CONJUNTO GRÁFICO. A marca do Governo do Estado foi criada com tipologias, cores. e leiaute que traduzem os valores e objetivos da nova gestão.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONJUNTO GRÁFICO. A marca do Governo do Estado foi criada com tipologias, cores. e leiaute que traduzem os valores e objetivos da nova gestão."

Transcrição

1

2 A marca do Governo do Estado foi criada com tipologias, cores e leiaute que traduzem os valores e objetivos da nova gestão. Ela combina elementos gráficos que simbolizam austeridade e leveza, força e sensibilidade, reconstrução e avanço. CONJUNTO GRÁFICO

3

4 A marca define a identidade conceitual e gráfica do Governo do Estado. Dá visibilidade aos seus programas, obras e ações, diferenciando-os dos realizados pelas administrações municipais e federal. Também garante a unidade da comunicação com a sociedade. Mas, para isso, é fundamental respeitar as regras de padronização do uso em todas as peças de divulgação, materiais de apoio, papelaria e veículos. PADRONIZAÇÃO

5 TIPOLOGIA A fonte-padrão da marca do Governo e das peças de divulgação é a Trade Gothic, uma família gráfica caracterizada pela versatilidade de fontes bold, regular, itálica e light, o que permite diversos usos e adequações. Trade Gothic Bold Condensed N0. 20 ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz !@#$%ˆ&*()+-= Trade Gothic Condensed N0. 18 Trade Gothic Light ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz !@#$%ˆ&*()+-= ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz !@#$%ˆ&*()+-= Trade Gothic Oblique ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz !@#$%ˆ&*()+-=

6 TIPOLOGIA Optou-se pela liberdade de usar um espaçamento manual, para garantir melhor leitura dos nomes e do slogan.

7 TIPOLOGIA Para deixar a marca mais leve e personalizada, a inscrição RN foi feita à mão, por razões estéticas e conceituais: sinalizar a idéia de modernidade e avanço, dar um aspecto mais artístico à marca, imprimir mais movimento e singularizar o conjunto gráfico.

8 ALINHAMENTOS Toda a marca é alinhada à esquerda. Com isso, preserva-se a leveza do conjunto gráfico, mesmo respeitando os pontos de alinhamento.

9 GRID Para reproduções e ampliações da marca, seguir suas larguras, alturas e alinhamentos. A distância padrão do grid é igual à largura da letra E.

10 GRID

11 Para a boa visibilidade da marca, especialmente quando usada com outros elementos gráficos, deve-se manter uma área de proteção em torno dela, de forma a evitar a poluição visual e a facilitar a leitura. PROTEÇÃO

12 ÁREA DE PROTEÇÃO A área de proteção acima, abaixo e nas laterais deve ser equivalente ao tamanho da sigla RN na marca.

13 A marca será aplicada em peças e materiais de tamanhos e usos os mais variados. REDUÇÕES

14 REDUÇÕES Para a marca verticalizada, a redução máxima é de até 2 cm de largura, para preservar a boa leitura e simplificar a aplicação.

15 A cor é a essência da marca, qualquer que seja o arranjo gráfico escolhido para o leiaute. Ela dá visibilidade e assegura a rápida identificação pelo público. A marca do Governo do Estado baseia-se no azul e no vermelho, cores vivas, contrastadas, de fácil aplicação e leitura, e que passam a ser as cores oficiais da nova administração. CORES

16 CORES Composição de cor em CMYK. C:100 M:70 Y:0 K:0 C:90 M:40 Y:0 K:0 C:0 M:100 Y:100 K:10

17 CORES Padronagem para cor Pantone. Pantone 2935C Pantone 2925C Pantone 186C

18 CORES Padronagem para aplicações em tons de cinza, quando o local impresso ou o processo gráfico não permitir cor. K:100 K:70 K:100

19 CORES Aplicação monocromática.

20 CORES Para melhor leitura, quando a marca for aplicada sobre fundo de cor coincidente com a dela, deverá ser usada a versão monocromática.

21 CORES Aplicada sobre tons claros ou pastéis, a marca mantém os tons originais.

22 CORES Sobre tons escuros, tecnicamente, a melhor aplicação da marca é na cor branca.

23 O Governo do Estado tem secretarias, órgãos e empresas com nomes de tamanhos variados. Para padronizar a aplicação do nome de cada um, é preciso respeitar os limites criados para a utilização de nomes de qualquer tamanho sem afetar a legibilidade da marca. ASSINATURAS

24 ASSINATURAS Os nomes ficam alinhados à parte inferior da marca do governo, tendo um friso entre eles. Todas as letras em caixa alta, os nomes das secretarias ou órgãos ficam legíveis e em destaque antes da marca do governo.

25 ASSINATURAS

26 ASSINATURAS

27 ASSINATURAS

28 ASSINATURAS

29 ASSINATURAS

30 ASSINATURAS

31 ASSINATURAS

32 ASSINATURAS

33 ASSINATURAS

34 ASSINATURAS

35 ASSINATURAS

36 ASSINATURAS

37 ASSINATURAS

38 ASSINATURAS O padrão da fonte, o limite de tamanho e o alinhamento no espaço devido devem ser mantidos sempre.

39 A marca será aplicada de forma padronizada também em materiais de expediente, tais como papéis, envelopes e cartões de visita, de forma genérica ou com o acréscimo do nome de cada órgão específico. PAPELARIA

40 PAPELARIA TIMBRADO Medindo 21x29,7 cm (formato A4 ou similar), o papel timbrado do Governo deverá ser sempre impresso em cores.

41 PAPELARIA TIMBRADO Detalhamentos para reprodução.

42 PAPELARIA TIMBRADO Cada secretaria ou órgão público poderá alterar a parte inferior do timbrado para uso próprio.

43 PAPELARIA TIMBRADO Detalhamento para reprodução.

44 PAPELARIA CARTÃO DE VISITA - GERAL Existem 2 modelos de cartão de visita do governo, ambos no formato de 9x5,5 cm. O modelo geral tem o endereço do Centro Administrativo e os telefones da Governadoria.

45 PAPELARIA CARTÃO DE VISITA - GERAL Detalhamento para reprodução.

46 PAPELARIA CARTÃO DE VISITA - ESPECÍFICO Secretários, diretores e outros ocupantes de cargos superiores poderão ter cartões individuais, desde que respeitem a distribuição das informações e o espaço destinado a cada elemento.

47 PAPELARIA CARTÃO DE VISITA - ESPECÍFICO Detalhamento para reprodução.

48 PAPELARIA ENVELOPE SACO Medindo 35x24 cm ou formato aproximado de acordo com cada gráfica, o envelope governamental deverá manter essa distribuição de informações e o espaço frontal livre para carimbos e informações dos Correios.

49 PAPELARIA ENVELOPE SACO Detalhamento para reprodução.

50 PAPELARIA ENVELOPE DE CARTA Variando um pouco o formato para cada faca de corte, o modelo foi criado para a centimetragem de 23 x 11,5. Em caso de ajustes, o envelope também deverá ter um espaço frontal reservado para carimbos e informações dos Correios.

51 PAPELARIA ENVELOPE CARTA Detalhamento para reprodução.

52 PAPELARIA PASTA COM BOLSO A pasta com bolso foi criada na proporção de 46x31cm (sem contar a faca do bolso), uma medida que pode variar um pouco de gráfica para gráfica. A reprodução seguirá a distribuição de informações e detalhes abaixo.

53 PAPELARIA BLOCO DE NOTAS Layoutado no tamanho de 15x21cm, com capa (4 cores), miolo (1 cor) e verso (4 cores). É obrigatório manter a distribuição de informações.

54 A marca será estampada em editais, veículos e equipamentos, fardamento e placas de obras, que, além das funções específicas a que se destinam, funcionam como peças de divulgação do Governo. APLICAÇÕES DIVERSAS

55 APLICAÇÕES EDITAL Os editais devem manter este padrão com box preto na parte superior. O corpo de texto não pode ser muito pequeno, porque isso dificultaria a leitura. EDITAL - DETRAN/RN PREGÃO PRESENCIAL Nº 014/ EVENTOS Trade Gothic Bold Condensed No. 20 Corpo % K Trade Gothic Condensed No. 18 Corpo 10 70% K 0,6 cm de margem O DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO RIO GRANDE DO NORTE DETRAN/RN, através do seu Pregoeiro Oficial, designado pela Portaria nº 680/2004, datada de 21/05/2004 e sua publicação no DOE de 25/05/2004, torna público para o conhecimento dos interessados que realizará licitação na modalidade PREGãO PRESENCIAL, pelo tipo de licitação MENOR PREÇO GLOBAL, cujo objeto está descrito no subitem 1.1 deste Edital. Esta licitação observará os preceitos de direito público e, em especial, as disposições contidas na Lei nº , de 17 de julho de 2002; no Decreto nº 3.555, de 08 de agosto de 2000 e suas alterações; no Decreto Estadual , de 16 de outubro de 2003; e subsidiariamente pela Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e suas alterações posteriores; bem como demais legislações pertinentes e, ainda, no estabelecido no presente Edital e seus Anexos. Trade Gothic Condensed No. 18 Corpo 7 100% K

56 APLICAÇÕES FROTA DE CAMINHÕES Os caminhões terão três adesivos obrigatórios: marca do Governo na porta principal, nome do órgão responsável pelo veículo e a inscrição em caixa alta USO EXCLUSIVO EM SERVIÇO.

57 APLICAÇÕES CARROS UTILITÁRIOS Vale a regra geral de três adesivos obrigatórios nos veículos próprios ou alugados.

58 APLICAÇÕES CARROS Vale a regra geral de três adesivos obrigatórios no uso de veículos próprios ou alugados.

59 APLICAÇÕES FARDAMENTO Utilizar sempre a marca do Governo nas cores originais e em local destacado. No verso de uniformes, camisetas e vestimentas promocionais deve constar o site logo abaixo da marca.

60 APLICAÇÕES FARDAMENTO Marca na parte frontal e site nas laterais do boné.

61 APLICAÇÕES SACOLA Em eventos turísticos ou de treinamento técnico, a marca do evento deve ficar abaixo da marca do Governo, respeitada a área de proteção. MARCA DO EVENTO

62 APLICAÇÕES PLACAS MÓVEIS Recomenda-se a utilização de adesivos refletores, com a marca sempre centralizada e em destaque. No caso de acréscimo de qualquer informação ou frase extra, deve ficar logo abaixo da marca.

63 APLICAÇÕES CAPACETE Todo material de obra do Governo deve estampar a marca, aplicada de acordo com o manual de cor apresentado anteriormente, mas respeitando a representatividade da cor de cada capacete.

64 APLICAÇÕES PLACAS FIXAS Seguindo o padrão criado em 3x2 metros, ampliar ou reduzir nas mesmas proporções.

65 APLICAÇÕES PLACAS FIXAS Para incluir nas placas o nome do órgão responsável pela obra, deve-se seguir o modelo abaixo. A aplicação ou redução da placa deve respeitar a proporção padronizada de 3x2 metros.

66 APLICAÇÕES PINTURA DE MURO Os terrenos de obras devem ser cercados por tapumes ou muros estampados com a marca do Governo. A regra vale mesmo para obras em que haja a utilização de placa fixa com informações (já apresentada anteriormente). Ver grid para reprodução da marca.

67 CONTATO Em caso de dúvidas sobre como e onde aplicar a marca, procurar informações junto à Assessoria de Comunicação Social do Governo do Estado. - Assessor de Comunicação Social: Alexandre Ferreira Mulatinho - Telefones: (84) / assecom@rn.gov.br - Endereço: Centro Administrativo do Estado - BR 101, Km 0, Lagoa Nova - CEP: Natal / RN

68 ANOTAÇÕES

69

Manual de identidade visual

Manual de identidade visual Manual de identidade visual apresentação....................................3 Versões horizontal e vertical........................4 grid de construção................................5 Cores institucionais...............................6

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 1 MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA O conjunto marca/logotipo é o elemento gráfico e visual pelo qual somos reconhecidos nos diversos meios em que atuamos. As suas formas foram concebidas

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL L INTRODUÇÃO A marca é a expressão da identidade de uma instituição diante do seu público. Por isso, é importante que todo tipo de comunicação da instituição utilize a identidade

Leia mais

Manual de Identidade Visual Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Manual de Identidade Visual Governo do Estado do Rio Grande do Sul Manual de Identidade Visual Governo do Estado do Rio Grande do Sul todos pelo rio grande É com muita satisfação que apresentamos a nova forma de expressão do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Daqui

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual sumário Manual de Identidade Visual EBSERH Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares 3 a marca 4 malha construtiva 5 cores institucionais 6 aplicações em fundo colorido 7

Leia mais

Este material se destina a todos aqueles que necessitam trabalhar com a marca Spectrum Engenharia.

Este material se destina a todos aqueles que necessitam trabalhar com a marca Spectrum Engenharia. Este material se destina a todos aqueles que necessitam trabalhar com a marca Spectrum Engenharia. Aqui estão especificadas as suas características, como fontes, cores e proporções. É importante estabelecer

Leia mais

REGULAMENTO PARA USO DE LOGOMARCAS, CERTIFICADOS E DECLARAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO, SEGUNDO A NBR ISO 9001 E VERSÃO PERTINENTE E O PBQP-H

REGULAMENTO PARA USO DE LOGOMARCAS, CERTIFICADOS E DECLARAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO, SEGUNDO A NBR ISO 9001 E VERSÃO PERTINENTE E O PBQP-H 1 ICQ BRASIL OCS - Organismo de Certificação de Sistema da Qualidade e OCO Organismo de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade de Empresas de Serviços e Obras na Construção Civil, acreditado pelo

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE CONSTRUÇÃO Versão preferencial... 03 Malha construtiva... 04 Cores institucionais... 05 USABILIDADE Área de não interferência... 06 Redução máxima... 07 Aplicações sobre

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Você tem um nome e gosta de ser tratado por ele da forma CORRETA.

APRESENTAÇÃO. Você tem um nome e gosta de ser tratado por ele da forma CORRETA. APRESENTAÇÃO Este é um manual que determina a utilização correta da marca da Universidade Católica de Pelotas, orientando sobre as regras que devem ser seguidas na aplicação e reprodução em todos os materiais

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Versão 1.2 janeiro 2010 Apresentação Todos nós possuímos uma assinatura. Ela é o nosso cartão de visitas e nos distingue no meio em que vivemos, estabelecendo um padrão de identidade

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Marca Institucional Versão Horizontal A versão horizontal se refere a versão onde o símbolo fica no lado direito do logotipo. Nas áreas onde o espaço para aplicação da marca

Leia mais

Aplicações da Logomarca Logomarca Preferencial - Assinatura Horizontal - Secretaria Logomarca Preferencial - Assinatura Vertical - Secretaria

Aplicações da Logomarca Logomarca Preferencial - Assinatura Horizontal - Secretaria Logomarca Preferencial - Assinatura Vertical - Secretaria Índice 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Apresentação A logomarca da Prefeitura de Palmas Proporções e medições Zona de exclusão Redução mínima Variantes de cor Cores

Leia mais

Manual de identidade visual

Manual de identidade visual Manual de identidade visual A Logomarca padrão A logomarca padrão do de Santa Catarina é composta pela sua marca (bandeira) e pelo logotipo de Santa Catarina, representados de forma característica. A logomarca

Leia mais

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS PARTE II IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS PARTE II IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE 6. IDENTIDADE VISUAL...2 6.1. MARCA... 2 6.1.1 Apresentação... 2 6.1.2 Cores Institucionais... 3 6.1.3 Família Tipográfica... 4 6.1.4 Reprodução da Marca... 5 6.1.5 Usos Incorretos... 6 6.1.6 Redução

Leia mais

Manual de Uso da. identidade visual. Atualização: julho/2015

Manual de Uso da. identidade visual. Atualização: julho/2015 Manual de Uso da identidade visual Atualização: julho/2015 TRABALHO EDITORIAL Revisão e atualização: Daniela Cairo Otávio Filho Projeto gráfico e editoração: Ricardo Martins Francisco Junior. Bahia. Ministério

Leia mais

Manual de Identidade Visual UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UFRPE

Manual de Identidade Visual UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UFRPE Manual de Identidade Visual UFRPE INTRODUÇÃO A Universidade Federal Rural de Pernambuco, em comemoração ao seu centenário, apresenta, através da Coordenadoria de Comunicação Social, o redesign de sua marca,

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE INTRODUÇÃO INSPIRAÇÃO ASSINATURA INSTITUCIONAL ÍCONE APLICAÇÃO EM FUNDO COLORIDO MARCA EM NEGATIVO POSITIVO ESCALA DE CINZA LIMITE DE REDUÇÃO E ÁREA DE NÃO INTERFERÊNCIA

Leia mais

Manual de Identidade Visual. 1 iuni Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual. 1 iuni Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 1 iuni Manual de Identidade Visual SUMÁRIO iuni Manual de Identidade Visual 2 Sumário 1. 2. 3. 4. 5. 6. A Marca Versão preferencial - VP Dimensões preferenciais Marca p&b Cores

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO. Logomarca do Governo do Estado do Tocantins

MANUAL DE APLICAÇÃO. Logomarca do Governo do Estado do Tocantins MANUAL DE APLICAÇÃO Logomarca do Governo do Estado do Tocantins Introdução Através deste manual, apresentamos a nova logomarca do Governo do Tocantins e todas as variantes para a sua aplicação. Assim,

Leia mais

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SUPERINTENDÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA MANUAL DE USO DA MARCA DA SUDAM EM PROJETOS

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SUPERINTENDÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA MANUAL DE USO DA MARCA DA SUDAM EM PROJETOS MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SUPERINTENDÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA MANUAL DE USO DA MARCA DA SUDAM EM PROJETOS ASCOM 2015 APRESENTAÇÃO Este Manual estabelece as normas, especificações e

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Sumário Apresentação...03 Elementos Estrurais...04 Logomarca...05 Cores Padronizadas...06 Monocromia...07 Fundos Coloridos...08 Usos Incorretos...09 Modelo de Ofício...10 Envelopes...11

Leia mais

ÍNDICE MARCA. Apresentação... 3. Cor institucional... 4. Reprodução da marca... 5. Usos incorretos... 6. Redução da marca... 8

ÍNDICE MARCA. Apresentação... 3. Cor institucional... 4. Reprodução da marca... 5. Usos incorretos... 6. Redução da marca... 8 Manual de APLICAÇÃO DE MARCA ÍNDICE MARCA Apresentação... 3 Cor institucional... 4 Reprodução da marca... 5 Usos incorretos... 6 PARA QUE A MARCA ANDES-SN SEJA APLICADA CORRETAMENTE, ATENÇÃO: Sempre que

Leia mais

Governador - José Serra

Governador - José Serra Governador - José Serra Secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania - Luiz Antonio Marrey Secretário Adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania - Izaís José de Santana FUNDAÇÃO ITESP Diretor Executivo

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL DO FUNTTEL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL DO FUNTTEL 1 MARCA APRESENTAÇÃO CONHECENDO O LOGO Com o objetivo de unificar os padrões de comunicação visual e normatizar o uso da marca, foi criada a marca do FUNTTEL. O logo pode ser aplicado em duas versões:

Leia mais

Enap. Manual de uso da marca

Enap. Manual de uso da marca Manual de uso da marca O símbolo transmite seriedade, objetividade e contemporaneidade compatíveis com a instituição e também continuidade em relação ao sinal de identificação anteriormente usado. O desenho

Leia mais

MANUAL DA MARCA DME. energética Poços de Caldas

MANUAL DA MARCA DME. energética Poços de Caldas MANUAL DA MARCA 2 3 Índice Introdução A Marca Fonte Utilizada Cores - Participações Sistema Modular Aplicação em Fundos Coloridos Proibições de Uso Cores - Energética Sistema Modular Aplicação em Fundos

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Versões da marca Comportamentos da marca Referências de cores Regras de aplicação

Manual de Identidade Visual. Versões da marca Comportamentos da marca Referências de cores Regras de aplicação Manual de Identidade Visual Versões da marca Comportamentos da marca Referências de cores Regras de aplicação Menu 1. A nova marca Castrolanda 2. Marca Castrolanda - versões oficiais 3. Cores oficiais

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA REITORIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA REITORIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA REITORIA RESOLUÇÃO N o 04/2011 DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO. Regulamenta a utilização e aplicação da Marca UFU. O CONSELHO

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 03 A MARCA... 04 APLICAÇÃO... 23

SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 03 A MARCA... 04 APLICAÇÃO... 23 GECOM - 2014 / 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 03 A MARCA... 04 OUTRAS VARIAÇÕES DE USO DA MARCA...05 MARCA COM SLOGAM...06 OUTRAS VARIAÇÕES DE USO DA MARCA COM SOLOGAN...07 USOS INCORRETOS...08 DIAGRAMA

Leia mais

DECRETO Nº. 970/2013

DECRETO Nº. 970/2013 PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAPARI ESTADO DO ESPIRITO SANTO GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº. 970/2013 DISPÕE SOBRE APROVAÇÃO DO MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL E APLICAÇÃO DA MARCA DO GOVERNO MUNICIPAL DE GUARAPARI

Leia mais

MANUAL DE USO DA MARCA DO GOVERNO FEDERAL

MANUAL DE USO DA MARCA DO GOVERNO FEDERAL MANUAL DE USO DA MARCA DO GOVERNO FEDERAL MAIO/2016 Manual de uso da marca do Governo Federal I. Marca do Governo Federal...3 II. Zona de exclusão...4 III. Versão simplificada....5 IV. Reduções mínimas............................

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL O Manual de Identidade Visual é uma ferramenta que indica o uso correto da marca O não cumprimento das regras pode acarretar em distorções, interferências e erros nas diversas

Leia mais

Concurso para criação do novo logotipo ou logomarca para a FUVEST 04-03-2016 EDITAL Nº 01/2016

Concurso para criação do novo logotipo ou logomarca para a FUVEST 04-03-2016 EDITAL Nº 01/2016 EDITAL Nº 01/2016 Concurso para criação do logotipo ou da logomarca da Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST). A Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) torna público o concurso para

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Objetivos Este manual estabelece as formas de comunicação e aplicação da marca Balada Segura para aumentar o seu reconhecimento e consistência para o público. A aplicação das

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Este Manual tem por objetivo fixar as normas e padrões para a utilização da logomarca Redlar. O uso das cores, a tipologia, aplicações, reduções e as normas de apresentação

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Normas e padrões de utilização

Manual de Identidade Visual. Normas e padrões de utilização Manual de Identidade Visual Normas e padrões de utilização Institucional Assinatura institucional DEFINIÇÃO A logomarca é a assinatura institucional da Venax. REGRAS DE USO É a principal assinatura da

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO A M A R C A D E U M N O V O T E M P O 05. Apresentação - A marca de um novo tempo MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 43. Pasta branca 09. Símbolo: a tradução

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual www.luteranos.com.br Índice Apresentação Símbolo Oficial Malha Estrutural Padrão Cromático Positivo/Negativo Margem de Segurança Aplicação sobre fundos de cor Tipografia Versões

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO PORTARIA Nº 97 DE 22 DE OUTUBRO DE 2008

ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO PORTARIA Nº 97 DE 22 DE OUTUBRO DE 2008 Manual da Marca ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO PORTARIA Nº 97 DE 22 DE OUTUBRO DE 2008 O DIRETOR-GERAL DA ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO, no uso das atribuições que lhe

Leia mais

Guia de identidade visual. confederação brasileira de remo. confederação brasileira de remo

Guia de identidade visual. confederação brasileira de remo. confederação brasileira de remo Guia de identidade visual Índice Marca Cores 4 Monocromia 5 Reduções 6 Construção e Proporções 7 Margem de Segurança 8 Reproduções da Marca Fundos 9 Usos Incorretos da Marca 10 Alfabeto Institucional 11

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri 3 MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Diretoria de Comunicação Social

Leia mais

pág 1 MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

pág 1 MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL pág 1 MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL pág 2 Um projeto de identidade visual envolve muito mais do que somente o desenho de símbolos e logotipos. A marca e suas aplicações são reflexos da cultura corporativa

Leia mais

Manual de Uso da Identidade Visual

Manual de Uso da Identidade Visual Manual de Uso da Identidade Visual Identidade Visual é o conjunto de elementos gráficos que formam a personalidade visual de uma empresa, produto ou serviço. Para que a METISA - Metalúrgica Timboense S.

Leia mais

MANUAL DE USO DA MARCA DO GOVERNO FEDERAL

MANUAL DE USO DA MARCA DO GOVERNO FEDERAL MANUAL DE USO DA MARCA DO GOVERNO FEDERAL JUNHO/2016 Manual de uso da marca do Governo Federal I. Marca do Governo Federal....3 II. Área de não interferência...4 III. Redução máxima e versão simplificada...5

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA BRASÍLIA

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA BRASÍLIA MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA BRASÍLIA JUL.2014 1 APRESENTAÇÃO MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL // CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA CFO 3 //APRESENTAÇÃO A concepção da nova marca

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO 1 INTRODUÇÃO Este manual tem como objetivo a unificação da logomarca PDE Plano de Desenvolvimento da Educação a partir da construção de uma identidade visual mais forte.

Leia mais

Manual de uso das marcas do Ministério do Esporte ASCOM/ ME- 2013

Manual de uso das marcas do Ministério do Esporte ASCOM/ ME- 2013 Manual de uso das marcas do Ministério do Esporte ASCOM/ ME- 2013 Assinatura do Ministério do Esporte A marca deve ser preservada e apresentada sempre em conformidade com o padrão e normas deste manual.

Leia mais

MANUAL DE USO E APLICAÇÃO DA MARCA INSTITUCIONAL

MANUAL DE USO E APLICAÇÃO DA MARCA INSTITUCIONAL MANUAL DE USO E APLICAÇÃO DA MARCA INSTITUCIONAL Manual da Marca Institucional.indd 1 05/07/2011 10:53:33 INTRODUÇÃO Este manual apresenta, documenta e normatiza a utilização da nova identidade visual

Leia mais

Departamento de Engenharia Industrial MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Departamento de Engenharia Industrial MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Engenharia Industrial MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Apresentação Introdução / Conceito 02 Área de Proteção 03 Versões 04 Aplicação Sobre Fundo Colorido 06 Aplicação Sobre Fundo Claro e/ou Escuro 07 Aplicação

Leia mais

REVESTIMENTOS DE ALTO DESEMPENHO. Manual de Identidade Visual

REVESTIMENTOS DE ALTO DESEMPENHO. Manual de Identidade Visual SUMÁRIO 1.0 A MARCA 03 3.0 Aplicações 17 1.1 Introdução 1.2 Apresentação da marca 1.3 Padrão cromático gradiente 1.4 Padrão cromático alternativa 1.5 Padrão tipográfico 1.6 Marca em tons de cinza / p&b

Leia mais

FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA Manual de Identidade Visual

FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA Manual de Identidade Visual 1 FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA Manual de Identidade Visual 2 FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA Manual de Identidade Visual Este manual tem por objetivo apresentar as variadas assinaturas da marca com as devidas

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...03 2. CONCEITO...04 3. VERSÕES DE ASSINATURA...05 Assinatura Principal...05 Assinatura sem Decodificador...05 Assinatura Logotipo...05 4. FRASE SÍNTESE

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual sumário Manual de Identidade Visual EBSERH Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares 3 a marca 4 malha construtiva 5 cores institucionais 6 aplicações em fundo colorido 7

Leia mais

Manual de Identidade Visual ASA Versão simplificada

Manual de Identidade Visual ASA Versão simplificada Manual de Identidade Visual ASA Versão simplificada Manual de Identidade Visual ASA Versão simplificada Recife 2013 Copyright 2013, ASA Manual de Identidade Visual ASA Responsáveis técnicos Edson Figueiredo

Leia mais

caderno de normas da marca inegi

caderno de normas da marca inegi caderno de normas da marca inegi identidade As pessoas reconhecem uma instituição pela sua identidade, o que significa que a identidade corporativa é como a face de uma pessoa. Pode ser amigável, interessante,

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Manual de Aplicação

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Manual de Aplicação Manual de Aplicação Outubro de 2011 A Marca A identidade visual do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) foi construída sobre a ideia do homem, integrado e funcional. A marca deve ser

Leia mais

Manual UnivFumec.qxd 29/10/2004 16:49 Page 1

Manual UnivFumec.qxd 29/10/2004 16:49 Page 1 Manual UnivFumec.qxd 29/10/2004 16:49 Page 1 1 Manual UnivFumec.qxd 29/10/2004 16:49 Page 2 MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL UNIVERSIDADE F U M E C 2 Manual UnivFumec.qxd 29/10/2004 16:49 Page 3 O maior patrimônio

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual ÍNDICE 1. Marca 1.1 Apresentação 1.2 Versões de assinatura 1.2.1 Recomendações 1.3 Negativo e positivo 1.4 Escala de cinza 1.5 Versão não cromia 1.6 Área de proteção 1.7 Redução

Leia mais

Versão 1. Versão 2. Tipos de aplicação da marca

Versão 1. Versão 2. Tipos de aplicação da marca Aplicações Tipos de aplicação da marca 01 São aceitas duas aplicações, horizontal e vertical, com redução proporcional do letreiro em relação ao desenho no segundo caso. Versão 1 Versão 2 Versão para aplicação

Leia mais

Manual de Uso da Marca do Governo Federal

Manual de Uso da Marca do Governo Federal Manual de Uso da Marca do Governo Federal SECOM/PR-2005 Manual de Uso da Marca Apresentação BRASIL, UM PAÍS DE TODOS. De um lado, sincretismo, diversidade, variedade. De outro, união, afinidade, integração.

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DE MARCA

MANUAL DE APLICAÇÃO DE MARCA MANUAL DE APLICAÇÃO DE MARCA Este manual foi desenvolvido através de estudos e pesquisas visando orientar de forma coerente e objetiva a correta utilização da Marca USE. Você verá, detalhadamente, todos

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL PROJETO ESCOLA BRASIL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL PROJETO ESCOLA BRASIL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL LOGOMARCA - VERSÃO PREFERENCIAL VERTICAL 02 LOGOMARCA - VERSÃO SECUNDÁRIA HORIZONTAL 03 LOGOMARCA - VERSÃO TERCIÁRIA HORIZONTAL 04 CORES - PANTONE E QUADRICROMIA Pantone 7406

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Marca Jogos Limpos

Manual de Identidade Visual. Marca Jogos Limpos Manual de Identidade Visual Marca Jogos Limpos Conceito Sinal gráfico que remete ao caule de uma muda de árvore, estruturado na Proporção Áurea. Essa proporção é facilmente encontrada na estrutura de inúmeras

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Qualquer parte desta publicação pode ser reproduzida, desde que citada a fonte. É vedada alterações, modificações sem a expressa autorização dos autores. Este trabalho é protegido

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA FAPERJ

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA FAPERJ MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA FAPERJ ÍNDICE A marca FAPERJ 01 Malha de construção geométrica 02 Cor institucional 03 Cores monocromáticas 04 Versão preto e branco/negativo 05 Fonte tipográfica padrão 06

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual APRESENTAÇÃO :::... A Associa ção Horizontes, apresenta seu manual de aplicação de marca e com ele pretende consolidar o bem mais valioso que uma empresa ou instituição possui:

Leia mais

Manual de Identidade Visual da Marca

Manual de Identidade Visual da Marca Manual de Identidade Visual da Marca Índice 1. Apresentação... 3 1.1 Introdução... 4 1.2 Logo... 5 1.3 Nomenclatura...7 1.4 Logotipia... 8 1.5 Versões... 9 2. Família Tipográfica... 11 3. Cores... 13 3.1

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL FEV 2013

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL FEV 2013 MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL FEV 2013 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO MARCA: APLICAÇÃO MARCA: VARIAÇÕES DE COR MARCAS: MATERIAIS PROMOCIONAIS MARCAS: MUSEU E GOVERNO DO ESTADO DIVULGAÇÃO: PADRONIZAÇÕES DIVULGAÇÃO:

Leia mais

Manual do Logotipo. Instruções e indicações de aplicação.

Manual do Logotipo. Instruções e indicações de aplicação. Manual do Logotipo Instruções e indicações de aplicação. Índice Este manual apresenta as características de aplicação deste logotipo, para que a comunicação seja uniforme e eficaz É muito importante a

Leia mais

Igreja. Metodista 1ª REGIÃO ECLESIÁSTICA. Manual de aplicação da marca outubro de 2010

Igreja. Metodista 1ª REGIÃO ECLESIÁSTICA. Manual de aplicação da marca outubro de 2010 Manual de aplicação da marca outubro de 2010 Contruindo uma marca forte Desde os remotos tempos bíblicos os símbolos são utilizados para comunicar mensagens, representar ou relembrar informações importantes

Leia mais

Manual de identidade visual. Normas padrão para construção e uso correto da marca. fotografia

Manual de identidade visual. Normas padrão para construção e uso correto da marca. fotografia Manual de identidade visual Normas padrão para construção e uso correto da marca. 3 Palavra do design 4 Identidade visual 5 Marca 6 Memorial descritivo 7 Assinatura visual 8 Versão auxiliar 9 Família tipográfica

Leia mais

SUMÁRIO MARCA... 06 TIPOGRAFIA... 12. CORES... 13 CORES - Versão Escala de Cinza... 14 - Versões Monocromáticas... 15

SUMÁRIO MARCA... 06 TIPOGRAFIA... 12. CORES... 13 CORES - Versão Escala de Cinza... 14 - Versões Monocromáticas... 15 SUMÁRIO MARCA... 06 CONSTRUÇÃO - Malha Construtiva da Marca... 07 - Assinaturas... 08 - Redução... 09 - Área de Proteção... 10 - Assinatura Conjunta... 11 TIPOGRAFIA... 12 CORES... 13 CORES - Versão Escala

Leia mais

Os rodapés deverão ser no mesmo material escolhido para o piso.

Os rodapés deverão ser no mesmo material escolhido para o piso. 6.3 - INSTALAÇÕES PISOS Características Gerais Preferencialmente, piso único em todas as áreas da Unidade, sem desníveis, de modo a facilitar o trabalho e o acesso do público. Não deverá conter peças com

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO CONCURSO

REGULAMENTO GERAL DO CONCURSO REGULAMENTO GERAL DO CONCURSO A Cáritas lança o concurso Imagem, ritmo e história da Cáritas Brasileira para escolher a identidade visual, a música tema e as obras literárias que celebrarão seu aniversário

Leia mais

Projeto integrador do 3 semestre MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Projeto integrador do 3 semestre MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Projeto integrador do 3 semestre MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 1 Alunos Bruno Silva Bastos 13240044 Daniel Souza 1324240106 Esa Gomes Magalhães 1324240059 Heryc Farias Matos 1324240023 Cordenadores Bruno

Leia mais

PSC. Manual da Marca Partido Social Cristão

PSC. Manual da Marca Partido Social Cristão Manual da Marca Partido Social Cristão Manual da Marca Índice 3 4 5 6 7 8 9, 10 11, 12 13, 14 15 16 17 18 A Marca Criando a Marca Logotipo Institucional Logotipo das Esferas Origem O Estatuto Partido Social

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual IMPORTANTE Na impossibilidade de resolver de antemão todos os possíveis problemas relativos ao universo de aplicações da marca Golfran, cabe a este manual fornecer o máximo

Leia mais

Manual de Identidade Visual RIO +20

Manual de Identidade Visual RIO +20 Manual de Identidade Visual RIO +20 ÍNDICE Introdução 1. O selo 2. Aplicação principal 2.1. Construção 2.2. Aplicação em cores sólidas 2.3. Tons de cinza 2.4. Versões monocromáticas 2.5. Redução máxima

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual sumário 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 apresentação marca principal marca secundária construção do símbolo proporções área de

Leia mais

Introdução. A cartilha visa uniformizar o uso da marca pelos órgãos municipais com regras e limites claros.

Introdução. A cartilha visa uniformizar o uso da marca pelos órgãos municipais com regras e limites claros. 1 1 Introdução O Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina apresenta nesta cartilha a marca da administração municipal, criada a partir do brasão oficial do município. A marca é uma modernização

Leia mais

Manual de marcas e regras de aplicação do Sistema Indústria

Manual de marcas e regras de aplicação do Sistema Indústria Manual de marcas e regras de aplicação do Sistema Indústria Brasília Novembro de 2014 Sistema Indústria Manual de Aplicação de Marca Sumário Introdução...7 1. Missão e Visão do Sistema Indústria...9

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual 2 Índice Apresentação A Marca Criação da Marca Elementos Tipografia Cores Redução Máxima Área de Proteção Grid de Construção Versão Monocromática Aplicação Aplicação - Fundo Preto Aplicação - Fundo Especial

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 1. Versão preferencial com decodificador 1.1 Versão padrão Versão de uso preferencial. Deve-se usar a logomarca na cor apresentada sobre fundo branco. No caso do fundo totalmente

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Uso e aplicação do logotipo

Manual de Identidade Visual. Uso e aplicação do logotipo Manual de Identidade Visual Uso e aplicação do logotipo 2 Apresentação O Manual de Identidade Visual da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo, FapUnifesp, é um documento técnico, elaborado

Leia mais

MANUAL. de Identidade Visual FACULDADE DE INFORMÁTICA DE PRESIDENTE PRUDENTE

MANUAL. de Identidade Visual FACULDADE DE INFORMÁTICA DE PRESIDENTE PRUDENTE MANUAL de Identidade Visual ÍNDICE APRESENTAÇÃO 1 ELEMENTOS Gráficos Marca...04 Malha Construtiva e Arejamento...05 Escala de Cores...06 USO da Marca 2 3 Material de Divulgação Promocional...07 Aplicação

Leia mais

Manual de Identidade Visual e Aplicação da marca do Governo do Estado de Mato Grosso

Manual de Identidade Visual e Aplicação da marca do Governo do Estado de Mato Grosso Manual de Identidade Visual e Aplicação da marca do Governo do Estado de Mato Grosso Manual de Identidade Visual e Aplicação da Logomarca do Governo do Estado de Mato Grosso Este manual foi desenvolvido

Leia mais

Manual de Identidade Visual. FACEPE Manual de Identidade Visual 1

Manual de Identidade Visual. FACEPE Manual de Identidade Visual 1 Manual de Identidade Visual FACEPE Manual de Identidade Visual 1 1. MARCA Apresentação Aplicação Cores Institucionais Família Tipográfica Reprodução da Marca Usos Incorretos Redução Área de Respiro Aplicação

Leia mais

Guia de Uso e Montagem marca CDL Jovem

Guia de Uso e Montagem marca CDL Jovem Guia de Uso e Montagem marca Nossa Marca A Nau Fenícia estilizada, representa visualmente o Movimento Lojista Brasileiro e por conseguinte, todas as suas entidades filiadas, em âmbito local as s e, estadual

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Este manual foi elaborado com a finalidade de orientar a aplicação da marca da Compugraf em peças gráficas impressas e digitais. Para tanto, contém normas técnicas de uso do

Leia mais

ROTEIRO PRÁTICO DE DESENHO TÉCNICO

ROTEIRO PRÁTICO DE DESENHO TÉCNICO ROTEIRO PRÁTICO DE DESENHO TÉCNICO 1. OBJETIVO Este roteiro, baseado nas normas de desenho técnico em vigor, destina-se a orientar as empresas, interessadas em realizar ensaios para avaliações técnicas

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 02 01. O MANUAL O objetivo deste manual é garantir, através do cumprimento de suas normas, que as aplicações referentes a sua identidade visual sejam feitas de forma correta,

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual ÍNDICE 1. MARCA Apresentação 06 Cores Institucionais 07 Família Tipográfica 08 Versão Negativa 09 Versão Carimbo 10 Versão Cambiante 11 Versão Ícone 12 Reprodução da Marca 13 Aplicações Incorretas 14 Boxes

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL SUPRENS

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL SUPRENS MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 1 9 7 2 última atualização: 21/11/12 manual_identidade_visual_ quarta-feira, 21 de novembro de 212 13:23:14 SOBRE ESTE MANUAL Este manual foi especialmente elaborado com o objetivo

Leia mais

a) a locução Lei de Incentivo ao Esporte Prefeitura de São Paulo ;

a) a locução Lei de Incentivo ao Esporte Prefeitura de São Paulo ; manual de DIVULGAÇÃO da lei municipal de incentivo ao esporte APLICAÇÃO DA MARCA LEI E DECRETO Lei nº 15.928/13 Art. 32. Em todos os projetos incentivados por esta lei deverá constar claramente de todo

Leia mais

Caio Macedo. Manual de Uso da Marca

Caio Macedo. Manual de Uso da Marca Caio Macedo Manual de Uso da Marca INTRODUCAO O objetivo deste Manual é definir um padrão para a marca, tanto para futuras edições quanto para qualquer trabalho ou press release futuro; e para qualquer

Leia mais

Manual de Uso da Marca do Governo Federal - Obras

Manual de Uso da Marca do Governo Federal - Obras 1 SECOM / PR Codevasf fevereiro de 2012 1.1 Introdução 3 1.2 Confecção das placas 4 1.3 Padrão geral das placas 5 1.4 Eemplo de cálculo 6 1.5 Especificações nome da obra 7 1.6 Especificações: Informações

Leia mais

Manual de Marca Fundação Espaço ECO. Versão 03. Janeiro, 2015.

Manual de Marca Fundação Espaço ECO. Versão 03. Janeiro, 2015. Ω Manual de Marca Fundação Espaço ECO Versão 03. Janeiro, 2015. Ω CADERNO AZUL 02 01. Introdução 03 01.1 Apresentação 04 01.2 A marca Fundação Espaço ECO 06 02. Diretrizes da marca 07 02.1 Formatos da

Leia mais

Manual de identidade. Centro de Informação Europeia Jacques Delors

Manual de identidade. Centro de Informação Europeia Jacques Delors Manual de identidade (CIEJD) Direcção-Geral dos Assuntos Europeus (DGAE) Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) Autor: Carla Lopes design.avulso@gmail.com www.designavulso.blogspot.com Acesso em linha:

Leia mais

GUIA DE REFERÊNCIA. Procel RELUZ

GUIA DE REFERÊNCIA. Procel RELUZ GUIA DE REFERÊNCIA Procel RELUZ ASSINATURAS As assinaturas são compostas por duas partes: logomarca PROCEL e logomarca RELUZ. O símbolo e o logotipo dessas duas partes se associam formando a Identidade

Leia mais