Especificação do Trabalho Prático
|
|
|
- Sarah Castel-Branco Marinho
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Especificação do Trabalho Prático O trabalho prático da disciplina consiste em desenvolver um programa utilizando a linguagem de programação C. A seguir, encontram-se a descrição do problema, a forma de submissão do trabalho e os critérios de avaliação. 1. Descrição do problema O Diretório Acadêmico do Centro de Tecnológico de uma Universidade gostaria de desenvolver um sistema para controle do Campeonato de Futebol, chamado Copa CT de Futebol. O campeonato é disputado entre 4 times pré-definidos (cada um de um curso) e em dois turnos, ou seja, cada time joga contra os outros duas vezes (uma vez como time da casa e outra como visitante). Por fim, o campeonato é de pontos corridos, em que apenas a quantidade de pontos de cada time é usada como critério de classificação. Sendo conhecidos os cursos participantes da Copa CT de Futebol, são atribuídos códigos a cada um deles, conforme tabela a seguir: Identificador Curso 1 Ciência da Computação 2 Engenharia Ambiental 3 Engenharia Civil 4 Engenharia Mecânica Neste diretório acadêmico, no entanto, os alunos trabalham somente em modo texto (DOS ou Console do Linux) e não há nenhum computador com um ambiente gráfico de janelas (Windows, Gnome). Desenvolva o programa de acordo com as especificações desta seção Menu de opções Ao ser iniciado, seu programa deve exibir um menu de opções. As opções possíveis são: COPA CT DE FUTEBOL 1 - Cadastrar Novo Jogo 2 - Ver Jogos Pendentes 3 Verificar Placar 4 - Ver Classificacao 5 Sair Seu programa deve ler a opção escolhida e proceder como descrito nas demais seções abaixo. Caso o usuário digite qualquer coisa diferente dos números de 1 a 5, você deve informar que a opção não existe e exibir o menu novamente. Conforme mostrado a seguir:
2 Escolha uma opcao: 0 Opcao invalida! Escolha uma opcao: 1.2. Cadastrar Novo Jogo Escolhida a opção 1, seu programa deve cadastrar um novo jogo disputado. Deve ser informado ao usuário o código de todos os times e, sem seguida, solicitado os identificadores do time da casa e do visitante, além da quantidade de gols marcados por cada um. Conforme mostrado a seguir: Escolha uma opcao: 1 Cadastrar novo jogo 1-Ciencia da Computacao 2-Engenharia Ambiental 3-Engenharia Civil 4-Engenharia Mecanica Informe o identificador do time da casa: 4 Informe o identificador do time visitante: 1 Informe a quantidade de gols da Engenharia Mecanica: 3 Informe a quantidade de gols da Ciencia da Computacao: 1 Caso o usuário informe identificadores iguais para o time da casa e para o visitante, seu sistema deve solicitar novamente que seja informado o time visitante. Conforme mostrado a seguir: Escolha uma opcao: 1 Cadastrar novo jogo 1-Ciencia da Computacao 2-Engenharia Ambiental 3-Engenharia Civil 4-Engenharia Mecanica Informe o identificador do time da casa: 1 Informe o identificador do time visitante: 1 O time da casa e o time visitante devem ser diferentes! Informe o identificador do time visitante: 2 Caso o usuário informe identificadores de um jogo que já ocorreu, seu sistema deve solicitar novamente que sejam informados os identificadores do time da casa e do visitante. Conforme mostrado a seguir:
3 Escolha uma opcao: 1 Cadastrar novo jogo 1-Ciencia da Computacao 2-Engenharia Ambiental 3-Engenharia Civil 4-Engenharia Mecanica Informe o identificador do time da casa: 1 Informe o identificador do time visitante: 2 Esse jogo ja ocorreu. Informe o identificador do time da casa: 1 Informe o identificador do time visitante: 3 Caso o usuário informe um identificador de time não existente, seu programa deve informa-lo e solicitar que informe o código novamente, até que seja informado um código correto. Escolha uma opcao: 1 Cadastrar novo jogo 1-Ciencia da Computacao 2-Engenharia Ambiental 3-Engenharia Civil 4-Engenharia Mecanica Informe o identificador do time da casa: 10 Time nao existe! Informe o identificador do time da casa: 1 Informe o identificador do time visitante: 9 Time nao existe! Informe o identificador do time visitante: 3 Caso todos os jogos já tenham sido disputados, seu programa deve informar ao usuário que todos os jogos já foram cadastrados e voltar ao menu principal. Escolha uma opcao: 1 Todos os jogos ja ocorreram.
4 Após o cadastro de um jogo, o placar deve ser armazenado e devem ser contabilizados os pontos de cada time segundo a tabela a seguir: Tipo Pontos Vitória 3 Empate 1 Derrota 0 Ao final de cada jogo cadastrado, o programa deve apresentar o menu de opções novamente Ver Jogos Pendentes Escolhida a opção 2, seu programa deve exibir a lista de jogos ainda não disputados. Essa lista deve estar ordenada pelos identificadores do time da casa e do visitante (nessa ordem). Veja o exemplo mostrado a seguir em que nenhum jogo foi disputado ainda (ou seja, restam 12 jogos): Escolha uma opcao: 2 Jogos pendentes Ciencia da Computacao x Engenharia Ambiental Ciencia da Computacao x Engenharia Civil Ciencia da Computacao x Engenharia Mecanica Engenharia Ambiental x Ciencia da Computacao Engenharia Ambiental x Engenharia Civil Engenharia Ambiental x Engenharia Mecanica Engenharia Civil x Ciencia da Computacao Engenharia Civil x Engenharia Ambiental Engenharia Civil x Engenharia Mecanica Engenharia Mecanica x Ciencia da Computacao Engenharia Mecanica x Engenharia Ambiental Engenharia Mecanica x Engenharia Civil Após exibir a lista de jogos pendentes, o programa deve apresentar o menu de opções novamente.
5 1.4. Verificar Placar Ao escolher a opção 3, seu programa deve solicitar ao usuário os identificadores do time da casa e do visitante. Em seguida, seu programa deve imprimir o placar da partida, conforme exemplo a seguir: Escolha uma opcao: 3 Verificar Placar Informe o identificador do time da casa: 4 Informe o identificador do time visitante: 1 Engenharia Mecanica 3 x 1 Ciencia da Computacao Caso o jogo desejado pelo usuário ainda não tenha ocorrido, seu programa deve informálo, como mostrado no exemplo a seguir: Escolha uma opcao: 3 Verificar Placar Informe o identificador do time da casa: 4 Informe o identificador do time visitante: 2 Jogo nao ocorreu! Caso o usuário informe times que não existam, seu programa deve informa-lo e pedir que informe novamente o identificador do time, conforme mostrado na seção 1.2. Após exibir o placar, o programa deve apresentar o menu de opções novamente Ver Classificação Escolhida a opção 4, seu programa deve exibir a classificação ordenada dos times. Conforme exemplo mostrado a seguir: Escolha uma opcao: 4 Classificacao POS. TIME 1 Ciencia da Computacao 2 Engenharia Civil 3 Engenharia Ambiental 4 Engenharia Mecanica PONTOS Não é necessário considerar outros critérios de desempate além dos pontos. Após exibir a classificação, o programa deve apresentar o menu de opções novamente.
6 1.6. Sair Para sair do jogo, basta que o usuário escolha a opção 5 do menu. O programa deve ser encerrado sem imprimir nenhuma mensagem Mensagens O Diretório Acadêmico do Centro de Tecnologia gostaria de verificar que o software produzido atende fielmente às especificações. Para isso, utilizará testes automatizados (descritos na próxima subseção). Para que estes testes funcionem, é fundamental que as mensagens exibidas pelo seu programa sigam os padrões pré-estabelecidos. Estes padrões estão descritos na tabela abaixo. Ao ler a tabela, note que: O símbolo representa uma quebra de linha (\n no printf()). Quando presente sozinho em uma linha, significa que ali deve ser impressa uma linha em branco; O termo deve ser substituído por um espaço; O termo <nome do time> deve ser substituído pelo nome do time em questão; O termo <tab> deve ser substituído pelo tab (\t no printf()); O termo <posicao> deve ser substituído pela posição do time na classificação; O termo <pontos> deve ser substituído pela quantidade de pontos do time; O termo <gols> deve ser substituído pela quantidade de gols do time. 01 Apresentando o menu de opções COPA CT DE FUTEBOL 1 - Cadastrar Novo Jogo 2 - Ver Jogos Pendentes 3 - Ver Classificacao 4 Sair 02 Solicitando uma opção Escolha uma opcao: 03 Informando que a opção escolhida não existe 04 Cadastrando Novo Jogo Informando identificador do time da casa Informando identificador do time visitante Opcao invalida! 1-Ciencia da Computacao 2-Engenharia Ambiental 3-Engenharia Civil 4-Engenharia Mecanica Cadastrar novo jogo Informe o identificador do time da casa: Informe o identificador do time visitante:
7 07 08 Informando a quantidade de gols de um time Informando que o time da casa e o time visitante devem ser diferentes Informe a quantidade de gols da <nome do time>: O time da casa e o time visitante devem ser diferentes! 09 Informando que um jogo já ocorreu Esse jogo ja ocorreu. 10 Informando que todos os jogos já ocorreram Todos os jogos ja ocorreram. 11 Exibindo cabeçalho de jogos pendentes 12 Exibindo jogo pendente 13 Exibindo cabeçalho da classificação 14 Exibindo posição de um time Jogos pendentes <nome do time> x <nome do time> Classificacao POS. <tab> TIME <tab><tab><tab><tab> PONTOS <posicao> <tab> <nome do time> <tab><tab> <pontos> 15 Exibindo cabeçalho de verificação de placar Verificar Placar 16 Informando que um jogo não ocorreu Jogo nao ocorreu! 17 Exibindo placar <nome do time> <gols> x <gols> <nome do time>
8 1.8. Testes automatizados Como mencionado anteriormente, o Diretório Acadêmico conduzirá uma série de testes automatizados para garantir que o programa funciona corretamente. Tais testes consistem em: fornecer arquivos de entrada com uma série de comandos e dados supostamente digitados pelo usuário; e analisar a saída produzida pelo programa. Para isso, em primeiro lugar, é necessário pré-estabelecer, também, o nome do programa. O Diretório Acadêmico gostaria que o programa se chamasse copact. Para facilitar o seu trabalho, o Diretório Acadêmico irá fornecer alguns dados de entrada e saída para testes, de forma que você possa verificar se o seu programa está de acordo com o esperado. No entanto, o Diretório Acadêmico reserva o direito de não compartilhar todos os seus arquivos de testes, de modo a garantir que os programas não estarão viciados nos arquivos existentes. 2. Condições de elaboração e entrega Os trabalhos devem ser feitos individualmente. Alguns alunos poderão ser chamados ao acaso para uma entrevista com o professor, na qual deverão explicar trechos de seus programas. A nota do aluno dependerá desta entrevista. Dado que existem várias versões de compiladores C, fica determinado o uso das versões da ferramenta Dev-C++ instaladas nas máquinas do L@bCiv (Laboratório de Engenharia Civil da UFES) como versões de referência para o trabalho prático. Seu trabalho deve compilar e executar corretamente nas máquinas do laboratório. A entrega do trabalho segue um sistema automatizado de recebimento, descrito a seguir Regras para entrega do trabalho O código-fonte de sua solução deverá ser entregue por (anexo ao ) para o endereço [email protected]. Serão aceitos trabalhos entregues até 30/11/2014 às 23h59. O assunto do deverá ser o seguinte: pbc :trab:<nome>_<ultimo sobrenome> Os termos <nome> e <ultimo sobrenome> deverão ser substituídos pelo nome e pelo último sobrenome, respectivamente, do aluno sem acentos, til ou cedilha, como no exemplo do aluno José Alves Ferreira abaixo: pbc :trab:jose_ferreira Repare, novamente, que o nome José foi sem acento. É muito importante que o assunto do esteja correto, do contrário o sistema de correção automática não reconhecerá sua submissão e seu trabalho será considerado como não recebido.
9 Se tudo correr bem no recebimento do arquivo, você receberá um de confirmação do recebimento do trabalho. Neste haverá um hash MD5 ( do arquivo recebido. Para garantir que o arquivo foi recebido sem ser corrompido, gere o hash MD5 do arquivo que você enviou (no site escolha um arquivo e verifique o File checksum gerado) e compare com o hash recebido na confirmação. Caso você não receba o de confirmação ou caso o valor do hash seja diferente, envie o trabalho novamente. Se o problema persistir, contate o professor. O arquivo enviado por deve estar no formato.c com o nome copact.c. É essencial que sejam seguidas à risca as instruções acima, caso contrário a correção automatizada não funcionará. Trabalhos que não passarem pela correção automatizada passarão por correção manual, porém sofrerão penalidade de 2 pontos. 3. Critérios de avaliação Os trabalhos serão avaliados primeiramente pela execução correta, seguindo os seguintes critérios objetivos: Critério Nota Trabalhos que não compilarem. De 0 a 3 Trabalhos que compilarem mas não gerarem resultados corretamente. De 3 a 7 Trabalhos que compilarem e gerarem os relatórios corretamente. De 6 a 10 Trabalhos entregues fora do prazo. -1 por dia de atraso Trabalhos que não seguirem os padrões de mensagem estabelecidos na seção ,1 por erro Trabalhos que não permitirem os testes automatizados descritos nas seções 1.8 e pontos Em segundo lugar, os trabalhos serão avaliados segundo critérios subjetivos definidos pelo professor, variando a nota dentro da faixa de notas definida pelo critério anterior. Alguns dos critérios subjetivos avaliados serão: Legibilidade (nomes de variáveis bem escolhidos, código bem formatado, uso de comentários quando necessário, etc.); Consistência (utilização de um mesmo padrão de código); Eficiência (sem exageros, tentar evitar grandes desperdícios de recursos); Uso de estruturas de dados adequadas. Espera-se, por exemplo, que sejam usados vetores, matrizes e/ou structs. Os trabalhos serão verificados automaticamente por uma ferramenta de detecção de plágio. Em caso de detecção de cópia (parcial ou integral), todos os envolvidos receberão nota ZERO. Em outras palavras, tanto os alunos que copiaram quanto o que deixou copiar receberão ZERO.
10 4. Observações finais Caso haja algum erro neste documento, serão publicadas novas versões e divulgadas erratas em sala de aula. É responsabilidade do aluno manter-se informado, frequentando as aulas ou acompanhando as novidades na página da disciplina na Internet.
Especificação do Trabalho Prático
Especificação do Trabalho Prático O trabalho prático da disciplina consiste em desenvolver um programa utilizando a linguagem de programação C. A seguir, encontram-se a descrição do problema, a forma de
Especificação do Trabalho Prático
Especificação do Trabalho Prático O professor Thomas é um homem muito ocupado. Tem, em sua agenda, uma série de compromissos que ele deve atender em 2009. De tantos compromissos que tem, resolveu contratar
O QUE É A CENTRAL DE JOGOS?
O QUE É A CENTRAL? A Central de Jogos consiste de duas partes: Um site na Internet e um programa de computador (Central) que deve ser instalado em sua máquina. No site www.centraldejogos.com.br, você pode
Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?
Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade
MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A1
MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 VERSÃO 9 Atualizado em 10/10/2014 Página 1 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez e em sistema operacional Windows XP SP3 ou Windows
Trabalho Prático (Testes)
Trabalho Prático (Testes) 1. Teste 1 Esse é o teste básico do trabalho prático. Para que o trabalho se encaixe no terceiro critério de avaliação (seção 3) da especificação do trabalho, tudo deve ocorrer
Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião
Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação
Simulador CCNA Exame de Certificação da CISCO
Simulador CCNA Exame de Certificação da CISCO Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Testar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Aceitar as condições de uso da
Simulador PMP - 4º Edição Exame de Certificação do PMI
Simulador PMP - 4º Edição Exame de Certificação do PMI WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Testar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4
MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME)
MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 30 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)
COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO. Versão 1.0
COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO Versão 1.0 2015 SUMÁRIO 1. O MOODLE 3 2. Acesso à Plataforma 3 2.1. Cadastrar-se em uma disciplina 4 2.2. Página Inicial do Curso 5 3.
Guia do Usuário ProAnalir 2013. Introdução... 2. Liberação das licenças... 3
Área Universidade Prosoft Autor Valquíria Coelho Criação 26/02/2013 Publicação - 28/02/2013 Distribuição Franqueadora, Franquias e Clientes. Guia do Usuário ProAnalir 2013 Conteúdo: Introdução... 2 Liberação
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretária de Gestão Estratégica e Participativa da Saúde SGEP. Coordenação de Desenvolvimento dos Sistemas de Saúde - CDESS
MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretária de Gestão Estratégica e Participativa da Saúde SGEP Coordenação de Desenvolvimento dos Sistemas de Saúde - CDESS Departamento de Informática do SUS - DATASUS Manual operacional
GUIA DIVULGAÇÃO DE IMÓVEIS INDICADOR DE IMÓVEIS
GUIA DIVULGAÇÃO DE IMÓVEIS INDICADOR DE IMÓVEIS ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Divulgação de Imóveis na Internet... 3 2.1 Divulgando um Imóvel...3 2.2 Retirando um Imóvel de Divulgação...5 3. Atualizador
Guia de Procedimentos
Guia de Procedimentos Documento Guia de Procedimentos Arquivo BOP15_GuiadeProcedimentos_GestãodaColaboração_NetTeacher_FASIPE.docx Projeto Semear Cliente Faculdade FASIPE Data 27/1/2012 Autoria Luciano
Especificação do Trabalho
Especificação do Trabalho I. Introdução O objetivo deste trabalho é abordar a prática da programação orientada a objetos usando a linguagem Java envolvendo os conceitos de classe, objeto, associação, ligação,
INSTALAÇÃO DO FIREFOX E JAVA PORTÁVEL CUSTOMIZADO PELO TRT DA 13ª REGIÃO
Poder Judiciário Justiça do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região INSTALAÇÃO DO FIREFOX E JAVA PORTÁVEL CUSTOMIZADO PELO TRT DA 13ª REGIÃO Por Ericson Benjamim Secretaria de Tecnologia da
Prestador de Serviços
Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Serviços...3 Os Recibos... 5 Como imprimir?... 6 As Listagens...7 Clientes... 9 Consulta...9 Inclusão... 11 Alteração... 12 Exclusão... 13 Serviços...
Manual Rápido de Registro e Configuração do DJPDV
Página 1 Manual Rápido de Registro e Configuração do DJPDV Juliana Rodrigues Prado Tamizou www.djsystem.com.br (15) 3324-3333 Rua Coronel Aureliano de Camargo,973 Centro - Tatuí SP - 18270-170 Revisado
Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS
Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão Fevereiro/2013 Índice PCS - Módulo de Prestação de Contas...3 Acesso ao Módulo PCS...3 1. Contas financeiras...5 1.1. Cadastro de
MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER)
MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 21 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)
P001.01 Procedimento para Instalação do SisGEF 7.0 na Máquina Servidor
Etapa 01 Criar Pastas de Trabalho 01.1 No servidor criar a pasta C:\Rede e compartilhar esta pasta caso o sistema seja instalado em rede. 01.2 Criar a Pasta C:\Rede\Discos para gravar os arquivos que serão
Manual de utilização do EAD SINPEEM. EaD Sinpeem
2015 Manual de utilização do EAD SINPEEM EaD Sinpeem 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2. COMO ACESSAR UM CURSO... 3 3. COMO ALTERAR MINHA SENHA... 5 4. COMO EDITAR MEU PERFIL... 5 5. COMO ACESSAR O CURSO...
Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário
Manual do Usuário Produto: EmiteNF-e Versão: 1.2 Índice 1. Introdução... 2 2. Acesso ao EmiteNF-e... 2 3. Configurações Gerais... 4 3.1 Gerenciamento de Usuários... 4 3.2 Verificação de Disponibilidade
Simulador ITIL Exame de Certificação da EXIM
Simulador ITIL Exame de Certificação da EXIM WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Testar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Aceitar
Guia para utilização do ambiente de EaD UniRitter
Guia para utilização do ambiente de EaD UniRitter Sumário 1 Acesso ao ambiente de EaD... 1 2 Navegação... 2 3 Perfil... 2 4 Programação... 3 5 Blocos... 4 6 Comunicação... 6 6.1 Fórum de notícias... 6
Sistema de Reserva de Laboratório Trabalho Semestral 2014.2. Versão 1.0
Sistema de Reserva de Laboratório Trabalho Semestral 2014.2 Versão 1.0 Conteúdo 1. Histórico 1 1.1 Solicitantes 1 1.2 Equipe envolvida 1 2. Conhecedor de domínio e descrição de usuário 1 2.1 Sumário dos
Manual de Instruções ISS WEB SISTEMA ISS WEB. Sil Tecnologia LTDA
SISTEMA ISS WEB Sil Tecnologia LTDA Sumário INTRODUÇÃO 3 1. ACESSO AO SISTEMA 4 2. AUTORIZAR USUÁRIO 5 3. TELA PRINCIPAL 6 4. ALTERAR SENHA 7 5. TOMADORES DE SERVIÇO 7 5.1 Lista de Declarações de Serviços
TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS
TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS Neste documento você encontrará um conjunto de orientações de como navegar na plataforma do MBA Gestão Empreendedora. Siga as instruções com atenção e salve este
MANUAIS DE PROCEDIMENTOS WAE
MANUAIS DE PROCEDIMENTOS WAE UTILIZAÇÃO DO PROFESSOR@NET CENTRAL DE OPERAÇÕES Março / 2009 Atualizado por: Cristiane Em: 19/05/2011 INDÍCE UTILIZAÇÃO DO PROFESSOR@NET... 1 MANUAL DE PROCEDIMENTOS... 1
Manual de Instalação SIM/SINASC
Manual de Instalação SIM/SINASC Agosto/2009 Versão 2.2 Índice CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO... 4 CAPÍTULO 02 - PERFIL DO HARDWARE... 5 CAPÍTULO 03 INSTALADOR SIM SINASC 2.2... 6 CAPÍTULO 04 - MODO DE INSTALAÇÃO...
Boletim Eletrônico de Recolhimento Manual do Sistema. Boletim Eletrônico de Recolhimento. Manual do Sistema
Boletim Eletrônico de Recolhimento Manual do Sistema Versão 1.2 Junho / 2013 Sumário 1. Introdução... - 3-2. O Sistema BOLETIM ELETRÔNICO DE RECOLHIMENTO... - 3-3. Pré-requisitos... - 3-4. Primeiro Acesso...
Tutorial 7 Fóruns no Moodle
Tutorial 7 Fóruns no Moodle O Fórum é uma atividade do Moodle que permite uma comunicação assíncrona entre os participantes de uma comunidade virtual. A comunicação assíncrona estabelecida em fóruns acontece
Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD
Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD Para acessar sua senha: 1. Entrar no portal Metodista online Acesse o site www.bennett.br. No lado superior direito aparecerá a janela da área de login,
Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços.
Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. 1 Sumário: Tópico: Página: 2 Apresentação: O Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços ou SIG-ISS é um sistema para gerenciamento
Manual de Conciliação Bancária
Manual de Conciliação Bancária Índice Conciliação Bancária... 2 O módulo de Conciliação Bancária no SIGEF... 3 Conciliação Bancária Extrato Bancário... 5 Fazendo a Conciliação Bancária Extrato Bancário...
Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML
Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1. Conceitos e termos importantes XML Empresarial: é um sistema web (roda em um servidor remoto) de armazenamento e distribuição de documentos
Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista
Autor: Bruno Leonardo MCP, MCDST, MCSA http://brunoleonardoleal.spaces.live.com 24/06/2007 Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista Página 1 de 16 O Controle dos Pais está disponível nas versões
ACESSANDO COM USUÁRIO DE PROFESSOR
ACESSANDO COM USUÁRIO DE PROFESSOR 1º passo: Acesse a página através do link existente no site de Newton laboratório e audiovisual: 2º passo: Na tela inicial do sistema digite seu usuário e sua senha nos
Pró-Reitoria de Administração - PRAd Assessoria de Informática - AI SISTEMA DE PUBLICAÇÃO DE LICITAÇÕES. Manual de Procedimentos
Pró-Reitoria de Administração - PRAd Assessoria de Informática - AI SISTEMA DE PUBLICAÇÃO DE LICITAÇÕES Manual de Procedimentos 2004 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. OBJETIVOS...3 3. ÂMBITO DE APLICAÇÃO...3
MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25
MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25 1 Sumário 1.Objetivo...03 2.Suporte...03 3.Como instalar...03 4.Usando o PEP...09 2 1. Objetivo:
Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração
Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração 1) Faça o download do Medica Office através do nosso site www.medicaloffice.com.br opção do Download; 2) Após realizado o download do arquivo
Visando atender as diferentes realidades de seus jurisdicionados, o sistema LicitaCon contará com dois módulos para o recebimento das informações.
Manual e Validador De TCERS WIKI Conteúdo 1 Apresentação 1.1 Informações Gerais 1.2 Requisitos mínimos de hardware e software 1.3 Leiaute dos Arquivos 2 Instalação do Aplicativo 2.1 Instalação do Java
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO 009 SUMÁRIO ACESSANDO O SISTEMA ON LINE... ACESSANDO SEUS RECADOS... 4. Lendo um Recado Recebido... 5. Excluindo um Recado Recebido... 6. Recuperando
Atualizando versão do Aplicativo
Atualizando versão do Aplicativo SUMÁRIO 1. SISPERITO... 3 1.1 SOBRE O APLICATIVO... 3 1.2 SOBRE O MANUAL... 3 2. PROCEDIMENTOS PARA ATUALIZAÇÃO... 4 2.1 DOWNLOAD DOS PACOTES DE ATUALIZAÇÃO... 4 2.2 ATUALIZANDO
Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância
Página1 Apresentação Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Projeto ECA na Escola, Este tutorial pretende auxiliá-lo na navegação na Plataforma de Educação à Distância
Padrão ix. Q-Ware Cloud File Publisher Manual para realização do Donwload de Arquivos. Versão 1.0.1.0
Padrão ix Q-Ware Cloud File Publisher Manual para realização do Donwload de Arquivos Versão 1.0.1.0 Copyright 2000-2013 Padrão ix Sistemas Abertos Ltda. Todos os direitos reservados. As informações contidas
Manual SAGe Versão 1.0
Manual SAGe Versão 1.0 Emissão de Parecer de Assessoria (após a versão 12.14.00) Conteúdo 1. Introdução... 2 2. Recebimento do e-mail de solicitação de parecer... 3 3. Operações no sistema SAGe... 4 3.1
MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice
Item MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice Página 1.Apresentação... 4 2.Funcionamento Básico... 4 3.Instalando o MCS... 4, 5, 6 4.Utilizando o MCS Identificando
Figura 1: Interface 3G Identech
Sumário 1 INTRODUÇÃO...3 2 INSTALAÇÃO NO WINDOWS XP...5 3 INSTALAÇÃO NO WINDOWS VISTA...12 4 INSTALAÇÃO NO WINDOWS 7...18 5 CADASTRANDO OPERADORA...25 6 CONECTANDO NA INTERNET...27 7 SERVIÇO DE SMS...29
MANUAL DE PROCEDIMENTOS ORÇAMENTOS
Conteúdo MANUAL DE PROCEDIMENTOS ORÇAMENTOS... 2 Conceito de Manual Procedimentos... 2 Objetivos do Manual... 2 Aspectos Técnicos... 2 1. ACESSO AO SISTEMA ODONTOSFERA... 3 2. STATUS DO PACIENTE NO SISTEMA...
Guia Rápido do Usuário
CERTIDÕES UNIFICADAS Guia Rápido do Usuário CERTUNI Versão 1.0.0 CASA DA MOEDA DO BRASIL Conteúdo Acessando o Sistema... 3 Alterando Senhas... 3 Encerrando sua Sessão... 4 Gerando Pedido... 4 Alterando
MIT072 Manual de Operação do Portal - Professores
ACESSO AO PORTAL Para acessar o Portal, o professor deve entrar no site Https://meu.ifmg.edu.br/Corpore.Net/Logon.aspx. Na página apresentada será necessário fazer o login preenchendo os campos Usuário
PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO
PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO Acesse o site www.teubilhete.com.br, selecione a opção Teu Online, e clique no botão, preencha o formulário com os dados de sua empresa. Reúna duas vias impressas do Contrato
Introdução ao icare 2
Introdução ao icare 2 (Instrumentação para a Coleta Assistida de Resíduos Recicláveis V.2) Arthur Elídio da Silva Lucas Zenaro José Tarcísio F. de Camargo Unipinhal (2015) SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 O
Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0
Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, em março de 2008, uma equipe para atender à demanda de criação de novos
paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0
paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0 agosto de 2007 As informações contidas neste documento, incluíndo quaisquer URLs e outras possíveis referências a
Parâmetros de Utilização e Manutenção das Mensagens do Informa Online 2000. Maio 2007
e Manutenção das Mensagens do Informa Online 2000 Maio 2007 Os parâmetros de funcionamento e as mensagens exibidas pelo Informa Online 2000 são configurados utilizando-se os programas AlteraDllOnline.exe
Manual de Utilização do PDV Klavix
Manual de Utilização do PDV Klavix Página 1/20 Instalando a partir do CD Se você recebeu um CD de instalação, rode o programa Instalador que se encontra no raiz do seu CD. Ele vai criar a pasta c:\loureiro
Manual de Utilização
Manual de Utilização Versão 3.10 Sumário 1 Funções do Emissor... 3 1.1 Aba Inicial... 4 1.2 Aba Sistema... 5 1.2.1 Mensagem Sistema... 5 1.2.2 Extras... 6 1.2.3 Contingência... 6 1.2.4 Execução... 7 1.3
Atenção ainda não conecte a interface em seu computador, o software megadmx deve ser instalado antes, leia o capítulo 2.
Atenção ainda não conecte a interface em seu computador, o software megadmx deve ser instalado antes, leia o capítulo 2. Interface megadmx SA Firmware versão 1, 2 e 3 / software megadmx 2.000 (Windows/MAC
Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE
Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 2 Sumário Como começar usar?... 03 Iniciando o uso do OneDrive.... 04 Carregar ou Enviar os
Resolução de avarias de MPEG
Resolução de avarias de MPEG Esta secção é para utilizadores de cardiologia que visualizam MPEGs. Consulte os seguintes tópicos para o ajudarem a resolver problemas detectados ao visualizar MPEGs. Componentes
Nero AG SecurDisc Viewer
Manual do SecurDisc Nero AG SecurDisc Informações sobre direitos autorais e marcas registradas O manual e todo o seu conteúdo é protegido por leis de direitos autorais e são de propriedade da Nero AG.
1. Explicando Roteamento um exemplo prático. Através da análise de uns exemplos simples será possível compreender como o roteamento funciona.
Aula 14 Redes de Computadores 24/10/07 Universidade do Contestado UnC/Mafra Sistemas de Informação Prof. Carlos Guerber ROTEAMENTO EM UMA REDE DE COMPUTADORES A máscara de sub-rede é utilizada para determinar
Soluções de Acessibilidade. VLibras - Desktop. Manual de Instalação da Ferramenta. Microsoft Windows R. Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD
Soluções de Acessibilidade VLibras - Desktop Manual de Instalação da Ferramenta Microsoft Windows R Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD 2016 INTRODUÇÃO Objetivo Este manual contém introdução e informações
Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo
Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa AMG Manual de Operação Conteúdo 1. Sumário 3 2. Programa
PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA. # Manual Operacional # Relatório de Execução - Data Base: 30/09/2012
PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA # Manual Operacional # Relatório de Execução - Data Base: 30/09/2012 Para informar os dados da Execução de sua(s) ação(ões), você deve seguir os seguintes passos: 1 Acesse
Tutorial Report Express. Como iniciar o uso dos serviços fazer a diferença.
Tutorial Report Express Como iniciar o uso dos serviços fazer a diferença. Índice Apresentação Pág. 3 Passo 1 Pág. 4 Instalação do MasterDirect Integrações Passo 2 Pág. 8 Exportar clientes Linha Contábil
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 2 TERMO DE COMPROMISSO... 3 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 3 ETAPAS
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 3 TERMO DE COMPROMISSO... 4 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 4
Treinamento - Union Web
Inserindo formulário de acesso ao sistema no seu site: Para que seus condôminos tenham acesso ao sistema será necessária a inserção do formulário de entrada no seu site, veja com o programador do seu site
SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COORDENADORIA DE SUPORTE TÉCNICO AOS USUÁRIOS MANUAL DE ACESSO AO PORTAL DE APLICAÇÕES DO GABINETE VIRTUAL
SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COORDENADORIA DE SUPORTE TÉCNICO AOS USUÁRIOS MANUAL DE ACESSO AO PORTAL DE APLICAÇÕES DO GABINETE VIRTUAL 16 DE ABRIL DE 2013 SUMÁRIO 1 OBJETIVO DO MÓDULO... 3 2
Como estudar o SIPIA CT
Como estudar o SIPIA CT Versão 1.0 Índice 1. Introdução... 2 2. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)... 2 3. Recursos do AVA... 4 3.1. Fórum de dúvidas e discussões... 5 3.2. Apostila Eletrônica...
Manual do Usuário. Menus: Produtor Rural, Propriedade Rural e GTA Módulo: Produtor Rural. dezembro de 13
Manual do Usuário Menus: Produtor Rural, Propriedade Rural e GTA Módulo: Produtor Rural dezembro de 13 Este documento foi produzido por Praça dos Açorianos, s/n CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (51) 3210-3100
BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO
BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BAURU 2015 2 BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO Manual do usuário apresentado para auxiliar no uso do sistema SisPon. BAURU 2015 3 SUMÁRIO 1 Instalação... 5 1.1 Sispon...
Guia de instalação e utilização Help&Go. Guia de instalação e utilização Help&Go
Guia de instalação e utilização Help&Go Guia de instalação e utilização Help&Go Versão 2.0 / Agosto 2012 Índice Sobre este documento... 3 Sobre o Produto... 3 Objetivo... 3 Download do Help&Go... 4 Instalação
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus
Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0
Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0 DESENVOLVEDOR JORGE ALDRUEI FUNARI ALVES 1 Sistema de ordem de serviço HMV Apresentação HMV/OS 4.0 O sistema HMV/OS foi desenvolvido por Comtrate
GUIA DE ACESSO E NAVEGAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
GUIA DE ACESSO E NAVEGAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM BOAS VINDAS! Prezado (a) aluno (a), seja bem vindo (a) aos cursos na modalidade a distância. É com muita satisfação que o (a) recebemos neste
Cobrança Bancária. Contas / Manutenção.
Cobrança Bancária Este tutorial objetiva auxiliar os usuários na configuração do sistema para que a emissão de cobrança bancária dos títulos a receber seja feita. Os processos a seguir consistem na geração
TransactionCentre - Módulo Client.exe Manual de Instalação
. Introdução A finalidade deste documento é apresentar passo-a-passo o processo de instalação do TransactionCentre Client. No caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato com o seu suporte técnico, o
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS CPD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS CPD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.8 PERFIL ALUNO Versão 1.0 2015 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR
Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância
Página1 Apresentação Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Curso A Escola no Combate ao Trabalho Infantil (ECTI), Este tutorial pretende
MANUAL DE UTILIZAÇÃO. Produtos: Saúde Pró Faturamento Saúde Pró Upload. Versão: 20130408-01
Produtos: Saúde Pró Upload Versão: 20130408-01 Sumário 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 LOGIN... 4 3 VALIDADOR TISS... 7 4 CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA... 10 4.1 DADOS CADASTRAIS MATRIZ E FILIAL... 11 4.2 CADASTRO DE
Brasil. 5. Aspecto da câmera de vídeo. A. Modo de pré-visualização. B. Foto instantânea. C. Modo de videoclipe
Aviso importante: Instale primeiro o driver e somente então conecte a VideoCAM Messenger à porta USB Leia este importante aviso antes da instalação 1. Instalação do software VideoCAM Messenger 1. Insira
MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR
MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR ACESSANDO O PORTAL DO PROFESSOR Para acessar o portal do professor, acesse o endereço que você recebeu através da instituição de ensino ou acesse diretamente o endereço:
Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO
Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO Esta prova de informática é composta por 20 (vinte) questões de múltipla escolha seguindo o molde adotado pela UnB/CESPE. O tempo para a realização deste
MANUAL DO. USUÁRIO DOCAD FORMULÁRIO ELETRÔNICO
MANUAL DO. USUÁRIO DOCAD FORMULÁRIO ELETRÔNICO 1. Informações Gerais 2. Atualização de Novas Versões do Programa Gerador do Formulário Eletrônico do DOCAD 3. Acesso ao Formulário Eletrônico do DOCAD 4.
Esse documento tem como finalidade instruir o usuário de como utilizar e compreender o sistema da Multwear The Best Brands.
TUTORIAL DE SISTEMA INTRODUÇÃO Esse documento tem como finalidade instruir o usuário de como utilizar e compreender o sistema da Multwear The Best Brands. O material didático a seguir, apesar da fácil
Coordenando a licitação
Coordenando a licitação Licitação Pública Modalidade: Pregão eletrônico Para controlar uma licitação, o usuário deve acessar, no menu, o botão sala de negociação e, em seguida, escolher a opção controlar
Guia de Acesso ao AVA. Ms. Eng. Claudio Ferreira de Carvalho
Guia de Acesso ao AVA Ms. Eng. Claudio Ferreira de Carvalho Introdução Este guia apresenta os procedimentos iniciais para acessar o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), que será utilizado para as disciplinas
www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação
www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação 1. Introdução Esse guia foi criado com o propósito de ajudar na instalação do NetEye. Recomendamos que todos os passos sejam seguidos corretamente para que a
Tutorial para envio de comunicados
Tutorial para envio de comunicados Conteúdo 1. Enviando comunicado para os alunos... 2 2. Verificando a situação do envio dos e-mails para os alunos... 4 3. Enviando comunicado para colaboradores e professores...
Capítulo 1 APRESENTAÇÃO DO PACON. 1.1 - Introdução
Capítulo 1 APRESENTAÇÃO DO PACON 1.1 - Introdução PACON - Programa Auxiliar para projeto de estruturas de CONcreto - é um software didático, destinado ao cálculo de esforços e dimensionamento de elementos
ACESSANDO O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE PROVAS DE REDAÇÃO
1 ACESSANDO O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE PROVAS DE REDAÇÃO Com o objetivo de aumentar a segurança no processo de avaliação de provas de redação, o CESPE/UnB desenvolveu um novo módulo de acesso ao sistema.
Brasil. 5. Descrição da função dos principais ícones. A. Reproduzir o arquivo.avi.
Aviso importante: Instale primeiro o driver e somente então conecte a VideoCAM ExpressII à porta USB Leia este importante aviso antes da instalação 1. Instalação do software VideoCAM ExpressII 1. Insira
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DOMINIO ATENDIMENTO
Rua Afonso Arrechea, 240, Santo Ant. do Sudoeste - PR Tel 46 3563-1518 Fax 46 3563-3780 [email protected] www.diferencialcontabil.cnt.br MANUAL DE UTILIZAÇÃO DOMINIO ATENDIMENTO VERSÃO
MANUAL DO PIM Programa de Integração com o Mercado
MANUAL DO PIM Programa de Integração com o Mercado Curitiba 2015 Manual do PIM Regras Gerais 2 S U M Á R I O 1. O QUE É O PIM... 3 2. OBJETIVOS DO TRABALHO DE APLICAÇÃO TECNOLÓGICA... 3 3. CARACTERÍSTICAS
