Apostila do curso de. Secretariado

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apostila do curso de. Secretariado"

Transcrição

1 Apostila do curso de Secretariado

2 1- O que é Ser Secretária 2- Principais Responsabilidades 3- Principais Obstáculos 4- Conhecimentos Desejáveis 5- Qualidades Indispensáveis 6- Base para a Prática na Função 8- Rotina de Trabalho 9- Ambiente de Trabalho 10- Recepção de Visitantes 11- Relacionamento com Chefe, Clientes e Colegas 12- Eficácia da Comunicação 13- Últimas Recomendações 7- Ética Profissional

3 Modelo do Certificado de Conclusão

4 O Certificado é aceito em todo o Brasil? E qual sua finalidade? Nosso certificado é reconhecido em todo o Brasil e utilizado para diversos fins, como: Extensão universitária (horas extracurriculares, atividades extracurriculares, horas complementares) Enriquecer seu currículo (aumentando as chances de conseguir um bom emprego) Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção (aumentado as chances de ocupar um cargo melhor) Avaliações para promoções internas nas empresas Gratificações adicionais conforme plano de carreira Concursos públicos (mediante verificação do edital) Provas de títulos (mediante verificação do edital) Seleções de mestrado e doutorado Leia todo o conteúdo do curso. Ao finalizar a leitura do curso, você poderá solicitar seu certificado de conclusão em nosso site.

5 Ser secretária é promover uma assessoria completa para organização na qual faz parte. É dominar habilidades requeridas num escritório, demonstrar capacidade para assumir responsabilidades e, principalmente, ter iniciativa. No dia a dia, este profissional deve ser mais do que a pessoa que digita, anota e comunica compromissos. Ela deve manter seu arquivo organizado e atende telefonemas. Deve assumir decisões de nível gerencial e transmitir segurança na realização das tarefas. Ela deve ser o diferencial da empresa.

6 Principais Responsabilidades Principais Obstáculos Participação Ativa em Encontros X Falta de Informação Preparação de Eventos X Falta de Experiência Redação de Correspondências X Desleixo com a expressão corporal e roupas Preparação de Relatórios Administrativos X Medo exagerado das situação e métodos novos. Digitação e Edição de Textos e Planilhas X Incapacidade para boa comunicação Supervisão e Treinamento de Auxiliares X Desinteresse pessoal e profissional Recomendação de Equipamentos para Escritório X Não clareza do seu papel na organização Aquisição de Material de Uso Diário X Fofocas/Impertinência/Egoísmo Conhecimentos Desejáveis Qualidades Indispensáveis o Procedimentos de trabalho dos setores de atuação Segurança Profissional o Objetivos da Empresa: Missão/Visão/Valores. Bom Senso e Equilíbrio Emocional o Fluxogramas/Organogramas/Diagramas Habilidade e Intuição para tomar Decisões Sábias o Psicologia Social Ponderação diante de Situações Complexas o Sólidos conhecimentos sobre administração Humildade o Idiomas adicionais (no mínimo o inglês) Organização e Capacidade de Planejamento o Conhecimentos sobre organização do trabalho Disponibilidade o Conhecimento mínimo dos produtos da empresa Senso de Humor

7 Nossa sugestão é: Comece em uma empresa que você possa atingir suas metas e satisfazer as suas necessidades primárias. Nesta empresa, aprenda rapidamente a desempenhar todas as tarefas. Reconheça a política da empresa. Faça sobressair seus valores pessoais. Pense que, se algum dia você tiver que deixar a empresa, que você saia sendo indicada para outras melhores por conta da boa atuação.

8 Mesmo em tempos de crise financeira e econômica (como a que estamos enfrentando atualmente), uma profissional da importância da secretária é sempre requisitada e mantida. Se já é complicado para uma empresa manter o bom desempenho com a agenda organizada, imagina para empresas que não cumprem compromissos importantes por conta da má gestão de horários, de tarefas ou de qualquer adversidade que sempre ocorrem nas empresas.

9 Ética é um conjunto de princípios que visa disciplinar e regular os costumes, a moral e a conduta das pessoas. A ética é utilizada para conceituar deveres e estabelecer regras de conduta no desempenho das atividades profissionais e em seu relacionamento com clientes e demais pessoas.

10 Princípios Éticos Honestidade no trabalho e lealdade para com a empresa. Respeito à dignidade da pessoa humana. Execução do trabalho no mais alto nível de rendimento. Saber gerir segredos da empresa. Respeito aos chefes, colegas e subordinados. Prestação de contas aos superiores hierárquicos. Observação das normas administrativas da empresa. Apoio a esforços para aperfeiçoamento da profissão.

11 Princípios Antiéticos Utilizar informações e influências para conseguir vantagens pessoais. Negar-se a prestar colaboração nas dependências da entidade. Estimular a discórdia, fofocas e conflitos, propositalmente. Não prestar ajuda a companheiros (independente de qualquer hierarquia) por questão de má fé. Delegar execução de trabalhos confidenciais que foram lhe atribuídos. Prestar serviço de forma deficiente, demorar injustamente sua execução ou abandoná-lo sem motivo.

12

13 A secretária é quem organiza todas as atividades administrativas da diretoria, a qual ela está subordinada. Ela que é a responsável por manter os contatos com as organizações que de alguma maneira a empresa participa, por lembrar as atividades que serão desempenhadas pelo chefe ao longo do dia, por fazer com que o chefe seja lembrado das suas obrigações na empresa. Vejamos a seguir as principais atividades diárias de uma secretária.

14 1. Redigir s, memorandos, bilhetes e outros documentos comuns. 2. Dar solução aos assuntos pendentes. 3. Colocar a mesa do executivo em ordem. 4. Atender ao chefe. 5. Cuidar dos instrumentos de trabalho. 6. Redigir listas com a pauta do dia: visitas, assuntos, reuniões, etc. 7. Atender aos telefonemas e solicitações de entrevistas. 8. Selecionar assuntos e pessoas que serão atendidas pelo chefe. 9. Organizar arquivos. 10. Estabelecer contatos com outros departamentos. 11. Prestar informações. 12. Transmitir recados. 13. Redigir e digitar correspondência.

15 14. Deixar a mesa sempre em ordem. 15. Manter equipamentos em condição de uso. 16. Estocar material suficiente. 17. Receber, classificar e distribuir correspondências. 18. Manter atualizado o arquivo de endereços 19. Providenciar reservas de hotéis, passagens, documentos, etc. 20. Conhecer o que a empresa produz ou dos serviços que prestam 21. Colocar tudo ao alcance da mão da equipe e do executivo. 22. Ter atenção ao conferir uma digitação. 23. Levar as atividades até o fim. 24. Manter a calma diante de situações difíceis. 25. Atender e fazer chamadas telefônicas. 26. Anotar recados.

16 Eficiência e Eficácia Uma secretária deve ser eficiente e eficaz. Uma pessoa eficaz é aquela que faz aquilo que deve ser feito, que cumpre com suas metas, que realiza o que foi proposto. A eficiência diz respeito a como fazer e está relacionada às ações a serem realizadas. É uma questão de custo-benefício, onde buscamos ter o mínimo de perdas e/ou desperdício. Uma relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados. Exemplo: Cláudio vendeu sua quota de produtos. Eliza também. Porém Eliza gastou 30% de gasolina a menos. Neste caso, se a meta era vender a quota, ambos foram eficazes, mas Eliza foi mais eficiente do que Cláudio.

17 Eficiência e Eficácia Vamos transportar estes conceitos para o ambiente da secretária. Primeiro temos que entender que, executar tarefas de forma eficiente e eficaz é fator de sucesso, tanto para o profissional, tanto para a empresa. Em âmbito pessoal, significa dar abertura para novas oportunidades de promoções, para tarefas mais desafiadoras e mais estimulantes, e para âmbito profissional, significa melhor uso do tempo do diário de serviço, oferecendo assim, maior produção, e consequentemente, maior lucro. Já no âmbito profissional, a secretária, para se ter eficiência, deve assegurar que entendeu claramente a tarefa que lhe foi designada. Deve certificar-se de ter compreendido até onde vai a sua responsabilidade e sua autoridade. É interessante que ela negocie com seu chefe quais as tarefas que pode executar sem precisar consultá-lo, pois isso economiza tempo. E cada segundo é importante.

18 A disposição dos móveis deve ter em vista, sobretudo, a racionalização e a redução dos movimentos. Deve-se guardar o material que não está sendo utilizado, cuidar do arejamento da sala e guardar os papéis em arquivos ou pastas. Em relação a utilização da agenda, certifique-se de anotar (além de reuniões, compromissos, e etc.) dias e horas para, por exemplo, fazer backup de arquivos, organizar bolo de papéis, arquivos, e outros. É um processo simples, mas que traz grandes benefícios. Regras básicas para organização dos arquivos: Não empilhe papéis. Use etiquetas para facilitar a organização e procura de documentos. Estabeleça dia e hora para a organização do arquivo. Se trabalhar para mais de uma pessoa, mantenha separados os arquivos de um e do outro. Principais Materiais de trabalho: Computador e impressora. Agenda e/ou bloco para recados. Pastas para guardar documentos em geral. Lápis, Caneta, Carimbo da Empresa, Clipes, Elásticos, Papel. Telefone fixo e celular.

19 - Procure saber o nome da visita, a qual organização pertence e qual o propósito da visita. - Visitas frequentes devem ser atendidas com o mesmo bom humor. - Demonstre reconhecimento pelo nome. - Manifeste vontade de ajudar o visitante a alcançar seus propósitos. - Nunca julgue uma visita pela aparência. de visitantes - Proteja o tempo de seu executivo. Resolva tudo o que estiver ao seu alcance. - Ao conduzir o visitante à sala de seu superior, caminhe ao lado dele e abra a porta sem ficar de costas. - Evite interromper a entrevista, exceto em caso de urgência.

20 Sabemos como é difícil agradar a todos. Entretanto, existem itens que são importantes para a boa convivência organizacional, seja com chefe, clientes e colegas de trabalho. Vejamos a seguir estes principais itens.

21 Conheça sua organização. Não favoreça ninguém. Troque ideias com colegas. Manifeste sempre vontade de cooperação. Apoie as políticas da empresa. Evite discutir assuntos que tratou com seu chefe. Aprenda a contornar as situações difíceis. Evite entrar a todo instante na sala de seu chefe. Evite sentar ao lado de seu chefe se não for convidado. Não recusar trabalhos que você nunca fez. Não se lastimar da sua vida e nem bisbilhotar a dos outros. Tenha paciência. Procure desempenhar o trabalho de forma eficiente. Saiba aceitar críticas. Use sempre o tratamento adequado ao dirigir-se aos chefes. Jamais conclua que seu chefe não é inteligente ou competente.

22 Comunicar significa tornar comum, trocar opiniões, fazer saber; implica participação, interação, noção de mensagens. É um processo de participação de experiências, que modifica a disposição mental das partes envolvidas. A comunicação é determinada pelo emissor, por sua posição, pelo status que ocupa na organização, pela credibilidade e reputação que desfruta e pelas experiências passadas de comunicação. Enquanto existe comunicação, existe a necessidade de passar uma mensagem importante.

23 1- COMUNICAÇÃO POSITIVA Na comunicação, há determinadas expectativas que devem ser consumadas quando uma pessoa entra em contato com outra. Entretanto, o emissor pode dizer algo diferente daquilo que o receptor espera dele. Quando isso ocorre, não se estabelece uma comunicação positiva. 2- ADAPTAÇÃO O sucesso da comunicação depende de adaptar as tentativas de intercomunicações à ocasião, situação, ao tema, às pessoas envolvidas, e etc. 3- COERÊNCIA A incoerência reduz a probabilidade de que uma mensagem seja entendida. A incoerência deve ser banida numa mensagem ou num fluxo de informações grandes, como existe em grandes empresas. 4- GERENCIE O TEMPO Se o tempo é determinante, a comunicação face-a-face, ou por telefone (ao invés de s), talvez seja a mais recomendável para resolver e tratar de assuntos urgentes.

24 5- ACOMPANHAR A EFETIVIDADE DA MENSAGEM A secretária deve acompanhar todo o processo da comunicação para verificar se a mensagem foi compreendida como ela deseja. 6- LINGUAGEM Evite obstáculos sérios à comunicação com o uso de linguagem simples (simples não significa informal). A complexidade de linguagem é a principal barreira à boa comunicação. 7- ATMOSFERA Crie uma atmosfera de comunicação e entendimento mútuo entre os membros de uma organização. A compreensão de todos é fundamental para cumprir os objetivos da empresa. Seja metódica. Verifique se alguém possui alguma dúvida nas tarefas designadas. Crie um ambiente de convivência agradável entre seus participantes.

25 Deixe suas preocupações fora do escritório; Procure melhorar sua capacidade de observação; Trate com paciência e compreensão todas as pessoas; Seja simpático, agradável, amável e prestativo com todos; Desenvolva a iniciativa e a criatividade escondida em você; Amplie o conhecimento sobre seu trabalho sempre que possível; Desenvolva seu senso de responsabilidade e; Seja disciplinado com seus próprios objetivos pessoais.

26 O trabalho executado pela secretária executiva faz com que o tempo seja otimizado, que os compromissos sejam cumpridos, que a empresa seja respeitada por cumpri-los e que todos os diretamente relacionados com a empresa sejam atendidos da melhor maneira possível.

27 Parabéns! Você concluiu este curso! Solicite seu certificado de conclusão no site: Desejamos-lhe muito sucesso em sua jornada!

Carga Horária: 80 horas

Carga Horária: 80 horas Carga Horária: 80 horas Sumário 1- O que é Ser Secretária 2- Base para a Prática na Função 3- Ética Profissional 4- Rotina de Trabalho 5- Ambiente de Trabalho 6- Recepção de Visitantes 7- Relacionamento

Leia mais

CURSO ONLINE: SECRETÁRIA EXECUTIVA

CURSO ONLINE: SECRETÁRIA EXECUTIVA CURSO ONLINE: SECRETÁRIA EXECUTIVA 1 2 Ser secretária é promover uma assessoria completa para organização na qual faz parte. É dominar habilidades requeridas num escritório, demonstrar capacidade para

Leia mais

Curso Online SECRETÁRIA EXECUTIVA

Curso Online SECRETÁRIA EXECUTIVA 1 Curso Online SECRETÁRIA EXECUTIVA 2 ESSE CURSO FOI CRIADO E É PROMOVIDO PELA INSTITUIÇÃO Todos os Direitos Reservados 3 _Conceitos _Natureza da Função e Importância _Responsabilidades _Obstáculos _Conhecimentos

Leia mais

CURSO ONLINE: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

CURSO ONLINE: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO CURSO ONLINE: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO 2 Desde os tempos primitivos, a humanidade depara-se com uma tarefa vital: o trabalho. As sociedades primitivas satisfaziam suas necessidades de vida

Leia mais

Os novos desafios do Técnico de Secretariado

Os novos desafios do Técnico de Secretariado Os novos desafios do Técnico de Secretariado I Conferência de Secretariado e Assessoria Administrativa 24 de Abril de 2014 Ana Vieira Qual é o lugar do secretariado nas empresas de hoje? 1. AS MUDANÇAS

Leia mais

Apostila do curso de. OS 8S s Administrativos

Apostila do curso de. OS 8S s Administrativos Apostila do curso de OS 8S s Administrativos 1- A Metodologia 8S 2- Seiri (Utilização) 3- Seiton (Ordem, Arrumação) 4- Seiso (Limpeza) 5- Seiketsu (Padronização) 6- Shitsuke (Disciplina) 7- Shido (Capacitação)

Leia mais

(POT) PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

(POT) PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO 1 (POT) PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO 2 ESSE CURSO FOI CRIADO E É PROMOVIDO PELA INSTITUIÇÃO Todos os Direitos Reservados 3 Bem Vindo ao Curso! 1. Origem da Psicologia Organizacional e do Trabalho

Leia mais

Apostila do curso de. O Processo. Decisório. organizacional

Apostila do curso de. O Processo. Decisório. organizacional O Processo Apostila do curso de Decisório organizacional 1- O Que Significa Administrar Decisões 2- A Importância da Informação no Processo Decisório 3- Métodos de Decisões 4- Classificações das Decisões

Leia mais

Apostila do curso de. Administração do. Tempo

Apostila do curso de. Administração do. Tempo Apostila do curso de Administração do Tempo 1- Administrando o Tempo nas Empresas 2- Os Princípios da Adm. do Tempo: Identidade 3- Os Princípios da Adm. do Tempo: Metas 4- Os Princípios da Adm. do Tempo:

Leia mais

Apostila do curso de. Matriz BCG

Apostila do curso de. Matriz BCG Apostila do curso de Matriz BCG 1- O que é Matriz BCG 2- Significado de cada Quadrante 3- Análise dos Quadrantes 4- A Importância da Matriz BCG nas Empresas Modelo do Certificado de Conclusão O Certificado

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO FACULDADE DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA AGNES AZEVEDO ANA CLAUDIA JARDIM

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO FACULDADE DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA AGNES AZEVEDO ANA CLAUDIA JARDIM PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO FACULDADE DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA AGNES AZEVEDO ANA CLAUDIA JARDIM BRUNA RUBIN PAULO CÉZAR BRANCO VALÉRIA BLANCO COMINI

Leia mais

TRABALHADOR. Relações profissionais Com investimentos. Empresa Lucro. Relação de domínio. Perda do Cliente Processos trabalhistas Gastos

TRABALHADOR. Relações profissionais Com investimentos. Empresa Lucro. Relação de domínio. Perda do Cliente Processos trabalhistas Gastos TRABALHADOR Relações profissionais Com investimentos Empresa Lucro Relação de domínio Perda do Cliente Processos trabalhistas Gastos RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E TREINAMENTO ETAPAS: Recrutamento Divulgue a

Leia mais

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. - ELETROBRÁS ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS ÍNDICE 1 - OBJETO...3 2 - OBJETIVO...3 3 - EQUIPE...3 4 - DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES...3

Leia mais

Rotas e Responsabilidades de Saúde e Segurança

Rotas e Responsabilidades de Saúde e Segurança Rotas e Responsabilidades de Saúde e Segurança Presidente 1. O Presidente organizará, anualmente, uma reunião de segurança de nível gerencial para receber desempenho e feedback estatístico sobre o status

Leia mais

ANEXO IX. Manual da Avaliação de Desempenho. São Paulo Turismo S.A.

ANEXO IX. Manual da Avaliação de Desempenho. São Paulo Turismo S.A. ANEXO IX Manual da Avaliação de Desempenho São Paulo Turismo S.A. 129 OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO A avaliação de desempenho será um processo anual e sistemático que, enquanto processo de aferição

Leia mais

EDITAL Nº 01/2018 CONCURSO PÚBLICO - 1ª Retificação.

EDITAL Nº 01/2018 CONCURSO PÚBLICO - 1ª Retificação. EDITAL Nº 01/2018 CONCURSO PÚBLICO - 1ª Retificação. O CONSELHO REGIONAL DE CORRETORES DE IMÓVEIS-CRECI, MS, 14ª REGIÃO CRECI, MS, no uso de suas atribuições legais, nos termos do art. 37, da Constituição

Leia mais

Existem diferentes: definições de avaliação. técnicas de avaliação. Conceitos do senso comum. Conceitos sistematizados

Existem diferentes: definições de avaliação. técnicas de avaliação. Conceitos do senso comum. Conceitos sistematizados Conceitos do senso comum Conceitos sistematizados Estabelecer valor: Sem critério: é apenas julgamento Com critério: é avaliação Com qual critério? Avaliação como medida (1920) É uma questão essencialmente

Leia mais

Curso de Comunicação Oratória Básico. Começar falando para uma audiência. Identificar seus pontos fortes e aqueles que precisam melhorar.

Curso de Comunicação Oratória Básico. Começar falando para uma audiência. Identificar seus pontos fortes e aqueles que precisam melhorar. LIDERANÇA Caminho do Sucesso www.lideranca.blog.br Curso de Comunicação Oratória Básico Módulo 1 Quebra-gelo Neste primeiro módulo, você terá como objetivos: Começar falando para uma audiência. Identificar

Leia mais

PSICOLOGIA DA SAÚDE. Conceitos, Personalidade, Comportamento e Transtornos Mentais no Trabalho

PSICOLOGIA DA SAÚDE. Conceitos, Personalidade, Comportamento e Transtornos Mentais no Trabalho PSICOLOGIA DA SAÚDE Conceitos, Personalidade, Comportamento e Transtornos Mentais no Trabalho Boas vindas e Objetivo Contribuir com os Participantes no Desenvolvimento de Mudanças e Repertorio técnico

Leia mais

Unidade 04 Quadro de Distribuição do Trabalho - QDT

Unidade 04 Quadro de Distribuição do Trabalho - QDT É a ferramenta que estabelece as tarefas efetuadas dentro de uma determinada área, especificando quanto tempo é gasto por cada um dos funcionários na atividade total e individualmente. humberto@humbertoarantes.com.br

Leia mais

Novembro, Como aumentar a. captação e retenção. de clientes? Soluções Empresariais para Advogados.

Novembro, Como aumentar a. captação e retenção. de clientes? Soluções Empresariais para Advogados. Novembro, 2016 Como aumentar a captação e retenção de clientes? Aumente a captação de clientes O segredo do sucesso para todo negócio é simples: aumentar as receitas e diminuir as perdas. Para aumentar

Leia mais

Auxiliar Administrativo

Auxiliar Administrativo Auxiliar Administrativo INTRODUÇÃO Ter um bom auxiliar administrativo é fundamental para empresas e escritórios. Por dar apoio a vários setores, esse profissional é um dos responsáveis pelo bom funcionamento

Leia mais

Feedback. Conceito de. Sumário. Conceito de Feedback. Escuta ativa. Obstáculos (dar / receber feedback) Feedback STAR

Feedback. Conceito de. Sumário. Conceito de Feedback. Escuta ativa. Obstáculos (dar / receber feedback) Feedback STAR Sumário Conceito de Feedback Escuta ativa Obstáculos (dar / receber feedback) Feedback STAR Recomendações para eficácia de sua sessão de feedback Conceito de Feedback Feedback é o retorno que alguém obtém

Leia mais

1. O que buscam? 2. Treinamento

1. O que buscam? 2. Treinamento GESTÃO DE PESSOAS NO CONSULTÓRIO No 1º fascículo expusemos as dificuldades podem impedir um consultório de atingir sua plenitude em resultados e consequentemente na satisfação de clientes. No 2º, orientamos

Leia mais

ANÁLISE DE CARGOS. Conceito:

ANÁLISE DE CARGOS. Conceito: ANÁLISE DE CARGOS Conceito: É o trabalho de prospectar todos os detalhes de cada uma das funções que compõem um cargo, estudando-lhe os contornos do que, como e para que se faz, registrando todas as exigências

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Plano de Marketing Para Contadores Renato Marcão * a exemplo da maioria dos profissionais liberais, os contadores, consultores, auditores e demais profissionais da área de contabilidade

Leia mais

FERRAMENTA MATRIZ DE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

FERRAMENTA MATRIZ DE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO FERRAMENTA MATRIZ DE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO INTRODUÇÃO Como você viu no curso Organização de Tarefas com a Matriz de Administração do Tempo, Stephen Covey aprimorou uma metodologia e elaborou uma ferramenta

Leia mais

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Avaliação de: Sr. Antônio Modelo Preparada por: Consultor Caliper consultor@caliper.com.br Data: Página 1 Perfil Caliper de Especialistas The

Leia mais

1 crie tempo. Suponhamos que você esteja bastante atribulado, com

1 crie tempo. Suponhamos que você esteja bastante atribulado, com 1 crie tempo Suponhamos que você esteja bastante atribulado, com serviços que consumirão seu tempo ao longo dos próximos dois dias, e comprou este livro para ajudá-lo. O livro informa que é necessário

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. O que são

Leia mais

Grupos e Equipes de Trabalho

Grupos e Equipes de Trabalho Aula 6 Grupos e Equipes de Trabalho Agenda Comportamento de grupos Caso Uma Equipe Desunida Trabalho em equipe 2 1 Fundamentos do comportamento de grupos Definição Um grupo é definido como dois ou mais

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO Nº 01/2016

PROCESSO DE SELEÇÃO Nº 01/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO Nº 01/2016 MATERNIDADE NASCER CIDADÃO O Diretor Executivo da FUNDAHC, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, comunica a realização de processo seletivo para os cargos abaixo

Leia mais

T.R.E. X T.R.T. PROPOSIÇÕES DE TEMAS 1. É POSSÍVEL ESTUDAR PARA AMBOS SIMULTANEAMENTE? 2. QUAIS MATÉRIAS DEVO ESTUDAR?

T.R.E. X T.R.T. PROPOSIÇÕES DE TEMAS 1. É POSSÍVEL ESTUDAR PARA AMBOS SIMULTANEAMENTE? 2. QUAIS MATÉRIAS DEVO ESTUDAR? PROPOSIÇÕES DE TEMAS T.R.E. X T.R.T. 1. É POSSÍVEL ESTUDAR PARA AMBOS SIMULTANEAMENTE? 2. QUAIS MATÉRIAS DEVO ESTUDAR? 3. QUANTO TEMPO NECESSITO ESTUDAR? 4. SE AMBOS OS EDITAIS SAÍREM JUNTOS? O QUE EU

Leia mais

APOSTILA SEIKETSU: Senso de Higiene e Saúde

APOSTILA SEIKETSU: Senso de Higiene e Saúde APOSTILA SEIKETSU: Senso de Higiene e Saúde Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios

Leia mais

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO. Para início em agosto/setembro de 2017

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO. Para início em agosto/setembro de 2017 ASSISTENTE ADMINISTRATIVO Para início em agosto/setembro de 2017 Data final para candidatura: 11 de agosto 2017 INTRODUÇÃO St. Paul s foi fundada em 1926 e foi a primeira escola Britânica em São Paulo.

Leia mais

ANEXO I QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGA. Graduação em Licenciatura, Bacharel em Administração ou Curso Técnico em Secretariado

ANEXO I QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGA. Graduação em Licenciatura, Bacharel em Administração ou Curso Técnico em Secretariado ANEXO I PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO, DESTINADO À CONVOCAÇÃO IMEDIATA DE BOLSISTAS EXTERNOS PARA: AUXILIAR ADMINISTRATIVO, VINCULADO AO PROGRAMA PRONATEC/MEDIOTEC NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,

Leia mais

Roteiro Trabalho de RH

Roteiro Trabalho de RH Roteiro Trabalho de RH Fase I - Caracterização de Empresa -Histórico -Porte -Setor/Posição de Mercado/Atuação (local, regional, nacional e internacional) -Principais Produtos ou Serviços - Organograma

Leia mais

E sabe o que acontece?? - Você ganhara seu 1 Bônus de 4% da produção das suas 3 consultoras, não vale a pena??

E sabe o que acontece?? - Você ganhara seu 1 Bônus de 4% da produção das suas 3 consultoras, não vale a pena?? E sabe o que acontece?? - Você ganhara seu 1 Bônus de 4% da produção das suas 3 consultoras, não vale a pena?? E mais: terá acesso em treinamentos especiais realizados pela companhia e sua Diretora!! Acredito

Leia mais

Edital 009-junho/2013 para contratação de Téc. de Enfermagem, Ofic. de Portaria e Aux. Administrativo

Edital 009-junho/2013 para contratação de Téc. de Enfermagem, Ofic. de Portaria e Aux. Administrativo Edital de Convocação Processo Seletivo Santa Casa Mococa faz pública para conhecimento dos interessados a abertura de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para contratação de Técnico de Enfermagem,

Leia mais

TABELA DE CARGOS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO VENCIMENTO BASE CARGA HORÁRIA SINTESE DAS ATIVIDADES TOTAL DE VAGAS REQUISITO

TABELA DE CARGOS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO VENCIMENTO BASE CARGA HORÁRIA SINTESE DAS ATIVIDADES TOTAL DE VAGAS REQUISITO TABELA DE CARGOS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO CARGO Assistente Operacional Assistente Administrativo PRÉ- REQUISITO completo completo TOTAL DE VAGAS VENCIMENTO BASE CARGA HORÁRIA 01 R$ 1.813,45 40 horas 02 R$

Leia mais

RECRUTAMENTO, SELEÇÃO DE PESSOAL E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL

RECRUTAMENTO, SELEÇÃO DE PESSOAL E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL RECRUTAMENTO, SELEÇÃO DE PESSOAL E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL DEFINIÇÃO Processo complexo, atrelado às propostas, políticas e objetivos organizacionais, ao mercado de trabalho, à situação social,

Leia mais

A ATUAÇÃO DO AUDITOR INDEPENDENTE PRÉ-REQUISITOS OU PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS* Prof. Jerônimo Antunes FUNDAMENTAIS

A ATUAÇÃO DO AUDITOR INDEPENDENTE PRÉ-REQUISITOS OU PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS* Prof. Jerônimo Antunes FUNDAMENTAIS A ATUAÇÃO DO AUDITOR INDEPENDENTE PRÉ-REQUISITOS OU PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS* INTEGRIDADE HONESTO PARA EXECUTAR SERVIÇOS PROFISSIONAIS; OBJETIVIDADE JUSTO. NÃO PERMITIR PRECONCEITOS OU VIÉS, CONFLITO DE

Leia mais

Organização no Ambiente de Trabalho

Organização no Ambiente de Trabalho PERSONAL ORGANIZER Organização no Ambiente de Trabalho Organizar seu escritório aumentará sua eficiência! Se tudo estiver no lugar, você saberá onde encontrar o que precisa em um segundo, dando-lhe o potencial

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO (Currículo iniciado em 2009)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO (Currículo iniciado em 2009) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO (Currículo iniciado em 2009) ADMINISTRAÇÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR (1432) - 68 h/a Práticas do Comércio Internacional. Características e processamento

Leia mais

Secretariado. Secretariado -1-

Secretariado. Secretariado -1- -1- ÍNDICE Introdução...05 CAPÍTULO 1 Como surgiu...07 Código de ética...08 CAPÍTULO 2 Funcionário moderno...14 Necessidades do mercado de trabalho...14 Tecnologia da informação...15 Informações importantes

Leia mais

Venda com excelência e colha melhores resultados. Márcio Starling

Venda com excelência e colha melhores resultados. Márcio Starling Venda com excelência e colha melhores resultados Márcio Starling Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então não é um modo de agir, mas sim um hábito. Aristóteles NOSSA REALIDADE É DE

Leia mais

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural Relatório de Competências Manuel Vega Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão

Leia mais

Carga Horária : 50 horas

Carga Horária : 50 horas Carga Horária : 50 horas Sumário 1- Administrando o Tempo nas Empresas 2- Os Princípios da Adm. do Tempo: Identidade 3- Os Princípios da Adm. do Tempo: Metas 4- Os Princípios da Adm. do Tempo: Planejamento

Leia mais

O equacionamento do problema Gestão do trabalho e do Tempo implica a observação de três etapas:

O equacionamento do problema Gestão do trabalho e do Tempo implica a observação de três etapas: O equacionamento do problema Gestão do trabalho e do Tempo implica a observação de três etapas: A) Diagnose da forma de planejar o trabalho e utilizar o tempo (quanto tempo é dispendido em cada atividade

Leia mais

Recrutamento & Seleção de Profissionais de Tecnologia. Dicas para me destacar no mercado e me tornar atrativo profissionalmente.

Recrutamento & Seleção de Profissionais de Tecnologia. Dicas para me destacar no mercado e me tornar atrativo profissionalmente. Recrutamento & Seleção de Profissionais de Tecnologia Dicas para me destacar no mercado e me tornar atrativo profissionalmente. Fernanda Werka Profissional da área de Recursos Humanos com foco no mercado

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 029/2007 -PROEC/UNICENTRO

RESOLUÇÃO Nº 029/2007 -PROEC/UNICENTRO RESOLUÇÃO Nº 029/2007 -PROEC/UNICENTRO Convalida o projeto de extensão Conhecendo a UNICENTRO: treinamento de apoio aos estagiários do Campus de Irati, na modalidade de curso de extensão, na categoria

Leia mais

REGULAMENTO COMISSÃO DE AUDITORIA CAIXA ECONÓMICA MONTEPIO GERAL, CAIXA ECONÓMICA BANCÁRIA, S.A.

REGULAMENTO COMISSÃO DE AUDITORIA CAIXA ECONÓMICA MONTEPIO GERAL, CAIXA ECONÓMICA BANCÁRIA, S.A. REGULAMENTO DA COMISSÃO DE AUDITORIA DA CAIXA ECONÓMICA MONTEPIO GERAL, CAIXA ECONÓMICA BANCÁRIA, S.A. ÍNDICE Artigo 1º.- Objetivo do Regulamento... 3 Artigo 2º. - Missão... 3 Artigo 3º.- Composição...

Leia mais

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil. Centro Sergio Vieira de Mello

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil. Centro Sergio Vieira de Mello Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil Centro Sergio Vieira de Mello Unidade 4 Parte 3 Respeito pela Diversidade Valores Organizacionais Essenciais da ONU Integridade Profissionalismo Respeito pela

Leia mais

As cinco escolhas que você deve fazer para ter uma produtividade extraordinária

As cinco escolhas que você deve fazer para ter uma produtividade extraordinária As cinco escolhas que você deve fazer para ter uma produtividade extraordinária Reunião, trabalho, família, internet, saídas, e-mails, tecnologia, relatório, informação... Você já reparou quantas coisas

Leia mais

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação.

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação. IMPORTANTE: Em ótimas condições do ambiente, a grande maioria das pessoas pode ter a capacidade de desempenhar-se adequadamente em quaisquer das seguintes competências. Referimo-nos a "ótimas condições"

Leia mais

ANEXO 1. Vagas de Estágio Curricular Não-Obrigatório nas dependências da Regional Catalão/UFG

ANEXO 1. Vagas de Estágio Curricular Não-Obrigatório nas dependências da Regional Catalão/UFG SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL CATALÃO COORDENAÇÃO GERAL DE ESTÁGIOS ANEXO Vagas de Estágio Curricular Não-Obrigatório nas dependências da /UFG Subárea: Editora Letras do

Leia mais

D E C R E T A: Fica aprovado o Regimento Interno do Centro de Atendimento à Mulher do Município de Dourados, constante no anexo único, deste decreto.

D E C R E T A: Fica aprovado o Regimento Interno do Centro de Atendimento à Mulher do Município de Dourados, constante no anexo único, deste decreto. DECRETO N 1188, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2012. Homologa o regimento interno do Regimento Interno do Centro de Atendimento à Mulher. O PREFEITO MUNICIPAL DE DOURADOS, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso das

Leia mais

Autoconhecimento e Aprimoramento

Autoconhecimento e Aprimoramento PROGRAMA: Autoconhecimento e Aprimoramento AULA 2 JARDIM DO SUCESSO MARY KAY JULHO 2016 Como o Coaching pode contribuir CENÁRIO ATUAL CENÁRIO DESEJADO O CAMINHO Modelo Skilled-Helper G. Egan ESTRUTURA

Leia mais

Dicas do livro Como gerenciar s, David Brake

Dicas do livro Como gerenciar  s, David Brake Dicas do livro Como gerenciar e-mails, David Brake Etiqueta na rede O e-mail é um meio de comunicação diferente dos demais. Ao redigir suas mensagens, observe as instruções a seguir e crie uma impressão

Leia mais

Princípios da Excelência em Liderança:

Princípios da Excelência em Liderança: Sou diq, e agora? Princípios da Excelência em Liderança: - Dedicação; - Inspiração; - Respeito; - Entusiasmo; - Caráter; - Tradição; - Obrigação; - Adaptabilidade; - Direção; - Humildade; - Integridade;

Leia mais

Recepcionista. Olá, espero que aproveite este material que estamos dispondo a você.

Recepcionista. Olá, espero que aproveite este material que estamos dispondo a você. Recepcionista Olá, espero que aproveite este material que estamos dispondo a você. Ele é parte integrante do nosso portfólio de ferramentas que entregamos a nossos clientes de consultoria e assessoria,

Leia mais

Formulário de Avaliação de Desempenho UNIMED CAMPINA GRANDE. Registro funcional: Diretoria / Gerencia: Data da Avaliação:

Formulário de Avaliação de Desempenho UNIMED CAMPINA GRANDE. Registro funcional: Diretoria / Gerencia: Data da Avaliação: Formulário de Avaliação de Desempenho UNIMED CAMPINA GRANDE Nota Final: Para uso do RH Nome do Avaliado: Cargo: Registro funcional: Diretoria / Gerencia: Data da Avaliação: Nome do Avaliador: Cargo: ASSIDUIDADE

Leia mais

CURSO ONLINE: ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

CURSO ONLINE: ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO CURSO ONLINE: ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO 2. A Administração do Tempo é uma ferramenta gerencial, que tanto pode ser utilizada nas empresas quanto em nossas vidas, permitindo a organização de metas pessoais

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão e desenvolvimento

Leia mais

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO O SUCESSO DA SUA FUTURA UNIDADE COMEÇA EM RECRUTAR AS PESSOAS CERTAS INTRODUÇÃO A entrevista não é uma prova de força ou um exercício para o ego. É uma chance para que você encontre

Leia mais

Catálogo de Cursos METAL/MECÂNICA SENAI, SUA CONQUISTA PROFISSIONAL

Catálogo de Cursos METAL/MECÂNICA SENAI, SUA CONQUISTA PROFISSIONAL METAL/MECÂNICA SENAI, SUA CONQUISTA PROFISSIONAL ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS 1. TÍTULO ATENDIMENTO AO PÚBLICO Preparar profissionais para prestar serviços de 2. OBJETIVO atendimento ao público com

Leia mais

DEGRAUS. para alavancar sua carreira

DEGRAUS. para alavancar sua carreira 9 9 DEGRAUS para alavancar sua carreira CLEBER ROMERO 9 9 DEGRAUS para alavancar sua carreira Confiança absoluta é algo mortal Steve Harris PREFÁCIO A busca pela perfeição, em minha opinião, é uma grande

Leia mais

Liderança e Gestão de Equipes. Prof. Valter de Menezes Eugenio

Liderança e Gestão de Equipes. Prof. Valter de Menezes Eugenio Prof. Valter de Menezes Eugenio O mundo empresarial mudou muito nas ultimas décadas, particularmente nos últimos 20 anos. Estas mudanças influenciam no comportamento das pessoas no ambiente de trabalho.

Leia mais

E Q U I L I B R A N D O S E U T E M P O D I R E T O R A E X E C U T I V A E L I T E D A N I E L E G O N Ç A LV E S

E Q U I L I B R A N D O S E U T E M P O D I R E T O R A E X E C U T I V A E L I T E D A N I E L E G O N Ç A LV E S E Q U I L I B R A N D O S E U T E M P O D I R E T O R A E X E C U T I V A E L I T E D A N I E L E G O N Ç A LV E S Por detrás de cada realização, pequena ou grande, encontra-se um planejamento. Lembre-se,

Leia mais

Termos de Referência para Assistente Administrativo

Termos de Referência para Assistente Administrativo Termos de Referência para Assistente Administrativo Local de recrutamento: Maputo Duração: 1 ano (com possibilidade de extensão por períodos iguais ou superiores). Os primeiros 3 meses constituem um período

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO TEMPO planejamento. aprenda a planejar

ORGANIZAÇÃO DO TEMPO planejamento. aprenda a planejar ORGANIZAÇÃO DO TEMPO Por detrás de cada realização, pequena ou grande, encontra-se um planejamento. Lembre-se, se você realmente quer ver suas metas se concretizarem, aprenda a planejar. Mary Kay Ash ORGANIZAÇÃO

Leia mais

Empresária de Beleza Eficaz. Caneta e papel na mão e... Muita disposição!!!!

Empresária de Beleza Eficaz. Caneta e papel na mão e... Muita disposição!!!! Empresária de Beleza Eficaz Caneta e papel na mão e... Muita disposição!!!! AS PESSOAS FALAM SOBRE NÃO TER TEMPO SUFICIENTE, MAS NA VERDADE, TODOS NÓS TEMOS A MESMA QUANTIDADE DE TEMPO. É COMO ADMINISTRAMOS

Leia mais

ANEXO I RESOLUÇÃO Nº 15/ CONSELHO SUPERIOR FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO DE TÉCNICO ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO

ANEXO I RESOLUÇÃO Nº 15/ CONSELHO SUPERIOR FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO DE TÉCNICO ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO ANEXO I RESOLUÇÃO Nº 15/2011 - CONSELHO SUPERIOR FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO DE TÉCNICO ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO DADOS DO SERVIDOR AVALIADO: Nome Completo: Unidade de Lotação: Cargo: Período de Avaliação

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Programa de Desenvolvimento de Líderes

Sem fronteiras para o conhecimento. Programa de Desenvolvimento de Líderes 1 Sem fronteiras para o conhecimento Programa de Desenvolvimento de Líderes 2 Torne-se um líder! Dentro de qualquer organização, o líder é a pessoa para quem todos olham quando precisam de orientação.

Leia mais

Marketing Pessoal e Network

Marketing Pessoal e Network Marketing Pessoal e Network O Marketing Pessoal e a Network é e sempre foi um dos instrumentos mais utilizados pelo homem quando em seu convívio social, uma vez que tal instrumento proporciona uma capacidade

Leia mais

RESUMÃO VOLUME 2 - SPEECH E RELACIONAMENTO

RESUMÃO VOLUME 2 - SPEECH E RELACIONAMENTO RESUMÃO VOLUME 2 - SPEECH E RELACIONAMENTO O que você vai encontrar neste ebook Passo 3 - Speech Passo 4 - Relacionamento INTRODUÇÃO Este E-book foi escrito com a intenção de facilitar as vendas e negociações

Leia mais

SEJAM BEM VINDOS!!! AULA 01

SEJAM BEM VINDOS!!! AULA 01 SEJAM BEM VINDOS!!! AULA 01 #AARTEDEVIVERAMUNDACA @dayaneteixeira_oficial TERMO DE COMPROMISSO 100% COMPROMETIMENTO INSTRUÇÕES Ambiente Celular Material Caderno Livros Apostila Fichas que caem Ideias a

Leia mais

Como ter uma Carreira de Sucesso

Como ter uma Carreira de Sucesso Como ter uma Carreira de Sucesso 23.09- QUARTA-FEIRA as 14:30 Cambui R Major Solon 535 Cambui Hotel Unidades Excêntricas e Amarillis Diretora Ind. De Vendas Camila Araújo presença treinamentos 35%

Leia mais

VAGAS PARA CHAPECÓ EMPRESA NO RAMO DE TELECOMUNICAÇÃO CONTRATA:

VAGAS PARA CHAPECÓ EMPRESA NO RAMO DE TELECOMUNICAÇÃO CONTRATA: CONSULTOR DE VENDAS Vagas: Chapecó e Lages VAGAS PARA CHAPECÓ EMPRESA NO RAMO DE TELECOMUNICAÇÃO CONTRATA: Efetuar a gestão de relacionamento com o cliente; Desenvolver e prospectar soluções de negócios;

Leia mais

SAIBA COMO REDUZIR A INADIMPLÊNCIA NA SUA ESCOLA

SAIBA COMO REDUZIR A INADIMPLÊNCIA NA SUA ESCOLA SAIBA COMO REDUZIR A INADIMPLÊNCIA NA SUA ESCOLA P L A N E J A R E X E C U T A R L U C R A T I V I D A D E W W W. D A T A L Ó G I C A. N E T GRAVE PROBLEMA A inadimplência é um grave problema enfrentado

Leia mais

Guia de Conduta em MÍDIAS SOCIAIS PARA ESTUDANTES, SERVIDORES E FUNCIONÁRIOS TERCEIRIZADOS DO IFES

Guia de Conduta em MÍDIAS SOCIAIS PARA ESTUDANTES, SERVIDORES E FUNCIONÁRIOS TERCEIRIZADOS DO IFES Guia de Conduta em MÍDIAS SOCIAIS PARA ESTUDANTES, SERVIDORES E FUNCIONÁRIOS TERCEIRIZADOS DO IFES SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 2 BOAS PRÁTICAS O que não fazer Para ficar atento O que fazer Em resumo 3 3 4 5 6

Leia mais

Gestão de Tempo Técnica Pomodoro. Rafael Pereira Larizzatti

Gestão de Tempo Técnica Pomodoro. Rafael Pereira Larizzatti Gestão de Tempo Técnica Pomodoro Rafael Pereira Larizzatti Sobre o livro Aprenda a técnica de pomodoro, do italiano Fancresco Cirillo Agilize, organize e ganhe tempo na execução de suas tarefas Desenvolva

Leia mais

Título I. responsabilidades gerais. Capítulo I. Art. 1 - São deveres fundamentais do Orientador. sua determinação;. seu espaço na escola;

Título I. responsabilidades gerais. Capítulo I. Art. 1 - São deveres fundamentais do Orientador. sua determinação;. seu espaço na escola; O presente Código de Ética estabelece normas de conduta profissional para os Orientadores Educacionais fluminenses (e para os Orientadores Educacionais dos demais estados brasileiros, se assim o desejarem).

Leia mais

1º - Comece e... 2º - Não desista jamais!

1º - Comece e... 2º - Não desista jamais! Personalidades Você dá início a esta jornada rumo ao sucesso seguindo duas regras: 1º - Comece e... 2º - Não desista jamais! Mary Kay Ash Como realizar entrevistas com cada tipo de personalidade? Pasta

Leia mais

Para onde vai o meu dinheiro????? Treinamento Online com a Diretora De Vendas Ana Carolina Avelar

Para onde vai o meu dinheiro????? Treinamento Online com a Diretora De Vendas Ana Carolina Avelar Para onde vai o meu dinheiro????? Treinamento Online com a Diretora De Vendas Ana Carolina Avelar Você gostaria de: Sair do vermelho? Saber quanto você tem sobrando esse mês Não ficar mais no negativo

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA

O DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA O DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA Pessoas bem sucedidas nem sempre encontram um caminho fácil pela frente. Muitas vezes o sucesso vem da adversidade. Mary Kay Ash dizia: Se eu pudesse dar um conselho sobre

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 72006 Quer numa empresa do setor privado ou do setor público, o grupo é entendido como um conjunto de pessoas que: I- Se ajudam e se influenciam reciprocamente. II- Estão inumes a problemas e

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO

PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO VISÃO SISTÊMICA PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO Compreende o impacto e relação das suas atividades no contexto geral dos processos do Sistema FIEB. Não considera os impactos do desenvolvimento

Leia mais

Configuração do Contatos para administradores

Configuração do Contatos para administradores Configuração do Contatos para administradores Neste guia 1. Adicionar novas pessoas ao G Suite 2. Importar seu catálogo de endereços antigo 3. Criar outros endereços de e-mail para sua equipe 4. Criar

Leia mais

Normas de Estágio Supervisionado

Normas de Estágio Supervisionado Normas de Estágio Supervisionado Universidade Federal de São Carlos CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS Coordenação do Curso de Bacharelado em Agroecologia REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO SEÇÃO I - DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

Preserve o que você ajuda a construir

Preserve o que você ajuda a construir 18ª Edição Quarta-feira 7 de novembro de 2012 informativo Meio ambiente Preserve o que você ajuda a construir Além de promover desenvolvimento para uma região, a empresa também se preocupa em conscientizar

Leia mais

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO Planejar o Gerenciamento das Comunicações O gerenciamento das comunicações do projeto inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto

Leia mais

Relatório Trabalhista

Relatório Trabalhista www.sato.adm.br 1987 legislação consultoria assessoria informativos treinamento auditoria pesquisa qualidade Relatório Trabalhista Nº 026 30/03/1995 ACOMPANHAMENTO DO FUNCIONÁRIO NA EXPERIÊNCIA Via de

Leia mais