Introdução às embalagens

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução às embalagens"

Transcrição

1 Introdução às embalagens Prof. Germán Ayala Valencia Acondicionamento e Embalagem para Alimentos Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2018

2 Conteúdo Definição de embalagem História e funções das embalagens. Classificação das embalagens. Importância das embalagens na conservação, armazenamento e transporte dos alimentos. Mercado atual das embalagens.

3 Definição de embalagem Embalagem para alimento, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA, é o invólucro, recipiente ou qualquer forma de acondicionamento, removível ou não, destinada a cobrir, empacotar, envasar, proteger ou manter, especificamente ou não, matérias-primas, produtos semielaborados ou produtos acabados.

4 Definição de embalagem

5 Definição de embalagem <

6 Definição de embalagem Recipiente: vaso, caixa, todo objeto que pode conter alguma coisa; receptáculo. Envase: recipientes destinados a proteger produtos nele contido contra qualquer dano ou fraude. Envoltório: invólucros protetores que revestem as embalagens, recipientes ou envases. Vasilhas: destinados a abrigar líquidos ou sólidos.

7 Definição de embalagem Sistema coordenador de preparação de produtos para transporte, distribuição, armazenamento, venda e uso. Meio de assegurar o envio de produtos ao consumidor final em condições ótimas e a baixo custo. Arte, ciência e tecnologia de preparar produtos para transporte, distribuição, armazenamento, venda e uso. Neuza, 2013.

8 História/funções das embalagens Homem nômade Homem sedentário

9 História/funções das embalagens 1. Proteger (conter)

10 História/funções das embalagens Cultura egípcia Recipientes à base de argila extraídas do rio Nilo (cerveja zythum). Embases de vidro (perfumes). Papiro Cultura chinesa Papiro 2. Conservar

11 História/funções das embalagens 1901: sacos de couro cru e de lona, barril de madeira : primeira Guerra mundial (embalagem individual?) : produtos enlatados (toxicidade) e sacolas de celofane : se aprimora o uso do celofane. Aparecem os plásticos e o alumínio (materiais de alto custo).

12 História/funções das embalagens : entrada das embalagens ao supermercado, à TV e a diferentes países. A embalagem se torna autoexplicativa (não há mais balconistas).

13 História/funções das embalagens : as embalagens se tornam um instrumento de publicidade, incentivando a compra do produto. 3. Informar

14 História/funções das embalagens : surge a Tetrapak e potes de plásticos moldados : o plásticos se torna mais barato.

15 História/funções das embalagens Anos 90-atualidade: produtos recicláveis e biodegradáveis.

16 <

17 História/funções das embalagens 4. Conveniência

18 Funções das embalagens (atualidade) Proteger: a embalagem é um recipiente que acondiciona o produto, tendo como finalidade protegê-lo durante o transporte, a distribuição, manuseio, contra choques, vibrações e compressões que ocorrem durante todo o percurso (Barão, 2011). As embalagens devem, também, proteger o produto contra adulteração ou perda de integridade, sendo acidentais ou provocadas, por meio de sistemas de evidência de abertura, como bandas, selos, tampas com anel de ruptura, etc (Barão, 2011).

19 Funções das embalagens (atualidade) Conservar: a embalagem deve controlar os fatores como umidade, oxigênio, luz, servindo como barreira aos micro-organismos presentes na atmosfera, impedindo o seu desenvolvimento no produto. Garantindo assim, a qualidade e a segurança do produto, além de prolongar a sua vida útil e minimizar as perdas por deterioração. A embalagem deve ser isenta de toxicidade (Barão, 2011).

20 Funções das embalagens (atualidade) Informar: a embalagem também é um meio informativo para consumidores e distribuidores. Para os distribuidores, a embalagem transmite informação para a gestão de estoque, instruções de armazenamento e de manuseamento, preço e permite a identificação e rastreabilidade do produto (Barão, 2011). Para os consumidores, a embalagem é o suporte das informações legais que constam no rótulo como o nome e tipo do produto, quantidade, data de consumo, responsável pela colocação no mercado, informação nutricional e de instruções de armazenamento doméstico, de preparação e uso (Barão, 2011).

21

22 Funções das embalagens (atualidade) Conveniência: a facilidade de manuseio e estocagem que as embalagens fornecem para o consumidor, como as embalagens de abertura fácil; tampas dosadoras e possibilidade de fecho entre utilizações; possibilidade de aquecer; cozinhar e servir na própria embalagem; utilização em fornos de micro-ondas; permitir a combinação de produtos diferentes, como iogurte e cereais; ser adequada às diferentes ocasiões de consumo e diferentes quantidades (Barão, 2011).

23 Funções das embalagens (atualidade) Nesta função (conveniência) podem ser incluídos aspectos menos técnicos e mais relacionados a marketing e a comunicação, já que a embalagem deve reter a atenção e seduzir o comprador no ponto de venda (Barão, 2011).

24 Importante! As embalagens de vidro, plástico transparente e de papelão com janelas permitem o reconhecimento imediato das condições organoléticas e do estado sanitário do produto.

25 Embalagens Classificação das embalagens Material Espessura Função ou nível Neuza, 2013.

26 Classificação das embalagens Material: metálicas, plásticas, vidro, papel e laminados. Espessura: rígida, semirrígida e flexível. Neuza, 2013.

27 Classificação das embalagens Função ou nível: podem ser primárias, secundárias ou terciárias. Primária: esta em contato direto com o produto, sendo responsável pela conservação do alimento (Neuza, 2013). Secundária: contém uma ou várias embalagens primárias, sendo responsável pela proteção físicomecânica durante a distribuição (Neuza, 2013).

28 Classificação das embalagens Terciária: agrupa várias embalagens primárias ou secundárias para o transporte e distribuição (caixas de papelão ou filmes plástico) (Neuza, 2013).

29 Classificação das embalagens Quaternária e de quinto nível: são embalagens que facilitam a movimentação e a armazenagem, qualquer tipo de contêiner (exportação).

30 Importância das embalagens Conservação: a embalagem exerce um papel fundamental durante o processamento e conservação do alimento industrializado. Ela é adaptada e moldada a certas tecnologias, onde é completamente indispensável para a conservação do alimento, como no processamento térmico, no acondicionamento asséptico e na atmosfera modificada (Barão, 20111).

31 Importância das embalagens No processamento térmico, as embalagens devem ser hermeticamente fechadas, resistir a altas temperaturas no decorrer do processo e permitir alterações de volume do produto, sem perigo de deformar ou estourar durante o processo e sem comprometer a recontaminação pós-processo

32 Importância das embalagens No acondicionamento asséptico, as embalagens devem ser esterilizadas antes do envase do alimento, que passa por um tratamento térmico, resultando em um produto estável durante a sua vida útil. A embalagem deve ser adequada ao processo de esterilização, permitindo introduzir o rótulo e o fecho em condições assépticas, mantendo a integridade e hermeticidade do material e das soldas.

33 Importância das embalagens As embalagens com atmosfera modificada permitem o acondicionamento do alimento com uma atmosfera composta, principalmente, de uma mistura de gases de oxigênio, dióxido de carbono e nitrogênio, ou em alguns casos, é usado somente o nitrogênio como gás inerte. A composição dessa atmosfera é diferente do ar normal. Na maioria dos produtos a conservação é também feita sob refrigeração.

34 Importância das embalagens A embalagem é muito importante para conservar as propriedades do alimentos, sendo um dos parâmetros que influencia a vida útil dos alimentos.

35 Importância das embalagens Armazenamento e transporte dos alimentos: as embalagens devem proteger os alimentos durante o armazenamento e transporte, assim como apresentar características que facilitem sua movimentação e estocagem.

36 Mercado atual das embalagens Faturamento da indústria de embalagens (em bilhões de R$) 6,6% Associação Brasileira de Embalagens (ABRE)

37 Mercado atual das embalagens Valor bruto da produção por segmento

38 Mercado atual das embalagens Principais indústria usuárias

39 Revistas científicas

40

41

42

43

44 Conclusões Embalagem: sistema coordenador de preparação de produtos para transporte, distribuição, armazenamento, venda e uso. A embalagem ajuda na conservação dos alimentos. História e funções das embalagens (proteger, conservar, informar e conveniência). Classificação (material, espessura e função ou nível). O mercado das embalagens é um setor dinâmico, sendo a indústria de alimentos uma das principais usuárias deste tipos de materiais.

45 Referências Neuza, J. Embalagem para alimentos. Cultura Acadêmica UNESP, Barão, M.Z. Embalagens ara produtos alimentícios. TECPAR, Associação Brasileira de Embalagens: Marsh, K., Bugusu, B. Food Packaging Roles, Materials, and Environmental Issues. Journal of Food Science, 2007, 72, R39-R55.

EMBALAGENS DE ALIMENTOS

EMBALAGENS DE ALIMENTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA TAL 430 EMBALAGENS DE ALIMENTOS EMBALAGENS DE ALIMENTOS Prof. Eber Antonio Alves Medeiros - Introdução - Embalagens metálicas - Embalagens plásticas - Embalagens de vidro

Leia mais

Gestão da cadeia de suprimentos. GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 15: Embalagens AULA 15: EMBALAGENS

Gestão da cadeia de suprimentos. GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 15: Embalagens AULA 15: EMBALAGENS GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 15: Embalagens Embalagens Ao final da aula o aluno deverá: Conhecer a definição de embalagens. Saber os conceitos de unitização de carga. Conhecer elementos

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO. Profª Msc. Élia Karina

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO. Profª Msc. Élia Karina INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO Profª Msc. Élia Karina Introdução Mercado de alimentos: competitivo; Embalagem: fator de competição; Introdução Mudanças no estilo de vida; Crescimento

Leia mais

Texto extraído do Livro: Logística Operacional Guia Prático José Antonio de Mattos Castiglioni Editora ética

Texto extraído do Livro: Logística Operacional Guia Prático José Antonio de Mattos Castiglioni Editora ética Base Tecnológica: 3 Habilidade: Etec Horácio 2. Políticas de estoque: embalagens e equipamentos utilizadas no manuseio e na movimentação de materiais. 2.4. Definir procedimentos para embalagem, armazenagem,

Leia mais

EMBALAGEM ESTUDOS OBR 18/09/2016. = 1,5% do PIB nacional

EMBALAGEM ESTUDOS OBR 18/09/2016. = 1,5% do PIB nacional ESTUDOS OBR EMBALAGEM O segmento industrial de embalagens foi um dos que mais se desenvolveu nos últimos anos: o faturamento do setor passou de R$16,3 bilhões, em 2000, para R$31,5 bilhões, em 2007 crescimento

Leia mais

EMBALAGEM E ACONDICIONAMENTO

EMBALAGEM E ACONDICIONAMENTO EMBALAGEM E ACONDICIONAMENTO Aula 05 Farmácia Faculdade Nossa Cidade Profa. Larissa Martins Gonçalves A embalagem pode ser definida como uma meio econômico de prover apresentação, proteção, identificação/informação,

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC No- 55, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2009

RESOLUÇÃO - RDC No- 55, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2009 RESOLUÇÃO - RDC No- 55, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2009 Dispõe sobre Regulamento Técnico para Produtos Saneantes Categorizados como Água Sanitária e Alvejantes à Base de Hipoclorito de Sódio ou Hipoclorito de

Leia mais

Aula 2: História da Embalagem DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS

Aula 2: História da Embalagem DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS Aula 2: História da Embalagem DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS A história da embalagem O Brasil possui uma das econômias mais dinâmicas do mundo. Nosso PIB (Produto Interno Bruto) está entre os 10 maiores,

Leia mais

PORTARIA DISAD Nº 10, DE

PORTARIA DISAD Nº 10, DE PORTARIA DISAD Nº 10, DE 15-09-1980 D.O. DE 23-09-1980 Ref.: Necessidade de padronização para as embalagens e rotulagens dos saneantes domissanitários. Classificação Geral das Embalagens dos Produtos abrangidos

Leia mais

Padronização de Embalagens e Rotulagens

Padronização de Embalagens e Rotulagens Padronização de Embalagens e Rotulagens PORTARIA No 10/DISAD, DE 15 DE SETEMBRO DE 1980 (D.O.U DE 23/9/80) Necessidade de padronização para as embalagens e rotulagens dos saneantes domissanitários. Classificação

Leia mais

Conteúdo. Controle de qualidade das embalagens. Sistemas de fechamento das embalagens.

Conteúdo. Controle de qualidade das embalagens. Sistemas de fechamento das embalagens. Embalagens de vidro Prof. Germán Ayala Valencia Acondicionamento e Embalagem para Alimentos Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2018 Conteúdo Controle de qualidade das embalagens. Sistemas

Leia mais

PREPARO: Inspeção e Manutenção Funcionalidade/Desempenho dos Materiais. Enfª. Teresinha Neide de Oliveira Dezembro- 2011

PREPARO: Inspeção e Manutenção Funcionalidade/Desempenho dos Materiais. Enfª. Teresinha Neide de Oliveira Dezembro- 2011 PREPARO: Inspeção e Manutenção Funcionalidade/Desempenho dos Materiais Enfª. Teresinha Neide de Oliveira Dezembro- 2011 PREPARO: Conjunto de cuidados capazes de determinar as melhores condições possíveis

Leia mais

Embalagem de papel: classificação e controle de qualidade

Embalagem de papel: classificação e controle de qualidade Embalagem de papel: classificação e controle de qualidade Prof. Germán Ayala Valencia Acondicionamento e Embalagem para Alimentos Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2018 Conteúdo Processo

Leia mais

As embalagens para alimentos em alumínio Sustentabilidade e Usabilidade

As embalagens para alimentos em alumínio Sustentabilidade e Usabilidade Claudia Passarinho Coordenadora da Qualidade e Segurança Alimentar, Lusoforma Colóquio Embalagem Alimentar 23 de março 2018 Introdução Produção de folha de alumínio O alumínio é verde - a importância da

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Professor(es): Carla Valéria da Silva Padilha Titulação: Mestrado Curso: Curso Técnico de Nível Médio Subsequente em Agroindústria Turma: 3225 Período de Execução: 07/05/18 a 01/09/18

Leia mais

adota a seguinte Consulta Pública e eu, Diretor-Presidente, determino a sua publicação:

adota a seguinte Consulta Pública e eu, Diretor-Presidente, determino a sua publicação: Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Consulta Pública nº 81, de 29 de agosto de 2007. D.O.U. de 03/09/2007. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso

Leia mais

Modelos comerciais: KIT INSTRUMENTAL PARA PLACA BLOQUEADA RECONSTRUTIVA 2,7 PARA ANTEPÉ - TECHIMPORT

Modelos comerciais: KIT INSTRUMENTAL PARA PLACA BLOQUEADA RECONSTRUTIVA 2,7 PARA ANTEPÉ - TECHIMPORT INSTRUÇÃO DE USO Nome Técnico: Kit Instrumental Nome Comercial: KIT INSTRUMENTAL PARA PLACA BLOQUEADA RECONSTRUTIVA 2,7 PARA ANTEPÉ - TECHIMPORT Registro ANVISA: 81118460002 Modelos comerciais: KIT INSTRUMENTAL

Leia mais

FICHA TÉCNICA DE PRODUTO FT-127 SPRITE

FICHA TÉCNICA DE PRODUTO FT-127 SPRITE Pag 1/6 FICHA TÉCNICA DE PRODUTO SPRITE Pag 2/6 A- INFORMAÇÃO GERAL A-1 Produto: Nome produto: SPRITE A-2 Dados do Fornecedor: Engarrafador nome COCA-COLA EUROPEAN PARTNERS IBERIA, S.L Endereço: C/ Ribera

Leia mais

Critério de Desenvolvimento da Embalagem de Transporte. Magda Cercan Junho/2013 São Paulo

Critério de Desenvolvimento da Embalagem de Transporte. Magda Cercan Junho/2013 São Paulo Critério de Desenvolvimento da Embalagem de Transporte Magda Cercan Junho/2013 São Paulo Magda Cercan Garcia Tecnôloga Mecânica em Processos de Produção e Projetos de Máquinas pela Faculdade de Tecnologia

Leia mais

INSTRUÇÃO DE USO Nome Técnico: Kit Instrumental Nome Comercial: KIT INSTRUMENTAL SUBTALAR TECHIMPORT Registro ANVISA:

INSTRUÇÃO DE USO Nome Técnico: Kit Instrumental Nome Comercial: KIT INSTRUMENTAL SUBTALAR TECHIMPORT Registro ANVISA: INSTRUÇÃO DE USO Nome Técnico: Kit Instrumental Nome Comercial: KIT INSTRUMENTAL SUBTALAR 7.5 - TECHIMPORT Registro ANVISA: 81118460001 Modelos comerciais: KIT INSTRUMENTAL SUBTALAR 7.5 - TECHIMPORT TI

Leia mais

Administração Logística

Administração Logística INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA AULA PARA A TURMA DE ADMINISTRAÇÃO 2º SEMESTRE DE 2010 2 Administração Logística Processo de planejar, implementar e controlar o fluxo e armazenamento eficiente e eficaz em termos

Leia mais

Conservação de alimentos pelo uso de embalagens

Conservação de alimentos pelo uso de embalagens Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA) Conservação de alimentos pelo uso de embalagens Prof. Drª Angelita Leitão 1º semestre

Leia mais

RDC de outubro de Produção Controle de Qualidade Amostragem

RDC de outubro de Produção Controle de Qualidade Amostragem RDC 48 25 de outubro de 2013 Produção Controle de Qualidade Amostragem Amostragem de materiais item 16 Denifição: Conjunto de operações de retirada e preparação de amostras. Amostragem de materiais item

Leia mais

TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES EM EMBALAGENS PLÁSTICAS PARA BEBIDAS Lea Mariza de Oliveira

TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES EM EMBALAGENS PLÁSTICAS PARA BEBIDAS Lea Mariza de Oliveira TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES EM EMBALAGENS PLÁSTICAS PARA BEBIDAS Lea Mariza de Oliveira Dando sequência à série de publicações Trends 2020, iniciada em 2010, cujo objetivo é apresentar tendências e inovações

Leia mais

Uma empresa que atua no mercado de embalagens plásticas. Tem como principal matéria-prima o polietileno (PE),

Uma empresa que atua no mercado de embalagens plásticas. Tem como principal matéria-prima o polietileno (PE), Uma empresa que atua no mercado de embalagens plásticas flexíveis desde 2002, produzindo com qualidade, segurança e prazos de entrega flexíveis. Nosso conceito é vender soluções para os clientes. Tem como

Leia mais

ACONDICIONAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (RSU) Profa. Margarita María Dueñas Orozco

ACONDICIONAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (RSU) Profa. Margarita María Dueñas Orozco ACONDICIONAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (RSU) Profa. Margarita María Dueñas Orozco margarita.unir@gmail.com RESPONSABILIDADES FASE INTERNA FASE EXTERNA Geração Coleta interna Acondicionamento Armazenamento

Leia mais

A importância da embalagem. Margarida Alves 23 março 2018

A importância da embalagem. Margarida Alves 23 março 2018 A importância da embalagem Margarida Alves 23 março 2018 CNE Centro Nacional de Embalagem O Centro Nacional de Embalagem, fundado em 1973, é uma Associação de pessoas singulares e coletivas sem fins lucrativos,

Leia mais

Classificação da embalagem (material) Processamento da embalagem Efeito da embalagem na conservação do alimento (bolachas)

Classificação da embalagem (material) Processamento da embalagem Efeito da embalagem na conservação do alimento (bolachas) Classificação da embalagem (material) Processamento da embalagem Efeito da embalagem na conservação do alimento (bolachas) Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Engenharia Química e Engenharia

Leia mais

INSTRUÇÃO DE USO. Modelos comerciais: KIT INSTRUMENTAL PARA SISTEMA DE PLACAS DE COMPRESSÃO TECHIMPORT

INSTRUÇÃO DE USO. Modelos comerciais: KIT INSTRUMENTAL PARA SISTEMA DE PLACAS DE COMPRESSÃO TECHIMPORT INSTRUÇÃO DE USO Nome Técnico: Kit Instrumental Nome Comercial: KIT INSTRUMENTAL PARA SISTEMA DE PLACAS DE COMPRESSÃO TECHIMPORT Registro ANVISA: 81118460010 Modelos comerciais: KIT INSTRUMENTAL PARA SISTEMA

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DE GESTÃO DE PRODUTOS DE RISCO NOS LABORATÓRIOS

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DE GESTÃO DE PRODUTOS DE RISCO NOS LABORATÓRIOS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DE GESTÃO DE PRODUTOS DE RISCO NOS LABORATÓRIOS SOBRAL - CE ÍNDICE 1. DEFINIÇÃO... 01 2. DERRAMAMENTOS ACIDENTAIS DE PRODUTOS QUÍMICOS... 01 3. DESCARTE DE RESÍDUOS

Leia mais

Soluções compostáveis para embalagens. Murilo de Barros Feltran

Soluções compostáveis para embalagens. Murilo de Barros Feltran Soluções compostáveis para embalagens 1 Murilo de Barros Feltran Bioplásticos: conceitos gerais Gerenciamento de resíduos sólidos Conceitos Gerais Bioplásticos: fonte x destino Materiais de fontes renováveis

Leia mais

FICHA TÉCNICA DE PRODUTO FT-007 COCA-COLA (POST-MIX)

FICHA TÉCNICA DE PRODUTO FT-007 COCA-COLA (POST-MIX) Pag 1/6 FICHA TÉCNICA DE PRODUTO COCA-COLA (POST-MIX) Pag 2/6 A- INFORMAÇÃO GERAL A-1 Produto: Nome produto: COCA-COLA A-2 Dados do Fornecedor: Engarrafador nome COCA-COLA EUROPEAN PARTNERS IBERIA, S.L

Leia mais

Riscos do uso de campos de tecido. Enfermeira Cristiane Uyeno

Riscos do uso de campos de tecido. Enfermeira Cristiane Uyeno Riscos do uso de campos de tecido. Enfermeira Cristiane Uyeno A embalagem deve assegurar o conteúdo estéril até sua abertura com técnica asséptica, sem risco de contaminação. ISSO 11607 EMBALAGEM SISTEMA

Leia mais

INTRODUÇÃO AO VIDRO DAS EMBALAGENS #VDA2017

INTRODUÇÃO AO VIDRO DAS EMBALAGENS #VDA2017 INTRODUÇÃO AO VIDRO DAS EMBALAGENS #VDA2017 O MATERIAL VIDRO - CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS O vidro é considerado um material quimicamente inerte quando em contato com produtos alimentícios. É higiênico

Leia mais

Instruções para Armazenamento e Rotulagem de Resíduos Químicos Gerados na FCAV

Instruções para Armazenamento e Rotulagem de Resíduos Químicos Gerados na FCAV 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (Unesp) FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS FCAV COMISSÃO LOCAL DE GESTÃO E DESCARTE DE RESÍDUOS QUÍMICOS Instruções para Armazenamento e Rotulagem de Resíduos

Leia mais

Formas de apresentação comercial do Produto: INSTRUÇÃO DE USO Página 1 de 7

Formas de apresentação comercial do Produto: INSTRUÇÃO DE USO Página 1 de 7 INSTRUÇÃO DE USO Nome Técnico: Instrumental para Implante Ortopédico Nome Comercial: Instrumental Cirúrgico Estéril Para Trauma TECHIMPORT Registro ANVISA: 81118460019 Modelos comerciais: Instrumental

Leia mais

ARMAZENAGEM E EMBALAGEM EM ATMOSFERA CONTROLADA OU MODIFICADA

ARMAZENAGEM E EMBALAGEM EM ATMOSFERA CONTROLADA OU MODIFICADA ARMAZENAGEM E EMBALAGEM EM ATMOSFERA CONTROLADA OU MODIFICADA Atmosfera controlada Uma redução na concentração de oxigênio ou um aumento na de dióxido de carbono na atmosfera de armazenamento de alimentos

Leia mais

CIÊNCIA DA COMIDA EM LATA As propriedades dos materiais e o uso responsável

CIÊNCIA DA COMIDA EM LATA As propriedades dos materiais e o uso responsável OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: Saber como o alimento se deteriora; Compreender alguns dos processos de preservação de alimentos; Compreender as propriedades dos materiais utilizados para embalar alimentos;

Leia mais

Refrigeração e Ar Condicionado

Refrigeração e Ar Condicionado Refrigeração e Ar Condicionado Câmaras Frigoríficas Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia Universidade Federal

Leia mais

PROGRAMA RECEBE PILHAS CARTILHA INFORMATIVA

PROGRAMA RECEBE PILHAS CARTILHA INFORMATIVA PROGRAMA RECEBE PILHAS CARTILHA INFORMATIVA 1 Sobre o Programa ABINEE Recebe Pilhas Em 2010, foi publicada pelo Governo Federal, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, na qual consta, entre outros objetivos,

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO. Análise Crítica: Myrian D. Farace Data: 04/05/2015. Aprovado: Mirela Chagas C. Pires Data: 11/05/2015.

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO. Análise Crítica: Myrian D. Farace Data: 04/05/2015. Aprovado: Mirela Chagas C. Pires Data: 11/05/2015. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Rotinas de Transporte e Logística Análise Crítica: Myrian D. Farace Data: 04/05/2015 Assinatura: Aprovado: Mirela Chagas C. Pires Data: 11/05/2015 Assinatura: 1.

Leia mais

Embalagens metálicas: Folhas metálicas e de alumínio

Embalagens metálicas: Folhas metálicas e de alumínio Embalagens metálicas: Folhas metálicas e de alumínio Prof. Germán Ayala Valencia Acondicionamento e Embalagem para Alimentos Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2018 Por que utilizar

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET-761/2006 R-01 ABRAÇADEIRAS DE NYLON

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET-761/2006 R-01 ABRAÇADEIRAS DE NYLON ET-76/2006 R-0 DOCUMENTO NORMATIVO ET-76 I Í N D I C E OBJETIVO... 2 NORMAS COMPLEMENTARES... 3 CONDIÇÕES GERAIS... 3. IDENTIFICAÇÃO... 3.2 CAMPO DE APLICAÇÃO... 4 CARATERÍSTICAS DO MATERIAL EMPREGADO...

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2018/2

PLANO DE ENSINO 2018/2 I. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: PLANO DE ENSINO 2018/2 CÓDIGO NOME DA DISCIPLINA TURMA EQA5225 Acondicionamento e Embalagem para Alimentos II. PROFESSOR(ES) MINISTRANTE(S) German Ayala Valencia N O DE

Leia mais

Embalagens com visão de futuro

Embalagens com visão de futuro Embalagens com visão de futuro Uma embalagem não deve ser apenas reciclável. Deve ser, de fato, reciclada. E o PET (Poli) Tereftalato de Etileno é o material termoplástico mais reciclado no Brasil e no

Leia mais

Nós temos a solução!

Nós temos a solução! Nós temos a solução! Preservação de ativos com a mais alta Tecnologia Cortec VpCI A Cortec Presserv do Brasil é o distribuidor exclusivo dos produtos fabricados pela Cortec Corporation no Brasil. Além

Leia mais

Especificação Técnica no Versão no.01 data: 02/03/2018. Assunto: Abraçadeiras de Nylon

Especificação Técnica no Versão no.01 data: 02/03/2018. Assunto: Abraçadeiras de Nylon CONTENTS 1. OBJETIVOS DO DOCUMENTO E ÁREA DE APLICAÇÃO... 2 2. GESTÃO DA VERSÃO DO DOCUMENTO... 2 3. UNIDADES DA VERSÃO DO DOCUMENTO... 2 4. REFERÊNCIAS... 2 5. SIGLAS E PALAVRAS-CHAVE... 2 6. DESCRIÇÃO...

Leia mais

COMO SE FAZEM RECIPIENTES PARA REFRIGERANTES?

COMO SE FAZEM RECIPIENTES PARA REFRIGERANTES? COMO SE FAZEM RECIPIENTES PARA REFRIGERANTES? Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 2012/2013 Ana Rita Neto da Silva Cunha nº120504136 Bruno Filipe Bravo Teixeira de Araújo da Silva Nº 120504009 Eduardo

Leia mais

De acordo com suas necessidades, o cirurgião poderá selecionar o cimento pela viscosidade que melhor se adapte dentro das especificações:

De acordo com suas necessidades, o cirurgião poderá selecionar o cimento pela viscosidade que melhor se adapte dentro das especificações: Cimento Cimento Introdução O cimento Ortopédico Lepine é um cimento acrílico, radiopaco e estéril, fabricado em conformidade com a ISSO 5833: 1992, Lyon França. Devido às suas características, permite

Leia mais

Processamento do Frango Colonial

Processamento do Frango Colonial Processamento do Frango Colonial O portifólio de produtos, do abatedouro deve ser preparado considerando o fornecimento de carcaças inteiras e cortes. Dependendo do mercado, os produtos poderão ser fornecidos

Leia mais

A Original-Gebrauchsanleitung V1/0516

A Original-Gebrauchsanleitung V1/0516 6L A100268 Original-Gebrauchsanleitung V1/0516 P Especificações técnicas Nome Nº de ref.: A100268 Execução: Conjunto de panelas térmicas 6L Conjunto composto de: panela com tampa em vidro, recipiente térmico:

Leia mais

AGRÁRIA MANUAL PARA ARMAZENAGEM DE PRODUTOS AGRÁRIA MALTE DISTRIBUIDORES/ REPRESENTANTES MANGMA0 12 ÍNDICE 1 IDENTIFICAÇÃO OBJETIVOS...

AGRÁRIA MANUAL PARA ARMAZENAGEM DE PRODUTOS AGRÁRIA MALTE DISTRIBUIDORES/ REPRESENTANTES MANGMA0 12 ÍNDICE 1 IDENTIFICAÇÃO OBJETIVOS... ÍNDICE 1 IDENTIFICAÇÃO... 2 2 OBJETIVOS... 2 3 ABRANGÊNCIA... 2 4 PUBLICO ALVO PARA DIVULGAÇÃO... 2 5 FORMA DE DIVULGAÇÃO... 3 6 TERMOS E DEFINIÇÕES... 3 7 NORMAS CORRELATAS... 3 8 DISPOSIÇÕES GERAIS...

Leia mais

Tipos de Embalagens ABRE Associação Brasileira de Embalagem

Tipos de Embalagens ABRE Associação Brasileira de Embalagem TIPOS DE EMBALAGENS Tipos de Embalagens ABRE Associação Brasileira de Embalagem 1) Rótulo: É toda e qualquer informação relativa ao produto, transcrita em sua embalagem. 2) Shape: É a forma estrutural

Leia mais

Como se fabricam recipientes para. refrigerantes?

Como se fabricam recipientes para. refrigerantes? Projeto FEUP Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Como se fabricam recipientes para 1M3_02 refrigerantes? Ana Morais de Almeida Queirós Monteiro, 120504084 Ana Rita Gonçalves Salvador, 120504010 João

Leia mais

Polietileno, uma alternativa para o agronegócio

Polietileno, uma alternativa para o agronegócio Polietileno, uma alternativa para o agronegócio rotoplastyc.com.br Conteúdo desenvolvido por: 2 índice Introdução... O que é?... Onde encontrar?... Agronegócio... Agronegócio: Alimentos para a nossa mesa

Leia mais

DETERMINAÇÃO DE VIDA DE PRATELEIRA DA FARINHA OBTIDA A PARTIR DAS CASCAS DE ABACAXI (Ananas comosus L. Merril)

DETERMINAÇÃO DE VIDA DE PRATELEIRA DA FARINHA OBTIDA A PARTIR DAS CASCAS DE ABACAXI (Ananas comosus L. Merril) DETERMINAÇÃO DE VIDA DE PRATELEIRA DA FARINHA OBTIDA A PARTIR DAS CASCAS DE ABACAXI (Ananas comosus L. Merril) Thiago Silva Novais¹; Abraham Damian Giraldo Zuniga²; ¹ Aluno do Curso de Engenharia de Alimentos;

Leia mais

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO E SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. MPQ Higiene e Limpeza

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO E SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. MPQ Higiene e Limpeza Página 1 de 7 FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO E SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome Produto: PneumacPlus Razão Social: Endereço: Rua Braz Wanka, 90 Vila Nova Blumenau/SC

Leia mais

GUIA PARA ESTUFAGEM DE CARGA EM CONTÊINER REEFER

GUIA PARA ESTUFAGEM DE CARGA EM CONTÊINER REEFER GUIA PARA ESTUFAGEM DE CARGA EM CONTÊINER REEFER APRESENTAMOS UM GUIA COMPLETO QUE AUXILIE NO CARREGAMENTO DO CONTÊINER, PERMITINDO UM MELHOR ACONDICIONAMENTO DE SUA CARGA. Tratamento prévio dos produtos

Leia mais

Ficha de informações de segurança de produto químico FISPQ PRODUTO: SABÃO LÍQUIDO PEROLADO

Ficha de informações de segurança de produto químico FISPQ PRODUTO: SABÃO LÍQUIDO PEROLADO Página 1 de 5 1.0 INFORMAÇÕES DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO PRODUTO : SABÃO LÍQUIDO PEROLADO DISPONÍVEL NAS VERSÕES ERVA DOCE E JOVE PRODUTO SANEANTE NOTIFICADO NA ANVISA Nº 25351171603201105 NOME DO

Leia mais

1. Introdução 2. 2. As funções da embalagem 2. 3. Classificação das embalagens 5. 4. Principais características dos materiais de embalagem 6

1. Introdução 2. 2. As funções da embalagem 2. 3. Classificação das embalagens 5. 4. Principais características dos materiais de embalagem 6 Capítulo I CONCEITOS GERAIS SOBRE EMBALAGEM 1. Introdução 2 2. As funções da embalagem 2 3. Classificação das embalagens 5 4. Principais características dos materiais de embalagem 6 5. O ambiente e a embalagem

Leia mais

LIMPEZA PESADA VERDES MARES

LIMPEZA PESADA VERDES MARES INDÚSTRIA QUÍMICA LTDA-EPP 1/5 1.0 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA : Dados do Fabricante: INDÚSTRIA QUÍMICA LTDA-EPP R. MANOEL A. DO AMARAL, 90, FONE: (48) 3258-0562 2.0 COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES

Leia mais

Conservação a Baixas Temperaturas Baixas Temperaturas na conservação de Alimentos

Conservação a Baixas Temperaturas Baixas Temperaturas na conservação de Alimentos Conservação a Baixas Temperaturas Baixas Temperaturas na conservação de Alimentos Processamento Geral de Alimentos João Noronha Escola Superior 19 Novembro de 2010 19-11-2010 1 Baixas temperaturas. Porquê?

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL SOBRE ROTULAGEM OBRIGATÓRIA GERAL PARA PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL, COSMÉTICOS E PERFUMES

REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL SOBRE ROTULAGEM OBRIGATÓRIA GERAL PARA PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL, COSMÉTICOS E PERFUMES MERCOSUL/GMC/RES. N 36/04 REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL SOBRE ROTULAGEM OBRIGATÓRIA GERAL PARA PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL, COSMÉTICOS E PERFUMES TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro

Leia mais

Manual do consumidor

Manual do consumidor 1/9 REUTILIZAÇÃO, RECICLAGEM, DESCARTE DOS PRODUTOS E IMPACTO AMBIENTAL: MADEIRA Reutilização: A madeira pode ser reutilizada de diversas formas, assim como para a confecção de objetos úteis ao dia a dia.

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04/2015

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04/2015 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04/2015 Regulamentação do descarte de vidros oriundos das diversas atividades acadêmicas e serviços do Centro de Ciências da Saúde. 1. Objetivo e aplicação Conforme as resoluções

Leia mais

CARNE BOVINA SALGADA CURADA DESSECADA OU JERKED BEEF

CARNE BOVINA SALGADA CURADA DESSECADA OU JERKED BEEF ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO PRODUTO CARNE BOVINA SALGADA CURADA DESSECADA OU JERKED BEEF 1. DESCRIÇÃO DO OBJETO Entende-se por Jerked Beef ou Carne Bovina Salgada Curada Dessecada, o produto cárneo industrializado,

Leia mais

LEITE EM PÓ INTEGRAL

LEITE EM PÓ INTEGRAL ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO PRODUTO LEITE EM PÓ INTEGRAL 1. DESCRIÇÃO DO OBJETO Entende-se por leite em pó o produto obtido por desidratação do leite de vaca integral, desnatado ou parcialmente desnatado

Leia mais

PANDOLFO E CARDOSO LTDA. Sabonete Líquido Bell Plus Higgie Soft

PANDOLFO E CARDOSO LTDA. Sabonete Líquido Bell Plus Higgie Soft DATAS DA ELABORAÇÃO: 04/11/09 REVISADA EM: 21.08.13 PÁGINA 1 DE 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO PRODUTO: SABONETE LÍQUIDO BOTANIC ERVA DOCE GLICERINADO CÓDIGO INTERNO DE IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

IT INSTRUÇÃO DE TRABALHO COMBATE A FRAUDES DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL. Data de Vigência: 01/08/2016. Carla Fernanda Sandri Rafael Dal RI Segatto

IT INSTRUÇÃO DE TRABALHO COMBATE A FRAUDES DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL. Data de Vigência: 01/08/2016. Carla Fernanda Sandri Rafael Dal RI Segatto 0 IT INSTRUÇÃO DE TRABALHO COMBATE A FRAUDES DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL Páginas: 1 a 9 Código: 06 Data de Emissão: 01/07/2016 Data de Vigência: 01/08/2016 Próxima Revisão: Anual Versão n : 02 Elaborado

Leia mais

FISPQ (FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS.) DETERGENTE PINHO GEL MARANSO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA:

FISPQ (FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS.) DETERGENTE PINHO GEL MARANSO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1 Nome Comercial: Detergente Pinho Gel Maranso 1.2 Código de Venda: 003 1.3 Nome do Fabricante: QOB MATERIAIS DOMISSANEANTES LTDA EPP Rua Ministro Joaquim Antunes,

Leia mais

Eletrodos Unipolares MTP

Eletrodos Unipolares MTP Eletrodos Unipolares MTP INSTRUÇÕES DE USO Fabricante KARL STORZ Gmbh & Co. KG Mittelstrasse 8, D-78532 Tuttligen - Alemanha Fone: +49/7461/7080 Fax: +49/7461/708 105 Importador: H. Strattner & Cia. Ltda.

Leia mais

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS EMBALAGENS NO B2W ENTREGA

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS EMBALAGENS NO B2W ENTREGA MANUAL DE BOAS PRÁTICAS EMBALAGENS NO B2W ENTREGA Este manual tem por objetivo orientar como embalar, acondicionar e fechar sua embalagem de forma adequada garantindo segurança e integridade aos seus produtos,

Leia mais

Disciplina: Manejo de Resíduos Sólidos. 6 Armazenamento, Coleta e Transporte. Professor: Sandro Donnini Mancini. Sorocaba, Setembro de 2016

Disciplina: Manejo de Resíduos Sólidos. 6 Armazenamento, Coleta e Transporte. Professor: Sandro Donnini Mancini. Sorocaba, Setembro de 2016 Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba Disciplina: Manejo de Resíduos Sólidos Pós-grraduação em Engenharia Civil e Ambiental 6 Armazenamento, Coleta e Transporte Professor: Sandro Donnini Mancini

Leia mais

LOGÍSTICA MODAIS EMBALAGENS

LOGÍSTICA MODAIS EMBALAGENS LOGÍSTICA MODAIS EMBALAGENS INBOUND Granel Líquidos Sólidos Gasosos LOGÍSTICA OUTBOUND Cargas unitárias Embalagens Armazenagem Modais Infraestrutura Geografia INBOUND Granel Líquidos Sólidos Gasosos LOGÍSTICA

Leia mais

Eletrodo Estéril Karl Storz

Eletrodo Estéril Karl Storz 1 Eletrodo Estéril Karl Storz INSTRUÇÕES DE USO Fabricante e Distribuidor: Karl Storz Gmbh & Co.KG Mittelstrasse 8, Tuttligen Alemanha D: 78532 Fone: +49 7461 7080 Fax: +49 7461 708105 Importador: H. Strattner

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ Produto: Solução descorante para Gram Revisão: 02 Página: 1/5

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ Produto: Solução descorante para Gram Revisão: 02 Página: 1/5 Revisão: 02 Página: 1/5 1- Identificação do Produto e da Empresa Produto: Descorante Gram Uso da substância/preparação: Dispositivo médico para diagnóstico in vitro Reagente para análise Empresa Fabricante

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS N o UNIFORMES E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA NO TRABALHO PROTETOR SOLAR

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS N o UNIFORMES E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA NO TRABALHO PROTETOR SOLAR 1. OBJETIVO Estabelecer as características mínimas para o fornecimento de protetor solar com FPS 30 para uso dos empregados que trabalham em condições de exposição solar. 2. DEFINIÇÃO O Ministério da Saúde

Leia mais

INSTRUÇÃO DE USO. Nome técnico: Kit Descartável Discografia com Sistema Injetor e Dosador de Fluxo Nome comercial: Kit de Discografia

INSTRUÇÃO DE USO. Nome técnico: Kit Descartável Discografia com Sistema Injetor e Dosador de Fluxo Nome comercial: Kit de Discografia INSTRUÇÃO DE USO ATENÇÃO: Ler atentamente todas as instruções antes da utilização. Cumprir todas as advertências e precauções mencionadas nesta instrução. A não observação destes pontos poderá levar à

Leia mais

Célia Fagundes da Cruz

Célia Fagundes da Cruz LABORATÓRIO CENTRAL DO ESTADO DO PARANÁ - LACEN/PR Célia Fagundes da Cruz Julho/2012 SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE - SVS LABORATÓRIO CENTRAL DO ESTADO DO PARANÁ - LACEN/PR LACEN/PR: 117 anos

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO ALVEJANTE SEM CLORO

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO ALVEJANTE SEM CLORO FB 09 1 de 5 I. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA E DO PRODUTO BÚFALO INDÚSTRIA E COM. DE PROD. QUÍMICOS LTDA. Av. Hélio Ossamu Daikuara, Nº 3071 Vista Alegre Embu das Artes - SP Homepage: www.produtosbufalo.com.br

Leia mais

ANEXO 2 ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS COM INFLAMÁVEIS

ANEXO 2 ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS COM INFLAMÁVEIS ANEXO 2 ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS COM INFLAMÁVEIS 1. São consideradas atividades ou operações perigosas, conferindo aos trabalhadores que se dedicam a essas atividades ou operações, bem como aqueles

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Leite de Côco Desidratado

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Leite de Côco Desidratado na 1 de 5 1. DESCRIÇÃO Leite de côco Desidratado é um ingrediente alimentício que contém o leite do côco e maltodextrina, sem uso de outros aditivos ou conservantes. As matérias primas foram selecionadas

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Data da última revisão: 23/03/2013

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Data da última revisão: 23/03/2013 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Data da última revisão: 23/03/2013 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Refil para apagador 150N Flip Top. CARACTERÍSTICA: Refil (Feltro) para

Leia mais

Dimensionamento estrutural de embalagem - Projeto e Avaliação

Dimensionamento estrutural de embalagem - Projeto e Avaliação Seminário Desenvolvimento e Avaliação de Embalagens de Transporte e Distribuição Dimensionamento estrutural de embalagem - Projeto e Avaliação Eng. Tiago B. H. Dantas Pesquisador - CETEA O que é Dimensionamento

Leia mais

Padaria - elaboração de massas de pães salgados e doces, pães congelados atendendo à legislação vigente DANIELE LEAL

Padaria - elaboração de massas de pães salgados e doces, pães congelados atendendo à legislação vigente DANIELE LEAL Padaria - elaboração de massas de pães salgados e doces, pães congelados atendendo à legislação vigente DANIELE LEAL Nutricionista. Mestre em ciência dos alimentos e especialista em qualidade. Consultora

Leia mais

PANDOLFO & CARDOSO LTDA. Botanic - Bellplus Higgie soft

PANDOLFO & CARDOSO LTDA. Botanic - Bellplus Higgie soft FICHA DE SEGURANÇA DE PRODUTOS ATA DA ELABORAÇÃO: 01/11/2006 - REVISADA EM 14/01/2015 PÁGINA 1 DE 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO PRODUTO: CÓDIGO INTERNO DE IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO:

Leia mais

Introdução ao design de embalagens PROJETO APLICADO 1

Introdução ao design de embalagens PROJETO APLICADO 1 Introdução ao design de embalagens PROJETO APLICADO 1 EMBALAGEM: DEFINIÇÃO E FUNÇÕES Embalagem é um invólucro ou recipiente cuja finalidade é acondicionar e proteger determinado conteúdo, bem como criar

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE BAIXAS TEMPERATURAS NA CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS

UTILIZAÇÃO DE BAIXAS TEMPERATURAS NA CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS UTILIZAÇÃO DE BAIXAS TEMPERATURAS NA CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS Ivo Rodrigues 2007/2008 1. Aplicação do frio na conservação de Alimentos... prolongar a vida útil dos alimentos minimizando as reacções de

Leia mais

LINHA VITRO Roque Frizzo

LINHA VITRO Roque Frizzo LINHA VITRO Roque Frizzo LINHA VITRO Roque Frizzo CONCEITO Madeira, couro, vidro e conceito. Madeiras laminadas com toque natural de acabamentos encerados. Vidros coloridos de alta qualidade e durabilidade.

Leia mais

Uso de Revestimento Comestível e Embalagem Valorizável para Palmito de Pupunha Minimamente Processado

Uso de Revestimento Comestível e Embalagem Valorizável para Palmito de Pupunha Minimamente Processado Uso de Revestimento Comestível e Embalagem Valorizável para Palmito de Pupunha Minimamente Processado Tecnologia desenvolvida pela Embrapa aumenta a vida útil e agrega valor ao produto minimamente processado

Leia mais

Regra de Categoria do Produto para Vidro Laminado

Regra de Categoria do Produto para Vidro Laminado Pág. Nº 1/5 SUMÁRIO 0 Introdução 1 Objetivo 2 Referências normativas 3 Definições 4 Siglas 5 Escopo 6 Critérios de comparação 7 Fluxograma geral de processos 8 Requisitos metodológicos Histórico das revisões

Leia mais

LegisWeb - Legislação - Resolução ANTT Nº 3887 DE 06/09/2012

LegisWeb - Legislação - Resolução ANTT Nº 3887 DE 06/09/2012 Page 1 of 7 Resolução ANTT Nº 3887 DE 06/09/2012 (Federal) Data D.O.: 12/09/2012 Altera o anexo da Resolução ANTT nº 420, de 12 de fevereiro de 2004, que aprova as Instruções Complementares ao Regulamento

Leia mais

Profª. Klícia Regateiro. O lixo

Profª. Klícia Regateiro. O lixo Profª. Klícia Regateiro O lixo Tipos de lixo O Definem-se resíduos sólidos como o conjunto dos produtos não aproveitados das atividades humanas: O domésticas, comerciais, industriais, de serviços de saúde

Leia mais

Rastreabilidade e recall no mundo das frutas e hortaliças frescas

Rastreabilidade e recall no mundo das frutas e hortaliças frescas Rastreabilidade e recall no mundo das frutas e hortaliças frescas Anita de Souza Dias Gutierrez Centro de Qualidade, Pesquisa e Desenvolvimento da CEAGESP 24 de novembro de 2015 Frutas e hortaliças frescas

Leia mais

SOLUÇÕES EM EMBALAGENS

SOLUÇÕES EM EMBALAGENS SOLUÇÕES EM EMBALAGENS Klabin, um pouco de nossa história 18 fábricas 17 no Brasil 1 na Argentina Escritórios comerciais em ESTADOS 8 do PAÍS Mais de 19 mil colaboradores diretos e indiretos Foco em Inovação

Leia mais

Ponteira de Aspiração Mini

Ponteira de Aspiração Mini Ponteira de Aspiração Mini Manual do Usuário Visando a praticidade e a facilidade no acesso às informações contidas no Manual do Usuário dos nossos produtos, a Razek em acordo com a IN nº 4 / 2012 estabelecida

Leia mais

ECOBULK FOODCERT + ASEPTIC Máxima proteção de embalagem para seus alimentos

ECOBULK FOODCERT + ASEPTIC Máxima proteção de embalagem para seus alimentos ECOBULK FOODCERT + ASEPTIC Máxima proteção de embalagem para seus alimentos O sistema de IBC de maior sucesso no mundo agora também disponível como embalagem asséptica. Confortável, seguro e econômico

Leia mais

LIMPADOR MULTIUSO ASSIM

LIMPADOR MULTIUSO ASSIM 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: LIMPADOR MULTIUSO TRADICIONAL ASSIM 24X500ML Código Interno: 2488 Nome: LIMPADOR MULTIUSO CAMPESTRE ASSIM 24X500ML Código Interno: 2492 Nome: LIMPADOR MULTIUSO

Leia mais

Eletrodos Bipolares MTP

Eletrodos Bipolares MTP Eletrodos Bipolares MTP INSTRUÇÕES DE USO Fabricante KARL STORZ Gmbh & Co. KG Mittelstrasse 8, D-78532 Tuttligen - Alemanha Fone: +49/7461/7080 Fax: +49/7461/708 105 Importador: H. Strattner & Cia. Ltda.

Leia mais