químico Medições e erros O que se pretende com essa aula, é dar ao aluno a oportunidade de compreender como se fazem as leituras em instrumentos de medição e quais os erros inerentes aos instrumentos e aos métodos

Leia mais

Física Experimental. Apresentação preparada pelos professores: Prof. José Rafael Cápua Proveti & Romarly Fernandes da Costa

Física Experimental. Apresentação preparada pelos professores: Prof. José Rafael Cápua Proveti & Romarly Fernandes da Costa Física Experimental Apresentação preparada pelos professores: Prof. José Rafael Cápua Proveti & Romarly Fernandes da Costa Normas de segurança no laboratório Todos os estudantes devem utilizar sapatos

Leia mais

Física Experimental II (2014.1)

Física Experimental II (2014.1) Física Experimental II (2014.1) Calendário 19/02 Tratamento de dados experimentais 26/02 NÃO HAVERÁ AULA 05/30 Recesso de Carnaval 12/03 Experimento 01 Instrumentos de Medida 19/03 Experimento 02 Elementos

Leia mais

Física IV - Laboratório! Apresentação, Estatística Básica e Incertezas

Física IV - Laboratório! Apresentação, Estatística Básica e Incertezas Física IV - Laboratório! Apresentação, Estatística Básica e Incertezas PROF.: HELIO NOGIMA DFNAE - Departamento de Física Nuclear e Altas Energias Sala 3030A (Bloco A) Email: nogima@uerj.br Estrutura e

Leia mais

Física Geral (2013/1) Aula 3: Estimativas e erros em medidas diretas (I)

Física Geral (2013/1) Aula 3: Estimativas e erros em medidas diretas (I) Física Geral (2013/1) Aula 3: Estimativas e erros em medidas diretas (I) 1 Experimentos: medidas diretas Experimento de medidas diretas de uma grandeza: Aquisição de um conjunto de dados através de medições

Leia mais

Teste de Avaliação. Nome N. o Turma Data /maio/2019. Avaliação E. Educação Professor. Duração (Caderno 1 + Caderno 2): 90 minutos. MATEMÁTICA 9.

Teste de Avaliação. Nome N. o Turma Data /maio/2019. Avaliação E. Educação Professor. Duração (Caderno 1 + Caderno 2): 90 minutos. MATEMÁTICA 9. Teste de Avaliação Nome N. o Turma Data /maio/2019 Avaliação E. Educação Professor MATEMÁTICA 9. o ANO Duração (Caderno 1 + Caderno 2): 90 minutos O teste é constituído por dois cadernos (Caderno 1 e Caderno

Leia mais

Noções de Exatidão, Precisão e Resolução

Noções de Exatidão, Precisão e Resolução Noções de Exatidão, Precisão e Resolução Exatidão: está relacionada com o desvio do valor medido em relação ao valor padrão ou valor exato. Ex : padrão = 1,000 Ω ; medida (a) = 1,010 Ω ; medida (b)= 1,100

Leia mais

Matéria: Matemática Assunto: Volume Prof. Dudan

Matéria: Matemática Assunto: Volume Prof. Dudan Matéria: Matemática Assunto: Volume Prof. Dudan Matemática VOLUME DEFINIÇÃO As medidas de volume possuem grande importância nas situações envolvendo capacidades de sólidos. Podemos definir volume como

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná. APS Cálculo 2

Universidade Tecnológica Federal do Paraná. APS Cálculo 2 Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Campo Mourão Wellington José Corrêa Nome: APS Cálculo 2 1. As dimensões de uma caixa retangular fechada foram medidas com 80 cm,

Leia mais

BASES FÍSICAS PARA ENGENHARIA 3: Med. Grandezas, Unidades e Representações

BASES FÍSICAS PARA ENGENHARIA 3: Med. Grandezas, Unidades e Representações BASES FÍSICAS PARA ENGENHARIA 3: Med. Grandezas, Unidades e Representações Medidas Dados das observações devem ser adequadamente organizados MEDIR comparar algo com um PADRÃO DE REFERÊNCIA Medidas diretas

Leia mais

Introdução à Instrumentação

Introdução à Instrumentação Introdução à Instrumentação Tipos de Instrumentos de medida Instrumentos analógicos Instrumentos baseados numa agulha com movimento angular ou linear que se desloca sobre uma escala. Instrumentos digitais

Leia mais

Física Geral - Laboratório. Estimativas e erros em medidas diretas (I)

Física Geral - Laboratório. Estimativas e erros em medidas diretas (I) Física Geral - Laboratório Estimativas e erros em medidas diretas (I) 1 Experimentos: medidas diretas Experimento de medidas diretas de uma grandeza: Aquisição de um conjunto de dados através de medições

Leia mais

Guia para Fi sica Experimental

Guia para Fi sica Experimental Guia para Fi sica Experimental Conceitos básicos da teoria de erros I. Medidas e incertezas II. Propagação de erros Medir é um procedimento experimental em que o valor de uma grandeza é determinado em

Leia mais

FCM Física I. Prof. Rodrigo Gonçalves Pereira. Tuesday, 6 March, 12

FCM Física I. Prof. Rodrigo Gonçalves Pereira.  Tuesday, 6 March, 12 FCM0101 - Física I Prof. Rodrigo Gonçalves Pereira www.ifsc.usp.br/~rpereira/fcm0101 Método científico A Física é uma ciência experimental. teoria experimento Modelos Um modelo é uma versão simplificada

Leia mais

Aula II Estatística Aplicada à Instrumentação Industrial -Avaliação da Incerteza de Medição

Aula II Estatística Aplicada à Instrumentação Industrial -Avaliação da Incerteza de Medição Aula II Estatística Aplicada à Instrumentação Industrial -Avaliação da Incerteza de Medição Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica Disciplina: Instrumentação e Automação Industrial I(ENGF99)

Leia mais

NOÇÕES RÁPIDAS DE ESTATÍSTICA E TRATAMENTO DE DADOS

NOÇÕES RÁPIDAS DE ESTATÍSTICA E TRATAMENTO DE DADOS NOÇÕES RÁPIDAS DE ESTATÍSTICA E TRATAMENTO DE DADOS Prof. Érica Polycarpo Bibliografia: Data reduction and error analysis for the physica sciences (Philip R. Bevington and D. Keith Robinson) A practical

Leia mais

75, 840 Lê-se "75 metros cúbicos e 840 decímetros cúbicos".

75, 840 Lê-se 75 metros cúbicos e 840 decímetros cúbicos. VOLUME Prof. Patricia Caldana Definimos volume como o espaço ocupado por um corpo ou a capacidade que ele tem de comportar alguma substância. As figuras espaciais como o cubo, paralelepípedo, cone, pirâmide,

Leia mais

Experiência II (aulas 03 e 04) Densidade de sólidos

Experiência II (aulas 03 e 04) Densidade de sólidos Experiência II (aulas 03 e 04) Densidade de sólidos 1. Objetivos. Introdução 3. Procedimento experimental 4. Análise de dados 5. eferências 6. Apêndice: Propagação de incertezas 1. Objetivos O objetivo

Leia mais

Universidade do Vale do Paraíba Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo - FEAU. Física Experimental I Prof. Dra. Ângela Cristina Krabbe

Universidade do Vale do Paraíba Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo - FEAU. Física Experimental I Prof. Dra. Ângela Cristina Krabbe Universidade do Vale do Paraíba Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo - FEAU Física Experimental I Prof. Dra. Ângela Cristina Krabbe Lista de exercícios 1. Considerando as grandezas físicas

Leia mais

Avaliação e Expressão de Medições e de Suas Incertezas

Avaliação e Expressão de Medições e de Suas Incertezas Avaliação e Expressão de Medições e de Suas Incertezas INTRODUÇÃO A Física assim como todas as outras ciências é baseada em observações e medições quantitativas. A partir de observações e dos resultados

Leia mais

DEFIS - ICEB - UFOP. Após realizar o experimento e analisar os dados, você deverá ser capaz de:

DEFIS - ICEB - UFOP. Após realizar o experimento e analisar os dados, você deverá ser capaz de: Apresentação: Equiĺıbrio estático INTRODUÇÃO As grandezas físicas são geralmente classificadas como quantidades escalares ou vetoriais. Uma grandeza física escalar (ou simplesmente um escalar) é aquela

Leia mais

Leis Físicas da Natureza Erros e Incertezas- Aula prática Profª Eliade Lima

Leis Físicas da Natureza Erros e Incertezas- Aula prática Profª Eliade Lima Leis Físicas da Natureza Erros e Incertezas- Aula prática Profª Eliade Lima Setembro/2018 Medidas de uma grandeza Uma medida direta de uma grandeza é o resultado da leitura de sua magnitude mediante o

Leia mais

Densidade de um Sólido

Densidade de um Sólido Densidade de um Sólido 1. Introdução Neste experimento, utilizaremos um paquímetro e uma régua para fazer medidas de dimensões de um sólido metálico. Com estas medidas e a massa deste sólido, será possível

Leia mais

Tratamento estatístico de observações geodésicas

Tratamento estatístico de observações geodésicas Tratamento estatístico de observações geodésicas Prof. Dr. Carlos Aurélio Nadal OBJETIVO: parâmetros estatísticos são utilizados para avaliar os métodos empregados ou para o controle de qualidade dos trabalhos.

Leia mais

QUÍMICA ANALÍTICA V 2S Prof. Rafael Sousa. Notas de aula:

QUÍMICA ANALÍTICA V 2S Prof. Rafael Sousa. Notas de aula: QUÍMICA ANALÍTICA V 2S 2011 Aulas 1 e 2 Estatística Aplicada à Química Analítica Prof. Rafael Sousa Departamento de Química - ICE rafael.arromba@ufjf.edu.br Notas de aula: www.ufjf/baccan Algarismos significativos

Leia mais