Relatório de Sustentabilidade 2009

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório de Sustentabilidade 2009"

Transcrição

1 Relatório de Sustentabilidade 2009 Roche Brasil Inovando em saúde

2 2 Relatório de Sustentabilidade 2009

3 Medicina Personalizada As pessoas são diferentes e as doenças também

4 C.A.M. 32 anos Paciente com câncer de mama

5 Câncer de mama O câncer de mama é o segundo tipo de câncer com maior incidência no mundo e o mais comum entre as mulheres. Estima-se que em torno de 25 milhões de mulheres no mundo serão diagnosticadas com câncer de mama nos próximos 25 anos e que mais de 10 milhões podem morrer nesse período. Se for detectado precocemente, as chances de cura podem ultrapassar os 90%. No entanto, apenas 32% das mulheres sabem que a mamografia é o principal método de detecção precoce da doença. No Brasil: a cada hora, são seis novos diagnósticos e um quarto das mulheres tem menos que 50 anos. No mundo: a cada 24 segundos, uma mulher recebe o diagnóstico de câncer de mama e a cada 68 segundos, uma morre. Fontes: Instituto Oncoguia, Susan G. Komen for the Cure e Instituto Nacional de Câncer Inca Medir a presença de um fator de crescimento (HER2) em pacientes com câncer de mama, por meio de exames específicos, como os da Roche Tissue Diagnostics, permite identificar pacientes com maior chance de responder a Herceptin (trastuzumabe), que visa especificamente a esse fator de crescimento.

6 I.A.P. 51 anos Paciente com câncer colorretal

7 Câncer colorretal Em termos de incidência, o câncer colorretal configura-se como a terceira causa mais comum de câncer no mundo, em ambos os sexos. Cerca de 9,4%, equivalendo a um milhão de novos casos, de todos os cânceres são colorretal. O número de casos novos estimado para o Brasil no ano de 2010 será de em homens e de em mulheres. Esses valores correspondem a um risco estimado de 14 novos casos a cada 100 mil homens e 15 para cada 100 mil mulheres. Fonte: Instituto Nacional de Câncer Inca O teste de mutação K-RAS identifica mutações específicas do tumor, que indicam o prognóstico da doença, em pacientes com câncer colorretal. Algumas drogas usadas para tratar o câncer colorretal e outros tipos de câncer só são indicadas para pacientes que não apresentam mutações. Assim, o teste ajuda os médicos a identificar pacientes que poderão se beneficiar de uma terapia específica contra o câncer, com base na ausência ou na presença da mutação.

8 8 Relatório de Sustentabilidade 2009 C.C.M. 62 anos Paciente com osteoporose

9 Capítulo Nome do capítulo 9 Osteoporose A osteoporose é caracterizada por diminuição da massa óssea e deterioração estrutural do tecido ósseo. Por não apresentar sintomas, é conhecida como doença silenciosa, sendo as fraturas uma de suas principais complicações. Estima-se que mais de 200 milhões de mulheres no mundo tenham a doença, que ocorre entre 18% e 28% da mulheres com idade igual ou superior a 50 anos, e de 6% a 22% dos homens, na mesma faixa etária. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas sofrem de osteoporose e apenas um terço dessa população é diagnosticado com a doença, que requer tratamento contínuo e por tempo prolongado. Fonte: Ministério da Saúde do Brasil O monitoramento dos efeitos da terapia medicamentosa antirreabsortiva ajuda o médico a prescrever um tratamento direcionado, específico para as necessidades do paciente com osteoporose.

10 10 Relatório de Sustentabilidade 2009 J.S.P. 64 anos Paciente com hepatite C

11 Capítulo Nome do capítulo 11 Hepatite C Hepatite C é a inflamação do fígado causada pela infecção pelo vírus da hepatite C (VHC ou HCV), transmitido através do contato com sangue contaminado. Essa inflamação ocorre na maioria das pessoas que adquire o vírus e, dependendo da intensidade e do tempo de duração, pode levar a cirrose e câncer do fígado. Estima-se que cerca de 3% da população mundial, 170 milhões de pessoas, sejam portadores de hepatite C crônica. É atualmente a principal causa de transplante hepático em países desenvolvidos e responsável por 60% das hepatopatias crônicas. Fonte: O uso de testes de PCR altamente sensíveis, em tempo real, que medem os níveis do vírus HCV no sangue do paciente, permite aos médicos personalizar o esquema terapêutico do paciente com base na resposta ao tratamento.

12 12 Relatório de Sustentabilidade 2009 Nosso Negócio Inovação é a nossa resposta aos desafios médicos. Nosso trabalho diário é buscar soluções para salvar vidas de pacientes e ajudar milhões de pessoas em todo o mundo, por meio da excelência em ciência. Foco em necessidades médicas não atendidas Por mais de 110 anos, a Roche tem desempenhado um papel pioneiro em cuidados com a saúde. Na condição de líder mundial em diagnósticos in vitro, fornecemos uma ampla gama de instrumentos diagnósticos e testes para que médicos, laboratórios e pacientes possam detectar e monitorar doenças de maneira rápida e confiável. Maior empresa de biotecnologia do mundo, a Roche desenvolveu uma série de drogas altamente eficientes, tornando-se a principal fornecedora mundial de medicamentos de prescrição para o tratamento de câncer. O nosso trabalho cotidiano está focado em doenças com necessidades médicas não atendidas, o que inclui diversos tipos de câncer, infecções virais, distúrbios metabólicos e do sistema nervoso central, além de enfermidades inflamatórias. A Roche também é pioneira em Medicina Personalizada: queremos adequar ao máximo os tratamentos às reais necessidades dos pacientes para melhorar os cuidados com a saúde, tornando-os mais seguros e eficientes, inclusive em termos de custo.

13 Índice 13 Índice 14 Mensagem aos Stakeholders 18 Medicina Personalizada e Inovação 22 Perfil da Organização 23 Grupo Roche 26 Roche Brasil 27 Roche Farmacêutica 29 Roche Diagnóstica 32 Resultados do Grupo Roche 34 Governança Corporativa 35 Compromisso com a ética 39 Gestão estratégica 42 Inovação Contínua 52 Acesso à Saúde 53 O desafio de ampliar o acesso à saúde 55 Farmacoeconomia 56 Cuidados com a hepatite C 57 Diagnósticos e biotecnologia 57 Conscientização e prevenção 62 Comunicação com os pacientes 70 Engajamento de Stakeholders 72 Público interno 86 Médicos e profissionais de saúde 88 Pacientes e associações de pacientes 90 Fornecedores 90 Distribuidores 92 Operadoras de saúde, hospitais e laboratórios 94 Governo 95 Comunidade 99 Imprensa 100 Atenção ao Meio Ambiente 108 Ativos Intangíveis 112 Parâmetros do Relatório 113 Nível de aplicação GRI 114 Índice remissivo GRI 121 FarmaSustentável 122 Balanço Social Ibase Divisão Farmacêutica 124 Balanço Social Ibase Divisão Diagnóstica 126 Expediente 64 Prescrição e Consumo Responsáveis 65 Informação clara e acessível 67 Canais de comunicação com o público externo Divisão Farmacêutica 69 Canais de comunicação com o público externo Divisão Diagnóstica Para efeito de padronização, em todo o texto deste relatório a Roche é identificada como empresa, companhia, corporação ou Grupo. O termo funcionários refere-se ao quadro efetivo de profissionais que nela trabalham, enquanto colaboradores engloba, além dos funcionários, os estagiários, os contratados, os temporários e os terceiros.

14 14 Relatório de Sustentabilidade 2009 Mensagem aos Stakeholders Para alcançar melhores resultados, trocar experiências e preparar a empresa para novos desafios, a Roche fortaleceu a atuação conjunta das Divisões Farmacêutica e Diagnóstica. Juntas, proporcionam soluções personalizadas para salvar vidas, atuando desde a prevenção e o diagnóstico de doenças até o tratamento e o monitoramento da terapia.

15 Mensagem aos Stakeholders 15 Adriano Treve Pedro Gonçalves Tempo de novas conquistas e transformações Para a Roche Brasil, 2009 foi um ano de novas conquistas e de transformações importantes, por meio das quais posicionamos a empresa em um novo patamar. Com a gestão reestruturada, o nosso portfólio de soluções em saúde nos qualifica a ocupar um lugar de destaque em um mercado desafiador e cada vez mais competitivo. Com os objetivos de alcançar melhores resultados, trocar experiências e nos preparar para enfrentar novos desafios, aproveitando nossas sinergias, decidimos fortalecer a atuação conjunta das Divisões Farmacêutica e Diagnóstica. Juntos, oferecemos soluções personalizadas para salvar vidas, atuando desde a prevenção e o diagnóstico de doenças até o tratamento e o monitoramento da terapia. No cenário global, tivemos importantes destaques do Grupo Roche, que certamente devem trazer reflexos positivos para o Brasil: a aquisição da Genentech, empresa norte-americana líder em medicamentos biotecnológicos; a chegada à América Latina dos produtos da Ventana, outra companhia norte-americana, adquirida pela Roche, que detém a liderança no fornecimento de sistemas automatizados de diagnósticos para o mercado de anatomia patológica; e a indicação da Roche, pelo índice Dow Jones de Sustentabilidade (Dow Jones Sustainability Index DJSI), da Bolsa de Valores de Nova York, como líder do Supersetor de Saúde. Essa indicação reconhece nossos esforços e aumenta as nossas responsabilidades em relação à sustentabilidade.

16 16 Relatório de Sustentabilidade 2009 O Grupo Roche tem uma atuação definida e estruturada em pesquisa e desenvolvimento e está entre os maiores investidores mundiais em inovações em saúde. Em 2009, o Grupo destinou 22% de sua receita à pesquisa, o que equivale a 9,9 bilhões de francos suíços (R$ 18,2 bilhões). Em 2009, na Divisão Diagnóstica, os maiores destaques foram os imunoensaios Elecsys sflt-1 e PlGF, os primeiros testes automatizados disponíveis e aprovados para utilização como um auxílio no diagnóstico de pré- -eclâmpsia (elevação da pressão arterial das gestantes), a partir do terceiro mês de gravidez. Outro lançamento importante foi o Accu-Chek Performa Nano, um monitor de glicemia muito pequeno, com design moderno e de uso ainda mais prático, equipado com indicadores de teste antes e depois das refeições, visor iluminado e lancetador quase indolor. internos e a gestão das relações comerciais que a Roche mantém com diferentes públicos estratégicos. Aumentamos os investimentos em medicamentos biotecnológicos diferenciados e lançamos produtos como Actemra (tocilizumabe), para artrite reumatoide, produzido por meio da engenharia genética, e Bonviva IV (ibandronato de sódio), versão intravenosa, para o tratamento de osteoporose, e obtivemos a aprovação do Avastin (bevacizumabe), para o câncer de pulmão. O ano foi marcado, ainda, pela pandemia da gripe A (causada pelo vírus H1N1), que demandou da empresa o fornecimento de um total de 13,5 milhões de doses de Tamiflu (fosfato de oseltamivir) ao Ministério da Saúde do Brasil. O trabalho foi bem- -sucedido e deve se estender em 2010, por meio de um plano estratégico de imunização e contenção, sob a coordenação do Ministério. A Divisão Farmacêutica focou-se, em 2009, no planejamento estratégico denominado Visioning Realizando o Futuro. Nesse processo, participativo e transparente, decidimos agregar cada vez mais valor ao negócio, investir em recursos humanos e em inovação e aperfeiçoar nossos relacionamentos, entre outras iniciativas. A meta é chegar a 2015 com nossa liderança no setor consolidada e a cultura e as práticas de sustentabilidade plenamente integradas ao negócio, ancoradas em nossos três valores: Integridade, Coragem e Paixão. Cientes de que os resultados da companhia somente poderão ser alcançados com a participação e o engajamento de novos talentos, contratamos profissionais, valorizamos nossos funcionários e revisamos nossas estratégias, em um processo de evolução natural, para tornar a gestão mais ágil e a Roche ainda mais competitiva. Dessa forma, compartilhamos melhor os compromissos, os desafios, as oportunidades, os resultados e os benefícios alcançados. Em 2009, na Divisão Farmacêutica, também concretizamos a primeira etapa da implantação do Projeto IFE (In Field Effectiveness, ou Efetividade no Campo), que procura otimizar todos os processos Mesmo diante das incertezas provocadas pela histórica crise financeira mundial, que afetou a economia de muitos países em 2009, a Roche Brasil contribuiu positivamente para os resultados anuais do Grupo Roche. Atualmente, o Brasil, que sedia a presidência da Divisão Farmacêutica para a América Latina, ocupa o sétimo lugar no ranking de vendas entre as afiliadas. Com as medidas de melhoria adotadas em 2008, a Unidade Industrial Farmacêutica de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, atingiu o nível de boas práticas de produção da Europa e dos Estados Unidos, tornando-se apta a exportar medicamentos. Em 2009, tiveram início as vendas ao mercado externo, para oito países europeus. Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todos os colaboradores da Roche Brasil pelo trabalho dedicado e pelo profissionalismo com que desempenharam suas atividades ao longo de Adriano Treve Presidente da Roche Farmacêutica Brasil Pedro Gonçalves Presidente da Roche Diagnóstica Brasil

17 Capítulo Nome do capítulo 17

18 18 Relatório de Sustentabilidade 2009 Medicina Personalizada e Inovação As pessoas são diferentes e as doenças também. Pessoas diferentes podem reagir de modo diferente ao mesmo medicamento. Alguns pacientes se beneficiam, outros sofrem com efeitos colaterais indesejados. Na Roche, nosso compromisso é usar o conhecimento que temos de biologia molecular para aprofundar nosso entendimento das doenças e das diferenças entre os pacientes. Estamos buscando melhores alvos de drogas e biomarcadores clinicamente relevantes que, algum dia, permitirão aos médicos adaptar o tratamento, com maior precisão, às necessidades dos pacientes e prever quais pacientes poderão ou não extrair benefício do tratamento. Essa é a essência da Medicina Personalizada.

19 Medicina Personalizada e Inovação 19 O diagnóstico tem um papel-chave na Medicina Personalizada. As pessoas reagem de modo diferente aos medicamentos. Um grupo de pacientes pode se beneficiar de um tratamento enquanto outro apresenta efeitos colaterais indesejados. Na Roche, Medicina Personalizada é adaptar o tratamento ao paciente. Medicina Personalizada: elemento-chave da estratégia do Grupo Roche A Roche foi uma das primeiras empresas a reconhecer o potencial da Medicina Personalizada, hoje estratégia fundamental do Grupo e considerada um fator-chave para aumentar as chances de sucesso no desenvolvimento de drogas e na oferta aos pacientes de medicamentos diferenciados do ponto de vista clínico. Em uma recente conversa, Adriano Treve, Presidente da Divisão Farmacêutica da Roche Brasil, e Pedro Gonçalves, Presidente da Divisão Diagnóstica da Roche Brasil, discutiram a estratégia de Medicina Personalizada do Grupo Roche, sua adoção e como a iniciativa pode gerar valor aos stakeholders, na área da saúde, e à própria Roche.

20 20 Relatório de Sustentabilidade 2009 Qual é o principal diferencial do conceito de Medicina Personalizada? Adriano Treve A Medicina Personalizada não é um conceito novo. Os médicos sempre tentaram adaptar o tratamento ao paciente, pois, frequentemente, os medicamentos não funcionam ou causam efeitos colaterais indesejados. Dependendo da doença e do medicamento, os índices de resposta podem ser muito baixos de até 20%. Portanto, para os pacientes, a Medicina Personalizada representa a chance de maiores índices de resposta e menor exposição ao risco de efeitos colaterais, uma vez que oferece oportunidades para adaptar, de modo cada vez melhor, os tratamentos a grupos específicos de pacientes, identificados por meio de testes genéticos. Em síntese, o conceito de Medicina Personalizada é utilizar o tratamento certo para o paciente certo. Pedro Gonçalves Começamos a investir muito cedo em biologia molecular, e o conhecimento que adquirimos nos coloca, hoje, em uma posição muito sólida para avançar em Medicina Personalizada. O tratamento é desenvolvido a partir das características clínicas individuais das pessoas, identificadas por testes genéticos. Durante esse período, pode-se acompanhar, por exemplo, a evolução das condições de saúde de uma paciente com câncer de mama. Por meio de um teste diagnóstico, chega-se a um biomarcador, ou seja, um parâmetro exato, a partir do qual é possível desenvolver um medicamento capaz de atacar as células afetadas pela doença com maior precisão e eficiência. Na prática, como a Medicina Personalizada tem sido aplicada? Pedro Gonçalves O conhecimento científico sobre as doenças no nível molecular cresce em ritmo quase exponencial, oferecendo oportunidades reais para tratarmos as patologias de modo mais efetivo. Atualmente, essas oportunidades são representadas, em grande parte, pelas situações em que buscamos ajustar o uso dos medicamentos já existentes às necessidades de pacientes específicos, com a ajuda de novos recursos de diagnóstico. No Brasil, estamos em plena fase de apresentação das nossas soluções ao mercado. Já temos opções integradas de tratamento para doenças como câncer, hepatite e HIV/Aids. Trata-se de um conceito oposto à lógica médica convencional, por meio da qual um mesmo medicamento pode servir a qualquer pessoa. Nossa visão é diferente: ofereceremos cada vez mais soluções personalizadas, de alto valor agregado, que auxiliem os médicos na tomada da melhor decisão clínica. Adriano Treve O progresso da ciência tem oferecido oportunidades para adaptarmos, de modo cada vez melhor, os tratamentos a grupos específicos de pacientes. Na área de oncologia, temos o conhecimento, mas não é fácil encontrar biomarcadores clinicamente relevantes que possamos rastrear. Um exemplo concreto de como conseguimos tornar a medicina mais personalizada é o Herceptin (trastuzumabe), destinado a um tipo específico de câncer de mama, diagnosticado por meio do teste combinado de HER2, que identifica pacientes com maior chance de se beneficiar do tratamento com esse medicamento. Precisamos dominar a ciência e fazê-la trabalhar em prol dos pacientes. Se não o fizermos, estaremos perdendo a oportunidade de capitalizar um dos nossos maiores bens: a combinação de forças nas áreas farmacêutica e de diagnóstico. Para quais doenças se pode aplicar o conceito de Medicina Personalizada? Pedro Gonçalves Para a Roche, a Medicina Personalizada tem como foco doenças que, sem a solução integrada de diagnóstico mais medicamento, não poderiam alcançar o mesmo resultado no seu tratamento. A Medicina Personalizada está fortemente ancorada na ciência. Se pudermos aliar, de forma inteligente, verdadeiras inovações em medicina com um melhor rastreamento das doenças, seremos capazes de obter melhores resultados em termos de opções terapêuticas para diferentes tipos de pacientes e de identificar quais pacientes têm maior chance de resposta a cada uma dessas opções. Adriano Treve Já se sabe que a Virologia é uma das áreas de doenças mais previsíveis. No caso da hepatite C, uma doença descoberta há apenas 18 anos, já é possível saber em 12 semanas, com a ajuda de testes genéticos (genotipagem), se o paciente responderá ao tratamento com Pegasys (alfapeginterferona 2a). Em pacientes que têm HCV dos genótipos 2 a 4, sabemos que uma terapia de curta duração provavelmente terá sucesso. Recentemente, recebemos aprovação para o uso de Pegasys (alfapeginterferona 2a) por 72 semanas

21 Medicina Personalizada e Inovação 21 em pacientes não responsivos, que têm o genótipo 1. Portanto, realmente oferecemos opções personalizadas para alguns pacientes, por meio da combinação de medicamentos inovadores, genotipagem e monitoramento da carga viral. A Medicina Personalizada já está ao alcance de todos? Adriano Treve Infelizmente, ainda não. Essa é uma questão muito importante para a Roche, e o diálogo que temos mantido com representantes do governo é permanente, para buscarmos, juntos, mecanismos para que todos os pacientes tenham alcance às melhores opções terapêuticas, que atendam especificamente às suas necessidades médicas. Pedro Gonçalves A nossa meta é que todos os pacientes tenham acesso aos tratamentos mais adequados a cada caso. Para alcançar essa realidade, é necessária uma gestão muito eficaz dos recursos disponíveis. Com uma população vivendo mais tempo, e com o aumento da demanda por serviços de saúde, torna-se fundamental a existência de métodos de diagnóstico que permitam tomar uma decisão clinica rápida e orientada a cada indivíduo. Se o conceito de Medicina Personalizada é mais eficiente, porque apenas a Roche tem esse posicionamento? Adriano Treve Porque a Roche é uma empresa que tem como missão salvar vidas. Somos uma organização centenária, que sempre apostou na inovação, na pesquisa e na tecnologia para encontrar as melhores respostas aos problemas de saúde da população. O conhecimento que acumulamos, ao longo dos anos, nas áreas de produtos farmacêuticos e de diagnóstico nos dá uma vantagem sustentável. A profundidade e a extensão da nossa capacitação nessas áreas também nos dão as condições ideais para sermos líderes no campo da Medicina Personalizada. Pedro Gonçalves A Roche é a única empresa do setor de saúde no mundo que se diferencia pela sua integração de extensos portfólios tanto em medicamentos quanto em diagnósticos. Desde a década de 1990, a companhia vem se organizando para atuar com base no conceito de Medicina Personalizada. Nesse período, planejou, investiu e realizou aquisições estratégicas, como as da Ventana e da Genentech (leia mais sobre o assunto no capítulo Inovação Contínua), para citar as mais recentes. Atualmente, a Roche mantém diversos programas, na área de Pesquisa e Desenvolvimento, em que tanto uma molécula quanto o respectivo biomarcador são desenvolvidos em paralelo, permitindo alcançar o nosso objetivo de tratamento certo para o paciente certo. Para encerrar, qual a mensagem para o futuro? Pedro Gonçalves O futuro será muito promissor. Nossos investimentos em pesquisas e desenvolvimento de soluções inovadoras e eficientes para prover a saúde da sociedade crescerão. A América Latina, em especial o Brasil, possui grande capacidade de atração desses recursos, o que, aliado à excelência dos seus profissionais, faz com que o País reúna todas as condições para exercer uma importante liderança entre os emergentes. A inovação e a excelência científica são a base do nosso sucesso, mas somente o compromisso e o profissionalismo dos nossos colaboradores nos permitem alcançar, com sucesso, o nosso objetivo de melhorar ainda mais a qualidade de vida das populações que servimos. Adriano Treve Em primeiro lugar, de muita confiança. A Roche Brasil está pronta e alinhada com o Grupo Roche para também contribuir na busca de soluções que propiciem melhor qualidade de vida aos pacientes. O nosso objetivo é sermos cada vez mais eficientes na oferta de opções integradas de tratamento para o maior número de pessoas. Estamos felizes também porque, em 2011, completaremos 80 anos de atuação no Brasil. Temos muito orgulho da história que construímos nessa longa trajetória e estamos prontos para seguir em frente, com Integridade, Coragem e Paixão. Roche Brasil: (a partir da esquerda) Pedro Gonçalves, Presidente da Roche Diagnóstica; Adriano Treve, Presidente da Roche Farmacêutica e Fernando Loureiro, Diretor de Acesso ao Mercado e Comunicação, da Roche Farmacêutica

22 22 Relatório de Sustentabilidade 2009 Perfil da Organização Com a pesquisa, o desenvolvimento e um portfólio de medicamentos de ponta, a Roche faz a diferença na vida de milhões de pacientes. Criamos a maior empresa de biotecnologia do mundo, líder em diagnósticos in vitro.

23 Capítulo Nome do capítulo 23 Grupo Roche Desde a sua fundação, em 1896, na cidade de Basileia, na Suíça, o Grupo Roche consolidou uma trajetória de sucesso e tornou-se referência mundial em inovações para a saúde. Atualmente, emprega funcionários, e seus produtos e serviços são comercializados em mais de 150 países. A Roche apresentou um excelente desempenho em Contudo, a indústria farmacêutica vem enfrentando muitos desafios, que vão desde o aumento das demandas da população, em razão das mudanças demográficas, até o maior controle regulatório e o estresse financeiro nos sistemas de saúde. A empresa mantém-se focada nos pacientes, concentrando os negócios em produtos farmacêuticos e de diagnóstico, para concretizar sua visão de adequar os tratamentos a grupos específicos de pacientes. A empresa acredita no enorme potencial de transformar ciência de ponta em terapias que reduzam o sofrimento humano e ajudem as pessoas a viver mais e com mais saúde.

24 24 Relatório de Sustentabilidade 2009 Missão Nosso objetivo, como empresa líder no setor da saúde, é criar, produzir e comercializar soluções inovadoras de alta qualidade, que atendam às necessidades médicas. Nossos produtos e serviços auxiliam na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de doenças, melhorando, assim, a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Atuamos com responsabilidade e ética, comprometendo-nos com o desenvolvimento sustentável e com o respeito às necessidades do indivíduo, da sociedade e do meio ambiente. Valores da Roche A Roche abraça a diversidade de culturas de pessoas e compartilha e acredita em três valores fundamentais, presentes na sua essência: Integridade Somos abertos, honestos, éticos e autênticos, de maneira consistente. Coragem Somos empreendedores, portanto, assumimos riscos e ultrapassamos limites. Paixão Utilizamos a nossa motivação e dedicação para estimular, envolver e inspirar os outros. Nosso modelo de negócio e de gestão Nosso foco é adequar o tratamento ao paciente por meio de terapias diferenciadas no aspecto médico. Concentramos nossas energias em produtos farmacêuticos para prescrição e diagnóstico in vitro, deixando de lado a diversificação para outros setores, como genéricos, medicamentos sem prescrição e dispositivos médicos. Nossa individualidade consiste na busca pela excelência em ciência : queremos oferecer às pessoas as ferramentas certas e o ambiente adequado. Abrangência incomparável em biologia molecular, habilidade de integrar harmoniosamente recursos farmacêuticos e de diagnóstico, diversidade de abordagens para maximizar a inovação e orientação de longo prazo são os nossos principais fatores de diferenciação. Nossos resultados buscam fornecer valor para todos os stakeholders, sejam eles pacientes ou médicos (valor, qualidade e segurança médica e econômica), funcionários (um excelente lugar para trabalhar, oportunidades de crescimento pessoal), investidores (retorno total ao acionista) e sociedade em geral (responsabilidade social corporativa). Nossas pessoas são o ponto inicial de nosso modelo de gestão. Queremos atrair os melhores profissionais para nossa organização e oferecer a eles um excelente lugar para se trabalhar. Nossa cultura é fundamentada sobre os valores Integridade, Coragem e Paixão. Isso significa que todos nós seguimos altos padrões éticos, temos coragem de assumir riscos e, acima de tudo, trabalhamos com paixão para melhorar a vida das pessoas. Nossos princípios e processo de decisão enfatizam o diálogo transparente, responsabilidades claras e delegação ativa de poder. Severin Schwan, CEO do Grupo Roche Nossa estrutura é projetada para a inovação. A empresa equilibra, de forma balanceada, fatores como diversidade, escala, alcance, velocidade e coesão, para possibilitar e alavancar a inovação em toda a cadeia de valor.

25 Perfil da Organização 25 Principais iniciativas e fatos protagonizados pelo Grupo Roche em 2009 Sustentabilidade corporativa Práticas responsáveis Nomeada líder do Supersetor de Saúde nos Índices de Sustentabilidade Dow Jones (Dow Jones Sustainability Indexes DJSI). Selecionada para os índices DJSI World e STOXX e para o índice FTSE4Good. Produção de cinco novos trabalhos de posicionamento em: células-tronco e clonagem; nanotecnologia; biobancos (armazenagem de sangue, fluídos ou tumores humanos por tempo indeterminado); medicina personalizada; e valor de nossos produtos e serviços. Lançamento de uma linha telefônica disponível a todos os funcionários do Grupo Roche, junto de um sistema na web, para a denúncia de violações do Código de Conduta da empresa. Desenvolvimento do novo Código de Conduta para Fornecedores, com exigências em ética, segurança, saúde e meio ambiente, inovação, diversidade de fornecedores, sustentabilidade econômica e responsabilidade social. Pacientes e acesso aos cuidados com a saúde O Institute for One World Health, dos Estados Unidos, que desenvolve medicamentos para pessoas com doenças infecciosas no mundo em desenvolvimento, completou a primeira triagem da biblioteca de componentes químicos da Roche para encontrar novas drogas para o tratamento da diarreia. Ingresso em nova parceria público-privada com a Novo Nordisk e a Fundação Mundial de Diabetes, para melhorar o atendimento às crianças portadoras da doença na África. Doação de 5,65 milhões de doses de Tamiflu (fosfato de oseltamivir) para reabastecer os estoques da Organização Mundial de Saúde (OMS). Lançamento do Programa de Reserva Tamiflu (fosfato de oseltamivir), para ampliar o acesso ao medicamento nos países em desenvolvimento. Tratamento gratuito a pacientes, nos Estados Unidos, por meio de programas Roche/Genentech Access. Divulgação no website global de todos os apoios financeiros e em espécie repassados para organizações de pacientes. Pessoas A pesquisa global com os funcionários Listening to You (Ouvindo Você) apurou um índice de 91% de satisfação com o emprego na Roche. A Genentech foi eleita, pela sétima vez, pela revista Science, o melhor empregador nos Estados Unidos. Ampliação global dos princípios alinhados de gestão de desempenho e remuneração e início do alinhamento destes entre a Genentech e a Roche. Expansão mundial do portfólio do programa de liderança, oferecendo os principais programas em todos os seus estágios de desenvolvimento de lideranças e condução de talentos. Sociedade Lançamento da nova política corporativa de doações filantrópicas e patrocínios não comerciais. Lançamento da campanha sobre conscientização do câncer, em áreas rurais da África do Sul, por meio do treinamento de equipes de enfermagem, de exames gratuitos para detecção de câncer de mama, cervical e da próstata. Segurança, saúde e proteção ambiental Produção do manual sobre padrões de projeto para eficiência energética em nossos prédios. Lançamento do programa de e-learning (ensino a distância) sobre segurança, proteção, saúde e meio ambiente para todos os funcionários. Lançamento do programa Roche Environmental Awareness in Chemical Technology (REACT Programa Roche de Conscientização Ambiental em Tecnologia Química), para reduzir o impacto ambiental dos nossos produtos.

Roche apresenta fortes resultados em 2013: crescimento de 6%

Roche apresenta fortes resultados em 2013: crescimento de 6% Roche apresenta fortes resultados em 2013: crescimento de 6% Demanda no Brasil registra aumento de 9,4%. Vendas totais do Grupo alcançam 46,8 bilhões de francos suíços A Roche anunciou hoje os seus resultados

Leia mais

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia.

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. Rio Grande do Sul Brasil PESSOAS E EQUIPES Equipes que

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA

LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA ENTREGA ESPECIAL Na economia globalizada 24/7 de hoje, a logística e a gestão de armazéns eficientes são essenciais para o sucesso operacional. O BEUMER Group possui

Leia mais

DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL

DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL APRESENTAÇÃO A White Martins representa na América do Sul a Praxair, uma das maiores companhias de gases industriais e medicinais do mundo, com operações em

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente

Leia mais

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da - 1 - Prêmio CNSeg 2012 Empresa: Grupo Segurador BBMAPFRE Case: Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE Introdução A Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE foi concebida em 2009 para disseminar o conceito

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro.

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. www.accenture.com.br/carreiras www.facebook.com/accenturecarreiras www.twitter.com/accenture_vagas Quem somos A Accenture é uma

Leia mais

Visão estratégica para compras

Visão estratégica para compras Visão estratégica para compras FogStock?Thinkstock 40 KPMG Business Magazine Mudanças de cenário exigem reposicionamento do setor de suprimentos O perfil do departamento de suprimentos das empresas não

Leia mais

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS Sistema Eletrobrás Política de Logística de Suprimento do Sistema Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO 4 POLÍTICA DE Logística de Suprimento

Leia mais

Política de Logística de Suprimento

Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento 5 1. Objetivo Aumentar a eficiência e competitividade das empresas Eletrobras, através da integração

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade Eficácia e Liderança de Performance O Administrador na Gestão de Pessoas Grupo de Estudos em Administração de Pessoas - GEAPE 27 de novembro

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.

Leia mais

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Maximize o desempenho das suas instalações Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Sua empresa oferece um ambiente de trabalho com instalações eficientes e de qualidade? Como você consegue otimizar

Leia mais

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Projeto Saber Contábil O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Alessandra Mercante Programa Apresentar a relação da Gestão de pessoas com as estratégias organizacionais,

Leia mais

Faturamento personalizado (Customer Engaged Billing)

Faturamento personalizado (Customer Engaged Billing) Faturamento personalizado (Customer Engaged Billing) Transforme suas comunicações mais lidas em participações multicanais altamente direcionadas que reduzem custos, aumentam a satisfação do cliente e geram

Leia mais

Conjunto de pessoas que formam a força de trabalho das empresas.

Conjunto de pessoas que formam a força de trabalho das empresas. 1. OBJETIVOS Estabelecer diretrizes que norteiem as ações das Empresas Eletrobras quanto à promoção do desenvolvimento sustentável, buscando equilibrar oportunidades de negócio com responsabilidade social,

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

DECLARAÇÃO DE POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS DA UNILEVER

DECLARAÇÃO DE POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS DA UNILEVER DECLARAÇÃO DE POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS DA UNILEVER Acreditamos que as empresas só podem florescer em sociedades nas quais os direitos humanos sejam protegidos e respeitados. Reconhecemos que as empresas

Leia mais

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO COM PÚBLICOS DE INTERESSE DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO COM PÚBLICOS DE INTERESSE DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO COM PÚBLICOS DE INTERESSE DAS Versão 2.0 09/02/2015 Sumário 1 Objetivo... 3 1.1 Objetivos Específicos... 3 2 Conceitos... 4 3 Princípios... 5 4 Diretrizes... 5 4.1

Leia mais

Código de Fornecimento Responsável

Código de Fornecimento Responsável Código de Fornecimento Responsável Breve descrição A ArcelorMittal requer de seus fornecedores o cumprimento de padrões mínimos relacionados a saúde e segurança, direitos humanos, ética e meio ambiente.

Leia mais

TÍTULO Norma de Engajamento de Partes Interessadas GESTOR DRM ABRANGÊNCIA Agências, Departamentos, Demais Dependências, Empresas Ligadas

TÍTULO Norma de Engajamento de Partes Interessadas GESTOR DRM ABRANGÊNCIA Agências, Departamentos, Demais Dependências, Empresas Ligadas NORMA INTERNA TÍTULO Norma de Engajamento de Partes Interessadas GESTOR DRM ABRANGÊNCIA Agências, Departamentos, Demais Dependências, Empresas Ligadas NÚMERO VERSÃO DATA DA PUBLICAÇÃO SINOPSE Dispõe sobre

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

2 - Sabemos que a educação à distância vem ocupando um importante espaço no mundo educacional. Como podemos identificar o Brasil nesse contexto?

2 - Sabemos que a educação à distância vem ocupando um importante espaço no mundo educacional. Como podemos identificar o Brasil nesse contexto? A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E O FUTURO Arnaldo Niskier 1 - Qual a relação existente entre as transformações do mundo educacional e profissional e a educação à distância? A educação à distância pressupõe uma

Leia mais

CAMPANHA DE SUSTENTABILIDADE (mudança no título antes chamada de Campanha Indústria Farmacêutica & Iniciativas de Responsabilidade Corporativa)

CAMPANHA DE SUSTENTABILIDADE (mudança no título antes chamada de Campanha Indústria Farmacêutica & Iniciativas de Responsabilidade Corporativa) CAMPANHA DE SUSTENTABILIDADE (mudança no título antes chamada de Campanha Indústria Farmacêutica & Iniciativas de Responsabilidade Corporativa) A categoria SUSTENTABILIDADE é a antiga categoria Indústria

Leia mais

Engajamento com Partes Interessadas

Engajamento com Partes Interessadas Instituto Votorantim Engajamento com Partes Interessadas Eixo temático Comunidade e Sociedade Principal objetivo da prática Apoiar o desenvolvimento de uma estratégia de relacionamento com as partes interessadas,

Leia mais

Artigo Lean Seis Sigma e Benchmarking

Artigo Lean Seis Sigma e Benchmarking Artigo Lean Seis Sigma e Benchmarking David Vicentin e José Goldfreind Benchmarking pode ser definido como o processo de medição e comparação de nossa empresa com as organizações mundiais best-in-class.

Leia mais

w w w. y e l l o w s c i r e. p t

w w w. y e l l o w s c i r e. p t consultoria e soluções informáticas w w w. y e l l o w s c i r e. p t A YellowScire iniciou a sua atividade em Janeiro de 2003, é uma empresa de consultoria de gestão e de desenvolvimento em tecnologias

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Conteúdo

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Conteúdo Conteúdo O Instituto Ethos Organização sem fins lucrativos fundada em 1998 por um grupo de empresários, que tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente

Leia mais

Perfil. Nossa estratégia de crescimento reside na excelência operacional, na inovação, no desenvolvimento do produto e no foco no cliente.

Perfil. Nossa estratégia de crescimento reside na excelência operacional, na inovação, no desenvolvimento do produto e no foco no cliente. Institucional Perfil A ARTSOFT SISTEMAS é uma empresa Brasileira, fundada em 1986, especializada no desenvolvimento de soluções em sistemas integrados de gestão empresarial ERP, customizáveis de acordo

Leia mais

Visão & Valores. Código de Sustentabilidade Corporativa

Visão & Valores. Código de Sustentabilidade Corporativa Visão & Valores Código de Sustentabilidade Corporativa 1 Somos dedicados a promover a sustentabilidade e a responsabilidade social Nós reconhecemos a necessidade de harmonizar entre si os objetivos econômicos,

Leia mais

Melhores práticas. Cada vez mais cientes das

Melhores práticas. Cada vez mais cientes das Número de empresas brasileiras que procuram se aprimorar em governança corporativa aumentou na última edição do estudo Melhores práticas Estudo aponta que as empresas investem mais no aprimoramento dos

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014 Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 Este relatório baseia-se nas respostas apresentadas no Inventário de Análise Pessoal comportamentos observados através questionário

Leia mais

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O PALESTRANTE

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O PALESTRANTE 20-21 Maio de 2013 Tivoli São Paulo Mofarrej São Paulo, Brasil ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O PALESTRANTE Fernando Cotrim Supply Chain Director, Rio 2016 Perguntas: Quais são os desafios de gerenciar o Supply

Leia mais

experiência Uma excelente alternativa em serviços de auditoria

experiência Uma excelente alternativa em serviços de auditoria experiência Uma excelente alternativa em serviços de auditoria A Íntegra é uma empresa de auditoria e consultoria, com 25 anos de experiência no mercado brasileiro. Cada serviço prestado nos diferentes

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

Por que ouvir a sua voz é tão importante?

Por que ouvir a sua voz é tão importante? RESULTADOS Por que ouvir a sua voz é tão importante? Visão Tokio Marine Ser escolhida pelos Corretores e Assessorias como a melhor Seguradora pela transparência, simplicidade e excelência em oferecer soluções,

Leia mais

Press Release. Voith promove constantes mudanças 2014-12-10

Press Release. Voith promove constantes mudanças 2014-12-10 Press Release Voith promove constantes mudanças 2014-12-10 Reversão da tendência em pedidos recebidos se estabiliza: volume de pedidos aumenta em 7% no ano fiscal de 2013/14 Vendas consolidadas e lucro

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Banco Cooperativo Sicredi S.A. Versão: Julho/2015 Página 1 de 1 1 INTRODUÇÃO O Sicredi é um sistema de crédito cooperativo que valoriza a

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

BAXTER ANUNCIA PLANOS PARA CRIAR DUAS EMPRESAS MUNDIAIS SEPARADAS LÍDERES DE SAÚDE

BAXTER ANUNCIA PLANOS PARA CRIAR DUAS EMPRESAS MUNDIAIS SEPARADAS LÍDERES DE SAÚDE PARA DIVULGAÇÃO IMEDIATA Contatos da mídia Brian Kyhos Deborah Spak (224) 948-5353 media@baxter.com Contatos com investidores Mary Kay Ladone, (224) 948-3371 Clare Trachtman, (224) 948-3085 BAXTER ANUNCIA

Leia mais

FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Abordagem da estratégia Análise de áreas mais específicas da administração estratégica e examina três das principais áreas funcionais das organizações: marketing,

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

Lean Seis Sigma e Benchmarking

Lean Seis Sigma e Benchmarking Lean Seis Sigma e Benchmarking Por David Vicentin e José Goldfreind O Benchmarking elimina o trabalho de adivinhação observando os processos por trás dos indicadores que conduzem às melhores práticas.

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

Mensagem do presidente

Mensagem do presidente Mensagem do presidente A giroflex-forma está em um novo momento. Renovada, focada em resultados e nas pessoas, ágil e mais competitiva no mercado de assentos e de mobiliário corporativo. Representando

Leia mais

Introdução da Responsabilidade Social na Empresa

Introdução da Responsabilidade Social na Empresa Introdução da Responsabilidade Social na Empresa Vitor Seravalli Diretoria Responsabilidade Social do CIESP Sorocaba 26 de Maio de 2009 Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é uma forma de conduzir

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

grandes oportunidades

grandes oportunidades Conecte-se a grandes oportunidades Carreiras sem limites Alcance além do que é possível Qualquer que seja o seu caminho, você pode ser parte das mudanças de vida para melhor no mundo todo. Uma carreira

Leia mais

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com Quem somos? A BEATRIZ DEHTEAR KM apresenta a seus clientes uma proposta totalmente inovadora para implementar a Gestão do Conhecimento Organizacional. Nosso objetivo

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO

GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO PMI PULSO DA PROFISSÃO RELATÓRIO DETALHADO GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO Destaques do Estudo As organizações mais bem-sucedidas serão aquelas que encontrarão formas de se diferenciar. As organizações estão

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor Dados da empresa Razão Social: Visa do Brasil Empreendimentos Ltda. Nome Fantasia:

Leia mais

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros Categoria Setor de Mercado Seguros 1 Apresentação da empresa e sua contextualização no cenário competitivo A Icatu Seguros é líder entre as seguradoras independentes (não ligadas a bancos de varejo) no

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 Prof. Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim INTRODUÇÃO A norma ISO 14001 faz parte de um conjunto mais amplo de normas intitulado ISO série 14000. Este grupo

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO - ERP

SISTEMAS DE GESTÃO - ERP A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA NA SELEÇÃO / IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO - ERP Alinhamento das expectativas; O por que diagnosticar; Fases do diagnóstico; Critérios de seleção para um ERP; O papel da

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) A CONCERT Technologies S.A. prioriza a segurança de seus Colaboradores, Fornecedores,

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Estratégia de TI Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio 2011 Bridge Consulting Apresentação

Leia mais

Pessoas e Negócios em Evolução

Pessoas e Negócios em Evolução Empresa: Atuamos desde 2001 nos diversos segmentos de Gestão de Pessoas, desenvolvendo serviços diferenciados para empresas privadas, associações e cooperativas. Prestamos serviços em mais de 40 cidades

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

PROGRAMA DE INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR (ICV)

PROGRAMA DE INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR (ICV) PROGRAMA DE INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR (ICV) Termo de Referência para contratação de Gestor de Projetos Pleno 14 de Agosto de 2015 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE GESTOR DE PROJETOS PLENO O presente

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE 1. OBJETIVO E ABRANGÊNCIA Esta Política tem como objetivos: Apresentar de forma transparente os princípios e as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e direcionam

Leia mais

O IDEC é uma organização não governamental de defesa do consumidor e sua missão e visão são:

O IDEC é uma organização não governamental de defesa do consumidor e sua missão e visão são: 24/2010 1. Identificação do Contratante Nº termo de referência: TdR nº 24/2010 Plano de aquisições: Linha 173 Título: consultor para desenvolvimento e venda de produtos e serviços Convênio: ATN/ME-10541-BR

Leia mais

Missão, Visão e Valores da Techint Engenharia e Construção. Código: FR-MA-MNG-001-01 R02

Missão, Visão e Valores da Techint Engenharia e Construção. Código: FR-MA-MNG-001-01 R02 da Techint Engenharia e Construção Código: FR-MA-MNG-001-01 R02 15 de Julho de 2008 Missão Nossa missão é agregar valor aos nossos acionistas e clientes através da prestação de serviços de Engenharia,

Leia mais

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 Versão 1.0 1 APRESENTAÇÃO O Planejamento

Leia mais

Análise do Ambiente estudo aprofundado

Análise do Ambiente estudo aprofundado Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Gestão Estratégica e Serviços 7º Período Administração 2013/2 Análise do Ambiente estudo aprofundado Agenda: ANÁLISE DO AMBIENTE Fundamentos Ambientes

Leia mais

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS 40 Relatório de Gestão 2014 B lanço Soci l ESF Estratégia de Saúde da Família Relatório de Gestão 2014 41 GESTÃO DE PESSOAS Gestão de Pessoas Com o

Leia mais

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para Soluções em Cloud Computing para Midia Indoor Resumo executivo A Midia Indoor chegou até a Under buscando uma hospedagem para seu site e evoluiu posteriormente para uma solução cloud ampliada. A empresa

Leia mais

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos www.tecnologiadeprojetos.com.br Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos Eduardo F. Barbosa Dácio G. Moura Material didático utilizado na disciplina Desenvolvimento de

Leia mais

1. DIRECIONADORES DAS RELAÇÕES E AÇÕES

1. DIRECIONADORES DAS RELAÇÕES E AÇÕES 1 A Endesa Brasil é uma das principais multinacionais privadas do setor elétrico no País com ativos nas áreas de distribuição, geração, transmissão e comercialização de energia elétrica. A companhia está

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Rafael D. Ribeiro, M.Sc,PMP. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br @ribeirord Pesquisa e Propagação do conhecimento: Através da Web, é possível

Leia mais

Suporte de alto nível, equipe atualizada e a qualidade dos equipamentos HP.

Suporte de alto nível, equipe atualizada e a qualidade dos equipamentos HP. Suporte de alto nível, equipe atualizada e a qualidade dos equipamentos HP. Av. Paulo VI, 1.922 Perdizes São Paulo - SP Tel.: (11) 3875.1000 www.mpesolucoes.com.br POR QUE CONTRATAR OS SERVIÇOS DA MPE

Leia mais

Gerenciamento de Níveis de Serviço

Gerenciamento de Níveis de Serviço Gerenciamento de Níveis de Serviço O processo de Gerenciamento de Níveis de Serviço fornece o contato entre a organização de TI e o cliente, para garantir que a organização de TI conhece os serviços que

Leia mais

Melhorias da Infraestrutura

Melhorias da Infraestrutura Melhorias da Infraestrutura Refino Papel e Celulose Energia Fóssil Processos Químicos Processos Industriais Conversão De Resíduos Em Energia www.azz.com/wsi Fornecedora de soluções e serviços completos

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Governador Geraldo Alckmin entrega o maior laboratório destinado a pesquisas sobre o câncer da América Latina

Governador Geraldo Alckmin entrega o maior laboratório destinado a pesquisas sobre o câncer da América Latina MATEC ENGENHARIA ENTREGA O MAIOR LABORATORIO PARA PESQUISA DE CÂNCER DA AMÉRICA LATINA Qui, 14/04/11-11h00 SP ganha maior laboratório para pesquisa de câncer da América Latina Instituto do Câncer também

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

Apresentação Plano de Integridade Institucional da Controladoria-Geral da União (PII)

Apresentação Plano de Integridade Institucional da Controladoria-Geral da União (PII) PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria-Executiva Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Plano de Integridade Institucional (PII) 2012-2015 Apresentação Como

Leia mais

COMÉRCIO E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS.

COMÉRCIO E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS. COMÉRCIO E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS. A Rio Quality existe com o objetivo de proporcionar a total satisfação dos clientes e contribuir para o sucesso de todos. Essa integração se dá através do investimento

Leia mais

Compliance e a Valorização da Ética. Brasília, outubro de 2014

Compliance e a Valorização da Ética. Brasília, outubro de 2014 Compliance e a Valorização da Ética Brasília, outubro de 2014 Agenda 1 O Sistema de Gestão e Desenvolvimento da Ética Compliance, Sustentabilidade e Governança 2 Corporativa 2 Agenda 1 O Sistema de Gestão

Leia mais