MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA JURÍDICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA JURÍDICA"

Transcrição

1 MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA JURÍDICA

2 APRESENTAÇÃO 1.Bem-vindo ao SICREDI Total Internet! É sempre bom poder contar com o SICREDI do seu lado. Melhor ainda quando o SICREDI está onde você mais precisa: dentro da sua empresa. Leia atentamente este material. Ele foi preparado especialmente para você conhecer o funcionamento do SICREDI Total Internet. Aqui você vai encontrar todas as informações para acessar o sistema e realizar as operações disponíveis, além de dicas de segurança. Você vai ganhar facilidade, agilidade e conveniência para a sua empresa e mais tempo para realizar bons negócios. Boa leitura! 2.

3 ACESSO 2.Agora que você, usuário Master, cadastrou seu Usuário, Senha de Acesso e Assinatura Eletrônica 1 na sua cooperativa de crédito, saiba os próximos passos para acessar o SICREDI Total Internet: 1. Acesse e informe o número da cooperativa e da conta corrente da empresa nos campos indicados. Clique em OK. 2. Na tela de login apresentada, identifique seu Usuário, digite sua Senha de Acesso e cadastre uma Frase Secreta, confirmando-a. 3. Será apresentada a tela de Posição Consolidada da Conta Corrente da empresa, e você estará apto a utilizar o SICREDI Total Internet. Bem-vindo! Este selo indica a instalação de um dispositivo de segurança chamado de blindagem, que aumenta a proteção do seu computador contra programas que capturam senhas. A instalação é simples e deve ser feita em todos os computadores que acessam o SICREDI Total Internet. Leia mais na página 17. IMPORTANTE: a Senha de Acesso e a Frase Secreta são solicitadas em todos os acessos ao sistema. Já a Assinatura Eletrônica é solicitada somente para autorizar uma transação financeira, e é liberada em até 24 horas após o seu cadastro. Essas senhas são para sua segurança. Saiba mais lendo a seção Dicas de Acesso e Segurança na página 17. Observação - Configurações mínimas: Para acessar o SICREDI Total Internet, você precisa de um computador com acesso à Internet e as seguintes configurações mínimas: Computador Pentium III 500 MHz ou superior, com 256 Mb de memória RAM; Navegador (browser) recomendado: Internet Explorer 7.0 ou Fire Fox A Assinatura Eletrônica pode ser substituída pelo token, um dispositivo eletrônico que gera um novo número, aleatório e dinâmico, a cada 36 segundos. Cada número gerado funciona como uma Assinatura Eletrônica para autorizar as transações financeiras. Para mais informações, inclusive sobre tarifação, procure sua cooperativa de crédito. 3.

4 2.1 Perfis de Usuários Além do usuário Master, o acesso de Pessoa Jurídica ao SICREDI Total Internet pode ser realizado por outros dois tipos de usuários, denominados Autorizador e Operador. Veja as características de cada um: Master: é o principal usuário da empresa, seu perfil tem acesso a todas as funcionalidades do sistema e seu cadastro é realizado em uma cooperativa de crédito do SICREDI. Também é o responsável pelo cadastro, manutenção e exclusão dos demais usuários da sua empresa, procedimentos realizados diretamente no SICREDI Total Internet; Autorizador: tem acesso a determinadas funcionalidades, incluindo a permissão para autorizar transações financeiras no SICREDI Total Internet. É cadastrado pelo usuário Master; Operador: seu perfil tem acesso limitado, permitindo somente consultas e o cadastro de transações financeiras, ou seja, não tem permissão para autorizá-las. É cadastrado pelo usuário Master; Operador Contador: tem acesso limitado a consultas. Não tem permissão para cadastrar ou autorizar transações; Operador Cobrança: tem acesso limitado apenas às funcionalidades de cobrança. 2.2 Cadastro de Usuários Para cadastrar os demais usuários, você (Master) deve acessar o SICREDI Total Internet e seguir os passos abaixo: 1. Escolha a aba Usuários no menu superior e, no menu esquerdo, selecione a opção Operadores. Na próxima tela, clique no botão Cadastrar Usuário e informe os dados solicitados. Fique atento para a definição do perfil de acesso do novo usuário. 4.

5 2. Ainda em Usuários, selecione a opção Senha de Acesso. Na próxima tela, informe o perfil e o Usuário e clique no botão Consultar. Serão exibidos todos os usuários cadastrados e a situação da respectiva senha. Clique no botão Cadastrar do usuário desejado e solicite que o novo usuário digite sua Senha de Acesso. No caso de ser um usuário com perfil de Autorizador, acesse a opção Assinatura Eletrônica e siga os mesmos passos. 3. Após isso, o novo usuário deve efetuar o primeiro acesso e completar seu cadastro no sistema, conforme os passos abaixo: Acessar e informar o número da cooperativa e da conta corrente da empresa nos campos indicados; Na tela de login apresentada, deve identificar seu Usuário, digitar sua Senha de Acesso e cadastrar uma Frase Secreta, confirmando-a. Após o cadastro da Frase Secreta, o novo usuário estará apto a utilizar o SICREDI Total Internet conforme seu perfil. IMPORTANTE: O usuário Master e o usuário Autorizador devem ser sócios ou procuradores da empresa; O acesso dos usuários com perfil Operador e Autorizador pode ser bloqueado (ou desbloqueado) pelo usuário Master a qualquer momento, diretamente no sistema. A solicitação de bloqueio do acesso da empresa ao SICREDI Total Internet pode ser feita na cooperativa ou pela Central de Relacionamento SICREDI. Já a solicitação de desbloqueio deve ser feita por escrito à cooperativa e estar assinada pelos representantes legais da empresa. 5.

6 FUNCIONALIDADES 3.Com o SICREDI Total Internet, você pode fazer praticamente tudo o que precisa: Saldos e Extratos Consulta e impressão de saldos e extratos de conta corrente. Transferências Transferências entre contas do SICREDI, DOC e TED para outras instituições. Pagamentos Pagamento de fichas de compensação, cartão de crédito, contas de consumo² (água, luz, telefone, entre outras) e tributos² Conforme convênios disponíveis.

7 Crédito Consulta e impressão de extratos de títulos de empréstimos. Investimentos Consulta de saldos de investimentos, impressão de extratos, aplicações e resgates de investimentos. Previdência Consulta e impressão de saldos de previdência privada, no caso de planos em FAPI. Cobrança Consulta de títulos de cobrança, envio e busca de arquivos de movimentação. Serviços Cadastro de débitos em conta, consulta ao histórico de transações, consulta de informação sobre as unidades de atendimento do SICREDI, cadastro de favorecidos, alteração da Frase Secreta, ativação de Token, entre outros. Usuários Cadastro e manutenção dos usuários da empresa, autorização de transações financeiras. 7.

8 4.COMO REALIZAR OPERAÇÕES O SICREDI Total Internet pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar a partir de um computador conectado à Internet. As transações têm limites de horário para serem efetuadas, enquanto que as consultas podem ser realizadas 24 horas por dia. Para consultas, basta entrar no SICREDI Total Internet e informar seu Usuário, sua Senha de Acesso e Frase Secreta: serão apresentadas as informações conforme seu perfil de usuário. Já para efetuar transações financeiras, será solicitada a autorização através de Assinatura Eletrônica, conforme o modelo de autorização escolhido pela empresa: Representação Isolada: é necessária a Assinatura Eletrônica de apenas um representante da empresa para efetuar a transação, seja ele usuário Master ou Autorizador; Representação Conjunta: é necessária a Assinatura Eletrônica de dois representantes da empresa para efetuar a transação, sejam eles usuários Master ou Autorizadores. 8.

9 4.1 Autorização de Transações Veja como funciona: 1. Escolha a transação a ser efetuada e informe os dados solicitados. 2. Acesse a aba Usuários no menu superior e, no menu esquerdo, selecione a opção Autorização de Transações. Será apresentada uma tela com as transações que ainda estão pendentes de autorização, conforme exemplo a seguir: 9.

10 3. Escolha a transação que deseja autorizar e, na tela seguinte, confira todas as informações. Digite sua Assinatura Eletrônica e confirme. Veja exemplo abaixo: 4. Será mostrada a tela com o comprovante da transação. IMPORTANTE: Verifique sempre se o campo Autenticação Eletrônica do comprovante da transação está preenchido com o código de autenticação, indicando que a transação foi efetuada. No caso de representação isolada, o comprovante da transação apresentará o campo Autenticação Eletrônica preenchido com o código de autenticação, indicando que a transação foi efetuada. No caso de representação conjunta, o comprovante da transação apresentará o campo Autenticação Eletrônica em branco, o que significa que um segundo usuário deverá acessar o SICREDI Total Internet e, na opção Usuários/Autorização de Transações, escolher a mesma transação e autorizá-la, digitando sua Assinatura Eletrônica. Novamente será mostrada a tela com o comprovante de transação, desta vez com o campo Autenticação Eletrônica preenchido com o código de autenticação, indicando que a transação foi efetuada. 10.

11 4.2 Autorização de Transações por Lotes Esta funcionalidade permite a autorização de diversas transações através da digitação de apenas uma Assinatura Eletrônica, proporcionando maior agilidade. Você pode escolher entre autorizar todas as transações, marcando a caixa de seleção ao lado do campo Transação, ou escolher somente as transações que deseja autorizar ao lado de cada uma. Veja exemplo abaixo: 11.

12 Após, basta clicar no botão Autorizar e será exibida uma tela para confirmação das transações selecionadas, com o valor referente a cada uma e o valor total da operação, que deverá ser confirmada com sua Assinatura Eletrônica pelo teclado virtual. Lembre-se: no caso de representação conjunta, outro usuário deverá acessar as mesmas transações e proceder a autorização para efetivá-las. 4.3 Personalização do SICREDI Total Internet Na opção Personalizar, localizada no canto superior direito da tela, é possível ter acesso aos seguintes itens de personalização do SICREDI Total Internet: 12.

13 Menu Editável Nesta opção é possível selecionar até 10 operações mais utilizadas para serem exibidas na página inicial (Home) do SICREDI Total Internet, deixando a navegação mais rápida e fácil. Acesse a aba Menu Editável e, na opção Itens de Edição, marque as funcionalidades que deseja visualizar na página inicial e clique em Salvar. Seção de Resumo Permite visualizar o resumo de Saldos, Investimentos e Crédito na página inicial (Home) e nas páginas de cada produto. Acesse a aba Seção de Resumo, marque as abas que deseja exibir e clique em Salvar. Após, acesse a aba Conteúdo das Páginas para habilitar a opção Abas de Resumo (veja próximo item). Conteúdo das Páginas Nesta opção é possível habilitar ou desabilitar a exibição das abas de resumo nas páginas do SICREDI Total Internet. Na aba Conteúdo das Páginas, selecione a página que deseja configurar, marque a seção de conteúdo que deseja exibir e clique no botão Salvar. 13.

14 Modelo de Páginas Aqui você pode escolher a cor de fundo das páginas do seu SICREDI Total Internet. Na aba Modelo de Páginas, selecione o estilo desejado e clique no botão Salvar. Permissão de Acesso Nesta opção você pode definir os horários e/ou dias da semana em que o SICREDI Total Internet pode ser acessado. Fora destes horários, o sistema não autoriza nenhuma operação, garantindo muito mais segurança para você. Clique na aba Permissão de Acesso e defina o tipo de acesso entre Acesso em tempo integral ou Acesso personalizado. Ao escolher Acesso personalizado, defina o horário de acesso e os dias permitidos e clique em Salvar. 14.

15 4.4 Principais Operações Consulta de Saldo Selecione a aba Saldos e Extratos no menu superior do SICREDI Total Internet. Na próxima tela, escolha a opção Saldos/Conta Corrente no menu esquerdo. Será aberta a página com as informações da conta corrente da empresa, inclusive o saldo. Extratos Acesse a aba Saldos e Extratos no menu superior e, no menu esquerdo, escolha a opção Extratos/Conta Corrente. Você poderá escolher entre imprimir um extrato de 5, 15 ou 30 dias, ou ainda informar um período específico para visualização ou impressão. O período máximo de visualização e impressão de extratos equivale à movimentação do mês atual mais o mês anterior. Para períodos maiores, entre em contato com a sua cooperativa de crédito. Transferências entre contas do SICREDI Acesse a aba Transferências no menu superior e, no menu esquerdo, escolha a opção Entre Contas do SICREDI e informe os dados para efetuar a operação. DOC e TED Acesse a aba Transferências e selecione, no menu esquerdo, DOC/TED Mesma Titularidade ou DOC/TED Outra Titularidade e informe os dados solicitados para efetuar a operação. No caso de DOC/TED Outra Titularidade, você pode cadastrar favorecidos, ou seja, pessoas ou empresas para quem você realiza transferências frequentemente. Além de mais agilidade pela diminuição do tempo de digitação dos dados, você pode ter limites maiores para as transações. Para cadastrá-los, acesse a aba Serviços no menu superior e, no menu esquerdo, selecione Cadastro de Favorecidos. O cadastro é validado em até 48 horas. 15.

16 Pagamentos Acesse a aba Pagamentos, selecione o tipo desejado (fichas de compensação, contas de consumo, cartão de crédito, etc.) e informe os dados para efetuar a operação. Você também pode cadastrar seus pagamentos em débito automático. Basta acessar a aba Serviços e, no menu esquerdo, a opção Cadastro de Débito em Conta. Aplicações Acesse a aba Investimentos e, no menu esquerdo, escolha Aplicação. Selecione o produto de investimento desejado e informe os dados solicitados para efetuar a aplicação. Resgates Acesse a aba Investimentos e, no menu esquerdo, escolha Resgate. Selecione o investimento que você deseja resgatar e informe os dados solicitados para efetuar a operação. Caso o investimento desejado não estiver disponível, ou para obter maiores informações referentes a investimentos, entre em contato com a sua cooperativa de crédito. Cobrança Acesse a aba Cobrança e, no menu esquerdo, selecione a consulta desejada e informe os dados para efetuar a operação. Para trocar arquivos, acesse Cobrança e selecione Envio de Arquivos ou Busca de Arquivos. O usuário do sistema SICREDI Cobrança Integrada deverá solicitar uma nova versão, na sua cooperativa de crédito, para que seja possível a transmissão dos arquivos de cobrança via SICREDI Total Internet. LEMBRE-SE: você tem a opção de agendar a maioria das suas transações no SICREDI Total Internet. 16.

17 5.DICAS DE ACESSO E SEGURANÇA Com o avanço do uso da Internet, é fundamental a preocupação com a segurança das informações. Por isso, o SICREDI adotou rígidos controles de segurança para disponibilizar o sistema SICREDI Total Internet e garantir um ambiente confiável para você, associado, realizar suas operações financeiras. Saiba mais sobre esses controles: Certificado Digital Garante que a comunicação entre o sistema SICREDI Total Internet e o seu computador seja feita através da técnica conhecida como Criptografia, que consiste em embaralhar as informações de tal forma que outra pessoa não possa identificar o que está sendo digitado. Para visualizá-lo, basta dar um duplo clique no cadeado localizado no canto inferior direito do seu navegador (browser). Blindagem É um dispositivo de segurança instalado nos computadores com o objetivo de aumentar a proteção contra programas maliciosos como vírus, Cavalos de Troia, etc. Este dispositivo não afeta a operação normal do computador, sua instalação é simples e deve ser realizada em todos os computadores utilizados para acesso ao SICREDI Total Internet. Teclado Virtual Recurso disponibilizado para o associado digitar suas senhas com maior segurança, pois os dados são inseridos via mouse e a disposição aleatória dos dígitos impede a captura dos dados por programas malignos, como vírus, Cavalos de Troia, etc. 17.

18 Token Dispositivo físico que gera uma senha de 6 dígitos a cada 36 segundos. Esta senha substitui a Assinatura Eletrônica do associado e, como cada número gerado é dinâmico e aleatório, assegura maior proteção nas transações, dificultando a ação de vírus ou programas malignos de captura de senhas. Senha de Acesso É uma senha de 4 números que, juntamente com a Frase Secreta, permite o acesso ao SICREDI Total Internet. Deve ser digitada no momento da autenticação no sistema, através do teclado virtual. Frase Secreta É uma frase que, combinada com a Senha de Acesso, aumenta a segurança na autenticação e no acesso ao sistema. É composta por um mínimo de 16 e um máximo de 50 caracteres que devem constituir realmente uma frase. Assinatura Eletrônica É uma senha de 4 números, diferente da Senha de Acesso, para efetuar transações financeiras via SICREDI Total Internet. Além desses controles, a segurança do sistema também depende da sua participação. Por isso, observe algumas dicas para aumentar o nível de segurança: A Senha de Acesso, a Frase Secreta e a Assinatura Eletrônica são pessoais e intransferíveis. Portanto, não devem ser reveladas pelo associado a terceiros, pois permitem a realização de operações em seu nome; Para sua segurança, em caso de digitação incorreta da Senha de Acesso ou da Frase Secreta por 3 (três) vezes consecutivas, o sistema bloqueará o acesso e solicitará que seja feito novo cadastro das mesmas na sua unidade de atendimento ou pela Central de Relacionamento SICREDI. Se também houver um erro por 3 (três) vezes consecutivas na digitação da Assinatura Eletrônica para a confirmação de uma transação, o sistema bloqueará a operação e também solicitará que seja feito novo cadastro (possível somente na unidade de atendimento); O SICREDI não envia s sem a sua autorização; Verifique sempre a data e o horário do último acesso a sua conta no SICREDI Total Internet; Verifique sempre a sua identificação no lado superior esquerdo da tela quando você acessar o SICREDI Total Internet; Não aceite ou solicite ajuda de estranhos para acessar sua conta via SICREDI Total Internet. Em caso de dúvida ou dificuldade de acesso, entre em contato com a sua cooperativa de crédito ou ligue para a Central de Relacionamento SICREDI; Nunca empreste ou deixe outra pessoa acessar sua conta; Caso suspeite que alguém esteja acessando sua conta sem o seu consentimento, comunique imediatamente a sua cooperativa de crédito ou entre em contato com a Central de Relacionamento SICREDI para efetuar o bloqueio de acesso ao sistema; Instale e mantenha seu software antivírus atualizado. Ao receber um arquivo anexado por , verifique se ele não está com vírus utilizando seu programa de antivírus antes de abrir o arquivo; Procure manter seu sistema operacional (MS Windows, Linux, etc.) atualizado; 18.

19 Ao receber um não solicitado ao SICREDI, não abra. Comunique imediatamente a sua cooperativa de crédito ou entre em contato com a Central de Relacionamento SICREDI. Além disso, não abra arquivos ou s de pessoas ou empresas que você não conhece; Nunca envie informações privadas e confidenciais (como suas senhas de acesso, por exemplo) por s, salas de bate-papo, comunidades virtuais ou por programas de conversação; Lembre-se que nenhum colaborador do SICREDI está autorizado a solicitar suas senhas; Desconfie sempre de promoções via telefone ou , principalmente aquelas que solicitam informações pessoais ou referentes a acessos; Seja prudente ao repassar informações de cunho pessoal via telefone, Internet ou mesmo pessoalmente; Nunca entre no site do SICREDI através de atalhos ou links contidos em s ou em outros sites; Para acessar o site do SICREDI e o sistema SICREDI Total Internet, digite no seu navegador (browser); Evite acessar o sistema através de computadores compartilhados, como em cybercafés ou em quiosques públicos de acesso à Internet, pois não se sabe a procedência desses equipamentos, podendo conter vírus ou programas de captura de senhas; Jamais revele suas senhas para outras pessoas, nem mesmo para um colaborador do SICREDI, e quando for digitar a sua senha, verifique se não há alguém tentando visualizar sua digitação; Memorize suas senhas, não as anote em papel nem as deixe armazenadas no seu computador, celular ou dispositivos móveis de armazenamento; A Frase Secreta dificulta a identificação visual de sua senha. Procure cadastrar uma frase que misture letras e números e que seja de fácil lembrança para você; Não utilize recursos de gravar senha no computador, pois outras pessoas podem utilizar-se desta funcionalidade para acessar sua conta; Altere suas senhas periodicamente, a fim de dificultar o acesso de pessoas mal-intencionadas; Evite senhas óbvias como datas de aniversário, números de telefone, placas de veículos, entre outras; Antes de efetuar qualquer operação, leia todas as informações sobre segurança e privacidade que os sites oferecem; Lembre-se: em se tratando de Internet, nunca é demais a existência de mecanismos eficientes para garantir uma navegação segura. Acesse o link Segurança e leia também a Política de Privacidade e o Convênio para uso do sistema. No SICREDI Total Internet, você também vai encontrar o link Perguntas Frequentes, com respostas às dúvidas mais comuns em relação ao uso do sistema. Central de Relacionamento SICREDI:

20 Ouvidoria SICREDI Mai/2009

MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA FÍSICA

MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA FÍSICA MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA FÍSICA APRESENTAÇÃO 1.Bem-vindo ao SICREDI Total Internet! Agora você encontra o SICREDI em casa, no trabalho ou onde você estiver. É o SICREDI Total Internet, cooperando

Leia mais

MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA JURÍDICA

MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA JURÍDICA MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA JURÍDICA APRESENTAÇÃO 1.Bem-vindo ao SICREDI Total Internet! É sempre bom poder contar com o SICREDI do seu lado. Melhor ainda quando o SICREDI está onde você mais precisa:

Leia mais

MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA FÍSICA

MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA FÍSICA MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA FÍSICA APRESENTAÇÃO 1.Bem-vindo ao SICREDI Total Internet! Agora você encontra o SICREDI em casa, no trabalho ou onde você estiver. É o SICREDI Total Internet, cooperando

Leia mais

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário Cadastramento de Computadores Manual do Usuário Setembro 2008 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 1.1 Conhecendo a solução...03 Segurança pela identificação da máquina...03 2. ADERINDO À SOLUÇÃO e CADASTRANDO COMPUTADORES

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

Ao optar pelo BB Token, além de segurança, você contará com diversas vantagens, entre elas:

Ao optar pelo BB Token, além de segurança, você contará com diversas vantagens, entre elas: Prezado cliente, O BB Token é um moderno dispositivo que oferece mais segurança e praticidade para a realização de suas transações no Gerenciador Financeiro e Autoatendimento Setor Público, do Banco do

Leia mais

Manual de Orientação nº 3

Manual de Orientação nº 3 Alteração do Fluxo de Autorização de Pagamentos/Créditos de Pagamento a Fornecedores e Folha de Pagamento Manual de Orientação nº 3 Situação da empresa: Usuário Secundário O que muda Nós, do Santander,

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Manual do Usuário. Novo Internet Banking Governo - IBG

Manual do Usuário. Novo Internet Banking Governo - IBG Manual do Usuário Novo Internet Banking Governo - IBG Versão V - Abril 2013 Sumário 2. Visão Geral do Sistema... 5 2.1. Operações disponíveis no novo IBG... 6 2.1. Perfis disponíveis... 7 2.2. Definições,

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: PROPOSTAS VERSÃO 1.1 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 10/11/2011 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 07/01/2013 1.1 Atualização do

Leia mais

Ao optar pelo BB Token, além de segurança, você contará com diversas vantagens, entre elas:

Ao optar pelo BB Token, além de segurança, você contará com diversas vantagens, entre elas: Prezado cliente, O BB Token é um moderno dispositivo que oferece mais segurança e praticidade para a realização de suas transações no Gerenciador Financeiro e Autoatendimento Setor Público, do Banco do

Leia mais

mais segurança na internet próximo Um guia para você tirar suas dúvidas sobre segurança na internet e proteger sua empresa.

mais segurança na internet próximo Um guia para você tirar suas dúvidas sobre segurança na internet e proteger sua empresa. mais segurança na internet Um guia para você tirar suas dúvidas sobre segurança na internet e proteger sua empresa. Suas atitudes na internet podem influenciar a segurança da sua empresa. Você é cuidadoso

Leia mais

Manual do usuário. v1.0

Manual do usuário. v1.0 Manual do usuário v1.0 1 Iniciando com o Vivo Gestão 1. como fazer login a. 1º acesso b. como recuperar a senha c. escolher uma conta ou grupo (hierarquia de contas) 2. como consultar... de uma linha a.

Leia mais

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário Cadastramento de Computadores Manual do Usuário Agosto 2006 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 1.1 Conhecendo a solução...03 Segurança pela identificação da máquina...03 2. ADERINDO À SOLUÇÃO e CADASTRANDO COMPUTADORES

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg.

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg. Sumário 1. Tela de Acesso pg. 2 2. Cadastro pg. 3 3. Abas de navegação pg. 5 4. Abas dados cadastrais pg. 5 5. Aba grupo de usuários pg. 6 6. Aba cadastro de funcionários pg. 7 7. Pedidos pg. 12 8. Cartões

Leia mais

Certificado Digital. Manual do Usuário

Certificado Digital. Manual do Usuário Certificado Digital Manual do Usuário Índice Importante... 03 O que é um Certificado Digital?... 04 Instalação do Certificado... 05 Revogação do Certificado... 07 Senhas do Certificado... 08 Renovação

Leia mais

Sicoobnet Empresarial. Manual do Usuário. Versão 1.3

Sicoobnet Empresarial. Manual do Usuário. Versão 1.3 Sicoobnet Empresarial Manual do Versão. Manual do Data: /07/00 Histórico Data Versão Descrição Autor 04/0/008.0 Criação do Manual Ileana Karla 0//008. Revisão Luiz Filipe Barbosa /07/00. Atualização Márcia

Leia mais

CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) Manual do Usuário

CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) Manual do Usuário Certificação Digital CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) Manual do Usuário Guia CD-17 Público Índice 1. Pré-requisitos para a geração do certificado digital A1... 3 2. Glossário... 4 3. Configurando

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Bem-vindo ao Connect Bank do HSBC. A ferramenta online para a gestão financeira da sua empresa.

Bem-vindo ao Connect Bank do HSBC. A ferramenta online para a gestão financeira da sua empresa. Bem-vindo ao Connect Bank do HSBC. A ferramenta online para a gestão financeira da sua empresa. Siga este passo a passo para realizar seu cadastro e começar a aproveitar todos os benefícios do Connect

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EVA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EVA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EVA Sejam bem-vindos ao Núcleo de Educação a Distância da FFCL! Esse Manual tem por objetivo auxilia-los na forma de utilização do AVA. COMO FAÇO

Leia mais

Renovação Online de certificados digitais A3 (Voucher)

Renovação Online de certificados digitais A3 (Voucher) Renovação Online de certificados digitais A3 (Voucher) Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2012 página 1 de 19 Requisitos para a Renovação Certificados A3 Em Cartão/Token (Navegador

Leia mais

Sicoobnet Empresarial. Manual do Usuário. Versão 1.5

Sicoobnet Empresarial. Manual do Usuário. Versão 1.5 Sicoobnet Empresarial Manual do Versão.5 Manual do Data: 04/0/0 Histórico Data Versão Descrição Autor 04/0/008.0 Criação do Manual Ileana Karla 0//008. Revisão Luiz Filipe Barbosa /07/00. Atualização Márcia

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE INTRODUÇÃO O portal do Afrafep Saúde é um sistema WEB integrado ao sistema HEALTH*Tools. O site consiste em uma área onde os Usuários e a Rede Credenciada,

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

Manual de Desbloqueio do Tablet PC

Manual de Desbloqueio do Tablet PC Manual de Desbloqueio do Tablet PC APRESENTAÇÃO Caro estudante, Aproveitem! Gerência Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação Atenção! Se o tablet vier a ser roubado ou furtado, o aluno deverá

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. Índice 1) Acesso ao sistema 2) Recepção do paciente 3) Envio do atendimento para faturamento: consulta médica ou procedimentos simples 4) Envio do atendimento para faturamento: procedimentos previamente

Leia mais

SicoobNet Empresarial. Manual do Usuário. Versão 1.0

SicoobNet Empresarial. Manual do Usuário. Versão 1.0 SicoobNet Empresarial Manual do Versão 1.0 Manual do Data: 04/0/2008 Histórico Data Versão Descrição Autor 04/0/2008 1.0 Criação do Manual Ileana Karla GECOQ Gerência de Controle e Qualidade Página: 2/122

Leia mais

SICOOBNET EMPRESARIAL

SICOOBNET EMPRESARIAL SICOOBNET EMPRESARIAL Apresentação do produto Características principais Segurança Procedimentos para utilização Adesão Instalação Cadastro de computador Transações disponíveis AGENDA APRESENTAÇÃO DO PRODUTO

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA Sejam bem-vindos ao Núcleo de Educação a Distância da FFCL! Esse Manual tem por objetivo auxilia-los na forma de utilização do AVA. COMO FAÇO

Leia mais

MEDCLIN Software de Clínica Médica

MEDCLIN Software de Clínica Médica MEDCLIN Software de Clínica Médica WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Travar aplicação... 1 1.3 Menu Diversos -> 5.1 Licenciamento do Sistema... 1

Leia mais

Portaria Express 3.0

Portaria Express 3.0 Portaria Express 3.0 A portaria do seu condomínio mais segura e eficiente. Com a preocupação cada vez mais necessária de segurança nos condomínio e empresas, investe-se muito em segurança. Câmeras, cercas,

Leia mais

Manual de Utilização Autorizador

Manual de Utilização Autorizador 1) Acessando: 1-1) Antes de iniciar a Implantação do GSS, lembre-se de verificar os componentes de software instalados no computador do prestador de serviço: a) Sistema Operacional: nosso treinamento está

Leia mais

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário Smart Laudos 1.9 A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos Manual do Usuário Conteúdo 1. O que é o Smart Laudos?... 3 2. Características... 3 3. Instalação... 3 4. Menu do Sistema... 4 5. Configurando

Leia mais

1 Cadastre-se Mozilla Firefox. AQUI Esqueci a senha Login Senha. Esqueci a senha E-mail Login Enviar Solicitação OBS: Nome: Login: E-mail:

1 Cadastre-se Mozilla Firefox. AQUI Esqueci a senha Login Senha. Esqueci a senha E-mail Login Enviar Solicitação OBS: Nome: Login: E-mail: 1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento, siga o passo a passo abaixo. Se esse é o seu primeiro cadastro, clique em Cadastre-se. O sistema só irá funcionar perfeitamente se for acessado pelo

Leia mais

BH PARK Software de Estacionamento

BH PARK Software de Estacionamento BH PARK Software de Estacionamento WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Travar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Contrato de Manutenção...

Leia mais

Anote aqui as informações necessárias:

Anote aqui as informações necessárias: banco de mídias Anote aqui as informações necessárias: URL E-mail Senha Sumário Instruções de uso Cadastro Login Página principal Abrir arquivos Área de trabalho Refine sua pesquisa Menu superior Fazer

Leia mais

Novo Internet Banking Governo - Perguntas Mais Frequentes

Novo Internet Banking Governo - Perguntas Mais Frequentes Novo Internet Banking Governo - Perguntas Mais Frequentes 1. O órgão no qual trabalho ainda não tem acesso ao Internet Banking Governo e não participamos de treinamento sobre o uso do serviço. Como devemos

Leia mais

1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, siga o passo a passo abaixo.

1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, siga o passo a passo abaixo. 1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, siga o passo a passo abaixo. 2 - Se esse é o seu primeiro cadastro, clique em Cadastre-se. Em seguida preencha os dados solicitados com Nome,

Leia mais

Manual do Programa de Caixa1

Manual do Programa de Caixa1 Manual do Programa de Caixa1 Para abrir o sistema de Caixa basta cliclar no ícone do programa. Que abrirá a tela conforme imagem abaixo: Como se pode notar, no menu superior as únicas opções ativas são

Leia mais

Manual Operacional de Adesão ao FIES Técnico Procedimentos da Mantenedora

Manual Operacional de Adesão ao FIES Técnico Procedimentos da Mantenedora Manual Operacional de Adesão ao FIES Técnico Procedimentos da Mantenedora Brasília, março de 2012 Versão 1.0 SUMÁRIO 1. CONFIGURAÇÕES RECOMENDADAS... 3 2. ACESSO AO SISTEMA... 4 3. ADESÃO AO FIES... 5

Leia mais

DIF-e - MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO CONTRIBUINTE

DIF-e - MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO CONTRIBUINTE Página 1 de REVISÃO DATA VERSÃO DO HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES SISTEMA 00 1.0 Emissão inicial. Página 2 de Sumário 1. Introdução... 4 2. Modelo Conceitual... 4 3. Programa Cliente... 5 3.1 Telas de Configuração...

Leia mais

Manual NetBank PAN. Título da apresentação

Manual NetBank PAN. Título da apresentação Manual NetBank PAN Título da apresentação Sumário Sumário 1. Acesso ao NetBank Pan p. 04 2. Tela principal e funcionalidades p. 05 3. Opções de Conta Corrente p. 06 4. Extrato de Conta-Corrente p. 07 5.

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV Sistema de de Eletrônica SETRANSP DOTFLEX MANUAL MÓDULO PDV REGIÃO MANUAL METROPOLITANA MÓDULO PESSOA Revisão JURÍDICA 02 / Setembro SBE de 2008 - DOTFLEX Revisão 00 / Março de 2009 MANUAL MÓDULO EMPRESA

Leia mais

Instalando software MÉDICO Online no servidor

Instalando software MÉDICO Online no servidor Instalando software MÉDICO Online no servidor A máquina denominada Servidora é a que armazenará o banco de dados do software (arquivo responsável pelas informações inseridas), compartilhando com as demais

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2

Manual SAGe Versão 1.2 Manual SAGe Versão 1.2 Cadastramento de Usuário (a partir da versão 12.08.01 ) Conteúdo Introdução... 2 Cadastramento... 2 Desvendando a tela inicial... 4 Completando seus dados cadastrais... 5 Não lembro

Leia mais

VALIDADOR DE ARQUIVOS SICREDI (VAS) Cobrança e Convênios

VALIDADOR DE ARQUIVOS SICREDI (VAS) Cobrança e Convênios VALIDADOR DE ARQUIVOS SICREDI (VAS) Cobrança e Convênios Atrelada ao processo: Validação de layout dos arquivos de convênios/cobrança de um novo convênio/cedente Classificação da informação: uso interno

Leia mais

Manual do Usuário CFCWeb BA

Manual do Usuário CFCWeb BA ÍNDICE Acesso ao sistema... 2 Tela Principal... 3 Cadastro de Candidatos... 5 Agenda Teórico... 6 Agenda Prático... 7 Consulta Agendamentos do Candidato por Serviço... 9 Cadastro de Grade Horária... 10

Leia mais

Portal do Documento Eletrônico Seguro

Portal do Documento Eletrônico Seguro Página1 s-doc Portal do Documento Eletrônico Seguro Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. O que é s-doc... 03 2. Instalação Plugin Assinatura... 04 3. Instalação Silverlight...

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

Manual de Operações Básicas. Thiago Passamani

Manual de Operações Básicas. Thiago Passamani Manual de Operações Básicas Thiago Passamani 1 - Entrando e saindo do sistema O Zimbra Suíte de Colaboração é um software de correio eletrônico open source com suporte para e-mail, contatos, calendário

Leia mais

SCC - Serviço de Controle de Consignação MANUAL DO USUÁRIO DO PORTAL DO CONSIGNADO SERVIDOR

SCC - Serviço de Controle de Consignação MANUAL DO USUÁRIO DO PORTAL DO CONSIGNADO SERVIDOR SCC - Serviço de Controle de Consignação MANUAL DO USUÁRIO DO PORTAL DO CONSIGNADO SERVIDOR Neste manual, você encontrará todas as informações necessárias para que possa navegar com facilidade no Portal

Leia mais

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Sumário PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ETIQUETAS DE REPARO...3 Figura 1.0...3 Figura 2.0...4 Figura 3.0...5 Figura 4.0...5 1. Proprietário

Leia mais

GRUPO ARESTO E-CRM CONTÁBIL. Rua: Farjalla Koraicho, 49 sl 02 11 5565 6259 cotato@aresto.com.br

GRUPO ARESTO E-CRM CONTÁBIL. Rua: Farjalla Koraicho, 49 sl 02 11 5565 6259 cotato@aresto.com.br GRUPO ARESTO Rua: Farjalla Koraicho, 49 sl 02 11 5565 6259 cotato@aresto.com.br E-CRM CONTÁBIL Conheça o e-crm Contábil, a nova ferramenta que o nosso escritório colocou a sua disposição. Com ele, nosso

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

Realizando Compras no Site do Cartão BNDES

Realizando Compras no Site do Cartão BNDES Realizando Compras no Site do Cartão BNDES Comprador Atualizado em 30/06/2014 Pág.: 1/17 Introdução Este manual destina-se a orientar os portadores do Cartão BNDES que irão realizar compras de produtos

Leia mais

e-nota E Módulo de Entrega da Nota

e-nota E Módulo de Entrega da Nota Página1 e-nota E Módulo de Entrega da Nota Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. Safeweb e-nota E... 03 2. O que é XML... 04 3. Acesso e-nota E... 05 4. Gerenciamento

Leia mais

Manual do sistema SMARsa Web

Manual do sistema SMARsa Web Manual do sistema SMARsa Web Módulo Gestão de atividades RS/OS Requisição de serviço/ordem de serviço 1 Sumário INTRODUÇÃO...3 OBJETIVO...3 Bem-vindo ao sistema SMARsa WEB: Módulo gestão de atividades...4

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 1.0

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 1.0 MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS Versão 1.0 1 >> 1º Passo: Para acessar o SalicWeb Para inscrever a sua iniciativa cultural nos editais do Ministério da Cultura acesse o Sistema SalicWeb no endereço

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO GCD GERENCIADOR DE CERTIFICADOS DIGITAIS

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO GCD GERENCIADOR DE CERTIFICADOS DIGITAIS MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO GCD GERENCIADOR DE Versão 2 Atualizado em 03/05/2012 Página 1 de 77 ÍNDICE 1 - O QUE É O GCD... 3 2 - COMO EXECUTAR O GCD GERENCIADOR DE... 4 2.3 - COMO CONFIGURAR O PROXY DO GCD...

Leia mais

"Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014

Manual de Acesso ao Moodle - Discente 2014 "Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014 Para acessar a plataforma, acesse: http://www.fem.com.br/moodle. A página inicial da plataforma é a que segue abaixo: Para fazer o login, clique no link Acesso

Leia mais

www.aluminiocba.com.br Manual do Usuário Certificação

www.aluminiocba.com.br Manual do Usuário Certificação Manual do Usuário Certificação Manual do Usuário - Certificação Versão 1.0 Página 2 CBA Online Manual do Usuário Certificação Versão 1.1 19 de maio de 2004 Companhia Brasileira de Alumínio Departamento

Leia mais

E&L Compras, Licitações e Contratos. Perguntas Frequentes

E&L Compras, Licitações e Contratos. Perguntas Frequentes E&L Compras, Licitações e Contratos Perguntas Frequentes 1. Como consolidar itens na pesquisa de preço ou licitação? Os itens deveram ter o mesmo código, unidade e descrição. 2. É possível reutilizar os

Leia mais

CORREIO inotes. Para acessar o Correio inotes é necessário acessar a Internet.

CORREIO inotes. Para acessar o Correio inotes é necessário acessar a Internet. CORREIO inotes Para acessar o Correio inotes é necessário acessar a Internet. Na sua Área de Trabalho execute dois cliques rápidos no ícone do Internet Explorer. Ao ser exibida a primeira tela do Internet

Leia mais

Guia de facilidades Bradesco Prime

Guia de facilidades Bradesco Prime Este material foi impresso em papel certificado FSC. Marketing 7778 out/14 Guia de facilidades Bradesco Prime No Bradesco Prime, você é prioridade sempre. Contar com a presença do Bradesco Prime em 100%

Leia mais

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 CADASTRANDO-SE NO SISTEMA... 4 CADASTRANDO UM FAMILIAR... 7 ACESSANDO O SISTEMA já sou cadastrado... 8 COMO AGENDAR UMA CONSULTA pesquisar horários...

Leia mais

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO SUMÁRIO Efetuando o Login na comunidade... 3 Esqueceu sua senha?... 3 Página Principal... 4 Detalhando o item Configurações... 5 Alterar Foto... 5 Alterar Senha... 5 Dados Pessoais... 6 Configurações de

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DA RECEITA PED MANUAL INTERNET

SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DA RECEITA PED MANUAL INTERNET SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DA RECEITA MANUAL INTERNET ÍNDICE Sistema Integrado de Administração da Receita 1 INTRODUÇÃO GERAL... 4 2 INTRODUÇÃO AO... 4 2.1 OBJETIVOS... 4 2.2 BENEFÍCIOS... 4 2.3

Leia mais

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Adriano Lima Belo Horizonte 2011 SUMÁRIO Apresentação... 3 Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA ESP-MG... 3 Programação do curso no AVA-ESPMG

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

Sumário. Capítulo 2 Iniciando o TR4... 8 2.1 Como efetuar o login... 8

Sumário. Capítulo 2 Iniciando o TR4... 8 2.1 Como efetuar o login... 8 1 Sumário Capítulo 1 Introdução ao TR4... 4 1.1 Requisitos Mínimos... 4 1.2 Layout do Sistema... 5 1.3 Legenda... 5 1.4 Visão geral das funcionalidades... 6 1.4.1 O Menu Administração... 6 1.4.2 O Menu

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA SISTEMA IMASUL DE REGISTROS E INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS DO MEIO AMBIENTE MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA Manual Operacional para uso exclusivo do módulo do Sistema Estadual de

Leia mais

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: LEIA COM ATENÇÃO

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: LEIA COM ATENÇÃO 1 de 7 Prezado(a) Candidato(a), INFORMAÇÕES IMPORTANTES: LEIA COM ATENÇÃO Utilize um computador instalado o software Acrobat Reader (www.adobe.com/br/) para ler textos disponibilizados na prova. Lembre-se

Leia mais

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) - - Atualizado em 29/07/20 ÍNDICE DE FIGURAS Figura Página de acesso ao SIGRA... 7 Figura 2 Portal de Cursos... 8

Leia mais

http://www.certificado.caixa.gov.br

http://www.certificado.caixa.gov.br Exmo. Sr. Magistrado e, Sr. Servidor, Para obter a Identidade Digital através da Autoridade Certificadora CAIXA é necessário: Entrar no Site: http://www.certificado.caixa.gov.br e em Serviços on-line para

Leia mais

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema.

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema. O que é o projeto O PROINFODATA - programa de coleta de dados do projeto ProInfo/MEC de inclusão digital nas escolas públicas brasileiras tem como objetivo acompanhar o estado de funcionamento dos laboratórios

Leia mais

TUTORIAL MRV CORRETOR

TUTORIAL MRV CORRETOR TUTORIAL MRV CORRETOR O MRV Corretor é o sistema de vendas da MRV. Nele é possível realizar cadastro de clientes, efetuar reservas, solicitar análise de crédito e consultar tabelas de vendas. OUTUBRO/2012

Leia mais

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0 www.sms.agenciaglobo.net 1 ACESSO O SISTEMA 1.1 - Para acessar o sistema de envio entre no site http://sms.agenciaglobo.net/

Leia mais

GUIA DE TRANQÜILIDADE

GUIA DE TRANQÜILIDADE GUIA DE TRANQÜILIDADE NA INTERNET versão reduzida Você pode navegar com segurança pela Internet. Basta tomar alguns cuidados. Aqui você vai encontrar um resumo com dicas práticas sobre como acessar a Internet

Leia mais

Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM

Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM Manual SRM 1 Índice 1. Requerimentos Técnicos para Utilização do Sistema... 4 1.1 Hardware... 4 1.2 Software... 5 1.3 Conexão à Internet... 9 2. Desabilitação do Bloqueio Automático de Pop-ups...10 3.

Leia mais

Renovação Online de certificados digitais A1 (Voucher)

Renovação Online de certificados digitais A1 (Voucher) Renovação Online de certificados digitais A1 (Voucher) Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2012 página 1 de 18 Renovação Online Renovação Online de certificados digitais A1 (Voucher)

Leia mais

Manual (Office 365) Para acesso ao sistema de e-mails, os passos iniciais continuam os mesmos.

Manual (Office 365) Para acesso ao sistema de e-mails, os passos iniciais continuam os mesmos. Histórico de Alterações Versão Data Autor Função Descrição 1 14/09/2012 Roberto Gouveia Analista de Help Desk Criação inicial 2 19/11/2013 Roberto Gouveia Analista de Help Desk Atualização A partir de

Leia mais

FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP

FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP 1. Quem pode obter o acesso ao SEI-MP? O SEI-MP está disponível apenas para usuários e colaboradores internos do MP. Usuários externos não estão autorizados

Leia mais

Módulo de Acesso Remoto

Módulo de Acesso Remoto Módulo de Acesso Remoto Manual do Usuário Página 1 de 30 Índice 1. Introdução 3 1.1. Objetivos deste documento 3 2. Requisitos do Sistema 4 2.1. Acrobat Reader 4 2.2. Pop Up Liberados 4 3. Acesso ao Sistema

Leia mais

Gestores e Provedores

Gestores e Provedores PORTAL 2010 Manual do Portal 15 Gestores e Provedores Publicação descentralizada As informações, produtos e serviços disponibilizados no Portal são publicados e atualizados pelas próprias unidades do

Leia mais

SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL

SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL 1. Como é feita a entrega do Certificado Digital? Resposta: O certificado digital é entregue ao cliente após o procedimento de Validação Presencial, o qual consiste na

Leia mais