PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL
|
|
|
- Margarida Estrada Teixeira
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS GERAIS PORTUGUÊS Gestos que encantam O Coral Mãos que Cantam, formado por surdos e deficientes da fala que se expressam pela língua brasileira de sinais (libras), recebe segunda-feira a Comenda do Mérito Legislativo da Assembleia. O projeto desenvolvido pela Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos e da Fala, de Porto União, é reconhecido por onde passa não só pela beleza, mas pela qualidade da inclusão artística. A indicação à homenagem foi do deputado Antônio Aguiar (PMDB) pelos 34 anos de trabalho da Apadaf. Rafael Martini, Diário Catarinense, , 09h19min 1. A conjunção mas (linha 7) pode ser substituída, sem alterar o sentido do texto, por: a) mas também. b) entretanto. c) porque. d) portanto. e) por conseguinte. 2. O autor empregou à de acordo com a seguinte regra: a) Trata-se de uma locução feminina adverbial. b) Trata-se de uma locução feminina prepositiva. c) Trata-se de uma locução feminina conjuntiva. d) Trata-se de um caso de crase facultativa. e) Palavra feminina que admite o artigo a e que depende, por sua vez, de outra que exije a preposição a. 3. Observe as palavras sublinhadas do período: O Coral Mãos que Cantam, formado por surdos e deficientes da fala que se expressam pela língua brasileira de sinais (libras), recebe segunda-feira a Comenda do Mérito Legislativo da Assembleia. Essas palavras pertencem à classe gramatical: a) Artigo. b) Conjunção. c) Adjetivo. d) Verbo. e) Substantivo. 4. Observe as palavras sublinhadas neste trecho:...é reconhecido por onde passa não só pela beleza, mas pela qualidade da inclusão artística. Essas palavras pertencem à classe gramatical: a) Artigo. b) Conjunção. c) Adjetivo. d) Verbo. e) Substantivo.
2 5. Assinale a alternativa que apresenta a palavra do texto que não é mais acentuada graficamente de acordo com Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa: a) Deficientes. b) Assembleia. c) Inclusão. d) Libras. e) Pais. RACIOCÍNIO LÓGICO / MATEMÁTICA 6. A negação da proposição Gustavo não sofreu acidente de carro ou Gustavo está doente só pode ser? a) Gustavo sofreu acidente de carro ou Gustavo está doente. b) Gustavo não sofreu acidente de carro e Gustavo não está doente. c) Gustavo sofreu acidente de carro ou Gustavo não está dente. d) Gustavo sofreu acidente de carro e Gustavo não está doente. e) Gustavo sofreu acidente de carro e Gustavo está doente. 7. Para todo e qualquer valor de tem se que a preposição é verdadeira se for um número real: a) menor que 5. b) menor que 2 c) menor que 1. d) maior que 1. e) maior que Na sequência J F M A M J, qual a opção que corresponde à próxima letra da série: a) J. b) S. c) D. d) E. e) L. ESTUDOS SOCIAIS 9. No último dia 03 de novembro, os professores das redes municipal e estadual de ensino de Nova Erechim, se reuniram para debater e levantar propostas sobre o texto base proposto pelo MEC, para construção e implantação de metas para igualar a qualidade de ensino. Esse se refere à: a) Base Nacional Curricular Consolidada. b) Base Nacional Comum Curricular. c) Base Comum Curricular.
3 d) Plano anual de Igualdade de aprendizado. e) Plano de Aprendizado Igualitário. 10. No dia 05 de novembro de 2015, o Brasil presenciou o maior acidente da História com rejeitos de mineração. O material liberado, além de destruir completamente o distrito de Bento Rodrigues, avançou por outras regiões e do município de Mariana, Minas Gerais, deixando por onde passava um rastro de prejuízos materiais e ambientais, sem contar as perdas humanas. Este desastre aconteceu devido à ruptura: a) Da barragem de Fundão da mineradora Samarco, controlada pela Vale e pela BHP Billiton. b) Da barragem de Ferdão, da mineradora Vale controlada pela BHP Billiton. c) Da barragem de Rio Gualaxo, controlada pela Vale e pela BHP Billiton. d) Da barragem de Rio Carmo, controlada pela Vale e pela BHP Billiton. e) Da barragem de Rio Carmo controlada pela mineradora Samarco. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 11. Assinale a alternativa que corresponde ao ECA, Capítulo II, Art. 18: a) É dever de todos ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais. b) É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor. c) É dever de todos participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação. d) É dever de todos buscar refúgio, auxílio e orientação. e) É dever de todos manter a crença e as religiões como de origem e preferência da família. 12. De acordo com a LDB, a oferta de educação especial tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil. É dever constitucional de qual órgão público? a) Do Estado. b) Do Distrito Federal. c) Das associações de Pais e Professores -APP. d) Do município e do governo federal. e) Do município. 13. Os Parâmetros Curriculares Nacionais PCNs são referências para os Ensinos Fundamental e Médio de todo o país. O objetivo é: A) Garantir a todas as crianças e jovens brasileiros, mesmo em locais com condições socioeconômicas desfavoráveis, o direito de usufruir do conjunto de conhecimentos reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania. B) Ter uma coleção de regras que pretendem ditar o que os professores devem ou não fazer.
4 C) Ser uma referência para a transformação de objetivos, conteúdos e didática do ensino. Estão corretas as alternativas: a) A e C. b) C e B. c) A e B. d) A, B e C. e) Nenhuma das alternativas está correta. 14. Analise as afirmativas a seguir relacionadas ao ensino fundamental, obrigatório e gratuito na escola pública: I. O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo. II. A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade. III. O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores. IV. O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social. De acordo com a LDB, assinale a alternativa correta: a) Apenas a alternativa I está correta. b) Apenas a alternativa II está correta. c) Apenas a alternativa IV está correta. d) Apenas as alternativas I e III estão corretas. e) Todas as alternativas estão corretas. 15. Deve-se levar em conta algumas iniciativas para a elaboração do projeto político pedagógico de uma escola, exceto: a) Apresentar os objetivos, as finalidades da elaboração do projeto. b) Propiciar tempo para esclarecimentos e troca de opiniões. c) Propor a metodologia para a construção do projeto. d) Construir uma visão geral da lógica do projeto (fundamentos teóricometodológicos). e) Elaborar um plano de cargos e salários aos profissionais da educação. 16. A Avaliação institucional se constitui através do planejamento participativo quando construímos o diagnóstico para elaboração do Projeto Político Pedagógico do Planejamento Institucional. Para tanto, a Avaliação Institucional precisa estar atrelada a alguns princípios conforme CHAUÍ (2002), primeiramente com a competência e, das afirmativas abaixo, qual não corresponde a isso: a) Objetiva: procura estruturas universais e necessárias das coisas investigativas.
5 b) Generalizadora: reúne individualidades percebidas como diferentes, sob as mesmas leis, ou mesmos padrões e critérios de medidas, mostrado que possuem a mesma medida. c) Homogênea: busca leis gerais de funcionamento dos fenômenos, que são as mesmas para os fatos que nos parecem diferentes. d) Quantitativa: buscam medidas padrões, critérios de comparação e de avaliação para as coisas que parecem diferentes. e) Qualitativa: busca valorizar e padronizar os níveis de conhecimento de diferentes formas. 17. Marilena Chauí (2002), afirma que a instituição deve ser norteada por princípios de avaliação ligados à instituição para que melhor desenvolva o papel da educação formal. Para isso, define três princípios que são: a) Competência, Legitimidade e Participação. b) Participação, Assiduidade e Legitimidade. c) Competência, Assiduidade e Participação. d) Legitimidade, Participação e Socialização. e) Assiduidade, Socialização e Participação. 18. Vygotsky (1996 p, 121) escreve que brincar é uma atividade caracterizada por ações que satisfazem necessidades, conforme a Proposta Curricular e os Parâmetros Curriculares de Santa Catarina, assim: a) Ao brincar a criança percebe o mundo ao seu redor e passa a dividir suas experiências acumulando conhecimento informal. b) A criança ao brincar vai criando suas experiências, contribuindo e construindo conhecimentos acerca do mundo e do outro com quem se relaciona. c) Ao brincar a criança cria vínculos imaginários com seus brinquedos construindo uma relação de confiança com o seu meio. d) A criança brincando cria expectativas de vida e passa a criar um mundo melhor. e) Nenhuma das alternativas está correta. 19. Observe as alternativas abaixo: I. A aprendizagem do aluno é favorecida se disponibiliza um local de estudo organizado e agradável, uma sala de aula organizada; II. Os agentes no processo de ensino-aprendizagem são os alunos, pois são capazes de construir sozinhos os seus conhecimentos; III. A interação professor-aluno é a dinâmica de sala de aula, e é grande parte decorrente da forma como o professor vê o processo de ensino-aprendizagem. Marque a alternativa correta: a) As alternativas I e II são falsas. b) Somente a alternativa I é verdadeira. c) Somente a alternativa II é falsa. d) Somente a alternativa III é verdadeira. e) Todas as alternativas são verdadeiras.
6 20. Assinale a alternativa que corresponde ao pensador que defende este objetivo do estudo: A criança dentro do seu cotidiano, no seu habitat natural. A Singularidade vem do natural. a) Piaget. b) Wallon. c) Magda. d) Vygotsky. e) Heloisa.
PROFESSOR DE ARTES CONHECIMENTOS GERAIS
PROFESSOR DE ARTES CONHECIMENTOS GERAIS PORTUGUÊS Gestos que encantam O Coral Mãos que Cantam, formado por surdos e deficientes da fala que se expressam pela língua brasileira de sinais (libras), recebe
PROFESSOR DE INGLÊS CONHECIMENTOS GERAIS
PROFESSOR DE INGLÊS CONHECIMENTOS GERAIS PORTUGUÊS Gestos que encantam O Coral Mãos que Cantam, formado por surdos e deficientes da fala que se expressam pela língua brasileira de sinais (libras), recebe
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA CONHECIMENTOS GERAIS PORTUGUÊS Gestos que encantam O Coral Mãos que Cantam, formado por surdos e deficientes da fala que se expressam pela língua brasileira de sinais (libras),
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS GERAIS PORTUGUÊS Gestos que encantam O Coral Mãos que Cantam, formado por surdos e deficientes da fala que se expressam pela
DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Aula 3 Direitos Fundamentais I Prof. Diego Vale de Medeiros 3.1 Do Direito à Vida e à Saúde Art. 7º A criança e o adolescente têm direitoaproteçãoà vida e à saúde, mediante
EDITAL Nº 02/2018 CADERNO DE QUESTÕES
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 02/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRASSOLÂNDIA/SP CADERNO DE QUESTÕES FUNÇÃO: NÚMERO DA INSCRIÇÃO: NOME DO CANDIDATO: ORGANIZAÇÃO: Página 1 de 6 PORTUGUÊS - Questões
Lei de Diretrizes e Bases
Lei de Diretrizes e Bases 01- A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no que tange a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, dispõe que: a) A preparação geral para o trabalho e, facultativamente,
CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO II. Professor Edson Aula 5
CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO II Professor Edson Aula 5 A RESPEITO DA LEI Nº 6.362 DE 2018 DO RIO DE JANEIRO JULGUE O ITEM A SEGUIR: De acordo com o Art. 6º
POEB - POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
POEB - POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EERP Bacharelado e Licenciatura em enfermagem 2º ano Profa. Dra. Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves LDB LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
Exercícios LDB. Prof. Carlinhos Costa
Exercícios LDB Prof. Carlinhos Costa Segundo a LDB/96, garantir o direito subjetivo de aprender implica fazer da escola um lugar em que os cidadãos se sintam valorizados e reconhecidos em sua identidade
VMSIMULADOS. LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL: CF/88 LDBEN ECA 1
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL: CF/88 LDBEN ECA www.vmsimulados.com.br E-mail: [email protected] 1 LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL CF-88 LDB ECA CF/88 Constituição Federativa do Brasil de 1988 Educação 01. A Constituição
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PROF MARIA DA GRAÇA BRANCO
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PROF MARIA DA GRAÇA BRANCO A AULA DE HOJE Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental: Introdução; Temas transversais; SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
PCNs ENSINO FUNDAMENTAL 1º AO 5ºANO
PCNs ENSINO FUNDAMENTAL 1º AO 5ºANO PCNs ENSINO FUNDAMENTAL O QUE É? Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país, elaboradas pelo
Base Nacional Comum. ANDIFES Brasília, abril de 2016 José Fernandes de Lima Conselheiro do CNE
Base Nacional Comum ANDIFES Brasília, abril de 2016 José Fernandes de Lima Conselheiro do CNE Uma Agenda Educacional Para quem? Para que? O que deve ser ensinado? (BNCC) Como ensinar? A construção de uma
(CESGRANRIO)Segundo a LDB, o regime de progressão continuada nas escolas é: A) ( ) obrigatório em todas as redes de ensino. B) ( ) obrigatório na
(CESGRANRIO)Segundo a LDB, o regime de progressão continuada nas escolas é: A) ( ) obrigatório em todas as redes de ensino. B) ( ) obrigatório na educação mantida pelos estados. C) ( ) optativo, desde
EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Julho de 2018
EDUCAÇÃO INCLUSIVA Julho de 2018 Alguns aspectos legais Constituição Federal de 1988: Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: III- atendimento educacional especializado
PROFESSOR - ENSINO FUNDAMENTAL I
CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA DE POÇÃO (PE) - SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo
A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL CONGÊNITA E ADQUIRIDA ATRAVÉS DE JOGOS PEDAGÓGICOS.
A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL CONGÊNITA E ADQUIRIDA ATRAVÉS DE JOGOS PEDAGÓGICOS. Luciana Barros Farias Lima Instituto Benjamin Constant Práticas Pedagógicas Inclusivas
PARECER DOS RECURSOS
11) Considerando a conceituação teórica sobre o jogo apresentada na Proposta Curricular de SC, analise as afirmações a seguir. l A criança, por exemplo, joga/brinca de uma forma individual, centrada em
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Educação infantil Creche e pré escolas O QUE É? Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país,
Vamos brincar de reinventar histórias
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Vamos brincar de reinventar histórias Ano 03 Unidade 04 Material
PEB I - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I (Ensino Fundamental 1ª. Fase) (Professores de Anos Iniciais)
PEB I - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I (Ensino Fundamental 1ª. Fase) (Professores de Anos Iniciais) 01. Num plano de aula o último item a ser realizado pelo professor é: (A) a metodologia; (B) o conteúdo;
BNCC e a Educação Infantil
BNCC e a Educação Infantil Departamento Pedagógico Educação Básica Fevereiro de 2018 Departamento Pedagógico Educação Básica 1 Educação é a Base Estrutura Regionalidade BNCC e o RCN Qualidade da Aprendizagem
Relatório de Atividades
P á g i n a 1 2016 Relatório de Atividades Fundação Comunidade da Graça CCA Espaço da Comunidade I 31/12/2016 P á g i n a 2 Sumário Relatório Anual de Atividades... 3 Apresentação da Fundação Comunidade
Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018
Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil Novembro/ 2018 Coleção Monte e Remonte Estrutura da apresentação 1. Composição da Coleção 2. Fundamentação da Educação Infantil 3. Concepção pedagógica
PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRA PAULISTA Página 1
ANEXO I - RETIFICADO PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRA PAULISTA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 2017 O PREFEITO MUNICIPAL DE CACHOEIRA PAULISTA tendo em vista a Lei Municipal nº 2.183 de 27 de janeiro de
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação Processo Seletivo (edital 002/2006) Caderno de Prova Educação Especial na Rede Municipal de Ensino e Entidades Conveniadas Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (9972)
CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO
CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Estudo da história geral da Educação e da Pedagogia, enfatizando a educação brasileira. Políticas ao longo da história engendradas
DATA: 04 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 8.º ANO/EF
SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 04 / 05 / 206 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 8.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:
E.E. PROFª THEODORA DE CAMARGO AYRES
Piedade /SP - CEP 18 170-000 - (15) 3244 16 38 /Fax (15) 3244 22 74 PLANO GESTÃO 2014 Piedade /SP - CEP 18 170-000 - (15) 3244 16 38 /Fax (15) 3244 22 74 Todo jardim começa com um sonho de amor. Antes
PORTUGUÊS. Relação aula x conteúdo
CURSO: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS AULAS (IFCE) - ASSISTENTE EM ADM. - REGULAR Poderá haver substituições de professores, ficando a critério da coordenação pedagógica do curso quaisquer alterações. PORTUGUÊS
A OFB acredita que o aprendizado por meio das artes muda para melhor a vida das pessoas, sendo um poderoso instrumento para integração social
O Viva Arte Viva - é um projeto de inclusão social que oferece oficinas gratuitas e permanentes de teatro, música e dança à comunidade do Distrito Federal e cidades do entorno. É o projeto mais atuante
Lei de Diretrizes e Bases
Lei de Diretrizes e Bases 01. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases, a avaliação do desempenho do aluno deverá ser contínua e cumulativa, considerando-se a: a) prevalência dos aspectos quantitativos sobre
CURIOSIDADES. VOCÊ SABE O QUE TEM EM COMUM TODOS ESSES PROJETOS DE LEI (PL)? Projeto de Lei
CURIOSIDADES Roseli Nazario NUPEIN / UFSC VOCÊ SABE O QUE TEM EM COMUM TODOS ESSES PROJETOS DE LEI (PL)? Projeto de Lei Projeto de Lei 6.755/2010 (Senador Flávio Arns, PSDB/PR originário do PLS 414/2008)
Oficina para Comunicação Assistiva em Deficiência Auditiva
Oficina para Comunicação Assistiva em Deficiência Auditiva Aula 19 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE.
DECRETO 7611/2011 Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências
DECRETO 7611/2011 Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências Art. 1 o O dever do Estado com a educação das pessoas público-alvo da educação especial
C A D E R N O D E P R O V A
C A D E R N O D E P R O V A Fundação Catarinense de Educação Especial Processo Seletivo Edital 003/2016/FCEE http://fcee.fepese.org.br P03 Educação Especial Deficiência Intelectual Instruções Confira o
Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Concurso Público de Ingresso no Magistério Público Estadual
Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Concurso Público de Ingresso no Magistério Público Estadual PARECERES DOS RECURSOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 14) No documento - Progestão : como
aprendizagem significativa
aprendizagem significativa Criando percepções e sentidos Construindo sentidos Como a aprendizagem significativa pode contribuir para o processo de ensino e assimilação de novos conceitos H á alguns anos,
Crase ENTENDENDO O CONCEITO DA CRASE (DE VERDADE) Observe a seguinte frase: "vou ao museu".
Crase Hoje, Monster Guerreiros, nós vamos falar sobre a tal da crase, um assunto bem interessante e legal. Você não acha? (por favor, diga "sim" para eu não ficar sem graça). A crase não tem nada de misterioso
AS CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS POR MEIO DE RECURSOS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE PITÁGORAS MA.
AS CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS POR MEIO DE RECURSOS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE PITÁGORAS MA. RESUMO Joselina Almeida Diniz Cardoso. Semed- Paço do Lumiar
Entenda o BNCC Base Nacional Comum Curricular
Entenda o BNCC Base Nacional Comum Curricular A Lei de Diretrizes e Bases Educacionais já teve importantes alterações em sua estrutura, o que levantou alguns questionamentos sobre o novo direcionamento
QUESTÕES DE PORTUGUÊS - BANCA UPENET/ IAUPE
QUESTÕES DE PORTUGUÊS - BANCA UPENET/ IAUPE 1. Analise a tira da Mafalda e responda à questão Analise as afirmativas abaixo. I. Em "Obrigada pela gentileza, Susanita! São muito bonitas!, o termo sublinhado
SPAECE 2012 Questionário do Diretor
SPAECE 2012 Questionário do Diretor Caro(a) diretor(a), Este questionário busca conhecer suas opiniões a respeito da sua escola. As informações fornecidas por você são importantes para a pesquisa que estamos
BERÇARISTA. CURSO 180h: CURSO 260h:
ARTES ENSINO FUNDAMENTAL Histórico do ensino da arte no brasil. Educação por meio da arte. Histórico do ensino da arte no brasil. Educação por meio da arte. Artes e educação, concepções teóricas. Histórico
CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE
CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS 2018.1 3º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE A arte como manifestação de expressão e comunicação humana. As manifestações artísticas como reflexo de valores
Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual
Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual. SARESP Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo Avaliação de Aprendizagem em Processo
Estado do Rio Grande do Sul Conselho Municipal de Educação - CME Venâncio Aires
Estado do Rio Grande do Sul Conselho Municipal de Educação - CME Venâncio Aires Resolução Nº 01, de 12 de dezembro de 2012. Fixa Normas e Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos EJA
VMSIMULADOS DIGITAL ATENÇÃO: LDBEN IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA. O É DIGITAL. NÃO COMERCIALIZAMOS MATERIAL IMPRESSO.
DIGITAL ATENÇÃO: LDBEN IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA. WWW.VMSIMULADOS.COM.BR O É DIGITAL. NÃO COMERCIALIZAMOS MATERIAL IMPRESSO. 1 LDBEN LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL LEI FEDERAL 9.394/96
Aula extra 3 Português p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas
Aula extra 3 Português p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas Professores: Décio Terror, Equipe Décio Terror INSTRUÇÕES DURAÇÃO DA PROVA: 30 minutos, incluído o tempo para preenchimento da folha
AULA 04 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; ; LEI DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 04
AULA 04 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; 205 214; 227 229 LEI 8.069 DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 04 CAPÍTULO VII DA FAMÍLIA, DA CRIANÇA, DO ADOLESCENTE E DO
PROFESSOR (A) DO ENSINO FUNDAMENTAL I
CONCURSO PÚBLICO SERTÂNIA (PE) - PROFESSOR (MÉDIO - TARDE) CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no
PEDAGOGIA. Currículo (Teoria e Prática) Componentes Curriculares Parte 2. Professora: Nathália Bastos
PEDAGOGIA Currículo (Teoria e Prática) Parte 2 Professora: Nathália Bastos III da interdisciplinaridade e da contextualização, que devem ser constantes em todo o currículo, propiciando a interlocução entre
LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS
LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Ciência- O homem na construção do conhecimento 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO 1. FINALIDADES DA AVALIAÇÃO A avaliação é um elemento integrante e regulador da prática educativa, permitindo uma recolha sistemática de informações que, uma vez analisadas,
Contribuição das Apaes na defesa e garantia da Educação para as pessoas com deficiência intelectual
Contribuição das Apaes na defesa e garantia da Educação para as pessoas com deficiência intelectual DEPUTADO FEDERAL EDUARDO BARBOSA, PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DE MINAS GERAIS São Paulo,
BNCC ENSINO FUNDAMENTAL
BNCC ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVO: mostrar e estrutura que a Base Nacional Comum Curricular traz sobre o Ensino Fundamental I. A BNCC foi prevista na: Constituição de 1988; LDB de 1996; Plano Nacional de
O Valor da Educação. Ana Carolina Rocha Eliézer dos Santos Josiane Feitosa
O Valor da Educação Ana Carolina Rocha Eliézer dos Santos Josiane Feitosa Objetivo Mostrar sobre a perspectiva da teoria Piagetiana a importância da relação família- escola desenvolvimento dos processos
Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BNCC Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações Prof. - Outubro/2018 BNCC A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO INTERNA TERCEIRO CICLO DO ENSINO BÁSICO 7.º ANO. Ano letivo 2013/2014
AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TERCEIRO CICLO DO ENSINO BÁSICO 7.º ANO Ano letivo 2013/2014 AVALIAÇÃO INTERNA A avaliação é um elemento integrante e regulador da prática educativa que permite a recolha
UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário
PORTUGUÊS Gabarito do departamento de português sem resposta. a) Incorreta. As orações iniciadas pela partícula se são subordinadas substantivas objetivas diretas do verbo discutir. b) Correta. Todas as
PORTUGUÊS. Relação aula x conteúdo
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS AULAS CURSO: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO - REGULAR Poderá haver substituições de professores, ficando a critério da coordenação pedagógica
FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO
FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: (curso/habilitação) Licenciatura em História Disciplina: Educação Inclusiva Carga Horária: 50 horas Semestre Letivo / Turno: Professores: Período: 1º SEMESTRE -
03/04/2017. Departamento de Psicologia Psicologia da Aprendizagem aplicada à área escolar Profª Ms. Carolina Cardoso de Souza
Departamento de Psicologia Psicologia da Aprendizagem aplicada à área escolar Profª Ms. Carolina Cardoso de Souza Preâmbulo...assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança,
Projeto: Brincando Eu também Aprendo.
VÁRZEA GRANDE MATO GROSSO Parceria: OSC- ASSOCIAÇÃO SOCIAL CIVIL ABAIUC- ASCA E EMEB SENHORA DIRCE LEITE DE CAMPOS Projeto: Brincando Eu também Aprendo. Introdução Durante muito tempo, a brincadeira no
Preposição e conjunção
PORTUGUÊS aula Preposição e conjunção Preposição É a palavra invariável que une dois termos ou orações, estabelecendo uma relação de sentido e de dependência. Não desempenha função sintática, é um conectivo:
1. ADA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA AMOSTRAL GOIÁS: 6º ao 9º ANO Avaliações e Gabaritos, quadro de correções e provas comentadas.
PEN DRIVE DO BLOG DESAFIOS DA SALA DE AULA ÍNDICE DE CONTEÚDOS: PASTAS: 1. ADA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA AMOSTRAL GOIÁS: ADA 3º CICLO: 4º E 5º ANO Avaliações e Gabaritos 6º ao 9º ANO Avaliações e Gabaritos,
ÁREA PROIBIDA CRASE. doses mais altas, a ausência de crase no a se deve ao fato de o verbo resistir não exigir preposição.
PALAVRA A PALAVRA A Preposição a Artigo a, as Classifique o A A duas empresas foi oferecida a mesma proposta. A pedido dos pais, a criança poderá faltar a todas as aulas A governabilidade começou a existir
EDUCAÇÃO INFANTIL - NÍVEL 1 C
EDUCAÇÃO INFANTIL - NÍVEL 1 A Linguagem Música Matemática Estudos Sociais Linguagem Matemática Linguagem Religião Recreação Ciências Ciências Matemática Estudos Sociais EDUCAÇÃO INFANTIL - NÍVEL 1 B Linguagem
Currículos e Programas. Profª. Luciana Eliza dos Santos
Currículos e Programas Profª. Luciana Eliza dos Santos Retomando aspectos da aula anterior: O processo de aprendizagem é resultado de um processo de desenvolvimento, em grande parte, interno à pessoa...
PNAIC PIOS. UNIDADE 1, ANO 1. Equipe do PNAIC-CEAD
PNAIC CURRÍCULO CULO NA ALFABETIZAÇÃO: CONCEPÇÕES E PRINCÍPIOS. PIOS. UNIDADE 1, ANO 1 Equipe do PNAIC-CEAD CEAD-UFOP Coordenadora Geral: Profa. Dra. Gláucia Jorge Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Hércules
SEDF / CESPE Gramática
GRAN ONLINE SEDF / CESPE Gramática EMPREGO DO SINAL INDICATIVO DE CRASE Fusão de duas vogais idênticas. Representa-se a crase graficamente por meio do acento grave. -Pediu à mãe que o ajudasse. -Referiu-se
OTÁVIO CALILE LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDB
OTÁVIO CALILE LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDB Principais artigos resumidos para concursos de docentes da Educação Básica - Educação em sentido amplo e restrito - Finalidades da educação
IMPACTOS DO GOLPE SOBRE AS POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO
IMPACTOS DO GOLPE SOBRE AS POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO As implicações do Programa Criança Feliz sobre a organização das creches e o papel do Estado como garantidor de direitos da criança à educação infantil
AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO INTERNA SEGUNDO CICLO DO ENSINO BÁSICO 6.º ANO. Ano letivo 2013/2014
AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO SEGUNDO CICLO DO ENSINO BÁSICO 6.º ANO Ano letivo 2013/2014 AVALIAÇÃO INTERNA A avaliação é um elemento integrante e regulador da prática educativa que permite a recolha
REGULAMENTO DE NIVELAMENTO
MANTIDA PELA INSTITUIÇÃO PAULISTA DE ENSINO E CULTURA - IPEC REGULAMENTO DE NIVELAMENTO 1 1. Introdução No Brasil, os alunos ingressantes no ensino superior apresentam muitas dificuldades em acompanhar
PROJETO DEGRAUS CRIANÇA: UM INSTRUMENTO DE CIDADANIA Ana Paula Santana GIROTO 1 Laís Ferreira VASCONCELLOS 2,
1 PROJETO DEGRAUS CRIANÇA: UM INSTRUMENTO DE CIDADANIA Ana Paula Santana GIROTO 1 Laís Ferreira VASCONCELLOS 2, RESUMO: Ao conceber a criança como um ser em desenvolvimento, é imprescindível a atenção
CÁRITAS BRASILEIRA Regional Minas Gerais
EDITAL DE SELEÇÃO n 004 / 2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAL POR TEMPO DETERMINADO A Cáritas Brasileira, organismo da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), com atuação
AEE PARA DEFICIÊNCIA FÍSICA E MOBILIDADE REDUZIDA
AEE PARA DEFICIÊNCIA FÍSICA E MOBILIDADE REDUZIDA Aluno: Matrícula: Curso: Unidade de Estudo: Data Prova: / / AEE PARA DEFICIÊNCIA FÍSICA E MOBILIDADE REDUZIDA 1 A B C D 2 A B C D 3 A B C D 4 A B C D 5
No entanto, não podemos esquecer que estes são espaços pedagógicos, onde o processo de ensino e aprendizagem é desenvolvido de uma forma mais lúdica,
PROJETO TECENDO CIDADANIA: PROJETO DE APOIO AO ESTUDO DOS TEMAS TRANSVERSAIS Autores: Leonardo Cristovam de JESUS, aluno do IFC Campus Avançado Sombrio e bolsista do projeto. Ana Maria de MORAES, Pedagoga
