1º Período CURSO DE BACHARELADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA. Disciplina: Antropologia Cultural. Objetivo:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1º Período CURSO DE BACHARELADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA. Disciplina: Antropologia Cultural. Objetivo:"

Transcrição

1 1º Período Disciplina: Antropologia Cultural Compreender criticamente o processo de humanização do profissional da Comunicação Social em relação ao seu contexto sócio-cultural. Aspectos históricos e teórico-metodológicos da Antropologia Cultural. O conceito de cultura na Antropologia. Cultura e natureza na perspectiva comunicacional. As relações do homem com a natureza como fatos de comunicação e significação. Compreensão e comunicação intercultural: os homens e seus outros.

2 Disciplina: Criação em Comunicação Interpretar os princípios do ato de criar, entender a teoria do processo criativo e seus bloqueios, perceber o próprio potencial criativo, analisar e julgar os aspectos criativos do ato de comunicar e executar projetos de comunicação criativa. O ato de criar. Formas da criação. A improvisação. O ato de comunicar: verbal e não verbal. Os meios de comunicação de massa e a criatividade. A criação como ferramenta de comunicação eficiente. Novas formas de comunicação criativa.

3 Disciplina: Introdução ao Pensamento Filosófico Compreender a filosofia frente a outros tipos de conhecimentos, reconhecer os instrumentos e as bases do pensamento filosófico ocidental e suas relações com a contemporaneidade e compreender, do ponto de vista moral, os limites e as possibilidades do humanismo na atividade do profissional da Comunicação Social. Conceito de ciência. A visão social da ciência. O problema da verdade na Filosofia e na cultura e suas relações com as práticas de comunicação. Processos de produção de verdade. Verdade e crença. Verdade e prova. Verdade e poder. Análise e avaliação crítica dos grandes sistemas de idéias, com ênfase nas principais correntes de pensamento do mundo contemporâneo.

4 Disciplina: Língua Portuguesa Leitura e Produção de Textos Compreender os aspectos estruturais de textos; produzir e criar textos, com especial destaque para textos na área da comunicação social; compreender e interpretar textos, para realizar a leitura crítica de mundo. Os recursos expressivos da linguagem. As figuras de estilo, figuras de construção e figuras de pensamento. Os vários níveis da linguagem: padrões e conversação. Diferentes tipos de textos. Produção de textos em língua portuguesa. Correção gramatical de textos e sua adequação estilística aos meios de comunicação de massa. A redação publicitária para meios impressos e eletrônicos.

5 Disciplina: Ciência Política Analisar a teoria política, privilegiando o estudo de seus principais conceitos e o debate de algumas experiências históricas importantes. Teorias políticas clássicas e contemporâneas. Elementos para uma análise política: estado, estrutura de poder e sistemas de governo. Comunicação, ética e política. Comunicação e discursos da política. Comunicação e imaginários da política. Comunicação, política e sociabilidade. Comunicação e processos eleitorais. Comunicação e política de comunicação.

6 Disciplina: Teoria e Métodos de Pesquisa em Comunicação Conhecer e aplicar os meios necessários para a concretização de uma vida acadêmica disciplinada e responsável assim como os diversos métodos e técnicas de pesquisa científica necessários para a realização de trabalhos científicos. A questão da ciência e do método científico. Método do trabalho científico. Métodos e técnicas de pesquisa. Enfoques de pesquisa para o campo da Comunicação Social. As etapas de um projeto de pesquisa: organização, planejamento, execução e avaliação de pesquisa. A questão da objetividade e da neutralidade científicas. Diretrizes metodológicas do trabalho científico. Caracterização e elaboração de monografias e seminários.

7 Disciplina: Teorias da Comunicação Apreender os elementos fundamentais para a definição de teoria da comunicação bem como os elementos conceituais acerca do objeto da comunicação social e sua intercientificidade; formar o espírito crítico-criativo acerca da comunicação social. Comunicação, conhecimento, cultura, linguagem. Modelos, níveis e tipos de comunicação. O objeto da Comunicação Social. Contribuições interdisciplinares para a constituição de uma Teoria da Comunicação. As diversas correntes teóricas sobre a comunicação massiva. Teorias voltadas para a análise de mensagens. Transformações históricas, processos de comunicação e seu interrelacionamento com ênfase no período contemporâneo. Comunicação contemporânea.

8 2º Período Disciplina: Comunicação Comparada Realizar estudos comparativos dos veículos de comunicação entre si e entre os seus diversos; compreender os relacionamentos sócios, políticos e econômicos dos veículos de comunicação. Análise da vinculação entre os meios de comunicação de massa e a sociedade, através da comparação e observação de diferentes veículos de comunicação. Condições de produção, circulação e consumo de mensagens. Processos sociais e processos de comunicação. As políticas que determinam e condicionam o processo de informação. As diversas formas de controle da informação. Análise comparativa das políticas nacionais de comunicação em diferentes países.

9 Disciplina: Economia Aprender o funcionamento da economia de mercado e identificar as decisões dos agentes econômicos tomadas no ambiente micro e macroeconômico, tendo em vista o desenvolvimento das competências econômicas fundamentais para atuação no mundo dos negócios. Economia enquanto ciência social. Escolas do pensamento econômico: capitalistas e marxistas e o contexto social e econômico. Valor e repartição da renda. Situação atual da distribuição de renda no Brasil: produção-consumo. Excedente econômico capitalista: poupança e mais-valia. Formação do capitalismo no Brasil. O papel do comunicador na sociedade capitalista. Empresa capitalista. Mega empresa.

10 Disciplina: Estética e Cultura de Massa Estimular a reflexão crítica sobre a estética e a cultura de massa, reconhecer a arte como elemento de transmissão de conhecimento e identificar a arte na produção cultural para as massas na sociedade contemporânea. Fenômenos estéticos e cultura de massa. Comunicação e estética. A arte como sistema de significação. O criador e a obra de arte na indústria cultural: a contradição criação x reprodutibilidade técnica. Interpretações estéticas da indústria cultural. Aspectos psicossociais, econômicos e tecnológicos relativos à formação e evolução da cultura de massa. A indústria cultural. Interpretações estéticas da indústria cultural.

11 Disciplina: Língua Portuguesa - Redação e Expressão Oral Compreender e aplicar os mecanismos lingüísticos que viabilizam a eficácia da expressão oral e/ou escrita. Aprimoramento das habilidades para leitura e produção de textos. Revisão dos aspectos das diversas funções da linguagem que implicam a qualidade do texto escrito. A produção de texto observando a coesão, a coerência e a correção gramatical. Revisão dos tipos de discurso.

12 Disciplina: Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira Compreender criticamente a realidade histórico-social brasileira e a importância da atividade profissional intencionalmente voltada para a sua transformação e vincular aspectos da realidade local e regional ao contexto nacional. Formação da sociedade brasileira em seus aspectos econômicos políticos e culturais. Análise da conjuntura social brasileira no século XX. Relação de poder e articulações com as formas do Estado. Autoritarismo e democracia. Modernização, desenvolvimento, transformações culturais e comunicação. Elementos para uma análise política: estado, estrutura de poder e sistemas de governo.

13 Disciplina: Semiótica Analisar as diversas correntes que vêm estudando a ciência semiótica trabalhando os principais conceitos dessa ciência e demonstrar a aplicação da semiótica na leitura de toda e qualquer linguagem, dando especial destaque para as linguagens não-verbais e para os produtos da comunicação. A teoria geral dos signos como teoria da comunicação. Semiótica aplicada com especial destaque para as linguagens não-verbais. Análise deprodutos da comunicação social por meio de instrumental metodológico semiótico.

14 Disciplina: Sociologia da Comunicação Facultar a compreensão e a explicação dos fenômenos da comunicação social e da informação na atualidade; expor criticamente as principais teorias sociológicas respectivas; discutir e aplicar os métodos mais utilizados na análise da comunicação, articular a teoria com a prática, aproximando os estudos paradigmáticos sobre a problemática em causa e a metodologia neles empregue. Sociologia, ciência e comunicação. Modelos teóricos em sociologia. A comunicação e a sociedade. Comunicação, poder e hegemonia. Uma abordagem sociológica a comunicação. Panorama teórico-metodológico da sociedade e da comunicação enquanto fenômeno social.

15 3º Período Disciplina: Arte e Criatividade na Publicidade Perceber a criatividade como fator fundamental no contexto publicitário, desenvolver o potencial criativo, interpretar o pensamento divergente no processo criativo e executar produções criativas em materiais diversos e peças publicitárias. O que é criatividade. Referências e associações. O pensamento divergente. A personalidade criativa. Bloqueios à criatividade. Aspectos do pensmnto criativo. O processo criativo. Brainstorm e sua aplicação na publicidade. Criatividade visual em publicidade. Criatividade editorial em publicidade. A expressão tridimensional na comunicação de massa.

16 Disciplina: Elementos e Técnicas de Propaganda Apreender o uso da linguagem publicitária; compreender a dinâmica do mercado e a necessidade de constante atualização da profissão; diferenciar os diversos tipos de públicos no contexto da comunicação; apresentar o esquema de trabalho das agências. Marketing no contexto da economia de mercado. Papel da propaganda no contexto de marketing. Anunciantes, veículos e fornecedores. Como funciona uma agência de propaganda, o que faz e como trabalhar com ela. Desenvolvimento de briefing e métodos de elaboração do planejamento. Conceitos e funções de criação publicitária, produção de propaganda (gráfica, rádio, TV e cinema), tráfego, mídia, promoção de vendas, merchandising. Conceito, linguagem e avaliação dos meios e veículos. Mídia alternativa. Noções básicas de Marketing de Relacionamento, Marketing Pessoal, Marketing Digital e Marketing de Varejo.

17 Disciplina: Ética e Cidadania Compreender a ética enquanto base fundamental para o exercício da cidadania e perceber a importância da atuação do profissional de propaganda como agente ético na construção da cidadania. Ética e suas articulações com a moral e os costumes. Ética e outras formas de comportamento. Responsabilidade moral e social. O desenvolvimento da cidadania. Cidadania e suas relações com os diferentes campos do saber. O mundo contemporâneo e seus desafios éticos. Adoção e propagação de atitudes e comportamentos de respeito aos direitos individuais e coletivos. Ética e cidadania nas relações públicas.

18 Disciplina: História da Arte Reconhecer a história da arte como uma forma de pensamento capaz de manter idéias criativas e servir de enquadramento aos juízos estéticos. Linguagem artística. A interpretação sociológica da arte. A arte como expressão social no momento histórico. Tendência da arte contemporânea. Aproximações da publicidade com a arte.

19 Disciplina: Marketing e Comunicação Caracterizar e analisar o ambiente organizacional e conhecer os conceitos básicos e as principais ferramentas do marketing, aplicando-os na seleção da estratégia para o desenvolvimento de um plano de marketing. Marketing: conceitos e aplicação. As funções do marketing. O marketing em propaganda. Os objetivos da propaganda. O composto mercadológico. Decisões estratégicas do composto de marketing. Análise das oportunidades de marketing.planejamento estratégico de marketing. Comunicação mercadológica. O Marketing como filosofia de negócio. Atividades Programadas: a) Atividades Artístico-Culturais As atividades artístico-culturais devem englobar diferentes áreas das letras e artes, como, por exemplo: Música (apresentação de corais, orquestras, conjutos de câmera, dentre outros), Artes Plásticas (divulgação de produções de alunos, professores, funcionários, convidados; realização de exposições e mostras; promoção e apoio de workshops, palestras, cursos etc.), Computação Gráfica (realização de mostras de trabalhos produzidos pelos alunos), Fotografia (exposição de profissionais da fotografia no campus, como referencial artístico e pedagógico além de exposições itinerantes de fotografias produzidas pelos alunos nessa disciplina), Vídeo e Cinema (realização de festivais, concursos de curtas-metragens e mostras de filmes publicitários criados pelos alunos), Literatura (promoção de concursos de poesia, conto e crônica), Teatro (promoção de oficinas para discussão sobre peças clássicas, intercâmbios com grupos teatrais universitários), Dança (criação de um grupo de dança, diálogo com os cursos de Fisioterapia e Educação Física para possíveis parcerias, convites a grupos de variados estilos para apresentações no Campus Universitário).

20 b) Organização de Eventos Os alunos devem receber as noções básicas sobre: técnicas organizacionais de eventos, técnicas de coordenação e recepção de eventos, relações humanas em eventos, cerimonial e protocolo, postura e marketing pessoal e eventos empresarias, dentre outros, para, em seguida, organizar e realizar eventos tais como exposições, palestras, conferências, mesas redondas, gincanas, festivais etc. de modo a favorecer a integração de uma formação teórico-prática. Atividade Laboratorial: Oficina de Redação Publicitária As atividades dessa Oficina devem dar ênfase à produção de textos publicitários para as diferentes mídias. O objetivo é estimular o processo criativo no texto, através de exercícios programados que trabalharão estruturas de linguagem em ordem evolutiva, para revelar o potencial criativo, levar ao autoconhecimento e à avaliação criativa, tornando o texto objetivo. Entre as atividades que serão desenvolvidas, sugere-se a realização de minicursos de oratória, redação persuasiva, linguagem fotográfica, linguagem cinematográfica e redação criativa.

21 4º Período Disciplina: Linguagem e Redação na Propaganda Desenvolver a capacidade de criar, produzir e corrigir textos publicitários para cada tipo de peça, destacar a classificação e a difernça de textos dentro de uma mesma campanha e trabalhar o humor nos textos publicitários. Introdução às teorias da linguagem. Criatividade. Modalidades discursivas. Linguagem publicitária. Teoria e técnicas de redação criativa. O texto publicitário (aspectos técnicos, efeitos de sedução e persuasão). Narratividade do discurso publicitário. Elementos que auxiliam para a construção de um texto publicitário: pesquisas de mercado e briefings. Técnicas de redação em publicidade em seus aspectos estéticos, gramatical, estilístico e estrutural. Argumentação e persuasão. Relações lógicas: coesão, coerência. Recursos verbais e não-verbais.

22 Disciplina: Planejamento de Campanha Apresentar a importância do uso da técnica aplicada à campanha e ao seu planejamento, aplicar a técnica de planejamento a uma campanha, desenvolver postura profissional responsável e ética que contribua para a profissionalização do mercado. Técnicas de planejamento. Briefing. Análise de mercado. Análise de concorrência. Diagnóstico. Determinação de objetivos e estratégias. Variáveis mercadológicas. Posicionamento do produto em relação ao mercado. Determinação de venda. Sistemas de avaliação e controle. Cronograma. Elaboração dos planos e execução de campanhas de publicidade e propaganda. Expectativa de seu êxito.

23 Disciplina: Produção Gráfica Desenvolver a capacidade para criar e acompanhar a confecção de peças gráficas, utilizando os recursos existentes, desde o rough até a peça impressa e acabada. Conceitos básicos de processos de produção. Técnicas de preparação de originais para reprodução pelos sistemas gráficos. Tipologias e suas aplicações. Formatos de papéis para impressão, especificações, técnicas e utilização. Fotolitos e sistemas de provas. Estética aplicada ao material gráfico. A arte-final. Coordenação de prazos, custos e controle de qualidade.

24 Disciplina: Psicologia do Consumidor Identificar alguns mecanismos psicológicos, especialmente cognitivos e psicodinâmicos, que estão relacionados aos comportamentos do consumidor, e suas decorrências para a comunicação publicitária. Delimitação do campo da psicologia. Percepção e atenção. Aspectos internos interferentes na percepção: a percepção subliminar. Contribuições do behaviorismo e da teoria cognitiva na compreensão dos processos de aprendizagem e memória e suas implicações para as decisões de compra; motivações e valores. Os arquétipos ligados à marca. A natureza emocional da marca. A emoção no processo de decisão. Mapeamento emocional do mercado. Os processos decisórios do consumidor

25 Disciplina: Teorias e Técnicas de Pesquisa em Publicidade Apreender a importância da pesquisa nos projetos de propaganda e aplicar técnicas de pesquisa ao planejamento de uma campanha. Tipos de pesquisa: de produto, de mercado, de oportunidade de vendas, de comunicação. Dados da pesquisa como base para a tomada de decisões. Importância da pesquisa para o planejamento. Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa. Pesquisa de marketing x pesquisa de mercado. A pesquisa de mercado como instrumento da moderna técnica de marketing. O papel dos Institutos de Pesquisa. Interpretação de dados. Atividades de Extensão: a) Apoio a Ações e Eventos Comunitários Por meio de debates em sala de aula, os alunos devem apreender idéias chaves para o trabalho que será realizado na prática, tais como: o que é comunidade, responsabilidade social e cidadania, ações comunitárias e sua relevância nos dias atuais. Deve-se discutir, também, cases bem sucedidos. Os trabalhos práticos serão realizados no campus universitário e na comunidade, com apresentações regulares para discussão em sala de aula. Aqui, também, se dá a oportunidade para contatos com atividades de organização de eventos. Incentivo ao trabalho de equipe e à convivência com a comunidade acadêmica e local. b) Consultoria e Prestação de Serviços em Publicidade e Propaganda Mediante mini-assessorias, sob a orientação do professor, os alunos serão treinados na prática, proporcionando-se a eles compreender de forma integral qual a importância de se trabalhar com a comunidade. Trata-se de capacitar o futuro profissional em exercício real para o

26 desempenho das funções de Assessoria e Consultoria fora do ambiente fechado de uma agência de propaganda, familiarizando-o com a rotina dos trabalhos de consultoria e assessoria. Oficina de Marketing Seguindo as ultimas tendências do mercado, esta oficina tem como objetivos, valorizar especialmente o raciocínio estratégico, a orientação para o mercado e a capacidade de planejar e executar ações integradas de marketing em ambientes competitivos e mostrar como, onde e por que se busca a informação de marketing (interna e externa). A Oficina deve oferecer ao aluno a oportunidade de aprender: como fazer do Marketing a verdadeira filosofia de negócios da empresa, através da chamada orientação para o mercado. Como obter uma visão estratégica dos negócios, definindo objetivos e estratégias de longo alcance. Como integrar toda a empresa através do planejamento de ações de marketing desde a pesquisa até o relacionamento pós-venda. Como aumentar a força competitiva da empresa pela mobilização do seu potencial humano. Marketing de serviços, marketing industrial, marketing de consumo, marketing de relacionamento, marketing de segmentação, marketing de posicionamento, marketing de varejo, marketing direto, marketing rural, marketing político, marketing cultural, marketing editorial e marketing esportivo são, apenas, algumas das especialidades que devem ser trabalhadas através, por exemplo, de minicursos, workshops, palestras, discussões e mesas redondas. Ao término do Núcleo Temático Oficina de Marketing, o aluno deverá ser capaz de elaborar um plano anual de Marketing, contemplando todas as suas etapas, e ainda um plano de ações realistas e praticáveis pela empresa em questão.

27 5º Período Disciplina: Computação Gráfica Produzir ilustrações, utilizar ferramentas de editoração eletrônica (desktop publishing). Criação e produção de ilustrações, publicações e apresentações em papel e em documento digital. As diversas ferramentas existentes no mercado para editoração eletrônica. Corel Draw 6.0, Page Maker, Microsoft Publisher, Corel Photo-Paint, Corel Move, Corel Show.

28 Disciplina: Criação Publicitária Desenvolver o processo criativo; concretizar e inserir a liguagem publicitária e seus objetivos fundamentais no conceito atual; analisar criticamente uma campanha publicitária a partir do estudo da cor, do planejamento visual e de seus conceitos no contexto do plano de comunicação. Raciocínio criativo, desbloqueio, linguagem publicitária, projetos gráficos, estudo da forma, composição, volume, teoria da cor, percepção visual, o cartaz, a logomarca, o anúncio. Posicionamento. Definição de peças publicitárias e promocionais, clientes e produto. Estratégia de comunicação. Criação do tema. Desenvolvimento e orientação de criação de peças.

29 Disciplina: Gerenciamento e Atendimento em Publicidade e Propaganda Dominar os conteúdos e técnicas fundamentais da área específica de atuação numa agência ou empresa de comunicação e aplica-los ao entendimento e gerenciamento da conta publicitária do cliente. Análise da relação agência-anunciante-veículo, destacando a função de atendimento. Formas de assistência ao cliente em tudo o que diz respeito às suas necessidades (universo interno e externo). Interpretação das variáveis relativas ao produto/serviço e à comunicação, sugerindo ao cliente uma ação publicitária adequada. Custos e serviços. Gerenciamento da conta significando a administração dos investimentos do cliente.

30 Disciplina: Pesquisa em Comunicação com o Mercado Desenvolver, executar e analisar um projeto de pesquisa de comunicação em qualquer etapa do desenvolvimento de uma campanha publicitária. Técnicas de pesquisa: motivacional, de produto e de propaganda. Projeto de pesquisa: diagnóstico. Planejamento: pesquisa aplicada. Estudo do consumidor. Dimensionamento e segmentação de mercado. Pesquisa de hábitos e atitudes. Estudo do emissor. Imagem e credibilidade. Elaboração de projeto. Execução do plano. Análise dos dados. Elaboração de relatórios. Auditoria de comunicação.

31 Disciplina: Produção Publicitária em Mídia Impressa Aplicar as ferramentas práticas e teóricas de produção impressa, contextualizadas na realidade global. Produção Impressa. Funções e tipos de ilustração. Criação do apelo visual. Relação texto e imagem na criação de peças para a mídia impressa: jornal, revista, cartaz, folder, folhetos, outdoor, mala direta.

32 Disciplina: Publicidade e Consumo Fornecer elementos históricos e teóricos que conribuam para o entendimento do fenômeno consumo que vem se tornando uma dimensão cada vez mais importante da vida social, tanto do ponto de vista material quanto simbólico. A modernidade capitalista e o mundo comandado pela forma mercadoria. Considerações de Marx, Weber, Simmel e Adorno sobre o consumo articulando-as a uma progresão histórica, discutindo tmas como luxo, necessidade, gosto, cotidiano, estilos de vida, construção de identidades pessoais e coletivas. Projetos Especiais I 1) Redação e Produção de Materiais Publicitários (Mural de Publicidade, Mural do Terceiro Setor) Nesta atividade os alunos devem criar e produzir um mural para exposição e difusão de informações e conteúdos de publicidade e propaganda (Mural de Publicidade), e outro para difusão de informações relativas ao Terceiro Setor (Mural do Terceiro Setor) em três linguagens diferenciadas: tradicional (mural físico), impresso e virtual (página lincada à home-page da Instituição, com obrigatoriedade de atualização quinzenal. O público prioritário do mural é o interno, acadêmico, mas também se atingirá o público externo, com a edição virtual,vinculada à home page da Unit. 2) Produção de Boletim e Revista Elaboração de um boletim mensal e uma revista bimestral para o fomento de temas específicos de Publicidade e Propaganda. Deverá ser de alta qualidade e sua produção deve ocorrer sem ônus para a Instituição. Seu público alvo estará dentro da própria Unit e em faculdades e

33 empresas da cidade e região. O desenvolvimento da atividade será complementado por informações sobre a técnica, os processos e as rotinas de elaboração de publicações empresariais (cronograma, pauta, distribuição de tarefas, entrevistas, redação, revisão, edição, diagramação, finalização, acompanhamento gráfico, distribuição e avaliação da edição). Prática Laboratorial: Oficina de Multimeios O acelerado ritmo de expansão tecnológica da sociedade contemporânea vem inserindo cada vez mais, no cotidiano das pessoas, o uso crescente de recursos audiovisuais - fotografia, som, cinema, vídeo, computadores, internet etc. - aqui chamados de multimeios. A Oficina de Multimeios, tendo em vista o modo como rapidamente tem evoluído a tecnologia na área desses recursos, tem como objetivo analisar e trabalhar as diferentes mídias, determinando-se um campo de trabalho que não se limita às fronteiras de atuação de cada uma. As várias linguagens de multimeios devem ser objetos de estudos transdisciplinares sistemáticos, desenvolvendo uma fecunda diversidade quanto a teorias, métodos e técnicas de análise. Cinema publicitário: criação e roteiro, meios interativos: multimídia, internet, Web Design, CD- Rom, BBS e criação em 3D são alguns dos temas que devem ser trabalhados para manter o ensino atualizado com as modernas tecnologias e acompanhar a evolução/modernização do mercado.

34 6º Período Disciplina: Comunicação Empresarial Possibilitar ao aluno o conhecimento de técnicas e de estratégias adequadas além de informações sobre como assessorar empresas, instituições patronais ou de trabalhadores, organizações políticas e entidades culturais, científicas ou esportivas. Políticas de comunicação nas organizações. Relacionamento da organização com os públicos interno, externo e misto. Informação institucional entre organização e públicos através dos meios de comunicação. Formas e veículos de comunicação dirigida. Criação e execução de mensagens institucionais.

35 Disciplina: Fotografia na Propaganda Apreender conhecimentos práticos na área de fotografiana propaganda, conhecer os diferentes processos de produção da fotografia colorida e preto e branco, desenvolver trablhos em estúdio fotográfico e conhecer as diferentes modalidades da fotografia publicitária. Noções básicas de fotografia. O processo fotográfico. Técnicas de registro fotográfico. A relação da fotografia com as artes e técnicas audiovisuais. Estudo e prática da aplicação dos recursos fotográficos aos meios de publicidade e propaganda.

36 Disciplina: Mídia Apreender os conhecimentos sobre mídia, especialmente os relativos a conceito, modelos e estrutura, diagnosticar a mídia ideal e eficiente e ter conhecimento das características das diversas mídias existentes. Conceitos básicos. As áreas distintas: planejamento, compras, execução, fiscalização, tráfego e pesquisa. As características dos meios de comunicação de massa enquanto veículos publicitários: TV, jornal, revistas, outdoor, cinema, rádio. Seleção e veiculação para a mensagem publicitária: tabulação e análise de dados sobre circulação, audiência e seleção de veículos eletrônicos. Critérios de distribuição e freqüência de inserções. Distribuição das verbas de publicidade nos meios de comunicação. Orçamentos. Criatividade. Plano de mídia: técnicas e aplicação.

37 Disciplina: Produção Publicitária em Mídia Eletrônica Rádio Desenvolvero senso crítico e analítico do produtor de rádio nas agências de propaganda e no mercado fora dela e praticar a produção de rádio, utilizando suas ferramentas e técnicas. Produção de materiais para rádio, desde seu planejamento, criação até sua execução. Estrutura de uma rádio e de uma produtora de áudio. Estudo de roteiros, sonoplastia, trilhas, direitos autorais, edição de áudio e todos os elementos que fazem a composição de um áudio, seja um programa de rádio, um spot ou até a sonorização de um VT. Composição e produção de jingles, spots e vinhetas para rádio.

38 Disciplina: Redação Publicitária Aprofundar o conhecimento teórico sobre redação publicitária através da análise e produção de textos com linguagens específicas. Criatividade na linguagem da propaganda: análise de textos, composição de anúncios. Criatividade e adequação técnica da redação em propaganda aos objetivos de campanhas. Produção de textos. A teoria do anúncio: argumentação e motivação. Técnicas de identificação com o consumidor. A linguagem persuasiva. Adequação da linguagem da propaganda para a mídia impressa. Estudo de campanhas, técnicas utilizadas. Atividades Complementares Projetos Especiais II 1) Prática de Pesquisa em Publicidade A proposta da atividade é promover a prática de pesquisas de opinião junto aos públicos interno e externo da universidade. Esta prática tem como funções básicas: diagnosticar o relacionamento das entidades com seus públicos, prognosticar a evolução da reação dos públicos diante das ações das organizações; propor políticas e estratégias que atendam às necessidades de relacionamento das entidades com seus públicos; adotar programas e instrumentos que assegurem a interação das organizações com seus públicos. 2) Projetos de Pesquisa Científica Os projetos de pesquisa científica devem abarcar temas envolvendo as diversas especificidades dentro do âmbito da Publicidade e Propaganda. O objetivo é aprimorar a formação profissional especializada do educando, desenvolvendo nele o seu potencial criativo e de pesquisa

39 científica. CURSO DE BACHARELADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA Prática Laboratorial: Oficina de Criação Produção de peças publicitárias, utilizando-se de diferentes estratégias e diferentes formas de criação e de linguagem. Exercícios de criatividade por meio da abertura dos sentidos, da emoção e da mente. Apresentação de cases, análise de campanhas e realização de exercícios práticos de criação.

40 7º Período Disciplina: Administração de Empresas de Comunicação Compreender o papel do administrador em publicidade e propaganda no contexto de uma sociedade cada vez mais complexa e dinâmica e reconhecer a administração como possibilidade de desenvolvimento do homem e das organizações. Teorias clássicas de administração, diretrizes e objetivos de mercado. Formas jurídicas e organização de empresas. Anunciantes, veículos e agências. Comportamento da agência em relação aos anunciantes e à concorrência. Planejamento empresarial. Concorrência pública e privada. Comercialização e faturamento. Veículos e fornecedores. Recursos para campanha publicitária: sua origem e aplicação no composto de Marketing.

41 Disciplina: Criação e Inovação em Marketing e Comunicação Desenvolver o potencial artístico e criativo próprios da criação publicitária, reconhecer a importância do equilíbriods cores e formas dentro de uma mesma peça e exercitar a criação voltada para as empresas e produtos da região. Criação, produção e avaliação de peças publicitárias e promocionais tendo em vista o desejo e a necessidades do cliente e do consumidor. Exercícios práticos de criação com base em problemas e situações reais do mercado regional.

42 Disciplina: Design Gráfico Levar o aluno a analisar as relações da linguagem visual. Conceituar o moderno, o criativo e o inovador voltando-se para o design e a criação de embalagens, desde frascos, rótulos e outros, até as campanhas de ponto de venda, pautando-se nas novas tecnologias do setor, fazendo análises e comentários de peças visuais. Visualidade e teorias da imagem. Análises da relação da linguagem visual com outras linguagens. O processo de comunicação de imagens e suas relações com outras formas de comunicação. Criação de embalagens, logomarcas e programação de fachadas de empresas. Novas tecnologias da imagem. Leitura, análise e comentário de obras visuais.

43 Disciplina: Legislação na Propaganda Fornecer ao aluno o instrumental teórico necessário para que possa compreender o funcionamento do sistema jurídico, os direitos e as garantias instituídos, interpretar as leis vigentes no Brasil, especialmente aquelas relativas ao exercício da profissão do publicitário. Direito da comunicação. Direito do consumidor. Direitos e deveres do publicitário. Legislação regulamentadora da publicidade e propaganda no Brasil. Código de Auto-Regulamentação Publicitária.

44 Disciplina: Produção Publicitária em Mídia Eletrônica TV Desenvolver o senso crítico e analítico do produtor de TV na agência e no mercado de trabalho e desenvolver habilidades para planejar, criar e produzir comerciais e programas para TV. Criação e produção eletrônica. Craitividade e adequação técnica do texto ao veículo. Criação de imagens sonoras. Produção de comerciais e programas para TV. Fundamentos básicos da produção de filmes e VT s. Montagem, produção e edição de imagens e sons. Animação. Efeitos especiais. Desenvolvimento completo de estudo, criação e produção final.

45 Disciplina: Promoção de Vendas e Merchandising Evidenciar aimportância do composto promocional no mix de marketing, com ênfase na promoção de vendas e promover as suas relações com o mechandising. Incentivar o aluno a planejar e implementar, na prática, os conceitos e técnicas fundamentais da promoção de vendas e merchandising. Distribuição do produto. Estratégia de lançamento, sustentação e relançamento de novos produtos no mercado. Mala direta, promoção em ponto de venda. Promoção junto ao comércio e ao mercado consumidor. O uso de cartazes, bandeirolas, displays, gôndolas, brindes, vitrines, ofertas e promoções conjuntas. Telemarketing e televendas. Vendas por catálogo. Home Shopping. Propaganda de resposta mensurada. Data Base. Informática: hardware, softwares, internet, BBS, CD-Rom. Programas de incentivo. Atividades Complementares Projetos Especiais III a)seminários Temáticos Interdisciplinares Dado ao caráter de interdisciplinaridade que imprimimos no curso, os seminários temáticos, embora devam ter como eixo aglutinador a área de Comunicação Social, dando destaque para a área de Publicidade e Propaganda, devem abrir-se para um universo maior, enfocando outras áreas das Ciências Humanas, tais como: Psicologia, Sociologia, Antropologia, Política, Economia, Ética e Artes, dentre outras, que mantêm um constante diálogo com a Comunicação Social. b) Projetos de Pesquisa Científica Os Projetos de Pesquisa Científica, neste período, devem seguir o mesmo propósito do período anterior. No entanto, deve aprofundar o nível de análise e fundamentação teórica dos diversos temas estudados. Estes devem, também, necessariamente, estar ligados à área de Publicidade e propaganda.

46 Prática Laboratorial: Oficina do Empreendedor A atitude empreendedora como opção de carreira. O empreendedorismo no Brasil e no mundo. O empreendedor como força propulsora da sociedade. desenvolvimento do potencial empreendedor do aluno. Perfil do empreendedor. Criatividade e Inovação. Negociação. Desenvolvimento de um Plano de Negócios.

47 8º Período Disciplina: Projetos Experimentais em Comunicação O Projeto Experimental propõe que o perfil do aluno formado neste curso não deve se restringir às funções do exercício técnico da atividade publicitária. Mais do que isto: o aluno deve chegar ao final do curso tendo a maturidade e o acúmulo de conhecimentos intelectuais que lhe possibilite as condições de reflexão sobre questões mais amplas no âmbito da comunicação. Isto significa que o aluno deve ter a competência para a gestão de processos comunicacionais de uma maneira geral, e não apenas um conhecimento sobre publicidade e propaganda, mas sim um conhecimento para refletir e estruturar projetos no que concerne à produção, circulação e recepção de mensagens na mídia. Exatamente por isso, o aluno terá um leque de opções de atividades que poderão ser desenvolvidas para que ele escolha aquela (ou aquelas) que melhor se adapte(m) à especificidade por ele escolhida para atuar no mercado de trabalho. Tais atividades devem abranger trabalhos monográficos; estágios supervisionados; projetos integrados de comunicação; planejamento, execução e avaliação de ações comunitárias; novas apresentações para mídia tradicionais e novas mídias; criação e produção de campanhas publicitárias para clientes reais, dentre outras. Todas as atividades serão desenvolvidas sob supervisão de professores orientadores. Dada a importância dessa atividade de conclusão de curso, a disciplina Projetos Experimentais em Comunicação é regida por um Regulamento próprio, redigido em conjunto pelo corpo docente do curso de Publicidade e Propaganda.

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL-PUBLICIDADE E PROPAGANDA (Currículo iniciado em 2009)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL-PUBLICIDADE E PROPAGANDA (Currículo iniciado em 2009) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL-PUBLICIDADE E PROPAGANDA (Currículo iniciado em 2009) ARTE E ESTÉTICA EM COMUNICAÇÃO/PP (1958) C/H 68 Investigação da natureza, história e estilos

Leia mais

PORTARIA Nº 123 DE 28 DE JULHO DE

PORTARIA Nº 123 DE 28 DE JULHO DE PORTARIA Nº 123 DE 28 DE JULHO DE 2006. O Presidente, Substituto, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, no uso de suas atribuições, tendo em vista a Lei nº 10.861,

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE Ministério da Educação CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE 2013 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Relações

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO (Currículo iniciado em 2015) ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 68 h/a 1425 A função Financeira nas empresas. Matemática Financeira valor do dinheiro

Leia mais

1ª Série. 6NIC088 FOTOGRAFIA Conceitos de fotografia analógica e digital e sua aplicação nos meios de comunicação de massa e na comunicação dirigida.

1ª Série. 6NIC088 FOTOGRAFIA Conceitos de fotografia analógica e digital e sua aplicação nos meios de comunicação de massa e na comunicação dirigida. 1ª Série 6NIC091 ADMINISTRAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS Conceitos básicos de administração geral. Organizações e grupos formais e informais. Estrutura organizacional. Funções organizacionais da administração.

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO (Currículo de início em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO (Currículo de início em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO (Currículo de início em 2015) ANATOMIA HUMANA C/H 102 3248 Estudo da estrutura e função dos órgãos em seus respectivos sistemas no corpo

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013 Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: MATRIZ CURRICULAR PUBLICIDADE E PROPAGANDA BACHARELADO PUBLICIDADE E PROPAGANDA SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO

Leia mais

Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h

Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h Introdução à Comunicação Visual 40 horas Não tem Desenho I 40 horas Não

Leia mais

Ementário do curso de Design de Moda Grade 2007/1

Ementário do curso de Design de Moda Grade 2007/1 1 1 ACESSÓRIOS Fase: 5ª Carga Horária: 30h/a Créditos: 02 Pesquisa e planejamento. Conceituação. Concepção de produtos de moda voltada para o mercado de acessórios. 2 ATIVIDADES COMPLRES Fase: -x- Carga

Leia mais

Curso de Pedagogia Ementário da Matriz Curricular 2010.2

Curso de Pedagogia Ementário da Matriz Curricular 2010.2 1ª FASE 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL A Biologia educacional e os fundamentos da educação. As bases biológicas do crescimento e desenvolvimento humano. A dimensão neurológica nos processos básicos: os sentidos

Leia mais

CURSO DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO

CURSO DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO CURSO DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design Carga Horária: 2540 h/a Turno: Noturno Tempo de Duração: 6 semestres ( 3 anos) Regime: Seriado semestral Estágio: Opcional

Leia mais

EMENTÁRIO Entrada: até 2009 1º ANO

EMENTÁRIO Entrada: até 2009 1º ANO EMENTÁRIO Entrada: até 2009 1º ANO TEORIA E TÉCNICAS DAS RELAÇÕES PÚBLICAS EMENTA: Origem das Relações Públicas e sua evolução histórica e conceitual. O mercado de trabalho. Abordagens técnicas do profissional

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009) CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2171 C/H 102 Fundamentos e concepções sobre a organização curricular

Leia mais

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA PROJETO PEDAGÓGICO GICO DE CIÊNCIAS SOCIAIS IMPLANTADO EM 2012.1

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA PROJETO PEDAGÓGICO GICO DE CIÊNCIAS SOCIAIS IMPLANTADO EM 2012.1 UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA PROJETO PEDAGÓGICO GICO DE CIÊNCIAS SOCIAIS IMPLANTADO EM 2012.1 PRINCÍPIOS PIOS NORTEADORES DA CONCEPÇÃO DO CURSO 1. Trabalhar uma identidade para o curso em torno dos eixos de

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Catálogo 2012

EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Catálogo 2012 EP107 Introdução à Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Ementa: O objetivo das ciências da educação. O problema da unidade, especificidade e autonomia das ciências da educação. A educação como

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091.6 Município: São Carlos EE: Prof. Arlindo Bittencourt Eixo Tecnológico: Gestão e

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 14:54

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 14:54 Curso: DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Centro de Ciências Humanas e da Comunicação Comunicação Social (Noturno) Ano/Semestre: 011/1 09/05/011 1:5 COM.0000.0.000- COM.0001.0.001-0 COM.0019.01.001-7 FIL.0051.00.00-3

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL. Campus Regional de Ivaiporã. 1. TURNO: Noturno HABILITAÇÃO: Bacharelado. PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 4 anos

SERVIÇO SOCIAL. Campus Regional de Ivaiporã. 1. TURNO: Noturno HABILITAÇÃO: Bacharelado. PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 4 anos SERVIÇO SOCIAL Campus Regional de Ivaiporã 1. TURNO: Noturno HABILITAÇÃO: Bacharelado GRAU ACADÊMICO: Bacharel em Serviço Social PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 4 anos Máximo = 7 anos 2. HISTÓRICO DO CURSO

Leia mais

Design Gráfico e Digital - Curso de Graduação

Design Gráfico e Digital - Curso de Graduação SOBRE O CURSO A graduação em Design Gráfico e Digital tem ênfase na convergência das plataformas da comunicação visual, gráficas e digitais, de forma a ampliar o campo de atuação do aluno. Oferece conteúdos

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, COM HABILITAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS, BACHARELADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Administração Mercadológica I Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 5 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceito de Marketing.

Leia mais

CONSIDERANDO a Lei nº 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;

CONSIDERANDO a Lei nº 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; RESOLUÇÃO CEPE/C Nº 0267/2009 Reformula o curso de Comunicação Social Habilitação: Jornalismo, a vigorar a partir do ano letivo de 2010. CONSIDERNDO a Lei nº 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO I DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 1º Os Trabalhos de Conclusão de Curso,

Leia mais

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RH

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RH 1/1 CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RH Todas as disciplinas do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos têm como critério para aprovação, em conformidade com o capítulo V do regimento escolar:

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2003-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2003-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

3 Administração de Materiais

3 Administração de Materiais 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Instituto de Informática Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel Belo Horizonte - MG Outubro/2007 Síntese

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS (SP) Área de conhecimento: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: GEOGRAFIA Série

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA Considerando que o Ensino Médio é para a maioria dos cidadãos a última oportunidade de uma educação formal em Biologia, a

Leia mais

ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2013.2

ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2013.2 ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2013.2 ADMINISTRAÇÃO Formar administradores estrategistas, comprometidos com o desenvolvimento da sociedade. A UNIFEBE, através

Leia mais

O aluno que estiver com disciplina pendente no currículo antigo, poderá cursar a sua equivalente, que for oferecida no período, do currículo novo.

O aluno que estiver com disciplina pendente no currículo antigo, poderá cursar a sua equivalente, que for oferecida no período, do currículo novo. Equivalências das disciplinas obrigatórias do currículo antigo do curso de Social (cinema, jornalismo e publicidade) vinculadas ao Departamento de Estudos Culturais e Mídia. O aluno que estiver com disciplina

Leia mais

Art. 1º Definir o ensino de graduação na UNIVILLE e estabelecer diretrizes e normas para o seu funcionamento. DA NATUREZA

Art. 1º Definir o ensino de graduação na UNIVILLE e estabelecer diretrizes e normas para o seu funcionamento. DA NATUREZA UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 07/04 Define o ensino de graduação na UNIVILLE e estabelece diretrizes e normas para seu funcionamento.

Leia mais

LICENCIATURA EM EDUCOMUNICAÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO

LICENCIATURA EM EDUCOMUNICAÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO LICENCIATURA EM EDUCOMUNICAÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO 1) Objetivos da Licenciatura em Educomunicação De acordo com as normas da Comissão Permanente de Licenciatura da USP, em seu documento Programa de Formação

Leia mais

QUADRO DE EQUIVALENTES, CONTIDAS E SUBSTITUTAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

QUADRO DE EQUIVALENTES, CONTIDAS E SUBSTITUTAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO 28380 Antropologia Teológica A 1 34 28380 Antropologia Teológica A 1 34 A partir de conceitos teológicos, estimula o aluno a problematizar e analisar, criticamente, Equivalente Estuda a cultura humana,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 57/2009/CONEPE Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I ( INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA)

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I ( INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA) Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: PEDAGOGIA LICENCIATURA MATRIZ CURRICULAR FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO NAS QUATRO PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL SERIADO ANUAL - NOTURNO 04 (QUATRO)

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Área de conhecimento: Ciências humanas e suas tecnologias. Componente Curricular: geografia Série:

Leia mais

Escolha Certa! As profissões do século 21

Escolha Certa! As profissões do século 21 Produção Multimídia Esse profissional é responsável por garantir a qualidade de som e imagem das mídias eletrônica e digital; produzir material para rádio, cinema, TV e mídia digital; editar imagens e

Leia mais

Aula-passeio: como fomentar o trabalho docente em Artes Visuais

Aula-passeio: como fomentar o trabalho docente em Artes Visuais Aula-passeio: como fomentar o trabalho docente em Artes Visuais Introdução O objetivo deste trabalho é demonstrar como as artes visuais podem ser trabalhadas com visitas a museus e centros culturais. Apresenta

Leia mais

Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA)

Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA) Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA) Considerações sobre o Programa de Filosofia do Ensino Médio Regular

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015 (*) (**) Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação

Leia mais

Curso: Photoshop. Público-alvo: Servidores públicos municipais que trabalham com editoração de imagens e Curso de Informática Básica.

Curso: Photoshop. Público-alvo: Servidores públicos municipais que trabalham com editoração de imagens e Curso de Informática Básica. Curso: Photoshop Compreender os recursos e a funcionalidade do programa Photoshop, edição, geração e tipos de imagem, camadas, efeitos e filtros, como ferramentas de apoio no desenvolvimento das atividades

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 1 CURSO DE EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2010.2 A BRUSQUE (SC) 2014 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 INFORMÁTICA APLICADA À... 4 02 MATEMÁTICA APLICADA À I... 4 03 METODOLOGIA CIENTÍFICA... 4 04 PSICOLOGIA... 4 05

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

GRADUAÇÃO - ADMINISTRAÇÃO APRESENTAÇÃO

GRADUAÇÃO - ADMINISTRAÇÃO APRESENTAÇÃO GRADUAÇÃO - ADMINISTRAÇÃO APRESENTAÇÃO O Curso de Administração da Faculdade de Campina Grande FAC- CG, criado por meio da Portaria MEC 2.001 de 22/07/2003, publicada no DOU de 23/07/2003, foi implementado

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação UF: DF Superior ASSUNTO: Diretrizes Curriculares Nacionais para

Leia mais

FATEC EAD TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL PROJETO INTERDISCIPLINAR IV

FATEC EAD TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL PROJETO INTERDISCIPLINAR IV FATEC EAD TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL PROJETO INTERDISCIPLINAR IV SÃO PAULO 2016 Sumário 1. Introdução... 3 2. Finalidade do Projeto Interdisciplinar... 3 3. Disciplinas Contempladas... 4 4. Material

Leia mais

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Andréa Pereira de Souza Gestora da Formação Permanente na Secretaria Municipal de Educação do município de Mogi das Cruzes. Cintia

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS PROFISSIONAL BÁSICO COMUNICAÇÃO SOCIAL

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS PROFISSIONAL BÁSICO COMUNICAÇÃO SOCIAL Questão n o 1 a) O candidato deverá apresentar seis dentre as seguintes vantagens: Domínio de tecnologia capaz de produzir bens preferidos por certas classes de compradores Aumento dos índices de qualidade

Leia mais

Parágrafo único. O novo projeto pedagógico vigorará para os alunos ingressantes a partir do ano letivo de 2006.

Parágrafo único. O novo projeto pedagógico vigorará para os alunos ingressantes a partir do ano letivo de 2006. R E S O L U Ç Ã O N o 194/2005-CEP CERTIDÃO Certifico que a presente Resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 20/12/2005. Esmeralda Alves Moro, Secretária. Aprova novo projeto

Leia mais

CATÁLOGO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CATÁLOGO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CATÁLOGO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ATOS LEGAIS DO CURSO: Nome do Curso: Administração Nome da Mantida: Centro Universitário de Rio Preto Endereço de Funcionamento do Curso: Rua Yvette Gabriel Atique, 45

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN 514502 INTRODUÇÃO AO DESIGN Conceituação e história do desenvolvimento do Design e sua influência nas sociedades contemporâneas no mundo e no Brasil.

Leia mais

PLANO NACIONAL DE DANÇA

PLANO NACIONAL DE DANÇA PLANO NACIONAL DE DANÇA I APRESENTAÇÃO II - DIRETRIZES E AÇÕES II HISTÓRICO DO SETOR NO PAÍS III DIAGNOSE DE POTENCIAL E PONTOS CRÍTICOS DO SETOR IV DADOS DO SETOR PARA O SISTEMA DE INFORMAÇÕES E INDICADORES

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2012)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2012) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2012) ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I 1992 C/H 102 Aspectos histórico/evolutivos; Administração da produção e seus aspectos gerenciais

Leia mais

Educação em Direitos Humanos Extensão

Educação em Direitos Humanos Extensão Código / Área Temática Direitos Humanos Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Educação em Direitos Humanos Extensão QUALQUER ETAPA DE ENSINO Nível do Curso Extensão Objetivo O objetivo

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Introdução Independentemente do nível de experiência da proponente na elaboração de projetos, o Instituto Cooperforte empresta apoio, orientação e subsídios às Instituições

Leia mais

PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA

PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA Introdução O Plano Setorial da Superintendência da Leitura e do Conhecimento do Estado do Rio de Janeiro é fruto

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Resolução n 75/ 2011 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Cinema e Audiovisual, Bacharelado,

Leia mais

Licenciatura em Gestão de Marketing (LMK)

Licenciatura em Gestão de Marketing (LMK) UNIVERSIDADE TÉCNICA DE MOÇAMBIQUE UDM DIRECÇÃO ACADÉMICA CURRÍCULO DA ÁREA DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE EMPRESAS AFAGE Licenciatura em Gestão de Marketing (LMK) Maputo, Julho de 2015 UDM 1

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 04/00 - CEPE

RESOLUÇÃO Nº 04/00 - CEPE RESOLUÇÃO Nº 04/00 - CEPE Fixa o Currículo Pleno do Curso de Comunicação Social, Habilitações em Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes.

Leia mais

Ementário do curso de Design de Moda Grade 2008/1

Ementário do curso de Design de Moda Grade 2008/1 1 1 CRIATIVIDADE Fase: 1ª Carga Horária: 60h Créditos: 04 Conceitos de criatividade. Criação e moda. Linguagem, identidade e estilo. Processo criativo. Desenvolvimento da capacidade da análise e percepção

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

CURSO DE HISTÓRIA: EMENTAS DAS DISCIPLINAS NÍVEL I

CURSO DE HISTÓRIA: EMENTAS DAS DISCIPLINAS NÍVEL I CURSO DE HISTÓRIA: EMENTAS DAS DISCIPLINAS NÍVEL I 15201-04 Introdução ao Estudo da História Introdução ao estudo da constituição da História como campo de conhecimento, ao longo dos séculos XIX e XX,

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) Consuni nº. 63/14, 2011 de 10 de dezembro de 2014. 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 INTRODUÇÃO AO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO...

Leia mais

Av. Gen. Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - Tel. 0** (42) 220-3000 - Ponta Grossa Pr. - www.uepg.br

Av. Gen. Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - Tel. 0** (42) 220-3000 - Ponta Grossa Pr. - www.uepg.br CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Turno: MATUTINO/NOTURNO MATUTINO CURRICULO Nº 1 NOTURNO CURRICULO Nº 1 Reconhecido pelo Decreto nº 3.554 de 15.02.01, D.O.E. de 16.02.01. Renovação de Reconhecimento

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO 1 DA DEFINIÇÃO

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO 1 DA DEFINIÇÃO ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE RIO CLARO ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS REUNIDAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO GRADES 2008/2010 REGULAMENTO MARÇO 2012 (Substitui o regulamento

Leia mais

Gestão em Sistemas de Saúde

Gestão em Sistemas de Saúde INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão em Sistemas de Saúde Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia XX/XX/2013 Pró diretoria de

Leia mais

INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE X ENSINO MÉDIO: INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR EM ADMINITRAÇÃO, INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO.

INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE X ENSINO MÉDIO: INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR EM ADMINITRAÇÃO, INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO. INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE X ENSINO MÉDIO: INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR EM ADMINITRAÇÃO, INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO. Grupo PET Administração Universidade Federal de Lavras UFLA Resumo Os jovens formam o conjunto

Leia mais

CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS DO CURSO 1º P CONTABILIDADE GERAL I ÉTICA PROFISSIONAL INSTITUIÇÃO DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO I MATEMÁTICA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS DO CURSO 1º P CONTABILIDADE GERAL I ÉTICA PROFISSIONAL INSTITUIÇÃO DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO I MATEMÁTICA CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS DO CURSO 1º P CONTABILIDADE GERAL I Noções gerais da contabilidade. Conceito, Função, Objeto e Finalidade da contabilidade. Patrimônio, Fontes Patrimoniais, Atos e Fatos Administrativos.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 3º SEMESTRE 4º SEMESTRE 5º SEMESTRE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 3º SEMESTRE 4º SEMESTRE 5º SEMESTRE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 Alfenas / MG - CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 Dinâmica Curricular do Curso

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO = 07 (SETE) ANOS LETIVOS. B) TEMPO ÚTIL (Carga Horária) = 3.000 H/AULA CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO = 07 (SETE) ANOS LETIVOS. B) TEMPO ÚTIL (Carga Horária) = 3.000 H/AULA CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR Curso: MODA Graduação: BACHARELADO Regime: SERIADO ANUAL - NOTURNO Duração: 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização:A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO = 07 (SETE)

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA COMPUTAÇÃO 1 UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA COMPUTAÇÃO ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (Orientações para a realização das APS dos Cursos de Engenharia

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 122, DE 24 DE JUNHO DE 2009

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 122, DE 24 DE JUNHO DE 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 122, DE 24 DE JUNHO DE 2009 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Leia mais

HUMANAS. Página na web: www.fea.ufjf.br CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Apresentação:

HUMANAS. Página na web: www.fea.ufjf.br CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Apresentação: HUMANAS ADMINISTRAÇÃO Os alunos de Administração da UFJF graduam-se na modalidade Bacharelado e podem escolher entre as opções de especialização: Administração de Empresas e Administração Pública. O curso

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING (Extrato do Projeto Pedagógico)

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING (Extrato do Projeto Pedagógico) CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING (Extrato do Projeto Pedagógico) PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO São habilidades e competências gerais trabalhadas no projeto pedagógico: Visão Holística e Cultural:

Leia mais

RESOLUÇÃO. Redação dada pela Res. CONSEPE 42/2003, de 29 de outubro de 2003.

RESOLUÇÃO. Redação dada pela Res. CONSEPE 42/2003, de 29 de outubro de 2003. RESOLUÇÃO CONSEPE 55/99 ALTERA O PLANO CURRICULAR E O REGIME DO CURSO DE PEDAGOGIA, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso da atribuição

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO AO DOCENTE E DISCENTE - NADD

NÚCLEO DE APOIO AO DOCENTE E DISCENTE - NADD 1 Fundação de Ensino Superior de Mangueirinha Faculdade Unilagos Rua Saldanha Marinho, 85 www.unilagos.com.br C.N.P.J 05.428.075/0001-91 NÚCLEO DE APOIO AO DOCENTE E DISCENTE - NADD MANGUEIRINHA PARANÁ

Leia mais

Ementário do Curso Técnico em LAZER Campus Nilo Peçanha - Pinheiral

Ementário do Curso Técnico em LAZER Campus Nilo Peçanha - Pinheiral Ementário do Curso Técnico em LAZER Campus Nilo Peçanha - Pinheiral Disciplina: Atividades Recreativas e de Lazer Estudo do uso do tempo livre e da prática de atividades recreativas e prazerosas. Fundamentos

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2015) ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I 102 h/a 3107 Aspectos histórico/evolutivos. Planejamento estratégico/tático na indústria. Padronização.

Leia mais

NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO NUPE/FAME AÇÕES DE EXTENSÃO

NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO NUPE/FAME AÇÕES DE EXTENSÃO NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO NUPE/FAME AÇÕES DE EXTENSÃO Programa - Conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão - cursos, eventos, prestação de serviços -, de caráter educativo, social,

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Psicologia Aplicada Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 3 1 - Ementa (sumário, resumo) Teorias psicológica e seus relacionamentos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PROJETO BÁSICO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDO NA EAD CURSO PARA DOCENTES DA UFOP

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PROJETO BÁSICO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDO NA EAD CURSO PARA DOCENTES DA UFOP UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTANCIA PROJETO BÁSICO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDO NA EAD CURSO PARA DOCENTES DA UFOP 2007 IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHAELADO (Currículo de início em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHAELADO (Currículo de início em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHAELADO (Currículo de início em 2015) ANATOMIA HUMANA C/H 102 Estudo da estrutura e função dos órgãos em seus respectivos sistemas no corpo humano,

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA: Antropologia Filosófica PROFESSOR: Márcia do Amaral PERÍODO: 1º Módulo 2016.1 CARGA HORÁRIA TOTAL/ALUNO: 30horas/aula CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02horas/aula HORÁRIO: 3ª Feira CRÉDITOS: 02 20:30h

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 5, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006 1

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 5, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 5, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006 1 Institui as Diretrizes Curriculares para o curso de graduação em Engenharia

Leia mais

Carga Horária Total: 80 horas

Carga Horária Total: 80 horas COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E PRODUÇÃO DE TEXTOS Norma linguística padrão: padrões de comunicação e níveis de linguagem. Comunicação organizacional como estratégica essencial no âmbito empresarial. Instrumentos

Leia mais

LICENCIATURA DUPLA EM ESPANHOL E PORTUGUES E RESPECTIVAS LITERATURAS

LICENCIATURA DUPLA EM ESPANHOL E PORTUGUES E RESPECTIVAS LITERATURAS LICENCIATURA DUPLA EM ESPANHOL E PORTUGUES E RESPECTIVAS LITERATURAS Curso 1/20D Ingresso a partir de 2007 NÍVEL I Introdução à Pesquisa em Letras Codicred: 1216A-02 Ementa: Compreensão da linguagem como

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Direito Comercial Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 1 - Ementa (sumário, resumo) Teoria geral do Direito Comercial.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS RESOLUÇÃO Nº xx/xxxx CONSELHO UNIVERSITÁRIO EM dd de mês de aaaa Dispõe sobre a criação

Leia mais

Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional

Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional A Educação Profissional analisada sob a ótica de sua gestão e de sua avaliação de modo a instrumentalizar gestores educacionais

Leia mais

Gestão acadêmica de programas de pós-graduação com o SIGAA

Gestão acadêmica de programas de pós-graduação com o SIGAA EMENTAS A) Eventos de Capacitação do Ambiente Administrativo Aquisição de materiais e serviços Identificar métodos de aquisição de materiais e serviços, utilizando as ferramentas disponíveis no SIPAC.

Leia mais

Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial - 1

Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial - 1 Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e à sua agenda de trabalho expressa nos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial 1. Considerando que a promoção da igualdade

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO PUBLICIDADE E PROPAGANDA GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO PUBLICIDADE E PROPAGANDA GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO PUBLICIDADE E PROPAGANDA GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS Cultura Brasileira 1º PERÍODO O fenômeno cultural. Cultura(s) no Brasil. Cultura regional e

Leia mais

APRESENTAÇÃO O DESIGN É HOJE UM RECURSO ESTRATÉGICO FUNDAMENTAL PARA AUMENTAR O POTENCIAL COMPETITIVO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.

APRESENTAÇÃO O DESIGN É HOJE UM RECURSO ESTRATÉGICO FUNDAMENTAL PARA AUMENTAR O POTENCIAL COMPETITIVO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. O QUE É DESIGN APRESENTAÇÃO O design ocupa grande parte do cotidiano das pessoas e das empresas, representado por uma infinidade de produtos e serviços. Ele é o meio que as empresas utilizam para transformar

Leia mais

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS O componente curricular denominado Atividades Acadêmico-Científico- Culturais foi introduzido nos currículos

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento da Faculdade Católica do Tocantins (Facto), mantida

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO (PROENG) ASSESSORIA DE DESENVOLVIMENTO ASSESSORIA JURÍDICA

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO (PROENG) ASSESSORIA DE DESENVOLVIMENTO ASSESSORIA JURÍDICA FORMULÁRIO DE ALTERAÇÃO DE EMENTAS CURSO: Administração MATRIZ(ES) CURRICULAR(ES): 2016/1 ALTERAÇÕES PASSAM A VIGORAR A PARTIR DO SEMESTRE: 2016/1 Matemática FASE: 1ª Fase CARGA HORÁRIA: 60h Revisão de

Leia mais