MATRIZ CURRICULAR - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO = 07 (SETE) ANOS LETIVOS. B) TEMPO ÚTIL (Carga Horária) = H/AULA CURRÍCULO PLENO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MATRIZ CURRICULAR - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO = 07 (SETE) ANOS LETIVOS. B) TEMPO ÚTIL (Carga Horária) = 3.000 H/AULA CURRÍCULO PLENO"

Transcrição

1 MATRIZ CURRICULAR Curso: MODA Graduação: BACHARELADO Regime: SERIADO ANUAL - NOTURNO Duração: 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização:A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO = 07 (SETE) ANOS LETIVOS B) TEMPO ÚTIL (Carga Horária) = H/AULA CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA DESENHO LIVRE PSICOSSOCIOLOGIA DA MODA * HISTÓRIA DA ARTE E DA INDUMENTÁRIA COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO EM MODA * MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA APLICADAS À MODA LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MODELAGEM BÁSICA Carga Horária / Total Anual * DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS 2.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PESQUISA EM MODA E ACESSÓRIOS TECNOLOGIA TÊXTIL TECNOLOGIA DA CONFECÇÃO PRODUÇÃO DE EVENTOS EM MODA * DESENHO DE MODA MARKETING APLICADO À MODA SISTEMAS INFORMATIZADOS DE MODELAGEM Carga Horária / Total Anual * DISCIPLINA SEMIPRESENCIAL 3.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA MOULAGE PRODUÇÃO DE MODA FOTOGRAFIA E VÍDEO EM MODA ESTILO, PESQUISA E CRIAÇÃO ECONOMIA APLICADA À MODA * DESENHO DE ESTILOS ADMINISTRAÇÃO APLICADA À MODA * CULTURA BRASILEIRA DA MODA Carga Horária / Total Anual * DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS

2 4.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA ATACADO E VAREJO EM MODA * PROJETO EXPERIMENTAL EM MODA MODA CONTEMPORÂNEA * ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MODA Carga Horária / Total Anual * DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS R E S U M O CONTEÚDOS CURRICULARES PROJETO EXPERIMENTAL EM MODA (**) ESTÁGIO SUPERVISIONADO (*) ATIVIDADES COMPLEMENTARES CARGA HORÁRIA TOTAL H/A 160 H/A 160 H/A 120 H/A H/A OBSERVAÇÕES: (*) As cargas horárias destinadas ao Projeto Experimental, Estágio Supervisionado e às Atividades Complementares serão cumpridas fora do horário de aula previsto para o funcionamento do curso, e mediante regulamento próprio aprovado e divulgado pelo Colegiado do curso. (**) O Projeto Experimental em Moda é uma forma de Trabalho Final de Graduação, no qual o discente apresenta uma somatória de referências teóricoconceituais, obrigatório para Conclusão do Curso. EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 1.ª SÉRIE Disciplina: DESENHO LIVRE 160 Conceituação e classificação do desenho; utilização de materiais visando o aprendizado da representação de figuras bidimensionais e tridimensionais e suas perspectivas, a representação de linhas, formas, proporções, cor, textura, luz e sombra.

3 Disciplina: PSICOSSOCIOLOGIA DA MODA Conceitos básicos da psicologia e suas aplicações na área da moda;elementos determinantes do comportamento social e coletivo: personalidade, motivação, necessidade do ser humano, percepção sensorial e social, liderança, dependência e comunicação; a psicologia das cores e do consumidor. Disciplina: HISTÓRIA DA ARTE E DA INDUMENTÁRIA Produção artística ao longo da História integrando-a ao processo histórico e sociocultural; movimentos artísticos de cada período, conceitos históricos e estéticos e relações da arte com a indumentária, vanguardas históricas e vanguardas brasileiras nas artes. Disciplina: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO EM MODA A comunicação como veículo da auto-expressão e de relacionamento interpessoal realizado por meio do uso dos signos. O confronto de linguagens, estilos e recursos expressivos, a ordenação de fatos e/ou idéias no encadeamento dos argumentos para a obtenção dos efeitos de sentido da mensagem. Disciplina: MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA APLICADAS À MODA Conceitos de razão e proporção, regra de três, escala, porcentagem, cálculo de áreas e volumes. Séries e gráficos estatísticos, medidas de tendência central e de dispersão e a aplicação destes conceitos matemáticos e estatísticos na Moda.

4 Disciplina: LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO 80 O conceito de criatividade e sua apresentação pela aplicação de técnicas que favoreçam o processo criativo de uma coleção; etapas e apresentação das técnicas de geração de idéias; expressão do corpo na percepção criativa. Disciplina: MODELAGEM BÁSICA 160 Desenvolvimento de modelagens básicas de peças femininas (blusas, saias, calças, vestidos, blasers e esporte) e de peças masculinas (camisas, calças e esporte); tipos de golas e mangas, interpretação e graduação de modelos, e elaboração de fichas técnicas. 2. SÉRIE Disciplina: PESQUISA EM MODA E ACESSÓRIOS 80 Levantamento e consulta de fontes nacionais e internacionais de Moda; calendários, alvos, mercados e segmentação da moda no século XX; tendências, histórico do uso de acessórios, desenvolvimento e criação de acessórios, aplicação de conceitos de designer em acessórios e oficina de criação. Disciplina: TECNOLOGIA TÊXTIL 80 Principais fibras têxteis, naturais e químicas e suas características técnicas e qualitativas com avaliação de suas propriedades químicas e físicas, processos de fiação e classificação dos fios, de tecelagem e malharia com suas respectivas características; a lei das etiquetas.

5 Disciplina: TECNOLOGIA DA CONFECÇÃO 160 Estrutura organizacional da indústria de confecção, etapas do processo produtivo da matéria prima ao produto acabado; montagem e execução de peças do vestuários em máquinas industriais com diferentes tipos de acabamento; seqüência operacional com o uso da ficha técnica. Disciplina: PRODUÇÃO DE EVENTOS EM MODA 80 Aplicação da estrutura básica para a produção e organização de eventos em Moda. Disciplina: DESENHO DE MODA 80 A evolução do desenho de moda e aplicações de técnicas para as representações mais significativas da expressão e do desenho anatômico da figura humana, silhuetas, planejamento e teoria das cores. Disciplina: MARKETING APLICADO À MODA Levantamento histórico do processo mercadológico e as diferenças entre aplicações e conceitos, estudo do comportamento e prática do mercado consumidor. Apresentação e aplicação das ferramentas; criação e desenvolvimento de campanha e planejamento estratégico. Disciplina: SISTEMA INFORMATIZADO DE MODELAGEM Utilização de ferramentas de softwares específicos para a criação e execução, interpretação e graduação de modelos; o processo de modelagem e encaixe computadorizado direcionado ao contexto da indústria de confecção do vestuário.

6 Disciplina: MOULAGE 3.ª SÉRIE 80 Evolução da indumentária e suas respectivas modelagens e preparação de manequins para aplicação da modelagem tridimensional. Decoupagem: confecção do molde base através da reprodução das marcações previamente elaboradas sobre o manequim e sua utilização para confecções de peças. Disciplina: PRODUÇÃO DE MODA Os processos de produção de Moda, como desfiles e seu detalhamento, lançamento de produtos, personal stylist, pré-produção e estudo de editoriais de Moda, estudo de casos e a Moda como comunicação. Disciplina: FOTOGRAFIA E VÍDEO EM MODA 80 Elementos técnicos e estéticos da fotografia de moda e tendências cênicas, elaboração de casting e book fotográfico, técnicas de roteirização para vídeo e elaboração de produto videográfico na moda. Disciplina: ESTILO, PESQUISA E CRIAÇÃO 80 Planejamento de produtos de moda com um tema específico; etapas do processo criativo, como as pesquisas de materiais e aviamentos, cartela de cores e briefings, estudo do público alvo e segmentação de mercado consumidor. Desenho de uma coleção. Disciplina: ECONOMIA APLICADA À MODA A economia como ciência e o seu papel na análise da conjuntura regional, nacional e internacional; o comportamento das organizações empresariais no cenário produtivo; compreensão dos problemas econômicos, análise dos fatores da produção, teoria da moeda, inflação e deflação.

7 Disciplina: DESENHO DE ESTILOS Aplicação de técnicas artísticas ao desenho de moda (guache, nanquim, aquarela), desenho de vestimentas, ilustração de moda e composição de figura e fundo. Disciplina: ADMINISTRAÇÃO APLICADA À MODA Informação e inovação tecnológica nas organizações; planejamento e conhecimento educacional, com base nos conceitos de administração e administrador. A importância da liderança participativa na administração com foco nas fontes de resistência às mudanças. Organização, planejamento, programação e controle da produção como procedimentos essenciais na indústria de produtos de moda. Disciplina: CULTURA BRASILEIRA DA MODA O modo de vestir no Brasil da Colônia aos dias atuais através da história e evolução das indumentárias regionais brasileiras e do surgimento dos primeiros criadores de moda brasileiros. Mercado e calendário brasileiro da Moda. 4. SÉRIE Disciplina: ATACADO E VAREJO EM MODA Relações dos mercados atacadista e varejista de moda por meio de planejamento de compras e estoques para atacado e varejo; diferentes tidos de consumidores. Disciplina: MODA CONTEMPORÂNEA Presencial X A moda nos dias atuais a partir de sua análise como fenômeno sócio-cultural, sua linguagem e semiótica com vistas ao comportamento do consumidor.

8 Disciplina: PROJETO EXPERIMENTAL EM MODA 160 Criação de uma empresa de moda; localização de público alvo e segmentação; desenvolvimento de uma coleção, planejamento de marketing, produção de desfile para lançamento e confecção dos looks. Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MODA 160 Convívio e familiarização com a realidade produtiva das diversas áreas do setor de moda, através da aprendizagem da prática profissional orientada por um docente e supervisionada por um profissional de campo.