Impressão Digital com qualidade é nossa prioridade.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Impressão Digital com qualidade é nossa prioridade."

Transcrição

1 Impressão Digital com qualidade é nossa prioridade. Preocupados e atentos a todo o risco que o segmento gráfico pode oferecer às nossas florestas, ao adquirir papéis sem nenhum tipo de controle e preocupação com o manejo e a extração de árvores degradando o meio ambiente, e sem um controle sobre o replantio, optamos por trabalhar com fabricantes e distribuidores de produtos controlados e devidamente certificados. Após cumprirmos com todo o rigor de regras e de auditorias, obtivemos a Certificação da FSC _ Forest Stewardship Council, em abril de Somos o setor de impressão digital da Davanzzo Soluções Gráficas, no mercado do Rio de Janeiro desde Contamos com esse suporte de pré-impressão que nos encaminha corretamente os arquivos, agilizando todo o processo. Produzimos pastas, caixas, books, convites, livros, revistas, cardápios, calendários, catálogos e o que é impossível uma gráfica offset fazer: mesclar impressos em material rígido e flexível (tecido, pedra, por exemplo) com impressos em papel, fazendo peças híbridas, com misturas de tecnologias.

2 Isso abriu um leque de possibilidades para nossos clientes mais criativos. Fazemos modelos, testamos juntos, procuramos sempre a melhor qualidade possível em nosso material. O capricho nos detalhes, o requinte do produto final, a troca de experiências, a confiança e o cumprimento de prazo, tudo isso formou parcerias sólidas. Hoje temos duas impressoras coloridas Docucolor da Xerox : 250 e 5000, uma impressora Ricoh Pro 907 EX para livros e apostilas pb, uma impressora Arizona 250 GT e todo equipamento necessário para nosso acabamento: guilhotina programável, laminadoras e máquina de vinco. Também fizemos melhorias na nossa estrutura de recebimento de arquivos sendo necessário preparar de nossa equipe, contratando designers e treinando nossos funcionários e impressores. Isso tudo nos levou a primeira premiação: dois primeiros lugares no Werner Klatt de Imprimimos sobre diversas superfícies planas, rígidas ou flexíveis. Papel, metal, plástico, acrílico, vidro, madeira. Oferecemos também dados variáveis, uma estratégia poderosa de marketing, que oferece a possibilidade de ter cada cópia do impresso com uma personalização distinta, trocando foto ou texto. Hoje, nosso pensamento com relação a produtividade é o mesmo de quando começamos, até porque mantemos a pré-impressão funcionando para terceiros e para nossa empresa. Muito empenho e dedicação no que se gosta de fazer. Isso leva ao reconhecimento e com ele, o sucesso. No prêmio de Excelência Gráfica Werner Klatt 2010, recebemos três primeiros prêmios e a cada um recebido, a alegria e a certeza do investimento certo, tomaram conta da gente. É esse amor e essa dedicação que fazem de nós, pequenos empresários brasileiros, gigantes na qualidade de nosso trabalho. Agilidade, competência e tecnologia, aliados a um atendimento apto a orientar cada cliente, fazem da DVZ uma das mais completas empresas do segmento.

3 PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE

4

5 Entendendo a FSC O FSC é um selo ambiental que atesta que o papel utilizado na gráfica é ecologicamente correto. Comprando os produtos FSC, nós colaboramos com a proteção da natureza. Mas não se restringe só ao papel. Atuam, também, em empresas de cosméticos, móveis, essências, entre outros. Um breve histórico da FSC A FSC, sigla em inglês para Conselho de Manejo Florestal, é uma ONG internacional sediada em Bonn, na Alemanha, presente em mais de 80 países inclusive no Brasil. A ONG é formada por ambientalistas, pequenos produtores rurais de madeira, pesquisadores e índios. O objetivo do FSC é combater a exploração ilegal de madeira e destruição das florestas e recursos naturais. Nos anos 80 ocorreram muitos desastres ambientais, como queimadas das florestas, destruição da Amazônia, comércio ilegal de animais, etc. Então diversas ONGs européias e norte-americanas pararam de comprar madeira dos países pobres, pois eles pensavam que, com a interrupção do comércio de madeira, o número de árvores cortadas ilegalmente seria reduzido. Os madeireiros criaram certificados falsos para conseguir vender essa madeira para os países ricos. Diziam, no tal certificado, que a madeira ilegal era ecologicamente correta. No início dos anos 90, algumas ONGs de países ricos analisaram se estes certificados eram verdadeiros, e o resultado foi que todos os cerficados eram falsos. A FSC foi criada em 1993 para emitir certificados verdadeiros para a venda de madeira. Quem compra os produtos com o selo FSC ajuda a proteger as nossas florestas, animais, e recursos naturais. O escritório central da FSC fica na Alemanha, e no Brasil temos um escritório em São Paulo.

6 Tipos de certificação FSC A FSC certifica florestas e as indústrias que usam madeira para fazer um produto, seja ele um móvel, uma tábua, um lápis ou um papel. Quando a FSC certifica uma floresta, dá-se o nome de Manejo Florestal. Nesse caso, a FSC verifica se existe um equilíbrio entre os aspectos ambientais, sociais e econômicos dessa plantação de árvores. Quando a madeira de uma floresta certificada entra em uma indústria para ser transformada em produto, chamamos esta certificação de cadeia de custódia. No certificado de cadeia de custódia o objetivo é saber o quanto entra de papel cerificado na gráfica, e quanto sai para o cliente. O sistema FSC na DVZ gráfica 1 - Vendas Quando um cliente solicita a compra de um produto FSC, os vendedores devem fornecer explicações sobre o que é um produto FSC, algumas regras de utilização do selo e uso exclusivo de direito de

7 imagem do logotipo FSC pela DVZ gráfica. É PROIBIDO O ENVIO DE LOGOTIPO FSC PARA O CLIENTE para que o mesmo insira o logotipo na arte a ser impressa. A responsabilidade de aplicação do logotipo no produto é do setor de pré-impressão (Davanzzo). Os vendedores devem estar cientes de quais são os papéis disponíveis para serem vendidos como sendo FSC. 2 Compras de papel e orçamento O departamento de compras solicita a compra de papel em um dos fornecedores cerificados FSC. É gerado um pedido de compra com o logotipo FSC. Antes de efetuar a compra, é necessário entrar no site da FSC ( semanalmente e verificar a validade do certificado. A seguir temos a foto do site:

8 Quando o orçamento (modelo ao lado) é aprovado pelo cliente, é gerada uma ordem de produção com o logotipo FSC. 3 Pré-impressão Os logotipos FSC serão disponibilizados pelo Sr. Claudio Davanzo. Deve-se inserir o logotipo FSC na arte do cliente seguindo as Normas de Aplicação e Utilização das Marcas Registradas FSC. Deve-se atentar ao número do certificado FSC da DVZ gráfica, cores, tamanhos, local de aplicação e tipo de logotipo. Encaminha-se o pdf por para a certificadora a fim de pedir a permissão de utilização da logomarca. A arte final deve ser mandada para o certifications@controlunion.com.br. O prazo para aprovação é de 4 horas. Não é permitido imprimir o trabalho sem a aprovação da cerificadora. Deve-se guardar por cinco anos todas as aprovações de logotipos. Com a permissão em mãos, pode-se gerar a prova física e/ou digital e encaminhar para o cliente. Se a prova for mandada via , esse arquivo deverá ser enviado em resolução baixa, a fim de evitar que o cliente imprima esse trabalho em outras gráficas que não possuam o certificado FSC. 4 Recebimento de papel Ao receber a mercadoria na empresa, o responsável pelo estoque deverá conferir o pedido de compra com a nota fiscal. Se as mesmas não apresentarem erros, deve-se grampear os dois documentos (pedido de compra e nota fiscal). Na nota fiscal deverá ser verificado: - O número COC do fornecedor do papel; - A porcentagem da mistura FSC na nota fiscal.

9 Após a verificação da nota fiscal, o papel deverá ser encaminhado para as prateleiras verdes, dentro do espaço reservado a FSC. Atenção: Os papéis certificados por outras empresas devem ficar totalmente separados do papel FSC. 5 Produção A ordem de produção FSC terá um selo, conforme a figura ao lado: - Etapa de corte de papel: O cortador deve verificar se a pilha de papel tem o display FSC. Ao iniciar o corte, a guilhotina deve estar livre de outros papéis e o display deverá ser colocado em cima da guilhotina. As aparas de papel FSC devem ser separadas dos demais. - Etapa de impressão: O impressor receberá a ordem de produção com o selo FSC e a pilha de papel com o display da FSC. Este display deverá ser colocado em cima da impressora. - Etapa de acabamento: Ao trabalhar com o produto FSC, a mesa deverá ser identificada com o display verde FSC. Ao empacotar o produto FSC, uma etiqueta com o selo FSC deverá ser colocada nos pacotes. - Etapa de expedição: Deverá ser conferida a quantidade de produto com as informações da nota fiscal e se o produto contém a etiqueta FSC. 6 Terceirização Ao enviar um produto FSC para uma empresa prestadora de serviço (verniz, laminação, corte e vinco, plastificação, etc.) é necessário mandar a nota de remessa para industrialização por encomenda e quando o produto retorna para a DVZ gráfica, uma nota de retorno de remessa deverá ser emitida pela empresa contratada. As notas devem ser encaminhadas para o departamento financeiro.

10 7 Faturamento Os responsáveis pela emissão da nota fiscal conferem a ordem de produção e incluem na nota fiscal de um produto FSC a seguinte informação: PRODUTO CERTIFICADO FSC MISTO 70% MÍN. CU-COC OS PRODUTOS FSC SÃO PROVENIENTES DE FLORESTAS BEM MANEJADAS E OUTRAS FONTES CONTROLADAS.

11 Fluxograma Caminho percorrido pelo papel dentro de nosso processo, do recebimento do material certificado, até a venda/expedição do produto acabado. Recebimento do papel certificado na DVZ Armazenamento no almoxarifado, separadamente de papéis não certificados Corte na guilhotina Impressão em 4 possíveis equipamentos (Docucolor 250 e 5000 Xerox, Arizona 250 GT Océ e Ricoh Pro 907 EX) Acabamento Guilhotina Laminação Aparas/sobras Furação/grampo Pesagem do lixo (anotação desse peso para controle) Lixo coletado Embalagem Entrega ao cliente

12 PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE

CERTIFICAÇÃO FSC FOREST STEWARDSHIP COUNCIL. A responsabilidade ambiental começa aqui. Imprima somente se for idispensável.

CERTIFICAÇÃO FSC FOREST STEWARDSHIP COUNCIL. A responsabilidade ambiental começa aqui. Imprima somente se for idispensável. CERTIFICAÇÃO FSC FOREST STEWARDSHIP COUNCIL A responsabilidade ambiental começa aqui. Imprima somente se for idispensável. SOBRE O FSC _ É amplamente aceito que os recursos florestais e as áreas por eles

Leia mais

Nome da Empresa: Check-List preenchido por: Data: Check-List de Madeira Controlada Política da Empresa Comentários Conformidade Uma política de comprometimento público foi elaborada declarando que a empre-

Leia mais

Novas Edições Acadêmicas

Novas Edições Acadêmicas Novas Edições Acadêmicas Novas Edições Acadêmicas publica numerosos títulos em diversas áreas científicas. NEA é membro associada da American Booksellers' Association (www.bookweb.org) e da Booksellers'

Leia mais

Certificação e Utilização do Selo FSC - Rastreabilidade da matéria prima florestal. Engª Heloise Lunardi Coutinho Bento Gonçalves,

Certificação e Utilização do Selo FSC - Rastreabilidade da matéria prima florestal. Engª Heloise Lunardi Coutinho Bento Gonçalves, Certificação e Utilização do Selo FSC - Rastreabilidade da matéria prima florestal Engª Heloise Lunardi Coutinho Bento Gonçalves, 27.03.2019 Certificação e Utilização do Selo FSC - Rastreabilidade da matéria

Leia mais

CÓPIA CONTROLADA Nº: 02

CÓPIA CONTROLADA Nº: 02 ESCALA CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA. PROCEDIMENTO OPERACIONAL DE SUPRIMENTOS SP 01 GESTÃO DO SETOR DE SUPRIMENTOS NBR ISO 9001:2008 e PBQP-H ALTERADO E FORMATADO POR: Kênia Natália de Paulo Ferreira

Leia mais

Como usar as marcas Florestas para Todos para Sempre

Como usar as marcas Florestas para Todos para Sempre Como usar as marcas Florestas para Todos para Sempre Baseado na norma FSC-STD-50-001 V2-0 SOBRE AS MARCAS FSC Florestas para Todos para Sempre VOCÊ ENCONTRA NESTE GUIA: 1 Acesso às marcas 2 Requisitos

Leia mais

PROCEDIMENTO GERENCIAL PARA PG 012/04 GESTÃO DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS Página 2 de 7

PROCEDIMENTO GERENCIAL PARA PG 012/04 GESTÃO DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS Página 2 de 7 EQUIPAMENTOS Página 2 de 7 1 OBJETIVO Este procedimento estabelece os critérios básicos de suprimento e logística de materiais assim como as diretrizes para a armazenagem, preservação e manuseio de materiais

Leia mais

Organização da Aula. Auditoria em Certificação Ambiental. Aula 6. Certificação. Contextualização. Instrumentalização

Organização da Aula. Auditoria em Certificação Ambiental. Aula 6. Certificação. Contextualização. Instrumentalização Auditoria em Certificação Ambiental Aula 6 Organização da Aula Auditoria de certificação florestal FSC Prof. Luiz Antonio Forte Certificação Contextualização A maioria das empresas e organizações que buscam

Leia mais

Certificação Florestal FSC

Certificação Florestal FSC Certificação Florestal FSC Impactos sociais e ambientais da certificação FSC O FSC é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, criada para promover o manejo florestal responsável

Leia mais

Certificação Florestal FSC

Certificação Florestal FSC Certificação Florestal FSC Workshop Internacional de Mogno Africano O FSC é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, criada para promover o manejo florestal responsável ao

Leia mais

Manual Operacional Mercado Envios Coletas

Manual Operacional Mercado Envios Coletas Manual Operacional Mercado Envios Manual Operacional Mercado Envios O primeiro passo é acompanhar os seus pedidos na seção Vendas. É nesta parte que você seleciona os pedidos para incluir os dados fiscais

Leia mais

PROCESSO DE LIBERAÇÃO DE ACESSO Aos prestadores de serviço AKZO NOBEL PULP AND PERFORMANCE QUIMICA BAHIA LTDA

PROCESSO DE LIBERAÇÃO DE ACESSO Aos prestadores de serviço AKZO NOBEL PULP AND PERFORMANCE QUIMICA BAHIA LTDA PROCESSO DE LIBERAÇÃO DE ACESSO Aos prestadores de serviço AKZO NOBEL PULP AND PERFORMANCE QUIMICA BAHIA LTDA Este procedimento tem por objetivo estabelecer os critérios a serem observados pelas empresas

Leia mais

Interpretações normativas. Uso das Marcas Registradas do FSC

Interpretações normativas. Uso das Marcas Registradas do FSC Interpretações normativas Uso das Marcas Registradas do FSC 29 Julho 2016 Índice Página 4 NORMA 4 FSC-STD-50-001 (V1-2) REQUISITOS PARA USO DAS MARCAS REGISTRADAS DO FSC POR PORTADORES DE CERTIFICADOS

Leia mais

Desafios da Gestão Municipal de Resíduos Sólidos

Desafios da Gestão Municipal de Resíduos Sólidos Desafios da Gestão Municipal de Resíduos Sólidos Cláudia Lins Consultora Ambiental Foi instituída pela Lei 12.305/10 e regulamentada pelo Decreto 7.404/10 A PNRS fixou obrigações para União, Estados e

Leia mais

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE TROCA DE MFD PELA REDE CREDENCIADA BEMATECH

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE TROCA DE MFD PELA REDE CREDENCIADA BEMATECH @ 3!,.#''(37A,;);! PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE TROCA DE MFD PELA REDE CREDENCIADA BEMATECH A troca da Memória Fita Detalhe MFD pela Rede Credenciada de Assistência Técnica é um instrumento de grande

Leia mais

MACROPROCESSO ADMINISTRATIVO PROCESSO MANUSEIO E APOIO LOGÍSTICO

MACROPROCESSO ADMINISTRATIVO PROCESSO MANUSEIO E APOIO LOGÍSTICO 1 de 10 MAUEIO E APOIO LOGÍTICO MACROPROCEO ADMIITRATIVO PROCEO MAUEIO E APOIO LOGÍTICO MAUEIO E APOIO LOGÍTICO 1. OBJETIVO... 2 2. ABRAGÊCIA... 2 3. DOCUMETO RELACIOADO... 2 4. PROCEDIMETO... 2 4.1 DEFIIÇÃO

Leia mais

Atualização Procedimentos e Processos [Compras]

Atualização Procedimentos e Processos [Compras] Atualização Procedimentos e Processos [Compras] 1. OBJETIVO Adquirir produtos que estejam em conformidade com as especificações, garantindo a qualidade dos serviços prestados pela Transportadora Brasil

Leia mais

Prof. Ms. Carlos William de Carvalho

Prof. Ms. Carlos William de Carvalho Prof. Ms. Carlos William de Carvalho Questões Abordadas O que é a rotulagem ambiental? Como podem ser classificados os programas de rotulagem de acordo com a entidade certificadora? Quais são os trêstipos

Leia mais

Gerenciamento de Almoxarifado Versão OneWorld Xe. Manual Setembro de 2000

Gerenciamento de Almoxarifado Versão OneWorld Xe. Manual Setembro de 2000 Gerenciamento de Almoxarifado Versão OneWorld Xe Manual Setembro de 2000 Sumário Visão Geral.................................................. 1 1 Configuração Configuração do Almoxarifado...............................

Leia mais

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New 1 Roteiro passo a passo Módulo Vendas Balcão Sistema Gestor New Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão com uso de Impressora fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa......3

Leia mais

Prêmio Planeta Casa 2012 Regulamento categoria Design de interiores

Prêmio Planeta Casa 2012 Regulamento categoria Design de interiores Prêmio Planeta Casa 2012 Regulamento categoria Design de interiores O Prêmio Planeta Casa 2012 busca valorizar empresas, organizações da sociedade civil e profissionais das áreas de arquitetura, design,

Leia mais

ESTUDO DE CASO: PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA NORMA PARA CERTIFICAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DE CADEIA DE CUSTÓDIA FSC

ESTUDO DE CASO: PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA NORMA PARA CERTIFICAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DE CADEIA DE CUSTÓDIA FSC ESTUDO DE CASO: PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA NORMA PARA CERTIFICAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DE CADEIA DE CUSTÓDIA FSC RESUMO Cristiane Melo da Silva Alves Correia* Orientador:

Leia mais

Normas e processos de qualidade para exportação

Normas e processos de qualidade para exportação E-book Normas e processos de qualidade para exportação um guia das melhores práticas da Três Irmãos Apresentação Ao longo de 45 anos de atuação no mercado de móveis, a Três Irmãos tem vivenciado inúmeras

Leia mais

Todos os horários de saída de fretes podem ser consultados

Todos os horários de saída de fretes podem ser consultados Funções As equipes da Expedição executam todos os procedimentos necessários para o envio da mercadoria ao cliente, assim como as transferências entre as lojas e outros serviços como: Conferência da Nota

Leia mais

Requisitos para o Escopo do Certificado sob a Norma de Produção Agrícola

Requisitos para o Escopo do Certificado sob a Norma de Produção Agrícola Requisitos para o Escopo do sob a Norma de Produção Agrícola Fair Trade USA A. Introdução A Norma de Produção Agrícola (APS) da Fair Trade USA abrange diversos grupos de fazendas e instalações de processamento

Leia mais

Mudar é essencial! Uma nova maneira de atender as necessidades de compradores e vendedores: profissionalização!

Mudar é essencial! Uma nova maneira de atender as necessidades de compradores e vendedores: profissionalização! Mudar é essencial! Uma nova maneira de atender as necessidades de compradores e vendedores: profissionalização! A experiência vai mudar como seguir nos próximos anos no Mercado Livre! É bom ter o suporte

Leia mais

Outro fator importante é a impressão com tecnologia UV LED, a cada dia mais presente no mercado.

Outro fator importante é a impressão com tecnologia UV LED, a cada dia mais presente no mercado. Nosso equipamento da Mimaki, a JFX500, traz diversas novidades para o mercado de impressão digital, oferecendo assim uma gama maior de serviços aos nossos exigentes clientes. Confira alguns diferenciais

Leia mais

Soluçoes ~ Gráficas. Digital. Off-Set. Compromisso com o CERTIFICAÇÃO FSC FOREST STEWARDSHIP COUNCIL. www.dizart.com.br

Soluçoes ~ Gráficas. Digital. Off-Set. Compromisso com o CERTIFICAÇÃO FSC FOREST STEWARDSHIP COUNCIL. www.dizart.com.br Soluçoes ~ Gráficas Digital Off-Set CERTIFICAÇÃO FSC FOREST STEWARDSHIP COUNCIL www.dizart.com.br SOBRE O FSC É amplamente aceito que os recursos florestais e as áreas por eles ocupadas devam ser manejados

Leia mais

Sumário 1) Acessando o portal prestador ) Emissão de Guias Guia de Consulta Guia de SP/SADT Guia de Solicitação de

Sumário 1) Acessando o portal prestador ) Emissão de Guias Guia de Consulta Guia de SP/SADT Guia de Solicitação de Sumário 1) Acessando o portal prestador... 3 2) Emissão de Guias... 5 2.1 Guia de Consulta... 5 2.2 Guia de SP/SADT... 8 2.3 Guia de Solicitação de internação... 11 2.4 Solicitação de prorrogação de internação...

Leia mais

GUIA DAS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DA NORMA FSC FSC-STD V2-0

GUIA DAS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DA NORMA FSC FSC-STD V2-0 GUIA DAS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DA NORMA FSC FSC-STD-50-001 V2-0 Uso das marcas registradas do FSC por portadores de certificados MARÇO/2018 Por que certificar FSC Nós do IMAFLORA Instituto de Manejo e

Leia mais

Forest Stewardship Council FSC Brasil. Certificação Florestal FSC

Forest Stewardship Council FSC Brasil. Certificação Florestal FSC Certificação Florestal FSC O FSC é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, criada para promover o manejo florestal responsável ao redor do mundo Missão Difundir e facilitar

Leia mais

Brazilian Depositary Receipt BDR Nível I Não Patrocinado

Brazilian Depositary Receipt BDR Nível I Não Patrocinado Renda Variável Brazilian Depositary Receipt BDR Nível I Não Patrocinado O produto Os Brazilian Depositary Receipts Nível I Não Patrocinados (BDR NP) são valores mobiliários, emitidos no Brasil por instituições

Leia mais

Pesquisa de Satisfação de Cliente Externo

Pesquisa de Satisfação de Cliente Externo PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS DIVISÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE Sistema de Gestão da Qualidade PROCEDIMENTO P. TJAM 070 Pesquisa de Satisfação de Cliente Externo Elaborado por:

Leia mais

RELATÓRIO DE AUDITORIA CERFLOR - CADEIA DE CUSTÓDIA PADRÃO NORMATIVO: NBR :2014 MANEJO FLORESTAL SUSTENTÁVEL CADEIA DE CUSTÓDIA - REQUISITOS

RELATÓRIO DE AUDITORIA CERFLOR - CADEIA DE CUSTÓDIA PADRÃO NORMATIVO: NBR :2014 MANEJO FLORESTAL SUSTENTÁVEL CADEIA DE CUSTÓDIA - REQUISITOS RELATÓRIO DE AUDITORIA CERFLOR - CADEIA DE CUSTÓDIA PADRÃO NORMATIVO: NBR 14.790:2014 MANEJO FLORESTAL SUSTENTÁVEL CADEIA DE CUSTÓDIA - REQUISITOS EMPRESA AUDITADA: PLURAL Indústria Gráfica Ltda e Quad.

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL. Revisão: 02/09/11

PROCEDIMENTO OPERACIONAL. Revisão: 02/09/11 02/09/11 1/6 1 INTRODUÇÃO Participaram da elaboração deste padrão: Cristina Fisher, Sarah Martins e Daniel Bassi. Executante: Atendente, Subgerente e Franqueado Conferente: Subgerente e Franqueado 2 OBJETIVO

Leia mais

STC Sistema de Trabalho em Casa com Mala Direta Trabalho & Renda a Seu Alcance de Verdade

STC Sistema de Trabalho em Casa com Mala Direta Trabalho & Renda a Seu Alcance de Verdade STC Sistema de Trabalho em Casa com Mala Direta Trabalho & Renda a Seu Alcance de Verdade Empresa de Âmbito Nacional - CNPJ n 05.147.869/0001-87 Site: www.trabalhenasuacasa.com.br Dúvidas? suportestc@trabalhenasuacasa.com.br

Leia mais

MĀCRON INDÚSTRIA GRÁFICA MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PARA ENVIO DE ARQUIVOS

MĀCRON INDÚSTRIA GRÁFICA MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PARA ENVIO DE ARQUIVOS MĀCRON INDÚSTRIA GRÁFICA MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PARA ENVIO DE ARQUIVOS Boas práticas para envio de artes OBJETIVO Esse guia foi desenvolvido pelo Departamento Técnico de Embalagens da Mācron com intuito

Leia mais

Empregador WEB. Cadastramento do Requerimento do Seguro-desemprego

Empregador WEB. Cadastramento do Requerimento do Seguro-desemprego Empregador WEB Cadastramento do Requerimento do Seguro-desemprego O que é Empregador WEB? É um aplicativo online, acessível a partir do Portal Mais Emprego para preenchimento de requerimento do Seguro-Desemprego

Leia mais

GO ALINHAMENTO ESTRATÉGICO

GO ALINHAMENTO ESTRATÉGICO Versão 01 - Página 1/24 PROCESSO: Acompanhamento e controle das obras nas sedes do MP-GO PROCEDIMENTO: Acompanhamento e controle das obras nas sedes do MP- GO ALINHAMENTO ESTRATÉGICO Objetivo estratégico:

Leia mais

AQUISIÇÃO RESPONSÁVEL DE MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL Guia Prático para as Construtoras. Lilian Sarrouf

AQUISIÇÃO RESPONSÁVEL DE MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL Guia Prático para as Construtoras. Lilian Sarrouf AQUISIÇÃO RESPONSÁVEL DE MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL Guia Prático para as Construtoras Lilian Sarrouf Objetivo: Disseminar boas práticas e informações voltadas para processos produtivos eficientes e sustentáveis

Leia mais

Forest Stewardship Council FSC Brasil

Forest Stewardship Council FSC Brasil Tutorial - FSC Marketplace Perfil Certificados Para criar um perfil de uma organização certificada, entre na página http://marketplace.fsc.org/ e clique em Registre-se Agora A seguir, insira o e-mail,

Leia mais

ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR)

ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR) ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR) O MOODLE (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) é um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) de código aberto, livre e gratuito que se mantém em desenvolvimento

Leia mais

Formas de Pagamento Resumida... 34 Vendas Vendedor... 34 Vendas Vendedor Resumido... 35 Vendas Vendedor Caixa... 35 Vendas por Artigos...

Formas de Pagamento Resumida... 34 Vendas Vendedor... 34 Vendas Vendedor Resumido... 35 Vendas Vendedor Caixa... 35 Vendas por Artigos... Manual POS Conteúdo Configuração no Servidor... 3 Gestão de Stocks... 3 Manutenção de Artigos... 3 Gestão de Clientes... 4 Gestão de Fornecedores... 5 Sistema POS... 6 Manutenção de Series de Armazéns...

Leia mais

Nº Versão/Data: Validade: /10/2015 OUTUBRO/2016 MKT. 02 CRIAÇÃO MACROPROCESSO MARKETING E COMUNICAÇÃO PROCESSO CRIAÇÃO

Nº Versão/Data: Validade: /10/2015 OUTUBRO/2016 MKT. 02 CRIAÇÃO MACROPROCESSO MARKETING E COMUNICAÇÃO PROCESSO CRIAÇÃO 1 de 9 CRIAÇÃO MACROPROCESSO E COMUNICAÇÃO PROCESSO CRIAÇÃO CRIAÇÃO 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DOCUMENTOS RELACIONADOS... 2 4. PROCEDIMENTOS... 2 4.1 Preenchimento do Formulário... 2 4.2 ANÁLISE

Leia mais

DEPARTAMENTO FINANCEIRO PROCESSO

DEPARTAMENTO FINANCEIRO PROCESSO PAGAMENTO DE EMISSAO DE CHEQUES A FORNECEDORES PR/STE 06 Contabilidade Classifica NF e Recibos para pagamento. GERENCIADOR FINANCEIRO. São alimentados no gerenciador aqueles que tem Boletos ou dados para

Leia mais

LINHA DO TEMPO. Março - Washington, EUA. Estabelecimento de um Conselho de Administração do FSC com caráter interino.

LINHA DO TEMPO. Março - Washington, EUA. Estabelecimento de um Conselho de Administração do FSC com caráter interino. LINHA DO TEMPO A História do FSC Na sequência da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável em 1992, representantes empresariais, grupos sociais e organizações ambientais interessados no tema,

Leia mais

FUNDO MATO-GROSSENSE DE APOIO À CULTURA DA SEMENTE MANUAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

FUNDO MATO-GROSSENSE DE APOIO À CULTURA DA SEMENTE MANUAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS FUNDO MATO-GROSSENSE DE APOIO À CULTURA DA SEMENTE MANUAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS Cuiabá/MT, 10/04/2013 1 MANUAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS 1. INTRODUÇÃO 1.1 - Recomenda-se a leitura deste manual antes de utilizar

Leia mais

Etapas para o projeto de móveis sob medida

Etapas para o projeto de móveis sob medida Etapas para o projeto de móveis sob medida recusa a Primeiro contato Proposta / orçamento negocia aceita a solicita alterações Apresentação Desenvolvimento aprova o projeto Detalhamento Entrega do projeto

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Departamento de Tecnologia da Informação

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Departamento de Tecnologia da Informação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Departamento de Tecnologia da Informação MANUAL SUAP (MÓDULO ALMOXARIFADO) Manual de utilização do módulo Almoxarifado do Sistema Unificado

Leia mais

Procedimento de Regra de Uso de Logomarcas

Procedimento de Regra de Uso de Logomarcas Pg 1 1 OBJETIVO Este procedimento define as regras e requisitos que os Clientes devem seguir ao utilizar logomarcas de certificação e declarações de certificação. 2 DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA ABNT NBR ISO

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho SERVIÇOS GERAIS E ALMOXARIFADO IT. 26 03 1 / 6 1. OBJETIVO Orientar a realização de serviços gerais e almoxarifado nas dependências do Crea GO e controle dos s. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PO. 02 Gestão

Leia mais

S.G.F. - Sistema Gerencial de Frigorífico

S.G.F. - Sistema Gerencial de Frigorífico S.G.F. - Sistema Gerencial de Frigorífico SGF - Sistema Gerencial para Frigoríficos Prudensoft Informática Desenvolvimento de softwares gerenciais para o ramo de Frigoríficos. www.prudensoft.com.br prudensoft@prudensoft.com.br

Leia mais

O que é o estoque de segurança ou estoque mínimo

O que é o estoque de segurança ou estoque mínimo Este conteúdo faz parte da série: Estoques Ver 5 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: O que é o estoque de segurança (estoque mínimo) Gráfico de estoque mínimo Fórmula do estoque de segurança

Leia mais

Produtos do Brasil Da fábrica ao importador

Produtos do Brasil Da fábrica ao importador E-book Produtos do Brasil Da fábrica ao importador Um guia das melhores práticas em exportação Apresentação Exportar é uma arte e requer muita habilidade desde a fabricação até a entrega. Existem normas

Leia mais

NEPCon Norma genérica de Cadeia de Custódia

NEPCon Norma genérica de Cadeia de Custódia NEPCon Norma genérica de Cadeia de Custódia Versão 2.0 PT_BR NEPCon Norma Genérica CoC (NC-STD-01 PT) NEPCon Norma Genérica de Cadeia de Custódia Tipo de document0: Escopo: Status do documento: Versão:

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Sistema Prestador de Serviços

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Sistema Prestador de Serviços Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Manual do Sistema Prestador de Serviços Sumário Considerações iniciais 4 Legendas 4 Solicitação de Acesso 5 Acesso ao sistema 8 Esqueci minha senha 9 Relatórios 10 Relatórios

Leia mais

CONTROLE DE RECEBIMENTO E EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS E PEQUENOS VOLUMES PELO PROTOCOLO DO IPEN

CONTROLE DE RECEBIMENTO E EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS E PEQUENOS VOLUMES PELO PROTOCOLO DO IPEN FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS UNIDADE EMISSORA IPEN DOCUMENTO IT-IPN-0503.03 1 CÓDIGO DE CONTROLE Tipo Unidade Número Revisão N o IT IPN 0503.03 00 2 TÍTULO CONTROLE DE RECEBIMENTO E EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS. Nome Unidade Instituição Data Intranet Todas IPEN 29/11/2012

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS. Nome Unidade Instituição Data Intranet Todas IPEN 29/11/2012 FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS 1) IDENTIFICAÇÃO Código do documento IT-IPN-1502.02 Revisão 04 Data 16/11/2012 Título ARMAZENAGEM DE MATERIAIS Classificação Ostensiva n o de páginas 05 n o de anexos 02

Leia mais

DOF Documento de Origem Florestal

DOF Documento de Origem Florestal DOF Documento de Origem Florestal Oficina de Treinamento e Avaliaçã ção DECLARAÇÃ ÇÃO INICIAL 1º) ) Consultar a regularidade da empresa perante o IBAMA Se a empresa estiver irregular apareçerá a mensagem

Leia mais

Proposta de Criação. atelier de ideias

Proposta de Criação. atelier de ideias Proposta de Criação atelier de ideias Proposta de Criação Para você que busca criação ou atualização de campanhas e peças publicitárias diversas. Dispomos de pacotes de serviços de criação publicitária

Leia mais

MANUAL DE LISTA PRESENCIAL E CONFIRMAÇÃO DE ATENDIMENTO

MANUAL DE LISTA PRESENCIAL E CONFIRMAÇÃO DE ATENDIMENTO MANUAL DE LISTA PRESENCIAL E CONFIRMAÇÃO DE ATENDIMENTO Este Manual tem por finalidade orientar o preenchimento do Portal de Serviços de Atendimento ao Prestador na Confirmação de Atendimento e Lista Presencial

Leia mais

Certificação florestal

Certificação florestal Certificação florestal Responsabilidade e conduta sustentável no setor de árvores plantadas BSC/Gleison Rezende 1 O que é a certificação florestal? Certificação Florestal é um processo no qual as empresas

Leia mais

Procedimento Operacional Nome do procedimento: Calibração, Aferição, Instrumentação e Ferramentaria Data da Revisão: 24/04/2012

Procedimento Operacional Nome do procedimento: Calibração, Aferição, Instrumentação e Ferramentaria Data da Revisão: 24/04/2012 Data da 1/ 7 Nº revisão Descrição da Revisão 00 Elaboração inicial do documento 01 Alteração dos números dos Registros e inclusão do Item 4 Diretoria de Negócio Vendas Service SGI Qualidade Suprimentos

Leia mais

ROTEIRO PARA REGISTRO NO CONTAS ONLINE Programa Caminho da Escola Parte I Execução Financeira Data de atualização: 21/6/2012

ROTEIRO PARA REGISTRO NO CONTAS ONLINE Programa Caminho da Escola Parte I Execução Financeira Data de atualização: 21/6/2012 1 ROTEIRO PARA REGISTRO NO CONTAS ONLINE Programa Caminho da Escola Parte I Execução Financeira Data de atualização: 21/6/2012 Introdução O material abaixo foi elaborado para orientar de forma objetiva

Leia mais

Fiscal? - FCSH13.1. Sistema: Futura Cash. Caminho: Relatórios>Fiscal>Notas Fiscais. Referência: FCSH13.1. Versão: 2015.9.18

Fiscal? - FCSH13.1. Sistema: Futura Cash. Caminho: Relatórios>Fiscal>Notas Fiscais. Referência: FCSH13.1. Versão: 2015.9.18 Como Funciona Relatorio Fiscal? - FCSH13.1 Sistema: Futura Cash Caminho: Relatórios>Fiscal>Notas Fiscais Referência: FCSH13.1 Versão: 2015.9.18 Como Funciona: Por meio dos relatórios Fiscais é possível

Leia mais

CONTRATAÇÕES PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS ROBERTO S. WAACK

CONTRATAÇÕES PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS ROBERTO S. WAACK CONTRATAÇÕES PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS ROBERTO S. WAACK DEZEMBRO/2013 1 NOSSO NEGÓCIO FLORESTAS NOSSO NEGÓCIO MERCADO FLORESTA PLANTADA Madeira Sólida MADEIRA CERTIFICADA Fibras Energia FLORESTA NATIVA PRODUTOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

WorkShop PUP. 1. Sobre a empresa TI-Fácil

WorkShop PUP. 1. Sobre a empresa TI-Fácil WorkShop PUP Notas Importantes 1. Este exercício deve ser entregue no template da Fábrica disponível em: http://svn.fabrica.powerlogic.com.br/templates/unip/análise de Requisitos/PUP/PUP_baseTemplate_5.0_UNIP.eap

Leia mais

RELATÓRIO DE AUDITORIA CADEIA DE CUSTÓDIA PRINCÍPIOS, CRITÉRIOS E INDICADORES PADRÃO NORMATIVO: NBR : CERFLOR

RELATÓRIO DE AUDITORIA CADEIA DE CUSTÓDIA PRINCÍPIOS, CRITÉRIOS E INDICADORES PADRÃO NORMATIVO: NBR : CERFLOR RELATÓRIO DE AUDITORIA CADEIA DE CUSTÓDIA PRINCÍPIOS, CRITÉRIOS E INDICADORES PADRÃO NORMATIVO: NBR 14.790:2014 - CERFLOR EMPRESA AUDITADA: PLURAL Indústria Gráfica Ltda ESCOPO DE CERTIFICAÇÃO: Impressão

Leia mais

Certificação de Cadeia de Custódia. Publicado em Abril/2017. Guia Imaflora sobre as principais alterações da FSC-STD V3-0

Certificação de Cadeia de Custódia. Publicado em Abril/2017. Guia Imaflora sobre as principais alterações da FSC-STD V3-0 Certificação de Cadeia de Custódia Publicado em Abril/2017 Guia Imaflora sobre as principais alterações da FSC-STD-40-004 V3-0 POR QUE CERTIFICAR FSC Nós do IMAFLORA Instituto de Manejo e Certificação

Leia mais

POLÍTICA DE PRESENÇA ONLINE PARA REDE CREDENCIADA

POLÍTICA DE PRESENÇA ONLINE PARA REDE CREDENCIADA POLÍTICA DE PRESENÇA ONLINE PARA REDE CREDENCIADA ÍNDICE Sobre este Documento... Pag. 3 Nossa Marca... Pag. 4 Logos autorizadas... Pag. 5 Imagens autorizadas... Pag. 6 Uso correto da Marca SKY... Pag.

Leia mais

1 Visão Geral. 2 Instalação e Primeira Utilização. Manual de Instalação do Gold Pedido

1 Visão Geral. 2 Instalação e Primeira Utilização. Manual de Instalação do Gold Pedido Manual de Instalação do Gold Pedido 1 Visão Geral Programa completo para enviar pedidos e ficha cadastral de clientes pela internet sem usar fax e interurbano. Reduz a conta telefônica e tempo. Importa

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Como participar do processo de produção. Objetivo: Aprender os passos importantes em que eu participo. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início Parabéns Você está preste

Leia mais

O sistema gestor já contem uma estrutura completa de categorias que são transferidas automaticamente para cada empresa nova cadastrada.

O sistema gestor já contem uma estrutura completa de categorias que são transferidas automaticamente para cada empresa nova cadastrada. Página2 Cadastro de Categorias O cadastro de categoria é utilizado dentro do gestor para o controle financeiro da empresa, por ela é possível saber a origem e a aplicação dos recursos, como por exemplo,

Leia mais

Problematização da entrega dos PICCS Bacharelado em Sistemas de Informação

Problematização da entrega dos PICCS Bacharelado em Sistemas de Informação Procedimentos para a entrega de Produções Intelectuais de Conclusão de Cursos (PICC) nas bibliotecas do IFC 1. Entende-se como Produções Intelectuais de Conclusão de Curso (PICC): monografias, relatórios

Leia mais

VENDA DE OBRAS PORTA A PORTA VIRA MERCADO SÓLIDO QUE CONSOME 35 MILHÕES DE EXEMPLARES POR ANO.

VENDA DE OBRAS PORTA A PORTA VIRA MERCADO SÓLIDO QUE CONSOME 35 MILHÕES DE EXEMPLARES POR ANO. 2 CONHECIMENTOS BÁSICOS NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 01 A 10, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. LÍNGUA PORTUGUESA Leia o texto para responder às questões 01 a 05. VENDA

Leia mais

TUTORIAL SAT DIMEP. Apresentação. Tabela de Alterações

TUTORIAL SAT DIMEP. Apresentação. Tabela de Alterações Apresentação O projeto SAT CF-e integra entre o equipamento Sistema de Autenticação e Transmissão de Cupom Fiscal Eletrônico (SAT), os servidores do fisco e o sistema do Aplicativo Comercial (AC) utilizado

Leia mais

Resumo Público CERFLOR Auditoria de Monitoramento 2019 FIBRIA INTERNATIONAL TRADE GMBH

Resumo Público CERFLOR Auditoria de Monitoramento 2019 FIBRIA INTERNATIONAL TRADE GMBH Resumo Público CERFLOR Auditoria de Monitoramento 2019 FIBRIA INTERNATIONAL TRADE GMBH Relatório Finalizado: 03/06/2019 Data das auditorias: 26 a 28/11/2018 Pessoa de Contato: Cláudia Simon Endereço: Avenida

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO - PRA PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP. Data de Vigência DEZ/2017. Data Emissão JAN/2016

PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO - PRA PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP. Data de Vigência DEZ/2017. Data Emissão JAN/2016 - OBJETIVO Este POP tem como objetivo fixar procedimentos para assegurar o correto recebimento de produtos alimentícios, tanto em quantidade quanto em qualidade dos produtos, em conformidade com os termos

Leia mais

ESCRITÓRIO NAF DE CONTABILIDADE LTDA CFOP Emissão: 02/01/2011 Página: 01

ESCRITÓRIO NAF DE CONTABILIDADE LTDA CFOP Emissão: 02/01/2011 Página: 01 ESCRITÓRIO NAF DE CONTABILIDADE LTDA CFOP Emissão: 02/01/2011 Página: 01 Código Descrição 1-000 ENTRADAS OU AQUISIÇÕES DE SERVIÇOS DO ESTADO 1-100 COMPRAS PARA INDUSTRIALIZAÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO OU PRESTAÇÃO

Leia mais

PROCEDIMENTO GERAL GRUPO DE CALIBRAÇÃO E ENSAIOS - ANFAVEA. AVALIAÇÃO EM LABORATÓRIOS DE CALIBRAÇÃO E ENSAIO

PROCEDIMENTO GERAL GRUPO DE CALIBRAÇÃO E ENSAIOS - ANFAVEA. AVALIAÇÃO EM LABORATÓRIOS DE CALIBRAÇÃO E ENSAIO -. 1 de 6 1. OBJETIVO Estabelecer a sistemática de Avaliação e Qualificação de laboratórios a fim de habilitálos a integrar o grupo de Laboratórios considerados aptos a oferecer serviços de Calibração

Leia mais

A Certificação da Cadeia de Responsabilidade

A Certificação da Cadeia de Responsabilidade A Certificação da Cadeia de Responsabilidade Agenda A Certificação da Cadeia de Responsabilidade: Objetivos e Vantagens Esquemas de Certificação: PEFC e FSC Estatísticas Mundiais e Nacionais Requisitos

Leia mais

APCER e a. Certificação Florestal em Portugal. 10 de Outubro de Marta Ambrósio Gestora de Produto APCER

APCER e a. Certificação Florestal em Portugal.  10 de Outubro de Marta Ambrósio Gestora de Produto APCER APCER e a Certificação Florestal em Portugal C 1996 Forest Stewardship Council A.C. FSC ACC 013 em parceria com a SQS,organismo acreditado pelo FSC Objectivos A Gestão Florestal Sustentável, a Certificação

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR

1. IDENTIFICAÇÃO FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR 1 1 2 1. IDENTIFICAÇÃO FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR Razão Social: FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR CNPJ: 12.838.821/0001-80 Registro ANS: 41828-5 Inscrição Municipal: 130973/001-6 Inscrição Estadual:

Leia mais

Manual de preenchimento da planilha de cálculo do índice de nacionalização

Manual de preenchimento da planilha de cálculo do índice de nacionalização Manual de preenchimento da planilha de cálculo do índice de nacionalização Atualizado em 02/07/15 Pág.: 1/9 SUMÁRIO Introdução... 3 1. Índice de nacionalização... 3 2. Objetivo da planilha... 4 3. O preenchimento

Leia mais

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo.

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo. Preenchimento da SEFIP para gerar a GFIP e imprimir as guias do INSS e FGTS Você, Microempreendedor Individual que possui empregado, precisa preencher a SEFIP, gerar a GFIP e pagar a guia do FGTS até o

Leia mais

PONTOS PARA DISCUTIR E ENVIAR AO GESTOR ANTES DA IMPLANTAÇÃO:

PONTOS PARA DISCUTIR E ENVIAR AO GESTOR ANTES DA IMPLANTAÇÃO: PONTOS PARA DISCUTIR E ENVIAR AO GESTOR ANTES DA IMPLANTAÇÃO: ENVIAR ARQUIVO Preenchimento Informações.xls para os gestores dos CDs com antecedência. Após a implantação do sistema e virada em produção,

Leia mais

Sejam bem-vindos a FEIRA de produtos, serviços e equipamentos para a agricultura irrigada & II Inovagri International Meeting e bons negócios!

Sejam bem-vindos a FEIRA de produtos, serviços e equipamentos para a agricultura irrigada & II Inovagri International Meeting e bons negócios! MANUAL DO EXPOSITOR 2 Fortaleza-CE, 06/05/2013 Prezado Expositor, Apresentamos o MANUAL DO EXPOSITOR da FEIRA de produtos, serviços e equipamentos para a agricultura irrigada & II Inovagri International

Leia mais

Keysystems Informática

Keysystems Informática 1 O que é NF-e? NF-e nada mais é do que a sigla para Nota Fiscal Eletrônica. Esse documento funciona de maneira semelhante a uma nota fiscal impressa, porém é emitido e armazenado eletronicamente, isto

Leia mais

EMPRESA AUDITADA: Autopel Automação Comercial e Informática Ltda.

EMPRESA AUDITADA: Autopel Automação Comercial e Informática Ltda. RELATÓRIO DE AUDITORIA CERFLOR - CADEIA DE CUSTÓDIA PADRÃO NORMATIVO: NBR 14.790:2014 MANEJO FLORESTAL SUSTENTÁVEL CADEIA DE CUSTÓDIA - REQUISITOS EMPRESA AUDITADA: Autopel Automação Comercial e Informática

Leia mais

NFe e NFCe Emissão de NFe a partir da Versão LINCE COMO EMITIR NFE PELO LINCE A PARTIR DA VERSÃO

NFe e NFCe Emissão de NFe a partir da Versão LINCE COMO EMITIR NFE PELO LINCE A PARTIR DA VERSÃO Emissão de NFe a partir da Versão LINCE 4.0.0.0 COMO EMITIR NFE PELO LINCE A PARTIR DA VERSÃO 4.0.0.0 O que é necessário para emitir NF-e? E necessário validar alguns quesitos antes de iniciar o processo

Leia mais

FINANCIAMENTO PARA ENERGIA SOLAR BV

FINANCIAMENTO PARA ENERGIA SOLAR BV FINANCIAMENTO PARA ENERGIA SOLAR BV ENERGIA LIMPA E RENOVÁVEL NASCE AQUI Seguindo a tendência mundial de encontrar fontes renováveis de energia, a BV, Portal Solar e Aldo uniram forças e expertises para

Leia mais

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-reitoria de Extensão Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Processo Nº de folhas: 1 de 5 Glossário de Termos e Siglas: Atividade

Leia mais

ATOS DO GABINETE DO DEFENSOR PÚBLICO-GERAL FEDERAL INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 26, DE 07 DE MARÇO DE 2017.

ATOS DO GABINETE DO DEFENSOR PÚBLICO-GERAL FEDERAL INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 26, DE 07 DE MARÇO DE 2017. ATOS DO GABINETE DO DEFENSOR PÚBLICO-GERAL FEDERAL INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 26, DE 07 DE MARÇO DE 2017. Dispõe sobre os procedimentos para a solicitação de material gráfico e publicitário encaminhados para

Leia mais

TUTORIAL RECOLHA DE NOTAS. Recolhimento Eletrônico de NF-e

TUTORIAL RECOLHA DE NOTAS. Recolhimento Eletrônico de NF-e TUTORIAL RECOLHA DE NOTAS Recolhimento Eletrônico de NF-e ÍNDICE Página 3 a 10 Download XML Página 11 a 18 Tutorial Envio Nota Fiscal Abastecimento Página 19 a 27 Tutorial Envio Nota Fiscal Manutenção

Leia mais