Microeconomia. Exercícios. António Saraiva
|
|
|
- Lara Nobre Gorjão
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Microeconomia Exercícios António Saraiva
2 Microeconomia I 2
3 3 LINHA LIMITE DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO X X País A 120 País B B2 A1 A2 B Y 60 Y Os gráficos representam as linhas de transformação dos países A e B, no início e no fim de certo período durante o qual se verificou alguma evolução tecnológica. A e B dispõem de dotações de recursos perfeitamente equivalentes. 1. Compare o nível tecnológico de A com o de B, antes e depois da referida evolução. 2. Comparativamente, qual dos países tem mais vantagem na produção do bem X? 3. Como terá evoluído o custo da produção de cada um dos bens X e Y, nos dois países? 4. Sabendo que, inicialmente, o país A adoptava a combinação A1 e o país B a combinação B1, avalie a racionalidade das decisões que conduziram às combinações A2 e B2, respectivamente. 5. A e B estarão, ou não, interessados em estabelecer relações comerciais recíprocas? De que tipo?
4 4 ESTUDO DA PROCURA A. Considere a função procura alargada q dn = p n +7p m -6p o +0.8R cujas variáveis assumem, em determinado momento, os seguintes valores: R = 100 u.m./ano p m = 10 u.m. p o = 5 u.m. p n = 12 u.m. a.1. Indique a expressão analítica da: 1.1. função procura 1.2. função procura rendimento 1.3. função procura cruzada a.2. Analise o efeito sobre a função procura das seguintes variações: 2.1. R = p m = p o = +3 a.3. Analise o efeito sobre a função procura rendimento das seguintes variações: 3.1. p n = p m = p o = +3 a.4. Analise o efeito sobre a função procura cruzada relativa a cada um dos bens m e o das seguintes variações: 4.1. p n = p m = p o = R = +100
5 5 B. Tome os valores inscritos no quadro como representativos da procura do bem B por parte de um consumidor, antes e após o aumento do seu rendimento nominal, cæteris paribus. p q d q d * b.1. Represente graficamente as curvas da procura que contêm os pontos referenciados no quadro. b.2. Qual o efeito que decorreria de uma subida do preço de 2 u.m. para 4 u.m., anterior ao aumento do rendimento? b.3. Para um preço de 3 u.m., que repercussão tem o aumento de rendimento verificado? b.4. Esboce a curva de Engel para o bem B e classifique-o. Como se deslocaria esta curva no caso de: b.4.1. diminuírem os preços dos sucedâneos do bem B; b.4.2. diminuírem os preços dos bens complementares de B; b.4.3. diminuir o rendimento nominal do consumidor. b.5. Que ocorreria se, conjuntamente com o aumento do rendimento, o preço do bem B subisse de 2 para 4 u.m.? C. c.1. Exprima, analítica e geometricamente, a função procura de um consumidor do bem Z que ao preço de 20 u.m. deixa de estar disposto a adquirir qualquer quantidade do bem, não estando interessado em obter menos de 400 u.f. quando o preço é de 4 u.m.. c.2. Se, posteriormente, a função procura deste consumidor se traduzir pela expressão q d = p, ter-se-á verificado um aumento ou uma diminuição da procura do bem Z? Como explica esta alteração?
6 6 MERCADO c.3. Admita a existência de 100 consumidores do bem Z. No sistema de eixos, representa-se a curva da oferta de mercado deste bem. Calcule, então, os valores de equilíbrio deste mercado. p (u.m.) 20 S 4 c.4. Poderá um preço de 10 u.m. vigorar, nesta situação, no mercado? Porquê? Que tipo de desajustamento se verifica para este preço? Descreva o funcionamento do mecanismo de ajustamento dos níveis da oferta e da procura de mercado, começando por considerar o referido nível de preço. c.5. Suponha que, para cada nível de preço, os produtores de Z desejam, agora, colocar no mercado mais 1000 u./mês, enquanto os consumidores, a cada preço, manifestam interesse em adquirir mais 2000 u./mês. Evidencie graficamente estas alterações e determine os novos valores de equilíbrio. No mercado do bem Z, verifica-se, ou não, o equilíbrio estável? Justifique. 24 Q (10 3 u.f.) D. Desenhe, num sistema de eixos adequado, as curvas representativas: d.1. da procura de 1000 u./mês qualquer que seja o preço ; d.2. da oferta de qualquer quantidade ao preço de 25 u.m.; d.3. da oferta de 2000 u./mês qualquer que seja o preço; d.4. da procura de toda a quantidade a um preço não superior a 30 u.m..
7 7 ELASTICIDADE CRUZADA As curvas D e S caracterizam o mercado p de X, em determinado momento. Entretanto, a procura de X alterou-se devido a uma subida no preço de Y de 30 para 50 u.m D D S Q 1. Como classifica os bens X e Y, um em relação ao outro? 2. Determine o valor do coeficiente que lhe permite aferir do grau de sensibilidade da quantidade procurada de X perante a variação verificada no preço de Y. ELASTICIDADE-PREÇO DA OFERTA A. Considere a informação relativa aos mercados dos bens A e B condensada nos gráficos representativos de três situações hipotéticas: p Sa Sb p Sa p Sa Sb Q 10 Qb = 30+15p Q Q a.1. Analise comparativamente as ofertas de A e de B, nas três situações apresentadas, e classifique-as de acordo com os valores da e S correspondentes aos preços indicados. a.2. Que significado atribui aos coeficientes de elasticidade obtidos na terceira situação analisada?
8 B. Deduza a expressão que lhe permitiria determinar o valor da e S correspondente a qualquer nível de preço relevante, para cada uma das seguintes equações da oferta: b.1. Q= p b.2. Q= p b.3. Q= 9p b.4. Q= 5p 8 C. Admita que, em determinado momento, se estabelece, no mercado de Z, um preço de equilíbrio ao qual corresponde uma e pd =1/3 e uma e S =3/2. p 12 D c.1. Calcule os valores de equilíbrio. c.2. Deduza a equação da oferta. 120 Q
9 9 IMPOSTOS INDIRECTOS A. Q= 2-6p Q= 2 +4p p E = 20: e S = 0,8 Apesar das deficientes condições de legibilidade dos elementos apresentados, pretende-se conhecer: a.1. a incidência unitária de um imposto de 5 u.m./u.f.; a.2. o sentido da evolução da DT do conjunto dos consumidores, na sequência da variação do preço induzida pelo lançamento do imposto; a.3. as equações da oferta e da procura (completas); a.4. a variação na quantidade transaccionada decorrente da instituição do imposto; a.5. o montante da receita tributária arrecadada; a.6. a incidência global do imposto; a.7. a variação na RT (líquida de imposto) obtida pelo conjunto dos produtores devida à fixação do imposto; a.8. o valor do imposto que o estado deveria estabelecer se o objectivo visado fosse a redução do consumo do bem em 30%. B. Para cada uma das situações de mercado assinaladas, determine: b.1. os valores de equilíbrio; b.2. a e pd e a e S para o nível de preço de equilíbrio inicial; b.3. a incidência de um imposto de 3 u.m./u.f.. D 0 D 1 D 2 Q=100-4p Q=40 p=14 S 0 Q=-21+7p B 0 B 1 B 2 S 1 Q=70 B S 2 p=8 B 4 - -
10 Microeconomia II 10
11 11 PRODUÇÃO Uma empresa produtora de garrafas que emprega 14 trabalhadores foi recentemente remodelada tendo sido equipada com um conjunto de bens de capital equivalente a 22 u.f. que os responsáveis pretendem manter nos próximos dois anos, pelo menos. Estudos realizados indicam a expressão X = KL 2 -L 3 como representativa da função de produção diária onde: X nº de garrafas; K conjunto dos bens de capital; L nº de trabalhadores. A empresa opera 22 dias por mês (em média) concedendo um mês de férias ao seu pessoal. 1. Estará, esta empresa, em condições de fornecer anualmente garrafas a uma cooperativa vinícola? 2. Considerando que é objectivo dos gestores desta unidade produtiva tornar máxima a eficiência de cada um dos seus trabalhadores, que decisão devem eles tomar? 3. A partir de quando, nesta empresa com estas condições de exploração, se manifesta a lei dos rendimentos decrescentes?
12 12 CUSTOS A empresa A combina os factores de produção (K, L) para obter o produto X incorrendo, para tal, num custo total analiticamente definido pela expressão: CT = x 3-6x 2 +18x Represente graficamente os custos totais, médios e marginais. 2. Qual o nível de produção compatível com a utilização mais eficiente: 2.1. do factor variável, L? 2.2. de ambos os factores? 3. Sabendo que o emprego de 2 u. do factor variável permite, nas condições enunciadas, minimizar o custo médio da produção do bem X elaborado com um stock de capital cujo preço unitário atinge 8 u.m., calcule: 3.1. o número de unidades físicas que compõem o referido stock; 3.2. o preço unitário do trabalho; 3.3. a PM e a PMg do trabalho no mínimo de exploração. 4. Aprecie as consequências do aumento do preço unitário do capital, nomeadamente ao nível do óptimo de exploração e do mínimo de exploração. (Sugestão: p K = +17)
13 13 ESTRUTURA CONCORRENCIAL A. Um dos inúmeros fabricantes do bem X sabe que produzindo 2 u. combina do modo mais eficiente o factor fixo com o único factor variável utilizado, a que corresponde um custo médio dependente da quantidade produzida conforme a expressão: 2x 2 +4x +6. a.1. Deduza o conjunto das expressões caracterizadoras da estrutura de custos deste produtor. Represente-as graficamente. a.2. Sendo igual a 23,5 u.m. o preço que garante o equilíbrio, no mercado do bem X, determine o volume de produção que este produtor deverá obter para optimizar a sua situação. a.3. Caracterize a situação do produtor decorrente: a.3.1. do agravamento dos custos fixos em 21,5 u.m.; a.3.2. da diminuição do preço de mercado para 11,04 u.m. a.4. Determine a elasticidade-preço da oferta do fabricante, para o nível de preço referido na alínea a.2..
14 B. Apresentam-se algumas das curvas de custos de uma empresa produtora de X que, neste momento, transacciona o seu produto, em condições de concorrência pura e perfeita, ao preço de 56 u.m. incorrendo $ numa perda equivalente às suas despesas constantes. 3 6 x b.1. Sendo igual a 8 u.m. o preço do único factor variável incorporado no bem X, determine a quantidade utilizada desse factor. b.2. Entretanto o preço de equilíbrio do mercado de X aumentou para 76 u.m., o que permite ao empresário obter, tão só, um lucro normal. b.2.1. Quantifique a variação na produção induzida pela subida do preço. b.2.2. Quantifique a variação na quantidade utilizada do factor variável exigida pela variação da produção referida em b b.3. Para que o empresário consiga optimizar a sua situação quando a PMg do seu factor variável se encontra ao nível de 0,08 u., qual o preço que deve vigorar no mercado? Justifique convenientemente a sua resposta.
15 15 MONOPÓLIO O produto W tem uma procura representável pela expressão x = 3,75-0,1p. O mercado de W é abastecido por um monopolista que suporta um custo dado pela expressão 2x3-4x2 +6x Quantas unidades de W são produzidas? 2. Qual o consumo, em valor, do bem W? 3. Qual o montante do lucro do monopolista? 4. Qual a amplitude relativa das variações da produção do monopolista associadas a eventuais oscilações do preço em torno do nível actual? 5. Caracterize a situação do monopolista na sequência do aumento dos seus custos fixos para: u.m u.m.. 6. Se fosse possível, ao monopolista, aumentar a produção sem alterar o preço, quantas unidades adicionais estaria ele disposto a produzir?
Microeconomia I. Exercícios. António Saraiva.
Microeconomia I Exercícios António Saraiva www.isca.i.t/~asaraiva 2 LINHA LIMITE DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO X X País A 120 País B 100 96 B2 A1 A2 B1 80 125 Y 60 Y Os gráficos reresentam as linhas de
economia i exercícios antónio saraiva licenciatura em marketing licenciatura em comércio internacional
economia i exercícios antónio saraiva licenciatura em marketing licenciatura em comércio internacional Exercício 1 X País A X 10 País B 100 B A1 A B1 0 1 Y 0 Y Os gráficos representam as linhas de transformação
microeconomia exercícios licenciatura em contabilidade e administração
microeconomia exercícios licenciatura em contabilidade e administração 011 Exercício 1 X País A X 10 País B 100 9 B A1 A B1 0 1 Y 0 Y Os gráficos representam as linhas de transformação dos países A e B,
EXAME MODELO 11 DE JUNHO DE 2008 Duração: 2 horas. Grupo I [10 valores]
INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO MICROECONOMIA EXAME MODELO 11 DE JUNHO DE 2008 Duração: 2 horas Nome Nº informático Turma Professor(a) Preencha o cabeçalho e, para cada uma
INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO MICROECONOMIA. EXAME ÉPOCA DE RECURSO 28 DE JULHO DE 2008 Duração: 2 horas.
INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO MICROECONOMIA EXAME ÉPOCA DE RECURSO 28 DE JULHO DE 2008 Duração: 2 horas Resolução Nome Nº informático Turma Professor(a) Preencha o cabeçalho
INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO MICROECONOMIA. EXAME ÉPOCA ESPECIAL 12 DE SETEMBRO DE 2008 Duração: 2 horas.
INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO MICROECONOMIA EXAME ÉPOCA ESPECIAL 12 DE SETEMBRO DE 2008 Duração: 2 horas Resolução Nome Nº informático Turma Professor(a) Preencha o cabeçalho
MICROECONOMIA Resolução
INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO EXAME ÉPOCA DE RECURSO 27 DE JULHO DE 2009 Duração: 2 horas Nome Nº informático Turma Professor(a) Preencha o cabeçalho e, para cada uma das
MICR ECONOMIA EXAME ÉPOCA DE RECURSO 15 DE JULHO DE 2013 Duração: 2 horas
INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO MICR ECONOMIA EXAME ÉPOCA DE RECURSO 15 DE JULHO DE 2013 Duração: 2 horas Nome N.º informático Turma Preencha o cabeçalho e, para cada uma das
INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO CURSO DE MARKETING
INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO CURSO DE MARKETING EXAME DE INTRODUÇÃO À ECONOMIA I Época de Recurso 8 de Fevereiro de 2006 Duração: 120 minutos. Cotação: 20 valores BOM TRABALHO!!!
MICROECONOMIA II. EXAME ÉPOCA ESPECIAL 7 DE SETEMBRO DE 2005 Duração: 2 horas. Resolução
MICROECONOMIA II EXAME ÉPOCA ESPECIA 7 DE SETEMBRO DE 005 Duração: horas Nome Resolução MICROECONOMIAMICROECONOMIAMICROECONOMIAMICROECONOMIA.INSTITUTOPOITÉCNICODOPORTOMICROECONOMIAMICROECONOMIAMICROECONOMIAMICROECONOMIAM
Licenciatura em Marketing Licenciatura em Comércio Internacional. 2º teste de ECONOMIA I ( ) duração da prova: 60 minutos.
Licenciatura em Marketing Licenciatura em Comércio Internacional 2º teste de ECONOMIA I (13-01-2018) duração da prova: 60 minutos. NOME Nº GRUPO I: 7 valores Assinale, no enunciado, com um círculo a sua
Antes de iniciar a sua prova, tenha em atenção os seguintes aspectos:
Nome Completo: (tal como consta do processo do aluno) Nº de Processo: Turma: Curso: Antes de iniciar a sua prova, tenha em atenção os seguintes aspectos: A duração da prova é de duas horas e trinta minutos
NOME COMPLETO Nº INFORMÁTICO: TURMA: BOM TRABALHO
CURSOS: COMÉRCIO INTERNACIONAL E MARKETING Economia I Exame de época normal: 9 de Fevereiro de 2013 V2 - Tempo de duração da prova: 2 horas. - Explicite todos os cálculos que tiver de efetuar, bem como
ISCTE- INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA MICROECONOMIA
ISCTE- INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA MICROECONOMIA Exame 2ª Época, 1º Semestre 2012-2013 Tempo de duração: 2h30 Nome: Nº Turma PARTE I: Fundamentos de Economia (2,5) 1. (1,5 v) Na atual conjuntura
MICROECONOMIA II. Resolução
MICROECONOMIA II EXAME ÉPOCA DE RECURSO 4 DE JUHO DE 00 Resolução Duração: horas Nome MICROECONOMIAMICROECONOMIAMICROECONOMIAMICROECONOMIA.INSTITUTOPOITÉCNICODOPORTOMICROECONOMIAMICROECONOMIAMICROECONOMIAMICROECONOMIAM
microeconomia programa bibliografia compêndio exercícios licenciatura em contabilidade e administração
microeconomia programa bibliografia compêndio exercícios 2007-2008 licenciatura em contabilidade e administração Curso: LICENCIATURA EM CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO Designação: MICROECONOMIA [2353] Ano:
ECONOMIA I. PARTE I: Fundamentos de análise económica (1,0 V)
Nome: ISCTE Instituto Universitário de Lisboa ECONOMIA I Nº Turma 1º Semestre 2011-2012 13 Janeiro Duração: Frequência - 2h00m; EXAME 2h30 Questões adicionais EXAME : Parte II-3; Parte III-3b); Parte IV
FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO LICENCIATURA EM GESTÃO - DISCIPLINA DE MICROECONOMIA EXAME - 6 DE SETEMBRO- ANO LECTIVO 2003/2004
FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO LICENCIATURA EM GESTÃO - DISCIPLINA DE MICROECONOMIA EXAME - 6 DE SETEMBRO- ANO LECTIVO 2003/2004 Observações: Duração: 2h30m. Não é permitida a utilização
MICROECONOMIA II. EXAME ÉPOCA ESPECIAL 18 DE SETEMBRO DE 2004 Duração: 2 horas. Resolução
MICROECONOMIA II EXAME ÉPOCA ESPECIA 18 DE SETEMBRO DE 00 Duração: horas Nome Resolução MICROECONOMIAMICROECONOMIAMICROECONOMIAMICROECONOMIA.INSTITUTOPOITÉCNICODOPORTOMICROECONOMIAMICROECONOMIAMICROECONOMIAMICROECONOMIAM
FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO LICENCIATURA EM GESTÃO DISCIPLINA DE MICROECONOMIA 2º TESTE 29 JUNHO - ANO LECTIVO 2003/2004
FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO LICENCIATURA EM GESTÃO DISCIPLINA DE MICROECONOMIA 2º TESTE 29 JUNHO - ANO LECTIVO 2003/2004 Observações: Duração: 2h30m. Não é permitida a utilização de
Economia I; 2012/2013; 2º sem. Prova da Época Recurso 3 de Julho de Antes de iniciar a sua prova tenha em atenção os seguintes aspectos:
Economia I; 2012/2013; 2º sem. Prova da Época Recurso 3 de Julho de 2013 Antes de iniciar a sua prova tenha em atenção os seguintes aspectos: A duração da prova é de duas horas e trinta minutos (2h 30m).
microeconomia programa bibliografia avaliação compêndio exercícios licenciatura em contabilidade e administração
microeconomia programa bibliografia avaliação compêndio exercícios 2017-2018 licenciatura em contabilidade e administração Curso: LICENCIATURA EM CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO Designação: MICROECONOMIA
CONCORRÊNCIA PERFEITA Enunciados e tópicos de resolução de alguns exercícios (alunos)
Exercício 1 CONCORRÊNCIA PERFEITA Enunciados e tópicos de resolução de alguns exercícios (alunos) Considere a empresa produtora do bem BÊ, integrada num mercado de concorrência perfeita, com a seguinte
MICROECONOMIA II LGE 108
LICENCIATURA EM GESTÃO MICROECONOMIA II LGE 108 ÉPOCA DE RECURSO 06/07 1/07/007 Observações: Tempo de duração: h00m. Ao fim de 0 minutos, será recolhida a folha com as respostas ao Grupo I de escolha múltipla.
NOME COMPLETO:... Nº DE PROCESSO:.TURMA:. PARTE A. (Duração: 60 m. Cotação 10 valores)
1 Microeconomia I Licenciatura em Economia Finanças - MAEG 1 de Fevereiro de 2013 Duração da prova: 2:00 h NOME COMPLETO:........ Nº DE PROCESSO:.TURMA:. PARTE A (Duração: 60 m. Cotação 10 valores) 1.
Unidade II ECONOMIA E MERCADO. Prof. Rodrigo Marchesin
Unidade II ECONOMIA E MERCADO Prof. Rodrigo Marchesin Introdução Microeconomia: teoria dos preços formação dos preços oferta x demanda Hipótese coeteris paribus Expressão latina, tudo o mais permanece
UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Microeconomia
UNIVERSIDADE CATÓICA PORTUGUESA aculdade de Ciências Económicas e Empresariais Microeconomia icenciatura em Administração e Gestão de Empresas de Novembro de 000 ernando Branco º Teste Gabinete 50 O eame
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa MICROECONOMIA
Frequência: alunos em avaliação contínua Exame: alunos em avaliação única ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa MICROECONOMIA Exame 1ª Época, 1º semestre 2012-2013 Nome: Tempo de duração: 2h (avaliação
Exercício Adicional 1
Exercícios Adicionais de Concorrência Perfeita Microeconomia II Nuno Moutinho 1 Exercício Adicional 1 1) No país ALFACINHA, o sector produtor de alfaces funciona numa estrutura perfeitamente concorrencial.
EXERCICIOS SOBRE: TEORIA DO CONSUMIDOR VII Rendimento total, médio e marginal e conceito de elasticidade aplicado á procura e á oferta
EXERCICIOS SOBRE: TEORIA DO CONSUMIDOR VII Rendimento total, médio e marginal e conceito de elasticidade aplicado á procura e á oferta Exercício Nº 1 Defina e caracterize os seguintes conceitos: a) Receita
Economia I; 2013/2014; 2º sem. Prova da Época Recurso 25 de Junho de Antes de iniciar a sua prova tenha em atenção os seguintes aspectos:
Economia I; 2013/2014; 2º sem. Prova da Época Recurso 25 de Junho de 2014 Antes de iniciar a sua prova tenha em atenção os seguintes aspectos: A duração da prova é de duas horas e trinta minutos (2h 30m).
Universidade Portucalense Infante D. Henrique
Universidade Portucalense Infante D. Henrique DEPARTAMENTO DE ECONOMIA MICROECONOMIA - TEORIA DA PRODUÇÃO - EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO - Maio 2004-1 Exercícios de aplicação dos conceitos relativos à Teoria
Economia I; 2013/2014; 2º sem. Prova da Época Recurso 25 de Junho de Antes de iniciar a sua prova tenha em atenção os seguintes aspectos:
Economia I; 2013/2014; 2º sem. Prova da Época Recurso 25 de Junho de 2014 Antes de iniciar a sua prova tenha em atenção os seguintes aspectos: A duração da prova é de duas horas e trinta minutos (2h 30m).
Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I. Nome: PARTE I: Teoria do Consumidor (0,5 V)
Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I Frequência, 1º Semestre 2002-2003 PARTE I: Teoria do Consumidor (0,5 V) 1. (0,5 V) A análise microeconómica do consumidor permite estudar
TEORIA DA PRODUÇÃO E DOS CUSTOS
Exercício 1 TEORIA DA PRODUÇÃO E DOS CUSTOS O departamento de produção da RECICLA estima que o processo de produção de pasta para papel desta empresa seja descrito pela função de produção: Q = 5,25 K 2
EXERCICIOS SOBRE: TEORIA DO PRODUTOR VIII Teoria da produção (analise em período curto)
EXERCICIOS SOBRE: TEORIA DO PRODUTOR VIII Teoria da produção (analise em período curto) Exercício Nº 1 Defina e caracterize os seguintes conceitos: a) Função produção É uma relação técnica entre os factores
Microeconomics I. Licenciaturas em Administração e Gestão de Empresas e em Economia
Microeconomics I Licenciaturas em Administração e Gestão de Empresas e em Economia 006-007 Fernando Branco (fbranco@ucppt) º Semestre Carolina Reis (careis@fceeucppt) º Teste João Coelho (jocoel@fceeucppt)
Exercícios Exames dos anos anteriores: Exercício Exercício s Exames dos anos s Exames dos anos anteriores:
Exercícios Exercícios Exames Exames dos anos dos anteriores: anos anteriores: anteriores: Concorrência Concorrência Perfeita Perfeita Exame Junho 2005 1) No país ALFACINHA, o sector produtor de alfaces
UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Microeconomia I
UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Microeconomia I Licenciaturas em Administração e Gestão de Empresas e em Economia 4 de Novembro de 003 Teste Intermédio
Microeconomia I 2004/05
Licenciaturas em Economia e Administração e Gestão de Empresas Microeconomia I 004/05 6 de Janeiro de 005 Exame Final Duração: h + 30 min Fernando Machado, Gisela Rua, Miguel Montenegro, Sara Filipe, Pedro
Exercícios Exames dos anos anteriores: Exercício Exercício s Exames dos anos s Exames dos anos anteriores: s Exames dos anos anteriores:
Exercícios Exercícios Exames Exames dos anos dos anteriores: anos anteriores: Monopólio anteriores: Concorrência e Concorrência Perfeita Perfeita Monopolística Exame Junho 2005 Num dado país o mercado
Economia I; 1º semestre 2008/2009; 3ª Prova Intercalar; Dezembro de 2008
Nome Completo: (tal como consta do processo do aluno) Nº de Processo: Turma: Curso: Dispõe de 50 minutos para realizar a prova Não são permitidas saídas antes do final da prova Não é permitida a consulta
UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Microeconomia I
UNIVERSIDDE CTÓLIC PORTUGUES Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Microeconomia I Licenciaturas em dministração e Gestão de Empresas e em Economia 30 de Novembro de 00 Fernando Branco Teste
microeconomia programa bibliografia avaliação compêndio exercícios licenciatura em contabilidade e administração
microeconomia programa bibliografia avaliação compêndio exercícios 2010-2011 licenciatura em contabilidade e administração Curso: LICENCIATURA EM CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO Designação: MICROECONOMIA
micro economia programa bibliografia compêndio exercícios instituto politécnico do porto instituto superior de contabilidade e administração
instituto superior de contabilidade e administração instituto politécnico do porto micro economia I programa bibliografia compêndio exercícios 2006 2007 curso de contabilidade e administração Curso: CONTABILIDADE
CURSO LIVRE DE ECONOMIA
UNIVERSIDADE DA MADEIRA Departamento de Gestão e Economia CURSO LIVRE DE ECONOMIA Preços e Mercados Exercícios 1. Indique se as seguintes afirmações são verdadeiras ou falsas, justificando os casos em
EXERCICIOS SOBRE: TEORIA DO CONSUMIDOR VI Procura, oferta e equilíbrio de mercado
EXERCICIOS SOBRE: TEORIA DO CONSUMIDOR VI Procura, oferta e equilíbrio de mercado Exercício Nº 1 Defina e caracterize os seguintes conceitos: a) Procura individual de um bem. Descreve as quantidades alternativas,
Antes de iniciar a sua prova, tenha em atenção os seguintes aspectos:
Nome Completo: (tal como consta do processo do aluno) Nº de Processo: Turma: Curso: Antes de iniciar a sua prova, tenha em atenção os seguintes aspectos: A duração da prova é de duas horas e trinta minutos
MICROECONOMIA II LGE 108
LICENCIATURA EM GESTÃO MICROECONOMIA II LGE 108 PROVA ESCRITA 07/08 18/07/2008 Observações Tempo de duração: 2h15m. Ao fim de 20 minutos, será recolhida a folha com as respostas ao Grupo I de escolha múltipla.
UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Microeconomia
UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Microeconomia Licenciatura em Administração e Gestão de Empresas de Novembro de 999 Fernando Branco º Teste Gabinete 530
UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA. Microeconomia
UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Microeconomia Licenciaturas em Administração e Gestão de Empresas e em Economia Ano lectivo 006-007 Fernando Branco º Semestre
PRODUÇÃO. Introdução a Economia
PRODUÇÃO Introdução a Economia Tópicos para discussão Slide 2 Conceitos Básicos Produção no Curto Prazo Produção no Longo Prazo Rendimentos de escala Oferta Slide 3 Quantidade de um bem que os produtores
Exame Setembro 2004 Produção e Custos
Exame Setembro 00 rodução e Custos GRUO I - A empresa ersi-ana produz estores, de acordo com a seguinte função de produção: 0.5 0.5 em que representa a produção medida em lotes de estores, unidades de
Exame de Recurso de Microeconomia 4 de Junho de 2007
Exame de Recurso de Microeconomia 4 de Junho de 2007 Tópicos simples de resolução I a) Afirmação falsa. O padrão de vantagens comparativas resulta da comparação dos custos de oportunidade (rácios de coeficientes
Lista de exercícios 5 Microeconomia 1
Lista de exercícios 5 Microeconomia 1 Graduação em economia Exercícios para entrega 08 de junho de 2016 Exercício 1. Uma empresa produz bolas de gude e possui a seguinte função de produção: Q = 2(KL) 0.5,
Aula 17 Exercício 8 [3.1.4 em Barbot e Castro, p. 64, adaptado]. a) b) c) d) e) i) ii) Exercício 1 [3.1.7 em Barbot e Castro, p. 66, adaptado].
Aula 17 Exercício 8 [3.1.4 em Barbot e Castro, p. 64, adaptado]. Conhece-se a seguinte informação sobre a procura e oferta de uma indústria perfeitamente competitiva, em equilíbrio de período curto: as
Microeconomia I 2004/05 2 de Novembro 2004 Duração: 2h + 30 min
Licenciaturas em Economia e Administração e Gestão de Empresas Microeconomia I 004/05 de Novembro 004 Duração: h + 0 min Teste Intermédio Fernando Machado ATENÇAO: Leia antes de iniciar o teste A. O teste
Numa economia, a empresa N-Ron é a única a oferecer postos de trabalho. As funções procura e oferta agregadas de trabalho são dadas por:
MAROEOOMIA I 1E01 Licenciatura em Economia 011/1 8. MERAO E TRABALHO, EMPREGO E ESEMPREGO EXERÍIOS E APLIAÇÃO EUIAOS 1. uma economia, a empresa -Ron é a única a oferecer postos de trabalho. As funções
1E108 - MICROECONOMIA II
LICENCIATURA EM ECONOMIA (2009-10) 1E108 - MICROECONOMIA II Capítulo 2.1. CONCORRÊNCIA PERFEITA EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO Exercício 3.1.4 (adaptado) ([2], p. 64) Conhece-se a seguinte informação sobre as
Exame da Época Normal Soluções Parte A (8 valores)
Exame da Época Normal Soluções Parte A (8 valores) MATIZ DE ESPOSTAS 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 d b a a c b c c d d b c b b a a 1. Num modelo de consumo intertemporal com dois períodos, o aumento
ECONOMIA - LISTA DE EXERCÍCIOS 1
1. Constitui um bem de capital: ECONOMIA - LISTA DE EXERCÍCIOS 1 a) os bens e serviços que se destinam ao atendimento direto das necessidades humanas. b) os bens que aumentam a eficiência do trabalho humano.
MACROECONOMIA I Curso de Gestão 2008/09
MACROECONOMIA I Curso de Gestão 2008/09 Exercícios: IS-LM economia fechada ou grande economia aberta EXERCÍCIO 1: Considere as seguintes equações comportamentais representativas do funcionamento do mercado
MICROECONOMIA
MICROECONOMIA 01. (Fiscal ISS-SP/98) Se a quantidade demandada de um bem permanece inalterada quando o seu preço aumenta, pode-se concluir que a elasticidade preço deste bem é: a) Menor do que a unidade.
UFAM/FES/DEA = $1, P L
1 PRODUÇÃO COM UM INSUMO VARIÁVEL 1. Na tabela a seguir são verificados o Produto Total (PT), utilização de Mão de Obra e de Terra Terra 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Mão de Obra 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 PT 0 2 5 9 12
MICROECONOMIA II. Exame 1ª época 25/06/2007. Licenciatura em Economia LEC106
Licenciatura em Economia MICROECONOMIA II LEC106 Exame 1ª época 25/06/2007 Antes de iniciar o exame, leia atentamente as observações que se seguem: a duração da prova é de 2 horas e 30 minutos; a prova
A prova é constituída por duas partes, sendo a 1ª parte de questões de escolha múltipla e a
Licenciatura em Economia MICROECONOMIA II EXAME DE 1ª ÉPOCA 06/07/2009 A Antes de iniciar o teste, leia atentamente as observações que se seguem: A duração da prova é de 2 horas; A prova é constituída
Índice ECONOMIA E NEGÓCIOS PARTE I. Índice de caixas, figuras e tabelas 13. Prefácio para os estudantes 19. Prefácio para os professores 21
Índice Índice de caixas, figuras e tabelas 13 Prefácio para os estudantes 19 Prefácio para os professores 21 PARTE I ECONOMIA E NEGÓCIOS Capítulo 1 Ambiente empresarial 1.1. Âmbito da economia empresarial
DOS MAIORES DE 23 ANOS NOME:
Notas: Apresente o seu documento de identificação. Coloque o nome em todas as folhas. Leia atentamente cada questão antes de iniciar a sua resposta. Grupo 1 [10 VALORES] Relativamente a cada questão, assinale
Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I. Nome: PARTE I: Teoria do Consumidor (5 V)
Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I Frequência, 1º Semestre 2003-2004 24 Janeiro, OGE e GEI Tempo de duração: 2h30m Nome: Nº Turma PARTE I: Teoria do Consumidor (5 V) 1.
1G202 - MACROECONOMIA I
LICENCIATURA EM GESTÃO (2008-09) G202 - MACROECONOMIA I Avaliação Distribuída 2º Teste (27 de Novembro de 2008) Duração: 60 minutos. Não é permitida qualquer forma de consulta. Os telemóveis deverão ser
As questões de 1 a 16 serão respondidas em sala de aula. As questões de 17 a 53 deverão ser entregues ao final do semestre.
ECONOMIA - LISTA DE EXERCÍCIOS 1 As questões de 1 a 16 serão respondidas em sala de aula. As questões de 17 a 53 deverão ser entregues ao final do semestre. 1. Constitui um bem de capital: a) os bens e
TEORIA DA FIRMA PRODUÇÃO E CUSTOS
TEORIA DA FIRMA PRODUÇÃO E CUSTOS INTRODUÇÃO CONSUMIDORES: atendimento de necessidades teoria do consumidor FIRMAS: desenvolvimentos de atividades produtivas teoria da firma TEORIA DA PRODUÇÃO: CONCEITOS
MICROECONOMIA /ECONOMIA
MICROECONOMIA /ECONOMIA 1ª Época, 1º Semestre 2014-2015 Tempo de duração: 2h (avaliação contínua em frequência) 2h30m (avaliação única por exame final) Nome: Nº Turma LEIA CUIDADOSAMENTE E SIGA AS INSTRUÇÕES:
Antes de iniciar a sua prova, tenha em atenção os seguintes aspectos:
Nome Completo: (tal como consta do processo do aluno) Nº de Processo: Turma: Curso: Antes de iniciar a sua prova, tenha em atenção os seguintes aspectos: A duração da prova é de duas horas e trinta minutos
21.1. A curva de custo variável médio deve estar sempre em forma de U.
Capitulo 21 Curvas de custos Questões de Verdadeiro ou falso 21.1. A curva de custo variável médio deve estar sempre em forma de U. 21.2. A curva de custo marginal passa pelo ponto mínimo da curva de custo
Lista 6 Gabarito. Capítulo 7. canto, onde L = 4 e K = 0. Nesse ponto, o custo total é $88. Isoquanta para Q = 1
Lista 6 Gabarito Capítulo 7 1. Um fabricante de cadeiras contrata sua mão de obra para a linha de montagem por $22 por hora e calcula que o aluguel de suas máquinas seja de $110 por hora. Suponha que uma
FICHA DE AVALIAÇÃO DE MICROECONOMIA
FICHA DE AVALIAÇÃO DE MICROECONOMIA DATA DE ENTREGA: 14 de Dezembro. Exercício I Comente, de forma justificada, a veracidade das seguintes afirmações. Nas suas respostas, recorra à análise gráfica e seja
TEORIA ECONÔMICA I. Princípios de Microeconomia
TEORIA ECONÔMICA I Princípios de Microeconomia INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA A MICROECONOMIA é também conhecida como teoria dos preços, pois analisa a formação de preços no mercado. PRESSUPOSTOS BÁSICOS DA
Aula 16 Exercício 8 [3.1.4 em Barbot e Castro, p. 64, adaptado]. a) b) c) d) e) i) ii) Exercício 1 [3.1.7 em Barbot e Castro, p. 66, adaptado].
Aula 16 Exercício 8 [3.1.4 em Barbot e Castro, p. 64, adaptado]. Conhece-se a seguinte informação sobre a procura e oferta de uma indústria perfeitamente competitiva, em equilíbrio de período curto: as
TEORIA DA PRODUÇÃO E DOS CUSTOS
TEORIA DA PRODUÇÃO E DOS CUSTOS - Tópicos de correcção de exercícios seleccionados - Exercício 1 1 Examine os rendimentos técnicos à escala das seguintes funções de produção: a) 0,5 0,75 0,4 0,6 1 = L
UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA FACULDADE DE ECONOMIA E GESTÃO
UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA FACULDADE DE ECONOMIA E GESTÃO LICENCIATURAS EM ECONOMIA E GESTÃO MICROECONOMIA Ano Lectivo 0/3 º Semestre º TESTE 6// Duração: h00 + 5 min (tolerância É permitida a CONSULTA
MICROECONOMIA II. Exame 2ª época 16/07/2007. Licenciatura em Economia LEC106
Licenciatura em Economia MICROECONOMIA II LEC106 Exame 2ª época 16/07/2007 Antes de iniciar o exame, leia atentamente as observações que se seguem: a duração da prova é de 2 horas e 30 minutos; a prova
Exercício 1. Como K=2: PT L =5,25*(2) 2 *L+4,5*2*L 2 -L 3 =21L+9 L 2 -L 3. PMd. L PT PMg L = L. a-1) Proceda à sua representação gráfica.
Exercício 1 O departamento de produção da RECICA estima que o processo de produção de pasta para papel desta empresa seja descrito pela função de produção: Q = 5,5K +4,5K -, onde Q = toneladas de pasta
MONOPÓLIO. - Enunciados e Tópicos de correcção - Neste momento, a função inversa da procura pode ser expressa pela seguinte função:
MONOPÓLIO - Enunciados e Tópicos de correcção - Exercício 1 Por decreto governamental, a CPP (Correios Postais de Portugal) é a única empresa a proceder a entregas postais não urgentes em Portugal. Neste
Universidade Portucalense Infante D. Henrique
Universidade Portucalense Infante D. Henrique DEPARTAMENTO DE ECONOMIA MICROECONOMIA - TEORIA DO CONSUMIDOR - EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO - Fevereiro 2004 - Exercícios de aplicação Teoria do Consumidor - 1.
Unidades II ECONOMIA E MERCADO. Profa. Lérida Malagueta
Unidades II ECONOMIA E MERCADO Profa. Lérida Malagueta Microeconomia A microeconomia ou teoria dos preços analisa como consumidores e empresas interagem no mercado, e como essa interação determina o preço
MACROECONOMIA Teste Intermédio
UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Faculdade de Direito MACROECONOMIA Teste Intermédio 23 de Abril de 2004 José Ferreira Machado Susana Narciso Duração: 1h20m NOME: Nº: Grupo I ( 9 valores) Responda na própria
Sumário. Gestão Empresarial e Economia. Economia. Microeconomia. Mercado e concorrência perfeita Procura. Oferta. Equilíbrio de mercado
Gestão Empresarial e Economia Economia Microeconomia Sumário Mercado e concorrência perfeita Procura o Procura individual o Procura de mercado Oferta o Oferta individual o Oferta de mercado Equilíbrio
preço das matérias primas e dos fatores de
Oferta Individual versus Oferta de Mercado A oferta de determinado bem depende de vários fatores: preço do próprio bem preço das matérias primas e dos fatores de produção tecnologia utilizada Oferta Individual
Considere a empresa produtora do bem BÊ, integrada num mercado de concorrência perfeita, com a seguinte função de custo total (CT): CT = q 4q + 17q
Exercício 1 Considere a empresa produtora do bem BÊ, integrada num mercado de concorrência 3 perfeita, com a seguinte função de custo total (CT): CT = q 4q + 17q + 64, onde q designa a quantidade de produto,
