A primeira vez. nem o primeiro dia de aula, o primeiro beijo.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A primeira vez. nem o primeiro dia de aula, o primeiro beijo."

Transcrição

1 a primeira vez 79 A primeira vez iniciação sexual masculina e feminina nem o primeiro dia de aula, o primeiro beijo. O primeiro sutiã ninguém esquece, o primeiro namoro, E a primeira transa? Na TV, tudo parece simples. Na Internet, todo mundo sabe tudo. O primeiro sutiã ninguém esquece, o primeiro dia de aula, o primeiro namoro, o primeiro beijo. E a primeira transa? O que parece tão simples, nas novelas da TV, nas fantasiosas conversas virtuais ou nos papos de esquina não é nada simples nem fácil.

2 80 a primeira vez Mesmo que hoje uma grande parte dos meninos e meninas comece a vida sexual mais cedo, não quer dizer que as dúvidas e medos que cercam a primeira vez diminuíram em relação às outras gerações. Pelo contrário, se até 1980 a única preocupação era com gravidez e Doenças Sexualmente Transmissíveis como a temível gonorréia, hoje temos a Aids, muito mais ameaçadora. Apesar de estarmos em plena era da informação, a desinformação, as crendices, os medos e sentimentos que envolvem a primeira vez ainda perduram. Existe ainda pouco diálogo, já que não é fácil para muitas famílias falar sobre o assunto. Os meninos e meninas, nesse tema, ainda são tratados de forma diferente. Como o professor pode ajudar passo a passo A presença do professor pode ser decisiva para quebrar esse gelo e trazer aos adolescentes os esclarecimentos que eles esperam e precisam. O primeiro passo é jogar no lixo certas crenças que existem sobre o assunto: A primeira vez não engravida. A primeira vez não pega Aids. A menina pode perder a virgindade andando de bicicleta. Transar com virgem cura DST. A primeira vez da menina sempre sangra. Os meninos devem perder a virgindade mais cedo. Os meninos devem praticar com prostitutas. O segundo passo é entender que os jovens de hoje têm todos aqueles questionamentos de sempre, do tipo: Será que estou preparado(a)? Será que ela(e) é virgem? Como vou dizer isso em casa? Será que ele(a) vai deixar de gostar de mim? Será que ela(e) vai ficar pegando no meu pé? E muitas outras questões que não existiam: Será que tenho de me prevenir contra Aids, já que ela(e) disse que é virgem? Quero transar, mas ele(a) disse que só sem camisinha. Serginho e Bruninha transam há um tempão sem camisinha e nunca aconteceu nada... Meu pai disse que homem não pega Aids de mulher.

3 a primeira vez 81 O terceiro passo é estar bem informado. O professor deve ter respostas claras a estas e dezenas de outras questões. Em caso de dúvida, encaminhar uma pesquisa com os próprios alunos para chegar a uma resposta satisfatória. Além das questões objetivas (necessidade do preservativo, como colocar a camisinha etc.), como você poderá ajudar os adolescentes a resolver suas dúvidas e expectativas sobre a primeira vez? Basta lembrar de todas as questões que apareciam quando você era jovem e usar sua experiência para conversar sobre elas. Diálogos possíveis Algumas questões que podem afligir os adolescentes e como respondê-las: Sexo na vida real é tão bom quanto no filme ou na novela? Não há garantia de que a pessoa escolhida é a pessoa certa, nem que a primeira experiência vai ser tão fantástica quanto nos filmes e novelas. Sexo é como tudo na vida: se aprende fazendo, não tem receita pronta. Os ingredientes são conhecidos: carícias, beijos, abraços, afetividade, respeito aos sentimentos e vontades do outro. A dosagem fica por conta de cada um. Se, por exemplo, uma menina não está tão certa da hora e o namorado pressiona, ameaça, já é uma boa dica de que aquela, talvez, não seja a pessoa ideal nem o momento para iniciar sua vida sexual. Quando eu sei que estou preparado(a) para transar? A iniciação sexual provoca uma mudança muito grande na vida de um ou de uma adolescente. Por um lado, eles se sentem integrados ao mundo dos adultos, prontos para usufruir seus prazeres e sua liberdade, mas, por outro, a prática sexual exige bastante maturidade e responsabilidade do adolescente. Se não estiver preparado, ele corre o risco de se magoar e magoar os outros, sem falar nas grandes chances de contrair uma doença ou engravidar. O adolescente que acaba transando por pressão do parceiro ou dos amigos sem estar preparado para esse tipo de intimidade pode se sentir muito desconfortável durante a relação e até criar dificuldades para ter prazer sexual mais tarde. É verdade que não se engravida na primeira vez? NÃO, NÃO É VERDADE! A menina que já menstrua pode engravidar até mesmo sendo virgem, se o espermatozóide percorrer a vagina e encontrar o óvulo. A presença do hímen não impede uma gravidez.

4 82 a primeira vez

5 a primeira vez 83 O que passa na cabeça deles? Como em nossa cultura o sexo ainda é tratado de forma diferente para meninas e meninos, o jovem é cobrado o tempo todo para demonstrar sua virilidade e acaba tendo muita dificuldade de demonstrar as suas dúvidas por temer a gozação por parte do grupo de amigos. Sendo assim, acaba desenvolvendo uma postura frente às pessoas onde passa a imagem de que sabe tudo sobre sexo; de que anticoncepção é problema de mulher; de que Doença Sexualmente Transmissível é um troféu ; de que Aids é coisa de homossexual; e de que falhar na hora H é a pior coisa que pode lhe acontecer. Na verdade, os meninos também querem ter suas perguntas respondidas e debatidas, e cabe ao educador estimular essa conversa também com eles. O que passa na cabeça delas? As meninas se preocupam muito com o rompimento do hímen. Pode-se explicar que, se a pessoa estiver bem relaxada, o rompimento da membrana deve causar apenas um pequeno desconforto. Também é importante dizer que virgindade não se resume a essa membrana, mas a um conjunto de experiências e sensações. Se antes a virgindade era uma obrigação social, hoje as meninas convivem com pressões diferentes. Pelo lado da família, é muito comum continuarem as cobranças pela virgindade, mas no grupo de amigos a pressão é oposta: iniciar rapidamente a vida sexual, porque todas as outras já iniciaram. A maioria das meninas associa a prática sexual ao amor, principalmente na primeira vez. Por isso, a preocupação de encontrar a pessoa certa e o medo de o menino se desinteressar depois. A melhor forma de agir nesse caso é esperar para transar com uma pessoa que lhe dê segurança e não a pressione. Como trabalhar este tema? Ajudando a tirar dúvidas e entender melhor o que se passa nessa fase de grandes descobertas. Você pode contribuir para que tanto os meninos quanto as meninas percebam que a vida sexual para ser gostosa e prazerosa precisa de tempo: para decidir se quer mesmo iniciar sua vida sexual naquele momento; com quem iniciar; escolher como vai se proteger de uma gravidez e conversar sobre o uso da camisinha. Além disso, também é bom lembrar que, como tudo na vida, sexo melhora com a experiência. Pode até ser que a primeira vez seja realmente maravilhosa, mas geralmente a coisa é um pouco mais complicada. Os dois ainda não se conhecem muito bem, ainda estão constrangidos de falar sobre o que gostam e o que não gostam de fazer, falta um lugar tranqüilo, e por aí vai. Aos poucos, com muita conversa, muito carinho e respeito um pelo outro e sempre com proteção eles vão encontrar formas de sentir mais prazer.

6 84 a primeira vez Antigamente... EM VÁRIAS CULTURAS, APÓS A NOITE DE NÚPCIAS, ERA COS- TUME O HOMEM ESTENDER O LENÇOL MANCHADO DE SANGUE NA JANELA. ERA A PROVA DE QUE SUA MULHER NUNCA HAVIA TIDO UMA RELAÇÃO SEXUAL. NO SISTEMA PATRIARCAL 2 A VIRGINDADE DA NOIVA ERA USADA COMO UMA FORMA DE GARANTIR QUE OS FILHOS DO MARIDO ERAM LEGÍTIMOS E QUE SUA HERANÇA CONTINUARIA DENTRO DA FAMÍLIA. Relações de gênero Discutir as relações de gênero 1 é muito importante para diminuir os índices de gravidez e transmissão de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids na adolescência. Se a menina se achar inferior ao homem, dificilmente vai pedir para ele se proteger. Ela terá medo de perder o seu respeito e o seu amor. Muito menos pensará em procurar um ginecologista que lhe indique um método anticoncepcional. Afinal, a iniciativa da relação tem que sempre partir do homem. Muitos casais acabam tendo relações inseguras porque os meninos não se preocupam com prevenção e as meninas têm medo de ser consideradas vulgares por falar em sexo e proporem o uso de preservativos. O hímen Virgindade é muito mais do que a barreira física do hímen, mas a questão fisiológica ainda levanta muitas dúvidas entre os adolescentes. Por isso, é bom que você, educador, educadora, esteja preparado para fornecer informações sobre o corpo. Uma dica: as dúvidas sobre a fisiologia geralmente vêm acompanhadas de questões morais e preconceitos. Fisiologia do hímen O hímen é uma membrana fininha, localizada na entrada da vagina, sem nenhuma função biológica. Seu formato varia de mulher para mulher. Sem orifício raro Anular ou redondo o mais comum Complacente é mais resistente e pode não romper durante o ato sexual 1 Leia mais no Capítulo 5 deste livro você fica sabendo mais sobre relações de gênero. 2 Leia mais no Capítulo 14 deste livro você fica sabendo mais sobre a sociedade patriarcal.

7 a primeira vez 85 E se na hora H ele quiser saber se sou virgem ou não, como é que eu provo para ele? O rompimento do hímen na primeira relação sexual não provoca, necessariamente, dor ou sangramento. Se a mulher estiver tensa, nervosa e ansiosa, os músculos de todo o corpo estarão contraídos aí é dor na certa. Se ela estiver relaxada e lubrificada pode até sentir uma pequena dor, uma sensação de desconforto que passará logo. Quanto ao sangramento, vai depender do tipo de hímen. Tanto ela pode sangrar um pouco, como nem sangrar. É bom esclarecer que algumas meninas não sangram na primeira vez e que isso não quer dizer nada. Se uma relação sexual ocorre em condições favoráveis de excitação e privacidade, o relaxamento vaginal faz com que a dor e o sangramento da ruptura do hímen sejam discretos ou até mesmo inexistentes. Transei com uma menina mas não sangrou nada. Será que ela não era virgem? Vale lembrar que, para muitos meninos, a primeira vez também é motivo de muito sofrimento. O medo de falhar, de ejacular rapidamente e até do tamanho do pênis pode trazer tanta ansiedade que é muito freqüente que não se consiga uma ereção na primeira vez. Além disso, tem a pressão da família e do grupo que, muitas vezes, consideram a iniciação sexual um requisito indispensável para provar a virilidade de um menino. Enfim, se a menina sente o medo físico e moral na iniciação sexual, o menino sente o medo operacional e social de seu desempenho. Entrevista ANA PAULA, 14; SOFIA, 13; LUISA, 14; JONAS, 16, QUATRO ADOLESCENTES DE CIDADES E GRUPOS SÓCIO- ECONÔMICOS DIFERENTES CONTAM COMO ESTÃO LIDANDO COM A INICIAÇÃO SEXUAL. Como a sua família encara o início da sua vida sexual? AP Minha mãe conversa sobre isso comigo, fala que a primeira relação tem que ser com uma pessoa que eu gosto. Para ela não deve ser agora. Se eu começo a sair ela já acha que eu vou voltar grávida. S Minha mãe não fala muito sobre isso, porque ela sabe que eu já sei. A gente vê TV, ouve as pessoas na rua. Mas seria melhor se ela conversasse comigo, porque eu tenho mais confiança nela. L Minha mãe não fica dando opinião, mas ela sabe o que está se passando na minha vida. J A minha mãe sempre fica muito apreensiva com a minha vida sexual e afetiva. A maior preocupação dela é que eu me apaixone e sofra. Sempre rola uma conversa sobre prevenção de doenças e gravidez em família.

8 86 a primeira vez O que significa a iniciação sexual para você? Teve ou deve ter alguma preparação ou aconteceu (deve acontecer) naturalmente? AP Quando eu achar uma pessoa que eu goste realmente... já foi. E quando eu me sentir preparada. S Tem que ser com uma pessoa que a gente gosta, na hora certa. Não precisa ser nada programado. L Espero que seja legal, mas ainda não tive uma oportunidade, nem encontrei a pessoa certa. J Sou virgem, mas espero um momento legal, com uma pessoa legal. A maioria das pessoas diz que a primeira vez é muito ruim, por isso estou esperando o momento certo acontecer. Quais eram ou são os maiores medos? AP Uns dizem que dói, outros dizem que se você gostar da pessoa não dói... S Eu tenho um pouco de medo que doa, mas acho que se eu estiver relaxada não vai doer. L Não tenho medo, só acho que ainda não chegou a hora. J Falhar na hora H. As pessoas falam muito sobre o tamanho do pênis, mas eu não acho que seja tão importante. Eu me considero normal. E expectativas? AP Não tenho muita vontade. S Eu vou virar uma mulher de verdade. Mas vontade ainda não aconteceu, não. L Não imagino como vai ser, as amigas que já passaram por isso não ficam contando muito. J Estou fazendo tudo para que seja maravilhoso, esperando a hora. Eu quero fazer sexo gostando da pessoa, porque transar com uma menina pensando em outra não dá. Os meninos e meninas se preocupam em usar métodos contraceptivos na primeira vez? Se não, por quê? AP Não. Umas pessoas dizem que não gostam, que é como comer bala com papel, outras falam que na hora você esquece. Mas eu penso em usar. S A minha amiga que me conta sobre isso tem 19 anos e namora há quatro anos, mas a mãe dela não pode saber que eles transam. Por isso ela não usa camisinha nem toma pílula pra mãe não descobrir. L Acho que sim, as minhas amigas pelo menos usam. Pra mim, já é uma coisa automática. J Meninos e meninas têm que se proteger. O meu papel é usar camisinha, o da menina é tomar a pílula. O grupo de amigos pressiona para a iniciação sexual? AP Na minha sala, quase todas já transaram e gostam de falar como foi. E a gente fica imaginando. S Na minha sala, só a metade ainda é virgem. Acho que elas é que são adiantadas. L Cada um sabe de si. Não tem mais essa coisa de pode fazer isso, não pode fazer aquilo. J Óbvio.

9 a primeira vez 87 Acho que nessa viagem vai rolar. Não vou nem dizer a ela que é minha primeira vez... É a primeira vez que a gente vai viajar Acho que dessa vez as coisas vão acontecer Eu estou tão a fim da Liginha que tenho medo de chegar na hora e broxar... e ainda tem a camisinha... doer muito, Maria, o que eu faço? E se sangrar? E se (dizem que na primeira vez ninguém engravida......nem pega Aids) (e tem gente que acredita...) Eu e Beto nunca falamos sobre essas coisas. (Será que ele vai pensar que eu sou galinha se eu pedir para ele usar camisinha?) A primeira vez a gente nunca esquece. SERÁ QUE OS ADOLESCENTES DE HOJE SÃO MESMO MUITO DIFERENTES? SERÁ QUE ELES SABEM MESMO TUDO SOBRE SEXO?

10 88 a primeira vez Sala de aula Você contra-concepção acha que maternidade são assuntos (só) e de Será mulher? Diário de classe de ajudar que os existem jovens a meios tomar infalíveis seguras acerca de sua sexualidade decisões e Com saúde? desenvolver certeza não. atividades Mas é possível permitam aos adolescentes refletir que e sexualidade, tomar decisões gravidez, importantes prevenção sobre das sexualmentetransmissíveis doenças É preciso falar a mesma língua e Aids. eles, abordar os assuntos que que realmente franca sem interessam, preconceitos, de forma Trabalhando com alunos e alunas procurando dificuldades que ouvir meninos e entender e meninas as enfrentam um método na anticoncepcional hora de optar e ou usar camisinha. a Alguns iniciar esse itens trabalho: que poderão ajudar a Prevenção: e as discussões todo sobre esse aprendizado contracepção e prevenção sexualidade, Aids devem acontecer antes das DST/ alunos ou jovens iniciarem uma dos vida Todosparticipam: sexual ativa; todos os estágios adolescentes do processo de educacional Temas prioritários: devem participar; temas de interesse proponha sobre os sexualidade, elabore com ossobre Estava difícil dar a minha aula de Inglês. Os meninos e meninas da 8 a série, sempre tão interessados, estavam desatentos, excitadíssimos com alguma coisa que não era a aula. O motivo era a excursão promovida pelo Grêmio da escola, que iria ocorrer no fim da semana. Ouvi vários comentários sobre o que queriam fazer, sobre namoro, ficar... Aproveitei a deixa e para a aula seguinte preparei um belo ditado com todos os ingredientes de uma viagem de adolescentes: praia, sol, mar, sorvete e namoro. Claro que o ditado provocou um certo impacto e detonou uma intensa discussão sobre sexualidade, amor, preservativos, relações familiares. Achei incrível que, em uma determinada hora, uma menina perguntou se na primeira relação sexual engravidava. Fiquei impressionada como muita gente ainda hoje pensa assim. 3 Acredito que nós, professores, temos que aproveitar ocasiões como essas para falar sobre esses assuntos. Não precisamos marcar uma aula específica, e é uma forma de a gente se aproximar mais dos alunos. Roda-viva Reúna a turma num grande círculo. Maria Rosa, professora de Inglês Levante a questão: o que é estar preparado para a primeira relação sexual? Proponha uma grande conversa sobre o assunto e procure tirar as dúvidas. Como trabalhar Use o vídeo que acompanha o nosso livro (vídeo 7 A primeira vez). Copie a fotonovela do diário de classe, distribua e discuta com o grupo. Faça uma redação sobre a primeira vez e discuta com o grupo. Depois faça uma dramatização. Sugira que os alunos entrevistem pessoas mais velhas sobre como era a questão da primeira vez quando eles eram jovens. Invente algum outro recurso que possa motivar a turma e desencadear a discussão (desenhos ou jogos, por exemplo). Não pode faltar Questionar, informar, rever os preconceitos e as crenças que ainda cercam a virgindade e enfatizar, sempre, o uso de um método contraceptivo e da camisinha desde a primeira relação sexual. 3 Leia mais GEILING, Kátia. Essa tal primeira vez. São Paulo: Editora Moderna, 1995.

11 a primeira vez 89 Você contra-concepção acha que maternidade são assuntos (só) e de Será mulher? Outros temas para discussão conteúdos a serem abordados de ajudar que os existem jovens a meios tomar infalíveis seguras acerca de sua sexualidade decisões e Com saúde? desenvolver certeza não. atividades Mas é possível permitam aos adolescentes refletir que e sexualidade, tomar decisões gravidez, importantes prevenção sobre das sexualmentetransmissíveis doenças É preciso falar a mesma língua e Aids. eles, abordar os assuntos que que realmente Bate-papo franca sem interessam, preconceitos, de forma procurando dificuldades que ouvir meninos e entender e meninas as enfrentam um método na anticoncepcional hora de optar e ou usar camisinha. a Alguns iniciar esse itens trabalho: que poderão ajudar a Prevenção: e as discussões todo sobre esse aprendizado contracepção e prevenção sexualidade, Aids devem acontecer antes das DST/ alunos ou jovens iniciarem uma dos vida Todosparticipam: sexual ativa; todos os estágios adolescentes do processo de educacional Temas prioritários: devem participar; temas de interesse proponha sobre os sexualidade, elabore com ossobre Discuta com os jovens a motivação que têm para iniciar sua vida sexual. É comum que apareçam observações como: se ela não fizer, ele vai procurar outra, se o cara não faz até os 15 anos, os amigos vão falar que ele é gay, ou todas as amigas já fizeram, menos ela. A partir daí, é possível trabalhar a pressão do grupo e que as pessoas só devem iniciar sua vida sexual quando se sentem preparadas e com vontade. Procure trabalhar com os adolescentes o fato de que vida sexual ativa não significa somente uma relação sexual com penetração. Existem muitas formas de contato que podem ser muito prazerosas. Ajude-os a exercer o seu direito de colocar limites e de dizer não a toda forma de manipulação ou de exercício de poder de uma pessoa sobre a outra. Homens e mulheres têm o direito de decidir sobre o início da atividade sexual. O papel do professor em relação a este tema é o de preparar os seus alunos para viverem melhor a sua primeira experiência sexual, por isso é importante estar capacitado a tirar dúvidas, especialmente sobre a virgindade; levantar questões, enfatizando o uso da camisinha desde a primeira relação e apoiar cada aluno para que tenha o máximo de liberdade para decidir sobre o momento oportuno de iniciar a própria atividade sexual livre de pressões e preconceitos.

VITRINI SAÚDE E BELEZA

VITRINI SAÚDE E BELEZA VITRINI_SAUDE_FINAL.pmd 1 17/06/2011, 21:11 Foto/Divulgação 14 VITRINI SAÚDE E BELEZA VITRINI_SAUDE_FINAL.pmd 14 ENTREVISTA Bate-papo com Laura Müller Ela conversa sobre sexo e temas tabus ligados à sexualidade

Leia mais

UNIDADE DE CUIDADOS NA COMUNIDADE DE CASTELO BRANCO. Valor da Sexualidade na Adolescência

UNIDADE DE CUIDADOS NA COMUNIDADE DE CASTELO BRANCO. Valor da Sexualidade na Adolescência UNIDADE DE CUIDADOS NA COMUNIDADE DE CASTELO BRANCO Valor da Sexualidade na Adolescência energia que nos motiva a procurar amor, contacto, ternura e intimidade; que se integra no modo como nos sentimos,

Leia mais

Eu te gosto, você me gosta

Eu te gosto, você me gosta Eu te gosto, você me gosta Marcia Kupstas Projeto de trabalho interdisciplinar Guia do professor Este projeto tem em vista a produção de um jornalzinho de perguntas e respostas, elaboradas pelos próprios

Leia mais

O estirão Nos meninos, ocorre entre 14 e 16 anos. Nas meninas entre 11 e 12 anos. É a fase que mais se cresce.

O estirão Nos meninos, ocorre entre 14 e 16 anos. Nas meninas entre 11 e 12 anos. É a fase que mais se cresce. A sexualidade no ser humano atravessa um longo desenvolvimento e tem início na adolescência. Cada pessoa tem seu desenvolvimento. No menino a puberdade se inicia com a primeira ejaculação ou polução e

Leia mais

A primeira visita ao ginecologista

A primeira visita ao ginecologista A primeira visita ao ginecologista acne colicas sexualidade NAO FIQUE COM DUVIDAS Indice: Visitar o ginecologista logo que surgem os primeiros sinais da puberdade e muito importante para que a menina entenda

Leia mais

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista 23-2-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Leia mais

SEXUALIDADE - definição

SEXUALIDADE - definição A sexualidade SEXUALIDADE - definição É uma energia que nos motiva a procurar o amor, contacto, ternura, intimidade; que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos, e somos tocados; é ser-se

Leia mais

Assistência ao Adolescente com Ênfase em Saúde Sexual e Reprodutiva

Assistência ao Adolescente com Ênfase em Saúde Sexual e Reprodutiva Assistência ao Adolescente com Ênfase em Saúde Sexual e Reprodutiva Profº. Marcelo Alessandro Rigotti Especialista CCIH Mestrando pela USP Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - SP Adolescência Conceito:

Leia mais

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso ABORDAGEM FRIA Receita do sucesso Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. Abordagem fria E agora? Como fazer? Para quem não sabe o que é, significa você

Leia mais

coleção Conversas #21 - ABRIL e t m o se? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #21 - ABRIL e t m o se? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. Sou bem que ele mais v coleção Conversas #21 - ABRIL 2015 - m o c está l e g i o h a que e l apenas por in e t. er e s se? Será Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

Leia mais

Introdução. Homens buscam uma mulher que tenha algo a lhes a acrescentar, que traga valor pra vida dele. Nada diferente do que

Introdução. Homens buscam uma mulher que tenha algo a lhes a acrescentar, que traga valor pra vida dele. Nada diferente do que 0 Introdução Sim. Existem muitas mulheres disponíveis, mulheres inclusive mais jovens que você e com aquele brilho natural dos 20 e poucos anos de idade. Mas isso não precisa ser um problema para você.

Leia mais

Manual da Conversa. Nesse ebook você irá aprender algumas estratégias para manter sua conversa rolando e evitar aquele temido "branco".

Manual da Conversa. Nesse ebook você irá aprender algumas estratégias para manter sua conversa rolando e evitar aquele temido branco. Manual da Conversa Nesse ebook você irá aprender algumas estratégias para manter sua conversa rolando e evitar aquele temido "branco". www.setimoamoroficial.com.br Evite o Questionário Um erro muito comum

Leia mais

O Poder da Sua Mente!

O Poder da Sua Mente! O Poder da Sua Mente! Se você acredita que pode, então você pode. Se você acredita que não pode, você está certa. Mary Kay Ash Quem sou eu? Juliana David Yamazaki Diretora Sênior de Vendas Independente

Leia mais

Projeto Atitude para Curtir a Vida e a importância da educação sexual no ensino fundamental

Projeto Atitude para Curtir a Vida e a importância da educação sexual no ensino fundamental Projeto Atitude para Curtir a Vida e a importância da educação sexual no ensino fundamental GONCALVES, Rayane Araújo¹ ;CARNEIRO, Danielle Suzainny dos Reis Castro ²; LISBOA,Iara Alves 1 Universidade de

Leia mais

TABUADA DAS OBJEÇÕES

TABUADA DAS OBJEÇÕES TABUADA DAS OBJEÇÕES Você já sentiu acuada, sem palavras ao ouvir alguma objeção de sua potencial iniciada!? As pessoas que você vai abordar são tão especiais quanto você e se elas disserem não, lembre-se

Leia mais

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso ABORDAGEM FRIA Receita do sucesso Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. Abordagem fria E agora? Como fazer? Para quem não sabe o que é, significa você

Leia mais

Regional São Paulo Leste

Regional São Paulo Leste Regional São Paulo Leste Pode ser que você nem perceba, mas seus hábitos afetam o seu dia a dia. Veja como criar bons hábitos. Você pode criar bons hábitos! QUANDO o alarme toca, Victor ainda está com

Leia mais

Você já ouviu a história de uma tal "garota legal"? Bem, se não, deixeme contar uma história:

Você já ouviu a história de uma tal garota legal? Bem, se não, deixeme contar uma história: Você já ouviu a história de uma tal "garota legal"? Bem, se não, deixeme contar uma história: Uma garota legal é alguém que se dedica de alma e coração em um relacionamento. Ela é alguém que poderia esperar

Leia mais

Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios.

Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. ABORDAGEM FRIA Receita do sucesso Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. Abordagem fria E agora? Como fazer? Para quem não sabe o que é, significa você

Leia mais

Foto UNICEF/Brasil/Claudio Versiani

Foto UNICEF/Brasil/Claudio Versiani Foto UNICEF/Brasil/Claudio Versiani O Kit contém: Guia do Professor; Mini CD com o questionário eletrônico; DVD com VT da MTV; Árvore do Prazer; Questionário de vulnerabilidade ao HIV. OBJETIVO DO KIT

Leia mais

SEU SUCESSO NA CARREIRA. em foco!

SEU SUCESSO NA CARREIRA. em foco! SEU SUCESSO NA CARREIRA em foco! Qual seu motivo para fazer inicios? Que benefícios eles te trazem a curto e a longo prazo? Não sou como você Sei que você não é como eu. Você irá se dar bem por

Leia mais

Nota prévia: Inicialmente apliquei à turma a actividade caixa de perguntas. O tema que mais surgiu foi o abuso sexual. Uma vez que a formadora já

Nota prévia: Inicialmente apliquei à turma a actividade caixa de perguntas. O tema que mais surgiu foi o abuso sexual. Uma vez que a formadora já Nota prévia: Inicialmente apliquei à turma a actividade caixa de perguntas. O tema que mais surgiu foi o abuso sexual. Uma vez que a formadora já tinha utilizado esse conteúdo como exemplo, escolhi o segundo

Leia mais

Transcrição de Entrevista nº 10

Transcrição de Entrevista nº 10 Transcrição de Entrevista nº 10 E Entrevistador E10 Entrevistado 10 Sexo Feminino Idade 31 anos Área de Formação Engenharia Informática E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o

Leia mais

Ao longo deste ano, fizeram-me muitas perguntas sobre temas variados relacionados com a sexualidade, perguntas essas feitas em diferentes contextos,

Ao longo deste ano, fizeram-me muitas perguntas sobre temas variados relacionados com a sexualidade, perguntas essas feitas em diferentes contextos, INTRODUÇÃO Falemos de Sexo sem Tabus, de uma forma simples, directa e de fácil compreensão, a todos os portugueses, homens e mulheres, curiosos e interessados em melhorar a sua sexualidade. Falar sobre

Leia mais

Guia de Saúde da Reprodução

Guia de Saúde da Reprodução Guia de Saúde da Reprodução Este Guia vai fornecer-te informação acerca de dois assuntos: (a) Controlo de Natalidade / Contracepção (b) VIH e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) Nota: Este

Leia mais

COMO TER SUA ESPOSA DE VOLTA

COMO TER SUA ESPOSA DE VOLTA COMO TER SUA ESPOSA DE VOLTA Trechos selecionados do livro Estratégias poderosas para fazê-la voltar para você. www.salveseucasamento.com.br Mark Love E-book gratuito Esse e-book gratuito é composto de

Leia mais

a confusão do final do ano e as metas para o próximo

a confusão do final do ano e as metas para o próximo o que fazer se o ano que passou foi ruim? o que fazer nesse próximo ano? a confusão do final do ano e as metas para o próximo Enéas Guerriero www.equilibriocontinuo.com.br O que vamos falar hoje? 1) Estresse

Leia mais

AIDS e HPV Cuide-se e previna-se!

AIDS e HPV Cuide-se e previna-se! AIDS e HPV Cuide-se e previna-se! O que é AIDS? Existem várias doenças que são transmissíveis através das relações sexuais e por isso são chamadas DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). As mais conhecidas

Leia mais

Identificação. ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência

Identificação. ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 Identificação ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista 4-8-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência

Leia mais

Marcio Amandus Atletas de Ouro

Marcio Amandus Atletas de Ouro Marcio Amandus Atletas de Ouro UMA CONTRIBUIÇÃO GRATUITA DO PROGRAMA ATLETAS DE OURO 2 De Coração, Para Todos Os Atletas Em especial, para o Mateus, Iohann e Henrique. Para todos os atletas que um dia

Leia mais

Maria Santa Simplicio da Silva

Maria Santa Simplicio da Silva SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA: OPINIÕES E CONHECIMENTOS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL GREGÓRIO BEZERRA DE PANELAS-PE, ANTES E APÓS OFICINAS SOBRE O TEMA. Maria Santa Simplicio da Silva

Leia mais

Minha História de amor

Minha História de amor Minha História de amor Hoje eu vou falar um pouco sobre a minha história de amor! Bem, eu namoro à distância faz algum tempinho. E não é uma distância bobinha não, são 433 km, eu moro em Natal-Rn, e ela

Leia mais

Terapia antirretroviral para portadores de HIV na Irlanda. O tratamento eficaz contra o HIV mantêlo-á saudável e impede a transmissão a outros

Terapia antirretroviral para portadores de HIV na Irlanda. O tratamento eficaz contra o HIV mantêlo-á saudável e impede a transmissão a outros Terapia antirretroviral para portadores de HIV na Irlanda O tratamento eficaz contra o HIV mantêlo-á saudável e impede a transmissão a outros Posicionamento da HSE sobre a terapia antirretroviral Em julhode

Leia mais

6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros

6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros 6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros Saiba como ter uma conversa agradável que conquiste o homem Eu imagino que você possa provavelmente estar rindo e pensando, Eu nunca tive problemas

Leia mais

Dicas Crie um estilo pessoal

Dicas Crie um estilo pessoal Introdução Esse mini ebook foi feito especialmente para você que deseja conquistar lindas mulheres. Nas próximas páginas será compartilhado dicas práticas para que você conquiste mulheres de forma mais

Leia mais

Jörg Garbers Ms. de Teologia

Jörg Garbers Ms. de Teologia Sexualidade Um dom sensível Jörg Garbers Ms. de Teologia A vida sexual no lar cristão A sexualidade é uma dádiva de Deus Não é pecado Não é sujo Faz parte do ser humano Impulso básica Diferença: Homem

Leia mais

Inicie muitas TOP s como VOCÊ!! Marcia Milania Diretora de Vendas

Inicie muitas TOP s como VOCÊ!! Marcia Milania Diretora de Vendas Inicie muitas TOP s como VOCÊ!! Marcia Milania Diretora de Vendas Para crescer em um Negócio Independente devemos agir com segurança e firmeza e para isso o primeiro passo é ter muito claro em que tipo

Leia mais

Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas em Saúde Sexual e Reprodutiva

Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas em Saúde Sexual e Reprodutiva Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas em Saúde Sexual e Reprodutiva 1.Nome do Projeto 2.Nome da ONG INFORMAÇÕES SOCIODEMOGRÁFICAS 3.Gênero da/o respondente Masculino Feminino Outro 6.Qual o seu

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º SÉRIE 4º BIMESTRE AUTORIA CONCEICAO DE MARIA PERDOMIS VIVEIROS Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I - Seminário O texto abaixo é a transcrição

Leia mais

10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!!

10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!! 10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!! Internamente usamos a expressão entrevista de início. Não use esta expressão com as potenciais iniciadas, porque elas não sabem o que é isso!! Para suas potenciais

Leia mais

Identificação Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência FL07:

Identificação Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência FL07: 1 Identificação FL07 Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista 7-10-2012 Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência Lisboa/Lisboa Grau de escolaridade mais elevado Licenciatura

Leia mais

UAAUUU QUE 5 TÉCNICAS PARA CHAMAR A ATENÇÃO DE UM HOMEM MULHER É ESSA

UAAUUU QUE 5 TÉCNICAS PARA CHAMAR A ATENÇÃO DE UM HOMEM MULHER É ESSA UAAUUU QUE MULHER? É ESSA 5 TÉCNICAS PARA CHAMAR A ATENÇÃO DE UM HOMEM Aprenda como se destacar em meio a tantas mulheres disponíveis! Sim. Existem muitas mulheres disponíveis, mulheres inclusive mais

Leia mais

Índice. 8-9 Porque é que o papá já não está em casa? Tu e a mãe vão voltar a estar juntos? Vocês ainda gostam um do outro?

Índice. 8-9 Porque é que o papá já não está em casa? Tu e a mãe vão voltar a estar juntos? Vocês ainda gostam um do outro? Índice 3 Como usar este livro 4-7 Introdução 8-9 Porque é que o papá já não está em casa? 10-11 Onde é que vou viver? 12-13 Tu e a mãe vão voltar a estar juntos? 14-15 Vocês ainda gostam um do outro? 16-17

Leia mais

Larissa S. de Almeida Ligia M. F. Linares Jorge H. A. Cremonine Marcelo A. da Silva. PROJETO: ORIENTAÇÃO E PREVENÇÃO DAS DST s

Larissa S. de Almeida Ligia M. F. Linares Jorge H. A. Cremonine Marcelo A. da Silva. PROJETO: ORIENTAÇÃO E PREVENÇÃO DAS DST s Larissa S. de Almeida Ligia M. F. Linares Jorge H. A. Cremonine Marcelo A. da Silva PROJETO: ORIENTAÇÃO E PREVENÇÃO DAS DST s Publico Alvo. E.E. Prof. Durvalino Grion Adamantina Terceiro ano do Ensino

Leia mais

As varetas e as estacas. TU. SEXUALIDADE E AFETIVIDADE

As varetas e as estacas. TU. SEXUALIDADE E AFETIVIDADE UNIDADE 2: As varetas e as estacas. TU. SEXUALIDADE E AFETIVIDADE 1ºESO 2ºESO Quem é você? Reconhecer minha sexualidade e meus afetos me ajuda a conhecer. Na igualdade e a diferença. No amor. 4. Meus primeiros

Leia mais

Pesquisa de opinião Você está satisfeito com a sua vida conjugal?

Pesquisa de opinião Você está satisfeito com a sua vida conjugal? Outubro, 2016 Pesquisa de opinião Você está satisfeito com a sua vida conjugal? Outubro, 2016 Introdução O Instituto do Casal realizou uma pesquisa online com 510 pessoas, entre homens e mulheres, entre

Leia mais

da Saúde, 2 Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Instituto de Ciências

da Saúde,   2 Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Instituto de Ciências ESTRATÉGIA EDUCATIVA SOBRE PREVENÇÃO DE INFECÇÃO SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEL: TECNOLOGIA PARA PESSOAS SURDAS Maria Gleiciane Gomes Jorge 1, Paula Marciana Pinheiro de Oliveira 2 Resumo: Objetivou-se identificar

Leia mais

Daniel Sampaio (D. S.) Bom dia, João.

Daniel Sampaio (D. S.) Bom dia, João. Esfera_Pag1 13/5/08 10:57 Página 11 João Adelino Faria (J. A. F.) Muito bom dia. Questionamo- -nos muitas vezes sobre quando é que se deve falar de sexo com uma criança, qual é a idade limite, como é explicar

Leia mais

Terapia Antirretroviral para Portadores de HIV na Irlanda

Terapia Antirretroviral para Portadores de HIV na Irlanda Terapia Antirretroviral para Portadores de HIV na Irlanda O tratamento eficaz contra o HIV previne doenças, aumentaa expectativa de vida e reduz o risco de transmissão de HIV. Posicionamento da HSE sobre

Leia mais

Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1

Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1 Entrevista A4 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1 Qual é a sua função no lar? Auxiliar de acção directa, no apoio a idosos. Que tarefas desempenha

Leia mais

coleção Conversas #24 Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #24 Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #24 Eu Posso sou me G ay. curar? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo de facilitar

Leia mais

9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR

9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR 9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR 9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR Pense nessas mensagens de texto que virão a seguir como as flechas do seu arco. Quando disparado,

Leia mais

Métodos Anticoncepcionais

Métodos Anticoncepcionais Métodos Anticoncepcionais Métodos Anticoncepcionais Chamamos de método contraceptivo (ou método anticoncepcional) toda ação cujo objetivo é impedir ou, pelo menos, reduzir substancialmente a chance de

Leia mais

Os Principais Tipos de Objeções

Os Principais Tipos de Objeções Os Principais Tipos de Objeções Eu não sou como você" Você tem razão, eu não estou procurando por pessoas que sejam como eu. Sou boa no que faço porque gosto de mim como eu sou. Você vai ser boa no que

Leia mais

Eu acho que eles têm uma dificuldade de falar de si mesmo e isso é nítido (Paloma). As mulheres ficam mais dispostas a falar, mais dispostas a voltar (...) O homem vai vir menos vezes. Ele vai abandonar

Leia mais

Erivedge (vismodegibe)

Erivedge (vismodegibe) Informações de segurança importantes para todos os pacientes sobre os riscos de Erivedge (vismodegibe) na gravidez e amamentação Para obter informações de segurança importantes, consulte a bula de Erivedge

Leia mais

coleção Conversas #5 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #5 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. coleção Conversas #5 Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo de facilitar diálogos que muitas vezes podem

Leia mais

AS MELHORES PRÁTICAS PARA ATRAIR CLIENTES PARA O SEU NEGÓCIO

AS MELHORES PRÁTICAS PARA ATRAIR CLIENTES PARA O SEU NEGÓCIO AS MELHORES PRÁTICAS PARA ATRAIR CLIENTES PARA O SEU NEGÓCIO João Carlos Nunes INTRODUÇÃO Não interessa se você tem uma academia, um estúdio ou mesmo se é um treinador pessoal, o seu negócio não teria

Leia mais

Guia (para o professor) para utilização da apresentação Sexolândia

Guia (para o professor) para utilização da apresentação Sexolândia Guia (para o professor) para utilização da apresentação Sexolândia Para que serve: Material didáctico-lúdico no âmbito da educação Sexual. Contém componentes diagnóstica, formativa e informativa. Objectivos:

Leia mais

Dicas de Iniciação. Movendo você ao diretorado!

Dicas de Iniciação. Movendo você ao diretorado! Dicas de Iniciação Movendo você ao diretorado! Diretora de Vendas Ind. Mary Kay Nidiane Richter - Agosto/2016 Motivos pelo qual não fechamos um início: Você não acredita, de coração, que esta é a melhor

Leia mais

Mudar é uma arte. É a adolescência. Nessa fase, hormônios provocam mudanças radicais nas pessoas.

Mudar é uma arte. É a adolescência. Nessa fase, hormônios provocam mudanças radicais nas pessoas. 24 mudar é uma arte Mudar é uma arte sexualidade ao longo da vida Os pêlos crescem em várias partes do corpo. A afetividade assume papel central. Quando sentem-se amados e valorizados pelos amigos, desenvolvem

Leia mais

Principais Diferenças entre Ser ou Parecer Confiante e Credível

Principais Diferenças entre Ser ou Parecer Confiante e Credível Principais Diferenças entre Ser ou Parecer Confiante e Credível Para ser confiante e credível, o que realmente sabemos conta menos do que aquilo que o público pensa que tu sabes. Como mostrar ao nosso

Leia mais

NOME QUESTÕES. 2- O que é para si a Matemática? 3- O que considera ser matematicamente competente?

NOME QUESTÕES. 2- O que é para si a Matemática? 3- O que considera ser matematicamente competente? QUESTÕES 1- Gosta de Matemática? (ri-se e suspira) é assim depende do ponto de vista. Se for de uma matemática trabalhada de uma forma lúdica, gosto da matemática sim. Agora se for uma matemática com uma

Leia mais

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso. Jéssica Amorim Diretora de Vendas Mary Kay

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso. Jéssica Amorim Diretora de Vendas Mary Kay ABORDAGEM FRIA Receita do sucesso Jéssica Amorim Diretora de Vendas Mary Kay Comunicação Verbal: o que você diz Vocal: tom de voz; a maneira de dizer as palavras Não Verbal: linguagem corporal, imagem,

Leia mais

5 Dicas Quentes para Divulgar seu salão de beleza.

5 Dicas Quentes para Divulgar seu salão de beleza. 5 Dicas Quentes para Divulgar seu salão de beleza. 5 Dicas quentes que vão transformar o movimento do seu salão através de 5 passos você irá lotar a sua agenda e irá cansar de trabalhar. 5 dicas para divulgar

Leia mais

23/07/2014. PDL Programa de. desenvolvimento de lideranças

23/07/2014. PDL Programa de. desenvolvimento de lideranças PDL Programa de desenvolvimento de lideranças 2014 PROGRAMAÇÃO 1 Apresentação do Programa 2 Reflexão sobre Liderança 3 Expectativas para o PDL 4 Avaliação da Oficina 1 Apresentação do Programa O objetivo

Leia mais

A MULHER VESTIDA DE PRETO

A MULHER VESTIDA DE PRETO A MULHER VESTIDA DE PRETO Uma Mulher abre as portas do seu coração em busca de uma nova vida que possa lhe dar todas as oportunidades, inclusive de ajudar a família. Ela encontra nesse caminho a realização

Leia mais

ESTÁGIOS QUE O CONSUMIDOR DEVE ATRAVESSAR ANTES DA COMPRA GOSTAR DE VOCÊ ESCUTAR VOCÊ ACREDITAR EM VOCÊ COMPRAR PERSPECTIVA DO CLIENTE 1 - Abertura 2 - Investigação 3 - Declaração de benefício 4 - Fechamento

Leia mais

ENRIQUECENDO VIDAS ATRAVÉS DA INICIAÇÃO! Danielle Siriani Diretora Executiva Mary Kay

ENRIQUECENDO VIDAS ATRAVÉS DA INICIAÇÃO! Danielle Siriani Diretora Executiva Mary Kay ENRIQUECENDO VIDAS ATRAVÉS DA INICIAÇÃO! Danielle Siriani Diretora Executiva Mary Kay Nós temos a missão de compartilhar nosso amor, nossa energia, nossa esperança, nossos sonhos, nossos produtos de qualidade,

Leia mais

Se você ainda não tem clientes, não tem problemas! Você pode criar um Mapa de Empatia baseada em uma audiência mínima viável:

Se você ainda não tem clientes, não tem problemas! Você pode criar um Mapa de Empatia baseada em uma audiência mínima viável: MAPA DE EMPATIA O que é? O mapa de Empatia é uma ferramenta visual, que te ajuda a descrever o perfil de uma Pessoa ou de um grupo de pessoas. O Mapa de Empatia permite que você estruture Uma verdadeira

Leia mais

5 SUPER DICAS PARA CONSEGUIR AUMENTO. a pessoa acha que é só chegar e pedir

5 SUPER DICAS PARA CONSEGUIR AUMENTO. a pessoa acha que é só chegar e pedir 5 SUPER DICAS PARA CONSEGUIR AUMENTO a pessoa acha que é só chegar e pedir QUEM NÃO QUER GANHAR MAIS E FICAR RICO LOGO? PROVAVELMENTE VOCÊ É UMA DAS PESSOAS QUE QUEREM ENRIQUECER E SER RECONHECIDO NO TRABALHO!

Leia mais

Suelen e Sua História

Suelen e Sua História Suelen e Sua História Nasci em Mogi da Cruzes, no maternidade Santa Casa de Misericórdia no dia 23 de outubro de 1992 às 18 horas. Quando eu tinha 3 anos de idade fui adotada pela tia da minha irmã, foi

Leia mais

Coisas De Pré- Adolescentes!

Coisas De Pré- Adolescentes! Coisas De Pré- Adolescentes! Um pouco sobre mim e a minha página! Oie Amores! Tudo bem? Meu nome é Kylianne, tenho 12 anos! Eu fiz essa página para poder falar tudo que nós adolescentes amamos! Coisas

Leia mais

Capítulo 16 Intimidade Sexual

Capítulo 16 Intimidade Sexual Capítulo 16 Intimidade Sexual Você sabia? Muitas pessoas que sofreram algum evento cardíaco têm medo de voltar a fazer sexo ou preocupações a esse respeito. Sentir medo ou preocupação é uma forma de o

Leia mais

VIOLÊNCIA ENTRE NAMORADOS NA ADOLESCÊNCIA (VNA) S. Taquette, C.Moraes, L. Souza, J. Garcia, L.Meira, T. Freitas, M. Carneiro

VIOLÊNCIA ENTRE NAMORADOS NA ADOLESCÊNCIA (VNA) S. Taquette, C.Moraes, L. Souza, J. Garcia, L.Meira, T. Freitas, M. Carneiro VIOLÊNCIA ENTRE NAMORADOS NA ADOLESCÊNCIA (VNA) S. Taquette, C.Moraes, L. Souza, J. Garcia, L.Meira, T. Freitas, M. Carneiro Introdução VNA é aquela que ocorre entre parceiros envolvidos em relacionamento

Leia mais

Analisando as falas das personagens, assinale a alternativa que contenha as expressões utilizadas em seu sentido conotativo:

Analisando as falas das personagens, assinale a alternativa que contenha as expressões utilizadas em seu sentido conotativo: LISTA DE LÍNGUA PORTUGUESA P2 Aluno (a): Série: 1º BIMESTRE Professor (a): Leila de Souza Goiânia, / / 2015. Referências para estudo: Capítulos 4 (A construção do sentido) e 5 (Efeitos de Sentido) do Livro

Leia mais

coleção Conversas #12 - SETEMBRO é no Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #12 - SETEMBRO é no Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. a s coleção Conversas #12 - SETEMBRO 2014 - Eu sinto a I tr s ç o ã o por c é no r r m ia a nç a l? s. Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da

Leia mais

O INÍCIO DE CADA JORNADA COMEÇA POR UM ATO DE CORAGEM JORNADA DA. Mul her PRÓXIMAS EDIÇÕES SÃO PAULO RIO DE JANEIRO PASSOS / MG

O INÍCIO DE CADA JORNADA COMEÇA POR UM ATO DE CORAGEM JORNADA DA. Mul her PRÓXIMAS EDIÇÕES SÃO PAULO RIO DE JANEIRO PASSOS / MG O INÍCIO DE CADA JORNADA COMEÇA POR UM ATO DE CORAGEM JORNADA DA Mul her PRÓXIMAS EDIÇÕES SÃO PAULO RIO DE JANEIRO PASSOS / MG O INÍCIO DE TUDO SUA JORNADA COMEÇA AGORA A CORAGEM NA JORNADA A Coragem de

Leia mais

Puxa Conversa. Guia do Marido Bom de Papo. Programa AMOR DE MARIDO

Puxa Conversa. Guia do Marido Bom de Papo. Programa AMOR DE MARIDO Puxa Conversa Guia do Marido Bom de Papo Programa AMOR DE MARIDO Olá amigo, é comum ouvir de nossas mulheres que nós, maridos, não gostamos muito de termos conversas íntimas com elas, de saber como foi

Leia mais

IMPORTANTE: Este livro é recomendado para pessoas solteiras. Caso você seja louco comprometido e coloque em prática essas dicas, que seja com seu parc

IMPORTANTE: Este livro é recomendado para pessoas solteiras. Caso você seja louco comprometido e coloque em prática essas dicas, que seja com seu parc IMPORTANTE: Este livro é recomendado para pessoas solteiras. Caso você seja louco comprometido e coloque em prática essas dicas, que seja com seu parceiro(a). O Guia dos Solteiros não se responsabiliza

Leia mais

Entrevista Sara

Entrevista Sara Entrevista 1.18 - Sara (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Modo Subuntivo. PRESENTE DO SUBJUNTIVO 1ª parte

Modo Subuntivo. PRESENTE DO SUBJUNTIVO 1ª parte Modo Subuntivo PRESENTE DO SUBJUNTIVO 1ª parte Modo Subuntivo Sabemos que o modo subjuntivo é usado para expressar dúvida, hipóteses, desejos, fatos incertos; pode se referir ao presente, passado ou futuro.

Leia mais

Entrevista de Iniciação de Sucesso. Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay Flávia Campos

Entrevista de Iniciação de Sucesso. Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay Flávia Campos Entrevista de Iniciação de Sucesso Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay Flávia Campos PERFIL DA NOVA INICIADA QUALQUER PESSOA PODE SER UMA POTENCIAL INICIADA. Não tenha preconceito. Em sessão:

Leia mais

Real Brazilian Conversations #37 Premium PDF Guide Brazilian Portuguese Podcast, by RLP reallylearnportuguese.com

Real Brazilian Conversations #37 Premium PDF Guide Brazilian Portuguese Podcast, by RLP reallylearnportuguese.com Subjects on this conversation: The life in Montes Claros, hobbies and life in general. Context: In this conversation André talks to his cousins, Melissa e Larissa. They about their lives, what they like

Leia mais

CARREIRA COMERCIAL CHAVES PARA O CRESCIMENTO DE EQUIPE DISSOLVENDO OBJEÇÕES

CARREIRA COMERCIAL CHAVES PARA O CRESCIMENTO DE EQUIPE DISSOLVENDO OBJEÇÕES CARREIRA COMERCIAL CHAVES PARA O CRESCIMENTO DE EQUIPE DISSOLVENDO OBJEÇÕES Dicas para lidar com objeções para agendamento Demonstre o seu ENTUSIASMO Não leve para o lado pessoal as objeções levantadas.

Leia mais

NAMORO NA ESCOLA, PODE?

NAMORO NA ESCOLA, PODE? NAMORO NA ESCOLA, PODE? Percepções dos Estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFTM Campus Uberlândia Estudante(s): Ana Vitoria Mendes Amancio, Laura Calazans de Melo Gomes, Nicolle

Leia mais

Instrumentos para coleta de conhecimento e atitudes dos adolescentes sobre contracepção

Instrumentos para coleta de conhecimento e atitudes dos adolescentes sobre contracepção População: dolescentes de ensino fundamental de escolas públicas de João Pessoa lpha de ronbach: 0.70 Prezado aluno: Gostaríamos de contar com sua participação respondendo as questões a seguir. Lembramos

Leia mais

SENSO DE URGÊNCIA PARA CONQUISTAR TUDO

SENSO DE URGÊNCIA PARA CONQUISTAR TUDO SENSO DE URGÊNCIA PARA CONQUISTAR TUDO O que é senso de urgência? VÍDEO Você precisa aumentar suas vendas para arcar com os compromissos pessoais. O tempo passa e o mercado não reage. O meio do mês já

Leia mais

KTIS EDIÇÃO LIMITADA

KTIS EDIÇÃO LIMITADA SEJAM BEM VINDAS!! KTIS EDIÇÃO LIMITADA Lançamentos NATAL ESTÁ CHEGANDO!!! 2+2+2 Lançamentos Natal OPEN HOUSE Convide Clientes Fieis + Amigas Vizinhas +amigas Amigas + amigas Parceria com Empresas Levar

Leia mais

O NÃO de ELOÁ. Créditos: Apresentação Elaborada pelo Professor Jorge Pétrus - SP

O NÃO de ELOÁ. Créditos: Apresentação Elaborada pelo Professor Jorge Pétrus - SP O NÃO de ELOÁ Créditos: Apresentação Elaborada pelo Professor Jorge Pétrus - SP http://www.professorjorge.org ARTIGO PUBLICADO NO JB, DA DRª MARIA ISABEL, PROFESSORA DE PSICOLOGIA, QUE DENOMINEI DE "O

Leia mais

Identificação. F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de nascimento/residência

Identificação. F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Identificação F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista 4-5-2011 Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de

Leia mais

2 TU-AFETIVIDADE E SEXUALIDADE. Meus primeiros amores. Na construção do amor

2 TU-AFETIVIDADE E SEXUALIDADE. Meus primeiros amores. Na construção do amor E acima de tudo isto, o amor, que é vínculo da unidade perfeita. Col. 3,1 1 E acima de tudo isto, o amor, que é vínculo da unidade perfeita. Col 3,1 Te convidamos para ler estas histórias... Um homem de

Leia mais

Filha, agora que vais casar tens de tratar bem do teu marido, ter a comida sempre pronta, dar banho e não recusar ter relações sexuais sempre que ele

Filha, agora que vais casar tens de tratar bem do teu marido, ter a comida sempre pronta, dar banho e não recusar ter relações sexuais sempre que ele Filha, agora que vais casar tens de tratar bem do teu marido, ter a comida sempre pronta, dar banho e não recusar ter relações sexuais sempre que ele quiser. É isso Rosa, se ele arranjar uma mulher fora,

Leia mais

Acesse: Segredo da Atração

Acesse:  Segredo da Atração Segredo da Atração Direitos Autorais: Este e-book não pode ser editado ou modificado, mas pode ser compartilhado livremente! Tire as suas conclusões e divirta-se!! Nós vimos um pouco sobre atração no E-book

Leia mais

Do mundo da fantasia ao mundo real

Do mundo da fantasia ao mundo real Do mundo da fantasia ao mundo real Olá Mulher empreendedora! Vamos falar um pouquinho sobre os nossos desafios? Nos dias de hoje precisamos ser multitarefas, conciliamos nossa a carreira com outras atividades,

Leia mais

Expressão da Sexualidade na Adolescência AS. Sexualidade. é...

Expressão da Sexualidade na Adolescência AS. Sexualidade. é... Expressão da Sexualidade na Adolescência AS Sexualidade é... A necessidade de buscar sensações bemestar, prazer, afeto, contato, carinho, que todo ser humano tem. A SEXUALIDADE É NATURAL! S 1 2 1 S A Sexualidade

Leia mais

ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE: INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO EMPÍRICO NO COMPORTAMENTO SEXUAL DE RISCO

ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE: INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO EMPÍRICO NO COMPORTAMENTO SEXUAL DE RISCO ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE: INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO EMPÍRICO NO COMPORTAMENTO SEXUAL DE RISCO SOUZA, L.P.G.; ARROXELAS-SILVA, C. L.; MOURA, G. M ; CASTRO, O.W lillynepatricia@hotmail.com; carmemarroxelas@hotmail.com;

Leia mais

ABORDANDO A TEMÁTICA SEXUALIDADE EM GRUPO DE ADOLESCENTES DO NUCLEO DE ATENÇÃO A SAÚDE INTEGRAL DO ADOLESCENTE (NASA) RIO DAS OSTRAS/RJ

ABORDANDO A TEMÁTICA SEXUALIDADE EM GRUPO DE ADOLESCENTES DO NUCLEO DE ATENÇÃO A SAÚDE INTEGRAL DO ADOLESCENTE (NASA) RIO DAS OSTRAS/RJ ABORDANDO A TEMÁTICA SEXUALIDADE EM GRUPO DE ADOLESCENTES DO NUCLEO DE ATENÇÃO A SAÚDE INTEGRAL DO ADOLESCENTE (NASA) RIO DAS OSTRAS/RJ Andréa Araújo Viana 1 Ricardo José Oliveira Mouta 2 Denise Garrido

Leia mais