Ilusões: imagens ambíguas
|
|
|
- João Victor Caiado da Mota
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Universidade da Beira Interior Optometria e Ciências da Visão Mulher ou Músico? Ilusões: imagens ambíguas O que Vemos realmente? Esquimó ou Índio? 2007/2008
2 Ilusões: imagens ambíguas. É certo que quando falamos de Ilusões fazemos a ligação a uma certa, pois existem vários parâmetros que estão a influenciar. O que determina e influência o que vemos?
3 A imagem escolhida Peço aos presentes, que olhem atentamente para a imagem
4 Que imagem realmente vê?
5
6 Resultados obtidos: Total de 46 inquiridos e 53 respostas, isto porque 6 pessoas viram 2 e 3 imagens. 39 inquiridos viram uma pessoa idosa (76,5%) 12 viram uma pessoa jovem (23,5%)
7 Idade / Sexo Total de 53 respostas. Pessoa idosa do sexo masculino (60,4%), Jovem também do sexo masculino (17%), Idosa do sexo feminino (15%), Jovem também do sexo feminino (7,5%). Classificação da imagem segundo idade e sexo. De notar, que há uma tendência para identificar uma imagem masculina, apesar da maioria das respostas serem de Mulheres. nº de inquiridos Masculino Feminino Masculino Feminino Pessoa idosa Pessoa jovem Caracterização da imagem
8 Parâmetros estudados das pessoas inquiridas. Idade Sexo Nível de escolaridade Área Profissional
9 Parâmetro em análise: Sexo dos inquiridos nº de respostas Pessoa idosa Pessoa jovem 0 Inquiridos de sexo feminino Inquiridos do Sexo Masculino Tal como já tínhamos verificado, é notória a tendência para identificar uma pessoa idosa invés da pessoa mais jovem; 80% das Mulheres (30 respostas) seguem essa tendência, 70% os Homens (23 respostas) dão essa mesma resposta.
10 Interpretação dos dados obtidos. Haverá alguma possibilidade das mulheres viverem mais intensivamente o envelhecer, colocando os Homens com uma visão mais juvenil da vida? Como sabemos, os homens no geral tornam-se mais práticos, acabarão por transmitir essa ideia aos próprios olhos?
11 Parâmetro em análise: Idade dos inquiridos. Idoso Idosa Rapaz Rapariga Até 10 anos 10 a 20 anos 20 a 30 anos 30 aos 50 anos 50 a 60 anos Seguindo em primeira instância a análise das respostas dadas relativamente ao Idoso do sexo masculino: O grande grupo que dá essa resposta é >20 anos, Na faixa etária dos 30 aos 50 anos, esta é a resposta mais evidente, tendo mesmo sido identificados só Velho e o Rapaz (sexo masculino). A idosa e a rapariga foram identificadas na sua maioria nas faixas dos 20 aos 30 e também dos 50 aos 60 anos.
12 Possível Interpretação Podíamos correr o risco de afirmar que os inquiridos crianças/jovens (até aos 20 anos) são mais equilibrados nas respostas, estando no entanto mais inclinados para identificar uma figura jovem, e que por sua vez no grupo acima dos 20 anos, não deixa de ser visível o aumento do número de respostas quer para a figura Idoso como Idosa. O processo de crescimento e maturação que estamos a percorrer até aos 20 anos é diferente, pelo que a visão da vida também será diferente, tal como é verificado.
13 Possível Interpretação Já verificámos que o grupo dos 30 aos 50 anos, deu unicamente 2 respostas (idoso e o rapaz), e por sua vez foi o grupo que identificou mais vezes o idoso sobrepondo-se aos restantes grupos. Sempre se disse que a idade crítica é aos 30 anos?? Estará isso reflectido nestas curiosas respostas?
14 Parâmetro em análise: Nível de escolaridade Ens. Superior A frequentar o Ens. Sup. Ens. Sec. 2º ciclo 1º Ciclo Idoso Idosa Rapaz Rapariga Nº respostas Podemos observar através do gráfico que grande parte dos entrevistados frequentou o ensino superior, e que dentro deste grupo prevalece a resposta IDOSO. Curioso também verificar que os entrevistados com o 2º ciclo e os que se encontram a frequentar a Universidade identificaram uma rapariga.
15 Área Profissional Áreas Profissionais das pessoas entrevistadas relacionadas com as suas respostas maioritárias: -Estudante ; Idoso. 14 -Saúde; Idoso -Educação; Idoso -Administração; Idoso -Auxiliar; Idosa -Engenharias; Idoso e Jovem rapaz Velho Velha Rapaz Rapariga Estudante Saúde Educação Administrativo Auxiliar Engenharias Estudante Saúde Educação Administrativo Auxiliar Engenharias Velho Velha Rapaz Rapariga
16 Factos. Ilusão Perceptivas - ilusões que «enganam» o sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não está realmente lá ou vê-la de um modo distorcido. (Algumas são de carácter fisiológico, outras de carácter cognitivo.) As ilusões perceptivas podem ser naturais ou criadas por astúcias visuais específicas que demonstram ter influência no funcionamento do sistema visual humano. A ilusão do tabuleiro de damas: o quadrado A é tão escuro quanto o quadrado B, embora não pareça. (Ilusão de luminosidade)
17 O que vemos é sempre, em certa medida, uma ilusão. A nossa imagem mental do mundo é um misto entre a realidade e a imagem que vêem das nossas memórias. Nomes, cores, formas usuais influenciam a representação da cena. Brilho, tamanho angular, e cor dos objectos não são propriedades físicas reais. As ilusões surgem quando os julgamentos da análise inconsciente da cena entram em conflito com os da análise consciente. O sistema visual e o cérebro, fazem uma apreensão mais simples e rápida (embora algo imperfeita) da «realidade exterior», dando origem às ilusões perceptivas.
18 Profundidade / 3D Muitas ilusões perceptivas são causadas por uma pista de perspectiva errada (2D/3D), neste caso provocada pelos pequenos segmentos em ângulo. Esses parecem estar na perpendicular aos segmentos verticais, ou seja, vemos os seus ângulos como se fossem rectos, e isso faz com que o segmento da esquerda pareça estar mais distante do que o da direita. Se ele nos parece mais comprido é porque o cérebro compensa o seu tamanho de acordo com a suposta distância.
19 Factores culturais / ambientais Perante a imagem apresentada, quando se pede uma breve descrição da mesma, a maior parte das pessoas tendem a descrever uma escadaria a subir. No entanto, é claro que se pode ir em ambos os sentidos escadas. Então o que influência esta resposta??? Nós Ocidentais somos influenciados pelo nosso próprio estilo de leitura / escrita esquerda para a direita. Os árabes, por exemplo, lêem da direita para esquerda, logo iriam ver uma escadaria a descer. Enquanto que a arte ocidental usa a perspectiva linear, a arte oriental clássica usa uma perspectiva não linear em que o ponto e direcção de observação se desloca no espaço.
20 Género / Sexo do leitor Coren, Porac e Ward (1978) usaram figuras abstractas (abaixo indicadas), e encontraram diferenças nas respostas conforme o género/sexo das pessoas inquiridas. O que realmente vos parecem estas imagens? Fig. Resp. Masculina Resp. Feminina A Escova ou centopeia Escova de dentes ou pente B Alvo Prato de jantar C Cabeça Copo/Taça
21 Contextos / Expectativas (Nível de escolaridade / Profissão) Não existe nenhum significado, sem contexto! Existem 5 definições que se aplicam ao termo Contexto, e que por sua vez influenciam o percepção visual: Socio-cultural Estrutural e de relacionamento Histórico Individual Situacional Experiência : 81% do grupo de controle viu uma imagem indefinida de um homem em vez de um rato; 100% do grupo que viu a sequência de animais, viu um rato; 80% do grupo dos rostos viu um homem em vez do rato.
22 Pontos comuns O facto da imagem apresentada ser a perto&branco, pode ter influenciado algumas das respostas, devido ao facto de factores como a cor, forma, tamanho, sombras da imagem influenciarem a resposta. Podemos também considerar a hipótese da profundidade, uma vez que a imagem do velho dá a ideia de estar mais próxima.
23 Influência cultural: Se o observador iniciou a sua caracterização pelo lado esquerdo (seguindo a lógica da leitura), muito provavelmente a imagem da pessoa idosa irá sobrepor-se à do jovem.
24 Relembrar: os dados obtidos revelaram que, houve uma tendência para identificar uma imagem masculina, apesar da maioria das respostas serem de Mulheres, o que vai de encontro ao facto do género / sexo da pessoa influenciar a resposta. Quanto ao nível de escolaridade e profissão, os dados não foram conclusivos. No entanto, não se pode descurar o contexto em que foi respondido o questionário, tal como vimos, a situação Sociocultural / Profissional, Estrutural, Histórica (passado / presente), Individual e Situacional na altura em que o individuo respondeu ao questionário, podem ter sido determinantes para a escolha entre o Idoso, Idosa, Rapaz, a Rapariga, ou mesmo mais do que um deles.
25 Num próximo trabalho Gostaria de realizar este mesmo trabalho mas de modo mais abrangente, tanto ao nível de população, como de parâmetros em estudo. Penso que seria interessante, apresentar o questionário a indivíduos de diferentes Nacionalidades, visto que este parâmetro influência em grande escala as respostas (Ocidentais vs Orientais). Bem como, aprofundar mais a relação entre a idade dos inquiridos e suas respostas. Fazer uma abordagem/avaliação da situação psicológica em que a pessoa se encontra e estabelecer um paralelo com as suas respostas.
26 Agradecimentos Professora Sandra Mogo, pelo apoio prestado ao longo de todo o trabalho. A todos os colegas e amigos que me ajudaram directa ou indirectamente na realização deste trabalho. Todos os que responderam aos inquéritos. A todos os presentes pela atenção dispensada.
27 Bibliografia tica ptica/dupla_personalidade.html
28 Copos ou Caras? Paula Cristina Ambrósio
Copyright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total deste ebook só é permitida através de autorização por escrito de
1 Veja nesta aula uma introdução aos elementos básicos da perspectiva. (Mateus Machado) 1. DEFINIÇÃO INTRODUÇÃO A PERSPECTIVA Podemos dizer que a perspectiva é sem dúvida uma matéria dentro do desenho
SOLUÇÕES N2 2015. item a) O maior dos quatro retângulos tem lados de medida 30 4 = 26 cm e 20 7 = 13 cm. Logo, sua área é 26 x 13= 338 cm 2.
Solução da prova da 1 a fase OBMEP 2015 Nível 1 1 SOLUÇÕES N2 2015 N2Q1 Solução O maior dos quatro retângulos tem lados de medida 30 4 = 26 cm e 20 7 = 13 cm. Logo, sua área é 26 x 13= 338 cm 2. Com um
Medidas de Localização
MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS RESUMO Estatística 2 Medidas de Localização e Dispersão 10º ano Cláudia Henriques Medidas de Localização Estatísticas Medidas que se calculam a partir dos dados
1. Estatística Descritiva
Introdução à Estatística Estatística Descritiva 1 1. Estatística Descritiva Suponhamos que dispomos de um conjunto de dados (sem nos preocuparmos como foram obtidos) e pretendemos desenvolver processos
GDC I AULA TEÓRICA 06
GDC I AULA TEÓRICA 06 Perspectiva linear de quadro plano. - Análise de desenhos de perspectiva executados à mão levantada e de imagens fotográficas (perspectivas de 1, 2 e 3 pontos de fuga; noção de sombra
Variáveis Frequências Gráficos Medidas de Posição Medidas de Dispersão Medidas Complementares Inferência
Tipos de Variáveis Problema Motivador: Um pesquisador está interessado em fazer um levantamento sobre aspectos sócio-econômicos dos empregados da seção de orçamentos de uma companhia (vide tabela). Algumas
ESTATÍSTICA PARTE 1 OBJETIVO DA DISCIPLINA
ESTATÍSTICA PARTE 1 OBJETIVO DA DISCIPLINA Apresentar a Estatística no contexto do dia-a-dia e fazendo uso da planilha Excel. Espera-se que o estudante ao término do curso esteja apto a usar a planilha
1o) constância da inclinação do eixo de rotação da Terra. 2o) movimento de translação da Terra ao redor do Sol.
Estações do Ano Aluno: Ricardo Augusto Viana de Lacerda Curso de Especialização em Astronomia (2009)-USP_leste Texto adaptado da Oficina de Astronomia do Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle. a) A lâmpada
Escola Básica e Secundária de Velas Projeto Curricular de Escola Ensino Secundário - 2011 / 2012. Projeto Curricular. do Ensino Secundário
Projeto Curricular do Ensino Secundário Ano Letivo 2011/2012 1 1- Introdução De acordo com o Decreto -Lei n.º 74/ 2004, de 26 de março, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 24/2006, de 6
Escalas ESCALAS COTAGEM
Escalas Antes de representar objectos, modelos, peças, etc. Deve-se estudar o seu tamanho real. Tamanho real é a grandeza que as coisas têm na realidade. Existem coisas que podem ser representadas no papel
TOM, SEMITOM, SUSTENIDO, BEMOL.
TOM, SEMITOM, SUSTENIDO, BEMOL. Tom e semitom (ou tono e semitono): são diferenças específicas de altura, existentes entre as notas musicais, isto é, são medidas mínimas de diferença entre grave e agudo.
MÓDULO 2 ÓPTICA E ONDAS Ronaldo Filho e Rhafael Roger
ELEMENTOS DOS ESPELHOS Os elementos geométricos que caracterizam um espelho esférico são: CAPÍTULO 03 ESPELHOS ESFÉRICOS Seccionando-se uma esfera por um plano, ela ficará dividida em duas partes ou Calotas
Métodos Quantitativos Aplicados
Métodos Quantitativos Aplicados Aula 9 http://www.iseg.utl.pt/~vescaria/mqa/ Tópicos apresentação Análise clusters: técnica de agrupamento de observações/ variáveis com base na similaridade das suas característicassters
O diferencial digital nas utilizações da Internet. Mariana Almeida Ricardo Travassos Sílvia Santos
O diferencial digital nas utilizações da Internet Mariana Almeida Ricardo Travassos Sílvia Santos Plano de trabalho Revisão de literatura Metodologia em ciências sociais Formulação das hipóteses de trabalho
PREFEITURA MUNICIPAL DE JOINVILLE SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
2 PREFEITURA MUNICIPAL DE JOINVILLE SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PESQUISA DE OPINIÃO SOBRE O ATO DE DAR ESMOLAS EM JOINVILLE Análise de dados realizada por: PAINEL PESQUISAS, CONSULTORIA
EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO
EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO 12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROVA 706/7 Págs. Duração da prova: 150 minutos 2007 2.ª FASE PROVA PRÁTICA DE DESENHO A V.S.F.F.
Pesquisa de Avaliação dos Serviços Públicos de Florianópolis
Pesquisa de Avaliação dos Serviços Públicos de Florianópolis A carga tributária brasileira é uma das mais elevadas do mundo, em 2011 ela chegou a 35% do PIB, valor extremamente elevado. Seria de se esperar
Diplomados com o Ensino Superior
Ensino dos 30 aos 34 anos - dados e projeções Julho de 2016 Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência Ensino Julho de 2016 Ensino dos 30 aos 34 anos - dados e projeções Esta nota técnica visa
RELATO DE EXPERIÊNCIA OS DOIS MUNDOS DE PLATÃO A FILOSOFIA DENTRO DA PSICOLOGIA UM ENSAIO A RESPEITO DE UM SABER
RELATO DE EXPERIÊNCIA OS DOIS MUNDOS DE PLATÃO A FILOSOFIA DENTRO DA PSICOLOGIA UM ENSAIO A RESPEITO DE UM SABER Graciella Leus Tomé Quase a meados da década de 90, e aqui estamos falando do ano de 1990,
A SEMIÓTICA SEGUNDO PEIRCE
A SEMIÓTICA SEGUNDO PEIRCE SANTAELLA, Lucia. Semiótica aplicada. SP: Pioneira, 2004. Teorias dos signos UNEB Lidiane Lima A TEORIA DOS SIGNOS: Três origens: EUA (1), Europa Ocidental e União Soviética
Plano da Apresentação. Correlação e Regressão linear simples. Correlação linear. Associação entre hábitos leitura e escolaridade.
Metodologia de Diagnóstico e Elaboração de Relatório FASHT Correlação e Plano da Apresentação Correlação linear Diagrama de dispersão Covariância Coeficiente de correlação de Pearson Teste de correlação
Correlação e Regressão linear simples
Metodologia de Diagnóstico e Elaboração de Relatório FASHT Correlação e Regressão linear simples Prof. Cesaltina Pires [email protected] Plano da Apresentação Correlação linear Diagrama de dispersão Covariância
CRENÇAS DE PROFESSORES E ALUNOS ACERCA DO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO 6º AO 9º ANOS DO MUNICÍPIO DE ALTOS PI
CRENÇAS DE PROFESSORES E ALUNOS ACERCA DO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO 6º AO 9º ANOS DO MUNICÍPIO DE ALTOS PI Isaura Pereira de Araújo Mesquita Graduanda em Licenciatura em Língua
DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA DE VARIÁVEIS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS DISCRETAS (TABELAS E GRÁFICOS)
DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA DE VARIÁVEIS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS DISCRETAS (TABELAS E GRÁFICOS) O QUE É ESTATÍSTICA Estatística é a ciência de obter conclusões a partir de dados. Envolve métodos para
é um círculo A tampa A face é um retângulo
No cotidiano, estamos cercados de objetos que têm diferentes formas. Por exemplo, uma caixa de papelão: suas faces são retângulos, e a caixa é um paralelepípedo. Outro exemplo: uma lata de óleo tem a forma
IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 7
Potencial Elétrico Quando estudamos campo elétrico nas aulas passadas, vimos que ele pode ser definido em termos da força elétrica que uma carga q exerce sobre uma carga de prova q 0. Essa força é, pela
Estatística II Aula 4. Prof.: Patricia Maria Bortolon, D. Sc.
Estatística II Aula 4 Prof.: Patricia Maria Bortolon, D. Sc. Fundamentos do Teste de Hipóteses Teste de Hipóteses - Definições É uma regra de decisão para aceitar, ou rejeitar, uma hipótese estatística
SOCIOLOGIA A SOCIOLOGIA EM AÇÃO
SOCIOLOGIA A SOCIOLOGIA EM AÇÃO A SOCIOLOGIA É estudo científico dos fatos sociais e, portanto, da própria sociedade. Exerce influência: na ação de governos, na educação, na vida política, na religião,
Solução da prova da 2a fase OBMEP 2014 Nível 2. Questão 1. item a)
Questão 1 Cada nova pilha tem dois cubinhos a mais em sua base. Assim, como a terceira pilha tem 5 cubinhos em sua base, a quarta pilha tem 5 + 2 = 7 cubinhos e a quinta pilha tem 7 + 2 = 9 cubinhos em
Capítulo 4 Inferência Estatística
Capítulo 4 Inferência Estatística Slide 1 Resenha Intervalo de Confiança para uma proporção Intervalo de Confiança para o valor médio de uma variável aleatória Intervalo de Confiança para a variância de
OS FATORES QUE INFLUENCIAM O DESENVOLVIMENTO HUMANO
1 A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO A psicologia do desenvolvimento estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: Físico-motor, intelectual, afetivo, emocional e social, ou seja, desde
SOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO DO INSS - 2008 TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL PROVA BRANCA.
SOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO DO INSS - 2008 TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL PROVA BRANCA. Professor Joselias www.concurseiros.org Março de 2008. Um dos indicadores de saúde comumente utilizados
A realidade do SAB para as crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. O acesso à Educação
33 A realidade do SAB para as crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. Quase 5 milhões de crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 14 anos (18,8% da população da região) vivem no Semi-árido. No Brasil,
CURSO DE INSTRUMENTAÇÃO. Erros de Medição. Cedtec 2007/2. Sem equivalente na Apostila 1 Pressão e Nível
CURSO DE INSTRUMENTAÇÃO Erros de Medição Cedtec 2007/2 Sem equivalente na Apostila 1 Pressão e Nível DEFINIÇÕES Valor Real (Vr) O valor real de uma grandeza física é aquele aceito por todo mundo como sendo
Efeito do exercício no ritmo cardíaco
Efeito do exercício no ritmo cardíaco Objectivos Demonstrar competências na interpretação de fenómenos científicos Realizar experiências controladas executando, coleccionando, registando dados. Explicar
Aula 4 - Simetria e Assimetria. professor Rafael Hoffmann
Aula 4 - professor Rafael Hoffmann Harmonia e proporção Quando o designer planeja o espaço em que vai distribuir sua composição, procura critérios que resultem num arranjo harmonizado agradável, atraente,
Escola Básica 2,3 Pêro de Alenquer Ano letivo 2015/16 Disciplina: Educação Física, prova escrita e prática Ano de escolaridade: 9º ano
Informação DA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA º Ciclo do Ensino Básico Escola Básica, Pêro de Alenquer Ano letivo 0/6 Código:6 Disciplina: Educação Física, prova escrita e prática Ano de escolaridade:
Geografia População (Parte 2)
1. Estrutura Etária: Geografia População (Parte 2) A Transição Demográfica corresponde à mudança no perfil de idade dos habitantes, engloba proporções de crianças, jovens/adultos, idosos, homens e mulheres.
Modelo de Inquérito por Questionário aos Educandos da CPL
Modelo de Inquérito por Questionário aos Educandos da CPL 1 QUESTIONÁRIO AOS EDUCANDOS DO 1.º CICLO A Casa Pia de Lisboa está a realizar um estudo para avaliar a escola e a formação profissional, pois
Todas as crianças possuem um conjunto de experiências e. saberes que foram acumulando ao longo da sua vida, no contacto
I Descrição do Projecto Introdução Todas as crianças possuem um conjunto de experiências e saberes que foram acumulando ao longo da sua vida, no contacto como meio que as rodeia. Cabe à escola valorizar,
Centro de gravidade de um corpo é o ponto onde podemos supor que seu peso esteja aplicado.
Apostila de Revisão n 4 DISCIPLINA: Física NOME: N O : TURMA: 2M311 PROFESSOR: Glênon Dutra DATA: Mecânica - 4. Corpo Rígido 4.1. Torque análise semiquantitativa, na Primeira Etapa, e quantitativa, na
2. COMPARAÇÃO DE PERFIL ENTRE ADIMPLENTES E INADIMPLENTES
PERFIL DO CONSUMIDOR COM E SEM DÍVIDAS NO BRASIL 1. PESQUISA Pesquisa inédita realizada pela CNDL e SPC Brasil buscou avaliar o perfil dos brasileiros adimplentes e inadimplentes, sendo consideradoscomo:
Pesquisa de Percepção dos Serviços Públicos de Blumenau
Pesquisa de Percepção dos Serviços Públicos de Blumenau A carga tributária brasileira é uma das mais elevadas do mundo, em 2011 ela chegou a 35% do PIB, valor extremamente elevado. Seria de se esperar
A sustentabilidade Financeira do Serviço Nacional de Saúde. Motivação
A sustentabilidade Financeira do Serviço Nacional de Saúde Pedro Pita Barros Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa Motivação 25º Aniversário do SNS Qual a sua sustentabilidade financeira? O
8 a Série (9 o Ano) Avaliação Diagnóstica Matemática (Entrada) Ensino Fundamental. Gestão da Aprendizagem Escolar. Nome da Escola.
Gestão da Aprendizagem Escolar Avaliação Diagnóstica Matemática (Entrada) 8 a Série (9 o Ano) Ensino Fundamental Nome da Escola Cidade Estado Nome do Aluno Idade Sexo feminino masculino Classe Nº 1. Considere
no Estado do Rio de Janeiro
MICROEMPREENDEDORES FORMAIS E INFORMAIS NOTA CONJUNTURAL DEZEMBRO DE 2013 Nº27 no Estado do Rio de Janeiro NOTA CONJUNTURAL DEZEMBRO DE 2013 Nº27 PANORAMA GERAL De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra
Escola Secundária com 3º CEB de Lousada. Ficha de Trabalho de Matemática do 8º ano N.º 29 Assunto: Estatística
Escola Secundária com 3º CEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 8º ano N.º 29 Assunto: Estatística Lições nº e Data /05/2011 Estatística A Estatística é um ramo da Matemática que tem por objectivo:
Influência no conforto visual
SHO 2011 Colóquio Internacional sobre Segurança e Higiene Ocupacionais 10 e 11 de Fevereiro 2011 Universidade do Minho - Guimarães Influência no conforto visual Aida Pais Departamento de Saúde Ambiental
Professores colaboradores: Claudemir, David Cardoso Siqueira, Edilson Araujo do Nascimento, Emerson, Glaucia, Luciene Maria da Silva Oliveira
1. NOME OU TÍTULO DO PROJETO: Conhecendo minha cidade 2. DADOS DE IDENTIFICAÇAO Área ou Disciplina de Origem: Matemática Professor coordenador: Professores colaboradores: Claudemir, David Cardoso Siqueira,
GRELHA DE ANÁLISE DA ENTREVISTA EFETUADA À FUNCIONÁRIA B. A entrevistada tem 52 anos e é casada. 9º ano.
GRELHA DE ANÁLISE DA ENTREVISTA EFETUADA À FUNCIONÁRIA B CATEGORIAS DE ANÁLISE SÍNTESE EXCERTOS DAS ENTREVISTAS Caracterização sociodemográfica Idade Sexo Estado civil Grau de escolaridade / habilitações
Melhorias de Processos segundo o PDCA Parte IV
Melhorias de Processos segundo o PDCA Parte IV por José Luis S Messias, em qualidadebrasil.com.br Introdução Em prosseguimento aos artigos escritos sobre PDCA, escrevo hoje sobre a terceira fase da etapa
Estágios de desenvolvimento. Profa. Cibelle Celestino Silva IFSC USP
Estágios de desenvolvimento Profa. Cibelle Celestino Silva IFSC USP Para Piaget, as mudanças cognitivas resultam de um processo de desenvolvimento. - processo coerente de sucessivas mudanças qualitativas
0. Objectivo. 1. Erros no remate. 1.1. Ângulo de erro
0. Objectivo Vamos ver como algumas situações nos jogos de futebol podem ser estudadas de um ponto de vista matemático. Para isso, vamos considerar um modelo muito simplificado do que acontece realmente
Métodos Quantitativos Aplicados
Métodos Quantitativos Aplicados Aula 2 http://www.iseg.ulisboa.pt/~vescaria/mqa/ Tópicos da apresentação Fontes de informação típicas para análise Fontes de informação típicas para análise Informação secundária
Entrada dos Jovens no Mercado de Trabalho
Entrada dos Jovens no Mercado de Trabalho 09 30 de Abril 10 Entrada dos Jovens no Mercado de Trabalho No segundo trimestre de 09, 65,7% dos jovens com idade entre os 15 e os 34 anos tinham completado um
Física. Revisão de Espelhos Planos
Física Revisão de Espelhos Planos 01-(UFPR) Um objeto luminoso está colocado entre dois espelhos planos coaxiais que formam entre si um ângulo de 24 o.determine o número de imagens formadas e a posição
TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL
Agrupamento de Escolas de Arraiolos Escola EB 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos Ano Lectivo 2009/2010 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6º Ano Teste de Avaliação nº 6 TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
[ Elaborado por Rosário Laureano ] Análise Matemática II
[ Elaborado por ] Análise Matemática II Considere a função f(x,y)=x^3+y^3-3*x-3*y. Designamos por z as imagens por f de cada par (x,y), ou seja, z=f(x,y). Na figura à esquerda são visíveis o gráfico de
Circuitos Aritméticos
Circuitos Aritméticos Semi-Somador Quando queremos proceder à realização de uma soma em binário, utilizamos várias somas de dois bits para poderemos chegar ao resultado final da operação. Podemos, então,
AÇÃO FORMATIVA EM PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
AÇÃO FORMATIVA EM PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Fotograma Um Fotograma é cada uma das imagens fotográficas estáticas captadas pelo equipamento de filmagem, as quais, projetadas em uma certa velocidade, produzem
UNESP DESENHO TÉCNICO: Fundamentos Teóricos e Introdução ao CAD. Parte 6/5: Prof. Víctor O. Gamarra Rosado
UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA CAMPUS DE GUARATINGUETÁ DESENHO TÉCNICO: Fundamentos Teóricos e Introdução ao CAD Parte 6/5: 14. Perspectivas Prof. Víctor O. Gamarra Rosado
DNA, o nosso código secreto
Ciências Naturais 9ºAno Texto de apoio DNA, o nosso código secreto Nome: Data: Imagina que poderias ter nas mãos uma célula e abrir o seu núcleo como se abre um baú. Lá dentro, encontrarias uma sequência
LIDERANÇA. Prof. Aline Hilsendeger Pereira de Oliveira
Os objetivo deste estudo é conhecer os estilos de liderança. Reconhecer estes estilos nas pessoas dentro da organização de maneira que possamos orientar, treinar e desenvolver adequadamente os indivíduos.
A dieta sem sacrifícios, para elas e para eles
A dieta sem sacrifícios, para elas e para eles Como está organizada Como é sabido, as necessidades alimentares são diferentes à partida para homens e mulheres, que apresentam diferenças metabólicas com
Análise de Regressão. Notas de Aula
Análise de Regressão Notas de Aula 2 Modelos de Regressão Modelos de regressão são modelos matemáticos que relacionam o comportamento de uma variável Y com outra X. Quando a função f que relaciona duas
Levantamento Documental e Análise Histórica e Artística do Acervo Permanente do Museu de Arte Contemporânea de Jataí.
Levantamento Documental e Análise Histórica e Artística do Acervo Permanente do Museu de Arte Contemporânea de Jataí. Flávio Ferreira Moraes Orientadora: Cleusa Gomes. Em 1995 houve a fundação do Museu
FSP FACULDADE SUDOESTE PAULISTA. Curso: Engenharia Civil. Prof.ª Amansleone da S. Temóteo APONTAMENTO DA AULA
FSP FACULDADE SUDOESTE PAULISTA Curso: Engenharia Civil Prof.ª Amansleone da S. Temóteo APONTAMENTO DA AULA INTRODUÇÃO À TOPOGRAFIA APLICADA CONSIDERAÇÕES Historicamente há relatos de que as práticas topográficas
Ficha de Unidade Curricular
Ficha de Unidade Curricular Unidade Curricular Designação: Desenho 2 Área Científica: Desenho Ciclo de Estudos: 1º Ciclo Carácter: Obrigatória Semestre: 1º ECTS: 6 Tempo de Trabalho: Horas de Contacto:
TRIGONOMETRIA. AULA 1 _ Os triângulos Professor Luciano Nóbrega. Maria Auxiliadora
1 TRIGONOMETRIA AULA 1 _ Os triângulos Professor Luciano Nóbrega Maria Auxiliadora 2 CLASSIFICAÇÃO DOS TRIÂNGULOS Vamos relembrar como classificam-se os triângulos: Quanto aos lados: 3 lados iguais Triângulo
ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS ARQUITETÔNICAS
ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS ARQUITETÔNICAS Este resumo foi preparado listando as informações mais importantes para que se desenvolvam desenhos de arquitetura com clareza, critério e precisão.
Salario mínimo ideal deveria ser 50% maior que o atual
Salario mínimo ideal deveria ser 50% maior que o atual Inayara Soares Com a definição do salário mínimo para 2013, que passou de 622,00 para 678,00 começando a valer no dia 1º de Janeiro de 2013, a Futura
Público Alvo: Investimento: Disciplinas:
A Faculdade AIEC, mantida pela Associação Internacional de Educação Continuada AIEC, iniciou, em 2002, o curso de Bacharelado em Administração, na metodologia semipresencial. Foi pioneira e até hoje é
Aula 8. Teste Binomial a uma proporção p
Aula 8. Teste Binomial a uma proporção p Métodos Estadísticos 2008 Universidade de Averio Profª Gladys Castillo Jordán Teste Binomial a uma Proporção p Seja p ˆ = X n a proporção de indivíduos com uma
Metodologia de Investigação Educacional I
Metodologia de Investigação Educacional I Desenhos de Investigação Isabel Chagas Investigação I - 2004/05 Desenhos de Investigação Surveys (sondagens) Estudos Experimentais Estudos Interpretativos Estudos
Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação - INEP CONCEITO PRELIMINAR DE CURSOS DE GRADUAÇÃO
Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação - INEP CONCEITO PRELIMINAR DE CURSOS DE GRADUAÇÃO 1. Introdução A presente Nota Técnica apresenta as diretrizes para a implementação
Stela Adami Vayego DEST/UFPR
Resumo 5 - Análise Bivariada (Bidimensional) 5.1. Introdução O principal objetivo das análises nessa situação é explorar relações (similaridades) entre duas variáveis. A distribuição conjunta das freqüências
FABIANA BONILHA. Coral : Robert Schummann: Análise descritiva da partitura em braille Eis a partitura em tinta:
FABIANA BONILHA Coral : Robert Schummann: Análise descritiva da partitura em braille Eis a partitura em tinta: Ao se deparar com ela, um estudante de piano logo nota que se trata de uma peça constituída
Projeto de Lecionação da Expressão e Educação Físico Motora no 1º Ciclo do Ensino Básico
Universidade Técnica de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Núcleo de Estágio de Educação Física Agrupamento de Escolas de Alfornelos
OS SERES VIVOS DO AMBIENTE PRÓXIMO
OS SERES VIVOS DO AMBIENTE PRÓXIMO Comparo e classifico as plantas segundo alguns critérios. Desde sempre o homem tomou consciência da variedade de plantas que o rodeavam e sentiu necessidade de as reunir
Os dados quantitativos também podem ser de natureza discreta ou contínua.
Natureza dos Dados Às informações obtidas acerca das características de um conjunto dá-se o nome de dado estatístico. Os dados estatísticos podem ser de dois tipos: qualitativos ou quantitativos. Dado
O Segredo De Como colocar links externos no Youtube e Aumentar sua taxa de conversão em 1000%
O Segredo De Como colocar links externos no Youtube e Aumentar sua taxa de conversão em 1000% Oferecido por Clube Ganhar Dinheiro Com Blog Termos e Condições Aviso Legal O escritor esforçou-se para ser
AS BELEZAS DO ARCO-ÍRIS E SEUS SEGREDOS
AS BELEZAS DO ARCO-ÍRIS E SEUS SEGREDOS Marcelo Tragtenberg Departamento de Física Florianópolis SC UFSC O arco-íris é certamente um dos fenômenos mais belos da natureza. Com isso concordam físicos, artistas,
DENGUE. Jamila Rainha Jamila Rainha é cientista social e consultora de Pesquisa 3235-5436/9959-2986
DENGUE A Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo confirmou a primeira morte causada por dengue hemorrágica no ano de 2009. A vítima era moradora da Serra (terceiro município em números de casos
1. Uma pesquisa de mercado sobre o consumo de três marcas A, B e C de um determinado produto apresentou os seguintes resultados:
1. Uma pesquisa de mercado sobre o consumo de três marcas A, B e C de um determinado produto apresentou os seguintes resultados: A - 48% A e B - 18% B - 45% B e C - 25% C - 50% A e C - 15% nenhuma das
2 Limites e Derivadas. Copyright Cengage Learning. Todos os direitos reservados.
2 Limites e Derivadas Copyright Cengage Learning. Todos os direitos reservados. 2.7 Derivadas e Taxas de Variação Copyright Cengage Learning. Todos os direitos reservados. Derivadas e Taxas de Variação
CULLER, Jonathan. Narrativa. In:. Teoria. Literária. São Paulo: Beca, 1999, pp. 84-94. No século XX, a narrativa, através do romance,
CULLER, Jonathan. Narrativa. In:. Teoria Literária. São Paulo: Beca, 1999, pp. 84-94. No século XX, a narrativa, através do romance, passa a ter maior interesse e, a partir dos anos 60, passa a dominar
Paradigmas da Teoria da Comunicação
Paradigmas da Teoria da Comunicação 1 Semiologia O que é signo? Os signos são entidades centrais e importantes quando tratamos de qualquer linguagem de comunicação. Eles estão presentes na física, na biologia,
ENTENDA OS PRINCÍPIOS DA ALTIMETRIA
ENTENDA OS PRINCÍPIOS DA ALTIMETRIA Altura, Altitude, Nível de Voo. Para muitos de nós, isto pode parecer muito semelhante, talvez até a mesma coisa. Mas em aeronáutica, cada uma destas palavras tem um
MATEMÁTICA PROVA 3º BIMESTRE
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PROVA 3º BIMESTRE 9º ANO 2010 QUESTÃO 1 Na reta numérica abaixo, há
Estimativa da taxa de desemprego em abril: 13,0%
2 de junho de Estimativas Mensais de Emprego e Desemprego abril de Estimativa da taxa de desemprego em abril: 13,0% A estimativa provisória da taxa de desemprego para abril de situa-se em 13,0%, valor
PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA
PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE TRANSGÊNICOS DEZEMBRO 2002 OPP 573 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL - Levantar junto a população da área em estudo opiniões sobre os transgênicos. -
Sinto, por vezes, que alguns responsáveis governamentais parecem ter dificuldades em entender as reivindicações e as aspirações dos Corvinos.
Sinto, por vezes, que alguns responsáveis governamentais parecem ter dificuldades em entender as reivindicações e as aspirações dos Corvinos. Sinto também que, sempre que falamos em investimentos importantes
Curso básico de Xadrez
Projeto LIPRA Livro Interativo Potencializado com Realidade Aumentada Curso básico de Xadrez Autor: Raryel Costa Souza Orientação: Claudio Kirner Xadrez 1 Introdução O xadrez é um jogo de tabuleiro para
PASSO A PASSO CÂMBIO PARA INVESTIMENTO EM FOREX ENVIANDO RECURSOS AO EXTERIOR PARA INVESTIMENTO NO MERCADO FOREX
PASSO A PASSO CÂMBIO PARA INVESTIMENTO EM FOREX ESSE MATERIAL FOI CRIADO PARA ORIENTAR PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS DE COMO ENVIAR RECURSOS AO EXTERIOR COM A FINALIDADE DE INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS, ESPECIFICAMENTE
Atividade experimental - Tema: Luz
1 Problema: As plantas precisam de luz? 1. Nesta experiência desafiamos-te a observar uma planta aquática a produzir bolhinhas de oxigénio graças à luz que nelas incide. Observa a instalação e regista
3 Metodologia. 3.1 Tipo de pesquisa
3 Metodologia Este capítulo descreve os princípios metodológicos adotados no estudo, bem como os procedimentos escolhidos para a coleta e análise dos dados, além das considerações sobre as possíveis limitações
O QUESTIONÁRIO NA PESQUISA CIENTÍFICA Anivaldo Tadeu Roston Chagas Mestre em Administração pela USP e professor da Universidade Católica de Campinas
O QUESTIONÁRIO NA PESQUISA CIENTÍFICA Anivaldo Tadeu Roston Chagas Mestre em Administração pela USP e professor da Universidade Católica de Campinas 1 INTRODUÇÃO Segundo Parasuraman (1991), um questionário
