1ª edição Projeto Timóteo Como Pregar Mensagens Bíblicas Apostila do Orientador

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1ª edição Projeto Timóteo Como Pregar Mensagens Bíblicas Apostila do Orientador"

Transcrição

1 Como Pregar Mensagens Bíblicas Projeto Timóteo Apostila do Orientador

2 Como Pregar Mensagens Bíblicas Projeto Timóteo Coordenador do Projeto Dr. John Barry Dyer Equipe Pedagógica Marivete Zanoni Kunz Tereza Jesus Medeiros Claudeci Costa Nobre Leonardo Araújo Apostila preparada pelo Prof. Leonardo Araújo

3 Data: / / Aula No 01: Duração da aula: 01 hora: Nº de : 08 UNIDADE DIDÁTICA: O QUE SÃO NARRATIVAS BIBLICAS? Objetivos Conteúdos Nº de Desenvolvimento metodológico 1. Levar o aluno a 1. O que são ser capaz de definir o narrativas? que são narrativas bíblicas. 2. Fazer com que o aluno seja capaz de identificar alguns livros da Bíblia que estão em forma de 2. Alguns exemplos de narrativas bíblicas Conversar com os alunos sobre os vários gêneros de narrativas que eles conhecem no seu cotidiano (novela, filme, conversa, noticiário, esportes, jornal). 2. Apresentar a Bíblia como um livro onde são narradas histórias comparando com os gêneros narrativos citados acima. Recursos didáticos Vídeo. 3. O aluno também deverá aprender quais são os tipos de narrativas bíblicas de acordo com o seu gênero (heróico, trágico, epopéico, romântico,satírico, e polêmico). Avaliação: O aluno deverá abordar as seguintes questões: 3. Mostrar na Bíblia exemplos de narrativas bíblicas. 4. Pedir aos alunos que respondam seu caderno de exercício. 1. Com suas palavras diga o que você entende por narrativas bíblicas. 2. Qual a importância de conhecer o que são narrativas bíblicas? 3. Dê um exemplo de narrativa bíblica. 4. Cite alguns exemplos de tipos de narrativas bíblicas. 5. Quais são as características deles?

4 Data: / / Aula N 02: Duração da aula: 01 hora: Nº de : 08 UNIDADE DIDÁTICA: RAZÕES PARA O USO DE NARRATIVAS BIBLICAS Objetivos Conteúdos Nº de Desenvolvimento 1. Mostrar aos alunos porque o uso das narrativas bíblicas é importante. 2. Levar o aluno a perceber que é mais fácil interpretar e estudar uma narrativa bíblica do que outros tipos de textos, um salmo por exemplo. 3. Mostra que as narrativas bíblicas são usadas porque usam uma linguagem mais fácil, prendem a atenção dos ouvintes (porque todos gostam de ouvir histórias), podem ser aplicadas a vida cotidiana, e ficam na memória dos ouvintes por mais tempo. 1. São importantes porque alcançam pessoas de todas as idades e níveis culturais. 2. Alguns exemplos de narrativas bíblicas 3. Alguns exemplos de narrativas bíblicas usadas por Jesus. Avaliação: O aluno deverá responder as seguintes perguntas: Conversar com os alunos sobre a importância do uso das narrativas bíblicas. 2. Apresentar na Bíblia um livro que não use narrativa, comparando com uma 3. Mostrar na Bíblia exemplos de narrativas bíblicas usadas por Jesus. 4. Pedir aos alunos que respondam o exercício em sua Recursos didáticos 1. Para você por que o uso de narrativas bíblicas é importante? 2. Para você, o uso de narrativas bíblicas é mais fácil do que o uso de outros tipos de texto? 3. Você pode dar um exemplo de narrativa bíblica usada por Jesus?

5 Data: / / Aula N 03: Duração da aula: 01 hora: Nº de : 08 UNIDADE DIDÁTICA: ALGUNS MÉTODOS USADOS PARA COMUNICAR USANDO NARRATIVAS BÍBLICAS. Objetivos Conteúdos Nº de Desenvolvimento Recursos didáticos 1. Mencionar neste ponto os vários métodos usados para comunicar utilizando narrativas. 2. Como podemos combinar um sermão que usa narrativas mediante o diálogo. 3. Como podemos combinar o sermão com o ensino. 1. Contando as narrativas. 2. Narração combinada com diálogo. 3. Narração combinada com ensino (ensinando as narrativas) Conversar com os alunos mostrando que o narrador apenas conta a história bíblica, tomando o cuidado de ser fiel ao relato bíblico, não alterando em nada da história registrada na Escritura, apesar de utilizar suas próprias palavras. 2. Mostrar que na narração combinada com diálogo, o narrador conta a história bíblica e depois conversa com os ouvintes sobre ela, fazendo perguntas para estimular os ouvintes. Dinâmica. Avaliação: O aluno deverá responder as seguintes perguntas: 1. O que é contar uma narrativa bíblica? 2. Você pode definir como é usado o método de combinar narração com diálogo? 3. Como é usado o método de usar a narração com base para ensinar verdades bíblicas? 4. Como o pregador pode usar a narração para ajudar em sua pregação?

6 Data: / / Aula N 04: Duração da aula: 01 hora: Nº de : 08 UNIDADE DIDÁTICA: ANALISANDO UMA NARRATIVA BIBLICA Objetivos Conteúdos Nº de Desenvolvimento 1. Mencionar neste ponto, os passos usados para estudar uma narrativa bíblica. 1. A importância de ler a narrativa várias vezes. 2. Como identificar a estrutura da 3. Considerar o contexto da Conversar com os alunos, mostrando que ao ler uma narrativa repetidas vezes, o aluno observará detalhes que passam despercebidos na primeira leitura. Além disso, ele memoriza o texto. 2. Mostrar que ao ler o texto, podemos identificar seus elementos principais (introdução, problemas, desfecho, conclusão). Recursos didáticos 4. Determinar o personagem ou os personagens principais da 5. Determinar os aspectos principais da narrativa (problema inicial, pontos de referencia da seqüência narrada, e a situação final). 6. Destacar as lições mais importantes da Avaliação: O aluno deverá responder as seguintes perguntas: 3. Mostrar os vários elementos contidos no contexto da narrativa (costumes, usos, geografia, momento histórico), enfatizando que eles podem ser importantes para a compreensão da 4. Mostrar a importância de conhecer a historia do personagem ou dos personagens envolvidos na narrativa, o que nos ajuda a entender a história narrada. 5. Mostrar aos alunos quais os aspectos principais da narrativa (contexto, personagens, lugares, sentimentos, costumes, etc.). 6. Mostrar ao aluno qual a importância que a narrativa bíblica pode ter para as pessoas, ou seja, como tirar aplicações ou lições para o cotidiano. 1. Por que a leitura da narrativa mais de uma vez é importante? 2. Você acha que considerar os fatos acontecidos antes e depois da narrativa, são importantes para que entendamos melhor o que está sendo narrado? 3. É possível tirarmos lições para o nosso cotidiano através das narrativas bíblicas?

7 Data: / / Aula N 05: Duração da aula: 01 hora: Nº de : 08 UNIDADE DIDÁTICA: PREGANDO AS NARRATIVAS Objetivos Conteúdos Nº de Desenvolvimento 1. Mencionar neste ponto os passos que o pregador da palavra deve seguir para poder preparar um sermão. 2. Mostrar que o ciclo de comunicação tem três passos que deverão ser aplicados durante a pregação. 1. Como o pregador deve começar a preparar seu sermão. 2. Qual a importância do uso das ilustrações durante a pregação. 3. Mostrar como os ouvintes podem tirar lições para suas vidas (como fazer a aplicação) Conversar com os alunos mostrando que para começar a preparar um sermão, o pregador precisa analisar a narrativa escolhida. 2. Mostrar que durante a análise da narrativa escolhida, ele descobrirá várias lições, sabendo escolher quais serão usadas como divisões para seu sermão. 3. Mostrar os vários elementos contidos no contexto da narrativa (costumes, usos, geografia, momento histórico), enfatizando que eles podem ser importantes para a compreensão da 4. Mostrar a importância de conhecer a história do personagem ou dos personagens envolvidos na narrativa, o que nos ajuda a entender a historia narrada. Recursos didáticos Vídeo. 5. Mostrar aos alunos quais os aspectos principais da narrativa (contexto, personagens, lugares, sentimentos, costumes, etc.). 6. Mostrar ao aluno qual a importância que a narrativa bíblica pode ter para as pessoas, ou seja, como tirar aplicações ou lições para o cotidiano. Avaliação: O aluno deverá abordar as seguintes questões: 1. Cite alguns passos que o pregador deve usar ao preparar o seu sermão. 2. O que são ilustrações? 3. Para você o uso de ilustrações no sermão é importante, ou é algo que o pregador pode deixar de usar?

8 Data: / / Aula N 06: Duração da aula: 01 hora: Nº de : 08 UNIDADE DIDÁTICA: PREPARANDO UM SERMÃO COM DIFERENTES ESTILOS Objetivos Conteúdos Nº de Desenvolvimento Recursos didáticos 1. Mostrar ao aluno como deve ser feita a preparação de um sermão com diferentes estilos. 1. Preparando um sermão no estilo narração com pregação depois. 2. Preparando um sermão no estilo narração com pregação intercalada Explicar aos alunos que o pregador pode começar o sermão contando a narrativa, utilizando para isso os pontos de referencia contidos na análise da O aluno também pode usar o contexto como introdução antes de entrar na narrativa da história escolhida, para servir de pano de fundo do sermão. 2. Explicar que para preparar o esboço do sermão no estilo narração com pregação intercalada, o pregador deverá seguir os mesmos passos do estilo anterior, com algumas diferenças. Avaliação: O aluno deverá responder as seguintes perguntas: 1. Como é feito um sermão que usa o estilo narração com pregação depois? 2. Como podemos preparar um sermão com pregação intercalada? 3. Qual a importância da introdução para um sermão que usa narrativas?

9 Data: / / Aula N 07: Duração da aula: 01 hora: Nº de : 08 UNIDADE DIDÁTICA: DICAS PARA PREGAR UM SERMÃO Objetivos Conteúdos Nº de Desenvolvimento 1. Mostrar ao aluno algumas dicas para se preparar melhor para pregar o sermão. 1. Preparando-se e contando com o poder da palavra de Deus e do Espírito Santo. 2. Encarar o medo. 3. Vestir-se adequadamente para os ouvintes Através do dialogo, mostrar que o pregador deve estar bem preparado, mas que também é importante ter unção. 2. Ensinar como o pregador deve aprender a encarar os medos comuns de quem fala em publico. 3. Explicar aos alunos que a primeira impressão que os ouvintes terão do pregador será baseada na sua aparência. Recursos didáticos 4. Mostrar como deve ser a postura do pregador no púlpito. 4. Mostrar que o pregador deve transmitir a mensagem não somente com a fala, mas também com o corpo, uma vez que todo o corpo fala quando estamos pregando. 5. Mostrar como deve ser a linguagem usada pelo pregador. Avaliação: O aluno deverá abordar as seguintes questões: 5. Mostrar que o pregador deve evitar vícios de linguagem, falar de forma que o publico possa escutar a mensagem, seguir o esboço preparado do sermão, buscar informações sobre a audiência e local, estando preparado para fazer adaptações por causa de eventos inesperados. 1. Fale um pouco sobre o preparo que um pregador deve ter com a sua aparência quando for pregar a mensagem de Deus. 2. De acordo com o texto estudado, como o pregador pode dominar o seu medo de falar em público? 3. Como deve ser a linguagem usada pelo pregador?

10 Data: / / Aula N 08: Duração da aula: 01 hora: Nº de : 08 UNIDADE DIDÁTICA: ENSINANDO UMA NARRATIVA POR MEIO DE PERGUNTAS Objetivos Conteúdos Nº de Desenvolvimento Recursos didáticos 1. Mostrar ao aluno como pode ser ensinada uma narrativa através do uso de perguntas. 1. Usando uma narrativa como texto principal para o estudo bíblico. 2. Alguns tipos de perguntas: aberta, fechada, em busca de descobrir fatos ou lições, dar seqüência; e fazer a aplicação Mostrar ao aluno como fazer uma narrativa e usar perguntas para aprender através de conversa. 2. Mostrar ao aluno os diferentes tipos de perguntas que podemos usar em uma conversa aberta, fechada, etc. Avaliação: O aluno deverá responder as seguintes perguntas: 1. Para você, o uso de narrativas que usam a conversa entre o pregador e o povo é bom ou atrapalha a pregação? 2. Qual a vantagem em se usar o diálogo para pregar mensagens bíblicas? Ele facilita a aprendizagem?

1ª edição Projeto Timóteo Como Preparar e Realizar Cultos Apostila do Orientador

1ª edição Projeto Timóteo Como Preparar e Realizar Cultos Apostila do Orientador Como Preparar e Realizar Cultos www.projeto-timoteo.org 1ª edição Projeto Timóteo Apostila do Orientador Como Preparar e Realizar Cultos www.projeto-timoteo.org 1ª edição Projeto Timóteo Coordenador do

Leia mais

3ª edição Projeto Timóteo Como Implantar Uma Igreja Apostila do Orientador

3ª edição Projeto Timóteo Como Implantar Uma Igreja Apostila do Orientador Como Implantar Uma Igreja Projeto Timóteo Apostila do Orientador Como Implantar Uma Igreja Projeto Timóteo Coordenador do Projeto Dr. John Barry Dyer Equipe Pedagógica Marivete Zanoni Kunz Tereza Jesus

Leia mais

1ª edição Como Administrar a Igreja de Deus Projeto Timóteo Apostila do Orientador

1ª edição Como Administrar a Igreja de Deus Projeto Timóteo Apostila do Orientador Como Administrar a Igreja de Deus www.projeto-timoteo.org 1ª edição Projeto Timóteo Apostila do Orientador Como Administrar a Igreja de Deus www.projeto-timoteo.org 1ª edição Projeto Timóteo Coordenador

Leia mais

Como Implantar Uma Igreja. Projeto Timóteo. Apostila do Aluno

Como Implantar Uma Igreja. Projeto Timóteo. Apostila do Aluno Como Implantar Uma Igreja Projeto Timóteo Apostila do Aluno Como Implantar Uma Igreja Projeto Timóteo Coordenador do Projeto Dr. John Barry Dyer Equipe Pedagógica Marivete Zanoni Kunz Tereza Jesus Medeiros

Leia mais

Fico feliz que você tenha se cadastrado para baixar o meu e-book.

Fico feliz que você tenha se cadastrado para baixar o meu e-book. e Aprenda a Pregar a Palavra Com Facilidade. Acesse - https://pregadorvocacionado.com/ Fico feliz que você tenha se cadastrado para baixar o meu e-book. Isso significa que você quer muito aprender a pregar,

Leia mais

2ª edição Projeto Timóteo Como Falar de Jesus Apostila do Orientador

2ª edição Projeto Timóteo Como Falar de Jesus Apostila do Orientador Como Falar de Jesus www.projeto-timoteo.org 2ª edição Projeto Timóteo Apostila do Orientador Como Falar de Jesus www.projeto-timoteo.org 2ª edição Projeto Timóteo Coordenador do Projeto Dr. John Barry

Leia mais

3ª edição Projeto Timóteo Como Dar a Razão de Sua Fé Apostila do Aluno

3ª edição Projeto Timóteo Como Dar a Razão de Sua Fé Apostila do Aluno Como Dar a Razão de Sua Fé Projeto Timóteo 1 Apostila do Aluno Como Dar a Razão de Sua Fé Projeto Timóteo Coordenador do Projeto Dr. John Barry Dyer Equipe Pedagógica Marivete Zanoni Kunz Tereza Jesus

Leia mais

HOMILÉTICA. Roney Ricardo. Site Teologia & Discernimento

HOMILÉTICA. Roney Ricardo. Site Teologia & Discernimento HOMILÉTICA Roney Ricardo roneyricardoteologia@gmail.com REFLEXÃO O Deus Todo-Poderoso tinha apenas um Filho, e este tornou-se pregador Anônimo DEFINIÇÃO O termo Homilética vem do grego e significa homiletike,

Leia mais

Guia Básico Para elaborar Sermão

Guia Básico Para elaborar Sermão Guia Básico Para elaborar Sermão N ã o Perca Mais Tempo! Adquira o Manual Completo Pregador V ocacionado Agora M e s m o e Aprenda a Pregar a Palavra C o m Facilidade. Acesse: Manual Completo Pregador

Leia mais

HOMILÉTICA FUNDAMENTOS - PEREPAROS 1 FUNDAMENTOS 1.1 PRINCIPAIS TIPOS DE SERMÕES BÍBLICOS O SERMÃO TEMÁTICO DEFINIÇÃO

HOMILÉTICA FUNDAMENTOS - PEREPAROS 1 FUNDAMENTOS 1.1 PRINCIPAIS TIPOS DE SERMÕES BÍBLICOS O SERMÃO TEMÁTICO DEFINIÇÃO Jörg Garbers HOMILÉTICA FUNDAMENTOS - PEREPAROS 1 FUNDAMENTOS 1.1 PRINCIPAIS TIPOS DE SERMÕES BÍBLICOS 1 1.1.1 O SERMÃO TEMÁTICO 1.1.1.1 DEFINIÇÃO "Sermão temático é aquele cujas divisões principais derivam

Leia mais

1-A introdução. Ela deve ser breve. Apenas para despertar a atenção e o interesse dos ouvintes. Assim como:

1-A introdução. Ela deve ser breve. Apenas para despertar a atenção e o interesse dos ouvintes. Assim como: TREINAMENTO E TÉCNICAS DE ORATÓRIA Proferir um discurso na reunião sacramental ou em qualquer de nossas reuniões da Igreja é uma oportunidade que dever ser reconhecida por todos como sendo especial. Todo

Leia mais

HOMILÉTICA: PREGAÇÃO & ENSINO

HOMILÉTICA: PREGAÇÃO & ENSINO HOMILÉTICA: PREGAÇÃO & ENSINO Por Evaristo Filho SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BÍBLICO SETEB Global http://seminarioevangelico.com.br setebonline@gmail.com 2 Apresentação da Disciplina Informações Gerais

Leia mais

Como Apresentar um Seminário. Roland Cunha Montenegro

Como Apresentar um Seminário. Roland Cunha Montenegro Como Apresentar um Seminário Roland Cunha Montenegro 2 Tópicos Motivação O que é uma apresentação? Audiência Organização Layout Postura Cuidados Especiais 3 Motivação Repasse de experiência Apontar erros

Leia mais

Aula 1 TREINAMENTO DE PROFESSORES. Ministério de Educação Cristã. Igreja Batista Cidade Universitária

Aula 1 TREINAMENTO DE PROFESSORES. Ministério de Educação Cristã. Igreja Batista Cidade Universitária TREINAMENTO DE PROFESSORES Igreja Batista Cidade Universitária Ministério de Educação Cristã PERÍODO Aula 1 A IMPORTÂNCIA DO ENSINO Qual é a imagem do ensino que você traz? Perigos enfrentados pela igreja

Leia mais

CURSO BÁSICO DE HOMILÉTICA

CURSO BÁSICO DE HOMILÉTICA CURSO BÁSICO DE HOMILÉTICA É o estudo que capacita o mensageiro a preparar e transmitir um sermão baseado na Palavra de Deus. 1 - A importância da homilética na pregação. 2 - A mensagem genuinamente bíblica.

Leia mais

Como trabalhar uma história?

Como trabalhar uma história? Por que contar história? Contar histórias é um meio muito eficiente de transmitir uma ideia, de levar novos conhecimentos e ensinamentos. É um meio de resgatar a memória. Todo bom contador de histórias

Leia mais

Como Engajar Em Missões

Como Engajar Em Missões Como Engajar Em Missões Projeto Timóteo 1 Apostila do Aluno Como Engajar em Missões Projeto Timóteo Coordenador do Projeto Dr. John Barry Dyer Equipe Pedagógica Marivete Zanoni Kunz Tereza Jesus Medeiros

Leia mais

A preparação e dignidade pessoais são necessárias para ensinar pelo Espírito. Os missionários podem convidar o Espírito Santo a seu ensino.

A preparação e dignidade pessoais são necessárias para ensinar pelo Espírito. Os missionários podem convidar o Espírito Santo a seu ensino. A preparação e dignidade pessoais são necessárias para ensinar pelo Espírito. Os missionários podem convidar o Espírito Santo a seu ensino. Os missionários devem praticar métodos de ensino que edifiquem.

Leia mais

LIÇÃO 4 05 a 11 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus

LIÇÃO 4 05 a 11 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus LIÇÃO 4 05 a 11 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus CONCEITO CHAVE: Deus deseja que seus seguidores estejam sempre preparados para contar a história de Jesus, a fim de conduzi-los

Leia mais

LIÇÃO 4 03 a 05 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus

LIÇÃO 4 03 a 05 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus LIÇÃO 4 03 a 05 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus CONCEITO CHAVE: Deus deseja que seus seguidores estejam sempre preparados para contar a história de Jesus, a fim de conduzi-los

Leia mais

Nossa vida é feita justamente daquilo que consideramos interrupções. C. S. Levis

Nossa vida é feita justamente daquilo que consideramos interrupções. C. S. Levis Nossa vida é feita justamente daquilo que consideramos interrupções. C. S. Levis Só quero na minha vida gente que transpire adrenalina de alguma forma. Gabriel García Márquez Prova Redações: R1 + R2 +

Leia mais

Você Sem Limites TEMAS PARA CULTO DE JOVENS INTRODUÇÃO. Guia para o jovem Cristão guiaparaojovemcristao.com

Você Sem Limites TEMAS PARA CULTO DE JOVENS INTRODUÇÃO. Guia para o jovem Cristão guiaparaojovemcristao.com INTRODUÇÃO 1 Baseado no livro Sem Limites: Como quebrar todos os seus limites em prol do Reino de Deus de Luan Ribeiro. Ideia Geral da Série: Como viver os seus sonhos? Como ser usado por Deus de maneira

Leia mais

CAPÍTULO 03 PERNAS QUE DÃO SUPORTE

CAPÍTULO 03 PERNAS QUE DÃO SUPORTE CAPÍTULO 03 PERNAS QUE DÃO SUPORTE Nossas pernas dão suporte ao nosso corpo inteiro e nos permitem andar, correr e pular. A facilitação na célula da suporte aos membros do grupo, capacitando-os a e x e

Leia mais

Você conhece a sua bíblia?

Você conhece a sua bíblia? Você conhece a sua bíblia? RECORDANDO... Um breve tratado sobre as Escrituras - 66 livros: 39 AT + 27 NT - Ela é a revelação de Deus - Autores diferentes mas uma mesma mente formadora Interpretando a Bíblia

Leia mais

O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA POR PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL

O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA POR PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA POR PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL Matheus Marques de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), marquesmatheusaraujo@gmail.com Gardênia Pereira Brito, Universidade

Leia mais

Lição 3 7 a 10 anos Pessoas que não conhecem a Jesus precisam ouvir a minha História

Lição 3 7 a 10 anos Pessoas que não conhecem a Jesus precisam ouvir a minha História Lição 3 7 a 10 anos Pessoas que não conhecem a Jesus precisam ouvir a minha História HISTÓRIA BÍBLICA (Atos 26) Na Bíblia, ouvimos a história de como Paulo escolheu seguir Jesus. Ouvimos o que aconteceu

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 3 T/2012

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 3 T/2012 Palavra & Vida Sugestões Didáticas 3 T/2012 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social LIÇÃO 10 O RETORNO ÀS ESCRITURAS Texto: Neemias 8 Objetivos da lição

Leia mais

JUSTIFICATIVA. OBJETIVOS Gerais: Capacitar expositores da Bíblia a utilizá-la de forma teológica e metodologicamente fundam Específicos:

JUSTIFICATIVA. OBJETIVOS Gerais: Capacitar expositores da Bíblia a utilizá-la de forma teológica e metodologicamente fundam Específicos: JUSTIFICATIVA A Bíblia é a fonte primeira da teologia cristã, de onde os mais diversos grupos do cristianismo retiram OBJETIVOS Gerais: Capacitar expositores da Bíblia a utilizá-la de forma teológica e

Leia mais

Como pregar a Palavra de Deus sem Timidez ou Nervosismo

Como pregar a Palavra de Deus sem Timidez ou Nervosismo Como pregar a Palavra de Deus sem Timidez ou Nervosismo A timidez se torna apenas uma característica pessoal, não mais um limite Quero parabenizar você por ser uma pessoa determinada que está efetivamente

Leia mais

3.5 Como preparar & organizar uma lição sobre a Bíblia?

3.5 Como preparar & organizar uma lição sobre a Bíblia? 3.5 Como preparar & organizar uma lição sobre a Bíblia? 1 3.5 Como preparar & organizar uma lição sobre a Bíblia? Você deve estar aprendendo muitas maneiras novas para ensinar. Se quiser utilizar esses

Leia mais

Fabiana Coelho 33º EPR Campinas 11 de julho de Qualquer lugar é um palco As redes sociais e a imagem pessoal e corporativa

Fabiana Coelho 33º EPR Campinas 11 de julho de Qualquer lugar é um palco As redes sociais e a imagem pessoal e corporativa Fabiana Coelho 33º EPR Campinas 11 de julho de 2017 Qualquer lugar é um palco As redes sociais e a imagem pessoal e corporativa VÍDEO A GUERRA DO FOGO A NOVA ERA DO FOGO! Quando acordamos pela manhã

Leia mais

Estado da Arte: Na Prática Aula 1

Estado da Arte: Na Prática Aula 1 Estado da Arte: Na Prática Aula 1 Então se você ainda não viu o vídeo em que eu explico o que é essa ferramenta, não se esqueça de conferir. YouTube Video Com essa sequência eu vou mostrar, passo a passo,

Leia mais

LIÇÃO 02 - A BÍBLIA É A INSPIRADA PALAVRA DE DEUS

LIÇÃO 02 - A BÍBLIA É A INSPIRADA PALAVRA DE DEUS LIÇÃO 02 - A BÍBLIA É A INSPIRADA PALAVRA DE DEUS TEXTO BÍBLICO Salmos 119.1-12 DESTAQUE " Como pode um jovem conservar pura a sua vida? É só obedecer aos teus mandamentos." (Salmos 119.9). LEITURA DEVOCIONAL

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE INGLÊS - 3º CICLO - 2018/2019 Os critérios de avaliação têm como documentos de referência o Programa de Inglês

Leia mais

ESTUDO BÍBLICO INDUTIVO Plano de Aula Modelo Para Pequenos Grupos de Militares

ESTUDO BÍBLICO INDUTIVO Plano de Aula Modelo Para Pequenos Grupos de Militares ESTUDO BÍBLICO INDUTIVO Plano de Aula Modelo Para Pequenos Grupos de Militares INTRODUÇÃO (5 minutos, incluindo objetivo) - Existem muitos tipos de estudos Bíblicos: tópico, personagem, livro, etc. - Existem

Leia mais

Apresentação de Seminário

Apresentação de Seminário SENAI - UO- CAMPO GRANDE Apresentação de Seminário Cariacica 2013 Introdução O seminário é instrumento pedagógico que tem como objetivo, permitir a um ou mais expositores, transmitirem informações para

Leia mais

CONTAR UMA HISTÓRIA É DAR UM PRESENTE DE AMOR.

CONTAR UMA HISTÓRIA É DAR UM PRESENTE DE AMOR. CONTAR UMA HISTÓRIA É DAR UM PRESENTE DE AMOR. LEWIS CARROL Elaborado pelas assessoras Patrícia Ribeiro e Rosinara Nascimento, em 2011, nas oficinas pedagógicas para as educadoras, ocorridas nas Livrarias

Leia mais

Espaços educativos no século XXI - Representações midiáticas de professores Por Talita Moretto

Espaços educativos no século XXI - Representações midiáticas de professores Por Talita Moretto Tecnologias na Aprendizagem Espaços educativos no século XXI - Representações midiáticas de professores Por Talita Moretto Eu na TV! Em um momento em que se fala de tecnologia educacional, e a influência

Leia mais

Visitas aos museus e cidades históricas, o que se pode conhecer de História e Geografia

Visitas aos museus e cidades históricas, o que se pode conhecer de História e Geografia Visitas aos museus e cidades históricas, o que se pode conhecer de História e Geografia Profa. Ms. Karen Fernanda Bortoloti Professora das Faculdades COC REFLEXÃO... As Crianças aprendem As crianças aprendem

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 294 aprovado pela portaria CETEC - 774, de 24/09/2015 (atualizado 2º semestre/2016) Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município:

Leia mais

Luiz Gonzaga. Chuva e sol Poeira e carvão Longe de casa Sigo o roteiro Mais uma estação E a alegria no coração. 2º Bimestre 2018 Português/Jhonatta

Luiz Gonzaga. Chuva e sol Poeira e carvão Longe de casa Sigo o roteiro Mais uma estação E a alegria no coração. 2º Bimestre 2018 Português/Jhonatta Português/Jhonatta Minha vida é andar por este país Pra ver se um dia descanso feliz Guardando as recordações Das terras onde passei Andando pelos sertões E dos amigos que lá deixei Chuva e sol Poeira

Leia mais

AVALIAÇÃO: Instrumentos/ Pesos DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA ATIVIDADES/ RECURSOS TEMPO / CALENDARIZAÇÃO OBJETIVOS

AVALIAÇÃO: Instrumentos/ Pesos DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA ATIVIDADES/ RECURSOS TEMPO / CALENDARIZAÇÃO OBJETIVOS DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA OBJETIVOS ATIVIDADES/ RECURSOS AVALIAÇÃO: Instrumentos/ Pesos TEMPO / CALENDARIZAÇÃO 1.Domínio Intercultural; Domínio intercultural: Entender o desenvolvimento da educação e da cultura

Leia mais

uma vez... não era não era uma vez... contos clássicos recontados REcontados clássicos contos projeto pedagógico

uma vez... não era não era uma vez... contos clássicos recontados REcontados clássicos contos projeto pedagógico projeto pedagógico não era uma vez... contos clássicos recontados não era uma vez... Adela Basch Angelo Machado Beatriz García Huidobro Carolina Alonso Julio Calvo Drago Miguel Ángel Tenorio David Hernández

Leia mais

GÊNERO: SEMINÁRIO 5º ANO / TRABALHAR. 1. Apresentação de uma situação de interação

GÊNERO: SEMINÁRIO 5º ANO / TRABALHAR. 1. Apresentação de uma situação de interação GÊNERO: SEMINÁRIO 5º ANO / TRABALHAR GIASSON, Rosangela Maria NATH-BRAGA, Margarete Aparecida ZUCCO, Adriana 1. Apresentação de uma situação de interação Conversar com os alunos sobre a importância de

Leia mais

Dia R! Mudando a forma de rematricular!

Dia R! Mudando a forma de rematricular! Dia R! Mudando a forma de rematricular! Dia R! Combinados: - Respeitar os horários Participar ativamente das discussões Dúvidas?? Seguir as instruções dos exercícios Agenda Manual de Rotinas e Estratégias

Leia mais

Matemática I 2017/18 Gestão. Instituto Politécnico de Bragança

Matemática I 2017/18 Gestão. Instituto Politécnico de Bragança Matemática I 2017/18 Gestão Escola Superior de Tecnologia e de Gestão Instituto Politécnico de Bragança Setembro, 2017 Mário Abrantes, gab. 53 Matemática I é uma das disciplinas mais relevantes do curso

Leia mais

PLANO PARA DESENVOLVER HÁBITOS DE LEITURA E PRÁTICA DE EXPRESSÃO ESCRITA ANO LECTIVO 2009/ º Ano

PLANO PARA DESENVOLVER HÁBITOS DE LEITURA E PRÁTICA DE EXPRESSÃO ESCRITA ANO LECTIVO 2009/ º Ano ÁREA CURRICULAR DE ESTUDO ACOMPANHADO PLANO PARA DESENVOLVER HÁBITOS DE LEITURA E PRÁTICA DE EXPRESSÃO ESCRITA ANO LECTIVO 2009/2010 8º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS 1- Mobilizar saberes

Leia mais

Clique Veja Como preparar sermões e pregar a BÍBLIA! 10 Erros a Evitar na pregação da Palavra

Clique Veja Como preparar sermões e pregar a BÍBLIA! 10 Erros a Evitar na pregação da Palavra Clique Veja Como preparar sermões e pregar a BÍBLIA! 10 Erros a Evitar na pregação da Palavra Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL ARIANA GUIMARÃES SUBPROJETO PIBID - LETRAS/PORTUGUES UEG/INHUMAS SEXTO ANO PIBID - OFICINA 4,5,6 SEQUÊNCIA DIDÁTICA DEBATE REGRADO

ESCOLA ESTADUAL ARIANA GUIMARÃES SUBPROJETO PIBID - LETRAS/PORTUGUES UEG/INHUMAS SEXTO ANO PIBID - OFICINA 4,5,6 SEQUÊNCIA DIDÁTICA DEBATE REGRADO ESCOLA ESTADUAL ARIANA GUIMARÃES SUBPROJETO PIBID - LETRAS/PORTUGUES UEG/INHUMAS SEXTO ANO PIBID - OFICINA 4,5,6 SEQUÊNCIA DIDÁTICA DEBATE REGRADO GÊNERO TEXTUAL - DEBATE REGRADO Figura 1 - reprodução

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 01 NOÉ, UM PREGADOR OUSADO Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Pois o salário do pecado é a morte,

Leia mais

FORMAÇÃO DE PREGADORES

FORMAÇÃO DE PREGADORES FORMAÇÃO DE PREGADORES Aarão = é o melhor pregador da Bíblia; O melhor pregador é aquele que sabe ouvir; A pregação é a arte de ouvir; O que todo pregador e animador deve ter (e procurar) é o DOM da PALAVRA

Leia mais

A Excelência do Professor de Escola Dominical

A Excelência do Professor de Escola Dominical A Excelência do Professor de Escola Dominical INTRODUÇÃO O professor de Escola Dominical deve perseguir a excelência nestas três áreas de seu ministério: Evangelismo, Hermenêutica e Teologia. Caso falhe

Leia mais

Ler além da sala de aula. Prof.ª Marcia Regina Malfatti Pedro Emeief Carlos Drummond de Andrade

Ler além da sala de aula. Prof.ª Marcia Regina Malfatti Pedro Emeief Carlos Drummond de Andrade Ler além da sala de aula Prof.ª Marcia Regina Malfatti Pedro Emeief Carlos Drummond de Andrade Nossa conversa de hoje... Para que serve o Livro e a Leitura Ampliando e Aprendendo Organizando Ideias, superando

Leia mais

Como preparar estudos bíblicos a partir de livros

Como preparar estudos bíblicos a partir de livros Como preparar estudos bíblicos a partir de livros 4º Congresso Nacional de Educação Cristã Rev. Misael B. Nascimento. D.Min. 22 e 23/04/2016 Esta oficina focaliza em como preparar estudos bíblicos a partir

Leia mais

Sessão 5. Boa noite!

Sessão 5. Boa noite! Sessão 5 Boa noite! Aprendizagem Equilíbrio e desequilíbrio O estado ideal do organismo é o equilíbrio, e qualquer situação que rompa esse estado gera desequilíbrio. O desequilíbrio gera algum grau de

Leia mais

Olá! Queremos apresentar-te um novo projeto! Aqui vais ficar a conhecer alguns truques para melhorares o teu estudo autónomo!

Olá! Queremos apresentar-te um novo projeto! Aqui vais ficar a conhecer alguns truques para melhorares o teu estudo autónomo! Olá! Queremos apresentar-te um novo projeto! Aqui vais ficar a conhecer alguns truques para melhorares o teu estudo autónomo! O objetivo é dar-te a conhecer as ferramentas necessárias para que possas tirares

Leia mais

Como fazer boas perguntas?

Como fazer boas perguntas? Adaptação do ensino aos vários estilos de aprendizagem 1 Por que fazer perguntas? Como fazer boas perguntas? Para testar a memória ou o entendimento dos alunos Para motivar os alunos a ouvir e prestar

Leia mais

10 maneiras de oferecer suporte à aprendizagem e à participação na sala de aula para alunos que usam CAA.

10 maneiras de oferecer suporte à aprendizagem e à participação na sala de aula para alunos que usam CAA. 10 maneiras de oferecer suporte à aprendizagem e à participação na sala de aula para alunos que usam CAA. Stephanie Ekis, MS CCC-SLP Gerente de Conteúdo Clínico Tobii Dynavox Pittsburgh, Pennsylvania 1

Leia mais

UFRN PIBID Subprojeto PIBID-Pedagogia SEQUENCIAS DIDÁTICAS

UFRN PIBID Subprojeto PIBID-Pedagogia SEQUENCIAS DIDÁTICAS SEQUENCIAS DIDÁTICAS EXPRESSÃO CORPORAL E ARTÍSTICA Para explorar outras formas de expressão... Produção textual através do texto de imagem por meio da obra: Ritinha Bonitinha - Eva Furnari. Apresentação

Leia mais

HOMILÉTICA A Arte da Pregação

HOMILÉTICA A Arte da Pregação HOMILÉTICA A Arte da Pregação Recomendação: Conjuro-te, pois, diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino; prega a palavra, insta a tempo e fora

Leia mais

MINI CURSO GRATUITO PARA PREGADORES

MINI CURSO GRATUITO PARA PREGADORES MINI CURSO GRATUITO PARA PREGADORES A paz! Eu sou Pb Wallace Mello. Com mais de 15 anos de ministério da palavra, sou apaixonado pela pregação pura e simples do evangelho. No início, tive muita dificuldade

Leia mais

Caderno de apoio. Gestores Escolares

Caderno de apoio. Gestores Escolares Caderno de apoio Gestores Escolares 1 ÍNDICE Apresentação... 3 Escola Digital e os Gestores Escolares... 4 AÇÕES DO DIRETOR ESCOLAR Navegue pela plataforma... 4 Analise resultados e escolha projetos pedagógicos...

Leia mais

A Segunda Epístola a Timóteo

A Segunda Epístola a Timóteo A Segunda Epístola a Timóteo Um Guia de Estudo com Comentários Introdutórios, Resumos, Esboços e Perguntas de Revisão Estudo Preparado por Mark A. Copeland Distribuição Gratuita Venda Proibida A Segunda

Leia mais

Tabela comparativa. Aprendizagens Essenciais vs Metas Curriculares INGLÊS, 7.º ANO

Tabela comparativa. Aprendizagens Essenciais vs Metas Curriculares INGLÊS, 7.º ANO Tabela comparativa vs INGLÊS, 7.º ANO / Inglês, 7.º ano Compreensão Oral Compreensão Oral Seguir instruções detalhadas dadas pelo professor (L8.1); identificar o conteúdo principal do que se ouve e vê

Leia mais

8 Segredos para deixar seu canal no Youtube mais dinâmico e atrair mais inscritos

8 Segredos para deixar seu canal no Youtube mais dinâmico e atrair mais inscritos 8 Segredos para deixar seu canal no Youtube mais dinâmico e atrair mais inscritos A internet cada vez mais tem se mostrado o lugar ideal para ver e ser visto, e conquistar mais inscritos em perfis de redes

Leia mais

E MÉTODOS DE ENSINO DMM, Dilsilei Monteiro

E MÉTODOS DE ENSINO DMM, Dilsilei Monteiro E MÉTODOS DE ENSINO Dilsilei Monteiro Conceitos Iniciais Planejamento O que é Planejamento? Motivos para Planejar uma aula Fases do Planejamento Objetivos do Planejamento Vantagens do Plano de Aulas Resultados

Leia mais

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 3º Trimestre/2013

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 3º Trimestre/2013 CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 3º Trimestre/2013 ENSINAR É... Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto

Leia mais

Aula lá Fora. Episódio: Artes Plásticas

Aula lá Fora. Episódio: Artes Plásticas Aula lá Fora Episódio: Artes Plásticas Resumo A série Aula lá Fora nos apresenta projetos desenvolvidos a partir de aulas-passeio realizadas em escolas da rede pública municipal de Santo André, cidade

Leia mais

Cap. 6: PREGAÇÃO PURITANA. PROPOSTA: Tentar ir além do texto. Sugestões de respostas. Debate.

Cap. 6: PREGAÇÃO PURITANA. PROPOSTA: Tentar ir além do texto. Sugestões de respostas. Debate. Cap. 6: PREGAÇÃO PURITANA PROPOSTA: Tentar ir além do texto. Sugestões de respostas. Debate. Introdução As pessoas gostavam muito do sermão puritano. Por quê? (capítulo responde essa pergunta (?); até

Leia mais

Benefícios da Leitura

Benefícios da Leitura Ler a par Benefícios da Leitura Proporciona à criança informação e conhecimento sobre o mundo. Apresenta à criança situações e ideias novas Estimulando a curiosidade, o pensamento crítico, e ainda a consciência

Leia mais

Apresentação. Estudos bíblicos doutrinários - formato 16x23.pmd 3

Apresentação. Estudos bíblicos doutrinários - formato 16x23.pmd 3 Apresentação A Editora Cultura Cristã continua a contribuir para o amadurecimento dos crentes e para o fortalecimento da Igreja. Numa época de crise em que mesmo a mídia secular noticia o abandono da fé

Leia mais

Contação de Contos de Fada

Contação de Contos de Fada Contação de Contos de Fada "O espelho mágico", por Jennie Harbour, 2013 O objetivo desta atividade é trabalhar com a linguagem oral, especificamente com contação de histórias, neste caso com narrativas

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA SUA ESCOLA DOMINICAL. EDUARDO ASSIS GONÇALVES

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA SUA ESCOLA DOMINICAL. EDUARDO ASSIS GONÇALVES ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA SUA ESCOLA DOMINICAL EDUARDO ASSIS GONÇALVES eduardo@cep.org.br Introdução Na sua igreja é feito o planejamento de currículo? Quem faz esse planejamento? Quais as principais dificuldades

Leia mais

Culto 6 A Palavra que convence 25 de março de 2018

Culto 6 A Palavra que convence 25 de março de 2018 OBJETIVO Culto 6 A Palavra que convence 25 de março de 2018 As crianças entenderão que a palavra de Deus nos convence do pecado e transforma a nossa vida. BASE BÍBLICA João 17.17; Atos 9.1-19; Romanos

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

O ensino que transforma

O ensino que transforma O ensino que transforma Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente

Leia mais

Despertar a Fé na Vida

Despertar a Fé na Vida Despertar a Fé na Vida Dos símbolos e gestos à relação com Deus Cf. En Familia, el Despertar Religioso de 0 a 6 años, PPC, 2009. O Batismo, a Eucaristia e qualquer sacramento implicam a relação com Deus,

Leia mais

A Leitura em Voz Alta

A Leitura em Voz Alta A Leitura em Voz Alta A Leitura em voz alta Escolher bem os livros As listas de livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura para os diferentes anos de escolaridade podem apoiar a selecção de obras

Leia mais

Tecendo contos O contar histórias na sala de aula

Tecendo contos O contar histórias na sala de aula Tecendo contos O contar histórias na sala de aula A história Oralidade e imaginário na sala de aula Fonte: www.shutterstock.com a revalorização do ato de contar histórias. contar histórias, um ritual afetivo

Leia mais

IGREJA PRESBITERIANA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. O que vamos ensinar? Curso de Formação de Professores Aula 05 16/09/2018 Pr. Misael B.

IGREJA PRESBITERIANA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. O que vamos ensinar? Curso de Formação de Professores Aula 05 16/09/2018 Pr. Misael B. IGREJA PRESBITERIANA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO O que vamos ensinar? Curso de Formação de Professores Aula 05 16/09/2018 Pr. Misael B. Nascimento Oração inicial A boa aula comunica as ideias centrais propostas

Leia mais

Train The Trainer. treinamentos inovadores

Train The Trainer. treinamentos inovadores Train The Trainer treinamentos inovadores Se você não consegue simplificar é porque ainda não entendeu direito Albert Einstein 10 Maiores erros dos TREINADORES 1 Falta de TEMPO para planejar 2 Menosprezar

Leia mais

Palavras-Chave: Gênero Textual. Atendimento Educacional Especializado. Inclusão.

Palavras-Chave: Gênero Textual. Atendimento Educacional Especializado. Inclusão. O GÊNERO TEXTUAL BILHETE COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA EXPERIÊNCIA NA APAE BELÉM Albéria Xavier de Souza Villaça 1 Bruna

Leia mais

DA VIDA UNIDADE 1: PRECISA DE SABEDORIA? A BÍBLIA RESPONDE AS QUESTÕES

DA VIDA UNIDADE 1: PRECISA DE SABEDORIA? A BÍBLIA RESPONDE AS QUESTÕES UNIDADE 1: PRECISA DE SABEDORIA? A BÍBLIA RESPONDE AS QUESTÕES DA VIDA Este Trimestre começa focalizando o Crescimento e a Graça para as crianças de 9 a 11 anos. A Unidade 1 começa apresentando a Bíblia

Leia mais

Verifique As Suas Respostas

Verifique As Suas Respostas Verifique As Suas Respostas Lição 1 1 Ajuda-nos a aprender o que precisamos saber para viver neste mundo. 2 c) a ensinar. 3 a) Deus. b) crescer espiritualmente. c) Deus. 4 a) 2. pregação. b) 3. testemunho.

Leia mais

Sequência didática Práticas pedagógicas e cinema: contribuições à Educação Ambiental Crítica

Sequência didática Práticas pedagógicas e cinema: contribuições à Educação Ambiental Crítica Sequência didática Práticas pedagógicas e cinema: contribuições à Educação Ambiental Crítica Objetivos: - Discutir concepções da Educação Ambiental crítica em sala de aula; - Estimular a divulgação de

Leia mais

HISTÓRIAS >NA PRAÇA DOCUMENTO ORIENTADOR

HISTÓRIAS >NA PRAÇA DOCUMENTO ORIENTADOR DOCUMENTO ORIENTADOR 28, 29 E 30 ABRIL Oficina de criação cinematográfica Ensino básico e secundário Coordenação Pedro Sena Nunes Organização AO NORTE DOCUMENTO ORIENTADOR Participar numa História da Praça

Leia mais

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA- LITERATURA, PALAVRAS E NÚMEROS

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA- LITERATURA, PALAVRAS E NÚMEROS 22 Eixo: Práticas do Ensino Fundamental I- Alfabetização e Letramento PEREIRA, Flávia Carolina 1 SILVA, Janice Mendes da 2 KNAUT, Michelle Souza Julio 3 Ao considerar a importância da literatura no processo

Leia mais

Ministério infantil não é brincadeira

Ministério infantil não é brincadeira Ministério infantil não é brincadeira MINISTÉRIO INFANTIL NÃO É BRINCADEIRA Para refletir! Exercer o ministério com crianças vai além da técnica e do conhecimento, embora ambos sejam fundamentais para

Leia mais

Você conhece a sua Bíblia?

Você conhece a sua Bíblia? Você conhece a sua Bíblia? Atividade da última aula Vamos praticar?? Leia 2Re 5.1-27 e responda... a) Quem são os personagens da narrativa? b) É possível caracterizá-los a partir da narrativa? Se você

Leia mais

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR PLANEJAMENTO BIMESTRAL DE S Volume - º. BIMESTRE Carga Horária Semanal: O Ser humano / Genética / Evolução. Introdução. Aparelho locomotor. Sistema esquelético Esqueleto 4. Sistema articular Leitura

Leia mais

Formação de Instrutores e Apresentadores

Formação de Instrutores e Apresentadores Este conhecimento não pode faltar na sua próxima apresentação! TÉCNICAS E PRÁTICAS DE ORATÓRIA VOCÊ TAMBÉM PRECISA! VITÓRIA - ES O CURSO Falar em público ou fazer uma apresentação são situações desconfortáveis

Leia mais

VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA

VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA Por Evaristo Filho SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BÍBLICO SETEB Global http://seminarioevangelico.com.br setebonline@gmail.com 2 Apresentação da Disciplina Informações Gerais

Leia mais

PREGAÇÃO CRISTÃ COM BASE EM TODOS OS TEXTOS DA BÍBLIA

PREGAÇÃO CRISTÃ COM BASE EM TODOS OS TEXTOS DA BÍBLIA PREGAÇÃO CRISTÃ COM BASE EM TODOS OS TEXTOS DA BÍBLIA GOLDSWORTHY, Graeme. Pregando toda a bíblia como a escritura cristã: a aplicação da teologia bíblica à pregação expositiva. São José dos Campos: Fiel,

Leia mais

Pedagogia de Jesus parte 2

Pedagogia de Jesus parte 2 Programa MAIS UM POUCO Formação para Escola Dominical Pedagogia de Jesus parte 2 Andreia Fernandes Oliveira Objetivo Pensar, a partir da pedagogia de Jesus, a prática pedagógica na Escola Dominical. A

Leia mais

Após um dia longo no trabalho, os pais ainda se veem diante de mais um compromisso: apoiar os filhos na realização da lição de casa. E o cansaço que s

Após um dia longo no trabalho, os pais ainda se veem diante de mais um compromisso: apoiar os filhos na realização da lição de casa. E o cansaço que s Após um dia longo no trabalho, os pais ainda se veem diante de mais um compromisso: apoiar os filhos na realização da lição de casa. E o cansaço que surge neste momento faz muitos se perguntarem por que,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE NUNO GONÇALVES. Ano letivo Critérios Específicos de Avaliação 3.º Ciclo Inglês

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE NUNO GONÇALVES. Ano letivo Critérios Específicos de Avaliação 3.º Ciclo Inglês Ano letivo 2018-2019 Critérios Específicos de Avaliação 3.º Ciclo Inglês 7.º Ano (Nível A2.1/A2.2) Seguir instruções detalhadas dadas pelo professor; Identificar o conteúdo principal do que se ouve e vê,

Leia mais

Promover o desenvolvimento de métodos e técnicas para uma comunicação clara, objetiva e segura. Objetivo

Promover o desenvolvimento de métodos e técnicas para uma comunicação clara, objetiva e segura. Objetivo Promover o desenvolvimento de métodos e técnicas para uma comunicação clara, objetiva e segura. Objetivo + prática & feedback! Nosso Treinamento Forma Apresentador Conteúdo Por que se preparar? Como se

Leia mais

Os 4 Passos do Processo Persuasivo Infalível IMPACTO PERSUASIVO. ATENÇÃO: Não está autorizada a cópia ou distribuição deste arquivo.

Os 4 Passos do Processo Persuasivo Infalível IMPACTO PERSUASIVO. ATENÇÃO: Não está autorizada a cópia ou distribuição deste arquivo. Os 4 Passos do Processo Persuasivo Infalível IMPACTO PERSUASIVO ATENÇÃO: Não está autorizada a cópia ou distribuição deste arquivo. Olá, Este relatório contém o funcionamento do método que vamos trabalhar

Leia mais

Pressupostos iniciais (1) Desejai ardentemente como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento

Pressupostos iniciais (1) Desejai ardentemente como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento Estudo bíblico Pressupostos iniciais (1) Desejai ardentemente como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para a salvação 1 Pedro 2.2 2 Pressupostos

Leia mais