Introdução ao design de embalagens PROJETO APLICADO 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução ao design de embalagens PROJETO APLICADO 1"

Transcrição

1 Introdução ao design de embalagens PROJETO APLICADO 1

2 EMBALAGEM: DEFINIÇÃO E FUNÇÕES Embalagem é um invólucro ou recipiente cuja finalidade é acondicionar e proteger determinado conteúdo, bem como criar condições para o seu transporte, podendo também ser utilizada para exercer apelo estético sobre os consumidores. (ANJOS, 1991)

3 EMBALAGEM: DEFINIÇÃO E FUNÇÕES a embalagem é um recipiente ou envoltura que armazena produtos temporariamente, individualmente ou agrupando unidades, tendo como principal função protegê-lo e estender o seu prazo de vida (shelf life), viabilizando sua distribuição, identificação e consumo.

4 EMBALAGEM: DEFINIÇÃO E FUNÇÕES Para o sociólogo e antropólogo Gilberto Freyre, a embalagem deve buscar a perfeição da embalagem natural: da casca da banana, da concha da ostra, do ovo, da casca da semente.

5 Tipos de embalagem Existem basicamente dois tipos de embalagem: de consumo e de transporte. A embalagem de consumo é aquela que entra em contato com o consumidor A embalagem de transporte é aquela que acondiciona a embalagem de consumo, facilitando sua estocagem, manipulação e transporte.

6 Tipos de embalagem A embalagem pode ser classificada quanto ao: uso destino após a primeira utilização quanto ao destino final.

7 Tipos de embalagem Primária [embalagem de venda] é a embalagem que mantendo contato direto com o produto tenha contato direto com o consumidor final no ponto de venda. Secundária [ multipack ] é a embalagem agrupada, ou seja, o agrupamento de um determinado número de unidades de embalagens primárias. Terciária [embalagem de transporte] tem por finalidade facilitar o transporte e a distribuição das embalagens secundárias e/ou primárias, garantindo a sua integridade.

8 Tipos de embalagem

9 Tipos de embalagem Quanto ao destino após a primeira utilização, a embalagem pode ser divida em descartável, retornável e reutilizável. A embalagem descartável é aquela que será descartada após a primeira utilização do produto. É desejável que ela tenha uma estrutura mais simples, com menos matéria prima na sua composição e utilizando menos energia no seu processamento.

10 Tipos de embalagem A embalagem retornável é a embalagem que voltará ao início do processo de fabricação para o reenvase do produto, após lavagem e esterilização.

11 Tipos de embalagem A embalagem reutilizável é aquela que será aproveitada pelo consumidor para acondicionamento de outros produtos.

12 Tipos de embalagem Aerossol: é a embalagem, normalmente metálica, capaz de expulsar o seu conteúdo por meio de um gás propelente.

13 Tipos de embalagem Bag-in-box: caixa de papelão com um saco plástico inserido e um bocal interligando os dois. Utilizado principalmente para acondicionar produtos líquidos e pastosos, como, por exemplo, vinhos, sucos e iogurte para máquinas de lanchonete.

14 Tipos de embalagem Bisnaga: embalagem tubular, plástica ou metálica, flexível, normalmente utilizada para acondicionamento de produtos pastosos, como, por exemplo, creme dental. Blister: é uma embalagem composta de uma cartela-suporte, de papel-cartão ou filme plástico, sobre o qual o produto é fixado por um filme plástico em forma de bolha, como, por exemplo, comprimidos e pilhas.

15 Tipos de embalagem Cartucho: é uma embalagem estruturada em papel-cartão, como, por exemplo, caixas de cereais matinais e caixas de sabão em pó. Contêiner: é uma grande caixa, de metal ou madeira, com dimensões e outras características padronizadas, servindo para acondicionar e transportar produtos diversos, facilitando seu embarque, desembarque e transbordo em diferentes meios de transporte, como por exemplo o marítimo.

16 Tipos de embalagem Embalagem cartonada multicamada: é basicamente um cartucho composto por várias camadas de materiais

17 Tipos de embalagem Embalagens mistas: são embalagens que combinam dois ou mais materiais reciclados ou não, como por exemplo plástico com metal

18 Tipos de embalagem Embalagens laminadas: são embalagens formadas pela sobreposição de lâminas de materiais diferentes como filme plástico metalizado + adesivo + filme plástico, como, por exemplo, as embalagens dos salgadinhos (snacks), biscoitos, cafés, etc.

19 Tipos de embalagem Embalagens plásticas flexíveis: são embalagens cujo formato depende da forma física do produto acondicionado. Ex.: salgadinho (Flow pack). Foil: lâmina fina de metal (alumínio) muito utilizada em fechamento de potes, como, por exemplo, tampa de iogurte.

20 Tipos de embalagem Frasco: recipiente de vidro ou plástico confeccionado por processo de sopro ou prensagem com auxílio de moldes.

21 Tipos de embalagem Fundo automático: sistema que permite o envase e o fechamento de cartuchos por máquina encartuchadeira na linha de produção.

22 Tipos de embalagem Neck: gargalo, pescoço da garrafa. Pote: recipientes de perfil baixo com boca larga, de vidro ou plástico, como, por exemplo, pote de margarina, de sorvete, de creme, de cosméticos.

23 Tipos de embalagem Rótulo: é uma forma de comunicação visual, contendo informações relativas ao produto, transcrita em sua embalagem. Sachê: embalagem em forma de envelope, podendo ser de papel, plástico ou materiais combinados, como, por exemplo, adoçantes, sopas em pó, ketchup.

24 Tipos de embalagem Shrink: filme plástico termoencolhível que adere por encolhimento embalando o produto. Sleeve: é um rótulo termo-encolhível que adere à superfície da embalagem, contornando-a como uma pele. Também conhecido como manga.

25 Tipos de embalagem Squeeze: embalagem que, quando pressionada, empurra o conteúdo para fora, como, por exemplo, desodorantes em tubo plástico, ketchup. Stand-up-pouch: sachê que se mantém em pé graças à sua base aberta, como, por exemplo, refil para produto de limpeza, embalagem de batata palha.

26 Tipos de embalagem Tampa crown: tampinha metálica com rosca. Tampa Flip-top: tampa que abre na parte superior da embalagem, mas fica presa à mesma, como, por exemplo, tampa de shampoo.

27 Projeto estrutural Antes do início do projeto, algumas informações mínimas devem ser definidas juntamente como o cliente, como, por exemplo, tipo de produto, capacidade (peso, volume), público alvo, dimensões preliminares, e outras informações que se julguem relevantes para o seu desenvolvimento. Não se pode esquecer da função primária da embalagem que é conter e proteger o produto para que ele chegue íntegro e seguro até o consumidor. Essas informações fazem parte de um documento denominado briefing.

28 VALORES DA EMBALAGEM Para o consumidor, o valor da embalagem é aquilo que ele percebe ao observá-la e ao manipulá-la. Em produtos de consumo, a embalagem necessita evidenciar e garantir o bom desempenho das funções do produto, oferecer segurança na sua utilização e noseu consumo, bem como valorizar suas qualidades objetivas e subjetivas.

29 EMBALAGEM: O VENDEDOR SILENCIOSO A embalagem é considerada o maior veículo de venda e de construção da marca e da identidade de um produto. Especialistas consideram que uma embalagem na gôndola do supermercado corresponde a um comercial de televisão de aproximadamente cinco minutos.

30 EMBALAGEM: O VENDEDOR SILENCIOSO Para Maurício Camim Filho, designer de embalagens do Boticário, a embalagem, além de acondicionar, conservar e transportar o produto, deve refletir também a identidade da marca, identificar, exibir, seduzir o consumidor e impulsioná-lo ao ato da compra nas gôndolas do supermercado, exercendo o papel de vendedor silencioso.

31

32 A embalagem na prateleira deve atrair a atenção, despertar o interesse e o desejo do consumidor, mostrar a qualidade do produto, ganhar do concorrente e fechar a venda em segundos. De acordo com pesquisas realizadas, cerca de 70% de todas as compras resultam de decisões tomadas no ponto de venda, 50% são feitas por impulso, e o tempo que o consumidor dedica à decisão de compra é de aproximadamente 4 segundos (Apud SP DESIGN).

33

34

35 ABRE Associação Brasileira de Embalagem

36 Websites Design de Embalagem

37 Projeto gráfico Segundo a Associação Brasileira de Embalagens (ABRE), uma embalagem deve ser desenvolvida observando os seguintes aspectos: Aspectos técnicos, produção e funcionalidade Aspectos regulatórios, legislação e certificações Aspectos estéticos Aspectos ambientais Aspectos mercadológicos e econômicos

38 Projeto gráfico Segundo Negrão (2008, p. 144) um projeto comunicacional no design de embalagens está divido em basicamente três dimensões: Pragmática esta função diz respeito ao seu caráter objetivo, primordial e prático; Sintática as relações formais estabelecidas entre os elementos da embalagem e Semântica seu sentido simbólico e intangível.

39 Projeto gráfico Alguns conceitos básicos que lhe podem ser úteis na criação de uma embalagem: IMAGEM Ao pensarmos em inserir uma imagem em uma embalagem, devemos ter em mente a profundidade que o assunto requer. Não é simplesmente escolhendo uma figurinha bonitinha em sites ou bancos de imagens que iremos resolver nosso layout mas sim termos pelo menos o mínimo de critério.

40 Projeto gráfico CORES Segundo Negrão (2008, p.175, 176) para determinados segmentos de produtos existem cores mais apropriadas: Café marrom-escuro com toque de laranja, amarelo, verde, vermelho ou areia.

41 Projeto gráfico Chocolate marrom-claro ou escuro, vermelhoalaranjado, laranja, amarelo ocre, rosa, azul.

42 Projeto gráfico Leite azul e verde, em vários tons, às vezes com um toque de vermelho Gorduras vegetais verde-claro e amarelo não muito forte.

43 Projeto gráfico Carnes enlatadas cor do produto em fundo vermelho Leite em pó azul e vermelho, amarelo e verde com toque de vermelho Doces em geral vermelho-alaranjado

44 Projeto gráfico Óleos e azeites verde, vermelho e toques de azul Iogurte branco e azul Cerveja amareloouro, vermelho e branco

45 Projeto gráfico Desodorantes verde, branco, azul com toques de vermelho ou roxo Perfume roxo, amarelo-ouro, prateado, rosa para as mulheres Cigarros branco e vermelho, branco e azul com toque de amarelo ouro, branco e verde, branco e ouro e preto e ouro.

46 Projeto gráfico TIPOGRAFIA A tipografia nas embalagens Confúcio já dizia: uma imagem vale mais que mil palavras. Em embalagem, uma imagem pode até ser opcional, porém o texto é obrigatório, principalmente por envolver legislação. O designer deve estar preparado não apenas para escolher as famílias tipográficas como também combiná-las como o estilo do produto e as imagens que nela existam, de forma a ter uma harmonia em seu trabalho.

47 A EMBALAGEM COMO FERRAMENTA DE MARKETING Atualmente a embalagem também possui outras funções além da proteção e transporte. Através dos tempos a embalagem começou a incorporar outras atribuições devido a transformação social ocorrida através de entre tantos fatores, o advento da tecnologia da informação. Para Mestriner (2005, p.95) as embalagens também podem incorporar:

48 A EMBALAGEM COMO FERRAMENTA DE MARKETING 1 - Inclusão de informações extras além das informações obrigatórias regidas por legislação específica, muitas embalagens possuem receitas; 2 - Promoção de outros produtos da empresa muitas empresas aproveitam o espaço da embalagem para promover outros produtos produzidos por ela, onde em muitos casos, complementam o produto exposto;

49 A EMBALAGEM COMO FERRAMENTA DE MARKETING 3 Muito comum nos supermercados, as promoções do tipo: leve 3 pague 2; mais produto pelo mesmo preço; achou ganhou; sorteios de viagens, automóveis, imóveis;

50 A EMBALAGEM COMO FERRAMENTA DE MARKETING 4 - Atividades e brincadeiras na embalagem (muito comum e clássico observarmos no Ceral Kellogs); 5 - Vales brinde e brinde instantâneo;

51 A EMBALAGEM COMO FERRAMENTA DE MARKETING E muitas outras ações de marketing que podem envolver, desde empresas que patrocinam um evento até mesmo atores ou famosos que como garotos(as) propaganda, cedem seus direitos de imagem para serem estampadas nas embalagens.

52 MATERIAIS DE EMBALAGEM As principais matérias-primas utilizadas na cadeia produtiva da embalagem são: celulose (papel, cartão e papelão), plástico (Polietileno, Polipropileno, PVC, PET), metal (alumínio, Flandres), vidro, madeira, tecido e compósitos.

53 PROCESSOS PRODUTIVOS (ESTRUTURA) PAPEL, PAPEL CARTÃO E PAPELÃO Corte e vinco de Cartuchos PLÁSTICO Extrusão e Sopro de Garrafas e Frascos Injeção e Sopro de Garrafas e Potes Injeção de Tampas Extrusão de Filmes

54 PROCESSOS PRODUTIVOS (ESTRUTURA) METAL Estampagem de latas Laminação de Folhas e Chapas VIDRO Prensagem/Sopro de Potes Sopro/Sopro de Garrafas e Frascos

55 PROCESSOS GRÁFICOS Impressão Offset

56 PROCESSOS GRÁFICOS Flexografia

57 PROCESSOS GRÁFICOS Rotogravura

58 EMBALAGEM E MEIO AMBIENTE Sustentabilidade é uma condição de equilíbrio nos aspectos social, econômico e ambiental de nosso sistema, de forma que as necessidades da geração atual sejam atendidas sem o prejuízo ou comprometimento no atendimento das necessidades das gerações futuras.

59 EMBALAGEM E MEIO AMBIENTE Indústria da embalagem Visionárias, as indústrias de embalagem ocupam a linha de frente nas políticas de sustentabilidade, como exemplo: aproveitamento máximo de matérias-primas, controle rigoroso de produção, envase eficaz, gestão de recursos, criação de associações, investimentos em pesquisas e desenvolvimento de tecnologias e processos de reciclagem de produtos e resíduos, certificações de qualidade, fomento às cooperativas, incentivo à logística reversa, racionalização e redução do uso de energia, combustíveis fósseis e água, treinamento de pessoas e apoio a comunidades.

60 EMBALAGEM E MEIO AMBIENTE

61 EMBALAGEM E MEIO AMBIENTE

62 EMBALAGEM E MEIO AMBIENTE

63 EMBALAGEM E MEIO AMBIENTE

64 EMBALAGEM E MEIO AMBIENTE

65 CRIANDO A FACA DE UMA EMBALAGEM

Tipos de Embalagens ABRE Associação Brasileira de Embalagem

Tipos de Embalagens ABRE Associação Brasileira de Embalagem TIPOS DE EMBALAGENS Tipos de Embalagens ABRE Associação Brasileira de Embalagem 1) Rótulo: É toda e qualquer informação relativa ao produto, transcrita em sua embalagem. 2) Shape: É a forma estrutural

Leia mais

EMBALAGEM ESTUDOS OBR 18/09/2016. = 1,5% do PIB nacional

EMBALAGEM ESTUDOS OBR 18/09/2016. = 1,5% do PIB nacional ESTUDOS OBR EMBALAGEM O segmento industrial de embalagens foi um dos que mais se desenvolveu nos últimos anos: o faturamento do setor passou de R$16,3 bilhões, em 2000, para R$31,5 bilhões, em 2007 crescimento

Leia mais

d e s i g n d e embalagem d o m a r k e t i n g à p r o d u ç ã o c e l s o negrão e l e i da camargo Novatec

d e s i g n d e embalagem d o m a r k e t i n g à p r o d u ç ã o c e l s o negrão e l e i da camargo Novatec d e s i g n d e embalagem d o m a r k e t i n g à p r o d u ç ã o c e l s o negrão e l e i da camargo Novatec Sumário Agradecimentos 11 Sobre os autores 13 Prefácio 15 Introdução 17 parte I marketing 19

Leia mais

Sobre a Contratil. À Contratil

Sobre a Contratil. À Contratil Sobre a Contratil À Contratil Reconhecida por seu desempenho desde o ano de 2000, a Contratil Embalagens Ltda tornou-se uma das maiores empresas no setor de lacres termoencolhíveis no Brasil. Dispomos

Leia mais

EMBALAGENS DE ALIMENTOS

EMBALAGENS DE ALIMENTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA TAL 430 EMBALAGENS DE ALIMENTOS EMBALAGENS DE ALIMENTOS Prof. Eber Antonio Alves Medeiros - Introdução - Embalagens metálicas - Embalagens plásticas - Embalagens de vidro

Leia mais

Ambiental Nossa relação com o Meio Ambiente

Ambiental Nossa relação com o Meio Ambiente Gestão Ambiental Nossa relação com o Meio Ambiente A 3corações tem consciência de que a natureza é um bem de todos e origem dos recursos necessários para a nossa sobrevivência como pessoas e como negócio.

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO. Profª Msc. Élia Karina

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO. Profª Msc. Élia Karina INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO Profª Msc. Élia Karina Introdução Mercado de alimentos: competitivo; Embalagem: fator de competição; Introdução Mudanças no estilo de vida; Crescimento

Leia mais

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE 1. 2. 3. 4. 5. QUEM É A SPV? SUSTENTABILIDADE CICLO DE VIDA DAS EMBALAGENS VANTAGENS DA RECICLAGEM REGRAS DE SEPARAÇÃO/BOAS PRÁTICAS 1. QUEM É A SPV? 3 O QUE FAZ A? A Sociedade

Leia mais

Acreditamos que embalagens melhores, promovem um mundo melhor.

Acreditamos que embalagens melhores, promovem um mundo melhor. Acreditamos que embalagens melhores, promovem um mundo melhor. SOBRE NÓS MISSÃO Coordenar e realizar estudos, cursos encontros e treinamentos, desenvolvendo conhecimento de embalagens! VISÃO Ser o centro

Leia mais

Introdução às embalagens

Introdução às embalagens Introdução às embalagens Prof. Germán Ayala Valencia Acondicionamento e Embalagem para Alimentos Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2018 Conteúdo Definição de embalagem História e funções

Leia mais

imagem COMUNICAÇÃO VISUAL

imagem COMUNICAÇÃO VISUAL imagem COMUNICAÇÃO VISUAL Imagem (do latim imago) é toda e qualquer visualização gerada pelo ser humano, seja em forma de objeto, de obra de arte, de registro foto-mecânico, de construção pictórica (pintura,

Leia mais

Embalagens com visão de futuro

Embalagens com visão de futuro Embalagens com visão de futuro Uma embalagem não deve ser apenas reciclável. Deve ser, de fato, reciclada. E o PET (Poli) Tereftalato de Etileno é o material termoplástico mais reciclado no Brasil e no

Leia mais

Gestão da cadeia de suprimentos. GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 15: Embalagens AULA 15: EMBALAGENS

Gestão da cadeia de suprimentos. GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 15: Embalagens AULA 15: EMBALAGENS GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 15: Embalagens Embalagens Ao final da aula o aluno deverá: Conhecer a definição de embalagens. Saber os conceitos de unitização de carga. Conhecer elementos

Leia mais

INSTRUÇÃO AMBIENTAL. Status: Aprovada COLETA SELETIVA

INSTRUÇÃO AMBIENTAL. Status: Aprovada COLETA SELETIVA 1 de 6 1 OBJETIVOS Definir procedimentos quanto à identificação, segregação, coleta e disponibilização de resíduos do Programa de coleta Seletiva, gerados na Câmara Municipal de Manaus. 2 DEFINIÇÕES E

Leia mais

Processo de Produção... Matéria prima... Nossa Missão...

Processo de Produção... Matéria prima... Nossa Missão... CATÁLOGO 2018 Nosso catálogo de 2017 apresenta uma linha de embalagens para trufas e bombons totalmente reestilizada, foram meses de desenvolvimento para levar ao consumidor final uma embalagem que valoriza

Leia mais

GINCANA ROCK IN RIO. Regulamento específico para a tarefa: Recolha de embalagens (amarelo) 1. Âmbito

GINCANA ROCK IN RIO. Regulamento específico para a tarefa: Recolha de embalagens (amarelo) 1. Âmbito Regulamento específico para a tarefa: Recolha de embalagens (amarelo) 1. Âmbito Esta tarefa incidirá sobre a quantidade de resíduos de embalagem, recolhidos pelas escolas/agrupamentos, incluídos no grupo

Leia mais

Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT. DESPOLUIR Programa Ambiental do Transporte

Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT. DESPOLUIR Programa Ambiental do Transporte Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT DESPOLUIR Programa Ambiental do Transporte Promoção SEST / SENAT Conteúdo Técnico ESCOLA DO TRANSPORTE JULHO/2007 O que é Lixo? Lixo

Leia mais

OsprendedoresdalinhaCor& Formaoferecem ótimo acabamentoaltaresistênciaàimpactos,podendosuportaro calordosol,ouofriodoinvernosem trincar.

OsprendedoresdalinhaCor& Formaoferecem ótimo acabamentoaltaresistênciaàimpactos,podendosuportaro calordosol,ouofriodoinvernosem trincar. OsprendedoresdalinhaCor& Formaoferecem ótimo acabamentoaltaresistênciaàimpactos,podendosuportaro calordosol,ouofriodoinvernosem trincar. A HELSIMPLASTtrazatévocê,produtosdealtaqualidade,com acabamentore

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA Apresentação Institucional 2012 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA Desenvolvimento do processo de metalização de papel 80 s 2012 350 clientes ativos 1963 1975 ano da fundação fabricação de artigos para carnaval (lantejoulas)

Leia mais

Uma empresa jovem, moderna e dinâmica, com a flexibilidade e competitividade que o mercado necessita. Mais que rótulos e etiquetas, a Flexoprint cria

Uma empresa jovem, moderna e dinâmica, com a flexibilidade e competitividade que o mercado necessita. Mais que rótulos e etiquetas, a Flexoprint cria Uma empresa jovem, moderna e dinâmica, com a flexibilidade e competitividade que o mercado necessita. Mais que rótulos e etiquetas, a Flexoprint cria parcerias, que geram negócios, através de nossos rótulos.

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS, PREÇO MÁXIMO E QUANTIDADES

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS, PREÇO MÁXIMO E QUANTIDADES ESTADO DO PARANÁ Secretaria de Estado da Administração e da Previdência - SEAP Departamento de Administração de Material - DEAM Sistema GMS - GESTÃO DE MATERIAIS E SERVIÇOS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS, PREÇO

Leia mais

Desenvolvimento de Processos de Reciclagem de Plásticos

Desenvolvimento de Processos de Reciclagem de Plásticos III Seminário Regional Preparatório para XII Conferência das Cidades Desenvolvimento de Processos de Reciclagem de Plásticos Química Dra. Lucilene Betega de Paiva Laboratório de Processos Químicos e Tecnologia

Leia mais

Projeto de pesquisa realizado no curso de graduação em Design da Unijuí 2. Egressa do curso de graduação em Design da Unijuí,

Projeto de pesquisa realizado no curso de graduação em Design da Unijuí 2. Egressa do curso de graduação em Design da Unijuí, PROPOSTA DE EMBALAGEM SUSTENTÁVEL E ERGONOMICAMENTE PENSADA PARA SABÃO EM PÓ 1 PROPOSAL OF A SUSTAINABLE AND ERGONOMIC PACK DEVELOPED FOR WASHING POWDER Keila Taís Bolzan 2, Fabielle Castro De Freitas

Leia mais

Apresentação. Incentivamos inovações e iniciativas que levem à qualidade ambiental e à redução dos efeitos das mudanças climáticas.

Apresentação. Incentivamos inovações e iniciativas que levem à qualidade ambiental e à redução dos efeitos das mudanças climáticas. Apresentação Na 3corações temos consciência de que a natureza é um bem de todos e origem dos recursos necessários para a nossa sobrevivência como pessoas e como negócio. Nosso objetivo é preservar e até

Leia mais

FILMES TÉCNICOS FAIXAS DE FORRAÇÃO

FILMES TÉCNICOS FAIXAS DE FORRAÇÃO A EMPRESA A Apack Embalagens é uma empresa 100% nacional do segmento de embalagens plásticas e está no mercado a mais de 10 anos focada no desenvolvimento de soluções, fabricação de embalagens de acordo

Leia mais

Matérias-primas utilizadas para a colagem das diversas películas componentes dos laminados.

Matérias-primas utilizadas para a colagem das diversas películas componentes dos laminados. Adesivos: Matérias-primas utilizadas para a colagem das diversas películas componentes dos laminados. Aditivos: 1 / 62 Produtos acrescentados à matéria-prima do filme, para criar características específicas.

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Professor(es): Carla Valéria da Silva Padilha Titulação: Mestrado Curso: Curso Técnico de Nível Médio Subsequente em Agroindústria Turma: 3225 Período de Execução: 07/05/18 a 01/09/18

Leia mais

Aula 2: História da Embalagem DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS

Aula 2: História da Embalagem DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS Aula 2: História da Embalagem DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS A história da embalagem O Brasil possui uma das econômias mais dinâmicas do mundo. Nosso PIB (Produto Interno Bruto) está entre os 10 maiores,

Leia mais

LOTE 01 V.TOTAL MARC A Nº GÊNERO PERECÍVEL E NÃO PERECÍVEIS UNID. TOTAL

LOTE 01 V.TOTAL MARC A Nº GÊNERO PERECÍVEL E NÃO PERECÍVEIS UNID. TOTAL LOTE 0 Nº GÊNERO PERECÍVEL E NÃO PERECÍVEIS UNID. TOTAL 9 MARC A V. UNIT. Charque bovino embalado à vácuo com composição nutricional e SIF, embalagem de 00g, acondicionados em caixa de papelão produtos

Leia mais

Profª. Klícia Regateiro. O lixo

Profª. Klícia Regateiro. O lixo Profª. Klícia Regateiro O lixo Tipos de lixo O Definem-se resíduos sólidos como o conjunto dos produtos não aproveitados das atividades humanas: O domésticas, comerciais, industriais, de serviços de saúde

Leia mais

Papéis e outros substratos

Papéis e outros substratos Papéis e outros substratos Papel e Papelão este grupo estão os sacos e papéis de embrulho, formas simples e baratas de embalagem, as caixas e cartuchos de papelão liso e as caixas de papelão ondulado.

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental. Gestão de Resíduos. Vídeo. Contextualização. Soluções. Instrumentalização. Aula 5. Prof. Esp.

Sistemas de Gestão Ambiental. Gestão de Resíduos. Vídeo. Contextualização. Soluções. Instrumentalização. Aula 5. Prof. Esp. Sistemas de Gestão Ambiental Aula 5 Gestão de Resíduos Prof. Esp. Felipe Luiz Vídeo Contextualização Lixão no Oceano Pacífico. Disponível em:

Leia mais

Catálogo de Produtos

Catálogo de Produtos Catálogo de Produtos Doces e geleias Goiabada 300g 300g Flow Pack 36 x 300g Cód 1391 EAN: 789629231391 0 DUN: 1789629231391 7 Goiabada 1,01kg Flow Pack 16 x 1kg Cód: 1418 EAN: 789629231418 4 DUN: 1789629231418

Leia mais

(Português / Métrico)

(Português / Métrico) A marca Snapware foi fundada baseada em dois princípios: simplificar e organizar a sua vida. Toda vez que os alimentos são armazenados frescos, toda vez que você encontra o que você deseja sem ter que

Leia mais

MODERNA MULTIUSO VINTAGE ESPECIALISTAS LIXEIRAS LINHA LINHA LINHA SOMOS SER TODAS IGUAIS!? PARA CADA ESTILO, LIXEIRAS NÃO PRECISAM

MODERNA MULTIUSO VINTAGE ESPECIALISTAS LIXEIRAS LINHA LINHA LINHA SOMOS SER TODAS IGUAIS!? PARA CADA ESTILO, LIXEIRAS NÃO PRECISAM SOMOS ESPECIALISTAS EM LIXEIRAS LIXEIRAS NÃO PRECISAM SER TODAS IGUAIS!? PARA CADA ESTILO, UM MODELO DE LIXEIRA, VARIADAS ES E TECNOLOGIA QUE IRÃO SURPREENDER VOCÊ. LINHA MODERNA LINHA MULTIUSO 06 18 LINHA

Leia mais

Como participar? 1. Crie um brinquedo com embalagens cartonadas vazias e outros materiais recicláveis.

Como participar? 1. Crie um brinquedo com embalagens cartonadas vazias e outros materiais recicláveis. O concurso cultural Tirolzinho Transforma Reino Encantado está percorrendo o estado de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, levando brincadeiras e educação ambiental para os alunos das escolas municipais

Leia mais

COMO SÃO CLASSIFICADOS OS RESÍDUOS EM GERAL?

COMO SÃO CLASSIFICADOS OS RESÍDUOS EM GERAL? RESÍDUOS SÓLIDOS COMO SÃO CLASSIFICADOS OS RESÍDUOS EM GERAL? RESÍDUO CLASSE I: São aqueles que apresentam periculosidade ou uma das seguintes características, inflamabilidade, corrosividade, reatividade,

Leia mais

Separação de Resíduos

Separação de Resíduos Separação de Resíduos Tipos de Resíduos Orgânicos Rejeitos Papéis Recicláveis Plásticos Metais Isopor Plástico Existem 7 tipos de resinas plásticas: - PET: polietileno tereftalato: Frascos de refrigerantes

Leia mais

Fórum de Papéis para Embalagens. Francisco Cesar Razzolini Klabin S.A. 26/08/2002

Fórum de Papéis para Embalagens. Francisco Cesar Razzolini Klabin S.A. 26/08/2002 Fórum 2002 A Reciclagem e a Produção de Papéis para Embalagens Francisco Cesar Razzolini Klabin S.A. 26/08/2002 O Papel e o meio ambiente O PAPEL é, em última análise, produzido em bases sustentáveis com

Leia mais

VI Campori USeB Cartilha Banco Global 3

VI Campori USeB Cartilha Banco Global 3 Clube de Líderes Monte Everest Região Tupi ASES Diretor CLME: Erasmo Gazolli Diretor Banco Global: Lucas Dias da Silva Diagramação: Victor José Machado de Oliveira Colaboradores: Ludmila Ramos da Silva,

Leia mais

CARTILHA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E RESÍDUOS DOMICILIARES

CARTILHA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E RESÍDUOS DOMICILIARES A ARES DO PARANÁ foi criada para atender a todo o CARTILHA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E RESÍDUOS DOMICILIARES processo de geração de resíduos até sua correta disposição

Leia mais

LISTA DE MATERIAL º ANO

LISTA DE MATERIAL º ANO LISTA DE MATERIAL 2019-1º ANO 50 folhas de linguagem 20 folhas de almaço 03 metros de feltro (vermelho ou amarelo) 03 metros de TNT (vermelho ou laranja) 06 folhas de EVA (vermelho, preto, branco, bege,

Leia mais

Produtos para Cultivo Celular

Produtos para Cultivo Celular Produtos para Cultivo Celular cultivo celular Através da técnica de cultivo celular, células animais ou vegetais são mantidas vivas em crescimento fora do seu tecido original, em condições controladas.

Leia mais

Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeit

Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeit Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeitamos por estar sujo ou por não tem mais utilidade pode

Leia mais

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS EMBALAGENS NO B2W ENTREGA

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS EMBALAGENS NO B2W ENTREGA MANUAL DE BOAS PRÁTICAS EMBALAGENS NO B2W ENTREGA Este manual tem por objetivo orientar como embalar, acondicionar e fechar sua embalagem de forma adequada garantindo segurança e integridade aos seus produtos,

Leia mais

Pilhas / Baterias e Divertidas. Diversos

Pilhas / Baterias e Divertidas. Diversos Com Pedal Escritório Pilhas / Baterias e Divertidas Porta Copos e Cinzeiros Chão ou Suporte Diversos s Com Pedal» para ambiente interno» Com cantos arredondados» Resistente» Ótimo custo x benefício» Utilizada

Leia mais

TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES EM EMBALAGENS PLÁSTICAS PARA BEBIDAS Lea Mariza de Oliveira

TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES EM EMBALAGENS PLÁSTICAS PARA BEBIDAS Lea Mariza de Oliveira TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES EM EMBALAGENS PLÁSTICAS PARA BEBIDAS Lea Mariza de Oliveira Dando sequência à série de publicações Trends 2020, iniciada em 2010, cujo objetivo é apresentar tendências e inovações

Leia mais

PROPOSTA DE EMBALAGEM ECOLÓGICA E GÔNDOLA PARA LÂMPADA 1

PROPOSTA DE EMBALAGEM ECOLÓGICA E GÔNDOLA PARA LÂMPADA 1 PROPOSTA DE EMBALAGEM ECOLÓGICA E GÔNDOLA PARA LÂMPADA 1 Gabrieli Treter Weber 2, Valéria Manias 3, Bruna Luíza Colombo 4, Gabriela Panazzolo Casalini 5. 1 Projeto de pesquisa realizado no componente curricular

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO O QUE É COLETA SELETIVA O QUE É RECICLAGEM CORES DA COLETA SELETIVA...04

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO O QUE É COLETA SELETIVA O QUE É RECICLAGEM CORES DA COLETA SELETIVA...04 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO...01 2. O QUE É COLETA SELETIVA...02 3. O QUE É RECICLAGEM...03 4. CORES DA COLETA SELETIVA...04 5. COMO REALIZAR A COLETA SELETIVA?...05 6. MATERIAIS RECICLÁVEIS...06 7. MATERIAIS

Leia mais

Praticando os 3 R s. Caderno APIS Nº 1 Praticando os 3 R s

Praticando os 3 R s. Caderno APIS Nº 1 Praticando os 3 R s Praticando os 3 R s Caderno APIS Nº 1 Praticando os 3 R s O que são os 3 R s? Reduzir Reutilizar Reciclar Em nosso cotidiano, nós já fazemos isso, as vezes sem perceber: tentamos economizar aqui e ali,

Leia mais

Adesivos Hot Melt 3M. Adesivos Hot Melt. Produtividade. e segurança a toda prova

Adesivos Hot Melt 3M. Adesivos Hot Melt. Produtividade. e segurança a toda prova Adesivos Hot Melt 3M Adesivos Hot Melt Produtividade e segurança a toda prova 3 Hot Melt A Linha de Adesivos Hot Melt 3M apresenta as melhores soluções sem abrir mão da segurança, para as mais diversas

Leia mais

Conteúdo 4 - Papéis e acabamentos. professor Rafael Hoffmann

Conteúdo 4 - Papéis e acabamentos. professor Rafael Hoffmann Conteúdo 4 - Papéis e acabamentos professor Rafael Hoffmann Papéis Papéis Subtítulo Conhecer: - os papéis existentes no mercado; - as suas características; - sua aplicação. Porque: - afeta a qualidade

Leia mais

2. Campo de Aplicação Aplica-se ao Laboratório de Radiometria Ambiental do Centro de Metrologia das Radiações do ipen.

2. Campo de Aplicação Aplica-se ao Laboratório de Radiometria Ambiental do Centro de Metrologia das Radiações do ipen. 1. Objetivo Implantar o sistema de coleta seletiva de lixo no Laboratórios de Radiometria Ambiental. 1.1. Compromisso O Laboratório de Radiometria Ambiental do Centro de Metrologia das Radiações do ipen

Leia mais

Política Nacional de Resíduos Sólidos

Política Nacional de Resíduos Sólidos Política Nacional de Resíduos Sólidos O GPA NASCEU EM 1948. É A MAIOR EMPRESA VAREJISTA DO BRASIL E PERTENCE AO GRUPO CASINO, UM DOS LÍDERES MUNDIAIS NO VAREJO DE ALIMENTOS. Com 2.113 pontos de venda,

Leia mais

Conservação de alimentos pelo uso de embalagens

Conservação de alimentos pelo uso de embalagens Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA) Conservação de alimentos pelo uso de embalagens Prof. Drª Angelita Leitão 1º semestre

Leia mais

INFORMATIVO Descarte de Resíduos

INFORMATIVO Descarte de Resíduos INFORMATIVO Descarte de Resíduos INTRODUÇÃO O Poli Recicla tem por missão incorporar a gestão sustentável dos resíduos gerados ao sistema de gestão da Escola Politécnica (EP), além de estimular a comunidade

Leia mais

Engenharia Mecânica na Indústria Alimentar

Engenharia Mecânica na Indústria Alimentar Engenharia Mecânica na Indústria Alimentar Embalagens Alimentares e os seus processos de fabrico Equipa 1M05_1 Carlos Contente (up201504026) Cristiana Pessoa (up201505015) Gonçalo Moutinho (up201506397)

Leia mais

Logística reversa de embalagens em geral. Annelise Monteiro Steigleder

Logística reversa de embalagens em geral. Annelise Monteiro Steigleder Logística reversa de embalagens em geral Annelise Monteiro Steigleder Hierarquia das ações no manejo de resíduos sólidos Regulação Não geração Redução Reuso Reciclagem Tratamento Destinação final dos rejeitos

Leia mais

19.º ARTEC, Simpósio de Artes Gráficas do IPT. Artec XIX Suportes Apresentado por João Faleiro

19.º ARTEC, Simpósio de Artes Gráficas do IPT. Artec XIX Suportes Apresentado por João Faleiro 19.º ARTEC, Simpósio de Artes Gráficas do IPT Artec XIX Suportes Apresentado por João Faleiro O Papel como Suporte de Impressão O papel tem uma importância extrema nos âmbitos económicos, sociais, culturais

Leia mais

Número: Cidade: UF: CPF/CNPJ:

Número: Cidade: UF: CPF/CNPJ: Página 1 de 8 1 15,00 KG Margarina cremosa com sal, teor lipídico de 65% a 85%. Não deve conter em sua composição gordura do tipo trans. Embalada em pote plástico resistente de 500g, com proteção interna

Leia mais

BANCO GLOBAL CARTILHA DE ORIENTAÇÕES V CAMPORI DSA - BARRETOS, SP

BANCO GLOBAL CARTILHA DE ORIENTAÇÕES V CAMPORI DSA - BARRETOS, SP BANCO GLOBAL CARTILHA DE ORIENTAÇÕES V CAMPORI DSA - BARRETOS, SP Expediente Clube de Líderes Monte Everest Região Tupi ASES USeB Coordenador Regional: Erasmo Gazolli Diretor CLME: Rogger Moraes Diretor

Leia mais

As embalagens para alimentos em alumínio Sustentabilidade e Usabilidade

As embalagens para alimentos em alumínio Sustentabilidade e Usabilidade Claudia Passarinho Coordenadora da Qualidade e Segurança Alimentar, Lusoforma Colóquio Embalagem Alimentar 23 de março 2018 Introdução Produção de folha de alumínio O alumínio é verde - a importância da

Leia mais

Produtos para Cultivo Celular

Produtos para Cultivo Celular Produtos para Cultivo Celular CULTIVO CELULAR Através da técnica de cultivo celular, células animais ou vegetais são mantidas vivas em crescimento fora do seu tecido original, em condições controladas.

Leia mais

MAPA DE CONSOLIDAÇÃO DAS COTAÇÕES PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO ESCOLAR

MAPA DE CONSOLIDAÇÃO DAS COTAÇÕES PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO ESCOLAR Estado do Amazonas PREFEITURA MUNICIPAL DE ENVIRA PODER EXECUTIVO MAPA DE CONSOLIDAÇÃO DAS COTAÇÕES PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO ESCOLAR Item Especificação Und. Quant. M J P Rodrigues - ME L. F.

Leia mais

Black Week do Santander terá descontos de até 80% em produtos e serviços

Black Week do Santander terá descontos de até 80% em produtos e serviços Nota de Imprensa Black Week do Santander terá descontos de até 80% em produtos e serviços Ofertas estarão disponíveis na semana da Black Friday, de 17 a 27 de novembro Alguns produtos para Pessoa Jurídica,

Leia mais

COMO DESCARTAR SEUS RESÍDUOS DE MANEIRA CONSCIENTE

COMO DESCARTAR SEUS RESÍDUOS DE MANEIRA CONSCIENTE COMO DESCARTAR SEUS RESÍDUOS DE MANEIRA CONSCIENTE O PROBLEMA - O descarte de resíduos é uma das práticas mais impactantes do ponto de vista socioambiental. Além de sobrecarregar os aterros, ele ocasiona

Leia mais

Sistemas de marcação a laser de fibra

Sistemas de marcação a laser de fibra Contraste de marcação superior em altas velocidades em plásticos e metais robustos Guia de amostras de codificação e marcação Sistemas de marcação a laser de fibra Realizar marcações a laser de alto contraste

Leia mais

EMBALAGEM MELHOR. MUNDO MELHOR!

EMBALAGEM MELHOR. MUNDO MELHOR! 2016 EMBALAGEM MELHOR. MUNDO MELHOR! Briefing de Embalagens Produto Produto para Natal Categoria de Produto Chocolate Premium Nome do produto Itens de Produto Bombom (escuro e misto) Amplitude do Produto

Leia mais

Texto extraído do Livro: Logística Operacional Guia Prático José Antonio de Mattos Castiglioni Editora ética

Texto extraído do Livro: Logística Operacional Guia Prático José Antonio de Mattos Castiglioni Editora ética Base Tecnológica: 3 Habilidade: Etec Horácio 2. Políticas de estoque: embalagens e equipamentos utilizadas no manuseio e na movimentação de materiais. 2.4. Definir procedimentos para embalagem, armazenagem,

Leia mais

Inapel Embalagens Ltda.

Inapel Embalagens Ltda. Inapel Embalagens Ltda. Fundação: 1971 Rafael Alvarez Alonso Edison Marco Saniotto (in memorian) Executivos atuais: Monica Saniotto Diretoria Financeira Rafael Alvarez Diretoria Comercial Rodrigo Alvarez

Leia mais

Embalagem de papel: classificação e controle de qualidade

Embalagem de papel: classificação e controle de qualidade Embalagem de papel: classificação e controle de qualidade Prof. Germán Ayala Valencia Acondicionamento e Embalagem para Alimentos Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2018 Conteúdo Processo

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Prédio da Administração

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Prédio da Administração ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Prédio da Administração Informamos que o POLI RECICLA gerencia os resíduos recicláveis e perigosos de acordo com as normas vigentes e dentro de uma política

Leia mais

PRÊMIO ABRE DA EMBALAGEM BRASILEIRA COMPLETA 10 ANOS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS PARA TODAS AS EMPRESAS QUE PRODUZEM, CRIAM OU UTILIZAM EMBALAGENS

PRÊMIO ABRE DA EMBALAGEM BRASILEIRA COMPLETA 10 ANOS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS PARA TODAS AS EMPRESAS QUE PRODUZEM, CRIAM OU UTILIZAM EMBALAGENS PRÊMIO ABRE DA EMBALAGEM BRASILEIRA COMPLETA 10 ANOS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS PARA TODAS AS EMPRESAS QUE PRODUZEM, CRIAM OU UTILIZAM EMBALAGENS Já estão abertas as inscrições para o Prêmio ABRE da Embalagem

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Entendemos a velocidade com o que o mercado demanda resultados, para isto trabalhamos com o foco de otimizar o seu tempo e esforço.

APRESENTAÇÃO. Entendemos a velocidade com o que o mercado demanda resultados, para isto trabalhamos com o foco de otimizar o seu tempo e esforço. SUMÁRIO Apresentação Linha Elegance Linha Impact Linha Splendore Linha Luminus Linha Collum Linha Drum Linha Pet Linha Square Desenvolvimentos Exclusivos Tampas Válvulas 5 6 7 8 10 11 12 14 23 24 25 26

Leia mais

Oferecendo soluções em Descartáveis.

Oferecendo soluções em Descartáveis. Oferecendo soluções em Descartáveis. Página 1 Página 2 Fale Conosco: 11 2445 1787 comercial@lorenflex.com.br Oferecendo soluções em Descartáveis. Página 3 Filmes Stretch Oferecemos uma linha de soluções

Leia mais

Manual Coleta Seletiva DGA. Diretoria de Gestão Ambiental

Manual Coleta Seletiva DGA. Diretoria de Gestão Ambiental Manual Coleta Seletiva DGA Diretoria de Gestão Ambiental Universidade Federal de Pernambuco Superintendência de Infraestrutura Diretoria de Gestão Ambiental Diretora Maria de Fátima Morais Xavier Gerência

Leia mais

CATÁLOGO

CATÁLOGO CATÁLOGO 2017 www.capellembalagens.com.br vendas@capellembalagens.com.br 11 5870-9575 Nosso catálogo de 2017 apresenta uma linha de embalagens para trufas e bombons totalmente reestilizada, foram meses

Leia mais

Responsabilidade das Empresas na Cadeia do Gerenciamento de Resíduos e na implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos

Responsabilidade das Empresas na Cadeia do Gerenciamento de Resíduos e na implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos Seminário: Responsabilidade Compartilhada no Gerenciamento dos Resíduos Sólidos REALIZAÇÃO: Responsabilidade das Empresas na Cadeia do Gerenciamento de Resíduos e na implantação da Política Nacional de

Leia mais

MERCHANDISING CHRISTMAS 2018

MERCHANDISING CHRISTMAS 2018 MERCHANDISING CHRISTMAS 2018 Quem Somos Mais do que uma empresa de design de comunicação e artes gráficas, somos um parceiro na comunicação dos nossos clientes. Somos irreverentes, ambiciosos e preparados

Leia mais

Classificação da embalagem (material) Processamento da embalagem Efeito da embalagem na conservação do alimento (bolachas)

Classificação da embalagem (material) Processamento da embalagem Efeito da embalagem na conservação do alimento (bolachas) Classificação da embalagem (material) Processamento da embalagem Efeito da embalagem na conservação do alimento (bolachas) Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Engenharia Química e Engenharia

Leia mais

Catálogo de Produtos

Catálogo de Produtos Catálogo de Produtos Variedade Linha diversificada para atender aos diferentes segmentos de mercado. Personalização Processos de Serigrafia e Rotulagem próprios que garantem produtos personalizados com

Leia mais

PROGRAMA RECEBE PILHAS CARTILHA INFORMATIVA

PROGRAMA RECEBE PILHAS CARTILHA INFORMATIVA PROGRAMA RECEBE PILHAS CARTILHA INFORMATIVA 1 Sobre o Programa ABINEE Recebe Pilhas Em 2010, foi publicada pelo Governo Federal, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, na qual consta, entre outros objetivos,

Leia mais

Sacolas Bioplásticas e a Coleta Seletiva da cidade de São Paulo

Sacolas Bioplásticas e a Coleta Seletiva da cidade de São Paulo Sacolas Bioplásticas e a Coleta Seletiva da cidade de São Paulo A Lei nº 15.374 de 2011 proíbe a disponibilização de sacolas plásticas descartáveis nos estabelecimentos comerciais do município de São Paulo.

Leia mais

ACONDICIONAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (RSU) Profa. Margarita María Dueñas Orozco

ACONDICIONAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (RSU) Profa. Margarita María Dueñas Orozco ACONDICIONAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (RSU) Profa. Margarita María Dueñas Orozco margarita.unir@gmail.com RESPONSABILIDADES FASE INTERNA FASE EXTERNA Geração Coleta interna Acondicionamento Armazenamento

Leia mais

25/09/2016. Logística reversa. Logística reversa Razões para utilizar a logística reversa

25/09/2016. Logística reversa. Logística reversa Razões para utilizar a logística reversa a) Razões para utilizar a logística reversa; b) Produtos no final da Cadeia de Suprimentos; c) Motivos para o retorno dos bens; d) Processo logístico: direto e reverso; e) Origens e destino dos materiais

Leia mais

LISTA DE MATERIAL º ANO

LISTA DE MATERIAL º ANO 50 folhas de linguagem 20 folhas de almaço 03 metros de feltro (vermelho ou amarelo) 03 metros de TNT (vermelho ou laranja) 06 folhas de EVA (vermelho, preto, branco, cor de pele, verde, azul escuro).

Leia mais

Agora ficou muito fácil personalizar, proteger e customizar seu automóvel.

Agora ficou muito fácil personalizar, proteger e customizar seu automóvel. Agora ficou muito fácil personalizar, proteger e customizar seu automóvel. Alltak Tuning é uma película polimérica adesiva de altíssima qualidade, desenvolvida com tecnologia 100% nacional. Produzido com

Leia mais

Treinamento: Produção caseira de pães e biscoitos Código 889

Treinamento: Produção caseira de pães e biscoitos Código 889 ORIENTAÇÕES PARA EXECUÇÃO PROMOÇÃO SOCIAL Treinamento: Produção Caseira de Pães e Biscoitos Código: 889 Carga horária: 24 h Vagas: 13 a 16 participantes Requisitos para o participante: Idade mínima: 18

Leia mais

FITAS ADESIVAS HOTMELT

FITAS ADESIVAS HOTMELT HOTMELT DE DUPLA FACE MATERIAL DE SUPORTE EM TECIDO DE GAZE DE POLIÉSTER 2310 Hotmelt branco Habana 0.165 20-10 +60 9.1500 Colocação de alcatifas em chão ou superfícies irregulares. Suporte de rasgamento

Leia mais

PORTFÓLIO PORTFÓLIO OFICIAL EDIÇÃO 2019 POR MARKETING ARTVAC

PORTFÓLIO PORTFÓLIO OFICIAL EDIÇÃO 2019 POR MARKETING ARTVAC PORTFÓLIO PORTFÓLIO OFICIAL EDIÇÃO 2019 POR MARKETING ARTVAC O universo das embalagens ficou mais acessível... Siga-nos nas redes sociais: @artvacoficial /artvacembalagens Artvac Embalagens @artvac_oficial

Leia mais

Impressão I. Offset e Flexografia

Impressão I. Offset e Flexografia Impressão I Offset e Flexografia Traço, Meio-Tons e Retícula Traço: não há meio-tom; cor formada por uma única tinta; única cor física Meios-tons: variações de tons; pequenos pontos que misturam-se na

Leia mais

Embalagens e Manuseio de Materiais

Embalagens e Manuseio de Materiais DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA PROF. ADM ENDERSON FABIAN AULA PARA AS TURMAS DE ADMINISTRAÇÃO 2010 1 Conteúdo 1 Perspectivas de Embalagem 2 Embalagem para Gerar Eficiências no Manuseio de Materiais

Leia mais

Pregão Eletrônico Nº 00020/2015(SRP) RESULTADO POR FORNECEDOR

Pregão Eletrônico Nº 00020/2015(SRP) RESULTADO POR FORNECEDOR PREGÃO ELETRÔNICO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano Instituto Federal do Sertão

Leia mais

UNIDADE 16 Conformação dos Materiais

UNIDADE 16 Conformação dos Materiais UNIDADE 16 Conformação dos Materiais Esta Unidade não tem propriamente uma Lista de Exercícios, mas algumas recomendações de como abordar o estudo de seus conteúdos. Como você certamente deve ter notado

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina TAL430 Embalagem de Alimentos

Programa Analítico de Disciplina TAL430 Embalagem de Alimentos 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Tecnologia de Alimentos - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 5 Carga horária semanal

Leia mais

ACV. de Ciclo de Vida. Análise comparativa sobre aspectos sustentáveis entre as embalagens de vidro: One Way e Retornável. Título

ACV. de Ciclo de Vida. Análise comparativa sobre aspectos sustentáveis entre as embalagens de vidro: One Way e Retornável. Título ACV Análise de Ciclo de Vida Título Análise comparativa sobre aspectos sustentáveis entre as embalagens de vidro: One Way e Retornável 1 Identificação da equipe de trabalho Membros Aurino Neto Isabela

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS

CATÁLOGO DE PRODUTOS CATÁLOGO DE PRODUTOS 2019-1 ÍNDICE FECHOS, FITAS, FITILHOS E LAÇOS 03 à 18 fecho rápido decorado 03 fecho rápido metalizado 04 ta plástica lisa 04 à 06 ta plástica metalizada 06 e 07 tilho decorado 07

Leia mais

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE QUEM SOMOS? SUSTENTABILIDADE CICLO DE VIDA DAS EMBALAGENS VANTAGENS DA RECICLAGEM REGRAS DE SEPARAÇÃO/BOAS PRÁTICAS QUEM SOMOS? Quem Somos? O que fazemos? A Sociedade Ponto

Leia mais

RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Profa. Dra. Wanda M. Risso Günther FSP/USP

RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Profa. Dra. Wanda M. Risso Günther FSP/USP RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS Profa. Dra. Wanda M. Risso Günther FSP/USP 1 MINIMIZAÇÃO DE RESÍDUOS REDUÇÃO NA FONTE GERADORA RECUPERAÇÃO TRATAMENTO Estratégias como a Minimização de Resíduos é enfatizada,

Leia mais