MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA FÍSICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA FÍSICA"

Transcrição

1 MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA FÍSICA

2 APRESENTAÇÃO 1.Bem-vindo ao SICREDI Total Internet! Agora você encontra o SICREDI em casa, no trabalho ou onde você estiver. É o SICREDI Total Internet, cooperando dia e noite para atender você com a mesma segurança e dedicação que você já conhece. Leia atentamente este material. Ele foi preparado especialmente para você conhecer o funcionamento do SICREDI Total Internet. Aqui você vai encontrar todas as informações para acessar o sistema e realizar as operações disponíveis, além de dicas de segurança. Boa leitura! 2.

3 2.ACESSO Agora que você cadastrou sua Senha de Acesso e Assinatura Eletrônica, saiba os próximos passos para acessar o SICREDI Total Internet: 1. Acesse e informe o número da sua cooperativa e da conta corrente nos campos indicados. Clique no botão OK. 2. Digite sua Senha de Acesso e cadastre sua Frase Secreta, confirmando-a. 3. Bem-vindo! Você está pronto para aproveitar as vantagens do SICREDI Total Internet.e Este selo indica a instalação de um dispositivo de segurança chamado de blindagem, que aumenta a proteção do seu computador contra programas que capturam senhas. A instalação é simples e deve ser feita em todos os computadores que acessam o SICREDI Total Internet. Leia mais na página 12. IMPORTANTE: a sua Senha de Acesso e a Frase Secreta são solicitadas em todos os acessos ao sistema. Já a Assinatura Eletrônica é solicitada somente quando você desejar efetuar uma transação, e é liberada em até 24 horas após seu cadastro. Essas senhas são para sua segurança. Saiba mais na seção Dicas de Acesso e Segurança na página 12. Observação - Configurações mínimas: Para acessar o SICREDI Total Internet, você precisa de um computador com acesso à Internet e as seguintes configurações mínimas: Computador Pentium III 500 MHz ou superior, com 256 Mb de memória RAM; Navegador (browser) recomendado: Internet Explorer 7.0 ou Fire Fox

4 FUNCIONALIDADES 3.Com o SICREDI Total Internet, você pode fazer praticamente tudo o que precisa: Saldo e Extratos Consulta e impressão de saldos e extratos de conta corrente. Transferências Transferências entre contas do SICREDI, DOC e TED para outras instituições. Pagamentos Pagamento de fichas de compensação, cartão de crédito do SICREDI, contas de consumo¹ (água, luz, telefone, entre outras) e tributos¹ Conforme convênios disponíveis.

5 Crédito Consulta e impressão de extratos de títulos de empréstimos. Investimentos Consulta de saldos de investimentos, impressão de extratos, aplicações e resgates de investimentos. Previdência Consulta e impressão de saldos de previdência privada, no caso de planos em FAPI. Cobrança Consulta de títulos de cobrança, envio e busca de arquivos de movimentação. Serviços Cadastro de débitos em conta, consulta ao histórico de transações, consulta de informação sobre as unidades de atendimento do SICREDI, cadastro de favorecidos, alteração da Frase Secreta, entre outros. 5.

6 4.COMO REALIZAR OPERAÇÕES O SICREDI Total Internet pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar a partir de um computador conectado à Internet. As transações têm limites de horário para serem efetuadas, enquanto que as consultas podem ser realizadas 24 horas por dia. Para consultas, basta entrar no sistema informando a sua Senha de Acesso e a Frase Secreta. Já para efetuar transações financeiras, você precisa informar sua Assinatura Eletrônica para confirmar a operação, conforme tela abaixo. Lembre-se de que sua Assinatura Eletrônica é liberada em até 24 horas após o cadastro na cooperativa de crédito. 6.

7 4.1 Principais Operações Consulta de Saldo Selecione a aba Saldos e Extratos no menu superior do SICREDI Total Internet. Na próxima tela, escolha a opção Saldos/ Conta Corrente no menu esquerdo. Será aberta a página com as informações de sua conta corrente, conforme abaixo: Extratos Acesse a aba Saldos e Extratos no menu superior. Na próxima tela, escolha a opção Extratos/Conta Corrente. Será exibida a seguinte tela, com a informação dos últimos movimentos: 7.

8 Você poderá escolher entre 5, 15 ou 30 dias, ou ainda informar um período específico para visualização ou impressão do extrato. O período máximo de visualização e impressão de extratos equivale à movimentação do mês atual mais o mês anterior. Para períodos maiores, entre em contato com a sua cooperativa de crédito. Transferência entre contas do SICREDI Acesse a aba Transferências no menu superior e, no menu esquerdo, escolha a opção desejada para efetuar a operação. DOC e TED Acesse a aba Transferências e selecione, no menu esquerdo, DOC/TED Mesma Titularidade ou DOC/TED Outra Titularidade e informe os dados solicitados para efetuar a operação. No caso DOC/TED Outra Titularidade, você pode cadastrar favorecidos, ou seja, pessoas ou empresas para quem você realiza transferências frequentemente. Além de mais agilidade pela diminuição do tempo de digitação dos dados, você pode ter limites maiores para as transações. Para cadastrá-los, acesse a aba Serviços no menu superior e, no menu esquerdo, selecione Cadastro de Favorecidos. O cadastro é validado em até 48 horas. 8.

9 Pagamentos Acesse a aba Pagamentos, selecione o tipo desejado (fichas de compensação, contas de consumo, cartão de crédito, etc.) e informe os dados para efetuar a operação. Você também pode cadastrar seus pagamentos em débito automático. Basta acessar a aba Serviços e, no menu esquerdo, a opção Cadastro de Débito em Conta. Aplicações Acesse a aba Investimentos e, no menu esquerdo, escolha Aplicação. Selecione o produto de investimento desejado e informe os dados solicitados para efetuar a aplicação. Resgates Acesse a aba Investimentos e, no menu esquerdo, escolha Resgate. Selecione o investimento que você deseja resgatar e informe os dados solicitados para efetuar a operação. Caso o investimento desejado não estiver disponível, ou para obter maiores informações referentes a investimentos, entre em contato com a sua cooperativa de crédito. LEMBRE-SE: você tem a opção de agendar a maioria das suas transações no SICREDI Total Internet. 9.

10 4.2 Personalização do SICREDI Total Internet Na opção Personalizar, localizada no canto superior direito da tela, é possível ter acesso aos seguintes itens de personalização do SICREDI Total Internet: Menu Editável Nesta opção é possível selecionar até 10 operações mais utilizadas para serem exibidas na página inicial (Home) do SICREDI Total Internet, deixando a navegação mais rápida e fácil. Acesse a aba Menu Editável e, na opção Itens de Edição, marque as funcionalidades que deseja visualizar na página inicial e clique em Salvar. Seção de Resumo Permite visualizar o resumo de Saldos, Investimentos e Crédito na página inicial (Home) e nas páginas de cada produto. Acesse a aba Seção de Resumo, marque as abas que deseja exibir e clique em Salvar. Após, acesse a aba Conteúdo das Páginas para habilitar a opção Abas de Resumo (veja próximo item). 10.

11 Conteúdo das Páginas Nesta opção é possível habilitar ou desabilitar a exibição das abas de resumo nas páginas do SICREDI Total Internet. Na aba Conteúdo das Páginas, selecione a página que deseja configurar, marque a seção de conteúdo que deseja exibir e clique no botão Salvar. Modelo de Páginas Aqui você pode escolher a cor de fundo das páginas do seu SICREDI Total Internet. Na aba Modelo de Páginas, selecione o estilo desejado e clique no botão Salvar. Permissão de Acesso Nesta opção você pode definir os horários e/ou dias da semana em que o SICREDI Total Internet pode ser acessado. Fora destes horários, o sistema não autoriza nenhuma operação, garantindo muito mais segurança para você. Clique na aba Permissão de Acesso e defina o tipo de acesso entre Acesso em tempo integral ou Acesso personalizado. Ao escolher Acesso personalizado, defina o horário de acesso e os dias permitidos e clique em Salvar. 11.

12 5.DICAS DE ACESSO E SEGURANÇA Com o avanço do uso da Internet, é fundamental a preocupação com a segurança das informações. Por isso, o SICREDI adotou rígidos controles de segurança para disponibilizar o sistema SICREDI Total Internet e garantir um ambiente confiável para você, associado, realizar suas operações financeiras. Saiba mais sobre esses controles: Certificado Digital Garante que a comunicação entre o sistema SICREDI Total Internet e o seu computador seja feita através da técnica conhecida como Criptografia, que consiste em embaralhar as informações de tal forma que outra pessoa não possa identificar o que está sendo digitado. Para visualizá-lo, basta dar um duplo clique no cadeado localizado no canto inferior direito do seu navegador (browser). Blindagem É um dispositivo de segurança instalado nos computadores com o objetivo de aumentar a proteção contra programas maliciosos como vírus, Cavalos de Troia, etc. Este dispositivo não afeta a operação normal do computador, sua instalação é simples e deve ser realizada em todos os computadores utilizados para acesso ao SICREDI Total Internet. 12.

13 Teclado Virtual Recurso disponibilizado para o associado digitar suas senhas com maior segurança, pois os dados são inseridos via mouse e a disposição aleatória dos dígitos impede a captura dos dados por programas malignos, como vírus, Cavalos de Troia, etc. Senha de Acesso É uma senha de 4 números que, juntamente com a Frase Secreta, permite o acesso ao SICREDI Total Internet. Deve ser digitada no momento da autenticação no sistema, através do teclado virtual. Frase Secreta É uma frase que, combinada com a Senha de Acesso, aumenta a segurança na autenticação e no acesso ao sistema. É composta por um mínimo de 16 e um máximo de 50 caracteres que devem constituir realmente uma frase. Assinatura Eletrônica É uma senha de 4 números, diferente da Senha de Acesso, utilizada para efetuar transações financeiras via SICREDI Total Internet. Além desses controles, a segurança do sistema também depende da sua participação. Por isso, observe algumas dicas para aumentar o nível de segurança: A Senha de Acesso, a Frase Secreta e a Assinatura Eletrônica são pessoais e intransferíveis. Portanto, não devem ser reveladas pelo associado a terceiros, pois permitem a realização de operações em seu nome; Para sua segurança, em caso de digitação incorreta da Senha de Acesso ou da Frase Secreta por 3 (três) vezes consecutivas, o sistema bloqueará o acesso e solicitará que seja feito novo cadastro das mesmas na sua unidade de atendimento ou pela Central de Relacionamento SICREDI. Se também houver um erro por 3 (três) vezes consecutivas na digitação da Assinatura Eletrônica para a confirmação de uma transação, o sistema bloqueará a operação e também solicitará que seja feito novo cadastro (possível somente na unidade de atendimento); O SICREDI não envia s sem a sua autorização; 13.

14 Verifique sempre a sua identificação no lado superior esquerdo da tela quando você acessar o SICREDI Total Internet; Verifique sempre a data e o horário do último acesso a sua conta no SICREDI Total Internet; Não aceite ou solicite ajuda de estranhos para acessar sua conta via SICREDI Total Internet. Em caso de dúvida ou dificuldade de acesso, entre em contato com sua cooperativa de crédito ou ligue para a Central de Relacionamento SICREDI; Nunca empreste ou deixe outra pessoa acessar sua conta; Caso suspeite que alguém esteja acessando sua conta sem o seu consentimento, comunique imediatamente a sua cooperativa de crédito ou entre em contato com a Central de Relacionamento SICREDI para efetuar o bloqueio de acesso ao sistema; Instale e mantenha seu software antivírus atualizado. Ao receber um arquivo anexado por , verifique se ele não está com vírus utilizando seu programa de antivírus antes de abrir o arquivo; Procure manter seu sistema operacional (MS Windows, Linux, etc.) atualizado; Ao receber um não solicitado ao SICREDI, não abra. Comunique imediatamente a sua cooperativa de crédito ou entre em contato com a Central de Relacionamento SICREDI. Além disso, não abra arquivos ou s de pessoas ou empresas que você não conhece; Nunca envie informações privadas e confidenciais (como suas senhas de acesso, por exemplo) por s, salas de bate-papo, comunidades virtuais ou por programas de conversação; Lembre-se que nenhum colaborador do SICREDI está autorizado a solicitar suas senhas; Desconfie sempre de promoções via telefone ou , principalmente aquelas que solicitam informações pessoais ou referentes a acessos; Seja prudente ao repassar informações de cunho pessoal via telefone, Internet ou mesmo pessoalmente; Nunca entre no site do SICREDI através de atalhos ou links contidos em s ou outros sites; Para acessar o site do SICREDI e o sistema SICREDI Total Internet, digite no seu navegador (browser); Evite acessar o sistema através de computadores compartilhados, como em cybercafés ou em quiosques públicos de acesso à Internet, pois não se sabe a procedência desses equipamentos, podendo conter vírus ou programas de captura de senhas; 14.

15 Jamais revele suas senhas para outras pessoas, nem mesmo para um colaborador do SICREDI, e quando for digitar a sua senha, verifique se não há alguém tentando visualizar sua digitação; Memorize suas senhas, não as anote em papel nem as deixe armazenadas no seu computador, celular ou dispositivos móveis de armazenamento; A Frase Secreta dificulta a identificação visual de sua senha. Procure cadastrar uma frase que misture letras e números e que seja de fácil lembrança para você; Não utilize recursos de gravar senha no computador, pois outras pessoas podem utilizar-se desta funcionalidade para acessar sua conta; Altere suas senhas periodicamente, a fim de dificultar o acesso de pessoas mal-intencionadas; Evite senhas óbvias como datas de aniversário, números de telefone, placas de veículos, entre outras; Antes de efetuar qualquer operação, leia todas as informações sobre segurança e privacidade que os sites oferecem; Lembre-se: em se tratando de Internet, nunca é demais a existência de mecanismos eficientes para garantir uma navegação segura. Acesse o link Segurança e leia também a Política de Privacidade e o Convênio para uso do sistema. No SICREDI Total Internet, você também vai encontrar o link Perguntas Frequentes, com respostas às dúvidas mais comuns em relação ao uso do sistema. Central de Relacionamento SICREDI:

16 Ouvidoria SICREDI Mai/2009

MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA FÍSICA

MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA FÍSICA MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA FÍSICA APRESENTAÇÃO 1.Bem-vindo ao SICREDI Total Internet! Agora você encontra o SICREDI em casa, no trabalho ou onde você estiver. É o SICREDI Total Internet, cooperando

Leia mais

MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA JURÍDICA

MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA JURÍDICA MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA JURÍDICA APRESENTAÇÃO 1.Bem-vindo ao SICREDI Total Internet! É sempre bom poder contar com o SICREDI do seu lado. Melhor ainda quando o SICREDI está onde você mais precisa:

Leia mais

MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA JURÍDICA

MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA JURÍDICA MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA JURÍDICA APRESENTAÇÃO 1.Bem-vindo ao SICREDI Total Internet! É sempre bom poder contar com o SICREDI do seu lado. Melhor ainda quando o SICREDI está onde você mais precisa:

Leia mais

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário Cadastramento de Computadores Manual do Usuário Setembro 2008 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 1.1 Conhecendo a solução...03 Segurança pela identificação da máquina...03 2. ADERINDO À SOLUÇÃO e CADASTRANDO COMPUTADORES

Leia mais

mais segurança na internet próximo Um guia para você tirar suas dúvidas sobre segurança na internet e proteger sua empresa.

mais segurança na internet próximo Um guia para você tirar suas dúvidas sobre segurança na internet e proteger sua empresa. mais segurança na internet Um guia para você tirar suas dúvidas sobre segurança na internet e proteger sua empresa. Suas atitudes na internet podem influenciar a segurança da sua empresa. Você é cuidadoso

Leia mais

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário Cadastramento de Computadores Manual do Usuário Agosto 2006 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 1.1 Conhecendo a solução...03 Segurança pela identificação da máquina...03 2. ADERINDO À SOLUÇÃO e CADASTRANDO COMPUTADORES

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) Manual do Usuário

CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) Manual do Usuário Certificação Digital CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) Manual do Usuário Guia CD-17 Público Índice 1. Pré-requisitos para a geração do certificado digital A1... 3 2. Glossário... 4 3. Configurando

Leia mais

Ao optar pelo BB Token, além de segurança, você contará com diversas vantagens, entre elas:

Ao optar pelo BB Token, além de segurança, você contará com diversas vantagens, entre elas: Prezado cliente, O BB Token é um moderno dispositivo que oferece mais segurança e praticidade para a realização de suas transações no Gerenciador Financeiro e Autoatendimento Setor Público, do Banco do

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EVA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EVA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EVA Sejam bem-vindos ao Núcleo de Educação a Distância da FFCL! Esse Manual tem por objetivo auxilia-los na forma de utilização do AVA. COMO FAÇO

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA Sejam bem-vindos ao Núcleo de Educação a Distância da FFCL! Esse Manual tem por objetivo auxilia-los na forma de utilização do AVA. COMO FAÇO

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Bem-vindo ao Connect Bank do HSBC. A ferramenta online para a gestão financeira da sua empresa.

Bem-vindo ao Connect Bank do HSBC. A ferramenta online para a gestão financeira da sua empresa. Bem-vindo ao Connect Bank do HSBC. A ferramenta online para a gestão financeira da sua empresa. Siga este passo a passo para realizar seu cadastro e começar a aproveitar todos os benefícios do Connect

Leia mais

CORREIO inotes. Para acessar o Correio inotes é necessário acessar a Internet.

CORREIO inotes. Para acessar o Correio inotes é necessário acessar a Internet. CORREIO inotes Para acessar o Correio inotes é necessário acessar a Internet. Na sua Área de Trabalho execute dois cliques rápidos no ícone do Internet Explorer. Ao ser exibida a primeira tela do Internet

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

Renovação Online de certificados digitais A3 (Voucher)

Renovação Online de certificados digitais A3 (Voucher) Renovação Online de certificados digitais A3 (Voucher) Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2012 página 1 de 19 Requisitos para a Renovação Certificados A3 Em Cartão/Token (Navegador

Leia mais

1 ACESSO AO PORTAL UNIVERSITÁRIO 3 3 PLANO DE ENSINO 6 4 AULAS 7 5 AVALIAÇÃO E EXERCÍCIO 9 6 ENQUETES 12 7 QUADRO DE AVISOS 14

1 ACESSO AO PORTAL UNIVERSITÁRIO 3 3 PLANO DE ENSINO 6 4 AULAS 7 5 AVALIAÇÃO E EXERCÍCIO 9 6 ENQUETES 12 7 QUADRO DE AVISOS 14 portal@up.com.br Apresentação Este manual contém informações básicas, e tem como objetivo mostrar a você, aluno, como utilizar as ferramentas do Portal Universitário e, portanto, não trata de todos os

Leia mais

"Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014

Manual de Acesso ao Moodle - Discente 2014 "Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014 Para acessar a plataforma, acesse: http://www.fem.com.br/moodle. A página inicial da plataforma é a que segue abaixo: Para fazer o login, clique no link Acesso

Leia mais

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos:

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos: Setor de Informática UNISC Manual Prático: Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC Pré-Requisitos: O Notebook deve possuir adaptador Wireless instalado (drivers) e estar funcionando no seu

Leia mais

Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM

Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM Manual SRM 1 Índice 1. Requerimentos Técnicos para Utilização do Sistema... 4 1.1 Hardware... 4 1.2 Software... 5 1.3 Conexão à Internet... 9 2. Desabilitação do Bloqueio Automático de Pop-ups...10 3.

Leia mais

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0 www.sms.agenciaglobo.net 1 ACESSO O SISTEMA 1.1 - Para acessar o sistema de envio entre no site http://sms.agenciaglobo.net/

Leia mais

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário Smart Laudos 1.9 A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos Manual do Usuário Conteúdo 1. O que é o Smart Laudos?... 3 2. Características... 3 3. Instalação... 3 4. Menu do Sistema... 4 5. Configurando

Leia mais

Instalando software MÉDICO Online no servidor

Instalando software MÉDICO Online no servidor Instalando software MÉDICO Online no servidor A máquina denominada Servidora é a que armazenará o banco de dados do software (arquivo responsável pelas informações inseridas), compartilhando com as demais

Leia mais

4.Pago alguma tarifa para utilizar o Internet Banking?

4.Pago alguma tarifa para utilizar o Internet Banking? INTERNET BANKING PESSOA FÍSICA - Perguntas Mais Frequentes 1.Tenho uma Conta Corrente no Banpará e gostaria de ter acesso ao serviço de Internet Banking para realizar consultas, pagamentos e transferências.

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

Guia de facilidades Bradesco Prime

Guia de facilidades Bradesco Prime Este material foi impresso em papel certificado FSC. Marketing 7778 out/14 Guia de facilidades Bradesco Prime No Bradesco Prime, você é prioridade sempre. Contar com a presença do Bradesco Prime em 100%

Leia mais

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg.

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg. Sumário 1. Tela de Acesso pg. 2 2. Cadastro pg. 3 3. Abas de navegação pg. 5 4. Abas dados cadastrais pg. 5 5. Aba grupo de usuários pg. 6 6. Aba cadastro de funcionários pg. 7 7. Pedidos pg. 12 8. Cartões

Leia mais

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: LEIA COM ATENÇÃO

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: LEIA COM ATENÇÃO 1 de 7 Prezado(a) Candidato(a), INFORMAÇÕES IMPORTANTES: LEIA COM ATENÇÃO Utilize um computador instalado o software Acrobat Reader (www.adobe.com/br/) para ler textos disponibilizados na prova. Lembre-se

Leia mais

Segurança em Internet Banking. <Nome> <Instituição> <e-mail>

Segurança em Internet Banking. <Nome> <Instituição> <e-mail> Segurança em Internet Banking Agenda Internet Banking Riscos principais Cuidados a serem tomados Créditos Internet Banking (1/4) Permite: realizar ações disponíveis nas agências

Leia mais

Manual de Desbloqueio do Tablet PC

Manual de Desbloqueio do Tablet PC Manual de Desbloqueio do Tablet PC APRESENTAÇÃO Caro estudante, Aproveitem! Gerência Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação Atenção! Se o tablet vier a ser roubado ou furtado, o aluno deverá

Leia mais

www.aluminiocba.com.br Manual do Usuário Certificação

www.aluminiocba.com.br Manual do Usuário Certificação Manual do Usuário Certificação Manual do Usuário - Certificação Versão 1.0 Página 2 CBA Online Manual do Usuário Certificação Versão 1.1 19 de maio de 2004 Companhia Brasileira de Alumínio Departamento

Leia mais

GUIA DE TRANQÜILIDADE

GUIA DE TRANQÜILIDADE GUIA DE TRANQÜILIDADE NA INTERNET versão reduzida Você pode navegar com segurança pela Internet. Basta tomar alguns cuidados. Aqui você vai encontrar um resumo com dicas práticas sobre como acessar a Internet

Leia mais

VALIDADOR DE ARQUIVOS SICREDI (VAS) Cobrança e Convênios

VALIDADOR DE ARQUIVOS SICREDI (VAS) Cobrança e Convênios VALIDADOR DE ARQUIVOS SICREDI (VAS) Cobrança e Convênios Atrelada ao processo: Validação de layout dos arquivos de convênios/cobrança de um novo convênio/cedente Classificação da informação: uso interno

Leia mais

Novo Internet Banking Governo - Perguntas Mais Frequentes

Novo Internet Banking Governo - Perguntas Mais Frequentes Novo Internet Banking Governo - Perguntas Mais Frequentes 1. O órgão no qual trabalho ainda não tem acesso ao Internet Banking Governo e não participamos de treinamento sobre o uso do serviço. Como devemos

Leia mais

MEDCLIN Software de Clínica Médica

MEDCLIN Software de Clínica Médica MEDCLIN Software de Clínica Médica WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Travar aplicação... 1 1.3 Menu Diversos -> 5.1 Licenciamento do Sistema... 1

Leia mais

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO SUMÁRIO Efetuando o Login na comunidade... 3 Esqueceu sua senha?... 3 Página Principal... 4 Detalhando o item Configurações... 5 Alterar Foto... 5 Alterar Senha... 5 Dados Pessoais... 6 Configurações de

Leia mais

Privacidade. <Nome> <Instituição> <e-mail>

Privacidade. <Nome> <Instituição> <e-mail> Privacidade Agenda Privacidade Riscos principais Cuidados a serem tomados Créditos Privacidade (1/3) Sua privacidade pode ser exposta na Internet: independentemente da sua

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A1 Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Mozilla Firefox... 4 2. Acessando o sistema... 4 3. Baixando e Instalando um certificado Tipo A1... 5 4. Backup do certificado

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. Índice 1) Acesso ao sistema 2) Recepção do paciente 3) Envio do atendimento para faturamento: consulta médica ou procedimentos simples 4) Envio do atendimento para faturamento: procedimentos previamente

Leia mais

Segurança em Comércio Eletrônico. <Nome> <Instituição> <e-mail>

Segurança em Comércio Eletrônico. <Nome> <Instituição> <e-mail> Segurança em Comércio Eletrônico Agenda Comércio Eletrônico Riscos principais Cuidados a serem tomados Créditos Comércio eletrônico (1/2) Permite: comprar grande quantidade

Leia mais

Manual do usuário. v1.0

Manual do usuário. v1.0 Manual do usuário v1.0 1 Iniciando com o Vivo Gestão 1. como fazer login a. 1º acesso b. como recuperar a senha c. escolher uma conta ou grupo (hierarquia de contas) 2. como consultar... de uma linha a.

Leia mais

Segurança em Computadores. GTI SEDU atendimento@sedu.es.gov.br

Segurança em Computadores. GTI SEDU atendimento@sedu.es.gov.br Segurança em Computadores GTI SEDU atendimento@sedu.es.gov.br Agenda Computadores Riscos principais Cuidados a serem tomados Créditos Computadores (1/4) Computador pessoal grande quantidade de dados armazenados

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

BH PARK Software de Estacionamento

BH PARK Software de Estacionamento BH PARK Software de Estacionamento WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Travar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Contrato de Manutenção...

Leia mais

VESOFTWARE - DESENVOLIMENTO DE SISTEMAS E WEBSITES Fone: (11) 4036-6980 VIVO(11)9607-5649 TIM(11)7013-8480 1-13

VESOFTWARE - DESENVOLIMENTO DE SISTEMAS E WEBSITES Fone: (11) 4036-6980 VIVO(11)9607-5649 TIM(11)7013-8480 1-13 1-13 INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX Apresentação O departamento de varejo da PC Sistemas inovou seu produto de frente de caixa, permitindo seu funcionamento no sistema operacional do Linux com a distribuição Ubuntu. O cliente poderá usar

Leia mais

Usar o Office 365 em seu telefone Android

Usar o Office 365 em seu telefone Android Usar o Office 365 em seu telefone Android Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu telefone Android para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde

Leia mais

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Índice 1 Acessando o Portal... 2 1.1 Verificação do Browser... 2 1.2 Entre em contato... 3 1.3 Portal Autenticado... 5 2 Meus Cursos... 6 2.1 Matriculando-se em

Leia mais

Manual de Orientação nº 3

Manual de Orientação nº 3 Alteração do Fluxo de Autorização de Pagamentos/Créditos de Pagamento a Fornecedores e Folha de Pagamento Manual de Orientação nº 3 Situação da empresa: Usuário Secundário O que muda Nós, do Santander,

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações

Leia mais

Utilização Daycoval e Code

Utilização Daycoval e Code Máxima segurança em Internet Banking Manual de Utilização Daycoval e Code Cartão Dayconnect com chip SEJA BEM VINDO Menu Assinar Cancelar Leitor de cartão e-code Corrigir Parabéns! Você acaba de adquirir

Leia mais

Memeo Instant Backup Guia de Referência Rápida

Memeo Instant Backup Guia de Referência Rápida Introdução O Memeo Instant Backup é uma solução de backup simples para um mundo digital complexo. Fazendo backup automático e contínuo de seus valiosos arquivos na sua unidade C, o Memeo Instant Backup

Leia mais

Manual de Operações Básicas. Thiago Passamani

Manual de Operações Básicas. Thiago Passamani Manual de Operações Básicas Thiago Passamani 1 - Entrando e saindo do sistema O Zimbra Suíte de Colaboração é um software de correio eletrônico open source com suporte para e-mail, contatos, calendário

Leia mais

Realizando Compras no Site do Cartão BNDES

Realizando Compras no Site do Cartão BNDES Realizando Compras no Site do Cartão BNDES Comprador Atualizado em 30/06/2014 Pág.: 1/17 Introdução Este manual destina-se a orientar os portadores do Cartão BNDES que irão realizar compras de produtos

Leia mais

Instalação - SGFLeite 1

Instalação - SGFLeite 1 Instalação SGFLeite Sistema Gerenciador de Fazenda de Leite Instalação - SGFLeite 1 Resumo dos Passos para instalação do Sistema Este documento tem como objetivo auxiliar o usuário na instalação do Sistema

Leia mais

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias SECOM MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias WARAM 1.5 Ferramenta de atualização do Portal da Prefeitura de São Paulo. Use preferencialmente o navegador Internet Explorer superior ou igual a 7.0. No campo

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Ao optar pelo BB Token, além de segurança, você contará com diversas vantagens, entre elas:

Ao optar pelo BB Token, além de segurança, você contará com diversas vantagens, entre elas: Prezado cliente, O BB Token é um moderno dispositivo que oferece mais segurança e praticidade para a realização de suas transações no Gerenciador Financeiro e Autoatendimento Setor Público, do Banco do

Leia mais

PASSO A PASSO LOJA VIRTUAL. 1º Passo Acessar o site do Bom Jesus (www.bomjesus.br).

PASSO A PASSO LOJA VIRTUAL. 1º Passo Acessar o site do Bom Jesus (www.bomjesus.br). 1º Passo Acessar o site do Bom Jesus (www.bomjesus.br). Figura 1. Acessando site do Bom Jesus. 2º Passo Selecionar a opção Responsável On-line. Inserir Usuário e Senha e clicar no botão OK. Para realizar

Leia mais

Sicoobnet Empresarial. Manual do Usuário. Versão 1.3

Sicoobnet Empresarial. Manual do Usuário. Versão 1.3 Sicoobnet Empresarial Manual do Versão. Manual do Data: /07/00 Histórico Data Versão Descrição Autor 04/0/008.0 Criação do Manual Ileana Karla 0//008. Revisão Luiz Filipe Barbosa /07/00. Atualização Márcia

Leia mais

Manual do Usuário. Novo Internet Banking Governo - IBG

Manual do Usuário. Novo Internet Banking Governo - IBG Manual do Usuário Novo Internet Banking Governo - IBG Versão V - Abril 2013 Sumário 2. Visão Geral do Sistema... 5 2.1. Operações disponíveis no novo IBG... 6 2.1. Perfis disponíveis... 7 2.2. Definições,

Leia mais

SAJPG5. Novidades das Versões 1.3.0-0 a 1.3.1-11. Expedientes. Primeiro Grau

SAJPG5. Novidades das Versões 1.3.0-0 a 1.3.1-11. Expedientes. Primeiro Grau SAJPG5 Primeiro Grau Novidades das Versões 1.3.0-0 a 1.3.1-11 Expedientes Novidades da versão 1.3.0-0 a 1.4.1-1 Este documento contém um resumo das alterações e novidades liberadas nas versões 1.3.0-0

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

Manual do Programa de Caixa1

Manual do Programa de Caixa1 Manual do Programa de Caixa1 Para abrir o sistema de Caixa basta cliclar no ícone do programa. Que abrirá a tela conforme imagem abaixo: Como se pode notar, no menu superior as únicas opções ativas são

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Sistema integrado de Aquisição de Vale-transporte para Cartões Eletrônicos. SBCTrans

Sistema integrado de Aquisição de Vale-transporte para Cartões Eletrônicos. SBCTrans Sistema integrado de Aquisição de Vale-transporte para Cartões Eletrônicos SBCTrans A tecnologia facilitando a vida do cidadão Índice Cadastro e Primeiro Acesso... 05 Acessando o Sistema... 08 Menu de

Leia mais

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos:

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos: Setor de Informática UNISC Manual Prático: Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC Pré-Requisitos: O Notebook deve possuir adaptador Wireless instalado (drivers) e estar funcionando no seu

Leia mais

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Adriano Lima Belo Horizonte 2011 SUMÁRIO Apresentação... 3 Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA ESP-MG... 3 Programação do curso no AVA-ESPMG

Leia mais

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno 1 MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno Acessando o sistema 1- Para acessar a Faculdade Interação Americana Virtual digite o seguinte endereço: http://ead.fia.edu.br/

Leia mais

Manual de Utilização Autorizador

Manual de Utilização Autorizador 1) Acessando: 1-1) Antes de iniciar a Implantação do GSS, lembre-se de verificar os componentes de software instalados no computador do prestador de serviço: a) Sistema Operacional: nosso treinamento está

Leia mais

Certificado Digital. Manual do Usuário

Certificado Digital. Manual do Usuário Certificado Digital Manual do Usuário Índice Importante... 03 O que é um Certificado Digital?... 04 Instalação do Certificado... 05 Revogação do Certificado... 07 Senhas do Certificado... 08 Renovação

Leia mais

Renovação Online de Certificados Digitais A3 (Com Boleto Bancário)

Renovação Online de Certificados Digitais A3 (Com Boleto Bancário) Renovação Online de Certificados Digitais A3 (Com Boleto Bancário) Guia de Orientação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2013 Página 1 de 47 Índice PRÉ-REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO...

Leia mais

Manual para participantes. Sala virtual multiplataforma

Manual para participantes. Sala virtual multiplataforma Sala virtual multiplataforma Informações importantes Antes do evento: Recomendamos que entre na sala virtual que temos aberta ao público, na página principal de nosso site, evitando qualquer tipo de transtorno

Leia mais

Sicoobnet Empresarial. Manual do Usuário. Versão 1.5

Sicoobnet Empresarial. Manual do Usuário. Versão 1.5 Sicoobnet Empresarial Manual do Versão.5 Manual do Data: 04/0/0 Histórico Data Versão Descrição Autor 04/0/008.0 Criação do Manual Ileana Karla 0//008. Revisão Luiz Filipe Barbosa /07/00. Atualização Márcia

Leia mais

Manual do Usuário CFCWeb BA

Manual do Usuário CFCWeb BA ÍNDICE Acesso ao sistema... 2 Tela Principal... 3 Cadastro de Candidatos... 5 Agenda Teórico... 6 Agenda Prático... 7 Consulta Agendamentos do Candidato por Serviço... 9 Cadastro de Grade Horária... 10

Leia mais

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos:

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos: Setor de Informática UNISC Manual Prático: Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC Pré-Requisitos: O Notebook deve possuir adaptador Wireless instalado (drivers) e estar funcionando no seu

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Principais Característic

Principais Característic Principais Característic Características as Software para agendamento e controle de consultas e cadastros de pacientes. Oferece ainda, geração de etiquetas, modelos de correspondência e de cartões. Quando

Leia mais

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) - - Atualizado em 29/07/20 ÍNDICE DE FIGURAS Figura Página de acesso ao SIGRA... 7 Figura 2 Portal de Cursos... 8

Leia mais

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 16/06/2008 17:48 Leite Júnior

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 16/06/2008 17:48 Leite Júnior ÍNDICE MICROSOFT INTERNET EXPLORER 6 SP2 (IE6 SP2)...2 JANELA PRINCIPAL...2 PARTES DA JANELA...2 OS MENUS DO IE6...3 MENU ARQUIVO...3 MENU EDITAR...3 MENU EXIBIR...3 MENU FAVORITOS...4 MENU FERRAMENTAS...4

Leia mais

FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP

FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP 1. Quem pode obter o acesso ao SEI-MP? O SEI-MP está disponível apenas para usuários e colaboradores internos do MP. Usuários externos não estão autorizados

Leia mais

Renovação Online de certificados digitais A1 (Voucher)

Renovação Online de certificados digitais A1 (Voucher) Renovação Online de certificados digitais A1 (Voucher) Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2012 página 1 de 18 Renovação Online Renovação Online de certificados digitais A1 (Voucher)

Leia mais

Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Hábil Empresarial PROFISSIONAL & Hábil Enterprise

Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Hábil Empresarial PROFISSIONAL & Hábil Enterprise Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Hábil Empresarial PROFISSIONAL & Hábil Enterprise Koinonia Software Ltda (0xx46) 3225-6234 Índice I Índice Cap. I Introdução 1 1 Orientações... Iniciais 1 Cap. II

Leia mais

Manual Integra S_Line

Manual Integra S_Line 1 Introdução O é uma ferramenta que permite a transmissão Eletrônica de Resultado de Exames, possibilitando aos Prestadores de Serviços (Rede Credenciada), integrarem seus sistemas com os das Operadoras

Leia mais

Renovação Online de Certificados Digitais A1 (Com cartão de Crédito)

Renovação Online de Certificados Digitais A1 (Com cartão de Crédito) Renovação Online de Certificados Digitais A1 (Com cartão de Crédito) Guia de Orientação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2013 Página 1 de 40 Índice PRÉ-REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO...

Leia mais

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes.

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Receba fotos e mensagens deles na TV de sua casa em tempo real e sem custo, não se preocupe mais com a distância! A festa será

Leia mais

BEM VINDO (A) À ACTVS SOFTWARE E APOIO A GESTÃO

BEM VINDO (A) À ACTVS SOFTWARE E APOIO A GESTÃO 1 BEM VINDO (A) À ACTVS SOFTWARE E APOIO A GESTÃO Este guia foi desenvolvido com a finalidade de explicar de forma simples e dinâmica os procedimentos básicos de utilização de nossa rede e seus recursos.

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais