CURSO LIVRE DE ECONOMIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO LIVRE DE ECONOMIA"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DA MADEIRA Departamento de Gestão e Economia CURSO LIVRE DE ECONOMIA Preços e Mercados Exercícios

2 1. Indique se as seguintes afirmações são verdadeiras ou falsas, justificando os casos em que as considere falsas. a) A procura de um bem é dada pelas quantidades que os consumidores estão dispostos a adquirir, a diferentes preços, em determinado período de tempo. b) As quantidades procuradas de um determinado bem dependem dos preços a que é colocado no mercado, pois quanto mais altos os preços, menores as quantidades procuradas. c) A descida do preço de determinado bem pode influenciar as quantidades que os consumidores estão dispostos a adquirir, mas não influencia as quantidades oferecidas. d) O grau de sensibilidade dos consumidores às variações dos preços é igual para todos os produtos. e) Os preços dos outros bens não têm qualquer influência na procura do bem X. f) Sempre que a curva da oferta se desloca para a direita, falamos de diminuição da oferta. g) A quantidade oferecida de um bem varia no mesmo sentido das variações do preço. h) Para determinado bem, as quantidades procuradas e os preços têm uma relação inversa, enquanto as quantidades oferecidas e os preços têm uma relação directa. i) O preço de equilíbrio é determinado pela intersecção das curvas da oferta e da procura. j) Num mercado de concorrência perfeita, o preço de equilíbrio é aquele que garante a satisfação simultânea dos compradores e vendedores. k) Mantendo-se inalterada a procura, um aumento da oferta provocará um aumento do preço de equilíbrio. l) A deslocação da curva da procura depende, entre outros factores, de variações nos preços dos restantes bens, de alterações nos rendimentos dos consumidores e de alterações nas preferências dos consumidores. m) Para situações em que o preço é superior ao preço de equilíbrio, verifica-se, no mercado, um excesso de oferta. n) Para preços inferiores ao preço de equilíbrio, a quantidade transaccionada é igual à quantidade procurada. o) Na concorrência monopolística, a imperfeição do mercado deve-se, essencialmente, ao número de vendedores do produto. p) As fusões e as aquisições têm em comum o facto de contribuírem para a concentração empresarial e, deste modo, agravarem a imperfeição do mercado.

3 2. Indique qual das hipóteses de resposta é correcta face a cada uma das questões formuladas A curva da procura de um produto mostra-nos a relação entre as quantidades procuradas num determinado período de tempo e: A. os preços de outros produtos sucedâneos ou similares. B. os preços do produto em causa. C. as preferências dos consumidores. D. a variação do poder de compra dos consumidores Define-se a procura como sendo: A. a quantidade do produto que é adquirida ao preço de equilíbrio. B. as quantidades do produto que os consumidores estão dispostos a adquirir, num dado período, aos diferentes preços alternativos. C. as variações nas quantidades procuradas decorrentes das elevações do nível de rendimento dos consumidores. D. as relações que se estabelecem entre o rendimento dos consumidores e as suas preferências de consumo Num estudo da procura agregada de um bem, consideramos: A. invariáveis apenas os preços de outros bens. B. invariável apenas o rendimento global. C. invariáveis os gostos dos consumidores. D. invariáveis os gostos dos consumidores, o rendimento global e os preços dos outros bens A passagem de D 1 para D 2 deveu-se: P D1 D2 Q A. à diminuição do rendimento das famílias. B. à diminuição do preço do bem. C. ao aumento do preço de um bem sucedâneo. D. ao aumento do preço de um bem complementar.

4 2.5. De entre os seguintes factores, diga qual não provoca deslocações na curva da procura de um determinado bem: A. variações no poder aquisitivo dos consumidores. B. mudanças nas preferências dos consumidores em relação ao produto. C. variações nos preços do produto. D. nenhuma das alternativas anteriores A curva da oferta de determinado bem mostra as relações que se estabelecem entre as quantidades oferecidas e: A. os custos dos factores de produção. B. os preços dos produtos concorrentes. C. os preços do produto considerado. D. nenhuma das alternativas anteriores A lei da oferta afirma que: A. quando aumenta a quantidade oferecida, aumenta o preço. B. quando diminui a quantidade oferecida, aumenta o preço. C. quando aumenta a oferta, aumenta o preço. D. nenhuma das alternativas anteriores De entre os seguintes factores, qual deles pode provocar uma deslocação para a esquerda da curva da oferta: A. melhoria nas condições da oferta, por redução dos custos dos factores de produção. B. diminuição do preço do produto. C. expectativas não favoráveis dos produtores sobre a evolução da procura. D. nenhuma das alternativas anteriores A passagem de S 1 para S 2 deveu-se: P S2 S1 Q A. ao aumento dos custos de produção desse bem. B. ao aumento dos preços dos outros bens. C. ao aumento do preço desse bem. D. ao aparecimento de uma inovação tecnológica na produção.

5 2.10. O preço de equilíbrio define: A. a maximização da satisfação do consumidor e do lucro do produtor. B. o máximo que os consumidores estão dispostos a pagar por um produto. C. o mínimo que os produtores estão dispostos a aceitar em pagamento dos produtos oferecidos no mercado. D. nenhuma das alternativas anteriores Analise o mercado do bem X: P S 10 5 D 0 Q A. ao preço de 15, a quantidade procurada é de 30. B. ao preço de 15, a quantidade transaccionada é de 10. C. ao preço de 5, a quantidade transaccionada é de 30. D. ao preço de 5, a quantidade procurada é de Se, ao preço vigente, a quantidade oferecida é maior que a procurada, então: A. a oferta tenderá a diminuir. B. a procura tenderá a aumentar. C. o preço baixará para o seu nível de equilíbrio. D. o preço subirá para o seu nível de equilíbrio A oferta de um dado bem A diminuiu, originando uma subida do seu preço e o aumento da procura do bem B. Pode, então, afirmar-se que: A. não existe qualquer relação entre os bens A e B. B. A é um bem de luxo e B um bem de primeira necessidade. C. A e B são bens complementares. D. A e B são bens sucedâneos Num mercado de concorrência perfeita, a homogeneidade do produto significa que: A. para o consumidor, é indiferente comprar o produto em qualquer empresa. B. as empresas têm todas os mesmos objectivos. C. os consumidores têm preferências idênticas. D. cada empresa produz uma determinada marca do mesmo tipo de produto.

6 2.15. Um mercado de concorrência perfeita tem como um dos seus elementos caracterizadores: A. elevadas barreiras de entrada no mercado. B. reduzidas ou nulas barreiras de entrada no mercado. C. elevadas barreiras de saída do mercado. D. aspectos que nada têm a ver com barreiras. 3. A procura é uma função decrescente do preço Enuncie a lei da procura Indique os principais factores determinantes da procura Explique de que forma é influenciada a procura de um determinado tipo de bem pelos preços dos bens complementares e substituíveis. 4. Suponha que as quantidades de um determinado bem que os consumidores estão dispostos a comprar, para cada nível de preços, são os seguintes: Preço Quantidade Faça a representação gráfica da curva da procura Interprete a curva da procura Considere agora que, em virtude de um aumento do rendimento, as quantidades procuradas variaram do seguinte modo: Preço Quantidade Diga, justificando, o que acontece à curva da procura Refira a influência da moda e da publicidade na procura dos bens. 5. A oferta é uma função crescente do preço Justifique a frase anterior Indique os principais factores determinantes da oferta de um bem Relacione a evolução tecnológica com a oferta de um determinado bem.

7 6. O quadro que a seguir se apresenta traduz as vontades expressas por compradores e vendedores no que se refere às quantidades de chocolate que estão dispostos a comprar e a vender, consoante as flutuações verificadas no preço do produto: Compradores Vendedores Preço Quantidade Preço Quantidade Dê uma noção de mercado Indique dois factores que possam influenciar a procura do bem considerado no exemplo Indique dois factores que possam influenciar a oferta do bem em causa Faça a representação gráfica das curvas da procura e da oferta A que preço deve ser transaccionado o chocolate para que a quantidade oferecida seja igual à quantidade procurada? 7. Observe os valores que se seguem, relativos ao mercado de telemóveis: Situação A Situação B Preço Quantidade Preço Quantidade Identifique a situação relativa à procura de telemóveis. Justifique Indique, justificando, qual o preço de equilíbrio Determine a receita dos vendedores Refira dois factores que possam influenciar a procura de telemóveis. 8. No mercado de fuel, a procura depende do preço, mas é, também, influenciada por diversos outros factores. A oferta depende, por seu lado, dos preços relativos dos diversos derivados do petróleo, bem como do aprovisionamento global em petróleo bruto. Suponha que a procura e a oferta de fuel se apresentam do seguinte modo: Preço Quantidade procurada Quantidade oferecida Represente, utilizando o mesmo gráfico, as curvas da oferta e da procura Determine, graficamente, o ponto de equilíbrio Suponha que um Inverno pouco frio fez baixar a procura de combustível. Refira em que sentido se desloca a curva da procura desse bem.

8 8.4. Suponha, agora, que um conflito regional se verificou nos países produtores de petróleo. Represente graficamente a deslocação da curva da oferta. 9. Analise o seguinte gráfico, relativo ao bem Z. P b y E a Q x 9.1. Identifique as curvas a e b Explicite o significado do ponto de equilíbrio, tendo em conta o gráfico Indique dois factores responsáveis pelo comportamento da procura, além do preço Considerando que se verificou uma importante melhoria da tecnologia, exponha uma alteração possível do comportamento da oferta. 10. Considere os seguintes valores relativos à oferta e à procura do bem A: Quadro I Quadro II Preços Quantidades Preços Quantidades Qual o quadro relativo à oferta? Justifique Indique o preço de equilíbrio no mercado A Explique o que acontece à procura de dois bens substituíveis se o preço de um deles aumentar Indique dois factores que influenciem a procura de um bem Caracterize o mercado de concorrência perfeita.

9 11. Considere os seguintes dados relativos ao mercado das pizzas. Preço Quantidade procurada Quantidade oferecida Faça a representação gráfica das curvas da procura e da oferta Determine o preço e a quantidade de equilíbrio Explique o que aconteceria se a procura de pizzas triplicasse para todos os níveis de preços Represente graficamente a nova situação e determine o novo ponto de equilíbrio. 12. Suponha que, num mercado de concorrência, o quadro seguinte expressa as quantidades de um determinado bem que os consumidores estão dispostos a comprar e os vendedores dispostos a vender. Preço Quantidade procurada Quantidade oferecida Faça a representação gráfica das curvas da procura e da oferta Determine, graficamente, o preço de equilíbrio Explique por que razão esse preço é considerado de equilíbrio Indique as características do mercado de concorrência perfeita. 13. Suponha que, para um determinado produto x, a evolução dos preços e das quantidades procuradas, num dado momento, foi: Preço Quantidade Faça a representação gráfica da curva da procura.

10 13.2. Com base nos mesmos preços, atribua valores à oferta do produto x, de modo que o preço de equilíbrio seja Faça a representação gráfica da curva da oferta Suponha que se verificava um aumento dos rendimentos dos consumidores. Represente no gráfico uma alteração possível do comportamento da procura Exponha três características do mercado de concorrência perfeita. 14. O mecanismo de mercado só funciona plenamente quando se encontram reunidas algumas condições. Explicite duas delas. 15. Comente a seguinte afirmação: Enquanto consumidores, os cidadãos têm interesse em que os mercados sejam concorrenciais. Enquanto produtores, os cidadãos desejariam possuir um monopólio no seu sector de actividade. 16. Ao contrário do que acontece no mercado de concorrência perfeita, a empresa monopolista tem poder de mercado Explique como se determinam os preços no mercado de monopólio O poder de mercado da empresa monopolista não é absoluto. Justifique a afirmação Caracterize o mercado de oligopólio Distinga mercado de monopólio de concorrência monopolística. 17. Considere uma empresa que goza de uma situação de monopólio num mercado onde trabalha com os seguintes elementos: Procura Preço unitário Custo unitário Calcule o preço a que empresa deverá vender o seu produto. Justifique Explique por que razão o lucro normal de uma empresa operando num mercado de concorrência monopolística é mais elevado que o lucro normal da mesma empresa operando num mercado de concorrência perfeita. 18. Observe o quadro: Milhões de barris/dia Arábia Saudita 9,15 Irão 3,77 Iraque 2,62 Venezuela 3,24 Emiratos Árabes Unidos 2,52

11 Kuwait 2,15 Nigéria 2,10 Líbia 1,47 Indonésia 1,43 Argélia 1,58 Total OPEP 30,03 Produção mundial: 74,51 milhões de barris/dia Produção do Médio Oriente: 21,79 milhões de barris/dia Indique os principais produtores de petróleo da OPEP Calcule o peso da produção de petróleo dos países do Médio Oriente na OPEP Calcule o peso da produção de petróleo dos países da OPEP na produção mundial Justifique o mercado do petróleo como um mercado de concorrência imperfeita.

Unidade Letiva 5 Preços e mercados Mercado é uma situação em que vendedores e compradores ajustam o preço e a quantidade do bem a transacionar.

Unidade Letiva 5 Preços e mercados Mercado é uma situação em que vendedores e compradores ajustam o preço e a quantidade do bem a transacionar. Mercado é uma situação em que vendedores e compradores ajustam o preço e a quantidade do bem a transacionar. O mercado não necessita da existência de um espaço físico nem da presença dos seus participantes;

Leia mais

Sumário. Gestão Empresarial e Economia. Economia. Microeconomia. Mercado e concorrência perfeita Procura. Oferta. Equilíbrio de mercado

Sumário. Gestão Empresarial e Economia. Economia. Microeconomia. Mercado e concorrência perfeita Procura. Oferta. Equilíbrio de mercado Gestão Empresarial e Economia Economia Microeconomia Sumário Mercado e concorrência perfeita Procura o Procura individual o Procura de mercado Oferta o Oferta individual o Oferta de mercado Equilíbrio

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO Unidade Orgânica: Escola Superior de Ciências Empresariais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO Unidade Orgânica: Escola Superior de Ciências Empresariais INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO Unidade Orgânica: Escola Superior de Ciências Empresariais Prova de de acesso ao Regime Especial Maiores de 23 anos para o ano letivo 2013/2014 (Realizada em 2013)

Leia mais

Mercado. Sumário, aula 7. Mercado. Mercado. Mercado. Mercado

Mercado. Sumário, aula 7. Mercado. Mercado. Mercado. Mercado Sumário, aula 7 Equilíbrio de concorrência perfeita Alterações no mercado Alterações da oferta Importância da inclinação da procura no efeito induzido pelas alterações da oferta As decisões dos compradores

Leia mais

UC: Economia da Empresa

UC: Economia da Empresa UC: Economia da Empresa ª Sessão Curso: Licenciatura em Gestão de Marketing Docente: Nuno J. Farinha 1 Introdução 1. O problema da qualidade e da quantidade. Que recursos (bens e serviços) devem ser produzidos

Leia mais

Economia I; 2012/2013; 2º sem. Prova da Época Recurso 3 de Julho de Antes de iniciar a sua prova tenha em atenção os seguintes aspectos:

Economia I; 2012/2013; 2º sem. Prova da Época Recurso 3 de Julho de Antes de iniciar a sua prova tenha em atenção os seguintes aspectos: Economia I; 2012/2013; 2º sem. Prova da Época Recurso 3 de Julho de 2013 Antes de iniciar a sua prova tenha em atenção os seguintes aspectos: A duração da prova é de duas horas e trinta minutos (2h 30m).

Leia mais

Confirme por favor. Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I. Nome:

Confirme por favor. Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I. Nome: Confirme por favor Avaliação contínua Avaliação única Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I Exame 1ª Época, 1º Semestre 008-009 Tempo de duração: h (avaliação contínua) h30m

Leia mais

ECONOMIA I. PARTE I: Fundamentos de análise económica (1,0 V)

ECONOMIA I. PARTE I: Fundamentos de análise económica (1,0 V) Nome: ISCTE Instituto Universitário de Lisboa ECONOMIA I Nº Turma 1º Semestre 2011-2012 13 Janeiro Duração: Frequência - 2h00m; EXAME 2h30 Questões adicionais EXAME : Parte II-3; Parte III-3b); Parte IV

Leia mais

GRUPO I (7 valores) 1. Identifique um dos principais fatores que determinam a produção de bens económicos?

GRUPO I (7 valores) 1. Identifique um dos principais fatores que determinam a produção de bens económicos? INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO Unidade Orgânica: Escola Superior de Ciências Empresariais Prova de de acesso ao Regime Especial Maiores de 23 anos para o ano letivo 2015/2016 Junho 2015 Leia

Leia mais

Oferta e Demanda. 4. Oferta e Demanda. Mercado. O Que São os Mercados? Preços. Mercado

Oferta e Demanda. 4. Oferta e Demanda. Mercado. O Que São os Mercados? Preços. Mercado Oferta e Demanda 4. Oferta e Demanda São as duas palavras mais usadas por economistas São as forças que fazem os mercados funcionarem A microeconomia moderna lida com a oferta, demanda e o equilíbrio do

Leia mais

Economia dos Recursos Naturais. Agentes e Circuito Económico

Economia dos Recursos Naturais. Agentes e Circuito Económico Economia dos Recursos Naturais Agentes e Circuito Económico Agentes Económicos numa economia simplificada Famílias Empresas Engloba as famílias enquanto unidades de consumo e de fornecimento de trabalho

Leia mais

EXERCICIOS SOBRE: TEORIA DO CONSUMIDOR VI Procura, oferta e equilíbrio de mercado

EXERCICIOS SOBRE: TEORIA DO CONSUMIDOR VI Procura, oferta e equilíbrio de mercado EXERCICIOS SOBRE: TEORIA DO CONSUMIDOR VI Procura, oferta e equilíbrio de mercado Exercício Nº 1 Defina e caracterize os seguintes conceitos: a) Procura individual de um bem. Descreve as quantidades alternativas,

Leia mais

FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO LICENCIATURA EM GESTÃO DISCIPLINA DE MICROECONOMIA 2º TESTE 29 JUNHO - ANO LECTIVO 2003/2004

FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO LICENCIATURA EM GESTÃO DISCIPLINA DE MICROECONOMIA 2º TESTE 29 JUNHO - ANO LECTIVO 2003/2004 FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO LICENCIATURA EM GESTÃO DISCIPLINA DE MICROECONOMIA 2º TESTE 29 JUNHO - ANO LECTIVO 2003/2004 Observações: Duração: 2h30m. Não é permitida a utilização de

Leia mais

DOS MAIORES DE 23 ANOS NOME:

DOS MAIORES DE 23 ANOS NOME: Notas: Apresente o seu documento de identificação. Coloque o nome em todas as folhas. Leia atentamente cada questão antes de iniciar a sua resposta. Grupo 1 [10 VALORES] Relativamente a cada questão, assinale

Leia mais

2 Funcionamento de Mercados em concorrência perfeita

2 Funcionamento de Mercados em concorrência perfeita 2 Funcionamento de Mercados em concorrência perfeita 2.1 Oferta e Demanda o funcionamento dos mercados concorrenciais Roberto Guena USP 9 de abril de 2013 Roberto Guena (USP) Funcionamento de mercado 9

Leia mais

6 CUSTOS DE PRODUÇÃO QUESTÕES PROPOSTAS

6 CUSTOS DE PRODUÇÃO QUESTÕES PROPOSTAS 1 6 CUSTOS DE PRODUÇÃO QUESTÕES PROPOSTAS 1. Se conhecemos a função produção, o que mais precisamos saber a fim de conhecer a função custos: a) A relação entre a quantidade produzida e a quantidade de

Leia mais

Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I. Nome: PARTE I: Teoria do Consumidor (5 V)

Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I. Nome: PARTE I: Teoria do Consumidor (5 V) Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I Frequência, 1º Semestre 2003-2004 24 Janeiro, OGE e GEI Tempo de duração: 2h30m Nome: Nº Turma PARTE I: Teoria do Consumidor (5 V) 1.

Leia mais

Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I. Nome: PARTE I: Teoria do Consumidor (0,5 V)

Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I. Nome: PARTE I: Teoria do Consumidor (0,5 V) Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I Frequência, 1º Semestre 2002-2003 PARTE I: Teoria do Consumidor (0,5 V) 1. (0,5 V) A análise microeconómica do consumidor permite estudar

Leia mais

ISCTE- INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA MICROECONOMIA

ISCTE- INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA MICROECONOMIA ISCTE- INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA MICROECONOMIA Exame 2ª Época, 1º Semestre 2012-2013 Tempo de duração: 2h30 Nome: Nº Turma PARTE I: Fundamentos de Economia (2,5) 1. (1,5 v) Na atual conjuntura

Leia mais

Exercícios Exames dos anos anteriores: Exercício Exercício s Exames dos anos s Exames dos anos anteriores: s Exames dos anos anteriores:

Exercícios Exames dos anos anteriores: Exercício Exercício s Exames dos anos s Exames dos anos anteriores: s Exames dos anos anteriores: Exercícios Exercícios Exames Exames dos anos dos anteriores: anos anteriores: Monopólio anteriores: Concorrência e Concorrência Perfeita Perfeita Monopolística Exame Junho 2005 Num dado país o mercado

Leia mais

Economia I; 2013/2014; 2º sem. Prova da Época Recurso 25 de Junho de Antes de iniciar a sua prova tenha em atenção os seguintes aspectos:

Economia I; 2013/2014; 2º sem. Prova da Época Recurso 25 de Junho de Antes de iniciar a sua prova tenha em atenção os seguintes aspectos: Economia I; 2013/2014; 2º sem. Prova da Época Recurso 25 de Junho de 2014 Antes de iniciar a sua prova tenha em atenção os seguintes aspectos: A duração da prova é de duas horas e trinta minutos (2h 30m).

Leia mais

Economia I; 2013/2014; 2º sem. Prova da Época Recurso 25 de Junho de Antes de iniciar a sua prova tenha em atenção os seguintes aspectos:

Economia I; 2013/2014; 2º sem. Prova da Época Recurso 25 de Junho de Antes de iniciar a sua prova tenha em atenção os seguintes aspectos: Economia I; 2013/2014; 2º sem. Prova da Época Recurso 25 de Junho de 2014 Antes de iniciar a sua prova tenha em atenção os seguintes aspectos: A duração da prova é de duas horas e trinta minutos (2h 30m).

Leia mais

ECONOMIA - PROFº. ALEX MENDES. Economia. PROFº Alex Mendes

ECONOMIA - PROFº. ALEX MENDES. Economia. PROFº Alex Mendes Economia PROFº Alex Mendes 1 Noções de Economia do Setor Público Objetivo Geral Apresentar os movimentos de mercado como resultado das forças de oferta e demanda, e o papel dos preços nesta dinâmica. Objetivos

Leia mais

2 OFERTA E DEMANDA I: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM

2 OFERTA E DEMANDA I: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM 2 OFERTA E DEMANDA I: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM As Forças de 4 Mercado: Oferta e Demanda Oferta e Demanda Oferta e demanda são os dois termos mais usados por economistas. Oferta e demanda são as forças

Leia mais

GRUPO I (7 valores) 3. Identifique uma das principais características do sistema de economia mista.

GRUPO I (7 valores) 3. Identifique uma das principais características do sistema de economia mista. INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO Unidade Orgânica: Escola Superior de Ciências Empresariais Prova de de acesso ao Regime Especial Maiores de 23 anos para o ano letivo 2016/2017 Junho 2016 Leia

Leia mais

GRUPO I (7 valores) 1. Qual dos seguintes elementos não constitui um agregado económico estudado no âmbito da macroeconomia?

GRUPO I (7 valores) 1. Qual dos seguintes elementos não constitui um agregado económico estudado no âmbito da macroeconomia? INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO Unidade Orgânica: Escola Superior de Ciências Empresariais Prova de de acesso ao Regime Especial Maiores de 23 anos para o ano letivo 2012/2013 (Realizada em 2012)

Leia mais

Introdução à Microeconomia. As forças de mercado: oferta e demanda. Danilo Igliori

Introdução à Microeconomia. As forças de mercado: oferta e demanda. Danilo Igliori Introdução à Microeconomia As forças de mercado: oferta e demanda Danilo Igliori (digliori@usp.br) As Forças de Mercado de Oferta e Demanda Oferta e demanda estão entre as palavras que os economistas utilizam

Leia mais

FUNDAMENTOS DE MICROECONOMIA: DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO

FUNDAMENTOS DE MICROECONOMIA: DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO FUNDAMENTOS DE MICROECONOMIA: DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO MICROECONOMIA É a parte da teoria econômica que estuda o comportamento das famílias e das empresas e os mercados nos quais operam.

Leia mais

preço das matérias primas e dos fatores de

preço das matérias primas e dos fatores de Oferta Individual versus Oferta de Mercado A oferta de determinado bem depende de vários fatores: preço do próprio bem preço das matérias primas e dos fatores de produção tecnologia utilizada Oferta Individual

Leia mais

Antes de iniciar a sua prova, tenha em atenção os seguintes aspectos:

Antes de iniciar a sua prova, tenha em atenção os seguintes aspectos: Nome Completo: (tal como consta do processo do aluno) Nº de Processo: Turma: Curso: Antes de iniciar a sua prova, tenha em atenção os seguintes aspectos: A duração da prova é de duas horas e trinta minutos

Leia mais

EXERCICIOS SOBRE: TEORIA DO CONSUMIDOR VII Rendimento total, médio e marginal e conceito de elasticidade aplicado á procura e á oferta

EXERCICIOS SOBRE: TEORIA DO CONSUMIDOR VII Rendimento total, médio e marginal e conceito de elasticidade aplicado á procura e á oferta EXERCICIOS SOBRE: TEORIA DO CONSUMIDOR VII Rendimento total, médio e marginal e conceito de elasticidade aplicado á procura e á oferta Exercício Nº 1 Defina e caracterize os seguintes conceitos: a) Receita

Leia mais

2 Funcionamento de Mercados em concorrência perfeita

2 Funcionamento de Mercados em concorrência perfeita 2 Funcionamento de Mercados em concorrência perfeita 2.1 Oferta e Demanda o funcionamento dos mercados concorrenciais Roberto Guena 19 de setembro de 2017 USP Lei da demanda Quantidade demandada de determinado

Leia mais

Economia Florestal. Agentes e Circuito Económico

Economia Florestal. Agentes e Circuito Económico Economia Florestal Agentes e Circuito Económico Agentes Económicos numa economia simplificada Famílias Empresas Engloba as famílias enquanto unidades de consumo e de fornecimento de trabalho e capital

Leia mais

Parte 1: Oferta, demanda e equilíbrio de mercado. Parte 2: Elasticidades. O conceito de utilidade marginal. Microeconomia - Prof. Marco A.

Parte 1: Oferta, demanda e equilíbrio de mercado. Parte 2: Elasticidades. O conceito de utilidade marginal. Microeconomia - Prof. Marco A. A lei da oferta e Parte 1: Oferta, e equilíbrio de mercado Parte 2: Elasticidades Prof. Ms. Marco A. Arbex marco.arbex@live.estacio.br BLOG: www.marcoarbex.wordpress.com Dois reais......e noventa centavos

Leia mais

MICROECONOMIA OFERTA E DEMANDA

MICROECONOMIA OFERTA E DEMANDA MICROECONOMIA OFERTA E DEMANDA Disciplina: Economia e Mercado Professora: Karina Cabrini Zampronio Micro e Macroeconomia Microeconomia é o ramo da Teoria Econômica que estuda o funcionamento do mercado

Leia mais

Microeconomics I. Licenciaturas em Administração e Gestão de Empresas e em Economia

Microeconomics I. Licenciaturas em Administração e Gestão de Empresas e em Economia Microeconomics I Licenciaturas em Administração e Gestão de Empresas e em Economia 006-007 Fernando Branco (fbranco@ucppt) º Semestre Carolina Reis (careis@fceeucppt) º Teste João Coelho (jocoel@fceeucppt)

Leia mais

PRO Introdução à Economia

PRO Introdução à Economia PRO 2208 Introdução à Economia Aulas 2 e 3 Mercados, Oferta e Demanda PRO 2208 Davi Nakano Mercados, Oferta e Demanda Mercado: grupo de compradores e de vendedores de um dado bem ou serviço Oferta e Demanda

Leia mais

PRO Introdução à Economia

PRO Introdução à Economia Introdução à Economia Aula 10 Competição Monopolística ou Concorrência Imperfeita Entre o Mercado Competitivo e o Monopólio Competição Monopolística ou Imperfeita Estruturas de mercado que se situam entre

Leia mais

MATRIZ DA PROVA DE EXAME A NÍVEL DE ESCOLA AO ABRIGO DO DECRETO-LEI Nº 357/2007, DE 29 DE OUTUBRO

MATRIZ DA PROVA DE EXAME A NÍVEL DE ESCOLA AO ABRIGO DO DECRETO-LEI Nº 357/2007, DE 29 DE OUTUBRO MATRIZ DA PROVA DE EXAME A NÍVEL DE ESCOLA AO ABRIGO DO DECRETO-LEI Nº 357/2007, DE 29 DE OUTUBRO 1. Unidades temáticas, conteúdos e objectivos/competências (Duração: 90 minutos + 30 minutos de tolerância)

Leia mais

LEI DA PROCURA. Lei da Procura (demand):

LEI DA PROCURA. Lei da Procura (demand): MERCADO LEI DA PROCURA Lei da Procura (demand): A procura de um bem/serviço aumenta quando o seu preço baixa, e diminui quando o seu preço sobe, mantendo-se todo o resto constante (ceteris paribus) Note-se

Leia mais

Microeconomia. Exercícios. António Saraiva

Microeconomia. Exercícios. António Saraiva Microeconomia Exercícios António Saraiva Microeconomia I 2 3 LINHA LIMITE DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO X X País A 120 País B 100 96 B2 A1 A2 B1 80 125 Y 60 Y Os gráficos representam as linhas de transformação

Leia mais

I. Conceitos Básicos

I. Conceitos Básicos I. Conceitos Básicos Escolha Múltipla 1. A economia foca-se em a) Indivíduos e como os recursos são utilizados para satisfazer as necessidades humanas. b) Dinheiro. c) Bancos d) Control 2. Um recurso é

Leia mais

Antes de iniciar a sua prova, tenha em atenção os seguintes aspectos:

Antes de iniciar a sua prova, tenha em atenção os seguintes aspectos: Nome Completo: (tal como consta do processo do aluno) Nº de Processo: Turma: Curso: Antes de iniciar a sua prova, tenha em atenção os seguintes aspectos: A duração da prova é de duas horas e trinta minutos

Leia mais

29/03/2016. Oferta e Demanda. Oferta e Demanda. O Que São os Mercados? Mercado. Mercado. Preços

29/03/2016. Oferta e Demanda. Oferta e Demanda. O Que São os Mercados? Mercado. Mercado. Preços Oferta e Demanda Oferta e Demanda ARTE I São as duas palavras mais usadas por economistas. São as forças que fazem os mercados funcionarem. A microeconomia moderna lida com a oferta, demanda e o equilíbrio

Leia mais

FORÇAS DE OFERTA E DEMANDA DOS MERCADOS

FORÇAS DE OFERTA E DEMANDA DOS MERCADOS FORÇAS DE OFERTA E DEMANDA DOS MERCADOS OBJETIVO GERAL Apresentar os movimentos de mercado como resultado das forças de oferta e demanda, e o papel dos preços nesta dinâmica. OBJETIVOS ESECÍFICOS Apresentar

Leia mais

Exercício Adicional 1

Exercício Adicional 1 Exercícios Adicionais de Concorrência Perfeita Microeconomia II Nuno Moutinho 1 Exercício Adicional 1 1) No país ALFACINHA, o sector produtor de alfaces funciona numa estrutura perfeitamente concorrencial.

Leia mais

NOME COMPLETO:... Nº DE PROCESSO:.TURMA:. PARTE A. (Duração: 60 m. Cotação 10 valores)

NOME COMPLETO:... Nº DE PROCESSO:.TURMA:. PARTE A. (Duração: 60 m. Cotação 10 valores) 1 Microeconomia I Licenciatura em Economia Finanças - MAEG 1 de Fevereiro de 2013 Duração da prova: 2:00 h NOME COMPLETO:........ Nº DE PROCESSO:.TURMA:. PARTE A (Duração: 60 m. Cotação 10 valores) 1.

Leia mais

FORÇAS DE OFERTA E DEMANDA DOS MERCADOS

FORÇAS DE OFERTA E DEMANDA DOS MERCADOS FORÇAS DE OFERTA E DEMANDA DOS MERCADOS OBJETIVO GERAL Apresentar os movimentos de mercado como resultado das forças de oferta e demanda, e o papel dos preços nesta dinâmica. OBJETIVOS ESECÍFICOS Apresentar

Leia mais

MICROECONOMIA II. Exame 1ª época 25/06/2007. Licenciatura em Economia LEC106

MICROECONOMIA II. Exame 1ª época 25/06/2007. Licenciatura em Economia LEC106 Licenciatura em Economia MICROECONOMIA II LEC106 Exame 1ª época 25/06/2007 Antes de iniciar o exame, leia atentamente as observações que se seguem: a duração da prova é de 2 horas e 30 minutos; a prova

Leia mais

Prova escrita de conhecimentos específicos de Economia

Prova escrita de conhecimentos específicos de Economia Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência dos Cursos Superiores do Instituto Politécnico de Leiria dos Maiores de 23 Anos Prova escrita de conhecimentos específicos

Leia mais

Módulo 1 (5 valores)

Módulo 1 (5 valores) INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA MAIORES DE 23 ANOS (Dec.Lei nº 64/2006, de 21 de março) Licenciatura em Gestão de

Leia mais

Capítulo. As Forças de Mercado da Oferta e da Demanda

Capítulo. As Forças de Mercado da Oferta e da Demanda Capítulo 4 As Forças de Mercado da Oferta e da Demanda Mercados e Competição Mercado Um grupo de compradores e vendedores de um determinado bem ou serviço Podem ser altamente organizados Ex.: mercados

Leia mais

Componente Específica de Economia

Componente Específica de Economia PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2013/2014 Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo Licenciaturas em Gestão, Gestão Hoteleira e Marketing

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1ª PARTE: Concorrência Perfeita, Concorrência Monopolística, Monopólio e Oligopólio.

LISTA DE EXERCÍCIOS 1ª PARTE: Concorrência Perfeita, Concorrência Monopolística, Monopólio e Oligopólio. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DISCIPLINA: TEORIA MICROECONÔMICA II ESTÁGIO DOCÊNCIA: VÍVIAN DOS SANTOS QUEIROZ PROFESSOR:

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO VERSÃO 1

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO VERSÃO 1 EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO 10.º/11.º ou 11.º/12.º Anos de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto Programas novos e Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROVA 712/12 Págs. Duração

Leia mais

UC: Economia da Empresa

UC: Economia da Empresa UC: Economia da Empresa 11ª Sessão Curso: Licenciatura em Gestão de Marketing Docente: Nuno J. Farinha 1 Estruturas de Mercado: Extremos Mercados imperfeitamente competitivos Mercados Perfeitamente Competitivos

Leia mais

Sistema de preços. Prof. Regis Augusto Ely. Agosto de Revisão Novembro de Oferta e demanda. 1.1 Curva de demanda

Sistema de preços. Prof. Regis Augusto Ely. Agosto de Revisão Novembro de Oferta e demanda. 1.1 Curva de demanda Sistema de preços Prof. Regis Augusto Ely Agosto de 2011 - Revisão Novembro de 2012 1 Oferta e demanda 1.1 Curva de demanda A curva de demanda descreve a relação entre preço e quantidade demandada. Aumentando

Leia mais

Aula 17 Exercício 8 [3.1.4 em Barbot e Castro, p. 64, adaptado]. a) b) c) d) e) i) ii) Exercício 1 [3.1.7 em Barbot e Castro, p. 66, adaptado].

Aula 17 Exercício 8 [3.1.4 em Barbot e Castro, p. 64, adaptado]. a) b) c) d) e) i) ii) Exercício 1 [3.1.7 em Barbot e Castro, p. 66, adaptado]. Aula 17 Exercício 8 [3.1.4 em Barbot e Castro, p. 64, adaptado]. Conhece-se a seguinte informação sobre a procura e oferta de uma indústria perfeitamente competitiva, em equilíbrio de período curto: as

Leia mais

Demanda. Conceito 22/05/2010

Demanda. Conceito 22/05/2010 Demanda 1 Conceito A demanda de um determinado bem (doravante, denominada de bem X) é dada pela quantidade deste bem que os compradores (doravante, denominados de consumidores) desejam adquirir num determinado

Leia mais

Economia dos Recursos Naturais. Falhas de mercado

Economia dos Recursos Naturais. Falhas de mercado Economia dos Recursos Naturais Falhas de mercado Características da concorrência perfeita Preços exógenos Homogeneidade Informação perfeita Divisibilidade Perfeita substituibilidade Livre entrada e saída

Leia mais

EMPRESAS EM MERCADOS COMPETITIVOS

EMPRESAS EM MERCADOS COMPETITIVOS EMPRESAS EM MERCADOS COMPETITIVOS Do que se trata? Trata-se do tema 4: Exemplifique e mostre o funcionamento de um mercado próximo da concorrência perfeita. O que vamos fazer? Aplicar conceitos do tema

Leia mais

EXAME MODELO 11 DE JUNHO DE 2008 Duração: 2 horas. Grupo I [10 valores]

EXAME MODELO 11 DE JUNHO DE 2008 Duração: 2 horas. Grupo I [10 valores] INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO MICROECONOMIA EXAME MODELO 11 DE JUNHO DE 2008 Duração: 2 horas Nome Nº informático Turma Professor(a) Preencha o cabeçalho e, para cada uma

Leia mais

Qte depois da entrada

Qte depois da entrada CAPÍTULO 3 OFERTA E DEMANDA 1 MERCADO COMPETITIVO muitos compradores e vendedores, ações de qualquer indivíduo não tem efeito perceptível sobre o preço. Ex. de merc não competitivo coca-cola. O merc competitivo

Leia mais

MICROECONOMIA

MICROECONOMIA MICROECONOMIA 01. (Fiscal ISS-SP/98) Se a quantidade demandada de um bem permanece inalterada quando o seu preço aumenta, pode-se concluir que a elasticidade preço deste bem é: a) Menor do que a unidade.

Leia mais

MICROECONOMIA Resolução

MICROECONOMIA Resolução INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO EXAME ÉPOCA DE RECURSO 27 DE JULHO DE 2009 Duração: 2 horas Nome Nº informático Turma Professor(a) Preencha o cabeçalho e, para cada uma das

Leia mais

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa MICROECONOMIA

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa MICROECONOMIA Frequência: alunos em avaliação contínua Exame: alunos em avaliação única ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa MICROECONOMIA Exame 1ª Época, 1º semestre 2012-2013 Nome: Tempo de duração: 2h (avaliação

Leia mais

A prova é constituída por duas partes, sendo a 1ª parte de questões de escolha múltipla e a

A prova é constituída por duas partes, sendo a 1ª parte de questões de escolha múltipla e a Licenciatura em Economia MICROECONOMIA II EXAME DE 1ª ÉPOCA 06/07/2009 A Antes de iniciar o teste, leia atentamente as observações que se seguem: A duração da prova é de 2 horas; A prova é constituída

Leia mais

Módulo 1 (5 valores)

Módulo 1 (5 valores) INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA MAIORES DE 23 ANOS (Dec.Lei nº 64/2006, de 21 de março) Licenciatura em Gestão de

Leia mais

O mercado perfeitamente concorrencial garante a maximização do bem-estar social. A área

O mercado perfeitamente concorrencial garante a maximização do bem-estar social. A área Maximização do Bem-estar Social P S p D O mercado perfeitamente concorrencial garante a maximização do bem-estar social. A área a azul escuro representa o excedente do produtor e a área a azul claro o

Leia mais

Microeconomia I Exame Final, 2006/07

Microeconomia I Exame Final, 2006/07 Licenciaturas em Economia e Administração e Gestão de Empresas Microeconomia I Exame Final, 006/07 6 de Janeiro de 007 Duração: h + 30 min Fernando Branco, Fernando Machado, Ana F. Antunes, João Granja,

Leia mais

Microeconomia I. Bibliografia. Mercado. Arilton Teixeira Mankiw, cap 4. Pindyck and Rubenfeld, caps. 2 e 4

Microeconomia I. Bibliografia. Mercado. Arilton Teixeira Mankiw, cap 4. Pindyck and Rubenfeld, caps. 2 e 4 Microeconomia I Arilton Teixeira arilton@fucape.br 2012 1 Bibliografia Mankiw, cap 4. Pindyck and Rubenfeld, caps. 2 e 4 2 Mercado Definição: É o conjunto de agentes, compradores e vendedores, que negociam

Leia mais

Economia e Sociologia. O Funcionamento do Mercado

Economia e Sociologia. O Funcionamento do Mercado Economia e Sociologia O Funcionamento do Mercado O que é o mercado? Sistema através do qual compradores e vendedores negoceiam para determinar os preços e as quantidades transaccionadas de um bem Locais

Leia mais

A economia é o estudo da organização social através do qual os homens satisfazem suas necessidades de bens e serviços escassos.

A economia é o estudo da organização social através do qual os homens satisfazem suas necessidades de bens e serviços escassos. IMPORTANTE: Tratando-se de uma representação esquematizada das aulas previstas, o material que integra esse Desenvolvimento Programático não é suficiente para o acompanhamento do curso. Sua leitura, sem

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO MICROECONOMIA. EXAME ÉPOCA DE RECURSO 28 DE JULHO DE 2008 Duração: 2 horas.

INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO MICROECONOMIA. EXAME ÉPOCA DE RECURSO 28 DE JULHO DE 2008 Duração: 2 horas. INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO MICROECONOMIA EXAME ÉPOCA DE RECURSO 28 DE JULHO DE 2008 Duração: 2 horas Resolução Nome Nº informático Turma Professor(a) Preencha o cabeçalho

Leia mais

Modelo da Procura e da Oferta

Modelo da Procura e da Oferta Modelo da rocura e da Oferta IT, LEGI - Teoria Económica II Margarida Catalão Lopes 1 Mercado: local de encontro da oferta (os que tentam vender) e da procura (os que desejam comprar), onde se determinam

Leia mais

Economia Industrial e da Empresa. Exercícios

Economia Industrial e da Empresa. Exercícios Economia Industrial e da Empresa Exercícios 2007-2008 B. TECNOLOGIA E ESTRUTURAS INDUSTRIAIS Exercício 1 Considere as seguintes funções de produção: a) f(x; y) = x 2 y 2 b) f(x; y) = 4x 1 2 y 1 3 c) f(x;

Leia mais

Índice ECONOMIA E NEGÓCIOS PARTE I. Índice de caixas, figuras e tabelas 13. Prefácio para os estudantes 19. Prefácio para os professores 21

Índice ECONOMIA E NEGÓCIOS PARTE I. Índice de caixas, figuras e tabelas 13. Prefácio para os estudantes 19. Prefácio para os professores 21 Índice Índice de caixas, figuras e tabelas 13 Prefácio para os estudantes 19 Prefácio para os professores 21 PARTE I ECONOMIA E NEGÓCIOS Capítulo 1 Ambiente empresarial 1.1. Âmbito da economia empresarial

Leia mais

CURSO LIVRE DE ECONOMIA

CURSO LIVRE DE ECONOMIA UNIVERSIDADE DA MADEIRA Departamento de Gestão e Economia CURSO LIVRE DE ECONOMIA Contabilidade Nacional Exercícios 1. Indique se as seguintes afirmações são verdadeiras ou falsas, justificando os casos

Leia mais

Introdução à Microeconomia

Introdução à Microeconomia Fundamentos de economia: introdução à microeconomia e macroeconomia Prof. Ms. Marco marco.arbex@live.estacio.br Blog: www.marcoarbex.wordpress.com Introdução à Microeconomia Introdução à Microeconomia

Leia mais

Caderno de Exercícios (pontos 6 e 7) Gestão 2007/2008 Departamento de Engenharia e Gestão. 6.1 Mercados

Caderno de Exercícios (pontos 6 e 7) Gestão 2007/2008 Departamento de Engenharia e Gestão. 6.1 Mercados 6.1 Mercados 1. O rendimento e os gostos são: a) Factores que determinam a oferta b) Factores que determinam a procura c) Ignorados na análise económica d) Complementares na procura e) Substitutos na procura

Leia mais

A empresa em ambiente concorrencial

A empresa em ambiente concorrencial A empresa em ambiente concorrencial IT, LEGI - Teoria Económica II Margarida Catalão Lopes 1 Objectivo habitual da empresa: maximizar o seu lucro. Lucro vai depender da estrutura do mercado em que actua.

Leia mais

Introdução à Microeconomia

Introdução à Microeconomia Fundamentos de economia: introdução à microeconomia e macroeconomia Prof. Ms. Marco A. Arbex marco.arbex@live.estacio.br Introdução à Microeconomia Blog: www.marcoarbex.wordpress.com Introdução à Microeconomia

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Microeconomia

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Microeconomia UNIVERSIDADE CATÓICA PORTUGUESA aculdade de Ciências Económicas e Empresariais Microeconomia icenciatura em Administração e Gestão de Empresas de Novembro de 000 ernando Branco º Teste Gabinete 50 O eame

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Microeconomia I

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Microeconomia I UNIVERSIDDE CTÓLIC PORTUGUES Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Microeconomia I Licenciaturas em dministração e Gestão de Empresas e em Economia 30 de Novembro de 00 Fernando Branco Teste

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO MICROECONOMIA. EXAME ÉPOCA ESPECIAL 12 DE SETEMBRO DE 2008 Duração: 2 horas.

INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO MICROECONOMIA. EXAME ÉPOCA ESPECIAL 12 DE SETEMBRO DE 2008 Duração: 2 horas. INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO MICROECONOMIA EXAME ÉPOCA ESPECIAL 12 DE SETEMBRO DE 2008 Duração: 2 horas Resolução Nome Nº informático Turma Professor(a) Preencha o cabeçalho

Leia mais

1E207 - MACROECONOMIA II

1E207 - MACROECONOMIA II LICENCIATURA EM ECONOMIA (2009-10) 1E207 - MACROECONOMIA II Exame da época normal (21 de Junho de 2010) Duração: 1h (escolha múltipla) + 1h40 (exercícios). As respostas às questões de escolha múltipla

Leia mais

Estruturas de Mercado e Maximização de lucro. Mercado em Concorrência Perfeita Monopólio Concorrência Monopolística Oligopólio

Estruturas de Mercado e Maximização de lucro. Mercado em Concorrência Perfeita Monopólio Concorrência Monopolística Oligopólio Estruturas de Mercado e Maximização de lucro Mercado em Concorrência Perfeita Monopólio Concorrência Monopolística Oligopólio 1 Introdução As várias formas ou estruturas de mercado dependem fundamentalmente

Leia mais

Prova de Microeconomia

Prova de Microeconomia Prova de Microeconomia 1) Acerca do comportamento do consumidor pode-se afirmar que: I. A relação de preferência é dita racional se ela é completa e transitiva; II. Somente a relação de preferência racional

Leia mais

ECONOMIA CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO COMERCIAL PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa de Economia dos Cursos Profissionais

ECONOMIA CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO COMERCIAL PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa de Economia dos Cursos Profissionais Ano Letivo 2017/2018 ECONOMIA CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO COMERCIAL PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Economia dos Cursos Profissionais ENSINO SECUNDÁRIO MÓDULO 3 MERCADOS DE BENS

Leia mais

MICROECONOMIA /ECONOMIA

MICROECONOMIA /ECONOMIA MICROECONOMIA /ECONOMIA 1ª Época, 1º Semestre 2014-2015 Tempo de duração: 2h (avaliação contínua em frequência) 2h30m (avaliação única por exame final) Nome: Nº Turma LEIA CUIDADOSAMENTE E SIGA AS INSTRUÇÕES:

Leia mais

MICROECONOMIA. Oferta e Demanda. Aula 04 pag 29. Professora Silmara 1

MICROECONOMIA. Oferta e Demanda. Aula 04 pag 29. Professora Silmara 1 MICROECONOMIA Oferta e Demanda Aula 04 pag 29 Professora Silmara 1 Oferta e Demanda São as duas palavras mais usadas por economistas São as forças que fazem os mercados funcionarem A microeconomia moderna

Leia mais

Prova escrita de conhecimentos específicos de Economia

Prova escrita de conhecimentos específicos de Economia Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência dos Cursos Superiores do Instituto Politécnico de Leiria dos Maiores de 23 Anos - 2015 Instruções gerais Prova escrita

Leia mais

Microeconomia. 1. Procura, Oferta, Mercados e Organizações. Francisco Lima

Microeconomia. 1. Procura, Oferta, Mercados e Organizações. Francisco Lima Microeconomia 1 Procura, Oferta, Mercados e Organizações Francisco Lima 1º ano 2º semestre 2015/2016 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Modelo da Procura e Oferta Objetivo: determinar os preços

Leia mais

Módulo 7 Demanda, Oferta e Equilíbrio de mercado

Módulo 7 Demanda, Oferta e Equilíbrio de mercado Módulo 7 Demanda, Oferta e Equilíbrio de mercado Como vimos, a microeconomia ou teoria dos preços analisa como consumidores e empresas interagem no mercado, e como essa interação determina o preço e a

Leia mais

Exame de Recurso de Microeconomia 4 de Junho de 2007

Exame de Recurso de Microeconomia 4 de Junho de 2007 Exame de Recurso de Microeconomia 4 de Junho de 2007 Tópicos simples de resolução I a) Afirmação falsa. O padrão de vantagens comparativas resulta da comparação dos custos de oportunidade (rácios de coeficientes

Leia mais

Mercados e concorrência

Mercados e concorrência Mercados e concorrência IST, LEGI - Teoria Económica II Margarida Catalão Lopes 1 Até agora temos ignorado a interacção entre empresas. Agora vamos considerá-la explicitamente. Para tal é importante começar

Leia mais