APROVADO EM INFARMED

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "APROVADO EM INFARMED"

Transcrição

1 PROJECTO DO FOLHETO INFORMATIVO Leia este folheto com atenção antes de começar a tomar o medicamento, mesmo que não seja a primeira vez que o toma. Alguma da informação existente no folheto informativo poderá mudar. Conserve este folheto na embalagem pois poderá querer voltar a lê-lo. Não se esqueça que o seu médico receitou este medicamento apenas para si. Não o dê a mais ninguém: o medicamento pode ser-lhe prejudicial mesmo que apresente os mesmos sintomas. Em caso de dúvida consulte o seu médico ou farmacêutico. Nome do Medicamento ITRAMAX Pó para suspensão oral 40 mg de azitromicina/ml de suspensão Composição Frascos: cada frasco contém azitromicina dihidrato equivalente a 600mg ou 1200mg de azitromicina, fornecendo cada toma de 5ml de suspensão reconstituída o equivalente a 200mg (40 mg/ml) de azitromicina. Forma farmacêutica Pó para Suspensão oral. Apresentações: - Frasco com pó, contendo o equivalente a 600mg de azitromicina - Frasco com pó, contendo o equivalente a 1200mg de azitromicina Categoria Fármaco-Terapêutica Antibacteriano macrólido - Grupo I.1.h Responsável pela Autorização de Introdução no Mercado Soquifa Medicamentos, S.A. Av. Imaculada Conceição nº , Apt Braga Indicações Terapêuticas Nos Adultos a azitromicina está indicada para: Exacerbações bacterianas agudas da doença obstrutiva pulmonar crónica, devida a Haemophilus influenzae, Moraxella catarrhalis ou Streptococcus pneumoniae. Pneumonia adquirida na comunidade, devida a Chlamydia pneumoniae, Haemophylus influenzae, Mycoplasma pneumoniae ou Streptococcus pneumoniae em doentes com indicação para terapêutica oral (ver Advertência e Precauções especiais de utilização)

2 Faringite/Tonsilite, causada por Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae ou Moraxella catarrhalis e causada por Streptococcus pyogenes como alternativa à terapêutica de primeira linha em indivíduos que não a possa utilizar. Nota: A Penicilina é o fármaco de escolha usual no tratamento da faringite por Streptococcus pyogenes, incluindo a profilaxia da febre reumática. A azitromicina é geralmente eficaz na irradicação dos streptococos da orofaringe; como algumas estirpes são resistentes à azitromicina, devem efectuar-se testes de sensibilidade quando os doentes são tratados com azitromicina. Os dados que estabelecem a eficácia da azitromicina na subsequente prevenção da febre reumática não estão disponíveis, à data. Otite média aguda, causada por Streptococcus pneumoniae, Streptococcus hemolítico do grupo A ou C, Staphylococcus aureus, Haemophilus influenzae ou Moraxella catarrhalis. Infecções não complicadas da pele e tecidos moles, devidas a Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes ou Streptococcus agalactiae. Os abcessos requerem normalmente drenagem cirurgica. Uretrite e Cervicite, devida a Chlamydia trachomatis ou a Neisseria gonorrhoeae. Doença genital ulcerada, nos homens, devida a Haemophilus ducreyi (cancróide). Dado o pequeno número de mulheres incluídas nos ensaios clínicos, a eficácia da azitromicina no tratamento de cancróide em mulheres não está estabelecida. A azitromicina, nas doses recomendadas, não deve ser utilizada no tratamento de sífilis. Nas Crianças, azitromicina está indicada para: Pneumonia adquirida na comunidade, devida a Chlamydia pneumoniae, Haemophylus influenzae, Mycoplasma pneumoniae ou Streptococcus pneumoniae em doentes com indicação para terapêutica oral (ver Advertência e Precauções especiais de utilização) Otite média aguda causada por Haemophilus influenzae, Moraxella catarrhalis ou Streptococcus pneumoniae. Faringite/Tonsilite, causada por Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae ou Moraxella catarrhalis e causada por Streptococcus pyogenes como alternativa à terapêutica de primeira linha em indivíduos que não a possa utilizar. Nota: A Penicilina é o fármaco de escolha usual no tratamento da faringite por Streptococcus pyogenes, incluindo a profilaxia da febre reumática. A azitromicina é geralmente eficaz na irradicação dos streptococos da orofaringe; como algumas estirpes são resistentes à azitromicina, devem efectuar-se testes de sensibilidade quando os doentes são tratados com azitromicina. Os dados que estabelecem a eficácia da azitromicina na subsequente prevenção da febre reumática não estão disponíveis, à data Contra-indicações e efeitos secundários mais frequentes O uso deste produto está contra-indicado em doentes com história de reacções alérgicas à azitromicina e à eritromicina ou qualquer antibiótico macrólido.

3 Azitromicina é bem tolerada, com baixa incidência de efeitos secundários, sendo os mais frequentes de gravidade ligeira a moderada. Os efeitos secundários mais frequentemente observados, estão relacionados com o tracto gastro-intestinal: diarreia fezes moles mal-estar abdominal (dores/cólicas) náuseas vómitos e flatulência Foram observados aumentos transitórios nas transaminases hepáticas, de frequência similar aos observados com outros macrólidos e penicilinas, usados em ensaios clínicos. Observaram-se, também ocasionalmente, reduções moderadas na contagem dos neutrófilos, embora não se possa estabelecer relação causal com a administração de azitromicina. Ocorreram, também, reacções alérgicas, tais como rash, prurido e fotossensibilidade. Reacções alérgicas graves (angiodema, broncoespasmo, anafilaxia) bem como eritema multiforme, sindrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica, por vezes fatais, foram raramente descritas. A sintomatologia alérgica regride habitualmente com a interrupção do medicamento e a instituição de terapêutica sintomática. No entanto, em alguns doentes, as manifestações reapareceram após a cessação da terapêutica sintomática inicial, pelo que se recomenda a manutenção da observação e das medidas terapêuticas por períodos prolongados. Verificaram-se raramente efeitos neurológicos tais como cefaleias, vertigens, sonolência, tonturas, fadiga e convulsões. A administração de antibióticos da classe dos macrólidos tem sido associada a alterações da audição. Durante a terapêutica com Azitromocina foram descritos alguns casos de perda de audição, surdez e/ou acufenos, habitualmente reversíveis. Estão descritos casos raros de alteração do paladar. Interacções Medicamentosas e outras Teofilina: Um estudo farmacocinético mostrou ausência de interacção entre a azitromicina e a teofilina co-administrada a voluntários saudáveis. O uso clínico, até à data, não revelou qualquer evidência de interacção significativa, com a teofilina. A teofilina pode ser co-administrada a pacientes que estejam a receber azitromicina, mas a prática clínica prudente aconselha inquérito ocasional, respeitante a reacções adversas teofilino-induzidas típicas. Varfarina: Num estudo de interacção farmacocinética, a azitromicina não alterou o efeito anticoagulante de uma dose única de 15 mg de varfarina, administrada a voluntários saudáveis. Azitromicina e varfarina podem ser co-administradas, mas o controlo do tempo de protrombina deve ser realizado em rotina prolongada.

4 Carbamazepina: Alguns antibióticos macrólidos alteram o metabolismo da carbamazepina, mas o efeito da azitromicina é desconhecido. Os níveis de carbamazepina devem ser cuidadosamente controlados, em doentes que estejam a receber azitromicina, concomitantemente. Ergotamina: A possibilidade teórica de ergotismo contra-indica o uso simultâneo de azitromicina e de derivados da ergotamina ( Ver Advertências e precauções especiais de utilização ). Ciclosporina: Na ausência de estudo farmacocinético ou dados clínicos que investiguem a potencial interacção entre azitromicina e ciclosporina, deve tomar-se precaução, antes da administração concomitante destes dois fármacos.se for necessária a co-administração, os níveis de ciclosporina devem ser controlados e a dose ajustada, de acordo. Digoxina: Muitos pacientes receberam co-administração de azitromicina e glicosidos cardíacos, e não foram relatadas quaisquer interacções. Contudo, alguns antibióticos macrólidos foram assinalados como capazes de alterar o metabolismo da digoxina, no intestino, em alguns pacientes. Em pacientes recebendo, concomitantemente, azitromicina e digoxina, deve admitir-se a possibilidade de níveis aumentados de digoxina. Antiácidos: Num estudo farmacocinético, investigando os efeitos da administração simultânea de antiácidos e azitromicina, não se observou efeito sobre a biodisponibilidade global, embora os picos dos níveis séricos fossem reduzidos até 30%. Em pacientes recebendo azitromicina e antiácidos, os fármacos não devem ser tomados simultaneamente. Cimetidina: Num estudo farmacocinético da azitromicina que investigou os efeitos da administração de uma dose única de cimetidina, administrada 2 horas antes da azitromicina, não se registou alteração na farmacocinética da azitromicina. Metilprednisolona: Num estudo de interacção farmacocinética, realizado em voluntários saudáveis, azitromicina não teve efeito significativo na farmacocinética da metilprednisolona. Zidovudina: Um estudo preliminar sobre a tolerância e a farmacocinética da azitromicina, em doentes HIV positivos, tratados com zidovudina, estes receberam 1g de azitromicina, semanalmente,e durante 5 semanas. Não se observaram efeitos estatísticamente significativos nos parâmetros farmacocinéticos da zidovudina e do seu metabolito glucoronado. A única diferença

5 estatisticamente significativa, na cinética da azitromicina, foi um encurtamento do tempo necessário para atingir a concentração máxima, quando comparados os níveis atingidos no primeiro e último dia de tratamento. Triazolam: A azitromicina tem um efeito modesto sobre a farmacocinética do triazolam, não sendo no entanto recomendado o ajuste posológico de nenhum dos fármacos. Verificaram-se interacções entre outros macrólidos e a Terfenadina, o Hexabarbital e a Fenitoína. Apesar de não se terem verificado interacções, especificamente com a azitromicina, e devido à sua interacção com a via de metabolização do citocromo P450 recomenda-se que os doentes submetidos a estas terapêuticas sejam cuidadosamente monitorizados. Advertências e precauções especiais de utilização Como acontece com a eritromicina e outros macrólidos podem ocorrer reacções alérgicas graves, embora raras, tais como angioedemas e anafilaxia. Algumas destas reacções com a azitromicina, nomeadamente reacções dermatológicas graves, como o síndrome de Stevens Johnson e a necrólise epidérmica tóxica, originaram sintomatologia recorrente e exigiram longo período de observação e tratamento (ver Efeitos indesejáveis). Não é necessário ajuste da dose, em pacientes com leve insuficiência renal (clearance da creatinina > 40 ml/min.), mas não existem dados respeitantes à utilização da azitromicina em pacientes com insuficiência renal mais severa, sendo, por isso, conveniente ter prudência na prescrição de azitromicina a estes doentes. Em doentes com insuficiência hepática ligeira a moderada, não se observaram alterações acentuadas na farmacocinética sèrica, em comparação com doentes com função hepática normal. Nestes doentes, a eliminação urinária tende a aumentar, talvez para compensar a clearance hepática reduzida. Não se recomenda, pois, fazer ajuste de dose em doentes com insuficiência hepática ligeira a moderada. Como o fígado é, provavelmente, a principal via de excreção da azitromicina, não deve ser utilizado em pacientes com doença hepática significativa. Não existem dados respeitantes à utilização de azitromicina em tais pacientes. Em pacientes que estão a receber derivados da ergotamina, o ergotismo foi precipitado pela administração simultanea de alguns antibióticos macrólidos. Não existem dados respeitantes à possibilidade de uma interacção entre a ergotamina e a azitromicina. Contudo, dada a possibilidade teórica de ergotismo, azitromicina e ergoderivados não devem ser co-administrados. No tratamento da pneumonia, a azitromicina só demonstrou eficácia e segurança na tratamento de pneumonia da comunidade adquirida e causada por Clamydia pneumoniae, Haemophilus influenzae, Mycoplama pneumoniae ou Streptococcus pneumoniae, em doentes em que possa ser utilizada a terapêutica oral. A azitromicina não deve ser usada em doentes que pela gravidade da pneumonia não devam fazer terapêuticva oral ou em que haja riscos associados tais como fibrose quística, infecções nosocomiais adquiridas, bacteriémia suspeita ou confirmada, doentes requerendo hospitalização, idosos, debilitados ou com qualquer outra doença de base que possa comprometer a capacidadde de resposta, como por exemplo a imunodeficiência adquirida. A colite pseudo membranosa tem sido reportada com quase todos os agentes antibacterianos

6 e pode variar de ligeira a severa. Por este facto, é importante considerar o seu diagnóstico em doentes com diarreia subsequente à administração destes fármacos. O tratamento com agentes antibacterianos altera a flora do cólon e pode permitir o crescimento de Clostridium difficile, cuja toxina é a primeira causa de "colite associada a antibióticos". Após o diagnóstico de colite estar estabelecido, devem iniciar-se medidas terapêuticas. Os casos ligeiros de colite pseudomembranosa respondem normalmente à descontinuação do fármaco ao passo que nos casos moderados a severos, para além da descontinuação do fármaco, deve ter-se em consideração a administração de fluidos e electrólitos, o suplemento proteico e o tratamento com fármacos antibacterianos clinicamente eficazes contra o Clostridium difficile. Verificou-se, no tratamento com outros macrólidos, o prolongamento do intervalo QT, associado a arritmias cardíacas e a Torsade de pointes. Estes efeitos estão associados ao uso de macrólidos, em doentes com risco aumentado de prolongamento da repolarização cardíaca, e não podem ser excluídos para a azitromicina apesar de, até ao momento, não terem sido verificados. Como com qualquer preparação antibiótica,recomenda-se a observação de sinais de superinfecção com organismos susceptíveis, incluindo fungos. A utilização para crianças deve obedecer, criteriosamente, à dose prescrita e ao conselho do médico. Não se recomenda a administração de azitromicina a crianças com idade inferior a 6 meses, dado que não foi, ainda, estabelecida a segurança para este grupo etário. Efeitos em grávidas, lactentes, crianças, idosos e doentes com patologias especiais Estudos de reprodução animal demonstraram que a azitromicina atravessa a placenta, mas não revelaram evidência de dano para o feto. Não existem dados sobre a eliminação pelo leite materno. Não está estabelecida a segurança, para o uso na gravidez e lactação humana. Azitromicina só deve ser utilizada em mulheres grávidas ou lactantes, quando não houver alternativas adequadas. Em pacientes com insuficiência renal ligeira (clearance da creatinina > 40 ml/min.) não é necessário o ajuste da dose. Não existem dados respeitantes à utilização da azitromicina em pacientes com insuficiência renal mais severa. Em doentes com insuficiência hepática ligeira a moderada, não se observaram alterações acentuadas na farmacocinética sérica, em comparação com doentes com função hepática normal. Não existem dados respeitantes à utilização de azitromicina em pacientes com insuficiência hepática grave. Não se verificaram diferenças clinicamente significativas nas propriedades farmacocinéticas da azitromicina no idoso saudável, pelo que não são necessárias alterações da posologia neste grupo etário.

7 Efeitos sobre a capacidade de condução e utilização de máquinas Não aplicável. Excipientes Sacarose, fosfato tribásico de sódio dodecahidratado, benzoato de sódio, Hidroxipropilcelulose, goma xântica, aroma de cereja, aroma de creme de baunilha, aroma de banana. Posologia usual Azitromicina deve ser administrada em toma diária única. A duração do tratamento depende da infecção, como seguidamente se descreve: Adultos (incluindo doentes idosos): No tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, causadas por Chlamidia trachomatis ou por Neisseria gonorrhoeae susceptível, administrar uma dose oral única de 1g. No tratamento de todas as outras indicações, a dose total é de 1,5g e deve ser administrada em fracções de 500mg, diariamente, durante 3 dias. Doentes com insuficiência hepática: Poderá ser utilizado o mesmo esquema posológico que para os doentes com função hepática normal. Crianças: A dose recomendada de suspensão oral, no tratamento de crianças é de: - Pneumonia adquirida na comunidade 10 mg/kg uma vez por dia no primeiro dia seguida de 5 mg/kg uma vez por dia do segundo ao quarto dia (ver quadro 1). - Otite média aguda 10 mg/kg uma vez por dia no primeiro dia seguida de 5 mg/kg uma vez por dia do segundo ao quarto dia (ver quadro 1). Peso (Kg) Regime Posológico Quantidade total para tratamento < mg (2,5 ml) - 1 colher-medida peq. - dia 1300 mg (7,5 ml) 50 mg (1,25 ml) - ½ colher-medida peq. - dias 2 a mg (5 ml) - 1 colher-medida gd. - dia 1600 mg (15 ml) mg (2,5 ml) - 1 colher-medida peq. - dias 2 a mg (7,5 ml) - 1+½ colher-medida gd. - dia 1900 mg (22,5 ml) mg (3,75 ml) - 1+½ colher-medida peq. - dias 2 a mg (10 ml) - 2 colheres-medida gd. - dia mg (30 ml) mg (5 ml) - 1 colher-medida gd. - dias 2 a 5 Quadro 1 - Faringite/Tonsilite (acima dos 2 anos)

8 12 mg/kg/dia uma vez por dia durante 5 dias (ver quadro 2). Peso (Kg) Regime Posológico Quantidade total para tratamento < mg (3ml) 1xdia durante 5 dias 600 mg (15 ml) mg (6 ml) 1xdia durante 5 dias 1200 mg (30 ml) mg (9 ml) 1xdia durante 5 dias 1800 mg (45 ml) mg (12 ml) 1xdia durante 5 dias 2400 mg (60 ml) Quadro 2 Nota: Uma vez que a colher de medida apenas permite a medição de volumes de 2,5 ml e múltiplos, medidas mais minuciosas podem ser efectuadas recorrendo à seringa doseadora que acompanha a embalagem. Acima de 45 kg: deve ser utilizada a dosagem normal para adulto. Modo e via de administração Modo de preparação: Frasco Diluir o conteúdo com água até ao traço e agitar bem antes de usar. Via de administração: oral Indicação do momento mais favorável à administração do medicamento A administração, quando efectuada após uma refeição substancial, reduz a biodisponibilidade do fármaco em, pelo menos, 50%. Por esta razão, tal como acontece com outros antibióticos, cada dose deve ser administrada, pelo menos, 1 hora antes ou 2 horas após a ingestão de alimentos. Duração do tratamento médio De acordo com a prescrição do médico. Quando for omitida uma ou mais doses, deve continuar a medicação com a dose seguinte. Medidas a tomar em caso de sobredosagem ou intoxicação Não existem dados sobre sobredosagem. Recomenda-se a lavagem gástrica e medidas gerais de apoio. Precauções particulares de conservação Conservar a temperatura inferior a 30º C. Prazo de utlização: - Apresentação em frasco: 5 dias, a partir da reconstituição da suspensão. Aconselha-se o utente a comunicar ao seu médico ou farmacêutico os efeitos indesejáveis

9 detectados que não constem deste folheto. Antes de iniciar o tratamento, verifique o prazo de validade inscrito na embalagem. Novembro de 2003

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

Uma saqueta de 3z, 500 mg, pó para suspensão oral, contém 500mg de azitromicina (D.C.I) (di-hidratada).

Uma saqueta de 3z, 500 mg, pó para suspensão oral, contém 500mg de azitromicina (D.C.I) (di-hidratada). FOLHETO INFORMATIVO azitromicina 3z pó para suspensão oral Por favor leia, cuidadosamente, este folheto, antes de iniciar o tratamento com 3z. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. AZITROMICINA ALMUS, 500 mg, COMPRIMIDOS REVESTIDOS. Descrição completa da substância activa e dos excipientes

FOLHETO INFORMATIVO. AZITROMICINA ALMUS, 500 mg, COMPRIMIDOS REVESTIDOS. Descrição completa da substância activa e dos excipientes FOLHETO INFORMATIVO AZITROMICINA ALMUS, 500 mg, COMPRIMIDOS REVESTIDOS FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto informativo antes de tomar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED PARTE I-B-2: FOLHETO INFORMATIVO AZITROMICINA AZITRIX 500 mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto informativo antes de tomar o medicamento - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

AZITROMICINA JABA 500 mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS FOLHETO INFORMATIVO

AZITROMICINA JABA 500 mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS FOLHETO INFORMATIVO AZITROMICINA JABA 500 mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto informativo antes de tomar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente.

Leia mais

AZITROMICINA LABESFAL 500 mg comprimidos revestidos

AZITROMICINA LABESFAL 500 mg comprimidos revestidos FOLHETO INFORMATIVO AZITROMICINA LABESFAL 500 mg comprimidos revestidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente.

Leia mais

Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas

Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas FOLHETO INFORMATIVO LEIA ATENTAMENTE ESTE FOLHETO ANTES DE TOMAR O MEDICAMENTO. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o voltar a ler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Azitromicina Germed 500 mg Comprimidos revestidos Azitromicina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. 1. O que é Azitromicina Zitrozina 500 mg Comprimidos Revestidos e para que é utilizado

FOLHETO INFORMATIVO. 1. O que é Azitromicina Zitrozina 500 mg Comprimidos Revestidos e para que é utilizado FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o voltar a ler. Caso tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO SULTACIL IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial :Sultacil Substância activa:sultamicilina Forma farmacêutica:comprimidos Composição: Cada comprimido de 375 mg contém: Sultamicilina

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento. APROVADO EM Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

Azitromicina Vida 500 mg comprimidos revestidos (azitromicina) Cada comprimido revestido contêm: Azitromicina (sob a forma di-hidratada)...

Azitromicina Vida 500 mg comprimidos revestidos (azitromicina) Cada comprimido revestido contêm: Azitromicina (sob a forma di-hidratada)... Folheto informativo Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Supofen 125 mg supositórios Supofen 250 mg supositórios Supofen 500 mg supositórios Paracetamol APROVADO EM Este folheto contém informações importantes

Leia mais

Grupo I-3-Medicamentos anti-infecciosos, antivíricos

Grupo I-3-Medicamentos anti-infecciosos, antivíricos FOLHETO INFORMATIVO Nome do Medicamento Aciclovir Actavis mg comprimidos Aciclovir Actavis 400 mg comprimidos Composição Qualitativa e Quantitativa Cada comprimido contém: Aciclovir... ou 400 mg Forma

Leia mais

Cápsulas de gelatina opacas com corpo creme e cabeça verde azeitona

Cápsulas de gelatina opacas com corpo creme e cabeça verde azeitona FOLHETO INFORMATIVO Nome do medicamento: FIBRANIN 100 mg cápsulas. Composição em substância activa: Ciprofibrato 100 mg/cápsulas. Lista dos excipientes: Amido de Milho e Lactose. Forma farmacêutica: Cápsulas

Leia mais

Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento.

Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento. FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

Folheto Informativo: Informação para. o doente Azitromicina Basi 500mg. comprimidos revestidos. Azitromicina

Folheto Informativo: Informação para. o doente Azitromicina Basi 500mg. comprimidos revestidos. Azitromicina Folheto Informativo: Informação para o doente Azitromicina Basi 500mg comprimidos revestidos Azitromicina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

Fabricado por: Sofarimex Industria Química e Farmacêutica L.da,

Fabricado por: Sofarimex Industria Química e Farmacêutica L.da, FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto informativo antes de tomar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED BETASPORINA CEFTRIAXONA COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA BETASPORINA 250mg/2ml Injectável IM Fórmula por frasco: Ceftriaxona (sob a forma de Ceftriaxona sódica) - - - - - - 250mg Ampola de 2ml de

Leia mais

Cada ml de Piridoxina Labesfal, 150 mg/ml, Solução injectável, contém 150 mg de cloridrato de piridoxina como substância activa.

Cada ml de Piridoxina Labesfal, 150 mg/ml, Solução injectável, contém 150 mg de cloridrato de piridoxina como substância activa. FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. Este medicamento

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO Q10 Forte, 30 mg de Ubidecarenona (Coenzima Q10), cápsula. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Uma cápsula de Q10 Forte contém 30mg de ubidecarenona (coenzima

Leia mais

FEXODANE Cloridrato de fexofenadina

FEXODANE Cloridrato de fexofenadina FEXODANE Cloridrato de fexofenadina Apresentações 120 mg: caixa contendo 10 comprimidos revestidos. 180 mg: caixa contendo 10 comprimidos revestidos. 60 mg: caixas contendo 10 ou 20 cápsulas. Comprimidos

Leia mais

RESPONSÁVEL PELA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

RESPONSÁVEL PELA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO FLUIMUCIL 4% Solução Oral Acetilcisteína Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Azitromicina Farmoz 500 mg Pó para solução para perfusão

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Azitromicina Farmoz 500 mg Pó para solução para perfusão FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Azitromicina Farmoz 500 mg Pó para solução para perfusão Azitromicina Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Supofen, 500 mg, Comprimidos Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem

Leia mais

Cada ml de solução injectável contém 50 mg de Cloroquina difosfato. - Tratamento de malária (infecções moderadas e complicadas).

Cada ml de solução injectável contém 50 mg de Cloroquina difosfato. - Tratamento de malária (infecções moderadas e complicadas). FOLHETO INFORMATIVO CLOROQUINA LABESFAL 50 mg/ml Solução Injectável Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas,

Leia mais

O que contém este folheto: 1. O que é Bromexina Farmoz e para que é utilizado. 2. O que precisa de saber antes de tomar Bromezina Farmoz

O que contém este folheto: 1. O que é Bromexina Farmoz e para que é utilizado. 2. O que precisa de saber antes de tomar Bromezina Farmoz Folheto informativo: Informação para o utilizador Bromexina Farmoz 0,8 mg/ml Xarope Cloridrato de bromexina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente.

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente. FOLHETO INFORMATIVO Nazonite 120 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso ainda tenha

Leia mais

Projecto de Folheto Informativo

Projecto de Folheto Informativo Projecto de Folheto Informativo Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas consulte o seu médico

Leia mais

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este Folheto Informativo. Pode ter necessidade de o reler.

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este Folheto Informativo. Pode ter necessidade de o reler. FOLHETO INFORMATIVO MOMEN 30 mg/g gel Cloridrato de benzidamina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento Conserve este Folheto Informativo. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO APROVADO EM INFARMED

FOLHETO INFORMATIVO APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO APROVADO EM FOLHETO INFORMATIVO CEFACLOR LABESFAL Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha

Leia mais

folheto informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Azitromicina Pulomax 500 mg comprimidos revestidos por película Azitromicina

folheto informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Azitromicina Pulomax 500 mg comprimidos revestidos por película Azitromicina folheto informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Azitromicina Pulomax 500 mg comprimidos revestidos por película Azitromicina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

Astro. (azitromicina di-hidratada) Bula para paciente. Pó para suspensão. 600 mg / 900 mg / mg. Astro_susp_VP

Astro. (azitromicina di-hidratada) Bula para paciente. Pó para suspensão. 600 mg / 900 mg / mg. Astro_susp_VP Astro (azitromicina di-hidratada) Bula para paciente Pó para suspensão 600 mg / 900 mg / 1.500 mg ASTRO (azitromicina di-hidratada) Pó para Suspensão FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES: Embalagem contendo

Leia mais

Folheto Informativo. Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento.

Folheto Informativo. Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento. Folheto Informativo Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas consulte o seu medico ou farmacêutico.

Leia mais

COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA DAS SUBSTÂNCIAS ACTIVAS. Carbocisteína... 5,00g Excipiente q.b.p ml

COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA DAS SUBSTÂNCIAS ACTIVAS. Carbocisteína... 5,00g Excipiente q.b.p ml FOLHETO INFORMATIVO MUCORESPIRAL Carbocisteína a 5% Xarope Este medicamento pode se adquirido sem receita médica. No entanto, é necessário utilizar MUCORESPIRAL com precaução para obter os devidos resultados.

Leia mais

COMPOSIÇÃO Cada ampola de 3 ml contém 300 mg de acetilcisteína. Ver "Lista dos excipientes".

COMPOSIÇÃO Cada ampola de 3 ml contém 300 mg de acetilcisteína. Ver Lista dos excipientes. Folheto Informativo FLUIMUCIL Acetilcisteína Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Meloxidyl 1,5 mg/ml suspensão oral para cães. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Composição para 1 ml Substância(s)

Leia mais

FRISOLAC. Creme 30 g. COMPOSIÇÃO Cada grama contém: Cetoconazol (D.C.I.) mg

FRISOLAC. Creme 30 g. COMPOSIÇÃO Cada grama contém: Cetoconazol (D.C.I.) mg FOLHETO INFORMATIVO FRISOLAC Cetoconazol 2% Creme 30 g COMPOSIÇÃO Cada grama contém: Cetoconazol (D.C.I.)......... 20 mg FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Bisnaga de 30 g de creme doseado a 2% de Cetoconazol

Leia mais

azitromicina Comprimido revestido 500mg

azitromicina Comprimido revestido 500mg azitromicina Comprimido revestido 500mg MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE azitromicina Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÕES Comprimido revestido 500mg Embalagens contendo

Leia mais

Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Mucosolvan 6 mg/ml Xarope cloridrato de ambroxol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVA C A R D U R A Doxazosina Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Tirocular, colírio, solução Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento Conserve este Folheto Informativo. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR PEP-RANI 150 mg e 300 mg Comprimidos revestidos por película Ranitidina (sob a forma de cloridrato) Leia com atenção todo este folheto antes de começar

Leia mais

ANEXO III ALTERAÇÃO AO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO E FOLHETO INFORMATIVO

ANEXO III ALTERAÇÃO AO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO E FOLHETO INFORMATIVO ANEXO III ALTERAÇÃO AO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO E FOLHETO INFORMATIVO 1 ALTERAÇÕES QUE DEVEM SER INCLUÍDAS NAS SECÇÕES RELEVANTES DO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO PARA OS MEDICAMENTOS

Leia mais

azitromicina di-hidratada

azitromicina di-hidratada azitromicina di-hidratada Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Comprimido Revestido 500 mg azitromicina di-hidratada Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de 500

Leia mais

Tylenol é um medicamento utilizado: no alívio temporário de crises dolorosas e de dores ligeiras a moderadas; e na redução de febre.

Tylenol é um medicamento utilizado: no alívio temporário de crises dolorosas e de dores ligeiras a moderadas; e na redução de febre. Folheto informativo: Informação para o utilizador Tylenol 500 mg Comprimidos Paracetamol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

APROVADO EM INFARMED PARTE I - B 2 PROJECTOS DE ROTULAGEM, EMBALAGEM E FOLHETO INFORMATIVO

APROVADO EM INFARMED PARTE I - B 2 PROJECTOS DE ROTULAGEM, EMBALAGEM E FOLHETO INFORMATIVO PARTE I - B 2 PROJECTOS DE ROTULAGEM, EMBALAGEM E FOLHETO INFORMATIVO ROTULAGEM I - Acondicionamento Primário: BLISTERS TERBINAFINA LABESFAL 250 mg comprimidos Via Oral Lote: Validade: LABESFAL EMBALAGEM

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o Utilizador. Bisolvon 8 mg comprimido Cloridrato de bromexina

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o Utilizador. Bisolvon 8 mg comprimido Cloridrato de bromexina Folheto Informativo: Informação para o Utilizador Bisolvon 8 mg comprimido Cloridrato de bromexina Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

TROMIZIR. BELFAR LTDA Comprimido revestido 500 mg

TROMIZIR. BELFAR LTDA Comprimido revestido 500 mg TROMIZIR BELFAR LTDA Comprimido revestido 500 mg TROMIZIR Azitromicina di-hidratada APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de 500 mg em embalagens contendo 3 comprimidos. VIA DE ADMINISTRAÇÃO: ORAL USO ADULTO

Leia mais

Módulo beta-histina gp 16 mg comprimidos

Módulo beta-histina gp 16 mg comprimidos Módulo 1.3.2 FOLHETO INFORMATIVO O seu médico e o seu farmacêutico dispõem de informação adicional sobre este medicamento. beta-histina gp 16 mg comprimidos Leia este folheto com atenção antes de tomar

Leia mais

Este medicamento pertence ao grupo farmacoterapêutico 9.4 Medicamentos para tratamento da artrose.

Este medicamento pertence ao grupo farmacoterapêutico 9.4 Medicamentos para tratamento da artrose. Folheto informativo: Informação para o utilizador Glucosamina Tedec 1500 mg pó para solução oral Sulfato de glucosamina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

AZITRIN. Instituto Terapêutico Delta Ltda Comprimido Revestido 500 MG

AZITRIN. Instituto Terapêutico Delta Ltda Comprimido Revestido 500 MG AZITRIN Instituto Terapêutico Delta Ltda Comprimido Revestido 500 MG Azitrin azitromicina di-hidratada FORMA FARMACÊUTICA, VIA DE ADMINISTRAÇÃO E APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de 500 mg em embalagem

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Azitromicina Baldacci 500 mg comprimidos revestidos

FOLHETO INFORMATIVO. Azitromicina Baldacci 500 mg comprimidos revestidos FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO AO DOENTE SOBRE Azitromicina Baldacci 500 mg comprimidos revestidos LEIA ATENTAMENTE O FOLHETO INFORMATIVO ANTES DE INICIAR O TRATAMENTO COM O MEDICAMENTO QUE LHE FOI PRESCRITO

Leia mais

Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Mucosolvan 30 mg Comprimido cloridrato de ambroxol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

Azitrophar. Pharlab Indústria Farmacêutica S.A. Comprimidos revestidos. 500 mg. AZITROPHAR_COM_REV_Bula_Paciente_R0

Azitrophar. Pharlab Indústria Farmacêutica S.A. Comprimidos revestidos. 500 mg. AZITROPHAR_COM_REV_Bula_Paciente_R0 Azitrophar Pharlab Indústria Farmacêutica S.A. Comprimidos revestidos 500 mg AZITROPHAR azitromicina diidratada APRESENTAÇÕES AZITROPHAR comprimidos revestidos de 500mg. Embalagens contendo 2, 3, 60, 120

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o Utilizador. Bisolvon Linctus Criança 0,8 mg/ml xarope Cloridrato de bromexina

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o Utilizador. Bisolvon Linctus Criança 0,8 mg/ml xarope Cloridrato de bromexina Folheto Informativo: Informação para o Utilizador Bisolvon Linctus Criança 0,8 mg/ml xarope Cloridrato de bromexina Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Cefixima Bonocef 400 mg Comprimidos Composição: Cada comprimido contém 400 mg de Cefixima. Embalagem de 1 comprimido a 400 mg Embalagem de 6 comprimidos a 400 mg Embalagem de 12 comprimidos

Leia mais

cefalexina Pó para suspensão oral 250mg/5mL

cefalexina Pó para suspensão oral 250mg/5mL cefalexina Pó para suspensão oral 250mg/5mL MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE cefalexina Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÕES Pó para suspensão oral 250mg/5mL Embalagem contendo

Leia mais

APRESENTAÇÕES azitromicina 500 mg. Embalagem contendo 2, 3 ou 5 comprimidos revestidos.

APRESENTAÇÕES azitromicina 500 mg. Embalagem contendo 2, 3 ou 5 comprimidos revestidos. I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO azitromicina Medicamento genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES azitromicina 500 mg. Embalagem contendo 2, 3 ou 5 comprimidos revestidos. USO ORAL USO ADULTO USO

Leia mais

Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral

Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral Leia atentamente este folheto antes de

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Trimetoprim Azevedos 100 mg comprimidos Trimetoprim Azevedos 200 mg comprimidos Trimetoprim Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Antibiophilus, 1500 mg, Pó para suspensão oral Lactobacillus casei variedade rhamnosus Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Lisomucin 2mg/ml gotas orais, solução Lisomucin 1,6 mg/ml xarope Cloridrato de bromexina

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Lisomucin 2mg/ml gotas orais, solução Lisomucin 1,6 mg/ml xarope Cloridrato de bromexina Folheto informativo: Informação para o utilizador Lisomucin 2mg/ml gotas orais, solução Cloridrato de bromexina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o Utilizador. Bisolvon 2 mg/ml Solução oral Cloridrato de bromexina

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o Utilizador. Bisolvon 2 mg/ml Solução oral Cloridrato de bromexina Folheto Informativo: Informação para o Utilizador Bisolvon 2 mg/ml Solução oral Cloridrato de bromexina Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Busansil, Comprimidos, 10 mg Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento - Conserve este Folheto Informativo. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Azitromicina Aziratio 250 mg comprimidos revestidos por película Azitromicina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Azitromicina Aziratio 250 mg comprimidos revestidos por película Azitromicina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM Azitromicina Aziratio 250 mg comprimidos revestidos por Azitromicina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o Utilizador

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o Utilizador Folheto Informativo: Informação para o Utilizador Bisolvon Linctus Adulto, 1.6 mg / ml, xarope Cloridrato de bromexina Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento

Leia mais

CLARITROMICINA LABESFAL 250 mg comprimidos revestidos CLARITROMICINA LABESFAL 500 mg comprimidos revestidos

CLARITROMICINA LABESFAL 250 mg comprimidos revestidos CLARITROMICINA LABESFAL 500 mg comprimidos revestidos FOLHETO INFORMATIVO CLARITROMICINA LABESFAL 250 mg comprimidos revestidos CLARITROMICINA LABESFAL 500 mg comprimidos revestidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador Folheto informativo: Informação para o utilizador Cefradur 250 mg/5 ml Pó para suspensão oral Cefradur 500 mg/5 ml Pó para suspensão oral Cefradur 1000 mg comprimidos revestidos Cefradur 500 mg cápsulas

Leia mais

Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR CETIX, 10 mg, Comprimido para chupar Cetirizina Leia atentamente este folheto porque contém informação importante para si Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Ondansetron Alpharma 2 mg/ml Solução Injectável APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Leia todo este Folheto Informativo com atenção antes de começar a tomar o medicamento. Conserve este Folheto Informativo. Pode ser necessário voltar a lê-lo. Se tiver alguma dúvida,

Leia mais

MANSIL. Cápsula. 250 mg

MANSIL. Cápsula. 250 mg MANSIL Cápsula 250 mg Mansil oxamniquina I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: Mansil Nome genérico: oxamniquina APRESENTAÇÕES: Mansil cápsulas de 250mg em embalagens contendo 6 cápsulas. USO

Leia mais

FURP-CEFALEXINA. Fundação para o Remédio Popular FURP. Cápsula. 500 mg

FURP-CEFALEXINA. Fundação para o Remédio Popular FURP. Cápsula. 500 mg FURP-CEFALEXINA Fundação para o Remédio Popular FURP Cápsula 500 mg BULA PARA O PACIENTE FURP-CEFALEXINA 500 mg Cápsula cefalexina monoidratada MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

Modelo de bula Paciente Azitromicina 500 mg. azitromicina. comprimido revestido 500 mg

Modelo de bula Paciente Azitromicina 500 mg. azitromicina. comprimido revestido 500 mg azitromicina comprimido revestido 500 mg I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO azitromicina Medicamento genérico Lei nº 9.787 de 1999. COMPOSIÇÃO FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Cada ml da solução contém 3,25mg de fluoreto de sódio (equivalente a 0,05mg de ião fluoreto/gota).

FOLHETO INFORMATIVO. Cada ml da solução contém 3,25mg de fluoreto de sódio (equivalente a 0,05mg de ião fluoreto/gota). FOLHETO INFORMATIVO FLÚOR LACER 3.25 mg/ml Gotas orais, solução (Fluoreto de Sódio) COMPOSIÇÃO Cada ml da solução contém 3,25mg de fluoreto de sódio (equivalente a 0,05mg de ião fluoreto/gota). 1 ml =

Leia mais

MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA

MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA SELIMAX azitromicina di-hidratada MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos contendo 500 mg de azitromicina. Embalagem com 3 comprimidos revestidos.

Leia mais

azitromicina di-hidratada

azitromicina di-hidratada azitromicina di-hidratada Merck S/A azitromicina di-hidratada medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÕES Embalagem contendo 2, 3 ou 5 comprimidos. VIA DE ADMINISTRAÇÃO: USO ORAL USO ADULTO

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Efferalgan Pediátrico 30 mg/ ml Solução oral Paracetamol

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Efferalgan Pediátrico 30 mg/ ml Solução oral Paracetamol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Efferalgan Pediátrico 30 mg/ ml Solução oral Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode

Leia mais

azitromicina di-hidratada

azitromicina di-hidratada azitromicina di-hidratada Bula para paciente Pós para suspensão 600 mg / 900 mg / 1500 mg 01_azitromicina_Suspensão_bula_47_Paciente Bula para o Paciente Página 1 azitromicina di-hidratada Medicamento

Leia mais

Etilsuccinato de Eritromicina com actividade < > a 1000 mg de Eritromicina base por saqueta.

Etilsuccinato de Eritromicina com actividade < > a 1000 mg de Eritromicina base por saqueta. FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Cefixima Bonocef 100 mg/5 ml Pó para Suspensão Oral

FOLHETO INFORMATIVO. Cefixima Bonocef 100 mg/5 ml Pó para Suspensão Oral FOLHETO INFORMATIVO Cefixima Bonocef 100 mg/5 ml Pó para Suspensão Oral Composição Suspensão oral extemporânea contém: 100 mg de Cefixima por 5 ml de suspensão. Embalagem de 50 ml de suspensão oral. Categoria

Leia mais

Cefixima Neocef 100 mg/5ml Pó para Suspensão Oral Cefixima. 1. O que é Cefixima Neocef 100 mg/5ml Pó para Suspensão Oral e para que é utilizado

Cefixima Neocef 100 mg/5ml Pó para Suspensão Oral Cefixima. 1. O que é Cefixima Neocef 100 mg/5ml Pó para Suspensão Oral e para que é utilizado Folheto informativo: Informação para o utilizador Cefixima Neocef 100 mg/5ml Pó para Suspensão Oral Cefixima Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Astro. (azitromicina di-hidratada)

Astro. (azitromicina di-hidratada) Astro (azitromicina di-hidratada) Bula para paciente Comprimido revestido 500 mg ASTRO (azitromicina di-hidratada) MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA Comprimido revestido FORMA

Leia mais

Zitromax azitromicina di-hidratada. APRESENTAÇÕES Zitromax comprimidos revestidos de 500 mg em embalagens contendo 2 ou 3comprimidos.

Zitromax azitromicina di-hidratada. APRESENTAÇÕES Zitromax comprimidos revestidos de 500 mg em embalagens contendo 2 ou 3comprimidos. Zitromax azitromicina di-hidratada I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: Zitromax Nome genérico: azitromicina di-hidratada APRESENTAÇÕES Zitromax comprimidos revestidos de 500 mg em embalagens

Leia mais

1. O QUE É SILVESPRAY E PARA QUE É UTILIZADO?

1. O QUE É SILVESPRAY E PARA QUE É UTILIZADO? FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento - Conserve este folheto: Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. - Este

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada saqueta de contém as seguintes substâncias activas:

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada saqueta de contém as seguintes substâncias activas: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Molaxole pó para solução oral 2. COMPOSICÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada saqueta de contém as seguintes substâncias activas: Macrogol

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Azitromicina Ciclum 500 mg Pó para solução para perfusão

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Azitromicina Ciclum 500 mg Pó para solução para perfusão FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Azitromicina Ciclum 500 mg Pó para solução para perfusão APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

ANEXO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 4 1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO MIZOLLEN 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Princípio activo: Mizolastina (INN) 10 mg por comprimido Excipientes: q.b.p.

Leia mais

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico.

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Paracetamol Azevedos 1000 mg Comprimidos Paracetamol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

2. O que precisa de saber antes de tomar Mucosolvan

2. O que precisa de saber antes de tomar Mucosolvan Folheto Informativo: Informação para o utilizador Mucosolvan 6 mg/ml Xarope Cloridrato de ambroxol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

Azitromicina Baldacci 40 mg/ml Pó para suspensão oral

Azitromicina Baldacci 40 mg/ml Pó para suspensão oral Folheto informativo: Informação para o doente Azitromicina Baldacci 40 mg/ml Pó para suspensão oral Azitromicina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém

Leia mais

Não pode tomar VIARTRIL-S se tiver hipersensibilidade à Glucosamina e Lidocaína.

Não pode tomar VIARTRIL-S se tiver hipersensibilidade à Glucosamina e Lidocaína. Antes de usar o VIARTRIL-S, leia atentamente este folheto, que lhe dará informações para a sua correcta utilização. Se tiver dúvidas, não hesite em consultar o seu médico ou o seu farmacêutico. VIARTRIL-S

Leia mais

Categoria farmacoterapêutica NULCERAN é um antagonista dos receptores H2, sendo usado como anti-ulceroso.

Categoria farmacoterapêutica NULCERAN é um antagonista dos receptores H2, sendo usado como anti-ulceroso. FOLHETO INFORMATIVO Nulceran Composição Nulceran - famotidina - 20 mg por comprimido Nulceran - famotidina - 40 mg por comprimido Forma farmacêutica e número de unidades Nulceran 20 mg comprimidos Os comprimidos

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR DULCOLAX 10 mg supositório Bisacodil Laxante por contacto Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode

Leia mais

Clindamicina Atral, 150 mg, cápsulas

Clindamicina Atral, 150 mg, cápsulas FOLHETO INFORMATIVO (FI) atral Clindamicina Atral, 150 mg, cápsulas CLINDAMICINA Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso

Leia mais