Hildizina Norberto Dias

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Hildizina Norberto Dias"

Transcrição

1 Hildizina Norberto Dias

2 Objectivo Reflectir sobre a relevância da língua portuguesa na economia no mundo da Lusofonia.

3 Partes da reflexão 1. Mundo da Lusofonia; 2. Mercado linguístico; 3. A língua portuguesa e economia na lusofonia.

4 1. Mundo da Lusofonia (o lugar da língua portuguesa) Cerca de 254 milhões 5ª do mundo Língua Portuguesa 3ª língua mais falada no mundo ocidental 2ª entre as línguas Latinas e 1ª da América do Sul

5 1. Mundo da Lusofonia (influências e transformações na língua portuguesa) - populações nativas ibéricas, do Celta, do Grego, do Alemão, do Árabe, do Francês, do Espanhol; - línguas asiáticas, africanas e ameríndias; - processo de globalização -grande a influência da língua inglesa no Português.

6 1. Mundo da Lusofonia (causas das mudanças línguísticas) (i) necessidade de ajustar a língua ao desenvolvimento cultural, científico e técnico; (ii) alterações no estilo literário que afectaram a língua comum; (iii)os sistemas linguísticos que apesar de estarem estruturados de forma coesa, têm também pontos de desequilíbrio e falhas.

7 1. Mundo da Lusofonia (funções da língua portuguesa em contextos multilingues) - prestígio na sociedade; - ascensão social e económica e melhoria de condições de vida; - procura de melhores empregos; - migração, urbanização, mobilidade social; - desenvolvimento dos meios de comunicação; - língua Materna de muitas crianças.

8 1. Mundo da Lusofonia (áreas de impacto da língua portuguesa) Forte impacto -comércio, indústria, relações políticas e sociais, intercâmbio de ideias e mobilidade de pessoas; Efeito de rede -uma língua muito utilizada tem mais influência na criação de mercados, pois permite ao indíviduo comunicar-se com um grande número de pessoas, o que impulsiona interacções diversas. Há tendência do peso da lusofonia na economia global aumentar sobretudo por causa da crescente pujança do Brasil e de Angola.

9 1. Mundo da Lusofonia (repertórios linguísticos na mídia e nas Novas tecnologias de Comunicação e Informação) Muitos repertórios linguísticos potenciais (variedades linguísticas padronizadas e formais e também variedades não- padronizadas, informais e regionais); Ambiguidade de defender a pureza e a correcção ou o uso de diferentes variedades dialectais; Uso intencional de variedades dialectais não-padronizadas (gíria; calão; abreviaturas; acrónimos, siglas ; internetês, celularnês ) = rapidez na comunicação e formas de cativar mais e intensificar a ligação entre os interlocutores.

10 2. Mercado Linguístico (Capital linguístico e manejo da língua) Capital Linguístico competência linguística dominante e legítima que é capaz de assegurar um lucro social de distinção dependente da posição social. O manejo da língua (manipulação de estruturas lógicas e simbólicas) é um elemento importante na sociedade e na economia. Constituição da nação constituição de um mercado linguístico, dominação simbólica e unificação do mercado (acordos ortográficos, vocabulário ortográfico comum, políticas linguísticas comuns).

11 2. Mercado Linguístico (impacto económico da troca de ideias) A língua é um instrumento de trocas de ideias, na mesma medida em que a moedao é, para as mercadorias. A troca de ideias pode gerar rendimentose ter um impacto económico para a comunidade dos seus falantes e criar um mercado. Aprender uma língua significa tornar-se parte de uma rede.

12 2. Mercado Linguístico (valores de uma língua -língua é um bem transaccionável) Valor de uso Prestígio social Valor de troca Valor simbólico Valor económico

13 2. Mercado Linguístico (indústrias linguístico-culturais) indústria da língua actividades que visam manipular, interpretar ou gerar por máquinas a língua natural escrita e falada. indústria da comunicação apoiando-se nas primeiras permitem asseguram a difusão de produtos culturais ou de informação. Tipos de indústria contratação de pessoal linguisticamente qualificado; empresas de tradução, informatização e ensino; edição de jornais e revistas; realização de programas de rádio e de Televisão; exposições, teatro, cinema.

14 3. Língua Portuguesa e economia da lusofonia (sectores relevantes) O conhecimento de línguas garante uma maior satisfação das necessidades dos fornecedores, clientes e associados e consequente maior produtividade, competitividade e lucro. Sectores revelantes da economia: - Economia diplomática (diplomacia económica); - Comércio; - Turismo; - Indústria; - Novas tecnologias de comunicação e informação; - Responsabilidade social; - Administração de empresas.

15 3. Língua Portuguesa e economia da lusofonia (economia diplomática, comércio, turismo e hotelaria) 1. Diplomacia económica (economia diplomática) a língua portuguesa pode ser usada para destacar política, económica e culturalmente os países de língua portuguesa; Destaque para o Brasil (77% dos falantes do Português estão no Brasil). 2. Comércio(Língua constitui activo económico; veículo de penetração económica e comercial; instrumento para vender serviços e produtos). Difusão da língua no comércio: Ex: em 2012 a China vendeu aos 8 países bens no valor de milhões de dólares e comprou mercadorias cujo valor ascendeu a milhões de dólares. 3. Turismo e hotelaria(áreas de grande interacção comunicativa) grande necessidade de cursos de línguas;

16 3. Língua Portuguesa e economia da lusofonia (negócios, indústria e serviços) Potencial para a promoção de negócios na indústria, obras públicas, imobiliária e construção civil (empresários estrangeiros - negócio com os países da CPLP cursos de imersão em LP); Estudo sobre o valor económico da língua(instituto Camões - ISCTE, em Dezembro de 2007, mostrou que as indústrias e os serviços em que a língua portuguesa é um elemento Chave representam 17% do produto Interno Bruto (PIB) de Portugal; Apesar do Inglês continuar a ser a língua dominante e global dos negócios, o Português está a ganhar uma relevância notória nas indústrias culturais(literatura, música, teatro, televisão).

17 3. Língua Portuguesa e economia da lusofonia (emigração, reuniões de trabalho, embaixadores da língua) - Maior emigraçãopara os países da CPLP (chineses, nigerianos, somalis, bengalis, etc) aprendem Português para fazer negócios. - Em reuniões de trabalho o uso do desempenho retóricovirou chave empresarial (Português para executivos, secretárias, gerentes, jornalistas, etc.) A relevância da língua é também considerada em relação à notoriedade do que poderíamos chamar embaixadores da língua (estudo do ISCTE a 2500 estrangeiros estudantes do português em várias partes do mundo) (Lula da Silva 19,9%, Ronaldinho Gaúcho-19,4%, Figo-19,2%, Ronaldo- 18,3%, José Saramago-17,1%, Fernando Pessoa-16%, Camões-14,9%, Cesária Évora-13%, Mia Couto-13%).

18 3. Língua Portuguesa e economia da lusofonia (Imprensa, mercado editorial ) Impressa circulação da palavra impressa aumentou. Ex: Brasil (Instituto Verificador de Circulação IVC) indica que a tiragem de jornais e revistas aumentou 5,1% no primeiro semestre de Muita procura por consultórios gramaticais na mídia. Mercado editorial dados do IBGE - Censo do Livrorevelou que no Brasil, contando com publicações do governo, de R$ 3,3 bilhões em 2009 para R$ 4,2 bi em A língua é o tema mais importantes (25 milhões de exemplares de dicionários, gramáticas, etc, por ano); Editoras europeiasbuscam, por exemplo, negócios com a tradução de obras brasileiras (Jorge amado, Machado de Assis e Clarice Lispector);

19 3. Língua Portuguesa e economia da lusofonia (expansão do ensino superior ) Aumento da produção de monografias, dissertações e teses - negócio da revisão linguística dos texto e cursos de escrita académica. Bibliotecas virtuais mais trabalhos em língua portuguesa de forma massiva e gratuita aumentam clientes ligados à internet. A produção e disponibilização de trabalhos universitários aumenta também o acesso à comunicações.

20 3. Língua Portuguesa e economia da lusofonia (Novas Tecnologias de Informação e Comunicação ) De acordo com internetworldstates.com a Língua Portuguesa é a 5ª língua do mundo em termos de utilizadores na Internet depois do inglês, Chinês, Espanhol e Japonês. O Brasil é o 7º maior mercado de internet no mundo. A pesquisa sobre Internet world Users by Language de 2011 aponta que apesar do Português ter 3,9% dos falantes da internet, este número aumentou 990%, desde 2000 e hoje há cerca de 82,6 milhões de pessoas que usam a internet em língua portuguesa, o que equivale a 1/3 dos falantes do Português no mundo.

21 3. Língua Portuguesa e economia da lusofonia (Novas Tecnologias de Informação e Comunicação ) O InstitutoCamões(2011) indicouquealínguaportuguesaéa9ª língua em produção de conteúdos na internet. Prevê-se um aumento de utilizadores e produtores de conteúdos devido ao crescimento económico sobretudo do Brasil e de Angola ( o Brasil elevou o Português a 3ª língua mais falada nos blogs, depois do Inglês e do japonês); Há um grande interesse económico-financeiro das empresas presentes na internet em negociar em Português.

22 3. Língua Portuguesa e economia da lusofonia (Tradução e Responsabilidade Social ) Tradução autores dos 8 países, com realce para o Brasil e Portugal, estão sendo traduzidos para outras línguas o que aumenta o investimento em Programas, cursosebolsas detraduçãoeensinodeportuguêspara estrangeiros. Responsabilidade social - os meios de comunicação e as Novas Tecnologias mostram a actividade empresarial de forma mais transparente.

23 3. Língua Portuguesa e economia da lusofonia (Administração das Empresas ) 1. O bom uso da língua e da comunicação torna a administração das empresas mais eficaz e moderna permitindo um melhor acesso à informação dos projectos e dos investimentos; 2. A língua possibilita uma economia mais aberta às oportunidades de livre iniciativa; 3. A língua portuguesa constitui uma força potencial para continuar a ser uma língua de negócios e língua de trabalho.

24 Conclusões É fundamental a promoção da Língua portuguesa como língua franca no mundo dos negócioscom vista a aproximar os lusófonos; É necessário desenvolver acções para a elevação do prestígio internacional do Português (os estrangeiros deviam falar Português nos países lusófonos); A Língua portuguesa devia ser uma mais-valia no mercado mundial, apostando sobretudo em indústrias culturaisque poderão dominar a economia no século XXI.

25 Conclusões O Português deveria ser língua de trabalho em todas as organizações internacionais, em transacções comerciais internacionais, em reuniões internacionais bilaterais, nos acordos de investimento estrangeiro, no turismo, no intercâmbio técnico-científico e nas relações interpessoais; Há que investir no conhecimento recíproco dos países lusófonos para que haja parceria e divulgação do que está sendo produzido em Português. Se a economia dos países da lusofonia continuar a crescer, a língua portuguesa tenderá a aumentar o seu valor de troca na balança comercial das línguas.

26 Muito obrigada Kanimambo

Uma abordagem ecléctica do valor. da língua: a influência global do. Português. José Paulo Esperança.

Uma abordagem ecléctica do valor. da língua: a influência global do. Português. José Paulo Esperança. Uma abordagem ecléctica do valor da língua: a influência global do Português José Paulo Esperança jose.esperanca@iscte.pt Índice 1. Estudos do Valor da Língua 2. O Português no Mundo 3. Métodos de Avaliação

Leia mais

Perguntas frequentes sobre o Acordo Ortográfico:

Perguntas frequentes sobre o Acordo Ortográfico: Perguntas frequentes sobre o Acordo Ortográfico: 1. Porquê fazer um Acordo Ortográfico? Porque o Português é língua oficial em oito Estados soberanos mas tem duas ortografias, ambas correctas, a de Portugal

Leia mais

Congresso Internacional de Línguas e Culturas Lusófonas no Mundo, 28 e 29 de maio de 2013, Sorbonne Nouvelle, Institut du Monde Anglophone, Paris

Congresso Internacional de Línguas e Culturas Lusófonas no Mundo, 28 e 29 de maio de 2013, Sorbonne Nouvelle, Institut du Monde Anglophone, Paris Os desafios e o valor social e cultural da língua portuguesa Mário Filipe Língua com presença particularmente relevante em África e na América do Sul, uma presença multissecular na Europa, mas também presente

Leia mais

中 國. As missões empresariais á China

中 國. As missões empresariais á China 中 國 As missões empresariais á China Mantendo-se as actuais taxas de crescimento, em 2041 a China ultrapassaria os EUA, tornando-se na 1ª economia mundial Segundo os economistas da Goldman Sachs, daqui

Leia mais

Impacto Económico da Língua Portuguesa. Prof. Doutora Maria Sousa Galito 09/01/2013

Impacto Económico da Língua Portuguesa. Prof. Doutora Maria Sousa Galito 09/01/2013 Impacto Económico da Língua Portuguesa da Prof. Doutora Maria Sousa Galito 09/01/2013 227,997 M Prof. Sousa Galito Centro de Investigação em Ciência Política e Relações Internacionais: www.ci-cpri.com

Leia mais

TEKTÓNICA INTERNACIONALIZAÇÃO DIVULGAÇÃO CALENDÁRIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO 04-05 - 06. 05. 2011

TEKTÓNICA INTERNACIONALIZAÇÃO DIVULGAÇÃO CALENDÁRIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO 04-05 - 06. 05. 2011 04.05.2011 (4ª FEIRA) HORA CAFÉ TEMÁTICO TEMAS A ABORDAR ORADORES MERCADO DE CABO VERDE 10h00 11h00 O SECTOR DA CONSTRUÇÃO NO MERCADO DE CABO VERDE CABO VERDE: UMA PORTA DE ENTRADA EM ÁFRICA - Parcerias

Leia mais

Investimento estrangeiro direto na África. Roberto Iglesias Katarina P. da Costa. Novembro 2011

Investimento estrangeiro direto na África. Roberto Iglesias Katarina P. da Costa. Novembro 2011 Investimento estrangeiro direto na África Roberto Iglesias Katarina P. da Costa Novembro 2011 Investimento t estrangeiro direto na África Contexto Global Investimento Chinês na África Investimento Brasileiro

Leia mais

2.2 Ambiente Macroeconômico

2.2 Ambiente Macroeconômico Por que Ambiente Macroeconômico? Fundamentos macroeconômicos sólidos reduzem incertezas sobre o futuro e geram confiança para o investidor. A estabilidade de preços é uma condição importante para processos

Leia mais

Então, quais são os desafios e os combates comuns da francofonia e da lusofonia?

Então, quais são os desafios e os combates comuns da francofonia e da lusofonia? Intervenção do Embaixador de França em Portugal Pascal Teixeira da Silva Na Conferência Francofonia, lusofonia : o mesmo combate? Fundação Gulbenkian, 14-15 de Março de 2013 Senhor Secretário de Estado,

Leia mais

ACEPI/Netsonda Barómetro Trimestral do Comércio Electrónico em Portugal 1º Trimestre 2010. Página 1

ACEPI/Netsonda Barómetro Trimestral do Comércio Electrónico em Portugal 1º Trimestre 2010. Página 1 Página 1 Sobre a ACEPI A ACEPI - Associação de Comércio Electrónico e Publicidade Interactiva, nova designação da ACEP, após ter passado a integrar também as entidades e os profissionais da área da publicidade

Leia mais

Estudo de Mercado sobre Distribuição e Logística em Angola

Estudo de Mercado sobre Distribuição e Logística em Angola Estudo de Mercado sobre Distribuição e Logística em Angola 1.População e Território 2.Modelo de Desenvolvimento 3.O Desafio da Diversificação 4.O Papel da Logística 5.A Rede de Distribuição 6.O Novo Quadro

Leia mais

L I C E N C I A T U R A S

L I C E N C I A T U R A S P R O V A S D E A V A L I A Ç Ã O D E C A P A C I D A D E P A R A A F R E Q U Ê N C I A D O E N S I N O S U P E R I O R D O S M A I O R E S D E 2 3 A N O S Economia I INTRODUÇÃO 1. A atividade económica

Leia mais

Fundos Comunitários e Capital Humano

Fundos Comunitários e Capital Humano Fundos Comunitários e Capital Humano Ana Balcão Reis Nova SBE, Universidade Nova de Lisboa Janeiro 2013 1 1 Capital Humano e Crescimento Económico Que capital humano contribui para o Crescimento Económico?

Leia mais

Curso: Som e Imagem Ano Lectivo de 2004/2005. Disciplina: Artes Digitais Código:

Curso: Som e Imagem Ano Lectivo de 2004/2005. Disciplina: Artes Digitais Código: Curso: Ano Lectivo de 2004/2005 Disciplina: Código: Tipologia da Disciplina: Obrigatória Especificidade: Disciplinas de Formação Geral Enquadramento: Ano Semestre 2º Horas/Tipo: Teóricas Teórico-Práticas

Leia mais

Programa de Doutoramento em Gestão, Liderança e Políticas no Sector Agroalimentar

Programa de Doutoramento em Gestão, Liderança e Políticas no Sector Agroalimentar Programa de Doutoramento em Gestão, Liderança e Políticas no Sector Agroalimentar Workshop Colaboração entre Moçambique e Portugal nos Sectores Agrícola, Alimentar e Florestal, Maputo, 2 de Junho 2015

Leia mais

NOVIDADES MULHERES EM ACÇÃO - CABINDA

NOVIDADES MULHERES EM ACÇÃO - CABINDA NOVIDADES MULHERES EM ACÇÃO - CABINDA JANEIRO 2011 - DEZEMBRO 2012 GOVERNO PROVINCIAL DE CABINDA INTRODUÇAO Financiado pela União Europeia Implementado pela ADPP Angola com o apoio do Governo Provincial

Leia mais

Laboratório de Sustentabilidade Sessão 6: A planificação estratégica. Maio de 2015

Laboratório de Sustentabilidade Sessão 6: A planificação estratégica. Maio de 2015 Laboratório de Sustentabilidade Sessão 6: A planificação estratégica Maio de 2015 Do que estamos falando? SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 2- FUNDAMENTOS DO PE 2.1. Conceito 2.2. Origem, Função e Características 3

Leia mais

ISAL - por José Quaresma (director geral do ISAL)

ISAL - por José Quaresma (director geral do ISAL) ISAL - por José Quaresma (director geral do ISAL) O ISAL Instituto Superior de Administração e Línguas, instituto superior politécnico, foi a primeira instituição de ensino superior da Região Autónoma

Leia mais

Duas línguas próximas, globais e de futuro

Duas línguas próximas, globais e de futuro Duas línguas próximas, globais e de futuro Augusto Santos Silva 1 Não tenho competência para avaliar a proximidade entre a língua portuguesa e a língua espanhola do ponto de vista linguístico. Sei apenas

Leia mais

GESTÃO CONTÁBIL-ADMINISTRATIVA NAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR

GESTÃO CONTÁBIL-ADMINISTRATIVA NAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR GESTÃO CONTÁBIL-ADMINISTRATIVA NAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR Orleans Silva Martins Origem e Significado da Expressão Terceiro Setor Terceiro Setor é uma expressão ainda pouco utilizada no Brasil visto

Leia mais

NCE/10/00551 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/00551 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/00551 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: IPUMI - Instituto para a Promoção

Leia mais

SISTEMA DE INCENTIVOS À I&DT

SISTEMA DE INCENTIVOS À I&DT SISTEMA DE INCENTIVOS À I&DT PROJECTOS DE I&DT EMPRESAS INDIVIDUAIS AVISO N.º 15 / SI/ 2009 REFERENCIAL DE ANÁLISE DO MÉRITO DO PROJECTO Regra geral, o indicador MP (Mérito do Projecto) é determinado através

Leia mais

Gostaria de manifestar todo o nosso reconhecimento aos Senhores Ministro da Economia e do Emprego e Secretário

Gostaria de manifestar todo o nosso reconhecimento aos Senhores Ministro da Economia e do Emprego e Secretário SESSÃO DE LANÇAMENTO DO MOVIMENTO PARA O EMPREGO FCG (SALA DIRECÇÕES) - 23.05.2013, 15H30 Senhor Ministro da Economia e do Emprego Senhor Secretário de Estado do Emprego Senhores Deputados Senhor Presidente

Leia mais

Da Estratégia aos Resultados, a diferença está na Solução.

Da Estratégia aos Resultados, a diferença está na Solução. Apresentação A QIS O Método O Sistema de Gestão Da Estratégia aos Resultados, a diferença está na Solução. 12 Benefícios 4 Razões Referências 1 Consultoria Tecnologia Consultoria Tecnologia Quem somos

Leia mais

Mercados. informação de negócios. Brasil Oportunidades e Dificuldades do Mercado

Mercados. informação de negócios. Brasil Oportunidades e Dificuldades do Mercado Mercados informação de negócios Brasil Oportunidades e Dificuldades do Mercado Novembro 2014 Brasil Oportunidades e Dificuldades do Mercado (novembro 2014) Índice 1. Oportunidades 3 1.1. Comércio 3 1.1.1

Leia mais

Entrevista com Isolmondego. (Instalação de Fornos Industriais) Alceides Louro. Sócio- Gerente. Com quality media press para Expresso / El Economista

Entrevista com Isolmondego. (Instalação de Fornos Industriais) Alceides Louro. Sócio- Gerente. Com quality media press para Expresso / El Economista Entrevista com Isolmondego (Instalação de Fornos Industriais) Alceides Louro Sócio- Gerente Com quality media press para Expresso / El Economista Esta transcrição reproduz fiel e integralmente a entrevista.

Leia mais

Construir Parcerias quer dizer ter a oportunidade e a coragem de empreender, no mercado dos Países de Língua Portuguesa, de forma a se obter um

Construir Parcerias quer dizer ter a oportunidade e a coragem de empreender, no mercado dos Países de Língua Portuguesa, de forma a se obter um CRESCIMENTO DESENVOLVIMENTO PARCERIAS Construir Parcerias quer dizer ter a oportunidade e a coragem de empreender, no mercado dos Países de Língua Portuguesa, de forma a se obter um espaço (CONFEDERAÇÃO

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO REGIONAL ALENTEJO 2020

PLANO DE ACÇÃO REGIONAL ALENTEJO 2020 FORUM REGIONAL ALENTEJO 2020 DESAFIOS E OPORTUNIDADES PLANO DE ACÇÃO REGIONAL ALENTEJO 2020 COMISSÃO DE COORDENAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO ALENTEJO Joaquim Fialho joaquim.fialho@ccdr-a.gov.pt Vendas

Leia mais

Lista A - candidata aos próximos Corpos Gerentes da Comissão Nacional Portuguesa do ICOM para o triénio 2014-2017

Lista A - candidata aos próximos Corpos Gerentes da Comissão Nacional Portuguesa do ICOM para o triénio 2014-2017 Lista A - candidata aos próximos Corpos Gerentes da Comissão Nacional Portuguesa do ICOM para o triénio 2014-2017 Proposta de composição da Lista e respectivas Linhas Programáticas Direcção Presidente

Leia mais

Reunião Técnica - ENOTURISMO PRODUTO ESTRATÉGICO PARA PORTUGAL - CONCLUSÕES

Reunião Técnica - ENOTURISMO PRODUTO ESTRATÉGICO PARA PORTUGAL - CONCLUSÕES Reunião Técnica - ENOTURISMO PRODUTO ESTRATÉGICO PARA PORTUGAL - CONCLUSÕES Cartaxo, 30 de Junho de 2009 Na sequência da reflexão desenvolvida ao longo deste dia de trabalho, foi possível comprovar que

Leia mais

Museu da Água da EPAL Um equipamento para a educação ambiental Margarida Filipe Ramos

Museu da Água da EPAL Um equipamento para a educação ambiental Margarida Filipe Ramos Museu da Água da EPAL Um equipamento para a educação ambiental Margarida Filipe Ramos 19.12.11 Apresentação do Museu da Água da EPAL Reservatório da Mãe d Água das Amoreiras Reservatório da Patriarcal

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA AGENDA AS 5 MARCAS DO POPH I EIXOS PRIORITÁRIOS II ARRANQUE DO PROGRAMA III I AS 5 MARCAS DO POPH AS 5 MARCAS DO POPH 1 O MAIOR PROGRAMA OPERACIONAL DE SEMPRE 8,8 mil M 8,8 Mil

Leia mais

Escola ES/3 Dos Carvalhos Março 2007 Geografia A - 10

Escola ES/3 Dos Carvalhos Março 2007 Geografia A - 10 Análise da notícia Lisboa mais pobre Trabalho Realizado por: Ana Luísa nº2 Maria Elisa nº16 Mariana nº18 Marta Daniela nº19 10ºD 1 Título da Notícia Lisboa mais pobre Data de edição da notícia Setembro

Leia mais

Gasto Público Total no Brasil

Gasto Público Total no Brasil Gasto Público Total no Brasil Pelos dados do FMI, Brasil tem uma despesa pública total (inclusive juros) de 40% do PIB. GASTO FISCAL NO BRASIL: crescimento e dilemas Econ. Edilson Aguiais Material Disponível

Leia mais

COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GUARAMIRANGA A LÍNGUA PORTUGUESA NA INTERNET E NO MUNDO DIGITAL

COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GUARAMIRANGA A LÍNGUA PORTUGUESA NA INTERNET E NO MUNDO DIGITAL COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GUARAMIRANGA A LÍNGUA PORTUGUESA NA INTERNET E NO MUNDO DIGITAL CARTA DE GUARAMIRANGA Os participantes do Colóquio Internacional de Guaramiranga sobre o Português na Internet

Leia mais

Um Caso de Estudo na Produção: Pera Rocha

Um Caso de Estudo na Produção: Pera Rocha Um Caso de Estudo na Produção: Pera Rocha WORKSHOP Sustentabilidade e Carbono no Sector Agro-Alimentar @ Óbidos 26-05-2011 psantos@consulai.com AGENDA PROJECTO Apresentação do projecto associado à produção

Leia mais

Lucratividade: Crescer, Sobreviver ou Morrer

Lucratividade: Crescer, Sobreviver ou Morrer Lucratividade: Crescer, Sobreviver ou Morrer Foco da Palestra Orientar e esclarecer os conceitos de Lucratividade e a importância para existência e sucesso das empresas. Proporcionar aos participantes

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Presidente António dos Reis Duarte

FICHA TÉCNICA. Presidente António dos Reis Duarte FICHA TÉCNICA Presidente António dos Reis Duarte Editor Instituto Nacional de Estatística Direcção de Contas Nacionais, Estatísticas Económicas e dos Serviços Divisão de Estatísticas do Turismo Av. Cidade

Leia mais

HORÁRIO - 2015 CURSO DE LETRAS 1 ANO - 1º SEMESTRE - PERÍODO DIURNO E NOTURNO

HORÁRIO - 2015 CURSO DE LETRAS 1 ANO - 1º SEMESTRE - PERÍODO DIURNO E NOTURNO 1 ANO - 1º SEMESTRE - PERÍODO DIURNO E NOTURNO Literatura e Cultura Brasileira LTE9788 Habilidades Básicas Integradas do Inglês: produção e recepção de textos orais e escritos *LEM8431 Língua Francesa

Leia mais

Perspectivas de atuação da Assemae para fomento do saneamento básico no Brasil. Aparecido Hojaij Presidente da Assemae

Perspectivas de atuação da Assemae para fomento do saneamento básico no Brasil. Aparecido Hojaij Presidente da Assemae Perspectivas de atuação da Assemae para fomento do saneamento básico no Brasil Aparecido Hojaij Presidente da Assemae XV Assembleia da Assemae Regional de Santa Catarina 25 de agosto de 2015 Sobre a Assemae

Leia mais

Projeto Educativo 2013-2017

Projeto Educativo 2013-2017 Projeto Educativo 2013-2017 A Escola A CONSTRUIR Qualidade dos Recursos Recursos humanos Serviços e equipamentos Instalações Qualidade da Interação com a comunidade Família Comunidade educativa Qualidade

Leia mais

Aprendizagem individualizada

Aprendizagem individualizada Aprendizagem individualizada Desenvolver competências e ajudar colaboradores a atingirem o seu potencial Marta Rocha 14 Março 2018 Sobre a Makro Portugal Somos a filial portuguesa do grupo alemão Metro,

Leia mais

Antonio Costa Dieb CLUSTER DA PEDRA NATURAL

Antonio Costa Dieb CLUSTER DA PEDRA NATURAL Antonio Costa Dieb CARACTERIZAÇÃO INICIO DE ACTIVIDADE: Setembro/2009 SECTOR Qualidade e Valores associados à Pedra; TODOS OS SUB- SECTORES E TERRITÓRIO: Extracção Transformação Máquinas e Equipamentos

Leia mais

Diversidade. Linguística. na Escola Portuguesa. Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa (ILTEC)

Diversidade. Linguística. na Escola Portuguesa. Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa (ILTEC) Diversidade Linguística na Escola Portuguesa Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa (ILTEC) www.iltec.pt www.dgidc.min-edu.pt www.gulbenkian.pt Texto Narrativo Quadro Geral O que se entende

Leia mais

Incentivos às Empresas Concursos em Período de Candidatura

Incentivos às Empresas Concursos em Período de Candidatura Incentivos às Empresas Concursos em Período de Candidatura 1 COMPETE Programa Operacional Factores de Competitividade 2 Programa Operacional Factores de Competitividade O Quadro de Referência Estratégico

Leia mais

UMA POLÍTICA DE LÍNGUA PARA O PORTUGUÊS * INTRODUÇÃO

UMA POLÍTICA DE LÍNGUA PARA O PORTUGUÊS * INTRODUÇÃO 1 UMA POLÍTICA DE LÍNGUA PARA O PORTUGUÊS * INTRODUÇÃO A inexistência de uma política de língua é uma afirmação que ouvimos a especialistas e professores, aos que trabalham sobre a língua portuguesa em

Leia mais

AÇO BRASIL MAIO É PRECISO RETOMAR A COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA NACIONAL. Ÿ Há um excesso de capacidade de produção de

AÇO BRASIL MAIO É PRECISO RETOMAR A COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA NACIONAL. Ÿ Há um excesso de capacidade de produção de Aço AÇO BRASIL MAIO I N F O R M A 5 anos 0 21ª 21EDIÇÃO MAIO 2013 É PRECISO RETOMAR A COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA NACIONAL O Instituto Aço Brasil realizou, de 08 a 09 de maio, no ano do seu cinquentenário,

Leia mais

Valor económico da língua portuguesa

Valor económico da língua portuguesa 1 Seminário Diplomático 2013 PROJETAR PORTUGAL Fundação Champalimaud, 4.1.2013 Valor económico da língua portuguesa jose.esperanca@iscte.pt 2 As línguas no mundo Ecologia da Língua (Calvet) 3 Hipercentral

Leia mais

Matemática Financeira. 1ª Parte: Porcentagem Comparação entre Valores - Aumento e Desconto Juros

Matemática Financeira. 1ª Parte: Porcentagem Comparação entre Valores - Aumento e Desconto Juros Matemática ª série Lista 08 Junho/2016 Profª Helena Matemática Financeira 1ª Parte: Porcentagem Comparação entre Valores - Aumento e Desconto Juros 1) (GV) Carlos recebeu R$ 240.000,00 pela venda de um

Leia mais

O evento INTEGRADO da Água, em Portugal. Agentes de mudança rumo à eficiência e sustentabilidade TAGUSPARK, OEIRAS. ORGANIZAÇÃO Uma Publicação

O evento INTEGRADO da Água, em Portugal. Agentes de mudança rumo à eficiência e sustentabilidade TAGUSPARK, OEIRAS. ORGANIZAÇÃO Uma Publicação TAGUSPARK, OEIRAS Agentes de mudança rumo à eficiência e sustentabilidade O evento INTEGRADO da Água, em Portugal ORGANIZAÇÃO Uma Publicação PATROCÍNIOS O evento INTEGRADO da Água, em Portugal APRESENTAÇÃO

Leia mais

Conferência Internacional Inovação em Turismo 7 de Outubro de 2011 Escola de Hotelaria e Turismo de Faro

Conferência Internacional Inovação em Turismo 7 de Outubro de 2011 Escola de Hotelaria e Turismo de Faro Conferência Internacional Inovação em Turismo 7 de Outubro de 2011 Escola de Hotelaria e Turismo de Faro Origem? Associação Empresarial sem fins lucrativos Criada em 2003 Iniciativa do então Presidente

Leia mais

Considerando o interesse de medir com regularidade os conteúdos da Web em português de forma a ter uma informação precisa sobre a sua evolução;

Considerando o interesse de medir com regularidade os conteúdos da Web em português de forma a ter uma informação precisa sobre a sua evolução; MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE O MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR DA REPÚBLICA PORTUGUESA E O MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL em matéria de reforço

Leia mais

Indíce. Índice. 1. Conceito. 2. Abordagem. 3. Onde nos pode encontrar?

Indíce. Índice. 1. Conceito. 2. Abordagem. 3. Onde nos pode encontrar? Indíce Índice 1. Conceito 2. Abordagem 3. Onde nos pode encontrar? Conceito das Lojas da Exportação Conceito das Lojas da Exportação As Lojas da Exportação representam uma oportunidade para alargar a base

Leia mais

Microcrédito e Comércio Justo

Microcrédito e Comércio Justo Microcrédito e Comércio Justo Antiga DIT Antiga DIT A Antiga DIT A Antiga DIT baseava-se no princípio da especialização. Os países do Sul especializavam-se em produtos de baixo valor acrescentado. Quando

Leia mais

Ensino superior em Macau: cooperação como forma de sustentabilidade do ensino de e em língua portuguesa

Ensino superior em Macau: cooperação como forma de sustentabilidade do ensino de e em língua portuguesa Ensino superior em Macau: cooperação como forma de sustentabilidade do ensino de e em língua portuguesa International Conference Of Silk, Sugar and Spices: New Directions in East-West Cooperation - ISCAP

Leia mais

RELATÓRIO Nº, DE 2011

RELATÓRIO Nº, DE 2011 RELATÓRIO Nº, DE 2011 Da COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, sobre a Mensagem nº 43, de 2011 (Mensagem nº 33, de 16/2/2011, na origem), que submete à apreciação do Senado Federal, de conformidade

Leia mais

Clipping Relatório UNESCO de Ciências 2010 Matérias publicadas na imprensa entre os dias 10 a 16 de novembro de 2010

Clipping Relatório UNESCO de Ciências 2010 Matérias publicadas na imprensa entre os dias 10 a 16 de novembro de 2010 Clipping Relatório UNESCO de Ciências 2010 Matérias publicadas na imprensa entre os dias 10 a 16 de novembro de 2010 2 Data: 10.11.2010 Veículo: Agência Brasil Tipo de publicação: eletrônica Unesco mostra

Leia mais

TRABALHADORES EDUCANDO TRABALHADORES PARA O SOCIALISMO

TRABALHADORES EDUCANDO TRABALHADORES PARA O SOCIALISMO TRABALHADORES EDUCANDO TRABALHADORES PARA O SOCIALISMO CURSO SAÚDE DO TRABALHADOR: AS CIPAs COMO INSTRUMENTO A SERVIÇO DA CLASSE TRABALHADORA Outubro de 2009 Programação 1) Crise Econômica e Saúde 2) Por

Leia mais

Comissão avalia o impacto do financiamento para as regiões e lança um debate sobre a próxima ronda da política de coesão

Comissão avalia o impacto do financiamento para as regiões e lança um debate sobre a próxima ronda da política de coesão IP/07/721 Bruxelas, 30 de Maio de 2007 Comissão avalia o impacto do financiamento para as regiões e lança um debate sobre a próxima ronda da política de coesão A política de coesão teve um efeito comprovado

Leia mais

As Universidades Públicas e a Cooperação Internacional

As Universidades Públicas e a Cooperação Internacional As Universidades Públicas e a Cooperação Internacional António Rendas Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) Reitor da Universidade Nova de Lisboa Seminário Diplomático

Leia mais

Investor Day Via Varejo. 09 de Dezembro de 2014

Investor Day Via Varejo. 09 de Dezembro de 2014 Investor Day Via Varejo 09 de Dezembro de 2014 Investor Day Via Varejo Agenda 14:30 A Via Varejo Líbano Barroso, CEO 14:50 Apresentação dos Executivos Infraestrutura Marcelo Lopes Operações Jorge Herzog

Leia mais

Notícias visita dos embaixadores

Notícias visita dos embaixadores Notícias visita dos embaixadores Revista de Imprensa 22-06-2012 1. (PT) - Diário As Beiras, 22/06/2012, Centro seduz economias em crescendo da América Latina 1 2. (PT) - Diário de Coimbra, 22/06/2012,

Leia mais

Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da CPLP

Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da CPLP Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da CPLP I Fórum Lusófono das Comunicações Mercado Global Lusófono Brasília, 30 de Abril de 2010 Filipe Batista 2010 O que éa ARCTEL? estímulo

Leia mais

Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos (LRH)

Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos (LRH) UNIVERSIDADE TÉCNICA DE MOÇAMBIQUE UDM DIRECÇÃO ACADÉMICA CURRÍCULO DA ÁREA DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE EMPRESAS AFAGE Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos (LRH) Maputo, Julho de 2015

Leia mais

PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA AMBIENTE ECONÔMICO

PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA AMBIENTE ECONÔMICO PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA AMBIENTE ECONÔMICO OBJETIVO: Outubro/2010 Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o efeito do atual ambiente econômico sobre o desempenho das s industriais paulistas.

Leia mais

Linhas de Orientação do Plano Director do Turismo de Angola Fórum Empresarial sobre o Turismo

Linhas de Orientação do Plano Director do Turismo de Angola Fórum Empresarial sobre o Turismo Linhas de Orientação do Plano Director do Turismo de Angola Fórum Empresarial sobre o Turismo Luanda, 11 de Maio de 2011 AGENDA 1. A Indústria do Turismo 2. O Programa PARTENON 3. O Turismo em Angola 4.

Leia mais

Brazilian Business Mindset e os impactos na performance internacional das empresas nacionais: experiências de um mercador brasileiro no mundo

Brazilian Business Mindset e os impactos na performance internacional das empresas nacionais: experiências de um mercador brasileiro no mundo Brazilian Business Mindset e os impactos na performance internacional das empresas nacionais: experiências de um mercador brasileiro no mundo O porquê dessa conversa Brasil como ator das Relações Internacionais

Leia mais

ALBA FERNÁNDEZ ALONSO

ALBA FERNÁNDEZ ALONSO ALBA FERNÁNDEZ ALONSO INFORMAÇÃO PESSOAL Data de nascimento: 30 Junho 1983 Nacionalidade: Espanhola Endereço atual: Av. Murtala Mohammed. Ilha do Cabo, Luanda, Angola Telefone: 00244 945061198 (Angola)

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, GESTÃO E ENGENHARIA INDUSTRIAL Prof. Joaquim Carlos Pinho 2º ciclo em Economia 1. INTRODUÇÃO Este relatório

Leia mais

TENDÊNCIAS DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INDÚSTRIA

TENDÊNCIAS DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INDÚSTRIA TENDÊNCIAS DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INDÚSTRIA No relatório Science, Technology and Industry Outlook, publicado em dezembro de 2002, a OCDE afirma que os investimentos em ciência, tecnologia e inovação

Leia mais

PORTUGAL - COLÔMBIA Disseminação, Resultados e Oportunidades BRAGA 12/12/2014

PORTUGAL - COLÔMBIA Disseminação, Resultados e Oportunidades BRAGA 12/12/2014 PORTUGAL - COLÔMBIA Disseminação, Resultados e Oportunidades BRAGA 12/12/2014 PROGRAMA 16h45 - Boas Vindas RICARDO RIO - Presidente - Câmara Municipal de Braga DOMINGOS BARBOSA - Presidente Associação

Leia mais

A ALER E O SEU PAPEL NO APOIO À REGULAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

A ALER E O SEU PAPEL NO APOIO À REGULAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS A ALER E O SEU PAPEL NO APOIO À REGULAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS IX Conferência RELOP 5 de Dezembro de 2016 O QUE É E PARA QUE SERVE A ALER PROMOTORA A ALER é uma associação sem fins lucrativos que tem

Leia mais

Case study. CGD Programa Caixa Carbono Zero EMPRESA ENVOLVIMENTO

Case study. CGD Programa Caixa Carbono Zero EMPRESA ENVOLVIMENTO Case study 2010 CGD Programa Caixa Carbono Zero EMPRESA Fundada em 1876, a Caixa Geral de Depósitos é o Banco que lidera o maior grupo financeiro Português. Presente em 23 países e 4 continentes, detém

Leia mais

Seminário Bibliotecas Escolares - NÓS da rede Auditório Municipal de Montalegre 6 de Junho de 2009

Seminário Bibliotecas Escolares - NÓS da rede Auditório Municipal de Montalegre 6 de Junho de 2009 Seminário Bibliotecas Escolares - NÓS da rede Auditório Municipal de Montalegre 6 de Junho de 2009 1 É fácil afirmar que vivemos um mundo global em mudança... Mas que significa exactamente isso? A mudança

Leia mais

bancodopovo.sp.gov.br

bancodopovo.sp.gov.br Dinheiro fácil e barato para quem quer produzir O que é o Banco do Povo Paulista? O Banco do Povo Paulista é o programa de microcrédito produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo e executado

Leia mais

Entrevista com Acordo SGPS, SA. Paulo Graça Moura. Presidente. Com quality media press para Expresso & El Economista

Entrevista com Acordo SGPS, SA. Paulo Graça Moura. Presidente. Com quality media press para Expresso & El Economista Entrevista com Acordo SGPS, SA Paulo Graça Moura Presidente Com quality media press para Expresso & El Economista Esta transcrição reproduz fiel e integralmente a entrevista. As respostas que aqui figuram

Leia mais

CONFERÊNCIA LUSOFONIA ECONÓMICA PLATAFORMAS CPLP

CONFERÊNCIA LUSOFONIA ECONÓMICA PLATAFORMAS CPLP CONFERÊNCIA LUSOFONIA ECONÓMICA PLATAFORMAS CPLP 19 de Março de 2013 Centro de Congressos de Lisboa A- A evolução e o comportamento do sector exportador superaram todas as previsões e análises prospectivas

Leia mais

A COMPETITIVADE DAS ECONOMIAS LOCAIS

A COMPETITIVADE DAS ECONOMIAS LOCAIS CONFERÊNCIA O Futuro Dos Territórios Rurais - Desenvolvimento Local de Base Comunitária A COMPETITIVADE DAS ECONOMIAS LOCAIS 20 de Setembro de 2013 Firmino Cordeiro PORTUGAL CONTINENTAL Heterogeneidade

Leia mais

5º e 6º anos Via A... 4. 5º e 6º anos Via B... 5. 2. Objetivos Curriculares... 6. 3. Prioridades de ação dos Planos Curriculares...

5º e 6º anos Via A... 4. 5º e 6º anos Via B... 5. 2. Objetivos Curriculares... 6. 3. Prioridades de ação dos Planos Curriculares... ÍNDICE 1. Matrizes Curriculares 5º e 6º anos Via A... 4 5º e 6º anos Via B... 5 2. Objetivos Curriculares... 6 3. Prioridades de ação dos Planos Curriculares... 7 4. Horário Letivo... 10 1. MATRIZES CURRICULARES

Leia mais

MERCADO DE MEIOS ELETRÔNICOS DE PAGAMENTO ANO VI POPULAÇÃO E COMÉRCIO

MERCADO DE MEIOS ELETRÔNICOS DE PAGAMENTO ANO VI POPULAÇÃO E COMÉRCIO MERCADO DE MEIOS ELETRÔNICOS DE PAGAMENTO ANO VI POPULAÇÃO E COMÉRCIO 2013 OBJETIVO E PÚBLICO ALVO O objetivo principal deste estudo é investigar a utilização dos Meios Eletrônicos de pagamento e as percepções

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DE CARTÕES DE CRÉDITO NO BRASIL COMISSÃO DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. Brasília, 23 de junho de 2010

REGULAMENTAÇÃO DE CARTÕES DE CRÉDITO NO BRASIL COMISSÃO DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. Brasília, 23 de junho de 2010 REGULAMENTAÇÃO DE CARTÕES DE CRÉDITO NO BRASIL COMISSÃO DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS Brasília, 23 de junho de 2010 1 IMPORTÂNCIA DO PRESENTE DEBATE NA CÂMARA DOS DEPUTADOS: REFLEXÃO

Leia mais

JESSICA NO ORDENAMENTO JURÍDICO PORTUGUÊS. José Brito Antunes Lisboa, 18 de Fevereiro de 2008

JESSICA NO ORDENAMENTO JURÍDICO PORTUGUÊS. José Brito Antunes Lisboa, 18 de Fevereiro de 2008 JESSICA NO ORDENAMENTO JURÍDICO PORTUGUÊS José Brito Antunes Lisboa, 18 de Fevereiro de 2008 ESTRUTURA FINANCEIRA CONCEPTUAL IDEIAS CHAVE FLEXIBILIDADE na estruturação jurídica Fundos de Participação e

Leia mais

Conteúdo Local: Maximizar a participação de empresas de capital moçambicano. Março de 2018

Conteúdo Local: Maximizar a participação de empresas de capital moçambicano. Março de 2018 Conteúdo Local: Maximizar a participação de empresas de capital moçambicano Março de 2018 Contexto A questão do conteúdo local está a ser acompanhada pela Sasol ao mais alto nível, tendo sido integrado

Leia mais

HORÁRIOS PROVISÓRIOS 2016 ENSINO FUNDAMENTAL 2 6º ANO MANHÃ HORÁRIO AULA SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA 7:20 ÀS 8:10

HORÁRIOS PROVISÓRIOS 2016 ENSINO FUNDAMENTAL 2 6º ANO MANHÃ HORÁRIO AULA SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA 7:20 ÀS 8:10 6º ANO MANHÃ ÀS ÀS 1ª 2ª 3ª 4ª 5ª GEOMÉTRICO/ / Ruth 7º ANO MANHÃ TURMA 01 1ª 2ª ÀS ÀS 3ª 4ª 5ª GEOMÉTRICO/ / Ruth 7º ANO MANHÃ TURMA 02 1ª ÀS ÀS 2ª 3ª 4ª 5ª / Ruth 8º ANO MANHÃ 1ª 2ª ÀS ÀS ÀS 12:50 3ª

Leia mais

Entrevista com Insyncro. Carlos Custodio CEO. Victor Guegués CFO. Com quality media press para Expresso / El Economista

Entrevista com Insyncro. Carlos Custodio CEO. Victor Guegués CFO. Com quality media press para Expresso / El Economista Entrevista com Insyncro Carlos Custodio CEO Victor Guegués CFO Com quality media press para Expresso / El Economista Esta transcrição reproduz fiel e integralmente a entrevista. As respostas que aqui figuram

Leia mais

Our innovative solutions wherever you need us. ABREU ADVOGADOS FERREIRA ROCHA ADVOGADOS Em parceria: Portugal Moçambique. Consolidar o Futuro

Our innovative solutions wherever you need us. ABREU ADVOGADOS FERREIRA ROCHA ADVOGADOS Em parceria: Portugal Moçambique. Consolidar o Futuro Our innovative solutions wherever you need us. ABREU ADVOGADOS FERREIRA ROCHA ADVOGADOS Em parceria: Portugal Moçambique Consolidar o Futuro Abreu Advogados Ferreira Rocha Advogados 2014 PORTUGAL MOÇAMBIQUE

Leia mais

Ricardina Bridges Solicitors Advogados

Ricardina Bridges Solicitors Advogados Ricardina Bridges Solicitors Advogados 47 South Lambeth Road SW8 1RH London Reino Unido Tel: (+44) 0207 5825108 Fax: (+44) 0207 5825250 www.rbsolicitors.com Emigração Angolana e o Associativismo na Diáspora

Leia mais

ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS COMPARADAS CMI-CEIC

ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS COMPARADAS CMI-CEIC ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS COMPARADAS CMI-CEIC 1 Sumário Executivo 1 - A China em África 1.1 - Comércio China África 2 - A China em Angola 2.1 - Financiamentos 2.2 - Relações Comerciais 3 - Características

Leia mais

PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA

PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA ASSOCIAÇÃO ESCOLA 31 DE JANEIRO 2012/13 PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA TRANSVERSALIDADE NA CORREÇÃO DA ESCRITA E DA EXPRESSÃO ORAL DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS INTRODUÇÃO A língua

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO OLIVAL NO ALENTEJO

CARACTERIZAÇÃO DO OLIVAL NO ALENTEJO Juntos construimos o futuro CARACTERIZAÇÃO DO OLIVAL NO ALENTEJO Proposta para um projecto-piloto piloto transfronteiriço Victor M. C. Dordio DynMed Alentejo O olival no Alentejo no final do século XX

Leia mais

Projetar Portugal. Tecnologias de Produção e TICE motores de competitividade internacional. Seminário Diplomático. Paulo Ribeiro, CEO.

Projetar Portugal. Tecnologias de Produção e TICE motores de competitividade internacional. Seminário Diplomático. Paulo Ribeiro, CEO. Tecnologias de Produção e TICE motores de competitividade internacional Seminário Diplomático Paulo Ribeiro, CEO Linkare TI Lisboa, 3 de Janeiro de 2013 Índice Apresentação da Linkare Porquê Internacionalizar?

Leia mais

AÇO BRASIL. Instituto Aço Brasil revê projeções para 2011

AÇO BRASIL. Instituto Aço Brasil revê projeções para 2011 Aço AÇO BRASIL I N F O R M A 15ªEDIÇÃO SETEMBRO 2011 Instituto Aço Brasil revê projeções para 2011 O Instituto Aço Brasil reviu suas projeções para entrada de aço no País: câmbio, guerra fiscal nos 2011.

Leia mais

As Empresas de Serviços Energéticos

As Empresas de Serviços Energéticos As Empresas de Serviços Energéticos Lisboa, Março 2013 Miguel Matias Presidente da APESE Vice-Presidente Self Energy A Eficiência Energética na Cidade oportunidade na Reabilitação Urbana In Smart Grids

Leia mais

Ocean Business Week. Cláudia Teixeira de Almeida - BPI. 3de Junho de 2016

Ocean Business Week. Cláudia Teixeira de Almeida - BPI. 3de Junho de 2016 Ocean Business Week Cláudia Teixeira de Almeida - BPI 3de Junho de 2016 PORTUGAL SUBSECTOR MAR, BANCO DE PORTUGAL SÍNTESE DESTAQUES Diversidade de conceitos sobre sectores a incluir Peso no PIB (2013):

Leia mais

REALIZAR MAIS Sustentabilidade

REALIZAR MAIS Sustentabilidade REALIZAR MAIS Sustentabilidade Grupo Banco Espírito Santo Índice Cultura de cidadania empresarial no modelo de : uma visão integrada para a sustentabilidade ADN Realizar Mais: pioneirismo e profundidade

Leia mais

Instituto de Letras e Ciências Humanas

Instituto de Letras e Ciências Humanas Instituto de Letras e Ciências Humanas Departamento de Estudos Ingleses e Norte Americanos Departamento de Estudos Germanísticos Secção de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos Departamento de Estudos

Leia mais

BALANÇO E PERSPECTIVAS SOBRE A MOBILIDADE ELÉCTRICA EM PORTUGAL

BALANÇO E PERSPECTIVAS SOBRE A MOBILIDADE ELÉCTRICA EM PORTUGAL BALANÇO E PERSPECTIVAS SOBRE A MOBILIDADE ELÉCTRICA EM PORTUGAL 4. CONFERÊNCIA DA MOBILIDADE URBANA Preparar a Cidade para a Mobilidade do Futuro: Dos Modos Suaves à Mobilidade Eléctrica 17 de Setembro

Leia mais

RESUMO DE IMPRENSA. Domingo e Sábado, 28 e 27 de Setembro de 2008

RESUMO DE IMPRENSA. Domingo e Sábado, 28 e 27 de Setembro de 2008 RESUMO DE IMPRENSA Domingo e Sábado, 28 e 27 de Setembro de 2008 PÚBLICO (domingo, 28) 1. Portugal pode perder um milhão de habitantes até 2050 com baixa de natalidade. O drama dos filhos únicos foi um

Leia mais

Cidades Adaptadas(áveis): Cidades Participadas I I Cidades inclusivas I Cidades Educadoras

Cidades Adaptadas(áveis): Cidades Participadas I I Cidades inclusivas I Cidades Educadoras Cidades Adaptadas(áveis): Cidades Participadas I I Cidades inclusivas I Cidades Educadoras 3 JULHO 2015 Articula atores e conhecimento Partilha Identidade como pilar Activas, inclusivas e seguras Participadas

Leia mais

LABORATÓRIO ESTRATÉGICO ALENTEJO

LABORATÓRIO ESTRATÉGICO ALENTEJO LABORATÓRIO ESTRATÉGICO ALENTEJO Évora Hotel ÉVORA, 13 de setembro de 2016 Nuno Fazenda O Turismo nos últimos 10 anos ESTRUTURA Gestão e Monitorização Grandes Desafios Referencial Estratégico FOCO EM ATIVOS

Leia mais