SEXUALIDADE - definição

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEXUALIDADE - definição"

Transcrição

1 A sexualidade

2 SEXUALIDADE - definição É uma energia que nos motiva a procurar o amor, contacto, ternura, intimidade; que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos, e somos tocados; é ser-se sensual e ao mesmo tempo sexual; ela influencia pensamentos, sentimentos, acções e interacções e, por isso, influencia também a nossa saúde física e mental.

3 De Sexual + idade São características morfológicas, fisiológicas e psicológicas relacionadas com o sexo. É, contudo, muito mais do que uma relação sexual. É também uma relação com ele/a próprio/a e com outras pessoas. Implica sentimentos e vínculos especiais.

4 Trata-se de um complemento entre duas pessoas que se amam; Uma forma de transmitir afecto, ternura, confiança e, além disso, a percepção de dar e receber prazer.

5 O seu papel fundamental é: Na identidade: é a sexualidade que nos faz sentir biopsico-socialmente mulheres ou homens; Na reprodução: é através das relações sexuais que um homem e uma mulher podem ter um filho;

6 O seu papel fundamental é: Na relação amorosa: a sexualidade é uma forma de expressão física do nosso amor e reforça a relação amorosa; No desejo e no prazer: a sexualidade é responsável por desejos extremamente intensos e um prazer muito grande acompanha normalmente os pensamentos e actividades sexuais.

7 A importância da relação sexual

8 Para um homem e uma mulher adultos, as relações sexuais são uma escolha consciente e inserem-se no denso entrançado das relações humanas.

9 O coito é uma realidade funcional para a reprodução e tem um desenvolvimento semelhante para todos os mamíferos.

10 Nos mamíferos o macho acasala apenas quando sente um sinal de chamamento que se manifesta quando a fêmea está fecunda. (tem um ovócito maduro)

11 Entre um homem e uma mulher isto é possível mesmo quando a mulher não está fecunda, porque amor, emoções, sentimentos e paixão entre duas pessoas são pelo menos tão importantes como os aspectos físicos.

12 Explicaram à Sílvia e ao Luís, em casa e na escola, em que consiste uma relação sexual, mas descrita desta maneira acharamna um pouco estranha e embaraçante.

13 A Sílvia e o Luís têm razão: As relações sexuais são um aspecto da vida de casal que exige reserva e intimidade. São complexas de descrever vistas de fora, porque se trata de uma realidade a viver ou a não viver como protagonistas.

14 Cada relação sexual filmada ou mostrada dá uma ideia falsa da realidade: Introduz espectadores indiscretos e mostra apenas os aspectos exteriores e não os interiores: o amor, a emoção, a ternura e as sensações que um homem e uma mulher adultos e conscientes podem experimentar enquanto fazem amor.

15 Quando tudo funciona, o cérebro empenha-se e põe a circular as hormonas que se difundem por todo o corpo, dando uma grande segurança e um agradável e emocionante sentimento de irrealidade.

16 Neste caso geralmente uma relação sexual termina com uma sensação intensa de prazer, quer para o homem quer para a mulher (orgasmo), à qual se segue uma grande paz.

17 As experiências prematuras não só são muito frequentemente frustrantes, mas transmitem sentimentos de culpa, angústia, medo de ser ridicularizado e ansiedade pelas consequências.

18 De todas as relações sexuais pode nascer um filho, mas nem todas as relações sexuais resultam numa gravidez... Uma mulher não sabe quando é que um óvulo amadurece numa das suas trompas (ovulação)

19 Marido e mulher podem decidir, de comum acordo, quando querem ser pai e mãe, de modo a cuidar e educar os filhos da melhor forma. Também no período em que um casal decidiu não ter filhos é importante a concórdia, a colaboração e o amor.

20 Os métodos para ter relações sexuais sem ter filhos chamam-se contraceptivos e consistem em evitar que os espermatozóides encontrem um óvulo maduro.

21 Não esqueças! As relações sexuais são a forma mais íntima de comunicar entre um homem e uma mulher. Têm o valor que vem da dignidade da pessoa e o significado que cada um lhes atribui: negativo ou positivo. Uma grande responsabilidade.

22 Afinal quando posso ter a primeira relação sexual?

23 Quando cada um se tiver aceite a si próprio e tiver confiança nas suas capacidades e nas capacidades dos outros. Nesse momento as relações sexuais parecer-vos-ão aceitáveis e positivas, porque serão adultos no corpo, no coração e na mente.

24 A primeira relação sexual

25 Atitudes de ambos os sexos perante a sexualidade As raparigas querem o amor, se possível sem sexo! Os rapazes querem o sexo, se possível sem amor!

26 Dúvidas da primeira vez...

27 Rapazes - Será que ela vai gostar? É muito importante que penses naquilo que a outra pessoa pode sentir. Esta pergunta significa, muitas vezes, nervosismo e insegurança. Muitos rapazes concentram-se no resultado da relação sexual, porque querem impressionar. No entanto, esquecem-se que só impressiona quem sabe exactamente o que quer.

28 Raparigas - Será que vai doer? Se estiveres muito nervosa, tensa e contraída, poderá doer. Isto acontece sempre que a vagina não fica excitada e lubrificada, tornando a penetração do pénis mais difícil. Se te estiver a doer muito podes sempre pedir à pessoa que pare. Talvez fosse melhor se falassem sobre o que está a acontecer e apostassem um pouco mais nos preliminares.

29 Raparigas - E se a minha mãe descobrir? A tua mãe só descobre se tu lhe contares. Se calhar até iria compreender! Afinal de contas, o sexo é uma necessidade como outra qualquer. Tens é de saber descobrir a altura certa.

30 A saber: A relação sexual deve ser vivida a dois e não a 1+1. Desta forma, será mais fácil compreender e aceitar as inseguranças e diferenças de cada pessoa.

31 Alguns pontos em torno da primeira vez... e seguintes: Aprendam a falar sobre o que gostaram e o que não gostaram. As relações sexuais podem ser melhoradas, desde que ambos se habituem a falar delas sem receio de magoar o outro; Não queiram ser melhor do que os "vizinhos" - na sexualidade não há vencedores nem derrotados. Se as coisas correrem mal pensem que certamente surgirão outras oportunidades; Usem contraceptivos, sempre como um recurso e não como meio.

32 Não esqueças! As relações sexuais são a forma mais íntima de comunicar entre um homem e uma mulher. Têm o valor que vem da dignidade da pessoa e o significado que cada um lhes atribui: negativo ou positivo. São uma grande responsabilidade.

UNIDADE DE CUIDADOS NA COMUNIDADE DE CASTELO BRANCO. Valor da Sexualidade na Adolescência

UNIDADE DE CUIDADOS NA COMUNIDADE DE CASTELO BRANCO. Valor da Sexualidade na Adolescência UNIDADE DE CUIDADOS NA COMUNIDADE DE CASTELO BRANCO Valor da Sexualidade na Adolescência energia que nos motiva a procurar amor, contacto, ternura e intimidade; que se integra no modo como nos sentimos,

Leia mais

OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO-SEXUAL

OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO-SEXUAL OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO-SEXUAL Aumentar e consolidar os seus conhecimentos acerca: Das diferentes componentes anatómicas do corpo humano, da sua originalidade em cada sexo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo Turma: Docente Responsável pelo projeto:

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo Turma: Docente Responsável pelo projeto: AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO Escola Ano letivo 2013-2014 Turma: Docente Responsável pelo projeto: SEXUALIDADE (...) É um aspeto central do ser humano, que acompanha toda a vida e que envolve o sexo,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo Turma: Docente Responsável pelo projeto:

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo Turma: Docente Responsável pelo projeto: AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO Escola Ano letivo 2013-2014 Turma: Docente Responsável pelo projeto: SEXUALIDADE (...) É um aspeto central do ser humano, que acompanha toda a vida e que envolve o sexo,

Leia mais

Educação sexual e afetiva

Educação sexual e afetiva A Lê o texto das páginas 3-4, As relações amorosas, e assinala Verdadeiro ou Falso. 1. As primeiras relações amorosas são experiências únicas, incomparáveis. 2. É preciso coragem para revelarmos o nosso

Leia mais

Trabalho realizado por: Magda Susana Oliveira Luísa Maria da Silva Aurora da Silva Coelho Ana Margarida Pereira

Trabalho realizado por: Magda Susana Oliveira Luísa Maria da Silva Aurora da Silva Coelho Ana Margarida Pereira Trabalho realizado por: Magda Susana Oliveira Luísa Maria da Silva Aurora da Silva Coelho Ana Margarida Pereira O que é a sexualidade? O que é a sexualidade, essa realidade que tanto nos motiva e condiciona,

Leia mais

Ao longo deste ano, fizeram-me muitas perguntas sobre temas variados relacionados com a sexualidade, perguntas essas feitas em diferentes contextos,

Ao longo deste ano, fizeram-me muitas perguntas sobre temas variados relacionados com a sexualidade, perguntas essas feitas em diferentes contextos, INTRODUÇÃO Falemos de Sexo sem Tabus, de uma forma simples, directa e de fácil compreensão, a todos os portugueses, homens e mulheres, curiosos e interessados em melhorar a sua sexualidade. Falar sobre

Leia mais

Transmissão da Vida Bases morfológicas e fisiológicas da reprodução 1.2. Noções básicas de hereditariedade. Ciências Naturais 9ºano

Transmissão da Vida Bases morfológicas e fisiológicas da reprodução 1.2. Noções básicas de hereditariedade. Ciências Naturais 9ºano Ciências Naturais 9ºano Transmissão da Vida 1.1. Bases morfológicas e 1.2. Noções básicas de hereditariedade A transmissão da Vida assegura a continuidade e a variabilidade da espécie humana. É assegurada

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A ANO LETIVO 2018/2019 1.º Período Áreas temáticas Conteúdos programáticos

Leia mais

Daniel Sampaio (D. S.) Bom dia, João.

Daniel Sampaio (D. S.) Bom dia, João. Esfera_Pag1 13/5/08 10:57 Página 11 João Adelino Faria (J. A. F.) Muito bom dia. Questionamo- -nos muitas vezes sobre quando é que se deve falar de sexo com uma criança, qual é a idade limite, como é explicar

Leia mais

Ficha de Actividade. Actividade: Audição de canções relacionadas com a adolescência

Ficha de Actividade. Actividade: Audição de canções relacionadas com a adolescência CFAE_Matosinhos Centro de Formação de Associação de Escolas de Matosinhos Escola-Sede: Escola Secundária Augusto Gomes Ficha de Actividade Actividade: Audição de canções relacionadas com a adolescência

Leia mais

Sexualidade Amor? Amor físico? 300 jovens. procuraram respostas P

Sexualidade Amor? Amor físico? 300 jovens. procuraram respostas P 2 Sexualidade Amor? Amor físico? 300 jovens procuraram respostas P O que é o amor, afinal? Querem saber se a depilação dos órgãos genitais provoca alergias, se a masturbação é saudável, se há pessoas que

Leia mais

Sessão 1 Sexualidade Saudável

Sessão 1 Sexualidade Saudável Sessão 1 Sexualidade Saudável Objectivos específicos: Materiais: No final desta sessão, os alunos deverão ser capazes de: identificar elementos importantes do desenvolvimento da sua sexualidade; demonstrar

Leia mais

ADOLESCÊNCIA SEXUALIDADE

ADOLESCÊNCIA SEXUALIDADE ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE Adolescência É o período de transição entre a infância e a idade adulta. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS),o período da adolescência situa-se entre os 10 e os 20 anos.

Leia mais

Capítulo 16 Intimidade Sexual

Capítulo 16 Intimidade Sexual Capítulo 16 Intimidade Sexual Você sabia? Muitas pessoas que sofreram algum evento cardíaco têm medo de voltar a fazer sexo ou preocupações a esse respeito. Sentir medo ou preocupação é uma forma de o

Leia mais

SEXUALIDADE &AFECTOS

SEXUALIDADE &AFECTOS SEXUALIDADE &AFECTOS UMA ENERGIA QUE NOS MOTIVA A PROCURAR AMOR, TERNURA, INTIMIDADE CONTACTO, (OMS) A necessidade de estarmos próximos de outras pessoas, de receber e dar carinho, amor, miminhos, beijinhos

Leia mais

Psicologia social. Interacções sociais

Psicologia social. Interacções sociais Psicologia social Interacções sociais Modelo de atracção e de amizade em função do tempo (Rusbult, 1983) Prazer Gratificações e custos Nível de comparação Investimento na relação Níveis de comparação alternativos

Leia mais

O Sexo e o Envelhecer

O Sexo e o Envelhecer Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira O Sexo e o Envelhecer Lamentavelmente, porém com esperanças, nossa sociedade somente agora começa

Leia mais

OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO- SEXUAL

OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO- SEXUAL OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO- SEXUAL Numa perspectiva global pretende-se que no 2º ciclo os alunos Adquiram e aumentem conhecimentos: Sobre o conceito de sexualidade e as suas diferentes

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARCOZELO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARCOZELO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARCOZELO Projecto de Educação Sexual 2010/2011 Equipa de Educação para a Saúde 1. INTRODUÇÃO O presente projecto, surge para dar cumprimento à lei nº 60/2010 de 6 de Agosto, regulamentada

Leia mais

Educação pelos Pares. Sexualidade e Prevenção VIH/SIDA. 1. Introdução

Educação pelos Pares. Sexualidade e Prevenção VIH/SIDA. 1. Introdução 1. Introdução O Projecto Nacional de Educação pelos Pares é desenvolvido pela Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a SIDA, através dos Centros de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ), em Escolas

Leia mais

TECENDO GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NOS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SEXUALIDADES NAS INFÂNCIAS

TECENDO GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NOS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SEXUALIDADES NAS INFÂNCIAS TECENDO GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NOS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SEXUALIDADES NAS INFÂNCIAS SEXUALIDADE HUMANA OMS A sexualidade humana forma parte integral da personalidade de cada um é uma necessidade

Leia mais

coleção Conversas #24 Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #24 Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #24 Eu Posso sou me G ay. curar? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo de facilitar

Leia mais

Á descoberta de mim e do outro. Projecto Saúde na Escola

Á descoberta de mim e do outro. Projecto Saúde na Escola Á descoberta de mim e do outro Projecto Saúde na Escola 2 Que tema???? Sumário Corpo Humano Diferenças entre rapaz e rapariga Imagem corporal Interacção social: Família Amigos Escola 3 Será que os rapazes

Leia mais

Planeamento Familiar 2009

Planeamento Familiar 2009 Planeamento Familiar 2009 Planeamento Familiar: Conjunto de cuidados de saúde que visa ajudar a planear o nascimento dos filhos, a viverem a sexualidade de uma forma gratificante e sem o receio de uma

Leia mais

7/16/16 O QUE QUEREM AS MULHERES? Freud explica (ou não!) Cor de Rosa Choque - Rita Lee. O cérebro feminino é um trabalho de muitos séculos

7/16/16 O QUE QUEREM AS MULHERES? Freud explica (ou não!) Cor de Rosa Choque - Rita Lee. O cérebro feminino é um trabalho de muitos séculos Cor de Rosa Choque - Rita Lee O QUE QUEREM AS MULHERES? Classe: Família Segundo o Coração de Deus/EBD IPC- 2016 https://www.youtube.com /watc h?v =0zYEasx CGy0 Nas duas faces de Eva A bela e a fera Um

Leia mais

8º ANO Proteger o corpo de uma forma saudável e responsável

8º ANO Proteger o corpo de uma forma saudável e responsável 8º ANO Proteger o corpo de uma forma saudável e responsável Objectivos gerais Objectivos específicos Actividades sugeridas Tempo ACTIVIDADE 1: Desenvolver a capacidade de análise das relações familiares

Leia mais

PERÍODO EDIPIANO. Salomé Vieira Santos. Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento

PERÍODO EDIPIANO. Salomé Vieira Santos. Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento PERÍODO EDIPIANO Salomé Vieira Santos Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento Março de 2017 Fases do Desenvolvimento Psicossexual Ao longo do desenvolvimento (bb-adolescente) ocorrem mudanças marcantes:

Leia mais

André Filipe dos Santos Coelho

André Filipe dos Santos Coelho 1 Em que consistem os processos conativos? A conação, os processos conativos, ligam-se, por sua vez, à dimensão do fazer, das maneiras como regulamos os nossos comportamentos e acções. Esta procura compreender

Leia mais

PROJETO DE EDUCAÇÃO AFETIVO- SEXUAL E REPRODUTIVA

PROJETO DE EDUCAÇÃO AFETIVO- SEXUAL E REPRODUTIVA PROJETO DE EDUCAÇÃO AFETIVO- SEXUAL E REPRODUTIVA Tema: Relações interpessoais e sexualidade 4º Ano- EB1/JI DE SA Turma-1 Objetivos Conteúdos Atividades Reconhecer sentimentos: amor familiar; amizade;

Leia mais

Motivados para o Sucesso Agora você vai criar uma vida com impacto e prosperar financeiramente

Motivados para o Sucesso Agora você vai criar uma vida com impacto e prosperar financeiramente Motivados para o Sucesso Agora você vai criar uma vida com impacto e prosperar financeiramente Motivados para o Sucesso - http://cristina-teixeira.com 1 O Meu Mapa Financeiro- Confidencial Dinheiro Tóxico

Leia mais

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 16. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 16. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA Parte 16 Profª. Lívia Bahia Saúde Sexual e Reprodutiva no âmbito da Atenção Básica A atenção em saúde sexual e em saúde reprodutiva é uma das áreas de atuação

Leia mais

Apoio à correção de fichas de avaliação

Apoio à correção de fichas de avaliação Apoio à correção de fichas de avaliação O presente documento é um instrumento de apoio aos professores titulares de turma que operacionalizam o PRESSE que pode facilitar a correção das fichas de avaliação

Leia mais

7 GERAL DA RELAÇÃO Duas cartas que representam a essência da relação, a energia envolvida no relacionamento de ambas as partes.

7 GERAL DA RELAÇÃO Duas cartas que representam a essência da relação, a energia envolvida no relacionamento de ambas as partes. ANTÔNIO LEITURA PARA RELACIONAMENTO MÉTODO TEMPLO DE AFRODITE CASAS 1 E 2 MENTAL ELA E ELE Estas casas se referem a tudo que é pensamento racional, o que cada um pensa do outro e da relação, seus medos,

Leia mais

Anexo I. Questionário. O meu nome é Maria Carolina Simões Neves e sou aluna do 4ºano do curso de Enfermagem na Universidade Fernando Pessoa.

Anexo I. Questionário. O meu nome é Maria Carolina Simões Neves e sou aluna do 4ºano do curso de Enfermagem na Universidade Fernando Pessoa. Anexo I Questionário O meu nome é Maria Carolina Simões Neves e sou aluna do 4ºano do curso de Enfermagem na Universidade Fernando Pessoa. Solicito-lhe que responda a algumas questões e se prenuncie sobre

Leia mais

Você já ouviu a história de uma tal "garota legal"? Bem, se não, deixeme contar uma história:

Você já ouviu a história de uma tal garota legal? Bem, se não, deixeme contar uma história: Você já ouviu a história de uma tal "garota legal"? Bem, se não, deixeme contar uma história: Uma garota legal é alguém que se dedica de alma e coração em um relacionamento. Ela é alguém que poderia esperar

Leia mais

A Realidade e Mitos sobre o Despertar Espiritual. Enrique R. Argañaraz

A Realidade e Mitos sobre o Despertar Espiritual. Enrique R. Argañaraz A Realidade e Mitos sobre o Despertar Espiritual Enrique R. Argañaraz Algo em comum a todos os seres humanos: Todos querem ser felizes!! Mas, Porque Sofremos? Porque cada um imagina sua felicidade de

Leia mais

Teste de avaliação Reprodução Humana

Teste de avaliação Reprodução Humana Teste de avaliação Reprodução Humana Antes de começares a responder, lê todas as questões com muita atenção! 1. Para que surja um novo ser, no caso da reprodução sexuada, são necessárias duas células reprodutoras:

Leia mais

a) Fecundação é a união do óvulo com o espermatozóide e ocorre no útero. d)...

a) Fecundação é a união do óvulo com o espermatozóide e ocorre no útero. d)... EXERCICIO DE REVISÃO (8º ano ) Data: 17-10-17 1)Reescreva as frases com afirmações falsas, corrigindo-as. a) Fecundação é a união do óvulo com o espermatozóide e ocorre no útero. b) O útero se liga aos

Leia mais

i dos pais O jovem adulto

i dos pais O jovem adulto i dos pais O jovem adulto O desenvolvimento humano é um processo de mudanças emocionais, comportamentais, cognitivas, físicas e psíquicas. Através do processo, cada ser humano desenvolve atitudes e comportamentos

Leia mais

Prezado(a) morador(a)

Prezado(a) morador(a) 1 (Colocar o seu nome) Prezado(a) morador(a) Tenho o prazer de dizer que você poderá viver para sempre em felicidade na Terra. Esta é a mensagem que mais de 8 milhões de Testemunhas de Jeová levam as pessoas

Leia mais

Ψ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA

Ψ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA Ψ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA DE FRADES PSICOLOGIA B 12º ANO 4º Teste Ano lectivo 2010/2011 A prova é constituída por três grupos de itens: - O Grupo I testa objectivos de conhecimento, de compreensão

Leia mais

Mal-me-quer, Bem-me-quer!

Mal-me-quer, Bem-me-quer! Mal-me-quer, Bem-me-quer! O ciclo da violência no namoro Prevalência deste fenómeno no contexto universitário Português Segundo um estudo realizado em 2002, em contexto universitário português, concluiu-se

Leia mais

OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO- SEXUAL

OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO- SEXUAL OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO- SEXUAL Apesar das características específicas de algumas NEE, os objectivos da intervenção não terão necessariamente de se afastar daqueles que se

Leia mais

A Importância do sexo na vida do casal

A Importância do sexo na vida do casal A Importância do sexo na vida do casal O sexo sempre foi um tema polêmico, mas fundamental para se compreender e organizar o vínculo afetivo. Historicamente, o sexo sofreu uma variedade de transformações

Leia mais

A QUÍMICA DO AMOR. Aline Castelo Branco Educadora Sexual, jornalista e escritora. Pesquisadora do Nusex ( Unesp)

A QUÍMICA DO AMOR. Aline Castelo Branco Educadora Sexual, jornalista e escritora. Pesquisadora do Nusex ( Unesp) A QUÍMICA DO AMOR Aline Castelo Branco Educadora Sexual, jornalista e escritora. Pesquisadora do Nusex ( Unesp) SERÁ? ROLOU UMA QUÍMICA ENTRE NÓS! EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA REAÇÕES DOS SENTIMENTOS O AMOR

Leia mais

Planificação anual de Educação Sexual - 5ºano

Planificação anual de Educação Sexual - 5ºano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE ANO LETIVO 2011-2012 Planificação anual de Educação Sexual - 5ºano Conteúdos Metodologias Objetivos Activides Calenrização Disciplinas envolvis Avaliação Diverside,

Leia mais

F E L I C I D A D E A M O R P R O S P E R I D A D E

F E L I C I D A D E A M O R P R O S P E R I D A D E PROPÓSITO DE VIDA F E L I C I D A D E A M O R P R O S P E R I D A D E 3 PASSOS PARA CRIAR CLAREZA SOBRE SEU PROPÓSITO E ESTAR REALIZADO PESSOAL E PROFISSIONALMENTE! N O S P A S S O S S E G U I N T E S,

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Ciências Naturais 9º Ano

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Ciências Naturais 9º Ano PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR Ciências Naturais 9º Ano COMPETÊNCIAS TEMAS/UNIDADES CONTEÚDOS 1º Período Aulas Previstas 28 Definir saúde segundo a O.M.S. Identificar medidas individuais promotoras de saúde.

Leia mais

KIDSCREEN-52. Questionário de Saúde para Crianças e Adolescentes. Versão para Pais

KIDSCREEN-52. Questionário de Saúde para Crianças e Adolescentes. Versão para Pais KIDSCREEN-52 Questionário de Saúde para Crianças e Adolescentes Versão para Pais Page 1 of 8 Data: mês ano Pais, Como é o/ seu filho(a)? Como é que ele/ela se sente? É isso que queremos saber através de

Leia mais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º:

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Carateres Sexuais FICHA DE TRABALHO 1 adolescência 9 e os 15 anos nascimento Conteúdo: Carateres Sexuais FICHA DE TRABALHO 1 adolescência 9 e os 15 anos nascimento 8 e os 12 anos secundários

Leia mais

1 Corte em seres humanos 2 Diferenças entre os sexos 2.1 Sistema reprodutor masculino 2.2 Sistema reprodutor feminino 3 Fecundação 3.

1 Corte em seres humanos 2 Diferenças entre os sexos 2.1 Sistema reprodutor masculino 2.2 Sistema reprodutor feminino 3 Fecundação 3. 1 Corte em seres humanos 2 Diferenças entre os sexos 2.2 Sistema reprodutor feminino 3 Fecundação 3.1 Gêmeos 4 Gestação e nascimento 5 Gravidez na adolescência e sexo responsável 5.1 Métodos contraceptivos

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. adolescência 9 e os 15 anos nascimento. 8 e os 12 anos secundários primários

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. adolescência 9 e os 15 anos nascimento. 8 e os 12 anos secundários primários Conteúdo: Carateres Sexuais FICHA DE TRABALHO 1 adolescência 9 e os 15 anos nascimento 8 e os 12 anos secundários primários comportamento psicológicas puberdade Os caracteres sexuais estão presentes desde

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE. Marcos Cabrera Prof. Titular da Disciplina de Geriatria Universidade Estadual de Londrina - PR

QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE. Marcos Cabrera Prof. Titular da Disciplina de Geriatria Universidade Estadual de Londrina - PR QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE Marcos Cabrera Prof. Titular da Disciplina de Geriatria Universidade Estadual de Londrina - PR capacidade funcional (%) O Envelhecimento tem culpa? Capacidade Física 100

Leia mais

Helping the helpers [distúrbios da sexualidade]

Helping the helpers [distúrbios da sexualidade] Helping the helpers [distúrbios da sexualidade] Sexualidade Normal e Sexualidade Patológica Ana Torres Sexualidade Normal Definição Rígida de Sexualidade Normal é difícil Sexualidade é um realidade global

Leia mais

A Nossa Política de Educação para a Sexualidade

A Nossa Política de Educação para a Sexualidade A Nossa Política de Educação para a Sexualidade 1 - Introdução No passado dia 6 de Agosto de 2009 foi publicada a Lei 60/2009 sobre a educação sexual em meio escolar, aplicável às escolas públicas e privadas

Leia mais

Vou apresentar-te alguns erros com exemplos para perceberes melhor o que quero partilhar contigo:

Vou apresentar-te alguns erros com exemplos para perceberes melhor o que quero partilhar contigo: Ao longo da tua vida, foste interpretando as experiências de uma determinada forma, forma essa muitas vezes enviesada pelo teu ângulo e pelo teu sistema de crenças. Os erros cognitivos estão implícitos

Leia mais

Diapositivo 1. RL1 Raquel Lopes;

Diapositivo 1. RL1 Raquel Lopes; Biologia Humana 11º ano Escola Secundária Júlio Dinis Ovar BIOLOGIA HUMANA 11º ano TD Reprodução Humana??? raquelopes 09 raquelopes15@gmail.com RL1 Diapositivo 1 RL1 Raquel Lopes; 05-01-2009 Biologia Humana

Leia mais

Índice. A Verdade Sobre o Prazer Feminino. 5 Obstáculos para o Orgasmo. 4 Atitudes para Facilitar Orgasmos. Guia básico do Orgasmo Feminino

Índice. A Verdade Sobre o Prazer Feminino. 5 Obstáculos para o Orgasmo. 4 Atitudes para Facilitar Orgasmos. Guia básico do Orgasmo Feminino Índice A Verdade Sobre o Prazer Feminino 5 Obstáculos para o Orgasmo 4 Atitudes para Facilitar Orgasmos 04 05 11 Guia básico do Orgasmo Feminino 2 A Verdade Sobre o Prazer Feminino Mulheres gostam tanto

Leia mais

Todos os direitos reservados. E necessária à autorização previa antes de reproduzir ou publicar parte ou esta obra na íntegra.

Todos os direitos reservados. E necessária à autorização previa antes de reproduzir ou publicar parte ou esta obra na íntegra. Todos os direitos reservados E necessária à autorização previa antes de reproduzir ou publicar parte ou esta obra na íntegra. Enquanto os autores fizeram os melhores esforços para preparar este livro,

Leia mais

2 CHAKRA Sexual Localização Cor Cristais relacionados : Parte associadas Informações: Desequilíbrios físicos:

2 CHAKRA Sexual Localização Cor Cristais relacionados : Parte associadas Informações: Desequilíbrios físicos: 2 CHAKRA Sexual Localização: Quatro dedos abaixo do umbigo; Cor: Laranja; Cristais relacionados: Laranja e marrom; Parte associadas: Gônadas (testículos e ovários) e funções corporais metabólicas. Informações:

Leia mais

Módulo 2. Voz Interior

Módulo 2. Voz Interior Amor-próprio DIANA DUARTE Módulo 2. Voz Interior Lição 4. Erros Cognitivos No Módulo 1. Amor incondicional na Lição 6 e 7 apresentei-te dois erros cognitivos presentes na forma como interpretas as tuas

Leia mais

STRESSE: De Motor da Vida a Assassino no Trabalho. 28 Janeiro de 2009

STRESSE: De Motor da Vida a Assassino no Trabalho. 28 Janeiro de 2009 STRESSE: De Motor da Vida a Assassino no Trabalho 28 Janeiro de 2009 Stress: é o processo transaccional de desajustamento entre a pessoa e o seu meio, traduzindo respostas físicas, psicológicas e comportamentais.

Leia mais

5º Ano Corpo em transformação Objectivos Gerais Objectivos específicos Actividades sugeridas Tempo previsto ACTIVIDADE 1: ACTIVIDADE 2:

5º Ano Corpo em transformação Objectivos Gerais Objectivos específicos Actividades sugeridas Tempo previsto ACTIVIDADE 1: ACTIVIDADE 2: 5º Ano Corpo em transformação Objectivos Gerais Objectivos específicos Actividades sugeridas Tempo Saber gerir a mudança Reconhecer experiências de mudança Partilhar experiências de mudança ACTIVIDADE

Leia mais

III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO

III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EDUCAR PARA O FUTURO (RE)PENSAR O ENSINO WORKSHOP KIT EMOCIONAL DO DOCENTE Câmara de Lobos, 6 e 7 de Maio de 2016 Anabela Pereira e Jacinto Jardim KIT EMOCIONAL DOCENTE AS EMOÇÕES

Leia mais

ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO

ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO 1 1 2 ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO dor poderia retomar a vida aos poucos. É possível ter uma vida boa apesar da É normal ter dias com mais dor e outros com menos 1 2 2 ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO dor

Leia mais

10º ANO. Objectivos gerais Objectivos específicos Actividades sugeridas Tempo previsto. - Os alunos elaboram uma síntese

10º ANO. Objectivos gerais Objectivos específicos Actividades sugeridas Tempo previsto. - Os alunos elaboram uma síntese 10º ANO Objectivos gerais Objectivos específicos Actividades sugeridas Tempo previsto Facilitar uma atitude de conforto e valorização do corpo Compreender que o corpo de cada pessoa resulta da hereditariedade,

Leia mais

VIOLÊNCIA ENTRE NAMORADOS NA ADOLESCÊNCIA (VNA) S. Taquette, C.Moraes, L. Souza, J. Garcia, L.Meira, T. Freitas, M. Carneiro

VIOLÊNCIA ENTRE NAMORADOS NA ADOLESCÊNCIA (VNA) S. Taquette, C.Moraes, L. Souza, J. Garcia, L.Meira, T. Freitas, M. Carneiro VIOLÊNCIA ENTRE NAMORADOS NA ADOLESCÊNCIA (VNA) S. Taquette, C.Moraes, L. Souza, J. Garcia, L.Meira, T. Freitas, M. Carneiro Introdução VNA é aquela que ocorre entre parceiros envolvidos em relacionamento

Leia mais

Identificação. ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência

Identificação. ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 Identificação ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista 4-8-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência

Leia mais

Acção de (in)formação sobre Parentalidade Positiva, Alienação Parental e Igualdade Parental 16 de Março, Montijo

Acção de (in)formação sobre Parentalidade Positiva, Alienação Parental e Igualdade Parental 16 de Março, Montijo Acção de (in)formação sobre Parentalidade Positiva, Alienação Parental e Igualdade Parental 16 de Março, Montijo PARENTALIDADE PARENTALIDADE Não nascemos pais e mães, tornamo-nos pais e mães... A parentalidade

Leia mais

Guia de Saúde da Reprodução

Guia de Saúde da Reprodução Guia de Saúde da Reprodução Este Guia vai fornecer-te informação acerca de dois assuntos: (a) Controlo de Natalidade / Contracepção (b) VIH e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) Nota: Este

Leia mais

Medo X X X. Atitude e Confiança!!

Medo X X X. Atitude e Confiança!! Medo X X X Atitude e Confiança!! MEDO O medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como

Leia mais

Escrita. Por Ricardo Fonseca

Escrita. Por Ricardo Fonseca Escrita Por Ricardo Fonseca FUGA MEDOS GRATIDÃO MISSÃO Sonhos VIVER DOENÇA FAMÍLIA Amor DÚVIDAS PAIXÃO Escrever SAÚDE RECUPERAÇÃO TRISTEZA ABUNDÂNCIA PERDA Luto REALIZAÇÃO VITÓRIA FELICIDADE ABANDONO CRISE

Leia mais

O estirão Nos meninos, ocorre entre 14 e 16 anos. Nas meninas entre 11 e 12 anos. É a fase que mais se cresce.

O estirão Nos meninos, ocorre entre 14 e 16 anos. Nas meninas entre 11 e 12 anos. É a fase que mais se cresce. A sexualidade no ser humano atravessa um longo desenvolvimento e tem início na adolescência. Cada pessoa tem seu desenvolvimento. No menino a puberdade se inicia com a primeira ejaculação ou polução e

Leia mais

Autoconhecimento. Sri Prem Baba. "Tome cuidado com o que você deseja. Você pode acabar conseguindo Scott Flanagan

Autoconhecimento. Sri Prem Baba. Tome cuidado com o que você deseja. Você pode acabar conseguindo Scott Flanagan Autoconhecimento Quem somos? Por que estamos aqui? O que realmente buscamos? Estamos sempre insatisfeitos, querendo mais, pois nada pode preencher o vazio de não sermos quem somos. Sri Prem Baba Enquanto

Leia mais

15 Minutos com o seu Filho

15 Minutos com o seu Filho 15 Minutos com o seu Filho Joaquim Quintino Aires Uma Relação Mutuamente Contingente (capítulo 2) O que é o afeto? Ligação emocional que se forma entre duas pessoas; Uma delas cuida e a outra é cuidada;

Leia mais

VIVER MELHOR NA TERRA 1º PERÍODO. Apresentação. - Indicadores do estado de saúde de uma população. - Medidas de acção para a promoção da saúde.

VIVER MELHOR NA TERRA 1º PERÍODO. Apresentação. - Indicadores do estado de saúde de uma população. - Medidas de acção para a promoção da saúde. p.1/8 VIVER MELHOR NA TERRA 40 1º PERÍODO OBSERVAÇÃO: Apresentação SAÚDE INDIVIDUAL COMUNITÁRIA E - Indicadores do estado de saúde de uma população. - Medidas de acção para a promoção da saúde. - Conhecer

Leia mais

EMOÇÕES HUMANAS: UMA INTRODUÇÃO

EMOÇÕES HUMANAS: UMA INTRODUÇÃO EMOÇÕES HUMANAS: UMA INTRODUÇÃO Prof. Julian Dutra 7ª série Ensino Fundamental II Filosofia Colégio João Paulo I Unidade Sul 7 EMOÇÕES PRIMÁRIAS MEDO RAIVA NOJO DESPREZO SURPRESA TRISTEZA ALEGRIA Estas

Leia mais

Ano Letivo 2011/2012. Nome: Nº: Turma: Data: / / Nota Final: Professor: Enc. EDuc:

Ano Letivo 2011/2012. Nome: Nº: Turma: Data: / / Nota Final: Professor: Enc. EDuc: ESCOLA BÁSICA JOSÉ SARAMAGO Ano Letivo 2011/2012 CIÊNCIAS NATURAIS 9º ANO Ficha de Avaliação Nome: Nº: Turma: Data: / / Nota Final: Professor: Enc. EDuc: Atenção! Do teste constarão 3 parâmetros a avaliar:

Leia mais

PAPEL DA ESPOSA Nº 1. PAPEL DO MARIDO nº 1

PAPEL DA ESPOSA Nº 1. PAPEL DO MARIDO nº 1 No texto 1 falamos sobre a importância do casamento, de acordo com o ponto de vista bíblico-cristão, para a satisfação do Plano de Deus para o ser humano. Neste, falaremos sobre: II. QUAL O PAPEL DE CADA

Leia mais

10 passos para alcançar a saúde mental

10 passos para alcançar a saúde mental 10 passos para alcançar a saúde mental A maioria das pessoas sabe como pode promover a sua saúde física através de uma dieta saudável ou de exercício físico diário. Também se sabe que um ambiente saudável

Leia mais

A Sexualidade da Mulher Cristã

A Sexualidade da Mulher Cristã A Sexualidade da Mulher Cristã Objetivo do Questionário! Foi aplicado um questionário em uma comunidade evangélica com perguntas sobre temas sexuais, a fim de se provocar a reflexão, conhecer um pouco

Leia mais

FAUSTO OLIVEIRA COMO EVITAR QUE SITUAÇÕES NEGATIVAS ATRAPALHEM SUA VIDA?

FAUSTO OLIVEIRA COMO EVITAR QUE SITUAÇÕES NEGATIVAS ATRAPALHEM SUA VIDA? FAUSTO OLIVEIRA COMO EVITAR QUE SITUAÇÕES NEGATIVAS ATRAPALHEM SUA VIDA? WWW.FAUSTOOLIVEIRA.COM.BR O FUNCIONAMENTO DA NOSSA MENTE Para entendermos melhor como essa técnica funciona e como você pode utilizar

Leia mais

GÊNERO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA AS MULHERES

GÊNERO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA AS MULHERES GÊNERO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA AS MULHERES Gênero e Violência Doméstica contra à Mulher O que é Gênero: É uma dada maneira de olhar a realidade da vida (das mulheres e dos homens) para

Leia mais

Faculdade Machado de Assis

Faculdade Machado de Assis Faculdade Machado de Assis 8ª Semana de Gestão (21 até 25/05/07) MOTIVAÇÃO PESSOAL Data: 22/05/07 Palestrante: Djalma Araujo Apoio: MOTIVAÇÃO 1. Exposição de motivos ou causas. 2. Ato ou efeito de motivar.

Leia mais

VITRINI SAÚDE E BELEZA

VITRINI SAÚDE E BELEZA VITRINI_SAUDE_FINAL.pmd 1 17/06/2011, 21:11 Foto/Divulgação 14 VITRINI SAÚDE E BELEZA VITRINI_SAUDE_FINAL.pmd 14 ENTREVISTA Bate-papo com Laura Müller Ela conversa sobre sexo e temas tabus ligados à sexualidade

Leia mais

É aqui que criamos nossos paradigmas.

É aqui que criamos nossos paradigmas. Sumário Índice...03 Criação de Paradigmas...05 A Liberdade Tem o Seu Preço...09 Nível Alpha...10 O Que São os Pensamentos...12 Como Funciona o Subconsciente...13 Reprogramação Mental...14 Você e o Pensamento...15

Leia mais

Como Aumentar o Seu Desempenho Sexual

Como Aumentar o Seu Desempenho Sexual Como Aumentar o Seu Desempenho Sexual Muito além do prazer Dicas de como dar prazer a uma mulher na cama!!! No auge da paixão na cama, ela curva as costas e solta um gemido gritante que ecoa pelo quarto

Leia mais

Sobre a morte e o morrer. Profa. Dra. Marina Salvetti

Sobre a morte e o morrer. Profa. Dra. Marina Salvetti Sobre a morte e o morrer Profa. Dra. Marina Salvetti A morte e o morrer Evolução histórica Idade média Protagonistas do ritual Idade moderna Morte impessoal Atualmente Negação Má elaboração do luto A morte

Leia mais

Fazer de Cada Momento uma Oportunidade de Aprendizagem!

Fazer de Cada Momento uma Oportunidade de Aprendizagem! Fazer de Cada Momento uma Oportunidade de Aprendizagem! Psicologia Desportiva 2 João Nuno Pacheco Árbitros de Elite Futsal 07-07-2014 Objetivos 1 - Identificar e avaliar os principais impactos e influências

Leia mais

Este livro pertence a

Este livro pertence a Livro com atividades para colorir, desenhar, construir, e muito mais! Este livro pertence a CENTRO DE PSICOLOGIA APLICADA DO EXÉRCITO Núcleo de Apoio e Intervenção Psicológica Olá o meu nome é CASTELÃO.

Leia mais

Vivências da sexualidade durante a gravidez

Vivências da sexualidade durante a gravidez VI - Anexos 6.1. Questionário Cara gestante: Chamo-me Maria Diana Fernandes da Cruz, sou aluna do 4º ano do curso de Licenciatura em Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa - Ponte de Lima e estou a

Leia mais

7 dicas. de ouro. de falar em público. para superar o medo

7 dicas. de ouro. de falar em público. para superar o medo 7 dicas de ouro para superar o medo de falar em público As mãos tremem. A voz falha. O coração dispara. A sensação de desmaio chega. O nervosismo paralisa. Qual é a saída? Fugir! O cenário descrito acima

Leia mais

Isolamento e Solidão No envelhecimento

Isolamento e Solidão No envelhecimento Isolamento e Solidão No envelhecimento Associação dos Lares ferroviários Entroncamento, 9 de Setembro de 2011 Doutor Adelino Antunes adelinoantunes@live.com.pt Uma Velha história De guardião da sabedoria

Leia mais

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Ano: 1º Ano letivo 2013.2014 Disciplina: Oferta Complementar Educação para a Cidadania Professores: todos

Leia mais

Dicas ousadas para descobrir como educar os filhos para a felicidade. Ao jeito de Jesus

Dicas ousadas para descobrir como educar os filhos para a felicidade. Ao jeito de Jesus Dicas familiares ? Dicas ousadas para descobrir como educar os filhos para a felicidade Ao jeito de Jesus Para quê esta montagem? Para ilustrar as seguintes afirmações: Educamos mais com o que somos e

Leia mais

Introdução. 1. Introdução. A Internet e a Educação para a Sexualidade 11

Introdução. 1. Introdução. A Internet e a Educação para a Sexualidade 11 1. A Internet e a Educação para a Sexualidade 11 Improving the quality of education thanks to multimedia and Internet technology is one of the priorities of European cooperation. (Viviane Reding, Comissária

Leia mais

ADOLESCÊNCIA NOVOS DESAFIOS E MUDANÇAS

ADOLESCÊNCIA NOVOS DESAFIOS E MUDANÇAS ADOLESCÊNCIA NOVOS DESAFIOS E MUDANÇAS QUEM É ESTE ESTRANHO NA MINHA CASA? PRÉ ADOLESCÊNCIA (9 a 11 anos) Início de uma fase de muitos questionamentos e algumas mudanças físicas. QUEM É ESTE ESTRANHO

Leia mais