Treinamento de Administrador. Zoho CRM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Treinamento de Administrador. Zoho CRM"

Transcrição

1 Treinamento de Administrador Zoho CRM

2 Objetivos Apresentar os principais recursos do CRM a fim de propiciar ao administrador do sistema autonomia para: Criar e alterar campos; Acrescentar, renomear e customizar módulos; Gerir usuários(incluir, desativar e excluir); Gerir permissões; Gerar workflows; Desenvolver relatórios; Criar web formulários; Criar modelos de ; Criar modelos de proposta, dentre outras funcionalidades.

3 Área do Administrador Para acessar a área do Administrador, você deve clicar no botão Configuração. Vamos conhecer agora cada uma dessas funcionalidades!

4 Configurações Pessoais

5 Configurações Pessoais Informações da Conta Algumas partes dessa área podem ser editadas pelos próprios usuários, como por exemplo, seus dados pessoais. Vejamos o que temos nela: Aqui, um usuário comum, pode editar seu Nome, Sobrenome e Pseudônimo. Entretanto, sua Função e Perfil só podem ser alterados pelo Administrador do sistema. Uma nota importante: um Administrador não pode alterar sua própria Função ou Perfil.

6 Configurações Pessoais Informações da Conta É importantíssimo o preenchimento dessa área, pois o fuso horário escolhido aqui definirá o horário e prazos de realização das tarefas. Um usuário comum também pode editar essa área.

7 Configurações Pessoais Informações da Conta Nesse espaço, devemos colocar o endereço e contato do usuário. Espaço esse, que também pode ser preenchido pelo próprio usuário.

8 Configurações Pessoais Informações da Conta Aqui, colocaremos a nossa Assinatura de . Quando enviarmos um ao cliente por meio do CRM, este já vai com nossa Assinatura. Cada usuário pode colocar a sua própria.

9 Configurações Pessoais Formato do Nome Este recurso nos ajuda a personalizar o formato dos nomes dos Usuários, Oportunidades e Contatos. Você pode definir a ordem de Saudação, Primeiro Nome e Sobrenome conforme as exigências do seu negócio.

10 Configurações Pessoais Temas AquidefinimosascoresdolayoutdoNOSSOCRM. Primeiro escolhemos se queremos as cores Padrão ou se desejamos Personalizar. Para personalizar temos os itens: - GuiaNormal:Defineacordomenusuperior,ondeestãoosnomesdosmódulos. - FontedaGuiaNormal:Defineacordosnomesdomódulo. - Guia Selecionada: Define a cor do módulo que estamos trabalhando no momento. - FontedeGuiaSelecionada:Defineacordonomedomóduloqueestamostrabalhando no momento.

11 Configurações Pessoais Temas Na opção Fundo pode-se escolher a cor do fundo da tela do sistema. Costuma-se escolher a cor do fundo da logo, para que fique esteticamente melhor. Já a opção Layout fará diferença em computadores com o monitores muito específicos, pois marcando o item Ajustar à tela o sistema sofre uma alteração em seu padrão, ajustando-se à tela do usuário.

12 Configurações Pessoais Registro de Auditoria Esse recurso mostra todas as ações feitas nos registros pelos usuários do sistema. Podemos visualizar essas atualizações classificando por Usuário, Módulo ou Tipo de Ação.

13 Configurações Pessoais BCC Dropbox Com esse recurso podemos criar novos Leads com mais velocidade. Ao enviar um e- mail para alguém e adicionar na cópia oculta desse um endereço fornecido por essa funcionalidade (marcado na imagem acima), o sistema faz uma leitura no CRM para avaliar se essa pessoa já está cadastrada ou não. Não estando, um novo Lead é gerado automaticamente. A cada enviado, usando esse endereço em cópia oculta, o mesmo será gravado.

14 Usuários e permissões Usuários Nesse espaço temos a lista dos usuários cadastrados no CRM. Aqui temos a visibilidade dos usuários que já aceitaram oconviteparaseregistraremnosistemae os que ainda estão pendentes, como mostra nosso exemplo ao lado(em azul). Também é nesse espaço que temos a possibilidade de Adicionar ou Desativar usuários. Para Desativar um usuário do sistema, basta marcar o cadastro do mesmo no CRM, e depois clicar em Desativar, como mostra nosso segundo exemplo (em verde). É importante salientar que um usuário Desativado do CRM não terá mais acesso ao sistema, mas a licença relativa a esse usuário continua ativa e pode ser usada acrescentado um outro usuário no lugar.

15 Usuários e permissões Usuários Para Adicionar um novo usuário, clique no botão mostrado na imagem acima. Depois, preencha o formulário que abrirá e clique em Salvar. Nesse momento, um convite será enviado para o cadastrado no formulário. O novo usuário deverá aceitar esse convite, preenchendo as informações que virão no em questão.

16 Usuários e permissões Perfis Perfis é a área do CRM que define o tipo de acesso que os usuários terão no sistema. É indicado que uma mesma equipe e / ou departamento tenha o mesmo Perfil, ou seja, que tenham as mesmas permissões. Para criar uma Novo Perfil, basta clicar no botão mostrado na imagem acima, e marcar ou desmarcar os itens de acesso disponíveis no CRM.

17 Usuários e permissões Perfis Veja a quantidade de Perfis diferentes que podemos criar em cada versão do CRM:

18 Usuários e permissões Funções É no espaço de Funções que representamos a hierarquia definida em nossa empresa, assim como o compartilhamento de dados entre as equipes. Aqui, quem está acima tem acesso a todos os registros da Função subordinada a ele, contudo, quem está abaixo, não visualiza os registros de seus superiores. Funções diferentes, mas que estão no mesmo nível hierárquico podem ou não compartilhar seus registros. Para que isso aconteça, basta marcar a opção Compartilhar dados com terceiros no momento de criar tal Função.

19 Usuários e permissões Funções Veja a quantidade de níveis de Funções diferentes podemos criar em cada versão do CRM:

20 Usuários e permissões Grupos* O recurso denominado Grupos foi desenvolvido para que usuários que não fazem parte de uma mesma equipe e hierarquia possam compartilhar registros caso seja necessário. Dessa forma, é preciso selecionar esses usuários e clicar em Salvar.

21 Usuários e permissões Configuração do compartilhamento de dados Aqui se define se pessoas de uma mesma Função podem compartilhar dados entre si. Se em algum módulo estiver selecionado que o acesso é Privado, os usuários só poderão ver os seus próprios registros, mesmo que estejam numa mesma Função. Já se estiver selecionado o acesso Leitura/gravação/exclusão públicas todos têm acesso liberado aos registros de seus colegas, se forem de uma mesma Função.

22 Usuários e permissões Permissões de campos e links Nessa área do sistema, podemos ocultar um único campo de um módulo da visão de um Perfil. Isso significa dizer que, mesmo que os usuários de um determinado Perfil tenham acesso a um módulo, podemos tirar um ou alguns campos da visão desse Perfil sem que todo o formulário seja ocultado.

23 Usuários e permissões Usuários do Zoho mail Add-on Nessa área, podemos visualizar, e também gerir, quais dos usuários do sistema têm acesso aozohomailequaloseutipodeconta.

24 Configurações da Organização Detalhes da empresa Assim como tivemos as informações do usuário, aqui teremos as informações e dados da Empresa. Contudo, essa área somente podem ser editada pelo Administrador do sistema.

25 Configurações da Organização Ano Fiscal Normalmente o início do Ano Fiscal de uma empresa é definido como Janeiro. Entretanto, caso em alguma empresa seja diferente é aqui que podemos alterar o mês de início. Isso alterará também os relatórios que envolvem esse período e a previsão feita pelo CRM.

26 Configurações da Organização Copiar Personalização O recurso de Copiar Personalização serve para que se possa fazer, literalmente, a cópia de uma CRM para outro. Isso acontece, por exemplo, no caso de uma empresa que tem filiais, mas que não querem compartilhar os seus registros. Estas podem ter cada uma um sistema, mas que têm a mesma personalização no que ser refere aos módulos, campos, workflows e modelos desenvolvidos.

27 Configurações da Organização Horário Comercial* Aqui se define o horário comercial da empresa, ou seja, o horário de funcionamento.

28 Configurações da Organização Moedas* Aqui se define qual a moeda padrão a ser usada e sua personalização, assim como podemos acrescentar outras moedas, que podem ser usadas, a depender do seu Negócio. LABORATÓRIOS 1, 2 e 3

29 Personalização Campos Aqui está um dos mais importantes (e simples!) recursos do sistema: a criação de campos. Primeiro, é preciso escolher em qual módulo tal campo será criado. Depois é preciso definirqualotipodecampoque sedesejadesenvolver.coloqueumnomeparaocampoe salve. Se for um campo de seleção, deve-se, também, colocar as opções que ele irá oferecer. Pronto, campo criado!

30 Personalização Campos Veja a quantidade de Campos diferentes podemos criar em cada versão do CRM:

31 Personalização Links Este é um outro meio de criar campos, contudo, nesse caso, são campos de Link. Quando se cria um campo deste tipo ele fará associação com um outro campo do tipo texto para que determinada página na web seja buscada. Podemos, por exemplo, definir que esse campo tenha o endereço do Facebook. Criamos um campo texto para que seja preenchido o nome do Facebook de um cliente. Associado ao link o mesmo gravará a página do Face deste cliente em nosso formulário.

32 Personalização Layouts Layout é o espaço onde definimos a disposição dos campos no formulário de cada módulo. Basta escolher o módulo que você quer ajustar o layout, clicar em um campo e arrastá-lo até a posição desejada. Se quiser criar outra seção para separar o formulário em tipos de dados diferentes, é só clicar no botão Criar seção e nomeá-la conforme necessitar.

33 Personalização Guias Esse é outro recurso importante do nosso CRM. Guia significa Módulo. Dessa forma, organizar guias significa definir quais módulos serão usados no seu sistema e em qual ordem eles aparecerão no menu superior. Os módulos que deseja utilizar devem ficar na coluna Guias Selecionadas e a ordem em que aparecerão segue a sequência de cima para baixo.

34 Personalização Guias Outra opção, ainda no espaço de Guias é a possibilidade de renomeá-las, colocando com os nomes já usuais em sua empresa. Para isso, basta clicar no botão Renomear Guias e depois em Renomear ao lado do módulo que deseja alterar o nome. É preciso colocar o nome desejado no Plural e depois no Singular para que todos os registros relacionados também sejam renomeados.

35 Personalização Procurar layout Procurar layout nada mais é do que escolher os campos que aparecerão uma vez que houver uma busca no search do CRM. Isto é, podemos definir quais campos de cada módulo que a busca trará quando o search for utilizado.

36 Personalização Lista relacionada Lista relacionada é também conhecida como subpainel, ou seja, são atalhos que temos em cada registro do CRM que nos dá acesso direto a outros módulos. Nessa área, podemos escolher quais campos de um módulo aparecerão na lista relacionada que representa esse módulo. Basta selecionar o módulo em Lista de Módulos e depois adicionar na coluna denominada Colunas Selecionadas os campos que você quer na lista relacionada.

37 Personalização Lista relacionada Aproveitando que estamos falando de Lista Relacionada, vamos sair só um pouquinho da área Configuração para mostrar como escolher os módulos que devem aparecer como Lista relacionada. Primeiro escolha um módulo no menu e depois escolha qualquer um dos registros desse módulo. As listas que você definir para um registro valerá para todos os outros desse módulo.

38 Personalização Lista relacionada Ao entrar em um registro clique no símbolo mostrado na imagem acima e depois clique em Organizar detalhes Oportunidade. Lembrando que em cada módulo esse botãoteráonomedomóduloemquestão.

39 Personalização Lista relacionada Por último, adicione à coluna Lista Selecionada aqueles subpainéis que você deseja ter como relacionados aos seus registros.

40 Personalização Guias Web* Voltando a área de Configuração: Guia web serve para você acrescentar, como um módulo, alguma página ou sistema web. Por exemplo, se deseja que dentro do seu CRM tenha acesso direto para o Google, você pode adicioná-lo como uma Guia Web, definir quem terá acesso a esse módulo e ele ficará localizado no menu superior assim como os demais módulos do sistema.

41 Personalização Configuração de Visualização Personalizada Aqui você vai definir qual das visualizações que cada módulo dispõe será a visualização padrão. Isso significa que a visualização escolhida aqui será a que vai ser apresentada quando você acessar algum módulo. Abriremos outro parênteses aqui e sairemos novamente da área de configuração para mostrar como criar uma Visualização Personalizada.

42 Personalização Configuração de Visualização Personalizada Clique no módulo em que deseja criar a nova visualização. Passe o mouse ao lado do menu de visualizações e aparecerá um botão com a opção Criar Visualização. Clique no mesmo. Dê um nome para essa visualização e depois adicione em Colunas Selecionas os campos que você deseja que apareça ao utilizar essa visualização.

43 Personalização Configuração de Visualização Personalizada Selecione quem poderá ter acesso a essa visualização. Por último, é preciso acrescentar o(s) critério(s) que definirá(ão) essa visualização. Para isso, escolha um campo, defina o tipo de resposta que ele vai ter e coloque no último quadrado a resposta esperada. Você pode acrescentar quantos critérios forem necessários, lembrando que quanto mais critérios você acrescentar, mais específica será sua visualização. Clique em Salvar. LABORATÓRIOS 4, 5, 6 e 7

44 Automação Outra importantíssima área do nosso sistema. Aqui encontram-se os recursos para criação de workflows, ou seja, geração AUTOMÁTICA de tarefas, alertas ou atualização de campos no sistema. Vamos ver esse desenvolvimento passo-a-passo. Primeiro clique em Nova Regra. Depois selecione o módulo para qual a regra será gerada, dê um nome para essa regra e faça uma breve descrição de como ela deve funcionar. Clique em Próximo.

45 Automação Depois escolha em qual momento essa regra será gerada. Vale ressaltar que na versão Professional, somente teremos as 3 primeiras opções ( Criar, Editar e Criar ou Editar ). Veja o que elas significam: Criar Aregraserágeradanomomentoemqueumregistroforcriado. Editar Aregraserágeradanomomentoemqueumregistroforeditado. Criar ou Editar A regra será gerada no momento em que um registro for criado ou editado. Atualizaçãodecampo Aregraserágeradatodahoraqueumcampoforatualizado. Apagar Aregraserágeradanomomentoemqueumregistrofordeletado.

46 Automação Agora, assim como fizemos na criação de visualizações, é preciso acrescentar o(s) critério(s) que definirá(ão) essa regra. Para isso, escolha um campo, que será um campo do formulário do módulo que inicialmente você escolheu; defina o tipo de resposta ele vai ter e coloque no último quadrado a resposta esperada. Você pode acrescentar quantos critérios forem necessários.

47 Automação Usando um exemplo, de gerar uma tarefa quando a Situação de uma Oportunidade for Qualificando, o critério acima representa claramente essa condição. Isso é: Escolhemos um campo: Oportunidade Situação. Escolhemos um tipo de resposta: é, que significa é igual a. Definimos a resposta: 2- Qualificando. Aqui uma observação de muita relevância. No espaço destinado a colocar uma resposta esperada no critério, esta deve ser EXATAMENTE IGUAL a como ela aparecerá ao preencher o campo, ou seja, respeitando as letras maiúsculas, minúsculas, espaços, números e acentos. Caso contrário a regra não funcionará.

48 Automação Outro ponto que vale a pena observar é sobre o acréscimo de critérios. Ao adicionarmos critérios podemos somá-los ou escolhermos entre uma e outra condição. Para somar 2 critérios, basta selecionar a opção E no campo que surgirá entre eles. Caso queiramos que a regra aconteça quando um ou outro critério seja atendido, utilizamos a opção OU.

49 Automação O último passo para desenvolvermos um workflow é definir qual tipo de ação será feita a partir do momento que nossos critérios forem satisfeitos. Temos as 5 opções acima na versão Enterprise, e na versão Professional temos as 2 primeiras (Enviar alertas e Atribuir tarefas). Vamos ver como implementar cada uma dela.

50 Automação Enviar alertas: Aqui se escolhe um usuário (ou mais) para receber um quando o(s) critério(s) for(em) satisfeito(s). O texto do e- mail, deve ser definido em Modelos de que veremos mais adiante. Atribuir tarefa: Aqui se escolhe um usuário para receber uma tarefa quando o(s) critério(s) for(em) satisfeito(s). Atualizar campos: Aqui se escolhe um campo para ser atualizado quando o(s) critério(s) for(em) satisfeito(s). Webhooks de chamada: Aqui, outro sistema web receberá algum tipo de informação quando o(s) critério(s) for(em) satisfeito(s). Acompanhamentos: Aqui se escolhe um usuário para receber atualizações para acompanhar um registro quando o(s) critério(s) for(em) satisfeito(s).

51 Automação O último recurso que temos na geração de workflow é a possibilidade de determinar que nossa ação seja gerada não exatamente na hora que nosso critério seja satisfeito, mas sim, algum tempo depois (horas ou dias). Esse tempo será definido nos campos desse recurso. Contudo, essa funcionalidade somente é ativa na versão Enterprise. Finalize clicando em Salvar! LABORATÓRIO 8

52 Modelos Modelos de Podemos usar o Modelo de para 2 funções no CRM. Primero, para servir de notificação em uma regra que tem o alerta como ação. Podemos ter também Modelos de para enviar às Oportunidades em forma de campanha ou aos Clientes no momento de uma negociação. Esse modelo é muito simples de ser desenvolvido. Vejamos: Clique em Novo Modelo.

53 Modelos Modelos de Tipo de Registro: Primeiro, vamos escolher a qual módulo se associa esse modelo. Nome do Modelo: Aqui, daremos um nome a esse modelo. Armazenar sob: Aqui, definiremos em qual pasta esse deve ficar guardado. De: Aqui, escolhemos em nome de qual usuário esse será enviado. Assunto: Aqui, colocamos o Assunto do , como temos em um usual. Responder A: Colocamos, aqui, um endereço de que possa receber a resposta desse , caso algum destinatário o responda. Adicionar Assinatura do Usuário: Marcaremos esse campo se desejarmos que nossa assinatura seja acrescentada ao enviar o . Anexar arquivos: Usamos esse item para anexar qualquer arquivo ao modelo.

54 Modelos Modelos de Por fim, colocamos o texto do modelo. Podemos criar um texto, ou adicionar um HTML. Para criar um texto manualmente, temos a possibilidade de colocarmos informações do CRM para serem preenchidas no momento do envio. Veja o exemplo: O sistema me forneceu um código que refere-se ao nome dos usuários. Nesse caso, ao enviar esse a um usuário, no lugar do código virá o nome do mesmo. Podemos fazer isso com todos os campos existentes no sistema, respeitando apenas a relação dos módulos entre si.

55 Modelos Modelos de Inventário Modelos de Inventário é o mesmo que Modelos de Proposta. Para serem desenvolvidos eles seguem a mesma lógica dos modelos de . A diferença está na quantidade de módulos possíveis de criação desse modelo. Temos aqui apenas os seguintes módulos: Propostas, Pedidos, Faturas e Ordens de Compra.

56 Modelos Modelos de mesclagem de correio Este recurso, segue mesma linha dos modelos anteriores, contudo, aqui podemos importar documentos, por exemplo contratos, que estão em WORD para ficarem como modelo no sistema.

57 Modelos Modelos de mesclagem de correio Depois de importado, os campos variáveis, como nome da Empresa, nome do Cliente, CNPJ, dentre outros, podem ser substituídos por códigos, para que sejam preenchidos pelos dados do cliente quando tal modelo for utilizado.

58 Modelos Modelos de mesclagem de correio Para utilizar o modelo de mesclagem de correio, você deve selecionar a Empresa para qual enviará o modelo, clicar no botão Mais Ação mostrado abaixo, e depois selecionar a opção Mesclar Correio. Depois, selecione o modelo de mesclagem desejado.

59 Modelos Modelos de mesclagem de correio Clique em Concluir e intercalar para que os campos variáveis possam ser preenchidos com os dados da Empresa selecionada. Depois você tem as seguintes opções: Prever o documento intercalado: Visualizar como o modelo ficou após o preenchimento com os dados da Empresa. Enviar documento intercalado por Enviar um com o modelo já preenchido. Editar documento intercalado: Editar o modelo depois de preenchido com os dados da Empresa.

60 Integração de site da web Formulário Web-para-Oportunidade Com essa funcionalidade podemos desenvolver um formulário em HTML, com campos do formulário de Oportunidades (Leads), que pode ser colocado no site da Empresa e, no momento em que for preenchido por alguém, já gera uma Oportunidade dentro do CRM. Dê um nome a esse formulário, coloque a URL para retorno e nome do domínio. Posteriormente, marque os campos da Oportunidade que você deseja que faça parte do formulário. Os campos obrigatórios do formulário do CRM, obrigatoriamente devem fazer parte desse formulário web.

61 Integração de site da web Formulário Web-para-Oportunidade Há também outros recursos relacionados a essa funcionalidade. Podemos configurar para que essa Oportunidade seja aprovada antes de gerar um registro no CRM; podemos escolher um usuário para ser notificado quando o formulário for preenchido no site; podemos definir regras de forma que diferentes tipos de formulários (seja diferente tipo de empresa, ou de interesse, etc) sejam direcionados a diferentes usuários e ainda podemos definir um modelo de que seja disparado à pessoa que preencheu o formulário, como forma de agradecimento ao contato feito ou para outro fim.

62 Integração de site da web Formulário Web-para-Contato e Web-para-Suporte Os mesmos recursos apresentados, anteriormente, servirão para os Web Formulários de Contato e Suporte. Adiferençaéquecadaumiráparaseurespectivomódulo.

63 Integração de site da web Regras de autorresposta Em Regras de auto-resposta podemos definir diferentes s de retorno, para diferentes oportunidades, ou contatos, ou suportes que venham de web formulários. Basta definir o critério e qual será enviado quando esse critério for satisfeito.

64 Integração de site da web Formulário de Cancelamento de Inscrição O recurso de Cancelamento de Inscrição é utilizado, junto aos s de auto-resposta, e que possibilita ao destinatário do fazer o cancelamento de sua inscrição na Empresa que o enviou este , o que significa não receber mais nenhum outro desse tipo.

65 Aplicativos e suplementos Google Apps A área de Aplicativos e suplementos mostrar alguns recursos que, facilmente, podem se integrar ao CRM. Aqui mostramos a possibilidade de integração com os seus Contatos do Google, caso você tenha uma conta no g-mail. Outra integração possível, é com o Calendário do Google. Veja abaixo onde fica o calendário dozohocrm:

66 Aplicativos e suplementos Zoho Apps Aqui temos outras ferramentas do próprio Zoho que também podem se integrar ao CRM.

67 Aplicativos e suplementos Outros Aplicativos A integração também pode ser feita com outros Aplicativos que não sejam nem do Google, nemdazoho.veja:

68 Espaço de desenvolvedor Na área de desenvolvedor temos as chaves de API que possibilitam algumas outras integrações de outros sistemas com o CRM. Exemplo: ERP

69 Administração dos dados Migrar de outro CRM Aqui podemos fazer a migração de dados de outros sistemas para o CRM. Para isso, é necessário que os registros exportados deste sistema, seja em Excel ou CSV. Para migrar basta que você selecione o módulo para qual será feito a migração, anexe o arquivo no sistema e faça um mapeamento De/Para das colunas do arquivo para os campos do CRM.

70 Administração dos dados Histórico de Importação Em histórico de importação temos tudo aquilo que foi importado para o CRM, com data, situação e usuário que fez a importação. LABORATÓRIO 9

71 Administração dos dados Exportar Dados Assim como temos a possibilidade de importar dados para o CRM, temos aqui a possibilidade de exportar esses dados. Esses dados virão no formato CSV e a exportação pode ser feita a partir de qualquer módulo.

72 Administração dos dados Backup de Dados Épossível,também,solicitarobackup dosistema,sejasemanal,acada 15 dias ou mensal. Contudo,parataléprecisopagarumataxade$10acadabackupsolicitado.

73 Administração dos dados Armazenamento A área de armazenagem não é muito um recurso, mas sim um informativo. Aqui temos a visibilidade do espaço que temos no sistema de armazenagem de dados e o quanto está sendoocupadoporcadausuárioenototal.

74 Administração dos dados Lixeira Na Lixeira do nosso CRM temos todos os registros que foram excluídos do sistema e o nome do usuário que os excluiu. Esses registros ficam na lixeira por 60 dias, e nesse período podem ser restaurados sem nenhum problema ou custo. Entretanto, passado os 60 dias, se você desejar algum dado excluído do CRM, só será possível por meio do Backup.

75 Gerente de Assinaturas Chegamos ao último recurso da parte Administrativa do nosso Zoho CRM. Aqui podemos gerenciar as licenças do sistema. Tanto no que se refere a visibilidade de como e a quem essas licenças foram distribuídas, como também acompanhar o histórico de aquisição das mesmas.

76 Relatórios Os Relatórios no Zoho CRM estão localizados no menu, junto aos demais módulos do sistema. Por default, diversos relatórios já existem prontos em nosso sistema. Eles estão separados por pastas, e cada pasta representa um módulo. Entretanto, podemos criar outros relatórios e outras pastas. Vamos ver como!

77 Relatórios Clique em Criar relatório. Selecione o módulo, referente ao qual será feito o relatório. Abaixo, você pode acrescentar até 3 outros módulos. Esses outros módulos também fornecerão dados para alimentar seu relatório. Clique em Continuar.

78 Relatórios Três tipos de relatórios podem ser desenvolvidos, contudo, o mais usual e que nos atende muito bem é o Relatório Resumo. Selecione esse tipo de relatório e clique na aba Colunas. OBS: não clique em Salvar.

79 Relatórios Em Colunas você deve selecionar, adicionando em Colunas Selecionadas, os campos que você deseja analisar, do módulo selecionado e dos outros 3 módulos associados. Depois, clique em Agrupamento. OBS: não clique em Salvar.

80 Relatórios Em Agrupamento você deve selecionar o campo pelo qual as informações do Relatório devem ser agrupadas. Podemos ter até 3 níveis de agrupamento. Usualmente, agrupamos as informações pelos Proprietários das mesmas. OBS: não clique em Salvar.

81 Relatórios Em Colunas para Total será apresentado à você todos aqueles campos, do módulo que você selecionou, cujos resultados são dados numéricos. Assim, você tem a opção de ter a Soma ou Média desses valores. OBS: não clique em Salvar.

82 Relatórios O último passo para geração do Relatório é a definição dos Critérios. Aqui, os critérios são desenvolvidos exatamente como na criação de Workflow. E vão de acordo com as informações que se deseja ter. OBS: Agora sim, clique em Salvar.

83 Relatórios Pronto! O Relatório está concluído e você ainda tem a opção de definir a partir de qual data as informações desse relatório devem ser processadas. LABORATÓRIO 10, 11 e 12

84 Zoho CRM A WIKI CONSULTORIA DESEJA A VOCÊ E A SUA EMPRESA TODO O SUCESSO COM UTILIZAÇÃO DO ZOHO CRM! Obrigada!

85 Zoho CRM Perguntas? Malu Santana

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier isupplier Revisão 01 Setembro 2011 Sumário 1 Acesso ao portal isupplier... 03 2 Home Funções da Tela Inicial... 05 3 Ordens de Compra Consultar Ordens de Compra... 07 4 Entregas Consultar Entregas... 13

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso Carrera Pessoal 2015 Guia de uso Bem vindo ao Carrera Pessoal 2015, o gerenciador financeiro ideal. Utilizando o Carrera Pessoal você poderá administrar com facilidade as suas finanças e/ou da sua família.

Leia mais

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD Salvador Bahia Março/2010 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL Este manual contém a descrição das

Leia mais

Modelos de Caso de Administração

Modelos de Caso de Administração Modelos de Caso de Administração Instruções Ajude a equipe Premier+ a concluir seus Casos de Administração de forma rápida e eficiente! Este documento lista as informações necessárias para concluir as

Leia mais

Guia de Utilização BANCO DE EMPREGOS ANOS. www.sindigraf.org.br

Guia de Utilização BANCO DE EMPREGOS ANOS. www.sindigraf.org.br Guia de Utilização BANCO DE EMPREGOS ANOS www.sindigraf.org.br 01 ÍNDICE Como acessar o Banco de Empregos 04 Candidato - Gerenciamento de Conta 06 Empresa - Gerenciamento de Conta 12 Como se Logar 19

Leia mais

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das

Leia mais

MOODLE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

MOODLE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA Carmen Mathias Agosto - 2009 I. CADASTRO 1. Acessar o site de treinamento (teste): http://moodle_course.unifra.br/ 2. Faça o login, clicando em acesso no lado direito superior da tela: 3. Coloque seu nome

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 6.2.1.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado.

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Manual MQS. Logo após colocar essas informações abrirá a página inicial do sistema:

Manual MQS. Logo após colocar essas informações abrirá a página inicial do sistema: Manual MQS Para acessar o sistema MQS na versão em PHP, basta clicar no link: www.mqs.net.br/plus. Colocar login e senha que foram fornecidos por email. Logo após colocar essas informações abrirá a página

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 3.10 Sumário 1 Funções do Emissor... 3 1.1 Aba Inicial... 4 1.2 Aba Sistema... 5 1.2.1 Mensagem Sistema... 5 1.2.2 Extras... 6 1.2.3 Contingência... 6 1.2.4 Execução... 7 1.3

Leia mais

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL.

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL. Nome do Software: Gerenciador de Projetos Versão do Software: Gerenciador de Projetos 1.0.0 1. Visão Geral Este Manual de Utilização do Programa Gerenciador de Projetos via Web, tem por finalidade facilitar

Leia mais

Manual das planilhas de Obras v2.5

Manual das planilhas de Obras v2.5 Manual das planilhas de Obras v2.5 Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Gerando previsão de custos da obra (Módulo

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, em março de 2008, uma equipe para atender à demanda de criação de novos

Leia mais

Manual do Instar Mail v2.0

Manual do Instar Mail v2.0 Manual do Instar Mail v2.0 Sumário Conteúdo Menu Principal... 2 Menu Cliente... 3 Pagina Categorias do Instar-Mail... 4 Importação... 4 Campanhas... 8 Cadastramento de campanhas do Instar-Mail... 9 Ações

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços.

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. 1 Sumário: Tópico: Página: 2 Apresentação: O Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços ou SIG-ISS é um sistema para gerenciamento

Leia mais

Manual de Utilização do PDV Klavix

Manual de Utilização do PDV Klavix Manual de Utilização do PDV Klavix Página 1/20 Instalando a partir do CD Se você recebeu um CD de instalação, rode o programa Instalador que se encontra no raiz do seu CD. Ele vai criar a pasta c:\loureiro

Leia mais

Como fazer seus pedidos online

Como fazer seus pedidos online Como fazer seus pedidos online Neste passo a passo iremos mostrar como é facil, simples e rápido o acesso ao site para consultas e pedidos online. Primeira etapa: Entrar no site www.thermofisher.com Nosso

Leia mais

Como criar um blog. Será aberta uma janela onde você deverá especificar o título do blog, o endereço do blog, e o modelo.

Como criar um blog. Será aberta uma janela onde você deverá especificar o título do blog, o endereço do blog, e o modelo. Como criar um blog Criando o blog Vá em www.blogger.com. Entre com sua conta google (a mesma que você usa para acessar o gmail). Escolha um perfil. Na página seguinte, clique no botão novo blog. Será aberta

Leia mais

Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital

Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital Funcionários Página 1 de 12 O cadastro de funcionários permite cadastrar o usuário que vai utilizar o SIGLA Digital e também seus dados pessoais.

Leia mais

Treinamento - Union Web

Treinamento - Union Web Inserindo formulário de acesso ao sistema no seu site: Para que seus condôminos tenham acesso ao sistema será necessária a inserção do formulário de entrada no seu site, veja com o programador do seu site

Leia mais

MANUAL MOODLE - PROFESSORES

MANUAL MOODLE - PROFESSORES MANUAL MOODLE - PROFESSORES VERSÃO 2.5 Faculdades Projeção FACULDADE PROJEÇÃO Prof. Oswaldo Luiz Saenger Presidente Prof.ª Catarina Fontoura Costa Diretora Geral das Unidades Educacionais Prof. José Sérgio

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS CPD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS CPD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS CPD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.8 PERFIL ALUNO Versão 1.0 2015 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR

Leia mais

Manual de utilização

Manual de utilização Manual de utilização 1 Índice Calendário... 3 Usuários... 4 Contato... 5 Alterar... 5 Excluir... 5 Incluir... 5 Feriados... 9 Nacionais... 9 Regionais... 9 Manutenção... 9 Obrigações... 9 Obrigações Legais...

Leia mais

Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus

Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus O SAPO Campus é uma plataforma online, disponível em http://campus.sapo.pt, que permite a comunicação e a colaboração entre membros de uma Instituição

Leia mais

Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador. Manual do ambiente Moodle

Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador. Manual do ambiente Moodle Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador Manual do ambiente Moodle CURSO DE INTRODUÇÃO AO MOODLE 1. Introdução Estamos começando nossa viagem e nossa primeira parada é na unidade denominada Curso

Leia mais

Orientações para Usuários

Orientações para Usuários Sistema de Gestão de Certificados Eletrônicos Orientações para Usuários Organizadores de evento Controladores de qualidade Objetivos do Sistema Os principais objetivos da concepção do sistema são: automatização,

Leia mais

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BAURU 2015 2 BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO Manual do usuário apresentado para auxiliar no uso do sistema SisPon. BAURU 2015 3 SUMÁRIO 1 Instalação... 5 1.1 Sispon...

Leia mais

MANUAL DE INSCRIÇÃO NAS LINHAS DE AÇÃO PROGRAMA DE INVESTIMENTO SPCINE E BRASIL DE TODAS AS TELAS

MANUAL DE INSCRIÇÃO NAS LINHAS DE AÇÃO PROGRAMA DE INVESTIMENTO SPCINE E BRASIL DE TODAS AS TELAS MANUAL DE INSCRIÇÃO NAS LINHAS DE AÇÃO PROGRAMA DE INVESTIMENTO SPCINE E BRASIL DE TODAS AS TELAS ÍNDICE ENTRANDO NA PLATAFORMA... 4 PREENCHENDO O CADASTRO INDIVIDUAL... 7 FAZENDO INSCRIÇÃO NAS LINHAS

Leia mais

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Ambiente de Comunidades - Manual para Administradores do Sistema - Atualizado em 04/04/2011 LISTA DE FIGURAS FIGURA 1 PÁGINA DE ACESSO AO SIGRA... 7 FIGURA

Leia mais

Curso em Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) - Tutorial Editores/Editores de Seção

Curso em Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) - Tutorial Editores/Editores de Seção Curso em Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) - Tutorial Editores/Editores de Seção AGOSTO 2015 Curso em Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Agosto 2015 Editor / Editor de

Leia mais

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos Indústria - Cadastro de produtos O módulo indústria permite controlar a produção dos produtos fabricados pela empresa. É possível criar um produto final e definir as matérias-primas que fazem parte de

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 2 TERMO DE COMPROMISSO... 3 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 3 ETAPAS

Leia mais

SERVIÇO DE CORREIO ELETRÔNICO PADRÃO DO HUWC

SERVIÇO DE CORREIO ELETRÔNICO PADRÃO DO HUWC SERVIÇO DE CORREIO ELETRÔNICO PADRÃO DO HUWC Sumário Apresentação 3 Serviços oferecidos 3 1. Entrar 4 2. Enviar mensagem 5 3. Leitura das mensagens 6 4. Mensagens com arquivos anexados 6 5. Gerenciamento

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

Manual de Rotinas para Usuários. Advogados da União. Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS. Sistema da AGU de Inteligência Jurídica

Manual de Rotinas para Usuários. Advogados da União. Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS. Sistema da AGU de Inteligência Jurídica Manual de Rotinas para Usuários Advogados da União Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS Sistema da AGU de Inteligência Jurídica Versão 1.0 2015 1 INTRODUÇÃO 3 1.1 O QUE É O SAPIENS? 3

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

TUTORIAL DO CORRETOR DE IMÓVEIS PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA :: REDE CERTA ::

TUTORIAL DO CORRETOR DE IMÓVEIS PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA :: REDE CERTA :: TUTORIAL DO CORRETOR DE IMÓVEIS PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA :: REDE CERTA :: Considerações iniciais >> O sistema é totalmente online, por isso dispensa a instalação de aplicativos em seu computador para

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 3 TERMO DE COMPROMISSO... 4 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 4

Leia mais

MANUAL WEBDRIVE. webdrive.whirlpool.com.br

MANUAL WEBDRIVE. webdrive.whirlpool.com.br MANUAL WEBDRIVE webdrive.whirlpool.com.br 1 Sumário 1. O Webdrive p. 04 2. Acessando o sistema p. 04 2.1 Esqueci minha senha 2.2 Página principal 2.3 Efetuar logoff 2.4 Criar e alterar Usuários 2.5 Criar

Leia mais

UnionWeb Condominium

UnionWeb Condominium UnionWeb Condominium Esse manual contém explicações técnicas de configuração e manutenção administrativa. Não deve ser repassado para moradores, é para utilização da Administradora ou responsável para

Leia mais

Tutorial Moodle ESDM - professores

Tutorial Moodle ESDM - professores Primeira entrada: Tutorial Moodle ESDM - professores USUÁRIO - MODIFICAR PERFIL No primeiro login/entrada no MOODLE aparecerá a tela do PERFIL para que o usuário complete seus dados. EDITANDO O PERFIL

Leia mais

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br INFORMÁTICA AULA 11

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br INFORMÁTICA AULA 11 INFORMÁTICA AULA 11 INTERNET (CONTINUAÇÃO) Outlook EXPRESS A janela principal do Outlook Express pode ser divida basicamente em: Área de Comando (superior) - Contém a barra de botões e a barra de menus.

Leia mais

Sistema Integrado de Atendimento

Sistema Integrado de Atendimento Sistema Integrado de Atendimento Sistema Integrado de Atendimento. Um sistema moderno, completo e abrangente que modifica a realidade do atendimento de sua empresa, proporcionando maior segurança na tomada

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo:

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: GUIA DE ORIENTAÇÃO 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: 1.1 - ACESSAR O SITE DA PREFEITURA: 1.2 - CLICAR NA OPÇÃO: SERVIÇOS >> NOTA FISCAAL ELETRÔNICA 1.3 - Aguarde carregar

Leia mais

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ÍNDICE 1. IMPLEMENTAÇÃO 4 1.1 PAINEL DE CONTROLE 4 1.2 SENHA 4 1.3 INSTALAÇÃO 4 1.3.1 INSTALAÇÃO PARA MODERADOR 4 1.3.2 INSTALAÇÃO PARA PARTICIPANTES 8 1.3.2.1 PELO

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Manual da Loja Virtual. Objetivo: Como anunciar produtos e acompanhar as vendas. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início Através deste manual, veremos como anunciar e

Leia mais

Inicialmente, faça seu cadastro, depois, use seu CPF e sua Senha para fazer o Login e entrar no sistema quantas vezes quiser.

Inicialmente, faça seu cadastro, depois, use seu CPF e sua Senha para fazer o Login e entrar no sistema quantas vezes quiser. Inicialmente, faça seu cadastro, depois, use seu CPF e sua Senha para fazer o Login e entrar no sistema quantas vezes quiser. Insira aqui o Código de sua empresa, que deverá ser fornecido pelo Gestor da

Leia mais

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 -

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 - Guia do Usuário idocs Content Server v.2.0-1 - 2013 BBPaper_Ds - 2 - Sumário Introdução... 4 Inicializando a aplicação... 6 Ambiente... 7 Alterando o ambiente... 8 Senhas... 10 Alterando senhas... 10 Elementos

Leia mais

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Geral. Núcleo de Tecnologia da Informação

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Geral. Núcleo de Tecnologia da Informação Divisão de Almoxarifado DIAX/CGM/PRAD Manual do Sistema de Almoxarifado Geral Versão On-Line Núcleo de Tecnologia da Informação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual do Sistema de Almoxarifado

Leia mais

COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO. Versão 1.0

COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO. Versão 1.0 COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO Versão 1.0 2015 SUMÁRIO 1. O MOODLE 3 2. Acesso à Plataforma 3 2.1. Cadastrar-se em uma disciplina 4 2.2. Página Inicial do Curso 5 3.

Leia mais

Índice. Índice... 1. Apresentando o Nextsite... 3. Recursos... 4. Recursos Opcionais... 6. Componentes externos... 7. Gerenciando sua conta...

Índice. Índice... 1. Apresentando o Nextsite... 3. Recursos... 4. Recursos Opcionais... 6. Componentes externos... 7. Gerenciando sua conta... Índice Índice... 1 Apresentando o Nextsite... 3 Recursos... 4 Recursos Opcionais... 6 Componentes externos... 7 Gerenciando sua conta... 8 Visualização Geral... 9 Central de mensagens... 12 Minha conta...

Leia mais

Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista

Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista Autor: Bruno Leonardo MCP, MCDST, MCSA http://brunoleonardoleal.spaces.live.com 24/06/2007 Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista Página 1 de 16 O Controle dos Pais está disponível nas versões

Leia mais

SISTEMA MEDLINK E-TISS PASSO-A-PASSO (USE JUNTO COM A VÍDEO AULA)

SISTEMA MEDLINK E-TISS PASSO-A-PASSO (USE JUNTO COM A VÍDEO AULA) 1 / 16 SISTEMA MEDLINK E-TISS PASSO-A-PASSO (USE JUNTO COM A VÍDEO AULA) Este guia passo-a-passo tem o objetivo de facilitar o entendimento: - da ordem de execução dos processos. - dos conceitos do sistema.

Leia mais

Wordpress - Designtec. Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia

Wordpress - Designtec. Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia Wordpress - Designtec Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia 1 Índice Acessando o painel administrativo... 3 Gerenciamento de edições... 3 Gerenciamento de artigos... 3 Publicando mídias...

Leia mais

Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD

Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD Para acessar sua senha: 1. Entrar no portal Metodista online Acesse o site www.bennett.br. No lado superior direito aparecerá a janela da área de login,

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre administração de listas de preços.

Bem-vindo ao tópico sobre administração de listas de preços. Bem-vindo ao tópico sobre administração de listas de preços. Nesse tópico, você aprenderá a administrar listas de preços no SAP Business One. Sua empresa atualiza múltiplas listas de preços para fornecer

Leia mais

Manual de Utilizador. Caderno. Recursos da Unidade Curricular. Gabinete de Ensino à Distância do IPP. http://eweb.ipportalegre.pt. ged@ipportalegre.

Manual de Utilizador. Caderno. Recursos da Unidade Curricular. Gabinete de Ensino à Distância do IPP. http://eweb.ipportalegre.pt. ged@ipportalegre. Manual de Utilizador Caderno Recursos da Unidade Curricular Gabinete de Ensino à Distância do IPP http://eweb.ipportalegre.pt ged@ipportalegre.pt Índice RECURSOS... 1 ADICIONAR E CONFIGURAR RECURSOS...

Leia mais

..:Restaurantes:.. Manual completo do sistema de vendas Restaurantes. Site..: http:// www.giovaneinformatica.com.br

..:Restaurantes:.. Manual completo do sistema de vendas Restaurantes. Site..: http:// www.giovaneinformatica.com.br ..:Restaurantes:.. Manual completo do sistema de vendas Restaurantes Site..: http:// www.giovaneinformatica.com.br E-mail..: suporte@giovaneinformatica.com.br :.. Índice ndice..: 1-) CADASTRANDO DE PRODUTOS

Leia mais

Manual do Sistema de Trâmite de Processos da UFMT

Manual do Sistema de Trâmite de Processos da UFMT Manual do Sistema de Trâmite de Processos da UFMT Sumário OBJETIVO...2 INFORMAÇÕES...3 GRUPOS...4 OPERAÇÃO COM PROCESSOS E OFICIOS...5 USUÁRIOS...6 ACESSO...7 1º ACESSO...8 TELA INICIAL DO ACESSO...9 MENU:

Leia mais

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

C-se Mail - Workr. Página Inicial. Insira seu usuário (e-mail) cadastrado no ato da liberação de acesso e sua senha (criada a partir de uma

C-se Mail - Workr. Página Inicial. Insira seu usuário (e-mail) cadastrado no ato da liberação de acesso e sua senha (criada a partir de uma C-se Mail - Workr Página Inicial Insira seu usuário (e-mail) cadastrado no ato da liberação de acesso e sua senha (criada a partir de uma mensagem automática recebida em seu próprio e-mail) Apresentação

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE

UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE Luanna Azevedo Cruz Polyana Ribas Bernardes 2015 2015 1. INTRODUÇÃO Para utilizar as funcionalidades acesse o Moodle: http://moodle.ead.ufvjm.edu.br/ e clique

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11

ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11 MANUAL DE USO DO SISTEMA GOVERNO DIGITAL ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11 2.0. SOLICITAÇÕES DE AIDF E AUTORIZAÇÃO DE EMISSÃO DE NOTA

Leia mais

Prefeitura Municipal de Sete Lagoas Secretaria de Planejamento Orçamento e Tecnologia Subsecretaria de Tecnologia da Informação

Prefeitura Municipal de Sete Lagoas Secretaria de Planejamento Orçamento e Tecnologia Subsecretaria de Tecnologia da Informação Tutorial para abertura de chamado Este sistema foi personalizado, instalado e configurado pela equipe da. O objetivo desta implantação é informatizar os registros de atendimento de suporte técnico para

Leia mais

Para os demais formatos, o relatório será gerado mas virá com configurações incorretas.

Para os demais formatos, o relatório será gerado mas virá com configurações incorretas. Balancete Orçamentário Produto : TOTVS Gestão Patrimonial - 12.1.6 Processo : Relatórios Subprocesso : Balancete Orçamentário Data publicação da : 17/06/2015 O Balancete é um relatório contábil oficial

Leia mais

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I.

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. MILI S.A. - D.T.I. Índice 1 ACESSANDO O PORTAL IPEDIDOS... 3 1.1 Login...5 1.2 Tela Principal, Mensagens e Atendimento On-line...6 2 CADASTRAR... 10 2.1 Pedido...10

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

IBM CONTENT MANAGER MANUAL DE PESQUISA E-CLIENT (GERENCIAMENTO ELETRONICO DE DOCUMENTOS)

IBM CONTENT MANAGER MANUAL DE PESQUISA E-CLIENT (GERENCIAMENTO ELETRONICO DE DOCUMENTOS) IBM CONTENT MANAGER MANUAL DE PESQUISA E-CLIENT (GERENCIAMENTO ELETRONICO DE DOCUMENTOS) 1 O IBM Content Manager foi à solução adquirida pela Secretaria do Estado da Educação de Santa Catarina para gerenciar

Leia mais

Manual do Sistema HDI Online / Worksite (Circulação: Corretoras parceiras da HDI Seguros )

Manual do Sistema HDI Online / Worksite (Circulação: Corretoras parceiras da HDI Seguros ) Manual do (Circulação: Corretoras parceiras da HDI Seguros ) HDI Seguros Departamento de Produto Automóvel Produto Auto Magda Dioclecio Martins 01 1/47 1. Introdução 1.1. Objetivo Aplicabilidades múltiplas

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão Fevereiro/2013 Índice PCS - Módulo de Prestação de Contas...3 Acesso ao Módulo PCS...3 1. Contas financeiras...5 1.1. Cadastro de

Leia mais

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA SET 2014 2 INTRODUÇÃO Este manual objetiva orientar os servidores no processo do cadastro de projetos no Sistema Channel para viabilizar o acompanhamento físico-financeiro

Leia mais

Advogado - Procurador

Advogado - Procurador Advogado - Procurador Conteúdo 1 Cadastro do Advogado 1.1 Verificar requisitos para o Cadastro 1.2 Orientação ao Advogado sobre os Links de instalações 1.3 Preencher o Formulário de Cadastro 1.4 Visualizar

Leia mais

Passo-a-passo Oi Torpedo Empresa

Passo-a-passo Oi Torpedo Empresa Passo-a-passo Oi Torpedo Empresa Índice Logando no Oi Torpedo Empresa...2 Termo de Adesão ao Serviço...5 Página de Entrada no Oi Torpedo Empresa...6 Cadastramento de Usuário (Funcionalidade Somente Disponível

Leia mais

Início Rápido: Registar para o Centro de Negócios da Microsoft

Início Rápido: Registar para o Centro de Negócios da Microsoft Guia do Cliente O Centro de Negócios da Microsoft permite que as pessoas em sua organização exibam com segurança contratos de compras, exibam pedidos de licenciamento por volume, efetuem o download do

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Manual sistema Laundry 4.0

Manual sistema Laundry 4.0 Manual sistema Laundry 4.0 Sistema para serviços de Lavanderia Comércios Empresa responsável Novacorp informática Fone (41) 3013-1006 E-mail marcio@novacorp.com.br WWW.novacorp.com.br Sumario 1 Este manual

Leia mais

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Projeto ECA na Escola, Este tutorial pretende auxiliá-lo na navegação na Plataforma de Educação à Distância

Leia mais

NOTIFICANDO USUÁRIOS SOBRE UMA NOVA EDIÇÃO

NOTIFICANDO USUÁRIOS SOBRE UMA NOVA EDIÇÃO EDITOR NOTIFICANDO USUÁRIOS SOBRE UMA NOVA EDIÇÃO Em Edições Clicar em Notificar Usuários A página inicial do Editor exibe as submissões em diversas fases do processo editorial, como no caso deste exemplo:

Leia mais

Guia de Procedimentos

Guia de Procedimentos Guia de Procedimentos Documento Guia de Procedimentos Arquivo BOP15_GuiadeProcedimentos_GestãodaColaboração_NetTeacher_FASIPE.docx Projeto Semear Cliente Faculdade FASIPE Data 27/1/2012 Autoria Luciano

Leia mais

Manual do Cliente. Alu Tracker Monitoramento Veicular

Manual do Cliente. Alu Tracker Monitoramento Veicular Alu Tracker Monitoramento Veicular Manual do cliente Manual do Cliente Alu Tracker Monitoramento Veicular Introdução Este manual faz parte do contrato de prestação de serviços. Obrigado por escolher a

Leia mais

BLOG ESCOLAS. Após acessar o seu respectivo blog, você será direcionado a tela a seguir. Vamos conhecê-la um pouco melhor.

BLOG ESCOLAS. Após acessar o seu respectivo blog, você será direcionado a tela a seguir. Vamos conhecê-la um pouco melhor. 1 CONHECENDO A PÁGINA PRINCIPAL Após acessar o seu respectivo blog, você será direcionado a tela a seguir. Vamos conhecê-la um pouco melhor. PAGINAS- Mostras as paginas do blog LOCALIZADOR área de busca

Leia mais

2015 GVDASA Sistemas Suprimentos 1

2015 GVDASA Sistemas Suprimentos 1 2015 GVDASA Sistemas Suprimentos 1 2015 GVDASA Sistemas Suprimentos 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Leia mais

MANUAL EDITOR ESTRUTURADO MÓDULO 2

MANUAL EDITOR ESTRUTURADO MÓDULO 2 MANUAL EDITOR ESTRUTURADO MÓDULO 2 PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO MANUAL EDITOR ESTRUTURADO ELABORAÇÃO DE ESTRUTURA DE DOCUMENTO ADMINISTRADOR Sumário 1 Elaboração de Estrutura de Documento4 11 Cadastrar

Leia mais

CALEDÁRIO ESCOLAR. Página 1 de 24

CALEDÁRIO ESCOLAR. Página 1 de 24 Página 1 de 24 SISTEMA DE CALENDÁRIO ESCOLAR O Sistema de Calendário Escolar é a primeira etapa de uma grande evolução que ocorrerá nos sistemas de informatização da Secretaria de Estado da Educação. As

Leia mais

Manual do usuário. v1.0

Manual do usuário. v1.0 Manual do usuário v1.0 1 Iniciando com o Vivo Gestão 1. como fazer login a. 1º acesso b. como recuperar a senha c. escolher uma conta ou grupo (hierarquia de contas) 2. como consultar... de uma linha a.

Leia mais

Manual Fácil 1 DOWNLOAD E INSTALAÇÃO. 1. Como faço o download do Jimbo Mobile?

Manual Fácil 1 DOWNLOAD E INSTALAÇÃO. 1. Como faço o download do Jimbo Mobile? Seja bem-vindo(a) ao Manual Fácil Jimbo. O jeito mais simples de você aprender a usar o nosso software gratuito. Com esse passo a passo você fica sabendo como acrescentar despesas, alterar lançamentos,

Leia mais