Curso de Arteterapia Antroposófica 2014/2018
|
|
|
- Malu Filipe Canto
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Curso de Arteterapia Antroposófica 2014/ GENERALIDADES Introdução: A formação em Arteterapia com base na imagem antroposófica do ser humano, baseia-se numa imagem integral do homem, tanto são como doente, nas suas diferentes manifestações física, anímica e espiritual. A formação ministrada na HARPA baseia-se no Método da Dra. Margarethe Hauschka, compreendendo como meios terapêuticos: pintura, desenho e modelagem. Trata-se de uma formação centrada em metodologias dinâmicas que valorizam a aprendizagem através da análise de vivências pessoais e da experimentação; a prática sistemática da aprendizagem através da experiência favorece a autonomia e o desenvolvimento pessoal. 1.1 Objectivos gerais da formação: Fornecer ao estudante ferramentas que lhe permitam uma prática criativa da profissão de Arteterapeuta segundo a Dra. Margarethe Hauschka; pintura, desenho, modelagem; Capacitar o estudante das diferentes técnicas aplicadas em arteterapia: pintura, desenho e modelagem; Proporcionar a aquisição de conhecimentos das bases artísticas em pintura, desenho e modelagem; Fornecer ao estudante as bases artísticas e aprendizagens artísticas; Conhecer e aprofundar os estudos da cor; Conhecer a visão do homem que oferece a Antroposofia; Proporcionar a aquisição de conhecimentos de história de arte como manifestação da evolução da consciência do ser humano. Fornecer ao estudante os conceitos da medicina, segundo a imagem do homem, que oferece a Antroposofia. Trabalha-se como temas específicos, as tendências constitucionais, os sete processos vitais, os órgãos principais e a sua relação com os planetas. Visão do ser humano e estilos terapêuticos; Diferentes focus médicos; Proporcionar a aquisição de conhecimentos de Anatomia e Fisiologia; os órgãos; os sete processos vitais; Proporcionar a aquisição de conhecimentos genéricos de Patologias e de doenças específicas; Proporcionar a aquisição de conhecimentos de Pedagogia curativa; Desenvolver a capacidade da auto educação do arteterapeuta; Capacitar o estudante de orientar processos de diagnóstico-artísticos; Desenvolver a atitude terapêutica e a capacidade de comunicação; Arteterapia: práctica profissional. 1.2 Duração: A duração da formação é de 4500 horas (4 anos) sessões teórico-práticas: horas, trabalhos práticos: 1800 horas. 1.3 Estruturação do curso: A frequência do trabalho anual consta de 10 encontros mensais, um encontro intensivo e um encontro opcional complementar em cada ano.
2 Os encontros mensais decorrem das 9.00 às horas de sábado e das 9.00 às horas de domingo. Os encontros intensivos ocupam 5 a 7 dias completos. Cada encontro mensal constará de 17 aulas de 45 minutos divididas entre 7 aulas teóricas e 10 aulas práticas. Os encontros intensivos constam de 50 lições divididas entre 20 lições teóricas e 30 práticas. Os encontros intensivos do 1º e 3º ano constam de 70 lições. Os encontros opcionais constam de 25 lições divididas entre 10 lições teóricas e 15 práticas. 1.4 Públicos-alvo: Este curso, que prevê um número de 20 participantes, destina-se a profissionais de saúde e da educação (psicólogos, pedagogos, professores, médicos, psiquiatras...), que serão seleccionados de acordo com os seguintes requisitos: Idade mínima de 25 anos, Formação académica como Médico, Psicólogo, Psiquiatra, Enfermeiro, Pedagogo, Professor, formação artística e/ou equivalente... Experiência profissional, na sua especialidade, de pelo menos dois anos. 1.5 Informações e inscrições: As pessoas interessadas deverão preencher e enviar a ficha de inscrição, que inclui uma apresentação de motivações. MATRICULA : Até 31 de Agosto, 190, pagos uma vez confirmada a inscrição. FORMA DE PAGAMENTO: anuais, pagos no inicio do curso ou prestações trimestrais de 480. O PRECO ANUAL do Curso inclui os custos de materiais de pintura desenho e modelagem a utilizar presencialmente na formação. INICIO PREVISTO: Outubro de 2014 Os pagamentos deverão ser feitos por transferência bancária para o NIB do Montepio Lugar onde se realiza o curso/contactos: A excepção dos blocos intensivos, todos os outros decorrerão na sede da HARPA. Morada Telefone / Fax HARPA -Associação Recriar para Aprender Quinta de S. João dos Montes Alhandra [email protected] [email protected] FORMADORES Os formadores são Arteterapeutas, Psicólogos Antropósoficos, Médicos Antroposóficos, Pedagogos com larga experiência nas suas áreas de Espanha, Portugal e outros países da Europa, além de profissionais nas áreas de atividades humanas, abrangidas pela visão antroposófica, que complementam o curso.
3 3- FORMAÇÃO 3.1 Bases artísticas em pintura, desenho e modelagem Prática -Meios artísticos- materiais- técnicas. -Procedimentos técnicos. -Estudos de cor forma - forma plástica. -Desenvolvimento da imagem - da forma - forma plástica. -Dinâmica da imagem ( pintura, desenho e modelagem). -Movimento na imagem. -Metamorfoses da imagem. -Elaboração da imagem (temas próprios, secuências e ciclos). -Linha- superfície. -Elaboração da forma (temas próprios, sequências e ciclos). -Relevo e escultura (temas guiados e livres) Teoria -Estética. -História de Arte. -Teoria da cor ( Goethe e Steiner). -Medicina e Cultura. - A evolução da consciência da humanidade através da Arte. -Outros. 3.2 Arteterapia prática em pintura desenho e modelagem Bases Gerais -Materiais artísticos. -Técnicas artísticas. -Sensibilidade artística. -Bases dos efeitos da cor e da forma. -Processos de desenvolvimento da imagem. -Processos de desenvolvimento da forma. -Processos de forma e movimento. -Processos plasmadores dos planetas. -Processos plasmadores do Zodíaco Arteterapia- Orientação de processos- Orientação de tratamentos- Estudo de casos -Em problemas do desenvolvimento infantil. -Em doenças psiquiátricas. -En doencas gereátricas. -Em doencas orgânicas.
4 -Em dependência de drogas. -Em doenças neurológicas. -Em doenças neuro-psicológicas Orientações de processos diagnóstico-artístico. -Observação fenomenológica. -Observação diagnóstica tripartida. -Observação diagnóstica quatripartida. -Diagnóstico. -Meta terapêutica (desenvolvimento e orientação de processos) -Conceitos terapêuticos. -Interpretação de exemplos de casos Atitude terapêutica / Capacidade de comunicação -Técnicas de comunicação. -Orientação do diálogo. -Mediador de conflitos. -Processos de dinâmica de grupos. -Aprendizagem social. -Arte e comunicação. -Qualificações chave para o trabalho em equipa. -Trabalho terapêutico em grupos. -Transmissão e instrução. -Autopercepção e percepção do outro. -Jogos de role playing game ou RPG (jogos de interpretação de papéis) Arteterapia: prática profissional -Projectos de trabalho com grupos específicos com supervisão. -Observação da terapia como ouvinte. -Práticas Documentação -Metodologia de trabalho científico e científico- espiritual. -Documentação de casos. 3.3 Antropologia / Antroposofia / Filosofia / Psicologia Antropologia antroposófica -Membros constitutivos. -Âmbitos existênciais do ser humano. -Tripartição do organismo humano. -A constituição humana. -Elementos e temperamentos.
5 3.3.2 Medicina geral e matérias opcionais (aulas teóricas). -Pedagogia Waldorf. -História da evolução da humanidade. -Fases vitais da biografia humana. -Biografia. -A autoeducação do terapeuta. -Bases da Filosofía. -Ciência Espiritual Antroposófica. -Formação prática do pensar. (Kant, Goethe, Shiller, Steiner) -Formação estética. -Correntes básicas em psicologia e pedagogia. -Destaques psicoterapêuticos. -Psicologia Evolutiva. 3.4 Bases de Medicina Anatomia e fisiologia. -Embriologia. -Sistema nervoso e sistema sensorial. -Sistema respiratório. -Coração e sistema circulatório. -Sistema metabólico. -Esqueleto e movimento. -Os sete processos vitais. -Orientação corporal Patologia Patologia geral. -Saúde-doença. -Inflamação e Esclerose. -Problemas de desenvolvimento. -Antropologia médica. -Prevenção. -Processos vitais Doenças específicas. -Medicina Interna -Neurologia. -Psiquiatria/ Geriatria. -Psicossomáticas. -Oncologia. -Reumatologia. -Geriatria: Doenças degenerativas e senis. -Doenças cérebro-espinhais e degenerações.
6 -Limitações e capacidades transformadas do idoso. -Dermatologia. -Doenças auto-imunes. -Doenças virais. -Doenças infantis. -Deficiências congénitas e adquiridas. -Conhecimentos básicos de medicação. 3.5 Formação para a Pedagogia Pedagogia geral -História da Pedagogia. -Fases do desenvolvimento infantil. -Fases da aprendizagem social/ fases de aprendizagem ao longo da vida Pedagogia curativa. -Pedagogia de apoio e diagnóstico. -Impedimentos. -Incapacidades. -Deficiências. 3.6 Conhecimento da profissão -Código ético Outros - Canto - Euritmia 4. Metodologias de formação e avaliação 4.1 Primeiro ano Trabalho individual final - auto-avaliação Cada aprendiz apresenta e comenta uma exposição de todos os seus trabalhos efectuados. Trabalho participado Cada elemento apresenta o seu portefólio a todo o grupo que adquire uma percepção do outro através do trabalho que este realizou. Hetero-avaliação/sugestões de auto-desenvolvimento. 4.2 Segundo ano Trabalho individual final - auto-avaliação Cada aluno apresenta e comenta uma exposição de todos os seus trabalhos efectuados;
7 Cada aluno apresenta e comenta um tema de História da Arte, onde integra uma proposta ou exercício artístico, a realizar pelo grupo; Cada aluno apresenta e comenta um estudo sobre a Biografia e Obra de um artista, integrando uma proposta ou exercício artístico, a realizar pelo grupo; Trabalho participado Cada elemento apresenta o seu portefólio a todo o grupo que adquire uma percepção do outro através do trabalho que este realizou Hetero-avaliação/sugestões de auto-desenvolvimento. 4.3 Terceiro ano Trabalho individual final - auto-avaliacão Cada aluno elabora e apresenta, um estudo sobre uma doença física e outro sobre uma doença psíquica ou psico-somática, abordando os pontos de vista da medicina geral e da medicina antroposófica. Neste estudo integrará uma proposta arteterapêutica, a realizar pelo grupo; Trabalho participado Cada elemento apresenta o seu portefólio a todo o grupo que adquire uma percepção do outro através do trabalho que este realizou Hetero-avaliação/sugestões de auto-desenvolvimento. 4.4 Quarto ano Trabalho individual final - auto-avaliação Ao longo do ano, cada aluno realizará trabalhos práticos com pacientes ou grupos; apresentará os trabalhos realizados com fundo terapêutico tanto escrito como oralmente; Trabalho participado Cada elemento apresenta o seu portefólio a todo o grupo que adquire uma percepção do outro através do trabalho que este realizou; Hetero-avaliacão/sugestões de auto-desenvolvimento. Trabalhos escritos com apresentação oral: Fisiologia, Patologia, medidas diagnósticas, preventivas e reabilitadoras; Psicologia / Psiquiatria/ Pedagogia Curativa; Desenvolvimento de tratamentos. Trabalho prático: Apresentação de um caso clínico com tratamento arteterapêutico: diagnóstico, descrição do processo de tratamento.
8 4.5 Certificação Será passado no fim da formação um certificado de participação. Ao fim de dois anos de trabalho terapêutico e 250 sessões de arteterapia supervisionadas por um médico ou terapeuta obterá o certificado de terapeuta em Arteterapia Antroposófica. 4.6 Plano de Estudos 1º Ano Temas, formadores Temas Introdução ao curso de Arteterapia Residencial Tema: Planetas Formadores Maya Moussa Maya Moussa Elementos e Temperamentos Maya Moussa Teoria de Goethe I Magda Farré Teoria de Goethe I Magda Farré Exercício respiratório de Margarethe Hauschka Maya Moussa
www.jayada.net JAYADA
www.jayada.net JAYADA Jayada Abraça as tuas verdadeiras cores. Jayada significa Aquele que dá a Vitória. É o Espaço que abrimos para podermos ser tocados e inspirados pelo Divino em tudo o que pensamos,
CURSO DE FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA WALDORF E FORMAÇÃO HUMANÍSTICA-ARTÍSTICA
CURSO DE FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA WALDORF E FORMAÇÃO HUMANÍSTICA-ARTÍSTICA Introdução e finalidade Ao entendermos a pedagogia como uma arte que o professor/educador deve cultivar ao longo de um processo de
PROGRAMA DO INTERNATO MÉDICO DE SAÚDE PÚBLICA
Coordenação do Internato Médico de Saúde Pública PROGRAMA DO INTERNATO MÉDICO DE SAÚDE PÚBLICA (Aprovado pela Portaria 47/2011, de 26 de Janeiro) Internato 2012/2016 ÍNDICE GERAL INTRODUÇÃO 1 1. DURAÇÃO
MATRIZ CURRICULAR ENFERMAGEM 4860 HORAS h/a 50 minutos 4050 HORAS h/a 60 minutos
MATRIZ CURRICULAR ENFERMAGEM 4860 HORAS h/a 50 minutos 4050 HORAS h/a 60 minutos PRIMEIRO PERÍODO - PRIMEIRO ANO Sociologia, Antropologia e Filosofia 40 33,33 Iniciação à Pesquisa em Enfermagem 80 66,67
Curso de Arteterapia Antroposófica
Curso de Arteterapia Antroposófica 2019-2022 1. GENERALIDADES 1.1. Introdução: A formação em Arteterapia com base na imagem antroposófica do ser humano, baseia-se numa imagem integral do homem, tanto com
FORMAÇÃO INTEGRADA A Avaliação Psicológica e a Intervenção em Psicologia Clínica Psicanalítica
FORMAÇÃO INTEGRADA A Avaliação Psicológica e a Intervenção em Psicologia Clínica Psicanalítica Objectivos gerais Formação completa e aprofundada, nos seus fundamentos conceptuais e metodológicos, da teoria
MATRIZ CURRICULAR 2015.2 MEDICINA
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Coordenadoria de Ensino de Graduação Centro de Ciências da Saúde MATRIZ CURRICULAR 2015.2 MEDICINA PRIMEIRO PERÍODO MORFOLOGIA BIOLOGIA CELULAR, TECIDUAL E DO DESENVOLVIMENTO
REFLEXOLOGIA INTEGRADA
A ANUAL CURSO 2015 / 2016 REFLEXOLOGIA INTEGRADA DATAS: Outubro 2015 a Julho 2016 DURAÇÃO: 240h AULAS: Sábado e Domingo APRESENTAÇÃO A Reflexologia é uma terapia que se baseia no princípio da existência
EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL 1 º PERÍODO
EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL 1 º PERÍODO 1) História da Terapia Ocupacional (30 hs) EMENTA: Marcos históricos que antecederam o surgimento formal da profissão de
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.
Programa de Residência Médica em Alergia e Imunologia Clínica A - Objetivos gerais da ASBAI para o programa de Residência Médica em Alergia e Imunologia Clínica. 1- Aprimorar as habilidades técnicas, o
RESOLUÇÃO. Artigo 3º - O Plano de Implantação, Conteúdo Programático e demais características do referido Curso constam do respectivo Processo.
RESOLUÇÃO CONSEPE 56/2001 REFERENDA A CRIAÇÃO DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA, NO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE,
Desde 1995, tem sido desenvolvido no Centro Municipal de Juventude, um espaço no âmbito da dança contemporânea, através da ESCOLA DE DANÇA.
Desde 1995, tem sido desenvolvido no Centro Municipal de Juventude, um espaço no âmbito da dança contemporânea, através da ESCOLA DE DANÇA. Destinando a formação a alunos de todas as idades, o ensino da
MASSAGEM AYURVÉDICA TRADICIONAL - CERTIFICADO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Massagem Ayurvédica Tradicional. MASSAGEM AYURVÉDICA TRADICIONAL - CERTIFICADO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL APRESENTAÇÃO A arte milenar da terapia corporal tem na massagem Ayurvédica tradicional uma das mais
MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I ( INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA)
Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: PEDAGOGIA LICENCIATURA MATRIZ CURRICULAR FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO NAS QUATRO PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL SERIADO ANUAL - NOTURNO 04 (QUATRO)
Normas e Critérios Gerais de Avaliação. Cursos Profissionais
Normas e Critérios Gerais de Avaliação Cursos Profissionais O formador deve orientar toda a sua atividade didática no sentido de promover o sucesso educativo do formando através de planificações contextualizadas,
SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão
SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Graduação em Estética - Bacharelado Missão O Curso de Estética, tem como missão a formação de profissionais para atuarem no segmento de estética de forma criativa, crítica
FACULDADE PORTO DAS MONÇÕES PORTO FELIZ
FACULDADE PORTO DAS MONÇÕES PORTO FELIZ COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA Psicopedagogia Projeto Pedagógico CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA
CURSOS COMPLEMENTARES DE MÚSICA
CURSOS COMPLEMENTARES DE MÚSICA APRESENTAÇÃO O ensino artístico de música, de nível equivalente ao ensino secundário, corresponde aos Cursos Complementares de Música, que são ministrados em escolas especializadas
EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA 1º PERÍODO
EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA 1º PERÍODO DISCIPLINA: Anatomia Humana Aplicada à Educação Física B108168 04 1º 80 Introdução ao estudo da Anatomia. Nomenclatura anatômica, estudo descritivo dos sistemas
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA
PERÍODO DISCIPLINAS Carga Horária Créditos 1º Psicologia da Educação I 40 20 3 Metodologia de Pesquisa em Educação I 20 20 2 Filosofia 40 0 2 Língua Portuguesa 60 0 3 História da Educação 60 0 3 Informática
REGULAMENTO INTERNO. Capítulo I Princípios Gerais. Artigo Primeiro Objecto
REGULAMENTO INTERNO Capítulo I Princípios Gerais Artigo Primeiro Objecto O presente Regulamento define o regime de funcionamento interno do Centro de Formação Ciência Viva reconhecido pelo Ministério da
Estágio Opcional em Anestesia Fora do Bloco Operatório
Estágio Opcional em Anestesia Fora do Bloco Operatório Serviço de Anestesiologia Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra José Pedro Alves Ribeiro Coordenação Assistente Graduado do Centro Hospitalar
Critérios Gerais de Avaliação
Agrupamento de Escolas Serra da Gardunha - Fundão Ano Lectivo 2010/2011 Ensino Básico A avaliação escolar tem como finalidade essencial informar o aluno, o encarregado de educação e o próprio professor,
SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA
NORMAS PARA CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TREINAMENTO EM NEFROLOGIA Curso de Especialização em Nefrologia OBJETIVOS DO PROGRAMA OBJETIVO GERAL Capacitar o profissional médico no conteúdo
MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO/FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO
MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: PSICOLOGIA BACHARELADO/FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO SERIADO ANUAL - NOTURNO 5 (CINCO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 05 (CINCO) ANOS
PROGRAMA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA
PROGRAMA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA 11ª, 12ª e 13ª classes Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Secundário Ficha Técnica TÍTULO: Programa de Metodologia do Ensino de Educação
Grade Curricular. CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL- Grade curricular anos 2010/2011
Grade Curricular CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL- Grade curricular anos 2010/2011 1º Semestre 1 Anatomia I Obrig. 4 68 2 Introdução à Metodologia da Pesquisa Obrig. 3 51 3 Formação Pessoal do Terapeuta Ocupacional
Instituto de Educação
Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação e Formação Especialização: E-learning e Formação a Distância (Regime a Distância) 14 15 Edição Instituto
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 5, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006 1
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 5, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006 1 Institui as Diretrizes Curriculares para o curso de graduação em Engenharia
EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ENFERMAGEM (Currículo iniciado em 2010)
EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ENFERMAGEM (Currículo iniciado em 2010) ANATOMIA HUMANA CH 102 (2372) Estudo morfológico dos órgãos e sistemas que constituem o organismo humano, com ênfase para os
CONTEÚDO DO CURSO. Há muito treino pela frente... muito grafite, tintas, ideias e inspirações para fervilhar no CURSO DE ILUSTRAÇÃO.
A PROPOSTA DO CURSO O Curso é voltado para pessoas que tenham uma certa familiaridade com a prática ou cursado desenho. Notamos que o aluno de desenho, comprometido com o desenvolvimento da técnica, ou
FORMAÇÃO INICIAL PEDAGÓGICA DE FORMADORES (Parceria Secção Regional de Lisboa da OF CaF-Formação)
FORMAÇÃO INICIAL PEDAGÓGICA DE FORMADORES (Parceria Secção Regional de Lisboa da OF CaF-Formação) OBJECTIVOS: PRETENDE-SE COM ESTA FORMAÇÃO QUE O PARTICIPANTE ADQUIRA COMPETÊNCIAS DE FORMA A: - Facilitar,
PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO 12ª Classe
república de angola ministério da educação PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO 12ª Classe 2º Ciclo do Ensino Secundário Geral Ensino Técnico-Profissional FASE DE EXPERIMENTAÇÃO Ficha Técnica Título Programa de
CERTIFICADOS DE APTIDÃO PROFISSIONAL (CAP) PARA:
CIRCULAR DE INFORMAÇÃO AERONÁUTICA PORTUGAL INSTITUTO NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL TELEFONE 218423502 INFORMAÇÃO AERONÁUTICA AFTN - LPPTYAYI AEROPORTO DA PORTELA 14/06 TELEX 12120 - AERCIV P 1749-034 LISBOA
PÓS GRADUAÇÃO. Arte-Terapia. Aplicações Pedagógicas e Institucionais da Arte Terapia EDIÇÃO 2015. Porto
PÓS GRADUAÇÃO Arte-Terapia Aplicações Pedagógicas e Institucionais da Arte Terapia EDIÇÃO 2015 Porto Arte-Terapia Aplicações Pedagógicas e Institucionais da Arte-Terapia PÓS-GRADUAÇÃO Arte Terapia: Aplicações
ATIVIDADES EDUCATIVAS
ATIVIDADES EDUCATIVAS 2014/2015 Be Smart Rua Álvares Cabral, 56 1º andar Sala 2 4400-017 Vila Nova de Gaia Tlf.: 220 160 662 E-mail: [email protected] Website: www.besmart-es.com APRESENTAÇÃO A escola
RVCC ESCOLAR BÁSICO GUIA DE APOIO
RVCC ESCOLAR BÁSICO GUIA DE APOIO Este documento respeita as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Privado da escolaridade, o ser humano não abdica da sua condição de produtor de conhecimentos.
FACCAMP FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA
FACCAMP FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ARTE-EDUCAÇÃO 1. Nome do Curso e Área do Conhecimento Curso de Especialização Lato Sensu
Art.º 1.º (Natureza e finalidade do Ensino Clínico) Art.º 2.º (Supervisão clínica dos estudantes em Ensino Clínico)
Art.º 1.º (Natureza e finalidade do Ensino Clínico) 1) A formação no Curso de Licenciatura da ESEnfVR-UTAD privilegia a formação em alternância, requerendo experiências significativas de aprendizagem em
Programa do Curso. Designação do curso: Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Programa do Curso Designação do curso: Formação Pedagógica Inicial de Formadores Duração: 90 horas Área de formação: 146 Formação de professores e formadores Objetivos gerais: i) Avaliar o perfil do formador
Serra do Saber. Noções básicas de infância
Noções básicas de infância Fundamentação Os espaços frequentados por crianças abrangem, cada vez mais profissionais de diferentes áreas. Esta mudança implica maior rigor e um melhor conhecimento de tudo
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.
REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM REUMATOLOGIA (R1 e R2) PRÉ REQUISITOS: 02 anos de Residência em Clínica Médica DURAÇÃO DO PROGRAMA: 02 anos INTRODUÇÃO A Reumatologia é uma especialidade
INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA Vigente a partir de 2011/1
INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA Vigente a partir de 2011/1 1 PERÍODO 01 Modelos Teóricos da Psicologia 04 04-80 02 Psicologia: Ciência e Profissão 02 02-40 03 Antropologia 02 02-40 04 Sociologia
Apresentação do novo currículo do Curso de Graduação em Enfermagem. Implantação a partir de 2010
Apresentação do novo currículo do Curso de Graduação em Enfermagem Implantação a partir de 2010 Matriz Curricular Currículo Novo 1º SEMESTRE Créditos Anatomia Humana I Citologia 02 Embriologia, Genética
INSTITUTO CONSCIÊNCIA GO FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA PROPOSTA DE CURSOS DE EXTENSÃO E APERFEIÇOAMENTO SAÚDE E EDUCAÇÃO
INSTITUTO CONSCIÊNCIA GO FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA PROPOSTA DE CURSOS DE EXTENSÃO E APERFEIÇOAMENTO SAÚDE E EDUCAÇÃO PARA REALIZAÇÃO COM RECURSOS ORIUNDOS DO FNDE, PRÓPRIOS DO MUNICÍPIO E/OU INVESTIMENTO
ÍNDICE PATRONATO DE SANTO ANTÓNIO INTRODUÇÃO... 2 I - OPÇÕES E PRIORIDADES... 3
ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 I - OPÇÕES E PRIORIDADES... 3 1.1. PRIORIDADES A NÍVEL DA ACTUAÇÃO EDUCATIVA... 4 1.2. PRIORIDADES A NÍVEL DO AMBIENTE EDUCATIVO... 4 II APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS... 5 2.1. SENSIBILIZAÇÃO
Protagonismo Social Psicomotricidade Relacional na família, escola, empresa e na comunidade. José Leopoldo Vieira [email protected].
Protagonismo Social Psicomotricidade Relacional na família, escola, empresa e na comunidade José Leopoldo Vieira [email protected] 1 ...Transformar a escola é quem sabe, a longo prazo, transformar a
CURSO DE COMPLEMENTO DE FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM PLANO DE ESTUDOS
CURSO DE COMPLEMENTO DE FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM PLANO DE ESTUDOS JULHO 1999 PREÂMBULO A alteração à Lei de Bases do Sistema Educativo Lei nº 115/97 de 19 de Setembro, prevê no ponto 3 do artº 13º, a atribuição
EDITAL Nº 02/2015 - CONSEPE
EDITAL Nº 02/2015 - CONSEPE A Direção da Faculdade Herrero torna públicos os procedimentos e normas para inscrição e seleção de Monitores 2015/1. Este Edital está em conformidade com a RESOLUÇÃO Nº 11/2010
SÍNTESE DO ACORDO COM O ME EM 07/01/2010 QUE O SEPLEU NÃO ASSINOU
SÍNTESE DO ACORDO COM O ME EM 07/01/2010 QUE O SEPLEU NÃO ASSINOU QUADRO RESUMO DA CARREIRA Escalão Índice Duração Outros requisitos: Quotas, aulas assistidas 1 167 4 2 188 4 2 aulas assistidas 3 205 4
Curso Livre. Introdução à Ilustração Arqueológica - Materiais Líticos PLANO MODULAR
Curso Livre Introdução à Ilustração Arqueológica - Materiais Líticos PLANO MODULAR Apresentação da entidade organizadora Centro Português de Geo História e Pré-História (CPGP) Formado em outubro de 1993,
INFORMAÇÕES AOS COMITÊS E FRANQUEADOS
INFORMAÇÕES AOS COMITÊS E FRANQUEADOS Este material tem o objetivo de fornecer aos comitês regionais e setoriais do PGQP, e a seus franqueados, informações atualizadas sobre o SAG e orientações para a
PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 7º
PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Introdução à Fonoaudiologia Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Estudo da comunicação humana
CURSO: ENFERMAGEM MATRIZ CURRICULAR
1º PERÍODO 2012/1 CURSO: ENFERMAGEM MATRIZ CURRICULAR Metodologia Científica Português Anatomia Humana 6 120 100.00 Introdução a Citologia Projeto Integrador Atividades Complementares - 40 33.20 () 20
PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DE FORMADORES
O Programa de Certificação de Formadores busca capacitar profissionais da área da educação como formadores de professores e gestores educacionais. Com esta certificação, os formadores poderão ministrar
4Affection Lda Rua Quinta Calaça, Apartamentos do Mar nº 703, 9000-108 Funchal Tel: +351 919991115 / +351 963525446 Contribuinte: 509 107 680 Capital
Curso Passerelle e Fotografia O Curso de Passerelle e Fotografia da 4Affection Academy foi concebido e estruturado de forma a tornar jovens modelos aptos para trabalhos de passerelle e fotografia que tenham
ENE/10. NOTA:(Esta NEF anula e substitui a nº17a/ene/07, de 20/11)
NEF nº nº 17B/ENE/ ENE/10 Lisboa, 02 de Maio de 2010 NOTA:(Esta NEF anula e substitui a nº17a/ene/07, de 20/11) ASSUNTOS: POFFTE VOLUME III PARTE II Formação em Equitação Terapêutica CAPÍTULO III Curso
INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Inatel Competence Center. Business School. Gestão de Projetos
INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão de Projetos Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia 15/05/2013 Pró diretoria de Desenvolvimento
MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA
MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 2015 INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA - Rua Torquato Laranja, nº 92 Centro CEP 29100-370 - Vila - Velha ES - Tel: (27) 3320-3400 Seja
Av. Gen. Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - Tel. 0** (42) 220-3000 - Ponta Grossa Pr. - www.uepg.br
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Turno: MATUTINO/NOTURNO MATUTINO CURRICULO Nº 1 NOTURNO CURRICULO Nº 1 Reconhecido pelo Decreto nº 3.554 de 15.02.01, D.O.E. de 16.02.01. Renovação de Reconhecimento
CALENDÁRIO - PEDAGOGIA Grupo 87 - Agosto/2011
Estrutura do Calendário Antes de utilizar o Calendário do Curso, leia atentamente o Manual do Aluno de EAD para que possa entender o processo de avaliação, disciplinas, estrutura curricular e duração.
QUADRO DE EQUIVALENTES, CONTIDAS E SUBSTITUTAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO
28380 Antropologia Teológica A 1 34 28380 Antropologia Teológica A 1 34 A partir de conceitos teológicos, estimula o aluno a problematizar e analisar, criticamente, Equivalente Estuda a cultura humana,
CURSO MASTER EM MESOTERAPIA
CURSO MASTER EM MESOTERAPIA - 3ª edição - Curso Teórico-Prático www.apestetica.org CURSO MASTER EM MESOTERAPIA - 3ª edição - O sector da Medicina em geral e da Medicina Estética em particular, está em
REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - APS
REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - APS O presente Regulamento normatiza as Atividades Práticas Supervisionadas (APS) nos cursos de graduação da Faculdade Shalom de Ensino Superior,
Estrutura Curricular para o Curso de Fisioterapia Noturno (5 anos)
Estrutura Curricular para o Curso de Fisioterapia Noturno (5 anos) Sem. Eixos Disciplinas h/a h 1. Biologia, Microbiologia e Imunologia 02/40 - Matérias Biológicas 2. Anatomia Humana I 3. Histologia e
Jardim de Infância Professor António José Ganhão
Jardim de Infância Professor António José Ganhão Jardim de Infância nº2 ( Brejo ) Jardim de Infância do Centro Escolar de Samora Correia Agrupamento de Escolas de Samora Correia Direcção Executiva Conselho
SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento
1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 3 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 7 Cronograma de Aulas Pág. 10 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA EM REABILITAÇÃO
UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - CURSO DE FORMAÇÃO EM SHIATSU Por Márcia Gregato
UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - CURSO DE FORMAÇÃO EM SHIATSU Por Márcia Gregato Introdução Visando possibilitar uma visão global do processo de aprendizagem
Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação
Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Curso de Atualização Pedagógica Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN) Diretrizes Curriculares
natura Campo de ferias surf adventures acampamento Verao 2010 Programa de Ocupação de Tempos Livres naturasines actividades de ar livre
acampamento Verao 2010 naturasines actividades de ar livre Programa de Ocupação de Tempos Livres Vem apanhar umas ondas connosco! A Naturasines, propõe um Programa de Férias em regime de acampamento, a
CURSO MASTER EM MESOTERAPIA
CURSO MASTER EM MESOTERAPIA - 4ª edição - Curso Teórico-Prático www.apestetica.org CURSO MASTER EM MESOTERAPIA - 4ª edição O sector da Medicina em geral e da Medicina Estética em particular, está em constante
Regulamento de Formação: CURSO DE GRAU I Treinador / Monitor de Natação Évora, Novembro de 2015
Regulamento de Formação: CURSO DE GRAU I Treinador / Monitor de Natação Évora, Novembro de 2015 1. ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO O curso de Treinadores de Grau I / Monitor de Natação integrará duas fases: Curricular
DA VAGA. Disciplina: ENDODONTIA II
SELEÇÃO EXTERNA DE DOCENTE nº 02/2015 EMENTA: SELEÇÃO EXTERNA DE DOCENTE EM REGIME DE HORAS AULA, PARA A ÁREA DE ODONTOLOGIA, NO CURSO DE ODONTOLOGIA, CAMPUS LINS O Prof.º Dr. Marco Polo Marchese, Presidente
MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO
MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO 1 SUMÁRIO Lista de Anexos... 3 1. APRESENTAÇÃO... 4 2. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL... 5 3. DEFINIÇÕES... 5 4. OBJETIVOS... 6 5. PLANEJAMENTO E COMPETÊNCIAS...
PÓS-GRADUAÇÃO EM ACTIVIDADE FÍSICA NA GRAVIDEZ E PÓS-PARTO
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior PÓS-GRADUAÇÃO EM ACTIVIDADE FÍSICA NA GRAVIDEZ E PÓS-PARTO REGULAMENTO Artigo 1.º Designação A Escola Superior de Desporto de
Proposta para a construção de um Projecto Curricular de Turma*
Proposta para a construção de um Projecto Curricular de Turma* Glória Macedo, PQND do 4º Grupo do 2º Ciclo do EB e Formadora do CFAE Calvet de Magalhães, Lisboa A Reorganização Curricular do Ensino Básico
Unidade III ORIENTAÇÃO E PRÁTICA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES. Prof. Tarciso Oliveira
Unidade III ORIENTAÇÃO E PRÁTICA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES Prof. Tarciso Oliveira 7. A gestão da educação em ambientes não escolares A pedagogia como ciência da educação
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.989, DE 10 DE JUNHO DE 2010
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.989, DE 10 DE JUNHO DE 2010 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em
FICHA DO PROJECTO. Desporto para todos. Fundação Aragão Pinto - IPSS
FICHA DO PROJECTO Desporto para todos Nome do Projecto: Sport For All - Desporto e Inovação Objectivos do projecto:. Envolvimento de jovens na criação de um programa inovador de prevenção e integração
Manual de Avaliação dos alunos do pré-escolar ao 9º ano de escolaridade
Manual de Avaliação dos alunos do pré-escolar ao 9º ano de escolaridade Índice Nota Introdutória Legislação Conceitos/Glossário de termos Princípios Orientadores e finalidades Documentos Nota Introdutória:
CARGA HORÁRIA. Anatomia Humana I 72 36 36 - Biologia Celular e Genética 72 36 36 - Introdução à Enfermagem 36 36 - Introdução á Filosofia 36 36 -
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 2012.2 1º SEMESTRE Anatomia Humana I 72 36 36 - Biologia Celular e Genética 72 36 36 - Introdução à 36 36 - Fundamentos Sócio-antropológicos: Cultura e Relações
CLASSIFICAÇÃO DAS ESTANTES
CLASSIFICAÇÃO DAS ESTANTES 2006 1 0 Generalidades. Documentação 00 Ciência e conhecimento em geral Investigação científica Metodologia da pesquisa Métodos de estudo ver 37.04 Metrologia Organização do
Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias 2015
Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias 2015 Índice 1. Objetivos gerais:... 4 2. Objetivos específicos:... 5 3. Estratégias Educativas e Pedagógicas... 6 4. Atividades Sócio-Educativas... 7
Projeto de Dinamização da Componente de Apoio à Família
Município de Alfândega da Fé Câmara Municipal Biblioteca Municipal B.M. Projeto de Dinamização da Componente de Apoio à Família Ano letivo 2014/2015 PG.01_PROC.07_IMP.00 B-M Biblioteca Municipal 1 de 7
Grade Curricular Integral 4 anos (com as modificações realizadas em vermelho)
Grade Curricular Integral 4 anos (com as modificações realizadas em vermelho) 1. Biologia, Microbiologia e Imunologia 02/40 - Matérias Biológicas 2. Anatomia Humana I 3. Histologia e Embriologia 02/40-4.
MATRIZ CURRICULAR CURSO DE PEDAGOGIA
MATRIZ CURRICULAR CURSO DE PEDAGOGIA Resolução UNICASTELO GR nº 015/CONSEPE/CONSUN/2013 O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE, Presidente do Conselho Universitário CONSUN e Reitor
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde Curso de Psicologia Núcleo 2.1 Jung (2014)
NÚCLEO 2.1- ABORDAGEM JUNGUIANA: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E INTERVENÇÃO. Departamentos envolvidos: Psicodinâmica, Psicologia Social e Métodos e Técnicas Professores: Eloisa Marques Damasco Penna Heloisa Dias
RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRIA
RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRIA I - INTRODUÇÃO A residência em Psiquiatria tem como meta formar profissionais capazes de prestar assistência à população, com a visão de que o homem é um ser biológico,
Gerente de Risco Sanitário do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), Mestranda em Saúde, Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense
ARTIGO Ensino à distância: desafios e perspectivas desta metodologia de aprendizagem para treinar e capacitar em gerenciamento de risco sanitário os profissionais de saúde na Rede Sentinela AUTORES Dalila
V. COMPOSIÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR
V. COMPOSIÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR 1º Semestre Créditos Carga Horária Leituras de Realidades e 3 Antropologia 4.0.0.0 60 História Geral da 5.0.0.0 75 Filosofia da I 4.0.0.0 60 Sociologia da I 5.0.0.0 75
