Instrução para condutores Dynafleet

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Instrução para condutores Dynafleet"

Transcrição

1 Instrução para condutores Dynafleet

2

3

4 índice Dynafleet... 1 Dynafleet... 1 Descrição técnica... 2 Comandos... 4 Ecrã... 7 Menus e símbolos... 7 Como usar os menus... 8 Ligar o sistema... 9 Desligar colocar em espera o sistema... 9 Transferência de dados Generalidades Mensagem Menu das mensagens Tempo geral de condução e repouso Ordens de serviço Diários Coaching do condutor Emergência & Assistência Menu de download do tacógrafo Definições Avarias no sistema e avisos... 22

5 Dynafleet 1 Dynafleet Dynafleet é um sistema para planeamento de transporte combinado com planeamento do veículo, tratamento de mensagens e relatórios automáticos do estado do veículo e tempos do condutor. O condutor comunica continuamente com o escritório. O gestor de tráfego no escritório pode dirigir o veículo para várias localidades e para várias tarefas. O condutor pode enviar mensagens a outros condutores, para o escritório ou privadas. Contacto entre o condutor e o escritório significa que a maior parte da administração de ordens de serviço pode ser feita de forma simples, utilizando eficazmente a tripulação do transporte. A comunicação com a central é feita através da rede de telemóveis GSM. Este sistema recolhe informação do tacógrafo e do módulo de comando do motor. Dynafleet oferece ao condutor informação sobre o veículo e actividades de condução. Isto permite ter uma melhor administração de transporte e seguimento dos custos operacionais do veículo, a contribuição laboral do condutor e se o condutor conduz de forma económica. A secção Design e função descreve as funções mais básicas que devem ser do conhecimento de todos os condutores. Na secção Gestão de sistema há um resumo do sistema e uma descrição de como iniciar o sistema. As restantes secções descrevem as funções do sistema mais detalhadamente.

6 2 Dynafleet Descrição técnica J Dynafleet é composta por duas unidades, Dynafleet Gateway e Dynafleet Driver Tool. Dynafleet Gateway tem um botão de assistência localizado no painel de instrumentos. Dynafleet Driver Tool tem um teclado assim como um display a cores separado como acessório. A unidade Dynafleet está ligada a vários módulos de comando electrónicos e o tacógrafo através da rede electrónica do veículo. A comunicação com a central é feita através da rede de telemóveis GSM.

7 Dynafleet 3 The Dynafleet Driver Tool está localizada no painel de instrumentos, por baixo do rádio. O ecrã está localizado por cima do painel de instrumentos. Dynafleet Gateway está localizado na caixa de distribuição eléctrica. Os dados do condutor estão registados como quatro tipos de actividades diferentes: tempo de condução, tempo de descanso, tempo de trabalho e tempo de espera. Enquanto o veículo está em movimento, a actividade é automaticamente registada como tempo de condução. Quando estacionário, a actividade registada é determinada pelas configurações do tacógrafo para o condutor 1. A informação é retirada directamente do tacógrafo. Todos os dados são transferidos para o escritório para processamento e seguimento. A transferência dos dados do veículo para o escritório é feita através da rede GSM. No caso de cobertura fraca, a informação é guardada temporariamente no sistema Dynafleet. Os relatórios de dados básicos são também transferidos sempre que requisitados pela empresa. O receptor GPS fornece ao sistema a hora e posição correctos do sistema. Funcionalidade reduzida O sistema foi desenvolvido para os veículos Volvo FH e FM, mas pode ser montado em qualquer outro veículo. A funcionalidade fica então reduzida, porque outros veículos têm outros tipos de tacógrafo, sistema electrónico diferente, etc. dos que equipam os veículos para os quais o sistema foi desenvolvido.

8 4 Dynafleet Comandos J Esc tem dois significados, dependendo do contexto: Num formulário onde se possa escolher entre valores diferentes, premir uma vez o botão Esc significa que cancela o ajuste. Nos restantes casos, premir uma vez no botão Esc significa que se é transferido um nível acima na estrutura de menus.

9 Dynafleet 5 2 Seleccionar tem três significados, dependendo do contexto: Se for feita uma pergunta, premir uma vez no botão Seleccionar significa que responde sim à pergunta. Num formulário onde se possa escolher entre valores diferentes, premir uma vez o botão Seleccionar significa que confirma e aceita a definição actual. Num menu, premir uma vez o botão Seleccionar, implica que se é transferido para a alternativa activa, ou seja, o submenu que se vê como texto branco contra fundo preto. 3 O receptor IR (infra vermelhos), recebe os sinais do teclado. 4 Cruz de setas direccionais/teclas direccionais: direita, esquerda, subir e descer, deslocam o cursor na direcção desejada. 5 O emissor IR, envia sinais para a unidade Dynafleet. Teclado Usar o teclado para escrever as mensagens. Não expor o teclado à luz solar e protegê-lo da humidade, da sujidade e do contacto com líquidos. O emissor IR do teclado tem que estar virado para o receptor IR da unidade Dynafleet quando o teclado estiver em uso para escrever. Para poder alternar entre QWERTY e Cirílico no teclado, premir em ALT e SHIFT ao mesmo tempo, ou CTRL e SHIFT simultaneamente. Nota! Só se pode usar o teclado com o camião parado. Durante a condução, manter o teclado guardado no porta- -luvas ou na prateleira do rádio. O teclado fica aí protegido da luz solar e não se move no caso de uma travagem brusca ou de choque frontal. Cruz de setas direccionais As funções mais comuns do Dynafleet podem ser executadas com auxílio da cruz de setas direccionais que está no painel de instrumentos, próximo do volante.

10 6 Dynafleet Manutenção das peças de plástico e do emissor/receptor IR Limpar com produto de limpeza normal para interiores de veículos. Experimentar primeiro num ponto onde não se veja muito, de forma a não se notar estragos na superfície. Verificar se as lentes do emissor e do receptor IR estão limpas, no caso do sistema não reagir ao carregar nas teclas do teclado. As lentes limpam-se com um trapo macio limpo e ligeiramente humedecido. Botão do alarme de emergências Há um botão de alarme de emergências no painel de instrumentos ou na prateleira do rádio. Manter o botão premido pelo menos três segundos para enviar uma mensagem de alarme de emergência. Dependendendo das definições do escritório, o pedido é enviado para a empresa e para o VAS (Volvo Action Service) ou Security Services. Se estiver montada no veículo a ferramenta Dynafleet Driver são enviadas para o condutor mensagens pop-up de actualização sobre o pedido pendente. Equipamento extra: Depois de usar o botão de emergência ou escrever um pedido de assistência, recebe sempre uma chamada dum operador no telefone indicado no portal Dynafleet online. A intenção da chamada é confirmar a acção iniciada por si. Se não receber esta chamada dentro de um período de tempo razoável, o seu pedido inicial pode ter falhado devido a influências fora do nosso controlo. Nesse caso recomendamos que entre em contacto com os nossos serviços usando métodos convencionais. Nota! J O botão de assistência de emergência apenas funciona quando o sistema está ligado ou em standby. Aconselhamos ajustar o tempo de standby para um nível apropriado para assegurar a disponibilidade desta funcionalidade. (O tempo de standby é configurável no portal Dynafleet online. Verificar com o administrador para efectuar estas alterações).

11 Dynafleet 7 Ecrã J O ecrã está montado em cima do painel de instrumentos. O ecrã abre e fecha automaticamente quando o sistema é ligado ou desligado. Usar um trapo macio e limpo ligeiramente humedecido para limpar o vidro do ecrã. As restantes peças de plástico limpam-se com um produto de limpeza adequado para o interior do veículo. Nota! Evitar o contacto do ecrã com líquidos. Menus e símbolos Os menus têm aspectos diversos. Os símbolos e as funções existentes são descritos adiante. Menu standard 1 Símbolo que indica em que parte do menu se encontra, por exemplo menu Mensagens, Diário ou Configurações. 2 Mensagem não lida, indica que há uma ou várias mensagens não lidas na lista de mensagens.

12 8 Dynafleet 3 O indicador inferior mostra a cobertura GSM e o superior, a cobertura GPRS. 4 Alternativa activa, é marcada como texto claro em fundo preto. 5 Lista de selecção que mostra haver mais informação disponível. Premir em descer para mostrar a informação. J Como usar os menus O exemplo abaixo descreve como são usados os menus em Dynafleet. Este exemplo mostra como enviar um SMS. 1 Colocar o cursor em Mensagens com as teclas de setas. 2 Premir em Seleccionar para activar o menu de correio. 3 Colocar o cursor em Nova mensagem com as teclas de setas.

13 Dynafleet 9 4 Premir em Seleccionar para continuar. 5 Colocar o cursor em SMS (mensagem curta) com as teclas de setas. 6 Premir em Seleccionar para escrever uma mensagem nova. 7 Escrever o número de telefone e mensagem. Mover o cursor entre os vários campos com as teclas de setas. 8 Mover o cursor para Enviar com as teclas de setas. 9 Premir em Seleccionar para enviar a mensagem. Ligar o sistema 1 Rodar a chave de arranque. Na posição de rádio, o sistema liga-se automaticamente. O ecrã a cores abre. 2 O sistema identifica automaticamente o condutor, lendo a ficha do condutor no tacógrafo digital. 3 Após uma mensagem de saudação, pode-se começar a trabalhar com o sistema. Desligar colocar em espera o sistema O sistema vai para modo de standby quando a chave de ignição é rodada para 0. O ecrã apaga e fecha, se não tiver sido fechado antes. O sistema continua a registar dados quando está em modo de standby. Depois de 2 horas (ou qualquer outro período de tempo determinado pela empresa) em modo de standby, o sistema passa para modo de hibernação e pára de registar dados. Pode acordar o sistema com um SMS, por ex., registo de temperatura ou de posição (o sistema é acordado por uma comunicação GSM). O sistema só é totalmente desligado quando a corrente principal é desligada. Neste estado, o Dynafleet não pode receber comunicações GSM. Cuidado! Aguardar 3 minutos depois de conduzir antes de desligar a corrente para não perder dados. Ler mais sobre desligar a corrente no capítulo Instruções do Condutor

14 10 Dynafleet Transferência de dados Os dados que são recolhidos e guardados no sistema são transferidos para o escritório, onde são compilados e documentados. A informação é transferida para o escritório através da rede GSM. Generalidades O menu principal é composto pelas seguintes escolhas de menu: Mensagens Receber, enviar e gerir mensagens. Tempos de condução e repouso Mostra os tempos da condução do repouso. Ordens de serviço Recebe e trata ordens de serviço recebidas. Diário Mostra o diário do veículo. Emergência & Assistência Mostra o estado da chamada de assistência de emergência. Enviar, visualizar estado de uma chamada de assistência. Desc. remoto tacógrafo. Inicia os dados do cartão do condutor ou transferência em massa da memória do tacógrafo, e mostra o estado das transferências de dados. Configurações Gerir configurações em Dynafleet. Desligar Coloca Dynafleet em modo standby Dynafleet Mensagens Tempos de condução e repouso Ordens de serviço Diário Emergência & Assistência Desc. remoto tacógrafo Configurações Desligar Mensagem No menu de mensagens, o condutor pode receber, enviar e processar mensagens. Após a unidade Dynafleet ter recebido uma ou mais mensagens, o símbolo de nova mensagem aparece no J

15 Dynafleet 11 canto superior direito do display e, se o alto-falante estiver ligado, emite um som. É sempre possível enviar mensagens de texto simples entre o veículo e o escritório. A empresa pode decidir accionar um SMS, ou mensagens formatadas (impressos pré-definidos para preencher). Menu das mensagens O menu de mensagens é composto pelos seguintes menus: Nova mensagem Escrever uma mensagem nova. Seleccionar entre as mensagem para a empresa, um SMS ou . Caixa de Entrada Ler e manusear mensagens recebidas. Navegar para a posição de informação se as coordenadas do GPS estão ligadas ao menu de mensagem (ver o capítulo Navegação). Caixa de saída Ler e manusear mensagens a enviar. Rascunhos Gerir rascunhos. Itens enviados Gerir mensagens enviadas. Lista de endereços Gerir os contactos na lista de endereços. Mensagens Nova mensagem A receber Caixa de saída Rascunhos Itens enviados Lista de endereços Podem ser usados dois tipos de caracteres de SMS Há dois tipos de mensagens SMS que podem ser usadas. Caracteres standard - Usa os caracteres standard de SMS, que não se aplicam a todos os idiomas mas que são compatíveis com todos os telemóveis. Caracteres adicionais - Usa unicode que apoiam todos os idiomas. As mensagens são mais breves e o utilizador deve assegurar-se que o telemóvel receptor

16 12 Dynafleet é compatível para receber este tipo de mensagens SMS. Navegar para o destino com a navegação A unidade Dynafleet precisa de estar ligada a um dispositivo de navegação compatível. Contactar o seu representante local para mais informações. Se a mensagem da empresa contém informação sobre posição, esta pode ser enviada directamente da unidade para o aparelho de navegação. Isto é feito a partir do menu de mensagens (premir em enter quando visionar a mensagem): pode ser seleccionado um comando Navegar para... para colocar o destino no aparelho de navegação. Tempo geral de condução e repouso O menu Tempos de Condução & Repouso é utilizado para facilitar o cumprimento das regras sobre tempos de condução. A função está regulada para funcionar de acordo com as regras de tempos de condução da UE, juntamente com o tacógrafo. É possível alterar outras definições e permitir tempos de condução diferentes da empresa. Menu principal - Tempos de condução e repouso O menu de tempos de condução e repouso é composto pelos seguintes ítens de menu: Mostra actividades condutor, mostra os tempos de todas as actividades do condutor a decorrer e acumulados. Registar actividades detalhadas condutor, usado pelo condutor quando não está a conduzir para definir uma actividade detalhadamente. A parte inferior do display mostra as actividades a decorrer: TCO: actividade a decorrer no tacógrafo, tempo de actividade acumulada e tempo de actividade a decorrer. DTJ: actividade a decorrer, tempo de actividade acumulada, tempo de actividade a decorrer.

17 Dynafleet 13 Menu principal - Ver actividade do condutor É mostrado um alarme no display caso estar prestes a infringir alguma norma. A unidade do escritório pode ser utilizada para definir até quanto tempo deve ser dado um alarme de antes da norma ser infringida. Mostra actividades condutor Tempo de repouso 01:00 Condução contínua 04:15 Descanso contínuo 00:30 Condução diária 08:45 Condução de 1 semana 20:0 Condução de 2 semanas 75:0 Repouso diário 01:30 Tempo de repouso Tempo com actividade de Repouso ou Espera desde que o período de repouso actual começou. Um novo período de tempo de repouso começa quando é detectada a actividade de condução ou a funcionar. Condução contínua Soma do tempo de condução desde o último repouso qualificado. Não deve ultrapassar 4h30. É reposto para zero após 45 minutos ou minutos de tempo de repouso. Descanso contínuo Duração de tempo de repouso qualificado. Adiciona tempos quando se ultrapassa os tempos mínimos de repouso (15, 30 ou 45 minutos). Condução diária Soma do tempo de condução desde que a sessão de condução actual foi iniciada. Uma nova sessão de condução diária inicia a actividade de primeira vez. A condução é detectada após se ter cumprindo o requisito de repouso diário.

18 14 Dynafleet Condução de 1 semana Mostra o tempo total de condução para a semana actual. Começa após uma pausa semanal. O máximo são 6 sessões de condução contínua numa semana. Condução de 2 semanas Mostra o tempo total de condução e durante duas semanas (última semana e a actual). O tempo não deve ultrapassar as 90 horas. Repouso diário Tempo de repouso acumulado entre duas sessões de condução. Deve ser pelo menos 9h (repouso diário reduzido) ou 11h. Actividade detalhada do condutor A actividade do condutor em detalhe tem que ser activada primeiro pela empresa antes de poder ser utilizada. Permite ao condutor especificar a actividade para além das actividades de repouso/espera/trabalho do tacógrafo. A actividade seleccionada é reportada de volta para a oficina. Pode ser seleccionada no menu Seleccionar detalhe da actividade do condutor ou na janela pop-up quando se desliga a chave. A actividade termina quando se selecciona uma outra ou durante a condução. O cálculo dos tempos de condução não é afectado pela selecção de uma actividade do condutor em detalhe excepto a de Ferry. A actividade Ferry deverá ser seleccionada antes de entrar no ferry ou no comboio para estar em conformidade com as normas da UE.

19 Dynafleet 15 Menu Principal - Apresenta as actividades do condutor Aparece um aviso no display se está prestes a infringir alguma regra. O tempo a decorrer antes de infringir uma regra e ser emitido um aviso pode ser definido na unidade da empresa. Ver actividade do condutor Tempo de repouso 01:00 Passe de condução 04:15 Pausa 00:30 Tempo de condução diário 08:45 Tempo de condução 1 semana 20:0 Tempo de condução 2 semanas 75:0 Repouso diário 01:30 Tempo de repouso Tempo da actividade do intervalo de descanso ou espera desde que a pausa começou. Quando é detectada a actividade Condução ou Trabalho, é iniciada uma nova pausa. Passe de condução Tempo de condução total desde o último tempo de descanso qualificado. Não pode exceder 4 horas e 30 minutos. É reposto a zero após 45 minutos de descanso ou minutos de descanso. Pausa Duração do tempo de pausa qualificado. Os tempos são somados se são mais longos do que as pausas mais curtas (15, 30 ou 45 minutos). Tempo de condução diário Tempo de condução total desde que o período de condução actual foi iniciado. Um novo período de condução diário inicia-se a primeira vez que é detectada a actividade condução, depois de ser cumprido o tempo de descanso regulamentado.

20 16 Dynafleet Tempo de condução 1 semana Mostra o tempo de condução total da semana actual. Inicia depois do descanso semanal. Máx 6 turnos contínuos durante uma semana. Tempo de condução 2 semanas Mostra o tempo de condução total durante duas semanas (a semana mais recente e a actual). O tempo não pode ser mais longo do que 90 horas. Repouso diário Tempo de descanso acumulado entre dois turnos de condução. Deve ser mínimo 9 horas (descanso diário breve) ou 11 horas. Ordens de serviço Uma ordem de serviço pode incluir tarefa, local, estado da distribuição, tempo de chegada planeado e tempo de partida planeado. Uma ordem de serviço pode ser aceite ou rejeitada pelo condutor. O condutor pode também registar o progresso de uma tarefa através do status da ordem. Aparece um ícone na parte de cima do ecrã quando é recebida uma ordem. O aspecto de apresentação das ordens de serviço é determinado individualmente em cada escritório. J Navegação (acessório) A unidade de Dynafleet deve ser ligada a uma unidade de navegação compatível. Contactar o seu concessionário local para mais informações. Se a missão de condução estabelecida pelo escritório incluir informação de posição, esta pode ser enviada da unidade para o sistema de navegação. Isto faz-se a partir do menu onde uma missão de condução tiver sido aceite. Esta opção apenas está acessível quando uma missão de condução tiver sido aceite. A escolha é feita premindo em seleccionar quando a linha relativa ao destino estiver marcada.

21 Dynafleet 17 Diários Entrar nos menus de diários carregando na tecla de funções com o símbolo de diário, ou através do menu principal. A partir do menu principal de diários é possível aceder a todos os diários que estiverem acessíveis no sistema. Diário Diário de viagem 1 Diário de viagem 2 Diário de longa duração do veículo Temperatura 1 Repor: , 09:49 Diário do veículo activo 2 Repor: , 15:02 Diário do veículo em pausa Diários do veículo 1 e 2 Apresenta os dados do veículo acumulados em valores absolutos, assim como % do percurso desde a ultíma reposição enquanto activo (não em pausa). Diário de viagem 1 Percurso Combustível Consumo de combustível médio 438,1 km 163,2 litros 37,2 l/100 km Ralenti 21% PTO 0% AdBlue 6,2 litros Zona de economia 69% Zona de sobre-rotações 1% A rolar com o motor desligado 9% Manutenção de velocidade constante 22% Excesso de velocidade 2% Mudança mais alta 42%

22 18 Dynafleet Diário de longa duração do veículo O diário de longa duração do veículo mostra os valores acumulados de percurso, consumo total e consumo médio de combustível. Diário de longa duração do veículo Percurso Consumo Consumo de combustível médio ,2 km ,8 l 37,3 l/ 100km Temperatura Requer equipamento extra ligado à unidade Dynafleet. Contactar o seu concessionário local para mais informações. Mostra a temperatura no atrelado. Podem ser indicadas até quatro temperaturas diferentes, conforme o número de sensores existente. Se um sensor estiver ligado a um alarme, isso é indicado com números vermelhos ou com um ponto de exclamação (!), conforme o display com que o camião estiver equipado Temperatura Temperatura 1-18 ºC Temperatura 2-7 ºC Temperatura 3 +4 ºC Temperatura ºC! Portas do atrelado Fechadas Estado descongelador Ligado Repor: , 09:49 Mostrar as últimas datas/hora de reposições e deixar o condutor repor o diário de veículo correspondente. Diário do veículo activado ou em pausa Utilizado pelo condutor para alternar entre diário do veículo em pausa ou activo. Coaching do condutor O acompanhamento do condutor tem que ser activado primeiro pelo escritório. Isto auxilia o condutor a melhorar o consumo de combustível com sugestões em mensagens pop-up com diferentes acções como por exemplo

23 Dynafleet 19 Está ao ralenti há muito tempo. Desligar a ignição. Engrenar uma mudança mais alta para uma melhor economia de combustível Está a conduzir demasiado depressa. Diminua a velocidade. Emergência & Assistência Pedido de assistência Enviar um pedido de assistência. Registar a informação necessária no campo de texto livre. Estado de assistência Isto mostra o estado do pedido de assistência enviado: hora em que foi iniciado, hora em que foi recebido no escritório, hora a que foi atendido e o nome do condutor que realizou o pedido. Estado de emergência Isto mostra o estado do pedido de assistência enviado: hora em que foi iniciado, hora em que foi recebido no escritório, hora a que foi atendido e o nome do condutor que realizou o pedido. Ler mais sobre o botão de assistência de emergência, Botão assistência emergência na página. Os estado são apagados 7 dias após um pedido ter sido iniciado. A mensagem passa então a ser Nenhum pedido em curso. Em qualquer mudança de estado, uma janela de pop-up informa o condutor do novo estado. Emergência & Assistência Pedido de assistência Estado de assistência Estado de emergência

24 20 Dynafleet Menu de download do tacógrafo Desc. remoto tacógrafo Aceder aos menus de transferência remota do tacógrafo através do menu principal. Esta função requer um tacógrafo digital instalado no veículo que suporte a funcionalidade de transferência remota, e que este serviço esteja activado. Contactar o seu representante local para mais informações. Este menu não é apresentado se esta função não está disponível. Um ícone na barra de status informa o utilizador dum processo de transferência remota a decorrer em fundo. Se o processo falhar, aparece um ícone específico, estando os detalhes disponíveis nos menus ou do estado do condutor ou do tacógrafo. Tacho. Remote dl. Iniciar desc. cartão condutor Estado dados cartão condutor Iniciar desc. memória tacógrafo Estado dados tacógrafo Este ícone informa o utilizador dum processo de transferência remota a decorrer em fundo. O ícone mostra que o processo de transferência falhou. Detalhes disponíveis nos menus de estado de dados do condutor ou tacógrafo. Iniciar desc. cartão condutor Iniciar a transferência do cartão de dados do condutor do tacógrafo para o escritório. Transferência de dados só é permitida 1 vez por dia. Uma vez iniciado, o processo funciona em fundo e o estado é relatado em pop-ups e no menu Estado dados cartão condutor. Esta função requer que o condutor se registe no Driver Tool usando o cartão de condutor inserido no tacógrafo (ranhura do condutor). Um item cinzento no menu significa que esta função foi desactivada pelo escritório. Os regras da UE requerem que haja pelo menos uma transferência cada 28 dias ou mais, dependendo das regras nacionais específicas do país.

25 Dynafleet 21 Estado dados cartão condutor Este menu informa o condutor sobre as transferências de dados do condutor: Transferência actual a decorrer: qual o condutor que iniciou a tranferência e o seu estado actual. Data da última transferência feita com sucesso. Dias desde os últimos dados enviados para o escritório. Última mensagem de alarme e data em que foi recebido. Iniciar desc. memória tacógrafo Inicia a transferência em massa de memória do tacógrafo, do tacógrafo para o escritório. Transferência de dados só é permitida 1 vez por dia. Uma vez iniciado, o processo funciona em fundo e o estado é relatado em pop-ups e no menu de dados do estado do tacógrafo. Um item cinzento no menu significa que esta função foi desactivada pelo escritório. As regras da UE requerem pelo menos uma transferência cada 90 dias. Estado dados tacógrafo Este menu informa o condutor sobre as transferências em massa de memória do tacógrafo: Transferência actual a decorrer: qual o condutor que iniciou a tranferência e o seu estado actual. Data da última transferência feita com sucesso. Dias desde os últimos dados enviados para o escritório. Última mensagem de alarme e data em que foi recebida.

26 22 Dynafleet Definições O menu de configurações oferece acesso a todos os parâmetros ajustáveis do sistema. Para alterar uma configuração, premir em Seleccionar na configuração a ser alterada e navegar entre as alternativas apresentadas com as teclas de setas. Premir em Seleccionar para aceitar a configuração marcada. Podem ser seleccionadas as seguintes alternativas do menu de configurações: Protecção de ecrã, ajusta o tempo antes da protecção do ecrã ser activada ou desliga a função. Idioma, selecciona o idioma desejado Unidades, selecciona entre unidades europeias, britânicas ou americanas. Volume, ajusta o volume dos autofalantes. Brilho, ajusta o brilho do ecrã. Luz de fundo, ajusta a luz de fundo do ecrã. Teclado, selecciona a disposição do teclado. Informação do sistema, mostra a versão de hardware, versão de software, número de série, informações sobre o tacógrafo, informações sobre unidades USB ligadas e informações sobre aparelhos de navegação ligados. Configurações Protecção de ecrã Idioma Unidades Volume Brilho Luz de fundo Teclado Informação do sistema Avarias no sistema e avisos Quando ocorre uma anomalia, é apresentada uma mensagem no ecrã. Na maior parte dos casos, a confirmação de que foi lida uma mensagem de aviso ou de avaria faz-se carregando em Esc. A mensagem desaparece então, mas o problema subsiste e deve ser corrigido o mais rapidamente possível. Pop-up alarme de tempo do condutor Um pop-up de Alarme dos tempos do condutor aparece a mostrar a norma prestes a ser infringida (designação da norma e tempo restante) ou já infringida (norma seguida de infringido e tempo ultrapassado). Os alarmes suportados são:

27 Dynafleet 23 Condução contínua Tempo de condução diária Condução de 1 semana Condução de 2 semanas Repouso diário Pop-ups de informação sobre o tempo do condutor Terá que recuperar o tempo de repouso durante a semana. O repouso diário normal é de 11 horas. Este período foi um período de repouso diário reduzido. Aparece Gestão do Tempo de Condutor O último repouso faz parte do repouso semanal? O repouso semanal normal é de 45 horas. Considerar este período de repouso como um repouso semanal? Pop-ups de alarme de transferência do tacógrafo Um Alarme dados condutor aparece quando não foram transferidos com sucesso dados do condutor para o escritório há algum tempo (o limite é definido pelo escritório). Dados do condutor não são transferidos à mais de XX dias. Proceder agora? Um Alarme dados tacógrafo aparece quando não foram transferidos com sucesso dados do tacógrafo para o escritório há algum tempo (o limite é definido pelo escritório). Dados do tacógrafo não são transferidos à mais de XX dias. Proceder agora?

28 24 Dynafleet Pop-ups de informação de transferência do tacógrafo A iniciar processo descarregamento remoto. Por favor aguarde Transferência de dados só é permitida 1 vez por dia. Proceder agora? Transferência em curso, consulte o menu de estado para mais actualizações. Pop-ups de erro de transferência do tacógrafo Sem ligação ao escritório. Por favor tente mais tarde! Falha: login com cartão de condutor é obrigatório para realizar a transferência de dados. Falha: os dados já foram transferidos hoje.

29 índice remissivo 25 A Alarme de emergência & assistência, Dynafleet Alarme de emergência & assistência B Botão do alarme de emergências... 6 C Coaching do condutor, Dynafleet Comandos, Dynafleet... 4 D Desligar o sistema, Dynafleet... 9 Diários, Dynafleet Ver também Dynafleet, diários Dynafleet... 1 M Menu configurações, Dynafleet Menu das Mensagens, Dynafleet Menu Principal, Dynafleet Ver também Dynafleet, menu principal Menu principal, Dynafleet O Ordens de Serviço, Dynafleet T Tempos de condução e de repouso, Dynafleet Tempos de condução e repouso... 12

30 Volvo Truck Corporation Göteborg, Sweden Portuguese Printed in Sweden

Moldura Digital para Fotografias

Moldura Digital para Fotografias DENVER DPF 741 Manual do Utilizador Moldura Digital para Fotografias ATENÇÃO O cabo de alimentação com adaptador/dispositivo para desligar o aparelho deve estar facilmente acessível e deve poder ser desligado

Leia mais

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

VM Card. Referência das Definições Web das Funções Avançadas. Manuais do Utilizador

VM Card. Referência das Definições Web das Funções Avançadas. Manuais do Utilizador VM Card Manuais do Utilizador Referência das Definições Web das Funções Avançadas 1 Introdução 2 Ecrãs 3 Definição de Arranque 4 Informações de Função Avançada 5 Instalar 6 Desinstalar 7 Ferramentas do

Leia mais

Copyright 2008 GrupoPIE Portugal, S.A.

Copyright 2008 GrupoPIE Portugal, S.A. WinREST Sensor Log A Restauração do Séc. XXI WinREST Sensor Log Copyright 2008 GrupoPIE Portugal, S.A. 2 WinREST Sensor Log Índice Índice Pag. 1. WinREST Sensor Log...5 1.1. Instalação (aplicação ou serviço)...6

Leia mais

QNAP Surveillance Client para MAC

QNAP Surveillance Client para MAC QNAP Surveillance Client para MAC Chapter 1. Instalar o QNAP Surveillance Client 1. Clique duas vezes em "QNAP Surveillance Client V1.0.1 Build 5411.dmg". Após alguns segundos, é exibida a seguinte imagem.

Leia mais

Instrução para condutores Leitor de Cartões USB- Dynafleet

Instrução para condutores Leitor de Cartões USB- Dynafleet Instrução para condutores Leitor de Cartões USB- Dynafleet Transferência de Dados do Condutor, Geral A unidade Dynafleet está equipada com o serviço Transferência de Dados do Condutor. Isto significa que

Leia mais

Guia de Instalação de Software

Guia de Instalação de Software Guia de Instalação de Software Este manual explica como instalar o software através de uma ligação USB ou de rede. A ligação de rede não se encontra disponível para os modelos SP 200/200S/203S/203SF/204SF.

Leia mais

Internet Update de PaintManager TM. Manual de instalação e utilização do programa de actualização

Internet Update de PaintManager TM. Manual de instalação e utilização do programa de actualização Internet Update de PaintManager TM Manual de instalação e utilização do programa de actualização ÍNDICE O que é o programa Internet Update? 3 Como se instala e executa o programa? 3 Aceder ao programa

Leia mais

X 145880_40 2015-06-29

X 145880_40 2015-06-29 Índice Dynafleet... 1 Introdução... 1 Design e função... 1 Gerenciamento do sistema... 3 Conformidade ANATEL... 4 Dynafleet 1 Introdução Dynafleet, generalidades Dynafleet é a solução da Volvo para o gerenciamento

Leia mais

Guia de Instalação do Software

Guia de Instalação do Software Guia de Instalação do Software Este manual explica como instalar o software através de uma ligação USB ou de rede. A ligação de rede não se encontra disponível para os modelos SP 200/200S/203S/203SF/204SF.

Leia mais

1 Ajuda da Internet M vel Clix

1 Ajuda da Internet M vel Clix 1 Ajuda da Internet M vel Clix Descrição geral Esta aplicação permite Ligar/Desligar por intermédio de uma PC Card / Modem USB. Janela principal da Internet M vel Clix Indica o estado de roaming Minimizes

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET

WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET MANUAL DO UTILIZADOR WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET 1. 2. PÁGINA INICIAL... 3 CARACTERÍSTICAS... 3 2.1. 2.2. APRESENTAÇÃO E ESPECIFICAÇÕES... 3 TUTORIAIS... 4 3. DOWNLOADS... 5 3.1. 3.2. ENCOMENDAS (NOVOS

Leia mais

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. Actualmente, o Windows é

Leia mais

Instruções de utilização do portal Web da Visteon

Instruções de utilização do portal Web da Visteon FORD MOTOR COMPANY LIMITED Issued by European Warranty Operations Ford Customer Service Division Instruções de utilização do portal Web da Visteon 1. Entrar Na janela de endereço no seu browser da internet,

Leia mais

COMO LIGAR E CONFIGURAR

COMO LIGAR E CONFIGURAR 1 2 GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA COMO LIGAR E CONFIGURAR carregar a bateria O utilizador deverá, em primeiro lugar, carregar a bateria do sistema. A primeira carga deverá ter um tempo ininterrupto de 6 horas.

Leia mais

ZSRest. Manual Profissional. Comandos Rádio X64. V2011-Certificado

ZSRest. Manual Profissional. Comandos Rádio X64. V2011-Certificado Manual Profissional Comandos Rádio X64 V2011-Certificado 1 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. Configuração inicial... 3 4. Configurações X64... 5 a) Definições Gerais... 5 b) Documentos e Periféricos... 8

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA APP INTERCALL REMOTE VIP

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA APP INTERCALL REMOTE VIP PT MANUAL TÉCNICO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA APP INTERCALL REMOTE VIP PARA DISPOSITIVOS: www.comelitgroup.com Instalação da app Intercall Remote VIP... Configurar aplicação... 4 Responder a uma chamada...

Leia mais

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650. Copyright 2002 Nokia. Todos os direitos reservados 9354493 Issue 2

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650. Copyright 2002 Nokia. Todos os direitos reservados 9354493 Issue 2 MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650 Copyright 2002 Nokia. Todos os direitos reservados 9354493 Issue 2 Índice 1. INTRODUÇÃO...1 2. INSTALAR O MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650...1 3. SELECCIONAR

Leia mais

GIAE VERSÃO 2.1.1 28 JUNHO DE 2011 MUITO IMPORTANTE

GIAE VERSÃO 2.1.1 28 JUNHO DE 2011 MUITO IMPORTANTE GIAE VERSÃO 2.1.1 28 JUNHO DE 2011 MUITO IMPORTANTE Devido a um bug detectado no motor da base de dados, situação agora corrigida pelo fabricante, esta nova actualização do GIAE é disponibilizada numa

Leia mais

Alarme Aquecimento Quarto Sala Cozinha Garagem Presente Param. Mensagem

Alarme Aquecimento Quarto Sala Cozinha Garagem Presente Param. Mensagem Minha habitação Aplicação para telemóvel Manual de instalação e utilização PT Alarme Aquecimento Quarto Sala Cozinha Garagem Presente Mensagem Índice 1- Apresentação...............................................3

Leia mais

Actualização de firmware para iphone com conector Lightning compatível com AppRadio Mode

Actualização de firmware para iphone com conector Lightning compatível com AppRadio Mode Actualização de firmware para iphone com conector Lightning compatível com AppRadio Mode Instruções de actualização para modelos de navegação: AVIC-F40BT, AVIC-F940BT, AVIC-F840BT e AVIC-F8430BT que foram

Leia mais

Manual SRCT - v.ps.2 UTILIZADORES. Apoio à gestão das Declarações de Vendas dos Produtos de Saúde. Contacto: taxa.04@infarmed.

Manual SRCT - v.ps.2 UTILIZADORES. Apoio à gestão das Declarações de Vendas dos Produtos de Saúde. Contacto: taxa.04@infarmed. Manual SRCT - v.ps.2 UTILIZADORES Apoio à gestão das Declarações de Vendas dos Produtos de Saúde Contacto: taxa.04@infarmed.pt 2008/Setembro NOTAS EXPLICATIVAS 1. As Declaração de Vendas a que se referem

Leia mais

Guia de Definições de Wi-Fi

Guia de Definições de Wi-Fi Guia de Definições de Wi-Fi uu Introdução Existem dois modos de wireless LAN: modo de infra-estrutura para ligação através de um ponto de acesso e modo ad-hoc para estabelecer ligação directa com um equipamento

Leia mais

Guia de instalação do Player Displr Windows 7, 8.1 e 10

Guia de instalação do Player Displr Windows 7, 8.1 e 10 Guia de instalação do Player Displr Windows 7, 8.1 e 10 Versão 1.0 www.displr.com Índice 1- Requisitos mínimos do sistema... 3 2- Preparação da instalação... 3 3- Assistente de instalação... 4 3.1 Bem-vindo

Leia mais

Manual do utilizador. Aplicação de agente

Manual do utilizador. Aplicação de agente Manual do utilizador Aplicação de agente Versão 8.0 - Otubro 2010 Aviso legal: A Alcatel, a Lucent, a Alcatel-Lucent e o logótipo Alcatel-Lucent são marcas comerciais da Alcatel-Lucent. Todas as outras

Leia mais

Manual Brother Image Viewer para Android

Manual Brother Image Viewer para Android Manual Brother Image Viewer para Android Versão 0 POR Definições de notas Ao longo deste Manual do Utilizador, é utilizado o seguinte ícone: NOTA As Notas indicam o que fazer perante uma determinada situação

Leia mais

Programação 2ºSemestre MEEC - 2010/2011. Programação 2º Semestre 2010/2011 Enunciado do projecto

Programação 2ºSemestre MEEC - 2010/2011. Programação 2º Semestre 2010/2011 Enunciado do projecto Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Programação 2º Semestre 2010/2011 Enunciado do projecto O projecto a desenvolver pelos alunos consistirá numa sistema de monitorização,

Leia mais

Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:...

Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:... 0 Conteúdo Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:... 4 1.2 Acesso através do teclado (digitando a matrícula):...

Leia mais

WINDOWS. O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador.

WINDOWS. O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

Guia rápido do utilizador

Guia rápido do utilizador Guia rápido do utilizador Índice Relatório de roubo 3 Criar um novo relatório de roubo 4 Fornecer detalhes do relatório de roubo Secção 1. Especificar o computador 5 Fornecer detalhes do relatório de roubo

Leia mais

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR MANUAL DE UTILIZADOR Conteúdo Marcas comerciais IKIMOBILE é uma marca registada da Univercosmos, Lda., uma empresa do Grupo FF, com uma participação na Technology Solutions IT INT. Android e Google Search

Leia mais

Conteúdo do pacote. Lista de terminologia. Powerline Adapter

Conteúdo do pacote. Lista de terminologia. Powerline Adapter Powerline Adapter Note! Não expor o Powerline Adapter a temperaturas extremas. Não deixar o dispositivo sob a luz solar directa ou próximo a elementos aquecidos. Não usar o Powerline Adapter em ambientes

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A CHAVE DE ACTIVAÇÃO DRM WIP NAV PLUS / CONNECT NAV PLUS (RT6)

INSTRUÇÕES PARA A CHAVE DE ACTIVAÇÃO DRM WIP NAV PLUS / CONNECT NAV PLUS (RT6) INSTRUÇÕES PARA A CHAVE DE ACTIVAÇÃO DRM (RT6) 1 0. Pré-requisitos 1. O seu veículo está equipado com um sistema de navegação original da fábrica WIP Nav Plus / Connect Nav Plus. Para a funcionalidade

Leia mais

Segurança e recuperação Manual do utilizador

Segurança e recuperação Manual do utilizador Segurança e recuperação Manual do utilizador Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações contidas

Leia mais

Smartphone 5 IPS Quad Core

Smartphone 5 IPS Quad Core Smartphone 5 IPS Quad Core GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO PRIMEIROS PASSOS Instalando o cartão SIM e a bateria Desligue o telemóvel completamente. Retire a tampa traseira. Insira o cartão SIM no slot do cartão

Leia mais

Manual Gespos SMS. (ultima revisão 20 Fev. 2003)

Manual Gespos SMS. (ultima revisão 20 Fev. 2003) Manual Gespos SMS (ultima revisão 20 Fev. 2003) Prezado Utilizador, É objectivo deste manual servir de ferramenta de formação para que o utilizador dos aplicativos Escripóvoa, possa de uma forma simples

Leia mais

Manual do Utilizador do Nokia Conduzir 3.0

Manual do Utilizador do Nokia Conduzir 3.0 Manual do Utilizador do Nokia Conduzir 3.0 Edição 1.0 2 Índice Índice Acerca do Nokia Conduzir 3 Conduzir para o seu destino 3 Guardar ou ver um local 4 Obter orientações por voz 4 Descarregar ou remover

Leia mais

P E U G E O T A L E R T Z ONE S I S T E M A D E N A V E G A Ç Ã O E M T A B L E T C O M E C R Ã T A C T I L G U I A D E I N S T A L A Ç Ã O

P E U G E O T A L E R T Z ONE S I S T E M A D E N A V E G A Ç Ã O E M T A B L E T C O M E C R Ã T A C T I L G U I A D E I N S T A L A Ç Ã O PEUGEOT ALERT ZONE GUIA DO SISTEMA DE NAVEGAÇÃO P ARA TABLET COM ECRÃ TÁCTIL O presente documento descreve o procedimento para comprar, descarregar e instalar as actualizações e bases de dados do mapa

Leia mais

MANUAL PAPELETA MOTORISTA Criado em: 15/02/2013 Atualizado em: 12/11/2014

MANUAL PAPELETA MOTORISTA Criado em: 15/02/2013 Atualizado em: 12/11/2014 O objetivo deste manual é explicar passo a passo o controle da papeleta do motorista realizado no SAT. De acordo com a LEI Nº 12.619, DE 30 DE ABRIL DE 2012, que pode ser acessada em: http://www.planalto.gov.br

Leia mais

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL Versão: 1.0 Data: 05-06-2009 Índice Acesso e estados dos Formulários... 3 Escolha do Formulário e submissão... 4 Bases para a navegação

Leia mais

O Manual do ssc. Peter H. Grasch

O Manual do ssc. Peter H. Grasch Peter H. Grasch 2 Conteúdo 1 Introdução 6 2 Usar o ssc 7 2.1 Gerir os utilizadores.................................... 7 2.1.1 Adicionar um utilizador.............................. 8 2.1.1.1 Associar-se

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos... 2 Antes da instalação Motorola Phone Tools... 3 Instalar Motorola Phone Tools... 4 Instalação e configuração do dispositivo móvel... 5

Leia mais

Novo Order Manager para o Software NobelProcera

Novo Order Manager para o Software NobelProcera Novo Order Manager para o Software NobelProcera Guia Rápido Versão 1 O novo Order Manager facilita mais os processos e procedimentos envolvidos nas encomendas através do sistema NobelProcera. Isto inclui

Leia mais

A300 / A30 / A20 / A10 MANUAL DE UTILIZADOR

A300 / A30 / A20 / A10 MANUAL DE UTILIZADOR A300 / A30 / A20 / A10 MANUAL DE UTILIZADOR TELEMAX Telecomunicações e Electrónica, Lda Rua Barão de Forrester, 784 4050-272 Porto Rua da Venezuela, 57 A/B, 1500-618 Lisboa Tlf: (+351) 222085025 / (+351)

Leia mais

Conselho Geral da Ordem Dos Advogados Departamento Informático. Índice:

Conselho Geral da Ordem Dos Advogados Departamento Informático. Índice: Nota Introdutória: Este documento irá guiá-lo(a) através dos procedimentos necessários para obtenção correcta do seu Certificado Digital. Por favor consulte o índice de modo a encontrar, de uma forma mais

Leia mais

NOVO Panda Antivirus 2007 Manual resumido sobre a instalação, registo e serviços Importante! Leia a secção de registo on-line deste manual atentamente. As informações contidas nesta secção são essenciais

Leia mais

Usando o Excel ESTATÍSTICA. A Janela do Excel 2007. Barra de título. Barra de menus. Barra de ferramentas padrão e de formatação.

Usando o Excel ESTATÍSTICA. A Janela do Excel 2007. Barra de título. Barra de menus. Barra de ferramentas padrão e de formatação. Barra de deslocamento ESTATÍSTICA Barra de menus Barra de título Barra de ferramentas padrão e de formatação Barra de fórmulas Conjuntos e Células (Intervalos) Área de trabalho Separador de folhas Barra

Leia mais

Referências de tarefas de comunicação do Sametime

Referências de tarefas de comunicação do Sametime Referências de tarefas de comunicação do Sametime ii Referências de tarefas de comunicação do Sametime Índice Referências de tarefas de comunicação do Sametime............ 1 iii iv Referências de tarefas

Leia mais

Software da Impressora

Software da Impressora Software da Impressora Acerca do Software da Impressora O software Epson inclui o controlador de impressão e o EPSON Status Monitor 3. O controlador de impressão é um software que permite controlar a impressora

Leia mais

Vodafone ADSL Station Manual de Utilizador. Viva o momento

Vodafone ADSL Station Manual de Utilizador. Viva o momento Vodafone ADSL Station Manual de Utilizador Viva o momento 3 4 5 5 6 6 7 8 9 12 12 14 16 17 18 19 20 21 22 22 23 23 24 24 24 25 26 27 Ligar o Router LEDs Configuração do Router Aceder à ferramenta de configuração

Leia mais

Comunicação de Dados de Autenticação e Credenciais de Acesso para Resposta ao Inquérito

Comunicação de Dados de Autenticação e Credenciais de Acesso para Resposta ao Inquérito Mais informação Acesso ao Sistema de Transferência Electrónica de dados de Inquéritos (STEDI). Onde se acede ao sistema de entrega de Inquéritos? Deverá aceder ao sistema através do site do GEP www.gep.mtss.gov.pt

Leia mais

PORTUGUÊS. Mesa Digitalizadora. Manual do Utilizador. Windows 2000 / XP / Vista

PORTUGUÊS. Mesa Digitalizadora. Manual do Utilizador. Windows 2000 / XP / Vista Mesa Digitalizadora Manual do Utilizador Windows 2000 / XP / Vista 1 I. Informação Geral 1. Visão Geral Bem-vindo ao mundo das canetas digitais! Irá descobrir que é muito fácil controlar o seu computador

Leia mais

Guia Rápido. Versão 9.0. Mover a perícia - não as pessoas

Guia Rápido. Versão 9.0. Mover a perícia - não as pessoas Guia Rápido Versão 9.0 Mover a perícia - não as pessoas Copyright 2006 Danware Data A/S. Partes utilizadas sob licença de terceiros. Todos os direitos reservados. Revisão do documento: 2006080 Por favor,

Leia mais

Guia de iniciação Bomgar B400

Guia de iniciação Bomgar B400 Guia de iniciação Bomgar B400 Documento: 043010.15 Publicado: maio de 2010 Guia de iniciação Bomgar B400 Documento: 043010.15 Publicado: maio 2010 Obrigado por utilizar a Bomgar. Na Bomgar, o atendimento

Leia mais

Acronis Servidor de Licença. Manual do Utilizador

Acronis Servidor de Licença. Manual do Utilizador Acronis Servidor de Licença Manual do Utilizador ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1 Descrição geral... 3 1.2 Política de licenças... 3 2. SISTEMAS OPERATIVOS SUPORTADOS... 4 3. INSTALAR O SERVIDOR DE LICENÇA

Leia mais

Instruções de Instalação

Instruções de Instalação knfbreader Mobile kreader Mobile Instruções de Instalação Copyright 2009 knfbreading Technology, Inc. www.knfbreader.eu Todos os direitos reservados. Os demais nomes de empresas e produtos são marcas comerciais

Leia mais

Seu manual do usuário SONY VAIO VPCS12F7E http://pt.yourpdfguides.com/dref/3723708

Seu manual do usuário SONY VAIO VPCS12F7E http://pt.yourpdfguides.com/dref/3723708 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para SONY VAIO VPCS12F7E. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR TABLET PARA O SETOR DA RESTAURAÇÃO

MANUAL DO UTILIZADOR TABLET PARA O SETOR DA RESTAURAÇÃO MANUAL DO UTILIZADOR TABLET PARA O SETOR DA RESTAURAÇÃO SDILAB Investigação e Desenvolvimento de Software, Lda. Parque Industrial de Celeirós - 1ª Fase, Lote C 4705 Celeirós Braga, Portugal +351 253 678

Leia mais

COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1

COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1 COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1 Oficina do Correio Para saber mais sobre Correio electrónico 1. Dicas para melhor gerir e organizar o Correio Electrónico utilizando o Outlook Express Criar Pastas Escrever

Leia mais

Blackwire C420 MANUAL DO UTILIZADOR

Blackwire C420 MANUAL DO UTILIZADOR Blackwire C420 MANUAL DO UTILIZADOR Bem-vindo Conteúdo da embalagem Bem-vindo à família de auriculares Plantronics. A Plantronics oferece uma vasta gama de produtos de aplicações críticas para missões

Leia mais

Conceitos importantes

Conceitos importantes Conceitos importantes Informática Informação + Automática Tratamento ou processamento da informação, utilizando meios automáticos. Computador (Provem da palavra latina: computare, que significa contar)

Leia mais

Guia de Instalação do "Google Cloud Print"

Guia de Instalação do Google Cloud Print Guia de Instalação do "Google Cloud Print" Versão A POR Definições de notas Ao longo deste manual do utilizador, é utilizado o estilo de nota seguinte: As Notas indicam o que fazer se ocorrerem determinadas

Leia mais

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO NOKIA MODEM OPTIONS. Copyright 2003 Nokia. Todos os direitos reservados 9356515 Issue 1

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO NOKIA MODEM OPTIONS. Copyright 2003 Nokia. Todos os direitos reservados 9356515 Issue 1 MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO NOKIA MODEM OPTIONS Copyright 2003 Nokia. Todos os direitos reservados 9356515 Issue 1 Índice 1. INTRODUÇÃO...1 2. INSTALAR O NOKIA MODEM OPTIONS...1 3. LIGAR O NOKIA 6600

Leia mais

2 de maio de 2014. Remote Scan

2 de maio de 2014. Remote Scan 2 de maio de 2014 Remote Scan 2014 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. Conteúdo 3 Conteúdo...5 Acesso ao...5

Leia mais

Java Mail Server. Manual do Utilizador

Java Mail Server. Manual do Utilizador Java Mail Server Manual do Utilizador Introdução às Redes e Comunicações 2002/2003 Java Mail Client Janela de Ligação O Java Mail Client (JMC), assim que é inicializado, mostra uma janela que irá possibilitar

Leia mais

Manual do Utilizador para DS150E. Dangerfield June. 2009 V3.0 Delphi PSS

Manual do Utilizador para DS150E. Dangerfield June. 2009 V3.0 Delphi PSS Manual do Utilizador para DS150E 1 ÍNDICE Componente principal.....3 Instruções de instalação.... 5 Configurar o Bluetooth...26 Programa de diagnóstico....39 Escrever no ECU (OBD)...86 Digitalizar.89 Histórico......94

Leia mais

Perguntas Frequentes para o Transformer TF201

Perguntas Frequentes para o Transformer TF201 Perguntas Frequentes para o Transformer TF201 PG7211 Gerir ficheiros... 2 Como acedo aos meus dados armazenados no cartão microsd, SD e dispositivo USB?... 2 Como movo o ficheiro seleccionado para outra

Leia mais

POLAR WEBSYNC PARA UTILIZADORES DO POLARGOFIT.COM

POLAR WEBSYNC PARA UTILIZADORES DO POLARGOFIT.COM POLAR WEBSYNC PARA UTILIZADORES DO POLARGOFIT.COM Com o software Polar WebSync 2.2 (ou mais recente) e a unidade de transferência de dados Polar FlowLink pode transferir dados entre o monitor de actividade

Leia mais

Manual do Utilizador do Nokia Drive 2.0

Manual do Utilizador do Nokia Drive 2.0 Manual do Utilizador do Nokia Drive 2.0 Edição 1 2 Índice Índice Acerca do Nokia Conduzir 3 Conduzir para o seu destino 3 Obter orientações por voz 4 Descarregar ou remover mapas 4 Navegar offline 5 Alterar

Leia mais

Guia de Instalação do "Google Cloud Print"

Guia de Instalação do Google Cloud Print Guia de Instalação do "Google Cloud Print" Versão A POR Definições de notas Ao longo deste manual do utilizador, é utilizado o estilo de nota seguinte: As Notas indicam o que fazer se ocorrerem determinadas

Leia mais

OpenBook reconhecimento de caracteres para voz

OpenBook reconhecimento de caracteres para voz OpenBook reconhecimento de caracteres para voz MANUAL DO UTILIZADOR O OpenBook é um software que transforma o seu computador pessoal e scanner numa máquina de leitura multifacetada. Utilize qualquer dos

Leia mais

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Requisitos para usar o Office 365: Ter instalado pelo menos a versão 7 do Internet Explorer, Mozilla Firefox 15, Google Chrome 21 ou Safari no Mac. O que é

Leia mais

Manual da Interface SpeedTAXI

Manual da Interface SpeedTAXI Manual da Interface SpeedTAXI O SpeedTAXI é a principal ferramenta de trabalho do motorista. É através desta interface que o motorista tem acesso a todas os recursos do sistema. Este documento visa detalhar

Leia mais

ROUPA DE TRABALHO VOLVO, ENCOMENDAR NO PORTAL WEB

ROUPA DE TRABALHO VOLVO, ENCOMENDAR NO PORTAL WEB ROUPA DE TRABALHO VOLVO, ENCOMENDAR NO PORTAL WEB COMO ENCOMENDAR Antes de começar a encomendar... página 2 6 Criar uma encomenda... página 7 22 2015-02-18 ANTES DE COMEÇAR A ENCOMENDAR Esta aplicação

Leia mais

Capítulo. Comunicação de Dados Capítulo 9

Capítulo. Comunicação de Dados Capítulo 9 Capítulo 9 Capítulo Este capítulo descreve o que é preciso saber para transferir programas entre a fx-7400g PLUS e certos modelos de calculadoras científicas com função de gráficos CASIO ligados com um

Leia mais

Atualização De Mapas GPS Apontador. 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito.

Atualização De Mapas GPS Apontador. 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito. Atualização De Mapas GPS Apontador 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito. 3º Clique na Opção Registrar 4º Selecione o Dispositivo Apontador e o Modelo

Leia mais

Manual de Consulta Rápida

Manual de Consulta Rápida pt Manual de Consulta Rápida 1 2 1 Iniciar................................................................................... 3 1.1 Definições básicas..........................................................

Leia mais

Aleph 18.01 Manual de utilização do módulo de circulação e empréstimos

Aleph 18.01 Manual de utilização do módulo de circulação e empréstimos Aleph 18.01 Manual de utilização do módulo de circulação e empréstimos Elaborado por: Amélia Janeiro e Ana Cosmelli SDUL 2008 Índice Apresentação... 3 1. Gestão de leitores... 5 1.1 Pesquisa de leitores...

Leia mais

GeoMafra Portal Geográfico

GeoMafra Portal Geográfico GeoMafra Portal Geográfico Nova versão do site GeoMafra Toda a informação municipal... à distância de um clique! O projecto GeoMafra constitui uma ferramenta de trabalho que visa melhorar e homogeneizar

Leia mais

Canon Self-Service. Guia de Introdução. Um manual que o ajuda a registar-se e a começar a utilizar o portal online Self-Service da Canon

Canon Self-Service. Guia de Introdução. Um manual que o ajuda a registar-se e a começar a utilizar o portal online Self-Service da Canon Canon Self-Service Guia de Introdução Um manual que o ajuda a registar-se e a começar a utilizar o portal online Self-Service da Canon Introdução Este manual é dirigido à pessoa responsável pela gestão

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR

MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR Versão 1.6 PÁGINA DE PESQUISA A página principal do PacWeb permite a realização de um número muito variado de pesquisas, simples, ou pelo contrário extremamente complexas, dependendo

Leia mais

Procedimento para inscrição online 2015/16

Procedimento para inscrição online 2015/16 Procedimento para inscrição online 2015/16 Passo 1. Aceder à Secretaria Virtual A inscrição deverá ser realizada no netp@ - Portal de serviços académicos, em: https://academico.ualg.pt Passo 2. Efetuar

Leia mais

GUARDING EXPERT (ANDROID) SOFTWARE PARA TELEMÓVEIS

GUARDING EXPERT (ANDROID) SOFTWARE PARA TELEMÓVEIS 1 GUARDING EXPERT (ANDROID) SOFTWARE PARA TELEMÓVEIS Visão Geral O software para telemóvel Guarding Expert (Android) V3.2, foi projetado para telemóveis com base no sistema operativo Android (versão 2.3.3

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Manual do utilizador CONTROLADORES DC50 & DM50

Manual do utilizador CONTROLADORES DC50 & DM50 Manual do utilizador CONTROLADORES DC50 & DM50 ROOFTOP & AIRCOOLAIR Providing indoor climate comfort DC50_DM50-ROOFTOP-IOM-1008-P CONTROLADORES DC50 & DM50 Rooftop e Aircoolair MANUAL DO UTILIZADOR Ref:DC50_DM50-RoofTop-IOM-1008-P

Leia mais

Manual Telemetria - RPM

Manual Telemetria - RPM Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria RPM... 4 Pré-requisitos necessários para utilizar o menu Telemetria RPM... 5 Faixas RPM... 11 Configura Faixa do Veículo... 15 Acumulado

Leia mais

SOFTWARE. Equipamentos de gestão para controlo de acessos

SOFTWARE. Equipamentos de gestão para controlo de acessos SOFTWARE Fácil utilização. Ambiente Windows XP Profissional. Controle individual dos operadores com diferentes níveis de acesso. Registo de todas as entradas, pagamentos, saídas e de anomalias. Informação

Leia mais

Manual de Utilizador Documentos de Transporte. TOConline. Suporte. Página - 1

Manual de Utilizador Documentos de Transporte. TOConline. Suporte. Página - 1 TOConline Suporte Página - 1 Documentos de Transporte Manual de Utilizador Página - 2 Índice Criação de um documento de transporte... 4 Definições de empresa- Criação de moradas adicionais... 9 Comunicação

Leia mais

SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO

SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO AUTOMAÇÃO SEGURANÇA SOM SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO MANUAL DO UTILIZADOR www.only-pt.pt INTRODUÇÃO... 4 EQUIPAMENTOS... 4 CONTROLOS E INDICAÇÕES... 5 CONFIGURAÇÃO ATRAVÉS DO OTC-CLIMA... 6 1. Ajuste de data

Leia mais

Microcat Authorisation Server (MAS ) Guia do utilizador

Microcat Authorisation Server (MAS ) Guia do utilizador Microcat Authorisation Server (MAS ) Guia do utilizador Índice Introdução... 2 Instalar o Microcat Authorisation Server (MAS)... 3 Configurar o MAS... 4 Opções de licença... 4 Opções de Internet... 5 Gestor

Leia mais

Índice. Índice de figuras

Índice. Índice de figuras PASSO-A-PASSO Índice 1 Entrar no Portal das Escolas 3 2 Registo 3 2.1 Preencher o registo 3 2.2 Campos de registo a preencher 4 2.3 Autorização para tratamento de dados do Portal das Escolas 6 2.4 Mensagem

Leia mais

Manual Sistema de Autorização Online GW

Manual Sistema de Autorização Online GW Sistema de Autorização Online GW Sumário Introdução...3 Acesso ao sistema...4 Logar no sistema...4 Autorizando uma nova consulta...5 Autorizando exames e/ou procedimentos...9 Cancelamento de guias autorizadas...15

Leia mais

SAFT para siscom. Manual do Utilizador. Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01. Data criação: 21.12.2007

SAFT para siscom. Manual do Utilizador. Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01. Data criação: 21.12.2007 Manual do Utilizador SAFT para siscom Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01 Data criação: 21.12.2007 Faro R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220 FARO Telf. +351 289 899 620 Fax. +351 289 899 629

Leia mais

ÍNDICE. Acesso para agências...3. Organização por pastas...4. Download das facturas a partir do site...5. Pesquisa de facturas...8

ÍNDICE. Acesso para agências...3. Organização por pastas...4. Download das facturas a partir do site...5. Pesquisa de facturas...8 2 ÍNDICE Acesso para agências...3 Organização por pastas...4 Download das facturas a partir do site...5 Pesquisa de facturas...8 Configurar notificações por email...11 3 Bem-vindo ao manual de uso do novo

Leia mais

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário MODEM USB 3G+ WM31 Manual do Usuário 2 Conteúdo 1 Introdução... 3 2 Descrição da Interface do Cliente... 5 3 Conexão... 7 4 SMS... 10 5 Contatos... 14 6 Estatística... 18 7 Configurações... 19 8 SIM Tool

Leia mais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Electrotécnica e Computadores Software de Localização GSM para o modem Siemens MC35i Manual do Utilizador Índice

Leia mais

Manual do usuário. Softcall Java. versão 1.0.5

Manual do usuário. Softcall Java. versão 1.0.5 Manual do usuário Softcall Java versão 1.0.5 Sumário Iniciando SoftCall...3 Tela Principal...3 Configurando o SoftCall...4 Agenda...5 Incluindo um contato...5 Procurando um contato...6 Apagando um contato...6

Leia mais

ElectroControlo M01 Manual do Utilizador

ElectroControlo M01 Manual do Utilizador Manual do Utilizador Luis Panao 2015 INDICE Introdução 1 Funcionalidades 3 - Consultar 4 - Comunicar 7 - Financeiro 12 Ficha técnica 17 Luis Panao 2015 1 INTRODUÇÃO De acordo com o desafio deste projecto,

Leia mais

Guia de Acesso/Apresentação de Pedidos de Apoio Sistema de Informação RURAL

Guia de Acesso/Apresentação de Pedidos de Apoio Sistema de Informação RURAL Guia de Acesso/Apresentação de Pedidos de Apoio Sistema de Informação RURAL Índice 1. Introdução...3 2. Home Page...3 3. Pedido de Senha...4 3.1 Proponente...5 3.2 Técnico Qualificado...5 3.3 Proponente/Técnico

Leia mais