1) A ansiedade do candidato à renovação da carteira nacional de habilitação frente á avaliação psicológica na cidade de Fortaleza.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1) A ansiedade do candidato à renovação da carteira nacional de habilitação frente á avaliação psicológica na cidade de Fortaleza."

Transcrição

1 1) A ansiedade do candidato à renovação da carteira nacional de habilitação frente á avaliação psicológica na cidade de Fortaleza. 2) A avaliação da percepção emocional em jovens com Síndrome de Down. 3) A avaliação psicológica aplicada à orientação profissional: Um estudo de caso. 4) A avaliação psicológica para norma reguladora 33 (nr-33). 5) A busca das redes sociais para o aumento da autoestima dos adolescentes. 6) A busca de evidências de validade no desenvolvimento de instrumentos em Fonoaudiologia: revisão sistemática. 7) A criatividade nas organizações: das concepções às formas de avaliação. 8) A importância da psicologia nas relações: Clube/atleta na categoria base do ECPP vitoria da conquista. 9) A importância e domínio das competências essenciais para a avaliação psicológica. 10) A importância e domínio das competências essenciais para a avaliação psicológica. 11) A interface entre psicologia forense e avaliação psicológica: Um caso de disputa de guarda internacional. 12) A maturidade para a escolha profissional: Um estudo com alunos do ensino técnico. 13) A perícia psicológica e sua aplicabilidade na área jurídica. 14) A prática de atividade física e sua relação com o gênero em idosos. 15) A Prática do Psicodiagnóstico: Um caso de apática infantil. 16) A relação entre as dimensões primária e secundária da psicopatia e o modelo dos cinco grandes fatores. 17) A relação entre inteligência e desempenho em aritmética ao longo dos anos escolares. 18) A relação entre vivências acadêmicas e personalidade tipo d em estudantes universitários. 19) A relação entre vivências acadêmicas e resiliência em estudantes universitários. 20) A utilização de instrumentos dinâmicos e psicométricos na avaliação do Potencial de Aprendizagem de crianças e adolescentes: Uma revisão sistemática. 21) Abordagem psicológica em obstetrícia: a prática do psicólogo hospitalar. 22) Adaptação da escala counterproductive work behavior checklist (cwb-c- 32): evidências de validade de conteúdo. 23) Adaptação da escala de atitudes frente à violência sexual ao contexto brasileiro. 24) Adaptação da escala de avaliação de estratégias de aprendizagem para o ensino técnico. 25) Adaptação e validação da escala de solidão ucla para o Brasil (UCLA-BR). 26) Adaptação transcultural da medida integrada de independencia decisoria para adolescentes.

2 27) Afetos positivos e negativos e interesses profissionais: estudo sobre as relações entre os construtos em unversitários. 28) Análise da dimensionalidade do inventário de cristalização das preferências profissionais. 29) Análise da produção científica brasileira sobre o teste de raven. 30) Análise da produção científica do periódico brasileiro avaliação psicológica (2014). 31) Análise da técnica projetiva de desenho htp em um caso de suspeita de abuso sexual na infância. 32) Análise das associações entre o flow e os Cinco Grandes Fatores da personalidade. 33) Análise das consequências da falha do vínculo afetivo parental durante um processo de psicodiagnóstico infantil. 34) Análise de códigos temáticos e conteúdos do Rorschach R-PAS em homens autores de violência contra a mulher. 35) Análise documental sobre os suicídios ocorridos na região de Jundiaí entre 2004 e ) Análise dos itens da escala de resiliência para adultos por meio da tri. 37) Análise factor mixture da Escala de Estresse Percebido em estudantes universitários. 38) Análise fatorial confirmatória da versão em Português Brasileiro da escala Dirty Dozen. 39) Analise psicométrica da Escala de hiperatividade de Conners em uma mostra de crianças de Lima- Peru. 40) Análise quantitativa e qualitativa de desempenho de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no teste Figuras Complexas de Rey. 41) Ansiedade: elaboração de uma medida e avaliação de sua validade 42) Aproximação indiscriminada a estranhos e acurácia na identificação de emoções em faces na Síndrome de Williams. 43) As tecnologias da informação e da comunicação (tic s) permeando as relações no contexto da adolescência. 44) Aspectos descritivos e valorativos da personalidade psicopática: teste de um modelo causal. 45) Associações entre sintomatologia depressiva e fragilidade em idosos comunitários: estudo FIBRA/Poços de Caldas. 46) Atenção espacial e memória pictórica. 47) Atendimento multidisciplinar desenvolvido pela associação de pais e amigos do autista em uma capital brasileira. 48) Atitudes e Motivação para Aprender Estatística em universitários: resultados preliminares de iniciação científica. 49) Atitudes frente à violência conjugal: evidências psicométricas de uma medida.

3 50) Autoestima e esperança em usuários de cocaína/crack internados em um hospital público- resultados preliminares. 51) Avaliação comportamental: análise da produção científica na psycarticles (2010/2014). 52) Avaliação da atenção concentrada em profissionais vigilantes da cidade de Manaus. 53) Avaliação da atenção em crianças de ensino infantil e fundamental. 54) Avaliação da autoestima, autoconceito e autopercepção de adolescentes: revisão de instrumentos. 55) Avaliação da percepção corporal em crianças com diagnóstico de obesidade infantil e seus cuidadores. 56) Avaliação das competências emocionais: análise de um instrumento com auxílio da TRI. 57) Avaliação das estratégias de aprendizagem em alunos do ensino fundamental. 58) Avaliação de ansiedade em desordens temporomandibulares. 59) Avaliação de aritmética em crianças de escola pública e particular: comparação de desempenho. 60) Avaliação de estilos parentais em pais de pessoas com deficiência intelectual avaliação de estresse e estilos parentais em mães de pessoas com deficiência intelectual. 61) Avaliação de funções cognitivas em pessoas que sofreram violência. 62) Avaliação de habilidades linguísticas relacionadas à compreensão de leitura em alunos do Fundamental I. 63) Avaliação de intervenção com ginástica rítmica em adolescentes abrigadas através do mapa dos cinco campos. 64) Avaliação de leitura em adultos: Apresentação de instrumentos e dados psicométricos preliminares. 65) Avaliação de traços psicopáticos na população geral: análise fatorial do Inventory of Callous-Unemotional Traits. 66) Avaliação do bem-estar no contexto brasileiro: uma revisão sistemática de instrumentos. 67) Avaliação do pensamento contrafactual em idosos e adultos. 68) Avaliação dos efeitos dos jogos virtuais na percepção da dor em pessoas com lombalgia. 69) Avaliação e intervenção em casos de Transtorno da Compulsão Alimentar: uma revisão sistemática. 70) Avaliação em psicologia do esporte: revisão da publicação de estudos brasileiros. 71) Avaliação Neuropsicológica de uma Criança com Histórico de Crises Convulsivas. 72) Avaliação neuropsicológica de uma criança com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. 73) Avaliação neuropsicológica: uma revisão bibliográfica. 74) Avaliação Psicológica de Crianças com Suspeita de Autismo: Aplicabilidade do Protocolo de Avaliação Comportamental (PROTEA-R). 75) Avaliação Psicológica do Autismo Infantil e a interface com as relações familiares.

4 76) Avaliação Psicológica em âmbito nacional: Revisão sistemática da literatura. 77) Avaliação psicológica no contexto da saúde: diálogos e práticas. 78) Avaliação psicológica no levantamento do perfil criminal em estudos brasileiros. 79) Avaliação psicológica no processo de escolha profissional relato de caso e uso do emep escala de maturidade para escolha profissional. 80) Avaliação psicológica para atuação em movimentação de produtos perigosos. 81) Avaliação psicológica para portadores de deficiência: uma experiência em empresa. 82) Bateria de avaliação de indicadores de depressão infantojuvenil (baid-ij): estudos preliminares. 83) Bateria fatorial de personalidade (BFP): equivalência entre versão impressa e eletrônica. 84) Brincar e tratar: novos olhares às crianças hospitalizadas. 85) Capacidade discriminativa do teste do desenho do relógio entre esclerose múltipla e demência. 86) Características das atividade de lazer em idosos cognitivamente saudáveis. 87) Características do trabalho dos psicólogos na perícia medica administrativa em saúde do trabalhador. 88) Características psicométricas da escala de Estratégias Autoprejudiciais em alunos portugueses. 89) Caracterização de Habilidades Cognitivas em Crianças e Adolescentes com Fissura Palatina Isolada ou Associada a Síndromes Genéticas. 90) Child Drawing: Hospital evidências de validade da versão brasileira. 91) Comparação de características de personalidade entre praticantes de dança competitiva e praticantes que não competem. 92) Comparação de militares ingressantes e veteranos em personalidade tipo. 93) Comparação do desempenho no teste de Zulliger entre crianças cearenses do sexo masculino e feminino. 94) Comparação dos níveis de percepção emocional em diferentes faixas etárias. 95) Comparação dos resultados do teste de memória tepic-m em duas cidades do estado do Paraná. 96) Comparação entre os níveis de Autoeficácia para dirigir com Impulsividade e Desengajamento moral. 97) Comportamento agressivo infantil e reconhecimento das emoções: ana lise da produc a o cienti fica de 2009 a ) Comportamentos de aproximação social indiscriminada e julgamentos de confiabilidade na Síndrome de Williams. 99) Comportamentos externalizantes, percepção de suporte familiar e pensamentos automáticos em adolescentes.

5 100) Compreensão em leitura e motivação para ler: Evidência de validade entre medidas. 101) Compreensão textual: análise do desempenho de pais e filhos. 102) Confiabilidade interavaliadores para o rorschach performance assessment system, rpas, em crianças. 103) Consciência Fonológica e Desenvolvimento perceptomotor: validade de construto convergente-discriminante entre medidas. 104) Construção de um questionário para a avaliação dos estressores ocupacionais em líderes. 105) Construção de uma Bateria Infantil de Avaliação Neuropsicológica Equestre (BIANEQ). 106) Coping e qualidade de vida de pacientes em hemodiálise. 107) Correlatos da qualidade de vida com aspectos cognitivos e afetivos em idosos. 108) Criatividade e sua relação com os cinco grandes fatores de personalidade. 109) Déficit de atenção e problemas de aprendizagem: a percepção dos professores pela escala TDAH. 110) Depressão e ansiedade em profissionais da área da saúde: cuidando do cuidador. 111) Depressão na demência utilização do indicador relacional i(ecdd) na clínica neuropsicológic. 112) Desempenho neuropsicológico de pacientes com anemia falciforme de Minas Gerais. 113) Desenho da figura humana (DFH): uma análise das pesquisas publicadas nas últimas duas décadas. 114) Desenho da figura humana: Avaliação da imagem corporal na deficiência física. 115) Desenvolvimento de um aplicativo para avaliar as funções executivas de crianças. 116) Diferença de médias entre o aspecto formal (pirâmides de pfister) e a bateria fatorial de personalidade. 117) Diferença em agressividade competitiva em razão de traços de personalidade em lutadores. 118) Diferenças de gênero no funcionamento cognitivo de adolescentes brasileiros. 119) Diferenças em traços de personalidade entre lutadores e não lutadores. 120) Diferenças entre os desempenhos de crianças e adolescentes no teste de zulliger sistema compreensivo. 121) Diferenças entre os sexos no desempenho do teste de pfister em crianças e adolescentes. 122) Diferenças entre os sexos nos índices da Escala Wechsler de Inteligência para Crianças WISC-IV. 123) Diferenças entre pensamento criativo e memória. 124) Diferenças entre sexos em fatores de competência emocional e resiliência. 125) Diferentes conceitos de Autonomia para jovens de diferentes níveis socioeconômicos no Brasil. 126) Dimensionalidade de medidas de ansiedade no contexto das competições.

6 127) Dimensionalidade do construto autoconfiança esportiva: uma revisão teórica. 128) Divórcio: Relato de experiência da avaliação psicológica do desenvolvimento infantil neste contexto. 129) Efeito de um programa de treino cognitivo em uma idosa saudável. 130) Efeito de um treino de estimulação mental e monitoramento para reabilitação de idoso com AVE. 131) Efeitos de transferência para habilidades não-treinadas de um treino cognitivo para idosos. 132) Efeitos de um treino cognitivo sobre medidas de memória em população idosa. 133) Efeitos do nível de escolarização sobre medidas de memória em população idosa. 134) Efeitos do nível de escolarização sobre medidas de raciocínio e cálculo mental em população idosa. 135) Em busca de um passado esquecido: Um psicodiagnóstico compreensivo. 136) Empatia e socialização em universitários 137) Empatia e suas relações com traços de personalidade de socialização. 138) ENEM 2010: análise fatorial exploratória e confirmatória pelo modelo CHC. 139) Escala de altruísmo para brasileiros: resultados preliminares. 140) Escala de autoeficácia no trabalho (EAE-T): Construção e estudos das qualidades psicométricas. 141) Escala de envolvimento acadêmico: estrutura fatorial em estudantes do interior do nordeste brasileiro. 142) Escala de Forças de Caráter: Relações com instrumento de avaliação de interesses profissionais. 143) Escala de fundamentalismo religioso: procedimentos iniciais de validação para o contexto brasileiro. 144) Escala de participação política não-convencional: primeiras evidências de validade e precisão no Brasil. 145) Escala de percepção da escola como comunidade: uma adaptação deste instrumento para uso com adultos universitários. 146) Escala de Violência Escolar (EVESCO): construção, validação e normatização de um instrumento de avaliação psicológica. 147) Escalas de Sobre-Excitabilidade: evidências de validade baseadas na estrutura interna e invariância fatorial por sexo 148) Escalas de Sobre-Excitabilidade: evidências de validade baseadas na estrutura interna e invariância fatorial por sexo. 149) Esquemas Iniciais Desadaptativos e Estilos Parentais em Usuários de Crack Dados Iniciais. 150) Estilos de aprendizagem/intelectuais: estudo de validade de uma medida. 151) Estresse nos distúrbios da articulação temporo-mandibulares 152) Estrutura Fatorial da Escala Situacional de Satisfação Corporal (ESSC) em Praticantes de Atividade Física.

7 153) Estrutura fatorial da versão brasileira da Escala de Vergonha Externa em amostras clínicas e não-clínicas. 154) Estudo comparativo entre funções executivas e criatividade em universitários da cidade de Manaus. 155) Estudo comparativo por sexo do teste das pirâmides coloridas. 156) Estudo correlacional entre atenção, memória e inteligêcnia em uma amostra de candidatos à CNH. 157) Estudo da personalidade de homicidas passionais através do método de rorschach. 158) Estudo de Caso com TDAH: avaliação, estratégias e suas implicações para a aprendizagem. 159) Estudo de normatização do teste palográfico em uma amostra de candidatos ao porte de arma. 160) Estudo de normatização para a escala dos pilares da resiliência EPR. 161) Estudo de validação de um instrumento para avaliação de competências emocionais. 162) Estudo de validade convergente e de critério para marcadores reduzidos de personalidade. 163) Estudo de validade discriminante entre resiliência e regulação de emoções. 164) Estudo de validade e precisão das dimensões de extratensão e intratensão do teste psicodiagnóstico miocinético (PMK). 165) Estudo de validade fatorial do maslach burnout inventory em professores Moçambicanos. 166) Estudo exploratório sobre dificuldades específicas de aprendizagem em serviço-escola de avaliação psicológica. 167) Estudo preliminar sobre a avaliação da atitude dos professores perante dificuldades de aprendizagem geneticamente influenciadas. 168) Estudo psicométrico de uma medida de motivação para aprender no ensino médio.. 169) Evidência de validade de critério do instrumento maps (memória e aprendizagem através de pistas seletivas). 170) Evidências de ganhos cognitivos entre gerações: um estudo sobre o Efeito Flynn. 171) Evidências de validade da escala de personalidade tipo d em estudantes universitários. 172) Evidências de validade da escala de satisfação com a experiência acadêmica em estudantes universitários Piauienses. 173) Evidências de validade da escala hospitalar de ansiedade e depressão em uma amostra de idosos. 174) Evidências de validade de construto da escala de resiliência em estudantes universitários. 175) Evidências de validade do Inventário de Maturidade de Carreira Forma C. 176) Evidências de validade do Inventário de Organização da Personalidade- Brasil (IPO-Br): Relação com o modelo dos Cinco Grandes Fatores da Personalidade. 177) Evidências de validade do teste de criatividade figural da bateria de avaliação intelectual e criativa (BAICA). 178) Evidências de validade do Teste de Trilhas para Pré-escolares em alunos do Ensino Fundamental I.

8 179) Evidências de validade e confiabilidade das escalas dimensionais de ansiedade do dsm-5 em amostra brasileira. 180) Evidencias de validade para a prova de nomeação rápida para crianças. 181) Evidências de validade para testes de impulsividade e atenção no contexto do trânsito. 182) Evidências preliminares de validade de um inventário breve de procrastinação acadêmica. 183) Evidências preliminares de validade do Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais em crianças mineiras. 184) Experiência em uma enfermaria psiquiátrica: novos olhares ao campo da saúde mental. 185) Fatores de personalidade na diferenciação entre transtorno de personalidade Histriônico e Borderline. 186) Fidedignidade de medidas de autorrelato da personalidade em crianças. 187) Flexibilidade psicológica relacionada a imagem corporal: Análise da estrutura fatorial do BI-AAQ em amostras brasileiras. 188) Formação em avaliação psicológica no brasil uma análise histórica. 189) Funcionamento diferencial dos itens dos testes psicológicos em função da forma de aplicação. 190) Group comparison and case series studies in stroke patients: evidence of validity for the BVRT. 191) Habilidades Sociais e Personalidade: Aspectos Correlacionais que influenciam no comportamento de risco dos adolescentes. 192) Habilidades Sociais e Problemas de Comportamento em Crianças de Contextos de Alta Vulnerabilidade Social. 193) Ideação suicida e associações com sintomatologia depressiva e percepção do suporte social. 194) Influência da música na percepção de emoções em rostos de pessoas. 195) Influências emocionais no desempenho cognitivo: estudo com o teste das pirâmides coloridas. 196) Instrumentos baseados em Psicologia Positiva no Brasil: uma revisão sistemática. 197) Instrumentos de Avaliação da Qualidade de Vida no Brasil: Revisão Sistemática. 198) Instrumentos de avaliação do otimismo: um revisão da última década. 199) Instrumentos de coparentalidade: qual devo usar? 200) Instrumentos para avalição psicológica de expectativas futuras e metas em jovens e adultos emergentes. 201) Inventário de Habilidades sociais: levantamento segundo uma base de dados. 202) Investigação de características de personalidade em um grupo de detentos por meio do teste palográfico. 203) Levantamento curricular sobre avaliação psicológica na formação do psicólogo do estado de mato-grosso em 2015.

9 204) Levantamento da opinião de psicólogos sobre o sistema de avaliação de testes psicológicos (SATEPSI). 205) Levantamento do perfil de adolescentes avaliados em um serviço-escola. 206) Levenson Self-Report Psychopathy scale: uma análise factor mixture. 207) Maturidade perceptomotora e compreensão em leitura: estudo correlacional entre medidas de avaliação infantil. 208) Medidas de taxa e acurácia para triagem da fluência leitora de crianças: pontos de corte, sensibilidade e especificidade. 209) Motivação intrinseca e compreensão de textos: análise correlacional das medidas com alunos do ensino médio. 210) Nível de Testosterona Fetal e Hipersociabilidade em Pacientes com Síndrome de Williams. 211) Normatização do teste de atenção seletiva (tas) para uma amostra de crianças e adolescentes. 212) O adolescente em conflito com a lei: quem está por trás do delito? 213) O Bem-estar subjetivo de adultos longevos Institucionalizados: dados preliminares. 214) O Desenho-Estórias com Tema na compreensão de ruptura dos vínculos em situação de acolhimento: um estudo de caso. 215) O efeito da estimulação encefálica profunda nos sintomas da doença de parkinson: revisão da literatura. 216) O estresse por consequência do trabalho desafiador dos bombeiros voluntários de um município do Vale do Paranhana. 217) O impacto da cirurgia bariátrica na percepção da imagem corporal. 218) O par educativo: avaliação dos vínculos com a aprendizagem. 219) O que dizem por aí: Revisão sistemática sobre escalas de engajamento no trabalho. 220) O Teste de apercepção temática na avaliação de adolescentes abrigadas. 221) Opinião de psicólogos sobre as prioridades da comissão consultiva do conselho federal de psicologia. 222) Orientação Profissional com jovens de um curso pré-vestibular popular no Ceará relato de experiência. 223) Pacientes candidatos à cirugia bariátrica em hospital público de curitiba: prevalência de sintomas ansiosos. 224) Pensamento Lógico e Criativo: evidências de validade da BAICA. 225) Pensando sobre o passado: avaliação do pensamento imaginativo nos contextos da vitimização e da depressão. 226) Percepção da figura materna em cuidadoras de idosas. 227) Percepção do suporte familiar e sua relação com práticas parentais em amostra de crianças e adolescentes com sinais de desatenção e hiperatividade.

10 228) Perfil neuropsicológico dos pacientes com doença de parkinson candidatos a cirurgia de estimulação encefálica profunda. 229) Plicação do Inventário das Dificuldades da Decisão Profissional em Jovens Paraibanos. 230) Potencial de aprendizagem e ansiedade em adolescentes: Evidências de validade do Teste Informatizado e Dinâmico de Escrita (TIDE). 231) Potencial de Aprendizagem em escrita de adolescentes e hábitos de leitura e escrita dos pais/cuidadores. 232) Precisão do sistema de correção informatizada do teste palográfico SKIP. 233) Preditores da Inteligência na Avaliação Psicológica de Crianças e de Adolescentes 234) Preferências e rejeições expressas nos interesses de universitários de um curso de farmácia. 235) Prevalência do declínio de memória em idosos assistidos no ambulatório de neurologia comportamental de Manaus. 236) Prevalência dos principais eventos estressantes da vida de idosos. 237) Prevalência e características associadas ao Cluster A dos transtornos de personalidade em uma amostra ambulatorial. 238) Prevenção e Promoções de Saúde um Estudo de Atitude Prestativa. 239) Processo de Psicodiagnóstico: Uma queixa de dificuldade de aprendizagem e afetividade. 240) Produção científica brasileira em Avaliação Psicológica: descrição do estudo e dados complementares. 241) Produção científica sobre a atuação do psicólogo no sistema único de saúde. 242) Propriedades psicométricas do Teste Tátil de Inteligência Infantil. 243) Propriedades psicométricas dos instrumentos de avaliação da empatia mais utilizados em pesquisa. 244) Psicodiagnóstico: como as expectativas impulsionam ou estagnam o processo. 245) Qualidade da relação mães-filhos: Um Estudo Correlacional. 246) Questionário Desiderativo: revisão sistemática de estudos realizados no Brasil. 247) Raciocínio Espacial e Atenção Espacial: estudo exploratório. 248) Relação entre ansiedade competitiva e construtos relacionados: uma revisão sistemática. 249) Relação entre as propriedades da palavra e o desempenho em tarefas de rima e aliteração. 250) Relação entre clima organizacional e a vulnerabilidade ao estresse no trabalho: estudo exploratório. 251) Relação entre esquemas de regulação emocional e saúde em estudantes universitários. 252) Relações entre o teste informatizado e dinâmico de escrita e habilidades verbais e de execução.

11 253) Representações de relações familiares a partir do desenho de família em filhos de alcoolistas 254) Resiliência e Estresse: Um Estudo Correlacional. 255) Resultados da pesquisa de publicações recentes sobre liderança autêntica. 256) Sintomas de déficit de atenção e hiperatividade em estudantes de escolas públicas e privadas do Rio de janeiro. 257) Sistema de avaliação do relacionamento parental: apresentação, aplicabilidade e exemplo de caso. 258) Subjetividade contemporânea: narcisismo e estados afetivos em um grupo de adultos jovens. 259) Técnica de monitoramento da criatividade (TMC): avaliação por meio de julgamentos. 260) Tempo de escolarização e desempenho em testes cognitivos em crianças pré-escolares. 261) Tempo de fixação ocular em estímulos sociais: comparação entre grupos distintos. 262) Teste de Bender-Sistema de pontuação gradual: estudos comparativos entre o grupo normativo e amostras de outros estados. 263) Teste de competência de leitura de palavras e pseudopalavras em crianças de escola pública e particular: comparação de desempenho. 264) Teste informatizado e dinâmico de escrita - TIDE: validade de critério em relação à ortografia. 265) Teste Informatizado e Dinâmico de Escrita (TIDE) e autoestima em adolescentes: Evidências de validade com base em variáveis externas.. 266) teste raven: desenvolvimento de normas para interpretação de resultados em universitários da cidade de Manaus. 267) teste wcst: desenvolvimento de normas para interpretação de resultados em universitários da cidade de Manaus. 268) Timidez: elaboração e validação de uma escala. 269) Traços de personalidade e níveis de estresse em crianças. 270) Treino cognitivo em idosos: atenção e velocidade de processamento pré e pós intervenção. 271) Um estudo com alunos universitários: aplicação de estratégias de estudo e uma escala de TDAH. 272) Um estudo de validade dos itens linhas leves, ausência de detalhes, figura esquemática e cabelos mal enraizados na cabeça no DFH. 273) uma experiência em avaliação psicológica no serviço de psicologia profº João Ignácio de Mendonça UFBA 274) Uma revisão da literatura sobre as Funções Executivas como endofenótipo nos transtornos ansiosos.

12 275) Uso da Escala Zarit na avaliação de sobrecarga do cuidador familiar em cuidados paliativos. 276) Uso do modelo de resposta gradual para a análise dos itens da BAID-IJ. 277) Validação da escala de motivação acadêmica em estudantes do Vale do São Francisco. 278) Validação da Escala de Percepção de Amor e Sexo (EPAS) para o contexto brasileiro. 279) Validação da Personal Assessment of Intimacy in Relationships (PAIR) para o contexto brasileiro. 280) Validação experimental da Escala de Desejabilidade Social de Marlowe-Crowne (EDSMC). 281) Validade do Teste de Inteligência Verbal: correlação com o Teste de Habilidade para o Trabalho. 282) Verificação e Revisão das Propriedades Psicométricas da Dimensão Isolamento do Inventário Dimensional Clínico da Personalidade (IDCP). 283) Vítimas de violência e avaliação das funções cognitivas 284) Vítimas de violência e depressivos à luz de uma técnica para avaliar o pensamento contrafactual.

03 - Análise da técnica projetiva de desenho htp em um caso de suspeita de abuso sexual na infância.

03 - Análise da técnica projetiva de desenho htp em um caso de suspeita de abuso sexual na infância. Psicologia Clínica 01 - A prática de atividade física e sua relação com o gênero em idosos. 02 - A Prática do Psicodiagnóstico: Um caso de apática infantil. 03 - Análise da técnica projetiva de desenho

Leia mais

01 - A interface entre psicologia forense e avaliação psicológica: Um caso de disputa de guarda internacional.

01 - A interface entre psicologia forense e avaliação psicológica: Um caso de disputa de guarda internacional. Forense 01 - A interface entre psicologia forense e avaliação psicológica: Um caso de disputa de guarda internacional. 02 - A perícia psicológica e sua aplicabilidade na área jurídica. 03 - Análise de

Leia mais

Psicometria e análise de dados

Psicometria e análise de dados Psicometria e análise de dados 01 - A ansiedade do candidato à renovação da carteira nacional de habilitação frente á avaliação psicológica na cidade de Fortaleza. 02 - A avaliação da percepção emocional

Leia mais

Lista de trabalhos aprovados (Pôster) 2 Sessão

Lista de trabalhos aprovados (Pôster) 2 Sessão Lista de trabalhos aprovados (Pôster) 2 Sessão 101 Compreensão em leitura e Motivação para ler: evidência de validade entre medidas 102 COMPREENSÃO TEXTUAL: ANÁLISE DO DESEMPENHO DE PAIS E FILHOS 103 COMPREENSÃO

Leia mais

Psicodiagnóstico TOTAL DE EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO: 82 TOTAL DE PÁGINAS: 200

Psicodiagnóstico TOTAL DE EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO: 82 TOTAL DE PÁGINAS: 200 TOTAL DE EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO: 82 TOTAL DE PÁGINAS: 200 AULA 1...6 Fundamentos do Psicodiagnóstico e seu Histórico...6 História do Psicodiagnóstico...6 O Psicodiagnóstico Clínico na Atualidade...9 Objetivos

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Ementário/abordagem temática/bibliografia básica (3) e complementar (5) Morfofisiologia e Comportamento Humano Ementa: Estudo anátomo funcional

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS DE SOBRAL CURSO DE PSICOLOGIA DISCIPLINA DE PSICOMETRIA TURMA B 2010.1 PROF. FÚLVIO ROCHA ATIVIDADE II

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS DE SOBRAL CURSO DE PSICOLOGIA DISCIPLINA DE PSICOMETRIA TURMA B 2010.1 PROF. FÚLVIO ROCHA ATIVIDADE II UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS DE SOBRAL UFC CURSO DE PSICOLOGIA DISCIPLINA DE PSICOMETRIA TURMA B 2010.1 PROF. FÚLVIO ROCHA ATIVIDADE II 1- Esta atividade corresponderá à 2ª avaliação da disciplina

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SECUNDÁRIO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SECUNDÁRIO ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SECUNDÁRIO Planificação Psicologia º Ano ANO LETIVO 2015/2016 º GRUPO B MÓDULO 1- Descobrindo a Psicologia 26 1. Especificidade da Psicologia

Leia mais

INTERSETORIALIDADE E AUTISMO

INTERSETORIALIDADE E AUTISMO INTERSETORIALIDADE E AUTISMO Daniel de Sousa Filho Psiquiatra da Infância e Adolescência Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento UPM Introdução Kanner, 1943 Asperger, 1944 Bleuler, 1906 Transtornos do

Leia mais

PSICOLOGIA MATUTINO E NOTURNO. 1 o Ano. Disciplina

PSICOLOGIA MATUTINO E NOTURNO. 1 o Ano. Disciplina PSICOLOGIA MATUTINO E NOTURNO 1 o Ano Antropologia Epistemologia e História da Psicologia Estatística Ética e Cidadania Interpretação e Produção de Textos Científicos Métodos de Pesquisa em Psicologia

Leia mais

Problemas de comportamentos internalizantes em escolares de São Gonçalo: a construção de um modelo hierarquizado

Problemas de comportamentos internalizantes em escolares de São Gonçalo: a construção de um modelo hierarquizado Problemas de comportamentos internalizantes em escolares de São Gonçalo: a construção de um modelo hierarquizado Liana Furtado Ximenes (lianafx@yahoo.com.br) Elaine Fernandes Viellas de Oliveira; Marília

Leia mais

Avaliação Psicossocial: conceitos

Avaliação Psicossocial: conceitos Avaliação Psicossocial: conceitos Vera Lucia Zaher Pesquisadora do LIM 01 da FMUSP Programa de pós-graduação de Bioética do Centro Universitário São Camilo Diretora da Associação Paulista de Medicina do

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo.

R E S O L U Ç Ã O. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo. RESOLUÇÃO CONSEPE 11/2015 ALTERA MATRIZ CURRICULAR E APROVA O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOLOGIA DO TRÂNSITO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. O Presidente do Conselho

Leia mais

Portfolio FORMAÇÃO CONTÍNUA

Portfolio FORMAÇÃO CONTÍNUA Portfolio FORMAÇÃO CONTÍNUA Elaboramos soluções de formação customizadas de acordo com as necessidades específicas dos clientes. Os nossos clientes são as empresas, organizações e instituições que pretendem

Leia mais

De volta para vida: a inserção social e qualidade de vida de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial

De volta para vida: a inserção social e qualidade de vida de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial De volta para vida: a inserção social e qualidade de vida de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial Eliane Maria Monteiro da Fonte DCS / PPGS UFPE Recife PE - Brasil Pesquisa realizada pelo NUCEM,

Leia mais

RELAÇÃO DE LINHAS DE PESQUISA, EMENTAS E TEMAS PARA ORIENTAÇÃO DE TCC PEDAGOGIA

RELAÇÃO DE LINHAS DE PESQUISA, EMENTAS E TEMAS PARA ORIENTAÇÃO DE TCC PEDAGOGIA RELAÇÃO DE LINHAS DE, S E PARA METODOLOGIAS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS Constituição histórica das metodologias do ensino e as diferentes concepções de ensino

Leia mais

Inserção e atuação do aluno no campo de atuação do psicólogo a partir de realização de um estudo de caso visando à produção do conhecimento.

Inserção e atuação do aluno no campo de atuação do psicólogo a partir de realização de um estudo de caso visando à produção do conhecimento. ANEXO I - DESCRIÇÃO DOS ESTÁGIOS ESTÁGIO SUPERVISIONADO I (3 período) Contextualização dos campos tradicionais e emergentes de atuação da psicologia.o aluno fará pesquisa bibliográfica e/ou de campo para

Leia mais

Atenção à Saúde e Saúde Mental em Situações de Desastres

Atenção à Saúde e Saúde Mental em Situações de Desastres Atenção à Saúde e Saúde Mental em Situações de Desastres Desastre: interrupção grave do funcionamento normal de uma comunidade que supera sua capacidade de resposta e recuperação. Principais causas de

Leia mais

REFERENCIAL DE FORMAÇÃO a que alude o n.º 5 do art. 83 da Lei n.º 112/2009 de 16 de setembro

REFERENCIAL DE FORMAÇÃO a que alude o n.º 5 do art. 83 da Lei n.º 112/2009 de 16 de setembro POPH Eixo 7 Tipologia de Intervenção 7.4 Projetos de Formação para Públicos Estratégicos REFERENCIAL DE FORMAÇÃO a que alude o n.º 5 do art. 83 da Lei n.º 112/2009 de 16 de setembro Formação de agentes

Leia mais

QUESTIONÁRIO: VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS NOME: CLASSIFIQUE EM VERDADEIRO (V) OU FALSO (F) AS SENTENÇAS ABAIXO:

QUESTIONÁRIO: VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS NOME: CLASSIFIQUE EM VERDADEIRO (V) OU FALSO (F) AS SENTENÇAS ABAIXO: QUESTIONÁRIO: VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS NOME: 1. Um tapinha no bumbum não é considerado violência devido ao baixo grau de agressão. 2. A prática sexual com indivíduos menores de 14 anos, com o consentimento

Leia mais

Estudo epidemiológico realizado de 4 em 4 anos, em colaboração com a Organização Mundial de Saúde.

Estudo epidemiológico realizado de 4 em 4 anos, em colaboração com a Organização Mundial de Saúde. Mafalda Ferreira, Margarida Gaspar de Matos, Celeste Simões & Equipa Aventura Social Estudo epidemiológico realizado de 4 em 4 anos, em colaboração com a Organização Mundial de Saúde. Objectivo: Conhecer

Leia mais

Experiência com o tratamento de Dependentes Químicos

Experiência com o tratamento de Dependentes Químicos Experiência com o tratamento de Dependentes Químicos INSTITUTO BAIRRAL DE PSIQUIATRIA Dr. Marcelo Ortiz de Souza Dependência Química no Brasil (CEBRID, 2005) População Geral: 2,9% já fizeram uso de cocaína

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL

ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL ORIENTAÇÃO PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO QUALITATIVA DA APRENDIZAGEM SEMESTRAL Educação Infantil Estimulação Essencial e Pré-Escolar O relatório da Educação Infantil - Estimulação Essencial

Leia mais

Diagnóstico em psicoterapia. Método psicoterapêutico e da avaliação dos seus resultados. Ética dos processos terapêuticos.

Diagnóstico em psicoterapia. Método psicoterapêutico e da avaliação dos seus resultados. Ética dos processos terapêuticos. COMUNS AO DOUTORADO ANÁLISE DE VARIÂNCIA E DE REGRESSÃO Análise de regressão múltipla. Tipos mais comuns de análise de regressão. Análise de variância para planos fatoriais (ANOVA). Análise de variância

Leia mais

e (Transtornos Específicos da Aprendizagem (TEA)) Dulcelene Bruzarosco Psicóloga/Terapeuta de Família e Casal.

e (Transtornos Específicos da Aprendizagem (TEA)) Dulcelene Bruzarosco Psicóloga/Terapeuta de Família e Casal. e (Transtornos Específicos da Aprendizagem (TEA)) Dulcelene Bruzarosco Psicóloga/Terapeuta de Família e Casal. Entre os gregos e romanos antigos, havia divergências quanto à maneira de ver e considerar

Leia mais

CARACTERÍSTICAS COGNITIVAS E AFETIVAS ENTRE ALUNOS SUPERDOTADOS, HIPERATIVOS E SUPERDOTADOS/HIPERATIVOS: UM ESTUDO COMPARATIVO

CARACTERÍSTICAS COGNITIVAS E AFETIVAS ENTRE ALUNOS SUPERDOTADOS, HIPERATIVOS E SUPERDOTADOS/HIPERATIVOS: UM ESTUDO COMPARATIVO CARACTERÍSTICAS COGNITIVAS E AFETIVAS ENTRE ALUNOS SUPERDOTADOS, HIPERATIVOS E SUPERDOTADOS/HIPERATIVOS: UM ESTUDO COMPARATIVO Dissertação de Mestrado UnB/IP Mestranda: Vanessa Terezinha Alves Tentes de

Leia mais

Como desenvolver a resiliência no ambiente de Recursos Humanos

Como desenvolver a resiliência no ambiente de Recursos Humanos Como desenvolver a resiliência no ambiente de Recursos Humanos Edna Bedani Edna Bedani Mestre em Administração, Pós Graduada em Administração, com especialização em Gestão Estratégica de RH, graduada em

Leia mais

AÇÕES EFETIVAS DE GERENCIAMENTO DO STRESS OCUPACIONAL: Desafio de Conciliar Embasamento Científico e Planejamento Estratégico

AÇÕES EFETIVAS DE GERENCIAMENTO DO STRESS OCUPACIONAL: Desafio de Conciliar Embasamento Científico e Planejamento Estratégico AÇÕES EFETIVAS DE GERENCIAMENTO DO STRESS OCUPACIONAL: Desafio de Conciliar Embasamento Científico e Planejamento Estratégico Sâmia Simurro Novembro/2011 FATOS SOBRE O STRESS Inevitável Nível positivo?

Leia mais

Plano Gerontológico de Monchique Apresentação Pública 15 de Outubro de 2011

Plano Gerontológico de Monchique Apresentação Pública 15 de Outubro de 2011 Apresentação Pública 15 de Outubro de 2011 Trajectórias de envelhecimento Após os 65 anos de idade a estimulação cognitiva diminui significativamente. A diminuição da estimulação desencadeia/agrava o declínio

Leia mais

Definições. Classificação. Atendimento educacional especializado - Educação Especial. Escolas especializadas Escolas da rede regular de ensino

Definições. Classificação. Atendimento educacional especializado - Educação Especial. Escolas especializadas Escolas da rede regular de ensino Conteúdos abordados Prof. Ivan Lima Schonmann CREF 082406-G/SP Deficiência intelectual e motora Definição Classificação Características Estratégias de trabalho Deficiência Intelectual (DI) IBGE 2010 Censo

Leia mais

Mau desempenho escolar

Mau desempenho escolar Mau desempenho escolar Dra Juliana Gurgel Giannetti Neuropediatra Professora Associada do Depto. de Pediatria - UFMG Coordenadora da Residência de Neuropediatria do Hospital das Clínicas / UFMG Mau desempenho

Leia mais

Comunicação 01 NOME DO TRABALHO HORÁRIO PROFESSOR Prédio novo 1-Contabilidade Gerencial 20H KATHE

Comunicação 01 NOME DO TRABALHO HORÁRIO PROFESSOR Prédio novo 1-Contabilidade Gerencial 20H KATHE Comunicação 01 1-Contabilidade Gerencial 20H KATHE Sala 08-10º. Período de Psicologia 2- A importância da tecnologia da informação como diferencial competitivo na empresa 3- Secretariado executivo e a

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO PSICOSSOCIAL DE PRETENDENTES À ADOÇÃO INTERNACIONAL (CONTEÚDOS RELEVANTES)

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO PSICOSSOCIAL DE PRETENDENTES À ADOÇÃO INTERNACIONAL (CONTEÚDOS RELEVANTES) ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO PSICOSSOCIAL DE PRETENDENTES À ADOÇÃO INTERNACIONAL (CONTEÚDOS RELEVANTES) ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO PSICOSSOCIAL DE PRETENDENTES À ADOÇÃO INTERNACIONAL

Leia mais

Profissionais graduados em Psicologia e Medicina que tenham interesse em atuar na área do trabalho e organizacional.

Profissionais graduados em Psicologia e Medicina que tenham interesse em atuar na área do trabalho e organizacional. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA Ementário Relações Interpessoais e Ética Profissional Concepções sobre o Processo Inter-relacional no Trabalho; Competência Interpessoal; Qualidade de Vida no

Leia mais

ATIVIDADES TÍPICAS DOS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

ATIVIDADES TÍPICAS DOS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR ATIVIDADES TÍPICAS DOS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR DENOMINAÇÃO DO CARGO: ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Desenvolver e implantar sistemas informatizados, dimensionando requisitos e funcionalidades do

Leia mais

TÍTULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO ÁREA TEMÁTICA: INTRODUÇÃO

TÍTULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO ÁREA TEMÁTICA: INTRODUÇÃO TÍTULO: ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ATENDIDOS NO PROJETO EDUCAÇÃO ESPECIAL: ATIVIDADES DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO AUTORES: Luis Henrique de Freitas Calabresi, Maria da Piedade Resende da

Leia mais

ÁREA COMPORTAMENTAL E DESENVOLVIMENTO PESSOAL

ÁREA COMPORTAMENTAL E DESENVOLVIMENTO PESSOAL ÁREA COMPORTAMENTAL E DESENVOLVIMENTO PESSOAL COMUNICAÇÃO E IMAGEM COMO FACTORES COMPETITIVOS A sua empresa tem problemas ao nível da comunicação interna? Promover a Comunicação assertiva no relacionamento

Leia mais

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação-Porto\Portugal. Uma perspectiva comportamental em Adolescentes Obesos: Brasil x Portugal

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação-Porto\Portugal. Uma perspectiva comportamental em Adolescentes Obesos: Brasil x Portugal Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação-Porto\Portugal Discente: Genaina Bibiano Vieira Disciplina: Desenvolvimento Humano Uma perspectiva comportamental em Adolescentes Obesos: Brasil x Portugal

Leia mais

CURSO DE MEDICINA - MATRIZ CURRICULAR 2013

CURSO DE MEDICINA - MATRIZ CURRICULAR 2013 CURSO DE MEDICINA - MATRIZ CURRICULAR 2013 Eixos longitudinais, conteúdos e objetivos cognitivos psicomotores Eixos transversais, objetivos Per. 1º Ano eixo integrador: O CORPO HUMANO CH INT. COMUM. HAB.

Leia mais

NOTIFICAÇÕES COMPULSÓRIAS DOS CASOS SUSPEITOS OU CONFIRMADOS DE VIOLÊNCIAS PRATICADAS CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE

NOTIFICAÇÕES COMPULSÓRIAS DOS CASOS SUSPEITOS OU CONFIRMADOS DE VIOLÊNCIAS PRATICADAS CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE NOTIFICAÇÕES COMPULSÓRIAS DOS CASOS SUSPEITOS OU CONFIRMADOS DE VIOLÊNCIAS PRATICADAS CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE Márcia Regina Ribeiro Teixeira Promotora de Justiça de Salvador Agosto de 2014 VIOLÊNCIA:

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

PÓS-GRADUAÇÃO EM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA PÓS-GRADUAÇÃO EM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA Instituição Certificadora: FALC Faculdade da Aldeia de Carapicuíba Amparo Legal: Resolução CNE CES 1 2001/ 2007 Carga Horária: 600h (sendo 150h para estágio)

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Estágio, pela sua natureza, é uma atividade curricular obrigatória,

Leia mais

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa EDUCAÇÃO INFANTIL JUSTIFICATIVA O momento social, econômico, político e histórico em que vivemos está exigindo um novo perfil de profissional, de cidadão: informado, bem qualificado, crítico, ágil, criativo,

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) DE PEDAGOGIA (LICENCIATURA) 1. COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO A leitura como vínculo leitor/texto, através da subjetividade contextual, de atividades de

Leia mais

ENVELHECIMENTO E A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL

ENVELHECIMENTO E A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL ENVELHECIMENTO E A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL O processo de envelhecimento e a velhice devem ser considerados como parte integrante do ciclo de vida. Ao longo dos tempos, o conceito de envelhecimento e as

Leia mais

Definição e Histórico. Avaliação, Diagnóstico e Intervenção no TEA Módulo 1

Definição e Histórico. Avaliação, Diagnóstico e Intervenção no TEA Módulo 1 + Definição e Histórico Avaliação, Diagnóstico e Intervenção no TEA Módulo 1 + Autismo Nome criado por Eugen Bleuler em 1911 Dementia Praecox ou Grupo da Esquizofrenias Termo extraído dos estudos sobre

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO EXTERNO PROJETO QUIXOTE 2012

EDITAL PROCESSO SELETIVO EXTERNO PROJETO QUIXOTE 2012 EDITAL PROCESSO SELETIVO EXTERNO PROJETO QUIXOTE 2012 A Associação de Apoio ao AAPQ faz saber que realizará processo seletivo para contratação de: 02 Psiquiatras 01Farmacêutico 01 Assistentes Social 01

Leia mais

I Jornada de Saúde Mental do Vale do Taquari: Crack e outras drogas: perspectivas na abordagem psicossocial

I Jornada de Saúde Mental do Vale do Taquari: Crack e outras drogas: perspectivas na abordagem psicossocial I Jornada de Saúde Mental do Vale do Taquari: Crack e outras drogas: perspectivas na abordagem psicossocial 14 de junho de 2014 FATORES DE RISCO E COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS ASSOCIADOS AOS TRANSTORNOS

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PSICOLOGIA (Currículo iniciado em 2009):

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PSICOLOGIA (Currículo iniciado em 2009): EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PSICOLOGIA (Currículo iniciado em 2009): ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA PSICOLOGIA CONTEMPORÂNEA I C/H 102 (0829/I) Diferentes linhas de intervenção teórico-metodológicas

Leia mais

A Saúde Mental dos Trabalhadores da Saúde

A Saúde Mental dos Trabalhadores da Saúde A Saúde Mental dos Trabalhadores da Saúde Tatiana Thiago Mendes Psicóloga Clínica e do Trabalho Pós-Graduação em Saúde e Trabalho pelo HC FM USP Perita Judicial em Saúde Mental Panorama da Saúde dos Trabalhadores

Leia mais

AUTISMO E TDAH: O DESAFIO DA INCLUSÃO. Prof. Dr. Carlo Schmidt. Prof. Adjunto da CE/UFSM Depto. Educação Especial

AUTISMO E TDAH: O DESAFIO DA INCLUSÃO. Prof. Dr. Carlo Schmidt. Prof. Adjunto da CE/UFSM Depto. Educação Especial AUTISMO E TDAH: O DESAFIO DA INCLUSÃO Prof. Dr. Carlo Schmidt Prof. Adjunto da CE/UFSM Depto. Educação Especial INTRODUÇÃO Caracterização: Do que estamos falando? TDAH Autismo O que essas condições têm

Leia mais

Construção de Redes Intersetoriais para a atenção dos usuários em saúde mental, álcool, crack e outras drogas

Construção de Redes Intersetoriais para a atenção dos usuários em saúde mental, álcool, crack e outras drogas Construção de Redes Intersetoriais para a atenção dos usuários em saúde mental, álcool, crack e outras drogas EDUCAÇÃO PERMANENTE SAÚDE MENTAL - CGR CAMPINAS MÓDULO GESTÃO E PLANEJAMENTO 2012 Nelson Figueira

Leia mais

Suplementar após s 10 anos de regulamentação

Suplementar após s 10 anos de regulamentação Atenção à Saúde Mental na Saúde Suplementar após s 10 anos de regulamentação Kátia Audi Congresso Brasileiro de Epidemiologia Porto Alegre, 2008 Mercado de planos e seguros de saúde: cenários pré e pós-regulamentap

Leia mais

Seminário Nacional Envelhecimento e Subjetividade Saúde e Envelhecimento: Prevenção e Promoção CRP Novembro 2008. Instituto de Psiquiatria FMUSP

Seminário Nacional Envelhecimento e Subjetividade Saúde e Envelhecimento: Prevenção e Promoção CRP Novembro 2008. Instituto de Psiquiatria FMUSP Seminário Nacional Envelhecimento e Subjetividade Saúde e Envelhecimento: Prevenção e Promoção CRP Novembro 2008 Mônica Yassuda Mônica Sanches Yassuda Gerontologia EACH USP EACH USP Ambulatório de Psicogeriatria

Leia mais

TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA. Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp.

TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA. Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp. TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp.br O que é educação inclusiva? Inclusão é um processo de aprendizagem

Leia mais

Índice. A importância da comunicação nas relações interpessoais MÓDULO 1 NOTA INTRODUTÓRIA 17 COMO UTILIZAR ESTA OBRA 19

Índice. A importância da comunicação nas relações interpessoais MÓDULO 1 NOTA INTRODUTÓRIA 17 COMO UTILIZAR ESTA OBRA 19 Índice NOTA INTRODUTÓRIA 17 COMO UTILIZAR ESTA OBRA 19 MÓDULO 1 A importância da comunicação nas relações interpessoais FINALIDADES 22 PRÉ-TESTE 23 Objetivo 1. Identificar a importância do estudo da comunicação

Leia mais

PRINCÍPIOS Prevenção e o controle das doenças, especialmente as crônico-degenerativas estimulam desejo

PRINCÍPIOS Prevenção e o controle das doenças, especialmente as crônico-degenerativas estimulam desejo PRINCÍPIOS Prevenção e o controle das doenças, especialmente as crônico-degenerativas estimulam o desejo de participação social direciona as ações para a estruturação de um processo construtivo para melhoria

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o EMENTA Munir os alunos de conhecimentos sobre: estudo dos fenômenos psicológicos da relação homemtrabalho; Abordar temas como as influências da estrutura e da cultura organizacional sobre o comportamento,

Leia mais

Corpo e Fala EMPRESAS

Corpo e Fala EMPRESAS Corpo e Fala EMPRESAS A Corpo e Fala Empresas é o braço de serviços voltado para o desenvolvimento das pessoas dentro das organizações. Embasado nos pilares institucionais do negócio, ele está estruturado

Leia mais

VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS. Edinilsa Ramos de Souza CLAVES/ENSP/FIOCRUZ

VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS. Edinilsa Ramos de Souza CLAVES/ENSP/FIOCRUZ VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS Edinilsa Ramos de Souza CLAVES/ENSP/FIOCRUZ O que é Violência contra idosos? É um ato (único ou repetido) ou omissão que lhe cause dano ou aflição e que se produz em qualquer relação

Leia mais

Gestão de Pessoas. Capacidade de gerar resultados a partir das pessoas e dos processos inerentes ao negócio.

Gestão de Pessoas. Capacidade de gerar resultados a partir das pessoas e dos processos inerentes ao negócio. Gestão Corporativa Governança Corporativa é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada. PROCESSOS PESSOAS TECNOLOGIA

Leia mais

HORÁRIO DE PROVAS 3º BIMESTRE

HORÁRIO DE PROVAS 3º BIMESTRE CURSO DE PEDAGOGIA Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico I 23.09.13 19horas Fundamentos da Língua Portuguesa: Leitura e Produção de 23.09.13 21horas Textos Psicologia da Educação I 24.09.13

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Sumário I) OBJETIVO 02. 1) Público alvo 02. 2) Metodologia 02. 3) Monografia / Trabalho final 02

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Sumário I) OBJETIVO 02. 1) Público alvo 02. 2) Metodologia 02. 3) Monografia / Trabalho final 02 Sumário Pág. I) OBJETIVO 02 II) ESTRUTURA DO CURSO 1) Público alvo 02 2) Metodologia 02 3) Monografia / Trabalho final 02 4) Avaliação da aprendizagem 03 5) Dias e horários de aula 03 6) Distribuição de

Leia mais

Carta de Campinas 1) QUANTO AO PROBLEMA DO MANEJO DAS CRISES E REGULAÇÃO DA PORTA DE INTERNAÇÃO E URGÊNCIA E EMERGÊNCIA,

Carta de Campinas 1) QUANTO AO PROBLEMA DO MANEJO DAS CRISES E REGULAÇÃO DA PORTA DE INTERNAÇÃO E URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, Carta de Campinas Nos dias 17 e 18 de junho de 2008, na cidade de Campinas (SP), gestores de saúde mental dos 22 maiores municípios do Brasil, e dos Estados-sede desses municípios, além de profissionais

Leia mais

PROGRAMA ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA

PROGRAMA ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA PROGRAMA ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA Angela T. Zuchetto Departamento de Educação Física, Centro de Desportos Universidade Federal de Santa Catarina Fone: 3318558 zuchetto@cds.ufsc.br Introdução O programa

Leia mais

5º Congresso Internacional dos Hospitais Serviço Nacional de Saúde. (Re)Conhecer as Mudanças

5º Congresso Internacional dos Hospitais Serviço Nacional de Saúde. (Re)Conhecer as Mudanças 5º Congresso Internacional dos Hospitais Serviço Nacional de Saúde. (Re)Conhecer as Mudanças Refletir sobre as resposta de saúde e a inclusão da família Relembrar os objetivos das famílias Questionar as

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA 400h. Estrutura Curricular do Curso Disciplinas

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA 400h. Estrutura Curricular do Curso Disciplinas CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA 400h Ética profissional na Educação Fundamentos históricos, conceitos, sociais e legais na Educação Inclusiva Legislação Aplicável na Educação Inclusiva Fundamentos

Leia mais

Curso de Capacitação em Bullying

Curso de Capacitação em Bullying Curso de Capacitação em Bullying Segundo pesquisa do Instituto Cidadania e da Fundação Perseu Abramo, a violência é o tema que mais preocupa os brasileiros entre 15 e 24 anos (55% do total), à frente de

Leia mais

UNIVERSIDADE NOVA. Proposta de Reestruturação da Arquitetura Acadêmica da Educação Superior no Brasil

UNIVERSIDADE NOVA. Proposta de Reestruturação da Arquitetura Acadêmica da Educação Superior no Brasil UNIVERSIDADE NOVA Proposta de Reestruturação da Arquitetura Acadêmica da Educação Superior no Brasil Proposta Universidade Nova: implantação do Bacharelado Interdisciplinar (BI) ajuste da estrutura curricular

Leia mais

Ementário de Disciplinas por Semestre. 1º Semestre

Ementário de Disciplinas por Semestre. 1º Semestre Ementário de Disciplinas por Semestre 1º Semestre Código: PS 010 Disciplina: História da Psicologia Ementa: Bases epistemológicas da Psicologia, gênese, desenvolvimento e aplicabilidade das teorias psicológicas.

Leia mais

Valores de Referência nacional de honorários dos Psicólogos em (R$), por hora de trabalho, atualizados pelo INPC (1,4382) de novembro/02 a junho/07

Valores de Referência nacional de honorários dos Psicólogos em (R$), por hora de trabalho, atualizados pelo INPC (1,4382) de novembro/02 a junho/07 Valores de Referência nacional de honorários dos Psicólogos em (R$), por hora de trabalho, atualizados pelo INPC (1,4382) de novembro/02 a junho/07 Fonte - CFP/CRPs/FENAPSI (Última atualização agosto/2007)

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROGRAMA DE FORMAÇÃO 1. Identificação do Curso Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos 2. Destinatários Profissionais em exercício de funções na área de especialização do curso ou novos

Leia mais

QUANDO TODO MUNDO JOGA JUNTO, TODO MUNDO GANHA!

QUANDO TODO MUNDO JOGA JUNTO, TODO MUNDO GANHA! QUANDO TODO MUNDO JOGA JUNTO, TODO MUNDO GANHA! NOSSA VISÃO Um mundo mais justo, onde todas as crianças e todos os adolescentes brincam, praticam esportes e se divertem de forma segura e inclusiva. NOSSO

Leia mais

VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA ou ADOLESCENTE

VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA ou ADOLESCENTE VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA ou ADOLESCENTE Equipe LENAD: Ronaldo Laranjeira Clarice Sandi Madruga IlanaPinsky Maria Carmen Viana Divulgação: Maio de 2014. 1. Porque esse estudo é relevante? Segundo a Subsecretaria

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL Código: ENF- 210 Pré-requisito: ENF

Leia mais

Resiliência. Ana Paula Alcantara Maio de 2013. 4º CAFÉ DA GESTÃO Seplag/TJCE

Resiliência. Ana Paula Alcantara Maio de 2013. 4º CAFÉ DA GESTÃO Seplag/TJCE Resiliência Conceito Emprestado pela física à psicologia do trabalho, a resiliência é a capacidade de resistir às adversidades e reagir diante de uma nova situação. O conceito de resiliência tem origem

Leia mais

REGULAMENTO DAS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DO ENFERMEIRO ESPECIALISTA EM ENFERMAGEM DE SAÚDE DA CRIANÇA E DO JOVEM

REGULAMENTO DAS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DO ENFERMEIRO ESPECIALISTA EM ENFERMAGEM DE SAÚDE DA CRIANÇA E DO JOVEM REGULAMENTO DAS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DO ENFERMEIRO ESPECIALISTA EM ENFERMAGEM DE SAÚDE DA CRIANÇA E DO JOVEM APROVADO POR MAIORIA EM ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DE 20 DE NOVEMBRO DE 2010 Proposta

Leia mais

Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas

Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas Evolução PMC têm atuação diferenciada na gestão de pessoas e clima organizacional, gerando na equipe mais agilidade para a mudança e maior capacidade

Leia mais

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento,

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento, Projetos e Capacitação TEMA: CREAS: SERVIÇOS OFERTADOS, INTERSETORIALIDADE,

Leia mais

FIB - FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU

FIB - FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU FIB - FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU GESTÃO INTEGRADA: PESSOAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO TURMA V E EIXOS TEMÁTICOS PARA A MONOGRAFIA FINAL Professor Ms. Carlos Henrique

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO 1 MESTRADO: EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO A) DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DAS LINHAS 1 e 2: Estudos Organizacionais e Sociedade e Marketing e Cadeias

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Rio de Mouro Padre Alberto Neto CÓDIGO 170318. Sub-departamento de Educação Especial

Agrupamento de Escolas de Rio de Mouro Padre Alberto Neto CÓDIGO 170318. Sub-departamento de Educação Especial Sub-departamento de Educação Especial A deficiência mental interfere directamente no funcionamento intelectual do ser humano, sendo este abaixo da média. O aluno apresenta comprometidos, além das funções

Leia mais

Comorbidades: Transtorno de AnsiedadeeDependênciaQuímica

Comorbidades: Transtorno de AnsiedadeeDependênciaQuímica XXII Curso de Inverno em Atualização em Dependência Química do Hospital Mãe de Deus Comorbidades: Transtorno de AnsiedadeeDependênciaQuímica Ana Paula Pacheco Psicóloga da Unidade de Dependência Química

Leia mais

AMBULATÓRIO PÓS-ALTA DE QUEIMADURAS: ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL E PSICOLOGIA BUSCANDO PROCESSO DE REABILITAÇÃO HUMANIZADO

AMBULATÓRIO PÓS-ALTA DE QUEIMADURAS: ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL E PSICOLOGIA BUSCANDO PROCESSO DE REABILITAÇÃO HUMANIZADO HOSPITAL ESTADUAL BAURU Dr. Arnaldo Prado Curvello AMBULATÓRIO PÓS-ALTA DE QUEIMADURAS: ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL E PSICOLOGIA BUSCANDO PROCESSO DE REABILITAÇÃO HUMANIZADO Maria Alice Ferraz Troijo Psicóloga

Leia mais

TRABALHOS CIENTÍFICOS CONEXÃO FAMETRO 2015: SOCIEDADE EM REDES CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES

TRABALHOS CIENTÍFICOS CONEXÃO FAMETRO 2015: SOCIEDADE EM REDES CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES TRABALHOS CIENTÍFICOS CONEXÃO FAMETRO 2015: SOCIEDADE EM REDES CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES SESSÃO TEMÁTICA DATA E HORÁRIO TRABALHO PROCESSO DE CUIDAR I ANÁLISE CINESIOLÓGICA DA GINGA DA CAPOEIRA A RECREAÇÃO

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: PEDAGOGIA LICENCIATURA FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização:

Leia mais

29/5/2012 DIPOSICIONAL SITUACIONAL OTIMISMO DISPOSICIONAL INTRODUÇÃO REVISÃO DE LITERATURA MÉTODOS FONTE DE DADOS PROJETO INSTRUMENTOS RESULTADOS

29/5/2012 DIPOSICIONAL SITUACIONAL OTIMISMO DISPOSICIONAL INTRODUÇÃO REVISÃO DE LITERATURA MÉTODOS FONTE DE DADOS PROJETO INSTRUMENTOS RESULTADOS INTRODUÇÃO REVISÃO DE LITERATURA MÉTODOS FONTE DE DADOS PROJETO INSTRUMENTOS RESULTADOS CARACTERÍSTICAS DA AMOSTRA DIFERENÇAS NAS PONTUAÇÕES DE OTIMISMO CORRELATOS DE OTIMISMO PREDITORES DE QVRS DISCUSSÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 30 de maio de 2005. Prof. Milton Mayer Presidente

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 30 de maio de 2005. Prof. Milton Mayer Presidente RESOLUÇÃO CONSEAcc-BP 9/2005 ALTERA AS EMENTAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA. O Presidente do Conselho Acadêmico por Câmpus, do câmpus de Bragança

Leia mais

PONTA DELGADA AÇORES 08 a 10 de MAIO de 2013 Emmanuel Fortes S. Cavalcanti 3º Vice Presidente CFM - Brasil

PONTA DELGADA AÇORES 08 a 10 de MAIO de 2013 Emmanuel Fortes S. Cavalcanti 3º Vice Presidente CFM - Brasil PONTA DELGADA AÇORES 08 a 10 de MAIO de 2013 Emmanuel Fortes S. Cavalcanti 3º Vice Presidente CFM - Brasil Trabalho de educação continuada desenvolvido pelo CRM-AL em 2002. Atendimento de profissionais

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a relação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a serem reorganizados no

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA MORFOFISIOLOGIA E COMPORTAMENTO HUMANO Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. HISTÓRIA E SISTEMAS

Leia mais

Curso: Pedagogia. Pedagogia: ciência e arte de educar. Educar: ciência e arte de ensinar

Curso: Pedagogia. Pedagogia: ciência e arte de educar. Educar: ciência e arte de ensinar Curso: Pedagogia Pedagogia: ciência e arte de educar Educar: ciência e arte de ensinar Objetivos do Curso Formar o educador e o gestor para mediar processos de ensino-aprendizagem na sociedade contemporânea.

Leia mais

PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA A VIA RÁPIDA PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DA COMUNICAÇÃO DE EXCELÊNCIA.

PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA A VIA RÁPIDA PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DA COMUNICAÇÃO DE EXCELÊNCIA. PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA A VIA RÁPIDA PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DA COMUNICAÇÃO DE EXCELÊNCIA. A PNL, é uma área da psicologia que se reveste de um de carácter muito prático e eficaz,

Leia mais

Organização da Aula. Gestão de Recursos Humanos. Aula 2. Liderança X Gerenciamento. Contextualização. Empreendedor Conflitos.

Organização da Aula. Gestão de Recursos Humanos. Aula 2. Liderança X Gerenciamento. Contextualização. Empreendedor Conflitos. Gestão de Recursos Humanos Aula 2 Profa. Me. Ana Carolina Bustamante Organização da Aula Liderança Competências gerenciais Formação de equipes Empreendedor Liderança X Gerenciamento Conceito e estilos

Leia mais

Disciplinas Teórica Prática Estágio Total 2 SEMESTRE MATRIZ CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA 1º SEMESTRE

Disciplinas Teórica Prática Estágio Total 2 SEMESTRE MATRIZ CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA 1º SEMESTRE MATRIZ CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA 1º SEMESTRE Leitura e Produção de Textos Informática Instrumental Introdução à Sociologia Anatomofisologia 1 Psicologia: Ciência e Profissão Fundamentos Históricos

Leia mais