Grau de Alavancagem Operacional por Renan Kaminski

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Grau de Alavancagem Operacional por Renan Kaminski"

Transcrição

1 Grau de Alavancagem Operacional por Renan Kaminski

2 O Dicas 4blue são vídeos e mini e-books com dicas rápidas e práticas para que você e sua equipe possam aplicar no seu dia a dia. Para ter acesso a todas as dicas, cadastre-se aqui! Boa leitura!!

3 Se você aumentar sua receita em 10%, em quanto o seu lucro aumentará?! E se você diminuir sua receita em 10%, em quanto o seu lucro diminuirá?!

4 Acredite! Seu lucro aumenta mais que proporcionalmente quando sua receita aumenta. Mas ao mesmo tempo, seu lucro diminui mais que proporcionalmente quando a receita cai. Isto é a Alavancagem Operacional

5 Grau de Alavancagem Operacional Grau de Alavancagem Operacional é a relação entre o aumento no lucro e o aumento na receita. É calculado por uma fórmula: Alavancagem Operacional = Variação % Lucro Variação % Receita Para aplicar este conceito, precisamos criar a estrutura correta de cálculo. Confira abaixo.

6 FLUXO DE CAIXA Precisamos criar um Fluxo de Caixa com a seguinte estrutura: Entradas (-) Custos Variáveis = Margem de Contribuição (-) Custos Fixos = Lucro Operacional (-) Investimentos = Saldo Líquido Vamos entender cada uma destas partes!

7 FLUXO DE CAIXA Precisamos criar um Fluxo de Caixa com a seguinte estrutura: Entradas (-) Custos Variáveis = Margem de Contribuição (-) Custos Fixos = Lucro Operacional (-) Investimentos = Saldo Líquido Entradas ou Receitas são todos os valores recebidos no período. É diferente de venda! Aqui consideramos o dinheiro que efetivamente entrou na empresa!

8 FLUXO DE CAIXA Precisamos criar um Fluxo de Caixa com a seguinte estrutura: Entradas (-) Custos Variáveis = Margem de Contribuição (-) Custos Fixos = Lucro Operacional (-) Investimentos = Saldo Líquido Custos Variáveis são todos os gastos diretamente relacionados ao seu produto ou serviço. Ele é variável porque o seu gasto total varia conforme a sua venda! Ex.: impostos, comissões, matéria prima, terceirizações do serviço, taxas de cartão, etc.

9 FLUXO DE CAIXA Precisamos criar um Fluxo de Caixa com a seguinte estrutura: Entradas (-) Custos Variáveis = Margem de Contribuição (-) Custos Fixos = Lucro Operacional (-) Investimentos = Saldo Líquido Margem de Contribuição, como a conta ao lado mostra, é a diferença entre todas as receitas e os custos variáveis. Desta forma, a M.C. é o valor que sua empresa realmente recebe para pagar as despesas fixas e gerar lucro.

10 FLUXO DE CAIXA Precisamos criar um Fluxo de Caixa com a seguinte estrutura: Entradas (-) Custos Variáveis = Margem de Contribuição (-) Custos Fixos = Lucro Operacional (-) Investimentos = Saldo Líquido Custos ou Despesas Fixas são os gastos relacionados à estrutura da sua empresa. As despesas fixas são fixas porque faça chuva ou faça sol, elas sempre estarão presentes. Ex.: luz, água, telefone, contador, aluguel, tarifa bancária, pró-labore, salários, etc.

11 FLUXO DE CAIXA Precisamos criar um Fluxo de Caixa com a seguinte estrutura: Entradas (-) Custos Variáveis = Margem de Contribuição (-) Custos Fixos = Lucro Operacional (-) Investimentos = Saldo Líquido Lucro Operacional é a diferença entre todas as receitas de vendas, os custos variáveis e as despesas fixas. Ou seja, é o quanto a operação da empresa gerou de resultado. Se sua empresa vende pizza, então é o quanto a operação de venda de pizza gerou de lucro. Mas ainda não é o lucro líquido!

12 FLUXO DE CAIXA Precisamos criar um Fluxo de Caixa com a seguinte estrutura: Entradas (-) Custos Variáveis = Margem de Contribuição (-) Custos Fixos = Lucro Operacional (-) Investimentos = Saldo Líquido Investimentos são gastos que não fazem parte do dia a dia da empresa e sobre o qual pretende-se ter algum retorno a curto, médio ou longo prazo. Ex.: compra de maquinário, compra de novo software, contratação de consultoria e capacitação, aumento de estrutura, etc.

13 FLUXO DE CAIXA Precisamos criar um Fluxo de Caixa com a seguinte estrutura: Entradas (-) Custos Variáveis = Margem de Contribuição (-) Custos Fixos = Lucro Operacional (-) Investimentos = Saldo Líquido Saldo ou Lucro Líquido é o grande objetivo da empresa. É a diferença entre todas as entradas e todas as saídas, incluindo os investimentos. Ou seja, é o quanto realmente sobrou de dinheiro no período. Se este saldo for negativo, significa que você gastou mais do que recebeu, ou seja, teve prejuízo!

14 GRAU DE ALAVANCAGEM Entradas (-) Custos Variáveis = Margem de Contribuição (-) Custos Fixos = Lucro Operacional (-) Investimentos = Saldo Líquido Assim, o Grau de Alavancagem mede o impacto de um aumento ou diminuição da receita no seu lucro líquido.

15 Esta estrutura de Fluxo de Caixa vai lhe permitir a melhor análise possível das contas. É muito comum vermos um fluxo de caixa detalhando as contas, mas sem separar nesta estrutura. Como veremos à frente, isso atrapalha na análise, pois fica mais difícil de identificar onde estão os problemas financeiros da empresa! Veja a seguir um exemplo de fluxo de caixa!

16 Exemplo de Alavancagem Operacional Imagine a seguinte estrutura financeira resumida de uma empresa. Atualmente tem uma receita de e gera um lucro líquido de 913. Qual será o impacto no lucro caso as receitas aumentem em 10%?

17 Exemplo de Alavancagem Operacional Na tabela abaixo aumentamos a receita em 10%. Consequentemente o custo variável e margem de contribuição crescem juntos (lembre-se: os custos estão diretamente ligados às vendas). Pressupomos que as despesas fixas e investimentos continuaram iguais. O resultado está abaixo. Aumento da receita em 10% Aumento do lucro em 94%!!

18 A regra é clara! Um aumento na receita gera um aumento ainda maior no lucro final! Isso acontece porque a despesa se mantém fixa. Neste exemplo a receita aumentou em R$ 1.145, mas o lucro aumentou em R$ 857,30 que equivale a 94% do lucro do período anterior.

19 Neste caso aumentei a receita em 10% e o lucro subiu em 94% entre os períodos.

20 Neste caso aumentei a receita em 10% e o lucro subiu em 94% entre os períodos. Mas e se eu diminuir minha receita. Meu lucro vai cair? Só um pouquinho, né?!

21 Exemplo de Alavancagem Operacional O inverso também é verdadeiro! Se você diminuir sua receita em 10% seu lucro vai cair 94% em relação ao período anterior! Confira o cálculo na tabela abaixo.

22 Exemplo de Alavancagem Operacional Imagine que esta empresa teve dois aumentos consecutivos de 10% no faturamento, ou seja, no primeiro mês cresceu 10% em relação ao anterior e depois cresceu mais 10%. Veja como ficará a simulação: aumento de 10% + um aumento de 10% Do período 3 em relação ao período 1, a receita cresceu 21%. E ao todo o lucro cresceu 197%!!!!

23 Exemplo de Alavancagem Operacional Mas não podemos deixar de mostrar o lado ruim da moeda. Veja o que acontece se há duas quedas consecutivas de 10% no faturamento. queda de 10% + uma queda de 10% Do período 3 em relação ao período 1, a receita caiu 19%. E ao todo o lucro caiu 178%!!!!

24 ATENÇÃO! O Grau de Alavancagem não é um valor único e exato. A cada alteração na estrutura, seja nos custos, nas despesas ou nas receitas, o grau de alavancagem vai mudar. Como vimos no exemplo, a relação entre aumento da receita e do lucro varia em períodos diferentes! Com mudanças no fluxo, o grau de alavancagem muda também!

25 Grau de Alavancagem Operacional Agora sim podemos voltar para nossa fórmula! Alavancagem Operacional = Variação % Lucro Variação % Receita 93% Exemplo = = 9,3 10% Este número significa que para cada aumento percentual da receita, o lucro irá aumentar 9,3 vezes mais. Ou seja, a receita cresce 10%, o lucro 93%. A receita cresce 20%, o lucro 186% e assim por diante!

26 ATENÇÃO! O grau de alavancagem é um indicador flutuante, ou seja, qualquer alteração na estrutura (seja de receita ou de gastos), muda por completo o indicador. Assim, é interessante usar valores médios de 6 ou 12 meses. A pergunta a ser feita é: o que aconteceria se aumentassem os nossas vendas em 10% nos próximos 6 meses?

27 Gestão financeira não é apenas pagar contas. É analisar e interpretar os números e tomar MELHORES decisões com base neles!

28 Para salvar a sua vida a 4blue criou uma ferramenta super completa para Análises Financeiras. Lá juntamos num local só conceitos de Análise Vertical e Horizontal, Ponto de Equilíbrio, Grau de Alavancagem, entre outras. Confira um vídeo explicativo clicando aqui.

29 Gostou? Quer mais? Cadastre-se aqui para acompanhar o Dicas 4blue e acesse nosso site para baixar outros materiais gratuitos:

30

FLUXO DE CAIXA da sua Empresa

FLUXO DE CAIXA da sua Empresa Entendendo e Analisando o FLUXO DE CAIXA da sua Empresa Renan Kaminski Os números da empresa têm muito a lhe dizer! Mas às vezes parece que estão em outra língua!!! Ter o cadastro de todas as movimentações

Leia mais

calculando Renan Kaminski o preço de seus produtos

calculando Renan Kaminski o preço de seus produtos calculando Renan Kaminski o preço de seus produtos $ O Dicas 4blue são vídeos e mini e-books com dicas rápidas e práticas para que você e sua equipe possam aplicar no seu dia a dia. Para ter acesso a todas

Leia mais

calculando Renan Kaminski o preço de seus serviços

calculando Renan Kaminski o preço de seus serviços calculando Renan Kaminski o preço de seus serviços $ O Dicas 4blue são vídeos e mini e-books com dicas rápidas e práticas para que você e sua equipe possam aplicar no seu dia a dia. Para ter acesso a todas

Leia mais

Boa leitura!!

Boa leitura!! Renan Kaminski COMO CALCULAR A META IDEAL DE VENDAS DO SEU NEGÓCIO? A 4blue conta com diversos materiais gratuitos para te ajudar. Confira todos em: www.4blue.com.br/materiais-gratuitos Boa leitura!! Olá!

Leia mais

Gestão Financeira em 5 passos

Gestão Financeira em 5 passos Gestão Financeira em 5 passos Por Aleksander Avalca Controle cada centavo Analise Cresça! O Gestor se preocupa com o financeiro normalmente quando......o saldo negativo na conta bancária aparece. Mas isso

Leia mais

por Aleksander Avalca

por Aleksander Avalca por Aleksander Avalca O Gestor se preocupa com o financeiro normalmente quando......o saldo negativo na conta bancária aparece. Mas isso é apenas a consequência. Onde estão as causas? As causas estão na

Leia mais

EM NEGÓCIOS DOIS CONCEITOS SÃO FUNDAMENTAIS

EM NEGÓCIOS DOIS CONCEITOS SÃO FUNDAMENTAIS CUSTOS E DESPESAS EM NEGÓCIOS DOIS CONCEITOS SÃO FUNDAMENTAIS ECONÔMICO BENS / PATRIMÔNIO RESULTADOS FINANCEIRO DINHEIRO PAGAMENTOS / RECEBIMENTOS LUCROS / PREJUÍZOS TESOURARIA/ CAIXA PROCESSOS DECISÓRIOS

Leia mais

Como um contador pode ferrar sua vida! por Renan Kaminski

Como um contador pode ferrar sua vida! por Renan Kaminski Como um contador pode ferrar sua vida! por Renan Kaminski O Dicas 4blue são vídeos e mini e-books com dicas rápidas e práticas para que você e sua equipe possam aplicar no seu dia a dia. Para ter acesso

Leia mais

e Book Administrando Finanças nas Empresas

e Book Administrando Finanças nas Empresas e Book Administrando Finanças nas Empresas FATORA São Paulo SP Elaborado pela Equipe FATORA Sumário 1. Introdução... 2 2. Estrutura de Custos... 3 2.1. Custo Direto Variável... 3 2.2. Despesas Variáveis...

Leia mais

Os 3 Segredos da Gestão Financeira que lhe farão ganhar dinheiro todos os dias. Renan Kaminski

Os 3 Segredos da Gestão Financeira que lhe farão ganhar dinheiro todos os dias. Renan Kaminski Os 3 Segredos da Gestão Financeira que lhe farão ganhar dinheiro todos os dias Renan Kaminski Rápida contextualização A 4blue é especialista em gestão financeira para pequenas empresas. Apesar de finanças

Leia mais

Uma análise para qualquer tipo de negócio

Uma análise para qualquer tipo de negócio Modelo DuPont Uma análise para qualquer tipo de negócio Antes aplicar estes conceitos a seu negócio ou investimento, tenha em mente que o fato das demonstrações financeiras estarem auditadas garantem uma

Leia mais

15/07/2014. Empreendedorismo ASPECTOS LEGAIS: ESTRUTURA DE CAPITALIZAÇÃO PLANO FINANCEIRO PARTE II. Objetivos de Aprendizagem. Atuação Empreendedora

15/07/2014. Empreendedorismo ASPECTOS LEGAIS: ESTRUTURA DE CAPITALIZAÇÃO PLANO FINANCEIRO PARTE II. Objetivos de Aprendizagem. Atuação Empreendedora Empreendedorismo Atuação Empreendedora Professor Mestre Humberto Fernandes Villela ASPECTOS LEGAIS: ESTRUTURA DE CAPITALIZAÇÃO PLANO FINANCEIRO PARTE II Objetivos de Aprendizagem Ao final deste módulo

Leia mais

Disciplina: Constituição de Novos Empreendimentos

Disciplina: Constituição de Novos Empreendimentos Disciplina: Constituição de Novos Empreendimentos Assunto: Plano Financeiro (II parte) Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração

Leia mais

GESTÃO DE FLUXO DE CAIXA E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E INDICADORES FINANCEIROS

GESTÃO DE FLUXO DE CAIXA E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E INDICADORES FINANCEIROS GESTÃO DE FLUXO DE CAIXA E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E INDICADORES FINANCEIROS Wagner Viana SL 01 SL 02 SL 03 Oficina Objetivos Distinguir gestão do Fluxo de Caixa da apuração e análise de resultados; Apresentar

Leia mais

Etapas do Plano de Negócios

Etapas do Plano de Negócios Etapas do Plano de Negócios Etapa 7. Plano financeiro Detalhes Investimentos Projeção de resultados Ponto de equilíbrio Projeção fluxo de caixa Vendas Despesas Mão de obra Etapa 7 Plano Financeiro Investimento

Leia mais

Etapa 7 Plano Financeiro

Etapa 7 Plano Financeiro 17/10/12 Etapas do Plano de Negócios Etapa Detalhes 7. Plano financeiro Investimentos Projeção de resultados Ponto de equilíbrio Projeção fluxo de caixa Vendas Despesas Mão de obra Investimento é tudo

Leia mais

AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E INDICADORES FINANCEIROS

AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E INDICADORES FINANCEIROS AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E INDICADORES FINANCEIROS Wagner Viana SL 01 Oficina Objetivos Apresentar o conceito de custos, despesas, investimentos e a distinção entre gastos fixos e variáveis; Organizar e

Leia mais

Disciplina: GST0071 Administração Financeira AULA 08 1 ª. Questão

Disciplina: GST0071 Administração Financeira AULA 08 1 ª. Questão Disciplina: GST0071 Administração Financeira AULA 08 1 ª. Questão O princípio da alavancagem operacional nas empresas é muito utilizado no intuito de obter maior rentabilidade em seus negócios pelas organizações.

Leia mais

ÍNDICE. 2 consultoria de marketinge gestão CUSTO FIXO... 5 INTRODUÇÃO... 3 CUSTO VARIÁVEL... 6 LIVRO CAIXA... 3

ÍNDICE. 2 consultoria de marketinge gestão CUSTO FIXO... 5 INTRODUÇÃO... 3 CUSTO VARIÁVEL... 6 LIVRO CAIXA... 3 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 CUSTO FIXO... 5 LIVRO CAIXA... 3 CUSTO VARIÁVEL... 6 CUSTO DO PROCEDIMENTO... 6 DESPESAS... 4 RECEITAS... 4 PREÇO DE VENDA... 7 CONCLUSÃO... 7 CAPITAL DE GIRO... 5 CONSULTÓRIO LEGAL...

Leia mais

PLANEJEMAENTO,CONTROLE E TOMADA DE DECISÃO- ATRAVÉS CVL Mary Stuart é a vice-presidente de operações da CodeConnect, uma empresa que fabrica e vende

PLANEJEMAENTO,CONTROLE E TOMADA DE DECISÃO- ATRAVÉS CVL Mary Stuart é a vice-presidente de operações da CodeConnect, uma empresa que fabrica e vende 1 PLANEJEMAENTO,CONTROLE E TOMADA DE DECISÃO- ATRAVÉS CVL Mary Stuart é a vice-presidente de operações da CodeConnect, uma empresa que fabrica e vende dispositivos de leitura de códigos de barras. Como

Leia mais

Prof. Dr. Silvio Aparecido Crepaldi.

Prof. Dr. Silvio Aparecido Crepaldi. 1 2 O objetivo deste capítulo é ensinar a calcular o custo de um produto por meio do sistema de custeio variável, identificando a margem de contribuição, o ponto de equilíbrio e a margem de segurança para

Leia mais

Como Estruturar um Plano de Contas Gerencial para Empresas de Serviços. Este conteúdo faz parte da série: Fluxo de caixa Ver 13 posts dessa série

Como Estruturar um Plano de Contas Gerencial para Empresas de Serviços. Este conteúdo faz parte da série: Fluxo de caixa Ver 13 posts dessa série Este conteúdo faz parte da série: Fluxo de caixa Ver 13 posts dessa série Quando fazer: Estruturar o plano de contas gerencial da sua empresa é o primeiro passo da implementação de um sistema de gestão

Leia mais

Seu Negócio de $ucesso

Seu Negócio de $ucesso Seu Negócio de $ucesso 7 Dicas Matadoras Para Lucrar Mais Com Seu Negócio Próprio. Por Vinícius Gonçalves CEO novonegocio.com.br Índice Introdução Dica 1: Se Fosse Impossível Falhar... Dica 2: Seu Negócio

Leia mais

QUARTA DO CONHECIMENTO CUSTOS E DESPESAS. PROFESSOR José Antônio Felgueiras

QUARTA DO CONHECIMENTO CUSTOS E DESPESAS. PROFESSOR José Antônio Felgueiras QUARTA DO CONHECIMENTO CUSTOS E DESPESAS PROFESSOR José Antônio Felgueiras Para o empreendedor, entender as diferenças entre Despesas, Custos e Investimentos é importante para avaliar as finanças da empresa.

Leia mais

Aula FN. FINANÇAS Professor: Pedro Pereira de Carvalho Finanças para Empreendedores Prof. Pedro de Carvalho

Aula FN. FINANÇAS Professor: Pedro Pereira de Carvalho Finanças para Empreendedores Prof. Pedro de Carvalho FINANÇAS Professor: Pedro Pereira de Carvalho pedro.carvalho@fmu.br Finanças para Empreendedores Prof. Simulação de um orçamento para o fornecimento de materiais e serviços para uma rede LAN, em uma empresa.

Leia mais

Sejam todos bem-vindos!

Sejam todos bem-vindos! Sejam todos bem-vindos! A importância da gestão financeira - Saiba identificar gastos necessários de supérfluos - Corte gastos não essenciais Repense: Agora vou ganhar muito dinheiro com minha nova franquia

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS CIESA 2015 IV BIMESTRE

GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS CIESA 2015 IV BIMESTRE PONTO DE EQUILÍBRIO Até parece uma pergunta fácil de responder e, geralmente, vemos os empreendedores considerando apenas os custos diretos envolvidos na elaboração do produto ou prestação do serviço,

Leia mais

O CÁLCULO DO SVA (SHAREHOLDER VALUE ADDED) E A MARGEM DE EQUILÍBRIO (THRESHOLD MARGIN) - PARTE II! O que é Threshold Margin ou Margem de Equilíbrio?

O CÁLCULO DO SVA (SHAREHOLDER VALUE ADDED) E A MARGEM DE EQUILÍBRIO (THRESHOLD MARGIN) - PARTE II! O que é Threshold Margin ou Margem de Equilíbrio? O CÁLCULO DO SVA (SHAREHOLDER VALUE ADDED) E A MARGEM DE EQUILÍBRIO (THRESHOLD MARGIN) - PARTE II! O que é Threshold Margin ou Margem de Equilíbrio?! Qual o efeito no SVA de uma redução na margem operacional?!

Leia mais

Gestão financeira para agências. Saia do automático e confira o passo a passo que vai ajudar você a registrar as movimentações do seu fluxo de caixa.

Gestão financeira para agências. Saia do automático e confira o passo a passo que vai ajudar você a registrar as movimentações do seu fluxo de caixa. Gestão financeira para agências Saia do automático e confira o passo a passo que vai ajudar você a registrar as movimentações do seu fluxo de caixa. 2 Introdução Qual é a margem de lucro do seu último

Leia mais

1. O que é a Projeção Financeira

1. O que é a Projeção Financeira 1. O que é a Projeção Financeira Como o próprio nome já diz, projeção financeira é uma estimativa de quanto se pretende vender e gastar para um período de tempo futuro. Esse período pode ser o de um mês

Leia mais

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS MÓDULO 3 - ANÁLISE HORIZONTAL E VERTICAL Indicadas como apoio à análise das demonstrações financeiras, estes cálculos permitem comparações, tendências e ilações de

Leia mais

Formação de Preço de Venda O Guia Completo

Formação de Preço de Venda O Guia Completo O passo-a-passo detalhado para o cálculo do preço ideal de venda dos produtos, mercadorias e serviços de sua empresa. Formação de Preço de Venda O Guia Completo FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA O GUIA COMPLETO!

Leia mais

Empreendedorismo. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira. Plano de Negócios Análise Financeira e Econômica.

Empreendedorismo. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira. Plano de Negócios Análise Financeira e Econômica. Empreendedorismo Plano de Negócios Análise Financeira e Econômica Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br Agenda Investimento total Demonstrativo de resultados Análise da viabilidade do negócio

Leia mais

UM PROCEDIMENTO SIMPLIFICADOR PARA FAZER SIMULAÇÕES DO TIPO WHAT-IF EM EMPRESAS QUE OPERAM COM VÁRIOS PRODUTOS

UM PROCEDIMENTO SIMPLIFICADOR PARA FAZER SIMULAÇÕES DO TIPO WHAT-IF EM EMPRESAS QUE OPERAM COM VÁRIOS PRODUTOS UM PROCEDIMENTO SIMPLIFICADOR PARA FAZER SIMULAÇÕES DO TIPO WHAT-IF EM EMPRESAS QUE OPERAM COM VÁRIOS PRODUTOS Aplicando a fórmula do ponto de equilíbrio em receitas. O procedimento simplificador. Aplicando

Leia mais

O resultado de um estudo de viabilidade econômica

O resultado de um estudo de viabilidade econômica Este conteúdo faz parte da série: Estudo de Viabilidade Econômica Ver 8 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: O resultado de um estudo de viabilidade Como fazer análise de cenários Relatório

Leia mais

Controlar seu fluxo de caixa não é tão simples assim. 7 Dicas rápidas sobre fluxo de caixa para gestores financeiros

Controlar seu fluxo de caixa não é tão simples assim. 7 Dicas rápidas sobre fluxo de caixa para gestores financeiros Controlar seu fluxo de caixa não é tão simples assim O fluxo de caixa é um dos demonstrativos mais importantes do dia a dia de trabalho de qualquer gestor financeiro. Além de fornecer informações essenciais

Leia mais

Índice. Conteúdo. Planilha Profissional Para Cálculo de Preços de Artesanato

Índice. Conteúdo. Planilha Profissional Para Cálculo de Preços de Artesanato Índice Conteúdo Índice... 2 A Importância do Preço Correto... 3 Como chegar ao preço de venda adequado do meu produto?... 3 Como calcular o preço de venda lucro... 5 Como vender meus produtos pela internet...

Leia mais

Custos e Formação de Preços. Prof.ª Rachel

Custos e Formação de Preços. Prof.ª Rachel Custos e Formação de Preços Prof.ª Rachel Formação de preços Preço de venda Fator : Que influencia o cliente em suas decisões de compra. Empresas : Precisam ter certeza de que estão oferecendo a melhor

Leia mais

MARGEM DE SEGURANÇA GRAU DE ALAVANCAGEM. Prof. Caroline Camera

MARGEM DE SEGURANÇA GRAU DE ALAVANCAGEM. Prof. Caroline Camera MARGEM DE SEGURANÇA GRAU DE ALAVANCAGEM Prof. Caroline Camera Margem de Segurança É a quantia das vendas que excede o ponto de equilíbrio. Logo, mesmo que as vendas caiam, se mantiver dentro do percentual

Leia mais

FORMAÇÃO DE PREÇO. Talita Caetano da Silva Vanessa Barros Bregantin

FORMAÇÃO DE PREÇO. Talita Caetano da Silva Vanessa Barros Bregantin FORMAÇÃO DE PREÇO Talita Caetano da Silva Vanessa Barros Bregantin SUMÁRIO 1. Introdução 2. Formação de preço baseado em custo. 3. Formação de preço baseado em mercado. 3.1 Alguns métodos de formação de

Leia mais

Lucrando em datas comemorativas: Como potencializar o valor do seu produto

Lucrando em datas comemorativas: Como potencializar o valor do seu produto Lucrando em datas comemorativas: Como potencializar o valor do seu produto Adriana Pereira de Souza Economista, com especialização em Administração de Empresas pela PUC/SP; Analista da Unidade de Gestão

Leia mais

Tem dúvidas quanto e onde você gasta ou ganha?

Tem dúvidas quanto e onde você gasta ou ganha? Bem-vindo(a) ao módulo 3: Colocando a mão na massa. Aqui estudaremos sobre como preencher a Planilha de Controle de Caixa e utilizá-la considerando sua realidade, também veremos sobre os pontos fundamentais

Leia mais

SEPARAÇÃO DO GASTO SEMI-VARIÁVEL ENTRE PARTE FIXA E PARTE VARIÁVEL

SEPARAÇÃO DO GASTO SEMI-VARIÁVEL ENTRE PARTE FIXA E PARTE VARIÁVEL SEPARAÇÃO DO GASTO SEMI-VARIÁVEL ENTRE PARTE FIXA E! Gastos variáveis! Gastos fixos! Gastos semi - variáveis Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador de Empresas graduado pela EAESP/FGV. É

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE PREÇO

CONSIDERAÇÕES SOBRE PREÇO Formação de preço INTRODUÇÃO A perenidade de um negócio depende muito da maneira como é calculado o preço dos produtos e serviços oferecidos. Fazer o cálculo de maneira errada é um dos maiores erros, depois

Leia mais

No mês de junho a empresa obteve recuperação nos lucros, diminuindo seu Patrimônio Líquido a Descoberto de R$ ,49 para R$ ,03.

No mês de junho a empresa obteve recuperação nos lucros, diminuindo seu Patrimônio Líquido a Descoberto de R$ ,49 para R$ ,03. Tabela 6 - Composição do Passivo de abril a junho de 2017 Fonte: Elaborado por Valor Consultores a partir dos dados fornecidos pela Herbioeste Herbicidas. No mês de junho a empresa obteve recuperação nos

Leia mais

Prof.: Osvaldo Marques. DISCIPLINAS : Contabilidade gerencial. Prof. Osvaldo Marques 1

Prof.: Osvaldo Marques. DISCIPLINAS : Contabilidade gerencial. Prof. Osvaldo Marques 1 Prof.: Osvaldo Marques DISCIPLINAS : 1 Frase do dia! O que normalmente é cobrado em prova? Ponto de equilíbrio Operacional Econômico Financeiro Margem de segurança operacional Margem de Contribuição Ponto

Leia mais

Custos e Formação de Preços. Prof.ª Rachel

Custos e Formação de Preços. Prof.ª Rachel Custos e Formação de Preços Prof.ª Rachel Formação de preços Preço de venda Fator : Que influencia o cliente em suas decisões de compra. Empresas : Precisam ter certeza de que estão oferecendo a melhor

Leia mais

Como é Feito os Calculos

Como é Feito os Calculos Conteúdo 1Introdução 2Tela no Cadastro de Produtos 3Como é Feito os Calculos 4Custo Minimo 5Custo Atual 6Preço de Aquisição, Venda e Margem de Lucro 7Regras do agregado Introdução Será descrito abaixo

Leia mais

Introdução. Custos e precificação. Ponto de equilíbrio. Projeções de faturamento e lucro. O fluxo de caixa. A necessidade de procurar um especialista

Introdução. Custos e precificação. Ponto de equilíbrio. Projeções de faturamento e lucro. O fluxo de caixa. A necessidade de procurar um especialista Introdução Custos e precificação Ponto de equilíbrio Projeções de faturamento e lucro O fluxo de caixa A necessidade de procurar um especialista A JRS Consultoria Com o intuito de auxiliar micro e pequenas

Leia mais

CONTABILIDADE. Prof. Me. Lucas S. Macoris

CONTABILIDADE. Prof. Me. Lucas S. Macoris CONTABILIDADE Prof. Me. Lucas S. Macoris PLANO DE AULA CONTABILIDADE Aula 1 Introdução à Contabilidade Aula 2 Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício Aula 3 Demonstração do Fluxo de

Leia mais

O que é controle de contas a pagar

O que é controle de contas a pagar O que é controle de contas a pagar Um controle de contas a pagar serve para anotar e projetar todas as despesas de uma empresa, desde pagamentos futuros, contas parceladas e valores que apesar de não estarem

Leia mais

QUAL O RESULTADO DO MEU NEGÓCIO?

QUAL O RESULTADO DO MEU NEGÓCIO? QUAL O RESULTADO DO MEU NEGÓCIO? RESULTADO OU LUCRO? O NEGÓCIO Missão É a razão de ser da empresa; Deve orientar os objetivos financeiros, humanos e sociais. Gerar valor para nossos clientes, acionistas,

Leia mais

Finanças. Prof. Milton Henrique

Finanças. Prof. Milton Henrique Finanças Prof. Milton Henrique mcouto@catolica-es.edu.br Organizações e Recursos As empresas são organizações sociais que utilizam recursos para atingir objetivos. Capital Mão de Obra Conhecimento Máquinas

Leia mais

FUNDAMENTOS DE CUSTOS PONTO DE EQUILÍBRIO CONTÁBIL, FINANCEIRO E ECONÔMICO

FUNDAMENTOS DE CUSTOS PONTO DE EQUILÍBRIO CONTÁBIL, FINANCEIRO E ECONÔMICO FUNDAMENTOS DE CUSTOS PONTO DE EQUILÍBRIO CONTÁBIL, FINANCEIRO E ECONÔMICO PONTO DE EQUILÍBRIO PONTO DE EQUILÍBRIO CONTÁBIL: Representa a receita total suficiente para cobrir todos os gastos, ou seja,

Leia mais

ENCERRAMENTO DAS DEMOSTRAÇÕES CONTÁBEIS

ENCERRAMENTO DAS DEMOSTRAÇÕES CONTÁBEIS ENCERRAMENTO DAS DEMOSTRAÇÕES CONTÁBEIS PRINCIPAIS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Principais Demonstrações Contábeis Ø Balanço Patrimonial Demonstra a posição financeira da entidade em uma determinada data. Ø

Leia mais

FEA-RP/ USP. Análise de Custos. Capítulo 22: Relação Custo/Volume/Lucro. Profa. Luciana C. Siqueira Ambrozini

FEA-RP/ USP. Análise de Custos. Capítulo 22: Relação Custo/Volume/Lucro. Profa. Luciana C. Siqueira Ambrozini FEA-RP/ USP Análise de Custos Capítulo 22: Relação Custo/Volume/Lucro Profa. Luciana C. Siqueira Ambrozini Relação Custo / Volume / Lucro Relembrando... Custos (e despesas) variáveis: São os custos (e

Leia mais

INVESTIMENTOS MAIS RENTÁVEIS

INVESTIMENTOS MAIS RENTÁVEIS INVESTIMENTOS MAIS RENTÁVEIS 1. Obrigado pela confiança! Olá, meu nome é Valter Ribeiro, autor do daxinvestimentos.com. Esse conteúdo é simples e pequeno, contudo bastante poderoso. Eu vou mostrar neste

Leia mais

Atividade 1 O que são Gastos; Atividade 2 A importância da Margem; Atividade 3 Formação do Preço; Atividade 4 Ponto de Equilíbrio Operacional.

Atividade 1 O que são Gastos; Atividade 2 A importância da Margem; Atividade 3 Formação do Preço; Atividade 4 Ponto de Equilíbrio Operacional. S1E1 ROTEIRO DA OFICINA Atividade 1 O que são Gastos; Atividade 2 A importância da Margem; Atividade 3 Formação do Preço; Atividade 4 Ponto de Equilíbrio Operacional. S2E1 COMPETÊNCIAS DA OFICINA Compreender

Leia mais

FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA: CONHEÇA OS CUSTOS QUE SABOTAM SEU RESULTADO

FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA: CONHEÇA OS CUSTOS QUE SABOTAM SEU RESULTADO FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA: CONHEÇA OS CUSTOS QUE SABOTAM SEU RESULTADO Para falar de preço de venda é necessário ter uma visão clara de como está o resultado das operações da empresa. Quando nós falamos

Leia mais

Unidade III. Unidade III

Unidade III. Unidade III Unidade III Unidade III 3 DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO () UMA PEQUENA INTRODUÇÃO Enquanto o balanço patrimonial nos apresenta a situação econômica e financeira da empresa, demonstrando os saldos

Leia mais

Relação Custo x Volume x Lucro

Relação Custo x Volume x Lucro Relação Custo x Volume x Lucro Prof. Flávio Smania Ferreira 4 termo ADMINISTRAÇÃO GERAL e-mail: flavioferreira@live.estacio.br blog: http://flaviosferreira.wordpress.com Margem de Contribuição A Margem

Leia mais

agosto setembro outubro novembro

agosto setembro outubro novembro agosto setembro outubro novembro 2 apresentação da disciplina 9 Gestão da Inovação 16 Gestão da Tecnologia 23 Aplicação 30 Auto conhecimento 6 Descoberta - Canvas 13 Prova / Apresentação do Canvas 20 Plano

Leia mais

CONTABILIDADE DE CUSTOS CUSTO/VOLUME/LUCRO. Prof. Pedro A. Silva

CONTABILIDADE DE CUSTOS CUSTO/VOLUME/LUCRO. Prof. Pedro A. Silva CONTABILIDADE DE CUSTOS CUSTO/VOLUME/LUCRO Prof. Pedro A. Silva www.aplicms.com.br RELAÇÃO CUSTO/VOLUME/LUCRO Toda empresa visa alcançar o lucro, para começar a ter esse resultado positivo é necessário

Leia mais

Plano Financeiro. Projeto Empreendedor Redes de Computadores

Plano Financeiro. Projeto Empreendedor Redes de Computadores Plano Operacional e Plano Financeiro Projeto Empreendedor Redes de Computadores Plano Operacional 1.Layout Por meio do layout ou arranjo físico, você irá definir como será a distribuição dos diversos setores

Leia mais

Fluxo de Caixa: de onde vem, onde vive e do que se alimenta?

Fluxo de Caixa: de onde vem, onde vive e do que se alimenta? Fluxo de Caixa: de onde vem, onde vive e do que se alimenta? FLUXO DE CAIXA: DE ONDE VEM, ONDE VIVE E DO QUE SE ALIMENTA? No mundo empreendedor é muito comum o questionamento: por que eu trabalho tanto

Leia mais

Sumário. Prefácio à 11 a edição, xvii. Prefácio à 10 a edição, xix. Prefácio à 9 a edição, xxi

Sumário. Prefácio à 11 a edição, xvii. Prefácio à 10 a edição, xix. Prefácio à 9 a edição, xxi Sumário Prefácio à 11 a edição, xvii Prefácio à 10 a edição, xix Prefácio à 9 a edição, xxi Parte I Administração financeira e mercados financeiros, 1 1 introdução à administração financeira, 3 1.1 Administração

Leia mais

COMO PRECIFICAR SEU ARTESANATO. Com Jo Ludwig

COMO PRECIFICAR SEU ARTESANATO. Com Jo Ludwig COMO PRECIFICAR SEU ARTESANATO Com Jo Ludwig DIA 1 Artesanato: uma visão de negócio DIA 2 Frutos do seu trabalho DIA 3 Planejando seu sucesso DIA 1 Investindo no artesanato Aula 1 Qual é o seu verdadeiro

Leia mais

Sumário. Parte I Administração Financeira e Mercados Financeiros, 1

Sumário. Parte I Administração Financeira e Mercados Financeiros, 1 Sumário Prefácio à 12 a Edição, xvii Parte I Administração Financeira e Mercados Financeiros, 1 1 Introdução à Administração Financeira, 3 1.1 Administração financeira nas empresas, 3 1.1.1 Objetivos das

Leia mais

> Definição Básica Todas as empresas, independentemente da área de atuação (comércio, indústria ou serviços), possuem gastos. Estes gastos se subdivid

> Definição Básica Todas as empresas, independentemente da área de atuação (comércio, indústria ou serviços), possuem gastos. Estes gastos se subdivid Engº de Pesca Osvaldo Segundo da Costa Filho PECNORDESTE 2012 > Definição Básica Todas as empresas, independentemente da área de atuação (comércio, indústria ou serviços), possuem gastos. Estes gastos

Leia mais

1. Planilhas de Gastos Pessoais

1. Planilhas de Gastos Pessoais Este conteúdo faz parte da série: Finanças Pessoais Ver 8 posts dessa série Para começar, quando você está buscando uma planilha de gastos no Google (ou no Bing), não fica claro (para as ferramentas de

Leia mais

Empréstimos para a aquisição de produtos: O que sua empresa pode ganhar com isso? Palestrante: PhD Reinaldo Domingos

Empréstimos para a aquisição de produtos: O que sua empresa pode ganhar com isso? Palestrante: PhD Reinaldo Domingos Empréstimos para a aquisição de produtos: O que sua empresa pode ganhar com isso? Palestrante: PhD Reinaldo Domingos Revendo Conteúdos 1. Tamanho de sua empresa ou do seu negócio. 2. A importância do produto

Leia mais

Francisco Cavalcante

Francisco Cavalcante COMO MEDIR O QUANTO UMA VARIÁVEL É MAIS IMPORTANTE DO QUE OUTRA (quantas vezes a variável preço é mais importante do que a variável volume de vendas, por exemplo?) Como ranquear as variáveis por critério

Leia mais

GST0071- Administração Financeira

GST0071- Administração Financeira 8 GST0071- Administração Financeira Objetivos üentender o conceito de alavancagem; üconhecer As classificações de alavancagem; ücompreender o crescimento na visão da alavancagem 29 November 2016 CCE0370

Leia mais

comportamento dos custos e do lucro mediante a variação de volume é denominada análise de custo-volume-lucro (CVL)..

comportamento dos custos e do lucro mediante a variação de volume é denominada análise de custo-volume-lucro (CVL).. 1 PLANEJEMAENTO,CONTROLE E TOMADA DE DECISÃO- ATRAVÉS CVL Mary Stuart é a vice-presidente de operações da CodeConnect, uma empresa que fabrica e vende dispositivos de leitura de códigos de barras. Como

Leia mais

ILAESE. ANÁLISE ECONÔMICA Janeiro de 2015

ILAESE. ANÁLISE ECONÔMICA Janeiro de 2015 ILAESE ANÁLISE ECONÔMICA Janeiro de 2015 CONJUNTURA ECONÔMICA ECONOMIA MUNDIAL CONTINUA A DESACELERAR Todas as projeções econômicas realizadas por entidades burguesas até o presente momento apontam para

Leia mais

Como controlar mais de um banco no fluxo de caixa

Como controlar mais de um banco no fluxo de caixa Nesse artigo falaremos sobre: Empresas que trabalham com mais de um banco Como controlar mais de um banco no fluxo de caixa Não esqueça do fluxo de caixa simplificado Que tal começar a controlar suas contas

Leia mais

Destina-se ao fornecimento de dados pessoais do proponente e de suas atribuições no projeto proposto.

Destina-se ao fornecimento de dados pessoais do proponente e de suas atribuições no projeto proposto. Introdução INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIO Este é um plano de negócio simplificado com o objetivo exclusivo de permitir a avaliação de projetos para incubação. Procure ser objetivo e coerente

Leia mais

Matemática Financeira Aplicada

Matemática Financeira Aplicada MATEMÁTICA FINANCEIRA BÁSICA... 3 1.1 Introdução... 3 1.2 Conceitos básicos da Matemática Financeira... 3 1.2.1) Valor do dinheiro no tempo... 3 1.2.2) Capital inicial, montante e prazo... 4 1.2.3) Operação

Leia mais

INVISTA NO. Tesouro Direto

INVISTA NO. Tesouro Direto INVISTA NO Tesouro Direto Introdução CAPÍTULO 3 ESTRATÉGIAS DE INVESTIMENTO Você conheceu os títulos e as taxas que fazem parte do Tesouro Direto, agora você poderá entender melhor as estratégias de investimento.

Leia mais

O gigantesco desafio da nova BRF: voltar a gerar valor

O gigantesco desafio da nova BRF: voltar a gerar valor https://exame.abril.com.br/negocios/o-gigantesco-desafio-da-nova-brf-voltar-a-gerar-valor/ O gigantesco desafio da nova BRF: voltar a gerar valor A atual crise da empresa traz uma semelhança com a anterior,

Leia mais

Contábil - Módulo 2 Índice

Contábil - Módulo 2 Índice Contábil - MÓDULO 2 Índice Capítulo 1...05 1.1 Análise Vertical e Horizontal...06 1.1.1 Análise Vertical (AV)...06 1.1.2 Análise Horizontal (AH)...11 Trabalho de Desenvolvimento Prático...16 Exercícios...16

Leia mais

FORMAÇÃO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS PADRÃO DE RESPOSTA (2 a FASE)

FORMAÇÃO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS PADRÃO DE RESPOSTA (2 a FASE) Questão n o 1 a) Pontos de equilíbrio contábil, econômico e financeiro: PEC = CDF 8.000.000 = 400.000 U MCU 20 PEE = CDF + LD 8.000.000 + 200.000 410.000 U MCU 20 PEF = CDF DND 8.000.000 800.000 = 360.000

Leia mais

1. O que é centro de custo

1. O que é centro de custo 1. O que é centro de custo Toda organização costuma ser dividida em partes: Áreas: uma agência de marketing pode ter área financeira, comercial, de recursos humanos, etc Projetos: uma consultoria pode

Leia mais

Piero Garcia

Piero Garcia Piero Garcia piero.garcia@equalityconsultoria.com.br 48 9911 5698 Se você não tem item de controle, você não gerencia Kaoru Ishikawa GESTÃO Ato de gerenciar, administrar, controlar uma instituição, uma

Leia mais

Relatórios. Uso, comportamento e interpretação de relatórios no sistema. CTe - Notas emitidas por parceiro - sistema básico

Relatórios. Uso, comportamento e interpretação de relatórios no sistema. CTe - Notas emitidas por parceiro - sistema básico Relatórios Uso, comportamento e interpretação de relatórios no sistema. CTe - Notas emitidas por parceiro - sistema básico Relatório de Faturas em Aberto Ticket Médio de Vendas DRE - Demonstração do resultado

Leia mais

PONTO DE EQUILÍBRIO CONTÁBIL / FINANCEIRO / ECONÔMICO Prof. Valbertone PONTO DE EQUILÍBRIO

PONTO DE EQUILÍBRIO CONTÁBIL / FINANCEIRO / ECONÔMICO Prof. Valbertone PONTO DE EQUILÍBRIO PONTO DE EQUILÍBRIO Por equilíbrio pode-se entender como sendo um estado decorrente de duas forças de mesma intensidade, mas em sentido contrários. Para as empresas essas forças constituem o faturamento

Leia mais

CONTROLADORIA II MBA Estácio 03/07/2017

CONTROLADORIA II MBA Estácio 03/07/2017 CONTROLADORIA II MBA Estácio 03/07/2017 Prof. Lucas S. Macoris PLANO DE AULA CONTROLADORIA II Aula 1 Boas Vindas e Introdução Aula 5 Análise das Demonstrações Contábeis Aula 2 Valor de Empresas: Conceitos

Leia mais

FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA.

FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA. FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA gleicilene@unifei.edu.br Formação do Preço de Venda Fatores que influenciam a formação de preço de um produto ou serviço: Decisões da Concorrência: preço corrente, limitação

Leia mais

COMENTÁRIO À PROVA DA CGE CARGO: ANALISTA CONTÁBIL

COMENTÁRIO À PROVA DA CGE CARGO: ANALISTA CONTÁBIL COMENTÁRIO À PROVA DA CGE - 2019 CARGO: ANALISTA CONTÁBIL Prof. Breno Ricardo Olá pessoal! Segue comentários da prova, espero que tenham feito boa prova!, pois o nível da banca IBFC foi de intermediário

Leia mais

Demanda por Moeda e Armadilha de Liquidez. Fernando Nogueira da Costa Professor do IE- UNICAMP h=p://fernandonogueiracosta.wordpress.

Demanda por Moeda e Armadilha de Liquidez. Fernando Nogueira da Costa Professor do IE- UNICAMP h=p://fernandonogueiracosta.wordpress. Demanda por Moeda e Armadilha de Liquidez Fernando Nogueira da Costa Professor do IE- UNICAMP h=p://fernandonogueiracosta.wordpress.com/ Mo#vos da demanda por moeda em Keynes Transacional: para despesas

Leia mais

GUIA DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO

GUIA DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO GUIA DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO Pensando no bem-estar econômico do cooperado, a Unicred desenvolveu esta cartilha, com algumas dicas básicas para auxiliar na organização e disciplina financeira, pois,

Leia mais

Ponto de Equilíbrio Representação gráfica do Ponto de Equilíbrio R$ Custo Fixo CF R$ Custo Variável CV R$ Custo Total CT=CF+CV Volume vendas Volume ve

Ponto de Equilíbrio Representação gráfica do Ponto de Equilíbrio R$ Custo Fixo CF R$ Custo Variável CV R$ Custo Total CT=CF+CV Volume vendas Volume ve 10/06/2016 Ponto de Equilíbrio Nível de receitas suficiente para cobrir todos os custos e despesas, tornando o resultado zero ou neutro. Ponto em que não há lucro ou prejuízo Classificação dos pontos de

Leia mais

RESUMÃO ECONOMIA ENGENHARIA TURMA C 2010 BY LEON

RESUMÃO ECONOMIA ENGENHARIA TURMA C 2010 BY LEON RESUMÃO ECONOMIA ENGENHARIA TURMA C 2010 BY LEON Para a fabricação de qualquer produto, temos a principio, despesas a serem analisadas. Essas despesas não variam de mês a mês, chamamos de despesas invariáveis

Leia mais

CONTABILIDADE MÓDULO 8

CONTABILIDADE MÓDULO 8 CONTABILIDADE MÓDULO 8 Índice 1. Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) Uma Pequena Introdução...3 2. Regime de caixa, regime de competência...4 3. Ajustes...5 2 1. DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO

Leia mais

Sumário XIII. Sumário

Sumário XIII. Sumário Sumário XIII Sumário 1 RELATÓRIOS CONTÁBEIS: OBRIGAÇÕES E AUXÍLIO À GERÊNCIA... 1 1.1 Importância da tomada de decisão... 1 1.1.1 Tomada de decisão no âmbito interno da empresa... 1 1.1.2 Má gestão administrativa...

Leia mais

SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS

SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS! Sistema Price! SAC Autores: Francisco Cavalcante(francisco@fcavalcante.com.br) Administrador de Empresas graduado pela EAESP/FGV. É Sócio-Diretor da Cavalcante Associados,

Leia mais

Análise do Ponto de Equilíbrio, Margem de Segurança e Grau de Alavancagem.

Análise do Ponto de Equilíbrio, Margem de Segurança e Grau de Alavancagem. Análise do Ponto de Equilíbrio, Margem de Segurança e Grau de Alavancagem. Ponto de equilíbrio (break-even point) é um nível de atividades em que as receitas são iguais às despesas e, conseqüentemente,

Leia mais

COMO USAR AS PREMISSAS CRÍTICAS (PC S) PARA ACOMPANHAR O VALOR DA EMPRESA?

COMO USAR AS PREMISSAS CRÍTICAS (PC S) PARA ACOMPANHAR O VALOR DA EMPRESA? COMO USAR AS PREMISSAS CRÍTICAS (PC S) PARA ACOMPANHAR O VALOR DA EMPRESA?! O que são premissas críticas?! Como identificar e simular premissas críticas?! O que são cash e value drivers. Fábio Vianna(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

Mas e se a empresa Olha a tarefa aí gente...!!! fabrica vários produtos? Ponto de Equilíbrio com múltiplos produtos 2

Mas e se a empresa Olha a tarefa aí gente...!!! fabrica vários produtos? Ponto de Equilíbrio com múltiplos produtos 2 03/08/2016 GESTÃO FINANCEIRA E ECONÔMICA Profº JAIRO GARCIA 1 Mas e se a empresa Olha a tarefa aí gente...!!! fabrica vários produtos? Ponto de Equilíbrio com múltiplos produtos 2 Mais de um produto: não

Leia mais