O que é Visual Basic?
|
|
|
- Joaquim Sampaio Martini
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Visual Basic
2 O que é Visual Basic? O Visual Basic consiste em uma linguagem de programação orientada a eventos. Isto significa que todas as ações que ocorrem durante a execução do programa são estruturadas nos eventos dos objetos.
3 Conceituação Eventos - Acontecem aos objetos e são detectados pelo Windows. Podemos programá-los para que os objetos reajam aos eventos.
4 Conceituação (cont.) Objetos - São ferramentas que o Visual Basic fornece com as quais você construirá aplicações. Um formulário é um tipo de objeto; controles dentro do formulário, como: botões, caixas de texto e figuras também são objetos.
5 Conceituação (cont.) Cada objeto possui uma lista de propriedades; alterando-as você estará caracterizando, criando a identidade do seu objeto. A objetos você pode aplicar métodos: mostrar um formulário é o método mostrar aplicado a um formulário. A objetos também acontecem eventos. Eventos são percebidos pelo sistema, e você pode programar a sua aplicação para que ela reaja a estes eventos. Um clique com o mouse é um evento
6 Conceituação (cont.) Métodos - Procedimentos que podem ser aplicados aos objetos. Cada objeto possui uma lista de métodos própria. Propriedades - são as características que personalizam seu objeto. Cada objeto tem uma lista de propriedades própria.
7 Comandos Os comandos usados no Visual Basic são basicamente os mesmos usados no Basic, com a diferença de que foram ampliados para satisfazer as necessidades de uma aplicação voltada para Ambientes Gráficos. Aliás, o Visual Basic serve para gerar aplicações que serão executadas em ambientes gráficos como o Windows.
8 Visual Basic O Visual Basic é considerado por muitos como uma revolução no mundo da Informática, isto devido à sua versatilidade e relativa facilidade de aprendizado comparado a outras linguagens. Embora as aplicações de Visual Basic possam ser mais amigáveis para o usuário final, são mais trabalhosas para serem construídas do ponto de vista de sua interface gráfica.
9 Visual Basic (cont.) Isto deve-se ao fato de que todas as opções possíveis no programa devem ser pensadas e codificadas pelo programador, o que não acontecia com linguagens anteriores. Em síntese quanto mais detalhado e fácil de se usar o programa for, mais trabalhoso será o seu processo de codificação.
10 Apresentação do VB
11 Explorando o VB A interface do Visual Basic é muito simples. Quando abrimos esta ferramenta de programação, veremos que surgem 5 janelas: 1. A barra de menus 2. A janela de propriedades 3. A caixa de ferramentas 4. A barra de ferramentas 5. A janela do form
12 Explorando o VB (cont.) O formulário é o centro de uma aplicação gráfica. É com ele que o usuário interage de modo a executar suas tarefas. Nele, você define e posiciona os controles que serão apresentados ao usuário e as opções disponíveis. O programador pode acrescentar códigos escritos para determinados eventos do form e modificar as propriedades gerais do form.
13 Explorando o VB (cont.) A Janela de Projeto (Project Window) é uma lista usada pelo Visual Basic para controlar que arquivos fazem parte da sua aplicação.
14 Explorando o VB (cont.) Caixa de Ferramentas ( Toolbox ) A Caixa de Ferramentas, como o próprio nome sugere, é aonde você pega os elementos básicos que compõem qualquer aplicação desenvolvida em Visual Basic. Existem duas formas de colocar um controle em um formulário : Clicando duas vezes sobre o controle ou arrastando-o para dentro do formulário.
15 Explorando o VB (cont.) Janela de Propriedades A janela de propriedades apresenta as configurações disponíveis para os objetos dispostos no form, que estão atualmente selecionados. O conjunto de propriedades depende do objeto selecionado. Por exemplo, um formulário tem propriedades diferentes de um botão.
16 Barra de Ferramentas A Barra de Ferramentas coloca à sua disposição os comandos e funções normalmente mais utilizados. Todos estes comandos e funções também se encontram nos menus do VB.
17 Barra de Ferramentas (cont.) Barra de Ferramentas Add Standard EXE Project Add Form Add Form Open Project Save Project Start Break Project Explorer Properties Window Tollbox Components Caminho por Menus File New Project Project Add Form Project Add Module File Open Project File Save Project Run Start Run Break View Project Explorer View Properties Window View Tollbox Project Componentes Tecla de acesso rápido CTRL+N N/a n/a CTRL+O n/a Função Serve para adicionar um novo projeto (Standard EXE) Adiciona um novo form à aplicação Adiciona um novo módulo à aplicação Abre um projeto já salvo Salva o projeto F5 Inicia a execução da aplicação CTRL+BREAK Pausa na execução da aplicação CTRL+R Serve para visualizar a janela do projeto F4 Serve para visualizar as propriedades do objeto N/a Serve para visualizar a caixa de ferramentas CTRL+T Acrescentar mais componentes na aplicação
18 Menus de Comando do VB Comando New Project Open Project Add Project Remove Project Save Project Group Save Project Group as Make EXE File Print Save Form As Save Form Save Project Save Project As Descrição Serve para adicionar um novo projeto Abre um projeto já salvo Incorpora um projeto existente ao projeto Destrói a ligação que um projeto tem com outro projeto. Não apaga o projeto do disco. Serve para salvar um projeto ou mais projetos em um grupo Salva o(s) projeto(s) em um grupo com um nome diferente. Cria o executável do projeto. A opção code imprime apenas o código de um formulário, enquanto a versão Form imprime tudo, inclusive a parte gráfica. Salva o formulário ou módulo com um nome diferente. Salva o formulário com o mesmo nome. Salva o projeto inteiro. Salva o projeto com um nome diferente.
19 Construindo aplicações VB Um programa em Visual Basic consiste basicamente em código escrito e na configuração das propriedades dos objetos e dos eventos. Para modificar as propriedades de um objeto, clica-se nele e depois pressiona-se F4, o que resultará na exibição da Janela de Propriedades. Para adicionar um código escrito a determinado evento de um objeto, clica-se duas vezes neste. Será exibida uma janela apropriada para a inserção de instruções via teclado.
20 Construindo aplicações VB (cont.) Um programa em Visual Basic divide-se basicamente em três partes, que são: projeto, form e módulos. Um form, como já explicamos, é basicamente a janela onde ficam todos os objetos presentes no programa.
21 Construindo aplicações VB (cont.) O Visual Basic salva cada form separadamente, em arquivos com a extensão.frm. Um projeto é basicamente um controle de vários forms interligados, que juntos proporcionaram o funcionamento completo do programa.
22 Variáveis no Visual Basic No VB existem 7 tipos de variáveis: Tipos de Descrição Variável Integer Abrange números inteiros entre até Long Abrange números entre até String Abrange desde 0 até caracteres Currency Abrange números entre ,5808 até ,5807 Single Abrange números entre +/- 1,40 x até +/- 3,40 x Double Abrange valores entre +/- 4,94 x até +/- 1,79 x Variant Qualquer um dos anteriores.
23 Instruções e Linhas de Código As instruções, linhas de código, operações matemáticas, funções de laço e de lógica do Visual Basic são as mesmas do BASIC. Entre elas, estão presentes as tradicionais: if, then, else, goto, or, +, -, /, *, ^, for, next, do, while, loop, etc... Os comandos do Visual Basic são praticamente os mesmos do Basic, com a diferença de que a maior parte deles é voltada para a manipulação de objetos e seus respectivos eventos.
24 Ferramentas Comuns Ferramentas Descrição Picture e Image Ambas são utilizadas para colocar uma figura gráfica no form. Label Textbox Frame Command Usada para adicionar um texto no form, o qual não poderá ser modificado pelo usuário final. Como o próprio nome diz, é uma caixa de texto. Consiste em um local onde é permitido ao usuário digitar qualquer coisa. Usado para agrupar vários botões Option. Um botão. Option e Check São botões que só possuem dois estados: ativados desativados. Combo Common Dialogs Gera uma lista de opções combinada com uma caixa de texto. Caixas padronizadas para manipulação de arquivos.
25 Ferramentas Comuns (cont.) Além destes, existem ainda ferramentas para proporcionar controle de banco de dados, objetos importados de outros aplicativos, etc... As ferramentas citadas acima são quase imprescindíveis para se escrever um programa simples.
26 Ferramentas Ferramentas Ícone Propriedades mais utilizadas Label Backcolor, Caption, Forecolor, Name TextBox CommandButton Backcolor, Caption, DataField, DataSource, Enabled, Font, Forecolor, Name, Text Backcolor, Caption, Forecolor, Name, Visible ComboBox OptionButton Backcolor, Caption, DataField, DataSource, Enabled, Font, Forecolor, List, Name, Text Backcolor, Caption, Forecolor, Name, Value CheckBox Backcolor, Caption, Forecolor, Name, Value ListBox Backcolor, Caption, DataField, DataSource, Enabled, Font, Forecolor, List, Name, Style, Text Picture Backcolor, BorderStyle, Name, Picture, Visible
27 Eventos Comuns O Visual Basic apresenta alguns eventos de objetos que são usados freqüentemente, e se apresentam na maior parte dos objetos de um form. Abaixo segue uma relação dos principais e suas respectivas funções:
28 Eventos Comuns (cont.) Eventos Click Dblclick Resize Load Unload Gotfocus Lostfocus Keypress Mousemove Descrição É um evento que executa determinadas ações especificadas pelo programador quando alguém clica sobre alguma coisa. Executa determinadas ações especificadas pelo programador quando alguém clica duas vezes sobre algum objeto. executa algum comando pre estabelecido quando o usuário redimensiona o form executa ordens sempre que o programa for carregado na memória. É utilizado normalmente para inicializar os controles do formulário. Ocorre sempre momentos antes de um formulário ser descarregado. Nele devem ser tratados procedimentos de finalização de banco de dados, cálculos e etc. quando um objeto, um botão por exemplo, apenas ganha o foco, sem executar as suas funções em outros eventos. quando o foco passa para um outro objeto. quando é pressionada alguma tecla, geralmente em caixas de texto, são acionados determinados comandos. sempre que se move o mouse, algo será ativado. Um exemplo prático, são os protetores de tela, que são desativados quando mexemos o mouse.
29 Principais Métodos Método Hide Descrição esconde um formulário. O formulário continua carregado em memória porém não mais visível. O metódo Hide atribui o valor False à propriedade Visible do formulário. Se você tentar esconder um formulário que não esteja carregado em memória, este é carregado porém fica escondido. Sintaxe : [formulário].hide
30 Principais Métodos (cont.) Método Show Descrição É utilizado para mostrar um formulário. Assim como o método Hide, o Show trabalha com a propriedade Visible do formulário, atribuindo-lhe o valor True. Caso o formulário não esteja carregado em memória, o método show executa automaticamente o comando Load. Sintaxe : [formulário].show [estilo%] Obs: O parâmetro estilo% é um valor inteiro que determina se um formulário será mostrado de forma modal ou não.
31 Propriedades dos Objetos Propriedades são as características que personalizam seu objeto. Cada objeto tem uma lista de propriedades própria. As principais propriedades dos objetos do Visual Basic, que estão presentes em praticamente todos os objetos do Visual Basic, são as seguintes:
32 Propriedades dos Objetos (cont.) Propriedades Caption Enabled Visible Font Fontsize Name Forecolor, Backcolor Descrição Nos botões, form, e frames, altera o seu título a ser exibido no form. Presente em todos os objetos, permite que os objetos sejam acessados, caso ela esteja definida como False. Torna o objeto invisível caso esta propriedades esteja configurada presente em objetos como textbox, label, botões command e botões check e option. Permite que seja alterada a fonte de um objeto, como uma Textbox, passa a ter fonte Arial, ao invés de fonte Times New Roman. Muda o tamanho da fonte. altera o nome do objeto, para fins de referência durante a programação. define a cor da fonte e do fundo de uma textbox e uma label, por exemplo.
33 Propriedades do Formulário Serão apresentadas algumas propriedades do form, são elas: 1 Height (altura do form), 2 Weight (largura do form), 3 Maxbutton (ativa ou desativa a presença do botão Maximizar), 4 Minbutton (ativa ou desativa presença do botão Minimizar), 5 Left (altera a distância do form a partir da extrema esquerda do vídeo), 6 Top (altera a distância do form a partir do topo do vídeo).
34 Objetos OLE Uma das vantagens do Visual Basic é permitir o intercâmbio de informações entre os programas do Windows. Assim, é possível abrir um banco de dados do Access através de um programa escrito em Visual Basic. Além disto, com o uso de objetos OLE (Object Linking and Embedding), é possível inserir um arquivo.wav dentro do seu programa.
35 Interface A interface com o usuário deve seguir um padrão. A interface atualmente adotada mundialmente para desenvolvimento de aplicações Windows, é a própria interface criada pela Microsoft.
36 Interface (cont.) Durante a construção de um sistema deve-se seguir alguns passos, tais como: Projetar a interface para o usuário, não para o sistema. Típico caso de criar telas diferentes para Inclusão, Alteração e Exclusão ( quando, na maioria dos casos, estas três funções poderiam estar agrupadas em uma única tela).
37 Interface (cont.) Ter em mente que agora é o usuário que mantém o controle da aplicação, e não mais o programa. Clareza - Ter certeza de que o propósito de cada tela está bem claro para o usuário. Estética Feedback - Dar sempre um retorno ao usuário do que está acontecendo no momento.
38 Interface (cont.) Usar cores como um chamariz de atenção, porém cuidado para não exagerar! Preferir cores complementares, ao invés de cores inversas A letra, normalmente utilizada em aplicações Windows, é qualquer uma Sans Serif. OBS: Ao usar tipos de letras diferentes, cuidado para não abusar da variedade.
39 Implementação Message Box Existem ocasiões em que o sistema deve enviar alguma mensagem para o usuário. Na maioria destas ocasiões, criar um formulário especialmente para isso, seria demorado demais. Para solucionar tais casos, o Visual Basic oferece uma ferramenta chamada Message Box.
40 Implementação (cont.) Em uma Message Box, você pode definir a mensagem, o título e as respostas (botões) possíveis. Como retorno, a Message Box diz qual o botão utilizado.
41 Implementação (cont.) Exemplo da Message Box mostrada em forma de código no Visual Basic: MsgBox "Este é um exemplo de um erro crítico." & vbcr & _ "Deseja continuar?", vbyesno + vbcritical + vbdefaultbutton2, "EXEMPLO"
42 Nosso Objetivo
43 Exercício 1 Abra um novo projeto Coloque nele um formulário e dê a ele o nome de frmcadastropessoa, caption Cadastro Básico de Pessoas, botões maximizar, minimizar e fechar. Coloque uma label cujo nome é lblnome e a Caption é Nome Coloque um textbox cujo nome é txtnome, com tamanho 70, fonte Arial, cor azul e fundo amarelo, text em branco.
44 Exercício 1 Coloque um botão cujo nome é btnmensagem e o caption é Mensagem. Ao clicar o botão, você deverá verificar se o nome está preenchido. Caso não esteja, exiba a seguinte mensagem: Preencha o nome, com botão OK e o ícone critical. Sete o foco no campo nome para preencher. Caso o campo esteja preenchido, exiba a seguinte mensagem: [nome] Parabéns, com o botão OK e ícone exclamation.
45 Exercício 2 Continuação do 1º projeto... Habilitar o componente MaskEdBox para ser utilizado no form; Coloque um frame no formulário chamado frmcadastropessoa, e dentro do frame os componentes: 3 Labels (cujo caption será: Dt. Nascimento, Dt. Inclusão e Dt.movimento; e a propriedade Name: lblnasc, lblinclusao e lblmov, respectivamente); 3 MaskEdBox (para a data de nascimento da pessoa, data de inclusão do registro e de movimento); alterar a propriedade Name.
46 Exercício 2 Mudar a cor do fundo do form para cinza; Mudar a cor do txtnome de amarelo para branco; Mudar o caption do frame para Dados Básicos. OBS: No componente MaskEdBox colocar uma máscara para que o usuário (quando estiver executando o sistema) possa entrar somente com uma data.
47 Exercício 3 Continuação do 1º projeto... Acrescente mais componentes dentro do frame: 4 Labels (cuja propriedade Name deverá conter os devidos nomes: lblsexo, lbltipo, lblestado e lblcidade; alterar a propriedade Caption respectivamente: Sexo, Tipo de movimento, Estado e Cidade); 4 ComboBox (alterar a propriedade Name de acordo com as Labels: cbxsexo, cbxtipo, cbxestado e cbxcidade); 1 Frame (colocar dentro desse novo frame (2) OptionButton com os nomes Física e Jurídica) sendo a primeira opção já selecionada;
48 Exercício 3 No ComboBox cbxsexo colocar na lista de opções: Feminino e Masculino, e no cbxtipo colocar na lista: Ativo e Inativo; Nos ComboBox cbxestado e cbxcidade colocar pelos menos 5 estados e 5 cidades respecivamente na lista de opções; OBS: não esquecer de limpar a propriedade text do ComboBox e para deixar o OptionButton já selecionado, deve ativar a propriedade Value mudando para True.
49 Exercício 4 Continuação do 1º projeto Acrescente mais componentes dentro do frame: 2 Labels (cuja propriedade Name deverá conter os devidos nomes: lblcartao, lblcpf; alterar a propriedade Caption respectivamente: Cartão Nº, CPF/CIC); 2 TextBox (alterar a propriedade Name com os devidos nomes: txtcartao, txtcpf; deixar a propriedade text em branco) Excluir o botão Mensagem e incluir o componente PictureBox logo abaixo do frame
50 Exercício 4 Colocar (7) Botões dentro do componente PictureBox e alterar a propriedade Name : btnincluir, btnsalvar, btnexcluir, btnlocnome, btnloccartao, btnconsultar e btnok; alterar também o caption de cada um respectivamente Incluir, Salvar, Excluir, Localização Nome, Localização Cartão, Consultar e OK. Colocar o componente Data embaixo do componente PictureBox OBS: Alinhar os componentes de acordo com o nosso objetivo, alterar a cor do txtcartao e a cor do texto, e acrescentar figuras aos botões.
PROGRAMANDO EM C# ORIENTADO A OBJETOS
PROGRAMANDO EM C# ORIENTADO A OBJETOS AGENDA MÓDULO 4 IDE Visual Studio e edições Exemplos IDE - INTEGRATED DEVELOPMENT ENVIRONMENT IDE, Ambiente de Desenvolvimento Integrado. Uma IDE é uma ferramenta
AMBIENTE. FORMULÁRIO: é a janela do aplicativo apresentada ao usuário. Considere o formulário como a sua prancheta de trabalho.
DELPHI BÁSICO VANTAGENS Ambiente de desenvolvimento fácil de usar; 1. Grande Biblioteca de Componentes Visuais (VCL - Visual Component Library), que são botões, campos, gráficos, caixas de diálogo e acesso
PROGRAMAÇÃO EM C# COM VISUAL STUDIO.NET
PROGRAMAÇÃO EM C# COM VISUAL STUDIO.NET Professor Leo Larback Esta apresentação é parte de um material desenvolvido pelo Prof. Alessandro Brawerman disponível em http://docb.gratix.com.br/csharp TRABALHANDO
Aula 1 - Programação III Programação Visual (Visual Basic)
Aula 1 - Programação III Programação Visual (Visual Basic) 1. Introdução O objetivo da disciplina Programação III é apresentar uma nova visão de programação chamada de programação visual. A programação
Microsoft Office PowerPoint 2007
INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em
Inserindo Dados no Banco de Dados Paradox.
Inserindo Dados no Banco de Dados Paradox. - Construção do Banco de Dados: Para podermos inserir algo em um banco precisaremos de um Banco de Dados, para isto iremos montar um utilizando o Programa Database
Delphi 7 Aula 01 Área do Triângulo
Delphi 7 Aula 01 Área do Triângulo Prof. Gilbert Azevedo da Silva I. Objetivos Conhecer o Ambiente Integrado de Desenvolvimento (IDE) do Delphi 7, Desenvolver a primeira aplicação no Delphi 7, Aprender
O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft.
WINDOWS O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. Área de Trabalho Ligada a máquina e concluída a etapa de inicialização, aparecerá uma tela, cujo plano de fundo
Banco de Dados BrOffice Base
Banco de Dados BrOffice Base Autor: Alessandro da Silva Almeida Disponível em: www.apostilando.com 27/02/2011 CURSO TÉCNICO EM SERVIÇO PÚBLICO Apostila de Informática Aplicada - Unidade VI Índice Apresentação...
ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007
ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO
O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.
Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do
ROTINAS PADRÕES DO SISTEMAS
ROTINAS PADRÕES DO SISTEMAS Usando o Sistema pela primeira vez Ao executar o seu Sistema pela primeira vez a tela abaixo será apresentada para que você possa configurar os diretórios onde serão achados
O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.
Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do
USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL
USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net
Apostila Oultlook 2007 Prof. Fabrício Melo
INTRODUÇÃO O Microsoft Outlook 2007 é um programa de gestão de informações pessoais e de mensagens que auxilia no gerenciamento de mensagens, compromissos, contatos, tarefas e partilhar informações com
Microsoft Excel Macro V. Índice 16-) Formulários... 42 17-) Gerando código para o Formulário... 49
Microsoft Excel Macro V Índice 16-) Formulários... 42 17-) Gerando código para o Formulário... 49 16-) Formulários A forma mais comum de comunicação de um sistema com o usuário é por meio de caixas de
Configuração de assinatura de e-mail
Configuração de assinatura de e-mail Este manual irá lhe auxiliar a configurar a sua assinatura de E-mail no Microsoft Outlook (Desktop) e no Outlook Web App (Webmail). Gerando a sua assinatura de e-mail
Excel VBA - Parte IV:Inserindo um formulário e seus comandos
Page 1 of 9 Excel VBA - Parte IV:Inserindo um formulário e seus comandos desenvolvendo VBA através de um exemplo prático Nesta parte do artigo vamos ver como inserir formulários e seus componentes. Conteúdo
Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas
Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material
Análise de Dados do Financeiro
Análise de Dados do Financeiro Introdução Para reunir em um só local as informações de contas a pagar e receber cadastradas e/ou geradas no sistema TTransp existe a interface de análise de dados do financeiro.
MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET
MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos
Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.
3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao
GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR
GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte
Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E
Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo: Produção Institucional Guia de
O Primeiro Programa em Visual Studio.net
O Primeiro Programa em Visual Studio.net Já examinamos o primeiro programa escrito em C que servirá de ponto de partida para todos os demais exemplos e exercícios do curso. Agora, aprenderemos como utilizar
Impressão de Relatórios com Data Report Professor Sérgio Furgeri. A figura seguinte ilustra a geração de um relatório a partir de uma tabela de...
OBJETIVOS DA AULA: Demonstrar a utilização da ferramenta Data Report do Visual Basic para a geração de relatórios. Apresentar os procedimentos para a criação de um relatório simples a partir dos dados
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC SUMÁRIO 1 - Tela de Login...03 2 - Caixa de Entrada...04 3 - Escrever Mensagem...06 4 - Preferências...07 4.1 - Configurações Gerais...07 4.2 - Trocar Senha...07 4.3
Manual Captura S_Line
Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades
Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade
do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor
Criando um formulário no VBA
Criando um formulário no VBA No dia-a-dia, não queremos nem ouvir falar em formulários: imediatamente nos vem à mente qualquer idéia relacionada com burocracia... Mas, na hora de criar interfaces de macros,
Tutorial para Remover Vírus que Transforma. as Pastas do Pendrive em Atalhos
Tutorial para Remover Vírus que Transforma as Pastas do Pendrive em Atalhos Se um belo dia você colocou seu pendrive num computador da empresa onde você trabalha ou da escola onde você estuda e todas as
Display de Cristal Líquido
TUTORIAL Display de Cristal Líquido Autor: Tiago Lone Nível: Básico Criação: 09/03/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br [email protected]
Deverá ser apresentada uma caixa de combinação para auxiliar o utilizador a escolher o distrito de residência do entrevistado.
4.º PASSO PROGRAMAÇÃO DO CAMPO DISTRITO : PROJECTO COM ADO Deverá ser apresentada uma caixa de combinação para auxiliar o utilizador a escolher o distrito de residência do entrevistado. 1) Abra o formulário
Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica
Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...
Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice
CAPA Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE Índice 1. Página da área administrativa... 1.1 Botões e campo iniciais... 2. Explicar como funcionam as seções... 2.1. Seções dinâmicos... 2.1.1 Como
COMO USAR DOIS MONITORES NO WINDOWS 8
COMO USAR DOIS MONITORES NO WINDOWS 8 Trabalhar com dois monitores no Windows tem diversas utilidades. Dentre elas podemos destacar a possibilidade de visualizar mais itens ao mesmo tempo, exibir o conteúdo
Tutorial do Sistema de Gestão de Conteúdos para Web - SYSWEB
Tutorial do Sistema de Gestão de Conteúdos para Web - SYSWEB São João del-rei Outubro de 2008 1. Entrando na Intranet para acessar o SYSWEB 1.1 Digite no seu navegador (browser) o seguinte endereço: http://www.intranet.ufsj.edu.br
Sistema Protocolo, Tramitação e Arquivamento de Processos Manual do Usuário
SERVIÇO PÚBLICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ARQUIVO CENTRAL Sistema Protocolo, Tramitação e Arquivamento de Processos Manual do Usuário Belém Pará Fevereiro 2000 Sumário Introdução... 3 Acesso ao Sistema...
Introdução. Servidor de Tempo (SNTP) com opção de horário de verão automático; 1 Cadastro do novo modelo de equipamento Urano Topmax SS
Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Guia de Novas Funcionalidades Urano Integra 2.3 Data: 15/04/2015
Display de 7. PdP. Autor: Tiago Lone Nível: Básico Criação: 16/12/2005 Última versão: 18/12/2006. Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos
TUTORIAL Display de 7 Segmentos Autor: Tiago Lone Nível: Básico Criação: 16/12/2005 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br [email protected]
CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS
CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS Este tutorial tem como objetivo instruir passo à passo como criar templates de peças, utilizar os novos recursos de cadastro de propriedade de peças e criação de legenda. 1-
Aula 03 PowerPoint 2007
Aula 03 PowerPoint 2007 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o PowerPoint; 2. Conhecendo a Tela do PowerPoint; 3. Criando uma Nova
Unidade 1: O Painel de Controle do Excel *
Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * material do 2010* 1.0 Introdução O Excel nos ajuda a compreender melhor os dados graças à sua organização em células (organizadas em linhas e colunas) e ao uso
ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO AOS SISTEMAS. 05 3 DOCUMENTOS MANUTENÇÃO. 08 08 3.2 10 3.3 OCR. 11 4 REGISTRO DE DOCUMENTOS. 13 5 GERANDO DOCUMENTOS
ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 04 2 ACESSO AOS SISTEMAS... 05 3 DOCUMENTOS MANUTENÇÃO... 08 3.1Tipos de Documentos... 08 3.2 Relações entre Documentos... 10 3.3 OCR... 11 4 REGISTRO DE DOCUMENTOS... 13 5 GERANDO
MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS
MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS 1 Conteúdo Apresentação... 3 1 Página Principal do Sistema... 4 2 Telas de busca... 8 3 Teclas de Navegação... 11 4 Tela de Menu de Relatório... 12 5 Telas de
Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal
Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles
APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)
APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...
Manual do usuário. Softcall Java. versão 1.0.5
Manual do usuário Softcall Java versão 1.0.5 Sumário Iniciando SoftCall...3 Tela Principal...3 Configurando o SoftCall...4 Agenda...5 Incluindo um contato...5 Procurando um contato...6 Apagando um contato...6
MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB
CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4
Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna
O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados
TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO. I. Criar um Novo Banco de Dados. Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo
TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO I. Criar um Novo Banco de Dados Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo 3. Clicar em Banco de Dados em Branco 4. Escrever um nome na caixa de diálogo
CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MANUAL
Manual do Painel Administrativo
Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...
Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes
Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Rotina responsável pelo rastreamento de possíveis arquivos não indexados, danificados ou inexistentes. Este processo poderá
Dicas para usar melhor o Word 2007
Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.
INTRODUÇÃO AO WINDOWS
INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7
APOSTILA WORD BÁSICO
APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala
Laboratório de Programação I
Laboratório de Programação I Introdução Visual Studio Fabricio Breve O que é o Visual Studio? Conjunto de ferramentas de desenvolvimento para construir: Aplicativos Web ASP.NET XML Web Services Aplicativos
Iniciação à Informática
Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através
DELPHI 7 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO AMBIENTE CLIENTE SERVIDOR
DELPHI 7 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO AMBIENTE CLIENTE SERVIDOR Fortaleza - CE Introdução ao ambiente de desenvolvimento delphi e preparação da interface basíca O ambiente delphi foi criado pela Borland Software
CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD
0 CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD ORIENTAÇÕES SOBRE USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (MOODLE) PARA DISPONIBILIZAÇÃO
Microsoft Access XP Módulo Um
Microsoft Access XP Módulo Um Neste primeiro módulo de aula do curso completo de Access XP vamos nos dedicar ao estudo de alguns termos relacionados com banco de dados e as principais novidades do novo
Como funciona? SUMÁRIO
SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...
Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4.
1 Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. Interface do sistema... 4 1.4.1. Janela Principal... 4 1.5.
MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO
MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO Diretoria de Vigilância Epidemiológica/SES/SC 2006 1 Módulo 04 - Exportação e Importação de Dados Manual do SINASC Módulo Exportador Importador Introdução O Sistema SINASC
Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint
Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo
Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line)
Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Criamos, desenvolvemos e aperfeiçoamos ferramentas que tragam a nossos parceiros e clientes grandes oportunidades
Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1.
Caderno 1 Índice MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação
Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário
Smart Laudos 1.9 A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos Manual do Usuário Conteúdo 1. O que é o Smart Laudos?... 3 2. Características... 3 3. Instalação... 3 4. Menu do Sistema... 4 5. Configurando
1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez
Manual Conteúdo 1- Requisitos mínimos... 2 2- Instalando o Acesso Full... 2 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez... 2 4- Conhecendo a barra de navegação padrão do Acesso Full... 3 5- Cadastrando
LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS
1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/35 LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS No Microsoft Office Word 2007 é possível automatizar tarefas usadas frequentemente criando
Instrução de acesso ao DVR da Yoko Modelo RYK925x Via Software.
Instrução de acesso ao DVR da Yoko Modelo RYK925x Via Software. 1 - Instalar o Software que está no CD (Yoko H264\setup.exe) ou Fazer o Download do software do através do site abaixo: http://cameras.khronos.ind.br:1061/clientes/aplicativos/yokoprata/
Microsoft Word INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,
ETEC DR. EMÍLIO HENRNANDEZ AGUILAR PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I PROFESSOR RAFAEL BARRETO
ETEC DR. EMÍLIO HENRNANDEZ AGUILAR PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I PROFESSOR RAFAEL BARRETO DELPHI - UTILIZANDO OPENDIALOG PARA ARMAZENAR IMAGENS EM BANCO DE DADOS Criaremos uma solução simples para criar
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...2 2 Acessando ao submenu cadastro de avaliação
Índice: Tipo de Aplicações em Visual Basic Componentes do Visual Basic
O tutorial a seguir,é feito para iniciantes em Visual Basic, que no qual, pode ajudar alguns que querem saber algumas funcções. Que começe o Tutorial ^^ Índice: Tipo de Aplicações em Visual Basic Componentes
Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)
Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação
Guia Site Empresarial
Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação
Manual de Instalação e Utilização
Manual de Instalação e Utilização DIGITAÇÃO DE PROPOSTAS ORÇAMENTÁRIAS Supervisão de Licitações Índice 1. Instalação do Programa 2. Utilização do Digitação de Propostas 2.1. Importar um arquivo 2.2. Realizar
Sistema Click Principais Comandos
Sistema Click Principais Comandos Sumário Sumário... 1 1. Principais Funções:... 2 2. Inserção de Registro (F6):... 3 3. Pesquisar Registro (F7):... 4 3.1 Pesquisa por letras:... 5 3.2 Pesquisa por números:...
Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides.
OPENOFFICE IMPRESS 1. O QUE É UMA APRESENTAÇÃO Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. Em cada slide podemos ter vários elementos
Entradas Digitais. PdP. Autores: Luís Fernando Patsko e Tiago Lone Nível: Intermediário Criação: 27/12/2005 Última versão: 18/12/2006
TUTORIAL Entradas Digitais Autores: Luís Fernando Patsko e Tiago Lone Nível: Intermediário Criação: 27/12/2005 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br
Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2
Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO
Manual de Utilização
Manual de Utilização Versão 1.0 18/01/2013 Sempre consulte por atualizações deste manual em nossa página. O Cotação Web está em constante desenvolvimento, podendo ter novas funcionalidades adicionadas
Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas
Inicialização Tela de Logon Área de Trabalho Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Área de Trabalho Atalhos de Teclados Win + D = Mostrar Área de trabalho Win + M = Minimizar Tudo Win + R
SSE 3.0. Guia Rápido. Módulo Secretaria. Nesta Edição
SSE 3.0 Guia Rápido Módulo Secretaria Nesta Edição 1 Acessando o Módulo Secretaria 2 Cadastros Auxiliares 3 Criação de Modelos Definindo o Layout do Modelo Alterando o Layout do Cabeçalho 4 Parametrização
Modo Estrutura é o ambiente de definição e estruturação dos campos, tipos de dados, descrição e propriedades do campo.
Unidade 02 A- Iniciando o Trabalho com o ACCESS: Criar e Salvar um Banco de Dados Acessar o ACCESS Criar e Salvar o Banco de Dados Locadora Encerrar o Banco de Dados e o Access Criando um Banco de Dados
Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.
Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários
RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8
RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 Este documento se aplica aos computadores HP e Compaq com Windows 8, mas a lógica de funcionamento é a mesma para os demais computadores. Este documento explica como usar e solucionar
Veja abaixo um exemplo de como os dados são mostrados quando usamos o
Objeto DataGridView O controle DataGridView é um dos objetos utilizados para exibir dados de tabelas de um banco de dados. Ele está disponível na guia de objetos Data na janela de objetos do vb.net. Será
ETEC DR. EMÍLIO HENRNANDEZ AGUILAR PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES II PROFESSOR RAFAEL BARRETO DELPHI FORMULÁRIO COM ABAS E BUSCAS DE REGISTROS
ETEC DR. EMÍLIO HENRNANDEZ AGUILAR PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES II PROFESSOR RAFAEL BARRETO DELPHI FORMULÁRIO COM ABAS E BUSCAS DE REGISTROS FORMULÁRIOS COM ABAS Trabalhar com abas (ou guias) é um recurso
Informática Básica para o PIBID
Universidade Federal Rural do Semi Árido Programa Institucional de Iniciação à Docência Informática Básica para o PIBID Prof. Dr. Sílvio Fernandes Roteiro O Tamanho e Resolução de imagens O Compactação
GERENCIADOR DE CONTEÚDO
1/1313 MANUAL DO USUÁRIO GERENCIADOR DE CONTEÚDO CRISTAL 2/13 ÍNDICE 1. OBJETIVO......3 2. OPERAÇÃO DOS MÓDULOS......3 2.1 GERENCIADOR DE CONTEÚDO......3 2.2 ADMINISTRAÇÃO......4 Perfil de Acesso:... 4
Manual Operacional SIGA
SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...
3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco).
Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 2 Criando e compartilhando uma pasta - Prática Autor: Júlio Battisti - Site: www.juliobattisti.com.br Neste tópico vamos criar e compartilhar uma pasta chamada
1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes
1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema
5.3.3.5 Lab - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows 7
IT Essentials 5.0 5.3.3. - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows 7 Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai usar as ferramentas administrativas para
PDFsam. Manual de Operação. Superior Tribunal de Justiça. Fevereiro/2012 versão 01 - Manual montado por Rafael Verlangieri
PDFsam Manual de Operação Superior Tribunal de Justiça Índice Visão Geral 3 Acessando o Programa 3 Descrição da Tela Principal 4 Serviços disponíveis no PDFSAM 5 Compositor Visual de Documentos 5 Procedimento:
Manual para Envio de Petição Inicial
Manual para Envio de Petição Inicial 1. Após abrir a página do PROJUDI, digite seu usuário e senha 1.1. Para advogados o usuário é o cpf.adv (ex: 12345678900.adv) 1.2. Após digitar os dados (login e senha),
WF Processos. Manual de Instruções
WF Processos Manual de Instruções O WF Processos é um sistema simples e fácil de ser utilizado, contudo para ajudar os novos usuários a se familiarizarem com o sistema, criamos este manual. Recomendamos
