ROYO, Jesús (1997): Unha 1 lingua é un mercado. Vigo: Edicións Xerais de Galicia. 147 páginas. Álvaro Iriarte Sanromán Universidade do Minho

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ROYO, Jesús (1997): Unha 1 lingua é un mercado. Vigo: Edicións Xerais de Galicia. 147 páginas. Álvaro Iriarte Sanromán Universidade do Minho"

Transcrição

1 ROYO, Jesús (1997): Unha 1 lingua é un mercado. Vigo: Edicións Xerais de Galicia. 147 páginas. Álvaro Iriarte Sanromán Universidade do Minho Há muito que me espanta a pouca política linguística que se faz para o português e, ao mesmo tempo, o discurso mitificador, mistificador, sacralizador, com que se preenche esta falta, o discurso sobre a sagrada língua portuguesa. Justamente porque também entendo que uma língua não é uma medalha comemorativa, mas uma moeda de curso legal (Royo, 1997: 139) decidi resumir aqui este pequeno livro, tradução galega do catalão Una llengua és un mercat. Para tal, não sigo as habituais normas de apresentação de recensões. Faço, antes, uma paráfrase do texto, indicando, na coluna da esquerda, a página ou páginas comentadas. 1. A substituição linguística 9-10 Começa o autor por perguntar-se o que é que faz crescer uma língua. A teoria da língua materna defende que as línguas se transmitem por via biológica, de pais para filhos. Mas as grandes línguas são grandes porque não são línguas maternas. São línguas segundas, línguas aprendidas. 41. As línguas com futuro são as que se aprendem, não as que se herdam. 10. Há argumentos de tipo imperialista que tentam explicar o crescimento das línguas, como o argumento da superioridade de um povo, de uma raça, de uma religião; ou argumentos pseudo-linguísticos, baseados em preconceitos como o da perfeição intrínseca da língua: há línguas superiores, mais perfeitas, mais coerentes, mais precisas, etc. As línguas imperfeitas cedem ao entrarem em contacto com as línguas superiores. 21. As línguas crescem num processo de substituição. Passa-se de uma situação original monolingue a um estado final monolingue por um estado bilingue provisório. 1 É pena, especialmente para o galego, que ainda hoje se tenha que alertar para o facto de o livro não tratar de unhas, pezunhos, garras ou qualquer outro órgão córneo de pessoa ou animal.

2 22. Só as políticas linguísticas (de qualquer tipo) é que podem alterar este processo. 21. A situação de diglossia é uma situação provisória. Não existe, do ponto de vista sociolinguístico, estados de bilinguismo harmónico. A retórica do bilinguismo é um mito. O único bilinguismo possível é o de duas línguas em espaços perfeitamente delimitados. Dentro desse espaço, as comunicações são monolingues. Ex.: A Bélgica é um pais trilingue. 23. É frequente, neste processo de substituição, começarmos a utilizar valores identificativos das línguas, que se colocam por cima da sua funcionalidade. Começa o discurso sacralizador, mitificador, mistificador, do amor à língua. 23. Quando se formula a necessidade de conservar a língua, quer dizer que esta já não se vê como algo natural. 2. Função identificativa e função comunicativa da língua 40. A retórica da língua como signo de identidade dos povos tem conteúdos basicamente conservadores: natureza, patriotismo, origens, raízes, terra, 41. As línguas marca de identidade não são línguas normais. As línguas realmente vigentes são línguas úteis, com potência comunicativa. Em determinada altura, o inglês, o espanhol, o português, o francês, aumentam o número de falantes, não por serem signos de identidade mas por um puro e duro processo de substituição linguística. 41. A substituição linguística não é feita de maneira gratuita, por opção, e cada vez menos, felizmente, acontece por imposição directa. A substituição é o resultado de uma valoração que o novo falante faz: aprendo/uso esta língua porque me é necessária, porque me é útil. Nem místicas, nem mistérios: A utilidade de a falar é superior ao esforço de a aprender. Quanto mais útil, mais fácil será considerada a aprendizagem (em Espanha, parece ser mais fácil para um árabe aprender castelhano do que para um castelhano aprender catalão). 42. O gaélico, na Irlanda, era uma língua signo de identidade, que após a independência já não fez falta: adoptaram o inglês como língua de comunicação, como língua útil.

3 42. A retórica da língua como signo de identidade pode ser um elemento dissuasivo para a aquisição da língua: Se és português, fala português pode querer dizer também se não o és, não faz falta que o aprendas. 3. Uma língua é um mercado 51. O mercado é o lugar de ponderação dos valores: o lugar onde a sociedade expressa e fixa as suas necessidades, onde compara estas necessidades com o custo que implica a sua satisfação, e onde se decide por uma coisa ou por outra (compro ou não compro). 51. O mercado é a actividade significativa por excelência. 62. A língua é a praça do mercado, o território onde se realizam as trocas. A língua é a ferramenta de comunicação. Dominar a língua é dominar o mercado. A língua veicula poder: A língua sempre foi companheira do império (Nebrija). Quem possui a língua, controla o mercado. 64. A patologia da linguagem descreve casos de desestruturação por falta de linguagem: uma linguagem mal estruturada comporta uma deficiente relação com as coisas. 65. A perda de uma língua seria uma catástrofe colectiva: a desestruturação de todas as pessoas de uma comunidade (a extrapolação é consciente por parte do autor, pois língua não é a mesma coisa que linguagem). 66. A mudança de língua é sempre traumática. Tem sempre custos em termos de mercado. 66. Mas o dilema é que temos que optar. Ora completamos o processo de substituição em direcção à nova língua (o inglês, por exemplo), ora fazemos com que a língua nativa (?) (o português, por exemplo) recupere o mercado. 73. O mercado está aí (o mercado das novas tecnologias, por exemplo). E devemos ocupá-lo (em inglês, em português,...), ou serão outros a ocupá-lo. 67. Os movimentos de libertação das ex-colónias sabiam isto muito bem quando decidiram adoptar o português como língua oficial. Os custos de outra solução seriam talvez superiores ao seu valor, aos seus benefícios A compensação será o acesso ao novo mercado (novas oportunidades sociais, culturais, nível de vida, etc.).

4 66. Sem discursos mitificadores ou sacralizadores, porque todas as soluções poderão ser legítimas, para bem dos catalães, dos portugueses, dos galegos, dos cabo-verdianos, Os discursos mitificadores da língua, que entendem a mesma apenas como signo de identidade e não como veículo de comunicação só servem para preparar uma bela campa à língua em questão. 4. A diversidade linguística. 25. Por que não se debate a sério a questão da diversidade linguística? Talvez porque há fortes interesses, e talvez pouco defensíveis, por parte de algumas línguas A herança linguística diversa não coincide com as necessidades de unicidade do mercado global. 25. Em princípio, a diversidade linguística é um obstáculo para a necessária homogeneização do mercado. 29. A globalização impõe a unicidade a todos os níveis: científico, económico, político, militar, linguístico, 92. A existência de várias zonas linguísticas comporta a existência de mercados parciais e em concorrência. 29. Os discursos sobre a biodiversidade ensinaram-nos que a consideração dos problemas de diversas perspectivas aumenta a probabilidade de adequação da resposta. 30. A diversidade é garantia de durabilidade e de estabilidade do sistema, pelo facto de não destruir recursos (neste caso, recursos culturais). É a diversidade de perspectivas que pode proporcionar soluções decisivas em situações de crise. 28. É saudável ecológico para a civilização manter a diversidade linguística. Cada língua tem um tipo de relação com a realidade: é arriscado confiar em que a humanidade, contando apenas com uma única língua, possa sair de todas as contradições que se lhe possam apresentar A língua é um depósito de toda uma série de opções históricas, uma atitude de percepção e de conformação do meio. Uma ferramenta para pesquisar a realidade. Ao usar várias ferramentas de pesquisa (Google, Yahoo, Altavista,...) temos mais probabilidades de encontrar mais e melhor informação. A língua é um valor que pertence à esfera do conhecimento,

5 difícil de quantificar. Como também é difícil de quantificar o teorema de Pitágoras. Quanto vale o teorema de Pitágoras? 30. O problema é: das 3 mil línguas que existem, aproximadamente, quantas poderão no futuro fazer parte dessa diversidade linguística? 30. Algumas características que poderão fazer uma língua habilitar-se a desaparecer: - línguas pouco unificadas internamente; - línguas com baixa consideração social pelos próprios falantes; - línguas sem correspondência com um poder político; - línguas sem correspondência com um poder económico; - línguas com um número insuficiente de falantes; Uma planificação linguística democrática deve contemplar estes dois aspectos: - a vigência da língua no mercado interior, e - a sua convertibilidade perfeita e total no mercado exterior. 5. Conclusão: O autor, Jesús Royo, não quis apresentar-se como defensor de qualquer tipo de substituição linguística. O autor defende, antes, a criação de verdadeiras condições que permitam às pessoas fruírem não apenas dos seus direitos civis, políticos, como também dos seus direitos económicos, sociais, culturais e linguísticos (cf. Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos, de 16 de Dezembro de 1966 (artigo 27.º), e o Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais, da mesma data). Contesta também a inacção e uma retórica da língua como simples marca de identidade. Esses são os primeiros passos para enterrar de vez qualquer língua.

Agrupamento de Escolas Gil Vicente Guimarães

Agrupamento de Escolas Gil Vicente Guimarães Agrupamento de Escolas Gil Vicente Guimarães CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO Ano letivo 2017/2018 Português Língua Não Materna - 1º e 2.º ciclos Os alunos de Português Língua Não Materna que se encontram

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Os Critérios de Avaliação do Departamento de C.H.S., referentes ao 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, do ensino regular, respeitam o estabelecido

Leia mais

GALÍCIA BILINGUE? A LÍNGUA GALEGA NA ESCOLA ( )

GALÍCIA BILINGUE? A LÍNGUA GALEGA NA ESCOLA ( ) GALÍCIA BILINGUE? A LÍNGUA GALEGA NA ESCOLA (1979 2015) POLÍTICAS LINGUÍSTICAS, MODELOS EDUCATIVOS E OUTROS EXPERIMENTOS Aitor Rivas Universidade Federal de Viçosa UFV Pontos de partida A Galícia é uma

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA COMUNICATIVA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DISCIPLINA: Francês ANO: 9º ano 1. OBJETIVOS GERAIS: No final do 9º ano, o aluno atinge o nível de proficiência A2.2 definido pelo Quadro Europeu Comum de

Leia mais

AS LÍNGUAS DE CABO VERDE

AS LÍNGUAS DE CABO VERDE UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE LETRAS DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA GERAL E ROMÂNICA AS LÍNGUAS DE CABO VERDE UMA RADIOGRAFIA SOCIOLINGUÍSTICA Anexo 2: Carta de Instruções Tese orientada pela Prof.

Leia mais

A SOCIOLINGUÍSTICA E O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA BASEADA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

A SOCIOLINGUÍSTICA E O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA BASEADA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS A SOCIOLINGUÍSTICA E O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA BASEADA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Fabiana Gonçalves de Lima Universidade Federal da Paraíba fabianalima1304@gmail.com INTRODUÇÃO

Leia mais

Datas e Conteúdos das Avaliações 6º Ano A Período de 18 a 25 de novembro de 2015

Datas e Conteúdos das Avaliações 6º Ano A Período de 18 a 25 de novembro de 2015 Datas e Conteúdos das Avaliações 6º Ano A 12/11 1- MATEMÁTICA Potência, raiz quadrada e expressão numérica com potência e raiz quadrada. Pág. 192, ex. 1, 2, 3, 7, 8, 10, 11, 15, pág. 206 ex. 7, 9, 10,

Leia mais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR FACULDADE DE ARTES E LETRAS DEPARTAMENTO DE LETRAS

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR FACULDADE DE ARTES E LETRAS DEPARTAMENTO DE LETRAS UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR FACULDADE DE ARTES E LETRAS DEPARTAMENTO DE LETRAS ORALIDADE EM CONTEXTO DE SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LÍNGUA ESTRANGEIRA - ESPANHOL ELISABETE MARIA FERREIRA

Leia mais

Língua Internacional Esperanto. Ek al Esperanto!

Língua Internacional Esperanto. Ek al Esperanto! Esperanto - Perguntas Frequentes 1 Língua Internacional Esperanto ( P e r g u n t a s F r e q u e n t e s ) 2016 Versão 1.0 FAZ PARTE DO LIVRO Ek al Esperanto! d e J o ã o J o s é S a n t o s O autor disponibiliza

Leia mais

AS LÍNGUAS DE CABO VERDE

AS LÍNGUAS DE CABO VERDE UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE LETRAS DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA GERAL E ROMÂNICA AS LÍNGUAS DE CABO VERDE UMA RADIOGRAFIA SOCIOLINGUÍSTICA Anexo 6: Guião de Entrevista Tese orientada pela Prof.

Leia mais

Artes (Base Nacional Comum/ ETIM) Arte (LP) Arte(s) com Habilitação em Artes Visuais ( LP) Arte(s) com Habilitação em Artes Cênicas (LP) Arte(s) com

Artes (Base Nacional Comum/ ETIM) Arte (LP) Arte(s) com Habilitação em Artes Visuais ( LP) Arte(s) com Habilitação em Artes Cênicas (LP) Arte(s) com Artes (Base Nacional Comum/ ETIM) Arte (LP) Arte(s) com Habilitação em Artes Visuais ( LP) Arte(s) com Habilitação em Artes Cênicas (LP) Arte(s) com Habilitação em Artes Plásticas (LP) Arte(s) com Habilitação

Leia mais

EGC - Engenharia e gestão do conhecimento Disciplina: Complexidade, conhecimento e sociedades em rede Professor: Aires Rover Aluna: Desirée Sant Anna

EGC - Engenharia e gestão do conhecimento Disciplina: Complexidade, conhecimento e sociedades em rede Professor: Aires Rover Aluna: Desirée Sant Anna OSHO - INTUIÇÃO EGC - Engenharia e gestão do conhecimento Disciplina: Complexidade, conhecimento e sociedades em rede Professor: Aires Rover Aluna: Desirée Sant Anna Maestri 2016/1 O LIVRO três partes

Leia mais

Expectativas de Aprendizagem dos Cursos oferecidos pelo INCO

Expectativas de Aprendizagem dos Cursos oferecidos pelo INCO Level 1 Ao final do Nível 1, você será capaz de: Usar linguagem de sala de aula Apresentar-se em diferentes registros Formular e responder perguntas de forma simples Compreender e usar expressões do dia-a-dia

Leia mais

Fundamentos para um Ambiente Computacional. para o. Ensino a Distância de Língua Estrangeira

Fundamentos para um Ambiente Computacional. para o. Ensino a Distância de Língua Estrangeira Fundamentos para um Ambiente Computacional para o Ensino a Distância de Língua Estrangeira Janne Yukiko Y. Oeiras, Heloísa Vieira da Rocha IC - UNICAMP - CP 6176 13083-970 Campinas, SP, Brasil Fax +55-019-2397470

Leia mais

CURSOS CIENTÍFICO HUMANÍSTICOS DE LÍNGUAS E HUMANIDADES Planificação anual de ESPANHOL 11.º ano (iniciação) Turmas: E Professora: Cecília Marinho

CURSOS CIENTÍFICO HUMANÍSTICOS DE LÍNGUAS E HUMANIDADES Planificação anual de ESPANHOL 11.º ano (iniciação) Turmas: E Professora: Cecília Marinho CURSOS CIENTÍFICO HUMANÍSTICOS DE LÍNGUAS E HUMANIDADES Planificação anual de ESPANHOL 11.º ano (iniciação) Turmas: E Professora: Cecília Marinho 1 - Estrutura e Finalidades da disciplina A disciplina

Leia mais

própria comunidade científica, o contato foi considerado apenas como fator secundário. Quando nos voltamos para a realidade dos estudos lingüísticos

própria comunidade científica, o contato foi considerado apenas como fator secundário. Quando nos voltamos para a realidade dos estudos lingüísticos 1. Introdução Línguas em contato pressupõem indiscutivelmente pessoas em contato. Nesta perspectiva, ao considerarmos que as necessidades do homem desde o início da história da humanidade levaram os indivíduos

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA COMUNICATIVA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DISCIPLINA: Francês ANO: 8º ano 1. OBJETIVOS GERAIS: No final do 8.º ano, o aluno atinge o nível de proficiência A2.1 do Quadro Europeu Comum de Referência

Leia mais

TEORIAS DE AQUISÇÃO DE L1 TEORIA SÓCIO INTERACIONISTA LLE 7042 ESTUDOS LINGUISTICOS II PROFA. RAQUEL D ELY

TEORIAS DE AQUISÇÃO DE L1 TEORIA SÓCIO INTERACIONISTA LLE 7042 ESTUDOS LINGUISTICOS II PROFA. RAQUEL D ELY TEORIAS DE AQUISÇÃO DE L1 TEORIA SÓCIO INTERACIONISTA LLE 7042 ESTUDOS LINGUISTICOS II PROFA. RAQUEL D ELY VYGOTSKY AS CARACTERÍSTICAS HUMANAS NÃO ESTÃO PRESENTE DESDE O NASCIMENTO DO INDIVÍDUO, NEM SÃO

Leia mais

Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul Escola-sede: Escola Secundária de São Pedro do Sul

Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul Escola-sede: Escola Secundária de São Pedro do Sul Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul 161780 Escola-sede: Escola Secundária de São Pedro do Sul INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ENSINO SECUNDÁRIO ANO LETIVO: 2015/2016 1 ª / 2ª fases

Leia mais

Diversidade. Linguística. na Escola Portuguesa. Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa (ILTEC)

Diversidade. Linguística. na Escola Portuguesa. Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa (ILTEC) Diversidade Linguística na Escola Portuguesa Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa (ILTEC) www.iltec.pt www.dgidc.min-edu.pt www.gulbenkian.pt Apresentação Em Novembro de 2005, quando apresentámos

Leia mais

Anexo Entrevista G1.5

Anexo Entrevista G1.5 Entrevista G1.5 Entrevistado: E1.5 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 50 anos Masculino Cabo-verde 24 anos em Portugal: Escolaridade: 4ª classe Imigrações prévias: -- crioulo Língua materna:

Leia mais

Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul Escola sede Escola Secundária de S. Pedro do Sul

Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul Escola sede Escola Secundária de S. Pedro do Sul Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul Escola sede Escola Secundária de S. Pedro do Sul CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO MATERNA 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 1. Enquadramento legal da avaliação

Leia mais

A PERCEPÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES ACERCA DA LIBRAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS 1

A PERCEPÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES ACERCA DA LIBRAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS 1 A PERCEPÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES ACERCA DA LIBRAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS 1 Mannoella de Araújo Neves Especialista em Libras Universidade Federal do Pará mannuneves24@gmail.com Resumo O presente trabalho

Leia mais

Então, quais são os desafios e os combates comuns da francofonia e da lusofonia?

Então, quais são os desafios e os combates comuns da francofonia e da lusofonia? Intervenção do Embaixador de França em Portugal Pascal Teixeira da Silva Na Conferência Francofonia, lusofonia : o mesmo combate? Fundação Gulbenkian, 14-15 de Março de 2013 Senhor Secretário de Estado,

Leia mais

Tabela comparativa. Aprendizagens Essenciais vs Metas Curriculares INGLÊS, 7.º ANO

Tabela comparativa. Aprendizagens Essenciais vs Metas Curriculares INGLÊS, 7.º ANO Tabela comparativa vs INGLÊS, 7.º ANO / Inglês, 7.º ano Compreensão Oral Compreensão Oral Seguir instruções detalhadas dadas pelo professor (L8.1); identificar o conteúdo principal do que se ouve e vê

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CUBA Escola Básica Integrada c/ Jardim de Infância Fialho de Almeida, Cuba Ano Lectivo 2007/2008

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CUBA Escola Básica Integrada c/ Jardim de Infância Fialho de Almeida, Cuba Ano Lectivo 2007/2008 Planificação Anual da Área Curricular de História e Geografia de Portugal 5º Ano 1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas

Leia mais

A SUPERIORIDADE NUMÉRICA OFENSIVA

A SUPERIORIDADE NUMÉRICA OFENSIVA A SUPERIORIDADE NUMÉRICA OFENSIVA DA FORMAÇÃO AO RENDIMENTO Análise crítica dos processos de jogo ofensivos observados nos escalões de formação Características do jogador jovem português Análise crítica

Leia mais

PINTO, PAULO FEYTOR (2010), O ESSENCIAL SOBRE POLÍTICA DE LÍNGUA. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda. [98 páginas] ISBN

PINTO, PAULO FEYTOR (2010), O ESSENCIAL SOBRE POLÍTICA DE LÍNGUA. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda. [98 páginas] ISBN PINTO, PAULO FEYTOR (2010), O ESSENCIAL SOBRE POLÍTICA DE LÍNGUA. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda. [98 páginas] ISBN 978-972- 27-1874-5. 1. Política de Língua?! Exatamente isso. Ou seja, um conjunto

Leia mais

O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória

O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória NOTA: Este documento, editável, pode ser modificado consoante as necessidades do utilizador e as características da audiência. 1 O Perfil dos Alunos

Leia mais

LINGUA PORTUGUESA 2 GUÍA DOCENTE E MATERIAL DIDÁCTICO. José Luís Forneiro Pérez (coordenador) Professor Leitor do Brasil

LINGUA PORTUGUESA 2 GUÍA DOCENTE E MATERIAL DIDÁCTICO. José Luís Forneiro Pérez (coordenador) Professor Leitor do Brasil FACULTADE DE FILOLOXÍA DEPARTAMENTO DE FILOLOXÍA GALEGA LINGUA PORTUGUESA 2 José Luís Forneiro Pérez (coordenador) Professor Leitor do Brasil GUÍA DOCENTE E MATERIAL DIDÁCTICO 2017/2018 FACULTADE DE FILOLOXÍA.

Leia mais

GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DE ENSINO BÁSICO

GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DE ENSINO BÁSICO GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DE ENSINO BÁSICO RELATÓRIO Agrupamento de Escolas Daniel Faria Distrito do Porto Concelho de Paredes Data da intervenção: de 15-05-2018 a 22-05-2018

Leia mais

Conscientização sociolinguística

Conscientização sociolinguística L.E. Semana 2 Segunda Feira Conscientização sociolinguística Relação entre a estrutura linguística e os aspectos sociais e culturais da produção linguística o português não é homogêneo Produção linguística

Leia mais

A NOSSA VIZINHA ESPANHA. Nos últimos anos a Espanha tem passado um mau. bocado, no plano financeiro, económico, político e social.

A NOSSA VIZINHA ESPANHA. Nos últimos anos a Espanha tem passado um mau. bocado, no plano financeiro, económico, político e social. A NOSSA VIZINHA ESPANHA Nos últimos anos a Espanha tem passado um mau bocado, no plano financeiro, económico, político e social. Como Portugal - embora não tenha aceite a Troika, honra lhe seja - a Grécia

Leia mais

PRÁTICAS DE ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PRÁTICAS DE ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PRÁTICAS DE ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ENRIQUE, Eryka de Araujo 1 ; MARQUES,Maria Isabel Soares Lemos 2 ; ENRIQUE,Elyda de Araújo 3. 1,2 Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Leia mais

Os Livros dos Macabeus

Os Livros dos Macabeus Os Livros dos Macabeus O nome dos Livros surgiu do apelido de Macabeus (martelo) dado a Judas, filho mais famoso de Matatias. O texto foi escrito em Hebraico no início do 1º século a.c. Os livros descrevem

Leia mais

9ºAno Planificação Anual História MATRIZ DE METAS CURRICULARES E DE PROCEDIMENTOS

9ºAno Planificação Anual História MATRIZ DE METAS CURRICULARES E DE PROCEDIMENTOS 9ºAno Planificação Anual 2016-2017 História MATRIZ DE CURRICULARES E DE G - O arranque da Revolução Industrial e o triunfo dos regimes liberais conservadores G.2 - Revoluções e Estados liberais conservadores

Leia mais

Tópicos sobre a Cooperação Universitária entre Portugal e Cabo Verde

Tópicos sobre a Cooperação Universitária entre Portugal e Cabo Verde Tópicos sobre a Cooperação Universitária entre Portugal e Cabo Verde (Apresentados na Conferencia sobre a criação de uma Universidade em Cabo Verde) (Out. 99) I. Advertência Inicial A. Considerações na

Leia mais

Língua Inglesa e Formação Cidadã

Língua Inglesa e Formação Cidadã Língua Inglesa e Formação Cidadã Selma Moura selma.a.moura@gmail.com IEL-Unicamp / CNPq www.educacaobilingue.com II Simpósio de Práticas Pedagógicas do programa Linguagens e Educação, PUC-Campinas, 06/10/2011

Leia mais

Adaptação para a língua portuguesa e validação cultural de questionários de contexto para a avaliação de sistemas educativos: Projeto MAVACO/Portugal

Adaptação para a língua portuguesa e validação cultural de questionários de contexto para a avaliação de sistemas educativos: Projeto MAVACO/Portugal Adaptação para a língua portuguesa e validação cultural de questionários de contexto para a avaliação de sistemas educativos: Projeto MAVACO/Portugal Jesus Jornet (Uni. Valência/Espanha); X Encontro de

Leia mais

Problemática 1 Percurso na vida associativa. Dimensões Entrevista E2 Análise

Problemática 1 Percurso na vida associativa. Dimensões Entrevista E2 Análise Problemática 1 Percurso na vida associativa Início da prática associativa (local e idade) Tipo de trabalho desenvolvido Associações que está envolvido «Comecei aqui na JS ( )» (P.1) «18 anos( )» (P. 2)

Leia mais

Avanços, obstáculos e superação de obstáculos no ensino de português no. Brasil nos últimos 10 anos 1 Tânia Maria Moreira 2

Avanços, obstáculos e superação de obstáculos no ensino de português no. Brasil nos últimos 10 anos 1 Tânia Maria Moreira 2 Brasil nos últimos 10 anos 1 2 Avanços, obstáculos e superação de obstáculos no ensino de português no Nos últimos dez anos, muitas coisas importantes aconteceram na expectativa de promover avanços no

Leia mais

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português 1º Ano Paroquial e CNE Escutismo Católico Português JESUS GOSTA DE MIM Proporcionar às crianças um bom acolhimento eclesial, pelos catequistas e por toda a comunidade cristã (cf CT 16 e 24). Ajudá-las

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS 2 - DA ÁREA DE CONHECIMENTO/ DISCIPLINA, PRÉ-REQUISITOS, CLASSE, REGIME DE TRABALHO E VAGAS 2.1. Quadro de vagas Quadro 01 ÁREA: Antropologia - Doutorado em Antropologia. Subárea: Teoria Antropológica

Leia mais

Escola Secundária Dr. José Afonso

Escola Secundária Dr. José Afonso Escola Secundária Dr. José Afonso Informação-Prova de Equivalência à Frequência História Prova 19 2019 3.º Ciclo do Ensino Básico O presente documento divulga informação relativa à prova de equivalência

Leia mais

Área: Formação Pessoal e Social. Domínio: Identidade / Auto - estima (5anos)

Área: Formação Pessoal e Social. Domínio: Identidade / Auto - estima (5anos) Domínio: Identidade / Auto - estima (5anos) - No final da educação pré-escolar, a criança identifica as suas características individuais, manifestando um sentimento positivo de identidade e tendo consciência

Leia mais

ANOS. Assuntos mais cobrados no ENEM. Organizados por áreas do conhecimento e disciplinas

ANOS. Assuntos mais cobrados no ENEM. Organizados por áreas do conhecimento e disciplinas 10 ANOS 2009 a 2018 Assuntos mais cobrados no ENEM Organizados por áreas do conhecimento e disciplinas Matemática e suas Tecnologias Matemática Geometria 215 23,9% Aritmética 120 13,3% Escala, razão e

Leia mais

Um contributo para a discussão do novo Programa e Metas Curriculares de Português Ensino Secundário. O meu problema com a Expressão Oral do 11º ano

Um contributo para a discussão do novo Programa e Metas Curriculares de Português Ensino Secundário. O meu problema com a Expressão Oral do 11º ano UmcontributoparaadiscussãodonovoProgramaeMetasCurricularesde Português EnsinoSecundário OmeuproblemacomaExpressãoOraldo11ºano OnovoProgramaeMetasCurricularesdePortuguês EnsinoSecundáriofoiagora apresentadoparadiscussãopública.

Leia mais

Entrevista com Têxtil André Amaral. André Amaral. Com quality media press para Expresso & El Economista

Entrevista com Têxtil André Amaral. André Amaral. Com quality media press para Expresso & El Economista Entrevista com Têxtil André Amaral André Amaral Com quality media press para Expresso & El Economista Esta transcrição reproduz fiel e integralmente a entrevista. As respostas que aqui figuram em linguagem

Leia mais

A ORALIDADE E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

A ORALIDADE E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A ORALIDADE E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES Maria de Fátima de Souza Aquino (UEPB) 1. Introdução Nas últimas décadas os estudos sobre a oralidade têm avançado significativamente,

Leia mais

Ana Silva (2003) Análise do Software Poly Pro Programa de Geometria Dinâmica

Ana Silva (2003) Análise do Software Poly Pro Programa de Geometria Dinâmica Ana Silva (2003) Análise do Software Poly Pro Programa de Geometria Dinâmica Trabalho realizado no âmbito da disciplina As TIC no Ensino das Ciências e da Matemática. Departamento de Educação da Faculdade

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V GRUPO DISCIPLINAR DE HISTÓRIA HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Informação aos Pais / Encarregados de Educação Programação do 5º ano Turma 1 1. Aulas previstas (Tempos letivos) 2. Conteúdos a leccionar

Leia mais

DGEstE - Direção de Serviços da Região Norte AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N.º 1 DE MARCO DE CANAVESES (150745) NIPC

DGEstE - Direção de Serviços da Região Norte AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N.º 1 DE MARCO DE CANAVESES (150745) NIPC INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Inglês 2017 Prova 21 3.º Ciclo do Ensino Básico 1. INTRODUÇÃO O presente documento divulga informação relativa à prova final do 3.º Ciclo da disciplina de

Leia mais

Maio Dia da Europa Data de desenvolvimento: maio de 2009 Data de atualização: maio de 2017

Maio Dia da Europa Data de desenvolvimento: maio de 2009 Data de atualização: maio de 2017 Maio Dia da Europa Data de desenvolvimento: maio de 2009 Data de atualização: maio de 2017 Os Pais da Europa Konrad Adenauer (1876-1967) A visão política de Konrad Adenauer era a de uma Alemanha livre

Leia mais

Dec. nº 4.339, de 22/08/2002

Dec. nº 4.339, de 22/08/2002 POLÍTICA NACIONAL DA BIODIVERSIDADE Dec. nº 4.339, de 22/08/2002 Os princípios estabelecidos na PNBio (20 ao todo) derivam, basicamente, daqueles estabelecidos na Convenção sobre Diversidade Biológica

Leia mais

O que se pensa sobre surdez...

O que se pensa sobre surdez... Prof. Dr. Felipe Venâncio Barbosa O que se pensa sobre surdez... História da surdez, modelos de abordagem das deficiências e filosofias educacionais para pessoas surdas Linguagem como condição de humanização

Leia mais

Artigo definido / artigo indefinido e seu emprego Nome Género Formação do feminino Formação do plural. Unidade 0

Artigo definido / artigo indefinido e seu emprego Nome Género Formação do feminino Formação do plural. Unidade 0 NÍVEL DE PROFICIÊNCIA LINGUÍSTICA A1/A2 COMPETÊNCIA COMUNICATIVA PARTE 1 PRAGMÁTICA LINGUÍSTICA Unidade 0 Vamos aprender Português! Identificar marcas da identidade cultural portuguesa / língua portuguesa

Leia mais

Questões-chave da lingüística da enunciação A lingüística da enunciação constitui um campo científico de estudos?...

Questões-chave da lingüística da enunciação A lingüística da enunciação constitui um campo científico de estudos?... Sumário Apresentação... 7 Por que um livro sobre enunciação?... 11 O primeiro pós-saussuriano: Charles Bally... 15 O lingüista da comunicação: Roman Jakobson... 21 A lingüística comporta a enunciação:

Leia mais

Exame a Nível de Escola de Línguas Estrangeiras Equivalente a Exame Nacional

Exame a Nível de Escola de Línguas Estrangeiras Equivalente a Exame Nacional Informação Prova Prova código 847 de LE-II Espanhol II - Continuação Exame a Nível de Escola de Línguas Estrangeiras Equivalente a Exame Nacional Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Despacho Normativo

Leia mais

Rodas de Histórias como espaços de Interações e Brincadeira A experiência do Projeto Paralapracá em Olinda

Rodas de Histórias como espaços de Interações e Brincadeira A experiência do Projeto Paralapracá em Olinda Rodas de Histórias como espaços de Interações e Brincadeira A experiência do Projeto Paralapracá em Olinda A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à

Leia mais

A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO. Leon S. Vygotsky ( )

A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO. Leon S. Vygotsky ( ) A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO Leon S. Vygotsky (1896-1934) O CONTEXTO DA OBRA - Viveu na União Soviética saída da Revolução Comunista de 1917 - Materialismo marxista - Desejava reescrever

Leia mais

Anexo 2.2- Entrevista G1.2

Anexo 2.2- Entrevista G1.2 Entrevistado: E1.2 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 53 anos Masculino Cabo-Verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: 4ª classe Imigrações prévias : -- Língua materna: Outras línguas: Agregado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Língua Portuguesa Questão 02 A questão 02 solicita que o candidato reconheça a contradição presente no subtítulo do texto 1 e escolha a alternativa em que há uma correção para essa contradição. O subtítulo

Leia mais

PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA

PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA ASSOCIAÇÃO ESCOLA 31 DE JANEIRO 2012/13 PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA TRANSVERSALIDADE NA CORREÇÃO DA ESCRITA E DA EXPRESSÃO ORAL DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS INTRODUÇÃO A língua

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2016-17 Unidade Curricular TÉCNICAS DE EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA Cursos CONTABILIDADE Unidade Orgânica Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo

Leia mais

Variação social ou diastrática

Variação social ou diastrática L.E. Semana 3 Sábado Variação social ou diastrática Variação linguística a partir da posição social ocupada pelo falante A idade do falante é um importante elemento na produção do discurso oral e escrito.

Leia mais

Matemática para todos: questões das salas de aula multiculturais

Matemática para todos: questões das salas de aula multiculturais Matemática para todos: questões das salas de aula multiculturais Darlinda Moreira Universidade Aberta ProfMat-2003 Santarém A complexidade da realidade social O mundo foi sempre multicultural, sempre coexistiram

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE Espanhol nível 2 11º ano Turma: C Ano Letivo 2013/2014 Planificação Anual

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE Espanhol nível 2 11º ano Turma: C Ano Letivo 2013/2014 Planificação Anual AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE Espanhol nível 2 11º ano Turma: C Ano Letivo 2013/2014 Planificação Anual COMPETÊNCIAS GERAIS Interagir de forma compreensível em situações de comunicação conhecidas,

Leia mais

A cultura. A importância da cultura no processo de humanização

A cultura. A importância da cultura no processo de humanização A cultura A importância da cultura no processo de humanização A cultura A capacidade do Homem de se adaptar ao meio, transformando-o, distingue-o dos outros animais. Para aprender e desenvolver a capacidade

Leia mais

Unidade 2: Cultura e história das populações indígenas no Brasil

Unidade 2: Cultura e história das populações indígenas no Brasil Unidade 2: Cultura e história das populações indígenas no Brasil Darcy Ribeiro e sua teoria sobre os índios no Brasil e o processo civilizatório. O projeto pombalino no século XVIII, a imposição da língua

Leia mais

COMPONENTES CURRICULARES COMPLEMENTARES: CH Teórica 60. CH Prática

COMPONENTES CURRICULARES COMPLEMENTARES: CH Teórica 60. CH Prática COMPONENTES CURRICULARES COMPLEMENTARES: Teórica Prática EAD Pré-requisitos 1. Aquisição do Português por Lusofalantes 2. Discurso e Educação Ambiental 3. Drama em Língua a 4. Drama em Língua Inglesa 5.

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GENERAL SERPA PINTO - CINFÃES 2014 / 2015 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GENERAL SERPA PINTO - CINFÃES 2014 / 2015 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GENERAL SERPA PINTO - CINFÃES 2014 / 2015 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO DIRETRIZES GERAIS CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO No Pré- escolar, resulta da ponderação das evidências

Leia mais

Plano Didático Pedagógico Unidade I Conteúdos

Plano Didático Pedagógico Unidade I Conteúdos CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA I Plano Didático Pedagógico Unidade I Conteúdos Industrialização e Imperialismo Heranças africanas A Primeira Guerra Mundial A Revolução Russa

Leia mais

6º ANO ARGENTINA 6º ANO CANADÁ. 1º Horário: Português Conteúdo: Tempos verbais do modo indicativo Atividade: Aula expositiva Tarefa: ***

6º ANO ARGENTINA 6º ANO CANADÁ. 1º Horário: Português Conteúdo: Tempos verbais do modo indicativo Atividade: Aula expositiva Tarefa: *** 6º ANO ARGENTINA 1º Horário: Português Conteúdo: Tempos verbais do modo indicativo 2º Horário: Português Conteúdo: Aplicação de prova - Artes 3º Horário: Ed. Física 4º Horário: Ciências 5 Horário: Inglês

Leia mais

Hildizina Norberto Dias

Hildizina Norberto Dias Hildizina Norberto Dias Objectivo Reflectir sobre a relevância da língua portuguesa na economia no mundo da Lusofonia. Partes da reflexão 1. Mundo da Lusofonia; 2. Mercado linguístico; 3. A língua portuguesa

Leia mais

Capitalismo linguístico: por que se está a perder a língua da Galiza (e que podemos fazer)

Capitalismo linguístico: por que se está a perder a língua da Galiza (e que podemos fazer) Capitalismo linguístico: por que se está a perder a língua da Galiza (e que podemos fazer) Celso Alvarez Cáccamo 5 de novembro de 2013 Agrupação Cultural O Facho Corunha, Fundação Paideia 1 A perda intergeracional

Leia mais

Conceituação. Linguagem é qualquer sistema organizado de sinais que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos.

Conceituação. Linguagem é qualquer sistema organizado de sinais que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos. Linguagem e Cultura Conceituação Linguagem é qualquer sistema organizado de sinais que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos. Cultura é todo saber humano, o cabedal de conhecimento de um

Leia mais

DECLARAÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS PERTENCENTES A MINORIAS NACIONAIS OU ÉTNICAS, RELIGIOSAS E LINGUÍSTICAS

DECLARAÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS PERTENCENTES A MINORIAS NACIONAIS OU ÉTNICAS, RELIGIOSAS E LINGUÍSTICAS DECLARAÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS PERTENCENTES A MINORIAS NACIONAIS OU ÉTNICAS, RELIGIOSAS E LINGUÍSTICAS Adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 47/135, de 18 de dezembro

Leia mais

TRABALHO COM OS GÊNEROS / ENSINO DA LÍNGUA PADRÃO

TRABALHO COM OS GÊNEROS / ENSINO DA LÍNGUA PADRÃO TRABALHO COM OS GÊNEROS / ENSINO DA LÍNGUA PADRÃO META Problematizar o trabalho com gêneros nas aulas de língua materna, diante do desafi o de apresentar aos alunos a variante padrão, conforme descrita

Leia mais

O Desenvolvimento é um Processo Culturalmente Organizado

O Desenvolvimento é um Processo Culturalmente Organizado O Desenvolvimento é um Processo Culturalmente Organizado Lei genética geral do desenvolvimento cultural ou lei de dupla formação No desenvolvimento da criança, qualquer função aparece duas vezes, primeiro

Leia mais

Construção de itens de avaliação

Construção de itens de avaliação Construção de itens de avaliação Ponto de partido Matriz de Referência SAEB SARESP Documento de 2009 Estabelece a Matriz de Referência para Avaliação do SARESP em : Língua Portuguesa Matemática Ciências

Leia mais

CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO

CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO FEVEREIRO JUNHO 2018 Goethe-Institut Lisboa Sprache. Kultur. Deutschland. BENEFÍCIOS PARA OS ALUNOS DO GOETHE-INSTITUT Aconselhamento e acompanhamento individual Sala de aula

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE SAMPAIO Ano Lectivo 2008/ Planificação a Longo Prazo ESPANHOL L/E (Iniciação nível I) 10ºAno Formação Específica

ESCOLA SECUNDÁRIA DE SAMPAIO Ano Lectivo 2008/ Planificação a Longo Prazo ESPANHOL L/E (Iniciação nível I) 10ºAno Formação Específica ESCOLA SECUNDÁRIA DE SAMPAIO Ano Lectivo 2008/ 2009 Planificação a Longo Prazo ESPANHOL L/E (Iniciação nível I) 10ºAno Formação Específica Objectivos de aprendizagem Competências comunicativas Conteúdos

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE CLASSIFICAÇÃO

CRITÉRIOS GERAIS DE CLASSIFICAÇÃO Exame Final Nacional de Português Língua Segunda (Alunos com surdez severa a profunda) Prova.ª Fase Ensino Secundário 09.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 9/0, de 5 de julho Critérios de Classificação

Leia mais

Informação Prova Prova código 375 deespanhol I (LE III)

Informação Prova Prova código 375 deespanhol I (LE III) Informação Prova Prova código 375 deespanhol I (LE III) Prova de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Despacho Normativo n.º 4-A/2018, de 14 de fevereiro

Leia mais

2 Bilingüismo e bilingualidade

2 Bilingüismo e bilingualidade 2 Bilingüismo e bilingualidade Quando as pessoas usam o termo bilíngüe imaginam alguém que fala duas línguas perfeitamente, conforme lembra Valdés (apud HEYE, 2001, p. 37). Geralmente, imaginam que essa

Leia mais

Saiu o semeador a semear. As sementes caíram em lugares diversos...

Saiu o semeador a semear. As sementes caíram em lugares diversos... Os três primeiros evangelistas colocam esta parábola em seus evangelhos. Só em João ela não aparece. Marcos coloca logo como primeira parábola, pois quer orientar aqueles que seguem Jesus de perto. Haverá

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA POLÍTICA E ESTRATÉGIAS REGIONAL DA INFORMAÇÃO SANITÁRIA NO ESPAÇO DA CEDEAO PARA O CONSULTOR PRINCIPAL

TERMOS DE REFERÊNCIA POLÍTICA E ESTRATÉGIAS REGIONAL DA INFORMAÇÃO SANITÁRIA NO ESPAÇO DA CEDEAO PARA O CONSULTOR PRINCIPAL TERMOS DE REFERÊNCIA POLÍTICA E ESTRATÉGIAS REGIONAL DA INFORMAÇÃO SANITÁRIA NO ESPAÇO DA CEDEAO PARA O CONSULTOR PRINCIPAL 1. CONTEXTO E JUSTIFICAÇÃO A informação sanitária tem uma importância crucial

Leia mais

L I B R A R I A ESTÚDIO LIBRARIA. Todos os direitos reservados para Libraria

L I B R A R I A ESTÚDIO LIBRARIA. Todos os direitos reservados para Libraria L I B R A R I A ESTÚDIO LIBRARIA Todos os direitos reservados para Libraria Bem vindos Criamos a Libraria para melhorar a acessibilidade aos surdos. Queremos ser a ponte entre as empresas e instituições

Leia mais

CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO MARÇO SETEMBRO Goethe-Institut Porto. Sprache. Kultur. Deutschland.

CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO MARÇO SETEMBRO Goethe-Institut Porto. Sprache. Kultur. Deutschland. CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO MARÇO SETEMBRO 2019 Goethe-Institut Porto Sprache. Kultur. Deutschland. O nosso instituto APRENDER E VIVER A LINGUA ALEMÃ O Goethe-Institut é a porta de entrada para a língua,

Leia mais

Realizam a prova alunos autopropostos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo instituídos pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho.

Realizam a prova alunos autopropostos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo instituídos pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho. Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ESPANHOL 2016 Prova 15 3.º Ciclo do Ensino Básico Ao abrigo do Despacho normativo n.º 1-G/2016, de 6 de abril

Leia mais

ESPANHOL (LE II) 2017

ESPANHOL (LE II) 2017 INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ESPANHOL (LE II) 2017 Prova 368 Tipo de Prova: Escrita e Oral Ensino Secundário (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) Introdução O presente documento visa

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio 150976 INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Espanhol (Iniciação-11º) PROVA PRÁTICA PROVA 375 2017 ---- --- -- --- - -- --- --- -- --- --- - ---- --- -- ---

Leia mais

847- ESPANHOL (NÍVEL- CONTINUAÇÃO 10.º/ 11.º ANO)

847- ESPANHOL (NÍVEL- CONTINUAÇÃO 10.º/ 11.º ANO) 847- ESPANHOL (NÍVEL- CONTINUAÇÃO 10.º/ 11.º ANO) FORMAÇÃO ESPECÍFICA 1ª/2ª FASE 1.INTRODUÇÃO O presente documento visa divulgar as características do Exame de Espanhol a nível de escola a realizar em

Leia mais

CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO

CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO Fevereiro Junho 2017 Goethe-Institut Lisboa Sprache. Kultur. Deutschland. BENEFÍCIOS PARA OS ALUNOS DO GOETHE-INSTITUT Aconselhamento e acompanhamento individual Sala de aula

Leia mais

Escrito por Davi Eberhard - SIL Dom, 10 de Abril de :47 - Última atualização Qui, 14 de Abril de :19

Escrito por Davi Eberhard - SIL Dom, 10 de Abril de :47 - Última atualização Qui, 14 de Abril de :19 Advertência 1: Motivação Motivação é essencial. Se você não tiver motivação própria, você não vai aprender outra língua. Não adianta ter motivação imposta pelos outros, aprender por razões dos outros,

Leia mais

Nome: ALADIM E A LÂMPADA MARAVILHOSA

Nome: ALADIM E A LÂMPADA MARAVILHOSA 1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: Com ajuda de sua professora, leia este texto. ALADIM E A LÂMPADA MARAVILHOSA Longe, muito longe, num reino perto da China, viviam Aladim e a mãe dele. Um dia,

Leia mais

CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO

CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO Outubro 2017 Fevereiro 2018 Goethe-Institut Lisboa Sprache. Kultur. Deutschland. BENEFÍCIOS PARA OS ALUNOS DO GOETHE-INSTITUT Aconselhamento e acompanhamento individual Sala de

Leia mais