CAPÍTULO Resultado da análise dos componentes principais
|
|
|
- Patrícia Furtado Batista
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 68 CAPÍTULO 4 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES 4.1 Resultado da análise dos componentes principais Variáveis de dados: Ra1 Ra2 Ra3 Ra4 Número completo de casos: 53 Número de componentes extraídos: 4 A Tabela 6 mostra as equações dos componentes principais. Por exemplo, o primeiro componente principal tem a equação: Componete Principal 1 = 0, * Ra1 * 0, * Ra2 * 0, * Ra3 * 0, * Ra4 em que os valores das variáveis e na equação são normalizados pela subtração de suas médias e dividindo pelo desvio padrão. Tabela 6: Peso dos componentes Componente Componente Componente Componente Ra1 0, , , , Ra2 0, , , , Ra3 0, , , , Ra4 0, , , , Esta tabela mostra os valores dos componentes principais para cada linha do arquivo de dados. A seleção dos pesos dos componentes da lista foram tabulados para obtenção das equações para cada componente, podendo selecionar a visualização da dispersão entre 2D ou 3D na lista de opções gráficas para registrar os dados. Os dados também podem ser armazenados para futuras análises.
2 69 Tabela 7: Tabela dos componentes principais - calculados Cada componente principal é uma combinação linear de todas as variáveis originais. Por exemplo, um sistema com quatro variáveis, após a transformação, terá quatro componentes principais. Cada um destes componentes principais, por sua vez, será escrito como uma combinação linear das quatro variáveis originais. Nestas combinações, cada variável terá uma importância ou peso diferente. A verificação da importância de cada variável poderá ser vista fazendo uso do gráfico de auto valores (Figura 33), também gerado pelo statgraphics.
3 Gráficos de auto valores (scree plot) O scree plot é um gráfico que exibe os autovalores de uma matriz(figura 31). É utilizado para se descobrir o número de auto valores importantes. Este procedimento executa uma análise de componentes principais. O objetivo da análise é a obtenção de um pequeno número de combinações lineares das quatro variáveis que representam a maior parte da variabilidade dos dados. Neste caso, quatro componentes foram extraídos, conforme solicitado. Juntos, eles respondem por 100 % da variabilidade dos dados originais. Figura 31: Gráfico dos auto valores Tabela 8: Porcentagem de variância Número de componentes Auto valor (Eigenvalue) Porcentagem de variança Porcentagem acumulativa 1 3, ,020 99, , ,726 99, , ,176 99, , , ,000 A PCA mostrou que a PC1 explica 99,02 % da variância total dos dados e a PC2 explica 0,726 %.
4 Discussões dos gráficos obtidos Após tratamento estatístico dos dados por PCA - Análise dos componentes principais é plotado um gráfico (Figura 32) com os dados relativos das medidas realizadas pelo nariz eletrônico das dez resinas, o qual pode ser monodimensional, bidimensional ou tridimensional. Na abscissa temos os valores do componente principal 1 e na ordenada os valores do componente principal 2. Estes pontos correspondem à impressão digital do odor liberado pelo polímero quando aquecido a 257 C. Sabendo que determinado polímero tem seus dados localizados em uma determinada área, quando desejamos caracterizar uma determinada amostra de um polímero deste grupo, basta testá-lo no nariz eletrônico e a localização dos dados no gráfico, indicarão de que polímero se trata. Figura 32. Gráfico bidimensional dos componentes principal 1 vs. componente principal 2 das dez resinas testadas.
5 72 Observa-se na Figura 32 que visualizamos dois grupos distintos de dados onde os pontos do PET e do policarbonato (PC) se destacam das demais resinas. Para uma melhor visualização dos dados, é possível utilizar o recurso da representação dos círculos de destaque de Mahalanobis. Esta representação gráfica serve somente para facilitar a visualização, portanto não obedece uma distância euclidiana (Figura 33). Figura 33. Componente principal 1 vs. componente principal 2 com scores de dez resinas com uso de círculos de Mahalanobis. O policarbonato e o PET são identificados com precisão por que os gases gerados promoveram respostas dos sensores muito diferentes das 08 demais resinas, ou seja, os gases liberados por estes materiais interagem com os sensores de maneira muito diferente das demais resinas. No caso do PET o gráfico mostra que a variabilidade dos pontos é grande no componente principal 2, para este caso especifico, sensores diferentes responderam de forma diferente dos demais polímeros usados nesta amostragem.
6 73 O PET é susceptível à degradação térmica, especialmente na presença de água e/ou ar (oxigênio). Um produto comum da degradação térmica do PET é o acetaldeído. A presença do oxigênio induz a um processo de degradação oxidativa e a degradação térmica com umidade, provoca a quebra de cadeias, reduzindo o peso molecular do polímero, também podemos considerar a existência de resíduos de ácido tereftálico e monoetileno glicol não reagido. Já o policarbonato poderá ter como gases liberados a 257 C, resíduos de bisfenol A, pois o polímero só se degrada acima de 400 C originando a formação de ácidos fenoxibenzóicos e fenilsalicilatos. Reações subseqüentes envolvendo a perda de CO ou CO 2 podem levar a formação de diversos éteres, fenóis, xantonas, fenilfenóxibenzoatos e dibenzofuranos (RUFUS; et al., 1994; ROVERE; et al., 2008; PEACOCK, 2000). Deste grupo de dez resinas o PET e o PC, são os materiais mais fáceis de caracterizar por nariz eletrônico com os sensores que utilizamos. Também é possível plotar o gráfico usando três componentes principais e assim ter uma visão tridimensional da dispersão dos pontos, conforme Figura 34. O software utilizado permite a plotagem tridimensional e também possibilita a rotação do conjunto de dados do gráfico, sendo possível visualizar a distribuição dos pontos sob vários ângulos, tornando possível observar a melhor posição onde os pontos da mesma resina encontram-se mais separados dos pontos de outra resina. Assim aumentam as possibilidades de encontrar pontos no espaço que nos permitem separar as diferentes resinas.
7 74 Dez resinas representadas num gráfico tridimensional. Figura 34. Dez resinas apresentadas num gráfico tridimensional com três componentes principais. Portanto, das dez resinas testadas foi possível identificar duas delas, o PET e o PC. Restam 08 resinas para caracterização e para facilitar a visualização dos pontos em uma escala mais homogênea é possível eliminar os pontos das componentes principais relativas aos dois polímeros já identificados e plotar o gráfico novamente com oito resinas. Plotado novo gráfico em escala bidimensional considerando as oito resinas restantes com componente principal 1 vs. componente principal 2, Figura 35, torna-se possível fazer uma análise mais detalhada e concluir que nesta nova situação é possível identificar as posições bem distintas ocupadas por três diferentes polímeros: PSAI, PA e PEBD. Mas este gráfico bidimensional neste caso específico, não permite a caracterização de mais de 3 resinas diferentes. E portanto muito limitado.
8 75 Figura 35. Gráfico bidimensional de oito resinas a serem caracterizadas. Para melhorar a visualização é possível representar os dados por meio de um gráfico tridimensional, com o uso dos três componentes principais podendo rotacioná-lo com o uso do software estatístico e buscar a melhor visualização dos dados (Figura 36). Observa-se na Figura 36 que foi possível por meio de rotação e 3D, encontrar uma posição no espaço onde pode-se separar claramente os sete polímeros de um universo de oito. Portanto, o uso do nariz eletrônico permitiu a separação e identificação de nove polímeros de um universo de dez. São sete polímeros com posições especificas de seus pontos que permitem identificar amostras de polímeros desconhecidas dentro deste universo de amostras uma vez que cada um ocupa posições específicas dos componentes principais.
9 76 Dez resinas representadas num gráfico tridimensional. Figura 36. Gráfico tridimensional de sete resinas separadas O número de pontos dentro da circunferência é o que atendeu à premissa inicial de cálculo da média de dez medidas, considerando somente os pontos que estavam dentro dos limites da media ± o desvio padrão. O sistema permitiu outras separações igualmente importantes e até surpreendentes. Podemos analisar o desempenho do nariz eletrônico como ferramentas de caracterização de plásticos com relação a polímeros da mesma família. Por exemplo: Poliestireno de alto impacto e Poliestireno de uso geral; Polietileno de alta densidade e Polietileno de baixa densidade; Polietileno de alta densidade e EVA, PP homopolímero e PP copolímero.
10 77 Separação do Poliestireno de uso geral do Poliestireno de alto impacto. Figura 37. Poliestireno de uso geral VS. Poliestireno de alto impacto Foi possível separar com grande precisão as amostras dos dois polímeros. A composição do poliestireno de alto impacto é diferente do poliestireno de uso geral pela copolimerização com o polibutadieno, que pode justificar a diferença dos dados provavelmente pelos gases gerados serem muito diferentes. As evidências experimentais nos levam a conclusão de que o nariz eletrônico mostrou-se extremamente eficiente na caracterização destas duas resinas da mesma família.
11 78 heterofásico. Separação do Polipropileno homopolímero do Polipropileno copolímero Figura 38. PP homopolímero vs. PP copolímero O sistema mostrou-se extremamente eficiente e identificou muito bem cada um dos polímeros. A diferença do PP homopolímero para o PP copolímero heterofásico é que o último é copolimerizado com uma borracha EPR-Ethylen Propylen Rubber (Borracha de etileno propileno). Portanto os gases liberados são bem diferentes dos dois polímeros, razão pela qual torna-se possível a separação das duas amostras.
12 79 Separação de polietileno de baixa densidade e EVA. Para plotar este gráfico foi utilizado somente uma mudança na escala de visualização dos dados. Figura 39. Embora ambos os polímeros sejam olefínicos, porém o EVA quando aquecido libera grande quantidade de ácido acético que o diferencia do PEBD. Como visto no capítulo 2.2 o polietileno quando exposto a temperatura elevadas tem a tendência de liberar formaldeído e acroleína. Já o EVA que é um copolímero de etileno mais acetato de vinila, quando aquecido a temperaturas elevadas, tende a liberar teores altos de ácido acético. Esta diferença pode ser a razão para diferença de resultados da ação de seus vapores quando exposto aos sensores do nariz eletrônico. Em futuros trabalhos iremos analisar a possibilidade de separação (caracterização) de amostras de EVA com diferentes teores de acetato de vinila.
13 80 Separação de Polietileno de alta densidade e de baixa densidade. Para plotar este gráfico foi utilizado somente uma mudança na escala de visualização dos dados. Figura 40. Separação de polímeros da família das olefinas PEBD e PEAD Os dois polímeros são da família das olefínas (parafina), ambos partem do mesmo monômero, o gás etileno, porém a diferença fundamental entre eles é que na polimerização do PEBD não é usado catalisador, mas sim um iniciador geralmente um peróxido orgânico e nem aditivos antioxidantes. Já na obtenção do PEAD na sua polimerização usa-se um catalisador organometálico clorado. Podemos concluir que a resposta diferente dos sensores a estes dois polímeros, pode ser devido a estes outros ingredientes liberados durante o aquecimento. Fica evidente a sensibilidade dos sensores neste caso especifico, porque mesmo técnicas analíticas muito apuradas apresentam dificuldade de caracterizar estes dois materiais.
14 81 O único caso que não foi possível separar as resinas foi o Polietileno de alta densidade do EVA, as razões que podem ser apontadas são que ambos os gases liberados durante o aquecimento influenciam os sensores da mesma forma. Figura 41. Gráfico dos dados do PEAD, EVA e PEBD Embora o Polietileno de alta densidade seja bem diferente quimicamente do EVA ambos tiveram respostas dentro do mesmo conjunto de dados. Como poderíamos melhorar a performance neste caso? No caso em questão usamos quatro sensores diferentes. Uma opção seria trocar os sensores ou acrescentar mais sensores ao conjunto, por exemplo oito sensores diferentes. Tendo mais sensores aumentam as probabilidades de que um sensor seja mais sensível do que o outro, emitindo respostas diferentes, tornando assim possível a sua separação.
15 Análise comparativa de custos Sensores comerciais - custos Sensores de gas comerciais variam muito de preço, abaixo apresentamos alguns valores para simples comparação ( VIVEK, 2010). - VERNIER O 2 sensor U$ 186,00. - MINIMAX Pro H 2 sensor U$ 199,00. - Gás Alert Micro 3 H 2 S sensor U$ 612,00. Sensor usado em nosso trabalho custa R$10,00/unidade Narizes eletrônicos comerciais - preços Estes equipamentos tem preços muito variados dependendo da tecnologia envolvida. Buscamos na literatura algumas referências de preços de narizes eletrônicos simples comercializados no mercado americano (VIVEK, 2010). - pp RAE Plus U$ 6215,00. - Cyranose U$ 7995,00. Os modelos não incluem: computador. Nosso sistema: Os custos não incluem o computador. - Sensores: R$ 40,00 (4 sensores). - Placa de aquisição de dados (micro controlador): R$200,00. - Câmara de combustão: R$150,00. - Soprador térmico: R$150,00. - Outros: R$100,00. Custo total: R$640,00.
16 83 O nosso sistema custa R$640,00 enquanto os narizes eletrônicos comerciais mais simples custam de U$ 6.000,00 a U$ 8.000,00, ou seja próximo de 5% do valor do equipamento mais barato do mercado americano. Portanto, o sistema desenvolvido neste trabalho mostrou que pode vir a ser de baixíssimo custo. É uma excelente opção para pequenas e médias empresas, universidades, etc. Para transformar o equipamento atual em um equipamento comercial é necessário adequações ao projeto, porém nada que inviabilize ou que aumente muito o custo.
LIGAÇÕES INTERATÔMICAS
UNIDADE 2 - LIGAÇÕES INTERATÔMICAS 2.1. FORÇAS DE LIGAÇÃO FORTES Importante conhecer-se as atrações que mantêm os átomos unidos formando os materiais sólidos. Por exemplo, uma peça de cobre contém 8,4x10
Boletos registrados e o fim dos boletos sem registro COBRE. fácil online
Boletos registrados e o fim dos boletos sem registro COBRE Introdução O comunicado número 015/2015 da FEBRABAN vem deixando muitos empresários e prestadores de serviços de cabelo em pé, literalmente. E
Fontes de Alimentação
Fontes de Alimentação As fontes de alimentação servem para fornecer energia eléctrica, transformando a corrente alternada da rede pública em corrente contínua. Estabilizam a tensão, ou seja, mesmo que
RESUMOS TEÓRICOS de QUÍMICA GERAL e EXPERIMENTAL
RESUMOS TEÓRICOS de QUÍMICA GERAL e EXPERIMENTAL 5 ESTUDO DA MATÉRIA 1 DEFINIÇÕES Matéria é tudo que ocupa lugar no espaço e tem massa. Nem tudo que existe no universo e matéria. Por exemplo, o calor e
Notas de Cálculo Numérico
Notas de Cálculo Numérico Túlio Carvalho 6 de novembro de 2002 2 Cálculo Numérico Capítulo 1 Elementos sobre erros numéricos Neste primeiro capítulo, vamos falar de uma limitação importante do cálculo
Aula 4 Estatística Conceitos básicos
Aula 4 Estatística Conceitos básicos Plano de Aula Amostra e universo Média Variância / desvio-padrão / erro-padrão Intervalo de confiança Teste de hipótese Amostra e Universo A estatística nos ajuda a
Factor Analysis (FACAN) Abrir o arquivo ven_car.sav. Clique Extraction. Utilizar as 10 variáveis a partir de Vehicle Type.
Prof. Lorí Viali, Dr. [email protected]; [email protected]; http://www.pucrs.br/famat/viali; http://www.mat.ufrgs.br/~viali/ Factor Analysis (FACAN) Abrir o arquivo ven_car.sav Utilizar as 10 variáveis a
Processos de Gerenciamento de Projetos. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Processos
Processos de Gerenciamento de Projetos Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR Prof. Esp. André Luís Belini 2 Processos O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas
3 Previsão da demanda
42 3 Previsão da demanda Este capítulo estuda o processo de previsão da demanda através de métodos quantitativos, assim como estuda algumas medidas de erro de previsão. Num processo de previsão de demanda,
TERMOQUÍMICA. Desta forma podemos dizer que qualquer mudança química geralmente envolve energia.
TERMOQUÍMICA 1 Introdução A sociedade moderna depende das mais diversas formas de energia para sua existência. Quase toda a energia de que dependemos é obtida a partir de reações químicas, como a queima
EW1085R2 Recetor Bluetooth MICRO USB Classe 2
EW1085R2 Recetor Bluetooth MICRO USB Classe 2 EW1085R2 Recetor Bluetooth MICRO USB Classe 2 2 PORTUGUÊS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Funções e funcionalidades... 2 1.2 Conteúdo da embalagem... 3 2.0
Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML
Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1. Conceitos e termos importantes XML Empresarial: é um sistema web (roda em um servidor remoto) de armazenamento e distribuição de documentos
Astra LX Registro de Pacientes e Médicos Guia para o acesso aos registros de Pacientes e Médicos e eliminação de dados duplicados no AstraLX
Astra LX Registro de Pacientes e Médicos Guia para o acesso aos registros de Pacientes e Médicos e eliminação de dados duplicados no AstraLX 2011 Equipe Documentação Astra AstraLab 27/10/2011 Sumário Registro
GERÊNCIA EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO GERAL E SERVIÇOS CURSO TÉCNICO DE METEOROLOGIA ESTUDO ESTATISTICO DA BRISA ILHA DE SANTA CATARINA
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DE SANTA CATARINA GERÊNCIA EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO GERAL E SERVIÇOS CURSO TÉCNICO DE METEOROLOGIA ESTUDO ESTATISTICO DA BRISA NA ILHA DE SANTA CATARINA Projeto Integrador
Métodos de mapeamento para fenômenos qualitativos e quantitativos
IT 508 - Cartografia Temática Representação cartográfica: Métodos de mapeamento para fenômenos qualitativos e quantitativos Profa.. Juliana Moulin Segundo os métodos padronizados, conforme o uso das variáveis
3 Qualidade de Software
3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo
Probabilidade - aula I
e 27 de Fevereiro de 2015 e e Experimentos Aleatórios e Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Entender e descrever espaços amostrais e eventos para experimentos aleatórios. Interpretar
muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração
A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,
COMPARAÇÃO ECONÔMICA ENTRE O TRANSPORTE DE GÁS E LINHA DE TRANSMISSÃO
GPT/7 17 à de outubro de 1999 Foz do Iguaçu Paraná - Brasil GRUPO II PRODUÇÃO TÉRMICA E FONTES NÃO CONVENCIONAIS (GPT) COMPARAÇÃO ECONÔMICA ENTRE O TRANSPORTE DE GÁS E LINHA DE TRANSMISSÃO Eliane Aparecida
Apresentação de Dados em Tabelas e Gráficos
Apresentação de Dados em Tabelas e Gráficos Os dados devem ser apresentados em tabelas construídas de acordo com as normas técnicas ditadas pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Reconhecimento de Padrões Utilizando Filtros Casados
Detecção e estimação de sinais Reconhecimento de Padrões Utilizando Filtros Casados Aline da Rocha Gesualdi Mello, José Manuel de Seixas, Márcio Portes de Albuquerque, Eugênio Suares Caner, Marcelo Portes
Lista 2. Considere os dados abaixo sobre distribuição de salário (em reais) num grupo de 1000 individuos.
Lista 2 Exercício 1 Considere os dados abaixo sobre distribuição de salário (em reais) num grupo de 1000 individuos. Tabela 1: Distribuição de frequências da variável salário Classe de Salário n i f i
Introdução. Capítulo. 1.1 Considerações Iniciais
Capítulo 1 Introdução 1.1 Considerações Iniciais A face humana é uma imagem fascinante, serve de infinita inspiração a artistas há milhares de anos. Uma das primeiras e mais importantes habilidades humanas
PLANO DE CARREIRA PROPOSTAS PARA ENVIO A ALMG E SECRETÁRIO
PLANO DE CARREIRA PROPOSTAS PARA ENVIO A ALMG E SECRETÁRIO Após a compilação das contribuições apresentadas pelos servidores, o Grupo de Trabalho e a ASSEMA sistematizaram as ideias centrais, que serão
Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4
1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7
Estes sensores são constituídos por um reservatório, onde num dos lados está localizada uma fonte de raios gama (emissor) e do lado oposto um
Existem vários instrumentos de medição de nível que se baseiam na tendência que um determinado material tem de reflectir ou absorver radiação. Para medições de nível contínuas, os tipos mais comuns de
VEDAÇÃO PERFEITA: RESINAS ORGANOLÉPTICAS PARA TAMPAS DE BEBIDAS
VEDAÇÃO PERFEITA: RESINAS ORGANOLÉPTICAS PARA TAMPAS DE BEBIDAS 1 2 vedação perfeita Resinas organolépticas para tampas de bebidas Água natural com e sem gás, refrigerantes, isotônicos... O mercado de
O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital
Tipos de GED: Document imaging Document management Document Imaging / Document Management O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital Mundo analógico Criação Revisão Processamento Arquivo Mundo digital
Eng Civil Washington Peres Núñez Dr. em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
PESQUISA ANÁLISE DE CARACTERÍSTICAS DE QUALIDADE DE MISTURAS ASFÁLTICAS PRODUZIDAS NA ATUALIDADE NO SUL DO BRASIL E IMPACTOS NO DESEMPENHO DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS. MANUAL DE OPERAÇÃO DO BANCO DE DADOS
Prova de Química Resolvida Segunda Etapa Vestibular UFMG 2011 Professor Rondinelle Gomes Pereira
QUESTÃO 01 Neste quadro, apresentam-se as concentrações aproximadas dos íons mais abundantes em uma amostra de água típica dos oceanos e em uma amostra de água do Mar Morto: 1. Assinalando com um X a quadrícula
Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes
Montagem e Manutenção Luís Guilherme A. Pontes Introdução Qual é a importância da Montagem e Manutenção de Computadores? Sistema Binário Sistema Binário Existem duas maneiras de se trabalhar e armazenar
INSTRUMENTAÇÃO. Eng. Marcelo Saraiva Coelho
INSTRUMENTAÇÃO CONCEITOS E DEFINIÇÕES Nas indústrias, o termo PROCESSO tem um significado amplo. Uma operação unitária, como por exemplo, destilação, filtração ou aquecimento, é considerado um PROCESSO.
ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS
ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS Versão : 31 de dezembro de 2008 CONTEÚDO 1. INTRODUÇÃO...3 2. ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL...3
Como estudar o SIPIA CT
Como estudar o SIPIA CT Versão 1.0 Índice 1. Introdução... 2 2. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)... 2 3. Recursos do AVA... 4 3.1. Fórum de dúvidas e discussões... 5 3.2. Apostila Eletrônica...
ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET
AULA 01 ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN CAPÍTULO 01 Páginas 03 à 25 1 A mistura de tecnologias da Internet e preocupações empresariais
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 2 TERMO DE COMPROMISSO... 3 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 3 ETAPAS
5 CONCLUSÃO. 5.1. Resumo
70 5 CONCLUSÃO 5.1. Resumo Conforme visto no capítulo anterior, por meio das análises dos resultados da pesquisa de campo, realizadas no software SPSS 17.0 versão Windows, foram obtidas as funções de utilidade;
Vejamos um exemplo. Vamos supor que queiramos montar uma tabela 3X2, ou seja de 3 colunas por 2 linhas, o código HTML para isso é :
TABELAS As tabelas são muito importantes para o designer de uma home-page. Com elas podese fazer alinhamentos que dificilmente seriam possíveis com simples comandos. A funcionalidade de uma tabela faz
AGENDAMENTO PARA IMPORTAÇÃO DE NOTAS FISCAIS 1. PARÂMETROS DO ESTABELECIMENTO... 2 2. CONFIGURAÇÃO DO AGENDADOR... 3
AGENDAMENTO PARA IMPORTAÇÃO DE NOTAS FISCAIS SUMÁRIO 1. PARÂMETROS DO ESTABELECIMENTO... 2 2. CONFIGURAÇÃO DO AGENDADOR... 3 3. CONFIGURAÇÕES PARA IMPORTAÇÃO DE NOTAS PARA USUÁRIOS NET... 7 4. PROCEDIMENTOS
LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2
LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando
Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto
Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto Planejar uma aula é uma arte não uma tarefa. O planejamento de aula através da ferramenta Mar Aberto ajuda e contribui para infinitas possibilidades para seu
Conceito de fogo. Elementos que compõem o fogo
Conceito de fogo Fogo é um processo químico de transformação. Podemos também defini-lo como o resultado de uma reação química que desprende luz e calor devido à combustão de materiais diversos. Elementos
Agendador de Rotinas
Agendador de Rotinas Agendamento para Importação de Notas Fiscais É possível parametrizar o agendamento para importação de notas fiscais de entrada, saída e conhecimento de transporte, para todas as empresas
Processamento digital de imagens. introdução
Processamento digital de imagens introdução Imagem digital Imagem digital pode ser descrita como uma matriz bidimensional de números inteiros que corresponde a medidas discretas da energia eletromagnética
4 Experimentos Computacionais
33 4 Experimentos Computacionais O programa desenvolvido neste trabalho foi todo implementado na linguagem de programação C/C++. Dentre as bibliotecas utilizadas, destacamos: o OpenCV [23], para processamento
Empreendedorismo: Fator Chave para o Êxito Profissional. Prof. Marcio Cardoso Machado Material Baseado na apresentação do Adm.
Empreendedorismo: Fator Chave para o Êxito Profissional Prof. Marcio Cardoso Machado Material Baseado na apresentação do Adm. Alvaro Mello Conceito O empreendedorismo se constitui em um conjunto de comportamentos
ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1
ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 É na Operação de Serviço que se coordena e realiza as atividades e processos necessários para fornecer e gerenciar serviços em níveis acordados com o usuário e clientes
6 Efeito do Tratamento Térmico nas Propriedades Supercondutoras e Microestruturas de Multicamadas Nb/Co
6 Efeito do Tratamento Térmico nas Propriedades Supercondutoras e Microestruturas de Multicamadas Nb/Co Com objetivo de observar a possibilidade da formação de nanopartículas de Co por tratamento térmico,
Guia prático para configuração, coleta e utilização de oscilografias em relés digitais
Guia prático para configuração, coleta e utilização de oscilografias em relés digitais Rafael Cardoso 1. OBJETIVO: Este guia de aplicação tem o objetivo de apresentar uma importante ferramenta disponível
Menor diferença entre indicações de um dispositivo mostrador que pode ser significativamente percebida. RESOLUÇÃO (DE
1 1,QVWUXomRGH7UDEDOKR ^'_a`cbdegfihkj lgmndm opmnqir>stdumkfihtj vkw xymz_g{} ~wabdj! ƒu ˆ Š Œ iž ƒ u i %šœ, Ÿž u SUMÁRIO 3 DEFINIÇÕES 1 OBJETIVO 2 REFERÊNCIA 3 DEFINIÇÕES 4 DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE 5 REGISTROS
Arquitetura de processadores: RISC e CISC
Arquitetura de processadores: RISC e CISC A arquitetura de processador descreve o processador que foi usado em um computador. Grande parte dos computadores vêm com identificação e literatura descrevendo
www.leitejunior.com.br 13/03/2012 12:24 Leite Júnior
BACKUP E RESTAURAÇÃO(RECOVERY) BACKUP É a cópia de dados de um dispositivo para o outro e tem como objetivo ter uma maior segurança em caso de problema com os dados originais. Todo backup tem um único
Manual de Operação. Copyright 2011 - Todos os direitos reservados.
Manual de Operação Copyright 2011 - Todos os direitos reservados. SUMÁRIO 1. Informações Gerais...7 1.1 EasyPass... 7 1.2 Observações... 8 2. Conceitos Básicos...10 2.1 Captura de Imagem...10 2.2 Crop...10
CentreWare Web 5.8.107 e superior Agosto de 2013 702P01949. Xerox CentreWare Web Identificar e Aplicar o Firmware Patch para Escanear
CentreWare Web 5.8.107 e superior Agosto de 2013 702P01949 Identificar e Aplicar o Firmware Patch para Escanear 2013 Xerox Corporation. Todos os direitos reservados. Xerox, Xerox e Design, CentreWare,
PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br
PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br Curso de Tecnologia em Redes de Computadores Disciplina: Tópicos Avançados II 5º período Professor: José Maurício S. Pinheiro AULA 3: Políticas e Declaração de
FACULDADE DE JAGUARIÚNA
Comparação da eficiência ambiental de caldeira operada com gás natural e caldeira operada com casca de coco babaçu Gustavo Godoi Neves (Eng. de Produção - FAJ) [email protected] Dra Ângela Maria
Configurando a emissão de boletos no sistema
Configurando a emissão de boletos no sistema Entre nossos sistemas, o GIM, o GECOB, o GEM, o TRA-FRETAMENTO e os 15 sistemas da linha 4U (GE-COMERCIO 4U, GEPAD 4U, GE-INFO 4U, etc ) possuem funções para
Espaço SENAI. Missão do Sistema SENAI
Sumário Introdução 5 Corrente elétrica 6 Descargas elétricas 6 Unidade de medida da intensidade de corrente elétrica 8 Cargas que se movimentam 10 Corrente contínua 10 Resistência elétrica 11 Origem da
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 3 TERMO DE COMPROMISSO... 4 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 4
Inovação aberta na indústria de software: Avaliação do perfil de inovação de empresas
: Avaliação do perfil de inovação de empresas Prof. Paulo Henrique S. Bermejo, Dr. Prof. André Luiz Zambalde, Dr. Adriano Olímpio Tonelli, MSc. Pamela A. Santos Priscila Rosa LabGTI Laboratório de Governança
Manual do Usuário. Protocolo
Manual do Usuário Protocolo Índice de capítulos Parte I - Processos............................... 01 1 - Buscar................................ 01 2 - Listar................................ 02 3 - Abertura..............................
1 Um guia para este livro
PARTE 1 A estrutura A Parte I constitui-se de uma estrutura para o procedimento da pesquisa qualitativa e para a compreensão dos capítulos posteriores. O Capítulo 1 serve como um guia para o livro, apresentando
Tipos de malha de Controle
Tipos de malha de Controle SUMÁRIO 1 - TIPOS DE MALHA DE CONTROLE...60 1.1. CONTROLE CASCATA...60 1.1.1. Regras para Selecionar a Variável Secundária...62 1.1.2. Seleção das Ações do Controle Cascata e
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Arquitetura e Urbanismo DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL ESTIMAÇÃO AUT 516 Estatística Aplicada a Arquitetura e Urbanismo 2 DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL Na aula anterior analisamos
Orientações para os procedimentos de cadastro e inscrição em nosso site.
Orientações para os procedimentos de cadastro e inscrição em nosso site. Atenção: Os dados que aparecem nas imagens abaixo, são meramente ilustrativos, naturalmente os dados que devem ser visualizados,
DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE
DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE Mariane Alves Gomes da Silva Eliana Zandonade 1. INTRODUÇÃO Um aspecto fundamental de um levantamento
FAQ: Parametrização para Contabilização
TDN > Softwares de Gestão > RM > Recursos Humanos > Administração de Pessoal > FAQ FAQ: Parametrização para Contabilização Produto: Ambiente: RM Unspecified Versão: 11.0 Avaliação A principal finalidade
Faculdade de tecnologia de Americana. Trabalho de Tecnologia Têxtil I Profº Agnaldo. Gaiolas Têxteis
Faculdade de tecnologia de Americana Trabalho de Tecnologia Têxtil I Profº Agnaldo Gaiolas Têxteis Nome: R.A. Eduardo Alexandre de Araújo 072015 Marcio Benedito de Souza 072027 Guilherme Jordão Pavani
Medição tridimensional
A U A UL LA Medição tridimensional Um problema O controle de qualidade dimensional é tão antigo quanto a própria indústria, mas somente nas últimas décadas vem ocupando a importante posição que lhe cabe.
Elementos e fatores climáticos
Elementos e fatores climáticos O entendimento e a caracterização do clima de um lugar dependem do estudo do comportamento do tempo durante pelo menos 30 anos: das variações da temperatura e da umidade,
Aula: 12 Temática: Metabolismo das principais biomoléculas parte IV. Na aula de hoje iremos estudar a fermentação. Boa aula!
Aula: 12 Temática: Metabolismo das principais biomoléculas parte IV Na aula de hoje iremos estudar a fermentação. Boa aula! Fermentação O Piruvato, produto da glicólise, pode continuar sendo processado
Inventário WMS. SCM Concept www.scmconcept.com.br (47) 3029-1626
Inventário WMS Sumário Inventário WMS... 5 Seleção... 5 Parâmetro... 6 Impressão... 8 Relatório... 8 Manutenção Inventário... 10 Filtro... 11 Busca e Pesquisa... 13 Coordenadas... 16 Identificador de Endereços...
MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TERMÔMETRO DIGITAL MODELO TD-870
MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TERMÔMETRO DIGITAL MODELO TD-870 Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do instrumento ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... - 1-2. REGRAS DE SEGURANÇA...
MAPA DESCRITIVO TEC Plus
Este manual irá orientá-lo na utilização do Legicex System Plus versão Desktop. Em caso de duvidas, consulte nosso suporte técnico via e-mail ([email protected]), ou por telefone. MAPA DESCRITIVO TEC
LISTA DE INTERVALO DE CONFIANÇA E TESTE DE HIPÓTESES
Monitora Juliana Dubinski LISTA DE INTERVALO DE CONFIANÇA E TESTE DE HIPÓTESES EXERCÍCIO 1 (INTERVALO DE CONFIANÇA PARA MÉDIA) Suponha que X represente a duração da vida de uma peça de equipamento. Admita-se
Resoluções comentadas das questões de Estatística da prova para. ANALISTA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS E METAS da PREFEITURA/RJ
Resoluções comentadas das questões de Estatística da prova para ANALISTA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS E METAS da PREFEITURA/RJ Realizada pela Fundação João Goulart em 06/10/2013 41. A idade média de todos
Descrição do processo de priorização para tomada de tempos: Pesquisa ação em uma empresa job shop de usinados aeronáuticos.
Descrição do processo de priorização para tomada de tempos: Pesquisa ação em uma empresa job shop de usinados aeronáuticos. Tatiana Sakuyama Jorge Muniz Faculdade de Engenharia de Guaratingüetá - Unesp
Aula 3 CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS EM PAPEL DILOG. Menilton Menezes. META Expandir o estudo da utilização de gráficos em escala logarítmica.
Aula 3 CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS EM PAPEL DILOG META Expandir o estudo da utilização de gráficos em escala logarítmica. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: Construir gráficos em escala di-logarítmica.
Astra LX Frases Codificadas Guia para o processo de Configuração de Frases Codificadas no Programa AstraLX.
2011 www.astralab.com.br Astra LX Frases Codificadas Guia para o processo de Configuração de Frases Codificadas no Programa AstraLX. Equipe Documentação Astra AstraLab 24/08/2011 1 Sumário Frases Codificadas...
MF-0440.R-3 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DA DEMANDA QUÍMICA DE OXIGÊNIO
MF-0440.R-3 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DA DEMANDA QUÍMICA DE OXIGÊNIO Notas: Aprovado pela Deliberação CECA n 742, de 17 de outubro de 1985 Publicado no DOERJ de 08 de janeiro de 1986 1. OBJETIVO O objetivo
As Sete Ferramentas Básicas do Controle da Qualidade
Curso e-learning As Sete Ferramentas Básicas do Controle da Qualidade Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a permissão expressa
ANALISE DA CONCENTRAÇÃO DE CLORO ATIVO EM ÁGUAS SANITÁRIAS COMERCIALIZADAS EM PARÁ DE MINAS SUBMETIDAS A DIFERENTES FORMAS DE ARMAZENAMENTO.
SynThesis Revista Digital FAPAM, Pará de Minas, v.2, n.2, 120-126, nov. 2010 ISSN 2177-823X 120 ANALISE DA CONCENTRAÇÃO DE CLORO ATIVO EM ÁGUAS SANITÁRIAS COMERCIALIZADAS EM PARÁ DE MINAS SUBMETIDAS A
Introdução. Uso do disco Vantagens Desvantagens Baixo custo, facilidade de manutenção do software e do hardware, simetria e flexibilidade
Introdução É sabido que os processos rodam em processadores. Nos sistemas tradicionais existe somente um único processador, de forma que não há dúvida a respeito de como ele deve ser usado. Em um sistema
Manual Operacional Agenda Regulada. Unidades Solicitantes
Manual Operacional Agenda Regulada Unidades Solicitantes Prefeito: Gilberto Kassab Secretária: Maria Aparecida Orsini de Carvalho Secretário Adjunto: Ailton Ribeiro de Lima Assessor de TI: Cláudio Giulliano
PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA
1/8 Sumário 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Documentos complementares 4 Definições 5 Procedimento 1 Objetivo Este Procedimento tem como objetivo descrever a rotina aplicável aos procedimentos de auditoria interna
Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2
Acessando o SVN Para acessar o SVN é necessário um código de usuário e senha, o código de usuário do SVN é o código de cadastro da sua representação na Ninfa, a senha no primeiro acesso é o mesmo código,
MANUAL OPERACIONAL. Sistema Eletrônico Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. PARTE I Seleção do município e inserção de dados cadastrais
MANUAL OPERACIONAL Sistema Eletrônico Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação PARTE I Seleção do município e inserção de dados cadastrais Tela 1. Abertura do Sistema Tela 2: 1. Arquivo: Selecione
Vantagens do upgrade do software TecAt Plus 6 desde a versão TecAt Plus 5
Mogi das Cruzes, 01 de Fevereiro de 2015 Vantagens do upgrade do software TecAt Plus 6 desde a versão TecAt Plus 5 Prezado usuário do TecAt Plus 5: Caso não tenha visitado nosso site ultimamente, estamos
SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS
SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS SANTA MARIA FATECIENS 2008 Este manual tem por finalidade apresentar as especificações detalhadas da aplicação de Cadastro de Funcionários,
3 Método 3.1. Entrevistas iniciais
3 Método 3.1. Entrevistas iniciais Os primeiros passos para elaboração do questionário foram entrevistas semiestruturadas feitas pelo telefone com o objetivo de descobrir o tempo máximo de lembrança das
QUÍMICA SEGUNDA ETAPA - 1997
QUÍMICA SEGUNDA ETAPA - 1997 QUESTÃO 01 Os valores das sucessivas energias de ionização de um átomo constituem uma evidência empírica da existência de níveis de energia. Os diagramas abaixo pretendem representar,
MANUAL DE INSTALAÇÃO/UTILIZAÇÃO DO PEDIDO ELETRÔNICO
MANUAL DE INSTALAÇÃO/UTILIZAÇÃO DO PEDIDO ELETRÔNICO 1. INSTALAÇÃO: Antes de iniciar a instalação do pedido eletrônico, entre em contato com o suporte da distribuidora e solicite a criação do código de
nome de Química do C1. De uma maneira geral é possível dividir estes produtos em três categorias:
,1752'8d 2 O gás natural é composto, principalmente, de metano (até 98%) e por alguns hidrocarbonetos de maior peso molecular (de C 2 a C 6 ) além dos diluentes N 2 e CO 2. Com o uso crescente de petróleo
ENSINO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DA PARAÍBA
ENSINO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DA PARAÍBA Diniz, Ercules - Ciências Biológicas / [email protected] ; Barbosa, Rosemary - Professora orientadora / [email protected];
MANUAL DA SECRETARIA
MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo
Especificação do Trabalho Prático
Especificação do Trabalho Prático O trabalho prático da disciplina consiste em desenvolver um programa utilizando a linguagem de programação C. A seguir, encontram-se a descrição do problema, a forma de
DETECTORES AUTOMÁTICOS DE FUMAÇA ENSAIO DE SENSIBILIDADE
ENQUALAB-2008 Congresso da Qualidade em Metrologia Rede Metrológica do Estado de São Paulo REMESP 09 a 12 de junho de 2008, São Paulo, Brasil DETECTORES AUTOMÁTICOS DE FUMAÇA ENSAIO DE SENSIBILIDADE Alex
Válvulas de Controle-"Case"- Copesul. Nelzo Luiz Neto da Silva 1 Jader Weber Brum 2
Válvulas de Controle-"Case"- Copesul Nelzo Luiz Neto da Silva 1 Jader Weber Brum 2 RESUMO Visando rever conceitos, procedimentos, estratégias e tecnologias voltadas para a manutenção de válvulas, partimos
