Aula 2: História da Embalagem DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 2: História da Embalagem DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS"

Transcrição

1 Aula 2: História da Embalagem DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS

2 A história da embalagem O Brasil possui uma das econômias mais dinâmicas do mundo. Nosso PIB (Produto Interno Bruto) está entre os 10 maiores, como consequência o negócio da embalagem em nosso país é muito expressivo. Basta dizer que a indústria da embalagem participa com 1,3% do PIB, que é a soma de tudo o que o país produz, um negócio que superou a cifra de 11 bilhões de dólares do Faturamento anual. A maioria das grandes indústrias de embalagens estão presentes em nosso mercado, o que nos permite dispor das últimas inovações e recursos tecnólogicos. Quem está de alguma forma ligado ao négocio da embalagem precisa se familiarizar com o design, já que será cada vez maior a integração desta atividade com a indústria.

3 A história da embalagem Desde os primórdios a humanidade necessitou: Conter Proteger Transportar

4 A história da embalagem Desenvolvimento da sociedade + atividade econômica: A embalagem se torna mais importante e incorpora novas funções. Comerciantes: indentificar o conteúdo das embalagens para facilitar os seus negócios. Empresas: produtos precisam conter a identificação dos seus fabricantes.

5 A história da embalagem Com a evolução do Mercado e a competição dos produtos a embalagem começou a agradar o consumidor influenciando na compra. Após a 2ª guerra mundial ela passou a conter informações que o produto vendia por si só sem o auxílio de vendedores.

6 A história da embalagem Evolução do Mercado + Competição dos produtos: A embalagem começa a influenciar na compra e se vestir para agradar o consumidor. Após a 2ª guerra mundial... Supermercados e auto serviços: Os produtos precisam conter toda a informação necessária para concretizar a venda sem o auxílio dos vendedores.

7 A história da embalagem início => embalagens => produtos=> armazenados e transportados matérias primas disponíveis => determinaram as características das primeiras embalagens => MADEIRA / BARRO / TECIDO primeiras formas utilizadas => engradados / caixotes / barris / ânforas / potes / sacos único material substituído: barro => substituído pelo vidro

8 A história da embalagem Os demais materiais continuam a ser utilizados da mesma forma por cumprirem suas funções originais de ARMAZENAR E TRANSPORTAR OS PRODUTOS.

9 A história da embalagem O que mudou? O uso que a evolução da sociedade humana e suas consequentes demandas passou a fazer da embalagem Novas necessidades surgiram como desenvolvimento do comércio as embalagens passaram a: proteger, conservar, identificar e finalmente vender o produto.

10 Embalagens Passou-se a depender do poder de influência da publicidade. Muitos designs ainda refletiam as preferências do século com a exceção das perfumarias e de outros... que se valiam do estilo sinuoso do momento, o art nouveau, para atrair consumidores com uma aparência da época.

11 Com o registro das marcas em 75, as embalagens levavam imagens das fábricas ou dos donos delas. Mostraram total vaidade e falta de conhecimento em vendas.

12 Em 1901, era embalado em sacos de couro cru, mas não conseguia vender muito no exterior por causa da embalagem, quando foi substituído pelo saco de lona e barrica de madeira, ficou menos amargo e agradando mais pessoas.

13 Embalagens A 1ª guerra mundial acelerou a tendência à embalagem individual, pois era muito mais fácil distribuir e fornecer rações às tropas em pequenos pacotes. O mais importante, as novas técnicas de embalagem melhoraram o acesso aos produtos e os processos de fechamento (com a invenção do celofane).

14 Embalagens Surgiram os salgadinhos e alimentos instantâneos que economizavam tempo, como as ervilhas descascadas. O design das embalagens mais limpos e claros, influenciados pelas cores vivas e linhas angulares do movimento art déco (linhas mais simples).

15 Embalagens A arte gráfica se tornou mais ousada e simples, atraindo a atenção de modo mais imediato. A tecnologia da embalagem também estava se aperfeiçoando: o celofane era mais higiênico para embalar produtos, mantendo-os frescos, e o plástico e o alumínio, embora ainda caros, eram substitutos leves para os pesados potes de vidro.

16 Embalagens As embalagens precisaram ser adaptadas em muitos países, devido à escassez de tinta de impressão e de materiais. Alguns rótulos foram reduzidos.

17

18 Embalagens Maiores, mais ousadas, mais brilhantes. O nascimento do supermercado agiu como um incentivo, elevando a competitividade das embalagens. A embalagem estava se transformando num instrumento de publicidade, evocando um conjunto de valores na mente do consumidor através das imagens.

19

20 Embalagens Em 1950, a grande maioria dos produtos vendidos era pré-embalada e, como as grandes lojas self-service foram esmagando as pequenas mercearias, a necessidade de produtos instantaneamente identificáveis, que se vendessem a si próprios na prateleira do supermercado, tornou-se imperativa.

21 Embalagens Era da modernidade... fast food, refrigeradores, freezers, alimentos prontos congelados ou enlatados, produtos dietéticos. Os designers de embalagens se preocupavam em transmitir uma mensagem para vender, enquanto a fotografia e os brindes promocionais proliferavam.

22 Embalagens A variedade de estilos. Entretanto, a tecnologia de embalagem continuava a se aperfeiçoar, surgiram a Tetrapak para leite, refrigerantes e sucos, e potes de plástico moldado de transporte mais funcional.

23 Embalagens Tornou-se um veículo ainda mais poderoso de venda de produtos. Os designers perceberam que a embalagem podia ser integrada a toda uma concepção de marca, veiculando uma mensagem global ao consumidor. A tecnologia de corte e dobra de materiais e moldagem de plásticos tornou-se mais barata, propiciando idéias mais inovadoras de embalagem.

24 Embalagens anos 90 Devido ao consumismo a variedade excessiva tem levado os designs dos produtos a extremos a fim de atrair a atenção, criando toda uma série de novidades passageiras ou artifícios. Por outro lado, a preocupação com o meio ambiente e a ecologia têm pressionado os fabricantes a fornecerem produtos em embalagens recicláveis, biodegradáveis.

25 Resumo A primeira função da embalagem de armazenar e transportar foi seguida pela de proteger e conservar o produto. Com o desenvolvimento da indústria e do comércio, as embalagens acumularam a função de identificar o conteúdo, a marca do fabricante e o apelo de venda do produto. A embalagem atual => cumpre todas essas funções ainda servindo como veículo de comunicação e ferramenta de marketing através do DESIGN

EMBALAGEM ESTUDOS OBR 18/09/2016. = 1,5% do PIB nacional

EMBALAGEM ESTUDOS OBR 18/09/2016. = 1,5% do PIB nacional ESTUDOS OBR EMBALAGEM O segmento industrial de embalagens foi um dos que mais se desenvolveu nos últimos anos: o faturamento do setor passou de R$16,3 bilhões, em 2000, para R$31,5 bilhões, em 2007 crescimento

Leia mais

EMBALAGENS DE ALIMENTOS

EMBALAGENS DE ALIMENTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA TAL 430 EMBALAGENS DE ALIMENTOS EMBALAGENS DE ALIMENTOS Prof. Eber Antonio Alves Medeiros - Introdução - Embalagens metálicas - Embalagens plásticas - Embalagens de vidro

Leia mais

Introdução às embalagens

Introdução às embalagens Introdução às embalagens Prof. Germán Ayala Valencia Acondicionamento e Embalagem para Alimentos Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2018 Conteúdo Definição de embalagem História e funções

Leia mais

PROPOSTA DE EMBALAGEM NATURAL. Priscila Guimarães, Andréa Souza, Marília Bitencourt e Jocilene Oliveira

PROPOSTA DE EMBALAGEM NATURAL. Priscila Guimarães, Andréa Souza, Marília Bitencourt e Jocilene Oliveira PROPOSTA DE EMBALAGEM NATURAL Priscila Guimarães, Andréa Souza, Marília Bitencourt e Jocilene Oliveira Instituto de Estudos Superiores da Amazônia IESAM Av. Gov. José Malcher, 1148 Belém-Pa prizinhadesign@gmail.com

Leia mais

A sinergia do design de embalagem na comunicação publicitária

A sinergia do design de embalagem na comunicação publicitária ISSN 1809-4651 A sinergia do design de embalagem na comunicação publicitária Marina Jugue Chinem Universidade Metodista de São Paulo/Universidade Anhembi Morumbi, SP Marcelo Flório Universidade Metodista

Leia mais

Armazenamento e Transporte de Medicamentos

Armazenamento e Transporte de Medicamentos Educação em Saúde VOL. 87 PUBLICAÇÃO AUTORIZADA Armazenamento e Transporte de Medicamentos Cuidados com medicamentos Este fôlder explica a forma correta de armazenar e transportar medicamentos, pois, se

Leia mais

Processamento Mínimo de Frutas

Processamento Mínimo de Frutas Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroindústria Tropical Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Processamento Mínimo de Frutas Maria do Socorro Rocha Bastos Embrapa Informação

Leia mais

REFORMULAÇÃO DA EMBALAGEM NATURA EKOS MARACUJÁ 1

REFORMULAÇÃO DA EMBALAGEM NATURA EKOS MARACUJÁ 1 REFORMULAÇÃO DA EMBALAGEM NATURA EKOS MARACUJÁ 1 Maria Fernanda VIEIRA 2 Diogo dos Santos SCANDOLARA 3 Roberta DEL-VECHIO 4 FURB - Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC RESUMO A importância da

Leia mais

Embalagens com visão de futuro

Embalagens com visão de futuro Embalagens com visão de futuro Uma embalagem não deve ser apenas reciclável. Deve ser, de fato, reciclada. E o PET (Poli) Tereftalato de Etileno é o material termoplástico mais reciclado no Brasil e no

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO. Profª Msc. Élia Karina

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO. Profª Msc. Élia Karina INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO Profª Msc. Élia Karina Introdução Mercado de alimentos: competitivo; Embalagem: fator de competição; Introdução Mudanças no estilo de vida; Crescimento

Leia mais

A PNRS e o Acordo Setorial de Embalagens

A PNRS e o Acordo Setorial de Embalagens A PNRS e o Acordo Setorial de Embalagens Jacques Demajorovic Professor Programa de Pós-Graduação em Administração/FEI EPR no ciclo de vida de um produto (MASSOTE, 2014) Evolução da destinação dos resíduos

Leia mais

Óbvio Camisas criativas¹

Óbvio Camisas criativas¹ Óbvio Camisas criativas¹ Alexsandro Junio ALMEIDA² Jéssica Natali de Oliveira COSTA³ Lamounier Lucas Pereira JÚNIOR 4 Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte, MG RESUMO Quando se fala em embalagem,

Leia mais

Administrando os canais de distribuição

Administrando os canais de distribuição Administrando os canais de distribuição 12 Aula 25/4/2008 Objetivos da aula Compreender os envolvimentos da distribuição de bens e serviços. Entender como os profissionais de marketing disponibilizam os

Leia mais

Composto de Mkt: Produto

Composto de Mkt: Produto Composto de Mkt: Produto Naotake Fukushima : UFPR : R$16,75 Naotake Fukushima : UFPR : R$4,25 2/35 Composto de MKT: Produto É a parte mais importante do composto, sem ele não existe o resto. O objeto principal

Leia mais

OD313 Marketing e Design. Naotake Fukushima : UFPR : OD313 Marketing e Design

OD313 Marketing e Design. Naotake Fukushima : UFPR : OD313 Marketing e Design Composto de Mkt: Produto R$16,75 R$4,25 2/35 Composto de MKT: Produto É a parte mais importante do composto, sem ele não existe o resto. O objeto principal p das relações de troca que podem ser oferecidas

Leia mais

Pacote de maternidade da Finlândia

Pacote de maternidade da Finlândia Pacote de maternidade da Finlândia Todas as mães finlandesas recebem um subsídio de maternidade quando nasce um bebé. As mães podem escolher entre um subsídio monetário, ou um pacote de maternidade, composto

Leia mais

Para as embalagens de plástico rígido, foi registrado um aumento de 2% no volume de vendas, sendo este responsável por 26% das vendas de embalagens

Para as embalagens de plástico rígido, foi registrado um aumento de 2% no volume de vendas, sendo este responsável por 26% das vendas de embalagens Durante o ano de 2014, foi constatado um maior uso de embalagens flexíveis, 53 bilhões de unidades, com adaptações que facilitam e trazem mais benefícios para a vida do consumidor. A maioria das adaptações

Leia mais

Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing

Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing AULA 14 Marketing Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing Objetivo - Estabelecer todas as bases para a ação no mercado. Benefícios - Explorar uma oportunidade oferecida pelo mercado. - Integrar

Leia mais

Critério de Desenvolvimento da Embalagem de Transporte. Magda Cercan Junho/2013 São Paulo

Critério de Desenvolvimento da Embalagem de Transporte. Magda Cercan Junho/2013 São Paulo Critério de Desenvolvimento da Embalagem de Transporte Magda Cercan Junho/2013 São Paulo Magda Cercan Garcia Tecnôloga Mecânica em Processos de Produção e Projetos de Máquinas pela Faculdade de Tecnologia

Leia mais

Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeit

Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeit Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeitamos por estar sujo ou por não tem mais utilidade pode

Leia mais

Uma empresa que atua no mercado de embalagens plásticas. Tem como principal matéria-prima o polietileno (PE),

Uma empresa que atua no mercado de embalagens plásticas. Tem como principal matéria-prima o polietileno (PE), Uma empresa que atua no mercado de embalagens plásticas flexíveis desde 2002, produzindo com qualidade, segurança e prazos de entrega flexíveis. Nosso conceito é vender soluções para os clientes. Tem como

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL. Revisão: 02/09/11

PROCEDIMENTO OPERACIONAL. Revisão: 02/09/11 02/09/11 1/6 1 INTRODUÇÃO Participaram da elaboração deste padrão: Cristina Fisher, Sarah Martins e Daniel Bassi. Executante: Atendente, Subgerente e Franqueado Conferente: Subgerente e Franqueado 2 OBJETIVO

Leia mais

UNIDADE 7 MARKETING-MIX

UNIDADE 7 MARKETING-MIX UNIDADE 7 MARKETING-MIX Prof. Dr. Emerson Wagner Mainardes OBJETIVOS Adquirir conhecimentos iniciais a respeito dos 4P s do marketing mix; Definir e caracterizar: Produto Preço Praça (Distribuição) Promoção

Leia mais

Conservação dos Alimentos

Conservação dos Alimentos Conservação dos Alimentos Temperatura Local Adequado Higiene Data de validade Como conservar os alimentos Para que os alimentos sejam conservados da melhor maneira e não estraguem: Atenção- Temperatura

Leia mais

PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA

PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA Assuntos Abordados no Módulo Princípios, conceitos e funções da publicidade e da propaganda.

Leia mais

OD313 Marketing e Design. Composto de Marketing : Promoção. Composto de Marketing: Promoção. Naotake Fukushima UFPR OD313 Marketing e Design

OD313 Marketing e Design. Composto de Marketing : Promoção. Composto de Marketing: Promoção. Naotake Fukushima UFPR OD313 Marketing e Design Composto de Marketing: Promoção Naotake Fukushima UFPR Definições Comunicar o Valor! O que dizer? Para quem dizer? Com que frequência dizer? Naotake Fukushima UFPR Carro bacana, Divertido, Pequeno, Por

Leia mais

Tipos de Embalagens ABRE Associação Brasileira de Embalagem

Tipos de Embalagens ABRE Associação Brasileira de Embalagem TIPOS DE EMBALAGENS Tipos de Embalagens ABRE Associação Brasileira de Embalagem 1) Rótulo: É toda e qualquer informação relativa ao produto, transcrita em sua embalagem. 2) Shape: É a forma estrutural

Leia mais

FILMES TÉCNICOS FAIXAS DE FORRAÇÃO

FILMES TÉCNICOS FAIXAS DE FORRAÇÃO A EMPRESA A Apack Embalagens é uma empresa 100% nacional do segmento de embalagens plásticas e está no mercado a mais de 10 anos focada no desenvolvimento de soluções, fabricação de embalagens de acordo

Leia mais

HD313 Marketing e Design. Composto de Marketing : Preço. Composto de Marketing: Preço. UFPR HD313 Marketing e Design 3SPV - Naotake Fukushima

HD313 Marketing e Design. Composto de Marketing : Preço. Composto de Marketing: Preço. UFPR HD313 Marketing e Design 3SPV - Naotake Fukushima Composto de Marketing: Preço UFPR 3SPV - Naotake Fukushima Definições É o único elemento do mix que produz receita. Os demais produzem custos. A maioria dos consumidores possui desejos e necessidades ilimitados,

Leia mais

Varejo Brasileiro. Antônio Guimarães 24 de Junho de 2008

Varejo Brasileiro. Antônio Guimarães 24 de Junho de 2008 Varejo Brasileiro Antônio Guimarães 24 de Junho de 2008 1 Agenda 1. Wal-Mart 2. Setor Supermercadista 3. Desempenho 2008 4. Ameaças e Oportunidades 5. Tendências 2 Wal-Mart Brasil 2006-2008 2005 2004 1995-2000

Leia mais

Catalogo de Serviços. rn

Catalogo de Serviços. rn 84 3025-9132 Catalogo de Serviços Impressão em Lona Banner Faixas Lona Back Light P o s s u e m u m a c a b a m e n t o e m madeira, ponta plástica e cordão de nylon. Visando atender um mercado muito exigente,

Leia mais

CATÁLOGO

CATÁLOGO CATÁLOGO 2017 www.capellembalagens.com.br vendas@capellembalagens.com.br 11 5870-9575 Nosso catálogo de 2017 apresenta uma linha de embalagens para trufas e bombons totalmente reestilizada, foram meses

Leia mais

PRO GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA. Professor Regina Meyer Branski

PRO GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA. Professor Regina Meyer Branski PRO 2304 - GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA Professor Regina Meyer Branski Objetivos O que é administração da produção Quais são as similaridades entre todas as operações produtivas Como as operações produtivas

Leia mais

NOÇÕES SOBRE ESTRUTURAS DE MERCADO: UM RESUMO SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA ECONÔMICA BÁSICA

NOÇÕES SOBRE ESTRUTURAS DE MERCADO: UM RESUMO SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA ECONÔMICA BÁSICA NOÇÕES SOBRE ESTRUTURAS DE MERCADO: UM RESUMO SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA ECONÔMICA BÁSICA Ulisses Pereira Ribeiro 1 A estrutura ou Tipo de mercado indica o grau de controle competitivo existente em um

Leia mais

A Empresa. Janelas e Portas

A Empresa. Janelas e Portas A Empresa A HF Caixilharias, Lda., é uma empresa inserida no ramo da construção civil mais especificamente no fabrico de caixilharias, criando através das matérias de PVC e Alumínio, variados tipos de

Leia mais

Reformulação da Embalagem Hershey s Light 1

Reformulação da Embalagem Hershey s Light 1 Reformulação da Embalagem Hershey s Light 1 Gabriela Grahl FROESCHLIN 2 Caroline PAGEL 3 Nathália V. da Silva 4 Humberto Leopoldo P.CARDOSO FILHO 5 Adriano Dorow DAROSI 6 Rafael Jose BONA 7 Roberta DEL-VECHIO

Leia mais

M Í D I A K I T

M Í D I A K I T MÍDIA KIT 2017 N O S S O O B J E T I V O Organizar, evoluir e manter a sua empresa no topo. As verticais que oferecemos tem como objetivo aumentar o valor agregado significativamente, mantendo sua empressa

Leia mais

PROMOÇÃO DE VENDAS & MERCHANDISING

PROMOÇÃO DE VENDAS & MERCHANDISING PROMOÇÃO DE VENDAS & Prof. Msc. Nilvo A. Colucci 2s 2016 OBJETIVOS DA AULA Aula inaugural: apresentações iniciais e do conteúdo. Fundamentação teórica e alinhamento de conceitos. 1 - Definições e conceitos;

Leia mais

Algoritmos. Prof. Jonatas Bastos Site:

Algoritmos. Prof. Jonatas Bastos   Site: Algoritmos Prof. Jonatas Bastos Email: jonatasfbastos@gmail.com Site: http://jonatasfbastos.wordpress.com/ 1 Exemplo de Algoritmo { declaração de variáveis } real: p1, p2, p3, p4, Media; inicio { comandos

Leia mais

PRÊMIO ABRE DA EMBALAGEM BRASILEIRA COMPLETA 10 ANOS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS PARA TODAS AS EMPRESAS QUE PRODUZEM, CRIAM OU UTILIZAM EMBALAGENS

PRÊMIO ABRE DA EMBALAGEM BRASILEIRA COMPLETA 10 ANOS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS PARA TODAS AS EMPRESAS QUE PRODUZEM, CRIAM OU UTILIZAM EMBALAGENS PRÊMIO ABRE DA EMBALAGEM BRASILEIRA COMPLETA 10 ANOS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS PARA TODAS AS EMPRESAS QUE PRODUZEM, CRIAM OU UTILIZAM EMBALAGENS Já estão abertas as inscrições para o Prêmio ABRE da Embalagem

Leia mais

Folder institucional. * 01 por cliente. Contém a história da empresa, seu processo de. produção, controle de qualidade e sistema ECO

Folder institucional. * 01 por cliente. Contém a história da empresa, seu processo de. produção, controle de qualidade e sistema ECO Folder institucional Contém a história da empresa, seu processo de produção, controle de qualidade e sistema ECO Erbs de logistica reversa. Ideal para novos clientes. Catálogo Contém história da empresa

Leia mais

Arte e Design Linha do Tempo

Arte e Design Linha do Tempo Arte e Design Linha do Tempo Responsabilidade Social O produto do Design estabelece uma relação física direta com o homem. Para o Design, o homem é um usuário. O produto do Design visa atender às

Leia mais

Faturamento médio por funcionário. Empresa. Página 1 de 11

Faturamento médio por funcionário. Empresa. Página 1 de 11 Número de Faturamento por Faturamento Real em 2000 funcionários funcionários 1 54 R$ 2.099.459,01 R$ 38.878,87 2 18 R$ 800.000,00 R$ 44.444,44 3 75 R$ 5.400.000,00 R$ 72.000,00 4 86 R$ 5.353.971,97 R$

Leia mais

INDICADORES DE DESEMPENHO

INDICADORES DE DESEMPENHO DE DESEMPENHO Indicadores relacionados com o faturamento Faturamento (valor) Faturamento no Exterior (valor) Faturamento Estimado (valor) Evolução do Faturamento (valor ou %) Evolução do Faturamento estimado

Leia mais

COPYRIGHT SERENDIPE, A expressão presente de grego normalmente é utilizada quando:

COPYRIGHT SERENDIPE, A expressão presente de grego normalmente é utilizada quando: Se em uma festa infantil normalmente são consumidos de 10 a 12 unidades de salgadinhos por pessoa, quantos centos de salgadinhos são necessários para uma festa com 30 convidados a) 1 cento b) Entre 3 e

Leia mais

PORTATREX SIMPLESMENTE BEM PENSADO

PORTATREX SIMPLESMENTE BEM PENSADO PORTATREX SIMPLESMENTE BEM PENSADO PORTATREX: O QUE É? O PRODUTO: Impressão digital sobre papel fotográfico, aplicado sobre MDF 3 mm e recortado a laser. Cinco peças para destacar e encaixar, fixando-as

Leia mais

GABARITO Caderno do Aluno Geografia 5 a série Volume 4 OS SETORES DA ECONOMIA E AS CADEIAS PRODUTIVAS

GABARITO Caderno do Aluno Geografia 5 a série Volume 4 OS SETORES DA ECONOMIA E AS CADEIAS PRODUTIVAS SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 OS SETORES DA ECONOMIA E AS CADEIAS PRODUTIVAS Para começo de conversa Página 3 1. Sucos de frutas, arroz beneficiado, leite pasteurizado, macarrão, óleos etc. 2. Espera-se que

Leia mais

Relação dos consumidores com sacolas plásticas. Junho de 2011

Relação dos consumidores com sacolas plásticas. Junho de 2011 1 Relação dos consumidores com sacolas plásticas Junho de 2011 Objetivo 2 O estudo tem como objetivo conhecer a relação dos consumidores com as sacolas plásticas de uso doméstico, desde o momento da sua

Leia mais

de como aumentar as vendas utilizando calendários personalizados

de como aumentar as vendas utilizando calendários personalizados 6 DICAS de como aumentar as vendas utilizando calendários personalizados Sobre a Zap Gráfica Ser a gráfica da gráfica é o ponto central da filosofia de negócio da Zap Gráfica com compromisso em atender

Leia mais

BANCO GLOBAL CARTILHA DE ORIENTAÇÕES V CAMPORI DSA - BARRETOS, SP

BANCO GLOBAL CARTILHA DE ORIENTAÇÕES V CAMPORI DSA - BARRETOS, SP BANCO GLOBAL CARTILHA DE ORIENTAÇÕES V CAMPORI DSA - BARRETOS, SP Expediente Clube de Líderes Monte Everest Região Tupi ASES USeB Coordenador Regional: Erasmo Gazolli Diretor CLME: Rogger Moraes Diretor

Leia mais

TRANSFORMAMOS PUBLICIDADE EM ARTE

TRANSFORMAMOS PUBLICIDADE EM ARTE TRANSFORMAMOS PUBLICIDADE EM ARTE ou arte em publicidade? Somos um time de Publicitários, Designers, Animadores, Roteiristas e Programadores prontos para te ajudar. Somos especialistas em fazer a sua marca

Leia mais

O Sr. JUNJI ABE (PSD-SP) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, O pecado

O Sr. JUNJI ABE (PSD-SP) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, O pecado O Sr. JUNJI ABE (PSD-SP) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, O pecado original do Brasil na gestão dos resíduos sólidos é a utilização de aterros sanitários

Leia mais

Como Vender Mais e Melhor

Como Vender Mais e Melhor Como Vender Mais e Melhor 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 OBJETIVO Este curso visa proporcionar ao participante a competência para identificar oportunidades de mercado e saber aproveitá-las,

Leia mais

PRODUTO: é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo

PRODUTO: é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo RESUMO O mix de marketing, também conhecido como composto de marketing ou 4P s, é o conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado-alvo. Essas ferramentas

Leia mais

VI Campori USeB Cartilha Banco Global 3

VI Campori USeB Cartilha Banco Global 3 Clube de Líderes Monte Everest Região Tupi ASES Diretor CLME: Erasmo Gazolli Diretor Banco Global: Lucas Dias da Silva Diagramação: Victor José Machado de Oliveira Colaboradores: Ludmila Ramos da Silva,

Leia mais

Catálogo. * 01 por cliente

Catálogo. * 01 por cliente MANUAL DE MARKETING ERBS AUTO Catálogo Contém história da empresa e portfólio completo dos produtos da linha automotiva com as aplicações disponíveis. Obrigatório para todos os clientes. * 01 por cliente

Leia mais

FATURAMENTO E VOLUME DE VENDAS DO VAREJO NO ESTADO DE SÃO PAULO JUNHO DE 2016

FATURAMENTO E VOLUME DE VENDAS DO VAREJO NO ESTADO DE SÃO PAULO JUNHO DE 2016 Boletim n o 26 FATURAMENTO E VOLUME DE VENDAS DO VAREJO NO JUNHO DE 2016 VAREJO RESTRITO Capital Capital * Estado de SP Estado de SP * Junho 2016/ Maio 2016-6,7% -7,4% -5,3% -6,0% Junho 2016/ Junho 2015

Leia mais

Introdução ao Design de Embalagem

Introdução ao Design de Embalagem Introdução ao Design de Embalagem O design de embalagem é uma disciplina do desenho voltada para a concepção e o projeto de envoltórios e contenedores destinados a conter, proteger e permitir o transporte,

Leia mais

Como se fabricam recipientes para. refrigerantes?

Como se fabricam recipientes para. refrigerantes? Projeto FEUP Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Como se fabricam recipientes para 1M3_02 refrigerantes? Ana Morais de Almeida Queirós Monteiro, 120504084 Ana Rita Gonçalves Salvador, 120504010 João

Leia mais

BIC Evolution. 20 anos de revolução! Lápis sim, mas muito diferentes! BIC EVOLUTION BLACK. Combina qualidade e estilo!

BIC Evolution. 20 anos de revolução! Lápis sim, mas muito diferentes! BIC EVOLUTION BLACK. Combina qualidade e estilo! Lápis BIC Evolution 20 anos de revolução! BIC Evolution Lápis sim, mas muito diferentes! Estes lápis, de cor e de grafite, celebram este ano o 20º aniversário!são fabricados através de um processo de produção

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES DE EMBALAGEM

ESPECIFICAÇÕES DE EMBALAGEM ESPECIFICAÇÕES DE EMBALAGEM COMPONENTES DO SISTEMA Unidade de Aquisição Sensor Cabo triaxial Embalagens padrão Caixa de cartão apenas Incluído como necessário: espuma protetora, absorvedor de umidade,

Leia mais

Valoração da Reciclagem dos Resíduos Plásticos na Economia das Empresas

Valoração da Reciclagem dos Resíduos Plásticos na Economia das Empresas Valoração da Reciclagem dos Resíduos Plásticos na Economia das Empresas Renata Pereira Alves 1 1 Graduanda de Engenharia Ambiental e Sanitária IFCE. e-mail: renata86alves@hotmail.com Resumo: Tradicionalmente

Leia mais

ADEGAS KitchenAid. KZB15ARANA e KZB16ARANA

ADEGAS KitchenAid. KZB15ARANA e KZB16ARANA ADEGAS KitchenAid COMPROMISSO DE PRODUZIR AS MELHORES ADEGAS Versatilidade Organização Integração total com os outros eletrodomésticos CLAIMS CONHECENDO O PRODUTO Praticidade Combina a conveniência de

Leia mais

Participação Add Value Technologies - Pacto Global Ano

Participação Add Value Technologies - Pacto Global Ano Participação Add Value Technologies - Pacto Global Ano 2010-2011 Apresentamos nosso terceiro Relatório Anual COP 2011. Ratificamos nosso compromisso com o Pacto Global das Nações Unidas, e por conseqüência

Leia mais

EMPRESAS INVESTEM EM EMBALAGENS TEMÁTICAS

EMPRESAS INVESTEM EM EMBALAGENS TEMÁTICAS www.pack.com.br 206 ANO 17 NOVEMBRO 2 0 1 4 R$ 15,00 EMBALAGEM TECNOLOGIA DESIGN INOVAÇÃO NATAL FECHAMENTO Feira mostra a importância de melhores embalagens Embalagens primárias e secundárias recebem atenção

Leia mais

Lixeiro para Carro Car Trash 1

Lixeiro para Carro Car Trash 1 Lixeiro para Carro Car Trash 1 Tiago Celeste BONETTI 2 Rafael Felippe MAUS 3 Márcio José Ramos GONZAGA JÚNIOR 4 Maikon Thiago Gebauer SCHULZ 5 Diogo da Rosa Schimitz Silva 6 Deivi Eduardo OLIARI 7 Felipe

Leia mais

Processo de Produção... Matéria prima... Nossa Missão...

Processo de Produção... Matéria prima... Nossa Missão... CATÁLOGO 2018 Nosso catálogo de 2017 apresenta uma linha de embalagens para trufas e bombons totalmente reestilizada, foram meses de desenvolvimento para levar ao consumidor final uma embalagem que valoriza

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA 2010

MATEMÁTICA FINANCEIRA 2010 (Concurso Banrisul - Escriturário FDRH) MATEMÁTICA FINANCEIRA 2010 21. Um trabalhador recebeu dois aumentos sucessivos, de 20% e de 30%, sobre o seu salário. Desse modo, o percentual de aumento total sobre

Leia mais

Projeto de pesquisa realizado na disciplina de Projeto de Embalagem e Ecodesign do Curso de Design Unijuí 2

Projeto de pesquisa realizado na disciplina de Projeto de Embalagem e Ecodesign do Curso de Design Unijuí 2 A REUTILIZAÇÃO COMO FORMA DE PENSAR PRODUTOS SUSTENTÁVEIS: EMBALAGEM PROMOCIONAL CHÁ PRENDA 1 REUSE AS A WAY TO THINK SUSTAINABLE PRODUCTS: PROMOTIONAL DESIGN PACKAGING CHÁ PRENDA Fabricio De Souza 2,

Leia mais

Globalização conexão dos lugares, mercados e desigualdades. Avanços tecnológicos transportes e comunicações

Globalização conexão dos lugares, mercados e desigualdades. Avanços tecnológicos transportes e comunicações Globalização conexão dos lugares, mercados e desigualdades Avanços tecnológicos transportes e comunicações Redes Interligam e estruturam relações entre diversos pontos do mundo Circulação de mercadorias,

Leia mais

(Português / Métrico)

(Português / Métrico) A marca Snapware foi fundada baseada em dois princípios: simplificar e organizar a sua vida. Toda vez que os alimentos são armazenados frescos, toda vez que você encontra o que você deseja sem ter que

Leia mais

SUPERBOM INOVA COM LINHA DE SUBSTITUTOS DA CARNE ANIMAL

SUPERBOM INOVA COM LINHA DE SUBSTITUTOS DA CARNE ANIMAL SUPERBOM INOVA COM LINHA DE SUBSTITUTOS DA CARNE ANIMAL Produtos são uma alternativa para veganos e vegetarianos, além de ser ideal para amantes da saudabilidade e pessoas com restrição alimentar Poucos

Leia mais

Empreendedorismo. Prof. Carlos Henrique Prim

Empreendedorismo. Prof. Carlos Henrique Prim Prof. Carlos Henrique Prim EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO Existe uma linha de pensamento que considera que o empreendedorismo deve estar associado à inovação. Peter Drucker é um dos principais autores a associar

Leia mais

2 Minimização de Resíduos

2 Minimização de Resíduos 2 Minimização de Resíduos 1. Como abordar o problema dos resíduos, emissões e efluentes na indústria 2. Prevenção da Poluição 3. Redução na fonte, pensando a mudança do produto 4. Reciclagem interna e

Leia mais

PAINEL 4 TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA:

PAINEL 4 TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA: PAINEL 4 TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA: NOVAS FORMAS DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO Gabriel F. Leonardos Gabriel.Leonardos@kasznarleonardos.com 19/08/2013 01. IMPORTAÇÃO DE TECNOLOGIA E CONTROLE GOVERNAMENTAL

Leia mais

PANORAMA DO SETOR. Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos EVOLUÇÃO

PANORAMA DO SETOR. Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos EVOLUÇÃO PANORAMA DO SETOR Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos EVOLUÇÃO A Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos apresentou um crescimento médio deflacionado composto de 8,2% nos

Leia mais

Disciplina de Lógica de Programação - LOPS1

Disciplina de Lógica de Programação - LOPS1 Disciplina de Lógica de Programação - LOPS1 Curso Superior de TMI - 1º Semestre (Professor Dênis Leonardo Zaniro) Lista de exercícios (Conteúdo 3) - Cálculos sequenciais e leitura de dados em C Os exercícios

Leia mais

O conteúdo deste manual é propriedade da editora e dos autores. O manual não poderá ser revendido, nem cedido a terceiros.

O conteúdo deste manual é propriedade da editora e dos autores. O manual não poderá ser revendido, nem cedido a terceiros. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste manual é propriedade da editora e dos autores. Não é autorizada a reprodução deste manual sem a autorização expressa e por escrito dos autores. O manual não

Leia mais

A EMBALAGEM E AS NECESSIDADES DA SOCIEDADE HUMANA

A EMBALAGEM E AS NECESSIDADES DA SOCIEDADE HUMANA A EMBALAGEM E AS NECESSIDADES DA SOCIEDADE HUMANA Fabio Mestriner Professor do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Embalagem da Escola de Engenharia Mauá. Coordenador do Comitê de Estudos Estratégicos

Leia mais

SUNSHINE significa muito mais do que dispor novos negócios. SUNSHINE SIGNIFICA A ARTE DE TORNAR A SUA FRANQUIA BRILHANTE.

SUNSHINE significa muito mais do que dispor novos negócios. SUNSHINE SIGNIFICA A ARTE DE TORNAR A SUA FRANQUIA BRILHANTE. Somos ESPECIALISTAS EM FRANQUIAS. Nossa meta é fornecer MODELOS DE NEGÓCIOS RENTÁVEIS E ESTRATÉGICOS para empreendedores que buscam RENTABILIDADE e SEGURANÇA em seu investimento. Criamos PROPOSTAS CONSOLIDADAS

Leia mais

Ivan M. Ferreira Diretor de Franquias 011 99385-7047 Ivan.ferreira@bffc.com.br GRUPO BFFC Nᵒ de PDV s: 1.186 Franqueadoras (1.090 PDV s) Lojas Próprias ( 96 PDV s) Micro e Pequenas Empresas 2016 60% 50%

Leia mais

PANORAMA DO SETOR. Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos EVOLUÇÃO

PANORAMA DO SETOR. Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos EVOLUÇÃO EVOLUÇÃO A Indústria Brasileira de apresentou um crescimento médio deflacionado composto de 11,5% nos últimos 5 anos, tendo passado de um faturamento Ex Factory, líquido de impostos sobre vendas de R$

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES

UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES Curso de Publicidade e Propaganda ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DAS EMBALAGENS DE EXTRATO DE TOMATE Silvelene do Carmo Pereira São José dos

Leia mais

na mira dos clientes Supermercados

na mira dos clientes Supermercados Supermercados Preço e qua na mira dos clientes Os clientes do El Corte Inglés e do Jumbo, seguidos de perto pelos do Pingo Doce são os que se revelam mais satisfeitos s nossas análises aos preços nos supermercados

Leia mais

ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL FATORES DE RISCO NUM NEGÓCIO

ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL FATORES DE RISCO NUM NEGÓCIO ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL FATORES DE RISCO NUM NEGÓCIO FATORES O sucesso de um negócio pode depender de um conjunto de fatores que poderão beneficiar ou prejudicar o mesmo. Assim, importa ter em

Leia mais

Ambiente das organizações

Ambiente das organizações Ambiente das organizações 1 2 FATORES AMBIENTAIS CENTRAL DE COOPERATIVAS APÍCOLAS DO SEMI-ÁRIDO BRASILEIROS O QUE É A CASA APIS? Central de Cooperativas Apícolas do Semi-Árido Brasileiro; Fundada em 2005,

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA O SETOR SUPERMERCADISTA

ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA O SETOR SUPERMERCADISTA ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA O SETOR SUPERMERCADISTA Preparado pela Profa. Greice de Bem Noro - Curso de Administração UNIFRA Destinado exclusivamente ao estudo e discussão em classe, sendo proibida

Leia mais

Supermercados online

Supermercados online Supermercados online Desafios e oportunidades para as lojas físicas Mercafácil Marcos Colagrossi Sócio e Diretor de Sucesso do Cliente SUPERMERCADOS ONLINE - MERCAFÁCIL 1 A competitividade no varejo alimentar

Leia mais

BRC Sistema de Gestão da Qualidade

BRC Sistema de Gestão da Qualidade Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior Agrária Licenciatura em Engenharia Alimentar Gestão Qualidade BRC Sistema de Gestão da Qualidade Realizado por: Andreia Rocha nº3526 Liliana Sousa nº3600

Leia mais

CURSO NEGÓCIOS CERVEJEIROS

CURSO NEGÓCIOS CERVEJEIROS CURSO NEGÓCIOS CERVEJEIROS Visão Geral do Curso Módulo 1 Panorama do Mercado Cervejeiro Módulo 2 Inovação em Negócios Cervejeiros Módulo 3 Planejamento estratégico Módulo 4 Como começar meu negócio? Módulo

Leia mais

Texto extraído do Livro: Logística Operacional Guia Prático José Antonio de Mattos Castiglioni Editora ética

Texto extraído do Livro: Logística Operacional Guia Prático José Antonio de Mattos Castiglioni Editora ética Base Tecnológica: 3 Habilidade: Etec Horácio 2. Políticas de estoque: embalagens e equipamentos utilizadas no manuseio e na movimentação de materiais. 2.4. Definir procedimentos para embalagem, armazenagem,

Leia mais

MANUFATURA ADITIVA SEMPRE BUSCANDO SOLUÇÕES

MANUFATURA ADITIVA SEMPRE BUSCANDO SOLUÇÕES MANUFATURA ADITIVA SEMPRE BUSCANDO SOLUÇÕES É com muito orgulho e satisfação que apresentamos mais este serviço para nossos clientes, amigos e parceiros. Comumente chamada de Impressão 3D, esta tecnologia

Leia mais

Como os demais componentes de um computador, ela é feita principalmente por metais e plásticos

Como os demais componentes de um computador, ela é feita principalmente por metais e plásticos Como os demais componentes de um computador, ela é feita principalmente por metais e plásticos Existem vários tipos de impressoras, mas os mais comuns para o usuário doméstico são as impressoras de jato

Leia mais

Produtos customizados para a cadeia do frio. Bolsão térmico Cobertura térmica para palete Divisória térmica Lona térmica

Produtos customizados para a cadeia do frio. Bolsão térmico Cobertura térmica para palete Divisória térmica Lona térmica Produtos customizados para a cadeia do frio Bolsão térmico Cobertura térmica para palete Divisória térmica Lona térmica 1 Trabalho árduo dedicação e qualidade Estes são os princípios da Soluforte QUEM

Leia mais

Um ótimo custo x benefício

Um ótimo custo x benefício História da Rifai A Rifai JEANS foi fundada em 1986, atuando no segmento de calças jeans. Quando Mona El Bacha, idealizadora e fundadora, percebeu no mercado a falta de oferta de calças jeans com preços

Leia mais

Marketing. Marketing = Vendas. Marketing é o que dá dinheiro pra empresa. Marketing é a manipulação que a empresa faz para vender mais

Marketing. Marketing = Vendas. Marketing é o que dá dinheiro pra empresa. Marketing é a manipulação que a empresa faz para vender mais O que é marketing? Marketing Marketing = Vendas Marketing é o que dá dinheiro pra empresa Marketing é a manipulação que a empresa faz para vender mais Marketing Marketing = Vendas Marketing é o que dá

Leia mais

O aumento da preocupação dos homens com a aparência: soluções de codificação e marcação para ajudar a melhorar e proteger as marcas

O aumento da preocupação dos homens com a aparência: soluções de codificação e marcação para ajudar a melhorar e proteger as marcas O aumento da preocupação dos homens com a aparência: soluções de codificação e marcação para ajudar a melhorar e proteger as marcas Por Nicola Rapley Nicola Rapley, gerente de marketing para cosméticos,

Leia mais

MISSÃO a Oka bioembalagens é uma empresa de biotecnologia e inovação que busca excelência na produção de embalagens biocompatíveis, cooperando

MISSÃO a Oka bioembalagens é uma empresa de biotecnologia e inovação que busca excelência na produção de embalagens biocompatíveis, cooperando MISSÃO a Oka bioembalagens é uma empresa de biotecnologia e inovação que busca excelência na produção de embalagens biocompatíveis, cooperando eticamente para geração de prosperidade social, cultural,

Leia mais

25/09/2016. Logística reversa. Logística reversa Razões para utilizar a logística reversa

25/09/2016. Logística reversa. Logística reversa Razões para utilizar a logística reversa a) Razões para utilizar a logística reversa; b) Produtos no final da Cadeia de Suprimentos; c) Motivos para o retorno dos bens; d) Processo logístico: direto e reverso; e) Origens e destino dos materiais

Leia mais