EMULSÕES. Componentes da emulsão Uma emulsão estável deve conter no mínimo três componentes: Fase interna Fase externa Agente emulsivo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EMULSÕES. Componentes da emulsão Uma emulsão estável deve conter no mínimo três componentes: Fase interna Fase externa Agente emulsivo"

Transcrição

1 1 EMULSÕES Definição Componentes da emulsão Uma emulsão estável deve conter no mínimo três componentes: Fase interna Fase externa Agente emulsivo Fases de uma emulsão Fase aquosa Fase oleosa Tipos de emulsões De acordo com a natureza da fase dispersa pode-se classificar as emulsões em dois tipos distintos; Óleo em água (O/A) Água em óleo (A/O) Quanto a consistência Cremes Loções Leites Finalidades das emulsões; Uso interno: Administradas por via oral - Substâncias hidrófilas e lipófilas em um mesmo sistema. - Tipo O/A - Agentes corretivos devem ser hidrossolúveis - Aumentar a absorção de um óleo pelo intestino - Os sistemas A/O proporcionam o aumento da biodisponibilidade de fármacos administrados por via oral.

2 2 Administradas por via parenteral: - endovenosa - intramuscular Uso externo: Podem ser preparadas na forma O/A ou A/O. Fármacos irritantes para a pele devem ser incorporados na fase interna. Obtenção de produtos com consistência muito variável Facilidade com que se espalham sobre a área afetada Fácil remoção e não manchar roupas Fórmulas de ação retardada (ex: efedrina em emulsão O/A pela mucosa nasal). Emulsificação aumenta a absorção percutânea dos fármacos com pequeno coeficiente de partilha óleo/água. Determinação dos tipos de emulsões Ensaio da diluição Ensaio de condutibilidade elétrica Ensaio com corantes Teoria das Emulsões O processo da emulsificação implica, portanto, num grande aumento de área interfacial, o qual leva a um crescimento brusco da energia livre de superfície, descrito pela equação 1: E = γ i ds (1) onde, γ i representa a tensão interfacial entre o óleo e a água e ds o aumento da área interfacial da fase interna ( Oliveira, 1997). Esta equação mostra claramente a existência de uma tendência para a estabilização do sistema com a diminuição da tensão interfacial da dispersão, de modo a contrariar a energia livre criada pela expansão da área interfacial. Desse modo fica extremamente fácil visualizar que se a tensão interfacial ( γ i ) diminuir suficientemente para que E se aproxime de zero o sistema tenderá à estabilidade termodinâmica. E = E 2 E 1 0 (2) Por isso, compostos com a habilidade de diminuir a tensão interfacial, tais como os agentes emulsivos primários, com propriedades tensoativas, encontram seu papel fundamental na estabilização de emulsões e microemulsões. No entanto os tensoativos não conseguem diminuir a tensão interfacial a ponto de neutralizar toda a energia livre de superfície criada pelo aumento da área interfacial.

3 3 As microemulsões além desses componentes possuem um composto estrutural adicional, o co-tensoativo. As microemulsões diferem das emulsões comuns não somente por serem opticamente transparentes, mas essencialmente por sua estabilidade termodinâmica (Osborne, D.W. et al., 1991). Gotículas da Fase Interna Macroemulsão: 5000 A (0,5µ) Emulsões: 1000 A a 4000 A ( 0,1µ a 0,4µ) Microemulsão: 100 A a 1000 A ( 0,01µ a 0,1µ) Agentes Emulsivos - reduzindo a força de repulsão entre eles e diminuindo a atração de cada um deles por suas próprias moléculas. - a energia dispendida para dispersar um líquido no outro é diminuída. Mecanismos de ação dos Agentes Emulsivos Os emulsificantes atuam na formação das emulsões através de três mecanismos: Tensão superficial Redução da tensão interfacial dos dois líquidos imiscíveis = estabilização e emulsificação do sistema. Cunha orientada Camadas monomoleculares de agente emulsificante curvadas em torno de uma gotícula da fase interna da emulsão. Aquela fase em que o agente emulsivo for mais solúvel constituirá a fase contínua ou externa da emulsão.

4 4 Película interfacial Formação de um filme resistente e flexível à volta de cada gotícula da fase dispersa, de modo a originar uma barreira que evite a coalescência dessas gotículas quando entram em contato umas com as outras. Características dos Agentes Emulsivos o Ser compatível com outras matérias-primas, não interferindo na estabilidade ou eficácia das substâncias ativas; o Deve ser estável e não deteriorar depois da preparação; o Não tóxico no uso pretendido e na quantidade que será consumida pelo paciente; o Inodoro, sem sabor e cores fortes; o Capacidade de produzir emulsificação e de manter a estabilidade da emulsão durante o prazo de validade previsto para o produto. Classificação dos Agentes Emulsificantes Agentes emulsivos verdadeiros ou primários Agentes naturais: derivados de fontes naturais (plantas e animais). - Ex: Goma arábica, gelatina, caseína, gema de ovo (O/A). Colesterol, Lanolina (A/O). Agentes sintéticos: possuem ação na superfície da fase dispersa e podem ser divididos em: Emulsionantes Aniônicos: - São sais orgânicos que em água, possuem ação tensoativa aniônica. - Uso externo como emulsificante O/A - Estáveis em ph alcalino (superior a 8) - O agente emulsivo é o sal formado pelo álcali e o ácido graxo. - Ex: Sabões de metais alcalinos - monovalentes: estearato de sódio, de potássio, oleato de sódio, palmitato de sódio (O/A) - polivalente: estearato de alumínio, oleato de cálcio, palmitato de cálcio (A/O) Sabões de Base Orgânica - estearato de trietanolamina (O/A) Alquil sulfatos de sódio - Lauril Sulfato de Sódio = LSS - Cetilestearilsulfato de Sódio. Emulsionantes catiônicos: - Apresentam um grupamento polar positivo - Tendem a formar emulsões de ph ácido (3-7) - Emulsões O/A para uso externo - Apresentam também ação antimicrobiana - Os representantes destes grupos são os sais de amônio quaternário - Resultantes da complexação de um radical orgânico polar catiônico com um ânion inorgânico.

5 5 - Ex: cloreto de benzalcôneo, cloreto de cetiltrimetilamônio Emulsionantes não-iônicos: - Emulsões O/A e A/O para uso externo e interno - São compatíveis com substâncias aniônicas e catiônicas, ácidos, álcalis, eletrólitos. - São neutros e muito resistentes a mudanças de ph (3 a 10) - O tipo de emulsão formada depende do equilíbrio entre os grupos hidrofílicos e lipofílicos, HLB (hydrophilic-lipophilic balance). -Ex: - Ésteres de Sorbitano etoxilado Monolaurato de sorbitano etoxilado (Tween 20) Monopalmitato de sorbitano etoxilado (Tween 40) Monoestearato de sorbitano etoxilado (Tween 60) Monooleato de sorbitano etoxilado (Tween 80) - Ésteres de Sorbitano Monolaurato de sorbitano (Span 20) Monopalmitato de sorbitano (Span 40) Monoestearato de sorbitano (Span 60) Monooleato de sorbitano (Span 80) - Ácido graxo etoxilado (Ésteres de polietilenoglicóis) Ácido Esteárico 8 OE Ácido Esteárico 40 OE Monoestearato de PEG Álcoois graxos Laurílico Cetílico Estearílico - Ésteres Ac. Graxos e Álcoois Monoestearato de glicerilo (A/O) MEG + LSS (O/A) = autoemulsionante Agentes emulsivos auxiliares, estabilizantes ou secundários Incluem todos os compostos que normalmente são incapazes de formarem uma emulsão por si só. O verdadeiro valor destes agentes reside na ação espessante que estes produtos conferem, auxiliando a estabilidade da emulsão. Ex: - Goma adraganta, agar, pectina, metilcelulose (agente hidrófilo espessante e estabilizante para emulsões O/A) - Ácido esteárico, álcool cetílico (agente espessante lipófilo e estabilizante para emulsões O/A). - Bentonite, Silicato de Alumínio e Magnésio (Veegum ), Hidróxido de Magnésio, argilas, grafites.

6 6 Equilíbrio Hidrófilo-Lipófilo A tendência à obtenção de sistemas A/O ou O/A depende diretamente das propriedades dos tensoativos e da fase oleosa, e da proporção entre os volumes de água e óleo envolvidos. Em 1948, Griffin introduziu a noção de equilíbrio hidrófilo-lipofílico, designando por EHL ou hydrophilic-lipophilic balance (HLB), idealizando, pela primeira vez, uma sistema para classificar, numericamente, qualquer composto anfifílico segundo as suas características de hidrofília e lipofília. Embora tenham sido atribuídos números até 40, a faixa usual é de 1 a 20. No sistema EHL, além de se atribuírem valores aos emulsificantes, também se atribuem valores aos óleos e às substâncias semelhantes. Ao se usar o conceito de EHL na preparação de uma emulsão, escolhem-se os emulsificantes que tenham um valor EHL mais próximo ao da fase oleosa da emulsão pretendida.

7 7 Aplicações da noção de EHL Emulsão O/A Cera de Abelha g Parafina líquida g Óleo Vegetal g Glicerina g Agente Emulsivo g Água Destilada q.s.p g Para determinar o agente emulsificante ou a mistura destes agentes idéias para obtenção de uma emulsão de ótima estabilidade, o primeiro passo é calcular o EHL correspondente à formula em questão. a) Total (%) das sustâncias lipossolúveis? b) Parcial (%) de cada substância lipossolúvel? c) Determinação do EHL da preparação? Outra possibilidade é a utilização de associações de emulsivos de baixo EHL (tipo A/O) com outro de elevado EHL (tipo O/A), de modo a obter um EHL correspondente ao da emulsão. Considerando o exemplo anterior, se utilizarmos uma mistura de span 80 (baixo EHL) e tween 60 (alto EHL). Determinar as quantidades dos agentes emulsivos? Dados: Substâncias Valor EHL O/A Cera de abelha 15 Parafina líquida 10,5 Óleo Vegetal 9

8 8 Valores de EHL de alguns Emulsificantes Nome Químico Nome Comercial EHL Goma arábica (acácia) Goma arábica 8,0 Sesquioleato de sorbitano Arlacel 83 3,7 Lauril éter de polioxietileno Bryj 30 9,7 Monoestearato de glicerila Monoestearato de glicerila 3,8 Metilcelulose Methocel 15 cps 10,5 Monoestearato de polioxietileno Myrj 45 11,1 Monoestearato de polioxietileno Myrj 49 15,0 Estearato polioxil 40 Myrj 52 16,9 Monoleato de polioxietileno PEG 400 monoleato 11,4 Monolaurato de polioxietileno PEG 400 monolaurato 13,1 Monoestearato de polioxietileno PEG 400 monoestearato 11,6 Gelatina Gelatina 9,8 Oleato de potássio Oleato de potássio 20,0 Lauril sulfato de sódio Lauril sulfato de sódio 40,0 Oleato de sódio Oleato de sódio 18,0 Monolaurato de sorbitano Span 20 8,6 Monopalmitato de sorbitano Span 40 6,7 Monoestearato de sorbitano Span 60 4,7 Triestearato de sorbitano Span 65 2,1 Monoleato de sorbitano Span 80 4,3 Trioleato de sorbitano Span 85 13,2 Goma adraganta Goma adraganta 13,2 Trietanolamina (oleato) Trietanolamina (oleato) 12,0 Monolaurato de sorbitano Tween 20 16,7 polioxietileno (polisorbato 20) Monolaurato de sorbitano Tween 21 13,3 polioxietileno (polisorbato 21) Monopalmitato de sorbitano Tween 40 15,6 polioxietileno (polisorbato 40) Monoestearato de sorbitano Tween 60 14,9 polioxietileno (polisorbato 60) Monoestearato de sorbitano polioxietileno (polisorbato 61) Tween 61 9,6 Triestearato de sorbitano Tween 65 10,5 polioxietileno (polisorbato 65) Monoleato de sorbitano Tween 80 15,0 polioxietileno (polisorbato 80) Monoleato de sorbitano Tween 81 10,0 polioxietileno (polisorbato 81) Trioleato de sorbitano Tween 85 11,0 polioxietileno (polisorbato85) Monoestearato de propilenoglicol Lauroglicol 3,4

9 9 Preparação de Emulsões Agitação Manual Agitação Mecânica Preparação Geral Aquecer todos os componentes óleo solúveis à cerca de C. Aquecer todos os componentes hidrossolúveis à cerca de C. Adicionar uma fase à outra, lentamente, agitando. Adicionar corantes, essências, hormônios, vitaminas, bioativos, (matéria prima de natureza orgânica em geral) quando esfriar à cerca de 30 C. Estabilidade das Emulsões Uma emulsão é considerada fisicamente instável quando: Em repouso, a fase dispersa ou interna tende a formar agregados de gotículas; Grandes gotículas ou agregados de gotículas surgem na superfície ou se depositam no fundo do recipiente, formando uma camada concentrada da fase interna; Todo o líquido ou parte do líquido da fase interna desemulsifica e forma uma camada distinta na superfície ou no fundo do recipiente, devido a coalescência dos glóbulos da fase interna. Contaminação e proliferação microbiana Alterações químicas e físicas. Relação entre o volume das fases Inversão de fases EQUAÇÃO DE STOKES Emulsões Múltiplas - A/O/A ou O/A/O - Deve-se ter uma agente emulsivo para equilíbrio A/O e outro para O/A. - Cuidado com o aquecimento e agitação.

05/08/2016 SISTEMAS HETEROGÊNEOS - FORMA FARMACÊUTICA: EMULSÃO - Iônicas. Não iônicas. Óleo em água: O/A Água em óleo: A/O Múltiplas: A/O/A ou O/A/O

05/08/2016 SISTEMAS HETEROGÊNEOS - FORMA FARMACÊUTICA: EMULSÃO - Iônicas. Não iônicas. Óleo em água: O/A Água em óleo: A/O Múltiplas: A/O/A ou O/A/O SISTEMAS HETEROGÊNEOS - FORMA FARMACÊUTICA: EMULSÃO - EMULSÕES Definição: São dispersões de dois líquidos não miscíveis entre si, que com a ajuda de um agente emulsionante formam um sistema homogêneo.

Leia mais

EMULSÕES. Profa. Dra. Vladi Olga Consiglieri Disciplina de Farmacotécnica FBF 341

EMULSÕES. Profa. Dra. Vladi Olga Consiglieri Disciplina de Farmacotécnica FBF 341 EMULSÕES Profa. Dra. Vladi Olga Consiglieri Disciplina de Farmacotécnica FBF 341 Emulsões Definição - São dispersões nas quais a fase dispersa é constituída por pequenas gotículas de líquido distribuídas

Leia mais

05/08/2016 SISTEMAS HETEROGÊNEOS. - EMULSÕES continuação - ESTABILIDADE DAS EMULSÕES AGREGAÇÃO E COALESCÊNCIA

05/08/2016 SISTEMAS HETEROGÊNEOS. - EMULSÕES continuação - ESTABILIDADE DAS EMULSÕES AGREGAÇÃO E COALESCÊNCIA SISTEMAS HETEROGÊNEOS - EMULSÕES continuação - DAS EMULSÕES Profa. Ms. Priscila Torres QUANDO UMA EMULSÃO É CONSIDERADA FISICAMENTE INSTÁVEL? Em repouso, a fase dispersa ou interna, tende a formar agregados

Leia mais

Tecnologia de Formas Farmacêuticas Líquidas: Emulsões

Tecnologia de Formas Farmacêuticas Líquidas: Emulsões Tecnologia de Formas Farmacêuticas Líquidas: Emulsões ADJUVANTES FUNÇÃO EXEMPLOS Carreador Água purificada VEÍCULO CONSERVANTE SOLVENTE ANTIOXIDANTE Evitar crescimento de fungos e microorganismos Co-solvente

Leia mais

TERNÁRIO EHL DE UM ÓLEO

TERNÁRIO EHL DE UM ÓLEO AULA PRÁTICA I DIAGRAMA TERNÁRIO DETERMINAÇÃO LABORATORIAL DO EHL DE UM ÓLEO Grupos: vários SUMÁRIO 2 Definição de emulsão; Classificação dos emulgentes e Escala EHL; Teoria das emulsões; Instabilidade

Leia mais

FARMÁCIA GALÉNICA SISTEMAS DISPERSOS. Líquido em gás aerossol. Líquido em líquido emulsão ou sol coloidal. Líquido em sólido emulsão sólida

FARMÁCIA GALÉNICA SISTEMAS DISPERSOS. Líquido em gás aerossol. Líquido em líquido emulsão ou sol coloidal. Líquido em sólido emulsão sólida FARMÁCIA GALÉNICA SISTEMAS DISPERSOS SISTEMAS DISPERSOS - Tipos Líquido em gás aerossol Líquido em líquido emulsão ou sol coloidal Líquido em sólido emulsão sólida Sólido em líquido suspensão Sólido em

Leia mais

E-book. Emulsões e Géis. com Lucas Portilho

E-book. Emulsões e Géis. com Lucas Portilho E-book Emulsões e Géis com Lucas Portilho Emulsões As emulsões são dispersões estabelecidas por uma fase dividida determinada como interna, dispersa ou descontinua, e por outra fase que cerca as gotículas,

Leia mais

FORMAS FARMACÊUTICAS SEMISSÓLIDOS

FORMAS FARMACÊUTICAS SEMISSÓLIDOS FORMAS FARMACÊUTICAS SEMISSÓLIDOS Semissólidos Cremes Pomadas Pastas Géis Generalidades Sistemas emulsionados fases aquosa, oleosa e emulsificante. Aplicação na pele ou mucosas com ação medicamentosa ou

Leia mais

) T, p. Processos Superficiais Tensão Superficial. Efeito de substâncias dissolvidas na tensão superficial de um solvente. RT ln (C 2 /C )) T, p

) T, p. Processos Superficiais Tensão Superficial. Efeito de substâncias dissolvidas na tensão superficial de um solvente. RT ln (C 2 /C )) T, p - Lembrando da isoterma de Gibbs: para uma solução com dois componente Γ 2 = 1 RT ( γ ln a 2 ) T, p Considerando solução diluída ideal Γ 2 = 1 ( γ RT ln (C 2 /C )) T, p Γ 2 = C 2 RT ( γ C 2 ) T, p - de

Leia mais

INGREDIENTE ATIVO é o composto responsável pela eficácia biológica.

INGREDIENTE ATIVO é o composto responsável pela eficácia biológica. ADJUVANTES DEFINIÇÕES INGREDIENTE ATIVO é o composto responsável pela eficácia biológica. ADJUVANTES - é qualquer substância contida numa formulação ou adicionada ao tanque que modifica a atividade herbicida

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Tecnológicas - CCT Departamento de química - DQMC Emulsões

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Tecnológicas - CCT Departamento de química - DQMC Emulsões Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Tecnológicas - CCT Departamento de química - DQMC Disciplina: Físico-química II Professor (a): Marcia Margarete Meier Acadêmicas: Camila

Leia mais

FORMAS FARMACÊUTICAS PLÁSTICAS

FORMAS FARMACÊUTICAS PLÁSTICAS 1 FORMAS FARMACÊUTICAS PLÁSTICAS Prof. Dr. Humberto G. Ferraz FCF/USP 1. INTRODUÇÃO As Formas Farmacêuticas Plásticas (FFP) compreendem um grupo de preparações de uso dermatológico aplicadas na forma de

Leia mais

Definição. Bases cosméticas ou veículos podem ser consideradas a parte visível de uma formulação cosmética. Uma fórmula possui:

Definição. Bases cosméticas ou veículos podem ser consideradas a parte visível de uma formulação cosmética. Uma fórmula possui: 1 Definição Bases cosméticas ou veículos podem ser consideradas a parte visível de uma formulação cosmética. Uma fórmula possui: Os ativos: responsáveis pela ação do produto O veículo: que leva o ativo

Leia mais

Acne e Hidratação. Exemplificações de Fórmulas,

Acne e Hidratação. Exemplificações de Fórmulas, Acne e Hidratação. Exemplificações de Fórmulas As exemplificações de fórmulas foram desenvolvidas com substâncias hidratantes para conferir hidratação em todas as fases de tratamento da pele acnéica. 0

Leia mais

Emulsões 26/09/2011. Histórico. Emulsificação. Emulsões. Características gerais das emulsões. Aplicações das emulsões. Profa. Françoise Carmignan

Emulsões 26/09/2011. Histórico. Emulsificação. Emulsões. Características gerais das emulsões. Aplicações das emulsões. Profa. Françoise Carmignan Histórico Mais antiga forma de aplicação tópica Bálsamos e ungüentos como precursores (2000 a.c) Emulsões Galeno (150 d.c.) inventor do cold cream Incorporação do óleo de oliva, cera de abelhas, óleo de

Leia mais

VEÍCULO. Fosfato dicálcio, Fosfato dibásico de

VEÍCULO. Fosfato dicálcio, Fosfato dibásico de Categoria 14 Suplementos nutricionais 341ii VEÍCULO Fosfato dicálcico, fosfato dibásico de cálcio, fosfato de cálcio dibásico, hidrogênio ortofosfato de cálcio, fosfato de cálcio secundário, hidrogênio

Leia mais

FORMAS FARMACÊUTICAS. Apresentação da fórmula farmacêutica.

FORMAS FARMACÊUTICAS. Apresentação da fórmula farmacêutica. FORMAS FARMACÊUTICAS Apresentação da fórmula farmacêutica. Líquidas: soluções, suspensões, emulsões, etc. Sólidas: pós, cápsulas, comprimidos, drágeas, supositórios, etc. Semi-sólidas (pastosas): pomadas,

Leia mais

Produtos Complementares

Produtos Complementares Produtos Complementares 28 AGENTES DE CONDICIONAMENTO Behentrimonium chloride (BTAC) Tensoativo catiônico com ótimo efeito condicionante, antiestático e emulsionante. Behentrimonium chloride 1-5% Cloreto

Leia mais

QUÍMICA MINERAL. Para continuarmos a aula, será necessária uma noção sobre reação de esterificação, ou seja, reação entre ácido e álcool.

QUÍMICA MINERAL. Para continuarmos a aula, será necessária uma noção sobre reação de esterificação, ou seja, reação entre ácido e álcool. QUÍMICA MINERAL Prof. Borges LIPÍDIOS É importante lembrarmos de alguns conceitos básicos antes de iniciarmos a aula de bioquímica. Todo hidrocarboneto é apolar e, portanto insolúvel em água e solúvel

Leia mais

COLÓIDES. Prof. Harley P. Martins filho SISTEMAS COLOIDAIS. Colóide: dispersão de pequenas partículas de um material em outro

COLÓIDES. Prof. Harley P. Martins filho SISTEMAS COLOIDAIS. Colóide: dispersão de pequenas partículas de um material em outro COLÓIDES Prof. Harley P. Martins filho SISTEMAS COLOIDAIS Colóide: dispersão de pequenas partículas de um material em outro Faixa de tamanho das partículas coloidais 10-9 a 10-6 m Classificação geral:

Leia mais

Produtos Complementares

Produtos Complementares Produtos Complementares ACIDULANTE Ácido Cítrico Amplamente utilizado devido às suas vantagens no tratamento como acidulante e agente de controle de ph. O ácido cítrico atua como um excelente regulador

Leia mais

EXTRAÇÃO POR SOLVENTES (QUIMICAMENTE ATIVA)

EXTRAÇÃO POR SOLVENTES (QUIMICAMENTE ATIVA) INSTITUTO DE QUÍMICA ARARAQUARA QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL EXTRAÇÃO POR SOLVENTES (QUIMICAMENTE ATIVA) Prof. Dr. José Eduardo de Oliveira Prof. Dr. Leonardo Pezza Profª Juliana Rodrigues Grupo 6 Michelle

Leia mais

Formulações de Repelentes e suas formas cosméticas. Silvana Kitadai Nakayama Merck

Formulações de Repelentes e suas formas cosméticas. Silvana Kitadai Nakayama Merck Formulações de Repelentes e suas formas cosméticas Silvana Kitadai Nakayama Merck Repelentes de Insetos Repelentes de insetos vêm em muitas formas, incluindo aerossóis, sprays, líquidos, cremes, lenços

Leia mais

Bioquímica PROFESSOR GILDÃO

Bioquímica PROFESSOR GILDÃO Gildão e WBio Bioquímica PROFESSOR GILDÃO Dica 1: Ácidos graxos 1) Saturado: gordura; IUPAC: C10 : 0 2) Insaturado: óleo; IUPAC: C18 : 3-9,12,15 Ômega: ω 3 Ponto de Fusão: gordura > óleo Questão 01 Os

Leia mais

ÁFRICA - AMÉRICA - ÁSIA - EUROPA - OCEANIA

ÁFRICA - AMÉRICA - ÁSIA - EUROPA - OCEANIA ABR 15 ÁFRICA - AMÉRICA - ÁSIA - EUROPA - OCEANIA catalogo_cosmeticos_pt_maio.indd Spread 1 of 6 - Pages(12, 1) 20/05/15 15:49 catalogo_cosmeticos_pt_maio.indd Spread 2 of 6 - Pages(2, 11) 20/05/15 15:49

Leia mais

ÓLEOS E GORDURAS (LIPÍDEOS) - TRIGLICERÍDEOS

ÓLEOS E GORDURAS (LIPÍDEOS) - TRIGLICERÍDEOS Moléculas Orgânicas constituintes dos seres vivos (Biomoléculas Orgânicas) Gorduras ou Lipídeos (Triglicerídeos) Derivadas de ácidos graxos e podem se classificar em: Gorduras Saturadas Gorduras insaturadas

Leia mais

a) Se uma substância apresenta moléculas, ela deve apresentar ligações iônicas.

a) Se uma substância apresenta moléculas, ela deve apresentar ligações iônicas. Lista exercicios 1 ano prof: Luciano Gonçalves Aluno: Série: Turma: Data: Questão 1 O símbolo para o íon cálcio, Ca 2+, indica que I. é um ânion. II. possui dois prótons a mais que o respectivo átomo neutro.

Leia mais

MÉTODOS QUÍMICOS DE CONTROLE (SANITIZAÇÃO) 1

MÉTODOS QUÍMICOS DE CONTROLE (SANITIZAÇÃO) 1 MÉTODOS QUÍMICOS DE CONTROLE (SANITIZAÇÃO) 1 CONCEITOS: Ação de Limpeza: remoção de sujidades. Sujidades: resíduos orgânicos (proteínas, gorduras e sais minerais) depositados ou aderidos a superfícies.

Leia mais

EMULSÕES ASFÁLTICAS PAVIMENTAÇÃO

EMULSÕES ASFÁLTICAS PAVIMENTAÇÃO EMULSÕES ASFÁLTICAS PARA PAVIMENTAÇÃO Emulsões Asfálticas/Pavimentação ¾Histórico: Emulsões Aniônicas > Europa (1924) Emulsões Aniônicas > Brasil (1952/Shell) (emulsões aniônicas / não adesividade / ag.ácidos)

Leia mais

TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO FLUIDOS DE CORTE

TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO FLUIDOS DE CORTE TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO FLUIDOS DE CORTE Emprego de meios lubri-refrigerantes (também chamados fluidos de corte, óleos de corte, meios de lubrificação e arrefecimento, líquidos refrigerantes, etc.

Leia mais

FCAV/UNESP. DISCIPLINA: Química Orgânica. ASSUNTO: Ácidos Carboxílicos e Ésteres Prof a. Dr a. Luciana Maria Saran

FCAV/UNESP. DISCIPLINA: Química Orgânica. ASSUNTO: Ácidos Carboxílicos e Ésteres Prof a. Dr a. Luciana Maria Saran FCAV/UNESP DISCIPLINA: Química Orgânica ASSUNTO: Ácidos Carboxílicos e Ésteres Prof a. Dr a. Luciana Maria Saran 1 CLASSE FUNCIONAL ÁCIDO CARBOXÍLICO Os compostos desta classe têm em comum a presença do

Leia mais

atendente de FARMÁCIA Prof. Dr. Luis Antonio Cezar Junior Farmacêutico Bioquímico

atendente de FARMÁCIA Prof. Dr. Luis Antonio Cezar Junior Farmacêutico Bioquímico atendente de FARMÁCIA Prof. Dr. Luis Antonio Cezar Junior Farmacêutico Bioquímico atendente de FARMÁCIA VIAS DE ADMINISTRAÇÃO E FORMAS FARMACÊUTICAS VIAS DE ADMINISTRAÇÃO Introdução o que são VIAS DE ADMINISTRAÇÃO?

Leia mais

SABÕES E DETERGENTES. Laboratório de Química dos Elementos QUI Figura 1: Representação esquemática de um tensoativo

SABÕES E DETERGENTES. Laboratório de Química dos Elementos QUI Figura 1: Representação esquemática de um tensoativo SABÕES E DETERGENTES Os sabões e os detergentes são constituídos de compostos orgânicos com grupamentos polares (carboxílicos - sabões, sulfônicos - detergentes e etc.) e apolares (hidrocarbonetos) na

Leia mais

atos relacionados: Lei nº 6437, de 20 de agosto de 1977

atos relacionados: Lei nº 6437, de 20 de agosto de 1977 título: Resolução RDC nº 218, de 01 de agosto de 2002 ementa não oficial: Aprova Regulamento Técnico sobre Tripas Sintéticas de Celulose Regenerada em Contato com Alimentos constante do anexo desta Resolução.

Leia mais

OLIVEM 900. Emulsionante natural para formulações de toques não oleoso e suave, com certificação ECOCERT

OLIVEM 900. Emulsionante natural para formulações de toques não oleoso e suave, com certificação ECOCERT OLIVEM 9 Emulsionante natural para formulações de toques não oleoso e suave, com certificação ECOCERT INCI Name: Sorbitan Olivate CAS Number: 22376-4-9 Descrição: OLIVEM 9 é um sistema emulsificante natural

Leia mais

Curso de Fitoterapia Médica Farmácia da Natureza e Centro Médico de Ribeirão Preto. Capítulo 2 Preparações fitoterápicas

Curso de Fitoterapia Médica Farmácia da Natureza e Centro Médico de Ribeirão Preto. Capítulo 2 Preparações fitoterápicas Curso de Fitoterapia Médica e Centro Médico de Ribeirão Preto Capítulo 2 Preparações fitoterápicas Introdução Tanto os medicamentos fitoterápicos (MF) quanto os produtos tradicionais fitoterápicos (PTF)

Leia mais

Miniemulsão: - fase dispersa, fase contínua,emulsificante, co-emulsificante - Goticulas com diametro variando de 50 nm a 400 nm

Miniemulsão: - fase dispersa, fase contínua,emulsificante, co-emulsificante - Goticulas com diametro variando de 50 nm a 400 nm Emulsão de óleo em água O/A Emulsão de água em óleo A/O O A A O Nanoemulsão: - Goticulas com diametro < 100 nm -Termodinamicamente instável - transparente Miniemulsão: - fase dispersa, fase contínua,emulsificante,

Leia mais

2012 Lenns Chemistry. Óleo Vegetal

2012 Lenns Chemistry. Óleo Vegetal Óleo Vegetal Nome Químico: Ésteres de ácido graxo com glicerol Natureza química:inseticida / anti -evaporante e adjuvante do grupo éster. Tipo de formulação: Concentrado emulsionável Ponto de fusão: não

Leia mais

Dispersões Coloidais

Dispersões Coloidais Dispersões Coloidais As dispersões coloidais são misturas heterogêneas ( mesmo sendo uma mistura homogênea) nas quais a partícula da fase dispersa é invisível As dispersões coloidais são compostas por

Leia mais

02/03/2012. Rodrigo Borges, M.Sc. Absorção Distribuição Metabolização ou biotransformação Excreção

02/03/2012. Rodrigo Borges, M.Sc. Absorção Distribuição Metabolização ou biotransformação Excreção Rodrigo Borges, M.Sc 2012 Movimento dos fármacos no organismo O que o organismo faz sobre a droga É o estudo da velocidade com que os fármacos atingem o sítio de ação e são eliminados do organismo, bem

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO PARA FIXAÇÃO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE MARGARINA 1. ALCANCE 1.1. OBJETIVO: Estabelecer a identidade e os requisitos mínimos de

REGULAMENTO TÉCNICO PARA FIXAÇÃO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE MARGARINA 1. ALCANCE 1.1. OBJETIVO: Estabelecer a identidade e os requisitos mínimos de REGULAMENTO TÉCNICO PARA FIXAÇÃO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE MARGARINA 1. ALCANCE 1.1. OBJETIVO: Estabelecer a identidade e os requisitos mínimos de qualidade que deverá cumprir a Margarina destinada

Leia mais

Cronograma das Atividades Didáticas FCFRP/USP - 1º. semestre de 2019

Cronograma das Atividades Didáticas FCFRP/USP - 1º. semestre de 2019 ronograma das tividades Didáticas FFRP/USP - 1º. semestre de 2019 Nome da Disciplina ou Módulo: 60013 - Farmacotécnica, Tecnologia de Medicamentos e osméticos III ódigo da Disciplina ou Módulo: GF 2047

Leia mais

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00024/

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00024/ 22000 - MINIST. DA AGRICUL.,PECUARIA E ABASTECIMENTO 3006 - LABORATÓRIO NAC. AGROPECUÁRIO EM PERNAMBUCO RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00024/203-000 - Itens da Licitação - ÁCIDO PERACÉTICO ÁCIDO

Leia mais

INTRODUÇÃO. Pomadas: preparações tópicas constituídas de base monofásica na qual podem estar dispersas substâncias sólidas ou líquidas.

INTRODUÇÃO. Pomadas: preparações tópicas constituídas de base monofásica na qual podem estar dispersas substâncias sólidas ou líquidas. INTRODUÇÃO Definições (F. Bras. IV) Pomadas: preparações tópicas constituídas de base monofásica na qual podem estar dispersas substâncias sólidas ou líquidas. Pastas: são pomadas contendo grande quantidade

Leia mais

Processo Seletivo Disciplina: QUÍMICA

Processo Seletivo Disciplina: QUÍMICA 1) Gabarito oficial definitivo - Questão 1 A) Uma vez que no enunciado da questão 1 não foi exigido nomenclatura segundo regras da IUPAC, existem variações de nomenclatura para os produtos da reação entre

Leia mais

Dissolver óleos em água

Dissolver óleos em água Dissolver óleos em água A água é um solvente natural que dissolve muitas substâncias, infelizmente, nem tudo é solúvel em água, o que inclui óleos. O óleo precisa de outro solvente para ajudar a misturá-lo

Leia mais

INTRODUÇÃO. Histórico. Definições (F. Bras. IV)

INTRODUÇÃO. Histórico. Definições (F. Bras. IV) INTRODUÇÃO Histórico Definições (F. Bras. IV) Pomadas: preparações tópicas constituídas de base monofásica na qual podem estar dispersas substâncias sólidas ou líquidas. Pastas: são pomadas contendo grande

Leia mais

Líquidos Estruturados

Líquidos Estruturados Líquidos Estruturados Sistemas de suspensão sem o uso de polímeros Workshop Belo Horizonte Abril, 2017 O que são os Líquidos Estruturados? Os líquidos estruturados são um sistema de suspensão sem polímero,

Leia mais

NOVOS INGREDIENTES PARA O DESENVOLVIMENTO DE EMULSÕES COSMÉTICAS LIVRES DE CARBÔMERO CARBOGREEN E O MEIO AMBIENTE

NOVOS INGREDIENTES PARA O DESENVOLVIMENTO DE EMULSÕES COSMÉTICAS LIVRES DE CARBÔMERO CARBOGREEN E O MEIO AMBIENTE NOVOS INGREDIENTES PARA O DESENVOLVIMENTO DE EMULSÕES COSMÉTICAS LIVRES DE CARBÔMERO CARBOGREEN E O MEIO AMBIENTE FATOS SOBRE OS PLÁSTICOS Degradação demora entre 500 a 1.000 anos. Nos últimos 10 anos

Leia mais

Soluções para melhoria de performance de formulações domissanitárias. Daniela Tristão Abril/2018

Soluções para melhoria de performance de formulações domissanitárias. Daniela Tristão Abril/2018 Soluções para melhoria de performance de formulações domissanitárias Daniela Tristão Abril/2018 Agenda Tensoativos Secundários em Detergentes Líquidos - Funcionalidade e Benefícios - AMMONYX LMDO vs. Amidas

Leia mais

RESPOSTA TÉCNICA. Informação sobre composição e formulação de gel condutor. Gel condutor, formulação de gel condutor, composição de gel condutor

RESPOSTA TÉCNICA. Informação sobre composição e formulação de gel condutor. Gel condutor, formulação de gel condutor, composição de gel condutor Título Gel condutor Resumo Informação sobre composição e formulação de gel condutor Palavra chave Gel condutor, formulação de gel condutor, composição de gel condutor Assunto Produtos químicos Demanda

Leia mais

Suspensões são formas farmacêuticas de sistema heterogêneo.

Suspensões são formas farmacêuticas de sistema heterogêneo. Suspensão Suspensões são formas farmacêuticas de sistema heterogêneo. São formas farmacêuticas líquidas, constituídas de uma dispersão grosseira, onde a fase dispersa, sólida e insolúvel (fase interna)

Leia mais

Composição química da célula

Composição química da célula Composição química da célula Introdução Evidência da evolução Todas as formas de vida tem a mesma composição química! Substâncias inorgânicas Substâncias orgânicas Água e sais minerais Carboidratos, lipídios,

Leia mais

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 4 REAÇÕES E FUNÇÕES QUÍMICAS

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 4 REAÇÕES E FUNÇÕES QUÍMICAS Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! Use canetas coloridas ou escreva palavras destacadas, para facilitar na hora de estudar. E capriche! Não se esqueça

Leia mais

Circuito Indeba de Treinamento Química Básica I Aplicada a Higienização

Circuito Indeba de Treinamento Química Básica I Aplicada a Higienização Circuito Indeba de Treinamento Química Básica I Aplicada a Higienização ANVISA AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil. Exerce o controle

Leia mais

LIPOFILIA LIPOFILIA COEFICIENTE DE PARTIÇÃO.

LIPOFILIA LIPOFILIA COEFICIENTE DE PARTIÇÃO. LIPOFILIA A lipofilia de um composto é comumente estimada usando Log P a partir da partição de um sistema octanol/água aandrico@ifsc.usp.br A lipofilia é uma das propriedades mais importantes relacionadas

Leia mais

Suspensões farmacêuticas

Suspensões farmacêuticas Suspensões farmacêuticas Disciplina de Farmacotécnica FBF 341 Profa. Dra.Vladi Olga Consiglieri O QUE SÃO SUSPENSÕES FARMACÊUTICAS? Definição FB 5 ed.: É a forma farmacêutica líquida que contém partículas

Leia mais

3.1 Gelados comestíveis prontos para o consumo ACIDULANTE/REGULADOR DE ACIDEZ Limite máximo Nome do aditivo

3.1 Gelados comestíveis prontos para o consumo ACIDULANTE/REGULADOR DE ACIDEZ Limite máximo Nome do aditivo Categoria 3 Gelados comestíveis 3.1 Gelados comestíveis prontos para o consumo ACIDULANTE/REGULADOR DE ACIDEZ 334 Ácido Tartárico (L (+)-) 335i Tartarato monossódico 335ii 336i 336ii 337 Tartarato dissódico

Leia mais

Química Orgânica Ambiental

Química Orgânica Ambiental Química Orgânica Ambiental Aula 15 Estudo dos ácidos carboxílicos e derivados Prof. Dr. Leandro Vinícius Alves Gurgel 1. Introdução Os ácidos carboxílicos são estruturalmente caracterizados pela presença

Leia mais

Gel 26/09/2011. Géis Propriedades. Géis Conceitos. Géis Características adequadas. Géis Aplicações. Profa. Françoise Carmignan.

Gel 26/09/2011. Géis Propriedades. Géis Conceitos. Géis Características adequadas. Géis Aplicações. Profa. Françoise Carmignan. BASES DERMATOLÓGICAS SHAMPOOS HIPOALERGÊNICA Gel EMULSÕES GEL CREME IÔNICA NÃO IÔNICA GÉIS Profa. Françoise Carmignan ANIÔNICAS CATIÔNICAS NÃO IÔNICA IÔNICA Conceitos Propriedades Sistemas coloidais constituído

Leia mais

Lipídeos. Carboidratos (Açúcares) Aminoácidos e Proteínas

Lipídeos. Carboidratos (Açúcares) Aminoácidos e Proteínas BIOQUÍMICA Lipídeos Carboidratos (Açúcares) Aminoácidos e Proteínas LIPÍDEOS São ÉSTERES derivados de ácidos graxos superiores. Ex1: São divididos em: Cerídeos Glicerídeos Fosfatídeos Esteroides CERÍDEOS

Leia mais

Composição Química das Células: Água e Sais Minerais

Composição Química das Células: Água e Sais Minerais Composição Química das Células: Água e Sais Minerais Uma das evidências da evolução biológica e da ancestralidade comum dos seres vivos é que todas as formas de vida possuem composição química semelhante.

Leia mais

Sobremesas de gelatina prontas para o consumo ACIDULANTE/REGULADOR DE ACIDEZ Limite máximo Nome do aditivo ANTIOXIDANTE AROMATIZANTE

Sobremesas de gelatina prontas para o consumo ACIDULANTE/REGULADOR DE ACIDEZ Limite máximo Nome do aditivo ANTIOXIDANTE AROMATIZANTE Categoria 19 Sobremesas e pós para sobremesas 19.1 Sobremesas de gelatina 19.1.1 Sobremesas de gelatina prontas para o consumo ACIDULANTE/REGULADOR DE ACIDEZ 334 Ácido tartárico 355 Ácido adípico 336i

Leia mais

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer DETERMINAÇÃO DO EQUILÍBRIO HIDRÓFILO-LIPÓFILO (EHL) DE ÓLEOS DE ORIGEM VEGETAL HYDROPHILE-LIPOPHILE BALANCE (HLB) DETERMINATION OF VEGETABLE OIL FAMILY ZANIN, S. M. W. 1 ; MIGUEL, M. D. 2 ; CHIMELLI, M.

Leia mais

Prof. Anderson Carniel

Prof. Anderson Carniel Prof. Anderson Carniel Capacidade que um fármaco/produto retém na manutenção de suas características físicas, químicas, microbiológicas, terapêuticas e toxicológicas desde o dia de sua manipulação/produção

Leia mais

Resolução - RDC nº 218, de 01 de agosto de 2002

Resolução - RDC nº 218, de 01 de agosto de 2002 Resolução - RDC nº 218, de 01 de agosto de 2002 D.O.U de 05/08/2002 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o art. 11, inciso IV, do Regulamento

Leia mais

Disponível em: Acesso em: 27 jun (Adaptado)

Disponível em:  Acesso em: 27 jun (Adaptado) 1. Na atual estrutura social, o abastecimento de água tratada desempenha papel fundamental para a prevenção de doenças. Entretanto, a população mais carente é a que mais sofre com a falta de água tratada,

Leia mais

Compostos orgânicos Lipídios. Professor Thiago Scaquetti de Souza

Compostos orgânicos Lipídios. Professor Thiago Scaquetti de Souza Compostos orgânicos Lipídios Professor Thiago Scaquetti de Souza Lipídios Os lipídios são compostos orgânicos caracterizados por serem oleosos ou gordurosos, insolúveis em água e solúveis em solventes

Leia mais

Preparações líquidas: Soluções

Preparações líquidas: Soluções Preparações líquidas: Soluções Definição Preparações líquidas que contêm uma ou mais substâncias dispersas em UFVJM Departamento Farmácia Disciplina Farmacotécnica Professor Antonio Sousa Santos nível

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL ATRIBUIÇÃO DE ADITIVOS E SEUS LIMITES MÁXIMOS PARA A CATEGORIA DE ALIMENTOS 12 SOPAS E CALDOS

REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL ATRIBUIÇÃO DE ADITIVOS E SEUS LIMITES MÁXIMOS PARA A CATEGORIA DE ALIMENTOS 12 SOPAS E CALDOS MERCOSUL/GMC/RES. Nº 16/00 REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL ATRIBUIÇÃO DE ADITIVOS E SEUS LIMITES MÁXIMOS PARA A CATEGORIA DE ALIMENTOS 12 SOPAS E CALDOS TENDO EM VISTA: o Tratado de Assunção, o Protocolo

Leia mais

Conteúdo: ESTUDO DAS DISPERSÕES E SOLUÇÕES

Conteúdo: ESTUDO DAS DISPERSÕES E SOLUÇÕES Atividade/Exercício: FIXAÇÃO DE ESTUDO DAS SOLUÇÕES Disciplina: QUÍMICA Educador: ENDERSON BASTANI 1ª Etapa 23/ 04 /2019 Ano/Série: 2º Educando(a): Turma: Conteúdo: ESTUDO DAS DISPERSÕES E SOLUÇÕES QUESTÃO

Leia mais

3ª Série / Vestibular. As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar que, na reação:

3ª Série / Vestibular. As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar que, na reação: 3ª Série / Vestibular 01. I _ 2SO 2(g) + O 2(g) 2SO 3(g) II _ SO 3(g) + H 2O(l) H 2SO 4(ag) As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar

Leia mais

2.3.1Mineralização das águas e processos de dissolução

2.3.1Mineralização das águas e processos de dissolução 2.3.1Mineralização das águas e processos de dissolução As águas naturais são na verdade soluções aquosas, não contêm apenas água, mas também substâncias dissolvidas. A facilidade de dissolução das substâncias

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE FARMÁCIA. Fernanda Silva Oliveira

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE FARMÁCIA. Fernanda Silva Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE FARMÁCIA Fernanda Silva Oliveira REVISÃO DA IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO EQUILÍBRIO HIDRÓFILO- LIPÓFILO (EHL) E DETERMINAÇÃO DO EHL DO ÓLEO DE PRACAXI (Pentaclethra

Leia mais

Número: Cidade: UF: Insc. Estadual: Validade da Proposta: Favor cotar os preços para fornecimento dos materiais/serviços abaixo especificados:

Número: Cidade: UF: Insc. Estadual: Validade da Proposta: Favor cotar os preços para fornecimento dos materiais/serviços abaixo especificados: Page 1 of 7 1 100,00 UN BOBINA DE SACOLA PLÁSTICA (geladeira, freezer, microondas. Transparente tamanho 2kg. Bobina plástica para condicionamento de alimentos, 30x40cm, rolo com 500 unidades. Valor de

Leia mais

Tintas, Vernizes, Lacas e Esmaltes. Professora Ligia Pauline

Tintas, Vernizes, Lacas e Esmaltes. Professora Ligia Pauline Tintas, Vernizes, Lacas e Esmaltes Professora Ligia Pauline Tintas Suspensão de partículas opacas (pigmentos) em veículo fluido; Função das partículas: cobrir e decorar as superfícies; Função do veículo:

Leia mais

Aprenda a Ganhar Dinheiro

Aprenda a Ganhar Dinheiro Aprenda a Ganhar Dinheiro FAÇA VOCÊ MESMO A SUA INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA PRODUZINDO PRODUTOS DE LIMPEZA PARA REVENDER E GANHAR UM BOM DINHEIRO. Agua sanitaria Alvejante Amaciante Cera liquida Cif cremoso

Leia mais

A missão do agente tensioativo

A missão do agente tensioativo A missão do agente tensioativo Uma aventura no Laboratório Professoras orientadoras: Célia Faustino Isabel Ribeiro Catarina Vaz Teresa Rebelo O que é um tensioativo? São moléculas que têm a capacidade

Leia mais

Funções Químicas: Ácidos, bases, sais e óxidos

Funções Químicas: Ácidos, bases, sais e óxidos Funções Químicas: Ácidos, bases, sais e óxidos Funções Químicas Grupo de substâncias compostas que possuem propriedades químicas semelhantes; As funções químicas são divididas de acordo com a divisão clássica

Leia mais

Capítulo 34. a) originam um líquido transparente ou translúcido ou uma emulsão estável sem separação da matéria insolúvel; e

Capítulo 34. a) originam um líquido transparente ou translúcido ou uma emulsão estável sem separação da matéria insolúvel; e Capítulo 34 Sabões, agentes orgânicos de superfície, preparações para lavagem, preparações lubrificantes, ceras artificiais, ceras preparadas, produtos de conservação e limpeza, velas e artigos semelhantes,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA ORGÂNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA ORGÂNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA ORGÂNICA ORIENTADORA: PROF.ª DRA. KARLA VIEIRA P R OF.ª LUCAS SIQUEIRA ÁCIDOS CARBOXÍLICOS Ácidos carboxílicos

Leia mais

INS Nome do aditivo Limite máximo Notas ANTIESPUMANTE. INS Nome do aditivo Limite máximo. (g/100g ou g/100ml) 900a

INS Nome do aditivo Limite máximo Notas ANTIESPUMANTE. INS Nome do aditivo Limite máximo. (g/100g ou g/100ml) 900a Categoria 4 Frutas e hortaliças 4.1 Frutas in natura (embaladas e com tratamento de superfície) ACIDULANTE/REGULADOR DE ACIDEZ 525 Hidróxido de potássio 527 Hidróxido de amônio 21 e 57 ANTIESPUMANTE 900a

Leia mais

Gastronomia Molecular

Gastronomia Molecular Arte e Sabor Gastronomia Molecular Não é magia, é ciência! Trabalho elaborado por : Milene Vítor Nº19 Patrícia Da Silva Nº20 Philippa Costa Nº22 Rui Alexandre Nº24 O que é a gastronomia molecular? A Gastronomia

Leia mais

INSTRUÇÕES. O tempo disponível para a realização das duas provas e o preenchimento da Folha de Respostas é de 5 (cinco) horas no total.

INSTRUÇÕES. O tempo disponível para a realização das duas provas e o preenchimento da Folha de Respostas é de 5 (cinco) horas no total. INSTRUÇÕES Para a realização desta prova, você recebeu este Caderno de Questões. 1. Caderno de Questões Verifique se este Caderno de Questões contém a prova de Conhecimentos Específicos referente ao cargo

Leia mais

INS Nome do aditivo Limite máximo Notas AGENTE DE MASSA. INS Nome do aditivo Limite máximo ANTIESPUMANTE. INS Nome do aditivo Limite máximo

INS Nome do aditivo Limite máximo Notas AGENTE DE MASSA. INS Nome do aditivo Limite máximo ANTIESPUMANTE. INS Nome do aditivo Limite máximo Categoria 5 Balas, confeitos, bombons, chocolates e similares 5.1 Balas, caramelos, pastilhas, confeitos e similares 5.1.1 Balas e caramelos ACIDULANTE/REGULADOR DE ACIDEZ 334 Ácido tartárico 355 Ácido

Leia mais

ANEXO I TERMO DE REFERENCIA ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS LOTE 1:

ANEXO I TERMO DE REFERENCIA ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS LOTE 1: ANEXO I TERMO DE REFERENCIA ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS LOTE 1: ITEM PRODUTO DESCRIÇÃO QUANTIDD MÉDIA VALOR TOTAL 1 ÁGUA SANITÁRIA ÁGUA SANITÁRIA, solução aquosa, à base de hipoclorito sódio ou cálcio, embalagem

Leia mais

Óleo de Amendoim... 25g Solução de hidróxido de Cálcio... 25g Ácido oléico...

Óleo de Amendoim... 25g Solução de hidróxido de Cálcio... 25g Ácido oléico... Preparação para Exame Laboratorial de Tecnologia Farmacêutica III - 2002/2003 Trabalho VI Emulsões As emulsões são sistemas heterogéneos formados por dois líquidos imiscíveis entre si; são compostas por

Leia mais

"PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE ADESIVO PARA SUPERFÍCIES DE VIDROS, CERÂMICAS, ALVENARIAS E PLÁSTICOS À BASE DE LÁTEX DE BORRACHA NATURAL MODIFICADO POR

PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE ADESIVO PARA SUPERFÍCIES DE VIDROS, CERÂMICAS, ALVENARIAS E PLÁSTICOS À BASE DE LÁTEX DE BORRACHA NATURAL MODIFICADO POR "PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE ADESIVO PARA SUPERFÍCIES DE VIDROS, CERÂMICAS, BORRACHA NATURAL MODIFICADO POR POLIFOSFATO" 5 A presente invenção se refere a um processo de fabricação de adesivo à base de látex

Leia mais

Química Orgânica prof. Eduardo. Módulo QG 10 Apst. 2

Química Orgânica prof. Eduardo. Módulo QG 10 Apst. 2 Química Orgânica prof. Eduardo Polaridade de Ligações Polaridade de Moléculas Módulo QG 10 Apst. 2 Geometria Molecular (Repulsão dos pares de elétrons da camada de valência) HCl CO 2 H 2 O LINEAR LINEAR

Leia mais

Fornecer soluções químicas inovadoras com qualidade.

Fornecer soluções químicas inovadoras com qualidade. Fornecer soluções químicas inovadoras com qualidade. Produtora e importadora de um abrangente portfólio de insumos para personal care, home care e químicos industriais, a Garden Química atua no mercado

Leia mais

Lista mensal de documentos normativos editados

Lista mensal de documentos normativos editados Lista mensal de documentos normativos editados Data de edição: 2018-12-28 NP 160:1983 (reimpressão) Definição e classificação 4 IPQ NP 161:1983 (reimpressão) comuns Barras e blocos Tipos e características

Leia mais

FCAV/ UNESP. Assunto: Equilíbrio Químico e Auto-ionização da Água. Docente: Prof a. Dr a. Luciana M. Saran

FCAV/ UNESP. Assunto: Equilíbrio Químico e Auto-ionização da Água. Docente: Prof a. Dr a. Luciana M. Saran FCAV/ UNESP Assunto: Equilíbrio Químico e Auto-ionização da Água Docente: Prof a. Dr a. Luciana M. Saran 1 1. Introdução Existem dois tipos de reações: a) aquelas em que, após determinado tempo, pelo menos

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA NOVA CNPJ / PREGÃO PRESENCIAL Nº 020/2018 PROCESSO Nº 1.

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA NOVA CNPJ / PREGÃO PRESENCIAL Nº 020/2018 PROCESSO Nº 1. EXTRATO DA ATA DO CONTRATANTE: /RN E FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE. CONTRATADA: RAIMILSON DANTAS DE LÓCIO - CNPJ: 24.201.527/0001-42. OBJETO: REGISTRO DE PREÇOS PARA FUTURA E FRACIONADA AQUISIÇÃO DE MATERIAL

Leia mais

Formas de Apresentação dos Medicamentos

Formas de Apresentação dos Medicamentos Formas de Apresentação dos Medicamentos POR QUE EXISTEM AS DIFERENTES FORMAS FARMACÊUTICAS? Para facilitar a administração. Garantir a precisão da dose. Proteger a substância durante o percurso pelo organismo.

Leia mais

RESÍDUO MINERAL FIXO OU CINZA

RESÍDUO MINERAL FIXO OU CINZA RESÍDUO MINERAL FIXO OU CINZA CINZA DEFINIÇÃO: toda substância inorgânica, não é destruída pela queima do alimento. Nutricionalmente é definida como sais minerais ou apenas minerais. Nos alimentos temos

Leia mais

Dispersões. União de duas ou mais espécies químicas de tal forma que uma se distribui no interior da outra. Água salgada Gelatina Água barrenta

Dispersões. União de duas ou mais espécies químicas de tal forma que uma se distribui no interior da outra. Água salgada Gelatina Água barrenta Dispersões União de duas ou mais espécies químicas de tal forma que uma se distribui no interior da outra Água salgada Gelatina Água barrenta Existem 2 fases distintas: disperso e dispersante. Tipo de

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO PARA FIXAÇÃO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE MARGARINA

REGULAMENTO TÉCNICO PARA FIXAÇÃO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE MARGARINA REGULAMENTO TÉCNICO PARA FIXAÇÃO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE MARGARINA 1. ALCANCE 1.1. OBJETIVO: Estabelecer a identidade e os requisitos mínimos de qualidade que deverá cumprir a Margarina destinada

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA NUCLEO DE GEOLOGIA PROPRIEDADES DO SOLO. Profa. Marciléia Silva do Carmo

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA NUCLEO DE GEOLOGIA PROPRIEDADES DO SOLO. Profa. Marciléia Silva do Carmo UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA NUCLEO DE GEOLOGIA PROPRIEDADES DO SOLO Profa. Marciléia Silva do Carmo Propriedades Físicas e Química Características Físicas Textura

Leia mais