Tutorial para o uso do aplicativo TransCal 1.1
|
|
|
- Marcela Gil Filipe
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Tutorial para o uso do aplicativo TransCal Teoria do aplicativo TransCal 1.1 O aplicativo TransCal é um software com fins educacionais, especialmente projetado para ser um instrumento auxiliar no ensino de disciplinas relacionadas com transferência de calor e mecânica dos fluidos. É disponibilizado em Português e Inglês sob os nomes TransCal e HeatTranfer, respectivamente. Desenvolvido em liguagem de programação C++, o aplicativo permite resolver problemas de condução de calor em malhas bidimensionais em coordenadas generalizadas, pelo método dos volumes finitos. Foi desenvolvido entre os anos 1996 e 1998 e pode ser baixado da internet pelo site: Em 1998, o TransCal versão 1.1 obteve junto ao MEC o prêmio de melhor software do ano no Concurso Nacional de Software. O aplicativo foi desenvolvido aplicando o método de volumes finitos para a discretização da equação de condução de calor bidimensional, disponível no Cap. 5 da apostila da disciplina TM257. É aplicável tanto a problemas em regime permanente quanto em regime transiente, com ou sem geração de energia. Os domínios de solução em que os problemas são definidos podem ter uma geometria arbitrária O software pode ser utilizado também em disciplinas relacionadas com métodos numéricos, pois disponibiliza a escolha e configuração de diferentes parâmetros numéricos para a solução dos problemas. Desta forma, torna-se uma ferramenta completa e integrada de aprendizado na área de simulação numérica em transferência de calor. O TransCal possui uma interface amigável e intuitiva, compatível com o sistema operacional Windows. A interface gráfica permite a entrada de dados para definir o problema a ser resolvido e também possui ferramentas de visualização dos resultados. Após ter sido resolvido um problema, o aluno pode alterar facilmente alguns dados de entrada e visualizar imediatamente o efeito dessa variação nos resultados obtidos, facilitando-se dessa forma o entendimento dos processos físicos envolvidos. A equipe que realizou o desenvolvimento do software foram: Prof. Clovis R. Maliska, Axel Dihlmann, Rodrigo Becke Cabral, Marcus Vinícius F. dos Reis, Clovis R. Maliska Jr., Vinicius Strugata Ambrosio. 2 Janela principal do aplicativo Está apresentado na Fig. 1 a janela inicial do aplicativo com os devidos créditos aos autores e a numeração das abas que serão analisadas a seguir.
2 2 1 Janela principal do aplicativo com os créditos iniciais Na aba número 1, Arquivo, é possível abrir uma geometria de domínio ou sair do aplicativo. Na aba número 2, Meio, é possível modificar a geometria e discretização do domínio e suas propriedades físicas. Na aba número 3, Condições, é possível alterar as condições de contorno e o chute inicial para dar início ao processo iterativo. Na aba número 4, Simulação, é possível dar início a simulação, modificar parâmetros temporais e do solver, analisar os resultados, modificar tempos para a animação da evolução temporal da simulação e finalmente realizar a animação temporal. Na aba número 5, Visualizar, é possível visualizar Fronteiras, Meio, distribuição da Temperatura e Isotermas, como vetores de fluxo de calor e gráficos dinâmicos. Na aba número 6, Ajuda, seria possível obter a ajuda do código, no entanto por algum motivo na versão disponível não funcionou este recurso. 2 Aba Arquivo Nesta aba, na opção Abrir geometria... há a possibilidade de abertura de uma geometria externa genérica. Junto com o próprio aplicativo há as seguintes geometrias que já foram implementadas: aladim.sdf, circ.sdf, circle.sdf, ferrari.sdf, geometry.sdf, malha.sdf, pet.sdf, rod.sdf, tubo.sdf, válvula.sdf. Estas geometrias serão mostradas nas figuras abaixo, respectivamente:
3 Figura 2 Geometrias programadas que vem com o código Transcal 1.1 3
4 2 Aba Meio 4 Nesta aba há duas opções: Geometria... e Properties Físicas. 2.1 Opção Geometria A Fig. 3 mostra as opções da geração da geometria a ser resolvida. Para este exemplo, foi escolhido a primeira opção, a geometria Cartesiana Figura 3 Opção geometria da aba Meio, foi escolhido a primeira opção Cartesiana Ao clicar no botão próximo, a seguinte tela aparecerá, mostrada na Fig. 4: Figura 4 Opções da geometria Cartesiana Na tela da Fig. 4 é possível especificar as dimensões e número de volumes de controle no qual o domínio será discretizado. Para este exemplo foi utilizado uma placa de dimensões unitárias e 5 volumes de controle em cada direção. Ao clicar no botão Finalizar, a tela principal do aplicativo irá mostrar a malha gerada, como mostrado na Fig. 5.
5 5 Figura 5 Tela principal do aplicativo com a malha especificada no passo anterior 2.2 Opção Properties Físicas A Fig. 6 mostra as opções presentes na opção selecionada: Figura 6 Opções de materiais presentes na opção Properties Físicas Via esta janela é possível selecionar o material de todo ou de parte do domínio discretizado. Há diversas opções de materiais já programados, no entanto se necessário for, é possível especificar um material personalizado ao modificar as propriedades físicas presentes na janela (Condutividade Térmica, Densidade e Calor Específico).
6 Outra possibilidade interessante é especificar uma taxa de geração de calor interna de todos ou de apenas alguns volumes dentro do domínio físico. Importante: para aplicar as condições de material ou geração de calor é necessário clicar nos volumes desejados ou no botão Aplicar em Tudo. Será mantido o Ouro como o material a ser simulado 3 Aba Condições Nesta aba há duas opções: Contorno... e Iniciais Opção Contorno A Fig. 7 mostra uma janela onde será selecionado as condições de contorno, as quais serão aplicadas nas faces do domínio. Figura 7 Janela das opções de condições de contorno para as faces do domínio Para não terem-se dúvidas de quais são os contornos Norte, Sul, Leste e Oeste, basta acessar a aba Visualizar e selecionar a opção Fronteiras. Ao fazer isso a janela principal irá modificar-se para o mostrado na Fig. 8. Desta forma será visualizado quem são os contornos Norte, Sul, Leste e Oeste. No caso da geometria cartesiana deduzem-se quem são estes contornos facilmente, no entanto nos outros tipos de geometrias como o círculo, por exemplo, estes contornos ficam modificados. Será resolvido o problema presente no Cap. 5 da apostila, ou seja, definido pelas Eqs. (5.2) e (5.3). T(0, y) = T(L, y) = T(x, 0) = 0 x (5.2) πx T(x, L y ) sen (5.3) L x
7 Então os contornos Sul, Leste e Oeste ficarão com Temperatura Nula, como já mostrado no contorno Oeste na Fig. 7. Para alterar-se a condição de contorno, basta apertar no botão Adicionar da Fig. 7, o qual abrirá a janela mostrada na Fig. 9, foi apertado no triângulo invertido no campo Tipo. 7 Figura 8 Contornos do domínio os quais as condições de contorno serão aplicadas Figura 9 Definição da condição de contorno em qualquer um dos contornos Ao apertar no campo Tipo, três formas de condições de contorno serão mostradas, são elas: Convecção, Fluxo e Temperatura. - Convecção: Condição de contorno de Robin, como vista no Cap. 4 da apostila. - Fluxo: Fluxo de calor conhecido, se igual a 0 também pode ser considerado a condição de simetria, condição de contorno de Newmann. - Temperatura: Temperatura conhecida, condição de contorno de Dirichlet.
8 8 Os contornos Oeste, Leste e Sul serão aplicados a Temperatura nula conhecida. Já na condição de contorno em Norte será aplicado a distribuição senoidal, conforme a Eq. (5.3), mostrado na Fig. 10. Figura 10 Aplicação da condição de contorno no contorno Norte do domínio 3.2 Opção Iniciais Ao selecionar esta opção será apresentada uma janela, como mostrado na Fig. 11. Figura 11 Janela de estimativa inicial Nesta janela será possível estimar uma determinada temperatura para todo o domínio. Para este exemplo será optado pela temperatura inicial como a estimativa inicial. 4 Aba Simulação Nesta aba há cinco opções: Iniciar..., Parâmetros, Resultados, Tempo de Animação e Animação. 4.1 Opção Iniciar Ao selecionar a opção iniciar será apresentado às condições atuais e parâmetros utilizados na simulação, como mostrado na Fig. 12.
9 Antes de iniciar a simulação iremos alterar os parâmetros padrão do código para podermos comparar as soluções obtidas pelo uso do TransCal 1.1 com os resultados do código prof3_cfd_aula 9 Figura 12 Condições e parâmetros da simulação Para isto iremos acessar a opção Parâmetros. 4.2 Opção Parâmetros Assim será aberta a janela da Fig. 13. Figura 13 Janela parâmetros Será alterado a tolerância na seção Tempo e seção Solver para 1E-15 como mostrado na Fig. 13. Agora basta acessar a opção Iniciar e executar o código, aparecerá a janela mostrada na Fig. 14.
10 10 Figura 14 Janela simulação após convergência do código Basta portanto fechar a janela da simulação. Assim a janela principal do código será modificada para mostrar a distribuição de temperaturas de forma gráfica, como mostrado na Fig. 15. Figura 15 Apresentação da distribuição de temperaturas na forma gráfica 4.3 Opção Resultados Para mostrar os resultados da simulação basta acessar a opção Resultados, desta forma uma nova janela com resultados em forma de texto será apresentada, apenas a parte importante para o exemplo deste tutorial será apresentada (distribuição de temperaturas) na Fig. 16.
11 11 Figura 16 Resultados da simulação atual na forma textual O campo de temperaturas, obtido via mesmas condições no prog3_cfd_aula, é apresentado na Fig. 17. Figura 17 Resultados para o mesmo problema simulado no TransCal 1.1 com o aplicativo prog3_cfd_aula Comparando a distribuição de temperaturas em ambos aplicativos (Fig. 16 para o TransCal 1.1 e Fig. 17 para o prog3_cfd_aula), nota-se que na precisão apresentada ambos demonstram resultados exatamente iguais. O que era previsto por ser utilizado o mesmo método para resolver a equação diferencial e mesma ordem de acurácia. 4.4 Opção Tempo de Animação Nesta opção é possível alterar a animação da evolução temporal do problema em análise, temos 3 opções de passo de tempo: Linear, Exponencial e Personalizado. Como mostrado na Fig. 18. Figura 18 Passo de tempo para a animação da evolução temporal do problema em análise Será selecionado um avanço Exponencial na sua aba respectiva no meio da Fig. 18 e será apertado o botão Configurar. 4.5 Opção Animação Para realizar a animação após modificar as opções no tempo de animação, será necessário realizar novamente a simulação na aba Simulação e Iniciar ou pelo atalho CTRL + F9
12 Ao apertar na opção animação será realizado uma animação na tela principal com a evolução temporal do problema em análise Aba Visualizar Nesta aba há seis opções: Fronteiras, Meio, Temperatura, Isotermas, Vetores Fluxo de Calor e Gráficos Dinâmicos. 5.1 Opção Fronteiras Foi mostrado na Fig. 8 o seu uso, basicamente mostra quem são os contornos do domínio de forma gráfica. 5.2 Opção Meio É mostrado os volumes no qual o domínio foi discretizado, como na Fig Opção Temperatura É mostrado a distribuição de temperaturas de forma gráfica, como na Fig Opção Isotermas Esta opção mostrará as isotermas do problema, como mostrado na Fig. 19. Figura 19 Gráfico das isotermas do problema simulado 5.5 Opção Vetores Fluxo de Calor Esta opção habilita a criação de vetores em cada volume de controle que mostram a direção do fluxo de calor. É possível mostrar estes vetores em todas as formas anterior de gráfico, Fronteiras, Meio, Temperatura e Isotermas.
13 Opção Gráficos Dinâmicos Nesta opção é possível analisar o comportamento de fatias do domínio, as quais podem ser especificadas com as barras: lateral e inferior. Está mostrada na Fig. 20 a temperatura no centro do domínio nesta janela. Figura 20 Janela da opção Gráficos Dinâmicos, com o ponto central selecionado 6 Exemplo 2 Aplicar as seguintes condições de contorno: T y T = = 0 (fluxo = 0) y y=0 y=ly T(0, y) = 0 T(1, y) = 1 O resultado será como um problema unidimensional linear, o qual a solução analítica será na forma: T(x,y) x Na prática a solução apresentada pelo aplicativo com estas condições de contorno apresentará apenas erros de arredondamento.
14 14 7 Exemplo 3 Aplicar as seguintes condições de contorno: T(0, y) = T(x, 0) = 0 T(x, L ) = x T(L, y) = y x y O resultado será como um problema bidimensional linear, o qual a solução analítica será na forma: T(x,y) x y Na prática a solução apresentada pelo aplicativo com estas condições de contorno apresentará apenas erros de arredondamento.
Capítulo 1. INTRODUÇÃO
Capítulo 1. INTRODUÇÃO A simulação numérica de problemas de engenharia ocupa atualmente uma posição de destaque no cenário mundial de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. O crescente interesse,
Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula
Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Célula é uma Ferramenta de Autoria para o padrão Ginga. Auxilia no processo de criação da interatividade na TV Digital e é
Introdução a Tecnologia da Informação
Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção
INTRODUÇÃO A MANIPULAÇÃO DO PROGRAMA FEMM PROBLEMA PLANAR TUTORIAL HELDER HENRI SILVA E CALDAS LUCIANO CARVALHO GUEDES
INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA EM ELETRO-ELETRÔNICA COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA INDUTRIAL ELÉTRICA ENG413 DISPOSITIVOS ELETROMAGNÉTICOS INTRODUÇÃO A MANIPULAÇÃO DO PROGRAMA FEMM PROBLEMA
USO DO SOFTWARE MAPLE NO ENSINO DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR
USO DO SOFTWARE MAPLE NO ENSINO DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR André R. Muniz 1, Lígia D. F. Marczak Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Engenharia Química Rua Luiz Englert, s/n, Campus
Esta lição tem como objetivo demonstrar às ferramentas disponíveis dentro do Lantek Sharp relacionadas às tecnologias de corte e funções auxiliares.
1 SUMÁRIO 1. Objetivos da lição... 3 2. Corte e acabamento... 4 2.1. Aba corte... 4 2.1.1. Barra de Ferramentas: Mecanizar... 4 2.1.1.2. Automático... 4 2.1.1.3. Regenerar... 5 2.1.1.4. Apagar instruções...
SOLIDWORKS FloXpress, um dos produtos SOLIDWORKS Express que fazem parte de todas as versões do SOLIDWORKS.
SOLIDWORKS FloXpress, um dos produtos SOLIDWORKS Express que fazem parte de todas as versões do SOLIDWORKS. A ideia principal do FloXpress é calcular a dinâmica dos fluidos que passam através dos modelos
Resolução Numérica da Equação de Condução do Calor em Uma Placa Bidimensional
Departamento de Matemática Resolução Numérica da Equação de Condução do Calor em Uma Placa Bidimensional Eliandro R. Cirilo Estrutura da Apresentação: Aspectos Históricos Equação de Condução do Calor 3
Introdução aos Métodos Numéricos
Métodos Numéricos para Mecânica dos Fluidos Introdução aos Métodos Numéricos Introdução aos Métodos Numéricos Bibliografia: J. H. Ferziger and M. Peric, 'Computational Methods for Fluid Dynamics', Springer
SIMULAÇÃO EM CFD DE UM TANQUE DE MISTURA UTILIZANDO DIFERENTES TIPOS DE MALHA
SIMULAÇÃO EM CFD DE UM TANQUE DE MISTURA UTILIZANDO DIFERENTES TIPOS DE MALHA Victor Gabriel Santos Silva João Inácio Soletti José Luís Gomes Marinho Sandra Helena Vieira Carvalho [email protected]
INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO.
INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ 2019. Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO. CONCEITOS BÁSICOS E UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS PARA EDIÇÃO DE TEXTOS, PLANILHAS ELETRÔNICAS E APRESENTAÇÕES:
COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS
Esse guia considera que o catálogo já esteja atualizado, caso haja dúvidas de como atualizar o catálogo favor consultar o Guia de Atualização do Catálogo. Abra o programa e clique no botão Clique aqui
Como utilizar o Tux Paint
1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível Como utilizar o Tux Paint Software de desenho voltado a crianças alfabetizadas ou não. PASSO 1 INTRODUÇÃO O Tux
Estudo de Pontes de Madeira com Tabuleiro Multicelular Protendido O PROGRAMA OTB
Estudo de Pontes de Madeira com Tabuleiro Multicelular Protendido 48 3. O PROGRAMA O primeiro programa para cálculo dos esforços internos de pontes protendidas de madeira foi desenvolvido por Joe Murphy,
Análise do revestimento de um coletor
Manual de engenharia No. 23 Atualização: 01/2019 Análise do revestimento de um coletor Programa: MEF Arquivo: Demo_manual_23.gmk O objetivo deste Manual de Engenharia é realizar a análise de um coletor,
Análise do revestimento de um coletor
Manual de engenharia No. 23 Atualização: 04/2019 Análise do revestimento de um coletor Programa: MEF Arquivo: Demo_manual_23.gmk O objetivo deste Manual de Engenharia é realizar a análise de um coletor,
MATERIAL COMPLEMENTAR: SPSS
MATERIAL COMPLEMENTAR: SPSS O Statistical Package for Social Sciences (SPSS) é um software para criação de modelos estatísticos de análise a partir de uma base de dados. Seu layout é semelhante ao do Microsoft
Condução de calor Transiente
Fenômenos de Transporte Capitulo 8 cont. Condução de calor Transiente Prof. Dr. Christian J. Coronado Rodriguez IEM - UNIFEI Condução de calor transitória Se as condições de contorno térmica são dependentes
Paginação no Word º Passo: Deixe o cursor no final da página anterior que você quer paginar.
Paginação no Word 2003 1º Passo: Deixe o cursor no final da página anterior que você quer paginar. 2º Passo: Clique no menu Inserir Quebra... 3º Passo: No Tipo de quebras de seção marcar a opção Próxima
Tutorial Financeiro Acessando o módulo Financeiro
Sumário Acessando o módulo Financeiro... 2 Configuração de Categoria e Conta para Contrato... 4 Movimentações... 5 A confirmar... 7 Aprovar... 9 Extrato... 10 Recebimentos... 14 Pagamentos... 15 Agrupar...
Opção Relatório HTML
Opção Relatório HTML Olá pessoal! Neste informativo vamos mostrar como configurar relatórios em HTML. Quando um relatório é gerado em PDF ficamos limitados somente leitura, não nos proporciona outras opções
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Ambiente Virtual de Aprendizagem Manual do Usuário - Aluno ESTRATÉGIA EDUCACIONAL 1 de outubro de 2015 Ambiente Virtual de Aprendizagem Manual do Usuário - Aluno Apresentação Este documento demonstra como
FICHA 1. Processamento de dados (x,y,z) para gerar Curvas de Nível no Programa POSIÇÃO
FICHA 1 Processamento de dados (x,y,z) para gerar Curvas de Nível no Programa POSIÇÃO 1. Criar nova Pasta de Trabalho No Windows Explore criar uma pasta "ALUNO" dentro do diretório C:\Posicao\Demos, onde
Sibele Loss Edimara Heis
Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,
MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS (MEF) -UMA INTRODUÇÃO-
MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS (MEF) -UMA INTRODUÇÃO- Curso de Transferência de Calor 1 - FEN03-5190 Prof. Gustavo R. Anjos [email protected] 17 e 23 de junho de 2015 EXEMPLOS - VÍDEOS Escoamento de fluido
SISTEMA COD CONFIGURAÇÃO DE ACESSO
PASSOS DA CONFIGURAÇÃO 1. FIREFOX PORTABLE...3 1.1 FAZENDO DOWNLOAD FIREFOX...3 1.2 WINRAR E EXTRAIR O ARQUIVO DO Firefox Portable...4 1.3 CONFIGURANDO FIREFOX PARA NÃO RECEBER ATUALIZAÇÕES...4 2. JAVA...5
10 - Classificação não automática
10 - Classificação não automática 1. Carregar na tela do SPRING uma de suas imagens que servirá de referência para gerar as classes temáticas. Na barra de ferramenta, clicar em Modelo de Dados (Fig.1).
Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML
Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1 Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1. Conceitos e termos importantes XML Empresarial: é um sistema web (roda
Notas de Aplicação. Programação da IHM no SPDSW. HI Tecnologia. Documento de acesso publico
Notas de Aplicação Programação da IHM no SPDSW HI Tecnologia Documento de acesso publico ENA.00004 Versão 1.01 fevereiro-2014 HI Tecnologia Programação da IHM no SPDSW Apresentação Esta nota de aplicação
Exemplo 1 Introdução a esboços
Exemplo 1 Introdução a esboços Neste exemplo iremos desenhar e criar, da forma mais simples possível, uma peça sólida. Todo sólido sempre irá partir de um esboço, também conhecidos como croqui pelos desenhistas
Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C
Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows MANUAL DE INSTRUÇÃO INSTALAÇÃO DA LISTA TELEFÔNICA - AGECEL LG MG320C VIA CABO DE DADOS Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows 2/8 Introdução A
Objetivo: Teste de Ponto e Teste de Busca da característica (zonas).
Tutorial de Teste Tipo de Equipamento: Relé de Proteção Marca: Siemens Modelo: 7SA Função: 21- Distância (Impedância) Ferramenta Utilizada: CE-6006 Objetivo: Teste de Ponto e Teste de Busca da característica
Manual do Usuário RESULTWEB. Módulo Controle de acesso (Agendamento de acesso de visitantes) Versão 1.0
Manual do Usuário RESULTWEB Módulo Controle de acesso (Agendamento de acesso de visitantes) Versão 1.0 Pág.: 2 de 12 SUMÁRIO Login... 3 Visualizando e escondendo projetos... 4 Cadastrando visitantes...
Este ambiente é utilizado em diversas instituições no mundo, sendo uma das principais plataformas educacionais online.
Guia prático Moodle O que é Seja bem-vindo a plataforma Moodle. O Moodle é um sistema de gestão do ensino e aprendizagem, ou seja, é um aplicativo desenvolvido para ajudar o educador a criar cursos on-line,
Tutorial: como funciona o SysBackup
Tutorial: como funciona o SysBackup Assim que o Sistema Operacional for iniciado, será exibida a tela abaixo com a seguinte pergunta: ABRIR O SISTEMA DE BACKUP? Clique no botão SIM. ATENÇÃO: Caso o botão
Introdução ao Winplot
Introdução ao Winplot Nosso objetivo é introduzir os conceitos e as ferramentas básicas do programa Winplot, que é um excelente ferramenta computacional para fazer gráficos 2D e 3D de maneira bastante
3.1 CRIAR A GEOMETRIA/MALHA;
72 3 METODOLOGIA A metodologia adotada no presente trabalho foi a de utilizar a ferramenta de dinâmica dos fluidos computacional (CFD) para simular dispositivos microfluídicos de diferentes geometrias
LOM Teoria da Elasticidade Aplicada
Departamento de Engenharia de Materiais (DEMAR) Escola de Engenharia de orena (EE) Universidade de São Paulo (USP) OM3 - Teoria da Elasticidade Aplicada Parte 4 - Análise Numérica de Tensões e Deformações
Atualização de Cadastros de Funcionários
Atualização de Cadastros de Funcionários Atualização de Cadastros de Funcionários Agora os clientes dos escritórios contábeis, além de incluir novos funcionários, poderão realizar a atualização das informações
AULA 4. Atividade Complementar 10: Sistemas lineares 2x2 e sua interpretação geométrica 31
AULA 4 Atividade Complementar 10: Sistemas lineares 2x2 e sua interpretação geométrica 31 Conteúdos Estruturantes: Números e Álgebra / Geometrias Conteúdo Básico: Sistemas lineares / Geometria espacial
4 Exemplos de verificação
Exemplos de Verificação 66 4 Exemplos de verificação Neste capitulo são apresentados exemplos para verificar o programa computacional desenvolvido para fluxo 3D em meios porosos saturados ou nãosaturados,
Informática Educativa. Rossana Ghilardi
Informática Educativa Rossana Ghilardi [email protected] 0800-7243536 http://blog.portalpositivo.com.br/areaie/ Avaliação de aprendizagem e programas de informática Algumas das ações avaliativas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO)
1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) Nickerson Fonseca Ferreira [email protected]
O conteúdo da aplicação poderá ser administrado através do Backend - Painel Administrativo.
fmc.digital O que você imaginar nós fazemos. O que não imaginar nós vamos pensar. Manual de Utilização Painel Administrativo FMC Dashboard Informações Gerais O conteúdo da aplicação poderá ser administrado
A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos.
Criando wiki A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Basicamente, a página wiki é um local onde todos
Softwares de Apresentação Power Point
Softwares de Apresentação Power Point Ameliara Freire ([email protected]) André Aziz ([email protected]) Francielle Santos ([email protected]) 1 Apresentação do Power Point: Elementos
Tutorial 133 DUO Criação de telas e utilização do teclado
Tutorial 133 DUO Criação de telas e utilização do teclado Este documento é propriedade da ALTUS Sistemas de Informática S.A., não podendo ser reproduzido sem seu prévio consentimento. Altus Sistemas de
SOFTWARE EDUCATIVO Tux Paint
SOFTWARE EDUCATIVO Tux Paint BENTO GONÇALVES Setembro de 2015 Sumário 1 Apresentação do Software...3 1.1 O que é?... 3 1.2 Requisitos... 3 1.3 Objetivos... 4 1.4Como funciona?... 4 1.5Link para download...
Condução multidirecional: a equação de difusão de calor
Condução multidirecional: a equação de difusão de calor Problema motivador 01: Para a alteração de propriedades de ligas metálicas, metais nobres podem ser adicionados na forma de pellets (pequenas esferas)
1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução
1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.
CRIANDO PERSONALIZAÇÕES/PATCHS DE APARELHOS (BLIBLIOTECAS)
TUTORIAL Nº 005 CRIANDO PERSONALIZAÇÕES/PATCHS DE APARELHOS (BLIBLIOTECAS) Autor: Ciro Ota São José dos Campos/SP, 02 de Setembro de 2008 INTRODUÇÃO: Nesse tutorial iremos mostrar como criar e configurar
Profª. Maria José da Silva Página 1
E-Mail: [email protected] Profª. Maria José da Silva Página 1 Sumário Introdução 03 A Janela PowerPoint 04 Excluindo Slides 06 Criando Apresentação 06 Salvando o Documento 07 Configurando a
MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO
ÍNDICE 1. Instalador de cursos... 2 1.1. Instalação do Instalador de cursos... 2 1.2. Conhecendo o Instalador de cursos... 5 1.2.1. Instalar Cursos... 5 1.2.2. Cursos Instalados... 8 1.2.3. Atualizações
Relatório técnico do projeto CFD-14/UFPR: solução de escoamentos invíscidos, laminares e turbulentos com o código Mach2D 5.8
Simulação numérica de escoamento reativo, transferência de calor e termoelasticidade em motor-foguete - parte 2 Projeto CFD-14/AEB-3 apoiado financeiramente pela Agência Espacial Brasileira (AEB) Anúncio
Tutorial - Mapa Cadastral
Tutorial - Mapa Cadastral Neste tutorial são apresentados os passos para criar um mapa cadastral. Como exemplo, é criado um mapa cadastral de um loteamento. 1. Na barra de ferramenta, clicar em Modelo
Tutorial de Administração de sites do Portal C3
Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Carlos Magno da Rosa Graduando Sistemas de Informação Estagiário Centro de Ciências Computacionais Sumário Sumário... 2 1-Apresentação Geral... 3 3-Componentes
Produção de tutoriais. Suellem Oliveira
Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Identificar elementos no Texto Para a produção
Processo MITAVVIC Manual MITAVVIC
Processo MITAVVIC Manual MITAVVIC Prezado Cliente Este documento descreve os procedimentos de segurança e operacionais para efetuar a atualização do instalador do MITAVVIC versão 7.60, com as implementações
Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi
Aula 01 Excel 2016 Prof. Claudio Benossi São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas em ser aprovado para uma vaga onde trabalhar com
5 Resfriamento de Gás
5 Resfriamento de Gás Para analisar o tempo de resfriamento e o fluxo de calor através das paredes do duto, para o caso do gás, foram consideradas as mesmas condições iniciais já apresentadas para o caso
Manual Pedido Eletrônico Orgafarma
Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Versão do manual: 1.0 Data: 15/12/2017 Autor: Vitor Souza Sumário Apresentação... 3 Primeiro acesso... 3 Tela principal... 6 Inclusão de pedidos... 6 Importação de pedidos...
Tutorial básico para Kdenlive
Tutorial básico para Kdenlive Veja a lista completa de tutoriais para o Kdenlive 1. Download 2. Instalação Linux/Ubuntu 3. Instalação Windows 4. Conhecendo o programa - Interface 5. Edição com o Kdenlive
Manual de Instalação e Utilização CATÁLOGO ELETRÔNICO PELLEGRINO
Manual de Instalação e Utilização CATÁLOGO ELETRÔNICO PELLEGRINO Versão 3.0 FEV/2010 1 ÍNDICE INSTALAÇÃO Perguntas e respostas da versão 3.0 do catálogo Pág. 3 Quais os requisitos mínimos para instalação
Apostila de Desenho Técnico II
1 Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé Apostila de Desenho Técnico II VISTAS ORTOGRÁFICAS Avenida Maria Anunciação Gomes de Godoy, n 1650. Bairro Malafaia - CEP: 96413170 Bagé - Rio Grande do Sul
Manual do Usúario Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.3.1. Copyright Vivo 2014. http://vivosync.com.br
Manual do Usuário Versão 1.3.1 Copyright Vivo 2014 http://vivosync.com.br 1 Vivo Sync... 3 2 Instalação do Vivo Sync... 4 3 Configurações... 7 3.1 Geral... 9 3.2 Fotos... 11 3.2.1 UpLoad:... 11 3.2.2 Download:...
Caros Usuários Siga Brasil,
Caros Usuários Siga Brasil, Fizemos a migração do sistema para a versão mais nova do SAP Business Objects, ferramenta que suporta esses importantes produtos do Senado Federal. Tentaremos mostrar de forma
4 Modelagem Numérica. 4.1 Método das Diferenças Finitas
4 Modelagem Numérica Para se obter a solução numérica das equações diferenciais que regem o processo de absorção de CO 2,desenvolvido no capitulo anterior, estas precisam ser transformadas em sistemas
Instalação do Papercut MF
Instalação do Papercut MF O software Papercut está disponível sem restrições pelo período de 40 dias. Esse tempo lhe permite avaliar diversos recursos e funções que o software tem a oferecer. Caso adquira
PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Fazendo Escalas e Medidas no Sistema de Captura de Imagens Q Capture Pró
01 de 08 PROCEDIMENTO 1. Abrir o software QCAPPRO51. O ícone está localizado na área de trabalho. 2. Clique no 1º ícone (abrir pasta) para abrir uma imagem feita neste programa de captura. 3. Com a imagem
Gerador de Relatório do PPD. SVMPS1 Manual de Operação versão 1.0
Gerador de Relatório do PPD SVMPS1 Manual de Operação versão 1.0 Ago2017 Guia Rápido SVMPS1 Manual Bem Vindo / Sobre este documento A aplicação é para emitir relatório de faturamento da conta de ar condicionado
Manual do Software TM 507-PC TM 510-PC GERENCIADOR DE RELATÓRIOS
Manual do Software TM 507-PC TM 510-PC GERENCIADOR DE RELATÓRIOS Índice Tela principal 2 Configuração do software 3 Cadastro e alteração de clientes 4 Importação de testes 7 Busca de relatórios 12 Tabela
MANUAL DE RESTAURAÇÃO DE DADOS DO MOODLE ANTIGO PARA A NOVA VERSÃO.
MANUAL DE RESTAURAÇÃO DE DADOS DO MOODLE ANTIGO PARA A NOVA VERSÃO. Este manual explica como fazer a reutilização dos arquivos/documentos de uma disciplina já configurada na versão antiga do Moodle e importar
CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO:
CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: Monte Aprazível 2011 O Word 2007 é o processador de texto mais conhecido e utilizado
Capítulo 4 Condução Bidimensional em Regime Estacionário. Prof. Dr. Santiago del Rio Oliveira
Capítulo 4 Condução Bidimensional em Regime Estacionário Prof. Dr. Santiago del Rio Oliveira 4. Considerações Gerais A distribuição de temperaturas é caracterizada por duas coordenadas espaciais, ou seja:
MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO (64 bits) - BETA
ÍNDICE 1. Instalador de cursos... 2 1.1. Versão 64 bits... 2 1.2. Instalação do Instalador de cursos... 2 2. Conhecendo o Instalador de Cursos... 5 2.1. Instalar Cursos... 6 Finalizando a instalação: Tela
INFORMÁTICA. 04. Pode-se dizer que tanto o Windows, quanto o Linux possuem o kernel aberto, podendo ser facilmente customizados pelos usuários.
INFORMÁTICA 01. Ao contrário de um software proprietário, o software livre, ou de código aberto, permite que o usuário tenha acesso ao código-fonte do programa, o que torna possível estudar sua estrutura
AULA 9 Geocodificação de Endereços. 9.1 Como funciona a Geocodificação de Endereços
9.1 AULA 9 Geocodificação de Endereços Nessa aula será apresentada a funcionalidade do TerraView relativa a Geocodificação de Endereços. Ela é usada em situações onde dados pontuais precisam ser tratados
Efeito de hardware e software sobre o erro de arredondamento em CFD
Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics Efeito de hardware e software sobre o erro de arredondamento em CFD Diego Fernando Moro 1 Programa de Pós Graduação em
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS AUDITORIA DE EVENTOS. Professor Carlos Muniz
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS AUDITORIA DE EVENTOS Professor Carlos Muniz Já tentou ligar duas redes distintas a partir de um Servidor com duas placas de redes? Funcionou? Pensou que apenas conectar
Efeito das propriedades variáveis com o tempo em uma barra de um reator nuclear
Efeito das propriedades variáveis com o tempo em uma barra de um reator nuclear João Gilberto Furlan Rocha Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA/CTA 12228-900 São José dos Campos, São Paulo, Brasil
CESNA TECHNOLOGY GERENCIADOR FCM. Manual do software Gerenciador Fcm. Versão 1.0
CESNA TECHNOLOGY GERENCIADOR FCM Manual do software Gerenciador Fcm Versão 1.0 Rua Irati, 131 - Santa Quitéria Curitiba/PR - CEP: 80310-150 TELEFONE/FAX: (41) 3013 6670 (41) 3013 6681 www.cesna.com.br
[Livros e-pub e Software Calibre] Tutorial
Tutorial Você tem acesso, pelo Moodle, a todos os livros das atividades acadêmicas em que está matriculado. Isso significa que você pode fazer download dos materiais para estudar quando, como e onde estiver.
