Interpretar perguntas e redigir respostas: que jogo é esse? Carmen Silvia Carvalho

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Interpretar perguntas e redigir respostas: que jogo é esse? Carmen Silvia Carvalho"

Transcrição

1 Interpretar perguntas e redigir respostas: que jogo é esse? Carmen Silvia Carvalho

2 Teste de inteligência, cultura e agilidade mental 1. Escreva seu nome 2. Um fazendeiro tinha 17 vacas. Todas elas, exceto 9, morreram. Quantas sobreviveram? 3. Alguns meses têm 30 dias, outros 31. Quantos têm 28 dias?

3 4. Um médico disse a seu paciente que tomasse, a partir de agora, 3 comprimidos, um a cada meia hora. Depois de quanto tempo a pessoa acabaria de tomá-los?

4 5. Quantos animais de cada espécie Noé colocou na arca depois do dilúvio? 6. Em um certo lugar há 3 ilhas com 3 palmeiras em cada uma delas. Em cada palmeira há 3 cocos. Quantos cocos você poderia pegar juntando todas as palmeiras?

5 7. Existe 7 de setembro em Portugal? 8. Você deixa São Paulo dirigindo um ônibus com 18 passageiros, com destino a Vitória. No caminho, passa pelo Rio de Janeiro, deixa 13 passageiros e pega mais 8, chegando a Vitória no final da tarde. Qual o nome do motorista?

6 9. Você está em um quarto escuro e frio e encontrou uma caixa de fósforos com apenas um fósforo. No quarto tem uma vela, um lampião a gás e um pouco de lenha. O que você acenderia primeiro? 10. Qual a diferença entre o triplo da metade de 128 e o dobro de 45?

7 Errar a interpretação é diferente de ter problema de interpretação

8 Teorias formalistas Baseadas na palavra e na frase. Coerência é produto da coesão. Texto deve ser totalmente explícito. Sentido do texto está no texto.

9 Teorias formalistas O ato inteligente é, portanto, o ato da escrita. Se o texto for bem escrito, será necessariamente compreendido por qualquer leitor eficiente. Há apenas um sentido do texto, dado pelo autor ou autorizado pelo livro didático e/ ou professor.

10 Teorias formalistas O trabalho do leitor é encontrar no texto o sentido que já está lá. Qualquer diferença de compreensão é tida como má interpretação.

11 Implicações na leitura Se o aluno compreende de modo diferente do professor, compreendeu mal, não é um leitor eficiente. Compreender o texto é reproduzi-lo. Leitor é passivo.

12 Implicações na escrita Se o texto não seguir todas as regras coesivas, é necessariamente mal escrito. Se um leitor tido como eficiente não compreende, é porque o texto está mal escrito. Resposta completa é a que repete a estrutura da pergunta.

13 Teorias dialógicas Nenhum texto é totalmente explícito. O texto só termina de ser escrito no ato da leitura. O leitor completa o texto com seus objetivos de leitura, conhecimentos prévios, inferências, contexto, etc.

14 Teorias dialógicas A coerência, portanto, está entre o leitor e o texto, não no texto. Todo texto tem sentidos, e não um único sentido. Compreender um texto é processá-lo, não repeti-lo.

15 Implicações na leitura Ao ler o leitor produz transformações no texto. O contexto é parte integrante do sentido. Pergunta e resposta formam um contexto único de significação.

16 Implicações na escrita O contexto do imaginário do autor integra o texto no ato de escrita. O autor, ao escrever, deve imaginar o que seu leitor sabe ou não, o que precisa ser explicitado e o que pode ser inferido para fazer suas escolhas do que e como dizer.

17 Implicações na escrita Resposta completa não é a que repete a pergunta, mas a que oferece todas as informações necessárias.

18 A pergunta na vida Função: quem pergunta deseja uma informação que não tem. Quem responde imagina que quem perguntou não sabe a resposta.

19 Pergunta didática Função: verificar se o outro sabe a resposta. Quem pergunta (professor) sabe a resposta. Quem responde (aluno) sabe que quem pergunta (leitor real) sabe a resposta.

20 Pergunta didática Quem responde pressupõe que partilhou situações e informações com seu leitor. O aluno deve redigir a resposta para um leitor real que sabe mais do que ele e partilhou situações, mas fingindo que redige para um leitor virtual que nada sabe.

21 Problemas na formulação das perguntas Uso de termos que não são explicados: Por quê? Explique. Justifique.

22 Por que, explique, justifique 1. Por que você chegou atrasado na aula hoje? 2. Explique seu atraso para chegar na aula hoje. 3. Justifique seu atraso para chegar na aula hoje.

23 Por que, explique, justifique 4. Explique o ciclo da água. 5. Você bateu em seu colega. Por que fez isso? 6. Você bateu em seu colega. Explique sua atitude.

24 7. Você bateu em seu colega. Justifique sua atitude.

25 Descreva, compare e relacione 1. Descreva a floresta Amazônica. ( Localização? Vegetação? Clima? Ocupação? Hidrografia? Recursos naturais? Devastação? Economia? Importância política? Importância econômica? Etc.)

26 Descreva, compare e relacione 2. Compare o rio Amazonas com o rio Nilo. O rio Amazonas fica no Brasil, na floresta Amazônica, é grande, comprido, tem muitos peixes e muitos afluentes. O rio Nilo fica no Egito, no deserto, é grande, comprido e não tem muitos afluentes. (o que?)

27 Descreva, compare e relacione 3. Relacione o material necessário para a realização de seu projeto. 4. Relacione a coluna da direita com a da esquerda. 5. Relacione os fatos políticos e econômicos envolvidos no golpe de 1964.

28 Função 1. Qual a função da raiz de uma planta? 2. Quais as funções das jogadoras dentro da quadra de vôlei? R: Não deixar a bola cair no chão do seu lado dando manchetes, toques e cortadas, tentando fazer a bola cair do outro lado.

29 Respostas completas 1. Qual o nome do animal de estimação da vizinha da dona Filomena? R1: O animal de estimação da vizinha da dona Filomena chama-se Totó. R2: O nome dele é Totó. R3: Totó.

30 Respostas completas 2. Como é a casa da vizinha da esquerda da dona Filomena? R1: A casa da vizinha da esquerda da dona Filomena é branca e verde. R2: É um sobrado grande e antigo, branco, com três janelas verdes e uma porta de madeira. Na frente tem um pequeno jardim com rosas. O muro é baixo e o portão de ferro.

31 Respostas completas A noção de completude está ligada à presença de dados necessários para que o leitor tenha sua curiosidade saciada. Quais e quantos dados são necessários depende de cada questão. A noção de completude é responsabilidade de cada área do conhecimento.

32 Clareza X correção 1. Qual era o plano da velhinha? R1: Eles buscaram uma vaca e depois eles buscaram o resto de comida e deram para a vaca comer e mandaram por ela do outro lado do muro porque eles queriam salvar a cidade. Omissão de dados necessários.

33 Clareza X correção R2: Ela queria que os outros ficassem com medo que ia ser difícil para a cidade desistir porque eles não tinham muito pouca comida mas o outro exército pensava que eles tinham mas não tinham. Mistura das informações, confundindo o leitor. Uso indevido de conectivos.

34 Sugestões para melhorar o jogo das perguntas e respostas 1. Explicitar para os alunos que as respostas em sala de aula têm como funções: a. levar o aluno a elaborar o que aprendeu b. o professor verificar o que o aluno compreendeu.

35 Sugestões para melhorar o jogo das perguntas e respostas 2. Elaborar perguntas claras, bem definidas. 3. Discutir o que significam os termos que aparecem nas perguntas ao invés de pressupô-los óbvios.

36 Sugestões para melhorar o jogo das perguntas e respostas 4. Não ler as perguntas para a classe e explicar depois: pedir aos alunos que expliquem em voz alta o que se pede na pergunta. 5. Ter a redação de respostas como gênero textual a ser trabalhado: comparar respostas diferentes, redigir algumas com eles para que percebam os elementos que conferiram clareza e completude a elas.

PERFIL DE DESEMPENHO. PRÉ-ESCOLAR 4 anos

PERFIL DE DESEMPENHO. PRÉ-ESCOLAR 4 anos PRÉ-ESCOLAR 4 anos O aluno deverá ser capaz de: ÁREAS DE CONTEÚDO DOMÍNIO/COMPONENTES DESCRITOR Construção da identidade e autoestima - Saber dizer o seu nome próprio e a sua idade - Verbalizar as necessidades

Leia mais

3. As figuras mostram o desenvolvimento de um feijoeiro. ESCREVA uma legenda para cada etapa, descrevendo o desenvolvimento da planta.

3. As figuras mostram o desenvolvimento de um feijoeiro. ESCREVA uma legenda para cada etapa, descrevendo o desenvolvimento da planta. Atividade de estudo de Ciências 7 2º ano 1. EXPLIQUE o que é germinação. 2. Qual é a outra forma de criar uma nova planta? 3. As figuras mostram o desenvolvimento de um feijoeiro. ESCREVA uma legenda para

Leia mais

LEITURA DESCRITORES BIM3/2018 LEITURA 1º ANO

LEITURA DESCRITORES BIM3/2018 LEITURA 1º ANO LEITURA Identificar a finalidade de um texto. LEITURA 1º ANO Identificar, em palavras, a representação de unidades sonoras como letras com mais de uma correspondência sonora. Identificar, em palavras,

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de

Leia mais

1. Observe a cena abaixo e pinte o quadrinho que indique tudo o que existe neste ambiente.

1. Observe a cena abaixo e pinte o quadrinho que indique tudo o que existe neste ambiente. COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIO COMPLEMENTAR -1 TRIMESTRE DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSOR (A): ALUNO(A):. DATA DE RETORNO: / /2017 SÉRIE: 2 ANO. 1. Observe a cena abaixo e pinte o quadrinho

Leia mais

1 Observe as fotos: a) Que componentes do ambiente aparecem nas fotos?

1 Observe as fotos: a) Que componentes do ambiente aparecem nas fotos? 1 Observe as fotos: Zeljko Radojko/Shutterstock Maxim Tupikov/Shutterstock Empire331/Dreamstime a) Que componentes do ambiente aparecem nas fotos? b) Que componente pode ser visto nas três fotos? Descreva

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Querido(a) aluno(a), Os assuntos trabalhados nessa atividade de Estudos autônomos são referentes aos capítulos de As rochas e os solos (Capítulo 6 do livro didático) e O ar e o Universo (capítulos 11,

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 TIPO DE AVALIAÇÃO: Produção Textual CAT 1º Período Valor: 10,0 Nome: Nº 6º ano Ensino Fundamental

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Ciências

Atividades de Recuperação Paralela de Ciências Atividades de Recuperação Paralela de Ciências 6º ano Ensino Fundamental II Conteúdos para estudos: Livro:. Unidade 3 O AR *Capítulo 5 O ar envolta da Terra (pág. 86 a 101) A atmosfera. *Capítulo 6 Os

Leia mais

Como se escreve? Expectativas de aprendizagem. Recursos e materiais necessários. Público-alvo: 3º ano. Duração: 4 aulas

Como se escreve? Expectativas de aprendizagem. Recursos e materiais necessários. Público-alvo: 3º ano. Duração: 4 aulas Como se escreve? nós na sala de aula - módulo: língua portuguesa 1º ao 3º ano - unidade 10 Antigamente a ortografia era vista apenas como um monte de regras que deviam ser decoradas, mas os estudos atuais

Leia mais

PROVA DE SELEÇÃO PARA O MESTRADO 2013/02

PROVA DE SELEÇÃO PARA O MESTRADO 2013/02 PROVA DE SELEÇÃO PARA O MESTRADO 2013/02 A prova de seleção visa classificar candidatos com as seguintes características: capacidade de reflexão teórica; capacidade para resolução de problemas; capacidade

Leia mais

Lógica Proposicional Parte 2

Lógica Proposicional Parte 2 Lógica Proposicional Parte 2 Como vimos na aula passada, podemos usar os operadores lógicos para combinar afirmações criando, assim, novas afirmações. Com o que vimos, já podemos combinar afirmações conhecidas

Leia mais

Ex. 1) Considere que a árvore seguinte corresponde a uma parte do espaço de estados de um jogo de dois agentes: f=7 f=7 f=1 f=2

Ex. 1) Considere que a árvore seguinte corresponde a uma parte do espaço de estados de um jogo de dois agentes: f=7 f=7 f=1 f=2 LERCI/LEIC Tagus 2005/06 Inteligência Artificial Exercícios sobre Minimax: Ex. 1) Considere que a árvore seguinte corresponde a uma parte do espaço de estados de um jogo de dois agentes: Max Min f=4 f=7

Leia mais

TC DE MATEMÁTICA CLICK PROFESSOR 7ª SÉRIE OLÍMPICA ENSINO FUNDAMENTAL. Professor: Júnior ALUNO(A): Nº TURMA: TURNO: DATA: / / COLÉGIO:

TC DE MATEMÁTICA CLICK PROFESSOR 7ª SÉRIE OLÍMPICA ENSINO FUNDAMENTAL. Professor: Júnior ALUNO(A): Nº TURMA: TURNO: DATA: / / COLÉGIO: Professor: Júnior ALUNO(A): Nº TURMA: TURNO: DATA: / / COLÉGIO:. Sendo K a raiz da equação t t 3t+ =, onde U = Q, encontre o valor de K. 3 3. Sobre inequações, resolva: I. Qual é o maior número natural

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação História 3 o ano Unidade 2 5 Unidade 2 Nome: Data: Alexandre Tokitaka Reprodução Guilherme Gaensly 1. Observe as imagens e responda: a) As imagens retratam a mesma avenida em

Leia mais

Estou parado ou em movimento? Aula 1. Desvendando o Movimento relativo. Profs. Fábio Silva e Fábio Carvalho 18/05/2015

Estou parado ou em movimento? Aula 1. Desvendando o Movimento relativo. Profs. Fábio Silva e Fábio Carvalho 18/05/2015 Estou parado ou em movimento? Aula 1. Desvendando o Movimento relativo. Profs. Fábio Silva e Fábio Carvalho 18/05/2015 Experimentando o movimento. Todo mundo já andou de ônibus certo? Bom mas quantos de

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplinas: Geografia e História ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 3º - Ensino Fundamental - Data: 12 / 06 / 2019 Kaxi é um menino do povo indígena Munduruku, que vive em terras dos estados

Leia mais

Matemática Avaliação Seletiva 9º Ano Preparatório para as boas Escolas Públicas

Matemática Avaliação Seletiva 9º Ano Preparatório para as boas Escolas Públicas Projeto DE VOLTA AO CAMINHO - 00_0 Questão (,5 pontos) Um artesão começa a trabalhar às 8h e produz 6 braceletes a cada vinte minutos; já seu auxiliar começa a trabalhar uma hora depois e produz 8 braceletes

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Storyboard Bruno Streck Rodrigues - RA Cruso: Tecnologia em Jogos Digitais 1º Periodo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Storyboard Bruno Streck Rodrigues - RA Cruso: Tecnologia em Jogos Digitais 1º Periodo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Storyboard Bruno Streck Rodrigues - RA00147612 Cruso: Tecnologia em Jogos Digitais 1º Periodo Prólogo: Um homem está pensando em uma maneira de pedir a sua

Leia mais

LEITURA DESCRITORES BIM2/2018

LEITURA DESCRITORES BIM2/2018 LEITURA LEITURA 1º ANO Diferenciar letras de outros sinais gráficos (como números e sinais de pontuação) ou de outros sistemas de representação. Identificar a finalidade de um texto. Identificar as letras

Leia mais

Competências e habilidades relativas à Situação de Aprendizagem

Competências e habilidades relativas à Situação de Aprendizagem O que são seqüências didáticas? As seqüências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que

Leia mais

PROVA ESCRITA EDITAL DE SELEÇÃO

PROVA ESCRITA EDITAL DE SELEÇÃO PROVA ESCRITA EDITAL DE SELEÇÃO 2017 Vagas remanescentes Parte A: Conteúdos Específicos Nesta parte da prova, o candidato deve escolher apenas três questões. O valor de cada questão é 1,0 (um ponto). Circule,

Leia mais

Chama-se revisão de texto o conjunto de procedimentos por meio dos quais um texto é trabalhado até o ponto

Chama-se revisão de texto o conjunto de procedimentos por meio dos quais um texto é trabalhado até o ponto Chama-se revisão de texto o conjunto de procedimentos por meio dos quais um texto é trabalhado até o ponto em que se decide que está, para o momento, suficientemente bem escrito. PCNs, 1997:80 Constitui-se

Leia mais

AULÃO DE REDAÇÃO XIV SIMULADO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA URI

AULÃO DE REDAÇÃO XIV SIMULADO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA URI AULÃO DE REDAÇÃO XIV SIMULADO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA URI Professoras: Adriana Maria Romitti Albarelo Vanice Hermel A leitura e a escrita Ler muito para ver como os diversos autores escrevem é

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa ORIENTAÇÃO DE ESTUDO Ano: 1º - Ensino Fundamental - Data: 9 / 4 / 2018 CONTEÚDO DE ESTUDO: Ler palavras; Ler pequenos textos apoiando-se em pistas gráficas

Leia mais

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Primeiro Teste 7 de Novembro de 2011 17:00-18:30 Este teste é composto por 11 páginas contendo 8 perguntas. Identifique já todas as folhas do teste com o seu nome e número. Na mesa

Leia mais

INF INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL TRABALHO 2 LÓGICA

INF INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL TRABALHO 2 LÓGICA INF1771 - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL TRABALHO 2 LÓGICA Descrição: Após reunir os três pingentes da virtude, Link caminha em direção a Lost Woods para obter a legendaria Master Sword. Porém, ao chegar à entrada

Leia mais

DOMÍNIOS PARÂMETROS OBJETIVOS

DOMÍNIOS PARÂMETROS OBJETIVOS TRANSVERSALIDADE (5%) ATITUDES E VALORES (15%) CONHECIMENTOS (80%) DEPARTAMENTO CURRICULAR DE LÍNGUAS ANO LETIVO 2014/2015 DOMÍNIOS PARÂMETROS OBJETIVOS ORALIDADE LEITURA E ESCRITA EDUCAÇÃO LITERÁRIA GRAMÁTICA

Leia mais

2, 362?? 2, 40? Jean Marie Kraemer

2, 362?? 2, 40? Jean Marie Kraemer 2, 362?? 2, 40? 2 1 0 UNIÃO EUROPEIA O homem mais alto do mundo O contexto e as questões a explorar Dois chineses reivindicam ser o homem mais alto do mundo. Um mede 2,362 metros; o outro 2,40 metros.

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): Turma: Data: 15 / 6 / 2018 1) LEIA o texto duas vezes. CIDINHA E A PULGA DA CIDINHA Cidinha

Leia mais

Objetivos. Material a ser utilizado. - Cópias da atividade - Livro e caderno do aluno. Procedimentos

Objetivos. Material a ser utilizado. - Cópias da atividade - Livro e caderno do aluno. Procedimentos Objetivos - Reconhecer as características de uma fábula. - Relacionar um provérbio popular à moral de uma fábula, a partir da compreensão do sentido do texto. - Identificar palavras escritas com s inicial

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História Nome: Ano: 2º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Humanas Disciplina: História

Leia mais

Rosângela Trajano Miúda pensa grande

Rosângela Trajano Miúda pensa grande Rosângela Trajano Miúda pensa grande Miúda pensa grande Rosângela Trajano Quem pensa grandemente tem que errar grandemente Heidegger Dizem que há muitos e muitos anos, no tempo em que os bichos pensavam

Leia mais

Universidade Estadual do Oeste do Paraná Engenharia Civil. Escrita do Artigo. Orientações

Universidade Estadual do Oeste do Paraná Engenharia Civil. Escrita do Artigo. Orientações Universidade Estadual do Oeste do Paraná Engenharia Civil Escrita do Artigo Orientações Retomada da aula anterior - prática Especificar o esqueleto do trabalho utilizando o editor de textos. Exemplo: Tema:

Leia mais

DATA: / / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: %

DATA: / / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / 205 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR:

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Fazer os exercícios das páginas 90 e 91 no livro de Português. Todos os exercícios devem ser

Leia mais

Lista 7 de exercícios Jogos Conceitos Microeconomia II Professora: Joisa Dutra Monitor: Pedro Bretan

Lista 7 de exercícios Jogos Conceitos Microeconomia II Professora: Joisa Dutra Monitor: Pedro Bretan Lista 7 de exercícios Jogos Conceitos Microeconomia II Professora: Joisa Dutra Monitor: Pedro Bretan 1) Defina precisamente as noções que estão listadas abaixo: a) Jogo; b) Jogo estático de informação

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova B (14A1BS) 60 minutos

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova B (14A1BS) 60 minutos Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova B (14A1BS) 60 minutos Prova de certificação de nível de proficiência linguística no âmbito do Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro,

Leia mais

Aula 00. Professor: Décio Terror DEMO

Aula 00. Professor: Décio Terror DEMO Aula 00 Professor: Décio Terror Olá, pessoal! O concurso do TCM RJ está chegando, por isso preparamos um resumão de Língua Portuguesa em vídeo para você revisar tudo o que pode cair na prova!! Sou o professor

Leia mais

Lista de Questões OBMEP NA ESCOLA Grupo N1 Ciclo 1

Lista de Questões OBMEP NA ESCOLA Grupo N1 Ciclo 1 Lista de Questões OBMEP NA ESCOLA Grupo N1 Ciclo 1 Em 2017 o Planejamento Acadêmico do Programa OBMEP na Escola prevê a realização de atividades avaliativas em forma de listas de questões. A cada ciclo

Leia mais

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão.

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão. Humanas Geografia Eliane Martins da Silva Trabalho de recuperação 2018 35 pts 6º Instruções: Leia atentamente cada questão antes de responde-la. Construa suas respostas completas e claras. Não é permitido

Leia mais

Síntese da Planificação da Área de Português - 1º Ano

Síntese da Planificação da Área de Português - 1º Ano Síntese da Planificação da Área de Português - 1º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 9 9 9 9 10 (Carga horária: Português

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Fazer a interpretação de texto no livro. Notícia - páginas 173, 174 e 175. Todos os exercícios

Leia mais

Perfil de aprendizagens específicas Português 7ºano Ano letivo: DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NÍVEL 5

Perfil de aprendizagens específicas Português 7ºano Ano letivo: DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NÍVEL 5 Oralidade DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NÍVEL 5 Interpretar textos em identificar o com orais com identificar o tema, identificar o tema, explicitar o tema, explicitar o assunto,

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS:

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: CONTE QUANTAS MENINAS TEM NA SUA SALA DE AULA. PINTE OS QUADRADINHOS. QUANTAS MENINAS SÃO?

Leia mais

GRUPO I 1 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO I 1 o BIMESTRE PROVA A A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: MANHÃ Data: 16/3/2011 PROVA GRUPO GRUPO I 1 o BIMESTRE PROVA

Leia mais

Mafalda. Fonte: QUINO. Toda Mafalda. São Paulo; Martins Fontes, p Fonte: QUINO. Toda Mafalda. São Paulo; Martins Fontes, p.

Mafalda. Fonte: QUINO. Toda Mafalda. São Paulo; Martins Fontes, p Fonte: QUINO. Toda Mafalda. São Paulo; Martins Fontes, p. Mafalda Fonte: QUINO. Toda Mafalda. São Paulo; Martins Fontes, 2003. p. 330 Fonte: QUINO. Toda Mafalda. São Paulo; Martins Fontes, 2003. p. 218 Katteca Fonte: O Popular, 30 dez 2007 6º ano Eixo: Lugares

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 6 ROCHA OU AREIA? Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Quem ouve esses meus ensinamentos e vive

Leia mais

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2013 LÍNGUA PORTUGUESA 2º ANO. Escola: Professora: Aluno:

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2013 LÍNGUA PORTUGUESA 2º ANO. Escola: Professora: Aluno: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2013 LÍNGUA PORTUGUESA 2º ANO Escola: Professora: Aluno: FAÇA AS QUESTÕES ABAIXO COM ATENÇÃO E COM CALMA. É UMA AVALIAÇÃO QUE VAI MOSTRAR O QUE VOCÊ JÁ SABE E O QUE PRECISA APRENDER.

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE. A cigarra e a formiga

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE. A cigarra e a formiga Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 2 o ano (1 o série) Tarde AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE Eixo temático - A evolução e o tempo Disciplina/Valor Português 3,0 Matemática

Leia mais

Maria Tereza Castro -

Maria Tereza Castro - Giulia Santos Ramos - giu.ramos21@gmail.com Maria Tereza Castro - mariatcastro567@gmail.com - Apresentação...2 - Sugestões de Vídeos...3 - Matemática e a Vida Doméstica...5 Matemática para preparar alimento...5

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Fazer os exercícios no livro. Fazer as páginas 104 e 105, A linguagem. Fazer a página 106,

Leia mais

Queridos alunos, aproveitem esta oportunidade de recordar o que estudamos durante este ano. Boa sorte! (Cada questão vale 1 ponto)

Queridos alunos, aproveitem esta oportunidade de recordar o que estudamos durante este ano. Boa sorte! (Cada questão vale 1 ponto) DISCIPLINA: Redação PROFESSORAS: Fernanda / Andréa / Marianna DATA: /12/2014 ASSUNTO: Trabalho de recuperação SÉRIE/ANO: 6º TURMA: NOME COMPLETO: Nº: Queridos alunos, aproveitem esta oportunidade de recordar

Leia mais

Roteiro de recuperação Geografia - Completo - 2º semestre

Roteiro de recuperação Geografia - Completo - 2º semestre Roteiro de recuperação Geografia - Completo - 2º semestre Nome: nº Série/Ano Disciplina: Professor: Período de recuperação: de / a / Valor: 2,0 INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO 1. Acompanhe

Leia mais

Síntese da Planificação da Área de Língua Portuguesa 1º Ano

Síntese da Planificação da Área de Língua Portuguesa 1º Ano Síntese da Planificação da Área de Língua Portuguesa 1º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 9 9 9 9 10 (Carga horária:

Leia mais

Proposta de redação Carta para o papai noel

Proposta de redação Carta para o papai noel Proposta de redação Carta para o papai noel Proposta de redação Carta para o papai noel O tema fica a sua escolha para para a proposta de redação com o tema: Uma carta para o papai noel e faça a criação

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 Português (2.º Ciclo) Perfil de Aprendizagens Específicas

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 Português (2.º Ciclo) Perfil de Aprendizagens Específicas ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 Português (2.º Ciclo) Perfil de Aprendizagens Específicas (ponto 2 do artigo 7º do Despacho Normativo nº1-f/2016, de 5 de abril) 5.º Ano Interpretar textos orais breves.

Leia mais

Síntese da Planificação da Área de Português - 2º Ano

Síntese da Planificação da Área de Português - 2º Ano Dias de aulas previstos Período 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 12 13 2.º período 9 9 9 11 11 3.º período 9 11 10 10 11 Síntese da Planificação da Área de Português - 2º Ano (Carga horária: Português

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 3.º ANO/EF

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 3.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 3.º ANO/EF 2016 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 9º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 9º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 9º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de

Leia mais

Roteiro. Lembre- se... todas as informações disponibilizadas no Bioletim se tornam de domínio público de acordo com o creative commons.

Roteiro. Lembre- se... todas as informações disponibilizadas no Bioletim se tornam de domínio público de acordo com o creative commons. Esse formulário vai ajudar você a começar a escrever um artigo de divulgação científica. Ele é pensado para ajudar o autor a estruturar as informações de forma que o leitor leigo possa ter acesso facilitado

Leia mais

www.interaulaclube.com.br

www.interaulaclube.com.br A UU L AL A O mar Observe atentamente a figura abaixo. Uma olhada mais despreocupada para o desenho pode dar a impressão de que estamos diante de uma região desértica na superfície da Terra. Mas, prestando

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Aula 5 Esquemas para Representação do Conhecimento Incerteza e Imprecisão Redes Semânticas Prof. Ricardo M. Marcacini ricardo.marcacini@ufms.br Curso: Sistemas de Informação 1º

Leia mais

Corte parcial. Em certas peças, os elementos internos que A U L A. Representação do corte parcial Nossa aula

Corte parcial. Em certas peças, os elementos internos que A U L A. Representação do corte parcial Nossa aula A U L A Corte parcial Introdução Em certas peças, os elementos internos que devem ser analisados estão concentrados em partes determinadas da peça. Fig.A Fig.B Fig.C Nesses casos, não é necessário imaginar

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 2º - Ensino Fundamental - Data: 2 / 4 / 2019 CONTEÚDOS DE ESTUDO Leitura; Interpretação; Elaboração de respostas completas

Leia mais

Trabalho de investigação. Matemática. Padrão dos Nomes

Trabalho de investigação. Matemática. Padrão dos Nomes < Nome: Trabalho de investigação Matemática Data: Padrão dos Nomes 1. Escreve o teu nome na seguinte grelha, usando um quadrado para cada letra e repete-o até a preencheres totalmente, sem deixares quadrados

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST C1- Desenvolvimento do tema e organização do texto dissertativo-argumentativo (Peso 4) Aqui são avaliados se o aluno cumpriu todos

Leia mais

1º bimestre Sequência didática 2

1º bimestre Sequência didática 2 Título: As cidades e seus mapas Duração: 2 aulas Introdução Esta sequência didática pretende trabalhar noções cartográficas por meio das representações de mapas e imagens de satélites do espaço urbano.

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome Nº 6º Ano Data: Professor(a): Nota: (valor 1,0) 1 o.bimestre Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos necessários.

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º ANO 1. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE DESCREVE O QUE É UMA FÁBULA.

AVALIAÇÃO 2º ANO 1. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE DESCREVE O QUE É UMA FÁBULA. ESCOLA: NOME: DATA: / / 2º ANO: AVALIAÇÃO 2º ANO 1. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE DESCREVE O QUE É UMA FÁBULA. (A) É UMA HISTÓRIA CONTADA EM QUADRINHOS, COM DESENHOS. (B) É UMA HISTÓRIA CURTA, COM ANIMAIS

Leia mais

ELEMENTOS DE TEXTUALIDADE

ELEMENTOS DE TEXTUALIDADE ELEMENTOS DE TEXTUALIDADE NOÇÃO DE TEXTO Texto ou discurso é uma ocorrência linguística falada ou escrita, de qualquer extensão. Para ser considerada um texto, uma ocorrência linguística precisa ser percebida

Leia mais

COLÉGIO KENNEDY REDE PITÁGORAS

COLÉGIO KENNEDY REDE PITÁGORAS COLÉGIO KENNEDY REDE PITÁGORAS Colégio Kennedy, 52 anos, educando e inovando sempre. PLANO DE ESTUDO DE PORTUGUÊS 2ª ETAPA 2º ANO EFII QUESTÃO 01 Veja uma propaganda do site Divertudo. Qual é o nome do

Leia mais

AULA 04:O CHAMADO DE ABRÃO ATÉ O NASCIMENTO DE ISMAEL

AULA 04:O CHAMADO DE ABRÃO ATÉ O NASCIMENTO DE ISMAEL Momento com Deus Crianças de 7 a 9 anos NOME: DATA: 28/04/2013 AULA 04:O CHAMADO DE ABRÃO ATÉ O NASCIMENTO DE ISMAEL Versículos para Decorar 1 Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar

Leia mais

DATA: 03 / 05 / 2017 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 03 / 05 / 2017 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 03 / 05 / 207 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

DOURADINHO, O DISTRAÍDO

DOURADINHO, O DISTRAÍDO SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 25 / / 207 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

DATA: 29 / 11 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: VALOR: 10,0

DATA: 29 / 11 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: VALOR: 10,0 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 29 / / 206 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF UNIDADE: ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AE) 60 minutos

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AE) 60 minutos Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AE) 60 minutos Prova de certificação de nível de proficiência linguística no âmbito do Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro,

Leia mais

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA PROF MARIA DA GRAÇA BRANCO

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA PROF MARIA DA GRAÇA BRANCO METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA PROF MARIA DA GRAÇA BRANCO A aula de hoje: as rotinas Procedimentos de sondagem nas séries iniciais sobre: Os conhecimentos que os alunos têm a respeito da

Leia mais

EIXO CAPACIDADES CONTEÚDOS / CONCEITOS CICLO COMPLEMENTAR

EIXO CAPACIDADES CONTEÚDOS / CONCEITOS CICLO COMPLEMENTAR SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃOBÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL 5 MATRIZ CURRICULAR

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDO Ano: 1º - Ensino Fundamental - Data: 2 / 4 / 2019 ORIENTAÇÃO DE ESTUDO PARA A AVALIAÇÃO TRIMESTRAL 1 a ETAPA CONTEÚDO DE ESTUDO:

Leia mais

PLANEJAMENTO / JUNHO / 2013

PLANEJAMENTO / JUNHO / 2013 PLANEJAMENTO / JUNHO / 2013 Professor(a): Andiara de Souza da Silva. Conteúdo trabalhado: Propaganda. Leitura, produção textual, oralidade. Competências Objetivo Geral Refletir e saber interagir sobre

Leia mais

Elaboração de Relatórios e Projetos

Elaboração de Relatórios e Projetos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Elaboração de Relatórios e Projetos Professora Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal, M.Sc. Conteúdo Redação do projeto Elementos pré-textuais

Leia mais

O Menino NÃO. Era uma vez um menino, NÃO, eram muitas vezes um menino que dizia NÃO. NÃO acreditam, então vejam:

O Menino NÃO. Era uma vez um menino, NÃO, eram muitas vezes um menino que dizia NÃO. NÃO acreditam, então vejam: O Menino NÃO Era uma vez um menino, NÃO, eram muitas vezes um menino que dizia NÃO. NÃO acreditam, então vejam: Pela manhã a mãe ia ao seu quarto acordá-lo para ele se levantar e tomar o pequeno-almoço.

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA TURMA 3º ANO B ESCOLA: SEVERINO CABRAL DO ENSINO MÉDIO. João Rodrigues Braga

DIAGNÓSTICO DA TURMA 3º ANO B ESCOLA: SEVERINO CABRAL DO ENSINO MÉDIO. João Rodrigues Braga DIAGNÓSTICO DA TURMA 3º ANO B DO ENSINO MÉDIO ESCOLA: SEVERINO CABRAL João Rodrigues Braga 01. QUAL A SUA OPINIÃO A RESPEITO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA? Todos os alunos gostam da disciplina Geografia embora

Leia mais

Conto de fadas produzido coletivamente pelos alunos do 2º ano A, da EMEB Prof.ª Maria Aparecida Tomazini, sob orientação da prof.

Conto de fadas produzido coletivamente pelos alunos do 2º ano A, da EMEB Prof.ª Maria Aparecida Tomazini, sob orientação da prof. Conto de fadas produzido coletivamente pelos alunos do 2º ano A, da EMEB Prof.ª Maria Aparecida Tomazini, sob orientação da prof.ª Karen Bulgareli, como produto final do projeto Contos de fadas, do programa

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES 1 RELATO

ESPECIFICAÇÕES 1 RELATO Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina Apoio ao Uso dos Recursos do Portal Dia-a-dia Educação na Prática Pedagógica, sob orientação do(a) docente, assessor(a) pedagógico(a)

Leia mais

AFUGANCHO UNIDADE: DATA: 19 / 08 / 2017 II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF TEXTO I

AFUGANCHO UNIDADE: DATA: 19 / 08 / 2017 II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF TEXTO I SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 9 / 08 / 207 UNIDADE: II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Critérios Gerais de Classificação

Critérios Gerais de Classificação PA-CM 3 Critérios Gerais de Classificação Todas as respostas são classificadas através de códigos que correspondem a níveis diferenciados de desempenho. O professor classificador só poderá atribuir a cada

Leia mais

Resoluções Prova Anglo

Resoluções Prova Anglo Resoluções Prova Anglo TIPO F P-1 tipo D-4 Língua Portuguesa (P-1) Ensino Fundamental 4º ano DESCRITORES, RESOLUÇÕES E COMENTÁRIOS A Prova Anglo é um dos instrumentos para avaliar o desempenho dos alunos

Leia mais

Como redigir textos. Como redigir textos

Como redigir textos. Como redigir textos Como redigir textos Professor Ailson Como redigir textos Dominar a arte da escrita é um trabalho que exige prática e dedicação. Veja 8 simples passos de como fazer uma redação de qualidade. 1 0 Argumentação

Leia mais

Série 6º ANO ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 2ºsemestre / 2012

Série 6º ANO ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 2ºsemestre / 2012 Disciplina Matemática Curso ENSINO FUNDAMENTAL II Professor ANDRÉ ITO Série 6º ANO ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 2ºsemestre / 2012 Aluno (a): Número: 1 - Conteúdo: Frações e Porcentagens;

Leia mais

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Ciências 2ª série (3º ano) 3º bimestre

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Ciências 2ª série (3º ano) 3º bimestre Projeto Pitanguá 1 Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Ciências 2ª série (3º ano) 3º bimestre Colégio: Nome: Número: Turma: Data: Unidade 6 1. Leia: O corpo da maioria das plantas que conhecemos

Leia mais

Curiosidade faz diferença

Curiosidade faz diferença Reforço escolar M ate mática Curiosidade faz diferença Dinâmica 2 3ª Série 2º Bimestre Matemática Ensino Médio 3ª Numérico Aritmético Probabilidade PRIMEIRA ETAPA COMPARTILHAR IDEIAS ATIVIDADE JOGO DOS

Leia mais

a) Quantos pontos os times de Juliana e Patrícia fizeram em todo o jogo? b) Quem ganhou a partida? R.:

a) Quantos pontos os times de Juliana e Patrícia fizeram em todo o jogo? b) Quem ganhou a partida? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= O voleibol é um esporte de origem norte-americana,

Leia mais

Faça um exercício de memória e descreva o espaço físico da sua escola. Faça isso em forma de texto ou, coletivamente, em voz alta.

Faça um exercício de memória e descreva o espaço físico da sua escola. Faça isso em forma de texto ou, coletivamente, em voz alta. Faça um exercício de memória e descreva o espaço físico da sua escola. Faça isso em forma de texto ou, coletivamente, em voz alta. Desenhe sua escola de memória. Faça uma espécie de mapa ou planta baixa

Leia mais

Representações especiais

Representações especiais Representações especiais A UU L AL A Você já sabe que há casos em que a projeção ortográfica normal não permite a interpretação satisfatória de todos os elementos da peça. Por isso, você aprendeu a interpretar

Leia mais

Inventário de habilidades escolares. Comunicação Oral

Inventário de habilidades escolares. Comunicação Oral Inventário de habilidades escolares Nome Idade Tempo na Escola Razões para a Indicação Grupo Aprendizagens Consolidadas (Currículo Escolar) Habilidades Realiza sem necessidade de suporte Realiza com ajuda

Leia mais

ENTREGAR ESTE ROTEIRO JUNTO COM A PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA: 14/12/2018

ENTREGAR ESTE ROTEIRO JUNTO COM A PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA: 14/12/2018 GEOGRAFIA : Ensino Fundamental Ano: 8º Turma: CA.CL. Valor: 20 Pts Assunto: ROTEIRO DE ESTUDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL / 2018 Aluno(a): Nº: Nota: Professora: Andréa de Macedo Matos e Márcia Barbosa Querido

Leia mais