Teste das Forças Pessoais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Teste das Forças Pessoais"

Transcrição

1 Teste das Forças Pessoais Agora descreverei cada uma das 24 forças. Minhas descrições serão simples e curtas, apenas o bastante para que você reconheça as forças. Para o nosso objetivo do momento, quero lhe dizer apenas o suficiente para que você tenha clareza da força. Ao fim da descrição de cada uma das 24 forças, há uma escala de autoclassificação a ser preenchida. O primeiro grupo de virtudes é o da sabedoria. Sabedoria e Conhecimento 1. Curiosidade / Interesse pelo mundo A curiosidade sobre o mundo acarreta receptividade às experiências e flexibilidade em relação a questões que não se enquadram em conceitos preestabelecidos. Pessoas curiosas não se contentam em simplesmente tolerar a incerteza; gostam dela e sentem-se estimuladas por ela. A curiosidade tanto pode ser específica (apenas sobre rosas, por exemplo) como global, generalizada. A curiosidade se coloca ativamente em busca da novidade, e a absorção passiva de informações (por exemplo, as pessoas largadas no sofá clicando seu controle remoto) não representa esta força. O extremo oposto da dimensão da curiosidade é a propensão a entediar-se facilmente. Se você não pretende responder às perguntas no site, por favor, responda as duas perguntas a seguir: a) A afirmação Estou sempre curioso em relação ao mundo : b) Fico entediado facilmente Some os pontos destes dois itens e escreva aqui. Esta é sua pontuação de curiosidade.

2 2. Gosto pela aprendizagem Você adora aprender coisas novas, seja em sala de aula ou como autodidata. Você sempre gostou da escola, de leitura, de museus existe oportunidade de aprender em toda parte. Há campos do conhecimento em que você é o especialista? Seu conhecimento é valorizado por aqueles que fazem parte do seu círculo social ou por um círculo mais amplo? Você gosta de aprender sobre esses campos mesmo quando não há incentivos externos para isso? Os funcionários dos correios, por exemplo, conhecem os códigos de endereçamento postal, mas esse conhecimento só reflete uma força se tiver sido adquirido pelo prazer de saber. a) A afirmação Fico empolgado quando aprendo uma coisa nova : b) Nunca me desvio de meu caminho para visitar um museu. Essa é a sua pontuação pela aprendizagem. 3. Discernimento / Pensamento Crítico / Imparcialidade Analisar as coisas e examiná-las por todos os ângulos são aspectos importantes da sua pessoa. Você tira conclusões precipitadas e só toma decisões baseado em evidências sólidas. Você é capaz de mudar de ideia. Quando falo em discernimento, estou me referindo ao exercício de analisar as informações objetiva e racionalmente, em prol do seu próprio bem e dos outros. Neste sentido, o discernimento é sinônimo de pensamento crítico; está orientado para a realidade e é o oposto dos erros lógicos que afligem tantos deprimidos, como o excesso de personalização ( É sempre culpa minha ) e o pensamento maniqueísta. O oposto desta força é pensar de maneira a favorecer e confirmar aquilo em que já se acredita. Esta é uma parte significativa do traço saudável de não confundir os próprios desejos e as necessidades com os fatos do mundo. a) A afirmação quando o assunto exige, posso ser um pensador altamente racional :

3 b) Tendo a fazer julgamentos apressados. Essa é a sua pontuação de discernimento. 4. Engenhosidade / Originalidade / Inteligência prática / Esperteza Quando diante de algo que deseja, você tem uma capacidade notável de encontrar um comportamento diferente, porém adequado, para atingir aquele objetivo. Você raramente se contenta em fazer as coisas da maneira convencional. Esta categoria de força inclui o que as pessoas chamam de criatividade, mas eu não a limito à experiências tradicionais no ramo das artes. Esta força também é chamada de inteligência prática ou, mais comumente, de bomsenso. Mais comumente ainda, de esperteza. a) Gosto de pensar em maneiras novas de fazer as coisas. b) A maioria de meus amigos é mais imaginativa do que eu. Essa é a sua pontuação de engenhosidade. 5. Inteligência social / Inteligência pessoal /Inteligência emocional Inteligência social e pessoal é o conhecimento que se tem de si e dos outros. Você tem consciência das motivações e dos sentimentos alheios, e responde bem a eles. Inteligência social é a capacidade de perceber as diferenças entre as pessoas, especialmente seu estado de espírito, temperamento, suas motivações e intenções, e então agir a partir dessas distinções, esta força não deve ser confundida com introspecção ou atenção voltada para aspectos psicológicos; ela surge em ações de habilidade social.

4 A inteligência pessoal consiste em uma sintonia precisa com os próprios sentimentos e a capacidade de usá-la para compreender e orientar seu comportamento. Daniel Goleman juntou essas duas inteligências no que chamou de inteligência emocional. Esse conjunto de forças é fundamental para outras forças, como a bondade e a liderança. Outro aspecto desta força é a identificação de nichos: colocar-se em situações que maximizem os próprios interesses e habilidades. Você escolheu seu trabalho, suas relações íntimas e seu lazer de modo a colocar em prática suas maiores capacidades (todos os dias, se possível)? Você é pago para fazer aquilo em que é melhor: o Intituto Gallup descobriu que os trabalhadores mais satisfeitos respondem imediata e afirmativamente à pergunta: Seu trabalho permite que você dê o melhor de si todos os dias?. Pense em Michael Jordan, o jogador de beisebol medíocre que encontrou seu nicho no basquete. Para encontrar seu nicho, você precisa ser capaz de identificar aquilo que faz melhor, sejam estas coisas forças ou virtudes, de um lado, ou talento e habilidades, do outro. a) Qualquer que seja a situação social, eu me sinto à vontade. b) Não tenho muita facilidade para perceber o que os outros estão sentindo. Essa é a sua pontuação de inteligência social. 6. Perspectiva Uso esta classificação para descrever a força mais madura da categoria: a sabedoria. Outras pessoas recorrem à sua experiência para que você as ajude a resolver problemas e coloca-los em perspectiva. Você tem uma maneira de enxergar o mundo que faz sentido para os outros e para si mesmo. As pessoas sábias são especialistas no que há de mais importante e complicado na vida. a) Eu sempre consigo olhar as coisas e ver o panorama geral.

5 b) As pessoas raramente vêm me pedir conselhos. Essa é a sua pontuação de perspectiva. Coragem As forças que formam a coragem refletem o exercício atento da vontade de alcançar objetivos dignos da forte adversidade. Esta virtude é admitida universalmente, e toda cultura tem heróis que a exemplificam 7. Bravura e Valentia Você não recua diante de ameaças, desafios, dores ou dificuldades. A valentia vai além da bravura diante de um incêndio e se expressa nas situações em que o bem-estar físico é ameaçado. Refere-se também a posturas intelectuais ou emocionais que são impopulares, difíceis ou perigosas. Ao longo dos anos, os pesquisadores estabeleceram a distinção entre valentia moral e valentia física ou bravura. Outra maneira de analisar a valentia é com base na presença ou ausência de medo. A pessoa dotada de bravura consegue separar os componentes emocionais e comportamentais do medo, resistindo à resposta de fuga e enfrentando a situação assustadora, apesar do desconforto produzido pelas reações subjetivas e físicas. Destemor, ousadia e arrojo não são valentia; o que caracteriza a valentia é enfrentar o perigo apesar do medo. A noção de valentia se ampliou ao longo da história, extrapolando o campo de batalha e a coragem física, e passando a incluir a coragem moral e psicológica. Coragem moral é assumir uma posição que você sabe ser impopular e que provavelmente lhe trará problemas. Ao se sentar no banco da frente de um ônibus no Alabama, em 1955, a costureira negra Rosa Parks foi um exemplo para os Estados Unidos. A denúncia de atos ilegais do governo ou de empresas é outro exemplo. A coragem psicológica inclui a postura estoica, até positiva, necessária para enfrentar provações sérias e doenças persistentes, sem perder a dignidade. a) Tenho frequentemente assumido posturas pessoais que enfrentam forte oposição. b) A dor e desapontamento frequentemente me desanimam.

6 Essa é a sua pontuação de valentia. 8. Perseverança / Dinamismo / Diligência A pessoa diligente termina o que começa. Assume projetos difíceis e os leva até o fim, sempre com bom humor e o mínimo de reclamação. Faz o que diz que vai fazer e às vezes até mais; mas nunca menos. Ao mesmo tempo, perseverança não significa perseguir obsessivamente metas inatingíveis. A pessoa verdadeiramente dinâmica é flexível, realista e não é perfeccionista. A ambição tem aspectos positivos e negativos, mas seus aspectos desejáveis pertencem a esta categoria de força. a) Eu sempre termino o que começo. b) Eu sempre me distraio quando trabalho. Essa é a sua pontuação de perseverança. 9. Integridade / Autenticidade / Honestidade O indivíduo honesto não apenas diz a verdade, mas vive de maneira genuína e autêntica, é prático e sem fingimento; é uma pessoa verdadeira. Quando falo em integridade e autenticidade, estou me referindo a mais que simplesmente falar a verdade. Refiro-me a você apresentar-se suas intenções e seus compromissos aos outros e a si mesmo de uma forma sincera, seja por meio de palavras ou ações: Sê verdadeiro contigo mesmo [...] e não serás falso com nenhum outro homem (William Shakespeare).

7 a) Sempre cumpro as promessas que faço. b) Meus amigos nunca dizem que sou prático ou honesto. Essa é a sua pontuação de integridade. Humanidade e Amor Estas forças aparecem na interação social positiva com amigos, conhecidos, familiares e até estranhos. 10. Bondade e Generosidade Você é bom e generoso, e nunca está ocupado demais para prestar um favor. Você gosta de praticar boas ações aos outros, ainda que não os conheça bem. Com que frequência você leva os interesses de outro ser humano tão a sério quanto os seus? Todos os traços desta categoria carregam em si o reconhecimento do valor dos outros. A categoria bondade inclui várias maneiras de se relacionar. Esse relacionamento está voltado para os melhores interesses do outro, às vezes superando os próprios desejos e necessidades imediatas. Você assume a responsabilidade por alguém parentes, amigos, colegas de trabalho ou até mesmo estranhos? Empatia e simpatia são componentes úteis desta força. Shelly Taylor, professora de psicologia da UCLA, ao descrever a reação masculina à adversidade como luta e fuga, separou esta categoria como a reação feminina à ameaça e chamou-a de proteção e ajuda. a) Ajudei um vizinho voluntariamente no mês passado. b) Eu raramente me interesso pela sorte dos outros tanto quanto pela minha.

8 Essa é a sua pontuação de bondade. 11. Amor e Capacidade de ser amado. Você valoriza os relacionamentos próximos e íntimos. As pessoas por quem você nutre sentimentos profundos e duradouros retribuem esses sentimentos? Caso isso aconteça, é sinal de que esta força está em evidência em você. Ela vai além da noção ocidental de romance. (É fascinante que os casamentos arranjados nas culturas tradicionais deem mais certos que os casamentos românticos do Ocidente.) Também desaprovo a abordagem mais é melhor para a intimidade. Intimidade nenhuma é ruim, mas quando passa de certo ponto, gera resistência. Entre os homens, principalmente, é mais comum amar do que se sentir à vontade recebendo amor pelo menos em nossa cultura. George Vaillant é responsável por um estudo das vidas dos homens formados em Harvard nas turmas de 1939 a Eles estão hoje na casa dos oitenta anos e George os entrevista a cada cinco anos. Em sua última rodada de entrevistas, um médico aposentado conduziu George a seu escritório para mostrar uma coleção de cartas de agradecimento que tinha recebido de seus pacientes por ocasião da aposentadoria, cinco anos antes. - Sabe, George, disse ele com lágrimas correndo pela face -, eu não as li. Este homem tinha passado a vida distribuindo amor, mas era incapaz de recebe-lo. a) Tenho pessoas em minha vida que se importam tanto com meus sentimentos e bemestar quanto os delas próprias. b) Tenho dificuldade em aceitar o amor que me oferecem. Essa é a sua pontuação de amor e capacidade de ser amado.

9 Justiça Estas forças se mostram em atividades cívicas. Vão além dos relacionamentos individuais, alcançando a relação com grupos maiores famílias, comunidade, país, mundo. 12. Cidadania / Dever / Espírito de equipe / Lealdade Você se destaca como membro de um grupo. É um membro leal e dedicado numa equipe, sempre faz a sua parte e se esforça pelo sucesso do grupo. Este conjunto de forças reflete quão bem você trabalha em grupo. Você participa do trabalho? Valoriza as metas e os propósitos do grupo, mesmo quando são diferentes dos seus? Você respeita aqueles que ocupam legalmente posições de autoridade, como professores ou treinadores? Você funde a sua identidade com a do grupo? Esta força não significa obediência cega e automática, mas, ao mesmo tempo, quero incluir o respeito pela autoridade, uma força rara que muitos pais gostariam de ver desenvolvida em seus filhos. a) Trabalho melhor quando faço parte de um grupo b) Hesito em sacrificar meus interesses em benefício dos grupos de que participo. Essa é a sua pontuação de cidadania. 13. Imparcialidade e Equidade Você não deixa que seus sentimentos pessoais influenciem suas decisões sobre outras pessoas. Para você, todo mundo merece uma chance. Suas ações do dia a dia são guiadas por princípios elevados de moralidade? Você leva tão a sério o bem-estar de outras pessoas, inclusive aquelas que nem conhece, quanto leva o seu? Você acredita que casos similares devem ser tratados de modo similar? Você consegue deixar de lado seus preconceitos pessoais? a) Trato todas as pessoas da mesma forma, independentemente de quem possam ser.

10 b) Se eu gostar de uma pessoa, tenho dificuldade em tratá-la com imparcialidade. Essa é a sua pontuação de imparcialidade. 14. Liderança Você se sai bem organizando atividades e cuidando para que as coisas aconteçam. O líder que age com humanidade é, em primeiro lugar, eficiente, garantindo que o trabalho seja feito e que os participantes mantenham boas relações. O líder eficiente é ainda mais humano quando administra as relações internas do grupo sem ressentimento; com benevolência; com firmeza e justiça. Por exemplo, um líder nacional, quando humano, perdoa os inimigos e os inclui no mesmo amplo círculo moral de que fazem parte seus seguidores. O líder humano sente-se livre do peso da história, reconhece a responsabilidade pelos erros e é pacífico. (Compare Nelson Mandela com Slobodan Milosevic.) Todas as características de uma liderança humana em nível global têm correspondentes entre líderes de outros setores: comandantes militares, CEOs, presidentes de sindicato, chefes de polícia, diretores de escola, chefes de grupos de escoteiros e até presidentes de grêmios estudantis. a) Sempre consigo fazer com que as pessoas trabalhem juntas sem precisar insistir com elas. b) Não me saio muito bem planejando atividades de grupos. Essa é a sua pontuação de liderança.

11 Temperança Sendo uma virtude essencial, a temperança refere-se a uma expressão apropriada e sóbria de apetites e desejos. A pessoa moderada não reprime suas vontades, mas espera pela oportunidade de satisfazê-las, de modo a não prejudicar a si nem aos outros. 15. Autocontrole Você tem facilidade para controlar seus desejos, suas necessidades e seus impulsos quando apropriado. Não basta saber o que é correto: é preciso ser capaz de colocar este conhecimento em prática. Diante de um acontecimento negativo, você consegue conter as emoções? É capaz de corrigir e neutralizar sentimentos negativos? Consegue manter o ânimo, mesmo em situações difíceis? a) Eu controlo minhas emoções. b) Raramente consigo manter uma dieta. Essa é a sua pontuação de autocontrole. 16. Prudência / Discrição / Cuidado Você é uma pessoa cuidadosa. Não diz nem faz coisas de que possa se arrepender mais tarde. Ter prudência é esperar por todas as informações necessárias antes de agir. Indivíduos prudentes são cautelosos e ponderados. Resistem bem ao impulso de perseguir uma meta no curto prazo, preferindo o sucesso no longo prazo. O cuidado é uma força que os pais desejam ver em seus filhos, especialmente em um mundo cheio de perigos. ( Não vá se machucar, seja no parquinho, no carro, na festa, no amor ou na escolha da profissão.) a) Evito atividade físicas perigosas.

12 b) Ás vezes escolho mal as amizades e os relacionamentos. Essa é a sua pontuação de prudência. 17. Humildade e Modéstia Você não procura estar em evidência, deixando que suas realizações falem por si. Você não se considera especial, e os outros reconhecem e valorizam sua modéstia. Você é uma pessoa despretensiosa. Pessoas humildes não veem grande importância em suas aspirações pessoais, vitórias e derrotas, acreditando que não exercem muita influência sobre a grande trama dos acontecimentos. A modéstia que vem dessas crenças não é somente uma fachada; é, antes, uma janela voltada para o seu modo de ser. a) Quando as pessoas me elogiam, eu mudo de assunto b) Falo com frequência sobre minhas realizações. Essa é a sua pontuação de humildade. Transcendência Emprego o termo transcendência para o grupo final de forças. Este não é um termo popular ao longo da história costuma-se preferir a designação espiritualidade -, mas eu queria evitar confusão entre uma das forças específicas, a espiritualidade, e as outras forças não religiosas que fazem parte deste grupo, como o entusiasmo e a gratidão. Quando falo em transcendência, estou referindo a forças emocionais que saem de você, estabelecendo

13 conexão com algo maior e mais duradouro: outras pessoas, o futuro, a evolução, o divino ou o universo. 18. Apreciação da beleza e da excelência Você para e sente o perfume das rosas. Aprecia a beleza, a excelência e a habilidade em todos os setores: na natureza e na arte, na matemática e na ciência, e em todos os momentos da vida diária. A apreciação da beleza na arte, na natureza ou apenas na vida é um ingrediente da boa vida. Quando intensa, vem acompanhada de espanto e admiração. O virtuosismo no esporte, os atos de virtude ou de beleza moral despertam em você uma emoção semelhante de elevação. a) No mês passado, me emocionei com a excelência da música, da arte, de um filme, de um esporte, da ciência ou da matemática. b) Não criei nada de belo no ano passado. Essa é a sua pontuação de apreciação da beleza. 19. Gratidão Você tem consciência das coisas boas que lhe acontecem e nunca as considera comuns. Você sempre encontra uma oportunidade de expressar seu agradecimento. Gratidão é a apreciação da excelência do caráter moral de alguém. Enquanto emoção, a gratidão é admiração, agradecimento e apreciação da própria vida. Somos gratos quando alguém nos faz bem, mas também podemos sentir uma gratidão generalizada por boas ações e boas pessoas ( A vida é maravilhosa quando você existe, como Elton John cantou, certa vez). Também é possível que nossa gratidão tenha causas não humanas e impessoais Deus, a natureza, os animais -, mas ela não pode se voltar para a própria pessoa. Na dúvida, lembre-se de que a palavra vem do latim gratia, que quer dizer graça. a) Eu sempre agradeço, mesmo pelas menores coisas.

14 b) Eu raramente penso nas dádivas que recebo. Essa é a sua pontuação de gratidão. 20. Esperança / Otimismo / Responsabilidade com o futuro Você espera o melhor do futuro; planeja e trabalha para que seja assim. Esperança, otimismo e responsabilidade para com o futuro são uma família de forças que representam uma postura positiva em relação ao que está por vir. Esperar por bons eventos, sentindo que ocorrerão como resultado de um esforço, e fazer planos para futuro garantem o bom ânimo aqui e agora, e estimulam uma vida direcionada para objetivos. a) Sempre vejo o lado bom das coisas. b) Raramente planejo com cuidado o que vou fazer. Essa é a sua pontuação de otimismo. 21. Espiritualidade / Senso de propósito / Fé / Religiosidade Você tem crenças sólidas e coerentes acerca do propósito maior e do sentido do universo. Você sabe onde se encaixa no esquema maior das coisas. Para você, as crenças dão forma às ações e são fontes de conforto. Após meio século de negligência, os psicólogos estão novamente estudando a espiritualidade e a religiosidade a sério, pois já não podem ignorar sua importância para as pessoas de fé. Você tem uma filosofia de vida articulada, religiosa ou

15 não, que o situe no universo? Para você, o significado da vida está na ligação com algo maior que você mesmo? a) Minha vida tem um firme propósito. b) Não tenho uma vocação espiritual na vida. Essa é a sua pontuação de espiritualidade. 22. Perdão e Misericórdia Você perdoa os que lhe fizeram mal. Sempre dá uma segunda chance. Seu princípio orientador é a misericórdia, não a vingança. O perdão representa uma séria de mudanças benéficas que ocorrem dentro de um indivíduo que foi ofendido ou magoado. Com o perdão, as tendências ou motivações básicas em relação ao transgressor tornam-se mais positivas (benevolentes, afáveis ou generosas) e menos negativas (vingativas ou separadoras). É útil distinguir entre a clemência, que é uma prontidão ou predisposição para perdoar, e o perdão, que pode ser considerado um conjunto de mudanças em relação a um transgressor e uma transgressão específicos. a) Eu acredito que o que passou passou. b) Sempre procuro o empate ou o ajuste de contas.

16 Essa é a sua pontuação de perdão. 23. Bom humor e Graça Você gosta de rir e de fazer os outros rirem. Consegue facilmente ver o lado alegre da vida. Até aqui, nossa lista de forças parece seriamente virtuosa: bondade, espiritualidade, coragem, habilidade e assim por diante. As duas últimas, porém, são mais divertidas. Você tem bom humor? É engraçado? a) Sempre que posso, misturo trabalho e prazer. b) Raramente digo coisas engraçadas. Essa é a sua pontuação de humor. 24. Animação / Paixão / Entusiasmo Você é uma pessoa espirituosa. Você se atira de corpo e alma nas atividades que assume? Acorda de manhã animado com o dia à sua frente? A paixão que você dedica às suas atividades é contagiosa? Você se sente inspirado? a) Eu me atiro em tudo que faço. b) Eu me aborreço um bocado.

17 Essa é a sua pontuação de entusiasmo. RESUMO Neste ponto, você já tem sua pontuação, bem como seu significado. Anote a seguir a contagem de pontos para cada uma das forças e depois ordene do mais alto para o mais baixo. Sabedoria e Conhecimento Coragem 1. Curiosidade 2. Gosto pela aprendizagem 3. Discernimento 4. Engenhosidade 5. Inteligência social 6. Perspectiva 7. Bravura 8. Perseverança 9. Integridade Humanidade e Amor Justiça 10. Bondade 11. Amor 12. Cidadania 13. Imparcialidade 14. Liderança Temperança 15. Autocontrole 16. Prudência 17. Humildade Transcendência 18. Apreciação da beleza 19. Gratidão 20. Esperança 21. Espiritualidade 22. Perdão 23. Bom humor 24. Animação Provavelmente, você terá cinco ou menos pontuações de 9 ou 10, e estas são suas maiores forças, pelo menos de acordo com o que você respondeu. Faça um círculo em volta desses números. Você também terá várias pontuações baixas, entre 4 (ou menos) e 6, e estas são suas fraquezas.

Teste das Forças e Virtudes Pessoais

Teste das Forças e Virtudes Pessoais Teste das Forças e Virtudes Pessoais As Forças e Virtudes Pessoais são habilidades pré-existentes que quando utilizamos, nos sentimos vitalizados, com maior fluidez e melhor performance no que fazemos.

Leia mais

CORAGEM. Módulo 5 AS 6 VIRTUDES E AS 24 FORÇAS DE CARÁTER. Aula 03 CORAGEM PROFESSOR EVANDRO BORGES

CORAGEM. Módulo 5 AS 6 VIRTUDES E AS 24 FORÇAS DE CARÁTER. Aula 03 CORAGEM PROFESSOR EVANDRO BORGES 1 CORAGEM Módulo 5 AS 6 VIRTUDES E AS 24 FORÇAS DE CARÁTER Aula 03 CORAGEM PROFESSOR EVANDRO BORGES 2ª VIRTUDE: CORAGEM 2 3 CORAGEM Coragem é uma virtude valorizada em todo lugar, praticamente todas as

Leia mais

HUMANIDADE E AMOR. Módulo 5 AS 6 VIRTUDES E AS 24 FORÇAS DE CARÁTER. Aula 04 HUMANIDADE E AMOR PROFESSOR EVANDRO BORGES

HUMANIDADE E AMOR. Módulo 5 AS 6 VIRTUDES E AS 24 FORÇAS DE CARÁTER. Aula 04 HUMANIDADE E AMOR PROFESSOR EVANDRO BORGES 1 HUMANIDADE E AMOR Módulo 5 AS 6 VIRTUDES E AS 24 FORÇAS DE CARÁTER Aula 04 HUMANIDADE E AMOR PROFESSOR EVANDRO BORGES 3ª VIRTUDE: HUMANIDADE E AMOR 2 3 HUMANIDADE E AMOR Estas forças aparecem na interação

Leia mais

Webinar SEXTA-FEIRA TODO DIA. Com Vanessa Camarelo OUT 16

Webinar SEXTA-FEIRA TODO DIA. Com Vanessa Camarelo OUT 16 OUT 16 Webinar SEXTA-FEIRA TODO DIA Com Vanessa Camarelo FALAREMOS SOBRE O que é motivação Motivação e Inspiração Heróis Paixões Forças Pessoais Esperança Disciplina O QUE É MOTIVAÇÃO? Impulso que nos

Leia mais

Vós sois deuses, pois brilhe a vossa a luz! Jesus

Vós sois deuses, pois brilhe a vossa a luz! Jesus CURSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E ESPIRITUAL DESCUBRA A ASSINATURA DE SUAS FORÇAS ESPIRITUAIS Test Viacharacter AVE CRISTO BIRIGUI-SP Jul 2015 Vós sois deuses, pois brilhe a vossa a luz! Jesus I SABER

Leia mais

QUESTIONÁRIO SOBRE OS VALORES PESSOAIS

QUESTIONÁRIO SOBRE OS VALORES PESSOAIS QUESTIONÁRIO SOBRE OS VALORES PESSOAIS Shalom H. Schwartz; Tradução e Adaptação: Menezes & Campos, 989 Recriação: Prioste, Narciso, & Gonçalves (00) Neste questionário deve perguntar-se a si próprio: "Que

Leia mais

AS 6 VIRTUDES E AS 24 FORÇAS DE CARÁTER

AS 6 VIRTUDES E AS 24 FORÇAS DE CARÁTER 1 AS 6 VIRTUDES E AS 24 FORÇAS DE CARÁTER Módulo 5 AS 6 VIRTUDES E AS 24 FORÇAS DE CARÁTER Aula 02 SABEDORIA E CONHECIMENTO PROFESSOR EVANDRO BORGES 1ª VIRTUDE SABEDORIA / CONHECIMENTO 2 3 Liderados por

Leia mais

BEM-ESTAR NO TRABALHO E PRODUTIVIDADE

BEM-ESTAR NO TRABALHO E PRODUTIVIDADE BEM-ESTAR NO TRABALHO E PRODUTIVIDADE Níveis mais elevados de bem-estar psicológico estão associados a níveis mais elevados de rendimento, casamentos e amizades mais bem sucedidos e melhor performance

Leia mais

#coachiaralins. A importância da inteligência emocional No MMN e nas vendas.

#coachiaralins. A importância da inteligência emocional No MMN e nas vendas. #coachiaralins A importância da inteligência emocional No MMN e nas vendas. O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? DEFINIÇÃO, CONCEITO E PRÁTICA. Inteligência emocional é a habilidade que uma pessoa tem de perceber,

Leia mais

ANEXO 1. Tem nos bens materiais e no sucesso profissional sua motivação principal e não pensa em ajudar os outros.

ANEXO 1. Tem nos bens materiais e no sucesso profissional sua motivação principal e não pensa em ajudar os outros. É honesto e pratica a máxima: fazer aos outros o que gostaria que fizessem a mim. Aceita a vontade de Deus, confiando na Justiça Divina, enquanto faz a sua parte. ANEXO 1 Coloca os bens espirituais acima

Leia mais

TESTE DE AUTOAVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NCC

TESTE DE AUTOAVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NCC TESTE DE AUTOAVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NCC Gustavo Carvalho Orientações: 1- As questões apresentadas neste teste não representam aquilo que você acredita que é o ideal de possuir ou mesmo o que

Leia mais

Responsabilidade Profissional

Responsabilidade Profissional Responsabilidade Profissional Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Projeto de Implementação de Sistemas Arquivísticos Profa. Lillian Alvares Responsabilidade Profissional

Leia mais

O poder da paixão e da perseverança

O poder da paixão e da perseverança O poder da paixão e da perseverança Saiba que suas DECISÕES e não suas CONDIÇÕES que determinam seu destino. Para ter o que nunca teve, você precisa fazer o que nunca fez. Mary Kay Ash O segredo para realizações

Leia mais

Módulo 5. Corpo de Emoções

Módulo 5. Corpo de Emoções Amor-próprio DIANA DUARTE Módulo 5. Corpo de Emoções Lição 2. Reciclagem Emocional Gosto da designação de reciclagem emocional para representar a forma como podes lidar com as tuas emoções, e como as podes

Leia mais

AQUECIMENTO DOS MOTORES:

AQUECIMENTO DOS MOTORES: AQUECIMENTO DOS MOTORES: O QUE ANSEIO MAIS QUE TEMPO OU DINHEIRO O QUE EU MAIS QUERO É PRECISO ME DAR MAIS PERMISSÃO PARA SER O QUE É DIFERENTE EM MIM É QUE: O QUE É QUE FAÇO COM MAIS NATURALIDADE? O QUE

Leia mais

LÍDER DE SUCESSO é líder com Equilíbrio Emocional Dani Stein Ferramentas para a Vida!

LÍDER DE SUCESSO é líder com Equilíbrio Emocional Dani Stein Ferramentas para a Vida! LÍDER DE SUCESSO é líder com Equilíbrio Emocional Dani Stein Ferramentas para a Vida! SE VOCÊ ESTIVER TRISTE E DESMOTIVADO? Lembre-se de que estes momentos virão, e o que você precisa fazer é superá-los

Leia mais

QUIZ: QUAL SEU NÍVEL DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

QUIZ: QUAL SEU NÍVEL DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? QUIZ: QUAL SEU NÍVEL DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? Pessoas com altos níveis de inteligência emocional conseguem criar e manter relacionamentos significativos, lidar com as situações difíceis de forma calma

Leia mais

QUEM SOU EU? O FALSO E O VERDADEIRO

QUEM SOU EU? O FALSO E O VERDADEIRO QUEM SOU? O FALSO E O VERDADEIRO 1 Ele é o centro de tudo. Espera reconhecimento a cada 3 minutos. Fica ofendido quando questionado. Se acha bom, moral e justo. Não vive no presente está no passado ou

Leia mais

Semiologia e semiotécnica I. Prof.ª DANIELA GARCIA

Semiologia e semiotécnica I. Prof.ª DANIELA GARCIA Semiologia e semiotécnica I Prof.ª DANIELA GARCIA Valores éticos humanos Não fazemos distinção entre ética e moral, usamos as duas palavras como sinônimos. Mas os estudiosos da questão, fazem uma distinção

Leia mais

AS VIRTUDES: O QUE SÃO E COMO E COMO SE ADQUIREM?

AS VIRTUDES: O QUE SÃO E COMO E COMO SE ADQUIREM? AS VIRTUDES: O QUE SÃO E COMO E COMO SE ADQUIREM? À medida que as crianças crescem, precisam de adquirir e desenvolver algumas qualidades de carácter, a que alguns autores chamam disposições e hábitos,

Leia mais

A experiência da Ânima Educação: a transformação da educação por meio da inovação e do acesso. Daniel Castanho Ânima Educação

A experiência da Ânima Educação: a transformação da educação por meio da inovação e do acesso. Daniel Castanho Ânima Educação A experiência da Ânima Educação: a transformação da educação por meio da inovação e do acesso Daniel Castanho Ânima Educação INCLUSÃO??? INOVAÇÃO!!! X NÃO MATOU A BLOCKBUSTER. As cobranças de multas por

Leia mais

O CONFLITO ENTRE DESEJOS CONSCIENTES E DESEJOS INCONSCIENTES. Palestra # 45

O CONFLITO ENTRE DESEJOS CONSCIENTES E DESEJOS INCONSCIENTES. Palestra # 45 O CONFLITO ENTRE DESEJOS CONSCIENTES E DESEJOS INCONSCIENTES Palestra # 45 NECESSIDADES REAIS CRIANÇA Necessidade Fundamental é, SOBREVIVÊNCIA, que é INSTINTIVA R Ser Amado, Calor, Afeto Para o V Ser Visto,

Leia mais

7 GERAL DA RELAÇÃO Duas cartas que representam a essência da relação, a energia envolvida no relacionamento de ambas as partes.

7 GERAL DA RELAÇÃO Duas cartas que representam a essência da relação, a energia envolvida no relacionamento de ambas as partes. ANTÔNIO LEITURA PARA RELACIONAMENTO MÉTODO TEMPLO DE AFRODITE CASAS 1 E 2 MENTAL ELA E ELE Estas casas se referem a tudo que é pensamento racional, o que cada um pensa do outro e da relação, seus medos,

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO

ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO Coleção Interativa UNIDADE 1 Preparo para o céu 1 - Rota errada A seriedade do pecado Características do pecado Solução 2- Giro de 180 graus Sentimento de culpa Verdadeiro

Leia mais

AMOR PROVADO Ninho Bagunçado (Décimo primeiro ao décimo nono ano)

AMOR PROVADO Ninho Bagunçado (Décimo primeiro ao décimo nono ano) AMOR PROVADO Ninho Bagunçado (Décimo primeiro ao décimo nono ano) a) Manter uma identidade pessoal e uma identidade para o casamento > Dependência exagerada - A identidade do cônjuge é um reflexo do seu

Leia mais

Identificar as habilidades e competências de um profissional de sucesso para a construção de um perfil Líder, Proativo e Criativo.

Identificar as habilidades e competências de um profissional de sucesso para a construção de um perfil Líder, Proativo e Criativo. Profº J.Vidal Objetivo Identificar as habilidades e competências de um profissional de sucesso para a construção de um perfil Líder, Proativo e Criativo. Conteúdos: Autoconhecimento Qual o seu diferencial

Leia mais

Simpósio de TCC Amor: Pessoal e Interpessoal. Norma Manhães Guerra Psicóloga Clínica CRP (21)

Simpósio de TCC Amor: Pessoal e Interpessoal. Norma Manhães Guerra Psicóloga Clínica CRP (21) Simpósio de TCC Amor: Pessoal e Interpessoal Norma Manhães Guerra Psicóloga Clínica CRP 12627-5 (21) 99702-8888 normamanhaes@gmail.com Amor Próprio uma questão de autoestima Amor próprio Sentimento de

Leia mais

A Roda da Vida Caderno de Exercícios

A Roda da Vida Caderno de Exercícios A Roda da Vida Caderno de Exercícios VIDA PESSOAL... 3 Saúde e Disposição... 3 Desenvolvimento Intelectual... 4 Equilíbrio Emocional... 5 VIDA PESSOAL... 6 Realização e Propósito... 6 Recursos Financeiros...

Leia mais

Exemplo 1 O Mago (1); O Papa (5); O Mundo (21); O Diabo (15) Amor Dinheiro

Exemplo 1 O Mago (1); O Papa (5); O Mundo (21); O Diabo (15) Amor Dinheiro Exemplo 1 Pergunta O Mago (1); Dificuldade O Papa (5); Objetivo O Mundo (21); Resposta O Diabo (15) 1 + 5 + 21 + 15 = 42 / 4 + 2 = 6 Amor O consulente deseja iniciar um relacionamento, mas não tem intenções

Leia mais

Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes. Professora Renata Lourdes.

Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes. Professora Renata Lourdes. Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes Professora Renata Lourdes. renatalourdesrh@hotmail.com CONCEITO DE ÉTICA Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação

Leia mais

Valor Profissional = Conhecimento + Habilidade + Atitude²

Valor Profissional = Conhecimento + Habilidade + Atitude² Valor Profissional = Conhecimento + Habilidade + Atitude² Analise do Relatório com foco nas Consultoras Constantes Veja média de Produção Pessoal Lições de Liderança Desejo Ardente (6 passos para o sucesso)

Leia mais

Tipos de Personalidade

Tipos de Personalidade Tipos de Personalidade Você sabe identificar os tipos de Personalidade??? Como se relacionar com cada tipo de perfil Elisandra Uesato Enquete: Tipos de Personalidade Digamos que você e mais 3 amigas farão

Leia mais

P36 Alto Desempenho em Momentos de Crise. com Paulo Alvarenga (P.A.)

P36 Alto Desempenho em Momentos de Crise. com Paulo Alvarenga (P.A.) P36 Alto Desempenho em Momentos de Crise com Paulo Alvarenga (P.A.) CRISE DE ENERGIA HUMANA Porque você chegou atrasado? Atrasado Trânsito Inocência Não ter culpa Saí muito tarde Poder Algo é possível

Leia mais

O poder do Entusiasmo! Como ser um profissional a cima da média?

O poder do Entusiasmo! Como ser um profissional a cima da média? O poder do Entusiasmo! Como ser um profissional a cima da média? Entusiasmo! O que é entusiasmo? Entusiasmo é um grande interesse, um intenso prazer, uma dedicação ardente, uma paixão, uma admiração, um

Leia mais

O Gestor Escolar. Histórias de um Construtor de Pontes.

O Gestor Escolar. Histórias de um Construtor de Pontes. O Gestor Escolar Histórias de um Construtor de Pontes robson@professorrobsonsantos.com.br Imagens do Gestor O grande líder é aquele que está disposto a desenvolver as pessoas até o ponto em que elas eventualmente

Leia mais

Alce Novos Voos - Você no Próximo Nível. Fabiana Macedo - (11)

Alce Novos Voos - Você no Próximo Nível. Fabiana Macedo - (11) Alce Novos Voos - Você no Próximo Nível Fabiana Macedo - (11) 9.7171-8710 Muito Prazer Meu nome é Fabiana Macedo, mas conhecida como Fabi Master Coach Vocacional e Carreira Coach Integrativo Analista Comportamental

Leia mais

1. Análise de contexto

1. Análise de contexto Marcadores para intervenções a partir da Abordagem Resiliente Autor: Prof. Dr. George Barbosa Escrevi este artigo, a partir de muitas solicitações de explicações sobre como se organiza o entendimento de

Leia mais

6º e 7º ANOS - BLOCOS

6º e 7º ANOS - BLOCOS ATIVIDADES AVALIATIVAS 6º e 7º ANOS - BLOCOS Disciplina(s) Data Ciências/Redação 12/03 Matemática 18/03 Inglês/História 23/03 Geografia 28/03 ATIVIDADES AVALIATIVAS 8º ANO - BLOCOS Disciplina(s) Data Inglês/Redação

Leia mais

TESTE: VOCÊ TEM PERFIL EMPREENDEDOR?

TESTE: VOCÊ TEM PERFIL EMPREENDEDOR? TESTE: VOCÊ TEM PERFIL EMPREENDEDOR? Constituir o próprio negócio é o desejo de muitos profissionais, independentemente de sua faixa etária. Obter a independência profissional sem precisar se subordinar

Leia mais

NÃO BASTA SABER, TEM QUE SABER FAZER.

NÃO BASTA SABER, TEM QUE SABER FAZER. NÃO BASTA SABER, TEM QUE SABER FAZER. Como identificar profissional de Valoroso. HARD SKILL SOFT SKILL O que são hard skills? (habilidades técnicas) São habilidades que podem ser aprendidas e facilmente

Leia mais

Vou apresentar-te alguns erros com exemplos para perceberes melhor o que quero partilhar contigo:

Vou apresentar-te alguns erros com exemplos para perceberes melhor o que quero partilhar contigo: Ao longo da tua vida, foste interpretando as experiências de uma determinada forma, forma essa muitas vezes enviesada pelo teu ângulo e pelo teu sistema de crenças. Os erros cognitivos estão implícitos

Leia mais

ÉTICA. Se fundamenta em três pré-requisitos: requisitos: Consciência; Autonomia; Coerência;

ÉTICA. Se fundamenta em três pré-requisitos: requisitos: Consciência; Autonomia; Coerência; ÉTICA Se fundamenta em três pré-requisitos: requisitos: Consciência; Autonomia; Coerência; ÉTICA Ética e tudo aquilo que você não quer que façam com você Ética e individualismo O valor ético do esforço

Leia mais

Liderar-se a si mesmo

Liderar-se a si mesmo Liderar-se a si mesmo Todo nosso potencial de liderança começa por nós mesmos Apresentador : Lic. Sergio Ledesma Autor: Thomás Köttner Observador Aprendendo a aprender Emoções Confiança Crenças #1 Consciência

Leia mais

Auto-Estima. Elaboração:

Auto-Estima. Elaboração: Auto-Estima Elaboração: www.searadomestre.com.br Estima 1. Apreciação favorável de uma pessoa ou coisa; amizade, apreço, afeição. 2. Consideração. 3. Estimativa, avaliação. O que é Qualidade de Vida? Requisitos

Leia mais

CONSTRUINDO E REALIZANDO SONHOS. ABELENE BIERNACKI Diretora de Vendas Independente Mary Kay

CONSTRUINDO E REALIZANDO SONHOS. ABELENE BIERNACKI Diretora de Vendas Independente Mary Kay CONSTRUINDO E REALIZANDO SONHOS ABELENE BIERNACKI Diretora de Vendas Independente Mary Kay O que você pode fazer ou sonha que pode comece agora! Coragem envolve talento, poder e magia. Somente o comprometimento

Leia mais

Estrutura e Análise de Mercados Aula 8 28/09/17

Estrutura e Análise de Mercados Aula 8 28/09/17 Estrutura e Análise de Mercados Aula 8 28/09/17 2º semestre / 2017 Profa Kavita Hamza kavita@usp.br ARQUÉTIPOS Tudo o que acontece é símbolo Arquétipos O que são os arquétipos? Formas ou imagens de natureza

Leia mais

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis Miguel Cavalcanti AgroTalento Parabéns!! :-) Você não está aqui por acaso Desafio: não seja um aluno, seja um professor Sugestão Pegue um caderno

Leia mais

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PROFISSIONAL

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PROFISSIONAL RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PROFISSIONAL Conceituação é o instrumento de intervenção através do qual operacionaliza-se o processo de cuidar em enfermagem em saúde mental o relacionamento enfermeira-paciente:

Leia mais

A intenção ética e a norma moral. Ética e moral

A intenção ética e a norma moral. Ética e moral A intenção ética e a norma moral Ética e moral Questão orientadora: É agir em prol do bem pessoal? EGOÍSMO É agir em conformidade com a norma social? REGRAS SOCIAIS É agir em prol do bem comum? ALTRUÍSMO

Leia mais

Técnicas de Vendas. A persistência é o caminho do êxito. Diretora Futura Executiva Nelma Aguiar

Técnicas de Vendas. A persistência é o caminho do êxito. Diretora Futura Executiva Nelma Aguiar Técnicas de Vendas A persistência é o caminho do êxito. Diretora Futura Executiva Nelma Aguiar Nada acontece até que alguém venda algo São palavras de Mary Kay Ash. Esse é o ponto de partida. O início

Leia mais

Classifique-se conforme a seguinte escala, respondendo com números de 1 a 10. Nunca Às vezes Com frequência. 1. Não consigo decidir o que quero fazer?

Classifique-se conforme a seguinte escala, respondendo com números de 1 a 10. Nunca Às vezes Com frequência. 1. Não consigo decidir o que quero fazer? 1. Não consigo decidir o que quero fazer? 2. Tenho dificuldades de me manter concentrado numa tarefa? 3. Sou hiperativo? 4. Sinto dificuldade de desacelerar? 5. Logo perco o interesse em muitas atividades

Leia mais

Liderança Transpessoal para o Século XXI - Liderando Além do Ego -

Liderança Transpessoal para o Século XXI - Liderando Além do Ego - Liderança Transpessoal para o Século XXI - Liderando Além do Ego - John Knights www.leadershape.biz www.etiquetaempresarial.com.br ee@etiquetaempresarial.com.br Apr-15 1 CONSCIÊNCIA MUDANDO COMPORTAMENTOS

Leia mais

WHOQOL-100 Versão em português ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA

WHOQOL-100 Versão em português ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA WHOQOL-100 Versão em português ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA Coordenação do Grupo WHOQOL no Brasil Dr. Marcelo Pio de Almeida Fleck Departamento de Psiquiatria e Medicina

Leia mais

Solteira, sem filhos, 22 anos, estudante e empresaria Estudante de Arquitetura e Urbanismo 2 anos 8 meses Entrei na Mk em Busca de uma renda extra,

Solteira, sem filhos, 22 anos, estudante e empresaria Estudante de Arquitetura e Urbanismo 2 anos 8 meses Entrei na Mk em Busca de uma renda extra, Solteira, sem filhos, 22 anos, estudante e empresaria Estudante de Arquitetura e Urbanismo 2 anos 8 meses Entrei na Mk em Busca de uma renda extra, já trabalhava com outras marcas, mas não tinha retorno!

Leia mais

P-17 - SPIRE - Técnica da Psicologia Positiva que Impulsiona Mudanças

P-17 - SPIRE - Técnica da Psicologia Positiva que Impulsiona Mudanças 32º CONGRESSO BRASILEIRO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO P-17 - SPIRE - Técnica da Psicologia Positiva que Impulsiona Mudanças VALDENICE SANCHEZ / SIMONE KABARITI QUEM SOMOS Simone Kabariti Valdenice

Leia mais

Resiliência: Superando sua dificuldades. Kaique Mathias Da Silva Wendel Juan Oliveira Reolon

Resiliência: Superando sua dificuldades. Kaique Mathias Da Silva Wendel Juan Oliveira Reolon Resiliência: Superando sua dificuldades Kaique Mathias Da Silva Wendel Juan Oliveira Reolon Dedicamos este livro ao Professor Marcelino Felix, por nos incentivar a faze-lo. ÍNDICE 1 O que é Resiliência

Leia mais

TESTE DE MINDSET: QUAL É A SUA?

TESTE DE MINDSET: QUAL É A SUA? TESTE DE MINDSET: QUAL É A SUA? www.mentalidadedecrescimento.com.br TESTE DE MINDSET: QUAL É A SUA? COMO APLICAR: Sua mentalidade pode ser uma grande aliada ou sua pior inimiga. Então, faça o teste e descubra

Leia mais

9 dicas para você se destacar profissionalmente. Como ter sucesso profissional com dicas incrivelmente simples!

9 dicas para você se destacar profissionalmente. Como ter sucesso profissional com dicas incrivelmente simples! 9 dicas para você se destacar profissionalmente? Como ter sucesso profissional com dicas incrivelmente simples! Introdução 9 dicas para você se destacar profissionalmente Para quem ainda não acertou na

Leia mais

O HOMEM LIVRE E DE BONS COSTUMES

O HOMEM LIVRE E DE BONS COSTUMES O HOMEM LIVRE E DE BONS COSTUMES O HOMEM QUE FALA A VERDADE. É um homem feliz e congruente consigo mesmo Fico fascinado com O Maçom que sabe para onde vai, qual é seu destino, para que foi criado pelo

Leia mais

Objetivo. Desenvolver habilidades interpessoais para trabalhar melhor com pessoas

Objetivo. Desenvolver habilidades interpessoais para trabalhar melhor com pessoas Perfil Profissional Pesquisas mostram que 80% das falhas ou acidentes que ocorrem durante o trabalho nos EUA, não acontecem em razão da capacidade técnica das pessoas, mas sim, em função dos conflitos

Leia mais

JULIETE CADETE HELDER CALDAS

JULIETE CADETE HELDER CALDAS JULIETE CADETE HELDER CALDAS MARCA PESSOAL Qual é a sua identidade? Como você é reconhecido pelas pessoas da sua cidade? Como você é reconhecido pela sua equipe? O QUE EU PRECISO FAZER PARA APRIMORAR

Leia mais

Desapego. Os prazeres da alma. Escola de Evangelização de Pacientes. Grupo Espírita Guillon Ribeiro

Desapego. Os prazeres da alma. Escola de Evangelização de Pacientes. Grupo Espírita Guillon Ribeiro Desapego Os prazeres da alma Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro Faremos um estudo dos potenciais humanos, os quais denominamos de prazeres da alma sabedoria, alegria, afetividade,

Leia mais

Aquele que diz que basta a sobriedade é um homem sem consideração.

Aquele que diz que basta a sobriedade é um homem sem consideração. 9º PASSO Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-las significasse prejudicá-las ou a outrem. Bom senso, coragem, prudência e cuidado na escolha

Leia mais

AS DIMENSÕES DA INTELIGÊNCIA HUMANA. Livro Fonte: Educação: A Arte de Manejar o Caráter.

AS DIMENSÕES DA INTELIGÊNCIA HUMANA. Livro Fonte: Educação: A Arte de Manejar o Caráter. AS DIMENSÕES DA INTELIGÊNCIA HUMANA. Livro Fonte: Educação: A Arte de Manejar o Caráter. 1905 INTELIGÊNCIA RACIONAL - ALFRED BINET VISÃO UNITÁRIA DA INTELIGÊNCIA CÉREBRO INTELECTUAL TESTES DE QI INTELIGÊNCIA

Leia mais

Entendendo a Liderança

Entendendo a Liderança Andrea Ponte Rocha Entendendo a Liderança É a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos. Pode ser exercitada e aperfeiçoada. As habilidades

Leia mais

Colégio Valsassina. Modelo pedagógico do jardim de infância

Colégio Valsassina. Modelo pedagógico do jardim de infância Colégio Valsassina Modelo pedagógico do jardim de infância Educação emocional Aprendizagem pela experimentação Educação para a ciência Fatores múltiplos da inteligência Plano anual de expressão plástica

Leia mais

1º - Comece e... 2º - Não desista jamais!

1º - Comece e... 2º - Não desista jamais! Personalidades Você dá início a esta jornada rumo ao sucesso seguindo duas regras: 1º - Comece e... 2º - Não desista jamais! Mary Kay Ash Como realizar entrevistas com cada tipo de personalidade? Pasta

Leia mais

CONEXÃO PDQ LIBERDADE NAS ESCOLHAS ESCOLA DA FAMÍLIA PROF. HAMILTON SILVA- FRADINHO

CONEXÃO PDQ LIBERDADE NAS ESCOLHAS ESCOLA DA FAMÍLIA PROF. HAMILTON SILVA- FRADINHO CONEXÃO PDQ LIBERDADE NAS ESCOLHAS ESCOLA DA FAMÍLIA CONEXÃO PDQ PROF. HAMILTON SILVA- FRADINHO 1 A DEPENDÊNCIA QUÍMICA É UMA DOENÇA BIO-PSICO-SOCIAL-ESPIRITUAL CONEXÃO PDQ PROF. HAMILTON SILVA- FRADINHO

Leia mais

19º. DIA PROCESSO DA CRUCIFICAÇÃO

19º. DIA PROCESSO DA CRUCIFICAÇÃO 21 dias Jejum, oração e consagração. Buscando Inteligência Espiritual 19º. DIA PROCESSO DA CRUCIFICAÇÃO PERDÃO Sem perdoar não podemos ser perdoados. Perdoar é o processo de enfrentar responsavelmente

Leia mais

01 F E L I C I D A D E 01

01 F E L I C I D A D E 01 100 AFIRMAÇÕES POSITIVAS 01 F E L I C I D A D E 01 1. A felicidade é o meu direito. Eu abraço a felicidade como meu ponto de equilíbrio. 2. Sinto alegria e satisfação neste momento. 3. Despertei de manhã

Leia mais

Alimentação saudável

Alimentação saudável Capítulo 2 Alimentação consciente e alimentação intuitiva Você vai saber mais sobre: 1. Por que a alimentação consciente e intuitiva pode ajudar a administrar o diabetes 2. Alimentação consciente a. O

Leia mais

1. ACREDITAR EM DEUS, EM VOCÊ E NA EMPRESA! 2. ESTUDAR O MATERIAL PARA NOVAS CONSULTORAS. 3. ENTENDER O QUE EU GANHO SENDO DIRETORA. AUMENTO DE 300% Clientes; Anfitriãs; Mulheres a procura de renda extra;

Leia mais

SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO

SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO CAMILA FRANCO DA MOTTA MAZONI DIRETORA INDEPENDENTE DE VENDAS MARY KAY Você já falou alguma dessas frases? Eu não gosto do meu trabalho. Não me sinto uma

Leia mais

se recuperar perante a adversidade Resiliência

se recuperar perante a adversidade Resiliência AULA 4: A resiliência é a capacidade que tem uma pessoa ou um grupo de se recuperar perante a adversidade e ultrapassá-la para continuar a seguir com a sua vida. Em certas ocasiões, as circunstâncias difíceis

Leia mais

DESENVOLVIMENTO AFETIVO

DESENVOLVIMENTO AFETIVO FACULDADE DE MEDICINA USP DEPARTAMENTO DE NEUROCIÊNCIAS E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO DESENVOLVIMENTO AFETIVO Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada Faculdade de Medicina de Ribeirão

Leia mais

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E PROTAGONISMO

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E PROTAGONISMO INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E PROTAGONISMO Qualquer um pode zangar-se isso é fácil. Mas zangar-se, com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo, e da maneira certa não é fácil. Aristóteles

Leia mais

Lista Exercícios O Poder da Gratidão

Lista Exercícios O Poder da Gratidão Lista Exercícios O Poder da Gratidão Segunda Feira Exercício: Traçe suas metas/sonhos, liste elas. Metas para: Saúde e corpo Carreira e trabalho Finanças Relacionamento Desejos pessoais Materiais Espirituais

Leia mais

Liderança e Confiança. Alan Alexandre Anneliese Manuella Mariana Beatriz

Liderança e Confiança. Alan Alexandre Anneliese Manuella Mariana Beatriz Liderança e Confiança Alan Alexandre Anneliese Manuella Mariana Beatriz O que é liderança? Liderança x administração; Enfrentamento da complexibilidade; Enfrentamento da mudança; Autoridade natural do

Leia mais

Eu me conheço? Danielle Custódio

Eu me conheço? Danielle Custódio Introdução Olá meninas esse é meu mais novo trabalho em E-book e ele foi exclusivamente elaborado com muito carinho para ajudar você mulher. Desejo de todo coração que você o curta aproveitando o máximo

Leia mais

VOCÊ SABE LIDAR COM SUAS EMOÇÕES?

VOCÊ SABE LIDAR COM SUAS EMOÇÕES? SAÚDE EMOCIONAL VOCÊ SABE LIDAR COM SUAS EMOÇÕES? A sabedoria bíblica chama de Fruto do espírito. O que a ciência hoje chama de inteligência emocional. Mansidão, domínio próprio e temperança são alguns

Leia mais

Ética e Conduta Humana. Aula 5

Ética e Conduta Humana. Aula 5 Ética e Conduta Humana Aula 5 Ética e Conduta Humana Você já pensou como você toma suas decisões? Você é mais emoção ou razão? Age impulsivamente ou é mais ponderado e analítico? Chama-se ética a parte

Leia mais

1º - Começe e... 2º - Não desista jamais!

1º - Começe e... 2º - Não desista jamais! Você quer ser uma Diretora de Vendas? 1º - Começe e... 2º - Não desista jamais! Mary Kay Ash Para isso você vai precisar iniciar muiiitooooo... Muitas novas Consultoras você deverá trazer para o nosso

Leia mais

ESTE INSTRUMENTO NAO DEVE SER APLICADO INDIVIDUALMENTE, MAS SIM EM CONJUNTO COM O INSTRUMENTO WHOQOL-BREF

ESTE INSTRUMENTO NAO DEVE SER APLICADO INDIVIDUALMENTE, MAS SIM EM CONJUNTO COM O INSTRUMENTO WHOQOL-BREF WHOQOL-OLD Instruções ESTE INSTRUMENTO NAO DEVE SER APLICADO INDIVIDUALMENTE, MAS SIM EM CONJUNTO COM O INSTRUMENTO WHOQOL-BREF Este questionário pergunta a respeito dos seus pensamentos, sentimentos e

Leia mais

NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO

NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO A INTELIGÊNCIA A inteligência tem significados diferentes para pessoas diferentes. É a capacidade de usar a experiência e o conhecimento que constitui o comportamento

Leia mais

O que é personalidade?

O que é personalidade? Personalidade O que é personalidade? É a organização dos sistemas psicológicos do indivíduo que determinam seu ajuste ao ambiente. Forma como uma pessoa reage e interage com as demais. Descrita em termos

Leia mais

PACIÊNCIA tempo específico tarefas menores

PACIÊNCIA tempo específico tarefas menores PACIÊNCIA Ser paciente exige o controle total dos nossos pensamentos, ações e palavras. Seria o gerenciamento de si mesmo. Isso significa que você não deve gastar o seu tempo tentando controlar os outros,

Leia mais

Identificando e Utilizando Talentos e Pontos Fortes: Uma Proposta de Bem Estar Por: Profa.Dra.Mônica Portella

Identificando e Utilizando Talentos e Pontos Fortes: Uma Proposta de Bem Estar Por: Profa.Dra.Mônica Portella Identificando e Utilizando Talentos e Pontos Fortes: Uma Proposta de Bem Estar Por: Profa.Dra.Mônica Portella O preço da grandeza... É a responsabilidade. (Churschill) Sumário: Parte I O que são talentos?

Leia mais

FICHA DE AVALIAÇÃO DO CANDIDATO A ESTUDANTE DO STNB

FICHA DE AVALIAÇÃO DO CANDIDATO A ESTUDANTE DO STNB FICHA DE AVALIAÇÃO DO CANDIDATO A ESTUDANTE DO STNB Nome do Candidato: INSTRUÇÕES: 1. Esta ficha de avaliação deve ser preenchida pelo pastor da igreja e anexada a documentação que encaminha o candidato

Leia mais

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Forma de interagir com outras pessoas RELACIONAMENTO Estabelecimento de um processo de comunicação onde o emissor e receptor tenham claro suas reais atribuições. Para existir

Leia mais

A inteligência tem significados diferentes para pessoas diferentes. Para um educador, significa provavelmente capacidade de aprendizagem; para um

A inteligência tem significados diferentes para pessoas diferentes. Para um educador, significa provavelmente capacidade de aprendizagem; para um INTELIGÊNCIAS A inteligência tem significados diferentes para pessoas diferentes. Para um educador, significa provavelmente capacidade de aprendizagem; para um biólogo, pode ser a capacidade de se adaptar;

Leia mais

AGENDAMENTO PARA O SUCESSO. Mayara Marinov

AGENDAMENTO PARA O SUCESSO. Mayara Marinov AGENDAMENTO PARA O SUCESSO Mayara Marinov Agendamentos são o centro do nosso negócio. Literalmente, se está sem agendamentos, você está fora do negócio. Mary Kay Ash AGENDAR Agendar é uma atitude. Se

Leia mais

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Pessoais e Profissionais ainda neste ano No vídeo de

Leia mais

QUEM SOMOS? Nossas vidas estão continuamente em mudança, em transformação.

QUEM SOMOS? Nossas vidas estão continuamente em mudança, em transformação. QUEM SOMOS? Nossas vidas estão continuamente em mudança, em transformação. O momento mais dramático de transformação que elas possam passar com o compasso de nossas próprias vidas, nada pode representar

Leia mais

Primeiro pilar: Uma conexão de amor próprio. Segundo pilar: Uma conexão de amor ao próximo. Terceiro pilar: Uma conexão de amor ao ser divino.

Primeiro pilar: Uma conexão de amor próprio. Segundo pilar: Uma conexão de amor ao próximo. Terceiro pilar: Uma conexão de amor ao ser divino. Primeiro pilar: Uma conexão de amor próprio. Segundo pilar: Uma conexão de amor ao próximo. Terceiro pilar: Uma conexão de amor ao ser divino. O equilíbrio entre esses dois hemisférios é que vai fazer

Leia mais

RAZÃO PARA O SUCESSO

RAZÃO PARA O SUCESSO RAZÃO PARA O SUCESSO Se não sente um desejo abrasador de melhorar, você esta enganando a si mesmo e a seus amigos a sua família, a todos que tem contato com você tem contato, com falsas desculpas, não

Leia mais

> Relatório do Gestor. Nome: Exemplo

> Relatório do Gestor. Nome: Exemplo > Relatório do Gestor Nome: Exemplo Data: 8 maio 2008 Relatório do Gestor Introdução Este relatório baseia-se nas repostas de Exemplo a um questionário de auto-relatório de personalidade, o Questionário

Leia mais

TESTE AO PERFIL EMPREENDEDOR

TESTE AO PERFIL EMPREENDEDOR TESTE AO PERFIL EMPREENDEDOR TESTE AO PERFIL EMPREENDEDOR Este questionário, originalmente publicado na página web do IAPMEI e da autoria da SPA Consultoria, poderá servir de parâmetro para a sua auto-avaliação

Leia mais

Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil. Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019

Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil. Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019 Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019 As competências socioemocionais são saberes que você pode aprender; pode praticar;

Leia mais