Como criar um blog. Será aberta uma janela onde você deverá especificar o título do blog, o endereço do blog, e o modelo.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Como criar um blog. Será aberta uma janela onde você deverá especificar o título do blog, o endereço do blog, e o modelo."

Transcrição

1 Como criar um blog Criando o blog Vá em Entre com sua conta google (a mesma que você usa para acessar o gmail). Escolha um perfil. Na página seguinte, clique no botão novo blog. Será aberta uma janela onde você deverá especificar o título do blog, o endereço do blog, e o modelo. Escolha um título qualquer. Escolha um endereço, observe que o endereço desejado pode já estar sendo utilizado, neste caso você deve escolher outro. Este endereço será utilizado para acessar seu blog. Escolha o modelo simples, por enquanto. Clique em Criar um blog. O blog foi criado! Clique em Visualizar blog para visualizar seu blog.

2 Criando uma nova postagem Para criar uma nova postagem, duas possibilidades são: 1 Vá até e clique no botão laranja com o desenho de um lápis. 2 Visualize seu blog e clique em Nova postagem no canto superior direito. Será aberta uma página parecida com um editor de texto, onde você definirá o conteúdo da postagem. Na barra superior, defina o título da postagem. À direita estão quatro botões: Publicar, Salvar, Visualizar, Fechar. Publicar: Clique neste botão somente quando tiver concluído a elaboração de sua postagem. O botão serve para publicar a postagem no blog. Salvar: Grava o trabalho realizado até o momento para que você possa continuar posteriormente. Visualizar: Mostra como ficará a postagem no blog. Fechar: Fecha a página de edição da postagem. A folha em branco no centro da janela é o local onde você digitará o conteúdo principal da postagem. Logo acima estão diversos botões para a formatação do texto, como em um editor de texto. Digite e formate o conteúdo de sua primeira postagem.

3 À direita, temos opções de configuração da postagem: Marcadores, Programar, Link permanente, Local, Opções. Marcadores: Aqui você digita palavras-chave relacionadas ao conteúdo de sua postagem. Estas palavras dão noção ao visitante de seu blog sobre o assunto de sua postagem, além disto, facilitam futuras buscas por determinados conteúdos. Digite seus marcadores, separe-os por vírgula. Clique em concluído. Programar: Permite que a postagem seja realizada automaticamente no futuro. Para isto, marque a opção definir data e hora, escolha o momento desejado e clique em concluído. Link permanente: Permite definir o endereço da postagem. Local: Permite escolher um local relacionado à sua postagem. Digite palavras chave relacionadas ao local desejado e clique em pesquisar. O local desejado deverá aparecer no mapa. Caso o local desejado tenha sido encontrado, clique em concluir. Opções: Permite definir alguns parâmetros adicionais, como por ex. permitir ou não o comentário de leitores. Clique em Visualizar para verificar se sua postagem está como desejado, clique em publicar para publicar a postagem. O blogger perguntará se você quer compartilhar sua postagem na rede social Google+. Você então será levado à página de gerência do seu blog, que estudaremos adiante. Clique em Visualizar blog para ver como ficou sua postagem.

4 No momento, seu blog tem a seguinte organização/aparência. No topo temos o título do blog. Abaixo, temos os postagens, ou posts. Para cada postagem, é exibido o título, conteúdo da postagem, e informações como autor, horário da postagem, comentários, marcadores, etc. À direita temos a opção Arquivo do blog que permite que usuários acessem postagens de acordo com a sua data. Logo abaixo temos informações sobre o autor do blog, você. Criando uma postagem com imagens e vídeo Clique em Nova postagem. Clique em inserir um vídeo. Será aberta uma janela, onde você poderá determinar a fonte do vídeo a ser postado. As duas principais opções são: Fazer upload e Do YouTube. Fazer upload: Permite que você envie um vídeo que está em seu computador. Do YouTube: Permite que você escolha um vídeo do YouTube. Escolha a opção do YouTube, digite algumas palavras-chave, clique na lupa para procurar, selecione o vídeo desejado e clique em Selecionar.

5 Para inserir uma imagem, clique em inserir imagem. Dentre as várias opções, você pode usar uma imagem de seu computador escolhendo a opção Fazer upload, ou postar uma imagem da internet, escolhendo a opção De um URL. Escolha a opção De um URL, cole o endereço da imagem, clique em Adicionar selecionadas. Após obter o post desejado, clique em publicar.

6 Gerência e Configurações do Blog Vá à sua home do blogger: ou clique na imagem no canto superior esquerdo. Clique no nome do blog desejado. Você será levado à uma página que permite gerenciar seu blog, com diversas opções à esquerda. Vamos estudar as principais delas. A opção Visão Geral mostra um resumo das informações sobre seu blog. A opção Postagens permite que você gerencie as postagens de seu blog. É mostrado o título da postagem e seus marcadores. Do lado direito de cada postagem é mostrado o autor da postagem, comentários, visualizações, e data. A passar o mouse sobre o título da postagem é permitido que você edite, visualize, compartilhe e exclua a postagem. A opção Comentários permite gerenciar os comentários realizados em seus posts. A opção Estatísticas mostra diversas estatísticas sobre seu blog. E mostrado um gráfico de visualizações, que mostra o número de visualizações de seu blog conforme o tempo. Além disto, são reportados os números de visualizações do blog e origem dos visitantes. A opção Modelo permite que alteremos o visual do blog. Escolha um dentre os diversos modelos disponíveis. Ao clicar sobre uma opção, será mostrada uma pré-visualização de como seu blog ficará. Caso goste deste visual, clique em Aplicar ao blog. Caso contrário, clique no x.

7 A opção Layout permite que alteremos os elementos do blog. É possível adicionar, remover, e modificar a posição de elementos. Ao clicar na opção editar de algum elemento é possível alterar opções daquele elemento em particular. Para adicionar elementos, clique na opção Adicionar um Gadget no local onde deseja adicionar o elemento.

8 Por exemplo, clique na opção e escolha o elemento Marcadores, clique em Salvar. Marcadores permitem que usuários acessem posts com base nos marcadores utilizados. Vá em Visualizar blog para ver como ficou. É possível fazer diversos outros ajustes no visual do blog. Para isto, vá até a opção modelo e clique em Personalizar. Na opção Modelos você poderá escolher outros modelos. Na opção Plano de Fundo você poderá escolher outros planos de fundo e esquemas de cores. Caso queira alterar o plano de fundo vá à seção Plano de Fundo, clique na seta, escolha uma imagem ou use uma imagem do seu computador, clicando na opção Fazer upload da imagem e

9 escolhendo o arquivo no seu computador. Depois clique em Concluído. A opção Layout permite definir outros esquemas de organização para o blog. Clique em Aplicar ao blog para aplicar as alterações. Clique em Voltar para o blogger para voltar ao painel de controle. A opção Configurações permite que se altere diversas configurações do blog. Para especificar quem pode acessar seu blog, vá na opção Básico, em seguida vá à seção Permissões, subseção Leitores do blog, clique em editar. É possível deixar que qualquer pessoa veja seu blog clicando na opção Qualquer pessoa, que somente os autores vejam, clicando na opção Somente autores..., ou especificar quais pessoas podem acessar, especificando o dos leitores, que terão que fazer login para visualizar o blog.

10 É possível adicionar novos autores, clicando na opção Adicionar autores, na subseção Autores do blog, você deve então digitar o dos novos autores.