Conteúdos Exame Final. Exercícios Exame Final
|
|
|
- Cacilda Nobre Godoi
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Componente Curricular: HISTÓRIA Série/Ano: 6º ANO Conteúdos Exame Final 1. Reflexão sobre o estudo de História; 2. Origem humana (Teoria Evolucionista; Teoria Criacionista); 3. Pré-História (O aparecimento do homem primitivo; Ancestrais; Períodos; Descobertas importantes; Hábitos e costumes). 4. Invenção e Evolução da Escrita; 5. Civilizações antigas: a. Egito; b. Fenícios; c. Hebreus; d. Persas; e. Gregos; f. Romanos. Introdução a História páginas 14 à Quais as principais funções do historiador? 2. O que é fonte histórica? 3. Cite 2 fontes históricas de cada tipo: a. Vestígios escritos: b. Vestígios visuais: c. Vestígios audiovisuais: d. Objetos: Exercícios Exame Final 4. Vamos imaginar que você está investigando a história da sua rua, seguindo algumas perguntas básicas que todo historiador utiliza, formule 5 possíveis perguntas que você poderá fazer para desvendar esta história. 5. Por que a pesquisa histórica é um trabalho interdisciplinar? 6. O que é o patrimônio cultural de um povo? 7. Qual a diferença entre o patrimônio material e patrimônio imaterial? Cite exemplos. 8. O que é tempo histórico? 9. O que é tempo cronológico? 10. Qual é o tipo de calendário utilizado no Brasil?
2 11. Qual evento marca o início do calendário cristão? 12. No calendário cristão utiliza-se algumas medidas, o que elas significam? a. Século: b. Década: c. Milênio: d. Quartel: 13. Além do calendário cristão, existem outros, cite o que marca o início dos calendários: a. Dos judeus: b. Dos muçulmanos: 14. Identifique os 5 períodos históricos tradicionalmente utilizados pelos historiadores e explique, por que que esta periodização deve ser utilizada com cuidado. Origem do homem slide trabalho em aula e enviado para o [email protected] 15. O que quer dizer criacionismo? 16. O que quer dizer evolucionismo? 17. Que fatos indicam o início e o final da pré-história? 18. Anote as características dos hominídeos abaixo: a. Australopithecus b. Homo Habilis c. Homo Erectus d. Homo Sapiens e. Homo Sapiens Sapiens 19. A pré-história foi um período longo, por isso a estudamos em 3 grandes períodos. Quais são eles? Páginas 26 a 31 e 35 a Por que podemos falar que os povos pré-históricos tiveram história? 21. Como os seres humanos descobriram a agricultura? 22. (Exerc. nº 1, pág. 33) Leia as frases a seguir e avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F), depois corrija as afirmativas falsas. ( ) O homem desenvolveu a agricultura na pré-história. ( ) A agricultura teria se desenvolvido na África. ( ) O homem substitui a caça pela agricultura. ( ) Ossos e pedras eram utilizados para confeccionar instrumentos utilizados no dia a dia.
3 23. (Exerc. Nº 3, pág. 33) Preencha o quadro abaixo com as principais características dos períodos abaixo: Duração Meio ambiente Armas e ferramentas Sobrevivência (alimentação) Modo de vida PALEOLÍTICO NEOLÍTICO 24. Pesquise que aspectos do dia a dia diferenciam a vida nas aldeias e nas cidades relacionando as colunas abaixo. ( 1 ) Aldeias Neolíticas ( 2 ) Cidades ( ) Surge o comércio e os comerciantes. ( ) Canais de irrigação são inventados. ( ) Criou-se o arado. ( ) Para proteger os estoques de alimentos dos ataques, erguem-se altas muralhas em torno dos povoados. ( ) São seminômades. ( ) Um líder ou um chefe toma as decisões em nome de toda a comunidade. ( ) Inventaram a carroça. ( ) Surgem ceramistas, tecelões, carpinteiros. ( ) Surge a metalúrgica de cobre. ( ) Foram desenvolvidas armas mais resistentes de bronze. ( ) Cria-se a roda de oleiro e o barco a vela. ( ) São sedentários. ( ) Tomam decisões coletivamente. De comunidades agrícolas a cidades e a Invenção da Escrita pág. 35 a 38 + Slides (disponíveis no [email protected]). 25. Cite 4 (quatro) inovações que marcaram o início da vida urbana na pré-história: 26. Da necessidade humana de se expressar, os Sumérios criaram: (a) A escrita hieróglifa. (b) O alfabeto de 22 letras. (c) A escrita Cuneiforme. (d) A escrita demótica. (e) A escrita hierática. 27. A Invenção da Escrita marca o início da: (a) Idade Moderna. (b) Pré-história. (c) Idade Antiga. (d) Idade Média. (e) Idade Contemporânea. 28. Porque a escrita cuneiforme recebeu este nome? 29. O que são fonogramas? 30. O que são ideogramas? 31. O que os FENÍCIOS, civilização que vivia numa região do mar mediterrâneo onde hoje se situa o Líbano, inventaram?
4 32. Pratique: a) Seu nome: b) Uma pessoa especial: c) Melhor amigo(a): d) Nome da sua escola: e) Matéria favorita: 33. Leia a afirmação a seguir: Somente os povos que possuem um sistema de escrita possuem História, pois é somente por meio da escrita que podemos decifrar o passado. Essa afirmação está: (a) correta, pois somente os documentos escritos contam a verdade. (b) incorreta, já que os documentos escritos não revelam nada sobre o passado. (c) incorreta, pois são diversas as fontes que permitem entender os aspectos do passado, como os desenhos feitos em cavernas, as histórias contadas pelos mais velhos, os objetos encontrados em escavações entre outros. (d) parcialmente correta, pois, além dos documentos escritos, os historiadores utilizam filmes como fonte documental. (e) incorreta, pois são duas as fontes para o historiador: a escrita e os documentários de televisão. 34. Que relação podemos estabelecer entre o surgimento da escrita, o crescimento da população e o surgimento dos núcleos urbanos? (a) Com o crescimento da população, começou a surgir nos poetas a necessidade de se expressar; então eles criaram a escrita. (b) O crescimento da população e o surgimento das cidades geraram a centralização do poder. Para organizar e administrar a população, foi necessário um código de registro mais eficiente que a memória. (c) O aumento da importância dos sacerdotes fez com que eles tivessem de registrar suas regras religiosas. (d) O crescimento dos núcleos urbanos gerou a necessidade de criar leis escritas que todos pudessem respeitar. (e) Não é possível estabelecer nenhuma relação, pois a escrita surgiu desvinculada de qualquer necessidade prática. 35. Os fenícios desenvolveram o alfabeto criando um sistema de escrita no qual cada sinal correspondia a um som, e não mais a uma ideia ou palavra. O que motivou o desenvolvimento desse tipo de escrita? (a) A necessidade de unificar as cidades-estado em torno de um governo centralizado. (b) O surgimento do Império Babilônico, que queria impor a sua cultura aos fenícios. (c) O desejo de nomear e classificar seus produtos artesanais. (d) A necessidade de facilitar o comércio e agilizar a comunicação. (e) O fim da hegemonia persa, que permitiu o florescimento da cultura fenícia.
5 36. A necessidade de facilitar o comércio e agilizar a comunicação com outros povos levaram os fenícios a inventar um sistema de escrita prático, em que cada sinal correspondia a um som e não a uma ideia. Identifique, entre as alternativas, o nome dessa invenção fenícia. (a) Matemática. (d) Astrologia. (b) Filosofia. (e) Astronomia (c) Alfabeto fonético. (f) Medicina. 37. Leia o texto com atenção e em seguida responda ao que se pede: O Abecê da escrita. [...] A escrita é [...] uma invenção decisiva para a história da humanidade. Ela é a representação do pensamento e da linguagem humana por meio de símbolos. Um meio durável e privilegiado de comunicação entre as pessoas. Por meio de registros escritos há milhares de anos, ficamos sabendo como era a vida e a organização social de povos que viveram muito antes de nós. A invenção não surgiu por acaso, mas como consequência das mudanças profundas nas sociedades durante o período do surgimento das primeiras cidades. [...] Os mais antigos testemunhos escritos encontrados são provenientes da região da Mesopotâmia (atual Iraque), feitos anos antes de Cristo. Os sumérios, que habitavam a Mesopotâmia (povos que viveram antes dos assírios e babilônios na mesma região), desenvolveram a escrita cuneiforme. O termo vem de cunha, que era uma pequena ferramenta de entalhe, era a "caneta" daquele tempo, que gravava símbolos em plaquinhas de cerâmica. Com ela, não era preciso ser um grande desenhista para compor todos os caracteres. [...] (Disponível em: < Acesso em: 05 de novembro de 2013.) (a) Qual o assunto do texto? (b) Sublinhe o trecho do texto que comprova a importância da escrita na história da humanidade. (c) De acordo com o texto, em que região foram encontrados os registros mais antigos de escrita? O Egito Antigo páginas 76 a De qual civilização africana antiga temos mais informações hoje? E por quê? 39. Como os egípcios antigos conseguiram sobreviver e fundar uma civilização em uma região cercada por desertos? 40. Como se chamavam os dois reinos que foram unificados pelo Rei Menés? 41. Quem era a autoridade máxima do Egito? 42. O título de faraó era hereditário, o que isto quer dizer? 43. Quem eram as pessoas de maior prestígio no Egito? 44. O que recebiam as pessoas que serviam diretamente ao faraó? 45. Os egípcios tinham 3 (três) tipos de escrita, quais eram e como eram utilizadas: a) b) c)
6 46. Sobre a maioria da população egípcia, leia as afirmativas abaixo e marque V para as verdadeiras e F para as falsas. ( ) A maior parte da população era formada por agricultores. ( ) Estes agricultores eram donos de suas terras e só pagavam uma pequena parte do que produziam. ( ) Como as terras não era dos agricultores, a maior parte do que plantavam ia para o faraó, sacerdotes e templos. ( ) Os agricultores eram chamados para prestar serviço nas grandes construções e obras públicas. ( ) Os artesãos, pedreiros, oleiros, etc. trabalhavam em suas próprias oficinas, em suas residências. ( ) Os escravos eram guerreiros, que capturados como prisioneiros, eram enviados para trabalhar nos palácios e obras públicas. ( ) Os escravos não podiam ser recrutados como soldados e nem poderiam formar nenhuma guarda especial de arqueiros. 47. Quem eram as divindades egípcias mais importantes? 48. Os egípcios acreditavam que os deuses interferiam em todos os aspectos da vida humana. Cite 2 (dois) exemplos que comprovem esta afirmação: 49. Descreva, com suas palavras, o que acontecia no tribunal de Osíris: 50. Por que os egípcios desenvolveram as mumificações? 51. A religião era um elemento primordial na sociedade do Egito Antigo. Suas crenças estavam intimamente ligados à morte e à vida eterna. Qual era a característica fundamental da religião praticada no Egito Antigo? (a) Monoteísmo. (b) Politeísmo. (c) Espiritismo. (d) Ateísmo. (e) Panteísmo. 52. A agricultura era desenvolvida intensamente graças à irrigação, que aproveitava as cheias do rio, e que era feita por sistemas de controle que levavam água através de canais a lugares áridos. Qual era o principal rio do Egito Antigo que possibilitava tais façanhas ao longo do ano? (a) Rio de Tebas. (b) Rio do Novo Império. (c) Rio Tibre. (d) Rio Nilo. (e) Rio dos deuses. Responda as questões abaixo utilizando as seguintes páginas: De 1 a 8 pág. 84 a 88; De 9 a 13 pág. 100 a 103; 14 a 16 pag. 113 e Que tipos de produtos Cuxe enviava ao Egito? 54. Com o domínio egípcio sobre Cuxe o governo era exercido por quem? 55. Que hábitos egípcios os cuxitas adotaram?
7 56. Que fato marca o início da Dinastia dos Faraós negros? 57. Quem era o único rival de Cuxe e Egito durante sua unificação? 58. O que era o shaduf? 59. Qual era a principal atividade desenvolvida em Méroe? 60. Quem eram as Candaces e qual sua função? 61. O que quer dizer Mesopotâmia? 62. O que havia na Mesopotâmia que atraia tantos povos para lá? 63. O que eram as cidades-estados sumerianas? 64. Cite 2 inventos importantes dos sumérios? 65. Como era a religião sumeriana e como eles a interpretavam? 66. Os fenícios ficaram conhecidas pelo que? 67. Qual era a maior riqueza da fenícia e o que ela fornecia? 68. Qual o maior legado deixado pelos fenícios? Hebreus: páginas 108 a Quem eram os patriarcas hebreus? 70. Quais as principais atividades econômicas dos hebreus? 71. Quem foi o 1º patriarca hebreu? 72. O êxodo, o cativeiro na Babilônia e a diáspora foram episódios importantes da história dos hebreus. Explique cada um deles. 73. Qual a religião dos hebreus? 74. Qual a maior herança cultural deixada pelos hebreus? Persas: páginas 115 a Quais as principais atividades econômicas dos persas? 76. O que eram as satrápias? 77. Quem eram os sátrapas e que direitos tinham? 78. Por que dizemos que o império persa era multiétnico? 79. Como aconteceu a integração cultural dos persas com os povos do império dominado? Cite exemplos. 80. Qual era a religião persa, quem foi seu fundador e o que ela pregava?
8 Grécia (Atenas e Esparta): páginas 150 a Atribui-se ao poeta grego Homero, as obras Ilíada e Odisseia. O que cada uma delas relata? 82. O que eram as pólis gregas? 83. As desigualdades sociais provocavam muitos conflitos em Atenas, então, em 594 a.c., foram feitas reformas políticas, as principais partiram de Sólon. Quais foram elas? 84. Entre 508 e 502 a.c. Clístenes, também fez algumas reformas pensando em mudar a história de Atenas. Quais foram elas? 85. Qual era a condição para ser cidadão em Atenas? 86. O que era a Eclésia e o que os cidadãos faziam lá? 87. Quem eram os Estrategos, Bulé, Areópago e a Helia? 88. O cidadão acusado de ameaçar a democracia poderia ser condenado ao ostracismo. O que isto significava? 89. Como era a vida da mulher em Atenas? 90. Explique como eram vistos os escravos pela sociedade ateniense: 91. Quem eram os metecos e como viviam em Atenas? 92. O que foi a guerra do Peloponeso? 93. Quem eram os esparciatas, os hilotas e os periecos? 94. Resuma, com suas palavras, como era a vida de um soldado a serviço de Esparta. 95. Como era a vida das mulheres em Esparta? 96. Quem era a Gerúsia, a Apela e os Éforos? Grécia (Cultura e arte): Páginas 170 a Como era a religião grega? 98. Para os gregos, seus deuses possuíam aparência, reações e emoções tipicamente humanas, o que nos diferenciava então? 99. Quais eram os deuses mais venerados e quais eram seus dons ou capacidades? 100. De acordo com a mitologia grega como se deu a criação dos seres humanos? 101. Cite o nome dos 3 principais filósofos gregos e o que cada um acreditava O que era a acrópole? 103. Onde ficavam os templos gregos e para que serviam?
9 104. Qual a importância do teatro para os gregos? 105. Onde tiveram início os jogos olímpicos? E eles estavam ligados a qual festividade? Romanos: páginas 190 a Explique as origens do império romano: i. Mito: ii. História: 107. O que diferencia a monarquia da república? 108. Qual era o principal órgão da república romana? 109. Quem eram os patrícios e quais suas funções? 110. Quem eram os plebeus? 111. Quem eram os clientes? 112. Como era a vida das mulheres em Roma? 113. Quem eram os legionários? Explique suas principais funções e características? (complemento da resposta na página 204) Explique o escravismo romano. Romanos: páginas 202 a Que poderes diferenciavam o imperador romano de um rei ou de um cônsul republicano? 116. Por que se diz que a Paz Romana, período vivido pelo império, foi uma paz armada? 117. Como o governo imperial conseguia administrar povos tão diferentes? 118. Quais povos comercializavam com Roma? O que permitia que o comércio fosse tão dinâmico? 119. Uma forte herança romana foi sua língua, sendo assim, qual era a língua oficial do império romano? Romanos: páginas 218 a Que nova fé nasceu no império romano? 121. Com o Edito de Caracala a cidadania romana foi estendida a todos os homens livres do império, qual era a real intenção por trás deste édito? 122. Anarquia militar: i. Causas: ii. Consequências:
10 Romanos: páginas 227 a As cidades romanas eram construídas após um cuidadoso planejamento de sua rede de abastecimento de água e saneamento, construções em forma de arco e abóboda eram bem importantes para neste planejamento, explique o porquê Qual a importância dos Arcos do Triunfo e das colunas comemorativas para os romanos? 125. Além do latim qual foi outra grande contribuição dos romanos para a civilização? Te espero no 7º ano! Profª Paula Schaedler
DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano
DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano OS CALENDÁRIOS JUDAICO, CRISTÃO E ISLÂMICO O TEMPO E A HISTÓRIA A TRANSIÇÃO: PRÉ-HISTÓRIA PARA HISTÓRIA... Produção do excedente agrícola; Trocas comerciais; Surgimento
Período anterior ao aparecimento da escrita, há 4.000 a.c. É dividido em três fases: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.
Período anterior ao aparecimento da escrita, há 4.000 a.c. O ser humano foi enfrentado as barreiras da natureza e desenvolvendo as soluções do cotidiano. Pré-História É dividido em três fases: Paleolítico,
Capítulo 5 O Egito Antigo. Prof.ª Marilia C. Camillo 6.º ano História Colégio Ser! Sorocaba
Capítulo 5 O Egito Antigo Prof.ª Marilia C. Camillo 6.º ano História Colégio Ser! Sorocaba Egito atual O Egito Antigo 5.000 a.c. O Rio Nilo atraiu populações às suas margens em busca de água, vegetação
História Primeiro ano do ensino médio Escola José de Anchieta Gregos
História Primeiro ano do ensino médio Escola José de Anchieta Gregos Reno Schmidt junho 2015 [email protected] renoschmidt.wordpress.com Onde estamos? Povos da China e da Índia - China: dinastias;
A Civilização Egípcia
A Antiguidade Oriental I. Importância histórica: A Civilização Egípcia 1.1. Medicina: Mumificação dos corpos (conhecimento de anatomia humana); 1.2. Matemática: Geometria e aritmética (diques, canais de
O CRESCENTE FÉRTIL. Berço das primeiras civilizações; Atualmente engloba do Iraque até Egito; Presença de grandes rios; Terras férteis
LOCALIZAÇÃO O CRESCENTE FÉRTIL Berço das primeiras civilizações; Atualmente engloba do Iraque até Egito; Presença de grandes rios; Terras férteis Características da região O nome, Mesopotâmia, do grego,
MESOPOTÂMIA. Corresponde hoje ao Iraque.
MESOPOTÂMIA Corresponde hoje ao Iraque. 1 Sumérios Primeiros povoadores da Mesopotâmia Organizaram-se em cidades-estados: Ur, Uruk, Lagash e Nipur. Patesi: chefe militar, político e religioso. Atividade
Resumos soltos História 7.º ano. Unidade 2: Contributos das civilizações urbanas. As primeiras civilizações
As primeiras civilizações As primeiras civilizações surgiram nas margens dos grandes rios, visto que necessitavam da sua água para utilizar nas principais atividades do seu dia-a-dia. Estas civilizações
História. África: Egípcios e Reino de Cuxe
História Primeiro ano do ensino médio Escola José de Anchieta África: Egípcios e Reino de Cuxe Reno Schmidt maio 2015 [email protected] renoschmidt.wordpress.com Onde estamos? Povos da Mesopotâmia:
Antiguidade Clássica
Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade européia e ocidental, por isso o adjetivo clássico, dado pelos europeus nos séculos XIV e XV. A Grécia
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Mar Mediterrâneo Líbano Síria Montanhas do Líbano A Fenícia localizava-se onde atualmente é o Líbano e parte da Síria, entre o Mar Mediterrâneo e as Montanhas do Líbano Capital atual
PRÉ-HISTÓRIA. Paleolítico Pedra Lascada, até cerca de 10 mil a.c.
PRÉ-HISTÓRIA Paleolítico Pedra Lascada, até cerca de 10 mil a.c. Coleta/nomadismo Surgimento dos clãs Importância da mulher Arte/magia Controle do fogo 1 Neolítico Pedra Polida, de 10 mil a.c., até cerca
FILOSOFIA - 3 o ANO MÓDULO 14 A DEMOCRACIA GREGA
FILOSOFIA - 3 o ANO MÓDULO 14 A DEMOCRACIA GREGA Como pode cair no enem (ENEM) Mirem-se no exemplo Daquelas mulheres de Atenas Vivem pros seus maridos Orgulho e raça de Atenas. (BUARQUE, C.; BOAL, A. Mulheres
Nome: Turma: ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA
Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II 6 ano Artes Visuais Professora: Maria Lia Nome: Turma: ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA A arte nasceu da vontade dos seres humanos de representarem o mundo
QUESTÕES. 1. (1,0) Leia o trecho que fala sobre as obrigações do faraó Tutmés III.
6º História Carol Av. Mensal 29/09/15 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova contém
Estudo dirigido. 02. Relacione, por escrito, algumas características que norteiam a produção artística.
Estudo dirigido Capítulo 0 introdução 01. No livro de Graça Proença intitulado História da arte, a autora correlaciona o ato de criar ferramentas, realizado pelos humanos, com a interferência dos seres
Calendários das religiões O que marca o ano 1
7º História Rafael Av. Mensal 23/03/15 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova contém
1 - Dê o conceito de arte. 2 -Caracterize a escultura do Paleolítico Superior. 3 - Caracterize a pintura do Paleolítico Superior.
História F2 1 e 2 NOME SALA 1 - Dê o conceito de arte. 2 -Caracterize a escultura do Paleolítico Superior. 3 - Caracterize a pintura do Paleolítico Superior. 4 - Caracterize a arte do Neolítico. 6 - De
Conceitos hist his óric óric
Conceitos históricos Conhecimento histórico Resgate de origens e processos de transformação; Estudo das experiências da humanidade ao longo do tempo; Compreensão dos acontecimentos do passado: sua importânciatemporal
Data: Bim.: 4. Nome: 8 ANO A Nº Disciplina: Ciências Professora: Ângela Valor da Prova / Atividade: Objetivo / Instruções:
Data: Bim.: 4 Nome: 8 ANO A Nº Disciplina: Ciências Professora: Ângela Valor da Prova / Atividade: Objetivo / Instruções: Lista de Recuperação 1.Quais são os distúrbios do sistema endócrino? 2.O que é
HISTÓRIA DOS PRIMÓRDIOS PROFESSOR: EDUARDO C. FERREIRA
HISTÓRIA DOS PRIMÓRDIOS PROFESSOR: EDUARDO C. FERREIRA 1.Origem: Parindo da África De acordo com os estudos mais aceitos acredita-se que nosso planeta formou-se há cerca de 5 bilhões de anos. Milhões e
TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL
Agrupamento de Escolas de Arraiolos Escola EB 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos Ano Lectivo 2009/2010 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano Teste de Avaliação nº 2 TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
ALEXA X NDR D E, E O G RANDE D
ALEXANDRE, O GRANDE A Macedônia é um país localizado na região dos Balcãs, leste da Europa, que faz fronteira com a Grécia, Sérvia,Albânia e Bulgária. Foi anexada à Iugoslávia e no século XX, tornou-se
ANTIGUIDADE ORIENTAL:
ANTIGUIDADE ORIENTAL: 1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; Terras férteis. 2 EGITO E MESOPOTÂMIA: Impérios TEOCRÁTICOS de REGADIO; - Líder = Deus
ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA
ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome Nº 9º Ano Data: Professor: Piero/ Thales 1 o Bimestre Nota: (valor 1,0) a) Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos
O mundo grego / O mundo romano / A Alta Idade Média
1 Os gregos nunca formaram um estado unificado. Organizavam-se em cidades-estados independentes, as chamadas póleis. Apresente três características comuns às cidadesestados gregas. 2 Complete as informações
Grécia: berço da civilização ocidental
Grécia: berço da civilização ocidental Das origens ao período homérico (séculos XX a.c.-ix a.c.) Península Balcânica Chegada de povos indo-europeus por volta de 2500 a.c.: aqueus, jônios, eólios e dórios
O que é História? A história é uma ciência que investiga o passado para poder compreender melhor o presente.
EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA O EXAME FINAL HISTÓRIA 5ª SÉRIE O que é História? A história é uma ciência que investiga o passado para poder compreender melhor o presente. Existem muitas fontes através das
Regulação Bimestral do Processo Ensino Aprendizagem - 2º Bimestre Ano: 9º ano Ensino Fundamental Data:
Regulação Bimestral do Processo Ensino Aprendizagem - 2º Bimestre Ano: 9º ano Ensino Fundamental Data: Disciplina: História Professor: Eder Para a realização da regulação o aluno deverá: Estudar a unidade
Disciplina: HISTÓRIA Data: 15/12 /2018 Ensino Fundamental II Série: 6º ano Turma:AA / AD
Disciplina: HISTÓRIA Data: 15/12 /2018 Ensino Fundamental II Série: 6º ano Turma:AA / AD Valor: 20,0 Média: 12,0 Assunto: ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL Tipo: U Aluno(a): Nº: Nota: Professor: Marcelo Simões
INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO
6º História Rafael Av. Trimestral 07/08/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova
TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL
Agrupamento de Escolas de Arraiolos Escola EB 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos Ano Lectivo 2009/2010 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6º B Teste de Avaliação nº 4 TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
3ºAno. 1.3 HISTÓRIA E GEOGRAFIA 4º período 9 de dezembro de 2015
3ºAno 1.3 HISTÓRIA E GEOGRAFIA 4º período 9 de dezembro de 2015 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado
Vias romanas mais importantes
Vias romanas mais importantes Vias principais e secundárias na Península Itálica Principais vias romanas na região da Germânia Durante as Guerras Púnicas... A expansão fora do território da península
Título : B1 INTRODUÇÃO. Conteúdo : INTRODUÇÃO
Título : B1 INTRODUÇÃO Conteúdo : INTRODUÇÃO O termo documentação tornou se um conceito básico nos negócios, na administração, na ciência e na tecnologia da informação. A modelagem nada mais é que uma
GRUPO III 1º BIMESTRE PROVA A
Sistema de Ensino PROVA III 1º BIMESTRE PROVA A Valor da prova: Vitória-régia Os pajés tupis-guaranis contavam que, no começo do mundo, toda vez que a Lua se escondia no horizonte, parecendo descer por
História/15 6º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / RECUPERAÇÃO FINAL 2015 HISTÓRIA 6º ano
História/15 6º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / 6ºhis301r RECUPERAÇÃO FINAL 2015 HISTÓRIA 6º ano Aluno(a), Seguem os conteúdos trabalhados no 1º trimestre. Como base neles você deverá iniciar seus
SISTEMAS SOCIAIS E CULTURAIS DE NOTAÇÃO DE TEMPO AO LONGO DA HISTÓRIA
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 SISTEMAS SOCIAIS E CULTURAIS DE NOTAÇÃO DE TEMPO AO LONGO DA HISTÓRIA Página 3 Pergunte aos alunos como eles marcam o tempo. É muito importante que você mostre a eles que percebemos
. a d iza r to u a ia p ó C II
II Sugestões de avaliação História 6 o ano Unidade 3 5 Unidade 3 Nome: Data: 1. Em grego, a palavra mesopotâmia significa entre rios. Esse nome foi dado pelos antigos gregos ao território situado entre
Pré-História. Uma galinha é cultura também
Pré-História 1) Leia atentamente o texto e observe a tabela a seguir. Uma galinha é cultura também Além dos seres vivos e da matéria cósmica, existem, também, coisas culturais, muitíssimo mais complicadas.
HISTÓRIA GERAL - HÉLADE
HISTÓRIA GERAL - HÉLADE 1 CARACTERÍSTICAS GERAIS: Território acidentado e pouco fértil, o que proporcionou: Desenvolvimento do comércio e navegação; Descentralização política (Cidade-Estado); O trabalho
A coroa era um dos principais símbolos do faraó. Antes da unificação, o soberano do Alto Egito utilizava a coroa branca; a coroa vermelha era usada
Passado e Presente Antigo Egito foi uma civilização da antiguidade oriental do Norte da África, concentrada ao longo ao curso inferior do rio Nilo, no que é hoje é o país moderno Egito. Era parte de um
Sociedades da Antiguidade Oriental. Profª. Maria Auxiliadora
Sociedades da Antiguidade Oriental Profª. Maria Auxiliadora 1 Crescente Fértil Impérios Teocráticos de Regadio Civilizações Hidráulicas Berço das primeiras civilizações; Egito e Mesopotâmia; Grandes rios;
Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 3 o bimestre
Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao terceiro bimestre escolar ou à Unidade 3 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê 5 o ano Avaliação 3 o bimestre 1 Avaliação NOME: ESCOLA: PROFESSOR: TURMA:
CADERNO DE EXERCÍCIOS 1C
CADERNO DE EXERCÍCIOS 1C Ensino Médio Ciências Humanas Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB 1 Fontes Escritas: Pré-História e Idade Antiga H1, H54 2 Antiguidade Clássica: Grécia H26, H27 3 Religiões:
A Música Na Antiguidade
1 A Música Na Antiguidade Introdução Quando falamos da música na antiguidade, nos remetemos às pesquisas relacionadas às sociedades meso-orientais, peloponesas e itálicas que caracterizavam o início da
TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL
Agrupamento de Escolas de Arraiolos Escola EB 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos Ano Lectivo 2009/2010 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6º A Teste de Avaliação nº 4 TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo. a) V V V b) F F V c) F V V d) V F F e) F V F
HISTÓRIA 01 A Pedra da Rosetta, descoberta por uma expedição napoleônica ao Egito no final do século XVIII, é uma importantíssima fonte histórica para os estudiosos da Antigüidade. Analise, quanto à sua
O Período Arcaico e Clássico da Grécia Antiga. Professor Leopoldo Gollner
O Período Arcaico e Clássico da Grécia Antiga Professor Leopoldo Gollner Período Arcaico Séc. VIII a.c VI a.c. O período arcaico caracteriza-se por transformações políticas e sociais e consolidação das
Colégio Santa Dorotéia
Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Série: 6 a - Ensino Fundamental Professora: Viviane Silva Gonzaga INTRODUÇÃO Este estudo de revisão tem como objetivo uma NOVA OPORTUNIDADE
ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 5.º ANO/EF 2015
SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 5.º ANO/EF 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados
ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA
ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome Nº Ano Data: Professor: Gabriela/ Fernanda Nota: (valor 1,0) 3 o.bimestre Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos
4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes
4ª FASE Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes Unidade II Natureza-Sociedade: questões ambientais 2 Aula 8.1 Conteúdo Hebreus, Fenícios e Persas. 3 Habilidade Identificar as principais características físicas,
ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO
ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO Teste sumativo de História A 0º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque Duração da prova: 90 minutos. Tolerância: 0 minutos 4 páginas 4.outubro.20 Este teste
[Gabarito] SEMANA 15
[Gabarito] SEMANA 15 LÍNGUA PORTUGUESA QUESTÃO 01. Letra C. QUESTÃO 02. Letra A. QUESTÃO 03. Letra A. QUESTÃO 04. Letra A. QUESTÃO 05. Letra C. QUESTÃO 06. Letra A. QUESTÃO 07. Letra A. QUESTÃO 08. Letra
Unidade I HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Profa. Maria Teresa Papa Nabão
Unidade I HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Profa. Maria Teresa Papa Nabão Objetivos gerais da disciplina Promover a compreensão do conceito de história em sua relação com a Educação. Provocar o entendimento da importância
QUEBRANDO A CABEÇA COM FRAÇÕES
QUEBRANDO A CABEÇA COM FRAÇÕES Instituição de Ensino Bolsistas ID Supervisor Coordenador Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva Vanessa Coimbra Chott Juliana da Cruz de Melo Prof. Dr. Anderson
DIREITO EMPRESARIAL. 1.1. Egito Antigo (3000 a.c): Monopólio do Estado;
1. Evolução Histórica 1.1. Egito Antigo (3000 a.c): Monopólio do Estado; 1.2. Grécia (Séc. XVI e XV a.c): intensa atividade comercial com a criação de normas costumeiras (costumes comerciais): lex Rhodia.
Resumo de Sociologia 2º ano
Resumo elaborado pelos professores do Colégio Odete São Paio: Milra e Jorge. Resumo de Sociologia 2º ano Bens e serviços Bens são todas as coisas materiais colhidas na natureza ou produzidas para satisfazer
EXERCÍCIOS DE REVISÃO
EXERCÍCIOS DE REVISÃO 6º ano Componente Curricular: Geografia Espaço Geográfico; Lugar; Paisagem; Orientação e localização; Conteúdos: Forma e Movimentos da Terra; Mapas e cartografia; Coordenadas Geográficas;
A Nação é uma sociedade política e o autor do nosso livro-texto, em sua doutrina, dispõe que a Nação se compõe de dois elementos essenciais:
Resumo Aula-tema 02: Teoria Geral do Estado. A Teoria do Estado foi construída pela nossa história, é uma disciplina nova, embora já existissem resquícios desde a Antiguidade, mas faz pouco tempo que ela
Polinômios. Para mais informações sobre a história de monômios e polinômios, leia o artigo Monômios.
Um pouco de história Polinômios A grande maioria das pessoas que estão em processo de aprendizagem em matemática sempre buscam aplicações imediatas para os conteúdos. Não que esse deva ser um caminho único
2 -Observe as imagens de atividades e de objetos produzidos pelos antigos egípcios, entre 2000 e 1000 a.c.
História 6 ano O Egito e o rio Nilo 1-Identifique os principais aspectos geográficos relacionados ao território do Egito Antigo. 2 -Observe as imagens de atividades e de objetos produzidos pelos antigos
ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA
ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome Nº 8º Ano Data: Professor: Piero/ Thales Nota: (valor 1,0) 3 o Bimestre a) Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos
PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE HISTÓRIA UNIDADE
O indivíduo A história de cada indivíduo Documentos de identificação Preferências pessoais Família Outros grupos de convivências Regras de convivência Relações sociais Noções de tempo Organização do tempo
HISTÓRIA 6ºano 2º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES
HISTÓRIA 6ºano 2º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES A civilização egípcia 1. A vida econômica egípcia era bastante movimentada, apesar do deserto, a agricultura, a pecuária e o comércio
Capítulo 1 Por que Estudar a História dos Hebreus Lição de Áudio: Velho Testamento Lição nº 27
Capítulo 1 Por que Estudar a História dos Hebreus Lição de Áudio: Velho Testamento Lição nº 27 Objetivo: Aprender porque a História dos Hebreus é importante para nós hoje. Essas coisas aconteceram a eles
Unidade 1 Nós, seres humanos
Sugestões de atividades Unidade 1 Nós, seres humanos 8 CIÊNCIAS 1 Primeiros seres vivos 1. Que evento na história da Terra possibilitou a existência de seres autótrofos fotossintetizantes, isto é, capazes
Unidade IV ECONOMIA E NEGÓCIOS. Prof. Maurício Felippe Manzalli
Unidade IV ECONOMIA E NEGÓCIOS Prof. Maurício Felippe Manzalli Antecedentes da globalização Década de 1970 Período de crises e ajustes: Crise da inflação Ajustes monetários e produtivos Economia política
GEOGRAFIA 3º. Meu bairro
3º ANO 11 M/T 28/ago/12 GEOGRAFIA 3º Meu bairro Eu me chamo Natália. Quando era pequena, morava num bairro só de casas. O lugar era tão calmo que nós podíamos brincar no meio da rua. Parecia uma cidade
"As gerações futuras nos admirarão, como a presente nos admira agora... Imponentes são de fato as marcas e os monumentos que deixamos...
A Grécia Antiga "As gerações futuras nos admirarão, como a presente nos admira agora... Imponentes são de fato as marcas e os monumentos que deixamos... " (Péricles, século V a.c.). De fato, a Grécia está
COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE HISTÓRIA
COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: / /2012 Nota: Professora: Ivana Cavalcanti Riolino Valor da Prova: 65 pontos Orientações
PLANEJAMENTO ANUAL 2014
PLANEJAMENTO ANUAL 2014 Disciplina: ENSINO RELIGIOSO Período: Anual Professor: MARIA LÚCIA DA SILVA Série e segmento: 7º ANO 1º TRIMESTRE 2º TRIMESTRE 3º TRIMESTRE * conhecer os elementos básicos que compõe
DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano
DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano A HÉLADE Nós chamamos a nossa terra de Hélade e nos consideramos helenos. E todos aqueles que possuíam outras culturas e falavam línguas que nós não entendemos, nós os
Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização.
04/07/2010 Caderno de prova Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização. Instruções 1. Verifique se você
ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LITERATURA
ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LITERATURA Nome: Nº 1 a. Série Data: / /2015 Professores: Fernando, Roberto Nota: (valor: 1,0) Introdução Caro aluno. 3º bimestre Neste semestre, você obteve média inferior a
Caderno de Aprendizagem
Caderno de Aprendizagem Módulo I Unidade 7 Nome tutor data de entrega / / Governo Federal Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Professor(a) Cursista, Após uma quinzena de estudos e
Entretanto, desde as mudanças realizadas em 2009, o exame tornou-se, na prática, o maior vestibular do Brasil.
M a n u a l E n e m 2 0 1 3 P á g i n a 1 Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica,
GRUPO I POPULAÇÃO E POVOAMENTO. Nome N. o Turma Avaliação. 1. Indica, para cada período histórico, o fluxo migratório que lhe corresponde.
Nome N. o Turma Avaliação GRUPO I 1. Indica, para cada período histórico, o fluxo migratório que lhe corresponde. Período a. Durante o século XIX e início do século XX. b. Após a Segunda Guerra Mundial.
EXTERNATO DA LUZ ANO LECTIVO DE 2010 / 2011
SUBTEMA 1: A PENÍNSULA IBÉRICA AMBIENTE NATURAL E PRIMEIROS POVOS Características Naturais da Península Ibérica O Relevo e os Rios 1. Quais as principais penínsulas da Europa? 2. Em relação ao continente
ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS HISTÓRIA A - Prof. Renato Albuquerque MATRIZ DO TESTE SUMATIVO DE 11.DEZEMBRO.2013 10º ANO
ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS HISTÓRIA A - Prof. Renato Albuquerque MATRIZ DO TESTE SUMATIVO DE 11.DEZEMBRO.2013 10º ANO Cidadania (pp 84-87) Uma cultura urbana e pragmática (pp 88-103) - Explicar a
TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL
Agrupamento de Escolas de Arraiolos Escola EB 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos Ano Lectivo 2009/2010 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6º Ano Teste de Avaliação nº 6 TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Biodiversidade Ao longo da história, a diversidade de seres vivos existente no planeta causa fascínio em todas as sociedades; Sociedade Ocidental - in
Breve história das ideias evolucionistas O conceito de evolução biológica Biodiversidade Ao longo da história, a diversidade de seres vivos existente no planeta causa fascínio em todas as sociedades; Sociedade
Sugestão de Atividades História 9º ano Unidade 6
1. (UFPR) Com o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a antiga política de equilíbrio europeu deu lugar à constituição de dois blocos de interesses rivais, liderados pelos Estados Unidos e pela União
TÍTULO DO PROGRAMA. Palestina Parte 1 SINOPSE DO PROGRAMA
TÍTULO DO PROGRAMA Palestina Parte 1 SINOPSE DO PROGRAMA Diariamente no noticiário internacional, o conflito entre israelenses e palestinos parece uma história antiga. Porém, poucas pessoas sabem como
A geografia da região é marcante pela presença de montanhas e desertos e com clima quente e seco grande parte do ano. Tigre.
Terra entre rios * Mesopotâmia, que significa terra entre rios, é considerada o berço da civilização, já que foi nessa área que surgiram as primeiras cidades da História. Tigre A geografia da região é
O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais
Antigo Egito O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais (trigo e cevada), frutas e legumes, linho
SISTEMAS SOCIAIS E CULTURAIS DE NOTAÇÃO DE TEMPO AO LONGO DA HISTÓRIA
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 SISTEMAS SOCIAIS E CULTURAIS DE NOTAÇÃO DE TEMPO AO LONGO DA HISTÓRIA Página 3 Pergunte aos alunos como eles marcam o tempo. É muito importante que você mostre a eles que percebemos
A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO
A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO A busca por oportunidades iguais de trabalho e renda entre homens e mulheres é o foco de discussão entre grupos feministas em todos os países. A discriminação no campo de
Matemática. História dos números e suas utilizações
Matemática História dos números e suas utilizações Afinal o que é a matemática? A matemática é a ciência dos que raciocinam sobre os números e o espaço. Já nos velhos tempos em que os Homens viviam só
CALENDÁRIO - PED ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA Grupo 092 - Janeiro/2012
Grupo 85 - CALENDÁRIO - PED ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA CursoID 422 - GradeID 520 Estrutura do Calendário Antes de utilizar o Calendário do Curso, leia atentamente o Manual do Aluno de EAD para que
Os Hebreus fundaram o judaísmo, a primeira religião monoteísta, da qual derivou o cristianismo e, mais tarde, o islamismo.
IDADE ANTIGA Hebreus Um pequeno povo em termos populacionais; eram algumas tribos que viviam no sul da Mesopotâmia, nas proximidades de Ur (cidade da Suméria) até receberem o chamado de Deus e iniciarem
Orientações gerais. Apresentação
Apresentação O professor no Ensino Fundamental anos iniciais é um profissional polivalente e portanto seu campo de atuação é amplo. Seu dever é aproximar o aluno das quatro áreas do conhecimento: Linguagem
COLÉGIO ESTADUAL DARIO VELOZZO PLANO DE TRABALHO DOCENTE DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO. 7º ano ENSINO FUNDAMENTAL
COLÉGIO ESTADUAL DARIO VELOZZO PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO 7º ano ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA: JUCELAINE AVILA DE OLIVEIRA Professora: Jucelaine Disciplina: Ensino Religioso
Introdução A mobilidade é uma característica de praticamente todos os seres vivos. Fundamentalmente, as migrações são movimentos horizontais
Introdução A mobilidade é uma característica de praticamente todos os seres vivos. Fundamentalmente, as migrações são movimentos horizontais (deslocamentos), que tendem a um equilíbrio demográfico à superfície
CAPÍTULO 2 A Finalidade da Ética no Mundo Contemporâneo
CAPÍTULO 2 A Finalidade da Ética no Mundo Contemporâneo Antes mesmo de ingressar propriamente no trato das questões contemporâneas da ética cumpre justificar o salto da antiguidade clássica 1 para o atual.
Histórico e Evolução da Computação
Lista de Exercícios Introdução à Informática Professor: Sérgio Salazar Histórico e Evolução da Computação O 1º computador foi o ENIAC, utilizado para montar tabelas para o cálculo de projéteis na 2ª Guerra
A História do povo hebreu tem início no século XIX a.c quando Abraão, vindo da cidade de Ur, na Caldéia entra na Palestina.
2A aula 05 Os Hebreus A História do povo hebreu tem início no século XIX a.c quando Abraão, vindo da cidade de Ur, na Caldéia entra na Palestina. TORÁ Os cinco primeiros livros da Bíblia constitui o Pentateuco
UNIDADE DATA: 01 / 12 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF
SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE DATA: 0 / 2 / 206 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 0,0
