ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA SUA ESCOLA DOMINICAL. EDUARDO ASSIS GONÇALVES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA SUA ESCOLA DOMINICAL. EDUARDO ASSIS GONÇALVES"

Transcrição

1 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA SUA ESCOLA DOMINICAL EDUARDO ASSIS GONÇALVES

2 Introdução Na sua igreja é feito o planejamento de currículo? Quem faz esse planejamento? Quais as principais dificuldades enfrentadas no planejamento de currículo?

3 O planejamento do currículo é um roteiro seguro para conduzir progressivamente os alunos aos resultados desejados.

4 Significa prever de modo inteligente e bem calculado todas as etapas do trabalho e programar racionalmente todas as atividades, de modo seguro, econômico e eficiente.

5 I. FUNDAMENTOS CURRICULARES

6 A. Definição e implicações O currículo pode ser definido como o conteúdo colocado à disposição dos alunos e suas experiências reais de aprendizado dirigidos por um mestre. A responsabilidade do professor com relação às experiências dos estudantes é produzir um processo em que as experiências são informadas e examinadas.

7 B. Perguntas básicas O que especificamente deve ser ensinado? Identificar áreas de conhecimento, valores, atitudes e habilidades que deverão ser tratadas.

8 B. Perguntas básicas Por que essas áreas devem ser ensinadas? Delinear os propósitos gerais e alvos específicos pelo estudo da Bíblia, oração, dependência do Espírito Santo e cuidadosa avaliação das necessidades dos alunos.

9 B. Perguntas básicas Onde é feito esse ensino? Fatores culturais, sociais e econômicos têm de ser considerados. O contexto do ensino poderá colocar limites claros que afetem as decisões curriculares.

10 B. Perguntas básicas Como é realizado o ensino? É necessário considerar os métodos mais apropriados para o ensino, buscando variálos, para despertar o interesse dos alunos.

11 B. Perguntas básicas Quando essas diversas áreas deverão ser ensinadas? A idade cronológica e maturidade espiritual são fatores a serem considerados.

12 B. Perguntas básicas Quem está sendo ensinado e quem está ensinando? Entender a vida, as necessidades dos alunos e a papel do educador (dons, pontos fortes e pontos fracos).

13 II. ETAPAS DO PLANEJAMENTO CURRICULAR

14 Conhecimento da realidade Determinação dos objetivos Seleção e organização dos conteúdos Replanejamento Feedback Etapa de Aperfeiçoamento Etapa de Elaboração Seleção e organização dos procedimentos de ensino Seleção de recursos Avaliação Etapa da Execução Seleção de procedimentos de avaliação Desenvolvimento do currículo Estruturação do currículo

15 CONHECIMENTO DA REALIDADE Para planejar adequadamente é preciso saber para quem se vai planejar (conhecer o aluno e seu ambiente) Sondagem (buscar dados) ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO Os dados fornecidos pela sondagem e interpretados pelo diagnóstico, dão condições de estabelecer o que é possível alcançar, como fazer e como avaliar os resultados. EXECUÇÃO DO CURRÍCULO Realização das atividades previstas. OBS.: sempre haverá o elemento não plenamente previsto que exigirá adaptações e alterações no planejamento (flexibilidade) AVALIAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO Ao término da execução do que foi planejado, passamos a avaliar o próprio plano com vistas ao replanejamento (resultados do ensino-aprendizagem, qualidade do material, eficiência do sistema)

16 CONHECIMENTO DA REALIDADE Para planejar adequadamente é preciso saber para quem se vai planejar (conhecer o aluno e seu ambiente) Sondagem (buscar dados) ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO Os dados fornecidos pela sondagem e interpretados pelo diagnóstico, dão condições de estabelecer o que é possível alcançar, como fazer e como avaliar os resultados. EXECUÇÃO DO CURRÍCULO Realização das atividades previstas. OBS.: sempre haverá o elemento não plenamente previsto que exigirá adaptações e alterações no planejamento (flexibilidade) AVALIAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO Ao término da execução do que foi planejado, passamos a avaliar o próprio plano com vistas ao replanejamento (resultados do ensino-aprendizagem, qualidade do material, eficiência do sistema)

17 CONHECIMENTO DA REALIDADE Para planejar adequadamente é preciso saber para quem se vai planejar (conhecer o aluno e seu ambiente) Sondagem (buscar dados) ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO Os dados fornecidos pela sondagem e interpretados pelo diagnóstico, dão condições de estabelecer o que é possível alcançar, como fazer e como avaliar os resultados. EXECUÇÃO DO CURRÍCULO Realização das atividades previstas. OBS.: sempre haverá o elemento não plenamente previsto que exigirá adaptações e alterações no planejamento (flexibilidade) AVALIAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO Ao término da execução do que foi planejado, passamos a avaliar o próprio plano com vistas ao replanejamento (resultados do ensino-aprendizagem, qualidade do material, eficiência do sistema)

18 CONHECIMENTO DA REALIDADE Para planejar adequadamente é preciso saber para quem se vai planejar (conhecer o aluno e seu ambiente) Sondagem (buscar dados) ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO Os dados fornecidos pela sondagem e interpretados pelo diagnóstico, dão condições de estabelecer o que é possível alcançar, como fazer e como avaliar os resultados. EXECUÇÃO DO CURRÍCULO Realização das atividades previstas. OBS.: sempre haverá o elemento não plenamente previsto que exigirá adaptações e alterações no planejamento (flexibilidade) AVALIAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO Ao término da execução do que foi planejado, passamos a avaliar o próprio plano com vistas ao replanejamento (resultados do ensino-aprendizagem, qualidade do material, eficiência do sistema)

19 III. CARACTERÍSTICAS DE UM BOM PLANEJAMENTO CURRICULAR

20 Continuidade Sequência Integração Flexibilidade é uma medida da extensão em que temas bíblicos, teológicos ou relacionados à vida são adequadamente repetidos para cada faixa etária durante o curso de estudo. é uma medida de quanto o ensino e o aprendizado constroem sobre ensino e aprendizado anterior e contribui para o aprendizado futuro. avalia a extensão em que os esforços em um aspecto do programa educativo, como a escola da igreja, se relaciona aos demais aspectos, como o culto do domingo e as atividades dos jovens. pode ser alterado, desde que não se distancie dos principais objetivos, sem quebra de sua unidade e continuidade.

21 Continuidade Sequência Integração Flexibilidade é uma medida da extensão em que temas bíblicos, teológicos ou relacionados à vida são adequadamente repetidos para cada faixa etária durante o curso de estudo. é uma medida de quanto o ensino e o aprendizado constroem sobre ensino e aprendizado anterior e contribui para o aprendizado futuro. avalia a extensão em que os esforços em um aspecto do programa educativo, como a escola da igreja, se relaciona aos demais aspectos, como o culto do domingo e as atividades dos jovens. pode ser alterado, desde que não se distancie dos principais objetivos, sem quebra de sua unidade e continuidade.

22 Continuidade Sequência Integração Flexibilidade é uma medida da extensão em que temas bíblicos, teológicos ou relacionados à vida são adequadamente repetidos para cada faixa etária durante o curso de estudo. é uma medida de quanto o ensino e o aprendizado constroem sobre ensino e aprendizado anterior e contribui para o aprendizado futuro. avalia a extensão em que os esforços em um aspecto do programa educativo, como a escola da igreja, se relaciona aos demais aspectos, como o culto do domingo e as atividades dos jovens. pode ser alterado, desde que não se distancie dos principais objetivos, sem quebra de sua unidade e continuidade.

23 Continuidade Sequência Integração Flexibilidade é uma medida da extensão em que temas bíblicos, teológicos ou relacionados à vida são adequadamente repetidos para cada faixa etária durante o curso de estudo. é uma medida de quanto o ensino e o aprendizado constroem sobre ensino e aprendizado anterior e contribui para o aprendizado futuro. avalia a extensão em que os esforços em um aspecto do programa educativo, como a escola da igreja, se relaciona aos demais aspectos, como o culto do domingo e as atividades dos jovens. pode ser alterado, desde que não se distancie dos principais objetivos, sem quebra de sua unidade e continuidade.

24 IV. ESTUDO DE CASO

25 EDITORA CULTURA CRISTÃ

26 Três perguntas... Que aluno queremos formar em nossa ED? O que queremos que ele creia, sinta e faça? (seja) Que material podemos usar?

27 CURRÍCULO

28 Como foi feita a elaboração do currículo?

29 (1) FASE DA PREPARAÇÃO (1.1) Pesquisa de Campo

30 Visual para o departamento infanto-juvenil Relevância do ensino bíblico para o contexto do aluno; Clareza quanto a matriz curricular; Ideias criativas para atividades de fixação; Dinâmicas de grupo (adolescentes).

31 (1.2) Definição dos Objetivos Gerais

32 Apresentar as Escrituras de forma criativa e contextualizada; Despertar o desejo de ouvir, ler e estudar a Bíblia com disposição e dedicação;

33 Conhecer e solidificar a base bíblica-doutrinária; Resgatar os princípios e valores para uma boa convivência no lar, na escola, etc;

34 Estimular a presença constante e participativa do aluno em sua igreja local; Auxiliar no desenvolvimento da vida devocional no lar;

35 (2) FASE DO PLANEJAMENTO (2.1) Listagem e análise dos assuntos

36 (2.2) Elaboração da sequência dos assuntos Deve ser feita uma sequência que seja a mais significativa possível para o aluno.

37 Sequência de Frequência Ensinar primeiro as habilidades que o aluno usará com mais frequência. Foi a sequência usada na Série PASSOS.

38 Primeiros Passos - 2 e 3 anos

39 Firmando os Passos 4 a 6 anos

40 Sequência Lógica Ênfase na cronologia. Três revistas sobre o Novo Testamento e quatro para o Antigo Testamento, e ainda, uma revista com temas avulsos que trata do cotidiano da criança dessa idade. Usamos esta sequência nas revistas MQV Kids (Mais que Vencedores)

41 MQV Kids - 7 e 8 anos

42 Sequência de Interesse Que desperta maior interesse nos alunos, intercalando em seguida outros assuntos necessários. MQV Júnior e Território Teen

43 MQV Júnior 9 a 11 anos

44 12 a 17 anos

45

46 Divisão de faixa etária - 2 e 3 anos -4 a 6 anos -7 e 8 anos -9 a 11 anos -12 a 17 anos

47 Visuais 24 folhas coloridas (31 x 44 cm) com visuais variados para cada lição

48

49 Revista do professor Orientações gerais, Plano de frequência e Projeto do trimestre (revisão)

50 Projeto do Trimestre

51 Projeto do Trimestre

52

53 Plano de Frequência

54 Revista do professor Devocional Informações sobre o texto bíblico Dicas para aprofundamento do assunto Atividade para ser desenvolvida em família

55 Material do aluno Série PASSOS Bloco com 16 folhas: 1 folha colorida com versículos, 2 folhas com bilhetes para os pais e 13 atividades de fixação.

56 SUGESTÃO: Caderno do aluno Colar semanalmente o versículo, o bilhete e a atividade (quando possível) Usar como agenda: aniversário, avisos, motivo de oração

57 Revistas MQVs Exercícios que despertam o interesse e a reflexão; Atividades variadas para as famílias; Dicas de sites, livros, receitas... e curiosidades.

58 MQV Júnior devocional diária!

59 Qual é a duração do currículo? Infantil: 2 ou 3 anos, de acordo com a faixa etária Adolescentes: 6 anos Quando um currículo retorna, não significa que está sendo simplesmente repetido, e sim que seu ciclo de estudos foi concluído.

60

61 Solução para um problema crônico O que fazer quando começam as férias? Juntar as classes? E as datas comemorativas? Que material usar?

62 Solução para um problema crônico 13 lições avulsas com planos de aulas para menores e maiores Atividades diferenciadas, além de visuais em cartazes e em PowerPoint. Revista para o professor (64p.); visuais em cartazes (44x31); mídia (CD) com apresentações em PowerPoint e Recursos em pdf.

63 SUMÁRIO 1. A verdadeira alegria Fevereiro: carnaval 2. Somos iguais ou diferentes? Fevereiro: início das aulas 3. Foi por mim Março ou abril: Páscoa 4. Deus me fez completo! Férias ou mês do lar (parte 1) 5. Deus fez a família! Férias ou mês do lar (parte 2) 6. Mãe, a mulher virtuosa! Férias ou Dia das Mães 7. O Pai, um líder que ama a Deus! Férias ou Dia dos Pais 8. Amar e cuidar Férias ou mês de junho (Dia do Meio ambiente) 9. Missões e a Igreja perseguida Férias ou Mês de Missões 10. Missões e a tradução da Bíblia Mês de Missões ou dezembro: Dia da Bíblia 11. Eu, um cidadão! Férias ou mês de setembro 12. Um dia para agradecer Novembro: Dia de Ação de Graças ou férias 13. Promessa cumprida Dezembro: Natal

64 Escola Bíblica de Férias

65 E mais... Programas de culto para as crianças Orientações para a liderança da igreja 38 programas de culto Um CD com músicas infantis e recursos didáticos 56 cenas para visualização

66 SUMÁRIO Série 1 Quem é Deus? 1. Deus é bom 2. Deus é santo 3. Deus é poderoso 4. Deus é criador (parte 1) 5. Deus é criador (parte 2) 6. Deus é quem cuida Série 2 O nosso culto a Deus 7. O que é culto 8. Como devemos cultuar (atitudes internas) 9. Como devemos cultuar (atitudes externas) 10. O culto e os sacramentos Série 3 O Filho de Deus 11. Jesus e a criação do mundo 12. Jesus e o plano de salvação 13. Jesus, nosso advogado 14. Jesus voltará

67 SUMÁRIO Série 4 Quero ser como Jesus 15. É bom crescer 16. Muitos amigos, uma missão! 17. Sem diferenças 18. Como o Mestre Série 5 Os ensinos de Jesus 19. O filho pródigo 20. O bom samaritano 21. Os talentos Série 6 Dando bons frutos 22. Amor 23. Alegria 24. Paz 25. Longanimidade 26. Benignidade e Bondade 27. Fidelidade 28. Mansidão e domínio próprio

68 SUMÁRIO Série 7 Vitaminas da vida cristã 29. Vitamina O Oração 30. Vitamina E Evangelização 31. Vitamina C1 Comunhão 32. Vitamina C2 Contentamento 33. Vitamina T Trabalho 34. Vitamina D Disciplina Série 8 Datas comemorativas 35. Páscoa 36. Família 37. Missões 38. Natal

69 JOVENS E ADULTOS

70 Temais atuais, Teologia Reformada aplicada ou exposição bíblica

71 .editoraculturacrista.com.br

OFICINA: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA SUA ESCOLA DOMINICAL

OFICINA: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA SUA ESCOLA DOMINICAL OFICINA: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA SUA ESCOLA DOMINICAL eduardo@cep.org.br INTRODUÇÃO Se qualquer atividade exige planejamento, a educação cristã não foge dessa exigência. O planejamento do currículo é

Leia mais

EDUCAÇÃO CRISTÃ. Conceitos Práticos Congresso de Renovação Ministerial Pb. Fabio Fev/2016 Avivamento Bíblico Jaçanã

EDUCAÇÃO CRISTÃ. Conceitos Práticos Congresso de Renovação Ministerial Pb. Fabio Fev/2016 Avivamento Bíblico Jaçanã EDUCAÇÃO CRISTÃ Conceitos Práticos Congresso de Renovação Ministerial Pb. Fabio Fev/2016 Avivamento Bíblico Jaçanã LEMA "Cada crente um aluno". O número de matriculados na EBD deverá ser maior que o número

Leia mais

PLANEJAMENTO DIDÁTICO APLICADO A EDUCAÇÃO INFANTIL

PLANEJAMENTO DIDÁTICO APLICADO A EDUCAÇÃO INFANTIL PLANEJAMENTO DIDÁTICO APLICADO A EDUCAÇÃO INFANTIL "Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois,

Leia mais

MINISTÉRIO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA LIDERES E PROFESSORES DO MCA

MINISTÉRIO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA LIDERES E PROFESSORES DO MCA MINISTÉRIO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA LIDERES E PROFESSORES DO MCA Quando Jesus disse aos discípulos que não impedisse as crianças de ir ter com Ele, falava a todos os Seus seguidores

Leia mais

Material didático + Treinamento Básico

Material didático + Treinamento Básico Treinamento Material didático + Treinamento Básico Essa forma de utilização dos recursos de Clubes Bíblicos Palavra da Vida visa dar um treinamento básico do ministério com juniores, adolescentes e jovens,

Leia mais

Currículo Cultura Cristã. Matriz curricular

Currículo Cultura Cristã. Matriz curricular Currículo Cultura Cristã Matriz curricular SÉRIE PASSOS (para crianças não alfabetizadas) PRIMEIROS PASSOS (2 e 3 anos) 1. O cuidado de Deus 2. Sou do Papai do céu 3. Tudo era bom 4. Tudo era muito bom

Leia mais

CALENDÁRIO GERAL DE ATIVIDADES PARA JANEIRO Oração

CALENDÁRIO GERAL DE ATIVIDADES PARA JANEIRO Oração CALENDÁRIO GERAL DE ATIVIDADES PARA 2014 AB Acampamento Baptista Departamento Feminino DH Departamento de Homens DJ Departamento da Juventude DM - Departamento de Missões Seminário Teológico Baptista DIR-CBP

Leia mais

CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS

CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA A JUVENTUDE DA CNBB CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS ESCOLA DE CAPACITAÇÃO DE ASSESSORES DE GRUPOS JUVENIS Na formação para o discipulado

Leia mais

DONS DO ESPÍRITO SANTO QUANTOS E QUAIS SÃO OS DONS DO ESPÍRITO PARA QUE SERVEM QUAL A DIFERENÇA ENTRE TALENTOS E DONS 1 Cor. 12:1-11 É importante lembrar que os dons de Deus são sem arrependimento, isto

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO MINISTERIAL DE ADORAÇÃO E LOUVOR

CURSO FORMAÇÃO MINISTERIAL DE ADORAÇÃO E LOUVOR CURSO FORMAÇÃO MINISTERIAL DE ADORAÇÃO E LOUVOR OBJETIVO: Formação espiritual e bíblico-teológica através do estudo das Sagradas Escrituras e capacitação técnica musical de pessoas vocacionadas para o

Leia mais

PLANO DE CURSO OBJETIVO GERAL DA ÁREA DE ENSINO RELIGIOSO

PLANO DE CURSO OBJETIVO GERAL DA ÁREA DE ENSINO RELIGIOSO PLANO DE CURSO OBJETIVO GERAL DA ÁREA DE ENSINO RELIGIOSO O direito fundamental à educação inclui receber, na formação integral, a capacitação necessária ao exercício da cidadania. O Ensino religioso tem

Leia mais

Currículo Cultura Cristã. Matriz curricular

Currículo Cultura Cristã. Matriz curricular Currículo Cultura Cristã Matriz curricular SÉRIE PASSOS (para crianças não alfabetizadas) PRIMEIROS PASSOS ( e 3 anos) 1. O cuidado de Deus. Sou do Papai do céu 3. Tudo era bom 4. Tudo era muito bom Identificar

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTINUADA

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTINUADA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTINUADA O incentivo que a sua Escola Dominical precisa para crescer! O reconhecimento merecido pelos alunos. O PECC O Programa de Educação Cristã Continuada foi criado para

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

Calendário Jan - Mar 2014 Paróquia Evangélica de Confissão Luterana no Rio de Janeiro Norte

Calendário Jan - Mar 2014 Paróquia Evangélica de Confissão Luterana no Rio de Janeiro Norte Calendário Jan - Mar 2014 Paróquia Evangélica de Confissão Luterana no Rio de Janeiro Norte Janeiro Fevereiro Março Faze-me ouvir, pela manhã, da tua graça, pois em ti confio; mostra-me o caminho por onde

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA 2014

APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA 2014 PROPOST A 2014 "Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo.

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL Componentes Eletivos Professora: Geusélia Gonçalves 07.02.2017 Lei nº 9.394/1996: Art. 26. Os currículos da educação infantil,

Leia mais

CALENDÁRIO JANEIRO Mês da Assembleia da CBB. FEVEREIRO Mês de Aniversário da PIB em Pompéia

CALENDÁRIO JANEIRO Mês da Assembleia da CBB. FEVEREIRO Mês de Aniversário da PIB em Pompéia JANEIRO Mês da Assembleia da CBB 04 - domingo Diaconato Ceia do Senhor 09 - sexta-feira Diretoria Reunião da Diretoria as 19h30 13 - terça-feira Conselho Fiscal Reunião do Conselho Fiscal as 19h30 15 -

Leia mais

ENSINO PRODUTIVO Escola Bíblica Dominical 2007

ENSINO PRODUTIVO Escola Bíblica Dominical 2007 ENSINO PRODUTIVO Escola Bíblica Dominical 2007 ENSINO PRODUTIVO -PROJETO VIDA- Leve o Projeto Vida para o seu lar Definição Clássica : Ensino estruturado,orientado pedagogicamente, com base integral na

Leia mais

VISÃO DO GERAÇÃO FUTURO

VISÃO DO GERAÇÃO FUTURO FASE CRIANÇA 1 VISÃO DO GERAÇÃO FUTURO Ser um ministério fundamentado na palavra de Deus que ensine e seja modelo para a criança de como se tornar um verdadeiro e frutífero discípulo de Jesus. Discípulo

Leia mais

Agrupamento de Escolas CARLOS GARGATÉ

Agrupamento de Escolas CARLOS GARGATÉ CONHECIMENTOS, CAPACIDADES E ATITUDES O aluno deve ficar capaz de: Agrupamento de Escolas CARLOS GARGATÉ Departamento de Ciências Sociais e Humanas 2018/2019 Critérios de avaliação e programação Educação

Leia mais

Tema Ênfase Divisa

Tema Ênfase Divisa ANUÁRIO DE 2017 Tema 2017 40 ANOS CONECTANDO PESSOAS A DEUS E UMAS AS OUTRAS Ênfase 2017 RELACIONAMENTOS QUE RESULTEM EM VIDAS TRANSFORMADAS, MADURAS E QUE SE MULTIPLICAM Divisa E TODOS OS DIAS, NO TEMPLO

Leia mais

FOTO 3 X 4. Nome: Endereço: Bairro: CEP: Cidade: Estado: Fone: Associação ou Missão: União: Igreja: Distrito: Clube: Região: Iniciado em / /

FOTO 3 X 4. Nome: Endereço: Bairro: CEP: Cidade: Estado:   Fone: Associação ou Missão: União: Igreja: Distrito: Clube: Região: Iniciado em / / FOTO 3 X 4 Nome: Endereço: Bairro: CEP: Cidade: Estado: E-mail: Fone: Associação ou Missão: União: Igreja: Distrito: Clube: Região: Iniciado em / / PRÉ-REQUISITOS Ter completado 18 anos de idade, no mínimo

Leia mais

UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS

UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS Frutos-3 Impact0 LIÇÃO 13 VIVENDO A VIDA COM DEUS UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS 9-11 Anos HISTÓRIA BÍBLICA João 15:12 A Bíblia nos ensina que Deus quer que sejamos

Leia mais

Evangelizar é partilhar o evangelho e levar outros a aceitarem Jesus como seu Salvador pessoal, aceitá-lo como seu Senhor que logo virá; unir sua

Evangelizar é partilhar o evangelho e levar outros a aceitarem Jesus como seu Salvador pessoal, aceitá-lo como seu Senhor que logo virá; unir sua Evangelizar é partilhar o evangelho e levar outros a aceitarem Jesus como seu Salvador pessoal, aceitá-lo como seu Senhor que logo virá; unir sua vida à da Sua igreja. Reavivamento Estudo da Bíblia Oração

Leia mais

Apresentação. Estudos bíblicos doutrinários - formato 16x23.pmd 3

Apresentação. Estudos bíblicos doutrinários - formato 16x23.pmd 3 Apresentação A Editora Cultura Cristã continua a contribuir para o amadurecimento dos crentes e para o fortalecimento da Igreja. Numa época de crise em que mesmo a mídia secular noticia o abandono da fé

Leia mais

40 Dias de Propósitos. Detalhes de Funcionamento da Campanha Escola Bíblica 04/03/2007 Vlademir Hernandes

40 Dias de Propósitos. Detalhes de Funcionamento da Campanha Escola Bíblica 04/03/2007 Vlademir Hernandes 40 Dias de Propósitos Detalhes de Funcionamento da Campanha Escola Bíblica 04/03/2007 Vlademir Hernandes Histórico Igreja Saddleback Igreja Batista Lake Forest CA - EUA Fundada em 1980 por Rick Warren

Leia mais

COMUNIDADE EVANGÉLICA ALIANÇA CRISTÃ Mensagem para Grupos Familiares TEMA: ANDANDO NO ESPÍRITO LÚDIO MARCONDES

COMUNIDADE EVANGÉLICA ALIANÇA CRISTÃ Mensagem para Grupos Familiares TEMA: ANDANDO NO ESPÍRITO LÚDIO MARCONDES COMUNIDADE EVANGÉLICA ALIANÇA CRISTÃ Mensagem para Grupos Familiares TEMA: ANDANDO NO ESPÍRITO LÚDIO MARCONDES VAMOS DISCUTIR O ASSUNTO? TEXTO BASE: Gálatas 5:22,23 INTRODUÇÃO: Quando decidimos seguir

Leia mais

Lição XIII: Fazendo a conexão: Revisão

Lição XIII: Fazendo a conexão: Revisão A história fantástica de Deus continua do Velho Testamento até o Novo Testamento. Nós começamos ouvindo como as profecias da promessa de um Salvador foram totalmente cumpridas quando Deus mandou Seu Filho,

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE EVANGELISTAS

DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE EVANGELISTAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE EVANGELISTAS Considerando que: A Igreja Metodista define que o participar da sinalização do Reino de Deus em nosso mundo, pelo Espírito Santo, constitui-se

Leia mais

Edital de Inscrições 2012

Edital de Inscrições 2012 Edital de Inscrições 2012 A Escola de Louvor tem o compromisso de oferecer aos seus alunos as ferramentas necessárias para o serviço do Reino de Deus por meio de um treinamento preparado especialmente

Leia mais

Planejamento de ensino

Planejamento de ensino Planejamento de ensino Ensino O ENSINO: é um processo de aprendizagem que objetiva a formação ou transformação da conduta humana. A educação de hoje interessa-se pelo desenvolvimento harmônico do educando

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013. Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013. Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social Lição 2- Pais, criem seus filhos Texto Bíblico: PROVÉRBIOS 22.6 Objetivos

Leia mais

Encontro de Formação de Catequistas. Paróquia Santa Cruz Matão SP Junho

Encontro de Formação de Catequistas. Paróquia Santa Cruz Matão SP Junho Encontro de Formação de Catequistas Paróquia Santa Cruz Matão SP Junho - 2013 Conteúdos de cada Etapa Catequese 1ª Comunhão 1ª Etapa (5 à 6 anos) Nessa etapa o catequizando deve ser introduzido nas maravilhas

Leia mais

Função e Organização do CTL na Igreja Local

Função e Organização do CTL na Igreja Local Função e Organização do CTL na Igreja Local Função e Organização do CTL na Igreja Local - Revisão 02 - Fevereiro 2007 Reprodução proibida por qualquer meio ou mídia, impressa ou eletrônica. 2006-2007 Associação

Leia mais

Ênfase: PLANEJAMENTO COM DEUS PARA 2017 DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO. 01 CULTOS - Não haverá culto pela Manhã

Ênfase: PLANEJAMENTO COM DEUS PARA 2017 DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO. 01 CULTOS - Não haverá culto pela Manhã JANEIRO 2017 E TEMPO DE RECOMEÇAR Ênfase: PLANEJAMENTO COM DEUS PARA 2017 01 - Não haverá culto pela Manhã 08 Manhã - Apresentação de BEBES e CELEBRAÇÃO DA CEIA 02 03 04 15 ANOS DE MARIA EDUARDA 09 DE

Leia mais

IGREJA BATISTA DA BATALHA

IGREJA BATISTA DA BATALHA IGREJA BATISTA DA BATALHA TEMA ANUAL DA IGREJA BATISTA DA BATALHA PARA O ANO ECLESIÁSTICO DE 2016 ANUNCIANDO O REINO COM O PODER DE DEUS Divisa: Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra

Leia mais

A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã.

A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã. A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã. Uma missão irrenunciável da igreja como um todo e do cristão particularmente. O QUE É INDISPENSÁVEL PARA A EVANGELIZAÇÃO? Conversão

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS JULHO 2018 2.º ANO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA INTRODUÇÃO As Aprendizagens Essenciais (AE) da disciplina de Educação

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS JULHO 2018 2.º ANO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA INTRODUÇÃO As Aprendizagens Essenciais (AE) da disciplina de Educação

Leia mais

JANEIRO DE MÊS DA FRATERNIDADE

JANEIRO DE MÊS DA FRATERNIDADE JANEIRO DE 0- MÊS DA FRATERNIDADE Confraternização Universal 0 Congresso de Missões - MEM Casamento de Ana Carolina e Thiago 0 Congresso de Missões - MEM Formatura - Direito Multivix e Odontologia UVV

Leia mais

UMA PROPOSTA DE ENSINO ATUALIZADA PARA ESTE TEMPO

UMA PROPOSTA DE ENSINO ATUALIZADA PARA ESTE TEMPO UMA PROPOSTA DE ENSINO ATUALIZADA PARA ESTE TEMPO Objetivos da organização Alcançar todas as mulheres Envolver as mulheres em Missões Capacitar a mulher para fortalecer a vida espiritual do seu lar Oferecer

Leia mais

Lição IX: Pedro - A Pedra da Igreja

Lição IX: Pedro - A Pedra da Igreja A história fantástica de Deus continua do Velho Testamento até o Novo Testamento. Nós começamos ouvindo como as profecias da promessa de um Salvador foram totalmente cumpridas quando Deus mandou Seu Filho,

Leia mais

JANEIRO DE MÊS DA FRATERNIDADE DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO 1

JANEIRO DE MÊS DA FRATERNIDADE DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO 1 JANEIRO DE 0- MÊS DA FRATERNIDADE Confraternização Universal 0 Congresso de Missões - Casamento de Ana Carolina e Thiago 0 Congresso de Missões - Formatura - Direito Multivix e Odontologia UVV 0 FEVEREIRO

Leia mais

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS)

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS) BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012 Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social Lição 3 - Deus usa a sua adversidade para curar o caráter de outras pessoas

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Piedade

Colégio Nossa Senhora da Piedade Colégio Nossa Senhora da Piedade Plano de curso Dados de identificação: Curso: Ensino Fundamental II Série: 7 Ano Professora: Denise dos Santos Silva Rocha Disciplina: Ensino Religioso Ano: 2016. 1-Objetivo

Leia mais

IGREJA PRESBITERIANA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. O que vamos ensinar? Curso de Formação de Professores Aula 05 16/09/2018 Pr. Misael B.

IGREJA PRESBITERIANA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. O que vamos ensinar? Curso de Formação de Professores Aula 05 16/09/2018 Pr. Misael B. IGREJA PRESBITERIANA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO O que vamos ensinar? Curso de Formação de Professores Aula 05 16/09/2018 Pr. Misael B. Nascimento Oração inicial A boa aula comunica as ideias centrais propostas

Leia mais

18/06/2015. Didática Aula 3. O que é PLANEJAR? O que é PLANEJAR?

18/06/2015. Didática Aula 3. O que é PLANEJAR? O que é PLANEJAR? Didática Aula 3 Planejamento de Ensino O que é PLANEJAR? Planejar é analisar dada realidade, refletindo sobre as condições existentes, e prever as formas alternativas de ação para superar as dificuldades

Leia mais

PORQUE É IMPORTANTE O DEPARTAMENTO DOS MINISTÉRIOS DA FAMÍLIA?

PORQUE É IMPORTANTE O DEPARTAMENTO DOS MINISTÉRIOS DA FAMÍLIA? PORQUE É IMPORTANTE O DEPARTAMENTO DOS MINISTÉRIOS DA FAMÍLIA? 1. Porque as famílias modernas passam pelos seguintes problemas: 1.1 Atitudes liberais antes do casamento 1.2 Conflitos 1.3 Pressões financeiras

Leia mais

Ênfase: PLANEJAMENTO COM DEUS PARA 2017 DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO. 01 CULTOS - Não haverá culto pela Manhã

Ênfase: PLANEJAMENTO COM DEUS PARA 2017 DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO. 01 CULTOS - Não haverá culto pela Manhã JANEIRO 2017 É TEMPO DE RECOMEÇAR Ênfase: PLANEJAMENTO COM DEUS PARA 2017 01 - Não haverá culto pela Manhã 08 Manhã - Apresentação de BEBES e CELEBRAÇÃO DA CEIA 02 03 04 15 ANOS DE MARIA EDUARDA 09 DE

Leia mais

Roteiro com as tarefas e lembretes semanais da Jornada Pais e Filhos Juntos

Roteiro com as tarefas e lembretes semanais da Jornada Pais e Filhos Juntos Roteiro com as tarefas e lembretes semanais da Jornada Pais e Filhos Juntos Objetivo: Lembrar, reforçar e incentivar os pais no discipulado de seus filhos durante todo o processo de discipulado. Enviar

Leia mais

O que já sabemos sobre a BNCC?

O que já sabemos sobre a BNCC? Tânia Bárbara O que já sabemos sobre a BNCC? Base Nacional Comum Curricular Resolução com força de Lei (homologada em 20 de Dezembro de 2017). Não é CURRÍCULO e sim deve nortear ao mesmos. Documento NOVO,

Leia mais

JUSTIFICATIVA. OBJETIVOS Gerais: Capacitar expositores da Bíblia a utilizá-la de forma teológica e metodologicamente fundam Específicos:

JUSTIFICATIVA. OBJETIVOS Gerais: Capacitar expositores da Bíblia a utilizá-la de forma teológica e metodologicamente fundam Específicos: JUSTIFICATIVA A Bíblia é a fonte primeira da teologia cristã, de onde os mais diversos grupos do cristianismo retiram OBJETIVOS Gerais: Capacitar expositores da Bíblia a utilizá-la de forma teológica e

Leia mais

Como preparar estudos bíblicos a partir de livros

Como preparar estudos bíblicos a partir de livros Como preparar estudos bíblicos a partir de livros 4º Congresso Nacional de Educação Cristã Rev. Misael B. Nascimento. D.Min. 22 e 23/04/2016 Esta oficina focaliza em como preparar estudos bíblicos a partir

Leia mais

MÊS DA CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL JANEIRO/2018

MÊS DA CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL JANEIRO/2018 MÊS DA CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL JANEIRO/20 * Confraternização Universal 2 3 4 5 6 7 8 9 * Módulo I A Doutrina de Deus- 0 * Dia de O Jornal Batista 2 3 4 5 6 * Módulo I A Doutrina de Deus-930h 22 * Módulo

Leia mais

1ª edição Projeto Timóteo Como Pregar Mensagens Bíblicas Apostila do Orientador

1ª edição Projeto Timóteo Como Pregar Mensagens Bíblicas Apostila do Orientador Como Pregar Mensagens Bíblicas Projeto Timóteo Apostila do Orientador Como Pregar Mensagens Bíblicas Projeto Timóteo Coordenador do Projeto Dr. John Barry Dyer Equipe Pedagógica Marivete Zanoni Kunz Tereza

Leia mais

Revista: Juniores 1º Trimestre 2018 Assunto: Os Amigos de Jesus Prof: Ronaldo Moreira.

Revista: Juniores 1º Trimestre 2018 Assunto: Os Amigos de Jesus Prof: Ronaldo Moreira. Revista: Juniores 1º Trimestre 2018 Assunto: Os Amigos de Jesus Prof: Ronaldo Moreira. Graça e Paz amigo Professor Um novo ano se inicia, Gloria Deus pela sua vida. Estamos orando sempre para que o Senhor

Leia mais

MINISTÉRIO COM JOVENS

MINISTÉRIO COM JOVENS MINISTÉRIO COM JOVENS Por Evaristo Filho SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BÍBLICO SETEB Global http://seminarioevangelico.com.br setebonline@gmail.com 2 Apresentação da Disciplina Informações Gerais Pré-Tarefas

Leia mais

Externato de Santa Margarida. Rua Manuel Ribeiro de Almeida, 141 Quinta da Azenha S. Cosme- Gondomar Tel Fax.

Externato de Santa Margarida. Rua Manuel Ribeiro de Almeida, 141 Quinta da Azenha S. Cosme- Gondomar Tel Fax. Externato de Santa Margarida Rua Manuel Ribeiro de Almeida, 141 Quinta da Azenha 4420-195-S. Cosme- Gondomar Tel. 224830104 Fax. 224837223 Ano Letivo 2016/2017 Plano anual de atividades SETEMBRO Dia 2

Leia mais

ESTUDO BÍBLICO INDUTIVO Plano de Aula Modelo Para Pequenos Grupos de Militares

ESTUDO BÍBLICO INDUTIVO Plano de Aula Modelo Para Pequenos Grupos de Militares ESTUDO BÍBLICO INDUTIVO Plano de Aula Modelo Para Pequenos Grupos de Militares INTRODUÇÃO (5 minutos, incluindo objetivo) - Existem muitos tipos de estudos Bíblicos: tópico, personagem, livro, etc. - Existem

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012 Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social Lição 10 PRÉ-REQUISITOS PARA A UNIDADE: ANDAR EM AMOR E HARMONIA Texto

Leia mais

RELATÓRIO UNIÃO PRESBITERIANA DE HOMENS - UPH 2ª IGREJA PRESBITERIANA DE TAGUATINGA

RELATÓRIO UNIÃO PRESBITERIANA DE HOMENS - UPH 2ª IGREJA PRESBITERIANA DE TAGUATINGA ! RELATÓRIO DA 2ª IGREJA PRESBITERIANA DE TAGUATINGA NOVEMBRO/ Sumário INTRODUÇÃO... 3 OBJETIVOS GERAIS... 3 DESENVOLVIMENTO... 3 CONCLUSÃO... 5! 2 INTRODUÇÃO Este documento tem o objetivo de atender ao

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 000 - Fone (045) 35-1336 - Fax (045) 3379-58 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL: Ensino

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

PLANEJAMENTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso Ciências Biológicas Licenciatura Campus Santa Helena PLANEJAMENTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Docente:

Leia mais

Metodologia da Infância Missionária: as quatro áreas integradas

Metodologia da Infância Missionária: as quatro áreas integradas Metodologia da Infância Missionária: as quatro áreas integradas A I.M. é um estilo de vida, portanto não é algo que aprendemos de uma hora para outra, mas ensinamentos que adquirimos com o tempo. Por isso

Leia mais

Guia. Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez R P R P R P R P R P R P R P R P R P R P R P R P

Guia. Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez R P R P R P R P R P R P R P R P R P R P R P R P Classe Guia Nome: Unidade: Geral 1. Ter, no mínimo, 15 anos de idade. Cole aqui sua copia de identidade 2. Ser membro ativo do clube de Desbravadores Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez R P

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ENSINO

PLANEJAMENTO DE ENSINO PLANEJAMENTO DE ENSINO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS CAMPOS BELOS GERALDO MAGELA DE PAULA gmagela@wordpress.com CARACTERÍSTICAS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O SÉCULO XXI o momento histórico está

Leia mais

Série: Encontros com Jesus LIÇÃO 5: JESUS E OS DISCÍPULOS. - DA ORAÇÃO PARA A COMISSÃO Jesus orou por mim - 09/10/2016

Série: Encontros com Jesus LIÇÃO 5: JESUS E OS DISCÍPULOS. - DA ORAÇÃO PARA A COMISSÃO Jesus orou por mim - 09/10/2016 PRIMÁRIOS 4 a 8 ANOS Série: Encontros com Jesus LIÇÃO 5: JESUS E OS DISCÍPULOS - DA ORAÇÃO PARA A COMISSÃO Jesus orou por mim - TEXTO BÍBLICO: JOÃO 17 09/10/2016 VERSÍCULO-CHAVE: Santifica-os na verdade,

Leia mais

AVALIAÇÃO. Educação Orientada para Resultados (EOR/OBE)

AVALIAÇÃO. Educação Orientada para Resultados (EOR/OBE) AVALIAÇÃO Educação Orientada para Resultados (EOR/OBE) REFLEXÃO Porque é que a avaliação é tão importante? Que tipo de avaliação é feita na sua instituição? Alterar os métodos de avaliação "Se você quer

Leia mais

AUTOSSUFICIÊNCIA O papel do facilitador nos grupos de autossuficiência

AUTOSSUFICIÊNCIA O papel do facilitador nos grupos de autossuficiência AUTOSSUFICIÊNCIA O papel do facilitador nos grupos de autossuficiência AUTOSSUFICIÊNCIA D&C 104:15, E é meu propósito suprir a meus santos, pois todas as coisas são minhas. AUTOSSUFICIÊNCIA D&C 104:16,

Leia mais

Bíblia: do Início ao Fim

Bíblia: do Início ao Fim Escola Bíblica Dominical de Férias Marcelo Garcia da Silva 24/01/16 I Introdução Bom dia! Como vão todos? Animados para a aula de hoje? Vamos lá! Bem, se você tem filhos pequenos talvez prefira outra frase...

Leia mais

- Um compromisso de oração que vai mudar a sua vida -

- Um compromisso de oração que vai mudar a sua vida - 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 - Um compromisso de oração que vai mudar a sua vida - Dia 0 - Tempo de adoração e gratidão Leitura Bíblica: Ap. Motivos de Oração: Agradeça pela salvação, família,

Leia mais

Lição Lição (20 a 30 min.) Prepare-se em oração e estude com carinho a lição de Célula da próxima semana, que pode ser encontrada no roteiro ou no site: www.igrejaitatiaia.com.br Siga as orientações e

Leia mais

Escola Ryle de Teologia. Grade Curricular 1º Ano

Escola Ryle de Teologia. Grade Curricular 1º Ano Escola Ryle de Teologia Ensinando o poder do evangelho de Cristo Grade Curricular 1º Ano Introdução à Bíblia Como não se pode fazer teologia sem a Palavra de Deus, vamos dar início com esse tema. Este

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Piedade

Colégio Nossa Senhora da Piedade Colégio Nossa Senhora da Piedade Dados de identificação: Curso: Ensino Fundamental II Série: 6 Ano Professora: Denise dos Santos Silva Rocha Disciplina: Ensino Religioso Ano: 2016. Plano de curso 1-Objetivo

Leia mais

Qual o segredo para que o Grupo de Oração seja aquilo que deve ser?

Qual o segredo para que o Grupo de Oração seja aquilo que deve ser? Qual o segredo para que o Grupo de Oração seja aquilo que deve ser? Muitos coordenadores desanimam ao ver o Grupo de Oração enfraquecendo e perguntam: "Como fazer meu grupo crescer? Como manter as pessoas

Leia mais

1ª edição Projeto Timóteo Como Preparar e Realizar Cultos Apostila do Orientador

1ª edição Projeto Timóteo Como Preparar e Realizar Cultos Apostila do Orientador Como Preparar e Realizar Cultos www.projeto-timoteo.org 1ª edição Projeto Timóteo Apostila do Orientador Como Preparar e Realizar Cultos www.projeto-timoteo.org 1ª edição Projeto Timóteo Coordenador do

Leia mais

CALENDÁRIO ECLESIÁSTICO

CALENDÁRIO ECLESIÁSTICO CALENDÁRIO ECLESIÁSTICO Uma tão grande Salvação Tema anual da Igreja Batista em Morro Grande Como escaparemos se desconsiderarmos tão grande salvação? Essa salvação, tendo sido anunciada inicialmente pelo

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 3 T/2012

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 3 T/2012 Palavra & Vida Sugestões Didáticas 3 T/2012 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social LIÇÃO 10 O RETORNO ÀS ESCRITURAS Texto: Neemias 8 Objetivos da lição

Leia mais

Os Anciãos na Igreja. As Escrituras designam o serviço dos anciãos. Desde o início da igreja do Novo Testamento, a liderança na comunidade de crentes

Os Anciãos na Igreja. As Escrituras designam o serviço dos anciãos. Desde o início da igreja do Novo Testamento, a liderança na comunidade de crentes Os Anciãos na Igreja. As Escrituras designam o serviço dos anciãos. Desde o início da igreja do Novo Testamento, a liderança na comunidade de crentes foi concedida aos apóstolos e anciãos (Atos 15:22),

Leia mais

JAYME DE BARROS CAMARA DOM

JAYME DE BARROS CAMARA DOM i JAYME DE BARROS CAMARA DOM Índice 1. Protagonismo Juvenil 1.1 Nos 1º, 2º e 3ºs anos priorizar o domínio do conteúdo curricular na etapa anterior possibilitando desenvolver suas competências acadêmicas

Leia mais

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem O desenvolvimento social e cognitivo do estudante pressupõe que ele tenha condições, contando com o apoio dos educadores, de criar uma cultura inovadora no colégio, a qual promova o desenvolvimento pessoal

Leia mais

Caderno das Classes de Guia e Guia de Exploração

Caderno das Classes de Guia e Guia de Exploração Ministério dos Desbravadores Missão Nordeste 4ª Região 2011 Caderno das Classes de Guia e Guia de Exploração www.quartaregiaorn.webnode.com.br Nome do Desbravador: Clube: Quartaregiaomn@gmail.com Líder

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO DEC ANO 2015

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO DEC ANO 2015 RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO DEC ANO 2015 De acordo com o que foi solicitado pela DGE, segue um relatório das atividades do Departamento de Educação no ano de 2015. 1. ATIVIDADES ROTINEIRAS DO DEPARTAMENTO

Leia mais

Relógio de Atividades. O Relógio de Atividades foi criado para auxiliar na organização das atividades da Célula e da Celebração.

Relógio de Atividades. O Relógio de Atividades foi criado para auxiliar na organização das atividades da Célula e da Celebração. Comunidade da Fé Ministério Infantil Relógio de Atividades O Relógio de Atividades foi criado para auxiliar na organização das atividades da Célula e da Celebração. RECEPÇÃO: Já parou para pensar como

Leia mais

RECADO:Apresentar o TEMA CENTRAL da QUEBRA-GELO

RECADO:Apresentar o TEMA CENTRAL da QUEBRA-GELO RECADO:Apresentar o TEMA CENTRAL da apostila Veremos nos livros de Ezequiel, Obadias, Miqueias, como Deus se revelou a seu povo. Descobrindo quem Deus é, descobrimos quem somos e qual a nossa Conheceremos

Leia mais

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles (Mateus 13.58)

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles (Mateus 13.58) OBJETIVO: Que a crianças entenda que Jesus não fazia milagres só na Bíblia, mas que Ele faz milagres ainda hoje, na vida de todo aquele que crê e O obedece. VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: E não fez ali muitas

Leia mais

Turnê evangelística. Ser proclamadores da verdade que liberta o homem de todo o mal e trazê-lo para a liberdade que há em cristo Jesus.

Turnê evangelística. Ser proclamadores da verdade que liberta o homem de todo o mal e trazê-lo para a liberdade que há em cristo Jesus. P á g i n a 1 P á g i n a 2 Turnê evangelística Missão: Ser proclamadores da verdade que liberta o homem de todo o mal e trazê-lo para a liberdade que há em cristo Jesus. Visão: Alcançar até 2013 o número

Leia mais

3.5 Como preparar & organizar uma lição sobre a Bíblia?

3.5 Como preparar & organizar uma lição sobre a Bíblia? 3.5 Como preparar & organizar uma lição sobre a Bíblia? 1 3.5 Como preparar & organizar uma lição sobre a Bíblia? Você deve estar aprendendo muitas maneiras novas para ensinar. Se quiser utilizar esses

Leia mais

INFORMA. equilibrando sua. pessoal. de Canoas. Igreja Batista

INFORMA. equilibrando sua. pessoal. de Canoas. Igreja Batista INFORMA Igreja Batista de Canoas Vida equilibrando sua pessoal Nº 889 26 de Junho a 02 de Julho de 2016 equilibrando sua Vida pessoal "Pois Deus não quer que nós vivamos em desordem e sim em paz." 1 Cor.

Leia mais

Introdução Traduções e Referências Bíblicas Lição Conceitos Básicos. Lição Criação. Lição 3...

Introdução Traduções e Referências Bíblicas Lição Conceitos Básicos. Lição Criação. Lição 3... SUMÁRIO Introdução... 7 Traduções e Referências Bíblicas... 8 Lição 1... 10 Conceitos Básicos Lição 2... 12 Criação Lição 3... 14 Queda Lição 4... 16 A Promessa do Senhor Lição 5... 18 A Chegada do Salvador

Leia mais

CONTATO Para esclarecimentos: ufmbb.org.br/mr ou

CONTATO Para esclarecimentos: ufmbb.org.br/mr ou A organização MR com PGMs UMA PALAVRA INICIAL Nas próximas páginas, você verá que a revista Aventura Missionária está com nova diagramação. É que, a partir deste trimestre, ela passa a oferecer roteiros

Leia mais

EBOOK. Dicionário dos Pequenos Grupos

EBOOK. Dicionário dos Pequenos Grupos EBOOK Dicionário dos Pequenos Grupos Índice Introdução 03 A - C 04 D - I 05 J - N 06 O - Q 07 R - S 08 T - Z 09 2 Introdução Grupo piloto? Supervisor? Anfitrião? Quem está interessado em implantar pequenos

Leia mais

DECLARAÇÃO DE MISSÃO Proclamar o Cristo Vivo e ajudar as pessoas que nele crêem a se tornarem seus discípulos

DECLARAÇÃO DE MISSÃO Proclamar o Cristo Vivo e ajudar as pessoas que nele crêem a se tornarem seus discípulos PIBRJ DECLARAÇÃO DE MISSÃO Proclamar o Cristo Vivo e ajudar as pessoas que nele crêem a se tornarem seus discípulos DECLARAÇÃO DE VISÃO Ser uma família de fé, que recebe as pessoas como são e se esforça

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS JULHO 2018 1.º ANO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA INTRODUÇÃO As Aprendizagens Essenciais da disciplina de Educação

Leia mais

CALENDÁRIO DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM ITAOCARA

CALENDÁRIO DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM ITAOCARA Confraternização Universal D 0 D Aniversário de O Jornal Batista D 0 D D Janeiro Fevereiro Retiro D Retiro/ Dia da Aliança Batista Mundial Retiro Retiro 0 Aniversário da União Feminina Missionária de nossa

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS JULHO 2018 Conforme estabelecido no DL n.º 55/2018, de 6 de julho, e ainda nas Portarias 223-A/2018, de 3 de agosto e 226- A/2018, de 7 de agosto, as Aprendizagens Essenciais (AE) são o conjunto comum

Leia mais

SÉTIMA IGREJA PRESBITERIANA DE BELO HORIZONTE AGENDA 2018 DECLARAÇÃO DE PROPÓSITOS DA SÉTIMA IGREJA

SÉTIMA IGREJA PRESBITERIANA DE BELO HORIZONTE AGENDA 2018 DECLARAÇÃO DE PROPÓSITOS DA SÉTIMA IGREJA SÉTIMA IGREJA PRESBITERIANA DE BELO HORIZONTE AGENDA 2018 DECLARAÇÃO DE PROPÓSITOS DA SÉTIMA IGREJA VISÃO A Sétima Igreja é parte da igreja de Cristo, de tradição reformada e que existe para glorificar

Leia mais