MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL"

Transcrição

1 MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

2 O Manual de Identidade Visual é uma ferramenta que indica o uso correto da marca O não cumprimento das regras pode acarretar em distorções, interferências e erros nas diversas aplicações de sua identidade visual.

3 SUMÁRIO A MARCA ASSINATURA PRIORITÁRIA FORMAS DE UTILIZAÇÃO VERSÃO NEGATIVA VERSÃO ECONÔMICA MÓDULO DE CONSTRUÇÃO CONSTRUÇÃO DO GRID ÁREA DE NÃO INTERFERÊNCIA REDUÇÃO MÁXIMA PADRÃO CROMÁTICO CORES PRIORITÁRIAS (Cor especial, representante CMYK, representante RGB, Representante WEB PADRÃO TIPOGRÁFICO TIPOGRAFIA PRINCIPAL TIPOGRAFIA COMPLEMENTAR TIPOGRAFIA INTITUCIONAL COMPORTAMENTO DA MARCA CONTROLE DE FUNDOS ( Contraste, Cores) PROIBIÇÕES A MARCA A MARCA 14 A MARCA A MARCA 22 24

4 Seção 1 A MARCA Assinatura Prioritária Formas de utilização Versão Negativa Versão Econômica Módulo de Construção Construção do Grid Área de Não interferência Redução Máxima

5 Seção 1.1 Assinatura Prioritária 5 A marca Jacques Janine é composta por elementos tipográficos e gráficos. Os elementos tipográficos são a escrita da marca e os elementos gráficos são as formas e grafismos presentes em nossa marca. A tipografia é composta pelas duas palavras Jacques e Janine. Utilizam uma fonte exclusiva, de traços finos e sem contraste, desenhada com exclusividade. Os elementos gráficos são compostos apenas pela forma de uma estrela, que se encontra do lado direito da palavra Janine.

6 Seção 1.2 Formas de utilização 6 As formas de utilização são as diferentes formas que a assinatura prioritária pode ser utilizada. A marca pode ser utilizada sem o tagline ou com o tagline. Por tagline entende-se que é a frase-conceito utilizada para reforçar as ideias da empresa e auxiliar na utilização da marca. O tagline é composto pelo slogan A Beleza Completa, em uma tipográfica caligráfica desenhada exclusivamente com a marca.

7 Seção 1.3 Versão Negativa 7 A versão negativa da marca é utilizada sobre fundo preto ou escuro. Nesta versão o Jacques Janine é utilizado 100% em branco. Para o tagline A Beleza Completa, também é utilizada esta base.

8 Seção 1.4 Versão Econômica 8 É utilizada quando não há a necessidade de se promover ou divulgar a marca. O objetivo da versão econômica é evitar gastos desnecessários com impressão. Deve ser usada apenas internamente, em contratos, avisos internos e materiais de natureza administrativa.

9 Seção 1.5 Módulo de Construção 9 É o elemento base para o desenvolvimento do Grid. O módulo de construção foi definido com base no elemento gráfico da marca, a estrela. IMPORTANTE: Não é permitido modificar a cor da marca Jacques Janine. Nesse caso em especial esse recurso foi necessário para que fosse tido como exemplo o módulo e sua referência.

10 Seção 1.6 Construção do Grid 10 O grid é uma malha geométrica criada a partir de um módulo. É uma ferramenta que tem como função mostrar a construção da marca nos mínimos detalhes - garantindo assim, que todas as suas dimensões, distâncias e proporções não sejam alteradas quando a marca é reduzida ou aumentada.

11 Seção 1.7 Área de não interferência 11 Área de não interferência é o espaço ao redor da marca onde não é permitido qualquer tipo de invasão ou interferência, tais como informações escritas, grafismos, fotografias, etc. tendo como objetivo manter a integridade da marca, sua legibilidade e o destaque proposto em sua aplicação através de uma área de respiro pré-determinada pela franqueadora. A área de não interferência é proporcional ao tamanho que a marca, sendo assim ela poderá aumentar ou diminuir de acordo com o tamanho em que será aplicada. MÓDULO A área de não interferência da marca corresponde a quatro módulos de distância dos quatro lados da marca. MÓDULO

12 Seção 1.8 Redução Máxima 12 A redução máxima é o tamanho máximo que a marca pode ser reduzida sem perder sua legibilidade. Para a assinatura prioritária sem o tagline, a redução máxima é de 0,8 cm de largura x 0,6 cm de altura. Para a assinatura prioritária com o tagline, a redução máxima é de 1,3 cm de largura x 1,0 cm de altura, sendo que o tagline possui 1.0 cm de largura x 0,1 cm de altura.

13 Seção 2 PADRÃO CROMÁTICO Cor Prioritária Cor especial Representante CMYK Representante RGB Representante para WEB

14 Seção 2.1 Cor Prioritária 14 Cores primárias são as cores presentes na assinatura prioritária da marca. Para impressão, sempre utilize a cor especial. COR ESPECIAL: PANTONE COOL GRAY 11C Caso não seja possível o uso da cor especial, o representante CMYK deverá ser utilizado. Para a visualização em tela, deve se usar o representante RGB. Para a Internet, deve-se utilizar a referência de cor WEB. Para a aplicação da Marca Jacques Janine, em sua assinatura com tagline, as regras citadas acima devem ser utilizadas. C 67% M Y K 59% 53% 34% R 78 G 79 B 83 WEB: #4E4F53 IMPORTANTE: Para a versão NEGATIVA da marca, utilizar BRANCO 100%. Para a versão ECONÔMICA utilizar PRETO 100%.

15 Seção 3 PADRÃO TIPOGRÁFICO Tipografia Principal Tipografia Complementar Tipografia Institucional

16 Seção Tipografia Principal 16 Tipografia principal é aquele utilizada na marca. Para a marca Jacques Janine foi desenvolvido um desenho exclusivo. Por este motivo, não existe um alfabeto completo com essa tipografia. Sendo assim, essa tipografia pode ser usada APENAS NA MARCA. IMPORTANTE: As mesmas regras citadas acima são aplicadas à assinatura com o Tagline.

17 Seção Tipografia Complementar 17 Aquela utilizada em assinaturas, títulos, chamadas, etc. Como tipografia complementar utiliza-se a fonte Talls Film Expanded O uso desta tipografia se limita apenas aos exemplos citados acima. ABCÇDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcçdefghijklmnopqrstuvwxyz ,;:- /()!? ` ˆ ÀÁÄÂÃÈÉËÊÌÍÏÎÒÓÖÔÕÙÚÜÛÑ àáäâãèéëêìíïîòóöôõùúüûñ

18 Seção Tipografia Complementar 18 Beleza 12 pt. Teste de tamanho de fonte determina os tamanhos ideais de uso e os limites de legibilidade da tipografia. No caso da Trajan Pro, ela mantém a legibilidade até um tamanho de corpo de fonte de 12 pontos tipográficos (pt). Valores menores que esse comprometem a qualidade e não são utilizados. Beleza Beleza Beleza 24 pt. 36 pt. 48 pt. Beleza 72 pt.

19 Seção Tipografia Institucional 19 ABCÇDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcçdefghijklmnopqrstuvwxyz Aquela utilizada em textos corridos, documentos, informativos,etc. Como tipografia complementar utilizamos a fonte Century Gothic. O uso desta tipografia limita-se apenas aos usos citados acima ,;:- /()!? ` ˆ ÀÁÄÂÃÈÉËÊÌÍÏÎÒÓÖÔÕÙÚÜÛÑ àáäâãèéëêìíïîòóöôõùúüûñ IMPORTANTE: Exemplo da aplicação da fonte institucional Arial Narrow (8pt.) em um texto corrido Em 1958, foi construído o primeiro salão de beleza Jacques Janine, situado nos fundos de uma vila na Rua Augusta, na capital paulista, onde, até hoje, se encontra a matriz da grife. As técnicas francesas trazidas pelo casal e conceito de Beleza Completa por ele desenvolvido logo chamaram a atenção de todos e, em pouco tempo, nasceram a segunda e terceira casas. Assim, a empresa iniciou seu ciclo de crescimento que contou com o apoio de familiares e profissionais formados nos próprios salões. Hoje, com 52 anos de muito sucesso, a grife Jacques Janine conta com 62 unidades, provando que é sinônimo de beleza e bem-estar por todo Brasil.

20 Seção Tipografia Institucional 20 Beleza 4 pt. Beleza 8 pt. Teste de tamanho de fonte determina os tamanhos ideais de uso e os limites de legibilidade da tipografia. No caso da Arial Narrow, ela mantém a legibilidade até um tamanho de corpo de fonte de 4 pontos tipográficos (pt). Valores menores que esse comprometem a qualidade e não são utilizados. Beleza Beleza Beleza 12 pt. 24 pt. 36 pt. Beleza Beleza 48 pt. 72 pt.

21 Seção 4 COMPORTAMENTO DA MARCA Controle de fundos Contraste Cores Proibições

22 Seção Controle de Contraste 22 Este controle tem como objetivo mostrar o comportamento da marca com relação aos fundos em ESCALA DE CINZA. Em cada retângulo representamos um tom na escala de cinza, a marca foi posicionada de uma forma que indica qual a versão que deve ser usada. LEGENDA: A leitura deve ser feita da esquerda para a direita e de cima para baixo. - O primeiro retângulo possui 100% de preto - O segundo retângulo possui 90% de preto - O terceiro retângulo possui 80% de preto - O quarto retângulo possui 70% de preto - O quinto retângulo possui 60% de preto - O sexto retângulo possui 50% de preto - O sétimo retângulo possui 40% de preto - O oitavo retângulo possui 30% de preto - O nono retângulo possui 20% de preto Se o fundo onde a marca for aplicada possuir até 29% de preto, será utilizada a assinatura prioritária. Para os valores de preto de 30% para cima, a versão negativa da marca deverá ser utilizada.

23 Seção Controle de Cores 23 O controle de cores mostra o comportamento da marca com relação aos fundos com CORES E SUAS VARIAÇÕES TONAIS. O retângulo central (terceiro da esquerda para a direita) representa o matiz puro. Os retângulos a esquerda do matiz puro representam a adição de preto (50% e 90%). Os retângulos a direita do matiz puro representam a adição de branco (50% e 80%). IMPORTANTE: As cores apresentadas não são as únicas cores em que a marca pode ser aplicada. Elas apenam indicam o padrão que deve ser seguido nesse tipo de uso da marca Jacques Janine.

24 Seção 4.2 Proibições 24 Para preservar a identidade visual, a qualidade e a integridade da marca, algumas proibições foram estabelecidas pela franqueadora: 1- Achatar a marca; 2- Esticar; 3- Inclinar; 4- Alterar a cor de qualquer parte; 5- Alterar a tipografia de qualquer parte; 6- Alterar a proporção de qualquer elemento; 7- Alterrar a distância entre qualquer elemento; 8- Mover qualquer elemento; 9- Remover qualquer elemento da marca.

25

Manual de identidade visual

Manual de identidade visual Manual de identidade visual apresentação....................................3 Versões horizontal e vertical........................4 grid de construção................................5 Cores institucionais...............................6

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...03 2. CONCEITO...04 3. VERSÕES DE ASSINATURA...05 Assinatura Principal...05 Assinatura sem Decodificador...05 Assinatura Logotipo...05 4. FRASE SÍNTESE

Leia mais

ÍNDICE MARCA. Apresentação... 3. Cor institucional... 4. Reprodução da marca... 5. Usos incorretos... 6. Redução da marca... 8

ÍNDICE MARCA. Apresentação... 3. Cor institucional... 4. Reprodução da marca... 5. Usos incorretos... 6. Redução da marca... 8 Manual de APLICAÇÃO DE MARCA ÍNDICE MARCA Apresentação... 3 Cor institucional... 4 Reprodução da marca... 5 Usos incorretos... 6 PARA QUE A MARCA ANDES-SN SEJA APLICADA CORRETAMENTE, ATENÇÃO: Sempre que

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE INTRODUÇÃO INSPIRAÇÃO ASSINATURA INSTITUCIONAL ÍCONE APLICAÇÃO EM FUNDO COLORIDO MARCA EM NEGATIVO POSITIVO ESCALA DE CINZA LIMITE DE REDUÇÃO E ÁREA DE NÃO INTERFERÊNCIA

Leia mais

Manual de Identidade Visual UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UFRPE

Manual de Identidade Visual UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UFRPE Manual de Identidade Visual UFRPE INTRODUÇÃO A Universidade Federal Rural de Pernambuco, em comemoração ao seu centenário, apresenta, através da Coordenadoria de Comunicação Social, o redesign de sua marca,

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Este manual foi elaborado com a finalidade de orientar a aplicação da marca da Compugraf em peças gráficas impressas e digitais. Para tanto, contém normas técnicas de uso do

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Você tem um nome e gosta de ser tratado por ele da forma CORRETA.

APRESENTAÇÃO. Você tem um nome e gosta de ser tratado por ele da forma CORRETA. APRESENTAÇÃO Este é um manual que determina a utilização correta da marca da Universidade Católica de Pelotas, orientando sobre as regras que devem ser seguidas na aplicação e reprodução em todos os materiais

Leia mais

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS PARTE II IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS PARTE II IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE 6. IDENTIDADE VISUAL...2 6.1. MARCA... 2 6.1.1 Apresentação... 2 6.1.2 Cores Institucionais... 3 6.1.3 Família Tipográfica... 4 6.1.4 Reprodução da Marca... 5 6.1.5 Usos Incorretos... 6 6.1.6 Redução

Leia mais

Diretrizes para gestão da marca

Diretrizes para gestão da marca Diretrizes para gestão da marca O símbolo transmite brasilidade e fluidez, além de representar a evolução constante da Eletrobras, um movimento contínuo e dinâmico. O azul representa a água, que se renova

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual O Manual Este Manual tem como objetivo estabelecer um conjunto de regras para aplicações da marca da Casa Hope, garantindo sua integridade e fidelidade com a instituição junto

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Índice Introdução... A Marca... Grid de Construção... Campo de Proteção... Reduções Máximas... Aplicação com Marcas Adjuntas... Aplicação com Slogan Institucional... Grid de

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual sumário Manual de Identidade Visual EBSERH Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares 3 a marca 4 malha construtiva 5 cores institucionais 6 aplicações em fundo colorido 7

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA 1. APRESENTAÇÃO Este manual apresenta, documenta e normatiza a utilização da identidade visual do Circo Crescer e Viver e de seu selo comemorativo de 10 anos. É fundamental

Leia mais

Livro da marca. Logomarca

Livro da marca. Logomarca Livro da marca Logomarca 1 Este livro apresenta as regras de aplicaçnao do logotipo Brastemp. Para o pleno entendimento do seu Conceito, Diretrizes e contexto de aplicação recomendamos a leitura prévia

Leia mais

Manual de uso das marcas do Ministério do Esporte ASCOM/ ME- 2013

Manual de uso das marcas do Ministério do Esporte ASCOM/ ME- 2013 Manual de uso das marcas do Ministério do Esporte ASCOM/ ME- 2013 Assinatura do Ministério do Esporte A marca deve ser preservada e apresentada sempre em conformidade com o padrão e normas deste manual.

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Marca Jogos Limpos

Manual de Identidade Visual. Marca Jogos Limpos Manual de Identidade Visual Marca Jogos Limpos Conceito Sinal gráfico que remete ao caule de uma muda de árvore, estruturado na Proporção Áurea. Essa proporção é facilmente encontrada na estrutura de inúmeras

Leia mais

Manual de Uso da. identidade visual. Atualização: julho/2015

Manual de Uso da. identidade visual. Atualização: julho/2015 Manual de Uso da identidade visual Atualização: julho/2015 TRABALHO EDITORIAL Revisão e atualização: Daniela Cairo Otávio Filho Projeto gráfico e editoração: Ricardo Martins Francisco Junior. Bahia. Ministério

Leia mais

Departamento de Engenharia Industrial MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Departamento de Engenharia Industrial MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Engenharia Industrial MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Apresentação Introdução / Conceito 02 Área de Proteção 03 Versões 04 Aplicação Sobre Fundo Colorido 06 Aplicação Sobre Fundo Claro e/ou Escuro 07 Aplicação

Leia mais

MANUAL DE USO DA MARCA DO GOVERNO FEDERAL

MANUAL DE USO DA MARCA DO GOVERNO FEDERAL MANUAL DE USO DA MARCA DO GOVERNO FEDERAL JUNHO/2016 Manual de uso da marca do Governo Federal I. Marca do Governo Federal....3 II. Área de não interferência...4 III. Redução máxima e versão simplificada...5

Leia mais

Identidade Visual -2008- Um Compromisso Social da Indústria Carbonífera de Santa Catarina

Identidade Visual -2008- Um Compromisso Social da Indústria Carbonífera de Santa Catarina -2008- Um Compromisso Social da Indústria Carbonífera de Santa Catarina Aplicação da Logo Tanto a aplicação vertical quanto a horizontal da logo da deve conter, no mínimo, os elementos: diamante, nome

Leia mais

Manual de marcas e regras de aplicação do Sistema Indústria

Manual de marcas e regras de aplicação do Sistema Indústria Manual de marcas e regras de aplicação do Sistema Indústria Brasília Novembro de 2014 Sistema Indústria Manual de Aplicação de Marca Sumário Introdução...7 1. Missão e Visão do Sistema Indústria...9

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL SUPRENS

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL SUPRENS MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 1 9 7 2 última atualização: 21/11/12 manual_identidade_visual_ quarta-feira, 21 de novembro de 212 13:23:14 SOBRE ESTE MANUAL Este manual foi especialmente elaborado com o objetivo

Leia mais

Manual de aplicação do selo comemorativo de 60 anos da Ufes

Manual de aplicação do selo comemorativo de 60 anos da Ufes Manual de aplicação do selo comemorativo de 60 anos da Ufes A marca comemorativa de 60 anos da Ufes, através do símbolo que representa o infinito, baseia-se no conceito de continuidade, de olhar para o

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Versão 1.2 janeiro 2010 Apresentação Todos nós possuímos uma assinatura. Ela é o nosso cartão de visitas e nos distingue no meio em que vivemos, estabelecendo um padrão de identidade

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO 1 INTRODUÇÃO Este manual tem como objetivo a unificação da logomarca PDE Plano de Desenvolvimento da Educação a partir da construção de uma identidade visual mais forte.

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 1 MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA O conjunto marca/logotipo é o elemento gráfico e visual pelo qual somos reconhecidos nos diversos meios em que atuamos. As suas formas foram concebidas

Leia mais

Manual de Identidade Visual. 1 iuni Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual. 1 iuni Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 1 iuni Manual de Identidade Visual SUMÁRIO iuni Manual de Identidade Visual 2 Sumário 1. 2. 3. 4. 5. 6. A Marca Versão preferencial - VP Dimensões preferenciais Marca p&b Cores

Leia mais

Este material se destina a todos aqueles que necessitam trabalhar com a marca Spectrum Engenharia.

Este material se destina a todos aqueles que necessitam trabalhar com a marca Spectrum Engenharia. Este material se destina a todos aqueles que necessitam trabalhar com a marca Spectrum Engenharia. Aqui estão especificadas as suas características, como fontes, cores e proporções. É importante estabelecer

Leia mais

Manual de Marca e Identidade Visual

Manual de Marca e Identidade Visual Manual de Marca e Identidade Visual 1 MARCA Desenho da marca A marca é o elemento central de uma identidade visual. Quando bem utilizada, torna-se o item primário para o reconhecimento de qualquer produto

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Manual de Identidade Visual Normas padrão para construção e uso correto da marca. Todas informações são desenvolvidas de acordo com a necessidade da empresa. Agência yep! -

Leia mais

pág 1 MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

pág 1 MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL pág 1 MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL pág 2 Um projeto de identidade visual envolve muito mais do que somente o desenho de símbolos e logotipos. A marca e suas aplicações são reflexos da cultura corporativa

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Normas e padrões de utilização

Manual de Identidade Visual. Normas e padrões de utilização Manual de Identidade Visual Normas e padrões de utilização Institucional Assinatura institucional DEFINIÇÃO A logomarca é a assinatura institucional da Venax. REGRAS DE USO É a principal assinatura da

Leia mais

Manual de identidade LINHA PROFISSIONAL

Manual de identidade LINHA PROFISSIONAL Índice Proporções do logotipo Manual de identidade LINHA PROFISSIONAL A Black & Decker desenvolveu este guia para manter o padrão visual na comunicação da LINHA PROFISSIONAL. Nela você encontrará os elementos

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL L INTRODUÇÃO A marca é a expressão da identidade de uma instituição diante do seu público. Por isso, é importante que todo tipo de comunicação da instituição utilize a identidade

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL DO FUNTTEL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL DO FUNTTEL 1 MARCA APRESENTAÇÃO CONHECENDO O LOGO Com o objetivo de unificar os padrões de comunicação visual e normatizar o uso da marca, foi criada a marca do FUNTTEL. O logo pode ser aplicado em duas versões:

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Ficha Técnica GRUPO FOCKINK PANAMBI - RS - BRASIL Setembro de 2003 LAYOUT E CONFECÇÃO DO MANUAL POR Marketing Grupo Fockink GRUPO FOCKINK 02 Índice Introdução ELEMENTOS INSTITUCIONAIS

Leia mais

MANUAL DE USO DA MARCA DO GOVERNO FEDERAL

MANUAL DE USO DA MARCA DO GOVERNO FEDERAL MANUAL DE USO DA MARCA DO GOVERNO FEDERAL MAIO/2016 Manual de uso da marca do Governo Federal I. Marca do Governo Federal...3 II. Zona de exclusão...4 III. Versão simplificada....5 IV. Reduções mínimas............................

Leia mais

Manual de identidade visual. Normas padrão para construção e uso correto da marca. fotografia

Manual de identidade visual. Normas padrão para construção e uso correto da marca. fotografia Manual de identidade visual Normas padrão para construção e uso correto da marca. 3 Palavra do design 4 Identidade visual 5 Marca 6 Memorial descritivo 7 Assinatura visual 8 Versão auxiliar 9 Família tipográfica

Leia mais

Manual de Identidade Visual ASA Versão simplificada

Manual de Identidade Visual ASA Versão simplificada Manual de Identidade Visual ASA Versão simplificada Manual de Identidade Visual ASA Versão simplificada Recife 2013 Copyright 2013, ASA Manual de Identidade Visual ASA Responsáveis técnicos Edson Figueiredo

Leia mais

IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE NORMAS BÁSICO. Partir de uma ideia para um novo valor.

IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE NORMAS BÁSICO. Partir de uma ideia para um novo valor. Partir de uma ideia para um novo valor. 01 A FUNÇÃO DO MANUAL A criação da identidade visual da Coimbra Criativa e Empreeendedora tem por base um sistema de aplicações coerente, organizado e bem definido.

Leia mais

Manual de Identidade Visual PRODUTOS PARA CORTE E SOLDA

Manual de Identidade Visual PRODUTOS PARA CORTE E SOLDA Manual de Identidade Visual 2011 ÍNDICE MARCA... 3 Logotipo...3 Cores...4 Aplicações...4 Dimensões...5 Usos Indevidos...5 PAPELARIA...6 Cartões de Visita...6 Envelope...6 Papel Timbrado...6 Capa de CD

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS ÍNDICE Índice 2 Logótipo 3 Grelha de Construção 4 Margens de Segurança 5 Cores (positivo/negativo) 6 Fundos Gráficos 7 Tipografia 8 Proteção da Marca 9 Reduções Máximas 10 2 LOGÓTIPO

Leia mais

CONJUNTO GRÁFICO. A marca do Governo do Estado foi criada com tipologias, cores. e leiaute que traduzem os valores e objetivos da nova gestão.

CONJUNTO GRÁFICO. A marca do Governo do Estado foi criada com tipologias, cores. e leiaute que traduzem os valores e objetivos da nova gestão. A marca do Governo do Estado foi criada com tipologias, cores e leiaute que traduzem os valores e objetivos da nova gestão. Ela combina elementos gráficos que simbolizam austeridade e leveza, força e sensibilidade,

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Introdução A logomarca Rio+20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - e o material de campanha foram desenhados pela Graphic Design Unit, nas Nações

Leia mais

Manual de Identidade Visual Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Manual de Identidade Visual Governo do Estado do Rio Grande do Sul Manual de Identidade Visual Governo do Estado do Rio Grande do Sul todos pelo rio grande É com muita satisfação que apresentamos a nova forma de expressão do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Daqui

Leia mais

2. MARCA COM ASSINATURA. 2.4 Tamanho mínimo para logotipo com assinatura. Tamanho mínimo: y = 5 cm

2. MARCA COM ASSINATURA. 2.4 Tamanho mínimo para logotipo com assinatura. Tamanho mínimo: y = 5 cm 2.4 Tamanho mínimo para logotipo com assinatura Tamanho mínimo: y = 5 cm largura (y) > 5 cm O tamanho mínimo para o logotipo com assinatura é de 5 cm de largura. Essa regra é a mesma tanto para o logotipo

Leia mais

MANUAL DE LOGOMARCA UNIVERSIDADE FUMEC

MANUAL DE LOGOMARCA UNIVERSIDADE FUMEC 1 MANUAL DE LOGOMARCA UNIVERSIDADE FUMEC sumário INTRODuÇãO 3 VERsõEs DA AssINATuRA VERTICAL p&b 15 ELEmENTOs E proporções DA AssINATuRA HORIZONTAL 4 VERsõEs DA AssINATuRA HORIZONTAL monocromática 16 VERsõEs

Leia mais

caderno de normas da marca inegi

caderno de normas da marca inegi caderno de normas da marca inegi identidade As pessoas reconhecem uma instituição pela sua identidade, o que significa que a identidade corporativa é como a face de uma pessoa. Pode ser amigável, interessante,

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Introdução Este é o manual de identidade visual da GTB do Brasil. Ele traz importantes informações sobre como deve ser utilizada a marca e o logotipo. Como o próprio nome sugere,

Leia mais

MANUAL DE USO DA LOGOMARCA DO. Rio de Janeiro 2013

MANUAL DE USO DA LOGOMARCA DO. Rio de Janeiro 2013 MANUAL DE USO DA LOGOMARCA DO Rio de Janeiro 2013 SUMÁRIO 1. LOGOMARCA DO SNBP... 3 2. PROPORÇÕES E MEDIÇÕES... 4 2.1 Zona de exclusão... 4 2.2 Reduções mínimas... 5 3. CORES... 6 3.1 Variantes de cor...

Leia mais

Manual do Logotipo. Instruções e indicações de aplicação.

Manual do Logotipo. Instruções e indicações de aplicação. Manual do Logotipo Instruções e indicações de aplicação. Índice Este manual apresenta as características de aplicação deste logotipo, para que a comunicação seja uniforme e eficaz É muito importante a

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Qualquer parte desta publicação pode ser reproduzida, desde que citada a fonte. É vedada alterações, modificações sem a expressa autorização dos autores. Este trabalho é protegido

Leia mais

Manual de uso da marca da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social

Manual de uso da marca da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social Manual de uso da marca da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social Manual de uso da marca da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social Apresentação... 3 Marca e

Leia mais

Manual de Uso da Marca do Governo Federal

Manual de Uso da Marca do Governo Federal Manual de Uso da Marca do Governo Federal SECOM/PR-2005 Manual de Uso da Marca Apresentação BRASIL, UM PAÍS DE TODOS. De um lado, sincretismo, diversidade, variedade. De outro, união, afinidade, integração.

Leia mais

Manual de Identidade Visual e Aplicação da marca do Governo do Estado de Mato Grosso

Manual de Identidade Visual e Aplicação da marca do Governo do Estado de Mato Grosso Manual de Identidade Visual e Aplicação da marca do Governo do Estado de Mato Grosso Manual de Identidade Visual e Aplicação da Logomarca do Governo do Estado de Mato Grosso Este manual foi desenvolvido

Leia mais

REVESTIMENTOS DE ALTO DESEMPENHO. Manual de Identidade Visual

REVESTIMENTOS DE ALTO DESEMPENHO. Manual de Identidade Visual SUMÁRIO 1.0 A MARCA 03 3.0 Aplicações 17 1.1 Introdução 1.2 Apresentação da marca 1.3 Padrão cromático gradiente 1.4 Padrão cromático alternativa 1.5 Padrão tipográfico 1.6 Marca em tons de cinza / p&b

Leia mais

FORA DA ESCOLA NÃO PODE. Cada criança e adolescente tem o direito de aprender. Manual de Aplicação de Marcas

FORA DA ESCOLA NÃO PODE. Cada criança e adolescente tem o direito de aprender. Manual de Aplicação de Marcas NÃO PODE Cada criança e adolescente tem o direito de aprender Manual de Aplicação de Marcas Sumário p1 Apresentação p15 Banners p2 Assinatura Principal p19 Faixa p3 Variações da Marca p20 Outdoor p4 Cores

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 5 Apresentação da Marca A marca completa, com slogan, deve ser a versão utilizada preferencialmente. Já a versão marca simplificada, sem o slogan, só será utilizada quando não

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Marca Institucional Versão Horizontal A versão horizontal se refere a versão onde o símbolo fica no lado direito do logotipo. Nas áreas onde o espaço para aplicação da marca

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO ELEMENTOS E PROPORÇÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL VERSÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL SÍMBOLO CHAPADO

SUMÁRIO INTRODUÇÃO ELEMENTOS E PROPORÇÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL VERSÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL SÍMBOLO CHAPADO SUMÁRIO INTRODUÇÃO ELEMENTOS E PROPORÇÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL VERSÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL SÍMBOLO CHAPADO ELEMENTOS E PROPORÇÕES DA ASSINATURA VERTICAL VERSÕES DA ASSINATURA VERTICAL SÍMBOLO

Leia mais

Manual de Aplicação da Marca do BRB

Manual de Aplicação da Marca do BRB Manual de Aplicação da Marca do BRB Banco de Brasília Superintendência de Marketing Dezembro de 2011 Redução Para garantir que a marca do BRB esteja sempre legível e não apresente ruídos, foi estabelecido

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE Marca Apresentação...04 Cores Institucionais...06 Família Tipográfica...07 Reprodução da Marca...08 Usos Incorretos...10 Redução da Marca...11 Versões Monocromáticas...12

Leia mais

Manual de Aplicação da Marca. Manual de Aplicação da Marca

Manual de Aplicação da Marca. Manual de Aplicação da Marca Manual de Aplicação da Marca 1 PROMOB SOFTWARE SOLUTIONS, NOSSA NOVA MARCA A Marca é a propriedade mais importante de uma empresa. Ela incorpora valores e orienta o seu crescimento. Uma Marca é mais que

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Sumário Apresentação...03 Elementos Estrurais...04 Logomarca...05 Cores Padronizadas...06 Monocromia...07 Fundos Coloridos...08 Usos Incorretos...09 Modelo de Ofício...10 Envelopes...11

Leia mais

Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação. manual de identidade visual

Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação. manual de identidade visual manual de identidade visual 1 Sumário 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Introdução A marca Compós O símbolo de infinito Construção Margem de segurança Valores cromáticos Tipografia Versões preferenciais Aplicações

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Manual de Aplicação

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Manual de Aplicação Manual de Aplicação Outubro de 2011 A Marca A identidade visual do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) foi construída sobre a ideia do homem, integrado e funcional. A marca deve ser

Leia mais

P.PORTO POLITÉCNICO DO PORTO MANUAL DE IDENTIDADE REGRAS BÁSICAS PARA UTILIZAÇÃO DA MARCA RUI MENDONÇA DESIGN 2015

P.PORTO POLITÉCNICO DO PORTO MANUAL DE IDENTIDADE REGRAS BÁSICAS PARA UTILIZAÇÃO DA MARCA RUI MENDONÇA DESIGN 2015 P.PORTO POLITÉCNICO DO PORTO MANUAL DE IDENTIDADE REGRAS BÁSICAS PARA UTILIZAÇÃO DA MARCA RUI MENDONÇA DESIGN 2015 LOGÓTIPO/ MARCA Para uma comunicação eficaz, é fundamental utilizar o logótipo segundo

Leia mais

JUNHO 2014 V.01 MARCA GUIMARÃES MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

JUNHO 2014 V.01 MARCA GUIMARÃES MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS JUNHO 2014 V.01 MARCA GUIMARÃES MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS ÍNDICE 01. INTRODUÇÃO 02. IDENTIDADE MÚLTIPLA 03. MARCA INSTITUCIONAL 01. VERSÕES INSTITUCIONAIS 02. PATRIMÓNIO MUNDIAL 03. NOVAS VERSÕES 04. ESPAÇO

Leia mais

Apresentação. O Guarani Futebol Clube, através deste documento, consolida o bem mais valioso que uma instituição pode ter: a sua marca.

Apresentação. O Guarani Futebol Clube, através deste documento, consolida o bem mais valioso que uma instituição pode ter: a sua marca. Apresentação O Guarani Futebol Clube, através deste documento, consolida o bem mais valioso que uma instituição pode ter: a sua marca. Por meio da utilização deste Manual, o processo de comunicação da

Leia mais

DECRETO Nº. 970/2013

DECRETO Nº. 970/2013 PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAPARI ESTADO DO ESPIRITO SANTO GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº. 970/2013 DISPÕE SOBRE APROVAÇÃO DO MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL E APLICAÇÃO DA MARCA DO GOVERNO MUNICIPAL DE GUARAPARI

Leia mais

REGULAMENTO PARA USO DE LOGOMARCAS, CERTIFICADOS E DECLARAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO, SEGUNDO A NBR ISO 9001 E VERSÃO PERTINENTE E O PBQP-H

REGULAMENTO PARA USO DE LOGOMARCAS, CERTIFICADOS E DECLARAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO, SEGUNDO A NBR ISO 9001 E VERSÃO PERTINENTE E O PBQP-H 1 ICQ BRASIL OCS - Organismo de Certificação de Sistema da Qualidade e OCO Organismo de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade de Empresas de Serviços e Obras na Construção Civil, acreditado pelo

Leia mais

Igreja. Metodista 1ª REGIÃO ECLESIÁSTICA. Manual de aplicação da marca outubro de 2010

Igreja. Metodista 1ª REGIÃO ECLESIÁSTICA. Manual de aplicação da marca outubro de 2010 Manual de aplicação da marca outubro de 2010 Contruindo uma marca forte Desde os remotos tempos bíblicos os símbolos são utilizados para comunicar mensagens, representar ou relembrar informações importantes

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE CONSTRUÇÃO Versão preferencial... 03 Malha construtiva... 04 Cores institucionais... 05 USABILIDADE Área de não interferência... 06 Redução máxima... 07 Aplicações sobre

Leia mais

MANUAL DE MARCA E IDENTIDADE VISUAL IMPÉRIO C R I A T I V O

MANUAL DE MARCA E IDENTIDADE VISUAL IMPÉRIO C R I A T I V O MANUAL DE MARCA E IDENTIDADE VISUAL DESENVOLVEDORES: Breno Rodrigues Lucas Xavier ÍNDICE 3 - Conceitos 4 - Marca 4 - Desenvolvimento da marca 5 - Assinaturas 6 - Área de proteção 7 - Tipografia 8 - Dimensionamento

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual APRESENTAÇÃO :::... A Associa ção Horizontes, apresenta seu manual de aplicação de marca e com ele pretende consolidar o bem mais valioso que uma empresa ou instituição possui:

Leia mais

MANUAL DE NORMAS IDENTIDADE VISUAL TRANSPORTS YOU TO THE FUTURE.

MANUAL DE NORMAS IDENTIDADE VISUAL TRANSPORTS YOU TO THE FUTURE. ABRIL 2016 MANUAL DE NORMAS IDENTIDADE VISUAL TRANSPORTS YOU TO THE FUTURE. ÍNDICE MANUAL DE NORMAS DE IDENTIDADE VISUAL ELEMENTOS ESTRATÉGICOS 4- Um Transporte para o que Somos 5- Um Transporte para a

Leia mais

Manual de identidade. Centro de Informação Europeia Jacques Delors

Manual de identidade. Centro de Informação Europeia Jacques Delors Manual de identidade (CIEJD) Direcção-Geral dos Assuntos Europeus (DGAE) Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) Autor: Carla Lopes design.avulso@gmail.com www.designavulso.blogspot.com Acesso em linha:

Leia mais

LOGOMARCA. Dimensões mínimas. Margem de segurança. Monocromatismo. Comportamento sobre fundos. Comportamento sobre cinzas ECONOMATO

LOGOMARCA. Dimensões mínimas. Margem de segurança. Monocromatismo. Comportamento sobre fundos. Comportamento sobre cinzas ECONOMATO p. LOGOMARCA Argumento Apresentação Dimensões mínimas Margem de segurança Família tipográfica Monocromatismo Cromatismo Comportamento sobre fundos Comportamento sobre cinzas 4 6 10 12 14 16 18 20 22 ECONOMATO

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual sumário 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 apresentação marca principal marca secundária construção do símbolo proporções área de

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Índice Apresentação Malha Construtiva Área de Proteção Família Tipográ ca Padrões Cromáticos Redução da Marca Fundos Marca D água Marcas Especiais Especi cações Finais 02 Apresentação

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual 2 Índice Apresentação A Marca Criação da Marca Elementos Tipografia Cores Redução Máxima Área de Proteção Grid de Construção Versão Monocromática Aplicação Aplicação - Fundo Preto Aplicação - Fundo Especial

Leia mais

Manual de Marca Fundação Espaço ECO. Versão 03. Janeiro, 2015.

Manual de Marca Fundação Espaço ECO. Versão 03. Janeiro, 2015. Ω Manual de Marca Fundação Espaço ECO Versão 03. Janeiro, 2015. Ω CADERNO AZUL 02 01. Introdução 03 01.1 Apresentação 04 01.2 A marca Fundação Espaço ECO 06 02. Diretrizes da marca 07 02.1 Formatos da

Leia mais

Manual de Identidade Visual VOLUME I - APLICAÇÃO DA LOGO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Manual de Identidade Visual VOLUME I - APLICAÇÃO DA LOGO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS Manual de Identidade Visual VOLUME I - APLICAÇÃO DA LOGO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS Apresentação Sumário Este Manual de Identidade Visual foi desenvolvido com o objetivo de orientar

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 02 01. O MANUAL O objetivo deste manual é garantir, através do cumprimento de suas normas, que as aplicações referentes a sua identidade visual sejam feitas de forma correta,

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO PORTARIA Nº 97 DE 22 DE OUTUBRO DE 2008

ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO PORTARIA Nº 97 DE 22 DE OUTUBRO DE 2008 Manual da Marca ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO PORTARIA Nº 97 DE 22 DE OUTUBRO DE 2008 O DIRETOR-GERAL DA ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO, no uso das atribuições que lhe

Leia mais

REGULAMENTO DE DIVULGAÇÃO DO ESTATUTO DE ENTIDADE FORMADORA CERTIFICADA

REGULAMENTO DE DIVULGAÇÃO DO ESTATUTO DE ENTIDADE FORMADORA CERTIFICADA REGULAMENTO DE DIVULGAÇÃO DO ESTATUTO DE ENTIDADE FORMADORA CERTIFICADA Objetivo e âmbito de aplicação O presente regulamento define as regras de utilização do certificado que comprova a certificação da

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Versões da marca Comportamentos da marca Referências de cores Regras de aplicação

Manual de Identidade Visual. Versões da marca Comportamentos da marca Referências de cores Regras de aplicação Manual de Identidade Visual Versões da marca Comportamentos da marca Referências de cores Regras de aplicação Menu 1. A nova marca Castrolanda 2. Marca Castrolanda - versões oficiais 3. Cores oficiais

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA BRASÍLIA

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA BRASÍLIA MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA BRASÍLIA JUL.2014 1 APRESENTAÇÃO MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL // CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA CFO 3 //APRESENTAÇÃO A concepção da nova marca

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual ÍNDICE 1. MARCA Apresentação... 04 Cores Institucionais... 05 Família Tipográfi ca... 06 Construção... 07 Versões... 08 Fantasia... 09 Grayscale... 10 Uma Cor... 11 Assinaturas...

Leia mais

ARII. Manual de Identidade Visual

ARII. Manual de Identidade Visual ARII Manual de Identidade Visual ARII Assessor Prof. Naziano Filizola Jornalista responsável: Aldinéa de Paula Redação: Aldinéa de Paula e Analy Bertazzo Ramos. Projeto Gráfico e edição: Analy Bertazzo

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Normas para construção e uso correto da marca. 1 Manual de Identidade Visual Extremo Norte Traduzindo seu profissionalismo, compromisso e qualidade a marca, apresento-lhe o

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual www.luteranos.com.br Índice Apresentação Símbolo Oficial Malha Estrutural Padrão Cromático Positivo/Negativo Margem de Segurança Aplicação sobre fundos de cor Tipografia Versões

Leia mais

Manual de Identidade Visual Diretrizes de uso e gestão da marca

Manual de Identidade Visual Diretrizes de uso e gestão da marca Manual de Identidade Visual Diretrizes de uso e gestão da marca Manual de Identidade Visual - 1 Um projeto de identidade visual tem o propósito de desenvolver a marca e os elementos gráficos que constituem

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL PROJETO ESCOLA BRASIL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL PROJETO ESCOLA BRASIL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL LOGOMARCA - VERSÃO PREFERENCIAL VERTICAL 02 LOGOMARCA - VERSÃO SECUNDÁRIA HORIZONTAL 03 LOGOMARCA - VERSÃO TERCIÁRIA HORIZONTAL 04 CORES - PANTONE E QUADRICROMIA Pantone 7406

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS INTRODUÇÃO Este manual apresenta normas gráficas e estabelece regras de funcionalidade gráfica para o logótipo PUBLIRÁDIO. É um manual de consulta, que demonstra regras e cuidados a ter na sua reprodução

Leia mais

Manual de Uso da Identidade Visual

Manual de Uso da Identidade Visual Manual de Uso da Identidade Visual Identidade Visual é o conjunto de elementos gráficos que formam a personalidade visual de uma empresa, produto ou serviço. Para que a METISA - Metalúrgica Timboense S.

Leia mais

iphan Manual Básico de Identidade Visual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

iphan Manual Básico de Identidade Visual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional iphan Manual Básico de Identidade Visual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Presidenta da República Dilma Rousseff Ministra da Cultura Marta Suplicy Presidente do Iphan Jurema Machado

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS ÍNDICE Introdução Marca/logótipo Área de proteção e dimensões mínimas Referências cromáticas versão a cores e monocromática Aplicações sobre fundos cromáticos Aplicações sobre

Leia mais

Manual de Identidade Visual Do Poder Judiciário de Santa Catarina. Normas e Padrões de Utilização Atualizado em 04/01/2015

Manual de Identidade Visual Do Poder Judiciário de Santa Catarina. Normas e Padrões de Utilização Atualizado em 04/01/2015 Manual de Identidade Visual Do Poder Judiciário de Santa Catarina Normas e Padrões de Utilização Atualizado em 04/01/2015 3 Índice 1. Marca...5 Conceito - Design...6 Cores Institucionais...8 Família Tipográfica...9

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Índice Apresentação 5 A Marca 7 Criação da Marca 8 Elementos 9 Tipografia 10 Cores 11 Redução Máxima 12 Área de Proteção 13 Grid de Construção 14 Versão Monocromática 15 Aplicação

Leia mais