Dialogando com os meus vilões. O Poder do Psicodrama na rematrização de crenças no processo de Coaching

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dialogando com os meus vilões. O Poder do Psicodrama na rematrização de crenças no processo de Coaching"

Transcrição

1 Dialogando com os meus vilões O Poder do Psicodrama na rematrização de crenças no processo de Coaching AndressaMiiashiro Marcela Lempé Este trabalho retrata um dos encontros do programa de coaching em grupo, codirigido pela Andressa Miiashiro e Marcela Lempé, que tinha como objetivo estimular as pessoas à revisão e recriação de seus papéis profissionais, convidando-as a mergulhar nos sabotadores que as impediam de alcançar o que queriam.

2 INTRODUÇÃO Este trabalho é um recorte do programa de coaching em grupo realizado com a codireção da Andressa Miiashiro e Marcela Lempé que tinha como objetivo estimular as pessoas à revisão e recriação de seus papéis profissionais, para que pudessem ser protagonista e autoras da própria vida e carreira. O grupo era composto de 7 pessoas entre anos, que trabalhavam em empresas de diversos segmentos e tamanhos, e estavam em busca de revisitar suas carreiras, entrar em contato com seus talentos e serem mais realizadas. No processo de coaching, trabalhamos o atingimento de objetivos através do autoconhecimento. Nós, como diretoras e facilitadoras deste processo, apoiamos os integrantes do grupo a entrarem em contato com a sua história, forças e talentos, o que impulsiona para chegar onde desejam, bem como, o que vem os impedindo. Como recorte do programa de coaching, que é composto de 5 encontros de 4horas, apresentaremos um dos encontros, que é o Encontro dos Vilões, que tem o objetivo de ajudar os participantes a entrarem em contato com as suas crenças limitantes e cristalizadas construídas ao longo da vida, os sabotadores, ou seja, aquilo que nos impede de darmos respostas diferentes diante de uma mesma situação ou até mesmo de uma situação nova, ou seja, de alcançarmos nossa espontaneidade e chegarmos onde queremos.

3 DESENVOLVIMENTO DO TEMA Como tudo começou? Conforme a metodologia psicodramática, iniciamos com um aquecimento inespecífico, que é o café da manhã, o momento descontraído de trazer as novidades que aconteceram do último encontro até esse. Logo após o café, começamos o aquecimento específico, no qual trouxemos como objeto intermediário as figuras do screen beans 1. Colocamos as figuras no chão e pedimos que cada um escolhesse duas figuras, uma para representar uma conquista e a outra para representar uma dificuldade que encontrou nesse processo de desenvolvimento desde que começou o trabalho de coaching. O propósito do aquecimento era retomar o que tinha sido trabalhado no encontro anterior (as conquistas) e principalmente dar início ao tema das dificuldades, para levantar aquilo que estava impedindo os coachees de alcançar o que queriam. Trabalhamos nos encontros passados nosso lado luz, nossos heróis internos, e hoje será o dia de conhecer nossos vilões internos, aqueles que nos impedem de agir, de conquistar o que queremos, que são nossos sabotadores. Após cada um escolher sua imagem e compartilhar no grupo o que elas representavam, demos sequência a esse aquecimento pedindo que todos se levantassem e caminhassem pela sala, olhando para os seus passos, refletindo sobre os passos que já tinham dado até aqui, as realizações e conquistas, e também os obstáculos que tinham encontrado pela frente. Nesse caminhar, através do psicodrama interno, para começarem a acessar as vozes internas que os acompanham e provocam essas dificuldades, trazíamos perguntas para reflexão: Como é encontrar esses obstáculos? Que obstáculos são esses? São internos ou externos? É alguém que te impede, ou é algo dentro de você que tem te impedido? Quais são as suas amarras? O que te segura? O que te prende? Que voz interna é essa que te impede de conquistar seus desejos?. Após trazer essas perguntas pausadamente, pedimos que eles falassem como estavam se sentindo em uma palavra em voz alta e, em seguida, pedimos que expressassem esse sentimento com o corpo, como uma escultura, iniciando a 1º dramatização. Com as esculturas montadas, começamos a interagir com elas, fazendo solilóquios para que cada um pudesse falar o que estava sentindo e pensando naquela imagem. 1 Screen beans são figuras caracterizadas geralmente utilizadas em apresentações de Power point.

4 Em seguida, perguntamos quem gostaria de ver a sua imagem de fora, como um espelho da escultura para ampliar o olhar. Todos aceitaram a proposta e uma das diretoras entrou no papel de ego para fazer esse espelho de cada escultura. Após o espelho de cada escultura, demos início a um novo aquecimento para prosseguirmos para uma 2ª dramatização e demos a consigna que as esculturas tinham ganhado vida, e como esculturas vivas, pedimos que começassem a caminhar pela sala e refletissem sobre as seguintes questões: Em que situação você está aparecendo na vida do fulano? Qual o seu papel aí? Qual o tamanho ocupa na vida do fulano? Que espaço é esse que você ocupa? Qual é o seu nome?. Pedimos que os vilões (as esculturas vivas) assumissem uma nova posição que se sentissem mais confortáveis como vilões. As pessoas mudaram suas posições conforme o perfil mais claro de cada vilão. Por exemplo, o Vilão Paralisia deitou no chão, o Vilão Sr. Sabota levantou o peito e a mão, o Vilão Tonto ficou largado na cadeira..., etc. Continuamos conversando e interagindo com esses vilões e demos início à roda de bate papo dos vilões, pedindo que eles conversassem sobre as perguntas que tínhamos acabado de trazer para eles. Após esta cena, pedimos que os vilões se despedissem e propusemos um compartilhar em grupo a respeito da experiência, que pudessem falar como estavam se sentindo e o que aprendeu sobre seus vilões internos, seus sabotadores e crenças. O feedback que as pessoas trouxeram foi da percepção de terem tirado o vilão de trás da cortina, que encarar ele cara a cara e conversar com ele foi muito bom para trazer para consciência, para trazer visibilidade e assim poder ter a possibilidade de agir de forma diferente, de dar uma nova resposta. Para simbolizar essa nova resposta, partimos para a 3ª dramatização, na qual formamos um círculo pequeno com as cadeiras e pedimos que todos entrassem dentro dele para simbolizar a prisão interna formada pelos vilões. Dentro do círculo, pedimos para que eles refletissem sobre qual escolha gostariam de fazer agora com seus vilões internos já que tinham conhecido eles de perto e trazido para a consciência. E trouxemos a seguinte consiga: Agora que vocês conheceram de perto os vilões internos de vocês, as suas crenças limitantes e seus grandes sabotadores internos, o que vocês gostariam de fazer com eles? O que você gostaria de falar com ele? Que voz poderia ser usada para confrontá-lo e até entrar em um acordo com ele? O que você quer manter dele e o que você

5 quer deixar ir? Em qual lugar você quer colocá-lo? Qual espaço ele deve ocupar dentro de você?. Quem já ia se sentindo estimulado e com clareza do que fazer e falar com seu vilão, era convidado a sair do círculo, fazer uma nova escultura com o corpo e falar com esse vilão, o que queria e não queria mais dele e como ele deveria atuar na sua vida. Todos fizeram o movimento, a nova escultura, e falaram com o seu sabotador, conseguindo dar uma nova resposta a uma crença que estava cristalizada. Depois que todos saíram do círculo, pedimos que escrevessem no diário de bordo individual uma nova mensagem que ficava para eles agora, uma voz que fazia mais sentido para o momento atual e que iria impulsionar a romper determinadas barreiras. As pessoas saíram do encontro mexidas, mas também empoderadas por conseguirem olhar para as suas sombras, colocando luz nelas e vendo que cada um tem o poder de escolha do que quer fazer com isso e da possibilidade de ter novas ações diante de antigos cenários. CONCLUSÃO Percebemos o poder do Psicodrama em diversas sessões do programa de coaching, mas especialmente nesta, vimos a riqueza da metodologia em atuar com tanta profundidade em conteúdos velados e conservados, como crenças. As crenças constroem-se como falas interiorizadas que podem estar em um nível consciente ou inconsciente, podem ser positivas e otimistas, no final tudo dá certo, sou sempre o melhor, ou podem ser negativas, não sou capaz, faço tudo errado. As crenças podem ser construídas durante a vida, mas em sua grande maioria tiveram o seu berço na infância, norteando e moldando o comportamento do indivíduo muitas vezes sem que ele possua consciência, limitando desta forma o protagonismo frente a sua atuação do mundo. Este conceito, muito presente no coaching, correlaciona-se facilmente com a teoria de Matriz de Identidade, pois é através desta placenta social, que a criança vai dando forma à construção de sua identicidade, processo na verdade, iniciado desde a sua concepção. Portanto, no Encontro dos Vilões, tivemos fortemente o Encontro do Coaching e Psicodrama. O que ficou para nós como psicodramatistas? Não temos condição de mudar a cena do passado, mas podemos dar novos significados, rematrizar. Quando vemos as respostas dadas e conservadas de diversos ângulos, podemos resiginificá-la, dando um novo sentido conforme ao cenário atual e assim abrir novas possibilidades de atuação.

6 Quando trazemos para o palco, trazemos consciência, e quando nos tornamos conscientes de nós mesmos, podemos ser protagonistas do que escolhemos daqui em diante. Podemos ser espontâneos e criativos para ir em busca de novas resposta saudáveis.

7 REFERÊNCIAS CAMARGO, Lucila. Orientação Profissional: uma experiência psicodramática. São Paulo: Ágora, CUKIER, Rosa. Psicodrama Bipessoal: Sua técnica, seu terapeuta e seu paciente. São Paulo: Ágora, DATNER, Yvette. Jogos para educação empresarial: jogos, jogos dramáticos, role-playing, jogos de empresa. São Paulo: Ágora, DRUMMOND, Joceli; SOUZA, Andréa Claudia. Sociodrama nas organizações. São Paulo: Ágora, DRUMMOND, Joceli; BOUCINHAS, Maria de Fátima; BIDART-NOVAES, Marcos. Coaching com Psicodrama: Potencializando indivíduos e organizações. Rio de Janeiro: Wak, GONÇALVES, Camila Salles; WOLFF, Wilson; ALMEIDA, Wilson Castello. Lições de psicodrama: introdução ao pensamento de J.L.Moreno. São Paulo: Ágora, MARQUES, José Roberto. Como surgiu e qual o objetivo do coaching? Disponível em: Acesso em 03 fev MONTEIRO, Regina F. (org). Técnicas fundamentais do psicodrama. São Paulo: Ágora, MORENO, Jacob Levy. Psicodrama. 13ª ed. São Paulo: Cultrix, RAMALHO, Cybele M. R. Psicodrama e Dinâmica de Grupo. Aracaju, 2010 ROJAS-BERMÚDEZ, Jaime G. Introdução ao Psicodrama, Mestre Jou, São Paulo, SCHIMIDT, Maria Luiza Gava. A utilização do objeto intermediário no psicodrama organizacional: modelos e resultados. Revista electrônica internacional de la unión latinoamericana de entidades de psicologia. Nov. 2006, nº 8. Disponível em: Acesso em 26/01/2015. YOZO, R.Y.K. 100 Jogos para grupos: Uma abordagem psicodramática para empresas, escolas e clínicas. São Paulo: Ágora, 1996.

Profa. Cybele Ramalho

Profa. Cybele Ramalho Cursos de Formação em Psicodrama Profa. Cybele Ramalho Definição de átomo social Para Jacob Levy Moreno, o átomo social é considerado a menor unidade funcional dentro de um grupo social: consiste nas ligações

Leia mais

HIPNOSE ERICKSONIANA E PSICODRAMA INTERNO DIFERENÇAS E APROXIMAÇÕES EM SUA APLICAÇÃO PSICOTERÁPICA

HIPNOSE ERICKSONIANA E PSICODRAMA INTERNO DIFERENÇAS E APROXIMAÇÕES EM SUA APLICAÇÃO PSICOTERÁPICA HIPNOSE ERICKSONIANA E PSICODRAMA INTERNO DIFERENÇAS E APROXIMAÇÕES EM SUA APLICAÇÃO PSICOTERÁPICA Sergio Ennes 14/11/2015 Definições: Esta abordagem leva em consideração a singularidade do paciente e

Leia mais

O que está te deixando inquieto?

O que está te deixando inquieto? O que está te deixando inquieto? Você gostaria de mudar a realidade na qual está inserido? Você sente que chegou a hora de dar início à mudança, tantas vezes adiada? Precisa de uma maneira eficaz de tirar

Leia mais

DINAMIZAR APRENDIZAGENS Freud interpreta os sonhos dos seus pacientes, eu ensino-os a sonhar Moreno Retenção da Informação 10% do que lemos 20% do que ouvimos 30% do que vemos 50-70% do que vemos e ouvimos

Leia mais

Autoconhecimento e Aprimoramento

Autoconhecimento e Aprimoramento PROGRAMA: Autoconhecimento e Aprimoramento AULA 3 JARDIM DO SUCESSO MARY KAY JULHO 2016 Como o Coaching pode contribuir CENÁRIO ATUAL CENÁRIO DESEJADO O CAMINHO Modelo Skilled-Helper G. Egan ESTRUTURA

Leia mais

Afinal, o que é Coaching?

Afinal, o que é Coaching? Afinal, o que é Coaching? - O que é isso? - Como funciona? - Para que serve? Antes de prosseguir, vou contar como o coaching entrou na minha vida e como eu me transformei, tudo se transformou. Nada se

Leia mais

Processo de coaching Jaison - Demonstração Entregue Resultados. Meta: Faturar 2 milhões por mês até Resultado:

Processo de coaching Jaison - Demonstração Entregue Resultados. Meta: Faturar 2 milhões por mês até Resultado: Meta: Faturar 2 milhões por mês até 2019 Resultado: Reestruturação de algumas áreas e melhorias aplicadas. Objetivos definidos e realizando acompanhamento da meta principal. Página 1/17 Resumo das sessões

Leia mais

Minha História de amor

Minha História de amor Minha História de amor Hoje eu vou falar um pouco sobre a minha história de amor! Bem, eu namoro à distância faz algum tempinho. E não é uma distância bobinha não, são 433 km, eu moro em Natal-Rn, e ela

Leia mais

ENCONTRE SUA ESTRATÉGIA DE INSCRIÇÃO #MOVIMENTOSEJA #MOVIMENTOSEJA JUN 2016 JUN 20161

ENCONTRE SUA ESTRATÉGIA DE INSCRIÇÃO #MOVIMENTOSEJA  #MOVIMENTOSEJA JUN 2016 JUN 20161 ENCONTRE SUA ESTRATÉGIA DE INSCRIÇÃO #MOVIMENTOSEJA WWW.SEJATRAINEE.COM.BR #MOVIMENTOSEJA JUN 2016 JUN 20161 É hora de se inscrever A fase de inscrição costuma passar batida para muita gente. Por isso

Leia mais

Patricia Turella. Emagreça sua mente e emagrecerá seu corpo.

Patricia Turella. Emagreça sua mente e emagrecerá seu corpo. Patricia Turella Emagreça sua mente e emagrecerá seu corpo. 3 4 5 6 7-8 9 O Método Como funciona Dúvidas Qual a diferença de outros métodos Aplicação do método Patricia Turella 2 Title of the book Mudar

Leia mais

ROTEIRO DE UMA ENTREVISTA DE INICIAÇÃO

ROTEIRO DE UMA ENTREVISTA DE INICIAÇÃO ROTEIRO DE UMA ENTREVISTA DE INICIAÇÃO Dicas importante: 1- Toda entrevista de iniciação deve proceder de uma experimentação dos produtos. Isto vai fazer que a candidata a consultora se apaixone pela qualidade

Leia mais

Psicodrama. Equipes. Grupos. Psicodrama organizacional.

Psicodrama. Equipes. Grupos. Psicodrama organizacional. 78 Revista Brasileira de Rodrigo Padrini Monteiro Psicólogo formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e psicodramatista pelo Instituto Mineiro de Psicodrama Jacob Levy Moreno

Leia mais

QUAL É O NOSSO CAMPO DE ATUAÇÃO?

QUAL É O NOSSO CAMPO DE ATUAÇÃO? QUEM SOMOS? Caros jovens participantes do Jovens em Ação, para ajudar o grupo na realização do seu empreendimento social, o projeto entregará a vocês, em partes, algumas propostas de atividades que contribuirão

Leia mais

METODOLOGIA PM4P. Jornada de Sucesso. Defina sua Jornada Processo de Identidade

METODOLOGIA PM4P. Jornada de Sucesso. Defina sua Jornada Processo de Identidade 1 METODOLOGIA PM4P Jornada de Sucesso 2 METODOLOGIA PM4P Processo de Identidade Aula 08 Assuntos a serem abordados 01. Conexão Rapport e Autoconhecimento 02. Proposta Tema da Sessão Shazan/Identificação

Leia mais

Trabalho. Reflexões sobre insatisfações profissionais

Trabalho. Reflexões sobre insatisfações profissionais Trabalho Reflexões sobre insatisfações profissionais O que esperamos do trabalho? O trabalho, para muita gente, ainda significa o mesmo da sua origem no latim: um instrumento de tortura e a total perda

Leia mais

A MÚSICA NO PSICODRAMA : Um Caminho para Atualizar a Cena Trabalho apresentado no XI Congresso Brasileiro de Psicodrama, Campos do Jordão, 1998

A MÚSICA NO PSICODRAMA : Um Caminho para Atualizar a Cena Trabalho apresentado no XI Congresso Brasileiro de Psicodrama, Campos do Jordão, 1998 A MÚSICA NO PSICODRAMA : Um Caminho para Atualizar a Cena Trabalho apresentado no XI Congresso Brasileiro de Psicodrama, Campos do Jordão, 1998 Leonídia Alfredo Guimarães Focar a atenção do paciente, diminuir

Leia mais

O papel do arteterapeuta

O papel do arteterapeuta O papel do arteterapeuta Olá pessoal, hoje eu gostaria de escrever um pouco sobre o papel do arteterapeuta. Primeiramente, quero ressaltar que a arte como instrumento terapêutico ainda é vista por algumas

Leia mais

RESENHAS. BOOK REVIEWS Reseñas

RESENHAS. BOOK REVIEWS Reseñas RESENHAS BOOK REVIEWS Reseñas 117 Resenhas Psicodrama público na contemporaneidade: Cenários brasileiros e mundiais Public psychodrama in contemporary times: Global and Brazilian scenarios Psicodrama público

Leia mais

TESTE DIAGNÓSTICO DE PRODUTIVIDADE para gestão de tempo e de vida

TESTE DIAGNÓSTICO DE PRODUTIVIDADE para gestão de tempo e de vida Olá, seja bem-vinda! Esse teste é parte integrante do Programa de life coaching Produtividade Em Ação. Faça o teste de diagnóstico de produtividade e depois de terminar o programa e colocar em prática

Leia mais

a confusão do final do ano e as metas para o próximo

a confusão do final do ano e as metas para o próximo o que fazer se o ano que passou foi ruim? o que fazer nesse próximo ano? a confusão do final do ano e as metas para o próximo Enéas Guerriero www.equilibriocontinuo.com.br O que vamos falar hoje? 1) Estresse

Leia mais

E book. Conhecendo o dia do seu filho na escola. Renata Cyríaco Coach Infantil

E book. Conhecendo o dia do seu filho na escola. Renata Cyríaco Coach Infantil E book Conhecendo o dia do seu filho na escola Renata Cyríaco Coach Infantil Meu nome é Renata Cyríaco, tenho 40 anos, sou Professora, Fisioterapeuta, Gestora Escolar, Especializada em educação especial

Leia mais

coleção Conversas #21 - ABRIL e t m o se? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #21 - ABRIL e t m o se? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. Sou bem que ele mais v coleção Conversas #21 - ABRIL 2015 - m o c está l e g i o h a que e l apenas por in e t. er e s se? Será Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

Leia mais

Atualmente atua como Consultora de Marketing e Negócios para Mulheres e Mães Empreendedoras. Além disso, realiza Palestras motivacionais e

Atualmente atua como Consultora de Marketing e Negócios para Mulheres e Mães Empreendedoras. Além disso, realiza Palestras motivacionais e 2 SOBRE A AUTORA Adriana Valente é Empresária, Consultora de Marketing, Palestrante e Fundadora do Empreender Mulher. Graduada em Propaganda e Marketing, Marketing de Varejo e MBA em Gestão Empresarial.

Leia mais

Exemplos de Perguntas/ Tópicos para Círculos

Exemplos de Perguntas/ Tópicos para Círculos APÊNDICE 1 Exemplos de Perguntas/ Tópicos para Círculos EXPLORANDO VALORES Quando você está sendo humano, no seu melhor, que qualidades descrevem você? (em uma palavra ou frase curta). Imagine que você

Leia mais

O QUE TE MOVE??? Ser Futura para ser Diretora!!

O QUE TE MOVE??? Ser Futura para ser Diretora!! O QUE TE MOVE??? Ser Futura para ser Diretora!! OBJETIVO Compreender que para definir objetivos é preciso planejamento e disciplina e como fazer para realiza-los Compreender que para definir objetivos

Leia mais

Na Trilha do Gráfico. Atividade: Trilhar e Descrever Gráficos. Introdução:

Na Trilha do Gráfico. Atividade: Trilhar e Descrever Gráficos. Introdução: Atividade: Trilhar e Descrever Gráficos Introdução: O conceito de velocidade e a leitura de gráficos de tempo-distância têm a fama de ser difíceis para alunos de todos os níveis. Mesmo estudantes universitários

Leia mais

20º CBP: Protocolo Em Cena

20º CBP: Protocolo Em Cena 20º CBP: Protocolo Em Cena Preencha sempre abaixo do título do campo e não remova os campos que deixar em branco. A explicação de cada campo, quando existir, deverá ser removida. Campos marcados com *

Leia mais

CHEGOU A JORNADA PROVE UM LUGAR PRA VOCÊ EXPRESSAR TUDO QUE NASCE DO LADO DE DENTRO QUESTIONAR AS REGRAS E TUDO QUE É TIDO COMO CERTO

CHEGOU A JORNADA PROVE UM LUGAR PRA VOCÊ EXPRESSAR TUDO QUE NASCE DO LADO DE DENTRO QUESTIONAR AS REGRAS E TUDO QUE É TIDO COMO CERTO CHEGOU A JORNADA PROVE UM LUGAR PRA VOCÊ EXPRESSAR TUDO QUE NASCE DO LADO DE DENTRO QUESTIONAR AS REGRAS E TUDO QUE É TIDO COMO CERTO UM LUGAR PRA SER LIVRE DE VERDADE SEM AUTO JULGAMENTO E SE IMPORTAR

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex Praticante Denise Local: Núcleo de Arte Albert Einstein Data: 03.12.2013 Horário: 10 h30 Duração da entrevista: 1h.

Leia mais

Entrevista de Iniciação de Sucesso. Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay Flávia Campos

Entrevista de Iniciação de Sucesso. Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay Flávia Campos Entrevista de Iniciação de Sucesso Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay Flávia Campos PERFIL DA NOVA INICIADA QUALQUER PESSOA PODE SER UMA POTENCIAL INICIADA. Não tenha preconceito. Em sessão:

Leia mais

Código de Cultura. #culturecode

Código de Cultura. #culturecode Código de Cultura #culturecode Janeiro 2017 Josi & Marco Meda Transformar pessoas, essa é a nossa missão! nosso propósito A MEDA Academy Training foi criada pelo casal Josi & Marco Meda com o objetivo

Leia mais

O Poder da Sua Mente!

O Poder da Sua Mente! O Poder da Sua Mente! Se você acredita que pode, então você pode. Se você acredita que não pode, você está certa. Mary Kay Ash Quem sou eu? Juliana David Yamazaki Diretora Sênior de Vendas Independente

Leia mais

coleção Conversas #24 Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #24 Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #24 Eu Posso sou me G ay. curar? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo de facilitar

Leia mais

Comece seu processo de AUTOCOACHING

Comece seu processo de AUTOCOACHING Comece seu processo de AUTOCOACHING Você já percebeu que o tempo todo tem alguém ao nosso redor (incluindo eu e você) dizendo que precisa de mudanças em suas vidas? Não vou focar aqui na carreira, pois

Leia mais

Como Planejar seu 2018 de forma clara dentro das suas prioridades

Como Planejar seu 2018 de forma clara dentro das suas prioridades Como Planejar seu 2018 de forma clara dentro das suas prioridades Elisandra Uesato Agenda Metas e Objetivos 1 Roda da Vida 2 Valores 3 Objetivos 4 Metas 5 Perder tempo e foco Roda da Vida Seu Uso Uma das

Leia mais

ELIZÂNGELA DUARTE Coach CLIMA ESCOLAR E A CONVIVÊNCIA RESPEITOSA NA ESCOLA 13/02/2019

ELIZÂNGELA DUARTE Coach CLIMA ESCOLAR E A CONVIVÊNCIA RESPEITOSA NA ESCOLA 13/02/2019 ELIZÂNGELA DUARTE Coach CLIMA ESCOLAR E A CONVIVÊNCIA RESPEITOSA NA ESCOLA 13/02/2019 CLIMA ESCOLAR E A CONVIVÊNCIA RESPEITOSA NA ESCOLA O BIBLIOTECÁRIO E O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL COMO AGENTE DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

SOMATODRAMA COMO ABORDAGEM PSICOSSOMÁTICA. O CORPO REVELA O SEU DRAMA - MANEJOS E TÉCNICAS NO ATENDIMENTO FAMILIAR

SOMATODRAMA COMO ABORDAGEM PSICOSSOMÁTICA. O CORPO REVELA O SEU DRAMA - MANEJOS E TÉCNICAS NO ATENDIMENTO FAMILIAR SOMATODRAMA COMO ABORDAGEM PSICOSSOMÁTICA. O CORPO REVELA O SEU DRAMA - MANEJOS E TÉCNICAS NO ATENDIMENTO FAMILIAR RESUMO Maria Christina A. Freire A constatação de sintomas e doenças orgânicas vai exigir

Leia mais

Este PDF é a continuação do PDF. das aulas 1 e 2 que foram. disponibilizadas anteriormente. Para acessar o PDF 1 e 2 clique

Este PDF é a continuação do PDF. das aulas 1 e 2 que foram. disponibilizadas anteriormente. Para acessar o PDF 1 e 2 clique Este PDF é a continuação do PDF das aulas 1 e 2 que foram disponibilizadas anteriormente Para acessar o PDF 1 e 2 clique no link das aulas que estão no topo da página. Perguntas Poderosas O poder das perguntas

Leia mais

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Você está preparado? Pense bem... Curso superior, pós-graduação, dois idiomas... Um Auditor Como qualquer outro profissional,

Leia mais

Graciely de Oliveira Martins. Diretora Fut. Executiva de Vendas Independente Mary Kay Unidade Ouse Sonhar

Graciely de Oliveira Martins. Diretora Fut. Executiva de Vendas Independente Mary Kay Unidade Ouse Sonhar Graciely de Oliveira Martins Diretora Fut. Executiva de Vendas Independente Mary Kay Unidade Ouse Sonhar 1- Querer (Entusiasmo). 2- Conhecer seu negócio (produtos, bônus, empresa, carreira, reconhecimentos)

Leia mais

ACCESS COUNSCIOSNESS Empoderando pessoas a saberem o que sabem. Entenda o que são as Barras de Access.

ACCESS COUNSCIOSNESS Empoderando pessoas a saberem o que sabem. Entenda o que são as Barras de Access. ACCESS COUNSCIOSNESS Empoderando pessoas a saberem o que sabem. Entenda o que são as Barras de Access. O que são as Barras de Access Barras de Access é um processo quântico, realizado a partir de toques

Leia mais

DESCONSTRUINDO O NORMATIVO ATRAVÉS DAS MOCHILAS: EXISTEM OUTRAS POSSIBILIDADES DE SER?

DESCONSTRUINDO O NORMATIVO ATRAVÉS DAS MOCHILAS: EXISTEM OUTRAS POSSIBILIDADES DE SER? DESCONSTRUINDO O NORMATIVO ATRAVÉS DAS MOCHILAS: EXISTEM OUTRAS POSSIBILIDADES DE SER? André Vieira Permito-me iniciar este relato dizendo que o mesmo em seu desenvolvimento não traz uma linearidade do

Leia mais

Psicoterapia. psicodramática. com crianças ... socionômica. Rosalba Filipini

Psicoterapia. psicodramática. com crianças ... socionômica. Rosalba Filipini Psicoterapia psicodramática com crianças... Uma proposta socionômica Rosalba Filipini PSICOTERAPIA PSICODRAMÁTICA COM CRIANÇAS Uma proposta socionômica Copyright 2014 by Rosalba Filipini Direitos desta

Leia mais

Saúde Mental: Grupos na Atenção Primária à Saúde. Monica Duarte da Silva Gonçalves CRP 12/2203

Saúde Mental: Grupos na Atenção Primária à Saúde. Monica Duarte da Silva Gonçalves CRP 12/2203 Saúde Mental: Grupos na Atenção Primária à Saúde Monica Duarte da Silva Gonçalves CRP 12/2203 Aprendendo a lidar com grupos: uma introdução O que é um grupo? Segundo Pichon-Rivière (1994)) pode-se falar

Leia mais

3 ferramentas de coaching para profissionais de saúde

3 ferramentas de coaching para profissionais de saúde 3 ferramentas de coaching para profissionais de saúde Dra. Andreia Torres, Mestre em nutrição, doutora em psicologia clínica e cultura / projeto ensino na saúde, pós-doutora em saúde coletiva (UnB/Harvard).

Leia mais

AUTOCONHECIMENTO e liderança. Mantenedor

AUTOCONHECIMENTO e liderança. Mantenedor AUTOCONHECIMENTO e liderança Mantenedor Olá, Empresário Júnior! Entramos na segunda semana do PDL Com o primeiro manual, bit.ly/pdl2017_1, foi possível entender o que significa ser um líder dentro do Movimento

Leia mais

Do mundo da fantasia ao mundo real

Do mundo da fantasia ao mundo real Do mundo da fantasia ao mundo real Olá Mulher empreendedora! Vamos falar um pouquinho sobre os nossos desafios? Nos dias de hoje precisamos ser multitarefas, conciliamos nossa a carreira com outras atividades,

Leia mais

MASTER COACH TREINADORA COMPORTAMENTAL PALESTRANTE. Empreender e SER Feliz!

MASTER COACH TREINADORA COMPORTAMENTAL PALESTRANTE. Empreender e SER Feliz! MASTER COACH TREINADORA COMPORTAMENTAL PALESTRANTE Empreender e SER Feliz! SOU APAIXONADA POR EMPREENDEDORISMO ACREDITO QUE O SUCESSO ESTÁ EM TRABALHAR COM AMOR O MELHOR MOMENTO PARA MUDAR E FAZER ACONTECER

Leia mais

PROCESSO DE IDENTIDADE

PROCESSO DE IDENTIDADE PROCESSO DE IDENTIDADE DESENVOLVIMENTO DA SESSÃO TAREFA PARA A VIDA: RECAPITULAÇÃO FINAL + TAREFAS + DESCONEXÃO Diário de Bordo DIÁRIO DE BORDO: DATA / / I. Por que valeu a pena viver o dia de hoje? (feedback

Leia mais

PSICODRAMA COM CRIANÇAS. Professora Patrícia Motta. Psicoterapias humanista e existencial

PSICODRAMA COM CRIANÇAS. Professora Patrícia Motta. Psicoterapias humanista e existencial PSICODRAMA COM CRIANÇAS Professora Patrícia Motta O fundamento do psicodrama é o princípio da espontaneidade criadora, a participação desinibida de todos os membros do grupo na produção dramática e a catarse

Leia mais

Pesquisa de clima organizational com psicodrama

Pesquisa de clima organizational com psicodrama 100 Revista Brasileira de Yvette Betty Datner Consultora de empresas, psicodramatista-didata supervisora pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP), pedagoga com pós-graduação em Ciências Sociais

Leia mais

Meus Desafios Minhas Fortalezas Minhas Atitudes

Meus Desafios Minhas Fortalezas Minhas Atitudes É comum conhecermos pessoas que reclamam da Vida assumindo uma posição de vítima das circunstâncias. Entretanto, há também quem decida assumir a responsabilidade sobre sua história, reconhecendo oportunidades

Leia mais

O que é PROSPERIDADE?

O que é PROSPERIDADE? PROSPERIDADE O que é PROSPERIDADE? A palavra prosperidade vem do latim prosperitate que significa estado ou qualidade de próspero, feliz, abastado, que está em plena ascensão, é um conjunto de situações

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde Curso de Psicologia Núcleo 2.3 Psicodrama 2018/19

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde Curso de Psicologia Núcleo 2.3 Psicodrama 2018/19 Núcleo 2.3 Psicodrama: teoria e técnicas aplicadas em diferentes contextos Departamentos Envolvidos: Psicodinâmica e Desenvolvimento Coordenador: Adrianna Loduca Professores: Adrianna Loduca Alexandre

Leia mais

CURSO DE SUPERVISORES

CURSO DE SUPERVISORES 2016 CURSO DE SUPERVISORES [Com Ferramentas de Coaching] AULA 7 Bruno Monteiro AAULA 7 APRENDENDO A DESAFIAR A EQUIPE A CRESCERR Os bons líderes precisam viver o que eu chamo de melhoria contínua. Ou seja,

Leia mais

EMPOWERMENT COACH. Transforme-se na melhor pessoa que você pode ser!!! Juliana Coppi Luzi. Coaching de Empoderamento

EMPOWERMENT COACH. Transforme-se na melhor pessoa que você pode ser!!! Juliana Coppi Luzi. Coaching de Empoderamento EMPOWERMENT Transforme-se na melhor pessoa que você pode ser!!! Coaching de Empoderamento COACH Juliana Coppi Luzi Juliana Coppi Luzi Professional & Self Coach - PSC Analista Comportamental Life Coach

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): Paula Bartelli Francisquetti NOME DO LIVRO: A Colcha de Retalhos AUTOR: Conceil Corrêa da Silva e Nyl Ribeiro Silva COMPETÊNCIAS - Leitura, produção textual,

Leia mais

Suelen e Sua História

Suelen e Sua História Suelen e Sua História Nasci em Mogi da Cruzes, no maternidade Santa Casa de Misericórdia no dia 23 de outubro de 1992 às 18 horas. Quando eu tinha 3 anos de idade fui adotada pela tia da minha irmã, foi

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde Curso de Psicologia Núcleo 2.3 Psicodrama (2016/17)

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde Curso de Psicologia Núcleo 2.3 Psicodrama (2016/17) Núcleo 2.3 - O ATENDIMENTO DE GRUPOS: Psicodrama, suas técnicas e aplicações Departamentos Envolvidos: Psicodinâmica e Desenvolvimento Professores e Coordenador: Adriana Loduca Alexandre Saadeh Marcia

Leia mais

Gustavo Prudente formação em coaching

Gustavo Prudente formação em coaching Não pergunte a si mesmo o que o mundo precisa. Pergunte o que o faz se sentir vivo. Pois o que o mundo precisa é de pessoas que se sentem vivas. Howard Thurman Gustavo Prudente formação em coaching Obs:

Leia mais

3 FORMAS DE REPROGRAMAÇÃO MENTAL:

3 FORMAS DE REPROGRAMAÇÃO MENTAL: Em todo emagrecimento de sucesso sempre há um processo de reprogramação mental, mesmo que a pessoa não tenha percebido. Não importa se você deseja emagrecer alguns quilos ou obter mais saúde... você precisa

Leia mais

100 PERGUNTAS PODEROSAS DE COACHING PESSOAL

100 PERGUNTAS PODEROSAS DE COACHING PESSOAL 1 100 PERGUNTAS PODEROSAS DE COACHING PESSOAL A habilidade de um coach não está em saber muito para ensinar e sim saber muito para perguntar o que não se sabe." () Se você tiver quaisquer comentários,

Leia mais

Autor Rodolfo Bracali. To Open

Autor Rodolfo Bracali. To Open Autor Rodolfo Bracali To Open Rodolfo Bracali Livro de Abrindo Portas Pensamento Desbloqueios Belo Horizonte Livro Digitais - 2016 2016 by Editora Livro digitais Capa: Rodolfo Bracali Design Índice para

Leia mais

Desapego. Os prazeres da alma. Escola de Evangelização de Pacientes. Grupo Espírita Guillon Ribeiro

Desapego. Os prazeres da alma. Escola de Evangelização de Pacientes. Grupo Espírita Guillon Ribeiro Desapego Os prazeres da alma Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro Faremos um estudo dos potenciais humanos, os quais denominamos de prazeres da alma sabedoria, alegria, afetividade,

Leia mais

COLÉGIO PEDRO II Unidade Educação Infantil Campus Realengo PROJETO

COLÉGIO PEDRO II Unidade Educação Infantil Campus Realengo PROJETO COLÉGIO PEDRO II Unidade Educação Infantil Campus Realengo Grupamento II Turma 23 Professoras: Camila Machado e Cristiane Clemente Ano: 2015 PROJETO Tema: Casinha mágica. Vamos às compras? O projeto começou

Leia mais

10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!!

10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!! 10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!! Internamente usamos a expressão entrevista de início. Não use esta expressão com as potenciais iniciadas, porque elas não sabem o que é isso!! Para suas potenciais

Leia mais

Integral Desenvolvimento Humano Ltda.

Integral Desenvolvimento Humano Ltda. Integral Desenvolvimento Humano Ltda. Novembro 2017 Princípio Anos 50/60/70 = Fascínio pela fantástica arquitetura do ser humano, genialidade, talentos, potencial...e questões do tipo por que tanto sofrimento,

Leia mais

J. A. Gaiarsa. O espelho mágico. Um fenômeno social chamado corpo e alma

J. A. Gaiarsa. O espelho mágico. Um fenômeno social chamado corpo e alma J. A. Gaiarsa O espelho mágico Um fenômeno social chamado corpo e alma O ESPELHO MÁGICO Um fenômeno social chamado corpo e alma Copyright 1973, 1984, 2013 by J. A. Gaiarsa Direitos desta edição reservados

Leia mais

Ferramentas para abordagem comportamental nas doenças cardiometabólicas

Ferramentas para abordagem comportamental nas doenças cardiometabólicas Ferramentas para abordagem comportamental nas doenças cardiometabólicas Annie Bello PhD Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC O balanço

Leia mais

A Família como cuidadora da pessoa com deficiência. Maria Lúcia Pellegrinelli Fisioterapeuta Educadora Inclusiva

A Família como cuidadora da pessoa com deficiência. Maria Lúcia Pellegrinelli Fisioterapeuta Educadora Inclusiva A Família como cuidadora da pessoa com deficiência Maria Lúcia Pellegrinelli Fisioterapeuta Educadora Inclusiva A Família como cuidadora da pessoa com deficiência 1. Objetivos 2. Definição 3. Princípios

Leia mais

Você Sem Limites TEMAS PARA CULTO DE JOVENS INTRODUÇÃO. Guia para o jovem Cristão guiaparaojovemcristao.com

Você Sem Limites TEMAS PARA CULTO DE JOVENS INTRODUÇÃO. Guia para o jovem Cristão guiaparaojovemcristao.com INTRODUÇÃO 1 Baseado no livro Sem Limites: Como quebrar todos os seus limites em prol do Reino de Deus de Luan Ribeiro. Ideia Geral da Série: Como viver os seus sonhos? Como ser usado por Deus de maneira

Leia mais

DESAFIO MENTAL 10 DIAS

DESAFIO MENTAL 10 DIAS DESAFIO MENTAL 10 DIAS Produção baseado no Livro de Anthony Robbins: Mery Laise Demarchi de Oliveira Coach Terapeuta Mentora O QUE É O DESAFIO MENTAL DE 10 DIAS? Exercício diário que vai te ajudar a: -

Leia mais

INDICADORES DE QUALIDADE

INDICADORES DE QUALIDADE ANEXO IV INDICADORES DE QUALIDADE Descrição dos Indicadores Qualitativos: a) Apropriação: Equilíbrio entre o desejado e o alcançado. Esse indicador nos convida dar tempo ao tempo e respeitar o tempo de

Leia mais

Psicologia Psicologia Social Relações Interpessoais

Psicologia Psicologia Social Relações Interpessoais PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO LATO SENSU Nome do curso: PSICODRAMA FOCO PSICOTERAPÊUTICO E PSICODRAMA SÓCIO EDUCACIONAL E ORGANIZACIONAL Forma de oferta: CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU Nome do Curso:

Leia mais

SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO

SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO CAMILA FRANCO DA MOTTA MAZONI DIRETORA INDEPENDENTE DE VENDAS MARY KAY Você já falou alguma dessas frases? Eu não gosto do meu trabalho. Não me sinto uma

Leia mais

OS CICLOS DOS 7 ANOS

OS CICLOS DOS 7 ANOS OS CICLOS DOS 7 ANOS Os mistérios que envolvem a nossa vida, desde o nascimento, como as experiências, os fatos, os acontecimentos, bons e ruins, as pessoas que surgem ou desaparecem, de nossas vidas,

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Programa de Desenvolvimento de Líderes

Sem fronteiras para o conhecimento. Programa de Desenvolvimento de Líderes 1 Sem fronteiras para o conhecimento Programa de Desenvolvimento de Líderes 2 Torne-se um líder! Dentro de qualquer organização, o líder é a pessoa para quem todos olham quando precisam de orientação.

Leia mais

Material para Avaliação

Material para Avaliação Material para Avaliação DPP Letras 1 Para Fixar. Projeto de vida é uma visualização antecipada da vida que desejamos ter ou levar. 2 O que é um projeto de vida? Um projeto de vida é mais do que uma ferramenta,

Leia mais

GESTÃO DE EQUIPES COM PNL. (Programação Neurolinguística) Alan Martins HPE

GESTÃO DE EQUIPES COM PNL. (Programação Neurolinguística) Alan Martins HPE GESTÃO DE EQUIPES COM PNL (Programação Neurolinguística) Alan Martins HPE PROCESSO DE MANIFESTAÇÃO 7 ANOS 95% 5% Subconsciente Consciente CRENÇAS PENSAMENTOS AMBIENTE SENTIMENTOS RESULTADOS COMPORTAMENTOS

Leia mais

Rota. do Processo Evolutivo Workshop #SERCOACH 7 NÍVEIS DO PROCESSO EVOLUTIVO

Rota. do Processo Evolutivo Workshop #SERCOACH 7 NÍVEIS DO PROCESSO EVOLUTIVO Rota do Processo Evolutivo Workshop #SERCOACH 7 NÍVEIS DO PROCESSO EVOLUTIVO A Rota dos 7 Níveis do Processo Evolutivo O Caminho dos 7 Níveis do Processo Evolutivo é um modelo para o ser humano evoluir

Leia mais

Acesse: Segredo da Atração

Acesse:  Segredo da Atração Segredo da Atração Direitos Autorais: Este e-book não pode ser editado ou modificado, mas pode ser compartilhado livremente! Tire as suas conclusões e divirta-se!! Nós vimos um pouco sobre atração no E-book

Leia mais

Entendimento do Ser Humano nas Organizações,

Entendimento do Ser Humano nas Organizações, Avaliação de Desempenho Nossa Agenda Fundamentos e conceitos sobre a evolução histórica do homem na área industrial e social, Compreensão da formação profissional, identidade organizacional, aspectos organizacionais:

Leia mais

grande andava muito cansado é um herói! perdeu a cabeça conquista o universo

grande andava muito cansado é um herói! perdeu a cabeça conquista o universo grande andava muito cansado 6 é um herói! 12 A letra é um número? 18 perdeu a cabeça 23 conquista o universo 28 Então, Senhor A, de que se queixa? perguntou-lhe o médico. grande andava muito cansado A

Leia mais

COMO RECONECTAR COM SUA ESSÊNCIA E SER MAIS INTEIRA AUTOCONHECIMENTO PARA MULHERES POR SÍLVIA PAHINS

COMO RECONECTAR COM SUA ESSÊNCIA E SER MAIS INTEIRA AUTOCONHECIMENTO PARA MULHERES POR SÍLVIA PAHINS COMO RECONECTAR COM SUA ESSÊNCIA E SER MAIS INTEIRA AUTOCONHECIMENTO PARA MULHERES POR SÍLVIA PAHINS SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 O CONCEITO DE AUTOCONHECIMENTO... 6 OS BENEFÍCIOS DO AUTOCONHECIMENTO... 9 COMO

Leia mais

COACHING EDUCACIONAL E VOCACIONAL. Antonio Ferreira Rosa Júnior. (Faculdade de Teologia Integrada,

COACHING EDUCACIONAL E VOCACIONAL. Antonio Ferreira Rosa Júnior. (Faculdade de Teologia Integrada, COACHING EDUCACIONAL E VOCACIONAL Antonio Ferreira Rosa Júnior (Faculdade de Teologia Integrada, rosajunior_br@yahoo.com.br) INTRODUÇÃO Segundo a Sociedade Brasileira de Coach, coaching é um processo que

Leia mais

PowerDoctor SE MA. Aula 2. Você está no Maior Evento de Valorização pela Odontologia do Mundo EDIÇÃO 2019

PowerDoctor SE MA. Aula 2. Você está no Maior Evento de Valorização pela Odontologia do Mundo EDIÇÃO 2019 SE MA PowerDoctor NA EDIÇÃO 2019 Você está no Maior Evento de Valorização pela Odontologia do Mundo Aula 2 Assista a Aula 1 da Semana PowerDoctor Este e-book é o material didático correspondente a Aula

Leia mais

Se você ainda não tem clientes, não tem problemas! Você pode criar um Mapa de Empatia baseada em uma audiência mínima viável:

Se você ainda não tem clientes, não tem problemas! Você pode criar um Mapa de Empatia baseada em uma audiência mínima viável: MAPA DE EMPATIA O que é? O mapa de Empatia é uma ferramenta visual, que te ajuda a descrever o perfil de uma Pessoa ou de um grupo de pessoas. O Mapa de Empatia permite que você estruture Uma verdadeira

Leia mais

Sejam Bem-Vindos! Mary Kay Ash

Sejam Bem-Vindos! Mary Kay Ash Sejam Bem-Vindos! Vislumbrei uma companhia na qual qualquer mulher poderia ter tanto sucesso quanto desejasse. As portas estariam abertas às oportunidades para as mulheres que estiverem dispostas a pagar

Leia mais

PREFERÊNCIA CEREBRAL

PREFERÊNCIA CEREBRAL PREFERÊNCIA CEREBRAL DESENVOLVIMENTO DA SESSÃO TAREFA PARA A VIDA: RECAPITULAÇÃO FINAL + TAREFAS + DESCONEXÃO Diário de Bordo DIÁRIO DE BORDO: DATA / / I. Por que valeu a pena viver o dia de hoje? (feedback

Leia mais

Como pensa uma iniciadora?

Como pensa uma iniciadora? Porque iniciar? Porque iniciar? 1. Ajudar a pessoa a crescer 2. Desenvolver sua Carreira 3. Aumentar os ganhos 4. Ser uma Diretora 5. Obter Reconhecimentos 6. Realizar seus sonhos Como pensa uma iniciadora?

Leia mais

Eu acho que eles têm uma dificuldade de falar de si mesmo e isso é nítido (Paloma). As mulheres ficam mais dispostas a falar, mais dispostas a voltar (...) O homem vai vir menos vezes. Ele vai abandonar

Leia mais

TESTE: VOCÊ TEM PERFIL EMPREENDEDOR?

TESTE: VOCÊ TEM PERFIL EMPREENDEDOR? TESTE: VOCÊ TEM PERFIL EMPREENDEDOR? Constituir o próprio negócio é o desejo de muitos profissionais, independentemente de sua faixa etária. Obter a independência profissional sem precisar se subordinar

Leia mais

O PODER DAS PERGUNTAS NO PROCESSO DE COACHING

O PODER DAS PERGUNTAS NO PROCESSO DE COACHING Adriana Marques O PODER DAS PERGUNTAS NO PROCESSO DE COACHING Série especial exclusivo aos partipantes da II JORNADA DO COACH EXPERT E-BOOK 3 Sumário Introdução 3 O poder das perguntas no processo de coaching

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DA SESSÃO TAREFA PARA A VIDA: RECAPITULAÇÃO FINAL + TAREFAS + DESCONEXÃO Diário de Bordo

DESENVOLVIMENTO DA SESSÃO TAREFA PARA A VIDA: RECAPITULAÇÃO FINAL + TAREFAS + DESCONEXÃO Diário de Bordo RODA DA VIDA DESENVOLVIMENTO DA SESSÃO TAREFA PARA A VIDA: RECAPITULAÇÃO FINAL + TAREFAS + DESCONEXÃO Diário de Bordo DIÁRIO DE BORDO: DATA / / I. Por que valeu a pena viver o dia de hoje? (feedback diário)

Leia mais

ESCOLHA DO NOME DA TURMA:

ESCOLHA DO NOME DA TURMA: ESCOLHA DO NOME DA TURMA: Sequência de atividade de um projeto Professora: Gabriela Caldeira Aranha Apresentação da professora Pós-graduação: Relações Interpessoais e a Construção da Autonomia Moral. Unifran.

Leia mais

Cláudio Leme Suzane Di Carlo Vinicius Andrade LIVRO CÉU E AS ESTRELAS

Cláudio Leme Suzane Di Carlo Vinicius Andrade LIVRO CÉU E AS ESTRELAS Cláudio Leme Suzane Di Carlo Vinicius Andrade LIVRO CÉU E AS ESTRELAS SÃO PAULO SP 2017 1 31 RELATÓRIO FINAL O projeto levantou questões importantes permitindo uma comunicação com o seu público-alvo por

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS AULA 1: AUTOLIDERANÇA

ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS AULA 1: AUTOLIDERANÇA ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS AULA 1: AUTOLIDERANÇA MUITO PRAZER SOU CRIS CALLIGARIS Escritora Inovação no Atendimento, Editora Viena, 2018 Master Coach IAPerforma, certificação

Leia mais

No entanto, não nos damos conta de que a vida se baseia no imprevisível, no incontrolável, no. O medo de um amor incerto, que tal ser feliz?

No entanto, não nos damos conta de que a vida se baseia no imprevisível, no incontrolável, no. O medo de um amor incerto, que tal ser feliz? Se existem verdades absolutas neste mundo, uma delas é que todos nós temos medo de sofrer. Assim, ingenuamente tentamos controlar as situações ao nosso redor, como se isso fosse possível... Obcecados por

Leia mais

Desenvolvendo a habilidade de Atrair, Convidar e Iniciar Consultoras para seu Time e seu Diretorado- Passo a Passo

Desenvolvendo a habilidade de Atrair, Convidar e Iniciar Consultoras para seu Time e seu Diretorado- Passo a Passo Desenvolvendo a habilidade de Atrair, Convidar e Iniciar Consultoras para seu Time e seu Diretorado- Passo a Passo Nada acontece até que você venda algo! Mary Kay Ash Seja ESPECIALISTA em: Em Observar

Leia mais